Download - Rev Francesa

Transcript
Page 1: Rev Francesa

História PROF. Anabela carrega

---------------------------------------------

RevoluçãoFrancesa

Page 2: Rev Francesa

O que foi a revolução Francesa?

A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objectivo de manter os luxos da nobreza.

A França era um país absolutista nesta época. Havia falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política da monarquia) ou condenados à guilhotina.

A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte.

A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade económica em seu trabalho.

Page 3: Rev Francesa

O que causou a Revolução?

A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objectivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luís XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.

O lema dos revolucionários era " Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francês.

Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luís XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793.O clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revolução.

No mês de  Agosto de 1789, a Assembleia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Este importante documento trazia significativos avanços sociais, garantindo direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política para o povo.

Resumindo: As causas foram políticas, sociais e económicas, pois o país estava numa situação cada vez pior.

Page 4: Rev Francesa

Vídeo sobre a Revolução

Vídeo tem 9 minutos, um pouco extenso, mas completo. Trata principalmente das personagens marcantes deste acontecimento.

Page 5: Rev Francesa

Vídeo Síntese Um resumo sobre a revolução, peço desculpa, mas o vídeo está em brasileiro.

Page 6: Rev Francesa

A Assembleia ConstituinteOs deputados dos três estados eram unânimes num ponto: desejavam limitar o poder real, à

semelhança do que se passava na vizinha Inglaterra e que igualmente tinha sido assegurado pelos norte-americanos nas suas constituições. No dia 5 de Maio, o rei mandou abrir a sessão inaugural dos Estados Gerais e, em seu discurso, advertiu que não se deveria tratar de política, isto é, da limitação do poder real, mas apenas da reorganização financeira do reino e do sistema tributário.

O clero e a nobreza tentaram diversas manobras para conter o ímpeto reformista do Terceiro Estado, cujos representantes comparecem à Assembleia apresentando as reclamações do povo. Os deputados da nobreza e do clero queriam que as eleições fossem por estado pois assim, já que clero e a nobreza comungavam os mesmos interesses, garantiriam os seus privilégios.

O terceiro estado queria que a votação fosse individual, porque, contando com votos do baixo clero e da nobreza liberal, conseguiria reformar o sistema tributário do reino. Em 9 de Julho de 1789, juntamente com muitos deputados do baixo clero, os Estados Gerais autoproclamaram-se Assembleia Nacional Constituinte.

Essa decisão levou o rei a tomar medidas mais drásticas. Em razão disso, a população de Paris mobilizou-se e tomou as ruas da cidade. Os ânimos mais exaltados conclamavam todos a tomar as armas.

O rei decidiu reagir fechando a Assembleia, mas foi impedido por uma sublevação popular em Paris, reproduzida a seguir em outras cidades e no campo.

Page 7: Rev Francesa

O que é a Bastilha?

A Bastilha (em francês: Bastille) foi originalmente concebida apenas como um portal de entrada ao bairro parisiense de Saint-Antoine, na França, motivo pelo qual era denominada Bastilha de Saint-Antoine. Encontrava-se onde hoje está situada a Praça da Bastilha em Paris. Mas ficou realmente conhecida por ter sido uma prisão, assim funcionando desde o início do século XVII até o final do século XVIII.

Ficou famosa por ter sido o palco do evento histórico conhecido como a Queda da Bastilha, em 14 de Julho de 1789.

O evento foi comemorado exactamente um ano depois (em 14 de Julho de 1790) na festa que ficou conhecida como a "Fête de la Fédération" (A Festa da Federação). A data tornou-se feriado nacional na França, sendo comemorada anualmente. É popularmente chamada de "Dia da Bastilha", apesar de na França denominarem-na "Fête Nationale" (A Festa Nacional).Em Novembro de 1789 a Bastilha foi totalmente demolida.

CURIOSIDADE

Page 8: Rev Francesa

Tabela Cronológica da Revolução Francesa

1740 Guerra de Sucessão Austríaca (1740-1748) - o Estado francês fica muito endividado.

1756 Início da Guerra dos Sete Anos (1756-1763) - agravamento da situação financeira do Estado francês.

1774 Coroação de Luís XVI de França em Reims.

1776 Luís XVI de França demite o ministro das finanças, Turgot. Início da Guerra da Independência Americana (1776-1783), com importante auxílio financeiro francês à luta pela

independência. Benjamin Franklin chega à França, onde passa a residir como embaixador dos Estados Unidos da América (1776-

1785).

1777 Um ano de más colheitas vinícolas.

1785 Campanha contra Maria Antonieta, rainha de França - o "caso do colar de diamantes".

1786 Luís XVI de França e o Estado francês estão perante a ruína financeira. 26 de Setembro: tratado de comércio entre a França e a Grã-Bretanha (Tratado de Eden), abre a porta aos produtos

industriais ingleses levando à falência muitos pequenos industriais e artesãos.

Precedentes à Revolução

Cronologia da “Wikipedia”

Page 9: Rev Francesa

Tabela Cronológica da Revolução Francesa

1787 22 de Fevereiro: Primeira Assembleia dos notáveis, convocada por Charles Alexandre de Calonne num contexto de

instabilidade financeira do Estado e de renitência geral (entre outros pela aristocracia) contra a imposição de novos impostos e reformas fiscais.

1 de Maio: Étienne Charles de Loménie de Brienne substitui de Calonne como Controlador-Geral das Finanças. 25 de Maio: Primeira Assembleia dos Notáveis dissolvida.

1788 Formação do "Clube dos Trinta" contra Necker e o ancien régime, iniciando uma intensa campanha de panfletos e

brochuras. 8 de Maio: Luís XVI emite o Édito de Lamoignon, abolindo o poder do parlamento no que respeita à revisão dos éditos

reais.

1789 24 de Janeiro: Instabilidade geral, ocasionada pelas condições económicas, converge para a convocação dos Estados

Gerais pela primeira vez, desde 1614. 5 de Maio: Abertura da reunião dos Estados Gerais em Versailles.

Fase Pré-Revolucionária

Cronologia da “Wikipedia”

Page 10: Rev Francesa

Conclusão

Neste trabalho eu tentei focar-me apenas nos momentos antes da revolução…Espero que tenha gostado do trabalho, pois esforcei-me ao máximo.

Agora vou fazer uma espécie de apresentação de como faria uma aula

-------------------------------------------

Page 11: Rev Francesa

Aula sobre Revolução Francesa

Causas, vídeo:

1ª Parte

Page 12: Rev Francesa

Aula sobre Revolução Francesa

Vídeo sobre confronto (vídeo)

2ª Parte

Page 13: Rev Francesa

Aula sobre a Revolução Francesa

Na 3ª parte seriam explicados as etapas da Revolução.

(Ver próximo diapositivo)

3ª Parte

Page 14: Rev Francesa

Aula sobre a Revolução Francesa

ETAPAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA 1-) Fase da Assembléia Nacional 1789-1792;

-Conhecida como fase burguesa – abolição dos privilégios feudais, Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – Igualdade e liberdade- Assembléia passou para o Estado os Bens da Igreja – os padres passaram a ser funcionários do Estado – Constituição Civil do Clero 1790;- Papa Pio VI: condenou estas ações – o clero francês se dividiu em juramentado e refratário.- Luis XVI: 1791 – tentou fugir da França para tentar restaurar o Antigo Regime, mas foi detido na cidade de Varennes;

________________________________________________________________________________________ FASE DA CONVENÇÃO NACIONAL 1792-1795: Grandes Partidos:

Girondinos: monopolizavam o governo, sentavam-se à direita; eram contrários aos sans-culottes, queriam consolidar as conquistas burguesas;Jacobinos: moderados no início; representavam a média burguesia empobrecida pelas crises; sentavam-se à esquerda, transformaram-se na ala Radical.Convenção Girondina: de setembro de 1792 a julho de 1793 – período em que Luis XVI foi executado

*Neste período países como Áustria, Prússia, Holanda, Espanha e Inglaterra organizaram a PRIMEIRA COLIGAÇÃO contra a França – tinham medo que o exemplo francês fosse seguido em seus países.

*2 de julho de 1793: jacobinos tomaram a Convenção, prenderam os líderes girondinos, decretaram o sufrágio universal masculino e derrotaram o partido da Gironda;*Jacobinos assumiram o poder, dando início à Convenção Montanhesa (1793-1794).

Continuação – 3ª Parte

Page 15: Rev Francesa

Aula sobre Revolução Francesa

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS:*Introdução de um novo calendário (ano I = 1793);*Elaboração da Constituição do Ano I;*Ensino Básico gratuito e obrigatório;*Abolição da escravidão nas colônias;*Instalação do Terror: guilhotina!!!!*Líderes Jacobinos: Robespierre, Danton, Marat;- Marat foi assassinado por uma girondina;- Danton guilhotinado a mando de Robespierre*O Período do Terror deu espaço para que os Girondinos se reorganizassem para tomar o poder;*Em 1794 os girondinos conseguiram depor e guilhotinar Robespierre;*Reação Termidoriana (golpe do mês Termidor – correspondente a Julho, segundo o novo calendário em vigor);*Iniciou a Convenção Termidoriana: fase de transição para a consolidação e predomínio da alta burguesia.*1795 – Nova Constituição que atendia os interesses desta nova configuração política.

_______________________________________________________________________________________ FASE DO DIRETÓRIO 1795-1799

*Nova Constituição;*Novo governo – alta burguesia;*Instabilidade política e econômica;*Levantes populares;*1796 – Conspiração dos Iguais, liderados por Babeuf;*Governo incapaz de conter os problemas econômicos e de assegurar a pacificação;*Golpe do 18 Brumário (9 de novembro) – Levou ao poder Napoleão Bonaparte.

Continuação (2) – 3ª Parte

Page 16: Rev Francesa

Aula sobre a Revolução Francesa

No fim da aula entregaria uma ficha de trabalho.

Nota: Isto é um modelo de como faria uma aula sobre a matéria. Espero que tenha gostado.

Conclusão

Page 17: Rev Francesa

Conclusão do Trabalho todo

Neste trabalho tentei ser original, tentado “simular” uma aula divertida e diferente das outras. Espero que tenha gostado.

Trabalho Realizado por:-Nuno Ricardo Lourenço SilvaNº 21 8ºB


Top Related