Transcript
Page 1: Quem tem medo do TC? - inverbis.pt · Quem tem medo do Tribunal Constitucional? E porquê? De que legitimidade superior à de dois terços do Parlamento, o mínimo exigido para rever

Quem tem medo do TC?Sábado, 12 Janeiro 2013 21:16

Leonete Botelho- «Quem tem medo do Tribunal Constitucional? E porquê? De que legitimidadesuperior à de dois terços do Parlamento, o mínimo exigido para rever a Constituição, podeestar um Governo de coligação imbuído?»

Quando Manuela Ferreira Leite, então líder do PSD, questionou com a sua ironia negra se nãoseria melhor suspender a Constituição por seis meses para pôr o país nos eixos, caiu o Carmoe a Trindade. E não apenas nas hostes socialistas, então com maioria absoluta.

Também no seu partido, nas oposições internas que questionam as lideranças por dentro.

Hoje, muitos comentadores fazem o mesmo sem o explicitar. Criticam o Presidente, depois oPS, PCP/BE/PEV e até o provedor de Justiça por recorrer aos sistemas de fiscalizaçãorecíproca previstos na lei fundamental. E classificam o caso como judicialização da política,como se esta pudesse estar acima da lei e do seu escrutínio.

Quem tem medo do Tribunal Constitucional? E porquê? De que legitimidade superior à de doisterços do Parlamento, o mínimo exigido para rever a Constituição, pode estar um Governo decoligação imbuído? A existência de quatro recursos sobre o Orçamento para 2013 é umasituação inédita, e ainda bem. Mostra que as instituições têm sido sensíveis à situaçãofinanceira do país e vão permitindo ajustes de realidade que o próprio espírito da Constituiçãopermite. Mas se havia motivos fundamentados e dúvidas generalizadas sobre os valoresconstitucionais deste Orçamento, não podiam deixar, agora, de recorrer.

É disto que é feito um país. De instituições, constituições, contradições, valores sociais,identidade. Fazer tábua rasa destes valores é, isso sim, querer suspender a democracia.

Leonete Botelho | Público | 12-01-2013

1 / 1

Top Related