Transcript
Page 1: PLANO DE AULA SOB UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TICEDU -2011

PLANEJANDO UMA AULA SOB A PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

Núria Oliveira2011

Page 2: PLANO DE AULA SOB UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

PLANO DE AULA

Page 3: PLANO DE AULA SOB UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

1. Dados de Identificação:

• Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Isabel

• Disciplina: Língua Espanhola

• Série/Ano: 8ª série/9º ano

• Professora: Núria Oliveira

Page 4: PLANO DE AULA SOB UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

2. Tema:

Elaboração de texto autobiográfico em versão multimídia (texto, imagens/fotos, música, etc.), utilizando a Língua Espanhola como linguagem

padrão.

Page 5: PLANO DE AULA SOB UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

3. Carga horária mínima necessária: 4h/aulas

4. Objetivo Geral:

Exercitar o vocabulário básico da Língua Espanhola necessário para uma apresentação pessoal utilizando a tecnologia como ferramenta pedagógica.

Page 6: PLANO DE AULA SOB UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

5. Objetivos Específicos:

• Realizar pesquisa em sites adequados sobre o conceito de autobiografia;

• Explorar programas de edição de textos, imagens e som, utilizando-os como recurso para trabalhos escolares;

• Utilizar vocabulários específicos da Língua Espanhola necessários para a criação de pequenos textos;

• Integrar o grupo e fazê-los compreender a importância de se conhecerem para a boa convivência;

• Oportunizar aos alunos um espaço para que todos possam apresentar-se pontuando suas características, opções, desejos e interesses.

Page 7: PLANO DE AULA SOB UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

6. Desenvolvimento: 1º momento: Investigação, Pesquisa e Explicações Pertinentes Carga Horária: 1h/a

O professor lançará questionamentos a fim de saber qual o conhecimento prévio do grupo em relação ao conceito de autobiografia. Após as colocações, o professor irá sugerir uma pesquisa sobre o conceito do tema em questão. Em seguida, irá propor um trabalho que deverá ser feito em grupos de no mínimo 4 (componentes) onde cada um deverá criar a sua autobiografia. No entanto, os textos e músicas utilizados deverão ser em Espanhol, já que é esta a Língua que se está trabalhando naquele momento. Os alunos construíram uma apresentação utilizando um programa que seja possível inserir textos, músicas e imagens. O aluno poderá explorar diversos recursos, bem como, sua criatividade na elaboração do trabalho.

Page 8: PLANO DE AULA SOB UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

2º momento: Construindo a Autobiografia Carga Horária: 1h/a

Neste momento, os grupos se formarão e o professor orientará na elaboração do trabalho lembrando que haverá um tempo para as apresentações, por este motivo, não poderão ser muitos slides. O alunos irão explorar os recursos do programa a ser utilizado, fazendo suas escolhas com liberdade e autonomia. Os componentes do grupo podem se ajudar, orientar uns aos outros, dando dicas e ideias. Aqui a proposta é dar vazão à criatividade de cada estudante, cuja missão é apresentar e socializar sua autobiografia junto aos colegas de classe.

Page 9: PLANO DE AULA SOB UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

3º momento: Apresentação dos Trabalhos Carga Horária: 2h/a

Em sala de aula, onde já estará organizado equipamentos para as apresentações, o professor dará início solicitando aos grupos que dêem início aos trabalhos. Ressaltará que estes deverão ser apresentados em Espanhol a fim de exercitarem a oralidade, já que a escrita fora bem trabalhada durante a elaboração do trabalho. Colocará ainda, que a apresentação de cada um do grupo pode ser feita pelo próprio autor ou, se preferirem, podem criar duplas onde um apresenta o outro. Novamente, a criatividade é livre.

Page 10: PLANO DE AULA SOB UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

7. Estratégias e recursos da aula:

• Diálogo reflexivo sobre o tema proposto;• Uso do computador como fonte de pesquisa;• Uso de aparelho de data show e computadores;• Utilização de textos, figuras, vídeos, som em espanhol;• Programa Power Point, Media Player, entre outros.

Page 11: PLANO DE AULA SOB UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

8. Avaliação:

A avaliação deverá ser contínua, podendo o professor avaliar o aluno de acordo com a sua participação e apresentação do trabalho; postura ética diante da apresentação de seus colegas, bem como das ideias destes; e, ainda, através de uma pesquisa previamente elaborada, investigar quais eram as expectativas dos alunos e se estas foram atendidas. Assim como, descobrir o que sentiram e o que aprenderam durante a atividade e, caso tivessem sugestões para novas atividades, poderiam citá-las.

Page 12: PLANO DE AULA SOB UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

9. Bibliografia:

REZENDE, Flávia. As Novas Tecnologias na Prática Pedagógica Sob a Perspectiva Construtivista. Disponível em: http:// www. uab.furg.br// mod/resource/ view.php ? id =11203 Acesso em: 01 de maio de 2011.

VANIEL, Berenice Vahl. Compreendendo a cognição sob a perspectiva da enação. Disponível em: http: //www.uab.furg.br// mod/resource/view.php?id=13621. Acesso em: 01 de maio de 2011.


Top Related