Transcript
Page 1: Paradigmas semiotica

Na foto acima podemos ver primeiramente uma menina sendo pintada por alguém.Provavelmente esta ocorrendo um ritual nessa tribo indigena como pode se notar ao fundo da foto a movimentação de varios indios.

A India na frente apresenta supostas penas/pelos sobre o corpo, e está recebendo uma pintura facial por algum tecnico na área,algum mestre, a arte pura, feita com tintas vegetais, pois é esse o recurso que os indios tem ao seu redor, e é com isso que eles sobrevivem, com a materia prima ao seu alcance.

É no corpo que os indigineas encontraram suporte para a arte nesse caso. A pintura corporal para eles alem do conteudo estético apresenta tambem um paradgima mistico, mágico, simbólico relacionado com esse universo em que vivem. Retirando da natureza da forma mais naturalista que existe materiais para a sua cosmovisão.

Reynaldo Costacurta Neto6º período - DI- PV

Page 2: Paradigmas semiotica

Nessa imagem percebe-se uma técnica mais avançada utilizada.Uma tecnica digital, onde é a imaginação não apresenta limitação junto a fotografia e ambientes reais modificados..Caracteristica que podemos encontrar nos tempos de hoje com os avanços tecnológicos e influências de épocas passadas, no caso da imagem o surrealismo é uma forte influencia.Percebida por elementos até entao nunca vistos no mundo real trazendo esse ar te estranhismo e alucinação num ambiente bastante incomum.

Reynaldo Costacurta Neto6º período - DI- PV

Page 3: Paradigmas semiotica

Nessa escultura de Umberto Boccioni, «Formas Únicas de Continuidade no Espaço» 1913, a noção de movimento, força e velocidade está fortemente representada, característica forte das maquinas.

Com essa escultura ele conseguiu representar bem em 3 dimensões da escultura caracteristas do futurismo ligados com o paradigma cientifico da máquina, ultrapssando os limites corpóreos do ser humano por exemplo, na perna que esta para traz, uma ideia de bandeira em movimento, porém bem pesada e firme, parece que o corpo ali representado luta contra uma força invisivel.

Na sua "luta" contra essa força invisível, o corpo vai-se deslocando, deixando para trás pedaços de si.Embora o resultado (físico) seja um retrato a três dimensões, o corpo em movimento introduz uma quarta dimensão, o tempo.

Reynaldo Costacurta Neto6º período - DI- PV


Top Related