Transcript
Page 1: Qual o caminho para o sucesso de uma empresa

Qual o caminho para o sucesso de uma empresa?

José Adeodato de Souza Neto

Sendo “Best Seller” da Business Week, o Livro “Os Bruxos da Administração” – Como entender a Babel dos gurus empresariais, de autoria dos editores de “The Economist”, John Micklethwait e Adrian Wooldridge, Editora Campus, foi premiado como o melhor livro de Estratégia e Liderança, pelo “Financial Times/Booz Allen & Hamilton – 1996 Global Business Book Award.

Trata-se de uma crítica dura à falta de fundamentação de autores, verdadeiros gurus que, de repente, entram na moda e são seguidos por muitas empresas, inclusive algumas de importância inegável. Depois, saem de moda e surge outro guru. Esta é uma das várias demonstrações da ausência de abordagens mais bem estruturadas, em Administração, para descrever a interação das empresas com o seu ambiente externo.

Uma pergunta que tem milhares de respostas diferentes é – O que leva uma empresa ao sucesso? Em geral, as respostam tratam do que é necessário para o sucesso e não do que é suficiente. Muitas respostas são dirigidas a capacitação em administração financeira, de materiais e de pessoal, outros falam da gestão de custos operacionais, empreendedorismo etc.

São comuns as recomendações de agradar os clientes ou mesmo “encantar” o cliente e de capacitar-se em empreendedorismo.

O fato é que o rol de recomendações é amplo, em nada contribuído para orientar o empresário. O pior ainda é que nenhuma dessas recomendações garante o sucesso e uma boa parte se aplica somente a alguns tipos de negócio, não sendo válidas para outros.

O primeiro conceito que deve ser estabelecido é aquele de sucesso. O que é ter sucesso? É atingir ou superar determinadas metas ou objetivos. Quaisquer que sejam eles, obrigatoriamente devem referir-se ao desempenho dos concorrentes. Superar as metas do ano anterior, ou os valores previstos, no plano estratégico, pode ser considerado sucesso ou bom desempenho, enquanto a informação de que os concorrentes fizeram melhor não está disponível. A partir do momento em que seja constatada a superioridade dos concorrentes, avaliação passará a ser mau desempenho ou insucesso, na medida em que sistematicamente desempenhar pior do que os concorrentes significa quebrar ou desaparecer. É como no futebol, não importa o número de gols, o importante é fazer mais gols do que os concorrentes. Se um time faz 4 gols numa partida, só poderemos avaliar quando comparado com o número de gols do adversário.

E se estivermos tratando de uma empresa inovadora que não tem concorrentes? O mesmo raciocínio é válido – temos que considerar, produtos substitutos (similares) e entrantes potenciais no mesmo mercado. O importante é manter vantagem para os oponentes atuais e futuros.

No mesmo mercado, acabam por quebrar as empresas que têm pior desempenho, no médio ou longo prazo.

Page 2: Qual o caminho para o sucesso de uma empresa

Assim sendo, é condição necessária e suficiente para o sucesso de uma empresa, superar os concorrentes. Não há outra. É única.

Não ajudou nada, até agora? Esta é mais uma definição arbitrária? Não é verdade.veja.

Há suporte na literatura para afirmar que não é preciso ser melhor do que os oponentes em tudo. Basta superá-los em um ou poucos atributos. Por exemplo, para commodities, menor custo de produção é o fator competitivo mais importante. Se a tecnologia de produção não é do domínio do produtor por questões contratuais ou por elevada complexidade, resta o acesso aos clientes (logística) como espaço de trabalho. Em outras palavras, só a análise do tipo de negócio vai indicar o caminho para ser mais competitivo e introduzir modificações ou inovações. Há cinco tipos de caminhos distintos e, para escolher um deles, é preciso identificar o tipo de negócio da empresa.

Quando o negócio é muito bom, tem vantagem competitiva duradoura em relação aos concorrentes ou não tem concorrente, ele terá sucesso se for mal administrado ou não tiver capital e superará outras dificuldades. Por outro lado, se o negócio é ruim, isto é, tem concorrentes de melhor desempenho, não há administrador ou abundância de capital que dê jeito.

Em resumo, o sucesso de uma empresa só depende de sustentar vantagem competitiva. A literatura mostra que existem cinco caminhos diferentes, característicos do tipo de negócio. Esse determinismo não depende da vontade dos executivos, porém da estrutura do negócio.

Bem mais simples, não?


Top Related