Transcript
Page 1: Proposta de redação: Escracho e linchamento virtual no Brasil do século XXI

PROPOSTADEREDAÇÃOApartirda leiturados textosmotivadoresseguintesecombasenosconhecimentosconstruídosaolongodesuaformação,redijaumtextodissertativo-argumentativoemmodalidadeescritaformaldalíngua portuguesa sobre o tema “Escracho e linchamento virtual no Brasil do século XXI”,apresentandopropostade intervençãoque respeiteosdireitoshumanos. Selecionee relacione,deformacoerenteecoesa,argumentosefatosparadefesadeseupontodevista.

TEXTOI

EscrachoéonomedadonaArgentina,Uruguai,Espanhaeoutrospaíseshispanofonesaumcertotipodemanifestaçãopúblicaemqueativistasseconcentramdiantedolocaldetrabalhoouresidênciadepessoaquesequerdenunciarpublicamente.Eventualmente,adquireumcaráterdeintimidatóriooupersecutório,quandoincluiousodetáticasmaisoumenosviolentas.

Fonte:Wikipedia.Disponívelem:https://pt.wikipedia.org/wiki/Escracho.Acessoem:27fev.2018.

TEXTOII

Disponívelem:http://blog.andi.org.br/tres-linchamentos-o-povo-e-quem-matou-mas-nao-era-o-unico-culpado.Acessoem28fev.2018.

TEXTOIII

Semana passada, uma denuncia de agressãomachista foi repercutida em diversos blogs e páginasfeministas.[…]Seuconteúdocomeçacomestatísticasdaviolênciacontraasmulherescomasquaislidamos diariamente, também ressalta que a violência doméstica é muito comum, mesmo entrepessoasmilitantesdaesquerda.Porém,anotatrazafotodohomemacusadodeseroagressor,comumatarjavermelhasobreseurosto,seunomecompleto,faculdadeemqueestudaenãoapresentaprovasdasacusações.Promoveumlinchamentopúblicodealguémquetemdireitoapresunçãodeinocência,comoqualqueroutrapessoa.[…]Valeressaltarquenãosetratadeduvidardaacusaçãodavítima,masquetodossejamresponsáveispor seus atos. E, acusar publicamente alguém de“agressões físicas e psicológicas com sua ex-namorada: desde chantagens emocionais, crises repentinas de ciúme, até agressão sexual pararealizaçãodeseusfetiches”égrave.Parece-me inadmissível que um movimento que tenha por base a defesa dos direitos humanosinverta o quadro e passe a ser o violador desses direitos humanos. Presunção de inocência não éconversa de advogado e não é meramente assunto de “tribunal”. Direitos fundamentais não

Page 2: Proposta de redação: Escracho e linchamento virtual no Brasil do século XXI

funcionamapenascomoproteçãodoindivíduocontraoEstado,mastambém,namaiselementardasnoçõesconhecidassobreestes,funcionamtambémnasrelaçõesentreoscidadãos.Oescrachoéumaformaválidadedenúncia?Talvezsim.Maséprecisoresponsabilidadeparafazê-lo,tatoparasabercomoeatéondeire,especialmente,emserealizandoumescrachoatravésdasredessociais, ter o conhecimento do poder e do efeito de uma comunicação destas por estesmeios. Apotênciadestruidoradeumainformaçãonasredessociaisnãoestánasmãosdequemescreve,nãoécontrolável e, quase sempre, gera consequências bemdistantes do que se pensou ao escrever emprimeiro lugar.E,maisainda,quandovemdeummovimentosocialcomgranderepresentatividadecomoéaMarchaMundialdasMulheres(MMM).*

GOMES,CamilladeMagalhães.Sobreofeminismoeaexposiçãodepessoasnasredessociais.Disponívelem:http://blogueirasfeministas.com.Acessoem:27fev.2018.

TEXTOIV

Adecisãodeprisãodoex-ministrodaFazendaGuidoMantega,esuaposteriorsolturapelomesmojuizSérgioMoroescancaramaespetacularizaçãodaOperaçãoLavaJatoea instrumentalizaçãoqueMPF,PFejuizfazemdosinstrumentosprocessuaisdeacordocomaconveniênciapolítica,numaclaracombinaçãodetimingpolítico,mobilizaçãodaopiniãopúblicaeseletividadedeseusalvos.No geral, o que aconteceu hoje com Mantega não se difere de outras ações espetaculosas daOperaçãoLavaJato,quecombinamprisõesdefiguraspolíticaseempresariais importantes,grandesoperaçõesdebuscaeapreensãoeaescolhademomentospolíticoscríticosdaconturbadaconjunturapolíticabrasileira.

ALMEIDA,Fabríciode.Lavajatooptapelalógicaeaspráticasdoescracho,dojustiçamentoedolinchamento.Disponívelem:http://justificando.cartacapital.com.br.Acessoem27fev.2018.

TEXTOIV

A checagem de dados recebidos nas redes sociais e em grupos é um cuidado essencial antes deapertarobotãode“compartilhar”epassarpara frenteumconteúdo,alertaTaiNalon,diretoradaplataformadechecagemdedadosAosFatos.“Énecessárioestaratentoparasaberseasinformaçõesqueconstamemumacrítica,emumasátira,sãoamparadasembasededadoslegítimasesesãocorretas.Éamesmalógicadequalquertipodeinformaçãoquecorrenainternet.Nãoéumaquestãodoescrachoserválidoounão,sea‘lacrada’éválidaounão.Massim,seexisteamparofactualparaaquilo.Eseexiste,qualé?Deondevocêtirouaquelasinformações?Senãoexiste,apessoatemderesponderporisso,poispodesedescambar,nolimite,paraadifamaçãoeofensa,quepodeseratéjudicializada”,avaliaTai.[…]Aoseexpressarlivremente,oescrachadortambémtemdeseresponsabilizarcasofiraoutrospontossensíveis e acabe até incorrendo empreconceitos. “É necessário ter esse tipo de cuidado, pois nainternetoterritórioémuitopantanoso.Épossívelcruzaralinhadalegalidadedemaneiramuitofácil,edescambarparaquestõesdepreconceito,racismoeoutrostiposdediscriminaçãoquepodemgerarmalefíciosparaquemdecideporessetipodemanifestaçãonasredessociais”,avaliaTai.

Valetudoparalacraroumitar?Disponívelem:http://gazetadopovo.com.br.Acessoem:27fev.2018.


Top Related