Transcript
Page 1: Revista Weekend - Edição 140

Guarulhos • 27/7/2012 ano 3 • n.º 140 www.revistaweekend.com.br

EsporteSaiba mais sobre

o Gymstick

FinançasDicas para cuidar bem

do seu dinheiro

LazerCorrida de kart é uma boa

opção para se divertir

ComportamentoSerá que alguém ainda

escreve no diário?

Como elas aproveitam o tempo livre para curtir e cuidar dos netos e bisnetos

Avós, com muito orgulho

Foto

: Raf

ael A

lmei

da

r e v i s t a

Page 2: Revista Weekend - Edição 140

2BREVE LANÇAMENTO VILA GALVÃO

GuarulhosConquista

Encontreo seu tempo.

PER

SP

ECTI

VA IL

USTR

AD

A D

A P

ISC

INA

3 ou2Dorms.

Terraço Grill

lazer mais completo da região.

Localização privilegiada, conveniência e fácil acesso para valorizar o bem mais importante: o seu tempo.

O projeto encontra-se em aprovação na Prefeitura da Cidade de GUARULHOS e está sujeito a alterações. O empreendimento será comercializado após a expedição do alvará de aprovação perante a Municipalidade e o registro do Memorial de Incorporação junto ao Cartório de Imóveis competente. As perspectivas são ilustrativas e possuem apenas sugestões de decoração. Futura comercialização: Link Negócios Imobiliários – CRECI 20.932-J, Plazza Brasil – CRECI 19.267-J, VIANA Negócios Imobiliários – CRECI J-20461.

Realização e Construção:

www.mzm.com.br

Vendas Futuras:

CREC

I J-2

0461

Informações: 2451-2008

VISITE DECORADO: Rua Julio Fernandes - Vila Galvão - Guarulhoswww.conquistaguarulhos.com.br

MZM_ConqGuarulhos_RevistaWeekend_20,5x27.indd 1 03/07/12 11:18

Page 3: Revista Weekend - Edição 140

3

Page 4: Revista Weekend - Edição 140

4

4 Diretor Responsável:Valdir Carleto (MTb 16.674)[email protected]

Diretor Executivo:Fábio Carleto

[email protected]

Editora Executiva:Vivian Barbosa (MTb 56.794)[email protected]

Redação:Amauri Eugênio Jr.

Elís LucasMaitê Coelho

Tamiris MonteiroVal Oliveira

RevisãoSimone Carleto

Fotografi a:Márcio MonteiroRafael Almeida

Supervisor de Produção:Rogério A. Hanssen

[email protected]

Design Gráfi co:Douglas Caetano, Mariana Vasquez

e Williane Rebouças

Comercial:Ana Guedes, Bárbara Szul,

Flávia Mesquita, Karina Fontes,Laila Inhudes, Lena Kocsis,

Maria José Gonzaga, Patrícia Matos, Ronaldo Almeida e Thaís Tucci

Administrativo:Viviane Sanson e Erika Silva

Impressão:Editora Parma - Tel: (11) 2462-4000

Tiragem: 18 mil exemplares Distribuição gratuita

em quase 150 condomínios, displays em pontos comerciais

de grande fl uxo, e em locais

com salas de espera

r e v i s t a

31 anos de Jornalismo com Responsabilidade Social

Av. João Bernardo Medeiros, 74, Bom Clima, Guarulhos. Tel.: (11) 2461-9310

[ FRASES ]

“É a música que está nos

mantendo vivos.”Steven Tyler, sobre

a receita de longevidadedo Aerosmith, em entrevista

à revista norte-americana "Rolling Stone".

“Tenho a cara um pouquinho gay,mas as mulheres sabem que não sou.”Robert Rey, sobre seu jeito pessoal, em entrevista ao "De FrenteCom Gabi".

“Brasileiro não gosta de peito. A gente gosta de bunda.”Antônio Fagundes, criticando mulheres que colocam implantes mamários e fazem dietas extremas, em entrevista à revista "Quem".

“Os dedoslembram

o que vocênão recorda mais.”

Keith Richards,guitarrista do Rolling Stones,

em entrevista a uma rádio.Keith admitiu que às vezes

esquece como tocar algunsdos clássicos da banda de 50 anos.

Page 5: Revista Weekend - Edição 140

5

Page 6: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

6

6

Seja parte da Weekend!Participe e ajude a bombar esta página, mandando suas sugestões de vídeos, sites, fotos e curiosidades para [email protected] ou nas redes sociais:

[ CLICK ]

/revistaweekend /weekendrevista /weekendrevista

/// OPINIÃOPOR FÁBIO CARLETO

BASTA!NÃO FOI ACIDENTE!

Na segunda-feira, fui informado de um acidente fatal no litoral envolvendo uma família guarulhense. Mais uma vez, com todo dia ouvimos, era a história de um motorista irresponsável que dirigia bêbado e ceifou a vida de gente inocente. Como disse o Vampeta (ex-jogador de futebol), no Brasil todo mundo dirige alcoolizado e “não pega nada”. Talvez por isso nos acostumamos (como é triste isso!) a ouvir notícias assim e quase já não nos choca.

Como eram guarulhenses as vítimas fatais, o assunto me cha-mou mais a atenção e decidi sugerir o tema para a Weekend em nossa reunião de pauta. O pessoal da redação ponderou que, pela natureza do tema, a matéria caberia melhor na RG, nossa revis-ta mensal, quando poderíamos tratar do tempo de forma mais adequada, inclusive citando a incrível força de Patrícia Franco, irmã de Leandro, o pai da família morta na tragédia, que superou sua dor e encampou uma campanha de conscientização para que outras pessoas não tenham o mesmo triste fi m que seu irmão, cunhada e sobrinha. Acatei o argumento da maioria, também le-vando em conta que a Weekend pretende ser uma leitura mais leve e positiva, e deixei o tema para nossa edição de agosto da RG.

Na manhã dessa quinta, liguei os pontos e fi quei em choque: soube por minha esposa que uma moça do Cecap, onde morei por 18 anos, morreu num acidente com seu marido e fi lha. E que a moça era do con-dominio onde eu morei. Na hora me deu um nó na garganta, um misto de afl ição para saber quem era e a convicção de que se tratava da mes-mo tragédia que me foi relatada dias antes.

Quando vi a foto que ilustra este artigo e reconheci minha vizi-nha de escada, Daniela Ribeiro Lima, uma menina sempre tão doce, junto com seus bens mais preciosos, o marido Leandro e a fi lha Júlia, de apenas 9 anos, uma tristeza imensa me invadiu. Decidi que escreveria esse artigo para dar divulgação à campanha “Não foi acidente”, que recolhe assinaturas para enviar projeto ao Congresso com o objetivo de mudar para homicídio doloso (com intenção de matar) este crime que hoje é enquadrado como homicídio culposo (sem intenção de matar). O Click dessa semana traz links relaciona-dos ao tema e o primeiro deles é para que você dê seu apoio assinan-do a petição. É de graça, rápido e pode fazer toda diferença.

É triste que a gente (e isso me inclui) só sinta necessidade de se mover quando coisas assim acontecem perto de nós. Mas é bom entender que ninguém está livre desse tipo de fatalidade.

Agora, se você é um desses canalhas prepotentes que acredita que não tem problema dirigir bêbado ou drogado por ai, que você “se garante”e que com você nunca vai acontecer, saiba que você é um as-sassino em potencial. Depois não adianta dizer que foi um acidente.

/// A MELHOR FORMA DE AJUDARUM MOTORISTA BÊBADO

Dirigir embriagado é crime e pode resultar em multa, suspensão da ha-bilitação e até prisão, de seis meses a três anos, mesmo quando não há danos a terceiros. Como você ajudaria um motorista bêbado? Confi ra uma alternativa em nosso canal no YouTube.

/// REFLEXÃO QUE FAZ A DIFERENÇAPara lembrar o Dia do Motorista e conscientizar a todos, a seguradora Allianz publicou este vídeo que faz um alerta sobre os riscos de beber e dirigir. De uma forma lúdica, as pessoas veem sua imagem refl etida em um espelho que simula os refl exos após alguns copos de bebida. Confi ra em nosso canal no YouTube.

/// ATÉ QUANDO?O site relata muitas histórias com fi nais tristes, mas que servem para alertar a sociedade sobre o número de acidentes causados por motoristas alcoo-lizados. Mostrar que muitas mortes não são causadas por acidentes é uma forma de tentar mudar as leis de trânsito que, muitas vezes, não pune severa-mente os causadores de acidentes. Confi ra o link: www.naofoiacidente.org

Page 7: Revista Weekend - Edição 140

7

Pro

moç

ão v

álid

a en

quan

to d

urar

em o

s es

toqu

es e

par

a pr

odut

os id

entif

icad

os n

o in

terio

r da

loja

. Ent

rega

con

form

e di

spon

ibilid

ade

de e

stoq

ue e

pro

duçã

o.

O melhor design e qualidade em piso e parede agora tem o melhor preço. Porcellanato Habitat Crema 45x45 Bold, por apenas R$ 22,90 o m². Aproveite. A oportunidade é agora.

Page 8: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

8

8

meia página

crédito

re

vi

st

a

[ CAPA ]Por Val Oliveira

Fotos: Rafael Almeida

Como vovó já dizia...

no dia 26 de julho, celebrou-se o dia da vovó, e para comemorar a data, resolvemos averiguar como anda o relacionamento entre os

netos e a avó. Só de pronuniar o nome da vovó, somos inundados por uma sensação de carinho desmedido e cuidado extremo.

Diferente da imagem fixada pela perso-nagem Dona Benta, dos livros de Monteiro Lobato, as vovós de hoje não se dedicam ex-clusivamente ao tricô ou ao preparo de gulo-seimas para agradar os netinhos e tampouco têm os cabelos brancos, movimentos lentos e físico rechonchudo. Hoje, elas continuam sendo um bom suporte para os filhos nos cuidados com a criançada, contudo, sem dei-xar a própria vida de lado.

Segundo a psicóloga Cleide Rodrigues de Cas-tro, geralmente, mesmo as avós mais novas contri-buem com experiência para a educação dos netos. Mas, para manter o relacionamento sadio, é pre-ciso ter regras. “Quando moram na mesma casa, deve-se respeitar os limites impostos pelos pais. Sem se dar conta, a avó pode assumir um papel mais permissivo e concorrer com a simpatia dos netos colocando os pais numa tarefa de rigidez e controle. O ideal é que haja um consenso para que um ou outro não caia na tentação de ‘deseducar’”.

Graças à longevidade, jovialidade, maior li-berdade e melhor qualidade de vida com saúde física e psíquica, houve uma mudança no perfi l das vovós. Conheça nas próximas páginas como algumas vovós e bisavós desfrutam da compa-nhia dos netos e bisnetos.

Carinhosas e carismáticas, as avós são fi guras fundamentais na vida dos netos

Page 9: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

9

927 de julho de 2012

/// VOVÓ MODERNADeise Freire Ferreira Mesquita, 45 anos, foi avó aos

41 anos. A convivência com a neta Maria Eduarda

Mesquita Correia, se dá, praticamente, em tempo

integral, uma vez que ambas moram na mesma casa.

Com pouca idade e aparência jovial, vovó Deise relata

que procura equilibrar-se entre o perfi l de moderna,

um pouco conservadora e amiga. Diz também que,

para aproveitar melhor o tempo ao lado dos netos,

é preciso viver o presente e, desta forma, criar laços

de amizade, companheirismo e cumplicidade, até

mesmo em atividades corriqueiras e momentos

“bobos” da vida. “Ela é muito companheira. Vai às

festas comigo e diz que minhas amigas são amigas

dela. Entra no meu quarto, pega maquiagem, escolhe

minha roupa e pede para que eu escolha a dela. Na

cozinha, me ajuda a fazer cupcake. Assistimos TV e ela

deita no meu colo comentando desenhos e novelas.

Às vezes, vem para a loja comigo. Aproveitamos muito

dessa forma, curtindo cada momento aparentemente

banal e uma ajudando a outra a crescer. Mas, antes de

qualquer coisa, somos amigas e temos uma afi nidade

muito grande. Ela tem uma visão diferente do mundo

e acrescenta bastante no meu jeito de ser, pelo jeito

dela ser”, pontua.

Para Deise, a diferença entre cuidar de um fi lho e de

um neto está na rigidez que se impõe na relação.

“Com a neta tudo é mais fl exível”, diz, entre risos.

A vovó moderna adora tecnologia e é adepta de redes

sociais. Não abre mão da vida social e tampouco fi ca

em casa fazendo crochê ou tricô. Entretanto, ama

incondicionalmente e não economiza em carinho,

atenção e afeto.

Deise e a neta Maria Eduarda

Page 10: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

10

10

[ CAPA ]

/// DUAS VEZES VOVÓSeu lema é: viver de maneira que a defasagem entre a

idade e o momento atual não a deixe deslocada e interfi ra

na qualidade de vida ou na relação com os que lhe são

caros. Parece que Deise Mesquita herdou esse dom da

mãe Noêmia Freire Ferreira, 67 anos, 8 netos e 1 bisneta.

Apesar de classifi car-se como uma pessoa de princípios

rígidos, Noêmia também se diz uma vovó moderna. “Eu

sou um pouco exigente. Não tem essa de puxar o saco só

porque é neto. Gosto de brincar mas, ao mesmo tempo,

gosto de respeito. Brinco ensinando. Foi assim com meus

fi lhos e netos e agora com minha bisneta”, afi rma.

E, para ela, a idade não é empecilho para encarar

qualquer tipo de brincadeira. Segundo ela, se for para pular

amarelinha, jogar bola, correr no parquinho e brincar de

casinha, ela o faz. “Sou bem agitada e não gosto de fi car

quietinha em um canto chamando a atenção. Se tem

farra eu quero estar no meio e meus netos adoram isso.

Se o momento está para pular corda, vamos pular. Se a

hora é de falar sério, então eu falo!”, declara a bisa, que

faz exercícios como natação e hidroginástica para manter

o pique, garantir o fôlego, disposição e alegria de viver.

Afi nal, tudo isso refl ete na relação com os netos.

Maria Eduarda e a bisavó Noêmia

Page 11: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

11

1127 de julho de 2012

A reunião familiar e a mesa farta aos domingos

ainda é tradição na casa de Maria Caleto Alves, 79

anos, 9 netos e 2 bisnetos. Avó pela primeira vez aos

39 anos, ela conta que é o tipo de vovó que não es-

quece um aniversário e faz questão de receber um

beijo e pedido de benção por parte dos netos, todas

as vezes em que eles se encontram.

Educada em uma família com valores morais rí-

gidos, ela relata que, apesar de amar todos os netos,

quando vê alguma coisa fora do que considera cer-

to, não hesita em dar bronca, seja o neto adulto ou

criança. “Eu fi co brava também. Ajudo criar e a edu-

car. Se eu gosto, tenho que corrigir”, pondera.

Por causa da idade, Dona Maria diz não ter mais

condições físicas para cuidar de uma criança, contu-

do, se os fi lhos precisarem, ela é capaz de abrir mão

de um dia de descanso para colaborar no cuidado

com os netos. A experiente senhora relata que seus

netos têm trânsito livre em sua casa. “Alguns deles

têm até a chave”, revela vovó Maria, que mantém em

sua casa dois quartos especiais para receber os netos.

Em um ambiente, as meninas brincam de boneca e

no outro, o território é dominado por pipas e jogos

dos garotos. Para os netos maiores, o carinho espe-

cial vem em forma de preocupação. “Quando eles

saem para a balada eu falo para ter cuidado e ligo

para a casa deles para saber se já chegaram”, conta.

A matriarca não deixa de observar os diferentes com-

portamentos dos netos, das diversas gerações. Segundo

ela, não só as vovós mudaram de comportamento, as

crianças também. “Eu percebo que os netos mais velhos

são mais educados e mais apegados comigo”, dispara.

Preocupada em agradar a todos, ela revela que, aos

domingos, o maior mimo que pode oferecer é pensar em

um cardápio que possa agradar a maioria. “Faço sempre

bacalhau, feijoada ou churrasco. São comidas que todos

eles gostam”, diz empolgada com o assunto, observan-

do que, mesmo com o passar do tempo e muitas coisas

mudando, para ela, a maior alegria e a melhor forma de

aproveitar o tempo ao lado dos netos é recebê-los em

casa. “Eles são tudo para mim e eu os amo acima de

qualquer coisa. O domingo em que não aparecem eu

fi co muito triste. É uma turma grande, mas, que cabe

perfeitamente no meu coração”, declara emocionada.

Vovó Maria e Maria Clara de Mattos Alves, a netinha mais nova

/// VOVÓ À MODA ANTIGA

Page 12: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

12

12

[ CAPA ]

/// AVÓ, BISAVÓ E MÃEHá quem diga que ser bisavó é ser avó duas vezes. No

caso de Joana Oliveira de Andrade, 63 anos, a missão é

tripla. Ela foi avó aos 45 anos e desde então cuida da neta

Stéfany, que hoje, aos 18 anos, é mãe de três fi lhos.

Quando a mãe da garota casou-se pela segunda vez,

avó e neta até tentaram cortar o “cordão umbilical”, po-

rém, não suportaram a falta que sentiam uma da outra.

A saudade falou mais alto e a netinha voltou, defi nitiva-

mente, para a companhia da vovó. “Eu e minha avó fi ca-

mos doentes”, lembra Stéfany, que foi mãe aos 15 anos

e encontrou na avó o apoio que precisava para assumir

o fi lho Leonardo, hoje com 2 anos. Um ano depois, foi

novamente essa fi gura generosa que “segurou a onda”

quando a garota viu-se grávida novamente, só que desta

vez, de gêmeas. “Eu imaginei que cuidar de dois bebês

não seria fácil, principalmente, porque já tínhamos outra

criança. Mesmo assim, vivi intensamente cada momento

da gestação. Parecia que a grávida era eu”, diz a bisavô.

Quando os bebês nasceram, ela passava a noite acorda-

da comigo”, emenda Stéfany.

Joana diz que a neta é muito nova para ter tantos

compromissos, entretanto, procura tratar com carinho

e compreensão pois ser avó e bisavó, para ela, é uma

dádiva divina e que os pequenos Leonardo, Emanuelly

e Danielly, ao lado da mamãe Stéfany, são sua razão de

viver. “Aceitei a gravidez e entendi que tudo o que ela

precisava naquele momento era do meu apoio. Acredito

que tudo o que temos na vida é presente de Deus. Se ele

nos enviou essas crianças, mesmo fora de época, deve-

mos fazer bom uso desse presente. Eles trouxeram muita

alegria, apesar de todo o trabalho. Eles enchem a casa de

vida e eu me sinto útil. Se estarmos juntos é bom para

eles, para mim é ótimo”, declara.

Stéfany conta que sua mãe nunca interferiu no seu

relacionamento com a avó, apesar de sentir ciúme. Se-

gundo ela, a avó, a quem defi ne como a fi gura mais ge-

nerosa que conhece, sempre fez por ela o melhor que

pôde, dentro das suas possibilidades, e é sempre sua fi el

escudeira. “Mesmo diante das difi culdades, o que ela me

ensina é valorizar o amor e as pessoas que me amam.

Não consigo imaginar o que seria da minha vida sem ela.

Ela é mais que avó ou bisavó, ela é uma mãezona para

mim e para meus fi lhos”, conclui.

Stéfany com Danielly, Leonardo e Joana com Emanuelly

A neta Stéfany com a avó Joana

O bisneto Leonardo beijaa vovó Joana, com a bisneta Emanuelly no colo

Page 13: Revista Weekend - Edição 140

13

Page 14: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

14

14

/// AS AVÓSNo mês em que se comemora o dia das avós, na foto

em que me observo, reconheço na minha postura

traços do corpo de minha avó paterna. Olhando mi-

nha avó materna movimentar-se, reconheço gestos

meus. Respeito, admiração, dúvidas, faces obscuras.

O que eu desejo e o que reprimo nas semelhanças

com minhas queridas avós, que já me foram referên-

cias para tantas coisas. Onde eu ia passar férias, com

quem ia à missa, visitava doentes, preparava receitas,

observava fl ores, andava pelas ruas, conversava com

vizinhos, parentes, conhecia lugares, pessoas, olhava

fotos, via rostos, imaginava coisas e fi cava ali, parada,

muitas vezes pensando como tudo poderia ser dife-

rente para dar a elas orgulho.

Ao mesmo tempo, ao crescer e compreender melhor

o mundo, vendo-o de forma mais igual e portanto to-

talmente diferente de qualquer pessoa, vejo coisas de

um jeito só meu, e não sei mais o que incorporei ou re-

jeitei e se tudo é possível defi nir. Qual o limite da gené-

tica e da convivência e o que acabamos por absorver

mesmo sem querer. Inconsciente, lugares ainda não

vistos dentro de nós mesmos. Mas, a partir de algu-

mas difi culdades que tenho, posso imaginar como foi

difícil, claro que passando pela infl uência ainda mais

decisiva dos pais, constituir isso que sou e que não sei

exatamente, se é que isso existe.

Vejo meus fi lhos e os considero melhores, mas as

pessoas não são do modo que queremos, ainda que

sejam assim tão próximas, como parte de nós. Tudo

é como é. Ou como tem de ser, alguns diriam. É bom

pensar assim, mas melhor mesmo é aceitar-se. Aceitar,

respeitar, mas como é difícil. Viver.

Nego muitas coisas, reafi rmo outras tantas e luto

para que permaneça aquilo que mais prezo nas re-

ferências a partir das quais me constituí. Não sou eu

mesma sem elas. Elas vivem aqui pulsando. A língua, o

jeito de falar, os pratos característicos, o jeito de fazer

que já foi inspiração para cena de teatro. O jeito de me

arrumar, o jeito de sorrir, a preocupação exacerbada

com coisas simples. Isso eu preciso melhorar. Outras

coisas deveria abandonar de vez. Mas, como?

Então, busco novas rotinas, percursos, digo para as

pessoas que trabalham comigo que temos de exercitar

a mente, provocar novas conexões cerebrais, desaco-

modar conceitos talvez antigos demais e proporcionar

novidade sempre ao nosso dia a dia. Talvez seja uma

necessidade para todos, talvez uma busca muito mi-

nha, tentando prevenir doenças, tentando impedir que

eu adoeça, tentando esquecer o quanto dói saber que

um dia as pessoas que amo não estarão aqui. Minhas

avós, sem dizer ou dizendo explicitamente, denunciam

essa realidade que é de todos. E como nos assustamos,

porque no fundo somos pequenos diante da magnitu-

de do mundo e fi camos, às vezes, bagunçados como

demonstram nossas gavetas e papéis desarrumados.

Desorganizados internamente e provavelmente com

receio de deixar para trás o que não usamos mais, pre-

servamos modos de ser que nos tiram de nós.

Sei que minhas avós fi zeram o melhor que puderam,

como todos fazem o melhor que podem. E sei também

que tenho muito delas em mim e, sim, por mais defei-

tos que elas possam ter, eles não permanecerão tão

fortes como as lembranças que tenho e que guardarei

para sempre daquilo que certamente elas se tornaram

para mim, que imaginei e senti ter ali, o melhor dos co-

los, a comida mais gostosa, o cuidado mais carinhoso

e o maior amor do mundo. Para minhas avós, minha

gratidão, minha vida, mesmo que imperfeita, o melhor

que posso e que conquisto a cada dia que amanhece e

anoitece, dentro e fora de mim.

[ CAPA ] Por Simone Carleto, publicado originalmente na Revista Guarulhos, edição 62/Março 2012.

Mo

nta

gem

: Do

ug

las

Cae

tan

o

Page 15: Revista Weekend - Edição 140

15

Page 16: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

16

16

[ EDUCAÇÃO ]Por Vivian Barbosa

Ler para aprender

muitas pessoas têm dúvidas importantes sobre o uso cor-reto da língua portuguesa. Principalmente depois das

mudanças ocorridas com a reforma ortográfi ca.

Para não errar na hora de falar ou escrever, a We-ekend listou alguns livros que podem ajudar e dar dicas preciosas para dominar de vez a nossa língua.

/// GUIA PRÁTICODA NOVA ORTOGRAFIA

Linguística, gramática – Autor: Maurício SilvaO foco do livro é o acordo ortográfi co implantado em 2009. Apesar do tempo em que está em vigor, as mudanças ain-da causam dúvida no decorrer do dia a dia. Para quem não quer mais se complicar na hora de escrever, este guia tem a função de responder, de forma objetiva e rápida, às possí-veis dúvidas sobre acentuação, hífen e outras normas.

/// A ARTE DE ESCREVER BEMLíngua portuguesa, educação, jornalismo  - Autores: Dad Squarisi, Arlete SalvadorEscrever é necessário, indiferente da profi ção que se exerce. Já que, nos dias de hoje, é comum ter que enviar mensagens pelo correio eletrônico, escrever relatórios, fazer vestibular ou produzir textos importantes. Este livro, inicialmente destinado a jor-nalistas e profi ssionais que têm produção de texto na rotina, é muito claro e esclare-ce as dúvidas com bom humor. As autoras são donas de texto impecável, agradável e atual e mostram como é possível redigir de maneira correta e elegante.

/// PORTUGUÊS NA PRÁTICA

Volume 1 e 2 Língua Portuguesa

- Autores: Rosana Morais Weg e Virgínia Antunes de Jesus 

Quando se tem à disposição um livro que esclareça

dúvidas de forma simples, a escrita torna-se algo menos complicado. A

coleção “Português na prática” ajuda a responder perguntas como: Quando

devo usar crase? Porque é junto ou separado? O que ainda tem hífen? O

guia ajuda a responder com explicações e exemplos com letras de músicas e

textos de escritores famosos.

Page 17: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

17

1727 de julho de 2012

Page 18: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

18

18

[ EDUCAÇÃO ]Por Tamiris Monteiro

a informática trouxe muitas mu-danças à sociedade e tem sido uma forte infl uência na educação. Hoje, muitas escolas disponibilizam

computadores para que seus alunos estudem e façam pesquisas para complementar o apren-dizado. E, justamente por esses motivos, é im-portante saber, ao menos, algumas questões básicas de como lidar com o computador.

A partir de agosto, o Centro Educacional SESI oferecerá curso gratuito para que as pes-soas tenham oportunidade de interar-se com a tecnologia. O curso “Aprenda a Clicar” é uma iniciação à informática e não exige que os alu-nos tenham nenhum tipo de domínio. O conte-údo das aulas abordará ensinamentos de como usar o computador, mouse, teclado, Windows e como produzir conteúdos em programas como Word, Excel, Power Point e outros.

O conteúdo ajudará o aluno a desenvol-ver textos, elaborar desenhos, fazer planilhas para controle de despesas, comunicar-se por meio de emails e chats e realizar pesquisas na

internet. O material didático do curso é apro-priado para jovens e adultos e será disponibi-lizado gratuitamente. A linguagem utilizada pelos professores é de fácil entendimento e também haverá explicações e dicas com ilus-tração, animação e atividades diversas.

As inscrições já estão abertas e são gratuitas.Porém, as vagas são limitadas. A idade mínima para inscrever-se é 16 anos e o curso tem carga horária de 30 horas. Serão montadas quatro tur-mas: a primeira, com início em 6 de agosto, às segundas e quintas, das 19h às 21h; a segunda, com início em 7 de agosto, às terças e sextas, das 19h às 21h; a terceira, com início em 4 de agosto, aos sábados, das 8h às 10h30; e a quarta, tam-bém no dia 4, aos sábados, das 10h45 às 13h15.

Ao fi m do curso serão fornecidos certifi ca-dos do SESI aos participantes que atingirem a frequência mínima. O local das inscrições é o Centro de Atividades do SESI, na rua Bene-dito Caetano da Cruz, 566, Jardim Adriana. O telefone para contato é 2404-3133, ramais 200 e 201.

Curso dá oportunidadeaos que desejamaprender informática

Educação num clique

Page 19: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

19

1927 de julho de 2012

Page 20: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

20

20

[ EDUCAÇÃO ]

Aprende-se nos primeiros anos de estudo que a vírgula serve para permitir a respiração a quem lê. O problema é que muitas pessoas levam isso ao pé da letra e colocam vírgulas a esmo, sem critério.

Observo que há quem espalhe as vírgulas pelo texto como o pizzaiolo faz ao dispor azei-tonas sobre a pizza. É verdade que a vírgula de-marca momentos de pausa, mas ela tem muito maior importância do que isso.

A principal regra é não usar vírgula entre o sujeito e o predicado, ou seja, separando a ação de quem a pratica. É lógico que ninguém pretenderá pôr vírgula na frase “Maria é boni-

ta”. Porém, há situações nas quais o sujei-

to aparece de uma forma

m e n o s

e x p l í c i -ta. “Todos

aqueles que ajudaram a des-

truir o meio am-biente deveriam ser

punidos”, por exemplo, é

uma frase longa, mas não comporta vírgula, porque o sujeito é “todos aqueles que ajudaram a destruir o meio ambiente”.

Há, também, frases curtas nas quais o sujei-to surge nem tão claramente, gerando confu-são. Cito o caso do título de um dos mais vendi-dos livros de um autor brasileiro: “Quem ama, educa”, de Içami Tiba. Eu discordo da aplicação dessa vírgula, pois entendo que “quem ama” é o sujeito e, portanto, não há motivo para sua presença na frase.

Como seria pretensioso tentar esgotar as situações em que é comum as pessoas errarem, pondo vírgulas indevidas, mencionarei um exemplo de omissão inadequada de vírgula. São as frases iniciadas por locuções adverbiais, como as de tempo: à noite, à tarde, às vezes, de vez em quando; de lugar: à direita, à esquerda; de modo: ao contrário, de bom grado, em si-lêncio, em vão; de afi rmação: com certeza, com efeito, na verdade, sem dúvida.

A maioria dos autores defende, ainda, que se equipare às locuções adverbiais expressões que as substituam. Por concordar, defendo o uso de vírgula em seguida de lugares e datas, geralmente no início de frases, como: “Em Gua-rulhos, o dia 8 de dezembro é feriado”; “Aos 46 minutos do segundo tempo, o time marcou gol e evitou o rebaixamento”.

Quanto à importância da vírgula e o quan-to ela pode mudar o sentido do que se fala ou escreve, é muito esclarecedora a campanha pu-blicitária dos cem anos da ABI (Associação Bra-sileira de Imprensa). Acompanhe o vídeo dispo-nível no nosso canal do YouTube: youtube.com/revistaweekend

Por Valdir Carleto Vírgulanão é azeitona

Há quem espalhe vírgulas no texto,como se fosse pizzaiolo

A VÍR ULANÃO ESPERE.NÃO ESPERE.

A VÍRGULA PODE SER UMA FALSA OU NÃO

A VÍRGULA PODE CRIAR HERÓIS.

ELA PODE FORÇAR O QUE VOCÊ NÃO QUER.

PODE ACUSAR A PESSOA ERRADA.

A VÍRGULA PODE MUDAR UMA OPINIÃO.

ISSO SÓ ELE RESOLVE.

ACEITO OBRIGADO.

ESSE JUIZ É CORRUPTO.

NÃO QUERO LER.NÃO QUERO LER.

ESSE JUIZ É CORRUPTO.

ACEITO OBRIGADO.

ISSO SÓ ELE RESOLVE.

AB

I/R

epro

du

ção

Page 21: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

21

2127 de julho de 2012

Page 22: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

22

22

[ COMPORTAMENTO ]

Querido diário...

Escrever sobre

sua vida pode

fazer bem para o

autoconhecimento

Por Amauri Eugênio Jr.

Foto: Banco de imagem

s ejamos francos: quem nunca rela-tou fatos que aconteceram duran-te o dia em um diário, em especial durante a adolescência? Ou pas-

sou para uma folha em branco aquilo que você não confidenciaria nem mesmo para a namorada ou para a própria mãe? Para muitos, escrever em um diário pode pare-cer algo bobo, infantil até, mas fazê-lo pode virar um relato histórico. Um exemplo clás-sico é O diário de Anne Frank, escrito pela jo-vem holandesa de 15 anos de mesmo nome, que se tornou um dos documentos mais

importantes relativos à II Guerra Mundial e um best seller ao redor do mundo.

Além disso, o diário pode ser uma boa para quem quiser conhecer-se melhor e identifi car os seus problemas, ou, quem sabe, uma espécie de terapia particular. “O diário é um compa-nheiro na jornada de autoconhecimento. Nes-se caminho, há a possibilidade de ver, ler e reler a nossa história por outro ângulo, e dar novo signifi cado aos sentimentos e acontecimen-tos”, explica Juliana Garcia, psicóloga e master coach especializada em desenvolvimento pes-soal e profi ssional. u

Page 23: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

23

2327 de julho de 2012

Page 24: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

24

24

[ COMPORTAMENTO ]

Para os mais introspectivos, que não se sen-tem à vontade para falar com os outros sobre os problemas do dia a dia, usar o diário como um confi dente é para lá de benéfi co: ver os fan-tasmas pessoais tomando forma conforme são transformados em palavras é positivo, pois, ao visualizá-los, a tomada de decisões fi ca mais fácil. E, por causa disso, a autoestima passa a aumentar. “O que antes eram somente alguns fragmentos desconexos passam a fazer senti-do. Ali você entra em contato com suas contra-dições e interrogações, e pode deparar-se com o seu modo de encarar as situações. Os regis-tros podem mostrar à pessoa os seus progres-sos, o que é positivo e pode estimulá-la a dar novos passos na vida”, destaca Juliana.

Um relato escrito no diário refl ete uma certa fase da vida e, claro, a postura perante a esse momento pode ser diferente algum tem-po depois. Por exemplo, quem nunca refl etiu algo como “Se eu voltasse no tempo, eu teria agido de outra maneira” ao pensar sobre um instante da adolescência ou ao encarar um pro-blema, por exemplo? Para qualquer pessoa, ver o quanto ela mudou com o passar do tempo, por causa do amadurecimento, a torna cada vez mais segura. “Se você encarar assim, é ex-celente reler para aprender com o seu próprio caminho, buscando ir além dos erros passados, superando os padrões de repetição, aprender com os acertos e reconstruir sua história daqui para frente”, completa Juliana Garcia.

Conheça o trabalho de

Juliana Garcia em www.

julianaggarcia.com.br.

/// DESABAFO ATRAVÉS DAS PALAVRASA instrutora de inglês Ana Carolina Destro, 23, costuma relatar o dia a dia em

um diário desde a infância, por volta dos 9 anos, muito por causa de programas televisivos exibidos na época na TV Cultura: “Achava que seria legal fazer algo que acontecia em Confi ssões de Adolescente, Doug ou Mundo da Lua. Hoje em dia, a frequência é bem menor, mas costumo escrever, quando estou muito inspirada, uma ou duas vezes por semana”, conta.

Por defi nir-se como uma pessoa ansiosa, poder colocar as ideias em ordem a ajudou a pesar prós e contras para tomadas de decisões, sem interferência sig-nifi cativa de outras pessoas. “Gosto disso, pois é possível manter certo nível de pureza nas atitudes. Qualquer escolha que eu tenha feito, boba ou não, foi toda minha”, relata.

Ana Carolina defi ne o diário como outra consciência, que não julga e discri-mina, além de ser apenas um “ouvinte”. “Por melhor que seja o nosso círculo de amizades, sempre sentiremos a necessidade de ‘desabafar’ sobre coisas que pos-sivelmente não teriam recepção tão legal entre as pessoas. Além disso, depois de alguns anos, rever seus antigos diários pode ser divertido ou mesmo um alívio ao perceber como você aproveitou seu caminho e a sua vida”, fi naliza.

Page 25: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

25

2527 de julho de 2012

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

weekend_11,5x18_sangria0,3.pdf 1 23/07/2012 15:41:37

Page 26: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

26

26

[ PREVENÇÃO ]

se você considera um absurdo quem dirige bêbado, não se engane: falar no celular enquanto dirige pode ser tão grave quanto, senão pior. E isto foi

constatado há dez anos, em um estudo realiza-do pelo Laboratório de Pesquisas de Transporte de Berkshire, no Reino Unido. A pesquisa reve-lou que uma pessoa que conversa no celular tem o tempo de reação 30% menor do que o de um motorista alcoolizado. Inclusive, também reve-lou que os usuários de celular levaram um terço de segundo a mais para reagir a estímulos, e isso também vale para celulares em modo viva voz.

Agora, imagine quem digita enquanto diri-ge. É um SMS aqui, um post no Facebook ali... Em cinco das principais capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife) 59% dos jovens entre 18 e 24

anos escrevem no celular enquanto dirigem, de acordo com pesquisa divulgada recentemente pelo Ibope e encomendada pelo Estadão.

Neste estudo, 80% dos entrevistados disse-ram considerar o ato arriscado. Porém, um em cada três reconheceu que não fazia nada para mudar. Enquanto isso, a mãe de uma jovem que foi vítima de um acidente fatal em janeiro, por digitar enquanto dirigia, resolveu divul-gar a causa há alguns meses, com a intenção de alertar outros jovens. A americana Taylor Sauer, 18, dirigia a 130km por hora em uma rodovia, quando bateu na traseira de um ca-minhão tanque. Uma das mensagens postadas por ela a cada um minuto e meio no Facebook pelo seu iPhone, dizia: “Não posso continuar nesse assunto, pois dirigir e digitar é perigoso. Hahahha”. Veja o vídeo no link goo.gl/9HjIK. u

Por Elís Lucas

Se dirigir, não digite

Fotos: Banco de Imagem

Page 27: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

27

2727 de julho de 2012

Page 28: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

28

28

Até agora, as operadoras de celular não demonstraram pre-ocupação com a causa - exceto a Claro, que parece desenvolver ações em lojas próprias desde fevereiro -, o contrário acontece com as seguradoras de veículos. Se há dez anos a Direct Line encomendou a pesquisa citada no primeiro parágrafo, por aqui a seguradora BB Mapfre iniciou a campanha “Não mande SMS enquanto dirige”, em TV aberta e paga, em abril, para conscien-tizar motoristas sobre o perigo da falta de atenção. No fi lme, um celular se estilhaça ao chocar-se com o rosto da motorista, que se deforma com o impacto. Uma espécie de demonstração de como seria em um acidente em que o rosto da motorista se chocasse com o vidro dianteiro do carro. Acesse goo.gl/wv00p para ver.

A Porto Seguro também entrou no embalo e lançou, a pouco mais de três semanas, a campanha “Não tecle, nem fale ao celu-lar enquanto dirige”. O vídeo é interessante porque, diferente do que muitos acham, mostra como seria estar cinco segundos digitando no celular: praticamente de olhos vendados. Dê uma olhada em: goo.gl/DjbBz. Até a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) deixou sua colaboração com a campa-nha “Ao dirigir não envie SMS”. Com o slogan “Uma letra é sufi -ciente”, o vídeo mostra um acidente para cada letra do alfabeto, citada por uma criança.

E aí? É melhor se controlar do que virar estatística, não é mes-mo?! Então, se quiser enviar SMS, fotografar ou postar no Face-book, pare o carro. Vale mais gastar alguns minutos fora do trân-sito do que perder a própria vida ou interromper a de outros.

/// VÍCIO DESPERCEBIDO

Priscila Paquiel utiliza todas as funções do celular enquanto dirige: SMS, foto, ligações e internet. “Como trabalho 24 horas, não consigo estar sempre em casa ou em lugar fi xo com computador para acessar e-mails ou o Facebook, então acabo vendo tudo pelo celular”, argumenta. Mesmo não admitindo a dependência, assume que, quando seu celular vibra, não consegue deixar para ver as notifi cações ou SMS depois e aposta na ilusão de que celular no viva voz cause menos descontração. Priscila também não faz uso de nenhuma bebida alcoólica e, por isso, afi rma não saber a real perda de direção ou equilíbrio, a não ser o que lê ou escuta de médicos e na mídia. “Há uma real diferença. Quan-do me sinto em alguma situação que traga maior risco, jamais utilizo o celular, afi rma. Quando perguntado se já pensou o quanto sua ação pode ser perigosa, ela diz tentar se controlar. “Hoje, isso virou motivo de brincadeira entre meu namorado e eu” diz. Mas, ao assistir ao vídeo da garota morta em um acidente de carro por digitar enquanto dirigia ela solta um “Nossa! Não fi quei sabendo dessa matéria. Mas, posso dizer que meu vício não chega a esse ponto”, fi naliza.

[ PREVENÇÃO ]

Arquivo Pessoal

“Não tecle, nem fale ao celular”,cena da campanha da Porto Seguro

Cena da campanha da BB Mapfre, ‘Não mande SMS enquanto dirige”

Page 29: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

29

2927 de julho de 2012

Page 30: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

30

30

[ DECORAÇÃO ]

Por Vivian Barbosa

Sem acidentes em casa

na hora de montar uma casa é preci-so pensar em muitos detalhes: me-didas, móveis, decoração, cores e os utensílios domésticos. Quem mora

com idosos ou crianças deve se preocupar com muito mais. Afi nal, é preciso deixar todos os am-bientes da casa com segurança para eles.

Para evitar quedas, queimaduras e outros aci-dentes domésticos é preciso adaptar o projeto da casa. Quem explica é a arquiteta e design de inte-riores Rebeca de Souza. “Crianças e idosos preci-sam mesmo de cuidados especiais. Mas, isso não signifi ca que a decoração deve ser deixada de lado para pensar a adaptação. É possível montar um projeto bonito e que proporcione segurança.”

O mercado tem oferecido cada vez mais op-ções de produtos funcionais e bonitos, como os revestimentos antiderrapantes, móveis afi xa-dos no chão e adesivos decorativos para desta-car portas de vidro. As casas com escada devem tem corrimão, que além de servir de apoio, ain-da pode decorar o local.

Os móveis devem ter os cantos arredondados. “Tanto para a criança quanto para o idoso, as qui-nas são muito perigosas. Por isso, a melhor saída é evitá-las, já que os protetores de quinas podem tirar a beleza do objeto”, sugere.

Em todo o imóvel, a iluminação é impor-tante. Afi nal, locais de luz baixa podem ser propícios para tombos. No quarto do idoso,

Saiba como deixar a casa mais segura para idosos e crianças

Page 31: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

31

3127 de julho de 2012

o ideal é que se coloque um interruptor pró-ximo à cama. Em corredores e escadas tam-bém é importante ter interruptor nas duas extremidades, para que a luz possa ser acesa a qualquer momento. No quarto das crianças os cuidados estendem-se à altura do berço ou da cama, que não podem fi car muito longe do chão, para evitar grandes quedas.

No banheiro, local de maior índice de acidente com idosos, o piso não pode ser liso e o box deve ter tapetes antiderrapantes. As janelas devem fi car mais altas, longe de banheiras ou pias, para evitar quedas e golpes de ar. O vaso sanitário deve ser mais alto. Além disso, as barras de apoio devem ser afi xadas próximas ao vaso e dentro do box.

Para casas com idosos que sofrem de Alzhei-mer, Rebeca não indica espelhos nos ambientes. “Isso pode causar confusão mental e alterações no comportamento. Evite deixar chaves nas portas para que ele não se tranque nos cômo-dos”, completa. Outra recomendação da profi s-sional é instalar suportes que permitam descan-so em determinadas áreas da casa para prevenir ainda mais acidentes.

Com as crianças, a dica é evitar móveis altos, para evitar que elas subam e corram risco de quedas. Nos quartos dos pequenos, as pratelei-ras são bem-vindas, pois ajudam a organizar e embelezar o local. Mas, é preciso certifi car que elas estejam bem presas.

/// DICAS

Tomadas devem estar sempre com protetores.A rede elétrica deve ser protegida para evitar que as crianças puxem fi os e os idosos se enrosquem e caiam;Janelas devem ter grades ou redes de proteção;Cômodos devem ter interruptores de fácil acesso para que ninguém entre no ambiente sem acender a luz;Banheiros e cozinhas devem ter tapetes emborrachados para evitar quedas;Pisos da sala, quarto e cozinha devem ser antiderrapantes.

Serviço:

Arquiteta Rebeca Souza

11 2304-6106

Page 32: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

32

32

[ FINANÇAS ]Por Maitê Coelho

Fotos: Banco de imagens

Controle seu dinheiro e realize seus sonhos

o consumidor está cada vez mais preocupado em como administrar suas con-tas, fazer o uso consciente do cartão de crédito e todas as questões relacio-nadas a fi nanças pessoais. Entendendo essa necessidade, a Weekend ela-borou algumas dicas para ajudá-lo a ter uma boa saúde fi nanceira. Ricardo

Pereira, consultor do programa consumidor consciente da MasterCard e sócio do site Dinheirama falou sobre como isso é possível.

/// 1º DICANão faça uma contabilidade mental, isso colabora para o des-controle. Organize, projete e programe seus gastos. Não tome decisões em momentos de grandes emoções, como no nasci-mento de um fi lho ou em datas comemorativas. Essas ocasiões são ideais para a tomada de decisões fi nanceiras irracionais.

/// 2º DICA

Faça uma caderneta de gastos. Pode ser uma planilha no computador, caderno, software de gestão fi nanceira ou aplicativo para celular. Dedique algum tempo de seu mês para fazer o controle das fi nanças. Lembre-se: o dinheiro na mão é mais fácil de ser gasto sem controle. Prefi ra o cartão de débito para que, ao fi nal do mês, possa-se verifi -car no extrato quanto foi gasto em cada ocasião.

Page 33: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

33

3327 de julho de 2012

VOANDO GOLCOM SAÍDAS DIÁRIAS

Prezado cliente: os preços publicados são por pessoa, com hospedagem em apartamento duplo e saídas de São Paulo. Preços, datas de saída e condições de pagamento sujeitos a reajuste e mudança sem aviso prévio. Condições para pagamento: parcelamento 1+11 vezes sem juros no cartão de crédito. Promoções voando GOL válidas para compras de 23 a 31/julho. Embarque e retorno de 1º/agosto a 30/setembro. Ofertas válidas para compras até um dia após a publicação deste anúncio. Taxas de embarque cobradas pelos aeroportos não estão incluídas nos preços. Preços válidos para saídas:- Porto de Galinhas, Salvador, Maceió, Foz do Iguaçu, e Itacaré: agosto e setembro (exceto período de feriado); . *Preço válido para o pacote Salvador 4 dias/3 noites conforme comunicado. **Alguns itens podem não estar disponíveis para todos os roteiros anunciados. Consulte inclusões e roteiros detalhados com nossos vendedores.

cvc.com.br/lojas

A maior variedade de roteiros e serviços você encontra nas lojas CVC. Acesse o site e saiba qual a loja CVC mais próxima ou consulte seu agente de viagens.

SIGA A CVC NASREDES SOCIAIS /cvcviagens

Poli Shopping ..........................................(11) 2475 0321Internacional Shop. Guarulhos .(11) 2086 9720Shopping Bonsucesso.....................(11) 2489 6022Hiper Lopes Macedo ........................(11) 2408 7090Hiper Lopes Taboão..........................(11) 2088 4929

Brasil 12XAGORA EM ATÉ

SEM JUROSApoio daequipe CVC

Passagemaérea

Café damanhã

Hotéis selecionados

Central derelacionamento

O que só a CVC pode oferecer para você**:

FOZ DO IGUAÇU 4 dias/3 noites

A P

AR

TIR

DE 12X

R$ 50,42PORPESSOA

Passagem + Hotel Pietro Angelo + café.À vista R$ 605. Saídas diárias.

PORTO DE GALINHAS 4 dias/3 noites

A P

AR

TIR

DE 12X

R$ 50,87PORPESSOA

Passagem + Pousada Lusitana + café. À vista R$ 610. Saídas diárias.

ITACARÉ 4 dias/3 noites

A P

AR

TIR

DE 12X

R$ 47,08PORPESSOA

Passagem + Hotel Portal do Sol + café. À vista R$ 565. Saídas diárias.

OPORTUNIDADE

SALVADOR 4 dias/3 noites

A P

AR

TIR

DE 12X

R$ 38,72PORPESSOA

Passagem + Hotel Sol Plaza Sleep + café. À vista R$ 465. Saídas diárias.

MACEIÓ 4 dias/3 noites

A P

AR

TIR

DE 12X

R$ 41,36PORPESSOA

Passagem + Hotel Marinas + café. À vista R$ 496. Saídas diárias.

Pacotes para agosto e

setembro a partir de

38,por mês*

R$

TECN

OLO

GIA

TOUC

H2O

®. TO

QUE

PAR

A AB

RIR,

TO

QUE

PAR

A FE

CHAR

.

Às

vezes

pre

cis

am

os

de

um

a m

ãozinha e

xtr

a.

Rua

Tap

ajó

s, 2

42

. Guar

ulh

os

. SP

t

. 11

240

8.5

851

info

@brend

elli.co

m.br

www.brend

elli.co

m.br

Co

m a

Tec

nolo

gia

To

uch 2O

® n

ão im

po

rta

se s

uas

mão

s es

tão

ocu

pad

as o

u o

s 10

ded

os

sujo

s. A

intu

itiva

tec

nolo

gia

de

toq

ue p

oss

ibili

ta a

brir

e fe

char

co

m

apen

as u

m t

oq

ue e

m q

ualq

uer

par

te d

a to

rnei

ra e

a á

gua

co

meç

a a

fluir.

Para

um

a de

mon

stra

ção

visi

te n

osso

sho

wro

om

A m

aior

mar

ca d

e m

etai

s do

s EU

A a

gora

em

Gua

rulh

os

Page 34: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

34

34

/// 7º DICA

É importantíssimo guardar dinheiro para realizar sonhos e objetivos. Faça um planejamento e estabeleça uma meta com dia e hora para acontecer. Assim, é possível ter mais disciplina e motivação para eco-nomizar. Mesmo com as mudanças, a caderneta de poupança continua atraente. Mas, mesmo ao fazer um investimento, é imprescindível ha-ver programação e planejamento.

/// 3º DICA

Cuidado com o cartão de crédito. Ele não é uma parte do orçamento, é apenas uma forma de pa-gamento. Nunca pense que é obrigação utilizar todo o valor do limite do cartão, principalmente se o limite for alto. É preciso planejar o uso den-tro das possibilidades do orçamento. E não caia no crédito rotativo, ou seja, não pague valor me-nor que o total devido. No mês seguinte, além de ter que pagar o valor devido anteriormente, haverá juros sobre esse valor.

/// 4º DICA

Tenha uma reserva fi nanceira para ser utilizada nos momentos de emergência. Quando precisar comprar um eletrodoméstico ou qualquer outro utensílio indispensável, pesquise muito. O imediatismo e a ansiedade atrapalham o consumidor para conseguir um preço melhor. Na hora da compra, negocie, peça desconto e pague à vista.

[ FINANÇAS ]

/// 5º DICA

Programe-se para ir ao supermercado. Faça uma lista das princi-pais necessidades e evi-te sair na hora da fome. Faça compras pontu-ais, assim você terá mais chances de apro-veitar as promoções.

/// 6º DICAAo pensar em comprar um carro ou uma moto, saiba que o gasto mensal com o veículo não se resume apenas ao valor da parcela.

Existe o custo adicional com combustível, manutenção, IPVA, estacionamento e outros. No ano, se forem somados os gastos adicionais com o carro, eles fi cam aproximadamente iguais ao valor da parcela ao mês. Além disso, ao decidir fazer a compra, pesquise qual fi nanceira tem os juros mais baixos. Não se iluda

com os programas de fi nanciamento oferecidos pelo seu banco, geralmente, os juros deles são mais altos.

Serviço:

www.mastercard.com

www.dinheirama.com

Page 35: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

35

3527 de julho de 2012

DEPILAÇÃO A LASER

20% de desconto

Sables Hotel: Av. Salgado Filho, 1176 - Jd Maia • Informações e reservas 11 2181.5903

Experimente também nojantar nosso menu degustação.

www.itaunasrestaurante.com.br

POR APENAS

R$19,90ESTACIONAMENTO GRÁTIS

ALMOCE NO SABLES HOTEL, EM UM BUFFET COMPLETO DE SALADAS, DELICIOSOSPRATOS QUENTES E ASOBREMESA DO DIA ÉPOR NOSSA CONTA.

BUFFET GOURMETAlmoço

Page 36: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

36

36

Por Tamiris Monteiro

Fotos: Márcio Monteiro

Para manter a formaBarra com elástico ajuda na tonifi cação muscular

[ ESPORTE ]

muitas pessoas são adeptas de atividades fi tness e da musculação para mante-rem o corpo em forma.

Mas, por causa da falta de tempo ou da mobi-lidade de ir até uma academia, às vezes, não é possível fazer todos os exercícios que precisa-mos. Uma alternativa para driblar esses obstá-culos é o Gymstick.

Desenvolvido na Finlândia, em 2003, o apa-relho consiste em uma barra móvel com elásti-cos acoplados as pontas. O objeto foi elaborado para ser um item multifuncional, voltado ao fortalecimento e tonifi cação de todos os grupos musculares do corpo. Criado por atletas e pro-fi ssionais como personal trainers, técnicos de

esporte e fi sioterapeutas, o Gymstick possibili-ta que a pessoas façam uma série de exercícios e promete bons resultados em pouco tempo, isso de acordo com a frequência e determina-ção de cada um.

De acordo com Carlos Eduardo Gomes, per-sonal e professor de fi tness e musculação da academia Acqua Sport, em Guarulhos, para ob-ter-se um bom desempenho é necessário que o aparelho seja usado de duas a três por semana. “Mas, é importante lembrar que os resultados também dependem da dieta alimentar que a pessoa tem no dia a dia”, pontua.

Além do benefício da tonifi cação muscu-lar, o Gymstick apresenta uma série de vanta-gens como o alongamento, desenvolvimento

Personal e professor de fi tness e musculação Carlos Eduardo Gomes

Page 37: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

37

3727 de julho de 2012

Tha

nksC

omun

icaç

ão

Confi

ra reg

ulam

ento

no

site

ww

w.in

tern

acio

nalsh

oppi

ng.c

om.b

r -

SAC

(11)

241

4-50

00

AF_2210A • rev_week_180x115mm.indd 1 05/07/12 11:30

Page 38: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

38

38

[ ESPORTE ]

de força e resistência, redução da pressão arterial em repouso para praticantes com pressão alta, aumento do conteúdo mine-ral ósseo, melhoria na postura e outros. E pode ser usado também como complemen-to da reabilitação física, já que as séries po-dem ser feitas com intensidade leve, média ou forte, pois existem barras com cargas que variam de um a trinta quilos.

Não existe restrição de idade para o uso do aparelho, porém o ideal é consultar um médico antes da prática de qualquer exercí-cio. “Geralmente, o Gymstick só é proibido para pessoas que apresentam problemas cardíacos graves, são hipertensos ou mulhe-res que estão gestantes. Mas, caso não haja nenhum problema, os exercícios feitos com o aparelho só tendem a proporcionar me-lhorias à saúde”, declara.

A princípio, é essencial que a atividade seja acompanhada por um educador físico, para que a execução dos exercícios possa ser feita de forma correta. As barras po-dem ser compradas para serem usadas na academia ou em casa. Mas, o mais indicado é que essa aquisição aconteça somente de-pois de o praticante ter certo nível de expe-riência. “Com o tempo de treino e prática nos exercícios, os alunos mais avançados fazem sozinhos como se fosse um comple-mento para o seu treino”, explica.

ServiçoHorários de Gymstick na academia Acqua SportTerças e quintas, a partir das 19h e sextas, a partir das 7h

Rua Jaiminho, 75, Vila ProgressoTel.: 2440-3898 / 2461-3122

Site para compra

www.escolafi tness.com.br

Page 39: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

39

3927 de julho de 2012

Page 40: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

40

40

[ LAZER ]Por Amauri Eugênio Jr.

Fotos: Márcio Monteiro

Kart: adrenalina nas alturas e um bom programa para fazer com os amigos

Diversão acelerada

quem diria que uma brincadeira que surgiu nos EUA como um passa-tempo para pilotos de aviões, du-rante os anos 1950, cairia no gosto

do brasileiro? Mas, isso não é de hoje. Pesso-as do nível de Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e muitos outros gostaram tanto da diversão que a levaram a sério e fi -zeram carreira no automobilismo. Mesmo as-sim, muita gente encara o kart como lazer. E não é para menos: não é preciso saber dirigir ou ser considerado um expert no volante para acelerar um dos carrinhos. Como o kart não tem marcha, basta acelerar e frear – além de controlar o volante, é claro.

O essencial para acelerar um dos carros é saber levar a brincadeira na esportiva. Os apressadinhos no trânsito devem prestar atenção ao briefi ng

– reunião feita antes da corrida para orientação dos participantes -, pois, apesar do kartódromo ser o lugar ideal para acelerar, é preciso respeitar os demais competidores. Jogar o oponente para fora da pista ou colocá-lo em alguma situação de risco resulta em punição e, caso isso ocorra novamente, em exclusão da bateria – ou corrida, como preferir.

A duração de cada bateria, que poderá ter en-tre dez e 14 competidores, é de trinta minutos, sendo dez para reconhecimento da pista e toma-da de tempos, como em um treino de classifi ca-ção; e vinte de corrida. Apesar de ser uma orien-tação para lá de clichê, nunca é demais lembrar que o importante é competir e divertir-se. "Para os pilotos que andarão de kart pela primeira vez, o ideal é não acompanhar os mais experien-tes e seguir no seu próprio ritmo", destaca Dulce Morais, instrutora do Planet Kart. u

ServiçoPlanet Kart

Rodovia Fernão Dias, quilômetro 89,7,

Itapegica.Tel.: 2422-3186.

www.planetakart.com.br.Valor individual

da bateria: R$ 62.

Page 41: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

41

4127 de julho de 2012

Pacotes especiais paraos pais Dolce Vitta.

Promoção válida apenas para cartão presente. Válido até 11/08/12Cartão presente tem validade de 45 diasO Cartão Presente é intransferível

*As a

ulas

são 2

x por

sem

ana

no p

lano

trim

estra

l. **A

pena

s o va

lor d

o des

cont

o da

depi

laçã

o é p

ara

paga

men

to em

cheq

ue à

vist

a ou

espé

cie. P

rom

oção

Válid

a at

é 11/

08/1

2 - S

omen

te p

ara

Hom

ens.PAI INTELIGENTE

ESCALDA PÉSSHIATSU

CORTE CAPILARMÃOS COM POLIMENTO DE: 2X R$ 139,00 POR:

2X R$115,00PAI ESPORTIVO

3 MESES DE PILATES (12 AULAS)* DE: 3X R$ 160,00 POR:

3X R$140,00

PAI VAIDOSODEPILAÇÃO A LASER

(5 SESSÕES) – ORELHAS**DE: R$ 800,00 POR:

R$200,00

PAI MODERNOMASSAGEM RELAXANTE

OFURO FARAÔNICOHIGIENIZAÇÃO PROFUNDA DA PELE

MÃOS COM POLIMENTODE: 2X R$ 153,55 POR:

2X R$132,00

PAI CARINHOSOANDANDO NAS NUVENS

MASSAGEM ANTI STRESSSPA CAPILAR

CORTE CAPILAR DE: 3X R$ 142,66 POR:

3X R$124,40

dolcevittaestetica.com.br R. Josephina Mandotti, 106 - Jd. Maia - Guarulhos - SP • 11 2408.3255

Page 42: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

42

42

/// DICAS PARA DIVERTIR-SEE ACELERAR SEM SUSTOS:

Não há idade mínima para andar de kart, mas a altura do competidor deverá ser de, no

mínimo, 1,50m;

O assento do kart deverá ser regulado de modo que as pernas fi quem ligeiramente fl exionadas,

o que facilita na aceleração e na frenagem;

Deve-se frear antes do início da curva e fazê-la acelerando, por causa do tempo de resposta dos

pedais. Caso a corrida aconteça na chuva, o ideal é reduzir a aceleração, para o kart não derrapar;

Os mais inseguros e precavidos deverão manter-se no lado direito da pista, para que os pilotos

mais rápidos fi quem à esquerda;

As mãos devem fi car sempre no volante. Nunca pare no meio da pista. Caso o kart tenha algum

problema, o ideal é ir aos boxes e, se o carrinho fi car preso na barreira de pneus, aguarde o auxílio

de um fi scal de pista. Nessa situação, não pise nos pedais, para ajudar o trabalho do fi scal;

Não apoie o braço na traseira, à direita, pois o motor e o escapamento do kart estão instalados

naquela região;

Para correr, o piloto deverá estar de tênis;

Todos os pilotos deverão usar balaclava – espécie de gorro usado sob o capacete. Para as

mulheres, recomenda-se também o uso de colete com capuz para proteger o cabelo;

Respeite a sinalização dos fi scais e as bandeiras [veja box a seguir].

/// BANDEIRAS E SIGNIFICADOS:

Amarela: precaução. Ultrapassagens são proibidas enquanto estiver acionada;

Vermelha: interrupção da corrida;

Azul: o piloto deverá dar passagem aos que estiverem mais rápidos. Caso a ordem seja

desobedecida, será punido;

Preta e branca, em diagonal: advertência por condução de risco ou atitude inadequada na pista;

Preta com círculo laranja, mostrada juntamente com o número do piloto: punição. O competidor

deverá cumprir penalidade por dez segundos nos boxes. Também é mostrada quando houver

problemas com o kart;

Preta: desclassifi cação, ou por reincidência ou atitude grave na pista;

Branca: sinaliza que a bateria está na última volta;

Quadriculada: fi m de corrida.

/// EU RECOMENDOSe quem anda de kart com relativa frequência tem aquela sensação de desafi ar os

próprios limites, mesmo ao saber como agir, os pilotos de primeira bateria fi cam com

a adrenalina nas alturas. O analista de sistemas Edgard Olivier, 25, que andou pela

primeira vez em um dos carrinhos, gostou da brincadeira. "Achei a experiência muito

interessante e bem desestressante, e quem ainda não andou deve fazê-lo. A sensação,

ao andar de kart, é de liberdade", conta o jovem, que pretende repetir a experiência.

[LAZER]

Edgard Olivier

Page 43: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

43

4327 de julho de 2012

Page 44: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

44

44

[ GASTRONOMIA ]Por Maitê Coelho

Márcio

Mo

nteiro

Div

ulg

ação

M,á

rcio

Mo

nte

iro

Div

ulg

ação

/// STROGONOFF DE CARNE

Uma das mais pedidas da casa, a Batata de Strogonoff de Carne é servida na batata inglesa,

além de ter a opção de cobertura adicional de queijo, bacon, requeijão e batata palha.

Mix PotatoAvenida Avelino Alves Machado, 52, Jardim Pinhal

Tel.: 2441-0879/2441-1143

/// ESCONDIDINHODE FRANGO

O escondidinho é gratinado e leva purê cremoso de batatas e creme de leite, frango desfi ado com requeijão e salada. Comprando pelo site Weekemania, o prato tem desconto de 50% e fi ca por R$9,90. Após a compra, fazer reserva pelo telefone.Bu� et Silvia FerrazAvenida Salgado Filho, 696, Jardim MaiaTel.: 4962-4320 / 6530-9925www.weekmania.com.br

/// FILÉ À CAPRESEO prato é feito com fi lé mignon à milanesa

e tem recheio de presunto, molho branco com parmesão e champignon gratinado.

Acompanha arroz à grega, batatas à francesa, muçarela de búfala, tomate e cebola à milanesa.

Alameda Real Restaurante e PizzariaAlameda Yayá, 468, vila Aida

Tel.: 2453-4510/2453-4666

/// CUPCAKEO doce é feito com massa de chocolate ou laranja, tem opções de recheio de doce de leite, brigadeiro, entre outros e ainda possui variadas coberturas como marshmallow, chantilli, pasta americana ou brigadeiro.

Chilic DocesAv. Avelino Alves Machado, 68, Jardim PinhalTel.: 2443-4435 / 2461-2779

Page 45: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

45

4527 de julho de 2012

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Page 46: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

46

46

[ VEÍCULOS ]

Fotos: Igor Macário/Carta Z Notícias

POR IGOR MACÁRIO| AUTO PRESS

Tecnologia e visual reforçados no novo Punto

Mudanças pontuais

a Fiat acordou para o Punto. Lon-gos cinco anos após o lançamento no Brasil, a marca promoveu as primeiras modifi cações no hatch.

Ele ganhou visual, interior renovados, além de uma pequena redução de preços em algumas versões e a adição de novos equipamentos. Com isso, a Fiat espera ter um rival mais forte para Chevrolet Sonic, Ford New Fiesta, o reno-vado Citroën C3 e o futuro Peugeot 208 – além do antigo Volkswagen Polo. Na prática, a lista das mudanças é grande, mas pouco afetam o caráter do carro.

A carroceria ganhou os traços do Punto Evo europeu, com frente e traseira redesenha-das – com o “bigodinho” do 500, que se alastra por todos os novos Fiat brasileiros – visual já substituído na Europa, onde o Punto ostenta

atualmente linhas mais suaves. A Fiat garan-te que, ao contrário dos europeus, o brasileiro prefere mais adornos, o que justifi caria a esco-lha desta versão, de ar mais robusto, para ser produzida em Betim. Na frente, o centro do para-choque vem sem pintura e divide a gra-de horizontalmente. Nas extremidades, fi cam abrigadas as luzes de direção – antes acopla-da aos faróis, que mantiveram basicamente o mesmo desenho. Atrás, as mudanças são mais sutis. As lanternas ganharam leds. O para-cho-que foi redesenhado e também ganhou uma larga faixa sem pintura. De perfi l, nada mudou.

Os motores também continuam os mes-mos, mas com pequenas atualizações. O 1.8 16V, de 132 cv e 18,9 kgfm, agora só é dispo-nível na versão Sporting. Já o 1.4 da Attracti-ve passa a ser o Evo, já usado em Uno, Palio e u

Page 47: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

47

4727 de julho de 2012

Page 48: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

48

48

Grand Siena, que tem 88 cv e 12,5 kgfm de tor-que com etanol – antes os números eram 86 cv e os mesmos 12,5 kgfm. O 1.6 16V, de 117 cv e 16,8 kgfm, equipa a Essence. O câmbio auto-matizado, opcionais para os motores 1.6 e 1.8, passa a ser o Dualogic Plus, que já equipa Bravo e Linea, que tem um software mais moderno.

O modelo para as vitrines, no entanto, é mesmo o 1.4 turbo de 152 cv da versão T-Jet. Ele agora incorpora o seletor DNA, que permite alterar alguns parâmetros eletrônicos do motor de acordo com a escolha do motorista. O “D”, de Dynamic, prepara o 1.4 para entregar o torque mais bruscamente e deixa o motor mais “cheio”. O “N” é de Normal e o “A”, referente a Autono-mia, amansa o propulsor e tem foco na redução de consumo – na Europa, essa opção é chamada “All Weather”, para pisos escorregadios.

Por dentro, o Punto também trouxe novi-dades. O painel foi totalmente redesenhado e agora se parece muito com o utilizado no Bravo. A Fiat diz ter melhorado a qualidade do acabamento, com o uso de materiais mais nobres. O quadro de instrumentos também foi

modifi cado e ganhou mostradores distribuídos em dois círculos pronunciados, também muito semelhantes ao do hatch médio. A marca ainda colocou novos “spots” de iluminação interna, para dar ao Punto um ar mais requintado. Há pequenas fi leiras de LEDs próximas às maça-netas e sob as saídas de ar dos cantos do painel.

A Fiat também se mostra agressiva em relação aos preços. A gama começa em R$ 38.570 para o Attractive 1.4 – o único sem ar-condicionado de série – e segue até os R$ 55.740 do T-Jet 1.4 – antes começava em R$ 40.380 e ia até R$ 65.830. Os preços de Essen-ce e Sporting também estão menores – caíram respectivamente R$ 3 mil e R$ 5 mil – e cus-tam agora R$ 41.750 e R$ 46.400. O câmbio automatizado Dualogic Plus acrescenta R$ 2.370 aos dois modelos. Entre os opcionais, destaque para a adição dos airbags laterais e de cortina. Com as modifi cações, o bom con-junto ganhou um sopro de atualidade e man-tiveram a elegância do desenho de Giugiaro. O Punto continua sendo uma opção maior e certamente mais refi nada que o Palio.

[ VEÍCULOS ]

Page 49: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

49

4927 de julho de 2012

2246-4300Grande São Paulo

0800 701 7300Demais localidades

siga-nos em @hertzbrazil

ALUGUE UM CARROE APROVEITE AO MÁXIMO SEUSMOMENTOS DE DIVERSÃO.

As reservas eventuais são efetuadas pelo grupo de veículo. A Hertz não garante a escolha de modelo, cor, placa ou disponibilidade de acessórios para locações eventuais. Consulte a Hertz para saber detalhes das condições customizadas oferecidas para empresas. Respeite a sinalização de trânsito.

PIT:

R-H

T-05

43-1

2-08

♣ M

ATER

IAL:

AN

UN

CIO

WE

EK

EN

D ♣

FO

RM

ATO

: 8,5

x11,

75 c

mPR

OPO

ÃO

: 100

% ♣

RES

OLU

ÇÃ

O: 3

00 D

PI

♣ D

ATA

: 26/

06/2

012

♣ A

F: A

RTH

UR

RO

DR

IGU

ES

R-HT-0543-12-08_AnuncioWeekend_8,5x11,75cm.pdf 1 26/06/12 20:33

Page 50: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

50

50

/// DANÇAEmoções29 de julhoO espetáculo traz ao público tipos diversos de expressões existentes na dança, ao jun-tar todos os tipos de emoções no mesmo lugar. Livre. Reti-rar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo, me-diante a troca de um quilo de alimento não perecível, a ser destinado ao GAPC (Grupo de Assistência aos Portadores de Câncer). Teatro Adamastor Pimentas. Estrada do Cami-nho Velho, 333, Pimentas. Do-mingo, às 17h ./// MÚSICAEscola Livre de Música28 de julhoTrata-se do recital de violão e fl auta doce dos alunos da ins-tituição, que visa a proporcio-nar a eles apresentações em espaços públicos e contato com o população em geral. 90 minutos. Livre. Retirar in-gresso na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo. Anfi teatro Pedro Dias Gonçal-ves (Biblioteca Monteiro Loba-to). Rua João Gonçalves, 439, Centro. Sábado, às 18h.

Viola Viva29 de julhoO encontro musical, com Áu-rea Fontes e a Banda Viola Nova, terá participações do compositor Ademar Braga e demais convidados. 120 mi-

nutos. Livre. Teatro Nelson Rodrigues. Rua dos Coqueiros, 74, lago de vila Galvão. Do-mingo, às 16h.

Guaru In Duo, com Beto Santos & Nivaldo D´Ávilla29 de julhoO show, referente à segunda edição do Guaru In Duo, traz

os músicos Nivaldo D’Ávilla e Beto Santos, destaques da cena musical da cidade. O repertório é de músicas que transitam entre o regional, o moderno e o urbano exclusi-vamente intimista, com com-posições de Gabriela D’Ávilla, Meyson Vieira, entre outros. Livre. Retirar um ingresso na

bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetácu-lo, mediante a doação de um agasalho para o Fundo Social de Solidariedade de Guaru-lhos. Anfi teatro Pedro Dias Gonçalves (Biblioteca Mon-teiro Lobato). Rua João Gon-çalves, 439, Centro. Domingo, às 19h. /// TEATROO Advogado de DeusAté 11 de agostoA história, que se passa no Rio de Janeiro, retrata a vida de Al-berto, um jovem que luta para reaver sua herança e verda-deira identidade, roubadas por seu primo José Luís Camargo. A causa é defendida pelo jo-vem advogado Daniel Rezen-de, um rapaz corajoso e ético que acredita em promover a justiça e fazer valer os direitos de cada indivíduo. Durante o desenrolar da história são ex-postos os laços espirituais de outras vidas que unem Alber-to, Daniel e Lídia, pela qual os dois rapazes são apaixonados. Ingressos disponíveis a R$ 15 no site de compras coletivas Weekmania (www.weekma-nia.com.br). Teatro Grande Otelo. Alameda Nothmann, 233, Campos Elíseos, São Pau-lo. Sábados, às 18h30.

ETC - Encontro de Teatro Até 29 de julho acontece o Encontro de Teatro da Cidade

[ E

SPE

CU

LOS

]

Virgem aos 40.com Até 25 de outubroQuem nunca quis presentear a si próprio no dia de seu aniversário? Esse é o ponto de partida da trama, na qual a personagem, Norma (Aldine Müller), decide fazê-lo de maneira curiosa: um acompanhante. A partir desse ponto, suas tentativas para conseguir uma aventura sexual resul-tam em situações para lá de inusitadas e engraçadas.14 anos. Ingressos disponíveis a R$ 11,90 no site de compras coletivas Weekmania (www.weekmania.com.br). Teatro Santo Agostinho. Rua Apeninos, 118, Liberdade, São Paulo. Sextas, às 21h.

As máscaras caem, Cia. Naíka de Teatro27 de julhoUm homem, que diz lembrar-se de suas vidas anteriores, procura um famoso terapeuta e especialista em regressão hipnótica para ajudá-lo a descobrir o exato local onde ele teria en-terrado um valioso tesouro em uma vida passada. 75 minutos. 12 anos. Teatro Adamastor do Centro, avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Sexta, às 20h.

Divu

lgação

Divu

lgação

Page 51: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

51

5127 de julho de 2012

Page 52: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

52

52

Div

ulg

ação

de Guarulhos (ETC). Confi ra a programação a seguir. Todas as apresentações são gratuitas (retirar um ingresso na bilhe-teria do teatro, uma hora antes do início de cada espetáculo) e acontecerão no Teatro Ada-mastor Centro, avenida Mon-teiro Lobato, 734, Macedo. Mais informações no www.guarulhos.sp.gov.br ou pelo telefone 2087-4183.

Vivências28 de julhoAbertura dos processos de criação com a Cia. Naíka de Teatro, das 10h às 12h, e com o Grupo Boca, das 13h às 15h.

A árvore nada mais era que o mundo, a folha nada mais era do que ele, a caixa nada mais era que a mente ou o autor em crise, Cia. Teatral AbnaraA história acontece em uma época antiga, quando um autor recebe um pedido da corte e tem de escrever uma história em cinco dias para a princesa, caso contrário, per-derá a cabeça. Porém, diver-sos personagens estranhos desviam sua atenção, até o momento em que parte de seus escritos é roubada. Além disso, ele precisa conviver com uma consciência que o perturba e questiona suas es-colhas. Grupo orientado pelo Projeto Ademar Guerra. Tea-

tro Infantojuvenil. 50 minu-tos. Sábado, às 16h.

O Santo e a Porca 28 de julhoEscrita por Ariano Suassuna em 1957, o enredo gira em torno da avareza e retrata a história de Euricão Árabe, idoso devoto de Santo An-tônio que esconde em sua casa uma porca cheia de di-nheiro. Comédia. 14 anos. Sábado, às 18h.

Bicho Cabeça, Grupo Boca 28 de julho“Você já falou hoje com o seu melhor amigo?”. Com essa pergunta, o espetáculo teatral diverte, explica e educa o ex-pectador sobre temas como DST, AIDS, uso da preserva-tivos e educação sexual. 14 anos. Sábado, às 21h30.

EncerramentoProduto Perecível LaicoCia. Borelli de Dança / Proac29 de julho O espetáculo, baseado na po-ética de Cruz e Souza, consi-derado o mestre do simbolis-mo brasileiro e que, por ser negro, não obteve reconhe-cimento em vida, sofreu hu-milhações e perseguições ra-ciais. O poeta faleceu no ano de 1898, aos 36 anos, vítima da tuberculose, pobreza, ra-cismo e incompreensão. Sua obra, que somente foi reco-

nhecida muitos anos após a sua morte, retrata a fi nitude, a dureza de conviver com a angústia da perda, da solidão e da noite. Dança. 16 anos. Di-reção: Sandro Borelli. Domin-go, às 19h30.

/// TEATRO INFANTILPretinha de Neve e os Sete Gigantes, Grupo de Teatro da Ofi cina para Crianças do CEU Presidente Dutra28 de julhoPretinha da Neve mora com a mãe e o rei, seu padrasto, no Monte Kilimanjaro (norte da Tanzânia), um lugar frio, por causa do clima e porque a menina vivia sozinha, já que era a única criança no caste-lo e não tinha amigos para brincar. Direção: Rosangela Melo. Livre. Retirar ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espe-táculo. Teatro Nelson Rodri-gues. Rua dos Coqueiros, 74, lago de vila Galvão. Sábado, às 16h.

Preto no Branco, Cia. de Teatro Atuar4 de agostoRazão e emoção, dois senti-mentos distintos, mas que ca-minham lado a lado. Se todos entram por muitas e muitas vezes em confl itos internos ao tentar decidir entre razão e emoção, imagine então o que acontece quando os dois sentimentos entram em con-

fl ito. Direção: Carlos Altieres e Cia. Indicação: 12 anos. In-gressos à venda na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo – R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia e porta-dores da Carteira do Ator, emi-tida pela Secretaria de Cultu-ra). Informações: 9749-0964. Teatro Nelson Rodrigues. Rua dos Coqueiros, 74, Lago de vila Galvão. Sábado, às 20h.

O Palhaço Imaginador5 de agostoA peça, considerada inova-dora por ter sido a primeira a despertar a criatividade e a imaginação da criança, faz deste musical uma grande integração da plateia com o elenco. A mensagem faz com que ela use a imaginação ao criar a sua própria diversão, independente da massifi ca-ção criada pela propaganda. O espetáculo enfoca a fi gura do palhaço, personagem que sobrevive através dos tem-pos. Ingressos à venda na bi-lheteria do teatro, a partir do dia 1º de agosto, das 14h às 19h – R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia, incluindo portadores da Carteira do Ator e Cartei-ra de Descontos para Espetá-culos de Dança, emitidas pela Secretaria de Cultura) e R$ 10 (promocional, com fi lipeta). Informações: 2087-4183. Tea-tro Adamastor Centro. Aveni-da Monteiro Lobato, 734, Ma-cedo. Domingo, às 16h.

[ E

SPE

CU

LOS

]

Além da Vida 28 de julhoO espetáculo, que presta homenagem ao centenário de Chico Xavier (1910-2002), comemora 25 anos. A peça já emocionou mais de 2 milhões de pessoas, mobiliza e leva o público a refl etir sobre o cotidiano. Existe algo mais além daquilo que se possa alcançar com os cinco sentidos? In-gressos disponíveis a R$ 9,90 no site de compras coletivas Weekmania (www.weekmania.com.br). Teatro Corinthians. Rua São Jorge, 777, Tatuapé, São Paulo. Sábado, às 19h.

A Ilha de MadagascarAté 26 de agostoO espetáculo conta a história de um grupo de animais que vive com regalias no Zoológico do Jabaquara. Tudo vai bem, até que um deles desaparece, levando os outros a fugir do zoológico para encontrá-lo. Depois de causarem tumulto na cidade, um grupo de defensores dos direitos dos animais resolve enviá-los de volta para a África, mas um acidente no meio do caminho faz com que cheguem à Ilha de Madagascar. Agora, os bichos terão de adaptar-se ao ambiente selvagem, totalmente diferente da vida que levavam no zoológico. Ingressos disponíveis a R$ 9,90 no site de compras coletivas Weekmania (www.weekmania.com.br). Teatro Ruth Escobar. Rua dos Ingleses, 209, Bela Vista, São Paulo. Sábados e domingos, às 15h30.

Div

ulg

ação

Page 53: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

53

5327 de julho de 2012

4964.00994218.2540Av. Mal. Humberto de Alencar C. Branco, 943Vila Augusta - Guarulhos - SP

rpprime.com.br

Cartucho NOVO

mais barato

que RECARGA

HP21 | 27 | 56

R$ 23,90

22 | 28 | 57

R$ 34,90

EPSONT0731 | 3233 | 34

R$ 10,90

HP Q2612A

R$39,90

HPCB435

CB436 | CB285R$44,90

cada

BrotherTN 410 | 420 | 450

R$69,90

CONSULTENOS TAMBÉM SOBRE LOCAÇÃO E VENDA DE IMPRESSORAS E COPIADORAS

Brother TN 360

R$49,90 cada

Samsung SCX 4200

R$52,90

SCX4521

R$49,90cada

TN650

R$59,90cada

COMBO

60 BK XL 60 Color XL

para cartuchos de tintas

R$89,90

PROMOÇÕES

60 Color XL

Page 54: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

54

54

A era do gelo 4“Ice Age: Continental Drift”, EUA, 2012, Direção: Steve Martino e Mike Thurmeier. Sempre em busca de sua co-biçada noz, o esquilo Scrat provoca, sem querer, a sepa-ração dos continentes. A si-tuação leva a mudanças em vários locais. Em um deles, os amigos Manny (Ray Ro-mano/Diego Vilela), Diego (Denis Leary/Márcio Garcia) e Siid (John Leguizamo/Ta-deu Mello) estão alojados. Um terremoto faz com que o trio fique preso em um iceberg, enquanto que Ellie (Queen Latifah/Carla Pom-pílio) e a pequena Amora (Keke Palmer/Bruna Laynes) permaneçam no continente. Em alto mar, Manny promete que irá encontrá-las a qual-quer custo, mas, para tan-to, precisará enfrentar peri-gosos piratas e o canto das sereias. Animação, 96 min, classificação: livre. Shop-ping Bonsucesso: 13h, 14h, 15h, 16h , 17h, 19h, 21h (du-

blado). Internacional Sho-pping: 10h45, 11h10, 13h10, 15h30 (dublado).

A era do gelo 4 - 3DVer sinopse em “A era do gelo 4”. Internacional Shopping: 11h30, 13h50, 16h10, 18h40, 21h (dublado). Sessão que será exibida somente nos dias 27 e 28 de julho (sexta e sába-do): 23h20 (dublado).

Armadilha“ATM”, EUA, 2012, Direção: David Brooks. Emily (Alice Eve), Corey (Josh Peck) e Da-vid (Brian Geraghty) são co-legas de trabalho, mas pas-sarão a ter mais uma coisa em comum quando caem nas garras de um maníaco que aprisiona suas vítimas em um caixa eletrônico. Sus-pense, 90 min, classifi cação: 14 anos. Internacional Sho-pping: 21h50 (legendado). Sessão que será exibida so-mente nos dias 27 e 28 de julho (sexta e sábado): 0h10 (legendado).

Chernobyl“Chernobyl Diaries”, EUA, 2012, Direção: Bradley Parker. Seis jovens turistas resolvem fazer um passeio turístico di-ferente para fugir da mesmi-ce. Ignorando todos os avisos de perigo, eles irão à cidade de Pripyat, que há 25 anos foi devastada pelo aciden-te nuclear de Chernobyl. De-pois de uma volta pelo local, percebem que seres estra-nhos estão acompanhando o grupo. Ao notar que não es-tão sozinhos, coisas aterrori-zantes acontecem. Terror, 88 min, classifi cação: 14 anos. Internacional Shopping: 18h, 20h10, 22h20 (dublado).

E aí, comeu?Nacional, 2012, Direção: Fe-lipe Jo� ly. Recém-separado, Fernando (Bruno Mazzeo) passa boa parte do seu tem-po tentando compreender os motivos do fracasso de seu casamento com Vitória (Tai-ná Müller), enquanto que Ho-nório (Marcos Palmeira) é um

jornalista machão, casado com Leila (Dira Paes). Já Fon-sinho (Emilio Orciollo Netto), é um escritor solteiro, metido a intelectual. Juntos, eles bus-cam entender o papel do ho-mem neste mundo atual, po-voado por mulheres de ideias modernas. Comédia, 102 min, classifi cação: 14 anos. Inter-nacional Shopping: 12h10, 14h40, 17h05, 22h. Sessão que será exibida somente nos dias 27 e 28 de julho (sexta e sábado): 0h25. Sessão que não será exibida nos dias 31 de julho e 2 de agosto (terça e quinta): 19h30.

Luz nas trevasNacional, 2012, Direção: He-lena Ignez e Icaro C. Martins. Retrata a trajetória de Jorge Bronze, conhecido pelo co-dinome Tudo-ou-Nada (An-dré Guerreiro). Ele é fi lho do famoso Bandido de Luz Ver-melha (Ney Matogrosso), que assaltava casas de ricos paulistanos e foi transforma-do em ícone pelo jornal No-

[ C

INE

MA

]

31 minutosNacional, 2012, Direção: Álvaro Díaz e Pedro Peirano. Juanín atua como produtor no famoso noticiário de TV 31 Minutos. Ele é o último de sua espécie, uma raridade que desperta o interesse de uma malvada colecionadora de animais em extinção, conhecida como Cachirula. Ela só precisa dele para completar sua exótica coleção. Contando com a ajuda de Tio Careca, ela dá início a uma caçada pelo último membro dos juanines. Juanín acaba raptado e levado até o fantástico castelo de vilão, onde são mantidos todos os animais de sua coleção. A atrapalhada equipe do programa 31 Minutos irá procurar pelo amigo e companheiro de trabalho, sem saber que acabarão enfrentando um verdadeiro exército. Comédia, 88 min, classifi cação: livre. Internacional Shopping: 12h30.

Divulgação

Page 55: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

55

5527 de julho de 2012

Page 56: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

56

56

tícias Populares. Por outro lado, aborda a vida de Luz Vermelha em um presídio de segurança máxima, mos-trando como ele lida com a fama de ser um dos crimino-sos mais famosos do Brasil. Drama, 83 min, classifi cação: 14 anos. Internacional Shop-ping: 19h30 - esta sessão será exibida somente nos dias 31 de julho e 2 de agosto (terça e quinta).

Madagascar 3“Madagascar 3: Europe Most Wanted”, EUA, 2012, Dire-ção: Eric Darnell e Tom Mc-Grath. Os amigos Alex (Ben Stiller), Marty (Chris Rock), Melman (David Schwimmer), Gloria (Jada Pinkett Smith), rei Julien (Sacha Baron Co-hen) e os pinguins deixam o continente africano rumo à Europa. Eles vão parar em Mônaco, onde passam a ser perseguidos por uma obce-cada agente de controle ani-mal (Frances McDormand). Em plena fuga, o grupo en-

contra abrigo em um circo em crise. Logo, eles passam a ajudá-lo, iniciando um pro-cesso de revitalização, que poderá levá-los a uma turnê nos Estados Unidos, e con-sequentemente de volta para casa. Animação, 93 min, clas-sifi cação: livre. Internacional Shopping: 12h40, 15h, 17h30, 19h40 (dublado).

O espetacular Homem-Aranha“The Amazing Spider-Man”, EUA, 2012, Direção: Marc Webb. Peter Parker (Andrew Garfield) é um rapaz tími-do e estudioso, que iniciou, há pouco tempo, um namo-ro com a bela Gwen Stacy (Emma Stone), sua colega de colégio. Ele vive com os tios, May (Sally Field) e Ben (Mar-tin Sheen), desde que foi deixado pelos pais, Richard (Campbell Scott) e Mary (Embeth Davidtz). Certo dia, o jovem encontra uma mis-teriosa maleta que perten-ceu ao seu pai. O artefato faz

com que visite o laboratório do Dr. Curt Connors (Rhys Ifans) na Oscorp. Parker está em busca de respostas sobre o que aconteceu aos pais, só que acaba entrando em rota de colisão com o perigoso alter ego de Connors, o vilão Lagarto. Aventura, 137 min, classificação: 10 anos. Sho-pping Bonsucesso: 18h10, 21h20 (dublado). Interna-cional Shopping: 15h10, 18h20, 21h30 (dublado). Ses-são que será exibida somente nos dias 27 e 28 de julho (sex-ta e sábado): 0h30 (dublado).

O espetacular-Homem Aranha 3DVer sinopse em “O espetacu-lar Homem-Aranha). Inter-nacional Shopping: 11h, 14h, 17h20, 20h30 (dublado). Ses-são que será exibida somen-te nos dias 27 e 28 de julho (sexta e sábado): 23h40 (du-blado).

Valente“Brave”, EUA, 2012, Direção:

Brenda Chapman e Mark An-drews. A jovem princesa Me-rida não quer saber da vida de realeza, e não gosta nem de pensar em ser apenas mais uma esposa para o filho de algum lorde. Indo contra as tradições e os costumes, desafia seus pais ao perse-guir o sonho de tornar-se uma arqueira e, com isso, coloca em risco o reinado de seu pai, o Rei Fergus. Aven-tura, 100 min, classificação: livre. Shopping Bonsucesso: 13h30, 14h10, 15h45, 16h40, 17h50, 18h50, 19h50, 21h10, 22h (dublado). Internacio-nal Shopping: 10h40, 12h30, 13h10, 14h50, 15h30, 17h20, 17h50, 19h40, 20h10, 22h10, 22h30 (dublado).

Valente - 3DVer sinopse em “Valente”. In-ternacional Shopping: 10h50, 13h20, 15h40, 18h10, 20h40 (dublado). Sessão que será exibida somente nos dias 27 e 28 de julho (sexta e sábado): 23h10 (dublado).

Divulgação

[ C

INE

MA

]

Batman - O cavaleiro das trevas ressurge“Batman: The Dark Knight Rises””, EUA, 2012, Direção: Christopher Nolan. Oito anos após os eventos ocorridos em Batman - O Ca-valeiro das Trevas, o terrorista Bane (Tom Hardy) retorna para Gotham City, provocando o pânico e o desespero. Sem forças para enfrentar o terrível criminoso, sedento de sangue, a polícia da cidade chega ao seu limite, fazendo com que Batman (Christian Bale) retorne de seu exílio, por ter sido responsabilizado pelos crimes de Harvey Dent. A hora da vingança está chegando. Resta saber quem sairá vencedor? Bruce Wayne também terá que lidar ainda com a presença da misteriosa Selina Kyle (Anne Hathaway), que em pouco tempo se transforma na Mulher-Gato. Ação, 165 min, classifi cação: 12 anos. Shopping Bonsucesso: 12h30, 14h, 15h50, 17h20, 19h10, 20h40. Internacional Shopping: 10h40, 11h20, 12h20, 12h50, 13h40, 14h10, 14h50, 15h50, 16h20, 17h10, 17h40, 18h30, 19h20, 19h50, 20h50, 21h20 (dublado). Sessões a serem exibidas somente nos dias 27 e 28 de julho (sexta e sábado): 23h, 23h30, 0h20 (dublado). 11h50, 15h20, 18h50, 22h30 (legendado).

Page 57: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

57

5727 de julho de 2012

11 2358-602511 2358-5653 www.lerman.com.br

LERMAN

Page 58: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

58

58

/// AMOR AO PRÓXIMOSolidariedadeO albergue, mantido pela Secretaria de Assistência So-cial, acolhe e oferece abrigo temporário para moradores de rua. Especialmente nos dias mais frios, se encon-trar alguém em situação de vulnerabilidade, entre em contato com o albergue e informe a localização do necessitado. Albergue: Rua Harry Simonsen, 275, Cen-tro. Tel.: 2475-3184

Campanha do AgasalhoO Fundo Social de Solidarie-dade promove Campanha do agasalho até o dia 31 de ju-lho. Este ano, além de blusas e cobertores, o movimen-to precisa arrecadar fraldas geriátricas, roupas para be-bês e cadeiras de roda. Dei-xe sua colaboração em um dos postos de coleta na pela cidade, ou ligue para 2408-3153 e solicite a retirada da doação em casa.

/// ARTESEncontro e Intervenções de Artes Visuais29 de julhoA Secretaria de Cultura rea-lizará Encontro & Interven-ções, onde o espaço, ao ar li-vre, será disponibilizado para integração entre diversas lin-guagens das artes visuais. Entrada franca. Centro Per-manente de Exposições de Arte Profº José Ismael Praça Cícero Miranda, s/n, piso su-perior, Lago da vila Galvão. Domingo, às 14h.

/// CIDADANIAFeirão Serasa Limpa NomeAté 28 de julhoA Serasa Experian realiza o Feirão Limpa Nome, ação que possibilitará que apro-ximadamente 2,5 milhões de consumidores tenham des-contos individuais no valor das dívidas. Expo Barra Fun-da. Rua Tagipuru, 1.000, Bar-ra Funda. Sábado e domingo, das 9h às 17h .

/// CURSOS E OFICINASCapacitação profi ssionalO governo de São Paulo abriu mais de 37 mil vagas em cur-sos gratuitos de capacitação profi ssional do programa Via Rápida Emprego, distribuídas entre 491 municípios e que contemplam diversas espe-cialidades. É preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfa-betizado e residir no Estado de São Paulo. Há 686 vagas disponíveis em Guarulhos.

Detalhes e inscrição: www.viarapida.sp.gov.br

Semana de Recreação e Atividades TeatraisAté 27 de julhoO arte-educador Rafael Stre-low Leite reúne a criançada para a prática de atividades infantis (gincanas, perfor-mances teatrais, RPGs) volta-das à recreação e invenção/interpretação de persona-gens. Indicação: a partir dos 7 anos. Informações: 2443-2749. Biblioteca do CEU Pon-te Alta. Rua Pernambuco, 836, Jardim Ponte Alta. Se-gunda a sexta, às 14h30.

Encontro & Intervenções29 de julhoO espaço do Centro Perma-nente de Exposições de artes será colocado à disposição do público, para que haja integra-ção entre diversas linguagens das artes visuais, funcionando como um ateliê aberto. Entra-da franca. Praça Cícero Miran-da, s/n, Piso Superior, Lago de vila Galvão, vila Galvão. Do-mingo, às 14h.

XXII Jornada de Pediatria de Guarulhos4 de agostoEstão abertas as inscrições para a XXII Jornada de Pedria-tria de Guarulhos, promovida pelo grupo Carlos Chagas. O evento reunirá médicos, resi-dentes e acadêmicos de me-

dicina de todo o país com interesse em investir em atu-alização, através de de con-ferências e mesas de deba-tes. Inscrições gratuitas: (11) 2463-5105/2409-6855/2463-5102. Anfi teatro do Aché La-boratórios. Rodovia Presiden-te Dutra Km 222,2. Sábado, das 7h30 às 13h30.

Cursos Gratuitos De Informática Para Defi cientesAté 5 de agostoO Centro de Integração Em-presa-Escola (CIEE) ofere-ce gratuitamente cursos de aperfeiçoamento em infor-mática (Word, Excel, Power-point e outros) às pessoas com defi ciência que se ca-dastrarem para oportunida-des de emprego no estande do Projeto Oportunidades Es-peciais. Informações: 2090-7400. Shopping Metrô Tatu-apé. Radial Leste com a Rua Tuiuti, Tatuapé. Todos os dias, das 10h às 22h.

/// ESPORTES2º Arrastão Cultural edição Skate-Arte-Musica 29 de julhoO 2º Arrastão Cultural edi-ção Skate- Arte- Musica terá campeonato de skate Best Trick, Haverá, também a Ex-posição Arte & Movimento by Maxwell Porto & Laurence Realli, com mostra de pran-chas (shapes) customizados e quadros com fotos. Haverá

shows com bandas de rock, reggae e grupos de rap. Ins-crições para o Best Trick de-vem ser feitas no dia e local do evento, e é recomendável a doação de um agasalho. Entrada Gratuita. Tel.: 7979-9560 (João Ferreira). Brah-ma Skate Park. Rua São Pau-lo, s/n, vila Tijuco. Domingo, das 10h às 18h.

/// EXPOSIÇÕESLinhas, Fios e Tramas, de Andréa GuedesAté 29 de julhoExposição de desenho em que a artista faz refl exão so-bre a linha expressiva no de-senho, através de grafi smo pessoal. Entre outras escolhas estéticas, a artista usa fi os de cabelos humanos para a con-cepção das obras. Abertura dia 7 (sábado), às 19h. Entrada franca. Centro Permanente de Exposições de Arte Professor José Ismael. Praça Cícero Mi-randa, s/n.º, Lago de vila Gal-vão. Quarta a domingo, das 8h às 12h, e das 14h às 17h, exceto feriados.

/// LITERATURALançamento do livro Nem heróis, nem vilões28 de julhoO jornalista Moacir Assun-ção lança o livro Nem heróis, nem vilões, em que aborda fatos e traz novas revelações sobre a Guerra do Paraguai. A obra, editada pela Editora

[ A

GE

ND

A ]

9ª Olimpíada da Melhor Idade Até 9 de agostoA 9ª edição da Olimpíada da Melhor Idade de Guarulhos (OMIG) está com inscrições abertas. A participação é gratuita e as entidades interessadas precisam protocolar o requerimento de ins-crição no site. Interessados em fazê-lo individualmente serão incluídos nos núcleos da Secreta-ria de Esporte, Recreação e Lazer. Informações: 2087-6870, www.guarulhos.sp.gov.br ou compa-recer na Secretaria (rua Gastão Vidigal, 120, Centro). De segunda a sexta, das 8h às 17h.

Page 59: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

59

5927 de julho de 2012

Page 60: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

60

60

Record, tem ilustração com fotos de Márcia Pinto. Após o lançamento do livro haverá apresentação musical de Eri-ca Cardial. Informações: Tel.: 11 2414-4408. Barreto Filmes – Cine Pub. Rua Cristovão Colombro, 254, Jardim vila Galvão. Sábado, às 19h

Feira de Troca Livros30 e 31 de julhoSerão aceitos para troca todos os tipos de livros, com exce-ção de técnicos e didáticos, e gibis em bom estado de con-servação. Informações: 2443-2749. Biblioteca do CEU Pon-te Alta. Rua Pernambuco, 836, Jardim Ponte Alta. Segunda e terça, das 8h30 às 16h45.

/// MÚSICASamba no PimentasDia 29Com o apoio cultural da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavales-cos de Guarulhos - Liesg, da Liga Guarulhense de Capo-eira e do Centro Cultural Es-portivo Parque das Nações, acontece a inauguração da sede da nova escola de samba Tok Final Pimentas. A animação fica por conta dos grupos Voraz, Samba da Garoa, Pagode do Sobrado, Arquivo Popular, além dos cantores Walmir Oliveira e Ivan Borges. Haverá a pre-sença da escola de samba Unidos de Vila Maria (SP) e do Flamengo da Vila Maria. Entrada gratuita. Informa-ções : 6887-4533. Rua Tasso Fragoso, 20, Parque das Na-ções. Domingo, às 13h.

/// SERVIÇOFácil Móvel no jardim Maria DirceAté 28 de julho A unidade móvel está em atendimento para os mora-dores do jardim Maria Dir-ce, ao possibilitar o acesso a mais de setecentos servi-ços da Prefeitura e do Saae, como parcelamento e le-vantamento de débitos; 2ª via de IPTU e conta de água; certidão negativa; atualiza-ção cadastral; abertura de empresa, entre outros. Cru-zamento da rua Ubaitaba com a viela Volga. De segun-da a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 9h às 13h.

/// SOLIDARIEDADEOfi cina de Armazenamento28 de julhoO programa Mãos que Aju-dam, da Igreja de Jesus Cris-to dos Santos dos Últimos

Dias, promove oficinas que ensinam técnicas de arma-zenamento que utilizam alho e garrafas pet para pro-longar o tempo de valida-de dos alimentos. Depois de armazenados, os alimentos são doados a instituições de caridade. Informações: 2088-0150/9636-0580 ou no site www.maosqueajudam.com.br. Capela Jardim Bela Vista. Rua Santa Maria da Vi-tória, 67, jardim Bela Vista. Sábado, das 10h às 11h.

Campanha Bombeiro Sangue BomAté 31 de julhoEm comemoração ao Dia do Bombeiro (2 de julho), a cor-poração organiza a campa-nha para conscientizar so-bre a doação de sangue. Em Guarulhos, os postos de co-leta são o Hospital Stella Ma-ris (rua Maria Cândida Pe-reira, 770, Itapegica), das 8h às 12h; o Hospital Geral (rua Ala dos Lírios, 200, Parque Cecap), das 7h30 às 15h30; e a unidade móvel, no prédio da pós-graduação da UnG (praça Tereza Cristina, 1, ao lado da Igreja Matriz), das 8h às 14h. Quem doar nas uni-dades do Corpo de Bombei-ros na cidade (avenida Mon-teiro Lobato, 480, Macedo;

ou na avenida Maria Ubal-dina do Espírito Santo, 731, Bom Clima) receberá uma sacola retornável. Informa-ções: 193, www.corpode-bombeiros.sp.gov.br e www.facebook.com/corpodebom-beirosdapmesp.

/// OPORTUNIDADEVagas de trabalhoA padaria Braseiro abriu va-gas para atendente de bal-cão, auxiliar de cozinha e cozinheiro. São oferecidos salário, vale transporte, plano de saúde, refeição no local – café da manhã e almoço. Deixar currículo no local. Pa-daria Braseiro. Rua Mariana Ubaldina do Espírito Santo, 779, Macedo. Tel.: 2468-8359.

Edital EDP 2012: Desenvolvimento Humano e Social Até 13 de agosto A EDP no Brasil, entidade responsável pela atuação da EDP Bandeirante em Gua-rulhos e que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, lança edital que selecionará projetos cultu-rais, esportivos e socioam-bientais, para investimento das empresas da cidade. In-formações: www.edp.com.br/edital, editaledp@nucle-

odepatrocinio.com.br ou 3060-3128 (de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h).

/// POESIAA alma da poesia com Aura Gold11 de agosto O Espaço Novo Mundo pro-move o recital, no qual a po-etisa mostrará como a ins-piração e a poesia tomam forma e passam a ser senti-das por todos. Após o recital haverá musical com Andra-de e Cristiano. Informações: 4963-1133 ou www.espaco-novomundo.com.br. Livra-ria Nobel. Avenida Salga-do Filho, 1.453, jardim Maia. Quarta, às 18h30.

/// WORKSHOPHQ Company: Mangá e História em Quadrinhos29 de julhoA HQ Company promove-rá workshop no projeto En-contro & Intervenções. Va-gas: 20. Inscrições gratuitas. Informações e inscrições: 2451-5184 ou [email protected]. Centro Permanente de Ex-posições de Arte Prof. José Ismael. Praça Cícero Miran-da, s/nº, piso superior, Lago da vila Galvão. Domingo, das 14h às 16h.

Férias no MuseuAté 28 de julhoO Museu da Casa Brasileira realiza o programa “Uma tarde no museu”, com atividades vol-tadas para toda a família. Os visitantes poderão conhecer o acervo do MCB e as exposições temporárias, “Olho Mágico - Uma visão dos interiores de Copacabana”, “São Paulo: da cidade informal aos novos bairros” e “Seleção + 22: concurso do cartaz”, em uma visita educativa e divertida. Além disso, joqos e brincadeiras interativas. Entrada gratuita. Museu da Casa Brasileira. Avenida Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano. Tel.: 3032-3727. Sábado, às 14h30.

Page 61: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

61

6127 de julho de 2012

Page 62: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

62

62

[ C

LA

SSIF

ICA

DO

S ]

[ dentistas ]

[ cursos ]

[ diversão]

[ foto & vídeo ]

[ limpeza ]Conservatório Musicalde Guarulhos. Aulas de música, todos os instrumentos e canto. Rua João Gonçalves, 52 – Centro – tel. 2409-5830

De R$ 49,00 p/ R$ 15,90Curso Preparatório para Concurso da Receita Federal (Auditor Fiscal e Analista Tributário). www.weekmania.com.br

/weekendrevista

[ serviços ]Conserto de plasma e LCDPosto de serviço autorizado www.videotape.com.brTels. 2440-8902 / 2409-1054

Design Gráfi co Mariana VasquezCartão de Visita, Flyer, Folders etcwww.kawek.com.br/marianavasquezTels.8881-9182 / 7822-5415

De R$ 79,90 p/ R$ 39,90Aspirador de Pó 12V para carros, no Completão. Frete Grátis para todo o Brasil. www.weekmania.com.br

Page 63: Revista Weekend - Edição 140

63C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

AF Anuncio Guarulhos (Rosa 21x27).pdf 1 7/25/12 4:51 PM

Page 64: Revista Weekend - Edição 140

meia página

crédito

re

vista

64

64


Top Related