Transcript
Page 1: Revista Nomar 878 Jun.2015
Page 2: Revista Nomar 878 Jun.2015

2

Nomar - junho 2015 - nº 878

Centro de Comunicação Social da Marinha

Diagramação e Arte Final: CB-DA Daniel Teodolino Barbosa TorresTiragem: 30 mil exemplaresSe desejar receber o Nomar por e-mail, cadastre-se em: [email protected], digitando no campo assunto: “Nomar Digital”MB na Internet: www.marinha.mil.br

Siga a Marinha:

Centro de Comunicação Social da MarinhaEsplanada dos Ministérios - Bl. N, anexo A, 3º andar Brasília - DF - CEP 70.055-900Tel.: (0xx61) 3429-1831/ Fax: (0xx61) 3429-1027Diretor do CCSM: C Alte Flávio Augusto Viana RochaChefe do Departamento de Produção e Divulgação: CF Marcos Aurélio de Oliveira SimasEncarregado da Divisão de Redação: CF Alessandro Barcellos VelasquezJornalistas responsáveis: 1° Ten (RM2-T) Allessandra Cintra de Paiva S. Moura Barreto – Reg. MTb 13914/DF e 1° Ten (RM2-T) Fernanda Mendes Medeiros de Oliveira – Reg. MTb 9438/DF

Esqu

adra

Operação “TROPICALEX/2015”

A Esquadra brasileira realizou, no período de 7 a 19 de junho, a Operação “TROPICALEX 2015/150 anos da Batalha Naval do Riachuelo”, na área ma-rítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). O propósito foi aprimorar o nível de adestramento das unidades navais e aerona-vais, bem como contribuir para abrilhantar as comemorações alusivas aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo.

Durante a Operação, foram realizados diver-sos exercícios, como: trânsito sob ameaça aérea, trânsito com oposição de superfície, transferência de óleo no mar, tiro antiaéreo sobre granada ilu-minativa, tiro sobre alvo de superfície, interdição de área marítima, entrada de porto com canal varrido e sob ameaça assimétrica, guerra eletrô-nica, guerra cibernética e guerra antissubmarino.

A TROPICALEX foi desenvolvida numa área marítima de grande importância estratégica para o País, uma vez que abrange as bacias petrolí-feras de Santos, Campos, Mucuri, Cumuruxatiba, Jequitinhonha e Camamu-Almada. A escolha dessa região demonstra o compromisso da Marinha do Brasil com a proteção dos interesses nacionais na “Amazônia Azul”.

Os seguintes meios da Esquadra participa-ram da Operação coordenada pelo C Alte Renato

Batista de Melo, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra: Fragata “Rademaker”, com uma aeronave AH-11A “Super Linx” embarcada; Fragata “Liberal”, com uma aeronave UH-12/13 “Esquilo” embarcada; “Navio-Tanque “Marajó”; e Fragata “Greenhalgh”. Além desses, o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, o Navio-Patrulha “Gravataí”, os Navios-Varredores “Anhatomirim” e “Araçatuba”, bem como as aeronaves P-3AM, P-95 e A-1 da Força Aérea Brasileira e a aeronave AF-1 “Skyhawk” da MB, também foram empregados.

No dia 14 de junho, em comemoração aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, foi realizado um Desfile Naval na orla de Salvador (BA).

Fragata “Rademaker” realiza ação de presença na Bacia de Campos

Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”

Page 3: Revista Nomar 878 Jun.2015

Nomar - junho 2015 - nº 878

Centro de Comunicação Social da Marinha 3

Militares da Marinha reunidos em Natal, para adestramentos no avião modernizado

Primeiro Helicóptero “Lynx” a ser modernizadoinicia o seu transporte para o Reino Unido

Aeronave N-4001 preparada para o deslocamento para o porto do Rio de Janeiro

No dia 9 de junho, teve início o transporte do primeiro helicóptero “Lynx” (N-4001) a ser modernizado no Reino Unido, como parte do cronograma previsto no contrato assinado entre a Marinha do Brasil e a empresa Agusta Westland para a remotorização e a modernização das aeronaves AH-11A “Super Lynx”.

A aeronave foi transportada para o porto do Rio de Janeiro (RJ), a fim de embarcar no navio que a levará até o porto de Tilbury, na Inglaterra. Em seguida, será transportada, por via terrestre, até a sede da empresa Agusta Westland, na cidade inglesa de Yeovil.

A aeronave N-4001 será o protótipo do programa, que contempla a remotorização e a revitalização dos sistemas aviônicos de oito helicópteros “Lynx”. Seu regresso ao Brasil está previsto para o 2º semestre de 2017.

A modernização das aeronaves AH-11A permitirá que a Aviação Naval disponha de uma aeronave com sensores e equipamentos no estado da arte, representando um grande salto na capacidade aeronaval da Marinha do Brasil.

Marinha do Brasil realiza voos com o primeirocaça AF-1B modernizado pela Embraer

No período de 1º a 12 de junho, a Marinha do Brasil realizou qualificações e adestramentos de pilotos no primeiro caça AF-1B modernizado pela Embraer.

As atividades realizadas foram: ataque terrestre e emprego ar-solo; qualificação de apoio aéreo aproximado; adestramento de voo; formatura básica; e procedimentos para lançamento de mísseis e bombas de aviação.

A pista da Base Aérea de Natal, na cidade de Maxaranguape (RN), foi escolhida por ser, no Brasil, a que reúne as melhores condições para emprego ar-solo. “É uma área ampla, plana e sem população no entorno. A raia de tiro é muito bem delineada.

Um cenário muito propício ao treinamento”, afirmou o Comandante do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) da Marinha, CF Emerson Gaio Roberto.

Foram modernizados os sistemas de geração de energia e instalados um radar multi-modo (terra/ar), um sistema de navegação de emprego de armamentos e sensores de detecção de possíveis inimigos. “Foi ampliada a capacidade de combate aéreo, representando um grande incremento operacional para a Marinha”, destacou o Comandante Gaio.

Após os testes realizados, outras 11 aeronaves passarão por esse processo nos próximos anos.

Page 4: Revista Nomar 878 Jun.2015

4

Nomar - junho 2015 - nº 878

Centro de Comunicação Social da Marinha

NApOc “Ary Rongel” realiza comissão de apoio aoPosto Oceanográfico da Ilha da Trindade

O Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel” realizou a comissão “POIT III/PROTRINDADE” no período de 21 de maio a 1º de junho. A comissão faz parte do apoio logístico prestado pela Marinha do Brasil ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), bem como ao Programa de Pesquisas Científicas da Ilha da Trindade (PROTRINDADE).

O POIT é um destacamento subordinado ao Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), mantido pela Marinha, desde 1957, na Ilha da Trindade, localizada a aproximadamente 600 milhas náuticas de Vitória (ES). O apoio logístico prestado a cada dois meses pelo Com1ºDN consiste no transporte de gêneros alimentícios e diversos materiais necessários à subsistência da guarnição e à manutenção das atividades desenvolvidas.

O PROTRINDADE, criado em 2007 com o objetivo de sistematizar a ida de pesquisadores à ilha, é coordenado pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar. Em sua 41ª expedição, a terceira do ano de 2015, estão sendo apoiados os seguintes projetos: monitoramento da variabilidade regional do transporte de calor; estudo sobre baleias e golfinhos e a morfologia dos caranguejos; e consequências da extinta ocupação de cabras sobre a vegetação local.

A presença permanente dos militares da Marinha do Brasil e dos pesquisadores assegura ao Brasil o direito de explorar os recursos existentes em uma imensa área marítima, de 200 milhas náuticas ao redor da Ilha, chamada “Zona Econômica Exclusiva”, que constitui uma expressiva parcela da “Amazônia Azul”.

NApOc ‘’Ary Rongel’’ realizando apoio logístico à Ilha da Trindade

Comandante da FTM-UNIFIL transferindo o Pavilhão da Organização das Nações Unidas ao Comandante da Fragata “União”.

Fragata “União” assume função de navio capitânia da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL

No dia 10 de junho, em cerimônia realizada a bordo do Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” – atracado no porto de Beirute, Líbano – a Fragata “União” assumiu, pela terceira vez, a função de navio capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).

O NPaOc “Apa”, primeiro navio de sua classe a integrar a FTM-UNIFIL, demonstrou, ao longo dos 41 dias em que esteve incorporado à Força-Tarefa, grande versatilidade e capacidade operacional,

tendo atingido todos os requisitos exigidos para o cumprimento da missão.

A cerimônia de handover, presidida pelo Comandante da FTM-UNIFIL, C Alte Flavio Macedo Brasil, contou com as presenças do Embaixador do Brasil para o Líbano, Jorge Geraldo Kadri; do Comandante da Marinha do Líbano, Almirante Nazih Jbaily; bem como de representantes de diversos setores da sociedade libanesa, das Forças Armadas libanesas e da UNIFIL.

Page 5: Revista Nomar 878 Jun.2015

Nomar - junho 2015 - nº 878

Centro de Comunicação Social da Marinha 5

Lançamento de boia

Navio-Balizador “Comandante Manhães” faz rodízio de boias de sinalização náutica do porto do Recife

O Navio-Balizador “Comandante Manhães” realizou, no período de 1º a 11 de junho, um rodízio de boias de sinalização náutica do porto do Recife.

No total, quatro boias foram substituídas, com destaque para a de Ituba, que ficou à deriva devido a condições meteorológicas adversas e foi resgatada por uma equipe da Capitania dos Portos de Pernambuco.

O navio também contou com o apoio de militares do Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste.

O trabalho do Navio-Balizador “Comandante Manhães” contribuiu para incrementar a segurança da navegação na região, importante atribuição da Autoridade Marítima, que, no Brasil, é exercida pela Marinha.

Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes forma nova turma de atletas de alto rendimento

Atletas que ingressaram na Marinha do Brasil

Foi realizada, no dia 1º de junho, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia de formatura de novos atletas de alto rendimento da Marinha do Brasil. Na ocasião, dez atletas foram nomeados Terceiros-Sargentos e um atleta Marinheiro.

Desde o dia 13 de abril, 15 atletas de seis modalidades (Taekwondo, Boxe, Atletismo, Levantamento de Peso, Judô, Vela e Beach Soccer) viveram uma nova e diferente realidade. Eles ingressaram nos Estágios de Habilitação e de Aplicação para Praças da Marinha, ministrados no CEFAN. Durante 45 dias, receberam conhecimentos relacionados à formação militar naval, ordem unida e treinamentos específicos de acordo com suas modalidades, além de terem participado de adestramentos de tiro e visitas a meios da Esquadra, ao Centro de Avaliação da Ilha da

Marambaia e à Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, dentre outras. Atualmente, a Marinha do Brasil conta com 219 atletas de alto

rendimento, em 20 modalidades esportivas, e figura como uma das principais incentivadoras do desporto nacional. A MB investe em preparação física, assistência médico-odontológica, além de oferecer, no CEFAN, áreas de treinamento e o melhor centro de reabilitação físico-funcional do País.

Page 6: Revista Nomar 878 Jun.2015

6

Nomar - junho 2015 - nº 878

Centro de Comunicação Social da Marinha

Cap

a

Militares doando sangue no Rio de Janeiro (RJ) Troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes (DF)

Foto: Felipe Barra/MD

O dia 11 de junho foi escolhido como a Data Magna da Marinha do Brasil, para homenagear e reconhecer o sacrifício e os exemplos de bravura e patriotismo demonstrados pelos marinheiros que combateram na Batalha Naval do Riachuelo (1865) e conquistaram a maior vitória naval da História do Brasil, que

contribuiu para a consolidação de um País uno, forte e soberano.Este ano, a Data Magna foi revestida de um caráter especial, uma vez que a heroica vitória completou 150

anos. Para marcar essa efeméride, diversas atividades e eventos comemorativos foram realizados por todo o País e no exterior.

Campanha nacional de doação de sangueCoordenada por todos os Distritos Navais, uma

campanha nacional de doação de sangue deu início às atividades. Militares da MB contribuíram para aumen-tar os estoques dos bancos de sangue de hemocentros de todo o País.

Substituição da Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes

No dia 7 de junho, a Marinha do Brasil coordenou a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional que fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). O evento foi acompanhado por um grande número de pessoas, com destaque para uma expressiva quantidade de crianças de esco-las do Distrito Federal.

Nomar - junho 2015 - nº 878

Sesquicentenário da Batalha Naval do Riachuelo

Page 7: Revista Nomar 878 Jun.2015

Nomar - junho 2015 - nº 878

Centro de Comunicação Social da Marinha 7

Capa

Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília

Cerimônias militares e imposição da medalha da Ordem do Mérito Naval

Os Distritos Navais realizaram, no dia 11 de junho, a tradicional cerimônia militar marcada pelo içamen-to dos Sinais de Barroso, pela execução dos toques da Vitória e de Comandante-em-Chefe, acompanha-dos por uma salva de tiros de canhão.

Outro ponto alto da solenidade é a imposição da medalha da Ordem do Mérito Naval – comenda destinada a premiar os militares da Marinha que se tenham distinguido no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e institui-ções civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham

prestado relevantes serviços à Marinha do Brasil.Em Brasília, a cerimônia foi presidida pelo Vice-

Presidente da República, Michel Temer. Em sua Ordem do Dia, o Comandante da Marinha, Alte Esq Eduardo Bacellar Leal Ferreira, destacou a impor-tância da vitória na Batalha Naval do Riachuelo para a Marinha e para o Brasil: “Essa data representa um marco na história do nosso País. Na época, a atuação da Marinha foi decisiva para manter nossa integridade e eu tenho muito orgulho daquela manhã e de tudo que a Marinha vem construindo em prol do Brasil”.

No Rio de Janeiro, a cerimônia presidida pelo Comandante de Operações Navais teve como des-taque um desfile do Corpo de Aspirantes da Escola Naval.

Nomar - junho 2015 - nº 878

Sesquicentenário da Batalha Naval do Riachuelo

Page 8: Revista Nomar 878 Jun.2015

8

Nomar - junho 2015 - nº 878

Centro de Comunicação Social da Marinha

Cap

a

Visitação ao Navio-Patrulha “Bocaina”

Aposição Floral no monumento de mortos na Guerra da Tríplice Aliança

Cerimônia no Líbano, a bordo da Fragata “União”

Aposições florais

Em Salvador (BA), uma aposição floral no mo-numento aos mortos da Guerra da Tríplice Aliança, localizado na Praça Riachuelo, foi um dos destaques das comemorações.

Em Rio Grande (RS) – cidade de nascimento do Patrono Marinha, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré – a cerimônia militar teve início com uma aposição floral em seu túmulo.

Em Barra Bonita (SP), a solenidade, conduzida pela Capitania Fluvial do Tietê-Paraná, foi realizada na Praça Almirante Barroso. O evento também foi mar-cado por uma aposição floral no busto do Almirante Barroso.

Exposição e visitação pública

Em Belém, os destaques foram uma exposição de materiais da Marinha e uma visitação pública aos Navios-Patrulha “Pará”, “Bocaina”, Guarujá” e “Tucunaré”, e ao Aviso de Patrulha “Tucunaré”, na Estação das Docas, realizada no período de 3 a 7 de junho. Cerca de 20 mil visitantes prestigiaram os eventos.

Líbano

O Embaixador do Brasil para o Líbano, Jorge Geraldo Kadri, presidiu a cerimônia alusiva à Batalha Naval do Riachuelo realizada a bordo da Fragata “União”, navio capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL). Na ocasião, o Embaixador e o Adido de Defesa foram condecorados com a medalha da Ordem do Mérito Naval. A solenidade também contou com a presença de representantes das Forças Armadas libanesas, da UNIFIL e personalidades civis libanesas.

Page 9: Revista Nomar 878 Jun.2015

Nomar - junho 2015 - nº 878

Centro de Comunicação Social da Marinha 9

Aspirantes desfilam durante a cerimônia

No dia 6 de junho, 231 Aspirantes, sendo 11 do sexo feminino, integrantes da Turma “Almirante Saboia”, realizaram o juramento à Bandeira Nacional, que simboliza o compromisso de se dedicarem intei-ramente ao serviço da Pátria, com a promessa de defender a Nação brasileira, com o sacrifício da pró-pria vida.

O espadim, recebido durante a cerimônia, ma-terializa o compromisso solene, sendo usado, com poucas modificações em tamanho e desenho, pelos Aspirantes da Escola Naval, desde sua criação em

1782. Nove Aspirantes estrangeiros também recebe-ram o espadim, sendo dois de Angola, dois de Cabo Verde, dois do Líbano, um do Peru e dois do Senegal. Um dos destaques da cerimônia foi a presença de in-tegrantes da Turma Almirante “Cox”, que receberam seus espadins há exatos 50 anos.

O Comandante da Escola Naval, C Alte Marcelo Francisco Campos, ressaltou, em sua Ordem de Serviço, o simbolismo representado pelos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, reconhecendo o sa-crifício de tantos marinheiros em defesa da Pátria.

Regata da Escola Naval

70ª Regata Escola Naval

No dia 13 de junho, foi realizada a 70ª edição da tradicional Regata Escola Naval. A mais antiga instituição de ensino superior do Brasil abriu as portas da Ilha de Villegagnon para uma grande festa do lazer e do esporte. Cerca de 3.500 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o local histórico do Rio de Janeiro e participar das diversas atividades oferecidas.

O evento deste ano foi antecipado para que pudesse integrar as comemorações alusivas ao sesquicentenário da Batalha Naval do Riachuelo, celebrado no dia 11 de junho, Data Magna da Marinha do Brasil.

Considerada a maior prova náutica da América Latina, a regata reuniu dois mil atletas, de seis países, e aproximadamente 700 embarcações de diferentes classes: oceânicas, monotipos, escaleres, catamarãs, veleiros rádio controlados, windsurf e vela adaptada. Também foi realizada a 26ª Meia Maratona de Canoagem.

Além do espetáculo no mar, os visitantes puderam participar de atividades infantis, assistir a diversas apresentações musicais, conhecer meios do Corpo de Fuzileiros Navais e da Força Aeronaval, bem como participar de uma exposição que reuniu peças históricas da época da Batalha Naval do Riachuelo.

Escola Naval realiza Cerimônia deJuramento à Bandeira e Entrega de Espadim

Page 10: Revista Nomar 878 Jun.2015

10

Nomar - junho 2015 - nº 878

Centro de Comunicação Social da Marinha

Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira firma acordo com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

O evento contou com de mais de 120 militares e servidores civis

Diretor do IEAPM com a Reitora da UFRRJ

Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga realiza I Seminário de Disseminação do Conhecimento

O Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB) realizou, no dia 28 de maio, o I Seminário de Disseminação do Conhecimento. O evento foi apoiado pelas diretorias especializadas do setor da Secretaria-Geral da Marinha.

Com o tema “Excelência em Gestão Pública: do Planejamento ao Controle de Despesas”, o seminário contou com quatro apresentações de dissertações de mestrado, desenvolvidas por Oficiais intendentes, e foi encerrado com uma mesa redonda mediada pela Professora Doutora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fernanda Sauerbronntendo.

O propósito foi compartilhar o conhecimento desenvolvido pelos autores, possibilitando o debate e a identificação de eventuais aplicações práticas no âmbito da MB.

A participação de mais de 120 militares e servidores civis, de diversos setores da Marinha do Brasil, além de instrutores do CIANB e professores da UFRJ, fomentou

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) oficializaram, no dia 2 de junho, um acordo de cooperação técnico-científica que permitirá um maior intercâmbio no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de ciências físicas e naturais, tecnologia e engenharia, relacionadas ao meio ambiente marinho.

A reitora da UFRRJ, Professora Ana Maria Dantas Soares, acompanhada do pró-reitor de infraestrutura, Professor Valdomiro Neves Lima, e dos professores

debates amplos e profundos, propiciando o crescimento profissional dos participantes e um efetivo ganho de conhecimento para a Força.

Marcelo Neves e Márcio Nunes Miranda, foi recepcionada pelo Diretor do IEAPM, C Alte Oscar Moreira da Silva Filho. O grupo visitou os laboratórios de química, microscopia, biotecnologia marinha e acústica submarina.

O trabalho em conjunto deve englobar atividades de consultoria e coordenação de projetos; estudos, pesquisas e experimentos; proposição de cursos técnicos em diversos níveis e de programas de estágios para pesquisadores e alunos; além do intercâmbio de informações técnico-científicas.

Page 11: Revista Nomar 878 Jun.2015

Nomar - junho 2015 - nº 878

Centro de Comunicação Social da Marinha 11

Boletim Geocorrente da EGN recebe código ISSN

Periódico é produzido pelo Grupo de Pesquisa em Geopolítica Corrente da EGN

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia atribuiu, em 1º de junho, ao periódico Boletim Geocorrente, da Escola de Guerra Naval (EGN), o código ISSN 2446-7014. O ISSN, sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído.

O Boletim Geocorrente é um periódico produzido quinzenalmente pelo Grupo de Pesquisa em Geopolítica Corrente, vinculado ao Laboratório de Simulações e Cenários do Centro de Estudos Político-Estratégicos da EGN. Esse grupo é composto por pós-graduandos e graduandos em diversos cursos de oito instituições do Estado do Rio de Janeiro. Seus integrantes reúnem-se semanalmente para debater os fatos correntes do cenário internacional sob a lente teórica da Geopolítica, procurando identificar os elementos agravantes, motivadores e contribuintes para a escalada dos conflitos e crises em andamento, e seus desdobramentos.

Cercado por assessores e visitantes, Presidente da França visita futura aeronave da Marinha do Brasil

Presidente da França visita futura aeronave da Marinha do Brasil

No dia 15 de junho, por ocasião da abertura da 51ª Paris Air Show, o Presidente da França, François Hollande, visitou a aeronave modelo H-225M (ex-EC725) fabricada pela empresa Airbus Helicopters.

A Paris Air Show é uma feira internacional que

acontece desde 1909, a cada dois anos, na cidade francesa de Le Bourget, sendo considerada a mais antiga e importante feira de aviação do mundo.

A aeronave visitada foi a N-7107, que fará parte do inventário da Marinha a partir de sua entrega no Brasil, prevista para ocorrer ainda em 2015.

Page 12: Revista Nomar 878 Jun.2015

Jorn

al d

a Pr

aia

12

Nomar - junho 2015 - nº 878

Centro de Comunicação Social da Marinha

Capitania dos Portos de São Paulo coordena operação de entrada de equipamentos no porto de Santos

Fragata “União” retorna à fase operativa Capitania Fluvial do Tietê-Paraná participa de evento da Fundação Astronauta Marcos Pontes

Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro realiza Seminário de Meio Ambiente

Farol “Castelhanos” é tema de matéria jornalística

Ecobatímetro Multifeixe é utilizadopela primeira vez no Pantanal

No dia 4 de junho, a Capitania dos Portos de São Paulo coordenou e acompanhou a entrada, no porto de Santos, do Navio “Zhen Hua 26”, de bandeira chinesa, que trazia equipamentos que ampliarão em cerca de 50% as operações e a eficiência das atividades de embarque e desembarque de contêineres num dos terminais santista. A manobra foi considerada de grande complexidade em função das dimensões do navio.

Entre as medidas de segurança exigidas pela Autoridade Marítima – que no Brasil é exercida pela Marinha – estavam a utilização de dois práticos e quatro rebocadores durante a manobra, e a necessidade de interrupção do tráfego de outras embarcações no canal de navegação por cerca de duas horas.

No dia 1º de junho, a Fragata “União” retornou às suas atividades operativas, após um período de manutenção extraordinário, durante o qual permaneceu 24 dias docada em Taranto, na Itália.

O navio realizou a troca dos hélices, em decorrência de uma avaria mecânica ocorrida durante a travessia para Beirute, no Líbano, onde assumiria as funções de navio capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina da Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).

O sucesso no reparo – fruto de um esforço conjunto de funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, da Marinha Militar Italiana e da própria tripulação – foi coroado com a expressiva marca de 2.500 dias de mar alcançadas pelo navio.

No dia 14 de junho, a Marinha do Brasil participou, em Bauru (SP), do “Arraiá Aéreo”, evento organizado pela Fundação Astronauta Marcos Pontes, com o propósito de promover a educação, por meio da ciência, tecnologia e cidadania.

No estande da Marinha, montado pela Capitania Fluvial do Tietê-Paraná, subordinada ao Comando do 8° Distrito Naval, o público teve a oportunidade de conhecer as atividades do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário e obter informações sobre as formas de ingresso na Força.

O voo rasante de uma aeronave do Esquadrão VF-1 foi um dos pontos altos do evento, que reuniu mais de quarenta mil pessoas.

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) realizou, no dia 3 de junho, um seminário em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de fomentar a conscientização sobre o uso racional das fontes de energia.

As palestras ressaltaram a importância do trabalho contínuo de informação e salientaram que o uso racional da energia e o gerenciamento dos recursos hídricos são fundamentais para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento e o futuro do País.

Durante o seminário, 180 mudas de Ipê Amarelo ficaram em exposição.

O Farol de “Castelhanos”, localizado na Ilha Grande (RJ), foi o tema de uma reportagem da TV Band-Rio. A equipe da emissora, que visitou o farol no dia 3 de junho, conheceu seu funcionamento, arquitetura e história, e entrevistou militares de sua guarnição.

O Farol é um auxílio à navegação destinado a proporcionar aos navegantes informações para a condução de sua embarcação, constituindo um fator essencial para a segurança da navegação na região. Trata-se de um dos faróis mais antigos da costa brasileira, composto de uma torre branca quadrangular de alvenaria de 16 metros.

A reportagem foi veiculada em 6 de junho.

No período de 22 de abril a 9 de junho, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas” realizou a comissão “SONDOPE 2015”, que teve como propósito a atualização cartográfica de um trecho de 557 km, exclusivamente paraguaio, da Hidrovia do Paraguai-Paraná, que se estende por quase 3.500 km, de Cáceres, no Estado do Mato Grosso, até Nueva Palmira, no Uruguai, passando pela Bolívia, Paraguai e Argentina

Pela primeira vez na região do Pantanal, foi empregado um ecobatímetro multifeixe, equipamento que escaneia o assoalho do rio e fornece uma imagem 3D que permite identificar claramente feições, como bancos de areia, pedras e objetos submersos.

Mais curtida do mês

Em junho de 2015, o post “Conheça as aeronaves de asa fixa da Marinha do Brasil” foi o mais curtido na fan page da Marinha do Brasil no facebook. Foram 17.166 curtidas, 1.231 comentários e 4.152 compartilhamentos.

Siga você também a página da Marinha do Brasil no facebook.

/marinhaoficial


Top Related