Transcript
Page 1: Projeto regulamenta aquisição de armas no Brasil

7Jornal do Comércio - Porto Alegre JC Jornal da Lei

SEGURANÇA

Terça-feira, 31 de julho de 2012

Camila Freitas, especial para o JC*[email protected]

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3722/12, do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), que regulamenta a aquisição e a circulação de munições e armas de fogo no Brasil.

A proposta já causa polêmica, pois visa a revogar o Estatuto do Desarmamento – no que tange a Lei 10.826/03 –, que cercea a comercialização de armas e proíbe o porte, com algumas reservas, almejando estabelecer o Estatuto da Regulamentação das Armas de Fogo, conforme o artigo 78 do Projeto.

Contudo, revogar uma lei não significa consentir um tema sem regulamentação, e esta fica pre-vista no novo Projeto do deputa-do. Assim, está predito, caso seja sancionada, que para adquirir uma arma de fogo, o sujeito deva ter no mínimo 21 anos, possuir documentos de identificação pes-soal e Cadastro de Pessoa Física, além de comprovar ocupação lícita, residência e passar pelo exame psicotécnico.

Segundo informa o deputado Rogério Peninha, está claro que a medida em vigor é a proibição da posse e do porte. Ao contrá-rio da lei atual, o PL 3722/12 não fala de algumas categorias específicas, as quais têm direito ao porte de arma.

Portanto, no que tange a

EsclarecimentoO advogado Christian Lisboa Rodrigues, autor do artigo “Pos-

sibilidade de afastamento da pauta fiscal”, publicado na edição do Jornal da Lei do dia 24 de julho, é vinculado ao escritório Moresco Advocacia Empresarial, e não ao Martinelli Advocacia Empresarial, conforme publicado.

O XXIX Congresso Estadual dos Advogados do Rio Grande do Sul será realizado entre 23/8 e 25/8, na cidade de Passo Fundo, com palestras e debates sobre temas jurídicos e políticos atuais do Direito do Trabalho. A atividade ocorre na UPF (rodovia BR-285, sem número, bairro São José). Mais informações pelo site http://www.agetra2012.eventize.com.br. A OAB promoverá, de 6/8 a 8/8,

o I Congresso Internacional Jurídico, no Cine Teatro Ópera (rua Leopoldo Guimarães da Cunha, 510, em Ponta Grossa-PR). O evento tem apoio educacional da Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná, visando a colaborar com a disseminação de conhecimento ju-rídico, aprimoramento da advocacia e discussão de temas polêmicos da área. Mais informações pelos tele-fones (42) 3028.2312 ou 3028.2315.

Em dezembro do ano passado, o estado do Rio Grande do Sul liderou a entrega de armas em relação ao tamanho da população, contabilizando 43 armas entregues por 100 mil habitantes.

Mediante dados reve-lados pelo Ministério da Justiça, a estatística é a maior entre os demais estados que aderiram à Campanha de Desarma-mento em 2011.

Como indenização pe-las armas entregues, o go-verno federal amortizou cerca de R$ 4,9 milhões ao longo do ano passado, aos colaboradores brasileiros.

Apesar do índice de de-volução ser alto, o serviço Disque-Câmara tem rece-bido ligações de cidadãos de todo o país, apoiando o Projeto de lei 3722/12. Foram recebidas, até o dia 6 de julho deste ano, 3.066 manifestações so-bre o projeto. Destas, 21 foram contrárias e 3.045 favoráveis.

Enquanto o Projeto de Lei aguarda um parecer na Comissão de Rela-ções Exteriores e de De-fesa Nacional (CREDN), o Ministério da Justiça garante que a campanha contra o desarmamento deve continuar até o final de 2012.

Projeto regulamenta aquisição de armas no BrasilMedida visa a revogar o Estatuto do Desarmamento e estabelecer o Estatuto da Regulamentação das Armas de Fogo

Cidadão deverá passar por testes psicotécnicos para obter o porte de arma

JOÃO

MAT

TOS

/JC

posse, categorias determinan-tes, que já possuem o porte, fica esclarecido que o direito de tais grupos será mantido. “Nenhum direito que hoje existe é supri-mido pela minha proposta. O que ocorre é que o porte passa a ser de qualquer cidadão, in-dependente de sua atividade, o que elimina a necessidade de se tratar de categorias específicas”, comenta o deputado Peninha.

Na proposta, o registro de ar-mas de fogo passa a ser perma-nente e, de acordo com o art. 5º, §6º do Projeto de Lei, as armas particulares, cujo uso seja per-mitido aos militares, continuam sendo registradas no Comando Militar, prevendo a expansão do registro à Aeronáutica e à Ma-rinha. No Sistema Nacional de Armas (Sinarm) será realizado apenas o cadastro da arma.

Apesar das atitudes favorá-

veis à sanção da lei, ainda há muitas entidades e bancadas que se posicionam contrárias à liberação, expondo o feito como um grande risco à sociedade brasileira. O próprio governo mantém posição favorável ao desarmamento da população.

Em detrimento da pauta, a secretária Nacional de Segu-rança Pública do Ministério da Justiça, Regina Mike, salienta que o governo ainda é contrário a qualquer projeto de lei que flexibilize o Estatuto do De-sarmamento. Regina explica que há uma condução clara de desarmar a população e trazer, cada vez mais, a segurança aos cidadãos, capacitando os agentes públicos que têm por dever a proteção da população.

Além disso, a secretária con-sidera ilusória a ideia de que ter uma arma traz proteção

ao cidadão. “Se eu tenho uma arma e alguém invade a minha residência, até eu pegar a arma e me posicionar, eu tenho um problema; e, se esta arma está em local de fácil acesso, eu corro o risco de acidentes, inclusive com adolescentes e crianças”, afirma Regina.

O deputado Zé Geraldo (PT--PA), membro da Frente Parla-mentar em Defesa das Vítimas de Violência, também apre-sentou sua visão referente ao projeto do deputado Peninha.

“O cidadão não deve ter uma arma para se defender contra a violência. Quem tem que defender o cidadão é o Estado, que precisa ampliar e qualificar a segurança pública no Brasil”, instiga o deputado.

Dados sobre o desarmamento no Rio Grande do Sul

*Com agências

AGENDAPalestrantes:Gustavo Rocha (RS), José Francisco Braccini Neto (RS), LaraCristina de Alencar Selem (PR), Leonardo Barém Leite (SP),Marco Antonio P. Gonçalves (RJ), Samantha Albini (PR),SimoneModenesi (SP), Simone Salomão (SP)Cursos:Curso I - Gestão de Documentos e Processo EletrônicoCurso II - Planejamento Estratégico

Dias 03 e 04 de Agosto de 2012Dias 03 e 04 de Agosto de 2012Local: Hotel Plaza São Rafael

Porto Alegre/RS

WWW.CONGREJUR2012.EVENTIZE.COM.BRMaiores Informações:

*Inscrições apenas no local.

Patrocínio:

Realização:

Top Related