Transcript
Page 1: Questões- Pré-história e Antiguidade Oriental

Questões de Pré-história

01.No período Neolítico, a sociedade conheceu importantes transformações, exceto: a) o início do processo de sedentarização;b) a passagem do estado de selvageria para o de barbárie;c) o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio;d) a transição para uma economia coletora, pescadora e caçadora;e) a utilização dos animais como força complementar à do homem.

02."A partir de 18.000 a. C., com o fim da última Idade do Gelo, algumas regiões da Terra começaram a conhecer um processo regular de transbordamento dos grandes cursos fluviais,como o Tigre, Eufrates, Nilo, Indo e Amarelo, tornando possível a prática da agricultura."

As civilizações que se desenvolveram ao longo desses rios formaram no seu conjunto: a) o modo de produção escravista;b) o modo de produção asiático;c) o comunitarismo familiar;d) o feudalismo despótico oriental;e) o sistema mercantil escravista.

03.Quais os países do Oriente Médio atual que correspondem às regiões da Antigüidade Oriental, representadas pela Mesopotâmia, Fenícia, Palestina e Pérsia, respectivamente? a) Irã-Iraque, Arábia, Israel e Síria;b) Iraque, Líbano, Israel e Irã;c) Líbano, Israel, Síria e Jordânia;d) Iraque, Líbano, Irã e Israel;e) Israel, Irã, Iraque e Líbano.

04. (Ufpe) "Já se afirmou ser a Pré-História uma continuação da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura".Sobre a Pré-História, qual das alternativas a seguir é incorreta?a) Várias ciências auxiliam o estudo, como a Antropologia, a Arqueologia e a Química.b) A Pré-História pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram os Australopitecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

Page 2: Questões- Pré-história e Antiguidade Oriental

05. (Ufpe) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?

a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

06. (Ufpe) Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.a) A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História.b) Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita.c) Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História.d) A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante.e) Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista.

07. (FGV-SP) Sobre a Revolução Urbana, pode-se afirmar que:

a) ocorreu no final do Paleolítico, graças à utilização de pedra polida pelo homem.b) representou a intensificação do nomadismo.c) começou quando os homens derrotaram o poder dos sacerdotes e inauguraram as cidades-Estados.d) ocorreu no final do Neolítico, quando se ampliou a agricultura irrigada.e) está ligada ao aparecimento da magia.

08. (UFRGS-RS) Foi fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período Neolítico:a) a utilização de metais como cobre e bronze.b) o nomadismo típico dos povos caçadores e coletores.c) a revolução agrícola.d) a revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos.e) a formação de religiões monoteístas.

Page 3: Questões- Pré-história e Antiguidade Oriental

09. (FCSCL-SP) Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.

a) Todas as proposições são verdadeiras.b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.e) Todas as proposições são falsas.

10. Acerca do estágio cultural conhecido como paleolítico , é INCORRETO afirmar que, nesse estágio, registra(m) -sea) o aparecimento do Homo Sapiens e a descoberta do fogo.b) a invenção da cerâmica e da metalurgia.c) o nascimento da arte com representações de cenas do cotidiano humano nas paredes das cavernas.d) a aprendizagem do homem na fabricação de facas, agulhas e anzóis de ossos.e ) o desconhecimento do homem da atividade de plantar e colher.

01 – D; 02 – B; 03 – B; 04 – E; 05 – E; 06 – C; 07 – D; 08 – C; 09 – C; 10 – B;

Questões de Antiguidade Oriental - Mesopotâmia

01. (UFSM-RS) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na

Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de:

a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas.

b) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra

para a idade dos metais.

c) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o

crescimento socioeconômico.

d) possuir uma área agricultável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.

Page 4: Questões- Pré-história e Antiguidade Oriental

e) abrigar um sistema hidrográfico ideal para a locomoção de pessoas e apropriado para

desenvolvimento comercial.

02. (UFAM) “Se um homem alugar um boi ou um asno, e se nos campos o leão matar o gado, é o proprietário do gado quem sofrerá a perda. Se um homem bater em seu pai, terá as mãos cortadas. Se um homem furar o olho de um homem livre, ser-lhe-á furado o olho”. Sendo um dos primeiros códigos de lei de que se tem conhecimento, este texto está associado:

A - Ao Império Babilônico sob o reinado de Hamurabi.

B - Ao Império Persa sob a dinastia de Talião.

C - Ao Império Persa sob o reinado de Cambises ll.

D - Ao Egito sob o reinado de Amenófis l.

E - A Sociedade ateniense sob a direção de Péricles.

03. (UFSC/SC) “Bagdá – O famoso tesouro de Nimrud, desaparecido há dois meses em Bagdá, foi encontrado em boas condições em um cofre no Banco Central do Iraque em Bagdá, submerso em água de esgoto, segundo informaram autoridades do exército norte-americano. Cerca de 50 itens, do Museu Nacional do Iraque, estavam desaparecidos desde os saques que seguiram à invasão de Bagdá pelas forças da coalizão anglo-americana.

Os tesouros de Nimrud datam de aproximadamente 900 a.C. e foram descobertos por arqueólogos iraquianos nos anos 80, em quatro túmulos reais na cidade de Nimrud, perto de Mosul, no norte do país. Os objetos, de ouro e pedras preciosas, foram encontrados no cofre do Banco Central, em Bagdá, dentro de um outro cofre, submerso pela água da rede de esgoto.

Os tesouros, um dos achados arqueológicos mais significativos do século 20, não eram expostos ao público desde a década de 90. Uma equipe de pesquisadores do Museu Britânico chegará na próxima semana em Bagdá para estudar como proteger os objetos.”

O ESTADO DE SÃO PAULO. Versão eletrônica. São Paulo: 07 jun. 2003. Disponível em:

Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) em relação às sociedades que se desenvolveram naquela região na Antigüidade:

1 - A região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje se localizam os territórios do Iraque, do Kweite (Kwait) e parte da Síria, era conhecida como Mesopotâmia.

2 - Na Mesopotâmia viveram diversos povos, entre os quais podemos destacar os sumérios, acádios, assírios e babilônios.

Page 5: Questões- Pré-história e Antiguidade Oriental

4 - A religião teve notável influência na vida dos povos da Mesopotâmia. Entre eles surgiu a crença em uma única divindade (monoteísmo).

8 - Os babilônios ergueram magníficas construções feitas com blocos de pedra, das quais são exemplos as pirâmides de Gisé.

16 - Os povos da Mesopotâmia, além da significativa contribuição no campo da Matemática, destacaram-se na Astronomia e entre eles surgiu um dos mais famosos códigos de leis da Antigüidade, o de Hamurábi.

32 - Muitos dos povos da Mesopotâmia possuíram governos autocráticos. Entre os caldeus surgiu o sistema democrático de governo.

04. (ACAFE/SC) No Egito e na Mesopotâmia surgiram algumas das primeiras civilizações da humanidade. Com relação ao passado e ao presente dessas regiões, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

A - técnicas agrícolas avançadas, cidades sofisticadas e religiões complexas e elaboradas faziam parte do universo cultural do Antigo Egito e da Mesopotâmia;

B - a maior parte da antiga Mesopotâmia é o atual Iraque, país relativamente novo que sofreu com a ditadura de Saddam Hussein, com duas guerras recentes e ocupação pelos EUA, desde 2003;

C - um dos maiores problemas do atual Egito é a grande população que vive na estreita faixa do rio Nilo, onde se encontra a maioria das terras agricultáveis do país;

D - eram civilizações muito antigas, mas já possuíam elementos culturais modernos como uma religião monoteísta e valores culturais ligados ao individualismo e ao capitalismo;

E - devido à expansão árabe-muçulmana, a partir do séc. VII d.C., o Egito e a Mesopotâmia foram islamizados e até hoje a maioria de seus habitantes é de origem árabe, professando a religião islâmica.

05. (UFRGS) O atual Iraque obrigou territorialmente a maior parte da Antiga Mesopotâmia (terra entre rios), berço de ricas civilizações. Entre essas civilizações encontram-se os sumerianos, os quais se caracterizavam por:

A - apresentar uma comunidade constituída por clãs familiares independentes, onde a administração política descentralizada era exercida pelos patriarcas das aldeias;

B - constituir um império duradouro e unificado, imune, graças a suas defesas naturais e a seus grandes exércitos, aos perigos inerentes às migrações de sociedades nômades;

Page 6: Questões- Pré-história e Antiguidade Oriental

C - representar uma sociedade liderada pela oligarquia mercantil e pelos proprietários de navios, cujo poder e riqueza advinham sobretudo do comércio e do domínio dos mares do Oriente Médio;

D - provocar uma ruptura embrionária entre a dimensão divina e a dimensão humana da figura real, dado que o Patesi não era o próprio Deus, como no Egito, mas apenas seu representante;

E - formar um povo economicamente auto-suficiente, que não praticava relações comerciais com o exterior.

06. (UCS/RS) O Código Hamurabi, um bloco de pedras com 2,25 metros de altura, encontra-se hoje no Museu do Louvre, em Paris. Dos muitos artigos de lei nele gravados, cerca de 250 já foram decifrados. Com isso, informações sobre a sociedade mesopotâmica puderam ser reveladas.

FIGUEIRA, D. História. São Paulo: Ática, 2003, p. 26.

Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo sobre a sociedade mesopotâmica e o seu código de leis:

( ) A chamada Lei de Talião (talionis, em latim, significa “tal” ou “igual”) apareceu pela primeira vez no Código de Hamurabi. Ela pregava o princípio do “olho por olho, dente por dente”, ou seja, ao infrator aplicava-se um castigo proporcional ao dano causado.

( ) O Código de Hamurabi trata dos mais variados assuntos relativos à vida cotidiana. Abrange, entre outros temas, a regulamentação e o exercício das profissões, fixando a remuneração dos trabalhadores e as normas a respeito do casamento, da assistência às viúvas, aos órfãos, aos pobres, etc.

( ) Na maioria das sociedades atuais, a Lei de Talião não é mais aplicada. No entanto, há países do Oriente Médio em que ainda se paga olho por olho, literalmente. Na Arábia Saudita, no Iêmen e em alguns dos Emirados Árabes, ladrões têm as mãos cortadas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo:

A - V – F – V

B - V – V – V

C - F – V – F

D - F – F – V

E - F – F – F

07. (FFFCMPA/RS) Considere o texto abaixo:

Page 7: Questões- Pré-história e Antiguidade Oriental

Localizada entre dois grandes rios, lá reinaram na Antiguidade Assurbanipal e Nabucodonosor. A Torre de Babel, os Jardins Suspensos da Babilônia e o herói mítico Gilgamesh são algumas conhecidas referências das manifestações artístico-culturais dos povos que habitavam essa região.

O texto diz respeito à antiga civilização que se desenvolveu na região que hoje corresponde ao território:

A - da Etiópia;

B - do Egito;

C - da Turquia;

D - do Iraque;

E - de Madagascar.

08. (UFPE) se pode esquecer a luta de alguns povos da Antiguidade, para construir seus vastos impérios. Contudo, esses povos também expressaram, na arte, seus sonhos e desejos. Numa análise mais geral dessas manifestações, podemos afirmar que:

A - a escrita suméria expressava a habilidade artística do seu povo, que era bastante envolvido com uma religião liderada pelos escribas;

B - os hebreus conseguiram construir uma arte original, desarticulada das manifestações religiosas;

C - os egípcios conseguiram realizar revoluções na arte de pintar murais, mas não se preocuparam com a arquitetura de seus templos religiosos;

D - a arte assíria não merece destaque, devido à preocupação excessiva do seu povo com a guerra e com o imperialismo;

E - a grandiosidade da arte dos caldeus manifesta-se com especial destaque nas suas obras arquitetônicas.

09. (UFRGS) Relacione os povos antigos assinalados na coluna da direita com os respectivos rios indicados à esquerda.

1 . Azul e Amarelo ( ) Chineses

2 . Indo e Ganges ( ) Egípcios

3 . Jordão ( ) Hebreus

4 . Nilo ( ) Hindus

Page 8: Questões- Pré-história e Antiguidade Oriental

5 . Tibre ( ) Mesopotâmicos

6. Tigre e Eufrates

A seqüência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A - 5 . 1 . 2 . 6 . 3

B - 1 . 4 . 5 . 2 . 6

C - 2 . 4 . 6 . 5 . 3

D - 6 . 3 . 4 . 5 . 1

E - 1 . 4 . 3 . 2 . 6

10. (UFRGS) Principal governante do primeiro império babilônico, o rei Hamurabi (1792-1750 a.C.) destacou-se pelas conquistas territoriais e pela forma de administração dos territórios conquistados. Em seu legado, podemos incluir a:

A - construção de um complexo conjunto arquitetônico em seu palácio suntuoso, conhecido como Os Jardins Suspensos da Babilônia;

B - criação de um sistema coerente de escrita para ser utilizada nos cultos religiosos praticados no império, denominada acádica-cuneiforme;

C - fixação, por escrito, dos costumes jurídicos num dos primeiros códigos de leis de que se tem notícia. O Código de Hamurabi;

D - organização de um exército permanente composto por guerreiros profissionais assalariados, armados com equipamentos de ferro;

E - realização da célebre Torre de Babel, construção de altura descomunal, mencionada no Antigo Testamento.

01.D; 02.A; 03.19; 04.D; 05.D; 06.A; 07.D; 08.E; 09.E; 10.C

Questões de Antiguidade Oriental - Egito

01.(FURG/RS) O Antigo Egito é conhecido pela grandeza de sua arte e arquitetura representadas pelas pirâmides. Sua religião é estudada por historiadores, arqueólogos, antropólogos, místicos entre muitos outros. Sobre a religião egípcia podemos afirmar:

A - O rei era definido como o centro de todas as coisas, no Egito; somente, durante o reinado de Amenófis IV, a nação viveu sob o politeísmo.

Page 9: Questões- Pré-história e Antiguidade Oriental

B - O rei se definia literalmente como o centro de todas as coisas, inclusive, dos países estrangeiros; somente, durante o reinado de Amenófis III, o Egito viveu sob o monoteísmo.

C - O rei se definia literalmente como o centro de todas as coisas, inclusive, dos países estrangeiros; somente, durante o reinado de Amenófis IV, o Egito viveu sob o monoteísmo.

D - O rei se posicionava como centro do mundo natural, inclusive dos países estrangeiros, mas, durante o reinado de Amenófis IV, o Egito laicizou-se o Estado.

E - O rei se definia literalmente apenas como dirigente de todas as coisas, inclusive dos países estrangeiros, devidamente escolhido por seus súditos, somente, durante o reinado de Amenófis IV, o Egito viveu sob o politeísmo.

02. (UFMS) A respeito da sociedade egípcia da Antiguidade Oriental, é correto afirmar que:

A - a formação dos “nomos”, as reuniões de comunidades de aldeias, ocorreu após a formação do Estado, o qual emergiu entre 4000 e 3000 a.C;

B - o Estado egípcio era uma “Monarquia Despótica”, isto é, uma monarquia em que o soberano era ao mesmo tempo um governante e um deus;

C - o faraó governava por meio de um aparelho burocrático bastante simples e eficiente, constituído basicamente por alguns escribas e soldados;

D - o exército egípcio era pequeno, não-profissionalizado e empregado apenas na defesa do faraó e de sua família;

E - a escravidão coletiva foi o regime de produção dominante na época.

03. (CEFET/PR) A arquitetura dos templos do Antigo Egito apresentava entre suas características:

A - a utilização de tijolos de argila queimada na construção de colunas e paredes;

B - o seu reduzido tamanho, por serem apenas moradia da divindade;

C - a inexistência de telhados, uma vez que quase não ocorriam chuvas durante todo o ano;

D - a ausência de esculturas, uma vez que os preceitos religiosos de então não permitiam a representação da figura humana;

E - a excessiva grandeza em suas dimensões e solidez na construção, com emprego intensivo de pedra como matéria-prima.

04. (FATEC-SP) As manifestações religiosas da cultura egípcia caracterizaram-se por uma estreita relação com a natureza. Por isso:

A - os deuses assumiram formas de animais ou de forças da natureza;

B - os templos obedeciam às linhas ditadas pelas formas naturais, impedindo a criatividade dos artistas;

Page 10: Questões- Pré-história e Antiguidade Oriental

C - todos os mortos eram colocados em sarcófagos e guardados nas pirâmides para serem protegidos contra a ira divina da natureza;

D - as esculturas humanas não possuíam feições definidas pelo temor de ofender aos deuses da natureza;

E - a astronomia foi pouco desenvolvida em virtude do misticismo que cercava os estudos dos astros.

05. (FGV/RJ) Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiares culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:

A - se opunham ao politeísmo dominante na época;

B - os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadeavam o dilúvio;

C - depois da morte, a alma podia voltar ao corpo mumificado;

D - havia necessidade de construção de túmulos em forma de pirâmides, erigidos para a eternidade;

E - somente haveria possibilidade de salvação para os camponeses.

06. (PUC-PR) “A literatura era consumida apenas pela aristocracia. As obras eram impregnadas de idéias religiosas e morais: entre elas podemos citar o Livro dos Mortos, o Discurso do Camponês Eloqüente.”

“A arquitetura era sólida, de proporções colossais, tentando representar toda a força e o poder da monarquia; entre os exemplos podemos citar os templos de Lúxor e Karnac.”

“A escultura caracterizou-se pelo convencionalismo e a rigidez, explicados pelas concepções religiosas.”

Textos extraídos de Aquino. História das Sociedades. SP

Os aspectos artísticos e literários expressam a personalidade de um povo. Analisando os quadros acima, concluímos que se referem aos:

A - sumérios;

B - persas;

C - hebreus;

D - assírios;

E - egípcios.

07. (FPM/SP) Sobre a sociedade egípcia, assinalar as alternativas corretas:

1 - Na parte superior da sociedade estava o faraó, um verdadeiro deus vivo.

Page 11: Questões- Pré-história e Antiguidade Oriental

2 - Abaixo do faraó vinham os membros da nobreza, constituída pelos parentes do faraó,

pelos altos funcionários e pelos sacerdotes.

4 - Os sacerdotes em geral formavam um grupo à parte e gozavam de muito prestígio, devido às funções que exerciam.

8 - Os escribas preenchiam os cargos administrativos; a maioria da população

era formada por camponeses.

16 - Os camponeses, artesãos e escravos em geral tinham um bom nível de vida.

08. (EMESCAM/ES) Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Questão 19: A vida política do Antigo Império do Egito possuía alguns traços peculiares, como o fato de que:

A - a separação entre o Estado e a religião era total, pois não havia uma religião oficial;

B - os governantes dos nomos eram diretamente eleitos pelo povo, ainda que subordinados pelo faraó;

C - a monarquia, a fim de evitar o despotismo, não tinha caráter hereditário;

D - o faraó exercia o poder como Deus; assim, era mais uma teocracia que autocracia;

E - os poderes executivo e judiciário confundiam-se, sendo o faraó o juiz supremo, salvo nos casos que envolvessem crime político.

09. Assinale a alternativa correta. “O Egito, presente do Nilo”. Desta frase do historiador grego Heródoto, podemos afirmar que:

A - o sistema econômico dos egípcios repousava, principalmente, numa base agrária alimentada em função do Nilo;

B - o Nilo propiciava excelente meio de transporte para mercadorias que alimentavam um grande comércio;

C - as “indústrias” das aldeias no curso do Nilo eram incentivadas à produção pela facilidade oferecida pelo transporte fluvial;

D - as obras monumentais, muitas existentes até hoje, eram adornadas pelo ouro de lavagem, oferecido pelo rio;

E - todas as alternativas estão corretas.

10. Acerca do aspecto social do Egito na Antiguidade, assinale a alternativa correta. Era uma sociedade:

A - móvel e hierárquica;

B - imóvel e econômica;

Page 12: Questões- Pré-história e Antiguidade Oriental

C - imóvel e hierárquica;

D - móvel e econômica;

E - móvel e privilegiada.

01. C; 02. B; 03. E; 04. A; 05. C; 06. E. 07. 15; 08. D; 09. A; 10. C


Top Related