Transcript

Reino Unido e Irlanda - Novembro 2012 - nº 119

AGENDA: Criolo no Koko • CULTURA: Forró em alta MOTORES: Salão do Automóvel de Sampa • VISÃO DO BRASIL: Mensalão

ExclusivoEntrevistacom odeputadoRomário

2 novembro 2012

3novembro 2011

Índi

ce

16 40 46Irlanda Agenda MotoresAs tendências damoda outono/inverno

Criolo faz showdia 18 em Londres

Salão dos sonhosem São Paulo

Editorial

Revista Real - nº 119 - Novembro 2012 Fone: 020 8133 6823www.revistareal.com

Editor-chefeRégis [email protected]

Editora-assistenteBete Kiskissian

Diagramação e FinalizaçãoRaf Comunicação

IlustraçãoEdvaldo Jacinto Correia

CapaFoto: Assessoria deputadoRomário de Souza Faria

Fotógrafo Rafael Bastos (Reino Unido)

Marketing e Comercial Adriana [email protected]@revistareal.com

Jean Marcelo Consolmagno [email protected]

RedaçãoAlessandra Jones (Reino Unido)Ana Carol Lahr (Irlanda) Maria Oller (Reino Unido)Shirley Nunes (Reino Unido)

ColaboradoresAlberto Luiz Schneider (Brasil)Devaldo Gilini Júnior (Brasil)

Real na web:www.revistareal.com

DistribuiçãoBR Jet [email protected]

Reino Unido 8

Irlanda 16

Flash 20

Capa 28

Agenda 36

I Love Camdem 40

Wow 42

46 Motores

50 Visão do Brasil

52 Esporte

54 Classificados

56 Palavras Cruzadas

57 Mônica

58 Endereços Úteis

O conteúdo dos anúncios e informes publicitários são de responsabilidade dos anunciantes

Os artigos assinados não expressam, necessariamente, a opinião da revista e são de responsabilidade de seus autores.

Nos gramados, ele foi um daque-les gênios que nos deixaram saudades. Para muitos, ganhou a Copa de 1994 sozinho. Um

exagero. E uma injustiça com Bebeto, Branco, Taffarel, Dunga, Zinho e outros heróis do tetra. Mas a verdade é que ele fez a diferença naquele time pragmático do retranqueiro Parreira, o maior símbolo brasileiro do tal “futebol de resultados”, que quase nos fez esquecer que um dia prati-camos o futebol-arte.

Fora dos campos, Romário agora bate um bolão na Câmara dos Deputados. Cumprindo o mandato de deputado federal desde 2011, o Baixinho vem se destacando pelos seus projetos em prol dos deficientes e sua atuação na fiscalização das obras da Copa do Mundo e pela mudança estrutural do esporte brasileiro, caracterizado pela per-petuação dos cartolas nos cargos diretivos de federações. Ao invés de se acomodar no posto, Romário arregaçou as mangas e tem demonstrado disposição em trabalhar, fato raro entre os homens públicos brasileiros.

Numa conversa franca (e exclusiva) com a Real, Romário fala da importância do nascimento de sua filha mais nova, Ivy, portadora da Síndrome de Down, na sua mudança de postura e na forma de encarar a vida. “Foi por causa dela que entrei na política, junto com a Ivy veio a consciência de que pessoas com necessidades espe-ciais precisam de muito apoio, sobretudo as mais carentes”, diz o Baixinho num trecho da entrevista.

Sem rodeios, Romário expôs as suas ideias sobre o Brasil e falou sobre corrup-ção, Governo Dilma, Copa do Mundo e, claro, seleção brasileira, tema em que é um ferrenho crítico do técnico Mano Menezes. Para o Baixinho, a seleção só conquista o hexa em 2014 se trocar o comando. “O treinador ideal hoje para mim seria o Felipão”, defende o eterno camisa 11, que também não vê uma seleção pronta para o Mundial. “Lateral esquerdo falta um. Os dois que poderiam jogar de volante tam-bém não tem...”

O bate-papo com Romário é um pre-sente antecipado de final de ano da Real a você, que nos acompanha mensalmente. Boa leitura. E um ótimo mês de novembro.

Régis QuerinoEditor-chefe

4 novembro 2012

5novembro 2011

6 novembro 2012

Cartas

Car

tas

ParalimpíadasParabéns pela

publicação das belas imagens do André Camara na edição de outubro. Tenho

um sobrinho no Brasil que é deficiente físico e ele ficou empolgado ao ver a revista pela inter-net. Diz até que quer iniciar no atletismo. Quem sabe não dá tempo para ele competir no Rio, em 2016?

Osmar CarvalhoLondres

Ronaldo engordou (a conta)? Saiu na imprensa que o Ronaldo ganhou R$

6 milhões para participar do quadro do Fantás-tico, Medida Certa. Ele nega. É claro que ele não precisa de grana, com todo o dinheiro que juntou quando era jogador. Mas com o faro de

empresário que tem, que só enxerga cifrões, não duvido que o gordo tenha engordado ainda mais a conta bancária pra mostrar os quilos a mais na telinha.

Samuel OliveiraLondres

Vai pro tronco ou não vai?Depois de meses de julgamento e com muita

gente duvidando que o mensalão daria algo no final, tem gente graúda presa na rede (Genoíno, Zé Dirceu...) Ainda tô pagando pra ver se esses peixes grandes vão parar na cadeia... e devolver a grana aos cofres públicos.

Luis C. MartorelliManchester

Participe do painel:Escreva para [email protected]

7novembro 2011

8 novembro 2012

REINO UNIDOREINO UNIDO

Abras oferece curso gratuito para auxiliar quem procura emprego

A Abras, Associação Brasileira no Reino Unido, vai realizar a partir do dia 19 de novembro o progra-ma Discovery Route - OCR Award Level 1 – Certificate in Employability Skills. O programa governamental ajuda as pessoas que estão rece-bendo o Job Seeker’s Allowance (benefício para quem está desem-pregado) a encontrar emprego. Com duração de seis dias (divididos em duas semanas), o Discovery Route vai oferecer material didático próprio e tratará de temas como escrever um bom currículo (CV) e cover letter, carta de apresentação que acompanha o currículo na hora de concorrer a uma vaga de empre-go. Os interessados devem con-tatar a Abras pelos telefones 020 8961 3377 ou 078 7266 5037, pelo email [email protected] ou pesso-almente (59 Station Road, Willesden

020 8133 [email protected]

Informação, entretenimento e diversão... com conteúdo

Anuncie

a sua empresa

ou o seu

negócio!

Junction, London NW10 4UX), de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h.

World Music com uma voz brasileira

A jornalista Ronise Nepomuce-no produz há dois meses o blog berimbaudrum.org, escrito através de uma perspectiva brasileira, que, segundo a autora, “conduz o internauta numa viagem em que exploramos a influência da música mundial na nossa música e a pre-sença da nossa música no mun-do”. Além de artigos informativos, o blog tem promovido o trabalho de artistas independentes e tem, em seus primeiros meses de vida, foco na música de Minas Gerais. Ronise é mineira de Belo Hori-zonte e mora na Inglaterra desde 1993, atuando como jornalista, especialista em mídias digitais e

Comissão Aeronáutica abre inscrições para processo seletivo

A Comissão Aeronáutica Bra-sileira na Europa (CABE) está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro para o Processo Seleti-vo Simplificado (PSS) para a con-tratação de dois auxiliares locais, no emprego de Auxiliar Técnico. Informações no site www.bace.org.uk ou pelos telefones 020 7440 4350 ou 020 7440 4347.

Aulas de português para crianças e jovens no Instituto Cañada Blanch

O Instituto Español Vicente Cañada Blanch, na Portobello Road, em Londres, está oferecen-do aulas de português durante a semana, a partir das 16h30. As aulas são para todas as crianças e jovens desde os 6 anos até aque-les que pretendem fazer prepa-ração para os exames de GCSE (General Certificate of Secondary Education) e A’ Level. Mais informa-ções pelo telefone 020 8969 2664.

Clube dos Brasileirinhos busca professora de português

A escola Clube dos Brasileiri-nhos, em Golders Green, no norte de Londres, busca professor ou professora de português para co-meçar a dar aulas em novembro ou dezembro para crianças de 7 a 10 anos. Os interessados podem entrar em contato com Silvia Fer-mo, pelo email [email protected].

educadora ambiental. Escrito em inglês, o blog terá em breve uma versão em português.

9novembro 2011

10 novembro 2012

Rei

no U

nido

O Brasil foi destaque em dois eventos no mês passado em Londres: o “Minas, Heart of Brazil” e o “Gastronomic Fair”. No começo de outubro, aconteceu pela primeira vez o

“Minas, Heart of Brazil”, com apoio do Creative Brazil, King’s College London Department of Spanish, Por-

tuguese and Latin American studies e King’s Brazil Institute. A intenção foi promover a cultura mineira e sua diversidade, fazendo o intercâmbio entre diversos artistas nas áreas de música, gastronomia popular, arte barroca, tradições populares, artesanato, cinema, te-atro e literatura com a comunidade e o público londrino.

Segundo Gui Tavares, produtor artístico e um dos diretores do Creative Brazil, “o projeto começou com uma coleção de ideias e contatos, tudo baseado na inspiração de explorar a cultura de Minas Gerais. Não gostaria que fosse só a música, pois a riqueza é mais ampla”, destaca. Quem prestigiou o evento pode apre-ciar a obra de João Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”, lido e muito bem traduzido por David Treece, e apresentado em português por Laura Arantes. Ou, entre outras atrações, a apresentação do pianista mi-neiro Gilberto Mauro, que estudou na escola de música da Universidade Federal de Minas Gerais e hoje faz gravações autorais, trilhas sonoras para cinema e teatro e multimídia e produções em estúdio.Veja mais: www.minas-heart-of-brazil.com

Minas Gerais pra inglês ver

“Minas, Heart of Brazil” promoveu a cultura mineira ao público britânico. Brasil também esteve presente no “Gastronomic Fair”

Shirley Nunes

ALAF & Anglo-Brazilian SocietyO “Gastronomic Fair”, organizado pela ALAF (Anglo

Latin American Foundation) no Kensington Town Hall, reuniu organizações de diversos países da América Latina, que arrecadaram dinheiro às instituições de caridade durante o evento, que teve comida, bebida, música latina e artesanato. O Brasil foi representado pela Anglo-Brazilian Society, que mostrou um pouco da cara do país com a nossa comida, doces, caipirinha e

lindos acessórios de casa vindos especialmente de Mi-nas Gerais. A Paraíso School of Samba se apresentou com dançarinas e músicos.

A secretária do Anglo-Brazilian Society, Ellie Dell’Aglio, contou como foi participar da ALAF. “É sempre muito legal e divertido. Temos um apoio enorme da embaixatriz (Cinara Jaguaribe). No passado acontecia todos os anos, mas não houve em 2011, devido ao alto custo de aluguel, pois o dinheiro arrecadado nos stands vai para os res-pectivos países e o dinheiro dos ingressos vai para cobrir os custos de aluguel do venue, músicos. Geralmente é a embaixatriz que pede doações, tanto de objetos como comida. Também compra-se o material e a comida e sal-gadinhos são preparados na residência do embaixador.”

O dinheiro arrecadado na venda dos produtos será doado para cinco entidades que ficam no Brasil: Casa de Passagem (Recife-PE), CEDAPS - The Centre for Health Promotion (Rio de Janeiro e São Paulo), Centro Social da Torre (Recife), Dispensário Santana (Feira de Santana-BA) e Projeto Esperança (São Miguel Paulista-SP).Para saber mais: www.anglobraziliansociety.org

11novembro 2011

12 novembro 2012

Rei

no U

nido

Homenagem a GonzagãoMúsicos nordestinos Zeu Azevedo e Dorgival Dantas vão gravar um

videoclipe em celebração ao centenário de Luiz GonzagaDa Editoria

O centenário de Luiz Gonzaga tem movimen-tado o Brasil com uma série de homena-gens, exposições e lançamentos sobre o “Rei do Baião”, como o filme “Gonzaga

– de Pai para Filho”, do diretor Breno Silveira. E os cem anos de Gonzagão também serão celebrados em Londres, com a gravação de um videoclipe que reunirá Zeu Azevedo, músico baiano radicado na ca-pital britânica há dez anos, e o músico e compositor potiguar Dorgival Dantas.

A música escolhida para ser gravada no videoclipe, passando pelos mais famosos pontos turísticos de Lon-dres, foi “A Vida do Viajante”, que Zeu Azevedo cantará em inglês e Dorgival Dantas em português. Segundo a assessoria dos músicos, “o intuito do clipe e da home-nagem é divulgar a força do forró na Europa, trabalho este que Zeu Azevedo desenvolve com muito esmero há 10 anos em Londres e várias cidades da Europa, tocan-do inclusive em festivais de forró em Dubai”.

A data da gravação do clipe ainda não foi confir-

mada, mas a música já está no ar: http://soundcloud.com/zeuazevedo/a-vida-do-viajante--zeu-azevedo

Parceiro de pesoDorgival Dantas é compo-

sitor, músico e produtor con-sagrado no Nordeste e com várias canções de destaque. “Coração” foi premiada como melhor música do Carnaval de 2005 na Bahia, “Você Não Vale Nada” fez parte da trilha sonora

da novela “Caminho das Índias”, da Globo, em 2009, e também entrou na trilha do filme “Chega de Saudade”, de Laís Bodanzky. Músicas como “Pode Chorar” foram gravadas por diferentes músicos, como Alexandre Pires e pela dupla Jorge e Mateus, assim como “Tarde Demais”, gravada por Cesar Menotti e Fabiano.

Há 10 anos, Zeu Azevedoé o “embaixador do forró”em Londres

Foto

: Div

ulga

ção

13novembro 2011

14 novembro 2012

Nome: Andriele SinatraIdade: 26 anos

Local de origem: Curitiba-PR

Por que você resolveu vir morar em Londres? Sempre quis sair do Brasil por um tempo, queria conhecer outro mundo, novas culturas, novas pessoas, nova língua... Um dia recebi uma ligação de uma amiga que mora aqui, perguntando se eu gostaria de vir para Londres, então decidi vir para estudar inglês e como muitos, acabei ficando.

Há quanto tempo você está aqui?Moro em Londres desde 2010.

Como foi a primeira reação ao chegar? O que você mais estranhou?Parecia que eu estava dentro de um filme, era tudo tão glamuroso que demorei a acreditar que estava realmente em Londres. O que mais estranhei foi o sotaque dos ingleses. No Brasil aprendi o inglês americano, quando você chega e vai conversar com um inglês, a impressão que dá é que você nunca estudou inglês (risos).

O que mais gosta e o que não gosta na cidade?Eu gosto da diversidade cultural, são muitas raças juntas vivendo cada uma à sua maneira e o melhor é que ninguém se importa se você está usando burca ou se seu corpo está coberto com tatuagem, as pessoas aqui vivem da maneira que são. Outra coisa que gosto muito é o acesso, acesso a viagens, planos de telefonia móvel, teatros, roupas, escolas, etc. é tudo muito barato. AMO o verão londrino, é uma época tão gostosa, é quando podemos aproveitar os lindos e diver-sos parques daqui. O que eu não gosto é o frio, as pessoas ficam depressivas, anoitece muito cedo, isso é bem chatinho.

Qual o seu lugar predileto em Londres?Tem vários lugares legais, mas o meu predileto é em South-bank, ali na London Eye, no Big Ben, especialmente à noite, é mágico, todas as vezes que passo por lá eu paro, fico por alguns minutos só admirando, me desligo do mundo. É como se qualquer problema desaparecesse, é sempre como se eu estivesse vendo pela primeira vez.

Fale da sua rotina. Trabalha? Estuda? Sim, trabalho e estudo. Sou coordenadora da Unigran, uma Faculdade Brasileira em Londres, eu amo o que eu faço, é muito gratificante acompanhar a evolução dos alunos, fico muito contente em fazer parte deste time, que ajuda os brasileiros a realizarem este sonho de adquirir uma formação superior. No momento estou cursando MBA em Administra-ção e Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior.

Você já passou por alguma situação difícil, alguma “roubada” por aqui?Sim! Acho que todos os brasileiros, quando chegam passam por alguma situação engraçada. Eu, por exemplo, cheguei

pensando que falava inglês, entrei em um site de empregos e vi que tinha uma vaga de nanny. Entrei em contato com a pessoa por mensagem, por-que eu não entendia nada por telefone, só que me perdi no meio do caminho e a mulher não parava de me ligar, eu não atendia porque tinha receio de falar no celular, não ia entender nada mesmo (risos). Quando encontrei a

casa fui bombardeada com perguntas, eram duas mulhe-res entrevistando. Eu ficava olhando com aquela cara de interrogação, sem entender quase nada... resultado: não fui contratada, claro! Quem contrataria uma pessoa para cuidar da filha sem saber se comunicar? Foi uma “roubada” que escolhi passar.

Como conheceu a Real? Que seção ou assunto você mais gosta na revista?Conheci a Real em uma mercearia brasileira que trabalhei quando cheguei em Londres. Achei a revista interessante, tem muito mais conteúdo do que propaganda, então para quem gosta de ler a Real é a melhor revista brasileira de Londres.

Tem alguma sugestão ou tema de interesse que gosta-ria de ler nas páginas da Real?Eu gostaria de ler sobre moda, uma matéria onde pudésse-mos ver o que está em destade nas estações do ano. Podia também ter uma página de classificados, onde as empresas pudessem publicar vagas de empregos, isso ajudaria muito os brasileiros recém-chegados ou até os que moram aqui há tempos e buscam oportunidades.

Alguma dica para os recém-chegados em Londres?Explorem Londres, estudem inglês, não fiquem morando apenas em seus quartos. Londres tem um leque de opções de coisas legais e você não precisa gastar muito por isso. Londres não é para qualquer pessoa, tem que ter muita de-terminação, principalmente no início. Vocês abrem mão de muitas coisas para estarem aqui, então façam valer a pena. Londres será boa para vocês se vocês forem bons a ela.

A experiência está valendo a pena?Sim, sempre vale. Cada experiência que vivemos, boa ou ruim, nos dá a chance de aprendermos algo, de crescermos um pouco mais. Em Londres aprendi a respeitar mais as pessoas e aceitá-las como realmente são. Aqui temos muitas oportunidades e devemos aproveitar cada uma delas.

O que você mais sente falta do Brasil? Família e amigos! É o que mais sinto falta. Tenho uma família muito unida e abençoada, cada vez que vejo um evento onde não apareço nas fotos, me corta o coração. Sinto falta da comida da minha mãe, do peixe assado que só meu pai sabe fazer... Família é minha base e ficar longe é hard demais.

Pretende voltar para o Brasil?Sim, pretendo. Nunca passou pela minha cabeça morar em Londres para sempre devido a toda minha família estar no Brasil. Meu objetivo é terminar meus estudos, explorar um pouco a Europa e daqui uns três ou quatro anos voltar para o Brasil. São meus planos, mesmo sabendo que estamos por conta do acaso ou do destino.

Rei

no U

nido

15novembro 2011

16 novembro 2012

Irlan

da

O frio chegou, e nós queremos arrasar!

Quando o assunto são as tendências para esse outono/inverno no hemisfério Norte, podemos observar duas vertentes fortes, po-rém distintas. De um lado, a volta às origens

permite que a estampa aztec continue nos guardas--roupas. A padronagem foi muito cotada durante o ve-rão e “felizmente” continua com força: primeiro porque adoro esse clima de volta às origens menos desgas-tado que o tribal; segundo, tratam-se de estampas marcantes e é ótimo que continuem em alta para não ficarem encostadas no guarda-roupas até que o tema seja relembrado nas passarelas.

No ano em que as profecias anunciam o “fim do mundo”, o conhecimento asteca desenvolvido entre os séculos 14 e 16 é traduzido na moda de uma maneira simplificada, mas nem por isso discreta. Resumindo as complexas representações simbológicas à geometria, as cores vibrantes refletem o espírito de sua arte, en-

IRLANDA

As tendências da moda outono/inverno que prometemfazer a cabeça das mulheres

Ana Carol Lahr, de Dublin

quanto o branco e o preto trabalham o contraste com elegância.

A proposta amplia ainda as opções de uso dos animais e transforma o sexy em étnico, ao trocar as estampas por peles, pelos, penas, dentes e outros elementos. Obviamente, a tecnologia é parte integrante nessa releitura fazendo jus às duas megatendências adiantadas pelos especialistas: o “Artisan Finishes”, que valoriza o acabamento artesanal e único; e o “Go Digital”, no qual o artesanato é renovado com precisão e proporções exatas, como em pregas milimetricamen-te calculadas. O resultado são peças dos mais diversos materiais e tecidos, numa infinidade de opções.

Dica: se para você a estampa é muito ousada, aposte nos acessórios, que também seguem a ten-dência em maxi colares e outras peças inspiradas nos índios navajos americanos, com “dentes” e muito mix de materiais.

17novembro 2011

18 novembro 2012

Para finalizar, sem sair do contexto, eis outra estampa cheia de simbo-lismo que está com tudo neste inverno: o moustache (no bom português: o bigodinho). Ao contrário da pegada étnica aztec, o bigodinho da vez é cheio de curvas. Assim como o primeiro, porém, enquanto nas roupas é apenas uma estampa, sua história vai bem além.

O símbolo surgiu de um movimento sério na Austrália que luta contra o câncer de próstata, doença exclusivamente masculina. Assim como a campanha contra do câncer de mama, que se apossou da cor rosa por representar bem o sexo feminino e estimula as mulheres a fazerem exames regulares, o símbolo que remete aos homens tem o mesmo objetivo de incentivar a prevenção à doença.

A campanha é promovida todo mês de novembro na Austrália, mas graças à moda vai durar muito mais neste ano e nós, mulheres, podemos aderir com estilo. E aí, vai apoiar?

roll, os símbolos também têm vez: as caveiras continu-am em cena, mas dividem a atenção com o crucifixo, nas mais variadas representações.

Irlan

da

Do outro lado da ‘moeda’, o clima urbano leva o preto, o cinza e os tons sóbrios para as ruas. O cenário muitas vezes tende ao underground com demasiadas tachinhas, couro e suas imitações. Na pegada rock’n

19novembro 2011

20 novembro 2012

Flas

hFl

ash

Halloween em Dublin A moçada em Dublin curtiu

o Boteco Brasileiro em clima de Halloween. Entre os produzidos e a galera

que preferiu ir para a noite sem fantasia, a animação

foi a tônica da festa. Amigos reunidos, DJ em ação,

cerveja gelada e azaração. Confira outros cliques das

festas do Boteco Brasileiro na página do Facebook:

www.facebook.com/boteco.brasileiro

Foto

s: A

lex

Oliv

eira

FLASH

21novembro 2011

22 novembro 2012

Flas

hFl

ash

Halloween e forró A galera curtiu o Halloween no Coco Bamboo, em Camden Town, exibindo criatividade no visual e incorporando

personagens sombrios que fazem parte do divertido dia das bruxas, muito

tradicional por estas bandas. Já no Tia Maria, o forró é um dos ritmos marcantes nas noites no sul de Londres, fazendo a

cabeça de brasucas e gringos.

Foto

s: F

erna

ndo

Tres

seno

e d

ivul

gaçã

o C

oco

Bam

boo

Coco Bamboo

Coco Bamboo

Coco Bamboo Coco Bamboo

Coco Bamboo Tia Maria

Tia Maria

Tia Maria

Tia Maria

23novembro 2011

24 novembro 2012

Flas

hFl

ash

Foto

s: R

onal

do B

atal

ini e

div

ulga

ção

Gua

naba

ra

Na passarela e na pistaO tradicional pub brasileiro em Camden

Town entrou no clima de desfile de divas para a escolha da nova “garota Canecão”. E a eleita para o trono foi Amanda Castro, que recebeu o cetro e a faixa de Evertane dos Santos, ex-

garota Canecão. No Guanabara, cliques da noite “Brazil Rocks”, que garante

semanalmente o alto astral na pista até altas horas da madrugada.

Amanda Castro

Evertane dos Santos Canecão

Canecão Canecão

Guanabara

Guanabara

Guanabara

25novembro 2011

26 novembro 2012

Flas

h

Eventos e cenas da cidadeNo tradicional giro mensal da Real pelos eventos e cenas londrinas,

destacamos nesta página: o seminário “World Oil and Gas Outlook for 2020: the role of Brazil as a key energy player”, realizado pala Câmara Brasileira do Comércio na Grã Bretanha, em parceria com a Petrobras; a inauguração da Luciano Costa International, imobiliária no Brazilian

Centre; o Festival Circular de Filmes Infanto-Juvenis, que reuniu a garotada e os pais na Birkbeck University of London; as luzes da cidade

com as noites mais longas do outono e o desempenho de Slash com Myles Kennedy e The Conspirators no O2 Academy Brixton.

Festival Circular

Outono em Londres

Slash no O2 Academy Brixton

Festival Circular

Festival Circular

Seminário na Câmara Brasileira do Comércio

Inauguração da Luciano Costa International

Foto

: Pris

cila

Via

nna

Mul

ler

Foto

: Pris

cila

Via

nna

Mul

ler

Foto

: Pris

cila

Via

nna

Mul

ler

Outono em Londres

27novembro 2011

28 novembro 2012

Cap

aC

apa

CAPA

Colecionador de marcas e títulos, Romário de Souza Faria se notabilizou nos gramados como um dos maiores atacantes da história do futebol mundial. Depois de mais de duas déca-das estufando as redes adversárias, o popular Romário tam-

bém vem batendo um bolão em outro campo: o político. Cumprindo o primeiro mandato como deputado federal pelo PSB do Rio de Janeiro, desde 2011, o Baixinho tem se destacado na defesa dos direitos dos deficientes, na fiscalização das obras da Copa do Mundo de 2014 e na cobrança de mudanças estruturais no esporte olímpico brasileiro.

O GÊNIO DABANCADA

Batizado como o “gênio da grande área” pelo craque holandês Johan Cruyff, Romário tem se revelado um político atuante e

compromissado com as causas sociais em seu primeiro mandato como deputado federal

Régis Querino

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

29novembro 2011

Nesta entrevista exclusiva à Real, o deputado Romá-rio, 46 anos, reconhece que a sua imagem ajuda a abrir portas aos projetos dedicados aos deficientes e afirma que desde o nascimento de sua filha mais nova, Ivy (hoje com 7 anos), portadora da Síndrome de Down, vê o mun-do com outros olhos. “Junto com a Ivy veio a consciência de que pessoas com necessidades especiais precisam de muito apoio, sobretudo as mais carentes”, revela.

Articulado, Romário mostra na vida pública a mes-

ma desenvoltura que o fez famoso nos gramados. E conserva, na bancada da Câmara e nos embates polí-ticos, uma característica marcante de sua personalida-de: a sinceridade, qualidade pouco comum no político brasileiro. Sem papas na língua, o deputado Romário falou com a Real sobre os seus projetos, o governo Dilma, Copa 2014, esporte olímpico e, claro, seleção brasileira, tema em que é um dos mais ferrenhos críti-cos do técnico Mano Menezes.

Real - Romário, é mais fácil ser campeão do mundo com a seleção brasileira ou aprovar projetos de interes-se popular na Câmara dos Deputados?

Romário – Ser campeão do mundo, muito mais fácil.

Real - O que o motivou a se candidatar a um cargo público?

Romário - Minha filha Ivy, que tem Síndrome de Down. Enxergava que havia uma lacuna na política brasileira que precisava ser preenchida. Minha imagem abre muitas portas e lutas antigas das pessoas com deficiência começaram a avançar depois que entrei em campo.

Real - Você tem se destacado com vários projetos

e iniciativas em prol dos portadores de deficiência. Em que estágio está o Brasil no atendimento e respeito a esses cidadãos?

Romário - Ainda está muito longe do ideal. Por mais que se tenham medidas para melhorar a vida de pessoas com necessidades especiais, a mentalidade das pessoas que desenvolvem projetos de acessibi-lidade ainda é muito atrasada. Muitos profissionais, quando pensam em acessibilidade, ainda desenvolvem projetos que segregam as pessoas. Por exemplo: a rampa é numa entrada lateral, o elevador que transpor-ta o cadeirante é nos fundos de um prédio. Isso revela o nível de preconceito e falta de conhecimento da população com um todo.

Real - Você promove ações no Facebook, enco-

Romário em ação nas Comissões da Câmara

30 novembro 2012

rajando as pessoas a falar e mandar fotos dos filhos portadores da Síndrome de Down. E a repercussão é grande. Fale um pouco sobre essas iniciativas e sobre a convivência com a Ivy, sua filha mais nova.

Romário - Minha relação com a Ivy é maravilho-sa. Ela é uma menina linda, alegre, inteligente. Foi por causa dela que entrei na política, junto com a Ivy veio a consciência de que pessoas com necessidades especiais precisam de muito apoio, sobretudo as mais carentes. Graças a Deus, minha filha tem acesso a todo tipo de tratamento que ela precisa, como fonoau-diólogo, nutricionista e outros.

Também observei que muitos pais têm vergonha de ter um filho Down, escondem, não saem com eles na rua, não comentam com amigos. Acho que isso é reflexo do preconceito da própria sociedade, que é reflexo ainda da falta de conhecimento sobre o assun-to. Crianças Down têm uma alteração genética, que lhe impõe algumas limitações, mas com o estímulo necessário e apropriado elas podem ter uma vida absolutamente normal.

As ações no Facebook ajudam as pessoas a enxer-garem a Síndrome de Down de outra forma. É muito gratificante ver a repercussão disso. Outro dia uma

mulher me contou pela rede social que quando a filha dela nasceu, o médico perguntou se conhecia o Ro-mário. Ela respondeu que sim, então, ele lhe falou que sua filha havia nascido igual a minha. Ela se disse muito feliz com a sensibilidade do médico. Mas, por fim, a iniciativa de enviar as fotos partiu das próprias pessoas. Então, eu e minha equipe decidimos aproveitar e fazer uma ação afirmativa com o álbum e foi um sucesso.

Real - Romário, é fato que a corrupção está enrai-zada na política brasileira. Até que ponto a Lei da Ficha Limpa pode mudar o cenário político brasileiro?

Romário - A corrupção ainda está muito enraizada na política mundial. Na brasileira também, mas com esse projeto muitas coisas podem mudar. Veja bem, o princípio do projeto é fantástico, gestores com conde-nação de improbidade administrativa não poderão mais concorrer, isso fará com que surjam novos quadros.

Real - O escândalo do momento é o julgamento do mensalão e o Marcos Valério disse à Revista Veja que “o ex-presidente Lula seria o chefe do esquema”. Você acredita na idoneidade do ex-presidente?

Romário - Enquanto não provarem o contrário,

Romário discursa em evento ao Dia da

Síndrome de Down

31novembro 2011

acredito.

Real - Quais os pontos positivos e negativos do governo Dilma Roussef?

Romário - A Dilma quando assumiu o mandato fez uma série de indicações para os ministérios, muitos nomes foram questionados. Alguns meses depois, escândalos foram surgindo e ela foi firme, afirmou e provou que não tem compromisso com o erro. Então, fez uma “varredura” naqueles que não tinham uma con-duta condizente com seu exercício da atividade pública. Já um ponto negativo, acho que a presidente poderia ter uma postura mais proativa em relação às pessoas com deficiência. Existem muitos projetos que precisam ser aprovados nesta área, mas o trâmite do parlamento é muito lento. A edição de uma Medida Provisória, por parte do Executivo, adiantaria muito demandas antigas.

Real - Você tem defendido a alternância no poder nas confederações esportivas e no Comitê Olímpico Brasileiro, onde alguns presidentes estão no cargo há 20 anos. Qual o seu pensamento a respeito de depu-tados e senadores que estão cumprindo quatro, cinco mandatos consecutivos?

Romário - A gente não pode misturar a gestão es-portiva com os cargos eletivos como o de vereadores, prefeitos, deputados, senadores. Nós somos eleitos pelo povo em eleições completamente democráticas. E em uma confederação, um time de futebol, quem elege são os conselheiros, há uma restrição. Então há uma diferença muito grande nesse tipo de eleição. Quan-tas pessoas se candidatam a um cargo de deputado federal? São centenas, milhares. Quantos candidatos concorreram à presidência do Comitê Olímpico Brasi-leiro (COB)? Apenas um. Você não acha estranho que não haja outros concorrentes?

Em relação à política, eu realmente não sou contra ter um, dois, quatro ou até cinco mandatos, porque a população atesta a cada nova eleição se o cara fez um bom trabalho ou não. Na política, quanto mais tempo você está dentro, mais experiência você tem, mais você aprende e mais você pode ajudar uma população. É claro, partindo do princípio de que o político seja sério, idôneo e que realmente trabalhe para melhorar a qualidade de vida do povo.

E em relação às federações e confederações, a gestão deles é uma vergonha. Um presidente não pode ter mais de dois mandatos, já está mais que compro-

Romário com a filha mais nova, Ivy

32 novembro 2012

vado que esses caras querem se manter no poder para obter benefícios pessoais e não fazer o esporte crescer. Isso já era para ter acabado. Está aí mais uma coisa negativa do governo. O Executivo deve restringir o repasse de verbas a instituições que tenham a demo-cracia como princípio e deve intervir quando o esporte nacional estiver sendo prejudicado. Fálasse muito que as confederações não recebem dinheiro público, mas indiretamente recebem incentivos fiscais. Os clubes recebem da Timemania, da Loteria, as federações

também, as confederações recebem do Ministério do Esporte. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deixa de pagar imposto, então o governo federal podia intervir nisso também.

Real - Mudando de cenário, faltam menos de dois anos para a Copa no Brasil. Você acredita que o país vai conseguir realizar o evento em alto nível?

Romário - Vamos conseguir realizar o evento, os turistas virão ao Brasil, irão se divertir – com alguns

Emocionado, Romário fala sobre a doação de

ingressos da Copa a deficientes carentes

Ao lado de Ronaldo, em 2011, anuncia a doação de 500 ingressos de cada jogo da Copa 2014 para deficientes carentes

Foto

: Mow

a P

ress

Foto

: Mow

a P

ress

33novembro 2011

transtornos – e podem até sair daqui falando bem do Brasil. Afinal, temos um país lindo e pessoas alegres, muito receptivas. Isso irá mascarar os problemas.

Real - Os investimentos para o Mundial são altíssi-mos e a maior parte é bancada pelo governo. A con-trapartida que a Copa pode trazer ao país compensa o dinheiro que está sendo gasto?

Romário - De jeito nenhum. A população vai é sofrer muito. Primeiro no bolso, a maioria dos estádios tem dinheiro público. O país optou por realizar jogos em 12 cidades, ou seja, 12 obras superfaturadas. Alguns desses estádios se tornarão elefantes brancos. Arenas em cidades com pouca ou nenhuma tradição no futebol farão estádios para 50 mil pessoas, mas a média de público com o esporte é muito abaixo disso. A coisa ainda fica pior quando se fala em mobilidade urbana, prometeram que fariam obras para melhorar as vias nas cidades-sede, mas quase nenhuma dessas obras ficará pronta. Resumindo, não haverá um legado social para a população.

Real - O Brasil investiu pesado na realização do Pan-Americano do Rio, em 2007, mas poucos anos depois algumas praças esportivas estavam deteriora-das. Como evitar que isso aconteça novamente, após a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016?

Romário - Uma maior fiscalização, coisa que infeliz-mente não vai acontecer.

Real - Ao contrário da tradição no futebol, o país é

mero coadjuvante em Olimpíadas. Até que ponto reali-zar os Jogos no Brasil pode mudar esta realidade?

Romário - Não vai mudar em nada porque quem comanda hoje o COB só pensa em benefício próprio e definitivamente não tem interesse que o Brasil seja um país que possa ganhar medalhas. O dinheiro que o Co-mitê recebe, que é muito, não é aplicado como deveria e nem no lugar certo de aplicar.

Real - O crescimento do esporte paraolímpico, pelo contrário, vai de vento em popa. Por quê?

Romário - Porque o presidente, Andrew Parsons, é sério, honesto, capaz, trabalhador e aplica exatamen-te o recurso que recebe, que é pouco em relação ao COB, no lugar certo.

Real - Como você analisa o escândalo protagoniza-do pelos funcionários do COB, acusados de roubarem arquivos confidenciais dos Jogos de Londres?

Romário - Acho que o episódio escancara os métodos pouco ortodoxos do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Sr. Carlos Arthur Nuzman. Con-videi uma das funcionárias demitidas do COB acusada do furto das informações para explicar o que de fato aconteceu. Esperamos ansiosos pela sua presença aqui na Câmara dos Deputados, a população merece uma resposta.

Real - Voltando ao futebol, o que mudou na CBF com a saída do Ricardo Teixeira?

Romário - Pensei que fosse mudar alguma coisa.

Em Audiência Pública com o presidente da CBF, José Maria Marin

34 novembro 2012

Pelo menos nos primeiros meses, mas estou vendo que continua a mesma m...

Real - De fora para dentro do campo, você tem sido um crítico feroz do técnico Mano Menezes. Quem seria o melhor treinador para dirigir a seleção e quais seriam os seus 11 titulares com a camisa amarela?

Romário - O treinador ideal hoje para mim seria o Felipão, e os 11 titulares seriam: o Jefferson (goleiro), Daniel Alves, Thiago Silva, Dedé... lateral esquerdo falta um. Os dois que poderiam jogar de volante também não tem. Colocaria o Oscar como terceiro meio campo e um ataque com Lucas, Fred e Neymar. Escalaria em um 4-3-3.

Real - Mais badalado jogador brasileiro do momen-to, Neymar precisa jogar na Europa para evoluir?

Romário - Não. Totalmente ao contrário. A evo-lução dele aqui no Brasil vai ser muito melhor do que na Europa. Como todos sabem é o futebol brasileiro o mais difícil do mundo. Então, é aqui que ele vai apren-der e evoluir cada vez mais.

Real - Ainda há tempo para o Brasil formar uma seleção capaz de conquistar o Mundial?

Romário - Com este treinador não, com o Felipão com certeza.

Real - Mais de mil gols na carreira, campeão do mundo, ídolo no Brasil e na Europa. Poucos jogadores na história do futebol têm um currículo como o seu. Por outro lado, você ainda se frustra por não ter jogado as Copas de 1998 e 2002?

Romário - A palavra não é frustração. No meu cur-rículo poderia ter mais essas competições, mas... tudo isso já passou.

Real - Qual o melhor jogador e o melhor time que você viu jogar?

Romário - Melhor jogador que já vi (jogar), o Maradona. E o melhor time, depois de conhecedor do futebol, o Barcelona da minha época (1993/94).

Real - Para encerrar esse bate-bola, quais são as suas ambições políticas? Você se vê concorrendo a outros cargos públicos? Veremos, um dia, Romário candidato a presidente do Brasil?

Romário - Hoje penso em finalizar meu mandato como deputado federal, lutando para realizar tudo que me propus a fazer, depois disso eu penso no futuro.

O Baixinho fiscaliza as obras da Arena da Amazônia, em

Manaus, em 2011

35novembro 2011

Segundo o site oficial de Romário - www.roma-rio11.com.br – o Baixinho chegou aos 1.002 gols em 24 anos de carreira (de 1985 a 2009). Campeão na Copa dos Estados Unidos, em 1994, e eleito o me-lhor jogador do mundo naquela temporada, Romário colecionou títulos e marcas. É o terceiro maior gole-ador da seleção brasileira, com 71 gols em 85 jogos, e detém ainda hoje o posto de atacante que mais balançou as redes nas edições da Copa do Brasil. Foram 36 gols em 46 partidas.

Torcedor confesso do América carioca, por influ-ência do pai, Romário ganhou fama no Vasco, onde iniciou a carreira profissional. Teve quatro passagens pelo clube cruzmaltino, pelo qual atou 414 vezes e assinalou 326 gols. A identificação com o Vasco não

O Baixinhodos mil gols

Como Pelé, Romário também contabiliza mais de mil gols na carreira

o impediu de também marcar época no arquirrival Flamengo. Em três passagens pelo rubro-negro, o Baixinho fez 204 gols em 240 jogos.

Romário também teve uma passagem pelo Flumi-nense, marcando 48 gols em 77 jogos. Por ironia do destino, o único grande clube carioca que Romário não vestiu a camisa, o Botafogo, é a maior vítima da ponta-ria do artilheiro. O alvinegro, ao lado do Olaria, é o time que mais levou gols de Romário na carreira: 34.

No exterior, Romário ganhou destaque ao defender o PSV Eindhoven, da Holanda, de 1988 a 1993, chegando à impressionante marca de 165 gols em 163 jogos. O faro de gol apurado o levou a inscrever o seu nome na galeria dos grandes jogadores do Barcelona, clube que atuou de 1993 a 1995 e marcou 53 gols em 83 jogos.

Foto

s: w

ww

.rom

ario

11.c

om.b

r

36 novembro 2012

Agen

da

Agenda UK Clube do Choro

Desde janeiro deste ano, o Clube do Choro promove uma noite de Chorinho. Em novembro, a roda acontece no dia 30, a partir das 19h, onde vários músicos e amantes do Choro se

encontram. Vale a pena conferir. Onde: The Global: 43-47 Marylebone Road, London NW1 5JY

Info: www.clubedochoro.co.uk Ingresso: £5

AGENDA

Shirley Nunes

New forró night!Forró do Luiz

Desde o dia 22 de outubro temos mais uma noite de forró aberta em Londres: “Forró do Luiz”, em homenagem ao

centenário do pai do forró, Luiz Gonzaga. A noite acontece no centro da cidade, ao lado da estação de Tottenham Court

Road @ Costa Dorada. A casa abre a partir das 17h (happy hour) oferecendo brazilian snacks e spanish tapas, cerveja

brasileira e caipirinha. A partir das 19h, aulas de forró com um professor que está há mais de cinco anos em Londres, Carlos

André. E às 20h30, o Trio Cactus Flowers abre as noites sempre com um convidado diferente.

Onde: Costa Dorada: 47 Hanway Street, London W1T 1UXReservas: 020 7631 5117

Festa de final de anoA Anglo-Brazilian Society sempre organiza eventos para

arrecadar dinheiro para entidades assistenciais no Brasil (veja a lista delas no final da matéria da página 10). Um evento

seria realizado no começo de novembro, antes da chegada da Real às ruas, e o próximo será em dezembro, o Brazilíssimo. A festa de fim de ano será na Sala Brasil da Embaixada do Brasil

em Londres, com música, show da Escola de Samba Paraíso, caipirinhas, vinho e comida, tudo incluído no preço do convite

(£45 para membros e £55 para convidados). Onde: Embaixada do Brasil em Londres – 14-16 Cockspur

Street, London SW1Y 5BLQuando: 5 de dezembro

Info: [email protected]

Teatro: “Desejo de Mãe”Peça da Companhia de Teatro StoneCrabs baseada na obra de

Federico Garcia Lorca, “A Casa de Bernarda Alba”. Onde: Tara Theatre - 332 Garratt Lane,  London SW18 4EJ

Quando: 22 e 23 de novembro, às 19h30Ingressos: £9/£13

Reservas: 020 8333 4457

Confira mais eventos no Brazilian Events Guide: www.culturart.co.uk

37novembro 2011

38 novembro 2012

Às quartas, MPB no estilo jam session, das 20h às 0h30. Às quintas, roda de choro das 20h às 0h30. Às sextas, MPB das 20h às 23h e forró pé de serra, das 23h às 3h. Aos sábados,

o melhor do sertanejo ao vivo, das 21h às 23h30, e pagode e DJ, das 0h às 3h. No domingo, pagode das 20h às 0h.126 South Lambeth Road, Vauxhall, LondonSW8 1RB

Reservas: 020 7622 3602 – www.tapiocahouse.co.uk

O pub brasileiro tem atrações variadas durante a semana, seja

no cardápio, na telona ou na pista de dança. Aos domingos, reúna a

torcida para acompanhar as rodadas do Brasileirão.

17 York Way – Camden Town - London N7 9QG

Reservas: 020 7485 4738 - www.canecaolondon.com

Baladas, bares e restaurantes

O CocoBamboo Bar & Restaurante traz no seu menu a fusão da

culinária brasileira e caribenha. Nos finais de semana, DJs brasileiros

animam o público até às 2 da manhã. Aos domingos, 2ªs e 6ªs, música

brasileira ao vivo das 19h às 23h.48 Chalk Farm Road (NW1 8AJ)

Reservas: 020 7267 6613 - www.cocobamboo.co.uk

Agen

da

Programação variada de shows ao vivo de quarta a domingo. Confira a agenda completa no site do Made in Brasil.

12 Inverness Street, Camden Town, London NW1 7HJReservas: 020 7482 0777 – [email protected] 

www.made-in-brasil.co.uk

Dublin Todas as sextas-feiras no Turks Head (Temple Bar), das 21h

às 3h. A entrada é free até as 23h. 353 870520541 - 872766845 – 876468029 -

botecobrasileiro.facebook

Londres A balada que se tornou o mais novo point dos brasileiros em Londres. Todos os sábados, das 21h às 4h, no Athene Place,

73 Shoe Lane EC4A 3BQ. Reservas e informações: 020 7583 8602 e 079 8449 6533

www.santafelondres.com

De segunda a domingo, uma variada programação embala as noites na tradicional casa brasileira em Londres, pertinho da estação de Holborn. Os mais diferentes ritmos nacionais

fazem do Guanabara uma referência verde e amarela na capital britânica. Além, claro, do cardápio com as delícias nacionais e os

drinks que fazem a cabeça de brasucas e gringos. Parker Street, Corner of Drury Lane, London WC2B 5PW

Reservas: 020 7242 8600 www.guanabara.co.uk

O Mr. Piggy é a mais nova opção de culinária brasileira em Londres.

Inaugurado no início de novembro, o restaurante está aberto aos domingos,

do meio-dia às 20h, e é um espaço para comer bem, assistir aos jogos do Brasileirão e realizar a sua festa. Na

promoção da casa, o aniversariante que fizer a festa no local ganha o bolo e a champanhe.

113C Elephant Road, London SE17 1LB (próximo à estação de Elephant & Castle, atrás do Coronet)

Reservas: 075 9539 5598

39novembro 2011

40 novembro 2012

Agen

da

Criolo se apresenta no Koko

Rapper paulistano faz participação especial no show do músico e compositor etíope Mulatu

Astatke, dia 18Maria Oller

Após ter sido aclamado no Back2Black Festival em julho e pelo jornal “The Observer”, o rapper paulistano Criolo

volta a se apresentar em Londres no dia 18 de novembro, no Koko, como um dos convidados do músico, compositor e arranjador etíope Mulatu Astatke. Mulatu, que apresenta no repertório uma mistura única de pop, jazz moderno, música tradicional etíope, ritmos latinos e reggae caribenho, estudou música em Londres, Nova York e Boston e se apre-senta como parte do Festival de Jazz de Londres, em associação com a BBC 3.

Criolo começou a compor com 11 anos e, de cara, se identificou com o hip-hop. Hoje, além de cantor, é poeta e compositor e circula com desenvoltura também pelo afrobeat, samba e reggae. O artista liderou o ranking da revista Rolling Stone Brasil, tendo seu álbum e a música “Não Existe Amor Em SP” escolhidos como os melhores do ano no Brasil. Ganhou ainda três prêmios VMB (MTV Brasil) como melhor álbum, artista revelação e melhor canção. Criolo fez ainda dueto com Caetano Veloso na cerimônia de premiação.

Em junho de 2012, ganhou três prêmios no Prêmio da Música Brasileira, conhecido como o “Grammy brasileiro”, o de melhor álbum e melhor intérprete (na categoria pop/rock/reggae/hip-hop/funk) e de cantor revelação.

MADE IN BRASIL CANECÃO

CAMDEN GUITARS

COCO BAMBOO

O artista traz uma mensagem de esperança para os jovens do Brasil, abordando em suas músicas a pobreza, a violência policial e a discriminação so-cial, e foi apontado por Caetano como “o mais importante da cena pop brasileira.”

Quem chegar cedo ao show poderá comprar algumas bebidas ao preço de

£2,50 (das 19 às 20h, apenas para quem apresentar ingresso). A casa fe-cha às 23h. Os ingressos para o evento estão disponíveis na bilheteria do local. Local: Koko - Camden High Street, Camden NW1 7JEIngressos: £20Informações: www.koko.uk.com

Mulatu Astatke

41novembro 2011

42 novembro 2012

As novas das celebridadesAs novas das celebridades

Pers

onal

idad

esPERSONALIDADES

Maria Oller

A vida, novamente, imita a arte...Murilo Benício resolveu assumir de vez o romance com Débora Falabella. O Tufão da novela “Avenida Brasil”,

sucesso de audiência, confirmou o relacionamento com a atriz, que interpretou Nina. “Namorando, não. Estou praticamente casado com ela”, confessou o ator.

“Estou em estado de graça. Mas não queria que as pessoas soubessem antes para não tirar o foco. Essa é uma história nossa”, disse Murilo Benício, que abriu o seu coração em entrevista ao programa “Marília Gabriela Entrevista”, no canal GNT.

Durante a entrevista, Benício esbanjou elogios para a sua nova namorada. “Ontem eu entrei em casa e ela estava se arrumando. Me deu vontade de chorar, de tão linda que ela é.” O ator já teve romances com outras famosas, como Carolina Ferraz, Giovanna Antonelli, Guilhermina Guinle e Alessandra Negrini. Bem, deixemos as cenas dos próximos capítulos para a próxima novela em que o Murilo atuar...

Neymar deu um tempo no tchu e no tchá?

Existem boatos de que o partidão Neymar está namorando a atriz Bruna Marquezine e que está apaixonado por ela. A asses-soria do jogador, porém, negou o namoro. Pessoas próximas à atriz afirmam que a mesma está insegura para assumir publica-mente o romance e que um dos motivos seria a aprovação da família, que estaria preocupada com a possibilidade da garota se influenciar por Sthefany Brito, que largou a carreira para ir morar com Alexandre Pato na Europa. Se Neymar tá com a Marquezi-ne, as Marias chuteiras mais ambiciosas terão agora que apontar seus canhões para outro alvo...

O mundo dourado de TicianeTiciane Pinheiro realizou um de seus sonhos: um closet só para ela, no

amplo apartamento duplex onde mora com o marido, o apresentador e publi-citário Roberto Justus, em São Paulo. “O closet do meu quarto estava fican-do apertado, tanto para mim quanto para o Roberto. Então, quando os filhos dele casaram e se mudaram, transformamos um quarto do andar de baixo em um closet para mim”, conta ela, sobre o espaço de 27 metros quadrados, tamanho de um apezinho popular. “Compro bastante quando viajo, principal-mente em Miami, onde há lojas multimarcas de que gosto. Adoro coisas que estão na moda, até posso não gostar, mas uso porque acho bacana estar na moda.” Como assim, usar até o que não gosta? Definitivamente falta estilo a essa perua...

Foto

: Sér

gio

Sav

ares

eFo

to: S

iebb

i

As maldades de KarlKarl Lagerfeld, ícone fashion e diretor de criação de

grifes famosas como Fendi e Chanel, também conhecido pela linguinha afiada, andou dando as suas por aí ao re-centemente afirmar, com todas as letras, que não suporta a cara da Pippa, irmã de Kate Middleton. Chegou a afirmar que a moça só deveria mostrar o bumbum. Outra vítima de seus comentários é a cantora Adele, que, segundo ele, é “um pouquinho gorda.” Com o cantor Seal o estilista foi simplesmente perverso ao soltar a seguinte pérola: “Não sou dermatologista, mas não gostaria de ter a pele dele, é cheia de crateras.” Nem personalidades já falecidas escapam da língua ferina do estilista. Em entrevista à “New York, Magazine” afirmou que a princesa Diana “era doce e bonita, mas estúpida”. Maldosinho ou não?

43novembro 2011

44 novembro 2012

Pers

onal

idad

es

O supositório de Rod Stewart O cantor britânico Rod Stewart, 67

anos, revelou detalhes bizarros em sua biografia, “Rod - The Autobiography”, como usar cocaína via anal, por se pre-ocupar com o efeito destrutivo da droga

em suas vias nasais e, consequentemente, em sua voz. “Começamos a comprar remédio contra resfriado, divi-dir a cápsula em duas para substituir seu conteúdo por uma pitada de cocaína e a colocávamos no ânus, lugar em que elas se dissolveriam facilmente no sistema”, confessou. Ui, não é um horror???!!!

Ricky Martin tira as calças O cantor Ricky Martin, 40 anos, que

atualmente interpreta o papel de Che no musical “Evita”, em Nova York, se es-merou em divulgar um leilão beneficente do qual vai participar. O cantor tirou as

calças e postou uma foto no Twitter. Na imagem, o ex-Menudo aparece só de camiseta, roupa íntima e sapatos. As calças serão leiloadas para ajudar a Broa-dway Cares/Equity Fights AIDS. Isso é que eu chamo de engajamento - atitude certamente apoiada por toda a torcida gay e feminina.

Edward e Bella juntos novamente na vida real?

Robert Pattinson e Kristen Stewart foram vistos recente-mente em um restaurante agi-tado de Los Angeles nos dias que antecederam o lançamen-to do filme “The Twilight Saga: Breaking Dawn - parte 2”... Pergunta que não quer calar: eles sinceramente reataram ou isso seria um golpe de marke-ting para promover o filme?

O que as celebs andam dizendo por aí...“Depois de gerar uma vida, nada mais me destrói. Quero ter mais três filhos. Se eu tenho medo de ficar caída? Olha, amor, caída não vou ficar nunca, nem com 90 anos.”

Luana Piovani, atriz e convencida

“Se tivessem começado a fazer uma poupança quando me chamaram pela primeira vez, aos 18 anos, já teriam conseguido me convencer.”

Luana Piovani sobre o convite para posar nua

“A pessoa me escreve dizendo: ‘Como você está gorda! ’ Eu digo: ‘Gorda, mas o seu namorado deve estar no banheiro com minha revista na mão.”

Luana Piovani, again, justificando sua fama de barraqueira do Twitter

“Quem gosta de osso é arqueologista, seu prego. Inveja eu só tenho de conta bancária.”

A incansável Luana Piovani em resposta a um seguidor no Twitter, que defendia a modelo Izabel Goulart

“Não sou baladeira, não sou do tipo que sai muito à noite.”

Bruna Marquezine, apontada como namorada do jogador Neymar, negando ser baladeira durante lançamento da novela “Salve Jorge”

“Não tem mais jeito agora que eu tô ‘vasectomizado’. Se bem que tem umas aí que, se eu falar isso, saem correndo.”

Zezé di Camargo, cantor, em entrevista à revista “Sexy”, revela que as mulheres fogem se descobrem que ele fez vasectomia

“Graças a Deus, fiquei doente.” Drica Moraes, atriz, em entrevista à “Marie Claire”, sobre ter aproveitado o

tratamento contra a leucemia para abandonar a negatividade

“Quero um homem mais alto do que eu. Parece superficial, mas eu gosto de ser alta. Não gosto de sair com alguém mais baixo.”

Da atriz Katie Holmes, depois da separação de Tom Cruise

“Eu não inspirei Tom e Vinícius como minha mãe, mas estou inspirando as periguetes.”

Ticiane Pinheiro, filha de Helô Pinheiro, garota de Ipanema

“O Restart está perdendo o respeito das pessoas que os sustentam: os pais dos fãs, que estão percebendo que eles não são os Teletubbies para adolescentes que pareciam ser.”

Rafael Neves, vocalista da banda F292, sobre o cantor Pe Lanza, da banda Restart, ter sua carteira apreendida por dirigir embriagado

“Estou impossível, me achando.” Da cantora Ivete Sangalo, após ter se tornado loura

Mais um saindo do armário. Antes tarde...

Joe Simpson, pai da cantora Jessica Simpson, escandalizou o mundo das celebridades em outubro, com os rumores de que estaria tendo um caso com o aspirante a modelo Bryce Chandler Hill, de 21 anos. O cinquentão pediu o divórcio da mulher Tina Simpson, com quem estava casado há 34 anos! Depois da notícia ter inundado as revistas e sites de fofocas americanas, surgiram garotos de programa dizendo ter tido aventuras sexuais com o pai da cantora, que, segundo a revista People, “está lidando bem com a situação”. Jessica, que recentemente deu à luz ao bebê Maxwell, tem evitado os rumores, concentrando-se em seu regime e exercícios para a perda de peso ganho na gravidez. Oh my good-ness, pra que demorar tanto pra sair do armário Joe?

Foto

: Gag

e S

kidm

ore

45novembro 2011

46 novembro 2012

Turis

mo

Mot

ores

Salão dos sonhosColunista da Real visita o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo e revela detalhes do quarto maior evento do circuito

automotivo mundialDevaldo Gilini Júnior

MOTORESFo

tos:

Div

ulga

ção

C ircular pelos corredores do Pavilhão de Exposições do Anhembi, no 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, do dia 24 de outubro a 4 de novembro, foi uma experiência inesquecível. Com aproximadamente

500 carros expostos, de 49 diferentes marcas, o maior e mais importante evento automotivo da America Latina já figura entre os quatro primeiros do circuito automotivo mundial, gerando 26 mil empregos diretos e indiretos e representando trabalho de mais de 99 horas ininterruptas para sua montagem. Veja algumas das atrações que chamaram a atenção das mais de 750 mil pessoas que passaram pela feira e saiba também qual carro conquistou a maratona de economia de combustível, realizada no Reino Unido.

Bravo Xtreme

Como já é característico dentro das participações da Fiat no Salão Internacional do Automóvel, a marca levou um veículo que expressa a criatividade do seu time de engenheiros e designers. É neste tom que a Fiat apre-sentou o Bravo Xtreme, criado para destacar o design italiano e a esportividade do modelo. Neste ensaio do Fiat Design Center LATAM, o Bravo Xtreme recebe para--choque dianteiro com uma nova leitura da marca. O tra-dicional logo da Fiat mais o bigode cromado dão lugar a uma grade maior, sobre a qual é aplicado o famoso logo-tipo vintage, utilizado em modelos como o Fiat Mefistofe-le, esportivo da marca de 1908. Bonito e extraordinário, o Bravo Xtreme também ganhou um conjunto mecânico que promete apaixonar os aficionados por desempenho. Para isso, foi utilizada a mesma base dos Linea do cam-peonato Copa Fiat: propulsor 1.4 16V T-Jet.

Foto

: Mar

celo

Spa

tafo

rav

Audi R8 Spyder

Uma das atrações do Salão do Automóvel foi o ídolo Neymar. Após cumprir os seus compromissos, o jogador passou em frente aos carros da Audi dispo-níveis para test-drive – R8 GT Spyder, R8 Spyder, S5 Cabriolet e Audi TTS, e pediu para ir até Santos, cidade onde vive, dirigindo o R8 Spyder. O modelo escolhido pelo jogador fez parte da ação inédita feita pela Audi no Salão do Automóvel: pela primeira vez, uma marca disponibilizou veículos no valor de aproximadamente R$ 1 milhão para o público que comprou o ingresso e teve a oportunidade de desfrutar da tecnologia, espor-tividade e conforto do veículo conversível, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e tem velo-cidade máxima de 317 km/h. Além do R8 GT Spyder, que custa R$ 1,2 milhão e terá uma única unidade vendida no país este ano, a marca disponibilizou mais três modelos esportivos na ação: um R8 Spyder (R$ 856.350,00), um S5 Cabriolet (R$ 387.900,00) e um TTS (R$ 315.482,00).

47novembro 2011

48 novembro 2012

Lancer GT AWD

As modernas e já consagradas linhas do Lancer agora ganham mais segurança no novo Lancer GT AWD. Apresentado pela Mitsubishi Motors em São Paulo, o sedan conta com a tecnologia herdada do mito das pistas, Lancer Evolution X, sendo o único da categoria de sedans médios equipado com tração nas quatro rodas, controle de tração e estabilidade. A tração AWD (All-Wheel Drive) faz com que o Lancer seja um veículo único, com muito mais aderência e o máximo em segurança que um sedan pode oferecer. O Lancer GT AWD é equipado com Sistema Multimídia Power Touch, com GPS integrado em português, mais de 1.250 cidades mapeadas, CD, DVD e MP3 Player, entrada USB com interface para iPod e rádio AM/FM, exclusivas rodas aro 18”, únicas no segmento, além de sensor de acendimento de faróis, sensor de chuva, piloto automático e computador de bordo em LCD colorido no centro do painel.

Turis

mo

Mot

ores

Novo Fusion

O Novo Fusion representa um salto em inovação e tecnologia no segmento de sedãs de luxo, do qual é o líder no Brasil. Suas linhas sofisticadas e elegan-tes são claramente inspiradas no conceito Evos, que lançou as bases do futuro design da marca. O con-forto, o silêncio e o conteúdo de tecnologia embar-cada o colocam entre os melhores carros do mundo. O Novo Fusion é o primeiro carro no Brasil equipado com motor Ford EcoBoost, que inova na economia de combustível. Ele oferece um conjunto sem prece-dentes de tecnologias de segurança, conveniência e assistência ao motorista, incluindo o Sync Media Sys-tem com sistema de navegação e comandos de voz em português, 8 airbags, sistema de estacionamento automático e controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac.

Foto

: Fer

nand

o M

onte

iro

Suzuki SX4O Suzuki SX4 é o único SportCross do Brasil por reunir o design dos

esportivos, o espaço interno dos monovolumes e a tração 4x4 3-Mode i-AWD que oferece máxima estabilidade, aderência e segurança. O SX4 2013 chega com mudanças na grade frontal e para-choque dianteiro. Outras novidades são o aerofólio de série e novo de-senho das rodas. Na parte interna, nova padronagem de tecido e o painel recebe moldura em cromo preto. O exclusivo Sport Shower e piloto automático podem acompanhar o SX4, tam-bém encontrado como dealer option Mormaii e SportPack. O Brake Override virá de série em todas as versões.

Conceito TR-XCriado no Centro de Design da Ford, o conceito Troller TR-X

exibe formas musculosas que evidenciam a força para enfren-tar qualquer terreno com muita valentia e estilo. O conceito traz para-lamas mais altos, largos e perfeitamente integrados à cabine do veículo. O capô exibe um detalhe central elevado que transmite potência e virilidade. A grade dianteira tem um desenho que imita em escala a própria frente do veículo, dando grande personalidade ao modelo. Faróis e lanternas de LED, junto com outros detalhes usando a mesma tecnologia, trazem modernidade à sua aparência. A cor verde fosca evoca um contato maior com a natureza, o ambiente natural do Troller.

49novembro 2011

Garota MustangO Ford Mustang foi exibido na versão

Boss 302 Laguna Seca, de 450 cv, muito bem acompanhado. Quem foi ao estande da Ford viu o esportivo ao lado da modelo Fabiana Soares, de 26 anos, vencedora do concurso Garota Mustang, realizado com a participação do público na internet. O modelo Boss 302 Laguna Seca faz parte da linha Mustang 2013 recém-lançada nos Estados Unidos e a versão preparada para as pistas tem motor V8 5.0 Ti-VCT, transmissão manual de seis velocidades, suspensão rebaixada, amortecedores ajustáveis e rodas de 19 polegadas com pneus 285/35ZR-19 na traseira. Na cabine, além do sistema de conectividade SYNC com comandos de voz, o Mustang Laguna Seca traz o Track Apps, tela de LCD de 4,2 polegadas no painel que mostra os dados de desempenho do carro, incluindo acele-ração, aceleração lateral e frenagem. A sua cor amarela “School Bus” com listras refleti-vas é uma homenagem ao famoso Mustang do piloto Parnelli Jones nos anos 70.

Nissan Extrem

A vibração, cor e emoção do Brasil foram capturadas no Nissan Extrem, um carro-conceito radical que bus-ca atrair os olhares de jovens (os de coração também) e dos entusiastas de automóveis. O Nissan Extrem foi criado especialmente para o Brasil, sendo, inclusive, de-senhado e desenvolvido no próprio país. Concebido pelo Centro de Design da Nissan América (NDA), nos Estados Unidos, em parceria com designers brasileiros, e produ-zido no Brasil, o Nissan Extrem antecipa um novo estilo para os automóveis. Reunindo versatilidade e resistência com a agilidade de um compacto 2+2, o Nissan Extrem é também um novo gênero de esportivos compactos urbanos. Embora seja um carro-conceito, sem planos de produção no momento, o Nissan Extrem traz estilos de elementos que poderão inspirar os futuros produtos da Nissan, não apenas para o Brasil.

Maratona de economia

Um Ford New Fiesta com motor ECOnetic 1.6 TDCi venceu a maratona de economia de combustível “ALD Automotive/Shell FuelSave MPG Marathon”, realizada no Reino Unido, com a marca de 46,25 km/l em um percur-so de aproximadamente 600 km. Além de provar a efi-ciência do modelo com motor diesel, o teste serviu para evidenciar a influência do modo de dirigir no rendimento de combustível. Em comparação com o consumo oficial de 36,39 km/l, no decorrer da prova, o Fiesta ECOnetic teve um desempenho 27% mais econômico. O sistema Auto Start-Stop é uma das tecnologias que contribuíram para esse resultado. O sistema desliga o motor quando o carro para no trânsito ou num semáforo, por exemplo, e o religa automaticamente ao se aliviar o pedal do freio. O New Fiesta foi conduzido pelos ex-pilotos de rali Andrew Marriott e Andy Dawson e venceu com uma diferença de 2,5 km/l em relação ao segundo colocado. O evento foi realizado nas colinas de South Wales e Cotswold Hills.

50 novembro 2012

Visão do Brasil

Alberto Luiz Schneider

BRASILBr

asil

MENSALÃOO que é, afinal,o mensalão?

Foto

: Jos

é C

ruz/

AB

r

51novembro 2011

Alberto Luiz Schneidergraduou-se em História pela UFPR,

Mestrado na PUC-SP, Doutorado na Unicamp e pós-doutorado no King’s College London. Atualmente é

pós-doutorando no Departameno de História da USP

Quem quiser ser intelectualmente honesto, sem deixar-se aprisionar pela camisa de for-ça do pensamento ideológico ou da paixão política – que inflama as melhores consciên-

cias, seja elas pró ou contra os réus – terá de admitir que se trata de uma trama complexa, que envolve muitos atores.

O dito mensalão foi um esquema corrupto voltado a irrigar as campanhas eleitorais do PT e de seus aliados fisiológicos que, em troca dos recursos usados no processo eleitoral, comprometeram-se a apoiar o governo Lula no Congresso. A origem dos recursos eram as estatais e a trama envolvia o sistema financeiro, operado pelo publicitário Marcos Valério, em Minas Gerais. O mesmo Valério havia montado, antes, um esquema de fraude para servir ao governo de Minas Gerais, liderado por Eduardo Azeredo, do PSDB.

Por que o comando do PT, especialmente José Dirceu, ao que parece, aceitou essa via? Por que o PT e seus aliados históricos não detinham maioria no Congresso. Ao invés de fazer alianças com os partidos conservadores e fisiológicos, como o PTB, o antigo PL, o PP, etc., os próceres do primeiro governo Lula acreditaram que seria mais “barato” comprar apoio do que dar cargos à ratazana política. O esquema não deu certo. Explodiu em 2005.

O chamado mensalão prova que o governo foi sistemicamente corrupto? Não, pois não houve nada comparável em outras áreas do governo, apesar da grande vigilância exercida pela oposição e sobretudo grande imprensa. Prova, porém, que houve, sim, corrupção. É possível que o governo Lula tenha sido, inclusive, menos corrupto que os governos anteriores. Trata-se, porém, de uma tese impossível de ser comprovada.

Se caso documentado de compra de votos para a reeleição de FHC – gerou inclusive renúncia em ato de confissão – tivesse sido submetido ao mesmo grau de escrutínio pela imprensa e pelo Ministério Público, aí sim poderíamos comparar. Além da reeleição, obtida por método corrupto, pesa sobre a era tucana pesada suspeita no processo de privatizações. Uma CPI sobre o caso revelaria ao país o que houve e o que não houve. Sendo como foi, sobra a dúvida. Diferentemente do governo Lula, o de FHC teve apoio dos grandes veículos de comunicação, dos grandes empresários, do agronegócio e da classe média urbana, obtendo apoio político suficiente para abafar as CPIs propostas pela oposição.

O fato de outros governos terem sido tão ou mais corruptos inocenta os réus do processo ora em julgamento, no Supremo Tribunal Federal? Claro que não! As instituições devem funcionar e punir os corruptos, na forma da lei. Aí chegamos ao ponto nevrálgico do processo. Há, evidentemente, quem não gostaria de punir, mesmo que culpados, os réus. Mas são poucos. A grande maioria da sociedade, da opinião pública e da Justiça almeja a punição daqueles que malversaram recursos públicos, sejam eles do PT, do DEM ou PSDB (envolvidos no caso

Carlinhos Cachoeira). A boa consciência também quer o combate contra

a corrupção privada, praticada pelas empresas, através da sonegação fiscal, de atividades ambientalmente ilegais, do abuso dos direitos dos consumidores, etc. Outra parte da opinião pública – e, sobretudo, da opinião publicada –, da Justiça e de setores da sociedade querem tão somente a punição dos petistas e da própria figura de Lula, como uma estratégia de reaver o governo, bloqueando e revertendo as transformações havidas sob a presidência de Lula. Os primeiros – signatários das mais diferentes posições políticas, da esquerda à direita – assumem a legítima expectativa do bom uso do dinheiro público. Os segundos utilizam o mensalão na luta político-eleitoral em curso. Uns querem a condenação dos corruptos, outros querem a condenação dos petistas.

Se a “Veja”, apenas a guisa de exemplo, se preocupasse de fato com a corrupção, teria atacado o esquema Carlinhos Cachoeira, que envolveu nos últimos 10 anos valores infinitamente superiores aos do mensalão, com a mesma fúria que ataca os réus do governo Lula. A revista, no entanto, quer apenas a punição de determinada força política, não da corrupção propriamente. Se zelasse pela moralidade pública, não teria protegido e incensado Demóstenes Torres, como tanto nem fez, e teria submetido Carlinhos Cachoeira ao bom jornalismo, em benefício da República.

Diferentemente, a imensa maioria dos brasileiros – pobres ou ricos, de direita ou de esquerda, do Norte ou do Sul – quer a punição dos corruptos, sejam eles quem forem. Prova a tese o fato de que os eleitores têm definido o voto em razão dos seus interesses concretos. Os eleitores têm punido o PT onde fez governos municipais problemáticos, como no Recife. E premiado o mesmo partido onde julga o governo de modo positivo, como em Goiânia. Governos bem avaliados, coligados ao PSDB, como o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, foram reeleitos. Governos mal avaliados, como o de Gilberto Kassab, criação de José Serra, foram derrotados, pelas mesmas razões.

Se o Supremo Tribunal Federal agir, doravante, com o mesmo rigor com todos os corruptos, como tem agido com os réus do mensalão, a sociedade toda ganhará. Se voltarmos à tolerância habitual com que a Justiça trata os poderosos, terá mostrado que o julgamento do mensalão foi um mero espetáculo da luta política. Pessoalmente, sou otimista. Acredito que o Brasil entrou em outra era. Inclusive por méritos de Lula, de FHC, da constituição de 1988 e da sociedade que os produziu. Quiçá o Supremo esteja inaugurando uma nova era!

52 novembro 2012

Espo

rte

Espo

rte

ESPORTEEs

port

e

Neymar, de novo, na disputa de melhor do mundo

Neymar voltará a brigar com Messi e Cristiano Ronaldo pelo prêmio de melhor jogador do mundo em 2012. A Fifa e a revista France Football anunciaram os no-mes dos três craques na lista com os 23 finalistas da Bola de Ouro no final de outubro. Ao lado do trio estão outros destaques como Balotelli, Ibrahimovic, Van Persie, Drogba, Falcao García, Iniesta e Pir-lo. Em 2011, o atacante do Santos foi escolhido o 10º melhor jogador do planeta com 1,12% dos votos e Messi, favorito também este ano, ganhou o título pela terceira vez seguida.

Finalistas serão conhecidos no dia 29 de novembro

O anúncio dos três finalistas para a disputa da Bola de Ouro

Guardiola x Mourinho entre os técnicos

A Fifa também divulgou a lista dos candidatos ao prêmio de me-

Adriano adia volta aos campos para 2013

Depois de novas polêmicas e faltas aos treinamentos, Adriano se antecipou ao Flamengo e avisou, no dia 5 de novembro, que não treina mais no clube em 2012. O atacante informou que volta aos campos na próxima temporada, mas deixou claro que seu futuro pode ser longe do Rubro-Negro. “Pensei muito, conversei com amigos e minha família e cheguei à conclusão que a melhor coisa a ser feita é voltar em 2013.

Ainda não sei se será no Rio, mas posso afirmar que em 2013 estarei pronto para entrar nos cam-pos”, declarou, via assessoria de imprensa.

Vettel e Alonso disputam o tri na Fórmula 1

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, pode conquistar o tricam-peonato da Fórmula 1 no GP do Texas, nos Estados Unidos, no dia 18 de novembro. Com 10 pontos de vantagem sobre o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, Vettel se mantém como favorito na dispu-ta após o terceiro lugar no GP de Abu Dhabi, no dia 4 de novembro. Alonso, que também luta pelo tri, foi o segundo colocado na prova, ven-cida por Kimi Raikkonen, que levou a Lotus ao topo do pódio depois de 25 anos (a última corrida vencida pela equipe fora com Ayrton Senna, em 1987). Além do GP do Texas, a temporada tem apenas mais uma corrida, o GP do Brasil, em Interla-gos, no dia 25 de novembro.

Foto

: Jos

é C

ruz/

AB

r

Foto

: Mor

io

Foto

: San

tos

Fute

bol C

lube

será no dia 29 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhem-bi, em São Paulo, que receberá em 1º de dezembro o sorteio da Copa das Confederações de 2013. Já o vencedor do prêmio será conhecido dia 7 de janeiro, na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça. O vencedor será o mais votado pelos treinado-res e capitães das 209 seleções filiadas à Fifa, além de outros 49 jor-nalistas da revista francesa “France Football”.

lhor treinador do ano. Mesmo tendo trabalhado apenas no primeiro semestre, Josep Guardiola con-corre pelo Barcelona. O seu antigo rival, José Mourinho, também está presente entre os dez escolhidos. Vicente Del Bosque (Espanha), Ro-berto Di Matteo (Chelsea), Alex Fer-guson (Manchester United), Jupp Heynckes (Bayern de Munique), Jürgen Klopp (Borussia Dortmund), Joachim Löw (Alemanha), Roberto Mancini (Manchester City) e Ce-sare Prandelli (Itália) são os outros indicados.

53novembro 2011

+ Jornalismo

+ Informação à comunidade

+ Visibilidade on-line

+ Respeito ao anunciante

+ Do que um catálogo de anúncios

Prezado leitor, prestigie osanunciantes da Real. Digaque viu o anúncio na revista.

Caro anunciante, divulguea sua marca numa mídiaimpressa diferenciada.

www.revistareal.com

Real, a revista que fala a sua língua

www.facebook.com/RevistaRealLondres

54 novembro 2012

Victory Design and WorksPós-Construção; Limpeza de Casas e Empresas

(leves e pesadas), Manutenção; Limpeza de Carpetes(Secagem de Carpetes); Remoção de Itens, Coleta de

Doações (roupas, bolsas, calçados, bijuterias em geral…)Honestidade e bom preço

07906 966 [email protected]

Cla

ssifi

cado

s

COSTURAS E REFORMASVICTORY DIVINE

Faz, reforma, ajusta, conserta, roupas etc; do social ao esportivo; cortinas e enxovais; alfaiataria em geral; faz

remendos invisíveis, barra original em jeans...O melhor do Reino Unido em Londres para você

078 9678 [email protected]

TRADUÇÃOPortuguês e Italiano0800 633 5985

Anuncie aqui

020 8133 [email protected]

TRADUÇÃO JURAMENTADA, CERTIFICADA, LEGALIZAÇÃO ITALIANO – INGLÊS - PORTUGUÊS

ADRIANA FORESTI 07960232529 [email protected]

TRADUTORA ITALIANA 

TRADUÇÕESPortuguês para inglês / Inglês para português

Revisão de teses, artigos cientí�cos, livros, materiais de divulgação e press releases.

[email protected]

55novembro 2011

56 novembro 2012

A origem das palavras cruzadas

A brincadeira que inspi-rou um dos passatempos mais populares de nossos tempos data do século IV a.C. Nos laterculus, como o jogo era conhe-cido, os antigos romanos tinham de formar palavras cruzando-as de maneiras que constituíssem palín-dromos - isto é, podiam ser lidas tanto na vertical quanto na horizontal, ou de frente para trás e vice--versa. “As inscrições mais antigas desse jogo foram encontradas nas ruínas de Pompéia, a cidade italia-na destruída no ano 79 pela erupção do Vesúvio”, afirma o designer de jogos Luiz Dal Monte Neto. Nos moldes atuais, porém, as palavras cruzadas apare-ceram pela primeira vez no jornal New York World, em 22 de dezembro de 1913. O inglês Arthur Wynne, responsável pela seção “Diversão” do jornal, recebeu a incumbência de inventar um jogo espe-cialmente para a edição dominical.

Wynne baseou-se em um passatempo que conhecera quando criança e que tinha regras seme-lhantes às dos laterculus romanos. Mas, em vez de fornecer as palavras que deveriam ser cruza-das, Wynne resolveu dar apenas dicas e criou um diagrama na forma de um losango. Uma década de-pois, a criação de Wynne já estava em jornais euro-peus, além de em todo o continente americano.

PALAVRAS CRUZADASPa

lavr

as C

ruza

das

57novembro 2011

MÔNICA

Môn

ica

58 novembro 2012

Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido (ABRIR)Fornece orientação sobre professores (seleção, contratação, treinamento, qualificação), currículo, material didá-tico/paradidático e rede de contato com outros grupos no Reino [email protected]

Associação Brasileira no Reino Unido (ABRAS) Assistência em todos os assuntosrelacionados à vida dos brasileiros noReino Unido, inclusive atendimentosna área de imigração.59 Station Road – NW10 4UX020 8961 [email protected]

Casa do Brasil em LondresOferece orientação jurídica e psi-cológica, serviços de intérpretes, tradução juramentada e convênios médicos e dentários. 21 Foley Street London W1W 6DR Telefone: 020 7580 0133 Fax: 020 7637 1045 [email protected] www.casadobrasil.org.uk

Citizens Advice BureauONG que oferece aconselhamento em diversas áreas, com vários escri-tórios no Reino Unido.www.citizensadvice.org.uk

Consulado Brasileiro na Inglaterra3 Vere Street (quase esquina com Oxford Street)London W1G 0DHTelefone: 020 7659 1550Fax: 020 7659 1554www.cglondres.itamaraty.gov.br/pt-br

Consumer DirectO Consumer Direct funciona como uma espécie do nosso Procon (Fun-dação de Proteção e Defesa do Con-sumidor) do Reno Unido, orientando em relação aos direitos e a quaisquer problemas que o consumidor possa vir a enfrentar.www.consumerdirect.gov.uk

Embaixada do Brasil em Londres14-16 Cockspur Street, perto da Trafalgar Square (London SW1Y 5BL) 020 7747 [email protected]

EmbratelLigações a cobrar para o Brasil.0800 890 055

Emergência: disque 999Para contatar a polícia, bombeiros e ambulância. A chamada é gratuita.

Gay Switchboard Informações sobre acomodação, ‘civil partnership’, imigração e legislação, entre outros. 020 7837 7324 (24h)

Home OfficeImmigration &Nationality DirectorateWhitgift Centre Wellesdey Road – Croydon CR19 1ATConcessão e extensão de vistos:087 0606 7766Solicitação de formulário para exten-são de visto: 087 0241 0645

Immigration Advisory Service (IAS)Orientação jurídica em inglês sobre pedidos de vistos.County House: 190 Great Dover Stre-et - 2º andarLondon SE1 4YB020 7967 1200www.iasuk.org

Serviços pelos direitos da mulher latino-americana (LAWRS)Ajuda mulheres que sofrem de mal-tratos e violência doméstica.52-54 Feathrstone St. - London EC1 8RT020 7336 0888 - 0844 264 0682 [email protected]

Legal Advice CentrePresta orientação e oferece informa-ções práticas legais gratuitas aces-sando-se o site www.legal-advice--centre.co.uk/askus/

Money ClaimMoney claim é um serviço on-line que pode ser utilizado caso alguém lhe deve dinheiro. Você também pode re-ceber orientações caso esteja sendo processado na justiça por débito. A página da Money claim na internet é www.moneyclaim.gov.uk

Naz Vidas A ONG oferece acesso gratuito às

clínicas que cuidam da saúde sexual, onde os pacientes contam com o auxílio de intérpretes e podem fazer exames que incluem testes de HIV, HPV, sífilis, gonorreia, hepatites A, B e C e clamídia. Serviço gratuito de apoio, assistência e aconselhamento sobre Aids. 30 Blacks RoadLondon W6 9DT020 8834 [email protected]

Projeto Latino-Americano para portadores de deficiência020 7793 8399www.ladpp.org.uk

Shelter Entidade que presta serviços de aconselhamento relacionados a mo-radia. Se você tem problemas com o seu landlord ou com a sua imobiliária, pode acionar este serviço gratuito para buscar orientação. O Shelter também tem informações sobre housing benefit, council housing, compra, aluguel e outras questões. 0808 800 4444 england.shelter.org.uk/

Transport for LondonPlanejamento de jornada em metrôs, trens e ônibus.020 7222 1234www.tfl.gov.uk

UK Concil for International Student AffairsInformações para estudantes estran-geiros sobre vistos, cursos,bolsas de estudo e assuntos relacionados ao ensino no Reino Unido. 020 7107 9922www.ukcosa.org.uk

IRLANDAAssociação das Mamães Brasileiras na Irlanda (AMBI)Entidade que promove a cultura bra-sileira e o ensino da língua portugue-sa aos filhos de brasileiros no país. A associação faz reuniões e eventos em Dublin no The Lantern Centre, 17 Synge Street, Dublin [email protected]/site/ambidublin

Embaixada do Brasil na IrlandaBlock 8, Harcourt Centre Charlotte WayDublin 2, IrlandaTelefone: +353 1 4756000Fax: +353 1 4751341dublin.itamaraty.gov.brv


Top Related