Download - OJORNAL 21/08/2010

Transcript
Page 1: OJORNAL 21/08/2010

Exe

mpl

ar d

e as

sina

nte

CMYK

Página A9

RR$$ 11,,0000

LLJORNAO JORNAOMaceió, sábado, 21 de agosto de 2010 || Ano XVI || Nº 221 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm ||

MARÉSMARÉS01h32.................................................................. 1.8

08h02.................................................................. 0.5

14h08.................................................................. 1.8

20h08.................................................................. 0.5

COCOTTAÇÕESAÇÕESDólar (compra) ........................................1.7580

Dólar (venda) ..........................................1.7600

Euro (compra) ........................................ 2.2339

Euro (venda) .......................................... 2.2368

Salário mínimo ....................................... 510,00

Poupança ............................................... 0,6399

www.ojornalweb.com

Dafra Super 50:ótima opçãoe econômica

Suplemento

Mostra de boishomenageia o

Dia do FolclorePágina B3

Ibope: diretoradiz que Dilma

ganha no 1º turno

Página A2

Assassinado emMaceió o 14º

morador de rua

Página A9

Carga roubadaé apreendidaem Arapiraca

Página A12

Embora em pequeno número, manifestantes Caras Pintadas mantiveram o ato e fizeram o enterro simbólico do governador

Fora de casa,ASA venceo Vila Novapor 3 x 2

Mano convocaa seleção sópara treinar

Página A13

Oscar está noHall da Famado Basquete

O ASA conquistouontem sua 2ª vitóriafora de casa na Série B.Jogando em Goiás, oAlvinegro bateu o VilaNova, por 3 x 2, e che-gou aos 22 pontos, as-sumindo a nona colo-cação. Júnior Viçosa(duas vezes) e Audáliomarcaram os gols dotime arapiraquense.

As crianças participam, durante toda a semana, das atividades no Quartel do Exér-cito em comemoração ao Dia do Soldado, 25 de agosto. Ontem, a imprensa parti-

cipou de um café da manhã com palestra de abertura das festividades. Página A11

Ato público faz“enterrro” do governadorno Centro

Um ato público orga-nizado pelos Caras Pin-tadas fez ontem, no Cen-tro, o “enterro” do go-vernador Teotonio VilelaFilho. No guia, os candi-datos aumentaram as crí-ticas aos seus adversários.Para o final de semana,eles vão concentrar ativi-dades em carreatas e co-mícios pelo interior.

Página A3

Vereador é morto numa emboscada em Roteiro

O vereador por Rotei-ro Genival Barbosa da Sil-va, de 50 anos, foi mortonuma emboscada ocorri-da ontem à noite no cen-tro da cidade. “Ailton”,como era mais conheci-do o vereador, foi atingi-do com cinco tiros eainda foi levado para aSanta Casa de Misericór-dia, em São Miguel dosCampos, onde não resis-tiu e morreu. O vereadortinha sido indiciado noinquérito sobre a Cha-cina de Roteiro. Os ma-tadores fugiram.

ALAGOAS

Vereador denuncia que falta de segurançano município favorece ação dos traficantes

EM MARAVILHA

Crack está sendovendido na praça

AutoJornal

Esportes

DOIS

OCRB tem um novo téc-nico. Freitas foi demi-

tido ontem e, para o seulugar, os dirigentes rega-tianos já apresentaramEdson Ferreira (ex-Murici).

Página A13

Página A14

Yvette Moura

Marco Antônio

Page 2: OJORNAL 21/08/2010

AA22

CMYK

JORNALO JORNALO

Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

PolíticaPF indicia prefeitos de São Luíse Jacuípe por corrupção eleitoralCícero Cavalcante e Amaro Jorge teriam cometido crimes nas eleições de 2008

A força-tarefa da PolíciaFederal indiciou dois prefei-tos do interior do Estado que,segundo os inquéritos, come-teram crime de corrupção elei-toral nas eleições de 2008. Asacusações pesam contra CíceroCavalcante (PMDB), de SãoLuís do Quitunde, e AmaroJorge (PP), de Jacuípe.

Cícero Cavalcante tambémfoi indiciado por corrupçãoeleitoral. Mas o coordenadorda Força-Tarefa Eleitoral da

PF, delegado Políbio Brandão,não deu maiores detalhessobre seu indiciamento. Caval-cante foi o segundo colocadonas últimas eleições munici-pais: assumiu o cargo porqueo eleito, Jean Cordeiro (PP), foiafastado por conta de denún-cias de compra de votos. Elefoi acusado de prática de cor-rupção eleitoral.

JACUÍPE - De acordo como delegado Políbio Brandão, o

prefeito de Jacuípe, AmaroJorge foi denunciado por fazerdoação de combustível parapolíticos e eleitores durante asua campanha para prefeitoem 2008. “Investigamos e con-cluímos que o prefeito pagouo combustível doado com di-nheiro público”, informou.

À polícia, Amaro Jorge nãoquis responder sobre as acusa-ções. Ele preferiu só se pro-nunciar em juízo. “Ele tinha odireito constitucional de ficar

calado e assim preferiu se com-portar”, contou Políbio Bran-dão.

Os dois inquéritos seriamencaminhados ao Tribunal Re-gional Eleitoral (TRE) aindaontem. “Vamos encaminhá-losao TRE, que, por sua vez, de-verá conduzi-los ao MinistérioPúblico Eleitoral. O procura-dor regional eleiotoral é quemdecidirá se vai oferecer ou nãodenúncia contra os acusados”,explicou o delegado.

IBOPE

Dilma devevencer aindano 1º turno

AOS MUNICÍPIOS

TCE edita resolução quedetermina fundo de saúdeGilson Monteiro

Repórter

Os recursos recebidos pelosmunicípios para a área dasaúde deverão ser administra-dos por um fundo municipal,gerenciado pelas secretariasmunicipais de saúde. A normaconsta da resolução 4/2010 edi-tada pelo Tribunal de Contasdo Estado. A resolução foi pro-posta ao TCE pelo Fórum deCombate à Corrupção (Focco)de Alagoas, que viu no mode-lo atual uma oportunidadepara a malversação de dinhei-ro público. A resolução é frutodo compromisso assumidopelo vice-presidente da Cortede Contas, conselheiro OtávioLessa, no Fórum com a Pro-motoria de Defesa da Saúde doMinistério Público Estadual.

O coordenador do Focco, opromotor Ubirajara Ramos, ex-plica que o fundo é uma exi-gência da Constituição Federal,mas que normalmente é des-respeitada. “Esse fundo é umadeterminação constitucional,mas atualmente é cumpridaapenas pelo município deMaceió, pelo governo doEstado, e por alguns municí-pios. Atransferência dos recur-

sos para esse fundo vai facili-tar a fiscalização, pois atual-mente nos municípios que nãofazem dessa forma, os recur-sos correm o risco de se mistu-rarem com outros recursos dasprefeituras”, explica o coorde-nador do Fórum

“Esses fundos serão geren-ciados pelos secretários muni-cipais de saúde, em uma contaespecífica, com CNPJ, e devida-mente acompanhado pelosconselhos municipais de saúde.Com a criação desses fundosserá possível um melhor geren-ciamento, determinando o que

pode ser lançado como despe-sa das políticas de saúde”, frisao promotor.

COBRANÇA - SegundoUbirajara Ramos, com a resolu-ção editada pelo Tribunal deContas, o Fórum irá fazer umtrabalho de conscientização ede cobrança para que a medi-da seja aplicada em todos os102 municípios alagoanos.“Vamos orientar mostrar queessa é a melhor forma de geren-ciar esses recursos, convocan-do os gestores a cumpriremcom essa resolução.

LDO ainda está sem datapara ser votada na Câmara

A Lei de Diretrizes Orça-mentárias (LDO) continua semdata para ser votada pela Câ-mara Municipal de Maceió. Oprojeto, que traça as metas doorçamento do município parao próximo exercício financei-ro, foi enviado pelo PoderExecutivo em abril passado,mas alguns contratempos,entre eles a greve de quase 50dias dos servidores da Casa,emperrou a tramitação do pro-jeto, que no momento encon-tra-se na Comissão de Orça-mento e Finanças.

Segundo o líder do prefei-to e presidente da comissão,vereador Galba Novaes (PRB),a audiência pública para de-bater o projeto com a socieda-de deverá ser agendada embreve. “O projeto já passoupela Comissão de Constituiçãoe Justiça (CCJ) e agora iremosagendar essa audiência públi-ca”, explica o vereador, con-tando que isso deve acontecerna próxima sessão da Câmara.

“De acordo com o regimen-to interno da Casa, podemossimplificar e realizar apenasuma audiência pública, e foiisso que ficou decidido. È ummomento importante onde asentidades da sociedade civilorganizada são chamadas paradebater as metas que guiarão

o orçamento do próximo ano.É um debate indispensável”,concluiu Novaes.

O presidente da Câmara,Dudu Holanda (PMN), disseque a demora não trará ne-nhum prejuízo. Segundo o ve-reador, a Lei OrçamentáriaAnual (LOA) deve estar che-gando na Casa em setembro.“No caso da LDO não há pro-blema na demora, pois temosesse prazo. O projeto de lei doOrçamento para o próximoano deve estar chegando naCasa no mês de setembro, ebem antes disso já teremos vo-

tado a LDO”, argumentouHolanda.

“Tivemos uma série decontratempos, a greve dos ser-vidores, e agora estamos noperíodo eleitoral e as coisasficam mais complicadas, o nú-mero de sessões fica reduzi-do. Mas, assim que possível,realizaremos essa audiênciapública para, depois, aprovara LDO”, conclui o vereador.Enquanto a LDO traz as metas,a LOA estima as receitas e au-toriza as despesas do municí-pio seguindo a previsão de ar-recadação. (G.M.)

Agenda dos presidenciáveis

Pela manhã, a candi-data a presidente daRepública do PT, DilmaRousseff, fez carreata emVitória, Espírito Santo, e,no início da tarde, almo-çou com lideranças polí-ticas. A noite, Dilma fezcomício da cidade deOsasco, São Paulo, ao la-do do presidente Lula.

O candidato do PSDBà Presidência, José Serra,concedeu entrevista de-pois de almoço com em-presários em Manaus.

Em visita à sede dogrupo Afroreggae, em Vi-gário Geral, no Rio de Ja-neiro, na tarde de ontem,a candidata do PV à Pre-sidência, Marina Silva, de-fendeu, novamente, umareforma na segurança pú-blica e criticou o discursodo continuísmo. Pelamanhã, participou do 8ºCongresso Brasileiro deJornais, promovido pelaAssociação Nacional deJornais, no Rio de Janeiro.

Yvette Moura

Lula Castello Branco

Pauta [email protected]

COMO NA FICÇÃO

O TRE de Sergipe aprovou a compra de um carro blinda-

do para ser usado pelo desembargador-presidente daquela

Corte, Luiz Antônio Mendonça. Na quarta-feira pela manhã,

quando ia para o trabalho, o desembargador foi vítima de um

violento atentado. O carro oficial em que ele estava foi alve-

jado com 37 tiros de pistolas automáticas e espingardas 12.

O desembargador saiu com um tiro no ombro. O motorista

dele foi baleado na cabeça e até ontem estava em estado grave.

Recentemente, a Rede Globo exibiu a série “Na Forma da

Lei”, onde um grupo de amigos de faculdade agora ocupava

cargos importantes na Justiça, Ministério Público e Polícia

Federal e tentavam fazer justiça. Após sofrer um atentado à

bala, a “promotora” Ana Beatriz, vivida pela atriz Ana Paula

Arósio, passou a andar num carro blindado. Na ficção, a pro-

motora já tinha recebido ameaça de morte, mas o carro blinda-

do só veio depois do atentado. Na vida real, em Aracaju a situ-

ação foi bem parecida.

CORPO DE BOMBEIROS

Com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, o Corpode Bombeiros, juntamente com o Instituto de Olhos deMaceió, iniciou ontem a Campanha Nacional deDiagnóstico e Tratamento de Glaucoma, destinada aosbombeiros, policiais e moradores da região circunvizinhado Trapiche. A realização dos exames acontece noQuartel Geral do Corpo de Bombeiros e será concluídahoje. O atendimento ocorre em horário comercial das 8hàs 17h. Todo o tratamento será feito pelo SUS e, após adetecção da doença, o paciente receberá um colírio nopróprio local e, consequentemente, estará cadastradopara ficar recebendo, pelo SUS, e dar continuidade.

CONCURSO EM CORURIPE

A comissão organizadora da Master Consultoria infor-ma nova data do concurso público para provimento de149 vagas aos cargos de médico e professor em Coruripe.As provas serão aplicadas no domingo, dia 29 deste mês,das 9h às 12h. Fechamento dos portões às 8h45. Asprovas seriam realizadas no dia 22 de agosto. O concursoterá prazo de validade de dois anos, contados da data desua homologação e prorrogável por igual período, acritério da Administração da Prefeitura Municipal.

MACDIA FELIZ

Mais de 100 instituições apoiadas em todo o País.Mais de R$ 100 milhões arrecadados e destinados a proje-tos desde 1988. Esperança e uma melhor qualidade devida para 30 mil crianças, adolescentes e familiares anual-mente. Trinta mil voluntários mobilizados só no últimoano. Os números são do McDia Feliz, maior campanhaem prol do combate ao câncer infanto-juvenil no Brasil,que neste ano chega à sua 22ª edição. Em Alagoas, aApala é a instituição parceira do Instituto RonaldMcDonald e beneficiada pela iniciativa. No McDia Feliz,próximo dia 28 de agosto, a renda obtida com a venda desanduíches Big Mac, nos três restaurantes da rede emMaceió (Maceió Shopping, Pátio Maceió e Jatiúca), serárevertida para a instituição.

DIRETASTermina hoje o prazo de inscrições para concorrer a vagas

em cursos gratuitos oferecidos pelo Senac Alagoas por meiodo Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Os cursos, destinados a pessoas de baixa renda,serão realizados nas cidades de Arapiraca, Palmeira dosÍndios, Penedo, Maragogi e Maceió.

São 730 vagas, e as inscrições devem ser realizadas ex-clusivamente pela Internet por meio do site www.al.senac.br.

CONSTRUÇÃO SOCIAL I

Tudo pronto para aquarta edição do princi-pal projeto de ação socialna área da construçãocivil do País. Neste sába-do, 21 de agosto, pelomenos 500 mil pessoasdevem ser atendidas emtodo o Brasil com servi-ços nas áreas de lazer,saúde e cidadania. EmMaceió, a ação aconteceráno Sesi Cambona e devereunir 5 mil pessoas,entre trabalhadores daconstrução e seus familia-res.

CONSTRUÇÃO SOCIAL II

O Dia Nacional daConstrução Social é promo-vido pela CâmaraBrasileira da Construção(CBIC), que elegeu o tema“Esporte como Qualidadede Vida” como objeto cen-tral da ação este ano. EmAlagoas, o evento será pro-movido pela Associaçãodas Empresas do MercadoImobiliário (Ademi-AL) eSindicato da Indústria daConstrução Civil do Estadode Alagoas (Sinduscon-AL)e acontecerá no horário das8h às 13h.

TAQUARANA EM FESTA

O município de Taquarana estará em festa na próxi-ma terça-feira, 24, comemorando seus 48 anos de eman-cipação política. A data será marcada por diversas ativi-dades, entre elas inauguração de obras, desfile escolar,shows musicais. O prefeito Alay Correia (PMDB) estarárecebendo diversas autoridades, entre elas, o senadorRenan Calheiros (PMDB), o deputado federal JoaquimBeltrão (PMDB) e prefeitos da região.

Ubirajara Ramos, do Focco: “Esse fundo é determinação constitucional”

Galba Novaes informa que projeto da LDO já passou pela CCJ da Casa

A diretora-executivado Ibope, Marcia Caval-lari, garante que só umfato novo, fora de contro-le, pode mudar o quadroda disputa presidencialno país. Segundo ela, atendência é que a candi-data do PT, Dilma Rous-seff, saia vitoriosa no pri-meiro turno, em 3 de ou-tubro, como apontampesquisas recentes de in-tenção de voto.

No último levanta-mento do Ibope, Dilmateve 11 pontos percen-tuais de vantagem sobreseu principal adversário,José Serra (PSDB). Com-putados apenas os votosválidos, ela venceria com51%, enquanto Serra con-taria com 38% neste cál-culo. No dia seguinte àdo Ibope, foi divulgadapesquisa do Vox Populique apontava o aumentoda diferença para 16%.

“Se nada acontecer, aschances dela ganhar noprimeiro turno são muitograndes. Isso não signifi-ca que, na reta final dacampanha, não aconteçaalgum fato que possa tra-zer um impacto grandenas campanhas”, ressal-tou. Marcia disse que esse“fato novo”, como porexemplo uma denúnciagrave, terá que ser bemfundamentada. Caso con-trário, dificilmente terá oefeito desejado.

Page 3: OJORNAL 21/08/2010

CMYK

Collor falou de violência; Vilela criticou antecessor; Lessa lembrou sua gestão

Alexandre H. LinoRepórter

O senador Fernando Collor(PTB) iniciou o programa eleitoralde ontem falando que conta comideais de modernizar o Estado.Ele pediu que o povo seja val-orizado e tenha condições míni-mas de saúde, lembrou queAlagoas é o único Estado que odesemprego aumentou, que Ma-ceió é a capital mais violenta doBrasil, que aumentaram os índicesde pobreza e se mantiveram semalteração o número de adultosanalfabetos. “Alagoas não eraassim e não pode continuar

assim”, afirmou. Além disso, oguia trouxe uma série de pessoasdeclarando votos ao candidato.

Teotonio Vilela Filho (PSDB)manteve a linha de ataques doprimeiro programa. Iniciou fa-lando no guia e chamou os ad-versários de mentirosos, com-parando-os aos nazistas. O tu-cano falou do Canal do Sertão,alegando que executou 45 km daobra, gerando 700 empregos,sendo a maior obra do PAC noNordeste. Ele disse que as in-dústrias só vieram ao Estado noatual governo e afirmou, sem citaro nome que seu antecessor(Ronaldo Lessa) só trouxe uma

única empresa. O tucano aindacriticou Collor dizendo que osenador não é o responsável pelavinda do estaleiro para Coruripe.

Ronaldo Lessa (PDT) voltoua colar na imagem de Lula. Oprograma lembrou que o presi-dente foi alvo de ataques e in-justiças, sendo atacado por ad-versários. Um jovem aparece es-crevendo uma carta ao candida-to por ter aprendido a ler e escr-ever em um programa de seugoverno. Lessa fez um depoi-mento dizendo que governar éuma satisfação e não um sacrifí-cio. Falou que quando foi gover-nador teve apoio de vários seg-

mentos. O guia faz alusão ao seuprimeiro ano de gestão apontan-do um “Estado quebrado” her-dado de um aliado de Vilela.

Assim como Mário Agra(PSOL), Tony Cloves (PCB) e aviolência foi o foco do candidatodo PSOL. Ele lembrou queAlagoas é o Estado mais violen-to do Brasil. Já o comunista doPCB optou por criticar os adver-sários, chamando-os de corruptose fez um pedido de apoio em“uma candidatura popular”.Piones prometeu fazer um pro-grama integrado de Educação,com um centro de inclusão digi-tal em cada escola.

AA33Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Política JORNALO JORNALO

Contexto

EXPRESSASHoje é o Dia Nacional da Construção Civil. Haverá pro-

gramação especial entre 8 e 13 horas, no SESI Cambona,para atendimento social a empregados do setor e depen-dentes.

A programação para o Dia Nacional da Construção Civil foielaborada pelo Sindicato da Construção Civil de Alagoas(Sinduscom).

Prepare o bolso: a antiga Ceal anunciou o reajuste de6,5% na conta de energia elétrica, para vigorar a partir deterça-feira, 24.

Para os consumidores industriais o reajuste na conta de ener-gia elétrica é 10,78% também com vigência a partir de terça-feira.

De 8 a 11 de setembro será realizada a ExposiçãoAgropecuária de Batalha, uma das tradicionais mostrasdo setor primário do Estado.

Roberto Vilanova - [email protected]

PT SAUDAÇÕESSe a eleição fosse hoje, a candidata Dilma Rousseff (PT) seria elei-

ta presidenta da República no primeiro turno – é o que diz o jornaleletrônico “Congresso em Foco”, com base nas pesquisas apresen-tadas nas últimas duas semanas.

O melhor, para Dilma, é que ela assumiria o governo com maio-ria no Senado; dos 81 senadores, ela contaria com 46 – que lhe ga-rantiria a maioria de 57% no Senado.

Asucessão presidencial este ano tem tudo para assinalar o marcohistórico na política do País, com a eleição da primeira mulher paraa Presidência de República.

E não é só isso; pela primeira vez também, depois da Revoluçãode 30, um presidente da República impôs – e deve eleger – um can-didato a sucessor.

Dilma pode entrar para a histórica como a primeira mulher agovernar o País, e Lula o primeiro presidente a comandar sem trau-mas a própria sucessão.

O detalhe, que faz a diferença, é que antes da Revolução de 30 asucessão presidencial se revezava na ordem geográfica da política do“café com leite”; este ano é a política do partido só – que nasceu pe-queno, que é pequeno em termos de representatividade, mas que ditaàs regras.

CAD

O Tribunal RegionalEleitoral cansou de cobrardo PT a devolução das qua-tro urnas emprestadas paraque o partido realizasse aeleição do diretório esteano. Como não obteve res-posta, o TRE decidiu pedira intervenção da PolíciaFederal.

NA PF

Ontem, o presidente dodiretório estadual do PT,Joaquim Brito, foi chamadoà Superintendência daPolícia Federal e lá reconhe-ceu que pediu 80 urnas em-prestadas ao TRE, mas qua-tro delas foram extraviadase não tem como dar contadelas.

FOGO

Revoltado com os boatosque diziam que não seriacandidato à Câmara Fede-ral, o ex-deputado federalJoão Caldas (PSDB) prome-teu ir à forra e garante quenão vai poupar nem mesmoque estiver na sua coligação.“Aguardem cartas” – avisou.

APAGÃO

Considerando-se que osrecenseadores do IBGE vãovisitar 1,1 milhão de domi-cílios em Alagoas no censoque está sendo realizadoeste ano, então existem 248mil domicílios sem serviçode energia elétrica noEstado.

RECUA

O candidato a deputadofederal, Pinto de Luna (PT),desistiu de denunciar a coli-gação dele ao TribunalRegional Eleitoral por tercensurado seu programa noguia eleitoral. “Já que houvea retratação, não tenho querecorrer ao TRE, explicou.

DE MAL

Mas, o episódio aumen-tou a distância entre o candi-dato Pinto de Luna e o presi-dente estadual do PT, Joa-quim Brito, que não gostouda reação do filiado – que de-nunciou a censura à impren-sa. Luna disse que, antes,procurou a direção do PT.

ENFIM

Finalmente a CâmaraMunicipal de Penedo conse-guiu se reunir esta semana,depois de duas sessões se-guidas sem quórum. Secompletasse três sessões, ossalários dos vereadores estemês viriam com descontosubstancial pelos dias defaltas.

MACA

As justificativas apresen-tadas pela maioria dos falto-sos mostram que, emPenedo, os vereadores ser-vem de “babás” para fami-liares em tratamento desaúde; a maioria deles justi-ficou a falta por estar acom-panhando parentes queforam ao médico.

DEVE E NÃO NEGA

A PF levará o inquérito-policial adiante, com a ressalvade que o presidente do PT se comprometeu a pagar pelasurnas extraviadas.

LUZ DO SOL

A conclusão está baseada no número de residênciascom ligação de energia elétrica, registradas pela antigaCeal, que é de 852 domicílios.

ALÔ! CÂMBIO

- “O problema é que sequer atendiam meus telefone-mas” – disse Luna, que, após ameaçar recorrer ao TRE, re-cebeu dezenas de ligações telefônicas com justificativas.

MAMÃE, MAMÃE

Os vereadores Biu Idalino (PMDB), Mario Alex (DEM)e até o presidente da Câmara, Billi Marques (PMDB), esta-vam acompanhando as respectivas mães ao médico.

Vilela faz campanha em Junqueiro,São Sebastião, Igreja Nova e Penedo

O governador Teotonio VilelaFilho (PSDB) fez campanhaontem nos municípios deJunqueiro, São Sebastião, IgrejaNova e Penedo. Ele esteve aolado dos prefeitos FernandoPereira (Junqueiro), Peu Pereira(Teotônio Vilela), de vereadorese lideranças locais. O tucano es-

tava acompanhado do candida-to ao Senado Benedito de Lira(PP), e dos candidatos a dep-utado estadual Joãozinho Pereira(PSDB) e Gilvan Barros (PSDB),e federal Arthur Lira (PP).

Enquanto passava pelopovoado de Retiro, Vilela foi pre-senteado com um ramalhete de

rosas dado por Alzira do Retiro.Asenhora de 63 anos mostrou ojardim no qual cultiva dezenasde espécies de rosas, entre out-ras flores e revende para mu-nicípios como Arapiraca ePenedo. “Dei o meu presenteplantado pelas minhas mãos aomeu governador”, contou.

Em São Sebastião, o gover-nador foi recepcionado peloprefeito José Pacheco e por váriosvereadores, que prepararamuma grande festa para comem-orar a passagem do candidatopelo município. Para o prefeito,as ações do governo fortalecer-am a saúde.

Collor vai a mercado, visita cidadese faz carreata em bairros de Maceió

No início da manhã de on-tem, o senador Fernando Collorvisitou o Mercado da Produçãoe o Mercado do Artesanato, emMaceió. Ao lado do vereadorGalba Novaes (PRB), candidatoa vice-governador, ele recebeuos cumprimentos dos feirantes eganhou mais apoiadores. Nasruas o candidato distribuiu pan-fletos e prometeu melhorar a

situação de trabalho de quematua no local. O candidato encer-rou a noite fazendo uma grandecarreata que percorreu os bairrosda Cambona, Bebedouro e RioNovo. Aagenda teve a presençado candidato ao Senado, ÁlvaroVasconcelos (PTB).

Antes disso, Collor viajoupara fazer uma caminhada nacidade de Ouro Branco. Com

centenas de pessoas, ele percor-reu as ruas dos dois municípiossertanejos pedindo apoio na suacaminhada ao governo. Depoiso candidato seguiu para Poçodas Trincheiras. Antes de re-tornar para Maceió, o candida-to e sua comitiva participaram deuma caminhada na cidade deDois Riachos. Ele percorreu asruas dos três municípios ser-

tanejos pedindo apoio na suacaminhada ao governo.

AGENDAS - Hoje MárioAgra (PSOL) grava guia e a tardefaz caminhada no Bebedouro. Nodomingo, se reúne com liderançasem Arapiraca. Ontem, foi entre-vistado sobre drogas na Fits. TonyCloves (PCB) e Jeferson Piones(PRTB) não divulgaram agenda.

Com aliados, Lessa faz caminhadaem Feira Grande e fala de processo

“Vamos fazer um comparati-vo. Analisem os três principaiscandidatos e vejam o que cadaum fez pelo Estado. Aí é só com-parar”.Esse foi o desafio lançadopelo candidato da Frente Popularpor Alagoas ao governo do Esta-do, Ronaldo Lessa (PDT) à pop-ulação de Feira Grande, ontem,enumerando as ações de seu gov-erno que o diferenciam de seusadversários.

Lessa falou sobre o processo

de impugnação de sua candi-datura, alertando a populaçãopara a falsa informação de quenão seria candidato. “Fui conde-nado por ter anunciado o au-mento dos professores. Se elesquerem ganhar de mim que ven-ham ganhar no voto e não notapetão”, desafiou.

Durante o comício, relembrouações suas quando era go-vernador. Em Feira Grande, Lessacontou com o apoio de diversos

vereadores e lideranças políticasda região, como os candidatos adeputado federal Maurício Quin-tella (PR) e a deputado estadualIsnaldo Bulhões (PDT), o prefeitode Arapiraca, Luciano Barbosa, ea vereadora do município, GraçaLisboa, além do deputado DuduAlbuquerque (PSDC) e do ex-de-putado Celso Luiz.

PROCESSO - Quando o can-didato opinou sobre sua situação

ele ainda não sabia que a vice-procuradora-geral eleitoral, San-dra Cureau, manteve a posiçãoda Procuradoria Regional Eleitoral(PRE) em Alagoas pela inelegi-bilidade de Ronaldo Lessa comocandidato ao governo. Lessa recor-reu ao Tribunal Superior Eleitoralpara reverter a impugnação desua candidatura decidida pelo Tri-bunal Regional Eleitoral, em açãodo Ministério Público Eleitoral,com base na Lei da Ficha Limpa.

Caras Pintadas protestam contragovernador com caixão simbólico

O Movimento Nacional dosCaras Pintadas analisou os per-fis dos candidatos ao governode Alagoas e elegeu TeotonioVilela Filho (PSDB) como o piordeles. Ontem, eles realizaram atopúblico para alertar a populaçãopara a importância de não ree-leger o atual governador. No ini-cio da tarde, em Maceió, os ma-nifestantes se encontraram naporta da Biblioteca Pública, noCentro. De lá, carregando umcaixão para simbolizar o sepul-tamento do tucano, eles percor-reram o calçadão até chegar aoPalácio República dos Palmares.

Durante o percurso, os estu-dantes, em número reduzido,chamavam o governador de“Teo Navalha” – uma mençãoao suposto envolvimento deVilela na Operação Navalha, da

Polícia Federal. “Em dezembrode 2006, fui convidado a ir aogabinete do então senador TéoVilela. Chegando lá, encontreio senhor Enéas da Costa, que foi

preso nesta operação. Ele saiude lá dizendo que iria se encon-trar com empreiteiros para fazeracordos que garantiriam o fi-nanciamento da campanha”,

contou Raudrim Lima, um doslíderes do Movimento CarasPintadas.

Ele também citou o atual qua-dro porque passam a saúde e asegurança pública de Alagoaspara justificar o ato “Xô TéoVilela”. “Nunca houve tantos ex-termínios de jovens. Asaúde pú-blica está um caos. Isso sem falarem tantas denúncias de corrup-ções. Uma delas envolve a Casado Estudante, que teve o proje-to aprovado pela AssembleiaLegislativa de Alagoas, mas, atéagora, nada de concreto foi feito”,justificou Raudrim Lima.

Durante a caminhada, a po-pulação acompanhou curiosa ostrejeitos e a falação dos manifes-tantes, que vestiam camisa pretae tinham os rostos pintados comas cores da bandeira de Alagoas.

Candidatos trocam ataques em segunda aparição no guia eleitoral

Manifestantes fazem sepultamento simbólico de Vilela nas ruas do Centro

Marco Antônio

Page 4: OJORNAL 21/08/2010

CMYK

JORNALO JORNALO

Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] AA44

IBGE REVELA

Metade das cidades brasileirasainda usa lixão a céu aberto

RIO DE JANEIRO -Metade dos municípios bra-sileiros ainda usam lixões acéu aberto como destinospara os resíduos sólidos, se-gundo a Pesquisa Nacionalde Saneamento Básico 2008,divulgada ontem pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística).

De acordo com o levanta-

mento, 22% dos municípiosdestinam o lixo a aterros con-trolados e 27,7%, a aterros sa-nitários.

O IBGE afirma que o qua-dro exige soluções urgentes,mas destaca que o número demunicípios que usam os li-xões caiu nos últimos 20 anos.Em 1989, 88% dos locais ar-mazenavam resíduos sólidos

a céu aberto; em 2000, ano emque o IBGE realizou a pesqui-sa anterior, eram 72,3%.

ALAGOAS - Em algunslocais, porém, a situação ébastante grave. Piauí, Ma-ranhão, Alagoas destinammais de 95% dos resíduosaos lixões.

Santa Catarina foi o Es-

tado com os melhores resul-tados na coleta. Lá, 87,2% dolixo é destinado a aterros sa-nitários controlados.

A Pesquisa Nacional deSaneamento Básico levantouinformações sobre todos osmunicípios brasileiros. Ospesquisadores do IBGE forama campo no segundo semes-tre de 2008.

CASO MÉRCIA

Família cobra puniçãopara autores do crime

SÃO PAULO - A família deMércia Nakashima e de outrasvítimas de violência realiza-ram uma manifestação natarde de ontem em frente aoTribunal de Justiça na Praça daSé, no centro de São Paulo. Osparentes lembram os trêsmeses da morte da advogada.Eles organizam também umamissa seguida por passeataneste sábado, às 8h. A missaacontecerá na Igreja Matriz deGuarulhos.

O vigia Evandro BezerraSilva e o advogado e policialmilitar aposentado MizaelBispo de Souza são os princi-pais suspeitos de envolvimen-to na morte de Mércia. O corpoda advogada foi encontrado nodia 11 de junho, na represaAtibainha, em Nazaré Paulista.A advogada estava desapare-cida desde 23 de maio. Ela teriasido assassinada porque Mizaelnão aceitaria o fim do relacio-namento. Rastreamento de cha-madas telefônicas feito pela po-lícia com autorização da Justiçacolocariam o ex-policial e o vi-gilante na cena do crime, deacordo com as investigações.Eles negam as acusações.

AMEAÇAS - O irmão daadvogada, Márcio Nakashima,afirmou que a família tem sofri-do ameaças: “Já recebi ligações,já recebi cartas, já recebi avisosem filas de supermercado”.

Segundo ele, inicialmenteas ameaças visavam interrom-per as investigações sobre ocaso. Agora, Márcio diz que afamília é ameaçada de mortecaso continue falando com aimprensa. Ele disse que, ape-sar de ter suspeitas, não podeprovar de onde partem asameaças.

Márcio fez menção ao casoPimenta Neves, que ontemcompletou dez anos, comoexemplo da impunidade nopaís e disse temer que o proces-so sobre a morte da irmã tenhao mesmo desfecho.

Ele também falou que acre-dita na prisão dos suspeitos docrime após a análise do méritodos habeas corpus pelos de-sembargadores do TJ. Atual-mente, decisões liminaresdadas pela desembargadoraAngélica de Almeida garantema liberdade de Mizael Bispo deSouza e do vigia EvandroBezerra da Silva.

FUNDADOR DO PT

Jurista Hélio Bicudosofre AVC e é internado

SÃO PAULO - O juristaHélio Bicudo, de 88 anos, estáinternado no Hospital Os-waldo Cruz, em São Paulo,após ter sofrido um AVC(Acidente Vascular Cerebral).Ele passou mal na quinta-feiraenquanto fazia exercícios físi-cos, na capital paulista.

Hélio Bicudo é um dos fun-dadores do PT, tendo sido vice-

prefeito na gestão de MartaSuplicy. Ele deixou a sigla em2005, no mesmo momento emque um grupo de dissidentespetistas fundou o PSOL.

Nas eleições deste ano,Bicudo declarou seu apoio àcandidatura de Marina Silva,do PV. Ele chegou a gravar umvídeo com seu depoimento emfavor da candidata.

OSSADAS EM ESCOLA

Zelador confessa termatado duas alunas

CURITIBA - O zeladorRaimundo Gregório da Silvaconfessou ter matado e escondi-do os ossos de duas jovens nointerior do Paraná, segundo apolícia da cidade de CampoMourão. Apolícia encontrou naquinta-feira nova ossada noforro da escola onde Silva traba-lhava. O zelador foi preso nomesmo dia na casa de um filho,em Sarandi, onde aconteceramos crimes. De acordo com a po-lícia, ele não ofereceu resistên-cia à prisão.

Na sexta-feira da semanapassada, os policiais encontra-ram duas ossadas no ColégioEstadual Vinícius de Morais eque são, supostamente, de duasestudantes do colégio que estãodesaparecidas. Uma, de 16 anos,desapareceu em agosto de 2008,a outra, de 21 anos, em janeirodeste ano. O zelador é suspeitode ambos os desaparecimentos.

As ossadas foram encontra-das em uma fossa desativadano pátio do colégio. A polícia

retomou há duas semanas a in-vestigação pelo desaparecimen-to da jovem de 16 anos. Naépoca do desaparecimento, aadolescente, que cursava a8ºsérie, disse à avó que viajariacom Silva. O zelador contou àfamília da menina que ela haviafugido com o namorado.

A polícia encerrou as inves-tigações, por conta de mensa-gens de celular supostamenteenviadas pela menina à famí-lia. Porém, o inquérito foi reaber-to pelo delegado José AparecidoJacovós, que encontrou pontosobscuros e chamou o zeladorpara depor novamente. Silvapermanece preso até a conclu-são do inquérito policial.

Horas depois do depoimen-to, a família da jovem voltou areceber mensagens de celular,dizendo que ela estava viven-do na Itália e pedindo que aqueixa contra Silva fosse retira-da. As mensagens partiam deum telefone do Paraná, disse apolícia.

Tribunais pedem militares para fazer segurançaBRASÍLIA - O colégio de

presidentes dos TribunaisRegionais Eleitorais (TREs) di-vulgou carta ontem na qualrepudia o atentado contra odesembargador Luiz Men-donça, presidente do TRE deSergipe. Os magistrados tam-bém pedem a ajuda de forças“militares e paramilitares”para garantir a segurança dosjuízes envolvidos no processoeleitoral.

“Diante desse excesso cala-mitoso, pugnam os presiden-tes dos egrégios TribunaisRegionais Eleitorais que as for-ças militares e paramilitares seunam, no fim de resguardar aordem no pleito e a integrida-de física daqueles que partici-pam, direta e indiretamente,do processo eleitoral”, diz otexto, aprovado ontem, emBrasília, durante o 50º Encontrodo Colégio de Presidentes dosTREs.

O atentado, na avaliaçãodos presidentes regionais, “re-flete o extremo estado de vio-lência que assola a nação bra-sileira, expondo a riscos aordem que a sociedade espe-

ra quando da realização damaior festa da democracia, queé o pleito eleitoral” e colocaem risco a normalidade daseleições.

O presidente do TribunalSuperior Eleitoral (TSE),Ricardo Levandowski, parti-

cipou do encontro pela manhãe comparou o atentado contrao presidente do TRE-SE ao ata-que das torres gêmeas, nosEstados Unidos, em 11 de se-tembro de 2001. “Este atenta-do corresponde, do ponto devista simbólico para os magis-

trados, como o 11 de Setembropara o mundo. É o momentode repensar a segurança daJustiça brasileira”, disseLevandowski, ao ponderar, emseguida, que apesar do ocorri-do “o processo eleitoral vaicontinuar na normalidade”.

Após atentado, presidente doTRE-SE vai usar carro blindadoMotorista do desembargador permanece internado e em estado grave

ARACAJU - O presidentedo Tribunal Regional Eleitoralde Sergipe (TRE-SE), LuizAntonio Araújo Mendonça, 61,vai usar, a partir de agora, umcarro blindado. A decisão foiaprovado durante reunião doTRE-SE, depois que o carro emque o desembargador se diri-gia para o trabalho foi atacadoà tiros por quatro homens en-capuzados.

A tentativa de homicídioocorreu por volta de 9 horasda manhã da quarta-feira, naavenida Beira Mar, em Aracaju,quando Mendonça se dirigiapara o Tribunal de Justiça como motorista, o cabo JailtonPereira, 41, que foi alvejado nacabeça e, até o fechamentodesta edição, permanecia in-ternado em estado grave noHospital de Urgência deSergipe (Huse).

Adata da compra do veícu-lo não foi informada pelosmembros do tribunal, masdeve acontecer o mais rápidopossível, diante da gravidadeda situação. Mendonça estásendo acompanhado por umforte esquema de segurança,embora ele resista.

Um esquema de seguran-ça está sendo montado peloTribunal de Justiça de Sergipepara proteger outros magistra-dos. Eles terão escoltas e circu-larão na cidade por itineráriosdiferentes, informou o delega-do da Polícia Civil, Júlio FlávioPrado Leite, responsável pelasegurança do órgão.

O médico plantonista HélioCarvalho, que acompanha

Jailton, disse que a situação dopaciente é gravíssima. Ele estáem coma induzido e respiran-do por aparelhos. Não há pre-visão dos médicos para retirá-lo do coma. A secretária deEstado da Saúde, MônicaSampaio, disse que não há ne-cessidade de transferir o moto-rista para outra unidade hospi-talar.

SUSPEITO - Apontadocom um dos suspeitos de ser omandante do atentado contraLuiz Antônio Mendonça, o em-presário Floro Calheiros é fu-gitivo da Justiça desde o dia 21de dezembro de 2008. Na

época, Calheiros foi resgatadopor comparsas de dentro deum hospital da capital sergi-pana e utilizou um jaleco demédico e uma peruca na fuga.

O suspeito já foi preso duasvezes pela polícia acusado departicipação em homicídios,entre eles de um deputado es-tadual. A primeira fuga acon-teceu em 2003 quando ele saiupela porta da frente de umadelegacia em Aracaju.

Calheiros havia sido con-denado em 2007, pela JustiçaEleitoral, pelo roubo de urnaseletrônicas no município deCanindé São Francisco, a cercade 200 quilômetros de Aracaju.

Na época, o desembargadorLuiz Mendonça atuou no pro-cesso como promotor de Jus-tiça.

Recapturado em janeiro de2008 em uma fazenda na cida-de de Gurupi (TO), Calheirosfugiu 11 meses depois, quandoestava internado no hospital.Segundo relato de um dos qua-tro policiais que faziam a es-colta do foragido na época, umhomem bateu na porta doquarto, munido de uma pisto-la, e mandou que todos deitas-sem no chão –os policiais foramalgemados e amordaçados. Ocircuito interno de TV do hos-pital registrou a fuga.

Nacional

Floro Calheiros é apontado como principal suspeito do atentado contra o desembargador Luiz Mendonça

Colégio de presidentes dos TREs pede garantias de segurança para todos os juízes eleitorais no País

Page 5: OJORNAL 21/08/2010

AA55

CMYK

Mistério envolve a morte debrasileira radicada nos EUAVanda Boone, de 60 anos, foi estrangulada e violentada depois de mortaTERRA

NOVAYORK - Apolícia doestado americano de Wa-shington investiga a morte deuma brasileira. Vanda Boone,60 anos, foi assassinada natarde do último domingo, dia15, na cidade de Tenino. Elateria sido estrangulada, sofri-do golpes na cabeça e, depoisde morta, violentada. O sus-peito do crime, Bernard KeithHowell, de 26 anos, foi preso nanoite do mesmo dia. Ele foi de-nunciado à polícia por um co-nhecido a quem pediu ajudapara colocar o corpo de Vandaembrulhado em um cobertornuma caminhonete. O homemimediatamente chamou a po-lícia.

A terapeuta especializadaem massagem tinha 60 anos esaiu de São Paulo para NovaYork há mais de duas décadas.Em março deste ano, ela deci-diu se mudar para a área deYelm, no Estado de Washing-ton, para ficar mais perto dasede da “Ramtha’s School ofEnlightment” (Escola deIluminação de Ramtha), umaseita com raízes no ocultismofundada pela espiritualistaJZKnight. Os seguidores acre-ditam que podem conquistarpoderes de prever o futuro, res-suscitar mortos e fazer apare-cer ouro do nada.

Segundo o delegado de po-lícia de Torino, Jim Cham-berlain, Bernard nega que tenhaassassinado Vanda. Mas eleteria confessado à polícia queestuprou a brasileira depois deencontrá-la morta em uma tri-

lha para caminhadas a menosde 2 km do local onde foi preso.A brasileira tinha o hábito depassear pelo local e esteve ali nodia do assassinato. “Bernardnos disse que estava tentandodispor do corpo para poupara família de Vanda dos custosque envolvem um enterro”,disse o delegado.

Bernard não tem anteceden-tes criminais, e os investigado-res acreditam que ele prova-velmente vá alegar insanidadeao ser julgado. “Acho que eleestá mentindo e sabia o que es-tava fazendo”, afirma o dele-gado. Até o momento, os in-vestigadores não encontraramnenhuma ligação de Vanda

com Bernard e acham que a ví-tima foi escolhida aleatoria-mente. O corpo não apresen-tava sinais de luta com a pes-soa que a atacou.

Em entrevista ao Terra,Michelle Buster, amiga da víti-ma, disse que Vanda pareciabastante triste nas últimas con-versas mas não soube explicaros motivos. As duas falarampor telefone dois dias antes docrime. Sandira Calviac, umafrancesa que conhecia Vandahavia mais de sete anos, descre-veu a brasileira como uma pes-soa de “voz calma”. “Ela se de-dicava somente ao bem e afazer as pessoas se sentirem fe-lizes”, disse Sandira ao jornal

americano The Olympian.Vanda não deixou descen-

dentes nem parentes. Seu únicoirmão morreu em São Paulo há,aproximadamente, um mês.

ESCOLA RAMTHA - Em1977, uma suposta médium,moradora da cidade americanade Tacoma nos EUA, teria re-cebido em casa a visita de umaentidade espiritual. Ramthateria 35 mil anos de idade e ori-gem em uma civilização gregaantiga. JZ Knight ou JudyZebra Knight seria a escolhidapara levar os ensinamentospara o resto da humanidade.

Com essa justificativa, elapassou a reunir pessoas numapropriedade rural em Yelm noEstado de Washington. Em1988, fundou a Escola Ramthade Iluminação (www.ram-tha.com). Cerca de 6 mil pes-soas freqüentam os cursosanualmente. Lá, os alunosaprenderiam a criar e alterar arealidade a partir da força dopensamento. Nos cultos, ga-nhariam poderes mágicos deprever o futuro, criar ouro e atéressuscitar mortos.

A organização é adminis-trada como um negócio e temdezenas de funcionários. Asaulas são realizadas em diver-sos países. No site da escola, épossível comprar livros, CDse DVDs sobre o Ramtha. Aosalunos de outros países quevão até a sede da instituição,eles oferecem até tradutores.O trabalho da Escola deIluminação é criticado por cé-ticos que o consideram frutodo fanatismo.

Bernard Keith confessa ter estuprado a brasileira, mas nega tê-la matado

FRANÇAPaís deportamais 130 ciganospara a Romênia

PARIS - Mais 130 ciganosforam expulsos ontem daFrança a bordo de um aviãoque partiu do aeroporto pari-siense de Roissy rumo à cida-de de Timisoara, na Ro-mênia.

Foi a segunda expulsãoem 48 horas, já que, na vés-pera, 86 ciganos, segundo ogoverno francês, foramenviados a Bucarest em doisvoo diferentes, a partir deLyon, centro-leste da França,e Paris. Segundo o ministroda Imigração, Eric Besson,anunciou que, no total, 850pessoas serão deportadas aseus países de origem até ofinal de agosto.

Em 2009, 44 voos destetipo foram organizados e 10mil romenos e búlgarosforam levados para seus país-es, segundo as autoridadesfrancesas.

Quatrocentas mil pes-soas, 95% delas francesas,fazem parte da comunidadecigana na França. O restanteé formado por ciganos deorigem búlgara, romena e deoutros países dos Bálcãs, cujonúmero aumenta constante-mente, segundo o governo.Calcula-se que haja 15 milciganos em situação irregu-lar na França.

ONU - A Organizaçãodas Nações Unidas (ONU)criticou severamente a Fran-ça por estabelecer uma re-lação entre imigração e inse-gurança e o governo de di-reita foi acusado pela es-querda de promover um“racismo de Estado”.

Romênia e Bulgária, deonde são oriundos os 700ciganos passíveis de repatri-ação, tornaram-se membrosda União Europeia em 1º dejaneiro de 2007.

SETEMBRO

Palestinos e Israel vãoretomar diálogo direto

WASHINGTON - A Orga-nização para a Libertação daPalestina (OLP) aceitou ontem,após reunião de emergência, oconvite dos Estados Unidospara retomar o diálogo diretode paz com Israel. Mais cedo,Israel também aceitou a pro-posta de realizar uma reuniãotripartite nos próximos dias 1 e2 de setembro, em Washing-ton, que encerra 20 meses deparalisação das negociações di-retas.

Yasser Abed Rabbo, oficialdo alto escalão da OLP, afir-mou que a liderança palestinadecidiu aceitar a proposta ame-ricana após a reunião doComitê Executivo, emRamallah, na Cisjordânia.

Rabbo ressaltou, contudo,que qualquer fracasso de Israelem interromper completamen-te a construção nos assentamen-tos judaicos em território pa-lestino ocupado pode prejudi-car as conversas.

O avanço das colônias ju-daicas na Cisjordânia ocupadajá havia prejudicado os esforços,mediados pelos EstadosUnidos, pelas conversas de pro-ximidade entre Israel e palesti-nos.

As conversas diretas estãoparalisadas desde dezembrode 2008, quando Israel lançouuma grande ofensiva militarcontra a faixa de Gaza, que dei-xou 1.400 mortos, a maioriacivis. O processo de paz se ar-rasta há 62 anos.

O grande obstáculo para o“sim” palestino era a exigên-cia americana de um diálogosem pré-condições. A própriaOLP descartou na noite dequinta-feira entrar em negocia-ções diretas sem uma agendaprévia. Rabbo não afirmou seas pré-condições serão comple-tamente descartadas ou se serãoapresentadas na reunião emWashington.

Em julho, o presidente daAutoridade Nacional Palestina,Mahmoud Abbas, decretou oque considera os termos essen-ciais para retomar as conver-sas diretas. Ele disse que Israelprecisa concordar que o futu-ro Estado palestino deve incluiras terras ocupadas na guerrade 67. Os palestinos querem es-tabelecer seu Estado naCisjordânia e na faixa de Gaza,

com Jerusalém como capital -pedido rejeitado por Israel, queconsidera Jerusalém sua eter-na capital.

Segundo Abbas, deve haverainda uma terceira parte ga-rantir a segurança do futuroEstado palestino. A segurançada Palestina poderia ser entre-gue à Otan (Organização doTratado do Atlântico Norte) -um compromisso que reduzi-ria os temores de Israel de queos palestinos se armariam pe-sadamente. Israel, contudo,quer manter uma presença novale da Jordânia, ao longo dafronteira da Cisjordânia.

Há ainda a condição deuma troca justa de terras pelasáreas da Cisjordânia ocupadascom assentamentos judaicos.Palestinos já disseram que nãoaceitariam uma ocupação su-perior a 2% do território cisjor-daniano.

CONVITE - Asecretária deEstado americana, HillaryClinton, anunciou ontem o con-vite americano para a retoma-da do diálogo direto. “Houvedificuldades no passado e ha-verá dificuldades agora. As con-versas atingirão obstáculos e osinimigos da paz continuarãotentando nos prejudicar”, disseHillary, reconhecendo a dificul-dade do processo.

As negociações de paz lan-çadas em Annapolis (EUA), nofinal de 2007, estão estagnadasdesde dezembro de 2008, quan-do os palestinos abandonaramo processo de paz após o inícioda ofensiva militar israelensecontra a faixa de Gaza, que dei-xou cerca de 1.400 palestinosmortos, na maioria de civis.

Posteriormente, Abbas senegou reiteradamente a voltarà mesa de negociação enquan-to Israel não paralisasse total-mente a ampliação das colô-nias judaicas na Cisjordânia.

Em março passado, Abbasaceitou iniciar conversas indi-retas de paz sem que se tives-se cumprido sua exigência, masa aprovação da ampliação deuma colônia em JerusalémOriental, durante a visita dovice-presidente dos EUA, JoeBiden, jogou por terra a possi-bilidade e originou a maior crisediplomática em décadas entreIsrael e Washington.

JORNALO JORNALO

Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Internacional

ORIENTE MÉDIO

Irã anuncia novo teste demíssil com sistema guiado

TEERÃ - O Ministério deDefesa do Irã anunciou que asforças militares realizaram umteste bem sucedido com ummíssil com sistemas guiadosaprimorados para atingir al-vos no solo.

O general Ahmad Vahidinão informou quando ou ondeo teste foi feito.

O anúncio foi feito um diaantes de começarem as oper-ações na planta de energia nu-clear de Bushehr, no sul dopaís, e pode elevar o temordas potências ocidentais a re-speito de mais avanços no ar-senal nuclear iraniano, que jápode atingir Israel e outraspartes da região.

Os EUA e outras potênciasacusam o Irã de querer de-senvolver armas nucleares,mas Teerã nega, e alega queseu programa nuclear temapenas fins pacíficos.

Vahidi disse aos adora-dores antes das orações destasexta-feira na Universidade deTeerã que o míssil de com-bustível líquido - chamadoQiam 1 - tem um sistema dealvo aprimorado, com maiorprecisão.

“O míssil tem aspectos téc-nicos novos e uma capacidadetática única”, disse o ministro.“Por não ter asas, o míssil temum grande poder tático quereduz as possibilidades de serinterceptado.”

O discurso de Vahidi foitransmitido ao vivo na rádioestatal, e a TV iraniana exibiuimagens do teste em uma áreade deserto.

USINA - A primeira usinaatômica do Irã, Bushehr, con-struída por especialistas rus-sos às margens do golfoPérsico, começará a funcionar

neste sábado.A ligação da usina de 1.000

megawatts de potência acon-tecerá depois que especialis-tas russos e iranianos abaste-cerem a central com o com-bustível nuclear necessário, in-formou o escritório de im-prensa da agência nuclearrussa Rosatom.

O Irã foi alvo de sanções doConselho de Segurança daONU e da comunidade inter-nacional, que suspeita que Teerãpretende produzir armamentoatômico sob a fachada de umprograma nuclear civil.

O chefe da Rosatom, SergueiKirienko, negou que a imposiçãode sanções tenha afetado a con-strução de Bushehr, ao explicarque as duas fases do ciclo nu-clear da planta - ao enriqueci-mento de urânio e à reciclagemdo combustível nuclear - acon-tecem em território russo.

Com a supervisão da A-gência Internacional de Ener-gia Atômica (AIEA) e apesardas críticas dos Estados Uni-dos, a Rússia forneceu duranteos últimos anos ao Irã com-

bustível nuclear com destinoa Bushehr.

A Rússia sempre garantiuque a parte iraniana deu garan-tias escritas adicionais de queo combustível será utilizadoexclusivamente na central paraa geração de eletricidade.

Além disso, Moscou eTeerã assinaram no início de2005 um protocolo adicionalsobre a devolução à Rússia docombustível nuclear usado nacentral atômica.

O projeto da central noGolfo Pérsico foi iniciado pelaalemã Siemens antes da rev-olução islâmica de 1979, e in-terrompido pouco depois doinício da guerra Irã-Iraque em1980. A Rússia retomou a obra,que inicialmente deveria tersido concluída em 1999.

Bushehr deveria ter come-çado a funcionar em 2007, foiadiado para 2009 e, em no-vembro do ano passado, aRússia anunciou que adiariaa inauguração até este ano,sem explicar os motivos, o queprovocou descontentamentoem Teerã.

Imagem do lançamento do míssil foi divulgada pela agência estatal

Prefeitura Municipal de Joaquim Gomes

AAVVIISSOO DDEE LLIICCIITTAAÇÇÃÃOO

Modalidade: Tomada de Preços nº 01/2010.Tipo: Melhor Técnica e Preço.Objeto: Contratação de empresa de consultoria especializada em realização de concursopúblico.Data da realização: 27/09/2010, às 9:00 horas.O Edital e seus elementos constitutivos encontram-se à disposição dos interessados na sededa prefeitura Municipal de Joaquim Gomes, localizada na Praça Laurentino Gomes deBarros, nº 65, centro.

Amaro Fortunato Lins FilhoPresidente da CPL

Page 6: OJORNAL 21/08/2010

Como se não nos bastasse as terríveis ameaças que o efeito-est-ufa está causando ao nosso planeta, agora, como se jamais isso pu-desse acontecer-nos, é a China quem ameaça pedir um novo dire-cionamento dos valores que metrificam o tamanho do seu mar ter-ritorial, uma coisa estabelecida e aceita internacionalmente há anos.Na China os investimentos com armamentos, no ano passado, ul-trapassaram a casa dos cento e cinquenta bilhões de dólares, umvalor estratosférico e que representa um aumento de mais de sete emeio por cento sobre os mesmos investimentos no ano anterioràquele. O país parece estar acreditando mais na força bélica do quemesmo na diplomacia internacional.

Os noticiários nacionais e os internacionais têm mostrado os es-tragos perversos que as mudanças climáticas têm provocado nodia a dia da humanidade. São acontecimentos horríveis, assustado-res. Dos Pólos às linhas equatoriais a destruição tem reinado comfrouxidão. Temos assistido a inúmeras reuniões políticas com a in-tenção de deliberarem as regras novas a serem seguidas pelos paí-ses, principalmente os mais industrializados e nada de concretotemos colhido. De um lado as nações ricas teimam em diminuiresses riscos, em prol de uma não diminuição de suas produções.Ninguém quer sair perdendo faturamento. O capital continua comseu poder infrene de ditar as principais regras no planeta. Quemtem poder manda, enquanto os que não têm são obrigados pelocastigo da obediência forçada.

Se os políticos, as autoridades constituídas, pouco ou atémesmo nada de convincente têm feito, chegou a hora de nós, cida-dãos do mundo, fazermos. O povo pode muito bem destituir po-deres dos que preferem permanecer na inércia do ócio. Não nosresta mais qualquer tempo para assistirmos a essa destruição ab-surda do planeta. Vamos arregaçar as mangas e fazer alguma coisade real interesse e de resultados palpáveis. O combustível fóssildeve entrar em um crescente desuso. Sabemos que ele é um dosmais importantes vilões nessa catástrofe toda. Enquanto isso a pro-dução de automóveis vem crescendo em números fantásticos,como se os meios de transporte coletivos não pudessem ser sequeraventados o seu incremento.

Acho mesmo que está tudo errado. Ninguém necessita ser umexpert em poluição ambiental para descobrir esse axioma. A coisaestá indo para o brejo e poucos tentam frenar o desembesto. Se nãofosse o Greenpeace, como estariam hoje os nossos oceanos e omeio ambiente como um todo? Coragem, muita coragem precisa-mos ter para enfrentarmos esse maior mal secular de que a histó-ria das civilizações têm conhecimento. É muito séria a situação doplaneta Terra. Não podemos mais cruzar os braços. Tudo o que ospaíses ricos e industrializados fizeram deve ser compensado agora,com muitíssimo trabalho em prol desse mesmo meio ambientemaltratado há séculos e de uma forma pior nas últimas décadas.

O poeta canta a dor da natureza, o capitalista se apressa pararetirar mais lucro até onde possa, as autoridades dormem e o povosofre ao ver os estertores do planeta. Até quando isso tudo vai, sóDeus sabe. Não poderemos ser ignorantes ao ponto de destruirmosa civilização por pura ambição à procura do capital e seus lucros.

Paulino Vergetti

Médico e escritor - [email protected]

Capital, lucro e desastreecológico

AA66

JORNALO JORNALO

Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

OpiniãoAChacina da Mata deixará uma marca em milha-

res de jovens da periferia de Maceió: o medo. Isso por-que os quatro adolescentes, com nenhuma passagempela polícia ou envolvimento com drogas, foram mor-tos em um terreno baldio. O caso choca a opinião pú-blica e aponta um problema que precisa ser resolvidocom urgência, que é o da violência na regiões maispobres da capital. A insegurança termina sendo oprincipal problema enfrentado por toda a sociedade eque se reflete com mais força na nossa juventude.

Ao mesmo tempo, Alagoas ganhou destaque nocenário nacional com duas das cidades mais perigo-sas do Brasil para os jovens: Maceió e Arapiraca –que sofrem com a expansão do crack, uma droga quetoma conta do dia-a-dia da juventude, destruindosonhos e acabando com praticamente toda uma gera-ção. Esse é o triste resultado da dificuldade de ali-

nhar políticas públicas para os jovens e que é maissentida pelos mais pobres.

Duas situações que deixam bem claro a necessi-dade de mudança na forma como a juventude é vis-ta, especialmente pela classe política. É preciso en-tender que adolescentes têm sede pelo novo; procu-ram ousar e conhecer tudo muito rápido. E eles nãosabem que as emoções podem ser vividas aos poucos,sem mergulhos profundos ou aventuras – principal-mente aquelas que colocam em risco a própria vida.

Esse é o drama da juventude, que, sem perspec-tiva de vida, sofre com os mais variados problemas enão visualiza, nem a curto ou médio prazo, que essasituação possa passar. É um drama que, da mesmaforma que amedrontou amigos dos jovens mortos naChacina da Mata ou assustou os pais dos filhos daclasse média, terá reflexos cada vez mais presentes.

Drama da juventude

Ponto de vista

San

Cartas à Redação: [email protected]

No último sábado, o público alagoano viveu momentos de in-tensa emoção ao assistir ao show do cantor alagoano Dydha Lyra,este lajense de voz vibrante que, com extraordinária interpretação,prestou um tributo a Nelson Gonçalves, um dos maiores cantoresbrasileiros dos últimos tempos.

Para aqueles que tiveram o privilégio de assistir ao show deDydha Lyra naquela noite memorável, foi como se voltassem a umpassado de beleza, lirismo e encantamento, quando a voz deNelson Gonçalves no auge de sua carreira embalava os coraçõesdos enamorados: “Negue seu amor e seu carinho/ Diga que você jáme esqueceu./ Vive machucando com jeitinho/ Este coração queainda é seu./ Diga que meu pranto é covardia/ Mas não se esqueça/Que você foi minha um dia...”

Basta ouvir, ainda hoje, uma canção na voz de Nelson Gonçal-ves, através dos inúmeros discos que ele deixou, para se emocionare perceber que, numa canção, a interpretação é fundamental, tantoquanto a beleza da música. Ou seja, que o amor, a dor-de-cotovelo,a noite, o luar, as estrelas e até mesmo o cabaré, se misturam e seaproximam de um verdadeiro hino. E esse hino foi o que nós assis-timos, sábado passado, na voz maravilhosa de Dydha Lyra; umaproximidade entre o deleite e a emoção, criando um elo especialentre o cantor e seu público, fazendo com que, naquele instante,um sentimento maior eclodisse no coração de quantos o aplaudiam.

Que empolgante apresentação! Interpretação perfeita, impecá-vel, dolente, emocionante. Os versos das músicas que fazem partedo repertório do notável cantor gaúcho, em sua maioria de autoriade Adelino Moreira, ganharam especial ternura na voz do Dydha,deleitando o grande público presente à Churrascaria Gaúcha.

Vale dizer que, desde a adolescência, sou fã ardorosa de NelsonGonçalves e, como tal, não pude me furtar ao desejo de cantar,junto às demais pessoas presentes, as músicas apresentadas porDydha Lyra, cujas letras sei todas de cor, emocionando-me até aslágrimas. Essas músicas (sambas-canções, boleros, tangos) me re-meteram a momentos vividos de extrema emoção. A malemolênciado seu ritmo dolente, a beleza de suas letras e a maviosidade davoz do Dydha ao interpretá-las, fizeram-me voltar no tempo emergulhar num estado de imorredoura saudade, quando se enalte-cia e valorizava o luar, a poesia, o amor e a beleza da vida; quandoas pessoas amavam mais e traiam menos, quando se podia andarna noite sem medo.

Em seu show, Dydha, com a primorosa escolha das músicasque fizeram a glória de Nelson Gonçalves, compôs um cenáriotodo especial, que encheu nossos corações do mais tocante êxtase,levando ao centro do salão os pares românticos, que dançaram atéo término do show. Eram, provavelmente, casais que também vive-ram as emoções que embelezaram décadas passadas, onde predo-minavam a ternura e o lirismo.

Num dos intervalos, um espetáculo à parte: a apresentação dosdançarinos Carlyle Rosemond e Gabriela Macedo, que deram umverdadeiro show, flutuando no salão com admiráveis números detangos.

Além de extraordinário cantor, Dydha é também um talentosoartista plástico e inspirado poeta, cuja beleza de seus poemas éconferida nas reuniões do Movimento da Palavra, grupo poéticocomposto de importantes nomes da poesia alagoana, do qual elefaz parte.

Parabéns, Dydha, pelo belíssimo show, uma visão de tudo oque, em sua voz, se faz canção.

Uma noite memorável

Arlene MirandaJornalista e escritora (membro da AcademiaMaceioense de Letras) / [email protected]

“Quando as pessoas amavammais e traiam menos, quando sepodia andar na noite sem medo”

REPRESENTANTE NACIONAL

SSÃÃOO PPAAUULLOO:: (11) 2178-8700

RRIIOO DDEE JJAANNEEIIRROO:: (21) 3852-1588

BBRRAASSÍÍLLIIAA:: (61) 3326-3650

RREECCIIFFEE:: (81) 3446-5832

www.ftpi.com.br

Sucursais

MMAARRAAGGOOGGII – SUCURSAL COSTA DOS CORAIS PRAÇA BATISTA ACIOLY, Nº 17CENTRO – FONE – 3296-2221E-MAIL: [email protected]

AARRAAPPIIRRAACCAA – SUCURSAL AGRESTE AVENIDA RIO BRANCO, 157, SALA 10CENTRO - FONE - 9933-4999 - ComercialE-MAIL: [email protected]

JORNALO JORNALOEDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDAe-mail: [email protected] site: www.ojornalweb.comRodovia AL 101 Norte, Km 06, 3600 - Jacarecica - Maceió/AL - CEP: 57038-800

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

Diretor-ExecutivoPetronio [email protected]

Editor-GeralDeraldo [email protected]

Diretora ComercialEliane [email protected]

FFTTPPII

Coordenador Editorial - Voney [email protected]

Chefe de Reportagem - Vera Valé[email protected]

Editora de Cidades - Flávia [email protected]

Editor de Política - José Á[email protected]

Editora Nacional/Internacional - Vera [email protected]

Editor de Economia - Marco Auré[email protected]

Editor de Esportes - Victor [email protected]

Editora de Cultura - Alessandra [email protected]

Editor de Veículos - Gabriel [email protected]

Editora de Turismo - Nide [email protected]

Editor Gráfico - Alberto [email protected]

Editor de Fotografias - Marco Antô[email protected]

PABX(082) 4009-1900

FAX/REDAÇÃO(082) 4009-1950

FAX/COMERCIAL(082) 4009-1960

CLASSIFICADOS(082) 4009-1961

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (082) 4009-1919

Vendas avulsas

Alagoas: Dias úteis - R$ 1,00 Domingos - R$ 2,00Nºs atrasados - R$ 4,00Outros estados: Dias úteis - R$ 3,00Domingos - R$ 5,00

Assinaturas em Alagoas: Semestral - R$ 185,00Anual - R$ 370,00

Assinaturas em outros estados:Anual - R$ 560,00 / Semestral - R$ 280,00

“O combustível fóssil deve entrarem um crescente desuso”

Uma de minhas paixões é o cinema. Não sópelos ensinamentos e lições que cada filme me pro-porciona, mas sobretudo pela magia e bem-estarque sobre mim recaem quando eu vou a uma ses-são cinematográfica. Gosto de todos os estilos defilmes - dos musicais aos dramas, passando pelaficção científica e pelo suspense. Quando muitojovem, eu tinha fascinação por desenho animado. Eo desenho na telona me deixava “elétrico”, cheio deentusiasmo. Esse meu fascínio foi diminuindo como tempo. A ponto dos desenhos não encontraremmais espaço na minha vida adulta. Desinteressei-me completamente por eles.

Voltei a gostar deles por causa de minha filha.Primeiro porque é um ótimo instrumento educa-cional para as crianças, depois pela completa inte-ração de felicidade entre mim e minha menina. Jápassamos momentos maravilhosos diante de umaanimação. O deslumbramento de Ana Clara emfrente da tela multicolorida a deixa em conexãocom o mundo que lhe é apropriado e também nosproporciona situações únicas e impagáveis.

Nossa mais recente aventura cinematográficaaconteceu na sessão do filme “Shrek Para Sempre”.Foi ela quem me fez gostar do protagonista da pelí-cula, o admirável monstro Shrek, logo no primeirofilme da série. De lá pra cá, esperamos ansiosos porcada nova aventura do ogro mais simpático do ci-nema.

O filme não decepciona; toda a fórmula de su-cesso está nele: humor inteligente, uma trama en-volvente, personagens com características marcan-tes, uma atmosfera lúdica cativante e, em especial,um fundo moral simples, cujo ensinamento é logopercebido pelas crianças. Maravilhoso!

Com um filme bacana em exibição, meu diver-timento com minha filha é garantido. Mas não merefiro apenas a um momento agradável e isolado,cujas marcas se apagariam da lembrança com o

tempo ou por causa da dureza da realidade davida. Nada disso. A simples ida ao cinema me faz,com a ajuda do longa-metragem, viajar no tempo.Se ainda por cima eu estiver em sua companhia, édiversão garantida - numa máquina do tempo queme faz voltar a ser criança por algumas horas.

Na sessão de “Shrek Para Sempre” me esbaldei,confesso. Alternei momentos de gargalhada (o as-pecto do Gato de Botas obeso é hilário) com instan-tes de suspense (em geral com as bruxas e suas vas-souras mágicas). O vilão da história, o duendeRumpelstiltskim (nome complicadíssimo, toda vezque eu vou pronunciá-lo para minha filha gaguejo)é assustador e ao mesmo tempo patético, uma es-pécie de caricatura (bem original) do bandido quesempre se dá mal.

Ali, no escurinho do cinema, dividir esse mo-mento mágico com ela se revela uma felicidade quenão pode ser mensurada. Na hora do filme, minhacomunicação com minha criança é quase semprepelo olhar. Com uma piscada ou com os olhos arre-galados, sei a exata emoção que ela quer me passar.Esse tipo de percepção só existe entre pessoas quese amam profundamente.

Por fim, depois que assistimos ao filme, começaa segunda parte da aventura. Ouço atentamente oque ela viu no longa numa versão concisa. Esse há-bito de minha moça de narrar a história todinhapara mim me deixa muito contente com o poder deinterpretação dela. O brilho nos olhos e a intensida-de das palavras indicam a boa observação diantede um conto de fadas. Acho isso fantástico.

Ir ao cinema com Clara não é um exercício deinteligência; é uma prática voltada para a emoção epara o sentimento mais puro, e aí se tem a “minhaaura clara, só quem é clarividente pode ver”.

Que o cinema produza mais ogros, bruxas eduendes - para que pais e filhas tenham momentosmágicos.

Agamenon Magalhães JúniorEnsaísta, filólogo e professor de Português /[email protected]

Admirável monstro verde “Com uma piscada ou com os olhos arregalados,

sei a exata emoção que ela quer me passar”

Paulo Hayashi JuniorDoutorando em Administração,pesquisador, bolsista doCNPq e ganhador devários prêmios científicosnacionais e internacionais

Não há teoria que resista à luz da rea-lidade e dos fatos. Por isso, parida e ama-mentada sob os cuidados da fina flor dométodo científico, a Doutrina Espírita nãoapenas procura destrinchar mares dantesnavegáveis pelo conhecimento lógico e des-mistificado do ser humano, como tambéme principalmente procura servir de farol se-guro e venerando para o homem que atra-vessa o mundo da neblina. Não que a ma-téria não exista, pelo contrário, mas é a vi-tória do homem junto com ela que edifica oprojeto de progresso humano. É vencer mes-mo sob o jugo da matéria e não contra ela.

Todavia, a postura humana em aceitara responsabilidade do espírito ainda é pe-sada demais para muitos. E tais quais pri-sioneiros acorrentados aos grilhões da ma-téria na mais profunda caverna da ignorân-cia gritam pela loucura, pelo olho estragadoe insensatez daqueles que puderam respirarares mais limpos e vistas mais amplas. Es-quecem que o verbo grego amathia – acharque sabe não sabendo - é um dos mais per-niciosos à cultura científica. Devemos comocientistas e pessoas interessadas na verdadenão apenas combater o senso comum,questão tão bem explorada por Bachelard,mas também os ídolos baconianos, os pre-conceitos e a discriminação ainda existentesnos serões humanos. Frases do tipo “eunão acredito, logo não existe”, ou então “euapenas acredito naquilo que quero” deve-riam ser banidas do meio acadêmico.

É necessário observar a realidade, ex-perimentar, testar, analisar o fenômeno an-tes de qualquer julgamento mais definitivo.“Pós-julgar cada caso” disse Maslow. Nãose pode ter medo de sacrificar as hipóteses!

Assim, sob a alegação de não existên-cia do espírito geralmente estão aquelesque ainda não saíram de seus gabinetes pa-ra estudar e esclarecer, pesquisar e trabalhar.

Todavia, tal como na alegoria da caver-na, as correntes desgastar-se-ão com o tem-po. Voos mais amplos serão dados a cadaum conforme seus méritos, seus conheci-mentos e quem sabe, senão pelo desencar-ne, pois tal qual o apóstolo Tomé, muitosprecisarão “ver para crer”. Enquanto queos sábios e prudentes preferem primeiroacumular méritos para poder ver sem dor,muitos preferem “pagar para ver”, enfren-tando a viagem do desencarne e da mortesem conhecimento ou preparo prévio. To-davia, isso pode ter um preço alto demais.

É necessário que se desmistifique amorte e para tanto, é preciso conhecimento.A morte é fato certo e inegável a cada umde nós. Vivemos por um instante apenas.Não que o tempo fuja de nós, normalmentesomos nós que o desprezamos e não o utili-zamos de maneira racional e adequada. Porisso, será que não vale a pena investir partedo seu tempo, tesouro passageiro e fecun-do, para aprender um pouco mais sobre amorte e suas consequências? Não vale apena se precaver e se preparar antes da fa-tídica hora? Como desmentir ou compro-var as várias provas de sobrevivência daalma e da reencarnação sem estudar e pes-quisar nos fatos tal questão?

Por exemplo, só dos livros psicografa-dos pelo brasileiro Francisco Cândido Xavierforam mais de 400 obras (sendo realizadosaté testes grafoscópicos e considerados ver-dadeiros), além dos experimentos do inglêsWilliam Crookes, os ensaios do italianoBozzano, os fenômenos de mesas girantesdas irmãs americanas Fox, as revelações danipônica Nao Deguchi... apenas para citaralguns casos espalhados pelo mundo.

Assim, aceite estas reflexões comoconvite sincero para estudar e trabalhar, ex-perimentar e comprovar a sobrevivência daalma e da reencarnação e que guarda na fi-gura do pescador Pedro uma das cenasmais próximas e queridas ao convidar Ga-maliel, o douto nas leis e pertencente à elitejudaica do poderoso tribunal do Sinédrio, avisitar as humildes instalações da Casa doCaminho. É necessário conhecer a fundopara emitir considerações mais plausíveis.O sábio Gamaliel, mestre do jovem Saulode Tarso, humildemente aceitou, pois sabiaque se fosse verdade, então ele tinha obri-gação de saber. E se não fosse, conhecendoa fundo, seria mais fácil de combater.

Portanto, fica o convite aberto para oconhecimento. Ademais, sejamos comopessoas prudentes que, chegando a horaderradeira, não são pegas despreparadas,uma vez que nada mais triste do que serexperts no transitório e passageiro e poucoconhecedores do eterno e infinito. Mas,para quem conhece, nada há o que temer,pois como bem disse Sócrates no livroFédon: “esse motivo de não me revoltar aideia da morte. Pelo contrário, tenho espe-rança de que alguma coisa há para os mor-tos, e, de acordo com antiga tradição, muitomelhor para os bons do que para os maus”.

A destruição dotemplo da carne

“A postura humana emaceitar a responsabilidade

do espírito aindaé pesada

demaispara muitos”

Page 7: OJORNAL 21/08/2010

Famílias estão mais endividadasno Brasil no mês de agosto

Diferentemente do que mos-trou a Fecomercio/AL, quantoao nível de endividamento doalagoano – em queda, a quanti-dade de famílias endividadas noPaís aumentou de julho paraagosto. É o que mostrou, a Con-federação Nacional do Comércio(CNC) em sua pesquisa Endi-vidamento e inadimplência doconsumidor, que abrange todasas capitais e o Distrito Federal, eouviu 17.800 consumidores. Deacordo com os dados do levan-tamento, o percentual de endivi-dados entre os pesquisados sal-tou de 57,7% para 59,1% de julhopara agosto.

ACNC comentou que a ma-nutenção das condições favorá-veis da economia doméstica,bem como a elevada confiançados consumidores, levou ummaior número de famílias a con-trair dívidas no mês de agosto.A antecipação de consumo pro-movida pelas famílias em 2009 eem janeiro de 2010, quando hou-ve incentivos fiscais ofertadospelo governo para estimular oconsumo, principalmente nacompra de bens duráveis, comoeletrodomésticos e automóveis,não impediu que as famílias vol-tassem a se endividar nos mesesseguintes, na avaliação da Con-federação do Comércio.

Apesar do número maior defamílias endividadas, a inadim-plência não mostrou avanço dejulho para agosto. Entre os pes-quisados endividados, o percen-tual de consumidores que infor-maram não ter condições paraquitar seus débitos ficou prati-camente estável, com recuou de8,9% para 8,8% no período.

Apesar de contraírem novasdívidas, as famílias afirmaramque ainda têm capacidade dehonrar os pagamentos, ajudadospelo crescimento da massa sala-rial e pela oferta de crédito.

Entre os endividados, o cartãode crédito continua sendo a mo-dalidade mais usada e atingiu amarca de 71,9% dos consumido-res. Os tradicionais carnês sãousados por 22,7% dos trabalhado-res, e o crédito pessoal, por 10,6%.

INTENÇÃO - A pesquisatambém mostrou que a intençãode consumo do trabalhador bra-sileiro subiu em agosto pela quar-ta vez consecutiva. Em uma es-cala que vai até 200 pontos, oÍndice de Intenção de Consumodas Famílias (ICF) subiu de 133,6pontos para 134,4 pontos, de julhopara agosto, uma alta de 0,7%.

De acordo com a CNC, o bomresultado da pesquisa foi impul-sionado por um aumento na in-tenção de consumo entre famíliasmais ricas. De uma maneira geral,a satisfação com o mercado detrabalho, e com a melhora narenda, manteve o indicador deconsumo em alta, na avaliaçãoda entidade. No levantamento,praticamente metade das famíliasentrevistadas (49,7%) sente segu-rança em seus empregos.

AA77

CMYK

JORNALO JORNALO

Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Economia

Resultados diferentes: consumidor em Alagoas está com menos dívidas; situação diferente de outras regiões

CAGED

Maceió foi a capitalque mais demitiuValdete CalheirosRepórter, com agência

Maceió foi a capital brasi-leira com maior número de de-missões em julho, segundo da-dos divulgados pelo CadastroGeral de Empregados e Desem-pregados (Caged) do Ministériodo Trabalho e Emprego.

O levantamento que a-ponta o número de demis-sões e contratações mostrouque das 50 cidades brasileirasque registraram o melhor de-sempenho na geração de em-

prego formal em julho, 18 sãocapitais.

Acapital alagoana teve umsaldo negativo de 298. A outracapital que também foi desta-cada com margens negativasem empregos foi o municípiode Macapá, no Amapá.

Os dados revelam que Ma-ceió está na contramão das ou-tras capitais brasileiras. De acor-do com a pesquisa, as capitaisBoa Vista (Roraima), Brasília(Distrito Federal) e Florianópo-lis (Santa Catarina) também ob-tiveram queda.

Custo de vida continua sendo influenciado pelos preços dos alimentos que estão em queda, diz o IBGERIO DE JANEIRO - O Índice

de Preços ao Consumidor Am-plo-15 (IPCA-15) manteve-se emdeflação em agosto, com taxa de-0,05%. Em julho, o índice, queé uma prévia do IPCA (usadopelo governo para fixar as metasde inflação), registrou queda de0,09%, conforme divulgou ontemo Instituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE).

Com este resultado, o IPCA-15 acumula no ano alta de 3,21%,acima dos 2,95% registrados emigual período do ano passado.Em agosto de 2009, o IPCA-15 fi-cou em 0,23%.

De acordo com o IBGE, a taxade agosto deste ano “continuousendo fortemente influenciadapelos alimentos, cujos preços caí-ram 0,68% no mês”, destacan-do-se a batata-inglesa (-22,06%),o tomate (-21,89%), a cebola (-9,26%), o açúcar cristal (-8,10%),e as hortaliças (-8%).

Mesmo com os preços dos

alimentos em queda, o item “re-feição fora” manteve-se em alta,com reajuste de 0,71%.

Já os produtos não alimentí-cios subiram 0,14%, pouco acimados 0,12% de julho. No grupotransportes, houve alta nos pre-ços dos combustíveis: o litro doálcool, que havia caído 3,15% emjulho, passou a custar 4,99% amais, enquanto a gasolina, pas-sou de uma queda de 0,53% paraalta de 0,31% em agosto.

Houve queda de preços emtodas as regiões pesquisadas. Osresultados mais significativosforam registrados em Belo Hori-zonte (-1,52%) e Salvador (-1,86%).

Aexemplo do IPCA, o IPCA-15 é apurado em Curitiba, PortoAlegre, Goiânia, Belém, Fortale-za, São Paulo, Brasília, Belo Ho-rizonte, Recife, Salvador e no Riode Janeiro, tendo como base asfamílias com rendimento mensalde 1 a 40 salários mínimos.

AGOSTO

Prévia de índice indica nova deflação

Yvette Moura

No País, geração bate novo recorde

O ministro do Trabalho eEmprego, Carlos Lupi, infor-mou que o Brasil gerou 181.796novos empregos formais, man-tendo assim o recorde de 2010como o ano que mais gerou oemprego.

Acidade de São Paulo lide-rou a contagem, segundo os da-dos levantados pelo Ministériodo Trabalho e Emprego, com adiferença de contratações e de-missões de 19.335. No Nordeste,Fortaleza (Ceará) representouo maior saldo, com 4.777.

O emprego formal no Paísvem registrando alta desde ja-neiro e acumula saldo de1.655.116 novos postos com car-teira assinada no ano, recordeda série histórica, iniciada em1991. O número é 5,8% maiorque o registrado no mesmo pe-ríodo de 2008 (1.564.606 pos-tos).

Os dados mantêm a expec-tativa de que, em 2010, sejamcriados 2,5 milhões de empre-gos formais. Com exceção dejunho e julho, o ano bateu re-cordes em todos os meses.

O setor de serviços foi o quegerou mais empregos formaisno mês passado. Foram 61.606vagas, a maior marca para julhoda série. “É uma mão de obra

que não exige, por enquanto,tanta especialização. A meta-lurgia exige e tem, por isso, ummelhor salário”, explicou Lupi.

A geração de empregos naagricultura em julho (7.760novos postos, ou 0,47% a maisdo que no mesmo mês em2009) se deve a atividades deserviço relacionadas à produ-ção rural, como produção defrutas cítricas e uva, segundo oMinistério.

A indústria de transforma-ção gerou 41.530 postos, segun-do melhor índice para o setorem meses de julho.

O balanço mostrou desace-leração na comparação com oresultado dos meses anterio-res, já que entre janeiro e maiodeste ano a geração de empre-go registrou recordes seguidos.

Considerando o acumula-do dos sete primeiros meses doano, no entanto, o saldo aindaé o mais alto da história.

Excluindo-se as capitais, osprincipais destaques do mêsforam Campinas (São Paulo),Petrolina (Pernambuco), Osasco(São Paulo), Matão (São Paulo)e Jundiaí (São Paulo).

O Caged só considera osdados das cidades com maisde 30 mil habitantes.

Page 8: OJORNAL 21/08/2010

CMYK

IR 2011

Instrução Normativa permite identificação antecipada de informaçõesA Receita Federal do Brasil

publicou ontem no Diário Oficialda União instrução normativasobre o modelo da Declaraçãode Serviços Médicos e de Saúde,que deverá ser enviada por pres-tadores de serviços de saúde apartir de 2011.

Segundo o órgão, a instru-

ção normativa “permite ao con-tribuinte identificar com antece-dência quais as informações quedeverão constar na declaração edesta forma, preparar a coletados dados para que sejam apre-sentados corretamente no pró-ximo ano”.

A declaração será obrigató-

ria para todas as prestadoras deserviços de saúde, como hospi-tais, laboratórios, clínicas odon-tológicas, clínicas de fisioterapia,de terapia ocupacional, de psico-logia e médicas de qualquer es-pecialidade, além de operado-ras de planos privados de assis-tência à saúde, com funciona-

mento autorizado pela AgênciaNacional de Saúde Suplementar.

O objetivo da Receita é cru-zar os dados dessa declaraçãocom as informações sobre gas-tos com saúde de contribuintesenviadas por meio da Declara-ção de Imposto de Renda daPessoa Física.

Governo querfazer “limpeza”na dívida ativa

A Procuradoria-Geral daFazenda Nacional (PGFN) vaiatuar como uma espécie de“agência de classificação derisco” e promover uma “lim-peza” na dívida ativa da Uni-ão para separar o que é “dívi-da podre” do que ainda é pos-sível receber. A expectativa éde que a depuração termineaté outubro. No ano passado,o endividamento de empresase pessoas físicas com a Uniãototalizou R$ 827,824 bilhões, oque representa um aumentode 11, 71% na comparaçãocom 2008.

Esse cenário é desgastante,porque nem mesmo a criaçãode programas de parcela-mento de dívidas que con-tribuíram para a redução daarrecadação foi capaz de di-minuir o ritmo de crescimen-to da arrecadação. E a expli-cação é simples. Como odébito inscrito na dívida ativanão pode ser retirado, o gov-erno cobra multas e juros emcima de um débito que nãotem esperanças de receber,criando um valor fantasioso.“A dívida é monstruosa ecresce cada vez mais porqueé corrigida pela Selic”, desta-cou o diretor de gestão daDívida Ativa da União daPGFN, Paulo Ricardo de Sou-za Cardoso.

Existem por exemplo dé-bitos muito antigos, como umde R$ 29.382 90, de 1927, noqual não é possível localizarde quem cobrar a dívida. Hátambém casos de empresasfalidas - Transbrasil e Mesbla,entre outras - em que o gov-erno já perdeu as esperançasde receber o dinheiro. Porém,é preciso insistir na cobrança,o que implica aumento dasdespesas judiciais para o go-verno e para as empresas.

PRÉ-SAL

Empresa já encaminhouavaliação sobre petróleo

BRASÍLIA - A Petrobras in-formou que a avaliação prelim-inar sobre o preço do barril dopetróleo da camada pré-sal foiencaminhada à Casa Civil e aosministérios da Fazenda e deMinas e Energia. Aavaliação foientregue à Petrobras pela certi-ficadora independente DeGolyerand MacNaughton, contratadapela empresa.

Segundo a Petrobras, o en-caminhamento das avaliaçõesmarca o início das negociaçõespara definição do preço da ces-são onerosa, que será feita paraa capitalização da empresa. Opreço final do barril do pe-tróleo terá como referência asavaliações independentes con-tratadas pela Petrobras e pelaAgência Nacional do Petróleo,Gás Natural e Biocombustíveis(ANP).

A empresa ressaltou que ostermos finais do contrato de

cessão onerosa serão submeti-dos aos órgãos decisórios daPetrobras, nos moldes do seumodelo de governança corpora-tiva, incluindo o Comitê dos Mi-noritários, o que, segundo a com-panhia, vai garantir transpa-

rência e equidade a todos osacionistas.

A previsão é de que o preçofinal seja definido até a próximasegunda-feira. A capitalizaçãoda Petrobras está marcada paraser feita até o dia 30 de setembro.

Processo de cessão será avaliadoAComissão de Valores Mobi-

liários (CVM) irá avaliar a ope-ração de cessão onerosa de 5 bi-lhões de barris de petróleo do pré-sal da União para a Petrobras, afir-mou ontem a presidente da au-tarquia, Maria Helena Santana. Aanálise será feita como uma op-eração entre partes relacionadas,já que o governo é o principalacionista da companhia. “Esseserá certamente um tema muitoobservado por nós”, disse.

No processo de análise, a CVMnão irá verificar o preço do barrilda cessão onerosa em si, mas se aPetrobras cumpriu o dever fidu-

ciário na operação, ou seja, se oprocesso foi conduzido de formatransparente e equitativa. Ela citoucomo modelo de avaliação osnegócios de incorporação entreempresas do mesmo grupo. “Nes-se caso também se trata de umaoperação entre partes rela-cionadas”, comparou.

O preço do barril no proces-so de cessão onerosa definirá ovalor total do processo de capi-talização da estatal. AUnião pre-tende adquirir ações na ofertapública pagando com títulospúblicos, que voltarão aos cofresdo Estado como pagamento pelas

áreas que serão cedidas para aPetrobras explorar no pré-sal.

Para Maria Helena, é normalque, em qualquer País que pos-sua uma empresa do porte daPetrobras, uma operação comoa planejada pela estatal traga im-pactos grandes ao mercado e quea busca por notícias relacionadasao negócio seja grande. A presi-dente da CVM avaliou, porém,que o risco de diluição aos mi-noritários na capitalização - queserá maior ou menor depen-dendo do valor do barril definidona cessão onerosa - é inerente aqualquer oferta pública de ações.

AA88 Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Economia JORNALO JORNALO

Papel Moeda Marco Aurélio Mello - [email protected]

REGRAS PARA O E-COMMERCEO Ministério da Justiça deu um passo importante antes na de-

fesa do consumidor que compra pela internet. Com o segmento emfranca expansão no País, para orientar os internautas e ajudá-los evi-tar futuras dores de cabeça, o governo lançou uma cartilha sobre adefesa do consumidor aplicada ao e-commerce.

O principal fator que motivou o lançamento foi a quantidade cadavez maior de pessoas que se arrependem após efetuar uma compravirtual.

O Ministério detectou ainda a falta de informações sobre forne-cedores.

Acartilha é uma adaptação do Código de Defesa do Consumidor.Após isso, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC)

criou regras para fazer valer direitos pouco conhecidos entre os in-ternautas, como a possibilidade de desistir dos contratos feitos comum fornecedor, sete dias após a compra. Neste prazo, o consumidornão precisa justificar o motivo pelo qual desistiu do produto, nemterá custos.

Dados dos Procons de todo o País indicam que de outubro a ja-neiro deste ano, foram registradas quase 22 mil processos contra osdez maiores fornecedores do comércio eletrônico.

Devido ao crescimento das queixas e, claro, da insatisfação dosconsumidores, a cartilha esclarece que ao fechar uma compra, o con-sumidor deve ter todos os detalhes do produto adquirido e deve re-ceber uma confirmação do pedido, via email.

“É necessário também que o consumidor tenha informações sobrequem está vendendo aquele produto. O fato de a compra ser virtualtorna ainda mais necessário que a segurança seja dada ao consumi-dor”, disse Mariana Tavares de Araújo, secretaria do DireitoEconômico do Ministério da Justiça.

A cartilha está sendo disponibilizada pelo site do Ministério daJustiça.

PADROEIRA

A Fecomercio/AL informa que no feriado municipal daPadroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres, na pró-xima sexta-feira praticamente todos os shoppings e super-mercados vão funcionar em horário normal. As lojas doCentro da Cidade estarão fechadas.

O Shopping Pátio e o Maceió Shopping funcionarão das10h às 22h. As lojas do Shopping Farol não abrirão as por-tas e retomará o atendimento no sábado em horário nor-mal, das 9h às 21h. No entanto, os cinemas funcionarãonormalmente na próxima sexta-feira.

AÇÃO

Pelo menos 500 mil pessoas devem ser atendidas emtodo o Brasil com serviços nas áreas de lazer, saúde e cida-dania em comemoração ao Dia Nacional da ConstruçãoCivil. Em Maceió, a ação acontecerá no SESI Cambona edeve reunir 5 mil pessoas.

O evento é promovido pela Câmara Brasileira daConstrução (CBIC), que elegeu o tema “Esporte comoQualidade de Vida” como objeto central da ação este ano.Em Alagoas o evento será promovido pela Associação dasEmpresas do Mercado imobiliário (Ademi-AL) e Sindicatoda Indústria da Construção Civil do Estado de Alagoas(Sinduscon-AL) e acontece das 8h às 13h.

ÚLTIMAA partir de segunda-feira, a Distribuidora Alagoana

de Produtos Alimentícios LTDA. (Dapal) inicia a distri-buição do energético Monster. Lançada em 2002 nosEstados Unidos, a bebida é referência no mercado mun-dial e está presente em mais de 40 países, sendo o energé-tico mais vendido nos Estados Unidos e México, por exem-plo.

Alagoas será o primeiro Estado do Nordeste e 4º do Brasil atrabalhar com a bebida, composta basicamente de taurina, cafeí-na e guaraná. Monster estará disponível em latas de 500 ml.

Receita define novas regras paradeclaração de serviços de saúde

Page 9: OJORNAL 21/08/2010

CMYK

Mais um morador de rua é assassinado em MaceióDa editoria de Cidades

Mais um morador de rua foiassassinado em Maceió. O ho-mem, que não havia sido iden-tificado até a noite de ontem,foi executado por dois homensna noite da última terça-feira,próximo a um posto de com-bustível, localizado na rodoviaBR-104, no Tabuleiro do Mar-tins.

O crime foi registrado por

volta de 21h. De acordo com orelato de testemunhas à PolíciaMilitar, dois homens armadosque estavam em uma motoci-cleta, cuja placa não foi anotada,se aproximaram da vítima e de-flagraram vários tiros. O homemnão resistiu aos ferimentos emorreu no local. Ele foi atingi-do com quatro tiros na cabeça.

Militares tentaram identifi-car o homem, mas moradoresdo local disseram que não o co-

nheciam, mas que ele costuma-va dormir no posto de combus-tível. Peritos do instituto de Cri-minalística (IC) estiveram nolocal para fazer os procedimen-tos de rotina. O corpo dele foiencaminhado para o InstitutoMédico Legal (IML) de Maceió,onde foi submetido á necropsiae, até a noite de ontem, aguar-dava identificação de familiaresou pessoas conhecidas.

A polícia suspeita que este

possa ser o 14º assassinato demorador de rua praticado nacapital somente este ano. O casodeverá ser investigado pelo 10ºDistrito. Mas policiais da dele-gacia informaram que ainda nãoreceberam informações sobre ocrime. Na Central de Polícia e naDelegacia de homicídios, queinvestiga 10 dos 13 assassinatosde moradores de rua, tambémnão houve nenhum registro docaso até a noite de ontem.

MPE investiga cobrança dedinheiro por coronel da PMCarolina SanchesEditora-adjunta de Cidades

O Ministério Público Esta-dual (MPE/AL) instaurou pro-cedimento administrativo parainvestigar um repasse de dinhei-ro mensal, no valor de R$ 500,00,por gerentes do Banco do Brasilde Marechal Deodoro e da Barrade São Miguel, para o 8ºBatalhão da Polícia Militar, comsede em Rio Largo. A supostacobrança acontecia por meio deum ofício assinado por um co-ronel da PM que foi convocadopara prestar esclarecimentos.

Aconvocação foi publicadana edição da última quarta-feirado Diário Oficial do Estado(DOE). O Militar, que não teveo nome revelado na convoca-ção, deverá prestar esclareci-mentos a 3° Promotoria de Jus-tiça Criminal da Barra de SãoMiguel, através do promotor domunicípio, Magno AlexandreMoura.

Segundo o representante doMPE, a denúncia foi feita pelapromotoria de Controle Externo

da Atividade Policial e Investi-gações Especiais do MP e enca-minhada a promotoria do mu-nicípio. Moura explicou que odocumento encaminhado a umgerente do Banco do Brasil mos-tra que a quantia era cobradaem nome do Batalhão de RioLargo, que abrange MarechalDeodoro e a Barra de São Mi-

guel. “No documento não temnada especificando o motivo dacobrança, nem porque ela esta-va sendo feita”, expôs.

De acordo com o promotor,os documentos serão utilizadoscomo base para apurar a de-núncia. “Ainda não há elemen-tos suficientes para apontar a

culpa de ninguém, por issopreferi não revelar o nome docoronel que foi convocado por-que ele tem que se defender epode dar informações que es-clareçam a cobrança do dinhei-ro”.

Magno Alexandre disse quesoube, em caráter extra-oficial,que a agência bancária faziauma doação para melhorias noBatalhão, mas que isso aindaserá investigado. Ele disse que,se realmente existir um tipo deconvênio para que sejam feitasdoações isso pode nãos e confi-gurar um crime, mas um ato deimprobidade administrativa dogestor público. “Se for apuradoindício da existência de impro-bidade administrativa o casosera encaminhado a FazendaPública do município de SãoMiguel dos Campos”, expôs.

Após ser ouvido o oficial teráum prazo para se defender. Osgerentes também deverão serconvocados. O promotor infor-mou que terá 30 dias para con-cluir a investigação, podendosolicitar prorrogação.

NOTÍCIA NACIONAL

Arapiraca e Maceióentre as mais violentas

Aedição do Jornal Nacional,da Rede Globo, da última quin-ta-feira trouxe dados alarman-tes de Maceió e Arapiraca. Umapesquisa exclusiva encomen-dada ao Instituto Brasileiro deOpinião Pública e Estatística(IBOPE) referentes à preocupa-ção dos brasileiros revelou que,depois de saúde e educação, aterceira na lista é a segurançapública. Na análise, o Nordesteé a região que os moradoresmais se preocupam com a se-gurança pública, com 18%.Depois vêm o Sul, com 12%, oNorte-Centro-Oeste com 11%e o Sudeste com 10%.

Areportagem informou quea cidade de Arapiraca aparece,junto com a capital Maceió, noranking dos dez municípiosmais violentos do Brasil, deacordo com um dos mais com-pletos estudos sobre o tema,feito pelo Instituto Sangari.Com relação ao assassinato dejovens, as duas ocupam os pri-meiros lugares. O levantamen-to mostra ainda que a violênciaestá migrando. Entre as dez ci-

dades com maior taxa de ho-micídios, nove estão no interior.

DESENVOLVIMENTO -O sociólogo Julio Waiselfisz,do Instituto Sangari, relatouque, no Nordeste, aparecemmunicípios polos de investi-mento que se desenvolvem eatraem criminalidade. Alémdo sociólogo, a repórter SandraMoreira ouviu relatos de mo-radores e constatou que o au-mento da criminalidade fezmudar o comportamento dosalagoanos. São comerciantesque fecham às portas maiscedo e moradores que evitamsair de casa à noite.

Aperda de vidas é uma tra-gédia social. É também um pre-juízo para a economia do país:R$ 57 bilhões por ano, no cál-culo do Instituto de PesquisaEconômica Aplicada (Ipea). Oeconomista do Ipea, DanielCerqueira, disse que a falta desegurança faz com que o Esta-do gaste mais recursos que po-derias ser destinados a outrossetores na parte social.

Alagoas entre os estados que mais matam

Um levantamento do Insti-tuto Sangari, intitulado “Mapada Violência 2010- Ana-tomia dos Homicídiosno Brasil”, que fez umaanálise da situação eevolução no número dehomicídios na década1997-2007, indicou queAlagoas está no topoda lista dos estados quemais matam no Brasil.Maceió é a capital commais risco de morte nopaís.

O que mais chamaa atenção nos dados éque, em dez anos, Ala-goas saltou de 14º no ranking

nacional de homicídios(1997) para o primeirolugar, em 2007. A pes-quisa do instituto levaem conta dados doData SUS, gerenciadospelo Ministério da Saú-de. Ainda na pesqui-sa, Maceió ocupa a 8ºposição das cidadesmais violentas, com97,4 homicídios a cada100 mil habitantes e éa única capital a cons-tar na lista. Arapiraca,a segunda maior cida-

de de Alagoas, ocupa a 9º po-sição, com 96,7 homicídios a cada100 mil habitantes.

Ronivo Vaz teve casa invadida por bandidos e diz que crack é vendido livremente nas ruas

Ojornalweb.com

O vereador pela cidade deMaravilha, Ronivo Vaz (PSL),que teve a casa invadida por qua-tro criminosos armados na últi-ma quarta-feira, denuncia quetraficantes vendem crack livre-mente na praça pública do mu-nicípio. Em entrevista ao siteOjornalweb.com, ele diz que asegurança pública na cidade éprecária e que o juiz da Comarca,Mauro Baldini, acredita que háuma gangue especializada emroubo de veículos e assaltos a re-sidências que atua na região.

O vereador disse que, há al-guns dias, presenciou um trafi-

cante passando a droga para ousuário, que pagou com uma cé-dula falsa de R$ 50. Foi iniciadauma discussão e o parlamentarconta que apartou a briga dosdois. “Quando o traficante des-cobriu que tinha recebido a notafalsa partiu para cima do outro,que revidou e pediu para que ocaso fosse parar na delegacia. Eledisse assim: ‘vá dá queixa na de-legacia que eu digo que você estávendendo crack na praça dacidade”, relatou o vereador.

Vaz contou que apenas doispoliciais militares fazem a segu-rança no município e que elesficam na delegacia da cidade enão dispõem de viatura para o

deslocamento nas ocorrênciasquando são chamados. “Nos úl-timos quinze dias roubaramquatro motos e o carrodo gerente do Bancodo Brasil, que é advo-gado. O gerente foideixado sete quilôme-tros depois e o veículofoi abandonado numacidade de Pernambu-co”, relatou.

Por causa destesfatos, Ronivo Vaz disseque fez um pronuncia-mento duro na tribu-na da Câmara dos Ve-readores do municípioem que apontou os

problemas na segurança públi-ca da cidade. “Denun-ciei que as pessoas ven-dem crack em plenapraça pública”, falou.

Com relação ao as-salto que ocorreu emsua residência, o verea-dor aponta motivaçõespolíticas. Ele contouque não se relacionabem com algumas au-toridades da políticana cidade e acreditaque isso pode ter mo-tivado o roubo. O casoestá sob a investigação

do delegado que respondepelo município, Rubens Cerquei-

ra, e acompanhado pelo promo-tor de Justiça Rogério Paranhose pelo juiz da Comarca MauroBaldini.

Na manhã de ontem, o pro-motor se reuniu com o secretá-rio de Defesa Social, Paulo Ru-bim, para agilizar, junto ao Con-selho Estadual de Segurança, aliberação de policiais militarespara a proteção pessoal do par-lamentar. Ronivo Vaz esteve emMaceió e foi recebido pelo pre-sidente da Comissão de DireitosHumanos da Ordem dos Advo-gados do Brasil (OAB), seccio-nal Alagoas, Gilberto Irineu. Elepediu apoio no sentido de ga-rantir a sua integridade física.

O ASSALTO - Vaz relatouque saiu de casa, no jipe de suapropriedade, por volta das 7hda manhã da quarta-feira, parafazer exercícios físicos numa aca-demia. Aesposa estava dormin-do e a empregada acabara dechegar quando quatro assaltan-tes chegaram. “Eles amarraramas duas com fita crepe e força-ram-nas a dizer o local que esta-va o meu revólver e o cofre. Alémde terem perguntado bastantepor mim”, detalhou.

Os ladrões levaram roupas,notebook, o revólver, uma tele-visão de 32 polegadas, som au-tomotivo, caixa de som, joias,seis celulares.

JORNALO JORNALO

Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

CidadesAA99

MARAVILHA

Vereador denuncia falta de segurança

Vereador teve casa invadida

por quatrobandidos

estasemana

Maceió ocupa a

8ª posiçãodas cidades

mais violentas

Promotor Magno Alexandre questiona motivo de cobrança a banco

Page 10: OJORNAL 21/08/2010

CMYK

AA1100 Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Cidades JORNALO JORNALO

Rubim rebate denúnciasde agentes penitenciários

O secretário de Estado da De-fesa Social, Paulo Rubim, rebateua denúncia feita pelo presidentedo Sindicato dos Agentes Peni-tenciários de Alagoas Jarbas Sou-za, a respeito da contratação de800 servidores que estariam de-sempenhando atividades no sis-tema prisional como prestadoresde serviço, tendo sido nomeados

sem concurso público de forma ir-regular.

Em entrevista à Rádio Gaze-ta AM, Rubim disse que osagentes estão corretos em rei-vindicarem aumento salarial eque este problema sempre exis-tiu e o único concurso realiza-do foi justamente o de 2006, naatual gestão. Ele explicou que a

secretaria esta tentando resol-ver o problema e não pode co-locar 800 pessoas no sistema edemitir todos os prestadores.

O secretário não assegurou arealização de um novo concurso,mas reforçou que os primeiros areceberem aumento, assim quehouver possibilidade para tal,serão os agentes penitenciários.

CPT

Feira Camponesa estáno bairro do Pinheiro Mônica LimaRepórter

Os moradores do bairro doPinheiro têm até hoje para com-prar produtos orgânicos comum preço abaixo do de merca-do, na Feira Camponesa queestá sendo realizada pela Co-missão Pastoral da Terra (CPT).A iniciativa é mais uma etapado projeto itinerante da CPT,que já foi realizada em algunsbairros de Maceió, como Sal-vador Lyra e Bebedouro. Apre-visão é que seja comercializadauma média de 30 toneladas dealimentos.

Os trabalhadores ruraisainda arrumavam as mercado-rias com caminhões chegandoe já havia clientes pessoas com-prando os produtos nas 13 bar-racas que foram instaladas,num terreno cedido pela IgrejaBatista do Pinheiro. O movi-mento estava sendo considera-do satisfatório pela coordena-dora técnica da Pastoral daTerra, Heloísa Amaral, afirman-do que a movimentação deve-ria aumentar no período datarde de ontem e hoje, quandoo evento será encerrado. Par-ticipam da feira produtores deMurici, Branquinha e Uniãodos Palmares.

Em uma das barracas, inte-grantes de três assentamentosde Murici (Santa Cruz, BotaVelha e Mumbuca) contaramque vieram comercializar paraarrecadar dinheiro para umprojeto cultural, com oficinasde dança, música e teatro, que

será realizado com os morado-res dessas comunidades. Elescontaram que o recurso fazparte da contrapartida que elesterão que dar, para viabiliza-ção do projeto, que será reali-zado através da CoordenaçãoEcumênica de Serviços.

ECONOMIA - Quem foi afeira encontrou uma varieda-de de alimentos, como laran-jas, banana, macaxeira, inha-me, cana, coco, abobora, ver-duras e outros. O quilo varia-va de R$ 1,00 a pouco mais deR$ 1,50, dependendo da mer-cadoria. Os valores foram con-siderados abaixo dos comer-cializados em outras feiras dacidade. Em uma barraca de co-midas típicas estavam sendovendidos beiju, pé de moleque,tapioca e outros. E, havia ain-da,uma casa de farinha.

Adona de casa Lurdes dosSantos disse que deixou de irao Mercado Público, onde vaitodas as sextas-feiras, parafazer as compras na FeiraCamponesa. Além de econo-mizar, ela destacou que a qua-lidade dos alimentos foi umdos pontos que a levou aolocal, como também a como-didade, já que estava próximoa sua residência.O mesmo fezLenir Rodrigues, que desta-cou a vantagem que estavatendo em comprar alimentosorgânicos, que encontram emfeiras de Maceió, mas a umpreço superior aos que esta-vam sendo praticados noevento promovido pela CPT.

CARGA HORÁRIA

Professores e alunosnão aceitam mudançaGabriela LapaEstagiária *

A extensão da carga ho-rária de 50 para 60 minutos,por aula, nas escolas, deixouinsatisfeitos professores e alu-nos do colégio Theo Brandão,na Ponta Verde. Eles disse-ram que pretendem organi-zar um protesto para pres-sionar a Secretaria de Estadoda Educação a reduzir ahora/aula. Ontem, alunoschegaram a se reunir com re-presentantes do órgão, masnão houve avanços nas dis-cussões.

Segundo o professor epresidente do Conselho doTheo Brandão, Gidelson Fer-ro da Silva, os estudantes ar-gumentam que o aumento dahora/aula tem prejudicado aqualidade do conteúdo mi-nistrado em sala. “Agora eleschegam a perder até 40% doaproveitamento em inglês, eaté 20% em disciplinas comoFísica, Química e Biologia”,destacou.

O aumento da carga horá-ria foi uma determinação pu-

blicada no Diário Oficial doEstado (DOE) em fevereirodeste ano, quando foi defini-do o calendário letivo para2010. Esta não foi a primeiravez que estudantes e profes-sores se posicionaram contraa mudança. Eles relatam quenenhuma negociação positi-va foi alcançada nas discus-sões com a Secretaria deEducação, que argumenta serobrigada a seguir as normaspublicadas no DOE.

Segundo Gidelson Ferro,o protesto, que deveria teracontecido ontem, pode serremarcado para segunda-feira caso os estudantes deci-dam prosseguir na luta pelaredução da carga horária.“Fomos informados de queos professores podem ter queresponder a inquéritos admi-nistrativos caso se recusem atrabalhar conforme o estabe-lecido pela portaria de feve-reiro. Mas, se for da vontadedos estudantes, faremos umprotesto”, disse o professor.

* Sob a supervisão da Editoria de Cidades

Vigilância inspeciona supermercadoTécnicos do órgão receberam denúncia anônima de que água sai do estabelecimento com mau cheiro

Mônica LimaRepórter

Uma denúncia anônimalevou técnicos da VigilânciaSanitária Municipal a um super-mercado de uma rede em Man-gabeiras, que estava jogandoáguas servidas na via pública.Comerciantes que ficam próxi-mo ao estabelecimento relataramque estavam perdendo clientesdevido o mau cheiro.A técnicada vigilância Rita de Cássia Vieiraentregou um termo de intima-ção determinando que fosse ini-ciada de imediato a recuperaçãodo local.

A ação foi realizada duranteuma operação conjunta com asSuperintendências Municipal deLimpeza Urbana e outros órgãos.Segundo Rita de Cássia, apesar deter detectado a irregularidadequando estavam se dirigindo paraa operação destinada a coibir lixoem terrenos baldios, foi informa-da que o problema do supermer-cado tinha acontecido há doisdias. Após conversar com o geren-te, ela determinou o conserto edisse que técnicos da VigilânciaSanitária continuarão monitoran-do o local durante o final de se-mana, para verificar se as provi-dências foram adotadas. Do con-trário, o estabelecimento poderáser notificado, pagar multa e, emúltimo caso, ter o alvará de fun-cionamento suspenso.

Após a fiscalização no super-mercado, os técnicos da VigilânciaSanitária, juntamente com os in-tegrantes da Slum e dos demaisórgãos do município, seguiramem direção a Avenida Jatiúca,para verificar os terrenos baldiosque estão servindo de lixão paraos proprietários dos restaurantesque ficam na localidade.

Servidores flagraram, há ma-is um mês, carroceiros retirandodetritos de um self-service. Apóso flagrante, os técnicos passarama monitorar o local e a receber de-núncias de pessoas que moramnas proximidades. Em um dosrestaurantes que já havia sido no-tificado, a proprietária informouque havia tomado as medidas ne-cessárias e contratou uma empre-sa para fazer o recolhimento. Deacordo com Ângelo Pablo, dire-tor de Operações da Slum, empre-sas que produzem mais de cemlitros de lixo por dia são obriga-dos a contratarem um firma parafazer a remoção.

Foram fiscalizados aindaconstrutoras instaladas na Jatiú-ca, que possuem terrenos e nãohaviam colocado proteção, paraimpedirem que sirvam de depó-sito de lixo.Ângelo Pablo, disseque todos são obrigados a se ade-quarem ao Código de LimpezaUrbana de Maceió.

Técnicos da secretaria aproveitaram para inspecionar terrenos baldios que servem de depósito de lixo

Supermercado recebeu um termo de intimação determinando que problema seja resolvido

Fotos: Lula Castello Branco

Feira trouxe uma variedade de produtos para serem comercializados

Page 11: OJORNAL 21/08/2010

O desembargador MárioCasado Ramalho, integranteda Câmara Criminal do Tribu-nal de Justiça de Alagoas(TJ/AL), negou liberdade aovereador do município deCampo Alegre, Josevan Batistados Santos, acusado de parti-cipação na morte do tambémvereador Genildo CorreiaSoares, assassinado a tiros em29 de novembro de 2009, naRua Manoel Firmino, povoa-do de Luziápolis, distrito de

Campo Alegre. A decisão foipublicada na edição de ontemdo Diário de Justiça Eletrônico.

Acusado de participaçãona morte do vereador GenildoCorreia Soares, Josevan Ba-tista, através de sua defesa,alega que tal representação étendenciosa e infundada, feitaa partir de um depoimentoduvidoso de um criminoso su-postamente confesso em vá-rios crimes de homicídio. Deacordo com a defesa, a prisão

do paciente não representaqualquer ameaça às investiga-ções, uma vez que o mesmo éprimário e encontra-se noexercício do cargo de verea-dor.

A defesa ainda argumentaque a acusação é uma tentati-va de imputar o vereador à prá-tica de um crime de grande re-percussão na comunidade, no-tadamente em momento elei-toral. Desse modo, solicitou aliberdade provisória sob o ar-

gumento de que o paciente es-taria sofrendo constrangimen-to ilegal.

O desembargador-relatordo processo, Mário CasadoRamalho, em caráter liminar,negou o alvará de soltura embenefício de Josevan Batista,justificando que a prisão doacusado está em conformida-de com a legislação pertinenteao caso, não restando requisi-tos que comprovem o constran-gimento ilegal.

CMYK

AA1111Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Cidades JORNALO JORNALO

Projeto Erê atende crianças e jovens da comunidade da Vila Brejal

LIFAL

Promotoriarecorre contraatual sentençaGilson MonteiroRepórter

A Promotoria da FazendaPública Estadual recorreu con-tra a sentença proferida pelajuíza da 16ª Vara Cível daCapital, Maria Ester FontanCavalcanti Manso, que julgouimprocedente a ação que in-vestiga desvio e superfatura-mento no Laboratório daIndústria Farmacêutica deAlagoas S.A. (Lifal). O promo-tor de Justiça Sidrack Nas-cimento decidiu apelar porque,segundo ele, as investigaçõesconstataram que houve malver-sação de dinheiro público noórgão. “Durante o decorrer doprocesso vimos que ficou claroque houve malversação de re-cursos públicos pelos acusados”,disse o promotor.

A sentença contra a qual orepresentante do MinistérioPúblico Estadual recorreu foiproferida pela juíza Ester Mansono último dia 13 de julho. NaAção Civil Pública, o MPE acusadiretores do Lifal de irregulari-dades em contratação sem lici-tação com um fornecedor indi-ano, superfaturamento além deviagens à Índia sem justificati-va plausível. Em sua decisão, amagistrada diz que as irregu-laridades praticadas pelos diri-gentes do Lifal não caracteri-zam improbidade administra-tiva.

Entres outros argumentosdos acusados, a magistrada aca-tou a alegação de que a viagemà Índia foi autorizada peloConselho de Administração doLifal e financiada por três labo-ratórios indianos. “E, se não háimprobidade, não cabe aplicara correspondente sanção aoagente público e, por conse-quência, também não aos par-ticulares que participaram doato. Noutro ângulo não con-seguiu o Ministério Públicocomprovar que as viagens aoexterior ocorreram para simplesprazer dos demandados, semcunho de pesquisa do interessedo Lifal ou que o patrimôniodos demandados tenha acresci-do por proveito ilícito. Diantedo exposto, julgo improcedentea pretensão da inicial por não seconfigurarem em ato de im-probidade as condutas prati-cadas, pela ausência de dolo ouculpa”, argumenta a magistra-da em sua sentença.

SINDICATO - Segundo adireção do Sindicato dos Petro-químicos de Alagoas e Sergipe(Sindipetro), que representa osservidores do Lifal, os desviosde recursos pelos diretoreschegam a R$ 53 milhões. Aatualdireção do laboratório diz queo órgão acumula uma dívida decerca de R$ 80 milhões.

Uma das saídas para a criseseria a injeção de capital de R$3 milhões prevista num projetode lei em tramitação na As-sembléia Legislativa. Segundoo diretor do Lifal, Keylle Lima,o montante seria suficiente parainiciar a retomada a produção,que já chegou a produzir 28tipos de medicamento, limitan-do-se hoje a apenas um medica-mento.

ATIVIDADES

Exército comemorao Dia do Soldado

Marcando o início dasatividades em comemoraçãoao dia do soldado, 25 deagosto, o 59º Batalhão deInfantaria Motorizada doExército promoveu, ontem,um café da manhã com pa-lestra voltada para aproxi-mar a imprensa da corpora-ção. A proposta, durantetodo o mês, é deixar a socie-dade mais familiarizadacom o trabalho dos milita-res.

Durante a palestra queabriu o calendário de ativi-dades, o comandante do59ºBImtz, tenente-coronelPinto Sampaio, falou sobreo papel do Exército e desta-cou a importância da sua di-vulgação. “Ser um militar éfazer de tudo pelo desenvol-vimento da pátria. Uma pes-quisa recente mostrou queo índice de confiança noExército ultrapassa os 70%.Mas apesar de ter muita cre-dibilidade, é um trabalhopouco conhecido pelas pes-soas”, avaliou. “Além disso,é preciso mudar a visão queos outros têm da corpora-ção, para que a populaçãoentenda que estamos sem-pre ao seu lado”, lembrouPinto Sampaio.

O coronel também des-tacou episódios recentes nosquais a ação do Exército foifundamental para garantira segurança e o bem-estarda população. “No dia daenchente de junho, estáva-mos fazendo uma corrida.

Mas assim que recebemos ocomunicado sobre o que es-tava acontecendo, nos orga-nizamos e fomos para as ci-dades atingidas. Ser um mi-litar é isso: estar preparadopara agir a qualquer mo-mento”, disse Pinto Sam-paio.

A programação alusivaao dia do soldado vai até ocomeço de setembro, e in-clui atividades lúdicas comjovens estudantes, exposi-ção de obras temáticas euma corrida que poderá serdisputada por homens emulheres em percursos de5 e 10km. Hoje pela manhã,haverá um torneio de tênis,e no dia 25, está prevista

uma solenidade de home-nagem com entrega de di-plomas e medalhas.

Estima-se que pelomenos mil crianças já te-nham visitado as dependên-cias do 59º BImtz, acompa-nhando as atividades dossoldados, até agora. Se-gundo o tenente coronelPinto Sampaio, a expectati-va é receber ainda mais pes-soas através de visitas agen-dadas entre as escolas e oBatalhão. Durante esses mo-mentos, os alunos poderãoaprender sobre a rotina dossoldados e o seu papel,como militar, na tarefa dezelar pela segurança do país.(G.L.)

Projeto Erê recebedoação de ONG alemãGabriela LapaEstagiária*

Jovens e crianças atendidaspelo Projeto Erê, da Vila Brejal,vão poder contar, em breve, comum novo espaço para ler e pra-ticar atividades esportivas.Ontem pela manhã, a institui-ção recebeu uma doação de 4mil euros (valor aproximado emR$ 12 mil) que vai usar para re-formar o prédio sede do Projeto.

O dinheiro foi recebido daONG alemã FLY & HELP, quedesde janeiro visita países emtodo o mundo, contribuindocom outras instituições engaja-das em projetos sociais. Seumentor, Reiner Meutsch, foipessoalmente à sede do Erê co-nhecer as atividades desenvol-vidas com as crianças da VilaBrejal.“Conheci o projeto atra-vés de um programa de rádio,na Alemanha, há vinte anos.Alguém deu uma entrevista noar e falou tão bem dos traba-lhos feitos aqui que eu nunca es-queci. Quero ajudar para que oprojeto possa continuar fazen-do o bem a cada vez mais pes-soas”, disse o empresário. Ele

explicou que a vinda ao Brasilfaz parte do cronograma de via-gens planejado para este ano.Ao final das visitas, ele esperater conhecido e ajudado ONGsde pelo menos 70 países.

Além dos 4 mil euros que oErê já recebeu, a FLY & HELPpretende doar mais 25 mil. O di-retor do projeto, Átila Vieira, co-memorou a iniciativa e desta-cou que ela vai possibilitar atransformação do EspaçoArteiro, sede do projeto, em umgrande espaço cultural. “Hojesó podemos dar aulas de capoei-ra e dança às crianças. Com areforma, poderemos oferecermuitas opções de atividade,como balé”, avaliou.

O projeto Erê beneficia, pormês, cerca de 200 crianças e fa-mílias da Vila Brejal. Algumas,como Aline do Nascimento, de16 anos, ficaram tão envolvidascom as atividades que se torna-ram voluntárias. “Dou aulas decapoeira há 5 anos, mas agoraquero fazer isso junto com o Erê,para ajudar a comunidade”,disse a adolescente.

*Sob a supervisão daEditoria de Cidades

Inscrições de mestradoda Sobrati estão abertas

A Sociedade Brasileira deTerapia Intensiva (Sobrati) estácom inscrições abertas para omestrado profissionalizante emterapia intensiva. O curso émultidisciplinar, podendo serfeito por Médicos, Enfermeiros,Fisioterapeutas e profissionaisque atuam em Unidades deTerapia Intensiva, em camposdiversos. O objetivo é o de-senvolvimento das UnidadesEmergenciais e Intensivas dopaís no aspecto profissional nosCursos Internos da Sobrati.

Esta é a terceira turma emformação em Alagoas e buscadar oportunidade para que osprofissionais de saúde possamatuar e efetuar pesquisa ou en-sino em ambientes de Unidadede Terapia Intensiva. A capaci-tação docente possibilita esta-belecer a continuidade e atua-lização dos intensivistas nacio-nais ou colaboração do campode conhecimento para educação

e pesquisa. As aulas serão ministradas

por especialistas na área e reali-zadas no Hotel Maceió Atlantic(antigo Meliá). Dentre outros as-suntos, o mestrado aborda as-sociação entre teoria e a aplica-ção. Ele também busca qualifi-car setores acadêmicos e não aca-dêmicos; desenvolve de formacriativa o intensivismo nacional,efetuando manutenção e am-pliação da sua atividade; man-têm a pesquisa na área Intensiva;de caráter profissional; de capa-citação para a docência atravésda elaboração do raciocínio clí-nico; apóia setores não acadê-micos para resultados.

Os alunos podem participarde intercâmbio de setores não-acadêmicos para respaldo dasatividades e colaborando na ca-pacitação e treinamento. Inscri-ções e informações pelo telefo-ne (82) 3337-1414, de segunda asexta-feira, de 8h às 14h.

Yvette Moura

Yvette Moura

Yvette Moura

TJ nega liberdade a vereadorsuspeito de homicídio no AgresteJosevan Batista é acusado de crime que aconteceu em Campo Alegre

Tenente-coronel Pinto Sampaio destaca importância de divulgar as ações do Exército Brasileiro

Crianças participaram de atividades dentro do Batalhão

SEMINÁRIO

AAcademia de Polícia Civil de Alagoas (Apocal) pro-move, na próxima segunda-feira, das 9 às 12 horas,o seminário “As novas técnicas de balística e a suaimportância para a investigação policial”.O evento acontece no auditório da Secretaria deEstado de Defesa Social (SEDS). Os palestrantesserão os peritos criminais: Nicholas Soares

Passos, Paulo Rogério Ferreira e Adenaule JamesGeber de Melo. O seminário dará continuidadea parceira entre a Polícia Civil e o Centro dePerícias Forenses (Cpfor) para a capacitação dosintegrantes das instituições. As inscrições sãogratuitas e serão efetuadas no dia do seminário,no local do evento. Será fornecido certificado de3 horas-aula. Maiores informações na Apocal oupelo telefone (82) 8833-8901.

VILA BREJAL

Page 12: OJORNAL 21/08/2010

AA1122

CMYK

Polícia apreende veículos e cargaroubada na zona rural de ArapiracaOperação contou com a participação da PM, da Polícia Civil e da PRF

Fabyane AlmeidaEstagiária*

ARAPIRACA - Uma ope-ração conjunta, entre as polí-cias Militar, Civil e RodoviáriaFederal, apreendeu, na tardede ontem, em Arapiraca, veí-culos e carga roubada na re-gião Agreste do Estado. Os po-liciais encontraram, em umgalpão localizado no bairroCanaã, quatro veículos, 42 ge-ladeiras, uma espingarda cali-bre 12, uma pistola e um revól-ver calibre 38. No entanto, ne-nhum acusado foi preso.

A ação teve início quando omotorista Carlos Koji Iamato,que transportava as geladeiras,foi ao 3º Batalhão da Polícia Mi-litar pedir reforço para recupe-rar o veículo. O condutor saiudo Recife e seguia para o Rio deJaneiro. Quando passava pelopovoado de Retiro, no municípiode Porto Real do Colégio, foiabordado por três elementos en-capuzados, que estavam arma-dos com pistola e espingarda ca-libre 12 e teve o veículo, mode-lo 15180, amarelo, placa AKB-3259/PR e a carga rouba.

Carlos Koji havia prestadoqueixa nas delegacias de Penedo,Propriá, em Sergipe, e Maceióquando recebeu a informaçãode que os veículos roubados naregião eram levados para Arapi-

raca. Na tentativa de recuperar,ele foi ao município, onde tam-bém prestou queixa.

Equipes da Polícia Civil, daRadiopatrulha, da Polícia Rodo-viária Federal (PRF) e do Pelotãode Operações Especiais (Pelopes)foram ao local identificado eapreenderam, além do caminhãodo Carlos Koji, um veíulo SpaceFox preto, placa MUT-6937, de

propriedade de Viviane Sandesde Albuquerque; o veículo EcoSport, preto, placa NLZ-0759, depropriedade de Manuela PortoBarbosa e um caminhão Merce-des Benz, azul, placa KJZ-1958/Olinda-PE. APolícia Civil aindanão sabe se os outros três carrosforam roubados ou se possuema placa clonada. Foi apreendida,ainda, uma espingarda calibre

12, uma pistola e um revólver.No momento da apreensão

não foi encontrado ninguém nogalpão, mas, segundo a polícia,o galpão estava alugado. Os qua-tros veículos foram encaminha-dos à Delegacia Regional de Ara-piraca.

* Sob a supervisão da Editoria de Municípios

EDUCAÇÃO

Uneal abre inscrições paraprocesso seletivoDa Editoria de Municípios

Estão abertas, até o dia 8 se-tembro, as inscrições para o ves-tibular da Universidade Estadualde Alagoas (Uneal). Serão ofer-tadas 1.130 vagas para o segun-do semestre do ano letivo de2010, nos cinco campi da univer-sidade, que estão localizados nosmunicípios de Arapiraca, Santa-na do Ipanema, Palmeira dos Ín-dios, São Miguel dos Campos eUnião dos Palmares, além da ex-tensão de Maceió.

As inscrições poderão ser fei-tas pelo site da empresa AOCPConcursos Públicos (www.aocp.com.br), do Estado do Paraná,que ganhou a licitação para arealização da prova. Será cobra-da uma taxa no valor de R$ 55,que deve ser paga em boleto ban-cário gerado pelo site no ato dainscrição. Os candidatos terão 4hpara responder as provas de re-dação e múltipla escolha queacontecerão no dia 19 de setem-bro, no período da manhã etarde.

No Campus I, em Arapiraca,haverá turmas para os cursos deAdministração de Empresa, Ci-ências Contábeis, Direito, Geo-grafia, História, Letras: Portu-guês, Letras: Inglês, Letras: Por-tuguês/Francês, Pedagogia, Ma-temática, Química e Ciências Bio-lógicas. Na extensão de Maceió,será ofertado o curso de Admi-nistração Pública.

No Campus II, em Santanado Ipanema, Pedagogia, CiênciasBiológicas e Zootecnia. No Cam-pus III, em Palmeira dos Índios,Pedagogia, História, Geografia,Letras: Português, Letras: Inglês,Matemática, Química e CiênciasBiológicas. No Campus IV, emSão Miguel dos Campos, os can-didatos disputam vagas nos cur-sos de Letras: Português; Letras:Inglês e Letras: Espanhol e Ci-ências Contábeis. Já no CampusV, em União dos Palmares, hácursos de Letras: Português, Le-tras: Inglês e Geografia.

Para os candidatos que de-sejam ter a isenção da taxa depagamento, é necessária a docu-mentação comprobatória queatendam ao que estabelece a lei.

INVESTIMENTO

Passo do Camaragibe teráUnidade Básica de SaúdeJorge BarbozaRepórter

MARAGOGI - O secretáriode Estado da Saúde, HerbertMotta, assinou ordem de servi-ço para construção de uma Uni-dade Básica de Saúde em Passodo Camaragibe. Na ocasião, foifeita, também, a entrega de umaambulância. Participaram dasolenidade o vice-governadorJosé Wanderley e a prefeita Vâ-nia Quirino.

A construção dessa unida-de de assistência médica emPasso do Camaragibe faz parte

de um pacote de 15 UnidadesBásicas de Saúde destinadasaos municípios alagoanos, pro-jeto realizado em convênio daSecretaria de Estado da Saúdee a Universidade Estadual deCiências da Saúde de Alagoas(Uncisal).

“A ação faz parte da pro-posta de fortalecimento da aten-ção primária e do ProgramaSaúde da Família (PSF)”, assi-nalou o secretário Herbert Mot-ta.

As Unidades Básicas deSaúde (UBS) serão construídascom verba própria do progra-

ma estratégico Prosaúde, comorçamento de R$ 8,3 milhões.Além de Passo do Camaragibe,serão beneficiados os municí-pios de Penedo, Delmiro Gou-veia, Piranhas, Tanque d’Arca,Taquarana, Messias, Paripueira,Pão de Açúcar, São José da Ta-pera, Major Isidoro, Jacaré dosHomens, Dois Riachos, CampoAlegre e Lagoa da Canoa.

A prefeita Vânia Quirinodisse que a Unidade Básica deSaúde em Passo de Camaragibe“beneficiará o atendimento nascomunidades onde moram pes-soas mais carentes”.

SAÚDE

Municípios desenvolvemações contra o tabagismoDa Editoriade Municípios

Para conscientizar a popula-ção sobre os males que o taba-co traz à saúde, a Secretaria deEstado da Saúde (Sesau) reali-za, até o dia 3 de setembro, aSemana Nacional de Combateao Fumo. A ação é promovidapela Coordenação Estadual deControle do Tabagismo e conta

com atividades em diversosmunicípios alagoanos.

Este ano, a Campanha Na-cional de Combate ao Fumo terácomo tema "Mulher, você me-rece algo melhor que o cigar-ro". Isso porque o Ministério daSaúde (MS) aponta que a mu-lher tornou-se um dos alvos pre-diletos de campanhas patroci-nadas pela indústria do tabaco,que passou a divulgar o cigar-

ro como símbolo de emancipa-ção e independência.

Essa realidade, ainda deacordo com o MS , fez aumen-tar o índice de mulheres quefumam durante a gravidez.Realidade que se deve ao fatode as futuras mamães parece-rem estar desinformadas sobreos sérios riscos que os bebês cor-rem quando eles fazem uso dotabaco.

Programação segue até setembroDe acordo com a programa-

ção elaborada junto às Secreta-rias de Saúde Municipais, de 23a 27 deste mês as ações irão seconcentrar em Anadia, Cajueiro,Campo Grande, Chã Preta, Co-lônia de Leopoldina, Feira Gran-de, Flexeiras, Jequiá da Praia,Maceió e Maragogi.

De 24 a 26 de agosto, as ativi-dades serão realizadas em Mes-sias, e no dia 29 de agosto será a

vez Marechal Deodoro, Olhod'Água Grande, Palmeira dos Ín-dios, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto,Penedo, Piaçabuçu, Pindoba, SãoJosé da Laje, São Luís do Qui-tunde, São Miguel dos Campos.

Entre as ações programadas,de acordo com a coordenadoraEstadual de Controle do Taba-gismo, Vetrúcia Teixeira, estãopalestras, panfletagens, apresen-tações culturais, caminhadas, ex-

posições, debates e a realizaçãode concursos de cartazes, paró-dias, poesias e artigos sobre osmales do tabagismo. "A indús-tria do tabaco tem evidenciadoque fumar é algo que aumentaa liberdade e, como as mulhereslutam pela igualdade de gêneros,temos que conscientizá-las quefumar não as emancipa, mascompromete sua saúde e a deseus filhos", frisou.

JORNALO JORNALO

Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Municí iospEntreLinhas

[email protected]

BALNEABILIDADEO Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou mais um re-

latório de balneabilidade das praias alagoanas, que indica ostrechos considerados impróprios para o banho. Maragogi é o únicomunicípio do litoral norte do Estado que apresenta praias ondeo banho não é recomendado. Os trechos ficam em frente à fozdo rio Salgado; em frente à foz do rio Maragogi; e também emfrente à foz do rio Persinunga.

As praias são consideradas impróprias pelo IMA quando maisde 80% das amostras de água, colhidas nas últimas cinco se-manas, ultrapassam 1.000 Número Mais Provável (NMP) decoliformes fecais. O instituto não recomenda o banho em até 24horas após a ocorrência de chuvas, na floração de algas, duran-te a incidência anormal ou elevada de enfermidades e nas se-manas classificada como impróprias.

NOVAS REGRAS

As secretarias de Desenvolvimento Urbano eHabitação, de Obras, de Meio Ambiente e dePlanejamento apresentaram aos empresários da constru-ção civil de Arapiraca a Minuta do Decreto para o par-celamento do solo no município. As novas regras esta-belecem os critérios para loteamentos, como a exigênciade novos documentos e a apresentação de projetos com-plementares, a exemplo da rede iluminação pública,drenagem e proximidade de serviços públicos, como es-colas e postos de saúde.

CRÉDITO EMERGENCIAL

Depois de quase dois meses aguardando a liberaçãodo crédito emergencial, concedido às vítimas da enchen-te, os bancos começaram a liberar os primeiros emprés-timos para os empreendedores das cidades atingidaspelas chuvas do primeiro semestre. Empresários, atendi-dos no Posto de Atendimento Empresarial (PAE), emQuebrangulo e Paulo Jacinto, assinaram os primeiroscontratos com o Banco do Nordeste.

POLO MOVELEIRO

A alagoana Madebras é a primeira empresa que ga-rantiu área no “Polo Moveleiro Nascimento Leão”, queestá em fase de construção, em Arapiraca. O empreendi-mento deve beneficiar cerca de 60 moveleiros da regiãoAgreste. Serão investidos cerca de R$ 5 milhões na cons-trução da unidade, em terreno de 96 mil m², no povoa-do Sítio Capim.

USO DA LINGUAGEM

A Universidade Federal de Alagoas (Uneal) sediou oprimeiro Encontro para Estudos Linguísticos, promovi-do pelo Programa Especial para Graduação deProfessores (PGP). O evento contou com a participaçãode cerca de 200 pessoas, entre educadores e alunos doprograma de graduação da Uneal, e teve como propostadiscussões teórico-metodológicas sobre a prática de aná-lise linguística.

SORTEIO IFAL

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) promove, a par-tir de segunda-feira, os sorteios para selecionar os pri-meiros alunos de sete novos campi da instituição. O pri-meiro sorteio acontece em Maragogi. No dia 24 de agos-to, será a vez de a cidade de São Miguel dos Campos co-nhecer os novos alunos do Ifal. Dia 25 é a vez de Penedoe Arapiraca. No dia 26 de setembro, haverá os sorteiosnas cidades de Piranhas e Santana do Ipanema.

BENEFÍCIOS

O governo do Estado definiu critérios para o recebi-mento de benefícios concedidos pela Secretaria deEstado da Fazenda. Poderão usufruir da isenção doICMS 4.764 empresas dos municípios de Atalaia,Branquinha, Cajueiro, Capela, Ibateguara, Jacuípe,Joaquim Gomes, Jundiá, Matriz do Camaragibe, Murici,Paulo Jacinto, Quebrangulo, Rio Largo, Santana doMundaú, São José da Laje, São Luís do Quitunde,Satuba, União dos Palmares e Viçosa. Juntos.

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Os gerentes das agências da Previdência Social dePalmeira dos Índios e Viçosa se reúnem com trabalha-dores rurais da região na próxima segunda-feira. A pri-meira reunião ocorre, às 9h, na Agência Palmeira dos Ín-dios, situada à Rua Pedro Soares da Mota, s/n, Centro. Asegunda será às 14h, na Agência Viçosa, localizada naRua José Vilela, s/n, Centro. O INSS vai analisar os con-vênios com os sindicatos, além de prestar esclarecimen-tos para comprovação da atividade dos trabalhadoresrurais.

CAMPEONATO

A Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos deCoruripe realiza o segundo Campeonato Coruripensede Pesca Esportiva, na praia de Bebedouro, amanhã, apartir das 7h. Os esportistas podem participar, também,do torneio de futebol amador.

Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal recupereraram veículo roubado em Porto Real do Colégio

Page 13: OJORNAL 21/08/2010

AA1133

CMYK

O quarto da listaDiretoria do CRB troca o treinador Freitas por Edson Ferreira (ex-Murici)Luciano MilanoRepórter

Paulo Roberto Ghilardi, CelsoTeixeira, Natazílio Freitas doNascimento, demitido na manhãde ontem após a derrota do CRBpara o Botafogo-PB pelo Cam-peonato do Nordeste, e agoraEdson Ferreira, campeão alagoa-no pelo Murici, que assume nolugar do técnico demitido. Oanúncio da contratação de Edsonpara ser o quarto treinador al-virrubro nesta temporada foifeita pelo vice de futebol, Jobson

Cabral, logo após o anúncio dasaída de Freitas. Ele já se apresen-tou na tarde de ontem ao elen-co alvirrubro na Pajuçara e co-manda o time na decisão queterá amanhã contra o Campi-nense-PB em Campina Grandepela Série C.

Coincidentemente, cada umdos treinadores do CRB em 2010passou pelo clube com diferen-tes vice-presidentes de futebol.No início da temporada, o cargoera de Miguel Moraes (técnicoPaulo Roberto Ghilardi); em se-guida uma transição de Moraes

para o agora supervisor MarcosLima Verde (técnico Celso Teixei-ra); Lima Verde passou o bastãopara Valter do Vale, que demitiuCelso Teixeira e contratou Freitas;depois disso, Do Vale se afastoue o delegado da Polícia CivilJobson Cabral demitiu Freitas econtratou Edson Ferreira.

Com o jogo da última quin-ta-feira, contra o Botafogo-PB,Freitas completou nove jogos àfrente do CRB. Desses, o ex-téc-nico venceu quatro vezes, em-patou uma vez e foi derrotadopelo mesmo número de vitórias

no Brasileiro Série C e Nordestão.Areportagem de O JORNALen-trou em contato com o treina-dor, mas preferiu não falar.

Freitas vinha sendo criticadopela maneira como mandava otime a campo. Torcida e parte daimprensa não entendiam a pos-tura defensiva da equipe. Apósa derrota contra o Botafogo, ementrevista ao radialista da RádioJornal Marcelo Rocha, Freitasdisse que existiu algo de “estra-nho” na derrota do Galo para oAlecrim por 3x2, assim como naderrota para o Botafogo-PB.

Edson Ferreira já iniciou, ontem à tarde, o trabalho na Pajuçara

Flamengo teráde novo umataque de respeito

Até então, principal dor decabeça dos torcedores, o ataquerubro-negro, com a chegada deDiogo e Deivid, passa a ter qua-lidade parecida à das duplas defrente que deixaram o clube re-centemente. Pelo menos, essa éa esperança de todos no Flamen-go.

Para quem se acostumou aver Adriano fazer parceria comEmerson, Zé Roberto e VagnerLove, ter de assistir a Val Baianoe Borja jogarem era realmentealgo difícil de engolir. Mas agora,acreditam os rubro-negros, tudoserá diferente.

“A chegada dos dois vai serboa. Borja não veio para ser so-lução e nós nunca cobramos issodele. Leandro Amaral, agora, po-derá voltar aos poucos, ganhan-do ritmo de jogo. Os dois quechegam vêm como esperança,até pelo alto valor investido”, co-mentou Zico.

ESQUEMA - Os contratadosse encaixam perfeitamente noperfil de atacantes idealizado porRogério Lourenço. O treinadorqueria que chegassem apenas jo-gadores que estivessem prontospara vestir o uniforme e jogar.Assim foi feito.

O treinador, entretanto, nãoterá um atacante de referência.Tanto Deivid quanto Diogo sãomais de cair pelos lados do cam-po, abrindo espaços. Sendo as-sim, caberá ao ex-atacante do Fe-nerbahçe modificar um pouco asua característica para passar aatuar mais dentro da área.

Como são jogadores degrande mobilidade, Deivid eDiogo poderão continuar a cairpelos lados, desde que os ar-madores Petkovic e Renato,que formarão o meio de campoao lado de Correa e Willians,consigam se apresentar paraas finalizações.

“Estou na Europa há cincoanos, mas posso me readaptarrapidamente ao futebol brasilei-ro. Participei da pré-temporadado Fenerbahçe e vou precisar so-mente de algum tempo para meentrosar com o time”, explicouDeivid, ao site oficial do Fla.

FIBA

Oscar Schmidt é o novomembro do Hall da Fama

O ídolo brasileiro Oscar Sch-midt recebeu ontem mais umimportante título na carreira:seu nome no Hall da Fama Fe-deração Internacional de Bas-ketball (Fiba). A cerimônia depremiação da será realizada nodia 12 de setembro, em Istambule haverá uma homenagem na

final do Campeonato Mundial.Antes do “Mão Santa”, ou-

tros três brasileiros já haviamrecebido a premiação: AmauryPasos, Hortência Marcari e TogoRenan Soares, o “Kanela”.

Ídolo do esporte brasileiro,Oscar disputou 326 partidasoficiais e marcou 7.693 pontos

com a camisa do Brasil. Entreas principais conquistas, desta-que para medalha de bronzeno Campeonato Mundial dasFilipinas (1978), a medalha deouro nos Jogos Pan-America-nos de Indianápolis (1987) e ostrês títulos Sul-Americanos(1977, 1983 e 1985).

CSA tem desfalquespara duelo com o Santa

PO técnico Lino do CSArealizou um coletivo na tardede ontem de olho na partidacontra o Santa Cruz, no ReiPelé. Classificado à próximafase da Série D e líder doGrupo 4 da competição na-cional, o Azulão entra emcampo amanhã para tentarmanter os 100% e, como con-firmou a O JORNAL, o vice-presidente de futebol CíceroEugênio, vencer o Santa Cruze eliminar os pernambucanosde qualquer possibilidade declassificação para a segundaetapa da disputa. Hoje, o CSAtem 15 pontos, seguido peloSanta, que tem 8, Confiança 7e o Potiguar, que ainda nãopontuou. A segunda vaga dachave está em jogo para aequipe da Cobra Coral e oDragão do Bairro Industrialde Sergipe.

A classificação do Santaserá obtida caso a equipe nãoperca em Maceió. Já oConfiança precisa vencer oPotiguar em Mossoró poruma diferença de quatro gols(já que tem saldo negativo dedois gols e o Santa de doispositivos) e torcer para que oCSA derrote o adversário per-nambucano.

Para a partida, o técnico

Lino não poderá contar como volante Marco Antônio. Omeio-campista foi expulsocontra o Confiança, na roda-da passada, e terá quecumprir suspensão automáti-ca, e também continua sempoder contar com o lateral-di-reito Celso por mais oito dias.O jogador sofreu um afasta-mento do músculo adutor dacoxa e está entregue aoDepartamento Médico doclube. O retorno de Celso é

aguardado para a fase demata-mata.

Além dos dois, Lino tam-bém não sabe se pode contarcom o zagueiro Anderson LaBamba, que faz trabalhos físi-cos e aguarda para saber seterá condição de atuar. Ontem,Lino deixou escapar que temdúvida também no gol entreAnderson e o reserva Jéferson,e afirmou que o meia Wel-lington pode ter uma chance.(L.M.)

Novo técnico quer mudar atitude do grupoJá o novo treinador alvirru-

bro disse em entrevista à impren-sa esportiva que encara sua idapara a Pajuçara como mais umdesafio na carreira profissional.Questionado sobre o que precisamudar para que a equipe saia deCampina Grande amanhã comuma vitória contra o Campinense,Ferreira afirmou que mudar a ati-tude, nessas horas, é o mais im-portante para poder vencer.

Com um discurso religioso,Edson Ferreira disse que Deusestá com ele e que isso o faz acre-ditar na recuperação do CRB naTerceira Divisão. Vale lembrarque hoje o Galo está na penúlti-

ma posição do Grupo B, com 4pontos ganhos. O Alecrim lideraa chave com 8, seguido do ABCcom 7, além do Campinense, quesoma 5 pontos e enfrenta em casao CRB.

“É um desafio assumir o CRB.Mas a vida é feita disso, e encarocomo mais um incentivo naminha carreira para que eu possame aperfeiçoar. A atitude deveser vencedora, ousada e, princi-palmente fora de casa, não pode-mos jogar com o Campinensepara se defender, ficar lá atrás.Vamos lá em Campina Grandepara ganhar o jogo, temos todacondição para isso. Vou conver-

sar com o elenco hoje à tarde(ontem) e, com Deus ao nossolado, iremos sair vitoriosos, coma Glória Dele”, declarou EdsonFerreira.

BOA NOTÍCIA - Para a par-tida, Edson estreia já podendocontar com o meia Ewerton, jo-gador em que o clube depositatodas as esperanças para que asjogadas ofensivas saiam com qua-lidade para os atacantes concluí-rem em gol. O jogador sofreuuma entorse no tornozelo con-tra o Alecrim, esteve no De-partamento Médico até a últimaquinta-feira, quando retornou

aos treinamentos na Pajuçara enada sentiu.

Outro que seria dúvida para oconfronto na Paraíba, o tambémmeia Dio saiu do Rei Pelé recla-mando de fortes dores na coxa,após a derrota do Galo para oBotafogo-PB. Entretanto, o joga-dor colocou o material e participouda reapresentação normalmente.Dessa forma e com o retorno doatacante Edmar, que atuou naquinta passada, o CRB deverá ircompleto para a partida do fimde semana. Hoje, o time treina pelamanhã, almoça e, sem seguida,viaja para Campina Grande.(L.M.)

JORNALO JORNALO

Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Es ortesp

EEqquuiippee PPGG JJ VV EE DD GGPP GGCC SSGG %%1º Fluminense 32 14 10 2 2 23 9 14 76%2º Corinthians 28 14 8 4 2 24 16 8 67%3º Avaí 22 14 6 4 4 25 22 3 52%4º Botafogo 21 14 5 6 3 25 17 8 50%5º Cruzeiro 21 14 5 6 3 16 13 3 50%6º Ceará 21 14 5 6 3 10 7 3 50%7º Internacional 20 13 6 2 5 19 18 1 51%8º Flamengo 20 14 5 5 4 13 11 2 48%9º Vasco 20 14 5 5 4 14 15 -1 48%10º Palmeiras 19 14 4 7 3 16 14 2 45%11º Santos 18 13 5 3 5 21 20 1 46%12º Guarani 18 14 4 6 4 17 20 -3 43%13º São Paulo 17 14 4 5 5 18 17 1 40%14º Vitória 17 14 4 5 5 18 19 -1 40%15º Grêmio 15 14 3 6 5 17 19 -2 36%16º Atlético-PR 14 14 4 2 8 17 26 -9 33%17º Atlético-MG 13 14 4 1 9 17 26 -9 31%18º Goiás 13 14 3 4 7 13 22 -9 31%19º G.Prudente 12 14 3 6 5 15 18 -3 36%20º Atlético-GO 9 14 2 3 9 11 20 -9 21

EEqquuiippee PPGG JJ VV EE DD GGMM GGSS SSGG %%1 CSA-AL 24 12 7 3 2 26 19 7 66,67%2 ABC-RN 23 11 7 2 2 22 11 11 69,70%3 Vitória-BA 20 11 6 2 3 19 14 5 60,61%4 Treze-PB 20 12 6 2 4 18 17 1 55,56%5 CRB-AL 18 13 5 3 5 12 13 -1 46,15%6 Bahia-BA 18 12 5 3 4 13 16 -3 50,00%7 Náutico-PE 17 12 4 5 3 19 17 2 47,22%8 Ceará-CE 16 12 4 4 4 17 15 2 44,44%9 América-RN 16 12 4 4 4 13 12 1 44,44%10 Santa Cruz-PE 15 12 3 6 3 18 14 4 41,67%11 Confiança-SE 13 12 3 4 5 18 22 -4 36,11%12 Botafogo-PB 12 11 3 3 5 14 12 2 36,36%13 Fortaleza-CE 10 12 3 1 8 11 19 -8 27,78%14 Fluminense-BA 10 12 2 4 6 14 19 -5 27,78%15 Sergipe-SE 10 12 2 4 6 11 25 -14 27,78%

JJooggaaddoorreess::Arvydas Sabonis (Lituânia)

Cheryl Miller (Estados Unidos)DitoMeneghin (Itália)

Dragan Kicanovic (Sérvia)Natalia Zassoulskaya (Rússia)

Oscar Schmidt (Brasil)Vlade Divac (Servia)

TTééccnniiccooss::Lindsay Gaze (Austrália)

Evgeny Gomelsky (Rússia)Mirko Novosel (Croácia)

AArrbbiittrrooss::Jim Bain (Estsados Unidos)

Konstantinos Dimou (Grécia)CCoonnttrriibbuuiiddoorreess::

George Killian (Estados Unidos)Hans-Joachim Otto (Alemanha)

Ernesto Segura de Luna (Espanha) – in memorianAbdoulaye Seye Moreau (Senegal)

Al Ramsay (Austrália)

Alisson marcou três gols nesta semana com a camisa do Azulão

Marco Antônio

SÉRIE A DO BRASILEIRO

NORDESTÃO

CONFIRA A LISTA COMPLETA DA CLASSEDE 2010 DO HALL DA FAMA DA FIBA

Page 14: OJORNAL 21/08/2010

CMYK

SANTOS

Neymar avisa: “Posso servir de exemplo”

Pretendido pelo Chelsea(ING), que oferecia propostamilionária para contar com seufutebol, e ao mesmo tempo ou-vindo do Santos que o melhorera ficar no clube do seu cora-ção. Essa era a situação deNeymar até esta quinta-feira,dia em que decidiu permane-cer na Vila Belmiro. Após tomara decisão, o atacante de 18 anosdisse que pode servir de exem-plo para os demais jogadores .

“Só dinheiro não nos trazfelicidade. Estou marcando ofutebol brasileiro, ao ficar noSantos depois de uma propos-ta muito boa do Chelsea (ING).Posso servir de exemplo, que(os jogadores) fiquem nos clu-bes de coração”, pediu a Joia,deixando claro seu amor peloPeixe.

Convivendo com a novelasobre a sua saída ou não há umbom tempo, o jogador, quesempre se mostrou incomoda-

do quando perguntado sobreo assunto, confessou ter tiradoum peso das costas, após tomara decisão de ficar no Peixe.

“O peso (que sai das costas)é muito grande, bem maiorpara o meu pai (Neymar daSilva Santos) e empresário(Wagner Ribeiro), que brigame discutem tudo. Eu só jogo fu-tebol, a decisão final cabe aojogador. Conversamos e decidi-mos ficar. Estou feliz aqui. É oque eu quero. Só dinheiro nãotraz felicidade”, admitiu.

O atleta, por fim, revelouque conversou muito com seupai e, junto dele, entendeu quenão era o momento para deixaro Santos rumo ao VelhoContinente europeu. Feliz noPeixe, ele deixa claro, porém,que o estilo do futebol daEuropa não o intimidou, poispensa que se conseguiu jogarbem no Brasil, pode atuar bemem qualquer lugar.

BRASILEIRÃO

Botafogo recebe oAvaí no Engenhão

No duelo de integrantesdo G4 pela 15ª rodada doBrasileiro, o Botafogo, quartocolocado na competição, re-cebe hoje o Avaí, em terceiro,às 18h30 (de Brasília), noEngenhão. Com apenas duasvitórias em casa, o Alvinegroquer os três pontos para au-mentar a sequência de trêstriunfos e seis jogos de inven-cibilidade, além de ultrapassaro rival catarinense, que sólevou a melhor em uma par-tida fora de Santa Catarina.

Além disso, a estátua doídolo Jairzinho será inaugu-rada em cerimônia às 16h30,no setor Oeste do estádio, aolado das peças feitas paraNilton Santos e Garrincha. Aobra feita pelo artista plásticoEdgar Duvivier tem 2,5 me-tros de altura e mais 2 metroscom o pedestal.

Motivado pela mobiliza-ção da torcida alvinegra, queaté esta sexta-feira já haviacomprado cerca de 12 ingres-sos para o jogo e esgotado asentradas do Setor Norte, os jo-gadores do Glorioso sabemque não podem tropeçar sequiserem tirar a vantagem de11 pontos distante conseguidapelo líder Fluminense, quetem 32. Sem partidas oficiaisdurante a semana, Joel San-tana aproveitou o períodopara trabalhar a equipe e fazeralguns testes.

Com Alessandro suspen-so por levar contra o AtléticoGoianiense o terceiro cartãoamarelo, Joel ainda não reve-lou o novo dono da vaga nalateral-direita, mas a tendên-cia é que ela fique comSomália e por isso Renato Cajádeve entrar no time para atuar

no meio de campo. Titular nooutro lado da lateral, MarceloCordeiro convocou o públicopara empurrar o Glorioso.

Classificado para a próxi-ma fase da Copa Sul-Ame-ricana e com 22 pontos noBrasileiro, o Avaí deve enfren-tar o Botafogo com vários re-servas. O técnico AntônioLopes comandou atividade namanhã de ontem na qual sóparticiparam os atletas quenão atuaram contra o Santos,na Ressacada, na última quar-ta.

Quatro jogadores já sãodesfalques certos para a par-tida no Engenhão: o zagueiroRafael, o volante Rudnei e osmeias Caio e Davi, que cum-prem suspensão. Os prová-veis substitutos deverão serGabriel, Bruno, Leandro Bon-fim e Jeferson, respectivamen-te.

Além dos suspensos, ou-tros titulares devem ser pou-pados, mas o goleiro Renan eo atacante Vandinho têm boaschances de jogar. O meiaValber, recém-contratado, e oexperiente atacante Sávio sãooutras alternativas.

BOTAFOGO: Jefferson,Leandro Guerreiro, AntônioCarlos e Fábio Ferreira; So-mália, Marcelo Mattos, RenatoCajá, Maicosuel e MarceloCordeiro; Jobson e Herrera.Técnico: Joel Santana.

AVAÍ: Renan, Patric,Gabriel, Emerson Nunes ePará; Marcinho Guerreiro,Bruno, Leandro Bonfim eJeferson; Vandinho e Leo-nardo. Técnico: Antônio Lo-pes.

SÉRIE A

Ceará enfrenta hoje oGrêmio em Fortaleza

O Ceará se prepara para abatalha contra o Grêmio, queserá disputada hoje, às 18h30,no Castelão. Para voltar avencer desde o fim da Copado Mundo e figurar no G4 doCampeonato Brasileiro, os jo-gadores do Vozão já seguema linha de trabalho de seunovo comandante, MárioSérgio. Uma linha dura.

Após dez rodadas entreos quatro primeiros coloca-dos da competição, o Cearácaiu para sexto lugar. Porisso, a diretoria do clube con-tratou Mário Sérgio, que, emsua primeira semana à fren-te da comissão técnica, botouordem no pelotão alvinegro.O treinador afastou 12 joga-dores, fez treinamentos se-cretos e proibiu entrevistas.

DISCURSO - “A clubenenhum imponho situaçõesincomodas para diretoria. Eu

jamais posso vir treinar umtime para salvá-lo do rebai-xamento. O Ceará está emsexto lugar com possibilida-des de chegar a Libertadoresou Sul-Americana. A dife-rença de um time para ooutro é mínima, se tira coma vontade dos jogadores.Acredito que a equipe vácrescer”, declarou MárioSérgio em sua apresentação.

CEARÁ: Diego; Diogo,Fabrício, Anderson e Er-nandes (Eusébio); Michel,Heleno, João Marcos e Rei-na; Washington e MagnoAlves. Técnico: Mário Sér-gio.

GRÊMIO: Victor; Ozeia,Rafael Marques e Neuton;Edilson, Ferdinando, WillianMagrão, Douglas, Souza eFábio Santos; Jonas. Técnico:Renato Gaúcho.

Confederação quer seleção jogando mais no PaísApós o pedido de Ricardo

Teixeira por uma maior apro-ximação da seleção brasilei-ra com o povo, a CBF vai ten-tar receber autorização da Fifapara realizar mais amistososno país. Como não jogará aseliminatórias por ser o anfi-trião da Copa do Mundo de2014, o time de ManoMenezes só poderá realizarum jogo por ano em casa comatletas da Europa. Pelas re-gras atuais, os jogadores con-vocados têm que viajar nomáximo a um destino locali-zado a quatro horas dos seusclubes.

De acordo com o site daFifa, o próximo confronto daseleção será com a Argentina,no dia 17 de novembro, noQatar. A CBF não confirmou arealização do jogo, mas a asses-soria de imprensa afirmou quea ideia não é impossível de serrealizada. Recentemente, Ri-cardo Teixeira assinou umacordo com a AFA para a rea-lização de dois jogos por anocom os hermanos, a partir de2011, apenas com jogadoresque atuam em clubes locais

(uma reedição da antiga CopaRoca).

Ontem, Mano convocou22 atletas que jogam naEuropa para um período detreinos na Espanha, entre 2 e8 de setembro. O técnico nãoaprovou as opções de sele-ções que se candidatarampara amistosos e usará asdatas separadas pela Fifa para

eliminatórias da Eurocopaapenas para treinamento emBarcelona e dois jogos-treinos,provavelmente com timesamadores.

“É lógico que lá pra fren-te faremos amistosos com se-leções que não sejam tão re-nomadas, pois poderemos en-tender que naquele momen-to será o melhor para a sele-

ção. Agora, entre um tipo denível de rival e o trabalho detreinamentos, isso vai nos tra-zer mais benefícios”, disse otreinador.

Mano e a CBF não revela-ram os nomes dos países quetentaram jogar com o Brasil.Pelo menos quatro propostaschegaram à federação, in-cluindo de sul-americanos(sem ser Paraguai, Uruguaiou Argentina). Dois amisto-sos já estão marcados para oano que vem: França, em 9 defevereiro, e Alemanha, 10 deagosto. A CBF acredita quemais seleções de ponta mar-carão partidas com o Brasil,aproveitando as folgas daseliminatórias.

Segundo a CBF, a Fifa tam-bém proíbe partidas de sele-ções contra combinados ouclubes. Por isso, a ideia derealizar partidas assim noBrasil, com jogadores queatuam no país, foi descartada.Mano acabou não chamandonenhum atleta de time brasi-leiro para os treinos naEuropa, evitando prejudicaras equipes no Brasileirão.

AA1144 Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Esportes JORNALO JORNALO

Para europeu verMano Menezes chama três estreantes para treinos da seleção brasileira

O técnico Mano Menezesconvocou hoje 22 jogadores queatuam no exterior para perío-do de treinos da seleção naEuropa, entre os dias 30 deagosto e 9 de setembro. O trei-nador chamou três estreantes:os meias Douglas Costa (Shak-htar), Fernandinho (Shakhtar)e Philippe Coutinho (Inter-

nazionale).A seleção tinha disponível

duas datas da Fifa para amis-tosos oficiais em setembro, nosdias 4 e 8. No entanto, a CBFnão encontrou adversários parao time de brasileiro, que reali-zará apenas treinamentos.

A possibilidade já haviasido admitida por Mano du-

rante evento de um dos patro-cinadores da seleção, na se-gunda-feira.

“Não temos a condição idealna Granja (Comary, em Teresó-polis). Visitei as dependênciase passei isso para as pessoas daCBF. Se não for para nos reunir-mos na Granja, não há sentidofazer em outro lugar do Brasil.

Estaríamos nos atrapalhandomais do que ajudando”.

Esta foi a segunda convo-cação de Mano à frente da se-leção. A primeira aconteceu nofim de julho, para o amistosocontra os Estados Unidos, hádez dias. O jogo, disputado emNova Jersey, terminou com vi-tória brasileira por 2 x 0.

GGOOLLEEIIRROOSS::

Gomes (Tottenham)

Diego Alves (Almería)

LLAATTEERRAAIISS::

Daniel Alves (Barcelona)

Rafael (Manchester)

André Santos (Fenerbahçe)

Marcelo (Real Madrid)

ZZAAGGUUEEIIRROOSS::

Alex (Chelsea)

David Luiz (Benfica)

Henrique (Racing Santander)

Thiago Silva (Milan)

VVOOLLAANNTTEESS::

Hernanes (Lazio)

Ramires (Benfica)

Sandro (Tottenham)

Lucas (Liverpool)

MMEEIIAASS::

Carlos Eduardo (Hoffenheim)

Douglas Costa (Shakhtar)

Fernandinho (Shakhtar)

Philippe Coutinho (Internazionale)

AATTAACCAANNTTEESS::

Alexandre Pato (Milan)

Robinho (Manchester City)

André (Dínamo de Kiev)

Hulk (Porto)

CONFIRA A RELAÇÃO DE CONVOCADOS:

AGENDA DE HOJE

CAMPEONATO BRASILEIRO

18h30 - Goiás x Grêmio Prudente18h30 - Botafogo x Avaí18h30 - Ceará x Grêmio

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE B

15h50 - Santo André x Bragantino15h50 - Ipatinga-MG x Coritiba15h50 - Icasa x Náutico16h10 - Guaratinguetá x América-MG21h00 - Bahia x Brasiliense-DF

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE C

19h - Marília x Macaé

CAMPEONATO FRANCÊS

14h - Toulouse x Arles-Avignon14h - Rennes x Saint-Etienne14h - Olympique x Lorient14h - Lens x Monaco14h - Lyon x Brest14h - Nice x Nancy16h - Auxerre x Valenciennes

CAMPEONATO ARGENTINO - APERTURA

14h15 - Quilmes x Lanús16h15 - Vélez Sarsfield x Argentinos Juniors18h20 - Godoy Cruz x Olimpo20h20 - Racing Club x San Lorenzo

CAMPEONATO PORTUGUÊS

15h15 - Vitória de Setúbal x Braga17h15 - Nacional da Madeira x Benfica

CAMPEONATO INGLÊS

11h - Arsenal x Blackpool11h - Birmingham x Blackburn Rovers11h - Everton x Wolverhampton11h - Stoke City x Tottenham11h - West Bromwich Albion x Sunderland11h - West Ham x Bolton13h15 - Wigan x Chelsea

CAMPEONATO ALEMÃO

10h30 - Hoffenheim x Werder Bremen10h30 - Borussia M�gladbach x Nuremberg10h30 - Colônia x Kaiserslautern10h30 - Freiburg x St. Pauli10h30 - Hannover x Eintracht Frankfurt13h30 - Hamburgo x Schalke 04

ManochamouDouglasCosta,

Fernandinho ePhilippeCoutinho

Page 15: OJORNAL 21/08/2010

CMYK

APTO. VENDA

BENEDITOBENTES

VENDO apto. no Edf. B.Bentes, andar alto, exce-lente vista, nasc. c/armários.Direto com o proprietário.Tr.: 9131-9576, c/Antônio.

CRUZDAS ALMAS

CRUZ DAS ALMAS –VENDO apto sala p/ 02 am-bientes com varanda, comlinda vista para o mar, 02quartos sendo 01 suíte, Wcsocial e de serviço, cozinha,01 vaga. R$ 130 mil. Aceitofinanciamento. TR. 9351-4440- CRECI 343.

FAROLVENDE-SE apto. no Farol,c/ 3 qtos., s/1 ste. + dce,todo com armários. Tr.:9341-6222 VENDO apto (Rua ColégioMarista), Sala L com varan-da, 03 quartos sociais,sendo 01 reversivel, Wc so-cial, coz., área de serviço,nascente. R$ 155 mil.Tr.9351-4440 - CRECI 343. COND. MORADA DASÁRVORES - VENDO aptosala c/varanda, 03 quartossendo 01 suite, todos comarmários, lavabo, cozinha,área de serviço, dependên-cia completa empregada,01 vaga, área útil 115m².salão de festas; piscina,poço artesiano e ótima lo-calização.R$ 155 mil.Tr.9351-4440 CRECI 343.

FAROL – VENDO aptogrande com área 117m² to-talmente reformado, comsala 2 ambientes, 03 quar-tos sociais, sendo 01 suíte,Wc social, cozinha, repletode armários, tudo novinho.01 vaga de garagem.Prédiocom gerador, salão festas,play ground. R$ 230 mil. Tr.9351-4440. CRECI 343. FAROL – VENDO apto viz-inho a UNIMED, sala comvaranda, 03 quarto comoarmários, sendo 01 rever-sível, cozinha, área serviço,WC social. 01 vaga.Pertinho de tudo. Prédiocom gerador, 02 elevadores.R$ 160 mil. TR 9351-4440CRECI 343. VENDO apto (em con-strução) pelo plano governoMinha Casa Minha Vida.Sala, 03 quartos, Cozinha,Wc social, área de serviço.Prédio 3 elevadores, salãofestas, piscina p/ adulto einfantil. Área de lazer. A par-tir de R$ 112 mil. Tr. 9351-4440 - CRECI 343.

JATIÚCANOVINHO VENDE Edf.Roberto Malta, 1 qto., sala,wc social e 1 garagem. Tr.:9982-5470. Creci: 136-F. NOVINHO VENDE Edf.Enseada Jatiúca, 3 qtos.,s/3 stes., c/armários, salacoz., wc’s e 3 garagens defrente p/ o mar. Tr.: 9982-5470. Creci: 136-F. NOVINHO VENDE Edf.Roberto Malta, 2 qtos. C/ar-mários, s/1 ste., coz. C/ar-mários, wc social, 1garagem. Tr.: 9982-5470.Creci: 136-F. NOVINHO VENDE Edf.Vivart, 3 qtos., s/1 ste., coz.,wc’s e 2 garagens. Tr.:9982-5470. Creci: 136-F. VENDO/TROCO apto Sala2 ambientes, com varanda,4 quartos s/2 suites, WC so-cial, Coz., Area de serviço,DCE, 02 vagas de garagem.Área útil 120m². R$ 400 mil.Aceito: imóvel menor valor,carro, financiamento. Tr.9351-4440 CRECI 343.

JACINTINHO OPORTUNIDADE! VENDO2/4, sala, nascente, con-domínio fechado com se-gurança, boa localização sóR$ 65.000,00. Aceito finan-ciamento pela caixa. Tr.9972-8960/ 9104-0871/8896-3946/ 8823-2080.Creci 1007

MANGABEIRAS MANGABEIRAS – VENDOapto Jardim Vaticano, salacom varanda, 03 quartos,Cozinha, Dependência com-pleta empregada. Área deserviço. Frente para a rua.R$ 150 mil.Tr. 9351-4440CRECI 343

OUTROSBAIRROS

VENDE-SE apartamento noVale do Sol, c/3 qtos., sala,cozinha, banheiro etc. Tr.:3221-1409.

PONTAVERDE

PONTA VERDE – RUADEPUTADO JOSÉ LAGES- VENDO apto com 117m²,sala com varanda, 03 quar-tos sendo 01 suíte, Wc so-cial, DCE, 01 vaga. R$ 220mil. Tr. 9351-4440 CRECI343.

PONTA VERDE – 1ªQUADRA DA PRAIA-VENDO apto, sala 02 am-bientes, varanda grande, 03quartos sendo 01 suíte comvaranda, cozinha, com de-spensa. Área serviço, WcSocial, DCE,. 02 vagas.Nascente. Prédio com 02elevadores, salão festas.R$ 280 mil. TR. 9351-4440CRECI 343. PONTA VERDE – VENDOapto próximo ao Bom Preço.Sala com varanda, 03 quar-tos com armário, sendo 01reversível, 01 Wc social, co-zinha com armários, a.serviço, 01 vaga. Excelentelocalização. R$ 145 mil. Tr.9351-4440 CRECI 343. PONTA VERDE – VENDOapto quarto e sala repletode armários e todo mobili-ado com fogão, geladeira,sofá, mesa, ar condiciona-do. Nascente, Prédionovo,com piscina, salão defestas, excelente localiza-ção. Pronto para morar. R$125 mil. Tr. 9351-4440.CRECI 343.

PONTA VERDE. PORTRÁS HOTEL PONTAVERDE - VENDO apto emconstrução, entrega no-vembro 2010. De frente.Sala com varanda, 03 quar-tos sendo 02 suites,Cozinha, Wc social, depen-dencia completa emprega-da. 02 vagas. Melhor ter-minação. Área útil 102m².R$ 330 mil. Prédio comosalão festas, gerador, guari-ta, piscina. R$ 330. TR.9351-4440 CRECI 343. NOVINHO VENDE Edf.Dulce Maria, 3 qtos., s/1ste., sala, coz., wc social e1 garagem. Tr.: 9982-5470.Creci: 136-F. PONTA VERDE – VENDOapto sala com varanda,Gabinete, 03 suites,Cozinha, WC social, áreaServiço, Dependência com-pleta empregada. 03 Vagasde garagem. R$ 345 mil. Tr.9351-4440 – CRECI 343

PONTA VERDE – VENDOapto sala de estar e jantar,com varanda, 03 quartossendo 01 suíte, todos comarms. WC social, Cozinhac/ amrs. 2 vagas.A=110m².R$ 280 mil. Tr. 9351-4440CRECI 343. PONTA VERDE (SAN-DOVAL ARROXELAS) –VENDO apto com sala deestar e jantar com varanda,03 quartos sendo 02 suítes,cozinha, repleto de ar-mários. Àrea serviço, DCE.02 vagas. Prédio com salãoginástica, salão festas,sauna, piscina. R$ 300 mil.Tr. 9351-4440 CRECI 343. PONTA VERDE –PRÓXIMO A PRAIA.VENDO apto em con-strução entrega: Agosto2010 com 140m² área útilcontendo: Sala 2 ambientescom varandão, Gabinete,03 suítes, Cozinha, Wc so-cial, Dependencia comple-ta empregada, 03 vagas.Prédio com salão de festas,play ground, piscina, chur-rasqueira. R$ 430 mil. Tratarpelo telefone para contatos:9351-4440 CRECI 343.

VENDO apto sala de estare jantar, 3 qtos s/1 ste, coz.,DCE, 2 vagas de garagemmobiliado. Excel. local.Próximo a praia. R$ 280 mil.Tr. 9351-4440 CRECI 343.

PAJUÇARAPRAÇA LION -VENDOapto sala 2 ambientes, 2qtos sociais s/1 ste, coz.,área de serviço, wc social,de frente. 1 vaga. Prédionovo e entregue, com salãode festas, gerador, PlayGround, piscina grande nacobertura. R$ 170 mil.Tr.9351-4440 CRECI 343. NOVINHO VENDE Edf.Lyon, 3 qtos., s/ 1 ste., sala,cozinha, dce, 2 garagens.Tr.: 9982-5470. Creci: 136-F.

PRADO VENDO apto sala c/varan-da, 3 quartos com armários,sendo 01 suite, cozinha comarmários,Wc social com ar-mários. 1 vaga. Prédio comchurrasqueira, play gound,quadra futebol salão, voley,basquete. Excelente local-ização. R$ 140 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343.

SERRARIAVENDE-SE apto. noResidencial Vale Verde 3ºandar, 303, bloco 2, 3 qtos.,coz., garagem, wc social,campo de futebol, salão defestas, piscina. Tr.: 9129-7020/ 9902-4182. OPORTUNIDADE! VENDO3/4, sendo 1 com suíte, wcsocial, novo só R$95.000,00 FINANCIO PELACAIXA. TR. 9978-6430/8896-3946/ 9104-0871.Creci 1007

APTO. ALUGAFAROL

FAROL – ALUGO aptoPróximo ao Colégio Maristacom sala p/ ambientes, 03quartos sendo 01 suíte, de-pendência completa em-pregada, área serviço, co-zinha com despensa. 01vaga. Reformado. R$600,00 + condomínio.Nascente. Tr. 9351-4440CRECI 343.

CASAVENDAFAROL

FAROL – VENDO casa naRua do Hospital ArthurRamos, 03 salas, cozinharepleta de armários, de-spensa, 04 quartos sendo02 suítes, Closed, Wc so-cial, dependência comple-ta empregada, área de lasercomo churrasqueira, 02vagas. Totalmente reforma,finíssimo acabamento. R$280 mil.Tr. 9351-4440 –CRECI 343.

FAROL – PITANGUINHA –VENDO casa com 03 salas,02 terraços, Gabinete, 04quartos sendo 03 suítes, 02Cozinhas, 02 WC socais,Dependência completa em-pregada. Garagem 04 car-ros. R$ 230 mil. TR. 9351-4440 CRECI 343. FAROL – VENDO casacom piscina,duplex térreo:01 terraço, 01 sala, gabi-nete, 03 quartos sendo 01suíte, com armários, 01 c/closed, 01 WCs sociais, 01cozinha. 1º Andar: Sala, 02quartos sendo 01 suíte comarmários. WC social. E umponto comercial na frentedo terreno. R$ 360 mil.R$9351-4440 CRECI 343 FAROL – PRÓXIMO AOCOLÉGIO MONTESSORI-VENDO casa com sala devisita, sala de jantar, 03suítes, sendo 01 comclosed, todos com armários,depósito, área de serviço,cozinha com armários,DCE, garagem. R$ 170 mil.Tr. 9351-4440 CRECI 343.

JACINTINHO VENDO vila com 6 casin-has todas alugadas boa lo-calização. R$ 85.000,00. Tr.9972-8960/ 8823-2080/9104-0871. Creci 1007

JACARECICAJACARECICA – LOT.VISTA DO ATLÂNTICO -VENDO casa duplex, com02 salas, terraço, 03 quar-tos sendo 02 suítes todoscom armários, Cozinha comarms. Despensa, 02 vagasgaragem, com vista totalpara o mar. Há 200m dapraia. R$ 380 mil.

OUTROSBAIRROS

PARIPUEIRA –RUA PORTRAZ DA CASA VASCO -VENDA casa terreno 17,50x 23,90 varanda,02 salas,03 quartos, copa e cozin-ha, WC social, quintalenorme.R$ 65 mil. TR.9351-4440. CRECI 343

TABULEIRO OPORTUNIDADE! VENDO2/4, cerâmica, casa nova,em condomínio fechado sóR$ 25.000,00. Tr. 9978-6430/ 9104-0871/ 8896-3946. Creci 1007

SERRARIASERRARIA – VENDO ex-celente Casa com piscina,terreno medindo 24x36, 02terraços, gabinte, sala visi-ta, sala de jantar, 05 quar-tos, sendo 02 suítes comoarmários, 01 c/ closed, 02cozinhas 01 com armários,DCE, muita área verde,piscina, nascente, compiscina, rua asfaltada.Soltanos 04 lados. Excelente lo-calização. R$ 400 mil. Tr.9351-4440 CRECI 343. OPORTUNIDADE! VENDO3/4, sendo 1 suíte, 3 vagasna garagem, terreno medin-do 20x25, excelente local-ização só R$ 140.000,00,aceito carro menor valor. Tr.9978-6430/ 9104-0871/8896-3946. Creci 1007

COMERCIALVENDACENTRO

CENTRO - VENDO prédioComercial na Rua Cirilo deCastro, ao lado do merca-do da produção, com frentepara 02 Ruas com área con-struída total de 247,50m².Excelente para Comércio.Nascente. Excelente local-ização. R$ 120 mil. TR.9351-4440 CRECI 343.

POÇO VENDE-SE 01 sala, nº 104,no primeiro andar, na gale-ria Maceió Mall, na Av. DonaConstança, Sto. Eduardo.PREÇO PROMOCIONAL.Tr.: 9129-7020/ 9902-4182.

JORNALO JORNALO

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

Sábado, 21 de agosto de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: [email protected]

OPORTUNIDADE!VENDE-SE excelente casas na

Jatiúca, Tabuleiro, Serraria e PontaGrossa. Tel.: 8822.5050.

Creci: 1602.

ANÚNCIO INSTITUCIONALFruto de Termo de Ajuste de Conduta Firmado

com o Ministério Público do Trabalho.

“De acordo com o art. 5º da CF/88 c/c art.373-A da CLT, não é permitido anúncio deemprego no qual haja referência quanto aosexo, idade, cor ou situação familiar, ouqualquer palavra e/ ou expressão que possaser interpretada como fator discriminatório,salvo quando a natureza da atividade assimo exigir.”

LUIZ TAVARES VENDE no Edf. Al-barello, 3 qtos., s/ 1 ste., wc de em-pregada, coz., área de serviço, pis-cina, salão de festa, sauna, sala deginástica. P. para morar. Sinal + 100parcelas. Tr.: 9607-8869. Creci: 1251.E-mail: [email protected]

PONTO COMERCIAL – LANCHONETEEM FUNCIONAMENTO, COM INS-TALAÇÕES E UTENSÍLIOS NA PONTAVERDE.

TRATAR: 9331-7774

OPORTUNIDADE!VENDE-SE excelente apartamentono Dom Adelmo, quitado. Apenas

R$ 67.900,00. Tel.: 8822.5050.Creci: 1602.

Precisa-se de vendedorasautônomas para feirinha da

Pajuçara. Tr.: 8822-5797/ 8897-3424

LUIZ TAVARES VENDE no Edf.Nantes , 3 qtos., 1 ste. + wc de

empregada, 2 vagas de garagem,piscina, salão de festa, sala de

ginástica, guarita de segurança,100% na cerâmica. Sinal + 80

parcelas. Tr.: 9607-8869. Creci: 1251.E-mail: [email protected]

A15

Classificados

Page 16: OJORNAL 21/08/2010

TERRENOS VENDACAPITAL

OPORTUNIDADE! VENDOTerra de Antares medindo10x25 R$ 40.000,00; 12x30R$ 45.000,00. Tr. 9978-6430/ 9104-0871/ 8896-3946. Creci 1007 NOVINHO VENDE terrenono Loteamento Oceanis,med. 13x34 de grota (cond.Fechado). Tr.: 9982-5470.Creci: 136-F. NOVINHO VENDELoteamento comercial,Cargo Center, med. 14x32.A partir de R$ 130 mil, próx.A Polícia RodoviáriaFederal. Tr.: 9982-5470.Creci: 136-F. TABULEIRO- INOCOOP –VENDO área medindo20x100=2000m². Ótimapara galpão, depósito, oucasas do Projeto MinhaCasa, Minha Vida. R$ 170mil.Tr. 9351-4440 CRECI343.

SANTA AMÉLIA –VENDOterreno em CondomínioFechado de frente para aLagoa, medindo 10x30.Visão do paraíso. 60 mil. Tr.9351-4440 – CRECI 343. TABULEIRO PRÓXIMOAO AEROPORTO –VENDO terreno com 2frentes: 1 frente pista doaeroporto medindo 15x60 enos fundo virado para rualateral medindo 21x20.Todo documentado. R$ 280mil.Tr. 9351-4440 CRECI343. OPORTUNIDADE! VENDOTerreno medindo 12x18 c/1casa com 4 cômodos só R$33.000,00 e vários lotesmedindo 6x18 por R$ 15 mile parcelo. TR. 9972-8960/9978-6430/ 8896-3946/9104-0871. Creci 1007

INTERIOR NOVINHO VENDE terrenode frente p/ o mar e frentep/ AL 101 Sul, med. 57x250,próx. Ao Povoado da Lagoado Pau - Coruripe. Tr.: 9982-5470. Creci: 136-F.

PRAIAS LOTEAMENTO VISTA DOATLÂNTICO – VENDOTerreno medindo 15 x28=420m², excelente vistapara o mar. R$ 80 mil. Tr.9351-4440- CRECI 343

LOTES TERRENO SERRARIALOT. CARAJÁS II -VENDO 03 lotes juntosmedindo 30m frente por25m frente a fundos comoárea= 750m². totalmentenascente, excelente fun-dação. R$ 270 mil. Tr. 9351-4440 CRECEI 343.

EMPREGOS PROCURA-SE DOMÉSTICOS

PRECISO TRABALHARDE: doméstica, cozinheira,babá e fachineira. Durmo.Tr.: 8887-4570

OUTRASATIVIDADES

PRECISO TRABALHARDE: Aux. de Secretária,Atendente e Operador deComputador. Tr.: 9153-9202.

VEÍCULOS CHEVROLET

CELTAVENDE-SE Celta Spirit 1.0,2009, c/ar, trava elétrica ealarme. Tr.: 9996-3875.

VEÍCULOS FIAT UNO

VENDE-SE um Fiat Uno FarieFlex, 2008, seminovo, particu-lar, um ano de seguro geral. Tr.:9981-7896/ 9155-9410/ 3325-6097.

VEÍCULOS VOLKS PARATI

VENDE-SE Parati 2001, corprata, completa. Tr.:91167150.

VEÍCULOS IMPORTADOS

HONDAVENDO Civic, 99, auto-com-pleto, novo, c/manual do pro-prietário. R$ 19 mil. Tr.: 9933-4999/ 8802-6678

NEGÓCIOS DIVERSOS

VENDO todo material paramontar loja. Arara,manequim, bustos, cabides,birô, cadeira para escritório,balcão, arquivo estante etc.Tr.: 3325-1785/ 9309-4558.

JORNALO JORNALOClassificados

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

CMYK

Sábado, 21 de agosto de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: [email protected] A16

APTOS. PRONTOPARA MORAR

PONTAVERDEEd. Puerto Manzano - Área 120m² -Novo, varanda, sala, 3 suites s/ 02 re-vers, cozinha, serv, dce, piscina, 2 elev,2 vagas.Ed. Pascoal I - Cobertura duplex: Área286m² - Vista para o mar, sala 3 am-bientes, 3 qtos s/ 02 suite, wc social,copa/cozinha com armários, serviço,dce. 1º. Piso: Terraço descoberto, pis-cina, wc, 01 suite com varanda, 03vagas.Ed. Pallais Royal - Beira Mar - 194m²- 3 vgs, piscina, sl. festas, sala 3 amb,c/ terraço, lavabo, 3 suites, coz. serv, dce.Ac. Apto.Ed. Delphos - Área 155m³³ - piso gra-nito, sala 3 amb, c/ var c/ vista mar,home, 3 qtos s/ 2 suites ( sts. c/ arms,coz. c/ arms, serv, dce, 3 vagas, pisci-na sl. festaEd. Scarp - Área 165m² - R$ 420 mil- Sala com varanda, wc soc. c/ Box, 4qtos s/ 2 suites com arms, coz. c/ arms,serv, dce. Ed. Cassis - Área 80m² - Sala c/ var,3 qtos (st) coz, serv. cc serv, 02 elev,gerador, gás, área lazer, 01 vagas. Ed. Rui Palmeira - sala c/ varanda, wcsoc, 3 qtos s/ 01 revers, coz, serv, wcserv. R$ 150 mil. Ed. Cadore - quarto e sala, coz, wc.Prédio c/ piscina, salão festas, 01 vaga,2 elev, gerador. R$ 140 mil - pronto paramorar.Ed.. Tâmisa - Área 137m² - R$ 200 mil- Sala com varanda, wc social, 3 quar-tos sendo 01 suite c/ arms, coz. c/ arms,serv, dce, 01 vaga.Ed. Neo I - Vendo quarto e sala comarmários. Lazer na cobertura. Ambosnascente. R$ 180 mil, cada.Ed. La Place - Área 105m² - Varanda,sala, wc social, 3 quartos (st) cozinha,área serviço, dependência, 2 vagas, pis-cina, salão festas.Nascente.Ed. Vitor Hugo - Área 110m² - Varanda,sala, wc social, 3 qtos (st) coz, serv, dce.R$ 200 mil.

Ed. Houston - Área 106m² - varanda,sala, wc soc, 3 qtos (st) coz, serv, dce,piscina, 2 vagas. Ed. Cobertura Duplex - Vista para o mar,4 vagas livres, sala 3 ambientes, terra-ço, wc social com Box blindex e ar-mário, 2 suites com armários, copacom armários, cozinha com armários,área serviço com armários despensa,wc criada. 1º. Piso: sala TV, wc socialcom armário e box blindex, 01 suitecom terraço, closet com armários, wccom armário, blindex e hidro e área co-berta com apoio. Piso em granito.Aceito apto. 160m²

JATIÚCAEd. Venanzi - Área 120m² - R$ 350 mil- 2 vagas, piscina, salão festas, varan-da, sala, wc soc, 3 qtos (st0 coz, serv,dce. Andar alto, nascente.Ed. São Thiago - Área 90m² - R$ 120mil - Varanda, sala, wc soc, 3 qtos (st)coz, serv, dce. Financio CEF.Ed. Xingú - Sala c/ varanda, wc socialc/ Box e arm, 3 qtos (st) s/ 01 revers,cozinha c/ arm, serv, wc serv, 2 elev,01 vaga. R$ 150 mil . Financio CEF.Ed. Candará - Sala c/ var, wc social c/arms e Box, 3 qtos c/ arms s/ 01 suite,cozinha c / arms, serv, wc serv. R$ 140milEd. Damani - Sala c/ varanda, wc so-cial c/ Box, 3 qtos (st) todos c/ arms,cozinha c/ arms, serv. c/ arms, dce, 2elev, 2 vagas. R$ 210 mil - FinancioCEF.Ed. Romã - Área 84m² - R$ 160 mil- Sala, wc social, 3 qtos (st) coz, serv,01 vaga.Ed. Edmilson Pontes - Ao lado co

Corredor Vera Arruda - sala c/ var, 3qtos (st) todos c/ arms, coz. c/ arms, serv,dce, 01 vagaEd. Porto Valarta - Área media 63m²- novo, prox.. ao Shopping, 2 qtos (st).

MANGABEIRASEd. Martinica - Beira mar - Sala c/ va-randa com linda vista para o mar, wcsocial, 2 qots c/ vista p/ mar, cozinha,serv, dce, 01 vaga, 01 elevador. R$ 195mil.

Ed. Ipeuna - Varanda, sala, 2 qtos (st)s/ 01 c/ arms, wc soc. com box, coz.c/ arms, sob o balcão, serviço. R$ 110mil. Financio CEF;Ed. Povoa de Varzim - Varanda, sala,wc social, 3 qtos (st) coz, serv., 2 elev,01 vaga. R$ 170 mil.Condominio San Rafael - R$ 120 mil- financio CEF - Sala c/ varanda, wcsocia c/ blindex, 3 qtos s/ 01 reveres,coz, serv, wc serv.c/ blindex, 01 vaga. Ed. Roberto Malta - Vendo quarto esala, coz, wc., 2 elev, gerador, gás, 01vaga, armários, área serviço.

FAROLCondominio Egpicio - Sala estante,varanda, wc social com Box, 3 qtos,sociais, cozinha, área de serviço, wc ser-viço, 2 vagas. R$ 140 mil. FinancioCEF.Ed. Porchat - Área 170m² - Varanda,sala 2 amb, wc social, 4 quartos sendo02 suite s/ 01 revers, cozinha, serv, dce.Res. Jardim Alagoas - R$ 130 mil -Sala 2 amb, wc social , 2 qtos c/ arms, coz. c/ arms, , serv, dce. 01 vaga, 01elev.

CASASFarol

Alameda Acre - R$ 210 mil - Vendocom garagem, sala estar, 2 amb, jan-tar, wc soc. , 3 qtos c/ arms (st) coz.c/ arms, e despensa, serv, depósito, dce.Aceito apto.Av. Rotary - Excelente casa com ga-ragem, terraço, 3 salas, gabinete, wc soc,3 qtos (st) copa, coz, serv, dce. Exc. p/consultório R$ 300 mil.Jardim Petropolis I - Térreo: Terraço,garagem, wc social, 01 suite com hidro,cozinha, serviço, despensa, 2 quartosempregada, 01 wc empregada. 1º.andar:sala, 2 suites sendo 01 com hidro.

JATIÚCAAv. Amélia Rosa - R$ 330 mil - Térreo:garagem , terraço, gabinete, sala, wc so-cial, cozinha, serviço, dce. 1º. Andar:Terraço, 2 quartos.Av. Amélia Rosa - R$ 320 mil -Garagem 2 carros, sala estar e jantar,wc social com armários e Box, 4 qtoss/ 01 suite, cozinha com armários, copa,serviço, dce.

SERRARIASAN NICOLAS - Área 300m³ -Terreno 18x25- Térreo: garagem, sala,wc social, 01 quarto, cozinha, área ser-viço, dce. 1º. Andar: 03 suites sendo 01com hidro e terraço. Financio Caixa.

LITORALSULLOTEAMENTO BARRA MAR -Condominio Barra Mar - Vendo casa:Térreo: garagem, sala, 01 suite rever-sível, cozinha, serv, depósito, churras-queira. 1º. Andar: 3 suites sendo 01com varanda. Condominio com pisci-na.

PONTOCOMERCIAL

FarolEmpresarial Parthernon - Vendo salacom divisória ( recepção, sala, wc).Área 23m² - R$ 50 mil.

POÇOEmpresarial Wall Street - Vendo salarérrea com wc, 01 vaga. R$ 45 mil

CENTROAV. BUARQUE DE MACEDO -Vendo prédio próximo ao SEBRAEe TRANSPAL.

TERRENOSJACARECICA

Condominio Ocean Wien - Esquinanascente com projeto - área 935m².R$ 330.000,00.

JATIÚCA

Rua Hamilton Barros Soutinho -Antiga Rua Santo Amaro - Vendoterreno 12x25

TABULEIRO DO PINTOLOTEAMENTO JOSÉ FERNAN-DES TORRES - Terreno de esquinamedindo 20m de frente, 16m de fun-dos, 20m de frente a fundos.

LITORAL SULBarra São Miguel - Arquipélago do Sol- Vendo lote 15x30 no Bahamas

APARTAMENTOS Mangabeiras

Cond. San Rafael - alugo c/varanda,sala, wc social, 3 qyos. s/1 reversivel,cozinha, serviço, wc serviço. R$ 600,00. Residencial San Francisco - Varanda,sala, wc social, 3 qtos (st) s/ 01 revers,coz, serv. R$ 600,00.

Ponta VerdeEd. Turim - Em frente a FaculdadeMauricio de Nassau e Hiper Ponta Verde- sala c/var, 2 quartos, wc soc. c/blindex,coz., serv, wc serv, 2 elev. 1 vaga. R$700,00Ed. Elegance - Área 130m² - Sala c/va-randa, gabinete, 3 qtos (2 sts), sendo2 c/armários, wc´s soc e suite c/ c/ arms,box, coz. c/armários, serv, dce. 2 vagas,piscina, salão festas.Ed. Cerro Catedral - Novo, sala c/ va-randa, lavabo com espelhos, 3 suites s/2 reversivel com blindex e espelhos,cozinha, serv, dce, piscina, 2 vagas.Ed. Tourlon - Ao lado do COC - sala c/varanda, wc social, 3 qtos (st) czinha,servi, dce, 2 vagas.Ed. Cadore - qto e sala c/coz.tipo ame-ricana, 1 wc. Contrato fixo. Prédio c/pis-cina, salão festas, 2 elev. Contrato fixo.Ed. Canavial Apto 302 - Sala, wc so-cial, 2 qtos, coz., área de serviço, wc ser-viço. R$ 600,00

Ed. Refuge - Varanda, sala c/coz.ame-ricana, 1 qto, 1 wc. Contrato fixo. R$480,00Ed. Rui Palmeira - Sala c/var, wc soc,3 qtos s/1 revers, coz, serv, wc serv, 1elev.

PajuçaraEd. Ametista 6 - Apto. 801 - Sala, wcsocial, 2 qtos s/1 ste, coz., área de ser-viço. Salão de festas no pilotis e pisic-na e apoio na cobertura. Ed. Miramar - Sala 2 ambientes, wcsocial, 2 qtos s/1 ste, coz, serv.

JatiúcaEd. Barão Dágua Branca - Sala c/var.,wc soxial c/blindex, arms, 3 qtos s/1ste (2 c/arms), coz. c/arms, serviço, dcec/armários, 2 vagas, lazer na cobertura.Ed. Gravatá - Sala c/varanda, wc social,3 qtos (st) coz, serv, wc serv. R$ 550,00Ed. Platanus - Aptos, Nov. Varanda,sala, wc social, 2 qtos (st) coz, serv. Ed. Oregon - Aptos, Novos, 2 qtos s/1ste, coz, serv. piscina, salão festas 1 ou2 vagas. Ed. Seatlle - Novo, 2 qtos s/1 ste, coz,serv. piscina, salão festas 1 ou 2 vagas.

PoçoEd. San Martin - Varanda, sala, wc so-cial, 3 quartos (st), cozinha, área de ser-viço, wc de serviço.

SerrariaConjunto José Tenório - alugo com 2qtos, sala, wc. Soc, cozinha, serviço.

PradoEd. Antares - Varanda, sala, wc social,3 qtos (st) coz. c/armarios, serviço, dce.

FarolConjunto Divaldo Suruagy - Sala, wcsocial, 2 qto (st) coz., área de serviço.R$ 500,00 + Cond. R$ 85,00. Iptu in-cluso.

Cruz das AlmasEd. Santa Joana - Sala, wc social, 2quartos, cozinha, serviço, wc serviço

Barro DuroCond. Belo Horizonte - Varanda, sala,wc social c/box e arms,, 3 qtos, c/armá-rios s/1 st, coz. c/arms, serviço c/arms.

CASASBarro Duro

Loteamento Iguaçu - Garagem sala,wc social c/box e arms, 3 qtos (st) wcsuíte c/armário e Box, copa c/arms,coz. c/armarios wc serviço, 1 quartorevers.

SerrariaCasa com piscina, sala 2 ambientes,wc social com armário, 03 quartossendo 02 suites ( suíte casal com ar-mários) wc´s suítes com blindex earms, cozinha com armários, serv,dce.

FarolTransversal Av. Rotary - casa Conj.Jardim Tropical c/abrigo p/carro, salaúnica, wc social, 3 quartos, coz., áreaserviço, R$ 600,00 + Iptu R$ 33,00

Ponta VerdeRua Prof. Vital Barbosa - Terraço, ga-ragem, sala estar 2 ambientes, jantar,1 ste reversível, copa, coz., área de ser-viço, dependência completa, 1 apto.1º. Andar: gabinete, 2 suites.

PONTOSCOMERCIAIS

Jatiúca Av. Amélia Rosa (Atual Av. Dr.Antonio Gomes de Barros) Alugo exc.Para comercio. Precisa reforma geral.N1212 - Av. Álvaro Otacílio ( BeiraMar ) Alugo terreno vizinho a GaleriaPasseio Stella Maris medindo 22,50 x70. Exc. p/ Agência Bancária.N1705 - Av. Álvaro Calheiros - Alugoterreno medindo 12x30 e 24x30Av. Amélia Rosa - Alugo casa exc.Para comercio ( precisa reforma).

JacintinhoLOJA - Alugo loja próximo aoGramadão. R$ 250,00

PoçoAlugo prédio em frente ao Sesc Poço- Av. Pedro Paulino - Esquina nascen-te com pav. Térreo e 1º. Andar.Fazenmos locação individual. Exc. p/cursinhos, escritórios, lanchonetes,etc..........

LICENCIAMENTO, CONSULTORIAE PROJETOS AMBIENTAIS

Plano de Gerenciamento de Resíduos - PGRSS / PGRCCRADA, EIA/RIMA, Plano de Contingência, Análise RiscoOutros projetos - DNPM,IBAMA, IMAe SEMPMA. André(82) 9999-8430 E-mail: [email protected]

Empresa do Ramo sucroalcoleironecessita de Técnica de

Enfermagem do Trabalho comdisponibilidade para o interior.

Interessados enviar currículo para:[email protected]

Empresa do Ramo sucroalcoleironecessita de Enfermeira com pós

graduação em Enfermagem doTrabalho com disponibilidade para

o interior. Interessados enviarcurrículo para:

[email protected]

Empresa do Ramo sucroalcoleironecessita de Técnico de Segurança

do Trabalho com disponibilidadepara o interior. Interessados enviar

currículo para:

[email protected]

Page 17: OJORNAL 21/08/2010

CMYK

JORNALO LO

DoisJORNA

BB11Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || ee--mmaaiill:: ccuullttuurraa@@oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr

Dando continuidade ao projeto de levar aos leitores, todos os sábados, a poesiaalagoana, O JORNAL publica hoje mais dois poemas. Um deles é “Aquelehomem”, de Simone Moura e Mendes, que nos foi enviado por e-mail. Mandetambém a sua composição. O endereço é: [email protected]

Aquele homem Simone Moura e Mendes (*)

Quedou-se inerte, ao abrigo do céu, aquele homem perscrutava o caos resultante daquele repentino temporal o naufrágio de sua identidade, de seus simplórios sonhos a devastação de suas memórias, de seu parco patrimônio

Talvez esperasse reunir forças e, ao menos, sentir agonia rogar o amparo do Criador e não sucumbir na zona abissal revoltar-se contra aquele fenômeno, um insólito pesadelo chorar, enraivecer-se, gritar, lutar, sair da letargia

Para onde levara o Mundaú sua esposa, seu filho, seu cão? para onde levara seu pequeno baú de quinquilharia? arrebatara-lhe, sim, seus projetos, sua identidade deixara-lhe um corpo desalmado, um cérebro obnubilado

Antes habitava uma singela casinha à margem do rio e agora é um resumo do ar que entra e sai dos pulmões sua sina será peregrinar sem rumo, sofrer o arrepio do frio e esmolar um taco de pão para acalmar o estômago vazio

(*) É alagoana, nascida em Maceió, formada em Administraçãode Empresas e Direito, Analista Judiciário do TRT - 19ª Região.Autora de dois livros de poesias: Incógnita e Eu mesma...nua.

Guga Rocha

Toda cidade é uma armadilhaÓpera de sonhosMãe e filha.

Toda rodoviária é veiaOnde a dor encontra a despedidaOnde o sangue de partidaDiz adeus ao seu irmão.

Quem chegar vem pra ficarQuem se vai não volta maisNas favelas de suas noitesEm suas luas,E nas ruas:

- Caos- Carros- CãesCoberto de asfalto os seus calçadões

Miséria sua prima chegadaQue lava sua roupa rasgadaNo riachinho já podrePois lixo aqui vale ouro

E de pão só vive padreNão quero a coca ou a cola do morroNão.

Não.Não.

- Caos- Carros- CãesCobertos de asfalto os seus calçadões

Essa é a marcha da poeiraÉ lua e estrelaÉ facão e papel

Burrocracia e fingimentoDas feridas o unguento

E das pestes a pior

Se cai levantaPois quem pede a migalha planta a comida que

tucomes

E a calmaria esconde a tempestadeDo campo que a cidade teima em não ver.

Essa é a marcha de uma lágrimaE neve e torna magma

Essa tal esperança que eu nunca vi passar.

(*) Extraído do livro A poesia das Alagoas, lança-do em 2007 pela Edições Bagaço e organizadopelos escritores Carlito Lima e Edilma Bomfim.

Para a menina com a enxada na mão calejada (*)

Page 18: OJORNAL 21/08/2010

JORNALO JORNALOVariedadesSábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] BB22

Hoje Em BreveDivulgação

[email protected]

Roteiro Artes plásticas Música Teatro Dança Cinema Literatura Artesanato

�� Johnny Valle (foto) vai cantar o melhor de Reginaldo Rossi apartir das 22h, no bar e restaurante Buganvília (Jacintinho).No palco, sucessos como “Garçon”, “A raposa e as uvas” e“Em plena lua de mel”.

�� Em sua sexta edição a Get Low, projeto de música eletrôni-ca com revezamento de DJs de variadas vertentes (am-bient, house, minimal, micro, techno, progressive, trance,glitch, click) vai acontecer no Banga Bar, em Jaraguá. Asapresentações começam às 22h e seguem até às 6h. Serãocinco DJs ao todo: Dany Andrade (AL/PB), Xandek (AL),Txu (AL), Redox (AL) e Freak (AL). Ingressos: R$ 10(homem) e R$ 5 (mulher). Mais informações: (82) 9361-3673 / [email protected].

�� A dupla Igboran Rocha e Wilma Araújo realiza a partir das21h, no Jaraguá Tênis Clube (Avenida Comendador Leão),a terceira edição do Clube do Samba. Ingressos: R$ 10 (in-dividual) e R$ 50 (mesa). Mais informações: (82) 8854-7758e 9982-8377.

�� A banda Além de Nós com seu som diferenciado e batidasdançantes é a atração do restaurante Engenho Massayó(Av. Amélia Rosa, 173), a partir das 21h. Composta porBruno Pereira (voz e violão), Léo da Matta (guitarra e voz),e os irmãos Pablo Costa (bateria) e Paulo Segundo (baixoe voz), a trupe traz um repertório baseado no pop reggaedo Cidade Negra, e sons de pop e rock como Cazuza, LegiãoUrbana, Capital Inicial, entre outros. Imperdível! Couvert:R$8. Mais informações: (82) 3357-1099.

�� Durante as celebrações do mês do folclore, o escritor parai-bano Ariano Suassuna vem a Maceió para receber o títuloDoutor Honoris Causa, concedido pela Ufal. A solenidadevai acontecer no próximo dia 24, às 17h, no Museu ThéoBrandão (Av. da Paz). Também será lançado o livro De BeloMonte à Canudos destruída: o drama bíblico da Jerusalém doSertão, do professor Pedro Vasconcelos, da PUC/SP - publi-cação que inaugura a coleção Estudos Culturais do MuseuThéo Brandão. A noite ainda conta com o show do grupoBaque Alagoano e a entrega do Prêmio Gustavo Leite aosartesãos do ano. A programação ainda oferece seminário,palestra, exposições e apresentação de pastoril. Mais in-formações: (82) 3221-2652.

�� A produção britânica do diretor Jean-Marc Vallée A jovemrainha Vitória é a principal atração, no próximo dia 25,do Chá de Cinema do Cine Sesi. A programação doevento tem início às 15h, com piano ao vivo e show dePaulinho Medeiros. Ingresso: R$ 12, à venda a partir dodia 24 deste mês, na bilheteria do Centro Cultural Sesi,na Pajuçara. Mais informações: (82) 3235-5191.

�� No próximo dia 27 acontece a festa Folia dos Reis, em co-memoração ao aniversário do site Folia Brasil, na casade festas Renaissance (Ponta Verde), comandada pelasbandas Cannibal, Xatrez e Los Borrachos e o DJ ThallesHill. Com repertório eclético e animação, a Folia dos Reispromete uma festa diferente com um mix de atrações queagradam a vários gostos. Ingressos: R$25, à venda nostand Folia Brasil (G Barbosa Stella Maris). Mais infor-mações: (82) 3377-1886.

�� A segunda edição do Festival LAB terá como atrações Asbandas Labirinto (SP), Julia Says (PE) e Projeto Sonho(AL). No próximo dia 27, a partir das 21h, no ArmazémUzina, em Jaraguá. A noite será marcada, também, peladiscotecagem do IJ Abutre e de OutQuitéria, além dasimagens da fotógrafa Fernanda Capibaribe. Preço: R$10. Mais informações: (82) 9117-1104.

�� A noite dedicada ao cinema e à música do Corujão Sesichega mais uma vez ao público. Nessa edição, marca-da para o próximo dia 28, a partir das 23h15, o atorFábio Assunção marcará presença como o protagonistado filme Bellini e o Demônio, do diretor Marcelo SilvaGalvão. Na programação do evento, consagrado no ca-lendário cultural da cidade, constam também a exibiçãode Mary & Max – Uma amizade diferente, do cineastaAdam Elliot, show da banda Nothing Is ImpossibleCharlie! e o novo filme de Quentin Tarantino. Ingressos:R$ 18 e R$ 9 (meia-entrada), à venda a partir do próxi-mo dia 26, às 16h, na bilheteria do Centro Cultural Sesi.Mais informações: (82) 3235-5191.

�� A 1ª Festa Literária de Marechal Deodoro - Alagoas(Flimar) vai acontecer entre os dias 1° e 5 de setembrocom uma diversa programação literária, cultura popu-lar, visita às Igrejas, às lagoas e à famosa Praia doFrancês.

�� Wado e DJ Barão são as atrações do Orákulo (Jaraguá) no dia11 de setembro, às 23h. Ingresso: R$ 17. Mais informações:www.wado.com.br/http://www.myspace.com/curumin.

�� A dupla gaúcha Kleiton e Kledir vem com o showAutoretrato, no dia 29 de setembro, às 20h30, no TeatroGustavo Leite (Jaraguá). Abertura musical com o can-tor Franklin Manú e Miram Aby´S (violoncelo).Ingressos: R$ 40 (platéia - inteira); R$ 20 (platéia - meia– estudante - melhor idade); R$ 30 (mezanino - inteira);R$ 15 (mezanino – meia - estudante - melhor idade), àpartir do dia 20 deste mês, na Cia das Havaianas (MaceióShopping). Mais informações: (82) 9979-5959 / 3235-4280.

Page 19: OJORNAL 21/08/2010

Jacqueline BatistaEspecial para O JORNAL

Amanhã, Dia Mundial do Folclore, a orla daPonta Verde servirá de cenário para a aber-tura da mostra Boibrincar. A partir das 5h

da madrugada até as 17h, 15 bois em cerâmica,pintados em cores e estampas exuberantes pelasmãos talentosas de Gil Lopes, estarão recepcionan-do os transeuntes da orla. É uma oportunidade dever, em um cenário atípico, uma bela mostra da artegenuinamente popular de Alagoas. A abertura daexposição faz parte da 3ª edição do projeto itine-rante Museu Vai à Rua, do Museu Théo Brandãoda Ufal.

Gil foi convidado para criar uma mostra repre-sentativa da cultura popular alagoana. O artistautilizou os bois feitos pelo ceramista Wilson Santana,de Penedo. O resultado é uma manifestação decores que revelam as tradições culturais, como osfolguedos, principalmente o pastoril e o guerreiro,além de elementos da natureza local. Gil fez pin-turas inspiradas nas cores do chitão, no fundo domar e em flores tropicais, como os antúrios.

O projeto Museu Vai à Rua é uma exposição iti-nerante, que vem percorrendo vários pontos dacidade, como shoppings, restaurantes, universida-des, praias e aeroporto. O objetivo é atrair mais vi-sitantes aos Museus de Alagoas, além de divulgara arte popular do Estado. A abertura da exposiçãofaz parte das comemorações do Mês do FolcloreRanilson França, promovido pelo Museu ThéoBrandão (MTB), durante todo o mês de agosto.

Não por acaso, Gil Lopes foi o artista da vez es-colhido para participar da mostra. A figura do boifaz parte de lembranças de sua vida. O artista brin-cou de boi durante a infância, foi tetracampeão naconfecção de bois de carnaval e dançou dentro deum boi de guerreiro, representando Alagoas emBrasília, durante a participação do Grupo deTradições Folclóricas Professor Théo Brandão, doqual era membro. Como não poderia ser diferen-te, hoje, essas vivências são fonte de inspiraçãopara o seu fazer artístico. “Gravei todo o conjuntode imagens que constituem a influência do imagi-nário popular em minha arte. Fui inspirado pelafolia dos bois de carnaval e dos folguedos alagoa-nos. Tudo isso se tornou a força motriz que moveo processo de construção da minha obra. É um di-ferencial na composição de um trabalho que exer-ce em mim um imenso prazer”, revela o artista.

O tema do boi é uma presença marcante nas fes-tas populares de Alagoas e do Brasil. As manifes-tações que têm o boi como objeto central remon-tam à antiguidade, às festas de glorificação e exal-tação do animal, com origens marcadas por umaforte presença religiosa. No Brasil, sua presençaestá fortemente ligada à força motriz utilizada napecuária e nos engenhos de açúcar do Nordeste.

O boi de carnaval, por exemplo, é muito en-contrado em Alagoas, principalmente no interiordo Estado e na periferia da capital. É uma brinca-deira caracterizada pela irreverência. Em seu orna-mento são utilizados tecidos coloridos e muito bri-lho. Já o boi de guerreiro é enfeitado com chitão,fitas e laços. Essa alegria e cores das festas popu-lares estão presentes na criação do autor da mos-tra Boibrincar. “Gil Lopes é um artista de grandecapacidade in-ventiva. Sua de-voção à culturae seu apreçopela beleza epela estética doaparentementebanal são ex-pressões do seuamor pela arte.Em suas mãos,tudo vira cores,formas e novossignificados, ge-rados na suaimaginação privilegiada de artista original e singu-lar”, disse Leda Almeida, diretora do MTB.

Há 30 anos, Gil Lopes entrou para o mundodas artes, fazendo decorações carnavalescas emclubes sociais da capital. Desde então, não paroumais. Já fez exposição individual de telas, no cam-pus da Ufal, além de várias coletivas em hotéis, uni-versidades, galerias de arte de Maceió e no MuseuThéo Brandão, onde participou da mostra de es-tandartes juni-nos, entre outrasexposições. Seutrabalho tam-bém foi visto emcoletivas de Ara-caju e Recife, edois dos seusquadros estãoem coleções par-ticulares em Pa-ris e na Cidadedo Porto. Atual-mente, parte dotrabalho de GilLopes pode serencontrado àvenda na loja de artigos populares do MTB, inclu-sive miniaturas de bois, bem no estilo dos quefazem parte da exposição Boibrincar.

Aabertura da exposição contará com a apresen-tação do grupo de maracatu Baque Alagoano e doboi de Carnaval Lacrau, do bairro do Poço, a par-tir das 10h. Após a mostra na praia, os bois ficarãoexpostos na Biblioteca Central, a partir da próxi-ma segunda-feira.

05h15 - Grand Prix de Vôlei Feminino- Brasil x Taiwan

07h30 - Info12h00 - Vitória em Cristo13h00 - Horário Eleitoral13h50 - Família Dinossauros14h15 - Sessão Livre16h30 - As Aventuras de Jeff Corwin17h40 - E2418h50 - Brasil Urgente19h20 - Jornal da Band20h05 - Show da Fé20h30 - Horário Eleitoral21h20 - Custe o Que Custar22h20 - Busão do Brasil22h30 - Cine Clube

- Vítimas de uma Paixão00h30 - Show Business01h15 - The Shield - Acima da Lei02h15 - Cine Band Privê04h15 - Vida Vitoriosa

Variedades

TTVV AABBEERRTTAAEDUCATIVA Canal 3

01h15 - Ponto de Luz07h00 - Santo Culto em Seu Lar08h00 - Bíblia em Foco08h30 - Fala Brasil Especial10h00 - Pajuçara Auto10h15 - Pajuçara 360º10h45 - Circuito Alagoas11h15 - Pajuçara Saúde & Você11h35 - Com Estilo11h45 - Casa & Negocio12h00 - Fique Alerta13h00 - Programa Eleitoral

13h50 - Esporte Fantástico14h30 - Cine Aventura

- As apimentadas - Tudo ou Nada17h00 - O Melhor do Brasil20h30 - Programa Eleitoral21h20 - O Melhor do Brasil22h00 - Jornal da Record 22h30 - Legendários00h30 - Série: Lipstck Jungle

- Selva de Batom01h15 - Ponto de Luz

TV GAZETA06h05 - Globo Educação06h25 - Globo Ciência06h50 - Globo Ecologia07h15 - Globo Universidade07h40 - Ação08h05 - AL Esporte09h00 - TV Globinho09h25 - Turma da Mônica09h45 - Hannah Montana10h10 - TV Xuxa11h45 - AL TV - 1ª Edição12h10 - Globo Esporte12h35 - Jornal Hoje 13h00 - Horário Político I13h50 - Terra e Mar

14h35 - Criança Esperança(Reprise)

16h16 - Globo Notícia 16h19 - Caldeirão do Huck 17h45 - Escrito nas Estrelas 18h35 - AL TV - 2ª Edição18h55 - Ti-ti-ti20h00 - Jornal Nacional20h30 - Horário Político II21h20 - Passione22h30 - Zorra Total23h35 - Supercine

- Pequena Miss Sunshine01h30 - Altas Horas 03h25 - GP de Vôlei Feminino

- Brasil x Polônia

Canal 7 TV BANDEIRANTES Canal 38

TV ALAGOASA emissora não forneceu sua sua programação.

Canal 5

TV PAJUÇARA Canal 11

06h45 - Telecurso Ensino Fundamental07h00 - Telecurso Ensino Médio07h15 - Telecurso Tecendo o Saber07h45 - Reencontro08h30 - Interesse Público09h00 - Mobilização09h30 - Um Menino Muito Maluquinho10h00 - A Turma do Pererê10h30 - Cidade do Futuro11h00 - Castelo Rá-Tim-Bum11h30 - Janela Janelinha12h00 - Página Aberta

(Reprise local)12h15 - Em Dia com a Justiça

(Local)12h30 - O Lugar da Criação

(Reprise local)12h45 - Autoria

(Reprise local)13h00 - Horário Político - Eleições 201013h50 - Os Heróis da Praia

14h00 - Vida de Artista(Reprise local)

14h30 - Cozinha Brasil15h00 - Programa Especial15h30 - Cine + Especial/Mini DOC

(Reprise local) 16h00 - Expedições16h30 - Alto Falante17h30 - Tô Sabendo18h30 - Sustentáculos19h00 - Almanaque19h30 - ParaTodos20h00 - Arte com Sérgio Brito20h30 - Horário Político - Eleições 201021h20 - Repórter Brasil21h50 - Musicograma22h20 - Revista do Cinema Brasileiro22h50 - Programa de Cinema01h00 - Caminhos da Reportagem02h00 - Segue o Som03h00 - Sem Censura

SERVIÇO - Não deixe de conferir a abertura da exposição Boibrincar (3ª edição do projeto Museu Vai à Rua), com peças do artista plástico Gil Lopes,amanhã - Dia Mundial do Folclore -, das 5h às 17h, na orla da Ponta Verde (em frente à barraca Lopana).

Gil Lopes buscou inspiração na representatividade da cultura popularalagoana para criar os seus bois

JORNALO JORNALO

BB33Sábado, 21 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Brincadeira de boi

No DiaMundialdoFolclore,o MuseuThéoBrandãoleva artepopularà praiada PontaVerde

Peças têm como base ascerâmicas do penedenseWilson Santana

Fotos: Divulgação

Page 20: OJORNAL 21/08/2010

CMYK

JORNALO JORNALO

B4

SocialSábado, 21 de agosto de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: [email protected]

TopNewsSSiinnttoonniiaa

Ontem, a querida Silvana Vasconcelos foi uma dasaniversariantes mais festejadas de ontem, aindacolecionando coros de parabéns de amigos e familiares

Dressa Mello

Tom de Andrade e Maria Fernanda Ribeiro dizem o famoso “sim”, logo mais, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Recife. Felicidades!

Arquivo

1No próximo dia 27, feriado daPadroeira de Maceió, aconte-

ce a festa "Folia dos Reis", em co-memoração ao aniversário dosite Folia Brasil. O evento serárealizado na casa de festasRenaissance, na Ponta Verde, e,para agitar, apresenta os "reis"da noite alagoana. As bandasCannibal, Xatrez e Los Borrachose o DJ Thalles Hill prometemuma noite bem animada. Comrepertório eclético, "Folia dosReis" promete um mix de atra-ções que agradam vários gostos.Os ingressos já estão à venda nostand Folia Brasil (G BarbosaStella Maris) no valor de R$25.

2Não há como resistir às delíciasservidas no Famiglia Giuliano.

Prova disso é que o lugar é umdos mais disputados da cidade.

3No dia 12 de setembro, o PadreFábio de Melo se apresenta em

Maceió, no Parque da Pecuária, às16h30. Para esquentar, a bandade abertura será a MinistérioAlelluia. Os ingressos já estão àvenda. Informações: 8809-9982,9636-1030, 9327-9988 e 9928-3677

4Nada como comprar uma peçae levar duas. Na Francesca

Romana Diana, comandada porRenata da Costa Barros e SofiaArecippo, essa é a nova lei. E paradeixa a promoção ainda mais im-perdível, as peças estão com até50% de desconto.

5Que tal trocar os tradicionaisbolinhos de bacalhau, queijo e

mandioca, por um saboroso bo-linho de lingüiça? Você podeservi-lo como aperitivo no happyhour ou petisco no fim de sema-na. Separe um quilo de arroz (jácozido), dois ovos, 90 ml de leiteintegral, uma xícara (de chá) desalsa, uma xícara (de chá) de fa-rinha de trigo, uma colher (desopa) de fermento em pó, farinhade rosca, sal a gosto e pimenta doreino a gosto. Para o recheio vocêvai precisar de meio quilo de lin-guiça calabresa, cebola e alho pararefogar e 250 g de mussarela ra-lada. Refogue a linguiça calabre-sa com alho e cebola. Depois re-serve e passe no processador.Corte a mussarela em cubos. Emum recipiente, misture bem todosos ingredientes da massa até obteruma massa homogênea. Faça bo-linhas, abra-as e coloque umpouco de linguiça com um peda-ço de mussarela. Enrole bem,passe na farinha de rosca e friteem óleo bem quente.

6Celebrada por fazer da Máriode Gusmão, uma avenida

ainda mais fashion, MarythâniaMelro se prepara para recebernova coleção, em sua Teenager.

[email protected]

Paulinne Rezende segue lotandosua Dona Tetê com peças maravilhosas, bem a caradas mais antenadas da cidade

Presidente da Ademi, JubsonUchoa, a frente das ações do DiaNacional da Construção Social quetambém acontece, hoje, em Maceió

Mônica Fireman está vivendo umaverdadeira maratona em sua Naranja, limpando os estoques para recebero Verão

Arquivo

O nosso fax para enviode notícias: 4009-1960.

FAX

7Domingo, o Papel no Varalfará uma participação na

edição especial do projeto VivaCultura, na praça Multieventos.O projeto levará sua banca delivros de poesias de autoresalagoanos, portanto é aconse-lhável levar alguns trocadospara continuar com o prazerda poesia por mais tempo.

8Um novo tratamento a laservem produzindo alvoroço

entre as clientes da ClínicaEstética (Maceió Shopping ePátio Maceió), comandadapelo trio de dermatologistasAlberto Oiticica, BibianaGuimarães e Fayruss Costa.Trata-se do laser infraverme-lho NIR, responsável por um"efeito Cinderela" imediato con-tra a flacidez facial e corporal,semelhante ao de um lifting.Há muitas lulus que até já in-cluíram uma sessãozinha doaparelho em seu ritual de be-leza antes de algum eventoimportante!

9É hoje que o pernam-bucano Luiz Felipe

Brennand, do RebanhoCaroatá, e o alagoano Ro-drigo Loureiro, da AgresteLeilões se unem na promo-ção do Leilão Caroatá 2010,em Gravatá, a 90 km doRecife. O evento vai ven-der 40 lotes de alta ge-nética das raças de ca-prinos Boer e ovinosSanta Inês e Dorper dealta genética, para criado-res interessados de todo opaís. Alagoanos, tradicionaisna criação, devem marcar pre-sença. Cerca de 500 pessoassão esperadas na bela fazendade Luiz Felipe. O leilão serátransmitido pelo Novo Canal.

10O restaurante Hibiscus,localizado na paradisíaca

praia de Ipioca está passandopor algumas reforminhas. Mascalma! O lugar continua abretoservindo um dos melhores car-dápios da cidade.

11Estiveram com os telefo-nes congestionados, rece-

bendo mil parabéns por maisum niver que comemoraram,Eliete Morais, Rubens Maia,Izabel Tavares Vasconcelos,Adriano de Barros, Verônica

AlbuquerqueAgra e Maria

José Guima-rães. Para-béns!

“A maior felicidade é a certeza de sermos amados,apesar de sermos como somos”

RECADO

EElleenniillssoonn GGoommeess

Adica de hoje é para quemusa a internet, seja para traba-lhar ou apenas se divertir. Sevocê só costuma abrir seu e-mail uma vez por semana, façacom que os outros saibam disso.De outra maneira pode dar aimpressão de não dar a devidaimportância aos e-mails recebi-dos. Outra coisa: mesmo que anossa cultura do e-mail estejacheia de novas palavras e desímbolos, é melhor reler semprea mensagem antes do seu enviopara se certificar que não exis-tem erros ortográficos na men-sagem.

DICAS NEWS

Hoje, as sociedades ala-goana e pernambucana terãosuas atenções direcionadas aonupcial de Maria FernandaRibeiro e Tom de Andrade,que sobem o altar da belíssi-ma Igreja de Nossa Senhorada Boa Viagem, em Recife,para receber a benção nupcial.Em seguida, uma requintadarecepção será oferecida aosseus convidados no ArcádiaBoa Viagem. Desde já, felici-dades ao jovem casal!

NANDA & TOM

De olho no público que pas-sou a se interessar mais por as-suntos relacionados à enogas-tronomia, o restaurante Mirage,do Hotel Atlante Plaza , trazgrandes inovações em sua novacarta de vinhos. O Mirage ofe-rece isenção da taxa de rolhapara rótulos comprados nas im-portadoras parceiras Ingá,Grand Cru e Licínio Dias. Alémdisso, as garrafas de vinho sãooferecidas na casa por valoressimilares aos praticados nestasrevendedoras.

DEMOCRÁTICO

Mais de uma centena deoperadoras, agentes de viageme consultores de vendas deMaceió estarão presentes emworkshop no Hotel Jatiúcapara conhecerem as novida-des do Natal Luz deste ano,realizado em Gramado. O en-contro de negócios será reali-zado hoje, às 18h30, anteceden-do o Noite Gaúcha com asDelícias da Serra, que ocorre-rá logo em seguida, às 20h, noCentro de Convenções doHotel Jatiúca. Segundo o ceri-monial, o convite é individuale intransferível e não dá direi-to a acompanhante. A comiti-va liderada pelo prefeito deGramado, Nestor Tissot, incluio secretário de Turismo, Gil-berto Tomasini; o secretário dePorto Alegre, Luiz FernandoMoraes; o presidente do Sindi-cato dos Hotéis, Bares e Restau-rantes e Similares da Regiãodas Hortênsias (RS), FranciscoAdelar Padilha. Na comitivagaúcha destaque para a chefede cozinha Bruno Sales Rocco,que assina as delícias da serra,e para o trio que brindará ospresentes com o melhor damúsica tradicional alemã.

COM SOTAQUE

Henrique, Ana e José Dória, felizes com o sucesso do stand da DrycleanUSA Ponta Verde e Stella Maris, na S.Mag Todeschini Trend House'10


Top Related