Transcript

• 1

Semana SantaANO IX • Nº 164PETRÓPOLIS-RJ

BOLETIM da PARÓQUIA do SAGRAdO CORAÇÃO de JESUS

ABRIL / MAIO dE 2012

137 ANOS dE hISTÓRIA EM

NOSSAS MÃOS!

www.franciscanos.org.br/noticias

Paróquia doSagrado Coração

de JesusPetrópolis/RJ

• AJUDE-NOSACOMPLETAROSEXEMPLARESLAÇOSEPASSOS–Aequipedecomunicaçãoinformaqueasediçõesqueestãofaltandosão:1997–ANOIII–Faltamosnúmeros19,25,27e1999–ANOIV–faltamosnúmerosdefevereiro,março.Sevocêtêmessesnúmerosajude-nosacompletarentrandoemcontatocomaSecretariadaParóquia.

‘Por que buscais entre os mortos,

Aquele que está vivo?’(Lc 24,5)

‘O Senhor nos tirou das trevas e das sombras da morte,

quebrando os nossos grilhões’(Sl 106, 14)

2 •

São Marcos• Marcoserajudeudeori-gemedeumafamíliatãocristãquesempreacolheuaos primeiros cristãos emsuacasa:“Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosís-sima assembléia a orar” (Atos12,12).

AtradiçãonoslevaacrerquenacasadeSãoMarcosteriaacontecidoaSantaCeiacelebradaporJesus,assimcomoodiadePentecostes,onde“inaugurou”aIgrejaCa-tólica.EncontramosnaBíbliaqueosantoacompanhouinicialmenteSãoBarnabéeSãoPauloemviagensapostólicas,edepoisSãoPedroemRoma.

SãoMarcosna Igrejaprimitiva fezumlindo trabalho missionário, que não tevefimdiantedaprisãoemortedosamigosSãoPedroeSãoPaulo.Porisso,evangelizouAle-xandria,EgitoeChipre,lugarondefundoucomunidades.Ficouconhecidoprincipal-menteportersidoagraciadocomocarismada inspiraçãoevivênciacomunitária,quederamorigemaoEvangelhoquerigmáticodeJesusCristosegundoMarcos.

SS a n t o d o M ê SS a n t o d o M ê S

• 25 de abr i l

Bazar em prol de capela na comunidade da Presidência• AcomunidadeNossaSenhoradeFatima,naPresidência,convidaatodosparaoBazarqueacontece-ráentre30deabrila5demaio,naRuaPauloBarbosanº147.GaleriadoEdificioRegente.

Obazarserviráparaajudarnasobras da capela da comunidade.Porisso,nãodeixedeparticipar.

São Filipe Néri• O“santodaalegria”nas-ceuemFlorença, Itália,noanode1515.Depoisdeficarórfão,recebeuumconvitedeseutioparaquesededicasseaos negócios.Mas, tendo vida de oraçãoe discernimento, ele percebeu que Deusochamavaaumoutronegócio:expressarcomavidaacaridadedeCristo.

Néri foi estudar em Roma. EstudouFilosofiaeTeologia,deixando-seconduzire formar pelo Espírito Santo e, mesmoantesdeserpadre,visitavaoslugaresmaispobresdeRoma.Formouumaassociaçãoparacuidardosdoentespobres.

SãoFilipedissesimparaaglóriadeDeuseiniciouabelaobradoOratóriodoDivinoAmor,dedicando-seaos jovense testemu-nhandosuaalegria.ViviadaDivinaProvidên-cia,indoaoslaresdosricospedirpelospobres.

Homemdeoração,penitênciaeadora-ção,SãoFilipeNéripartiuparaocéucom80anos,deixandoparanósessetestemu-nho:renunciarasimesmo,tomaracruzacadadiaeseguirJesuséumaalegria.

• 26 de maio

Exposição de trabalhos rende bons presentes• “O Cursinho que deu certo”,convidaparaaexposiçãoevendadetrabalhosmanuais,nosdias5,6e12maio,nopátiodaigrejadoSagrado.

Venha e leve uma linda lem-brançaparaamamãe,avovó,ati-tia,aprima,afilha,aneta,anoraeaamiga.Vocêestarácontribuindocomamanutençãodaigreja.

Festival de pastéis no Osvaldo Cruz• Nodia17deabrilserárealizadonosalãodacapeladacomunidadeOsvaldoCruz,localizadanaruaNossaSenhoraAparecida,167,Valpa-raíso,maisumdeliciosoFESTIVALDEPASTÉIS.Estaseráasegundaediçãodofestivaleteráinícioàs16horas.

Emtempo,acomunidadeesclarecequenãoserárealizadaoÁgapenaquinta-feirasanta(6deabril),porémacelebraçãodoLava-pésaconte-ceránormalmente,comonosanosanteriores(verhorárionapágina12).

AVigíliaPascal,nosábadosanto(7deabril)serácelebradanoSagradoCoraçãodeJesus.

Zequinha recebe título de cidadanida petropolitana• OvereadorDr.MarcioMunizindicoueprocedeuaentregadotítulodecidadaniapetropolitana(medalhaKoeler)avárioscidadãos,entreelesonossofielparoquianoJoséFreireLopes,maisconhecidocomo‘Zequinha’,queháquasetrêsdécadasdedicapartedesuavidaaoministériodemúsicadenossaparóquia,alémdeoutrosmovimentosepastorais.AlémdeZequi-nha,foramagraciadoscomamedalhaKoeler:JoséCarlosMedeirosNunes,“PadreQuinha”;Dr.MaurícioAlimaneViniciusTadeudeOliveira.

• 3

Boletim de circulação interna da Paróquia do Sagrado coração de JeSuS dioceSe de PetróPoliS

rua montecaseros, 95, centro ✆ (24) [email protected]

responsável: Frei adriano Freixo Pinto, ofm e equipe de comunicaçãoeditoração e Produção gráfica: arteg ✆ (24) 2237.9759 [email protected]

impressão: carfel editora gráfica ✆ (24) 2237.2523tiragem: 2.500 exemplares • distribuição gratuita

SugeStõeS Poderão Ser enviadaS Para o endereço acima.

MIChAELL GRILLO

• Nanoitedaquinta-feira santaso-mosconvidadosarefletirsobreoatodelavarospésdosdiscípulos,verdadeirosentidodahumidadedeixadaporJe-sus, na noite derradeira. Humildadeesta, necessária se quisermos o reco-nhecimento de Cristo na Jerusalémceleste.PoiscomonosdisseSãoPaulo:“Sede, pois imitadores de Deus, como filhos muito amados. Progredi na cari-dade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor”(cfEf5,1-2).

A humildade deve ser vista peloscristãoscomoverdadeiraregradevida,poisCristo,aquemseguimos,veioaesse mundo para mostrar aos judeusque mais importante do que ser fielàsleis,énecessárioquesejamosfiéisaoamorparacomosmarginalizados,poisdoqueadiantasabertodasasEs-criturasdecor,senãoacolocamosemprática?SãoFranciscosoubevivernaradicalidade esse amor pelos oprimi-

Lava-pésdos,amandoecuidandodosleprosose despojando-se de todos os bens,almejandoúnicaeexclusivamenteote-sourodoscéus,poissabiaquesomenteamandoestariamaispróximodeCris-to;quesomentenoágape,seriadignodeestardianteDelenaglóriaceleste.Assim,sãoossantos,demaneirageral:testemunhasnacarnedoqueaPalavranosdiz,ouseja,humildesemessência.

Ser humilde nos dias de hoje ga-nhou outra denotação. A sociedadecapitalistaemqueestamos inseridosassociaahumildadeàpobrezasocial.Constantementeouvimosqueoindi-víduoquemoranafavelaéumapessoahumildesimplesmenteporserdespro-

vida de bens materiais. Porém, comCristopercebemosqueahumildadeé,edeveservista,apartirdeoutrospris-mas.Serhumildeédoar-seporcom-pletoaooutro;ésinaldesolidariedadeecompaixãoporquemperecenãosósocialmente,mastambémemocionaleafetivamente.

Serhumildeéagirdamesmama-neira que o Rei de Nínive (Jn 3, 6):perceberquenapresençadeDeusnãohátronoqueresista.Éprecisodespojar-se de nossas soberbas e entregar osenhorio de nossa vida à Jesus, poisEleseentregoupornósnacruz.Humil-demente,duranteaúltimaceia,Jesusnos mostra que viemos para servir, enãopatasermosservidos(Jo13,2-5).

SeoMestreencurvou-separalavarospésdosapóstolos,quemsomosnósparafazermosdagraçaqueDeusnosdá,apossibilidadedeenriquecerfinan-ceiramente,elementodesufocamentodo irmão? Sim, a riqueza é fruto denossotrabalhoqueporsuavezégraçadeDeus.Porém,quantasvezeslidamoscompessoasqueaindaacreditamseroseumaiortesouro,umafartacontabancária?TodoodinheiroacumuladonaterraemnadanosedificaráaotronodoPai,esimamaneiracomquepro-cedermosnestamesmaterra:consigomesmoeparacomosnossossemelhan-tes.Quantomaisjustostivermossidonessaetapadavida,maisreconhecidosseremosdiantedoPai.

Irmãoseirmãs,precisamosteremmente que ser humilde é agir comcaridadeequesercaridoso,emnadatemavercomosentirpenadoirmão.Sercaridosoéentregaranossavidaaserviço;énãotermedodeenfrentarasprovações,confiandoavidaàDeus.Éassimqueencontraremosgraçasdian-tedoSenhorepoderemosparticiparcomamultidãodeanjosesantos,napresençadeJesusCristoedavirgemMariaSantíssima,dobanqueteceleste,noqualperceberemosquenãopoderí-amostertomadoamelhordecisãoemnossasvidas:sermoshumildeseestaraserviçodacomunidadeatéofim.

o verdadeiro sentido da humildade

“A humildAde deve ser vistA pelos cristãos como verdAdeirA regrA de vidA”.

4 •

Frei OSVALdO MAFFEI JUNIOR, ofm

• Cristo padeceu, foi crucificado,morreueressuscitoupelasalvaçãodetodaahumanidade.Eledecondiçãodivinaassumiuacondiçãohumanaporamor,exclusivamenteporamoranós.Nosilênciodacruzuniuahumanidadee elevandoaos céusnos concedeuaplenitudedavidanele.NossasalvaçãocustouàvidadeJesusCristo.

Osilêncioqueaquidestacamosécondição plena de amor de alguémque deixa de si e vai ao outro paradoar-se em expiação pelos pecados.Todososanosasexta-feiradapaixãonos toca o coração pela magnitudede sentimento expressado no relatodaPaixãoeMortedeNossoSenhor.

No si

lêncio

da cr

uz

OsilênciodeCristoimpressiona-nos.Talsilêncionãodizrespeitoaosilen-ciodaquelequenãoquerseenvolver,mas este silêncio aqui expresso falamuitomaisdoquemilpalavras.

Alguémqueestánamorandonavarandadacasaounasacadadeumapartamento,nãonecessitademuitaspalavrasparadizeraoamado/aqueo/aama,poisseusolharesrevelamoena-moramentode suasalmas. JesusnosilênciodaCruzestavaintimamenteligadoaoPaieaoEspíritoSanto.Nacruz revelou-se o amor trinitário deum Deus que foi capaz de doar aprópriavidadoFilhoparanossalvar.

OsilênciodaCruzdevenos in-comodarcomainjustiçasocial,comtantosjovensqueseescondematrás

dastelasdoscomputadores,defamíliaque nem sequer trocam olhares, decriançasabandonadasdentrodesacosplásticos. O silêncio da cruz grita,exortaeprovoca-nosaolharanossavoltaetransformarnossasociedade.

Oscristãosdasprimitivascomu-nidades se destacavam das demaispessoasde suaépocapelomododeviverem. E nós hoje? Somos cristãosódenome?Seráqueo silênciodacruzdeCristonãonosdizmaisnada?

Senhor,nóssabemosoquantofoidifícileamargoosilênciodatuacruz.Ajuda-nos, provoca-nos a não nossilenciamos diante das adversidadesde nosso tempo. Que o Silêncio datuacruznosensineasermoscristãosautênticos.Amém.

• 5

Frei dOUGLAS PAULO MAChAdO, ofm

• Amadosirmãoseamadasirmãs,“convosco estejam a graça e a paz da parte daquele que é, que era e que vem. (...) Àquele que nos ama e que nos lavou de nossos pecados com seu sangue e fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém”(Ap1,4-6).

Nãovospoderiasaudardeoutromodosenãochamando-vosdeamadoseamadas,poiscelebramossublimementeafestadoamor.Foiporamoranósque“Deus enviou ao mundo seu Filho unigênito, para que tenhamos a vida por meio dele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu filho para pagar pelos nossos pecados” (1Jo4,9-10).Por isso,aessafesta chamamos de Ágape, ou seja, amor. Ágape amor,Ágapepaixão,Ágapedoação.Écomaintensidadeoriginal,expressanonovomandamento:“Assim como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros”(Jo13,34),quecelebra-mosavitóriadoamorsobreoódio,davidasobreamorte,daliberdadesobreaescravidão,daluzsobreastrevas,daredençãosobreacondenação.

A última Ceia realizada por Nosso Senhor com seusApóstolos,segundooantigoritojudaico,foiumaséder,istoé,umarefeiçãosacrificalpascal.Elanãofoiapenasoápice,otermodechegadadeumvelhorito,masocomeço,opontodepartidadeumnovo.APáscoaAntigaeracelebradacom

umarefeição,duranteaqualsecomiaumanimalmachosemdefeito,deumano,podendoserumcordeiroouumcabrito,imoladoàtardedessemesmodia(cf.Ex12,5-6).Dizorelatobíblico:“Comerão a carne nesta mesma noite. Deverão comê-la assada ao fogo, com pães sem fermento e ervas amargas”(Ex12,8).

NaNovaPáscoa,ocordeiroimoladoéopróprioCristo.EleéaprópriaPáscoa.Porisso,dizoapóstolo:“Livrai-vos do fermento velho para serdes massa nova, visto que sois sem fermento. Pois Cristo, a nossa Páscoa, já foi imolado. Cele-bremos, portanto, a festa não com o fermento velho, não com o fermento da malícia e da perversidade, porém com os pães sem fermento da pureza e da verdade”(1Cor5,7-8).

OnovosentidoempregadoparaaPáscoacristãéexpres-soemumaantigahomiliasobreaPáscoadeumescritoreclesiástico.DizMelitãodeSardes,doIIséculo:“Foi levado como cordeiro e morto como ovelha; libertou-nos das seduções do mundo, como outrora tirou os israelitas do Egito; salvou-nos da escravidão do demônio, como outrora fez sair Israel das mãos do faraó; marcou nossas almas com o sinal do seu Espírito e os nossos corpos com seu sangue”.

Emoblação,Jesusseentrega–daíágapecomoamor-doação–doando-nosseuprópriocorpoeseuprópriosan-gue:“Isto é meu corpo que é dado por vós. (...) Este cálice é a nova aliança em meu sangue, derramado por vós”(Lc22,19-20).Econtinuasedoandoanóspelosantosacrifícionascelebraçõeseucarísticas.Eucaristiaquenosédadapelasmãosdaquelesque,segundonossoPaiSãoFrancisco,me-reciamhonraereverênciapelopapelquedesempenhavamnaconfecçãodoSantíssimoSacramento(cf.2Cel201).

NossoSenhor,quesefazamor-doação,doando-nosseucorpoesangue,tambémnosdeixaumexemploaseguir:“Se pois eu, Mestre e Senhor, vos lavei os pés uns dos outros, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo para que façais o mesmo que eu vos fiz”(Jo13,14-15).Eainda:“Assim como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Todos saberão que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros”(Jo13,34-35).

QueessaPáscoafortaleçanafraternidadeopovoquecaminha junto, e cada um vivendo seu chamado e suavocaçãocomumàsantidadedepovoeleito.

ComsincerosvotosdeumafelizeabençoadaPáscoa,

Páscoaa festa do‘amor-doação’

6 •

C A T E Q U E S EC A T E Q U E S EEdNA SEOLdO

Caríssimos(as) Catequistas, Paz e Bem!

1) Curso para novos catequistas.Podem ligar para Irmãs de Belém,telefone:(24)2242-4898.

2)Catequese para Adultos (Catecume-nato)–adultosquequeiramreceberos Sacramentos de Inciação Cristã(Batismo /Eucaristia /Crisma)ouapenas um dos Sacramentos , ve-nhamparticiparemjulho/2012dosencontrosemnossaParóquia.Vãosepreparandoepodemseinformarnasecretariasobreasinscrições.Podemtambémprocurarumadascatequis-tas para maiores informações. NapróximaediçãodoinformativoLaços & Passostraremosmaioresdetalhes.

3)Crismandos–osencontrossemanaiscomosjovenscrismandosestãosendorealizadosàs sextas-feiras, às18h30,noSagrado.Vocêjovem,apartirde14anosquequeiravircaminharconosconapreparaçãodoSacramentodoCris-ma,podenosprocuraraquinoSagrado.

– l e m b r e t e –

• Que bom podermos estar juntasnovamentenestamissãoevangelizadoramedianteaPastoraldaCatequese.Apro-veitamosoespaçoparadarasboasvindasànossanovacatequistaStéphaneFonsecaeàIrmãSônia,doConventoNossaSenhoradeLourdes,queaceitouonossoconvitedeparticiparconoscoporumtempo.Nestamissão,nuncadeixede lembrarque“O coração de Jesus bate forte por vocês!”.

Iniciamosnossoanocatequéticode2012buscandoapresençadospaisatra-vésdenossaprimeirareuniãoqueacon-teceunodia10demarço(foto).TivemosapresençadonossopárocoFreiAdrianoFreixo,ofm,quefezquestãodealertaraos pais sobre a importância da cami-nhadadelesjuntoaosfilhos,ajudando-osnoamadurecimentodafénodiaadia.A Pastoral da Catequese também essamissãofamiliar:apresentaramensagemcristãeajudarnoamadurecimentodafé.

ObrigadaFreiAdrianopeloseuapoio,seucarinhoparacomacatequese.Estaaproximaçãoserásempremuitovaliosa,poisnóscatequistasprecisamosmuitodospais,noapoio,nacontinuidadenoseuslares,dacatequese.

Entreosassuntosabordadosna reu-nião,enfatizamosanecessidadedeparti-cipaçãonas missas da catequese, celebradas todo quarto domingo do mês às 18 h no Sagrado. Pais, catequisandos e crismandos: esperamos vocês.Anossapróximareuniãocomospaisserárealizadaemmaio.

• Gostariadepartilharcomvocêsumamatéria sobre a amizade que li (autordesconhecido) e achei muito interes-sante,entendendotermuitoavercomnossa caminhada em missão: Os 10mandamentosdaamizade.1º) Sorria: O sorriso transmite alegria,boadisposição;2º) Converse:Conversaréabrir-se,darespaço;3º) Olhe nos olhos:

Olhandolê-seasinceridade,dá-selugarà transparência; 4º) Mostre amizade:Aperteamão,dêumabraço;5º) Desça do pedestal:Falemenosdevocê,escutemaisosoutros;6º) Seja amável:Ocoraçãotempalavrasmaisbonitasquearazão;7º) Elogie:Setiverquecensurar,comececomumelogio;8º) Escute:Estejaatentoaosproblemasdosoutros,dê-lhesimportân-cia;9º) Ajude:Nuncavireacara,nuncase faá de desentido ou desinteressado;10º) Fale do amor de Deus: “Quem me testemunha perante os homens, eu o testemunharei perante o Pai”.AverdadeamizadetemporbaseoamordeDeusPai.

• EnuncadeixemdelembrarqueserCatequista é “alegrar-se pelo serviço prestado, pelos dons colocados em comum, pela experiência adquirida e partilhada, por fazer o bem por amor. A/O Catequista transmite uma alegria que só é possível para quem vive em Deus”. Por isso,Alegrai-vos sempre no amor (Fp 4, 4).Obrigadocatequista!Comvocêtestemu-nhamosapromessadeJesus.“Ninguém vos tirará a vossa alegria”(Jo16,22).

• EnestaalegriaqueremosabraçarScheilaeRonise,amigascatequistasdaComuni-dadeOswaldoCruz,queembreveterãoemseusbraçoso“seufilho”queéeserábençãodeDeusemsuasvidas.Vocêsquecaminhampormuitotemponestamissãodacatequese,comcerteza,NossaSenhora,queéanossaRainhaEvangelizadoraestarásemprecomvocês,lhesamparando,ajudan-donestanovamissãodemãeeabençoandoavocêsetodafamília.Parabéns!

• ARTIGO OFS

Cristo nossa Páscoa foi imolado.

Aleluia!• JoãoBatistaapontaediz:Eis o cor-deiro de Deus! Aquele que tira o pecado do mundo.JoãonaIlhadePatmos,vêeescreve:Vi um cordeiro de pé imola-do. Paulo completa: celebremos nossa Páscoa com os ázimos da sinceridade.Aquelecordeiroquetiraopecadoapóstersidoimoladosefazperpetuamentenossopãoázimopuroereconfortante.Páscoaparticipaçãosemprerenovadadosacrifíciodocordeirodivinoqueéaomesmo tempopãoázimoe carnesalvadora.Pãoecarne.carneepão.

João,emCafarnaum,ouveeescreve:O meu corpo é verdadeiramente comida.Se não comerdes deste pão não tereis a vida em vós.Cristonossapáscoafoiimolado.Ocordeirosacrificadooperouanossa salvação fazendo-seele carnee fazendo-sepão.Opãose fazcarne.acarnepadece,morree ressuscita.OSenhor ressuscitou verdadeiramente,Aleluia!Énoite.Aestradaestádeserta.Emaúsficadistante.Ostrêsviandantessaemdaestrada,sentam-seamesaeopãoépartidodenovo.

Omesmorito,amesmasingeleza,eoSenhorestáali.Opãocomumtorna-seoázimopascal:puro,salvífico,ressuscitado.Tomai e comei todos vós.Subitamenteasimplesrefeição,faz-sepáscoa.Fazei isto em memória de mim.Celebrareis a morte do Senhor até que ele venha.

Senhor ficai conosco. A tarde declina e a noite chega. Ficai conosco.Anoiteescura,láforalembraaosdiscípulosalipresentesoacontecimentorecenteondeJoãodiz:Era noite.Ressuscitei.Aleluia!.Não te-nhais medo.Estarei sempre convosco todos os dias. não vos deixarei órfãos.Cristovive.Enós,vivemoscomEle?Apáscoaéavidaemplenitude.

Étodaacriaçãoqueserenova.Nósvivenciamosisto?Nãoestamosdistrai-damenteseguindoalémnaestradaparaEmaús,semperceberquejáchegamosa ela?Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo?Se Cristo não res-suscitou, vã é a nossa fé.JesusperguntaaMartajuntoaotúmulodeLázaro:Crês nisto?arespostanóstemosquetê-lanapontadalíngua,comosediz.

PazeBem!

• 7

Nossa Senhora de Fátima“Treze de maio na cova da Iria, no céu aparece a Virgem

Maria”.EisoiníciodeumhinoantiguíssimoquenoslembraodiadaapariçãodeNossaSenhoradeFátima,umentretantostítulosqueMariapossui.

QuantasmãesnãorecorremaMãedeDeus,pedindoasuaintercessão,suaajudaporacreditarnaquelaMariadasBodasdeCaná.“Fazei tudo que Ele vos disser”.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!Maria,aMãedeJesus,éomodelodevirtudesparanós

mães.Quantasnoitessemdormir,quantaspreocupaçõescomosfilhos,quantasidasevindasaosmédicos.Depoisaescola,aadolescênciaeaidadeadulta.Finalmenteexpe-rimentarãoamaternidade.Diantedetantapreocupação,nósnosesquecemosdeensiná-losquefoiDeusquemlhesdeuavida,enósmãessomosmerascolaboradorasDele,nageraçãoenaconduçãoaofimúltimoqueéElemesmo.GeramosparaavidacomDeuseparaDeus.Destaformaamaternidadeatingeasuaplenitude.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Maiomês de Maria, mãe do salvadorELIzABETh RIGONI & MIChAELL GRILLO

• Em maio, invocamos Nossa Senhora de Fátima para nos proteger e nos cobrir com seu manto de amor e esperança. A tradição portuguesa chegou ao Brasil e aqui foi abraçada por fieis devotos da mãezinha do céu. Portanto, louvemos Maria, mãe, mulher, detentora da confiança divina. Maria, a mesma que deu o SIM salvador, que permitiu que as Escrituras fossem cumpridas; que não perdeu tempo e saiu correndo rumo à casa de Isabel, sua prima, que no ventre carregava João Batista, o profeta final do Antigo Testamento e descortinador do Novo, para anunciar que seria a Mãe do nosso Salvador.

Celebremos o mês de maio, mês mariano, com essas pequenas admoestações acerca da celebração em honra a Nossa Senhora de Fatima (13) e pela visitação de Nossa Senhora (31).

Visitação de Nossa SenhoraQuantaalegriaparanós,quandoNossaSenhorafoivisita-

dapeloarcanjo,anunciandoqueelaseriaamãedoSalvador.Elamaisquedepressadizoseusimereconhecendoasuapequenezexclama:“Porque olhou para sua pobre serva, por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações”. (Lucas 1,48).E isso a engrandece, porque nãotevemedo.

Maria,aMãedeJesus,éomodelovirtudesparanósmãeseporquenãoospais.

Quantasnoitessemdormir,quantaspreocupaçõescomnossosfilhos,quantasidasevindasdemédicos,

Depoisaescola,aadolescênciaeaidadeadulta.Final-menteexperimentarãoamaternidadeepaternidade.Diantede tanta preocupação, esquecemos de ensiná-los que foiDeusquemlhesdeuavida,enãonóspais,somosmerosinstrumentosDele.

AoserinformadopeloAnjo,quesuaprimaIsabel,apesardaidadeavançada,estavagrávidajáhaviaseismeses,Mariasaiàspressas,eapósdiasediasdeviagem,sobeamontanhaechegaacasadesuaprimaIsabeleZacarias,seuesposo.AosaldarsuaprimaomeninosaltoudealegrianoseiodeIsabel.“És bendita entre todas as mulheres da terra, e ben-dito é o fruto que nascerá de teu entre.”Ficoucomelaatéonascimentodacriança.

ImitemosNossaSenhorapedindoaoPaidoCéuagraçadavirtudedoserviçoedaprontidão.

8 •

FF i q u e i n F o r M a d oF i q u e i n F o r M a d o

ABRIL01 •DomingodeRamos

01 •Coletaparaoslugaressantos

01 •16h–TeatroMariano–PeçateatralMilagredoCalvário.IngressosaR$3,00.

02 a 04 •MutirãodeconfissãonoSagrado

02 •19h30–Sagrado–RCC:SemináriodevidaplenanoEspírito

04 •19h30–Sagrado–ReuniãodoCon-selhodaMatriz

04 •19h30–Sagrado–Encontrodefor-maçãoparaBatismo

05 •Quinta-feiraSanta

05 •07h30–Sagrado–OficiodivinodaQuinta–feiraSanta

05 •09h30–Catedral–MissadosSantosÓleos

05 • 19h30 – Sagrado – Celebração daÚltimaCeiaeLava-pés

05 •21h00–OFS–AdoraçãoaoSs.Sa-cramento-Vigiliadeadoração.

06 •PaixãodenossoSenhorJesusCristo

06 • 07h30 – Sagrado – Oficio DivinoSexta-feiraSanta

06 •9h–ProsseguimentodaadoraçãoaoSs.SacramentonosalãodaOFS

06 •15h–Sagrado–CelebraçãodaPai-xãodoSenhor,seguidadaprocissãodoSenhormorto

06 •16he20h–TeatroMariano–PeçateatralMilagredoCalvário.IngressosaR$3,00.

07 •SábadoSanto

07 •07h30–Sagrado–OficioDivinodoSábadoSanto

07 •15h–OFS–ReuniãodoConselhodaFraternidade

07 •20h–Sagrado–VigiliaPascal(trazervelas)

08 •PáscoadoSenhor

08 •11h–Sagrado–Batismo

09 •19h30–Sagrado–RCC:SemináriodevidaplenanoEspírito

13 •19h10–Sagrado–FormaçãoPermanente

15 • 14h – OFS – Reunião mensal daFraternidade

15 •OFS–EncontrodaFBB-ClarissasdeNovaIguaçu

15 •8h–Sagrado–RCC:EncontroDio-cesanoMinistériodeMúsica

16 •19h30–Sagrado–RCC:SemináriodevidaplenanoEspírito

17 •DiamundialdaJuventude

17 •19h30–Sagrado–ReuniãodoCon-selhoParoquial

19 •19h30–Sagrado–Encontrodefor-maçãoparaBatismo

20 •19h10–Sagrado–FormaçãoPermanente

22 •DomingodaDivinaMisericórdia

22 •11h–Sagrado–Batismo

22 •14h30–OFS–Formaçãodosneo-professos

23 •19h30–Sagrado–RCC:SemináriodevidaplenanoEspírito

27 •19h10–Sagrado–FormaçãoPermanente

28 e 29 •Sagrado–RCC:IExperiênciadeOraçãododecanato

30 •19h30–Sagrado–MissadeLouvoreen-cerramentodoSem.vidaplenanoEspírito

MAIO02 •19h30–Sagrado-ReuniãodoCon-

selhodaMatriz

04 •19h10–Sagrado–FormaçãoPermanente

05 •CaminhadaFranciscanaPetropolis-PatydoAlferes

05 •16h15–Sagrado–MissaOFS

06 •17h–Tronodefátima-Missa

10 •19h30–Sagrado–Encontrodefor-maçãoparaBatismo

11 •19h10–Sagrado–FormaçãoPermanente

12 •15h–OFS–ReuniãodoConselhodaFraternidade

13 •11h–Sagrado–Batismo

13 •14h30–OFS–Formaçãodo1ºanodeformação

13 •NossaSenhoradeFatima.Missasàs10h,15he18h.AromariairápartirdoTeatroMariano,às17h.

15 •19h30–Sagrado–ReuniãodoCon-selhoParoquial

18 •19h10–Sagrado–FormaçãoPermanente

20 •14h–OFS–Reuniãomensaldafraterni-dadeecomemoraçãopelodiadasmãeseco-memoraçãopelos115anosdefraternidade.

20 •17h–Tronodefátima-Missa

24 •19h30–Sagrado–Encontrodefor-maçãoparaBatismo

25 •19h10–Sagrado–FormaçãoPermanente

27 •11h–Sagrado–Batismo

27 •14h30–OFS–Formaçãodosneopro-fessoseexibiçãodefilme

27 •17h–Tronodefátima–Missa

27 •Pentecostes

28 •19h30–Sagrado–Missadelouvor

31 •NossaSenhoradoamordivino

– Todas as segundas-feiras das 19h30 às 21h30 • Grupo de Oração Jesus Vive – RCC

– Todas as terças-feiras, das 16 às 17h • Sa-grado – reunião da Legião de Maria

– Toda terça-feira e quinta-feira, das 14 às 18h • Sagrado – Aconselhamento, Sala Frei Waldemar

– Toda segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 15h às 17h • Sagrado – atendimento às famílias necessitadas

– Toda segunda quinta-feira do mês às 14h • Reunião da Pastoral da Criança com as coordenadoras das comunidades

– Toda terceira quinta-feira do mês às 19h30, na Casa da Cidadania – Reunião

– Toda quarta-feira, às 15h • Missa na Capela do Hospital Santa Teresa

– Toda última quarta-feira, às 15h • Ca-pela do hospital Santa Teresa – Missa dos aniversariantes

– Toda quarta-feira às 19h30 • Reunião do Grupo Amor Exigente

– Toda quarta e quinta-feira das 14h às 17h “Cursinho que deu Certo” – artesanato

– Toda quinta-feira das 10h às 16h30 • Pastoral da Criança, no Sagrado

– Toda quinta-feira às 17h • Ofício Divino das Comunidades

– Toda última quinta-feira do mês, às 7h, 8h, 15h, 18h • Sagrado – Missa de Santo Antônio de Santana Galvão com distribui-ção das pílulas

– Toda 1ª sexta-feira de cada mês • missa do Apostolado da Oração, às 15h na Matriz. Após a missa, Adoração ao Santíssimo

– Toda sexta-feira após a missa das 18h • SAGRAdo – reza do Terço

– Todas as terças-feiras, quintas-feiras e sábados às 18h • Missa no Convento Madre Regina.

– Todo 2° domingo às 7h, 8h30, 10h, 18h e às 19h30 • Sagrado – Missa dos Dizimistas

– Todo dia 13 de cada mês, às 20h, Procissão até o Trono de Fátima e Missa. Quando o dia 13 for Domingo ou feriado, será às 17h

– Todo 4º domingo, missa da Congregação Mariana, no Sagrado às 7h com reunião as 9h, no Teatro Mariano

– Todo 2º domingo, às 16h30 • Sagrado – Reunião mensal do grupo de jovens

• 9

pArAbéns

voluntÁrios AniversAriAntes– Abril –01/04...WandadeLourdesC.daSilva03/04...JoséMariadaSilva05/04...FátimaCristinadosSantos05/04...MariaTeresadaSilvaMoraes09/04...IvanildeSampaiodeAbreu10/04...LourdesdaSilva12/04...OlgaCastanheiradeAndrade13/04...VeraLúciaGuimarães14/04...AlcideiaMariaJusten18/04...AnaJaquelineReis19/04...MariadaConceiçãoSilva22/04...AnaMariadeFariaSilva23/04...NadirGarciadeSouza23/04...SuelyMariaBragadaCunhaFreitas24/04...JoséFreireLopes24/04...WaldemarDominguesBitencourt26/04...NorindadoValledeQueiroz28/04...MariadaPenhaTeixeiraCescon28/04...RafaelMoreiraSchmid

– mAio –01/05...ElianaCsicsaydeMattos01/05...MariaJosédaSilva03/05...IlzideSouzaÂngelo03/05...LydiaMariaRochaMelo03/05...MariaAugustaCoutodeFaria05/05...DalvaGomesPereira05/05...LuizaMamedeScrivanoDuarte05/05...PedrodosSantos05/05...SilvioStumpf09/05...ErichClaudioPeteres10/05...CeliReisdaSilva15/05...JosinaCéliaBarbosaRosaFarias15/05...MarcosdaSilva16/05...AdilsonNunesdaSilva18/05...SueliLatschMarçal20/05...MarlyFranco22/05...RonaldoMoyses23/05...WilsonEstevesGuimarães25/05...MauroHelenodeAraújo29/05...ReginaCéliadaCruz30/05...FabianadeOliveiraGuedesTeixeira31/05...MariaEstelaSampaiodeAraújo

AniversAriAntes dizimistAs– Abril –01/04...GeraldoJoséMayworm04/04...ZelinaAlicedeFreitasFarias04/04...JoséEmilioPereira05/04...SylvioJoaquimSant’anna06/04...CarlosCallegarioGomes09/04...AngelaReginadaSilvaIsmael09/04...VivianeGomesLamelas10/04...VeraLuciaG.pereira11/04...AntonioSergioFerreira11/04...IracemaRosadaSilva12/04...CrispimM.deSouza14/04...NairdaSilvaCarvalho14/04...AureaMoreiraBarrosdosSantos14/04...WandadeLourdesC.daSilva18/04...JoséAnibaldosPrazeres18/04...MariaLuciaCapelaAlmeida18/04...MariaAparecidaAlvesdaRocha18/04...DulcineiaRamosBarãodaPenha19/04...EdwigesEdithAmatoFrança22/04...AnaMariadeFariaSilva24/04...AdemarJoséCariusFilho25/04...MariaHelenaC.Branco27/04...NilzaRibeiroChagasMachado27/04...MoacirGrotz

– mAio –01/05...WilmaMariaKneipp01/05...MariaAparecidaSoares02/05...DináCardozoMachado03/05...LuizRezendeMotaRoberto03/05...VeraCruzdeSouzaRocha05/05...MariaEtelvinaR.Martins05/05...SilvioStumpf06/05...MarleneCostaPeccini07/05...IveteGomesdeCastro08/05...MariadoCarmodosSantos08/05...TherezinhaRocha09/05...ErichClaudioPeters09/05...CarlosHenriqueVieira11/05...MariaCarminadaC.Garin14/05...NadyrKneippBorde14/05...SebastiãodaCostaFintelman15/05...HelenirJustenTesch15/05...AliceSerzedellodeSouza15/05...HelenaZildadaCruzkreischer17/05...LusiaGuimarãesTroyac18/05...JaimeMoraes19/05...MiguelPachá19/05...RicardoMachado20/05...MariaHelenaDeister22/05...RitaCeliaKupke24/05...LedaMariaMenezesDessimori27/05...AdinorAntoniodeCarvalho28/05...ErnandesMartinsSanabio28/05...MariadeFatimaT.GomesCarneiro30/05...SoniaMariaCorreadaCosta

RCC: Seminário, encontros e muita oração em abrilCONCEIÇÃO CARIUS

• AprimeiraquemerecedestaqueéaconclusãodoSeminário de Vida Plena no Espírito Santoqueestáacontecendodesdeofimdefevereiroemnossaparó-quia.Osúltimosencontros,assimcomoosanteriores,serãomarcadospormuitolouvor,palestrasepartilhadaPalavradeDeus.ComandadopeloGrupodeOra-çãoJesusVive,pertencenteaoSagradoCoração de Jesus, e com pregadorespertencentesadiversosgruposdeoraçãodadiocesedePetrópolis,osfiéispoderãoexperimentaragraçadeDeuscomostemas:SenhoriodeJesus;Curainterior;BatismonoEspiritoSanto;evidaemcomunidadeeamorentreosirmãos.Noencerramento,30deabril,aconteceráamissadelouvor,assimcomoocorreemtodaaúltimasegunda-feiradecadamês.

Enãoparaporaí.Nodia15deabril,das8horasàs16horas,serárealizadonosalãoparoquialoEncontroDiocesanoparaministériosdemúsica.OencontroteráaparticipaçãodaEquipeEstadualdaRCC.Enosdias28e29deabril,ummomentoespecialestáreservadoaosfiéisquequiseremumaprofundaexperiênciadeoração.Aconteceráemnossaparóquia,umfimdesemanarepletodeunçãoeso-prardoEspíritoSantoquenossantificaenosfortalecenacaminhada.AIExperiên-ciadeOraçãodoDecanatodePetrópolisserádas8às18horas.SerácobradaumataxadeR$30,00(alimentaçãoinclusa).AsinscriçõespodemserfeitasnoGrupodeOraçãoJesusViveenalojacatólicaFonteViva(ruaAlencarLima,Centro).

Venha fazer uma experiencia doamordeDeus.

10 •

MIChAELL GRILLO

• Foirealizadanoúltimodia7demarçoaprimeirareu-niãodoConselhodaMatriznoSagrado.SobocomandodopárocoFreiAdrianoFreixoPinto, aproximadamente20líderesdepastoraisemovimentosestiverempresentesnaSalaFranciscodeAssisparaaapresentaçãodaprogra-maçãodaSemanaSantaaserrealizadanaMatrizenascomunidades,dentreoutrosassuntos.

Ficoudecididoqueosmomentosdeadoraçãonanoitedaquinta-feiraenamanhãdasexta-feirasantairãoocorrernosalãodaOrdemFranciscanaSecular(OFS),aoladodaIgrejadoSagradoCoraçãodeJesus,aocontráriodoanopassado,quandoaadoraçãofoirealizadanaCapelapeni-tencialSãoFreiAntoniodeSant’annaGalvão.

Outra temática levantada foi acerca do mutirão delimpeza, realizadonoúltimodia24demarço.Graçasàajudadediversosparoquianos,aIgrejaficoutotalmentelimpaparaascelebraçõesdasemanasanta.

FreiAdriano,aproveitouparaexplicarqueumoficiofoienviado,atravésdoadvogadodaeditoraVozes,tambémassinadopelonossopároco,tentandoimpedirasmudançasnotrânsitoquedeveriamserimplementadaspelaCptransna última quinzena de março. Entre diversos fatores,destaca-seoreceiodeabaloàsestruturasdaigreja,docon-ventosdosfradesfranciscanosdaProvínciadaImaculadaConceiçãodoBrasil,daOFSedaeditoraVozes.

OfimdoencontrosedeucomamanifestaçãodavontadedeFreiAdrianoemministraralgunsencontrosacercadaespiritu-alidadefranciscana,tendocomopanodefundoosdocumentosescritostantoporSãoFranciscoquantopelosbiógrafosdopoverello de Assis,quereunidosformamasFontesFranciscanas.

TorcemosparaqueodesejosaiadopapeleganheassalasdeencontrodenossaIgreja.Atéporque,todocristãoprecisa estar constantemente imerso na doutrina, fé eespiritualidadedoCristianismo.

MARIA STELLA SAMPAIO

• Noúltimodia26defevereirofoirealizadanaIgrejadoRosárioaAssembleiadodecanatoSãoPedrodeAlcântara.Líderesdediversasparóquias,sendo16delespertencentesaoSagradoCoraçãodeJesus,estiverampresentesaoencontro.

Naocasiãofoiapresentadoodocumentonúmero94daConferênciaNacionaldosBisposdoBrasil(CNBB),intitulado:DiretrizesGeraisdaAçãoEvangelizadoradaIgrejanoBrasil–2011–2015.Estefoielaboradona49ªConferênciaNacionaldosBisposdoBrasil em2011etemcomometaotraçardeprojetosaseremcolocadosempráticapelasdiocesesbrasileitasemtermosevange-lizadores,até2015.

Osprimeiros16pontosdoreferidodocumentoforamdebatidosnaAssemblei,nosquaissepodeextrairqueJesusCristodeveserocentrodetodootrabalhomissionárioedaevangelizaçãoreconhecendo-seduasatitudesfundamentais,inerentesàsuapersonalidadeemissão:aalteridade,calcadanoreconheceradignidadeeaimportânciadoirmão;eagra-tuidade,representadanapráticadobemsemesperarqualquertipoderetribuição.

Odocumento,queserátrabalhadonaformaçãoperma-nentedenossaparóquiaduranteoTempoPascaldesseano,trabalhaacercadanecessidadedeevangelizaçãonoBrasil.Noencontro,foramapresentadasascincourgênciasparaaIgrejanoBrasil:1) AIgrejaemestadopermanentedemissão.2) Igrejacomocasadeiniciaçãocristã3) AIgrejacomolugardeanimaçãobíblicadavidaedapastoral.4) AIgrejacomocomunidadedecomunidades5) AIgrejaaserviçodavidaplenaparatodos.

Apósapartilhanaqualforamdiscutidosalgunsques-tionamentos,foiapresentadootemadaCampanhadaFraternidade2012:Fraternidade e Saúde Pública que tem como lema: Que a saúde se difunda sobre a terra.

OstrabalhosforamencerradosnofimdatardecomaadoraçãoaJesusSacramentado.

Evangelizar, a partir de Jesus e na força do Espírito Santo

• ASSEMBLEIA dO dECANATO

Semana Santa e mudanças de trânsito foram

enfoques do encontro

• CONSELhO dA MATRIz

Frei NEyLOR J. TONIN*

• AutopiadePentecostes:Oacontecimen-todePentecostespossibilitamuitasaborda-gense sinalizaváriasutopias.Permite-mefocalizarapenasuma:autopiadacoragemquecomportaosriscosdaféeosimperativosdarenúncia.Masquedesabrocha,finalmen-te,comoalegria.

Na Espiritualidade, fala-se muito emparresia,termogregoqueésinônimodeco-ragem.Fala-setambémemfortaleza,queéumdosdonsdoEspíritoSanto.Porestedom,apessoaenfrentaasdificuldadesquenascemda féedavida,vencemedose tentações,aceitaperdersemperderasdefiniçõesdesuasfidelidadesnaturaisesobrenaturais.Paraserplenamentehomeméprecisoterparresia.ParaserfielaDeuséprecisoserforte.Afé,numenoutrocaso,dói,podedoermuito.

Quemcrê,sabequesercoerentecomosditamesdafénãoéfácil.Omaiorperigoéodadicotomia,adecrereprofessarafésemvivenciá-lacomtodaavida.Háumaoraçãolitúrgicaquediz:“Que professemos o que cremos e realizemos o que professamos”.Emoutraspalavras,quesejamoscoerentesnavidacomoqueanunciamoscomabocaecremoscomocoração.

SantoAgostinhoafirmaqueosmártiresnãosãofeitosporpalavras,masporcausas.“Martyresnonfacitpoema,sedcausa.”Afépodesereéfestivaecelebrativa.Muitasve-zes,porém,podesereoé,naprática,dolorosaecrucificante.Dói,deverdade.

DuranteavidaterrenadeJesus,osapós-tolosnãodemonstraramgrandesmedos.SãoPedrotentou,éverdade,impedir,certavez,impulsivamente,pormedoeamizade,aidadeJesusaJerusalém.Nãooconseguiu.FoirepelidoacerbamenteporCristo.“Afasta-te de mim, satanás” (Mc8,33)!Mais tarde,quandoemJericó,osDoze,temendoocercoque se fechavaeoconfrontoquepareciainevitávelcomasautoridadesreligiosas,pro-curaramembromarasubidaparaacapital.Jesus,mesmoangustiado,noentanto,seguiaemfrente,resolutamente.Oqueseseguiuédoconhecimentodetodos.

Passadososacontecimentosda trágicaSextaFeiraSanta,osapóstolos,acomeçarporPedro,decidiramvoltarparasuasfamí-liaseafazeres.“Eu vou pescar”.Osoutrosemendaram:“Nós vamos contigo”(Jo21,3).Emoutracena,osdoisdiscípulosdeEmaússãoaexpressãomaiscompletadasesperançasfrustradas.Jánoprimeirodiadasemana,ouseja,namanhãdodomingodaressurreição,

abandonaramJerusalém,tomandotambémorumodesuaspescarias(Lc24,13ss).

QuandoJesusressuscitadoapareceuaosapóstolos,estesficaram“aterrados e cheios de medo”(Lc24,37),eacreditaramestarvendoumespírito,umfantasma.Jesusosacalmou:“A paz esteja convosco”(Jo20,19;Lc24,36)!Manifestou-seaelesdevárias formas,emváriasocasiões,tentandoconvencê-losdequeeraelemesmo,dequenãoprecisavamtermedo.Masomedocriava-lhesresistências,quechegaramàmaisrotundaincredulidade.AdeToméésintomáticaeeloqüente.Omedo,nele,foitantoquenãoqueriaapenasveroCristo,queriatambémtocaroRessuscitado.

Daí que ver (Jo 20,5.8.18), ouvir (Lc24,32),tocar(Lc24,39;Jo20,27),saber(Jo21,12),abraçar(Mt28,9),comerjuntocomCristo(At10,41),presenciarsuaascensãoaocéu(Mc16,19;At1,9)nãofoisuficienteparaconvencê-losdequeJesusestavavivoeres-suscitado.Jesuschegouatéarepreender-lhes“a incredulidade e a esclerose de coração” (Mc16,14).Mesmoassim,tudofoideinsuficientevalia.Averdadeéumasó:elessentiamees-tavamdominadospelomedo.Faltava-lhesavirtudedaparresia.Nãotinhamodomdafor-talezadoEspíritoSanto.AlgomaisteriaqueacontecerparaqueaexperiênciadaPáscoasetornassevivaedefinitivaparaosapóstolos.EstealgomaisocorreuemPentecostes.

OevangelistaLucas assimdescreveoacontecimento:“Chegando o dia de Pente-costes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como de um vento impetuoso, que encheu toda a casa em que estavam sentados. E viram, então, uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e foram pousar sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia”(At2,1-4).

Aqui,óHomem,éimportantefazeraten-çãoaosdetalhes:Osapóstolosestavamreu-nidosesentados(imobilizadospelomedoeamparando-semutuamenteemseusmedos).Veiodocéuumruído,comodeumventoimpetuoso(paraabalá-loseajudá-losavencerasúnicasvozesqueescutavam:asdomedo).Línguasde fogopousaramsobrecadaumdeles(paraqueimá-loseparaespantarofrioamedrontadoquesentiam).FicaramcheiosdoEspíritoSanto(esemosseusmedos).Ecomeçarama falaremoutras línguas (atéentãosófalavamalínguadomedo).

Comoconseqüência,avindadoEspíritoSantoproduziunelesacoragemdeseabriremparaomundoedeaceitaros riscosda fé.

Pentecostesoperouomilagredacoragem,fezaconteceroquepareciaimpossível:autopiadaparresia.Desmentindoaacusaçãoque,sé-culosmaistarde,Nietzscheviriaafazercontraoscristãos:“são uns inúteis, uns distantes, uns conformados; são estranhos ao trabalho da ter-ra; seus olhos estão postos no céu”,Pentecosteslevaosassustadosapóstolosparafora,coloca-osnotopodasescadariasdoTemplo,eelesseapresentampróximos,semmedo,dispostosanãomaisnegaraverdadeeaexperiênciaquefizeramdoCristoressuscitado.

Apartirdesteacontecimento,osapóstolosforamoutros.Deixaramdeserospobrespes-cadoresdaGaliléiaparasetransformarememanunciadoresdaressurreição.Numaconfissãosoleneque,sementirafosse,seconsubstan-ciarianomaisinimaginávelperjúrio,anun-ciaramque“o Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, exaltou-o, tornando-o guia supremo e salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. Disso”,juraram,“somos testemunhas, nós e o Espírito Santo”(At5,31-32).Asconseqüênciasnãosefizeramesperar.Porestedesassombro,forampresoseaçoitados,“mas ficaram muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus”(At5,41).

Pentecostespodeterváriasleiturasepodefundamentarváriasutopias,masnenhumaparecemaisevidenteesurpreendentedoqueautopiadacoragem.Pobreshomensmedro-sos,trancadosnumlugarsagrado,oCenáculo,pormedodosjudeus(Jo20,19),derepentese transformamemevangelistasdeumaverdade,emmártiresdeumacontecimento.Enãoapenasproclamamoquecrêem,masestãoprontosparadaravidaporsuafé.

Adisposiçãodefédosapóstolospassaráaser,paratodososseguidoresdeJesus,ame-didapentecostaldafécristã.Nãobastamaisrezarnasigrejas,viverrecolhidoemlugaressagrados, fazera festadapáscoa.Todasasliturgiassãoimportantes,maséprecisosairparaa rua, subirasescadariasdoTemplo,enfrentarafúriadosdonosdomundo,epro-clamarofatoúnicoehistóricodequeCristoestávivoeressuscitado.Emoutraspalavras,nãosepodeserapenasumserpascal;épre-cisotambémserumserpentecostal.

PentecosteséaplenitudedaPáscoa.AIgrejadePentecosteséaIgrejadaPáscoa.Osdoisacontecimentoscriameatestamafestadaressurreição.Pentecostesestáparaomun-do,assimcomoaPáscoaestáparaafé.Nãobastaapenasterumaverdade,éprecisotam-bémacoragemdeproclamá-laevive-la.EstaéautopiamaiorejubilosadePentecostes.

A utopia de Pentecostes

*Ofrade,autordoartigo,pertenceàProvínciadaImaculadaConceiçãodoBrasil,àqualtambémpertenceosfradesdestacasa.Oartigoemsuaversãocompletapodeserencontradonoendereçoeletrônico:http://www.franciscanos.org.br/v3/vidacrista/artigos/freineylortonin/artigo_10.php.

12 •

MUTIRÃO dE CONFISSÕES NO SAGRAdO–ParaomutirãodeconfissõesnaSemanaSanta(dias2a4deabril,manhãetarde),solicitamosadisponibili-

dadedosconfradesparanãosobrecarregarmosalgunsapenaseatendermososfiéisdamelhormaneirapossível.

•Quinta-feira Santa; Sexta-feira Santa e Sábado Santo,às7h30,OfícioDivino.

•Quinta-feira Santa,apósacelebração,AdoraçãoaoSantíssimo:das21hàs22h=OFS,L.deMariaeReligiosos(as);das22hàs23h=RCC,Ministros;

das23hàs24h=ECC,VilaSãoJosé,JuventudeeConselhodaMatriz.

•Sexta-feira Santa:continuaaAdoraçãoaoSantíssimoSacramentonoSalãodaOFS,napartedamanhã–ProcissãoapósacelebraçãodaPaixãodoSenhor.

• Sábado Santo:VigíliaPascal,às20h,trazervelas.

COMUNIDADE1/4 – Domingo

RAMOS

2/4 – Segunda

CONFISSÃO3/4 – Terça

CONFISSÃO4/4 – Quarta

CONFISSÃO5/4 – Quinta

LAVA-PÉS

SAGRADO Mutirão

Mutirão/Sagrado

Mutirão/Sagrado

Mutirão/Sagrado

(Sagrado)

Mutirão/Sagrado

Mutirão/Sagrado

Mutirão/Sagrado

(Sagrado)

Mutirão/Sagrado

Mutirão/Sagrado

Mutirão/Sagrado

(Sagrado)

MutirãoMutirão7h; 8h30; 10h;

18h e 19h30

6/4 – Sexta

PAIXÃO

7/4 – Sábado

VIGÍLIA PASCAL

15h

Paixão/Procissão

8/4 – Domingo

PÁSCOA

Ingelheim 10h

Oswaldo Cruz 8h30

15hPresidência 8h

15h15h

CATEDRAL

Vila São José (Sagrado)

19h30

19h30

19h19h

Missa Santos Óleos9h

(Sagrado)

20h

19h30

19h3019h

(Sagrado)(Sagrado)

7h; 8h30; 10h;

18h e 19h30

10h

8h308h30

(Sagrado)

Lourdes 11h

Teatro Mariano

16h30 e 20h

16h30

Milagre do Calvário

Milagre do Calvário

Madre Regina

17h 11h

Programação da Semana Santa

I Semana de Comunicação da igreja do Sagrado Coração de JesusPalestras, adoração, louvor, santa missa e adoração....

TEMADASEMANA:

“Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”

4 a 10 de junho de 2012, no Sagrado

“As palavras do Senhor são lâmpadas para meus pés e as palavras de um homem são águas profundas. Por isso, ide e pregai o Evangelho!”

(Sl 119, 105; Pr 18, 4a ;Mc 16,15)


Top Related