Download - O Pendulo 816

Transcript
Page 1: O Pendulo 816

COMPROMISSO COM A VERDADE, A SERVIÇO DO CIDADÃOFUNDADO EM 1993

DE 5 A 11 DE AGOSTO DE 2011ANO XVIII - Nº 816 - JORNAL DOS MUNICÍPIOS DE CAMPO LIMPO PAULISTA, JARINU E REGIÃO - PUBLICAÇÃO SEMANAL

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Moradores das regiões doMarsola, Figueira Branca eCampo Verde votam nestesábado (6) no OrçamentoParticipativo e escolhem asobras que querem em cadabairro. Na ilustração aolado, veja as datas daspróximas reuniões, porbairro, e programe-se paraparticipar desta lição decidadania. Cidade 5

Jardim Europacomemoraentrega da

nova quadrade esportes

Cidade 11

Cadastro de doadores de medulaóssea acontece neste sábado

Cidade 10

Jarinu renova convênio comEstado para transporte escolar

Fátima Lorencini e Geraldo Alckmin: acordo renovado. Região 9

Centros deInformática

formam maisde mil alunos

em seis mesesPágina 15

Parque Internacional derrubao último invicto do Amador

Esportes 13

Termina Semanade Amamentação

Juliana Paes foi madrinha do evento. Cidade 10 O prefeito Armando Hashimoto provou os quitutes e parabenizou as formandas. Cidade 5 Escritor participará da Viagem Literária. Variedades 15

Loyola Brandão emCampo Limpo, dia 17

Curso do Senai e Prefeitura forma15 salgadeiras de mão cheia

A partir de amanhã, vocêdecide as obras do seu bairro

Page 2: O Pendulo 816

O PÊNDULO DE 5 A 11 DE AGOSTO DE 20112 DIA-A-DIA

Avenida Presidente Vargas, 275 - Vila Tavares - Campo Limpo PaulistaPABX: 4039-3115 - 4039-3453

site: www.opendulo.com.br - e-mail: [email protected] em Campo Limpo Paulista, Jarinu, Jundiaí e Várzea Paulista.

A direção não se responsabiliza pelos artigos assinados e matérias produzidaspor assessorias de imprensa das prefeituras, devidamente identificadas(*)

tiragem mínima: oito mil exemplaresUma publicação da Empresa Jornalística O Pêndulo

C.M.C: 44.506 - CNPJ: 71.882.351/0001-11 É proibida a reprodução de anúncio e matérias

Diretora ResponsávelDepartamento ComercialMaria Helena Torrezani Garbim

Departamento de RedaçãoNilceu Celso Garbim

Editor ChefeCarlos SantiagoMTB 39.164

“O Estado de SãoPaulo representa

30% do agronegóciodo País”, afirma Dr.Denig, prefeito de

Atibaia

NOSSA GENTE

A

Da assessoria

É BOATO... SERÁ FATO?FRASE

Leia mais no site: www.emanuelmoura.blogspot.com

COPA 2014

Evento reuniu cerca de 700 pessoas, no Campo dos Aleixos, saudando o trabalho realizado por centenas de ‘homens do campo’

Festa em comemoração ao Dia doAgricultor reúne produtores da região

tibaia - Prefeitos e au-toridades de toda a re-gião se reuniram emAtibaia, na quinta-fei-

ra (28), participando das festi-vidades em comemoração aoDia do Agricul-tor. O evento,realizado noCampo dosAleixos, foipromovido pelaSecretaria deAgricultura eAbastecimentodo Estado deSão Paulo, por meio da Coor-denadoria de Assistência Téc-nica Integral (CATI), em con-junto com a Prefeitura de Ati-baia, por meio da Secretaria deAgropecuária e Abastecimen-to, e pela Prefeitura de Jarinu.

Na solenidade, que reuniuum público de aproximada-

mente 700 pessoas, estiverampresentes o prefeito de Atibaia(Bernardo Denig), o presiden-te da Associação dos Produto-res de Morango e Hortifruti-granjeiros de Atibaia, Jarinu eRegião, Osvaldo Maziero, osecretário de Agropecuária e

Abastecimen-to de Atibaia,H u m b e r t oRosente, alémde prefeitos,secretários,vereadores eautoridadesde diversosmunicípios da

região.A festa em homenagem aos

trabalhadores do campo con-tou com estandes de exposiçãode máquinas e veículos agríco-las, venda de produtos rurais,além de uma peça teatral e umshow de música sertaneja uni-versitária. O público que pres-

tigiou o evento também pôdeprovar o famoso prato de fran-go com polenta, que foi servi-do em um almoço oferecidopela organização.

Dr. Denig enalteceu a im-portância da agricultura para

baia são adquiridos dos pro-dutores agrícolas do municí-pio. É um compromisso assu-mido pela Prefeitura por meiodo qual estão sendo benefici-ados os agricultores e, princi-palmente, os estudantes, queconsomem alimentos de qua-lidade”.

Para o secretário Humber-to Rosente, Atibaia ocupa lu-gar de destaque na produçãoagrícola da região. “Atibaia éconhecida como a cidade dasflores e dos morangos, umaconsequência da relevância daprodução dessas culturas emnossa cidade. Além disso, ou-tros produtos cultivados, comoo pêssego, também credenci-am Atibaia como integrante doPolo Turístico do Circuito dasFrutas Paulista, evidenciandoo poder agrícola do municí-pio”, ressaltou.

(Assessoria de Imprensa daPrefeitura de Atibaia)

TRABALHO DA TERRAEvento realizado no Campo dos Aleixos reuniu cerca de 700 pessoas: homenagem aos agricultores

a economia brasileira. “O Es-tado de São Paulo é responsá-vel por 30% de todo o agrone-gócio do país. Isso demonstraa força da agricultura na eco-nomia e, por isso, devemosvalorizar todo o trabalho de-

sempenhado por esses produ-tores rurais”, disse. Nesse sen-tido, Dr. Denig destacou oincentivo dado aos produto-res rurais pela administraçãomunicipal. “Os ingredientesda merenda escolar de Ati-

Depois de percorrer algumasruas de Santos, cidade que mate-rializa muito da história do Esta-do de São Paulo e do País, ao ladode uma animada turma de jovensda Igreja Assembleia de Deus nobairro Jardim do Lago - Jundiaí,tive o que costumamos chamarcomo insight sobre gratidão ememória.

A associação das duas pala-vras surgiu na volta da excursãoenquanto aguardávamos por umlanche especial preparado pelospais de uma das integrantes daexcursão. Durante a espera, co-meçamos a cantar e ouvir algunsdepoimentos e manifestações decarinho e amizade por parte dosmembros do grupo.

A palavra chave dos pronun-ciamentos era gratidão. Para ex-pressá-la valiam-se do velho ebom “muito obrigado” a Deus eaos homens. Os agradecimentoseram justificados pela boa e sau-dável memória pessoal e coletiva.

Aquelas expressões de grati-dão inspiraram-me a refletir so-bre o quão importante e saudávelé tornar esta prática um hábito. O“muito obrigado” ou o uso dequalquer outra expressão querepresente a gratidão pela pala-vra falada ou escrita nunca caiude moda.

Ela é conveniente em qual-quer situação e para qualquerindivíduo. Quer seja por um sim-ples copo d’água ou por umacobertura no litoral, o agradeci-mento é lubrificante e alimentode qualquer relação humana.

Ricos e pobres, negros e bran-cos, analfabetos e doutores, ve-lhos e crianças, todos devem cres-cer com esta habilidade de agra-decer devidamente aprimorada.

Ser agradecido é tão impor-tante que nas Escrituras Sagra-das isso tem status de manda-mento: “Sede agradecidos” (Co-lossenses 3:15). Em outra carta,o apóstolo Paulo escreveu: “Emtudo dai graças, porque esta é avontade de Deus em Cristo Jesuspara convosco.” (I Tessalonicen-ses 5:18).

Além de melhorar, e muito, aconvivência entre os seres hu-manos no mundo exterior, a gra-

tidão provoca mudanças pro-fundas no mundo interior decada indivíduo.

A gratidão traz cura, abre avisão, injeta ânimo, renova for-ças, amplia a criatividade, au-menta a coragem, faz crescer aconfiança, ajuda a encarar opassado com mais inteligênciae melhora as perspectivas defuturo.

Pela gratidão é possívelaprendermos a olhar uns paraos outros e ressaltarmos mais asvirtudes do que enfocar os de-feitos. Isso ocorre porque, deve-mos olhar para fora depois deolhar para dentro.

Se temos boa memória, lem-bramos que o reflexo no espelhoda alma revela mazelas que fa-riam corar até bochecha de sapo.Contudo, mesmo com tantasfalhas há quem nos acolha, cui-de, queira bem e, quem diria,até ame. Por sermos aceitos eamados, a gratidão deve nosfazer, no mínimo, retribuir coma mesma medida às pessoas quenos cercam.

A gratidão nos torna alunosde conceito ‘A’ na escola davida. Isso porque, a nossa me-mória nos permite reviver mo-mentos e revisitar muitos luga-res sem mover um passo. Aslembranças tanto podem nosfazer saltar de alegria quantonos lançar no fundo do poço.Tudo depende se reagimos comgratidão ou com ingratidão acada lembrança.

Caso não tenhamos a grati-dão como regra de vida, ao re-cordamos momentos dolorososcomo, por exemplo, quando al-guém nos traiu, podemos amar-rar o defunto da traição ao pró-prio corpo e reviver o sofrimen-to com seu mal cheiroso fardo.

Ao passo que, se formosagradecidos, a mesma recorda-ção vai arrancar de nós um lar-go sorriso por termos saído for-talecidos e mais maduros da-quela situação. Isso, sem a ne-cessidade de fazer da amargurauma companheira e sem nosfecharmos para novas e profícu-as amizades. Sejamos pois, alu-nos da gratidão.

A gratidão é professora por excelência“Pagamos a mesma

tarifa cheia deJundiaí, não é justo

passar reto”Do prefeito de Campo Limpo Paulista, Ar-

mando Hashimoto, em entrevista concedida aojornal Bom Dia Jundiaí, sobre o projeto doTrem Expresso. Hashimoto afirma que estábrigando, junto com Várzea Paulista, para queo Expresso tenha parada em Campo Limpo –ao contrário da ideia original proposta pelogovernador Geraldo Alckmin – de que o tremligaria Jundiaí à Barra Funda, sem ‘escalas’.

Nestor Vidal é eleitoprefeito de Magé

O candidato Nestor deMoraes Vidal Neto foi eleito,no domingo (31) prefeito deMagé (RJ). Uma eleição su-plementar foi realizada por-que a prefeita eleita em 2008,Núbia Cozzolino, foi cassadapela Justiça Eleitoral. NestorVidal se elegeu com 68,62%dos votos válidos. O candidatoapoiado pela ex-prefeita, Wer-ner Benites Saraiva da Fonse-ca, ficou em segundo lugar,com 23,82% dos votos.

ELEIÇÕES 2011

Dilma convida o mundo a conhecer o BrasilDurante a cerimônia de sor-

teio dos grupos para as elimi-natórias da Copa de 2014, sá-bado, na Marina da Glória, noRio, a presidenta Dilma Rous-seff convidou o mundo a co-nhecer o Brasil e os brasilei-ros. “O Brasil continua a seridentificado como o país dofutebol. E isso nos envaidece.Nós amamos o futebol. Ga-nhamos cinco copas do Mun-do e aqui nasceram muitos dosmaiores craques de todos ostempos”, disse, fazendo refe-rência especial a Pelé, presen-te na cerimônia e escolhidoembaixador honorário do Mun-dial de 2014.

“Convido os povos domundo inteiro a conhecer o

Brasil e os brasileiros. En-contrarão um Brasil muitobem preparado para realizara Copa. Com toda a infraes-

trutura necessária: transpor-te, tecnologia de comunica-ção e muita segurança”, com-pletou.

Entre as ações previstasno Programa de Aceleraçãodo Crescimento (PAC 2) paraa área de transportes no perí-odo de 2011 a 2014, 1% dasobras foi concluído, segundoavaliação do governo. Ou-tras 83% das ações estão emritmo “adequado”, 11% dasobras merecem atenção e 5%estão em “situação preocu-pante”. Os dados constam doBalanço do PAC 2.

Só 1% de obras de transporte do PAC 2

No primeiro semestre de2011, foram iniciados 431 qui-lômetros de trechos de rodovi-as, e mais 6,5 mil quilômetrosestão em andamento. Além dis-so, foram contratados cerca de7,5 mil quilômetros em obrasde sinalização, 8 mil quilôme-tros de rodovias já detêm pro-jetos e estudos prontos pararestauração e manutenção emais 22 mil quilômetros estãoem fase de elaboração.

Em ferrovias, 3,5 mil qui-lômetros de obras estão sen-do executados, incluindo asferrovias Norte-Sul e a NovaTransnordestina. No perío-do, foram iniciadas tambémobras em 11 aeroportos bra-sileiros, como as reformasdo terminal de passageirosdo aeroporto de Brasília e aconstrução do terminal re-moto do aeroporto de Guaru-lhos, em São Paulo.

NO PRAZO?

DEMOROU

Joseph Blatter, rei Pelé e presidente Dilma Rousseff

Cadê o asfalto noNova Trieste?

Comerciantes da Aveni-da Atibaia (Vila Nova Tries-te, em Jarinu) estão recla-mando do que consideramdemora na conclusão do as-falto do bairro.

Segundo os moradores elojistas, a Prefeitura de Jari-nu colocou vários montes depedras, há mais de 15 dias,espalhados pelas ruas – mas,até agora, nada do serviçoser feito. A reportagem de OPêndulo foi em busca de in-formações sobre o atraso.

O vice-prefeito RubinhoParise informou que, “emmais ou menos um mês osserviços serão concluídos”

Page 3: O Pendulo 816

O PÊNDULODE 5 A 11 DE AGOSTO DE 2011 3 GERAL

SEM COLARINHO

A cada 20 minutos,uma pessoa é internadaem hospitais do estado,

para se tratar dedoença causada por

uso do álcool

Pesquisa mostra que 18% dos adolescentes entre 12 e 17 anos bebem regularmente – e que quatro entre 10 menores compram bebida livrementePesquisa mostra que 18% dos adolescentes entre 12 e 17 anos bebem regularmente – e que quatro entre 10 menores compram bebida livremente

Estado de SP abre guerra contraconsumo de álcool por adolescentes

Estado de SP abre guerra contraconsumo de álcool por adolescentes

ão Paulo - O governo do esta-do de São Paulo vai aumentaro rigor na fiscalização nos

bares para evitar a venda de bebi-das alcoólicas para menores deidade. O estabelecimento comer-cial que for flagrado vendendo oupermitir que crianças e adoles-centes consumam bebidas alcoó-licas será multado em até R$ 87mil. Além disso, poderáser interditado por deter-minado período ou fecha-do definitivamente.

A medida foi anunciadana segunda-feira (1) pelogovernador Geraldo Alck-min. Além da fiscalização, o pro-grama prevê ações para tratamen-to e educação. Uma proposta pro-jeto de lei que está sendo discuti-do há seis meses será encaminha-do à Assembleia Legislativa e deveentrar em vigor tão logo seja apro-vada. Com a lei o jovem terá queapresentar o documento de iden-tidade no ato da compra.

De acordo com dados doCentro de Referência em Tra-tamento de Álcool, Tabaco eOutras Drogas (Cratod), 80%dos pacientes diagnosticadoscomo alcoólatras começarama beber antes dos 18 anos,muitos com 11 ou 12 anos. Umlevantamento da Secretaria Es-tadual de Saúde mostrou que acada 20 minutos uma pessoa éinternada em hospitais do es-

tado com problemasdecorrentes do usodo álcool. Já uma pes-quisa do Ibope, feitaa pedido do GovernoEstadual, revelou que18% dos adolescentes

entre 12 e 17 anos bebem regu-larmente e que quatro entredez menores compram bebidano comércio livremente.

Segundo Alckmin, a propostaé a dobrar o número de leitosdestinados a pacientes alcoó-latras. Hoje, existem 200 emtodo o estado e a expectativa éque cheguem a 400 em um ano.

Da Agências

SLei mais dura contra

os comerciantesUm projeto de lei, encaminhado à Assembléia Le-

gislativa, prevê aplicação de multas de até R$ 87,2 mil,além de interdição por 30 dias, ou até mesmo a perdada inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS, deestabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguemou permitam o consumo, em suas dependências, debebida com qualquer teor alcoólico entre menores de18 anos de idade em todo o Estado.

Atualmente, o comerciante só pode vender bebidasalcoólicas a maiores de 18 anos.

No entanto, se essa pessoa repassa o álcool aoadolescente ou criança no estabelecimento, ele nãotem qualquer responsabilidade. A nova legislaçãomuda esse ponto e obriga o comerciante a pedirdocumento de identificação para realizar a venda oudeixar que o produto seja consumido no local. Osestabelecimentos poderão abster-se de vender oufornecer bebidas alcoólicas a quem se recuse a apre-sentar documento de identificação.

Além disso, caberá aos responsáveis pelos estabe-lecimentos demonstrar, sempre que abordado poragentes fiscalizadores, que a venda ou o consumo debebidas alcoólicas no local não fere a nova legislação,especialmente em relação à idade dos consumidoresque no momento da fiscalização estejam fazendo usodesses produtos. Caso o estabelecimento se recuse acomprovar a maioridade das pessoas que estejamconsumindo bebida alcoólica, estará sujeito a multa einterdição. Todos os estabelecimentos que operamcomo autoserviço, como supermercados, padarias elojas de conveniência, entre outros, deverão expor asbebidas alcoólicas em espaço separado dos demaisprodutos, com a devida sinalização sobre a lei.

Page 4: O Pendulo 816

O PÊNDULO DE 5 A 11 DE AGOSTO DE 20114 GERAL

PELA PAZ

SDa Agência Brasil

Posto maispróximo para

entrega de armasna Região é aPolícia Federalde Campinas

Em pouco mais de dois meses, o Banco do Brasil (BB) já liberou cerca de R$ 1,1 milhão para indenizações a quem entregou armas

Campanha do Desarmamento recebeumais de 10 mil pedidos de indenização

ão Paulo – Em vigorhá dois meses, a Cam-panha Nacional do

Desarmamento de 2011 arre-cadou 10,4 mil armas e 30,9mil munições em todo o país.O balanço nacional, divulgadopelo Ministério da Justiça,mostra que cada pessoa entre-ga, em média, uma arma. Nocaso das muni-ções, são 36unidades porpessoa.

De acordocom o ministé-rio, os revólve-res calibre 38lideram a listados armamen-tos recebidos pelas políciasFederal e Rodoviária Federal,com 2.436 unidades recolhi-das. Em segundo lugar estãoos revólveres calibre 32, com1.110 unidades (12%). Foramentregues ainda 32 fuzis, qua-tro metralhadoras e duas sub-metralhadoras.

Só na Polícia Federal deCampinas, posto mais próxi-mo de Jundiaí para a entrega,foram deixadas 196 armas,sendo 160 curtas e 36 longas,desde o início da campanha de2011. Segundo a assessoria deimprensa da PF de Campinas,não é possível dizer quantasdessas armas foram entreguespor pessoas da Região de Jun-diaí, já que o proprietário da

arma não pre-cisa se identi-ficar.

Quem en-trega as armaspode receberquantias quevariam deacordo com otipo da arma.

Há três valores de ‘recompen-sa’ pela entrega: R$ 100, R$200 e R$ 300. O Banco doBrasil recebeu até agora 10,4mil pedidos de indenizaçãopara as pessoas que entrega-ram suas armas em postos decoleta credenciados pelo Mi-nistério da Justiça. O dinheiro

A Associação Brasileira deDistribuidores de Energia Elé-trica (Abradee) registrou 372acidentes na rede elétrica cau-sados pelo uso do cerol entre2001 e 2010. Do total, 85 pes-soas morreram, 134 fo-ram casos graves e 153leves. Somente no anopassado, foram 11 aci-dentes fatais e 17 pes-soas tiverem ferimen-tos graves ou leves.

A linha de pipa molha-da com a mistura de cola evidro moído danifica oscabos de energia elétri-ca, gerando curto-cir-cuito, interrupção dofornecimento deenergia e até mes-mo o rompimen-to do fio e in-cêndio. Em2011, a Ele-tropaulo re- gistrou 4acidentes, sendo 2 fa-tais nos 24 municípios do Esta-do de São Paulo para os quaisfornece energia.

pode ser retirado no primeirodia útil seguinte após a data deentrega da arma. O prazo paraa retirada do valor vai até 30dias após a entrega.

Segundo a assessoria deimprensa do Ministério da Jus-tiça, o governo paga aos pro-

prietários da arma para incen-tivar a entrega. Ainda de acor-do com o Ministério, estudosmostram que a redução dasarmas em circulação tem efei-to direto na diminuição da vio-lência e dos índices de homicí-dios. “Reduzir as armas é par-

te de um conjunto de açõespara reduzir a violência e tor-nar o país mais seguro paratodos”.

A campanha segue até 31de dezembro. De acordo com oministério, depois dessa data,as entregas continuarão sendo

aceitas, mas as pessoas quedecidirem se desarmar não se-rão indenizadas.

As unidades autorizadaspara coleta de armas estão re-lacionadas na página oficialda campanha na internet:www.entreguesuaarma.gov.br

DESARMAMENTOCampinas já recebeu 196 armas; em todo o país, foram mais de 10 mil armas entregues

Segundo a empresa, a re-gião leste da cidade de São Pau-lo é, historicamente, a campeãnesse tipo de acidente em suaárea de concessão. O uso do

cerol também podeoferecer vários ris-cos no trânsito,seja para quemanda de moto, bi-

cicleta ou a pé. Se-gundo dados divul-

gados pela AssociaçãoBrasileira de Motoci-

clistas (Abram), acontecemcerca de 100 acidentes com

motociclistas por ano, sendoque 25% dos casos são fatais.As aves também são vítimasdas linhas modificadas.

Há uma semana, o policialmilitar Ricardo Luís MatiasCordeiro, de 25 anos, morreuno bairro da Penha, zona lesteda Capital. Ele estava a bordode sua moto quando teve o pes-coço preso por uma linha comcerol, esticada na rua. A linhaquase decepou a cabeça da ví-tima.

Cerol causa 372 acidentes.Só em 2010 foram 11 mortos

PAULISTANO VIAJA PARA CONSEGUIR TIRAR PASSAPORTE

A demora para tirar passa-porte em São Paulo já obriga opaulistano a viajar para conse-guir o documento. Nos cincopostos de atendimento da Polí-cia Federal da capital, o tempode espera é de no mínimo trêsmeses - isso quando existe ho-rário disponível. E mesmoquem segue à risca a recomen-dação de providenciar o docu-mento com antecedência nãotem garantia de vaga em ne-nhum dos postos.

A saída para driblar a mo-rosidade é pegar a estrada paracidades como Campinas, Pira-cicaba e São José dos Campos,no interior, ou São Sebastião,no litoral. Também com altademanda, no Rio ainda é possí-vel encontrar datas para julho.Em Brasília, só para setembro.

A justificativa para a atuallentidão é a “demanda recordepor passaportes na RegiãoMetropolitana”. Contando ospostos em Santo André, Baru-eri e Guarulhos, foram 214 mildocumentos emitidos no pri-meiro semestre deste ano, compico de 42 mil só em junho. Noano passado inteiro, foram 557mil - 38% a mais que em 2009.

Em nota assinada por Dio-genes Perez de Souza, chefe doNúcleo de Passaportes da De-legacia de Imigração, a PolíciaFederal de São Paulo afirmaque “a disponibilidade de va-gas é dinâmica, variando de umdia para o outro”.

Na mira do Ministério Pú-blico Federal (MPF) desdemarço do ano passado, a moro-

sidade no processo de emissãode passaportes continua sobinvestigação em São Paulo. Àmedida que os problemas mu-dam de configuração, o MPFsolicita novos esclarecimentosda Polícia Federal. O último foino começo da semana, quandoo procurador da República Je-fferson Aparecido Dias man-dou um ofício para a Polícia

Federal pedindo explicaçõessobre a espera recorde de trêsmeses para o agendamento.Ainda aguarda uma respostaoficial do órgão. “Primeiro, eraproblema no sistema que impe-dia o agendamento eletrônico.Depois, os horários de atendi-mento eram insuficientes paraa demanda. Agora três mesesde fila de espera na capital”, dizo procurador da República.

Dias afirma que é discre-pante ter uma espera de mesesno atendimento em São Paulo -que tem mais postos de atendi-mento e mais mão de obra - econseguir tirar passaporte emuma questão de dias no interi-or. “É no mínimo contraditórioter de viajar para conseguir umpassaporte. Quero saber o queeles pretendem fazer para en-curtar essa fila na capital, sevão aumentar o número de pos-tos ou o de funcionários.” Ques-tionada sobre novas medidasde melhoria no atendimento, aPF disse em nota que “existemmedidas em implementação,cuja divulgação ocorrerá emmomento adequado”.

As informações são do jor-nal O Estado de S. Paulo.

A maioria dos brasileiros écontra a união estável de casaishomossexuais, autorizada des-de maio pelo Supremo TribunalFederal (STF). De acordo compesquisa realizada pelo IbopeInteligência, divulgada esta se-mana, 55% da população nãoaprova a união entre pessoasdo mesmo sexo.

O percentual é o mesmoquando o assunto é a adoçãode crianças por casais homos-sexuais: 55% dos brasileirossão contra e 45% a favor. Olevantamento mostra que, nosdois casos, a resistência é mai-or entre os homens, os evangé-licos, os mais velhos, pessoascom menos escolaridade e declasses mais baixas. Nessas ca-tegorias, os índices de rejeiçãoàs causas homossexuais sãomaiores.

Em relação à união estável,por exemplo, 63% dos homenssão contra, enquanto entre as

Maioria dos brasileiros é contra uniãoestável e adoção por casais homossexuais

dade. Nesse tema, a maior resis-tência está entre as pessoas commais de 50 anos, categoria emque 70% são contrários à adoção

por casais gays,e entre

o s

evan-gélicos, na qual

o percentual chegou a 72%.Apesar de a maioria ser con-

trária ao casamento e à adoçãode crianças por pessoas do mes-mo sexo, a pesquisa mostra queno dia a dia os brasileiros têmposturas mais tolerantes com oshomossexuais. O Ibope pergun-tou qual seria a reação dos entre-vistados se o melhor amigo reve-

55% da populaçãonão aprova a uniãoentre pessoas do

mesmo sexo

mulheres o percentual é 48%.Entre os jovens de 16 a 24 anos,60% são a favor da decisão doSTF, ao mesmo tempo em queapenas 27%d o s

en-trevistadoscom mais de 50 anos têm a mes-ma opinião. Na população evan-gélica, o percentual de rejeição àunião estável entre gays é de77%.

Entre as mulheres, 51% são afavor da adoção de crianças porcasais homossexuais, enquantoapenas 38% dos homens se di-zem favoráveis a essa possibili-

lasse ser homossexual. A gran-de maioria, 73%, respondeu quenão se afastaria do amigo, 14%se afastariam um pouco e 10%disseram que se afastariammuito. A resistência é maiorentre os homens: entre eles, opercentual dos que se afastari-am em algum grau de um amigoque se declarasse gay é de 35%,ante 20% das mulheres.

O instituto também questio-nou os entrevistados sobre aaceitação de homens e mulhe-res homossexuais trabalhandocomo médicos no serviço pú-blico, policiais e professores deensino fundamental. De acordocom o Ibope, 14% dos brasilei-ros são, em algum grau, contrá-rios à presença de médicos ho-mossexuais, 24% têm restriçõesao trabalho de gays como poli-ciais e 22% são contra homos-sexuais trabalhando como pro-fessores de ensino fundamen-tal.

Page 5: O Pendulo 816

O PÊNDULODE 5 A 11 DE AGOSTO DE 2011 5 CIDADE

PARTICIPAÇÃO

Moradores das regiões do Marsola, Figueira Branca e Campo Verde votam no Orçamento Participativo

CDa assessoria

Projeto deorçamento

participativo temverba de R$ 1,5milhão para as

obras

Neste sábado, população vai decidirque obras quer ver em cada bairro

ampo Limpo - O mo-mento mais esperadodo projeto do Orça-

mento Participativo chegou:agora é a vez da populaçãodecidir as obras que a prefei-tura irá fazer na cidade. Aprimeira assembléia está mar-cada para sábado (6), às 10horas, na Emef Osvaldo Gran-dizoli, quando poderão votaros moradores das regiões doMarsola, Figueira Branca eCampo Verde.

Ao todo, serão três pa-cotes de obras – privilegi-ando toda a micro-região –que poderão ser votados e

escolhidos democratica-mente. Qualquer morador,acima de 16 anos, pode daro seu voto, desde que resi-da em um dos bairros e nãoseja funcioná-rio público(da Câmaraou Prefeitu-ra). “A popu-lação é quemdecide”, afir-ma Neive No-guero, res-ponsável pelo projeto e co-ordenador do Meio Ambi-ente do município.

Ao longo de mais de doismeses, a prefeitura fez 30reuniões em toda a cidade,

debatendo com a populaçãosobre as necessidades dasobras nos bairros. Mais demil pessoas participarem doprojeto. Foram votadas e es-

colhidas pelacomunidade45 solicita-ções. “Sãop e q u e n a sobras, aque-las que só omorador lo-cal enxerga”,

enfatiza o prefeito ArmandoHashimoto, lembrando que aadministração municipal des-tinou ao projeto R$ 1 milhãoe meio – R$ 300 mil paracada região.

Dr. Armando diz que omaior benefício do Orçamen-to Participativo é a aproxima-ção entre a prefeitura e a co-munidade. “A administraçãoaté agora, cuidou do macro,procurou resolver os princi-pais problemas como sanea-mento básico (água e esgoto),saúde (com a construção deum novo hospital), educação einfraestrutura (asfalto e reca-peamento). Agora, precisamoscuidar das pequenas obras,aquelas que interferem direta-mente na vida da comunida-de”, afirma. Veja tudo sobre oOrçamento Participativo nosite da prefeitura: www.campolimpopaulista.sp.gov.br.

VOCÊ DECIDEArmando: “Estas são obras menores, que só o morador local enxerga”

Durante osdias 25 a 28 dejulho, a Secreta-ria Municipal deEducação reali-zou um encontropara todos os fun-cionários com oobjetivo de capa-citar e reunir to-das as pessoas darede. O eventoteve a participação de pales-trantes, de pessoas da área dasaúde, além da apresentação depeça de teatro e musica ao vivocom a cantora Teka Maris.Todas as pessoas presentes ga-nharam um certificado de par-ticipação.

No primeiro dia, coordenan-do a ginástica laboral – queacabou incorporada ao eventotodos os outros dias -, a fisiote-rapeuta Cristina Benini dos San-tos e mostrou a todos os partici-pantes sobre a importância deter uma vida saudável aliada àatividade física. Ainda nesse dia,a assistente técnica da oficinapedagógica Maria das Doresfalou sobre auto-estima.

Heloisa Campos MortensenErnits e Eloá Pelini Zut foramas palestrantes do segundo diade encontro e bateram um paposobre conflitos, com dicas decomo administrá-los, tanto navida pessoal, como na profissi-onal. Heloísa foi também umadas organizadoras do evento eavalia positivamente o resulta-do. “O evento superou todas asnossas expectativas e os objeti-vos foram alcançados. Essa reu-

Pacote 1 - Recapeamentoda Av. 9 de julho Vila Imape(Marsola), Calçamento na Es-trada da Figueira Branca no tre-cho até o Jardim Corcovado ladoesquerdo (Marsola), Asfalto aomenos de 50 metros nas ruasconfluentes com a estrada daFigueira com canaletas (Figuei-ra Branca), Asfalto na Rua late-ral da EMEFEI Lazaro Gago,extensão de 187mt (CampoVerde).

Pacote 2 - Calçamento naEstrada da Figueira Branca no

nião é sinal de uma evolução namaneira como nos relaciona-mos”. Heloísa falou da satisfa-ção por parte dos funcionários,o que integrou ainda mais aequipe.

No terceiro e último dia, otema abordado foram os direi-tos e deveres da criança e doadolescente. A responsável porministrar a palestra foi a coor-denadora da Promoção SocialDaniela Sfalcin. “É fundamen-tal que todos saibam da impor-tância de fazer um trabalho pau-tado em cima desses direitos”,diz Daniela. Para encerrar oencontro, a coordenadora dogrupo Conviver da Melhor Ida-de, Lucianie Chisse Esperan-ça, brincou com a galera e colo-cou todo mundo para dançar.

As inspetoras da Emef VilaThomazina, Débora ElaineAparecida de Araújo, AdrianaVictorino e Jéssica Curval Le-andro avaliaram de forma po-sitiva o encontro e destacaramo dinamismo que houve duran-te os três dias. “São boas inici-ativas e resultam em mais mo-tivação durante o trabalho”,disse Débora.

Secretaria de Educação promoveencontro com funcionários

Orgulho. Foi esse o senti-mento do prefeito ArmandoHashimoto ao visitar a cozinhaexperimental para acompanharo encerramento do curso de sal-gadeiro, realizado pela prefeitu-ra municipal através do FundoSocial de Solidariedade em par-ceria com o SENAI. O curso, queé totalmente gratuito e teve dura-ção de 48 horas, capacitou umgrupo de 15 pessoas que, agora,têm a oportunidade de ter rendaprópria e tornar-se um empreen-dedor. O prefeito elogiou a todosos formandos e destacou o empe-nho de cada um em querer me-lhorar e conquistar o espaço nomercado de trabalho. “É nossaobrigação enquanto prefeiturabuscar parcerias que dão certo,como essa, e as incentivar”, disseDr. Armando.

O curso foi ministrado porSueli Fonseca, que encheu de elo-gios a dedicação de todas as alu-nas “O grupo obteve entrosamen-to. Foi muito proveitoso e gratifi-cante poder ensinar essas pesso-as. Além de aprender, nós nosdivertimos muito e isso torna aaula mais agradável”, completa.

A dona de casa RosemeireFavero espera por mais cursoscomo este. “Foi um curso muitoproveitoso e quero fazer maiscursos como este em que pode-mos aprender algo diferente eainda montar nosso próprio ne-gócio”, disse Rosemeire.

Outra aluna que avaliou po-

sitivamente o curso foi a estu-dante Bruna Nayara Moraes, de16 anos e que pretende abrir asua própria lanchonete. “Querocolocar em prática tudo o queaprendi durante essas três sema-nas de curso e poder ter rendaprópria”, diz.

Maristela Lavorato Rebouçassempre faz todos os cursos de qua-lificação oferecidos pela prefeitura– como o de garçom - e não preten-de parar. “Estou ansiosa para po-der fazer os cursos que virão eassim como todos os outros que jáfiz, este também foi muito provei-toso”, diz, Maristela que trabalhana área de eventos. Ela completoudizendo que a capacitação já aju-dou muito para o seu crescimentoprofissional. “Além de tudo a pro-fessora Sueli explica tudo direiti-nho e é muito paciente”, finaliza.

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL FORMAM MAIS UM GRUPO

Curso_salgadeiro

CONFIRA AS PROPOSTAS QUE SERÃO VOTADAS

trecho até o Jardim Corcovadolado esquerdo (Marsola), Asfal-to ao menos de 50 metros nasruas confluentes com a estradada Figueira com canaletas (Fi-gueira Branca), Calçamento naestrada da Figueira lado esquer-do do Nova Essen até a FigueiraBranca (Figueira Branca), Cal-çamento na estrada da Figueiralado esquerdo do Nova Essen atéa Figueira Branca (FigueiraBranca), Asfalto na Rua lateralda EMEFEI Lazaro Gago, ex-tensão de 187mt (Campo Verde)

Pacote 3 - Área de lazerna lateral da Escola Osval-do Grandizoli (Jardim Mon-te Alegre), Calçamento naEstrada da Figueira Brancano trecho até o Jardim. Cor-covado lado esquerdo (Mar-sola), Calçamento na estra-da da Figueira lado esquer-do do Nova Essen até a Fi-gueira Branca (FigueiraBranca), Asfalto na Rua la-teral EMEFEI Lazaro Gago,extensão de 187mt (CampoVerde).

Os três pacotes daregião - que incluiMarsola, Figueira

Branca, Campo Verde ebairros adjacentes -foram definidos em

reuniões com osdelegados escolhidos

pela população local etécnicos da prefeitura.“A ideia é facilitar avotação e viabilizar o

maior número de obraspossíveis para cada

região”, afirma NeiveNoguero.

6 de agosto – EMEF Os-valdo Grandizoli - JardimMonte Alegre (micro regiõesFigueira Branca, Campo Ver-de e Marsola)

13 de agosto – Emef Vere-ador Venâncio Gonzaga Ra-mos – Jardim Vera Regina(micro regiões Jardim SantaLúcia, Jardim Vista Alegre)

20 de agosto - Emef. Vere-ador de Souza Charrua – VilaBotujuru (micro regiões VilaFirenze, Vila Botujuru, Coli-na do Pontal e Vila Chacrinha)

27 de agosto - Emef. Go-vernador Mário Covas – SãoJosé (micro regiões Pau Arca-do, Parque Internacional, SãoJosé e Jardim Europa)

3 de setembro – EMEF Dr.Francisco Monlevade – Centro(micro regiões Vila Thomazinae Jardim América).

Veja os projetos que serão votados no sábado:

Programe-separa as próximas

reuniões doOrçamentoParticipativo

O que os delegados acharam do OP

Edilson Resende

(delegado do OP do Parque Internaci-onal): As propostas que foram discu-tidas nas reuniões foram encami-nhas e estão em andamento. Os mo-radores do bairro estão felizes comesse projeto. É mais uma obra sendoexecutada pela administração quejá resolveu problemas graves comoa qualidade e falta da água

Gilson:

“O OP é uma maneira de sabermosonde vai o orçamento da Cidade edo bairro. É população quem esco-lhe isso, e o dever do delegado élevar para a população o que foidecidido e o que foi falado além decobrar do poder público que estásendo feito. A população já avaliao OP de forma positiva e come-çam a enxergar o delegado comoum representante”.

Raimundo:

“Estou me sentindo orgulhoso pelovoto de confiança que os moradoresme deram. Muitas melhorias nos bair-ros poderão ser feitas graças a inici-ativa do município de implantar oOrçamento Participativo. Poder de-cidir junto com a população é funda-mental, pois eles vivenciam os pro-blemas diários. É uma experiênciagratificante”.

Jeferson:

“Sinto-me como uma ponte entre apopulação e a prefeitura, e já soucobrado por ser delegado. Participardesse processo de acompanhar epoder decidir junto aos outros dele-gados o que vai ser feito no bairro émuito prazeroso. Me sinto gratifica-do com essa oportunidade de estarajudar a melhorar o meu bairro

Lucenir Rolim

(delegada do OP de Botujuru) diz: “Essainiciativa foi maravilhosa e o resulta-do é satisfatório. Essa interação daadministração com a população é im-portante. Com o orçamento Participa-tivo podemos ajudar toda a cidade. Aideia é 100% aprovada, pois quemrealmente sabe dos problemas do bair-ro somos nós, os próprios moradores.”

Veja a opinião de quemfoi eleito pela sua

comunidade eacompanhou todo o

processo do OrçamentoParticipativo:

Page 6: O Pendulo 816

O PÊNDULO DE 5 A 11 DE AGOSTO DE 20116 POLÍTICA

CORRERIA

Pela lei, é preciso obter o registro junto ao TSE pelo menos um ano antes do pleito – que, em 2012, será em 7 de outubro

20 partidos em formação queremregistro para chegar às eleições/2012

BDa Agência Brasil

rasília – Pelo menos20 novos partidos bus-cam registro na Justi-

ça Eleitoral brasileira, segun-do levantamento do TribunalSuperior Eleitoral (TSE) emparceria com Tribunais Regi-onais Eleitorais (TREs). Paraconcorrer nas eleições munici-pais de 2012, a legislação exi-ge que, pelo menos um anoantes, os partidos obtenham oregistro nacional, período quese encerra em 70 dias, já que oprimeiro turno será no dia 7 deoutubro.

Quem pretende se candi-datar a algum cargo políticotambém precisa estar filiado aum partido nesse mesmo perí-odo. Segundo o TSE, para acriação de uma nova legenda,é preciso o apoio, comprova-do por meio de assinaturasacompanhadas do número dotítulo de eleitor, de pelo me-nos 0,5% dos eleitores quevotaram para deputado fede-

ral na última eleição, descon-siderados os votos brancos enulos.

Os eleitoresque assinaremo documento deapoio devemainda estar dis-tribuídos por,no mínimo,nove estados e,em cada um de-les, representarpelo menos 0,1% dos que vo-taram. Considerando as elei-ções de 2010 para a Câmara

vantamento realizado com in-formações repassadas por 18TREs. Foram 15 no total: Acre,Amazonas, Bahia, Ceará, Dis-trito Federal, Goiás, MinasGerais, Mato Grosso, Paraí-ba, Pernambuco, Rio Grandedo Norte, Rondônia, SantaCatarina, São Paulo e Tocan-tins.

O Partido da Pátria Livre(PPL) e o Partido Novo (PN)informaram o recolhimento deassinaturas em 12 estados. OPartido Ecológico Nacional(PEN) está buscando apoio em11 unidades da federação. Osdemais partidos em formaçãoainda não chegaram a comuni-car o mínimo de nove estadoscom assinaturas.

Segundo o TSE, existemno Brasil atualmente 27 parti-dos devidamente registrados.Desses, três foram criados naúltima década: o Partido Re-publicano Brasileiro (PRB), oPartido Socialismo e Liberda-de (P-SOL) e o Partido daRepública (PR).

Segundoo TSE,

existem no Brasil27 partidos

devidamenteregistrados

dos Deputados, cada novo par-tido precisa de aproximada-mente 490 mil assinaturas no

total, de acor-do com o TSE.

O PartidoSocial Demo-crático (PSD),criado peloatual prefeitode São Paulo,Gilberto Kas-sab, foi o que

comunicou a busca de assina-turas em mais unidades daFederação, de acordo com le-

RUMO A 2012Primeiro turno das próximas eleições já está confirmado para 7 deoutubro de 2012

Page 7: O Pendulo 816

O PÊNDULODE 5 A 11 DE AGOSTO DE 2011 7 ECONOMIA

BOA NOTÍCIA

Barrada na Rússia e na África do Sul, o preço das carnes bovina e de frangobrasileira caíram em todo o Estado, segundo indicadores econômicos

Preço da carne caiu quase10% este ano em todo Estado

SDa Agência Brasil

ão Paulo - Nos açou-gues do estado de SãoPaulo, o preço das car-

nes em geral caiu 9,49% de ja-neiro a junho. Só entre maio ejunho, a queda foi 2,9%. Essaoscilação fez o Índice de Preçosno Varejo (IPV) sair da inflaçãode 0,46% em maio para defla-ção de 0,34% em junho. Calcu-lado pela Federação do Comér-cio de Bens, Serviços e Turismodo Estado de São Paulo (Feco-mercio-SP), o IPV acumula altade 6,77% no ano.

De acordo com a assessoraeconômica da Fecomercio Juli-ana Ximenes, os preços dos ali-mentos encerraram o semestre“com tendência de queda”, emespecial, as carnes. Em junho,as aves eram vendidas por pre-ços até 8,66% menores que osverificados em maio nos super-mercados, enquanto nos açou-gues, a queda chegou a 9,49%.Já as carnes bovinas ficaram,em média, 10,1% mais baratasnos supermercados – enquantonos açougues em geral tiveramrecuo bem mais modestos, de1,59%. No caso da proteína deorigem suína, a queda atingiu2,83% nos açougues e 0,38%nos supermercados. A pesquisada Fecomercio-SP apontou ain-da redução de preços dos pesca-dos (-1,59%).

“Com mais oferta desses pro-dutos no mercado interno, fo-ram criadas as condições para

essa queda", justificou Xime-nes, ao explicar que que a redu-ção dos preços internos foi mo-tivada pela perda momentâneade mercados externos importan-tes, como Rússia e África doSul, que embargaram a comprada carne brasileira por motivossanitários.

Inflação seguepressionada

Ela alertou, entretanto, queo próximo índice referente aofechamento de julho, que aindaestá sendo calculado, deverá re-fletir uma certa pressão decor-rente do aumento dos custos deprodução e da falta de pastagempor causa do clima mais seco.Segundo a economista, dois dosprincipais insumos da produção

pecuária, milho e soja, estão compreços instáveis.

Outra mudança nas expec-tativas para o segundo semestredeverá ocorrer com combustí-veis e lubrificantes que, igual-mente, contribu-íram para o re-sultado negativodo IPV em ju-nho (-4,6%)após 11 mesesseguidos de ele-vação. Nos seisprimeiros mesesdo ano, a varia-ção de preçosacumulou alta de 6,77% enquan-to nos últimos 12 meses, a infla-ção já soma 12,36%.

A deflação de junho estáassociada, principalmente, aoinício da moagem da cana,

que reduziu em 10,38% o pre-ço do álcool hidratado e em3,98% o do álcool anidro, queé misturado à gasolina. Mas,como a taxa de crescimentoda demanda por esses produ-

tos tem sidomaior do quea da oferta, aprevisão deXimenes é deque haja umarecuperaçãodos preçosnos próximosmeses. Elalembrou que o

presidente da Petrobras, JoséSergio Gabrielli, admitiu apossibilidade de importaçãode gasolina como forma demanter os preços estabiliza-dos no mercado doméstico.

Quem trabalhou pelo menos30 dias em 2010 e recebeu, emmédia, até dois salários míni-mos, poderá sacar o abono sala-rial em agências da Caixa Eco-nômica Federal ou do Banco doBrasil a partir de 11 de agosto.

O benefício é pago aos tra-balhadores inscritos no Progra-ma de Integração Social (PIS)ou no Programa de Formação doPatrimônio do Servidor Púbico(Pasep) há cinco anos e paraaqueles que os empregadorestenham informado os dados cor-

A partir de setembro de-vem chegar ao mercado bra-sileiro os primeiros tablets jáfabricados no país, com 20%de componentes nacionais, emais baratos do que os en-contrados à venda atualmen-te. A previsão é do ministroda Ciência e Tecnologia,Aloizio Mercadante, um dosresponsáveis no governo pelainclusão da indústria do ta-blet no Processo ProdutivoBásico e na Lei do Bem (Leinº 11.196), que reduz a zeroas alíquotas pagas para oPrograma de Integração So-cial e para a Contribuiçãopara o Financiamento da Se-guridade Social (PIS/Co-fins).

Mercadante calcula que ostablets poderão custar até 40%menos se os descontos dadospelo governo federal e por al-guns estados para incentivar aprodução local chegarem aoconsumidor. “No Natal vai termuito tablet barato e em todasas opções para o consumidor.Acho que nós vamos ter umbelo momento na indústria dacomputação no país”, disse

Quatro das sete capitaispesquisadas pela FundaçãoGetulio Vargas (FGV) apre-sentaram aumento no Índicede Preços ao Consumidor Se-manal (IPC-S) no fechamentodo mês de julho. A maior ele-vação em relação ao levanta-mento divulgado na semanaanterior ocorreu em Porto Ale-gre (de –0,01% para 0,17%).

De acordo com dados apre-sentados terça-feira (2), asoutras capitais que registra-ram acréscimo na taxa foram oRio de Janeiro (de –0,24% para–0,10%), Recife (de –0,13%para –0,10%) e São Paulo (de–0,07% para 0,01%). O índicediminuiu em Salvador (de0,02% para estabilidade de

A TAM vai estender os ser-viços de celular e internet a bor-do para sua frota internacional apartir do segundo semestre de2012. Em comunicado ao mer-cado, a companhia aérea disseque os passageiros poderão rea-lizar chamadas telefônicas eenviar mensagens de texto pormeio de rede celular, bem comoacessar à internet através de si-nal WiFi

"A decisão de ampliar osserviços de conectividade ofere-cidos pela OnAir foi tomadadepois de nove meses muitobem-sucedidos, durante os quaispassageiros fizeram chamadastelefônicas, receberam e envia-ram mensagens de texto e e-mails e acessaram a internet emalgumas rotas domésticas dacompanhia", explicou a empre-sa aérea.

Conforme a TAM, os servi-ços de conectividade OnAir ba-seados na tecnologia SwiftBro-adband (SBB) da Inmarsat se-rão implementados em 12 aero-naves Boeing 777-300ER (qua-tro já na frota e oito a seremrecebidas até 2014), bem comoem dez aeronaves Airbus A330e 27 em A350 (estas últimas a

CORTE BOVINOSegundo a Fecomércio, preço da carne bovina caiu 10,1%, em média, nos supermercados do Estado

Nos açouguesem geral, carnebovina recuou

uma médiade apenas

1,59% em SP

Mercadante, ao programa derádio Bom Dia, Ministro.

Nove empresas já se ins-creveram para produzir tabletsno Brasil com incentivo fiscal(Samsung, Positivo, Motoro-la, Envision, AIOX, SempToshiba, LG, MXT e Sanmi-na-SCI) e mais seis estão compedido em análise técnica (Itau-tec, Foxconn, Teikon Tecno-logia, Compalead, Ilha Servi-ce e Leadership).

A Foxconn deve produzirseus tablets em uma unidadeque está sendo montada emJundiaí. Segundo o ministro, oBrasil é o sétimo mercado paracomputadores e pode ser aindamais atraente com a inclusãodigital na educação. “Quere-mos levar [o tablet] para aescola pública e fazer comooutros países já estão fazendo.Taiwan já acabou com o livrodidático, só tem livro na bibli-oteca. O aluno lê toda a bibli-ografia por meio do tablet quetambém é um caderno eletrô-nico. A Coreia, em dois anos,não terá livro didático. É opróximo passo do nosso proje-to”, disse.

Mercadante: esteserá o Natal do tablet

Otimista, Mercadante prevê tablets 40% mais baratos até dezembro

serem entregues entre 2014 e2018).

Somadas às 31 aeronaves devoos domésticos que terão o sis-tema - das quais quatro atual-mente já oferecem conectividadea bordo -, 80 aviões da TAMserão equipados com os serviçosOnAir nos próximos anos. Nocaso da frota doméstica, a inten-ção da companhia é que todas asaeronaves já estejam equipadascom conectividade a bordo até oinício do próximo ano.

A TAM informou que todasas aprovações de agências regula-doras do setor de telecomunica-ções foram obtidas e os acordos deroaming já estão em vigor para oserviço nos voos domésticos. Acompanhia também disse já terrecebido certificação de aerona-vegabilidade da Agência Nacio-nal de Aviação Civil (Anac) paraaeronaves que operam no Brasil.Solicitação semelhante deve sersubmetida para os aviões de rotasinternacionais antes de instalar osistema de conectividade e ativaros serviços da OnAir. Segundo acompanhia, o equipamento já écertificado pela Agência Euro-peia para Segurança da Aviação(EASA) desde 2009.

Valor do abono é de R$ 545: 20 milhões podem receber

ABONO SALARIAL COMEÇA A SER PAGO EM AGOSTOretamente à Relação Anual deInformações Sociais (Rais2010). No último calendário depagamento (2010/2011), maisde 18 milhões de trabalhadoresforam identificados como bene-ficiários. O valor do abono é deum salário mínimo (R$ 545) eeles terão até o dia 26 de junhode 2012 para fazer o saque.

O Ministério do Trabalhoestima que 20 milhões de pesso-as tenham direito ao abono sala-rial. O valor total dos benefíciospode chegar a R$ 10,9 bilhões.

TAM oferecerá telefoniamóvel e internet emfrota internacional

Índice da FGV subiu em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e S.Paulo

IPC-S sobe em quatro das sete capitais pesquisadas pela FGV

preços), Brasília (de 0,12%para 0,10%) e Belo Horizonte(de –0,21% para –0,27%).

Segundo o levantamento daFGV, o IPC-S fechou o mês dejulho em -0,04%. Apesar dadeflação, o resultado ficou 0,07ponto percentual acima do re-gistrado na apuração anterior.Três dos sete grupos pesquisa-dos tiveram alta de preços, comtaxas acima das registradas nolevantamento anterior. Entreeles, transportes (de 0,33% ante0,14%), cujo índice foi puxa-do pelo reajuste da gasolina(de -0,23% para 0,38%). Estegrupo foi um dos principaisfatores a impedir uma reduçãomais intensa na média geral depreços.

Page 8: O Pendulo 816

O PÊNDULO DE 5 A 11 DE AGOSTO DE 20118 POLÍCIA

ODa redação

REMOÇÃO

Após duas tentativas de fuga, delegado solicita e Estado autoriza a remoção de 46 detentas para presídios

Com cadeia lotada em Votorantim,presas são transferidas para Franco

s presídios de Francoda Rocha, Campinas eItapetininga serão os

destinos de 46detentas que es-tão na cadeiafeminina deVotorantim, naregião de Soro-caba. O proble-ma é a superlo-tação naquelelocal. Pelascontas da própria Secretariade Administração Penitenciá-ria, a cadeia de Votorantimtem três vezes mais presas quea capacidade. É por isso, aliás,que aconteceram duas tentati-

vas de fuga nas últimas sema-nas.

Vinte e sete das detentas jáforam transferidas. Outras 19serão removidas ao longo des-

ta semana. Oobjetivo daação é abrigarna cadeia ape-nas mulheresque respon-dam a proces-sos criminais.Apesar do nú-mero de trans-

ferências ser expressivo, a si-tuação no local só deverá sersolucionada no ano que vem,quando espera-se a conclusãoda construção de um presídiofeminino em Votorantim. Até

lá, presas das 17 cidades daSeccional de Sorocaba conti-nuarão sendo abrigadas lá.

Segundo o delegado titularde Votorantim, José Augustode Barros Pupin, na semanapassada a unidade abrigava 212presas, sendo 46 condenadas.A superlotação provocou duastentativas de fuga em buracosfeitos no chão: uma delas no dia22; outra no domingo, dia 24."As presas tiveram a engenho-sidade de usar um ventiladorcomo furadeira para escavar aterra. Mas felizmente os funci-onários perceberam e impedi-ram a tempo", comentou o dele-gado, que no início da semanasolicitou vagas em presídiospara as presas condenadas.

Quatro presas de alta peri-culosidade foram transferidaspara o presídio de Campinas,escoltadas com o reforço daPolícia Militar.

No início do ano a SAPinformou que o Presídio Femi-nino de Votorantim terá capa-cidade para 768 vagas, sendo660 no regime fechado e 108no semiaberto. O prédio seráum dos primeiros a ser cons-truído respeitando as necessi-dades femininas, principalmen-te ligadas à saúde; além desetor de amamentação, creche,biblioteca, pavilhão de traba-lho e ala para visita íntima. Amedida é inédita, uma vez queas unidades femininas atuaissão masculinas e adaptadas.

Novo presídio terá768 vagas – e será

construído paraabrigar mulheres,

algo inédito noEstado

ESCOLTAPolícia Militar trabalhou para garantir a remoção das detentas paraoutros locais

Mulher é presa emFranco da Rocha,

suspeita de matar eesconder corpo

Uma mulher de 25 anos foipresa em Franco da Rocha, soba suspeita de matar um homem eesconder o corpo no porão. Deacordo com a Secretaria de Se-gurança Pública, o corpo da ví-tima, que ainda não foi identifi-cada, foi encontrado na casa damulher com as mãos amarradasaos pés e sinais de espancamen-to. A Polícia Civil investiga seoutras pessoas participaram dohomicídio.

Segundo uma denúncia anô-nima recebida pela Polícia Mi-litar, a morte aconteceu apósuma briga entre traficantes dedrogas em uma casa na RuaOroxó. De acordo com o denun-ciante, os autores do homicídiosão três traficantes. Quando ospoliciais militares chegaram aolocal, um homem fugiu pelomatagal nos fundos da casa. Fi-caram apenas uma mulher e duascrianças de colo.

Ainda de acordo com a secre-taria, a mulher disse não ter co-nhecimento de nenhuma morte enegou que estivesse na compa-nhia de outras pessoas na casa.Os policiais, no entanto, encon-traram o corpo de um homem,sem documentos, no porão daresidência. Ao lado do corpo tam-bém foram encontrados uma bar-ra de ferro e um bloco de concre-to com manchas de sangue.

Segundo a polícia, a mulherconfessou seu envolvimento como tráfico de entorpecentes, masnegou participação no homicí-dio. Três sacos plásticos de co-caína e quatro de maconha fo-ram apreendidos pelos policiaisna casa. A jovem foi autuada emflagrante por participação nohomicídio e por tráfico de entor-pecentes. As duas crianças, fi-lhas dela, foram entregues aoscuidados de uma avó.

A Polícia Civil prendeu trêshomens e apreendeu cerca de90 quilos de entorpecentes,numa operação desencadeadaem Itu pelo Departamento deInvestigações sobre CrimeOrganizado (Deic), na sexta-feira (29).

Os investigadores encon-traram a cocaína em embala-gens de um inseticida para-guaio, conhecido como Audaz

80, utilizado para matar cu-pins e outros insetos. A cocaí-na chegava ao estado de SãoPaulo em embalagens de inse-ticida e depois passava por umprocesso de mistura antes deser comercializada ao consu-midor final. A equipe detevetrês homens e apreendeu 88quilos do entorpecente.

A equipe apurava a açãodo grupo fazia 30 dias. Se-

gundo o delegado MárcioMartins Mathias, do GCF, adroga abastecia pontos devendas na cidade de Soroca-ba e zona norte da Capital.Os policiais conseguiramidentificar um Fiat Palio, uti-lizado para abastecer os pon-tos de vendas da zona norte epor meio das placas e possí-veis proprietários, a equipechegou até uma propriedade

rural na estrada do PauD’Alho.

Os investigadores flagra-ram o caseiro C.L.S. e o mo-toboy W.L.S., ambos de 24anos, e o autônomo S.S.O., de22, preparando uma remessade cocaína. No local encon-traram as embalagens do in-seticida.

Os três presos foram autu-ados por tráfico de drogas.

Deic apreende droga que estavacamuflada em frasco de inseticida

O caminhoneiro M.O.C.,de 24 anos; e o ajudante, umrapaz de 14 anos, foram rendi-dos por três homens armados,na Rua da Várzea. Tiveram deentregar o caminhão com acarga (de bebidas e refrigeran-tes) e foram abandonados ho-ras depois, na Rodovia EdgardMaximo Zambotto, na divisade municípios de Campo Lim-po Paulista e Jarinu.

O caso aconteceu por voltado meio-dia de sábado (30).Os criminosos fizeram a abor-dagem na Rua da Várzea, naaltura do bairro Agapeama,próximo a um supermercado.Os bandidos ocupavam umHonda Civic preto, portavamarmas de grosso calibre e esta-vam encapuzados. O motoris-

Trio armado rouba carga de bebidas eabandona vítimas na Máximo Zambotto

A Polícia Militar encontrouum carro incendiado na rua dasCamélias, na Vila Espanholas,em Francisco Morato. A corpo-ração foi chamada para atenderuma ocorrência de veículo aban-donado, mas quando chegou aolocal, o Palio Weekend Adven-ture, segundo o boletim de ocor-rência, já estava destruído.

Segundo a Secretaria de Se-gurança Pública de São Paulo, ocarro havia sido roubado emFranco da Rocha e provavel-mente foi incendiado pelos cri-minosos. As informações e afoto são do site Terra, enviadaspelo internauta Marcos Gomes,através do projeto “Você Re-pórter”.

Carro roubado é incendiadoem bairro de Francisco Morato

ta e o ajudante foram rendidosquando pararam para almo-çar.

Eles haviam carregado ocaminhão em Várzea Paulistae se preparavam para entregara mercadoria em Jundiaí. Asvítimas foram colocadas noHonda Civic, ficando sob amira das armas de dois doscriminosos. O terceiro assu-miu a direção do caminhão,tomando rumo desconhecido.

Algum tempo depois, as ví-timas foram abandonadas àsmargens da Rodovia EdgardMáximo Zamboto, sem feri-mentos. O caso foi registradona delegacia de Jarinu. Os ban-didos levaram, ainda, os celu-lares das vítimas. A carga nãoestava segurada.

Page 9: O Pendulo 816

O PÊNDULODE 5 A 11 DE AGOSTO DE 2011 9 REGIÃO

FESTA

JDa assessoria

Novo estabelecimento tem mais de 300 metros quadrados de área construída, com quatro salas de aula

Ruas pavimentadas, estra-das sendo recuperadas, proje-to lama asfáltica, programaMelhor Caminho, revitaliza-ção das faixas de trânsito e depedestres, e agora uma novaRua Independência – arbori-zada e com uma nova estéticapara a população e turistas.

Por haver muitas irregula-ridades nos diversos tipos depiso ao longo da rua, e pensan-do não somente na estética,mas também na acessibilida-de, a Secretaria de Obras eUrbanismo da Prefeita de Jari-nu começou os trabalhadospara criar um padrão com novocalçamento e um novo visual.

Rubinho Parise, vice-pre-feito, afirma que “não haveráredução de vagas de estacio-namento, ou seja, não mudaráem nada o cenário do trânsito,

A prefeita Fátima Lorencini,acompanhada do seu vice, RubinhoParise, e da secretária de Educaçãoe Cultura, Marlene Lorencini, assi-nou convênio que garante a continu-ação do fornecimento do transporteescolar e contratação de monitores.Esse convênio é repassado anual-mente às Prefeituras.

O evento de assinatura aconte-ceu no Palácio dos Bandeirantes econtou com a presença de cerca de600 municípios paulistas para a con-tratação de 5.414 monitores e a ga-rantia de transporte a 366.870 alu-nos da rede estadual.

“O transporte escolar permiteacesso a quem não teria. Ele diminuias faltas e melhora a assiduidade”,declarou o governador Geraldo Al-ckmin.

Para Fátima Lorencini, o trans-porte escolar é essencial para o des-locamento dos alunos, principalmen-te aqueles que residem em bairrosafastados das escolas. “Aumenta-mos a frota escolar para garantir aqualidade no transporte”. A prefeitalembra que neste mês chegaram osdois ônibus escolares comprados com

Prefeitura inaugura creche no Jardim Roseiralarinu - A Prefeitura deJarinu inaugurou na tar-de da segunda-feira, dia

25, após a visita do governadordo Estado de São Paulo, GeraldoAlckmin, mais uma creche mu-nicipal. Situada no Jardim Ro-seiral a creche leva o nome de“Sandro Teixeira Garutti” emhomenagem a um cidadão jari-nuense, que veio a falecer no anode 2004. O nome do homenage-ado foi indicado através de umprojeto de Lei de autoria do vere-ador Jânio Lorencini.

Com 302 metros quadradosde área construída o prédio, pos-sui quatro salas de aula, cozinha,refeitório, lavanderia e banhei-ros para funcionários e alunos,além de um parque, nos fundos,para as crianças aproveitarem ointervalo das aulas.

Ao fazer uso da palavra a pre-feita Fátima Lorencini destacou aimportância da obra feita no bair-ro “esta é mais uma conquista denossa administração que tem tra-balhado constantemente para o

benefício da população”. A Pre-feita lembrou ainda das outrascreches entregues no município efalou sobre a construção da cre-che modelo na vila Nova Trieste.

“Ainda não fizemos a inau-guração, mas já esta em funcio-namento uma Escola de Educa-ção Infantil, no centro da cidade,além disso, entregamos um Nú-cleo de Educação Infantil na vilaNova Trieste, elogo iniciamosos trabalhos paraa construção dacreche modelotambém na VilaNova Trieste”,enfatizou Fáti-ma Lorencini.

Rep re sen -tando os vereadores presentes opresidente da Câmara, PauloSérgio Piloto, parabenizou a Pre-feitura pela construção da cre-che. “Parabenizo todos vocês queestão aqui hoje por receberemesta creche. Onde tem criança,existe alegria”.

Autor da indicação, Jânio Lo-rencini, vereador de Jarinu, disse

que existem vários nomes parahomenagear, mas com a alegria ocarisma e a paixão pelas criançasnão existiu ninguém igual ao San-dro. “Conheci e convivi com oSandro Garutti, um rapaz esforça-do e dedicado que ajudava seuspais no comércio e atendia tãobem a população. Hoje estou hon-rado e grato, também, por teremaceitado minha indicação e home-

nageado estegrande jari-nuense”.

O pai dohomenageado,Dorvalino Ga-rutti, ao lado desua esposa Eu-ridice Garuttifalou da alegria

em ver o nome do filho sendoutilizado para uma causa tão no-bre. “com certeza ele esta alegre ese assim ele se encontra tambémestamos”, disse emocionado. Ain-da segundo a família Garutti “pa-lavras perdem o sentido diantedas lágrimas contidas na sauda-de, mas o sorriso é o que te de-monstraremos neste instante”.

Para a secretária de Educação eCultura Marlene Lorencini queconheceu o homenageado “comcerteza a alegria do Sandro serátransmitido para as crianças queaqui vão estudar. Se criança é ale-gria, Sandro é sinônimo de ale-gria”. Marlene disse ainda que “acreche inicialmente atenderá a de-manda do bairro e da redondeza”.

“Parabenizo a Prefeita e to-dos que estão aqui. Também peçouma salva de palmas para todasas mulheres, pois se não fosse àsensibilidade da Prefeita Fátimaem perceber a necessidade deuma creche neste bairro, não te-ríamos construído”, disse o vice-prefeito Rubinho Parise.

Antes de descerrar a faixa inau-gural a Prefeita Fátima Lorencini,ao lado do esposo e ex-prefeito Toni-nho Lorencini agradeceu a todos econvidou para que pudessem conhe-cer as instalações da nova UnidadeEscolar. “Agora as crianças do Ro-seiral e dos bairros vizinhos têmmotivo de sobra para sorrir, parabrincar e serem alfabetizados. Ago-ra vocês têm a creche Sandro Teixei-ra Garutti”, finalizou.

Familiares do homenageado demonstraram emoção pela lembrança

Fátima: “Logoiniciareamos ostrabalhos para aconstrução da

creche-modelo naVila Nova Trieste”

ALEGRIAAutoridades entregaram creche ao bairro Jardim Roseiral

Creche tem 4 salas de aula, cozinha, refeitório, lavanderia e parque

Marlene Lorencini,secretaria de Educação

‘Aonde tem criança tem alegria’,disse o vereador Paulo Piloto

Em poucos meses, Jarinu vai ganhar uma nova Rua IndependênciaO projeto de revitalização

tem prazo de três meses, po-dendo ser prorrogado e se es-tenderá até a Praça da MatrizNossa Senhora do Carmo (par-te superior).

Como era?Calçadas estreitas; piso ir-

regular, sem acessibilidade; di-versos tipos de pisos; acessospara cadeirantes.

Como fica?Calçadas maiores com um

único piso; não haverá cobran-ça de Zona Azul; alargamen-tos da calçada; aesso para ca-deirantes; piso podotátil, paraguiar deficientes visuais; ar-borização; iluminação deco-rativa; não haverá diminuiçãonas vagas para estacionar; nãohaverá estacionamento a 45graus.

nem a quantidade de vagas,mas sim o aspecto visual, fo-mentando o comércio e o turis-mo local na principal via pú-blica do centro urbano”.

A prefeita Fátima Lorenci-ni reforça: “Não haverá dimi-nuição de estacionamento, nem

cobrança de Zona Azul ou dequalquer tarifas para estacio-nar. Haverá melhorias para ospedestres, padronização noacesso aos cadeirantes e ilumi-nação decorativa, além de va-sos com flores nos bolsões detravessia”.

Rua Independência começa a ser revitalizada

recursos próprios do município novalor de R$ 400 mil reais.

Em Jarinu, são distribuídos apro-ximadamente 6800 talões ao ano,com um custo de quase R$ 313 milreais anuais. “Distribuímos umamédia de 570 talões por mês, alémdisso, fazemos o controle através decarteirinhas que são confeccionadaspara todos os alunos que utilizam otransporte escolar”, destacou a se-cretária de Educação.

BeneficiadosO transporte é destinado ao

aluno matriculado e assíduo em es-colas da rede pública indicadas pelaDiretoria de Ensino local. O estu-dante deve residir na mesma cidadeem que se localiza a escola. Já osalunos menores de 12 anos deverãoser transportados com a presença deum monitor escolar. Já os estudantescom idade superior a 12 anos com-pletos no início do ano letivo serãoatendidos por meio de passe escolar,de acordo com sua localidade, e des-de que não haja prejuízo ao cumpri-mento do horário de entrada e saídadas aulas.

Prefeitura de Jarinu garantetransporte escolar

Page 10: O Pendulo 816

O PÊNDULO DE 5 A 11 DE AGOSTO DE 201110 CIDADE

SEMANA NACIONAL

BDa Agência Brasil

Ministério da Saúde quer pelo menos 80% dos bebês se alimentando exclusivamente de leite materno nos seis primeiros meses de vida

Campanha busca aumentar índice deamamentação exclusiva até os 6 meses

rasília - A CampanhaNacional de Amamen-tação prossegue até

domingo (7), como parte daSemana Mundial de Amamen-tação, comemorada em 150países. Segundo o ministroAlexandre Padilha, da Saúde,a novidade desta edição é oGuia dos Direitos da Gestantee do Bebê. A cartilha, que in-forma os direitos das mães àamamentação, será distribuí-da a profissio-nais de saúde elíderes comuni-tários que terãoa função demultiplicar asinformações eorientar as mu-lheres sobre aimportância eos benefícios do aleitamentomaterno.

De acordo com o ministro,o objetivo é mobilizar toda asociedade para garantir as con-dições necessárias à prática.

“A ideia é que todas asgestantes do Brasil e suasfamílias saibam dos seus di-reitos, desde o pré-natal, pas-sando pela assistência aoparto e pela assistência aodesenvolvimento da criançaaté dois anos. Nós achamosque essa cartilha vai sensibi-lizar a imprensa, os agentes

de saúde, as lideranças co-munitárias locais e religio-sas entre outros. Queremosmobilizar a sociedade paracuidar bem das gestantes edas crianças”, disse.

O ministro destacou, ain-da, que o governo federal vemtrabalhando para elevar o índi-ce de amamentação exclusivaaté os 6, que hoje está em 41%dos bebês com essa idade. AOrganização Mundial da Saú-de (OMS) preconiza que pelomenos 90% das crianças te-

nham o leitematerno comoúnico alimen-to nos seis pri-meiros mesesde vida.

“Não te-mos data defi-nida, mas que-remos chegar

ao índice de pelo menos 80%.E para isso é preciso um con-junto de ações, como o incen-tivo às empresas para que cri-em salas de apoio à amamenta-ção”, acrescentou.

A atriz Juliana Paes, que émadrinha da campanha desteano, reforçou a necessidade doapoio da sociedade para ma-nutenção da amamentação nosprimeiros meses de vida, prin-cipalmente quando a mulherprecisa retornar ao trabalho.

“É muito difícil manter aamamentação depois que se

Cadastro de doadores de medulaóssea acontece neste sábado

A primeira campanha para cadastramento de novosdoadores de medula óssea em Campo Limpo Paulista vaiacontecer neste sábado (6), das 10 às 16 horas no Ginásiode Esportes Nenezão, localizado na avenida Marginal s/nº- Centro.

Após fazer o cadastro mediante apresentação do RG,CPF e a coleta de 10ml de sangue (feita por enfermeiros)para fazer o teste de compatibilidade, essas informaçõesserão concentradas no Registro Nacional de Doadores deMedula Óssea (REDOME) e quando um paciente necessi-tar de um transplante, esse cadastro será computado.Quando for encontrado um doador compatível, quem estácadastrado será convidado a fazer a doação. É necessárioestar com a saúde em bom estado e ter entre 18 e 54 anos.Quem já possui o cadastro, não precisa fazer novamente.

A campanha é uma organização do 279º Grupo Esco-teiro Ivoturucaia com a coordenação da Associação daMedula Óssea (AMEO) e tem o apoio da Prefeitura Muni-cipal e da Faculdade de Campo Limpo Paulista (Faccamp).A expectativa do responsável pela campanha Olin H.Brambilla é de que no dia, aproximadamente mil pessoaspassem pelo local para se cadastrar. “Além do mais,esperamos encontrar alguém que seja compatível paraajudar os pacientes. A responsabilidade desta coleta é daSanta Casa de São Paulo”, diz Olin, e ainda destaca que ocadastro vale para todo o Brasil.

O que é medula ósseaÉ a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos

ossos (semelhante ao tutano, dos ossos do boi). Na medulaóssea estão as células-mãe que dão origem aos glóbulosvermelhos, brancos e plaquetas.

Por que se cadastrarA chance de se encontrar uma medula compatível é de

uma em 100 mil. Portanto, é necessário um grande númerode voluntários registrados para que os pacientes tenhamchance de encontrar um doador compatível. Quando issoacontecer, o doador é convocado para um exame desangue mais detalhado e será avaliado por um clínico paraavaliar a saúde.

Apenas 41% dosbebês brasileiros

com até seis mesesse alimentam

exclusivamente pelaamamentação

volta a trabalhar. É nessa horaque temos que contar com oapoio da família para superaros obstáculos”, disse ela queainda amamenta o filho Pedro,de 8 meses.

“Além disso, fortalece ovínculo com a mãe, que tam-bém tem reduzidas as chancesde desenvolver alguns tipos decâncer, como o de mama”, en-fatizou.

EXEMPLOJuliana Paes, amamentando o filho Pedro, é a estrela nacional dacampanha

Page 11: O Pendulo 816

O PÊNDULODE 5 A 11 DE AGOSTO DE 2011 11 CIDADE

TUDO NOVO

A reforma foi feita pela Prefeitura e orçada em R$ 87 mil, trazendo mais segurança para a prática de esportes de todas as crianças do bairro

Comunidade do Jardim Europafesteja reforma e entrega da quadra

CDa assessoria

ampo Limpo - A qua-dra do Jardim Europa,localizada na rua Espa-

nha, foi totalmente reformada einaugurada na manhã do últimosábado, 30, pelo prefeito Arman-do Hashimoto, com a participa-ção de toda a comunidade. A obra– orçada em R$ 87 mil – incluipiso, pintura, substituição dosequipamentos es-portivos (travesde futebol de sa-lão, tabelas debasquete, postesde voleibol), fe-chamento das laterais e coberturacom rede de nylon.

Dr. Armando, durante a ce-rimônia de reinauguração, re-forçou para os moradores dobairro o compromisso da Prefei-

tura, garantindo lazer para to-das as crianças. “A reforma fazparte de um resgate do patrimô-nio, gerando benefícios para to-dos, além de um local totalmen-te reformado e seguro para aprática de esportes”, comenta.

Sávio Correia Oliveira, 10anos, costuma usar a quadra parajogar futebol com os amigos. Eledisse que, com a reforma da qua-dra, vai ficar muito melhor para

praticar o esporte. “Agora o lo-cal ficou muito mais bonito eestou ansioso para poder jogaraqui”, disse Sávio. Outra crian-ça contente pela reforma foi Ma-rina Maria Kaczorowski. Ela

lembra que antes da reforma, eraruim para descer até a quadra,pois não tinha escadas. “Era pe-rigoso, mas agora com a escadaficou muito melhor”, destaca.

A obra faz parte do pacotede reformas de quadras, que in-cluiu Jardim Santa Lúcia e Jar-dim Corcovado, que já foramentregues à população.

Os investimentos totaliza-ram R$ 212.667,84, sendo que

R$ 150 mil fo-ram recursos es-taduais e o res-tante contrapar-tida da Prefeitu-ra. Voltada para

a prática de basquete, vôlei efutebol, as reservas para a utili-zação do equipamento de lazerpoderão ser feitas na DiretoriaMunicipal de Esportes, pelo te-lefone (11) 4038-2254.

Reservas para utilização da quadra

devem ser feitas na Diretoria de

Esportes, no telefone 4038-2254

FESTADr. Hashimoto entregou quadra para Jardim Europa: mais de R$ 200 mil de investimentos

Após anúncio em janeiro, terminal intermunicipal não tem data para operarO terminal intermunicipal

de ônibus (que vai operar emJundiaí, recebendo veículosque atendem aos passageirosde Jarinu, Franco da Rocha,Cajamar, Cabreúva, Itupeva,Itatiba e Indaiatuba, entre ou-tro) não tem data para sair dopapel. Depois de anunciado nocomeço do ano, pela Prefeitu-ra de Jundiaí, agora pode tersurgido um problema de “via-bilidade do projeto”.

A assessoria de impren-sa da CPFL Piratininga in-formou que no terreno quevai abrigar o miniterminalhá uma linha de transmis-são da concessionária. Aassessoria de imprensa daSecretaria de Serviços Pú-blicos de Jundiaí informou,por meio de nota, que tem oprojeto para execução dasobras de instalação de abri-gos de ônibus para atender

às empresas de transportecoletivo da região em terre-no em frente ao Parque daUva, mas que ainda não hádata prevista para o iníciodas obras.

A nota acrescentou que oorçamento previsto em cercade R$ 1 milhão envolve aconstrução de galerias deáguas pluviais, guias, sarje-tas, construção de calçadas,iluminação, jardinagem e

abrigos de ônibus. A asses-soria reforça que o terreno éda Prefeitura e que as obrasnão estão embargadas.

Uma das intenções daconstrução do miniterminalé retirar os pontos de ônibusque ficam ao longo da aveni-da Jundiaí, principalmente osconcentrados no viaduto so-bre a avenida 9 de Julho. Asinformações são do Jornal deJundiaí.

Com miniterminal, serão retirados os pontos de ônibus da AvenidaJundiaí, sobre a 9 de Julho

Page 12: O Pendulo 816

O PÊNDULO DE 5 A 11 DE AGOSTO DE 201112 INFORME

UDo Portal Obra 24 horas

EMPREENDIMENTO

Barra Funda ganha ‘bairro’ planejado

m terreno de 250 milm² (o equivalente a 25quarteirões) recebe in-

vestimentos para virar um‘bairro’ planejado na regiãoda Barra Funda (zona oeste deSão Paulo).

As construtoras donas daárea e responsáveis pela obra --Tecnisa (com 75%) e PDG(25%) -- começam, nesta se-mana, os trabalhos de infraes-trutura para sistemas de água,luz, esgoto, telefone e a aber-tura de vias.

As companhias não reve-lam quanto vai ser aplicado noempreendimento nem quaisserão as fontes dos recursos,mas o VGV (valor geral devenda) está estimado em R$ 4bilhões.

Serão 14 ruas e duas aveni-das, abertas ao tráfego, e 30lotes de tamanhos entre 3 mil

m² e 10 mil m². Alguns desseslotes poderão ser unificados,conforme o caso.

O projeto prevê a constru-ção de cerca de 30 torres resi-denciais, com apartamentos de90 m² a 270 m², duas torrescomerciais e um centro paralojas de conveniência, além depraça de 50 mil m² (ou cincoquarteirões), que será doada àprefeitura e aberta ao público.

“As licenças para as obrasde infraestrutura nós já te-mos, mas o processo para asdemais autorizações, para oslançamentos imobiliários, sóocorre a partir do ano quevem, com os lotes já registra-dos”, diz Fabio Villas Bôas,diretor-executivo técnico daTecnisa.

O terreno, margeado pelasavenidas Marquês de São Vi-cente, Nicolas Boer e GustavWilli Borghoff, que foi com-prado da Telefônica pela Tec-

nisa, em 2007, por R$ 133milhões, está orçado em R$700 milhões --reflexo do boomimobiliário paulistano.

O preço médio de venda dom² de terrenos na Barra Fundasaltou de R$ 600, em 2006,para R$ 3.500 neste ano, se-gundo dados da Herzog Imó-veis Industriais e Comerciais.

O valor do m² novo de apar-tamentos no bairro tambémsubiu cerca de 25% nos últi-mos 12 meses, indo para R$ 6mil.

Apesar da alta, o preço ain-da é mais baixo do que ospraticados em bairros próxi-mos, como Perdizes.

“A demanda por imóveisresidenciais na Barra Fundaestá aumentando; o moradortem os mesmos benefícios delocalização e infraestrutura detransporte que nos bairros vi-zinhos, mas a preços meno-res”, diz Villas Bôas.

EspaçoPúblico

O arquiteto Hélio MíticaNeto, do escritório Terra Ur-banismo e um dos responsá-veis pelo projeto, diz que “ogrande legado é a qualidade doespaço público” proposta noempreendimento.

A praça de 50 mil m², aber-ta à população, vai comunicara Marquês de São Vicente comoutras vias de acesso ao “novobairro”.

Todos os prédios serãoconstruídos de frente para essapraça, com distância de cercade 40 metros entre um e outro,e terão recuo extra a partir darua. As calçadas também se-rão largas e bem iluminadas.

"Acredito que a melhor es-tratégia de segurança seja autilização contínua do espaçopúblico e queremos estimularisso", diz Mítica Neto.

Começam na próxima semana os trabalhos de infraestrutura no bairro da zonaoeste paulistana

Page 13: O Pendulo 816

O PÊNDULODE 5 A 11 DE AGOSTO DE 2011 13 ESPORTES

CPor Felipe Schadt

CLASSIFICAÇÃO 1ª DIVISÃO

Clas. Equipe ................................... PT ....... J ...... V ....... E ..... D ....... GP ....... GC ........ SG

1º Verona/Atecubanos ................. 31 ..... 12 .... 10 ....... 1 ..... 1 ....... 39 .......... 7 ........ 32

2º A.A. Parque Internacional ........ 27 ..... 13 ...... 8 ....... 3 ..... 2 ....... 20 .......... 9 ........ 11

3º Real Monte Alegre .................. 25 ..... 12 ...... 7 ....... 4 ..... 1 ....... 29 ........ 10 ........ 19

4º Onze Garotos** ...................... 23 ..... 13 ...... 9 ....... 1 ..... 3 ....... 31 ........ 17 ........ 14

5º Racing .................................... 22 ..... 12 ...... 6 ....... 4 ..... 2 ....... 23 ........ 14 .......... 9

6º Firenze F.C. ............................. 22 ..... 12 ...... 6 ....... 4 ..... 2 ....... 18 ........ 11 .......... 7

7º SAB São José ......................... 21 ..... 12 ...... 6 ....... 3 ..... 3 ....... 24 ........ 17 .......... 7

8º Vila Nova F.C. ......................... 19 ..... 13 ...... 5 ....... 4 ..... 4 ....... 13 ........ 10 .......... 3

9º Dragões F.C. ........................... 18 ..... 12 ...... 5 ....... 3 ..... 4 ....... 19 ........ 20 ......... -1

10º Colina do Pontal ...................... 16 ..... 12 ...... 4 ....... 4 ..... 4 ....... 15 ........ 12 .......... 3

11º S.E. Juventude ........................ 12 ..... 12 ...... 3 ....... 3 ..... 6 ....... 11 ........ 18 ......... -7

12º Fut Show .................................. 9 ..... 12 ...... 2 ....... 3 ..... 7 ....... 18 ........ 25 ......... -7

13º Paulistinha F.C. ......................... 9 ..... 12 ...... 2 ....... 3 ..... 7 ......... 6 ........ 21 ....... -15

14º Santo Antonio F.C. .................... 7 ..... 12 ...... 2 ....... 1 ..... 9 ......... 6 ........ 19 ....... -13

15º Ajax F.C.* ................................. 7 ..... 12 ...... 3 ....... 3 ..... 6 ....... 11 ........ 14 ......... -3

16º Pedra Preta F.C. ........................ 5 ..... 12 ...... 1 ....... 2 ..... 9 ....... 11 ........ 43 ....... -32

17º S.E. Estrela* *** ..................... -2 ..... 13 ...... 1 ....... 2 ... 10 ......... 9 ........ 36 ....... -27

* Perdeu 5 pontos por agressão ao árbitro da partida

** Perdeu 5 pontos por escalar jogador irregular

*** Perdeu 3 pontos por escalar jogador ão inscrito

CLASSIFICAÇÃO DO MÁSTER

1º Nosso Clube ............................ 19 ....... 8 ...... 6 ....... 1 ..... 1 ....... 19 .......... 8 ........ 11

2º Escalibru FC ............................ 17 ....... 8 ...... 5 ....... 2 ..... 1 ....... 12 .......... 5 .......... 7

3º GE Guanciale ........................... 16 ....... 8 ...... 5 ....... 1 ..... 2 ....... 17 ........ 10 .......... 7

4º Beira Rio FC ............................ 15 ....... 8 ...... 4 ....... 3 ..... 1 ....... 21 ........ 11 ........ 10

5º Flamengo FC ........................... 14 ....... 8 ...... 4 ....... 2 ..... 2 ....... 18 ........ 10 .......... 8

6º Vista Alegre FC ....................... 13 ....... 8 ...... 4 ....... 1 ..... 3 ....... 14 ........ 13 .......... 1

7º Vai Quem Quer ........................ 12 ....... 8 ...... 3 ....... 3 ..... 2 ....... 16 .......... 9 .......... 7

8º SE Juventude * ......................... 2 ....... 8 ...... 2 ....... 1 ..... 5 ....... 13 ........ 14 ......... -1

9º Roma FC ................................... 0 ....... 8 ...... 0 ....... 0 ..... 8 ......... 9 ........ 30 ....... -21

10º Santo Antonio FC ..................... 0 ....... 8 ...... 0 ....... 0 ..... 8 ......... 3 ........ 32 ....... -29

CLASSIFICAÇÃO DO SUPERMÁSTER

1º Atecubanos ............................ 19 ....... 7 ...... 6 ....... 1 ..... 0 ....... 34 .......... 4 ........ 30

2º BJ .......................................... 16 ....... 7 ...... 5 ....... 1 ..... 1 ....... 18 .......... 8 ........ 10

3º Firenze FC ............................... 16 ....... 7 ...... 5 ....... 1 ..... 1 ....... 17 ........ 17 .......... 0

4º Canarinho FC .......................... 12 ....... 7 ...... 4 ....... 0 ..... 3 ....... 12 ........ 12 .......... 0

5º Sport Sparta ........................... 11 ....... 8 ...... 3 ....... 2 ..... 3 ....... 13 ........ 14 ......... -1

6º Dragões FC ............................... 9 ....... 8 ...... 2 ....... 3 ..... 3 ....... 13 ........ 20 ......... -7

7º Marajuara FC ............................ 9 ....... 7 ...... 2 ....... 1 ..... 4 ......... 8 ........ 11 ......... -3

8º São José FC ............................. 7 ....... 7 ...... 2 ....... 1 ..... 4 ......... 8 ........ 11 ......... -3

9º America FC ............................... 6 ....... 7 ...... 1 ....... 3 ..... 3 ......... 9 ........ 13 ......... -4

10º Ajax FC ..................................... 4 ....... 8 ...... 1 ....... 1 ..... 6 ....... 10 ........ 26 ....... -16

11º Espressinho ............................... 2 ....... 7 ...... 0 ....... 2 ..... 5 ......... 5 ........ 14 ......... -9

CLASSIFICAÇÃO 2ª DIVISÃO

1º Cruzeiro FC ............................. 16 ....... 7 ...... 5 ....... 1 ..... 1 ....... 15 .......... 6 .......... 9

2º California FC ........................... 16 ....... 9 ...... 4 ....... 4 ..... 1 ....... 18 .......... 9 .......... 9

3º SE Faz Me Rir ......................... 15 ....... 8 ...... 5 ....... 0 ..... 3 ....... 10 .......... 9 .......... 1

4º Comercial São José II .............. 15 ....... 8 ...... 4 ....... 3 ..... 1 ....... 16 ........ 11 .......... 5

5º AECN Montreal ....................... 13 ....... 8 ...... 4 ....... 1 ..... 3 ....... 16 ........ 13 .......... 3

6º SAB Marquete ........................ 13 ....... 8 ...... 4 ....... 1 ..... 3 ....... 15 ........ 15 .......... 0

7º Vai Quem Quer ........................ 12 ....... 8 ...... 3 ....... 3 ..... 2 ....... 11 .......... 8 .......... 3

8º Garotinhos FC ......................... 10 ....... 8 ...... 3 ....... 1 ..... 4 ....... 12 ........ 11 .......... 1

9º Cruzeiro Vila Imape .................. 10 ....... 7 ...... 3 ....... 1 ..... 3 ....... 10 .......... 9 .......... 1

10º Moinho FC ................................ 9 ....... 8 ...... 3 ....... 0 ..... 5 ....... 12 ........ 21 ......... -9

11º Real Drago FC ........................... 9 ....... 8 ...... 2 ....... 3 ..... 3 ......... 7 .......... 7 .......... 0

12º Anjos FC ................................... 6 ....... 9 ...... 2 ....... 0 ..... 7 ....... 11 ........ 18 ......... -7

13º EC Flamengo ............................. 3 ....... 8 ...... 1 ....... 0 ..... 7 ......... 8 ........ 24 ....... -16

Parque

Internacional

reassumiu

segunda

colocação, com 27

pontos ganhos

Estádio

8h45 Ajax FC x Colina do Pontal

10h30 Real M.Alegre x Onze Garotos

13h30 SE Estrela x SE Juventude

15h30 Firenze x Verona/Atecubanos

Vila Cardoso

8h45 Dragões FC x Fut Show

10h30 Pedra Preta FC x Paulistinha FC

13h30 Vila Nova FC SAB São José

15h30 Racing x Santo Antônio FC

PRÓXIMA RODADA - 7 de AGOSTO

O GOSTO DA DERROTAParque Internacional derruba o último invicto, soma 27 pontos ganhos e reassume a segunda colocação na tabela do amador

AMADOR

Real Monte Alegre sofresua primeira derrota

Parque Internacional volta a vencer e reassume a segunda posição do Campeonato Amador de Campo Limpo Paulista

ampo Limpo - Depoisde ficar 12 jogos semperder, o Real Monte

alegre conheceu o gosto daderrota, diante do Parque In-ternacional. por 3 a 2.

A partida começou equili-brada até os 15 minutos doprimeiro tempo, quando Mar-cio recebeu cruzamento deMarciano e abriu o placar. Aos20, o Real bo-beou no meio-campo, dandoespaço para oatacante adver-sário, que rece-beu livre e em-patou o jogocom um golcontra de Luis.

Muitas lesões no meio dapartida atrapalharam os pla-nos do Real Monte Alegre quelogo no inicio da partida, per-deu dois importantes jogado-res e depois do intervalo sofreumais uma baixa desfalcandode vez o time.

Na volta dos vestiários ojogo estava amarrado e compouca criatividade de ambos

os times, mas com o Parqueum pouco melhor no toque debola. Demorou 30 minutospara que o atacante do Parquefizesse um golaço, onde rece-beu a bola na intermediaria,driblou toda a zaga do Real etocou na saída do goleiro vi-rando a partida para 2 a 1.

Depois de sofrer a virada, otime do Monte Alegre conse-guiu boa jogada de ataque ondeo juiz da partida marcou pê-

nalti depois dojogador serderrubado naárea. Marcia-no cobrou nocanto esquer-do do goleiroe empatou ojogo.

Mas aindatinha bola para rolar. E apóscobrança de falta do ParqueInternacional, a zaga do Realnão conseguiu afastar, deixan-do o jogador do Parque livrepara fechar o placar. O Parquereassume a segunda posiçãocom 27 pontos. Já o Real amar-gou sua primeira derrota e semanteve entre os três primei-ros com 25 pontos.

Jogador irregular é descoberto. Punido,Estrela está devendo dois pontos

O time do Estrela perdeumais que o jogo na última ro-dada do Campeonato Amadorda primeira divisão. Em cam-po, aconteceu a derrota para oSAB São José, por 2 a 0. Forade campo, o time foi punidocom a perda de mais três pon-tos, por escalar um jogadorirregular.

Segundo Zé Galinha, coor-denador da Diretoria de Es-porte e Lazer, o quarto árbitroda partida percebeu a irregula-ridade no término do primeirotempo, quando estava confe-rindo a documentação. Foichecar os atletas do Estrela, ese supreendeu. “Perguntamoso nome do atleta que estavaatuando com a camisa nº 5, eele disse que se chamava Jona-tan, mas o documento que ele

havia apresentado estava emnome de Roberto”, relatou ocoordenador. “Foi assim quedescobrimos a irregularidade”.

O jogador nãoestava inscrito eusou o documen-to de outro atletapara participarda partida. Eesses documen-tos, que funci-onam comouma espécie decarteirinha, fi-cam em poderda diretoriado clube, oque, segun-do Zé Gali-nha, reforça a tese de que tudofoi feito com consentimento dosdirigentes do Estrela.

Na volta dos vestiários, o“falso jogador” não entrou emcampo sendo substituído poroutro atleta. Segundo o coor-

denador, a substitui-ção foi umaatitude de-se spe radapara tentarreverter a pu-nição, mas jáera tarde de-mais. “Elessubstituíram oatleta, mas nãotinha mais jeito,a punição já es-tava sacramen-tada”, finalizouZé Galinha.

A partida ter-minou em 2 a 0 para o SABSão José que alcançou a séti-

ma posição com 21 pontos. Jáno lado do Estrela, se a situa-ção já era ruim (por terem per-didos cinco pontos por agres-são ao árbitro), amargando aultima posição com nenhumponto, agora piorou. Com airregularidade, a equipe estácom menos dois pontos e pra-ticamente dando adeus à Pri-meira Divisão.

Agora o caso será julgadopor uma comissão formada pormembros da DEL que poderápunir os dirigentes da equipe(técnico, presidente e diretor),por até dois anos, conforme oartigo 40º da cláusula do Cam-peonato Amador em todas suascategorias. O julgamento acon-tece hoje às 17h na Diretoriade Esportes e Lazer, no com-plexo esportivo da cidade.

Page 14: O Pendulo 816

O PÊNDULO DE 5 A 11 DE AGOSTO DE 201114 INFORMEINFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO

DENTES DO SISO

Horário de atendimento:

Terça à sábado, das 8h às 19h;

domingos e feriados, das 8h às 17 horas

Estrada Municipal Atílio Squizatto, km 7,5

(estrada de Campo Largo) Jarinu

www.clinicaschimack.com.br

[email protected]

Quantos dentes do siso exis-tem?

Existem quatro dentes dosiso: dois superiores, sendo umdireito e um esquerdo, e doisinferiores, também direito e es-querdo.

Em que idade eles normal-mente erupcionam?

A erupção ocorre normal-mente dos 17 aos 20 anos; por-tanto, são os últimos dentes dadentição a erupcionar.

Todo mundo tem o dentedo siso?

Não.Por que às vezes eles não

erupcionam?Porque algumas pessoas não

possuem mesmo o dente do siso(germe dental); às vezes, não erupcíonam por faltade espaço na arcada dental, ou ainda, pela posiçãohorizontal do dente, o que dificulta a sua irrupção.

0 que acontece se ele ficar dentro do osso(não erupcionar)?

Pode produzir reabsorções de dentes vizinhos,transtornos dolorosos ao paciente e possíveis de-generações (lesões císticas).

0 que acontece se ele erupcionar parcial-mente?

A erupção parcial ocorre geralmente por faltade espaço na arcada ou pela posição horizontal dodente. Ambos os casos dificultam a erupção, ocor-rendo, dessa forma, a erupção parcial do siso. Essequadro pode provocar gengivites (inflamação dagengiva), abscessos na região, irritação local, dore edema.

É verdade que o dente do siso empurra osoutros dentes, provocando mudanças de posi-ção?

Há duas correntes: a primeira diz que, sehouver espaço suficiente para a erupção do siso eo paciente não tiver tendência a apinhamento(mudança de posição), não haverá roblemas; já asegunda diz que, se o espaço for insuficiente e o

paciente, submetido à ortodontia e com tendênciaa apinhamentos, ou mesmo, só submetido à orto-dontia, mas com a mesma tendência, poderá terproblemas futuros, como o apinhamento de den-tes.

Quando a gengiva do dente do siso que estáerupcionando inflama, o que fazer?

Deve ser feita a remoção do tampão gengivalque cobre parcialmente a superfície dental (ulec-tomia) ou a curetagem gengival, ambos realizadospelo profissional. 0 paciente, para melhorar essequadro inflamatório, poderá realizar higiene oralrigorosa no local; bochechos com anti-sépticosbucais podem amenizar o quadro, mas, para resol-ver o problema, o paciente deverá procurar umcirurgião-dentista.

Quando é indicada a extração do siso?A sua extração está indicada na ausência de

espaço para a erupção, no posicionamento hori-zontal do siso, nos quadros de dor e quando seinicia a erupção e esta não se completa, ou seja, háerupção parcial do siso. Quando se faz a extraçãode um siso, provavelmente terá que ser feita aextração de ambos os sisos do mesmo lado, isto é,do superior e do inferior.

Leve H2OConheça a qualidade do serviço da distribuidora de

água mineral Leve H2O ligando para 4039-2409 ou7363-8048. Endereço: Avenida Antônio D’Gióia, 468,Jardim Califórnia, em Campo Limpo Paulista

A nova direção da distri-buidora de água mineral LeveH2O já mostra, em seu segun-do mês, grandes melhoras noatendimento aos seus clientes.

A loja já existe há dois anos,mas é agora que está conquis-tando mais espaço em CampoLimpo. E é essa a visão deCezar Augusto de Rezende, de28 anos, que procura sempreexpandir os negócios paramelhor atender seus clientes.

A Leve H2O trabalha coma marca Lyndoia, que segundo

Leve H2O, distribuindo água dequalidade para toda sua família

Distribuidora atua em toda o município, com água Lyndoia e galões de 20 litrosCezar, é a melhor marca deágua mineral. “Os clientes,quando ligam, imediatamentejá perguntam se trabalhamoscom Lyndoia”, disse o propri-etário. “Dá pra sentir a dife-rença, pois é uma água bemmais leve”, completou.

No começo, a Leve H2Oatendia apenas os bairros doCalifórnia, Santo Antônio eJardim Europa. Mas agora,atende toda a cidade com umtempo de 20 minutos de espe-ra, dependendo da localidade.

Com dois veículos para o trans-porte e a entrega da água, agi-lidade se tornou um diferenci-al.

Os galões de 20 litros estãocom um preço imperdível. Pararetirar na loja o valor é de R$5, mas se você preferir que sejaentregue em sua casa, vocêpagará apenas R$ 6. É como-didade e qualidade pelo menorpreço!

E não é só isso. Lá vocêtambém encontra suporte paragalões no valor de R$ 30.

Dente do Siso, popularmente conhecido como dente do Juízo

Page 15: O Pendulo 816

O PÊNDULODE 5 A 11 DE AGOSTO DE 2011 15 VARIEDADES

VIAGEM LITERARÍA

O primeiro módulo do programa será gratuito, aberto a toda população para um bate-papo com o autor dia 17

No Acampamento Águi-as da Serra na cidade deSão Paulo, aconteceu o 9ºDesafio de Competências eHabilidades do Sistema ETA-PA, com a participação demais de 50 escolas do Brasil.Trata-se de uma prova ondeparticipam alunos do 3º anodo Ensino Médio com ques-tões no formato de examevestibular, cada escola parti-cipante pode inscrever atétrês alunos na modalidade.

Para se ter uma idéia dadificuldade da prova, 75%dos alunos (mais de 150) uti-lizaram todo o tempo da pro-va (4 horas) para resolver atodas as questões dissertati-vas e de múltiplas escolhas.

A Escola Patelli partici-pou do evento com uma equi-pe formada pelos alunos Ari-el Monteoliva, Jordan Garciae Pedro Hoshino. Com muitoorgulho e satisfação infor-mamos que o aluno PedroHoshino conquistou o 3º lu-

INFORME PUBLICITÁRIO

ALUNO DA ESCOLA PATELLI FATURA MEDALHA DEBRONZE PARA CAMPO LIMPO PAULISTA EM EVENTOEDUCACIONAL DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

gar do evento, sendo a 1ªMedalha de Bronze neste tipode competição para a nossacidade.

Parabéns aos alunos quese empenharam bastante eparticiparam desta prova eem especial ao aluno Pedro,medalhista de Bronze.

Segundo os mantenedo-res da Escola Patelli, “... cadaconquista de um de nossosalunos é uma conquista detodos nós: pais, alunos, ir-

mãos, professores e funcio-nários da escola. É um prê-mio ao esforço, dedicação ecompetência.”

A Escola Patelli atende alu-nos da Educação Infantil, En-sino Fundamental e Médio,pelos telefones 4812.4090 e4039.5513, visite o site:www.escolapatelli.com.br. econheça os projetos que aescola oferece.

ESCOLA PATELLI FOR-MANDO VENCEDORES !

Ignácio de Loyola Brandão abretemporada em Campo Limpo Paulista

CDa assessoria

ampo Limpo - Um dosautores mais conheci-dos internacionalmen-

te, o escritor e jornalista Ignáciode Loyola Brandão vem a Cam-po Limpo Paulista no próximodia 17 de agosto, a partir das 14horas, na Biblioteca do Com-plexo Cultural e de Lazer, paraum bate-papo com toda a popu-lação, abrindo o primeiro mó-dulo do programa Viagem Lite-rária 2011 – literatura para to-dos.

Aberto ao público com ida-de maior de 15 anos é necessá-rio que todos façam a inscriçãocom a responsável pelo progra-

ma na cidade, Yonne Santiagopelo telefone 4038 3041 ou atra-vés do e-mail [email protected].

O programa Viagem Literá-ria em sua 4ª edição consolidou-se como um dos mais amplos ediversificados projetos voltadosao livro e ao incentivo da leiturano Estado de São Paulo. Atual-mente, 72 cidades fazem partedo projeto que leva autores con-sagrados a diversos municípiospaulistas.

Destinado a repetir o suces-so de outros visitantes, o bate-papo com o autor abordará so-bre sua obra com destaque paraos títulos; ‘O Homem que Odi-ava a Segunda-Feira’ (1999);

‘Não Verás País Nenhum’(1981) e ‘O Menino que Per-guntava’ (2011), voltado paraos mais jovens.

Sobre o autorNatural de Araraquara, Ig-

nácio de Loyola Brandão pu-blicou mais de 35 livros, entreromances, contos, crônicas,viagens e infantis, muitos de-les traduzidos no exterior. Re-cebeu diversos prêmios, comoo Jabuti por ‘O Homem queOdiava a Segunda-Feira’(1999) e ‘O Menino que Ven-dia Palavras’ (2007), que ga-nha sua continuação em 2011com ‘O Menino que Pergun-tava’.

Algumas de suas obras fo-ram adaptadas para o cinema, adança e o teatro. Dentre os prin-cipais títulos do autor estão osromances ‘Zero’ (1975), ‘NãoVerás País Nenhum’ (1981) e‘A Altura e a Largura do Nada’(2006). Seu mais recente lan-çamento foi a biografia RuthCardoso, ‘Fragmentos de umaVida’ (2010). Este ano tam-bém publica ‘A Morena da Es-tação’, contos e crônicas dotempo das ferrovias. O autorassina uma coluna quinzenalde crônicas no jornal O Estadode São Paulo.

Para saber mais sobre o au-tor acesse o site: www.ignaciodeloyolabrandao.com

CONTOS E CRÔNICASIgnacio de Loyola Brandãolança, este ano, “A Morenada Estação”

Só neste primeiro semestre,as três unidades dos CentrosMunicipais de Informática deCampo Limpo Paulista realiza-ram a inscrição de 2.697 pesso-as. Deste, um total de 1.384concluíram cursos básicos eavançados de inclusão digital,kids, photoshop, pacote Office,entre outros. Na unidade centraldo CMI, 81% das pessoas con-cluíram os cursos, na unidadeBragantina foram 78% e na uni-dade Botujuru, 72% - um per-centual bastante significativo,principalmente em cursos gra-tuitos.

Centros de Informática formam

mais de mil alunos em seis mesesOs cursos ministrados nas

três unidades formam e capaci-tam pessoas de todas as idades –inclusive idosos e crianças –com ferramentas e softwares topde linha que são capazes de aten-der mais de 3,5 mil alunos si-multaneamente. São cerca de300 computadores distribuídosem 11 amplos laboratórios ondeas aulas são ministradas por pro-fissionais capacitados.

O pacote disponibilizado pelaMicrosoft inclui qualificaçãobásica, como o curso Aluno Mo-nitor/Aprender para ensinar na-vegação na internet, Windows,

Office, noções de programação emanutenção da máquina.

Através de uma iniciativa daPrefeitura em parceria com aMicrosoft, Campo Limpo Pau-lista é a primeira cidade da Amé-rica Latina a implantar integral-mente todos os programas deformação e certificação da áreade educação disponibilizadospela Microsoft. A empresa tam-bém é responsável por todo con-teúdo pedagógico e pela certifi-cação dos cursos ministradosnos CMIs. Todos os alunos darede municipal de 1ª a 9ª sériestambém têm em seu currículo

um curso certificado pela maiorempresa de informática do mun-do, através da implantação doPrograma Mais Educação

ParceriasAlém da Microsoft, Campo

Limpo Paulista também contacom outros parceiros de peso.No caso da e-TECH – escola doséculo 21, empresas como aSmart Technologies, a KlickEducação, a Intel e a Positivocooperaram de modo significa-tivo, com subvenções, descon-tos e doação de equipamentos esoftware.

Page 16: O Pendulo 816

O PÊNDULO DE 5 A 11 DE AGOSTO DE 201116 INFORME

PAUTA54ª SESSÃO ORDINÁRIA - lIª LEGISLATURA

02 DE AGOSTO DE 2011 - 10 horasEXPEDIENTEATAS DE SESSÕES ANTERIORES:53a Sessão Ordinária, de 21/06/2011.26a Sessão Extraordinária, de 29/06/2011.CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA:- Boletim Informativo n° 12/2011 (período de 22/06 a 02/08/2011).- Eventual leitura de correspondência extra-boletim.BALANCETES:Da Câmara Municipal, ref. meses junho/julho 2011. Da Prefeitura Municipal, ref. meses maio/junho 2011.INDICAÇÕES:N° 7468, da Vereadora Rosalina Yosko Kawamoto HonoratoN° 7476 do Vereador Marcos Roberto Aparecido -"Quinha"N° 7477, do Vereador Marcos Roberto Aparecido -"Quinha"N° 7478, do Vereador Marcos Roberto Aparecido -"Quinha"N° 7479, do Vereador Marcos Roberto Aparecido -"Quinha"N° 7480, do Vereador Denis Roberto BraghettiN° 7481, do Vereador Denis Roberto BraghettiN° 7482, do Vereador JuraN° 7483, do Vereador JuraN° 7484 ,da Vereadora Maria ParanhosN° 7485, da Vereadora Dulce do Prado Amato N° 7486, do Vereador MarcãoN° 7487, do Vereador MarcãoN° 7488, do Vereador MarcãoN° 7489, do Vereador MarcãoN° 7490, do Vereador Marcão

REQUERIMENTOS:PROJETOS RECEBIDOS (leitura para conhecimento):Moção n° 821, da Verª. Rosalina Yosko Kawamoto Honorato e outrosMoção n° 828, da Verª. Rosalina Y osko Kawamoto Honorato e outrosMoção n° 832, do Ver. Marcos Roberto Aparecido - Quinha e outrosMoção nº 833, da Verª. Rosalina Yosko Kawamoto Honorato e outrosProjeto de Lei nº 2497, do ExecutivoProjeto de Lei nº 2498, do ExecutivoProjeto de Lei Complementar nº 533, do Executivo.Leitura de eventuais projetos extra pautaNenhum projeto extra-pauta foi lidoASSUNTOS GERAIS(falar sobre qualquer assunto de interesse público) Inscrição mediante assinatura do livro cl Secretário)NENHUM VEREADOR INSCRITO

ORDEM DO DIA1. MOÇÃO N° 822, do Vereador Marcos R. Aparecido (Quinha), repudiando o Prefeito Municipal pelo aval

autorizando a Rápido Luxo Campinas a aumentar o preço da tarifa de ônibus.PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOEXPLICAÇÃO PESSOALUso da palavra pl justificar atitudes pessoais Inscrição mediante assinatura no livro cl Secretário.

Sala das Sessões, O1 de agosto de 2011MARILDA DE FÁTIMA AMÂNCIO DA CRUZ

Presidente

CÂMARA MUNICIPAL DECAMPO LIMPO PAULISTA

Projeto de Lei n° 2497Autoriza o Chefe do Executivo a firmar Convênio com a instituição sediada em Jundiaí, denominada

"Instituto Jundiaiense Luiz Braille".Art. 1° Fica o Chefe do Executivo autorizado a firmar Convênio com o "Instituto Jundiaiense Luiz

Braille, entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na Avenida Dr. Sebastão Mendes Silva,525 - Bairro Anhangabaú, em Jundiaí, inscrita no CNPJ/MF sob nO 50.958.859/0002-67.

Parágrafo único. O objetivo do Convênio é atender os portadores de deficiência visual total (cegos)e visual parcial (visão subnormal), nas áreas de Pedagogia Braille, Pedagogia Baixa Visão e InclusãoEscolar, estudantes da rede pública municipal de Campo Limpo Paulista.

Art. 2° O Convênio terá a vigência de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado nos limitesdeterminados pela Lei 8.666/93, ou seja, 5 (cinco) anos.

Art. 3° Integram a presente Lei, o Processo Administrativo sob n° 4.421/2011, independentementede sua transcrição e o Termo de Convênio anexo.

Art. 4° As despesas decorrentes com a execução desta Lei, correrão por conta do orçamento vigente.Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

ARMANDO HASHIMOTO

Prefeito Municipal

Em 18 de julho de2011.

MENSAGEM Nº 043/11Senhora Presidente,Senhores Vereadores:

Estamos remetendo para a apreciação dos nobres vereadores o Projeto de Lei que autoriza o Executivoa firmar Convênio com a instituição sediada em Jundiaí denominada "INSTITUTO JUNDIAIENSE LUIZBRAILLE."

O objetivo principal do Convênio é o atendimento aos estudantes da rede municipal de ensino,portadores de deficiência visual total (cegos) e visual parcial (visão subnormal), sob o aspectopedagógico.

O Convênio consiste no atendimento dos assistidos nas áreas de Pedagogia Braille, Pedagogia BaixaVisão e Inclusão Escolar.

Ressaltamos que o referido convênio teve parecer favorável do Conselho Municipal de Educação(anexo).

Sendo o que nos apresenta, demonstrada a relevância da presente, solicitamos sua apreciação eaprovação em caráter de urgência.

ARMANDO HASHIMOTO

Prefeito Municipal

À Excelentíssima SenhoraVereadoraMARILDA DE FATIMA AMÂNCIO DA CRUZPresidente da Câmara MunicipalNesta

PREFEITURA MUNICIPAL DECAMPO LIMPO PAULISTA

Page 17: O Pendulo 816

O PÊNDULODE 5 A 11 DE AGOSTO DE 2011 17 VARIEDADES

NOSSOS PREÇOS - SEGUNDA, TERÇA E QUINTA:Matine (antes das 17h59) inteira R$ 14,00 - meia R$ 7,00

Noite (após 18h): inteira R$ 14,00 - meia R$ 7,00QUARTA ESPECIAL: inteira R$ 11,00 - meia R$ 5,50

SEXTA, SÁBADO, DOMINGO E FERIADO:Matine (antes das 17h59): inteira R$ 16,00 - meia R$ 8,00

Noite (após 18h): inteira R$ 16,00 - meia R$ 8,00SALAS com ar condicionado, Poltronas Love Seat, assentosinfantis. Sist.Som: Dolby Stéreo, 12 canais triamplificados.

22/07 a 28/07/2011

NÃO SE PREOCUPE NADA VAI DAR CERTOLalau (Gregório Duvivier) viaja pelo interior do

Brasil se apresentando com um show de piadas.Seu pai, Ramon Velasco (Tarcísio Meira), tambémé um comediante do show e empresário do filho.Certo dia, Lalau recebe uma proposta milionáriapara usar seus talentos e fingir ser um famosoGuru em uma palestra motivacional. Em nome dagrana, ele aceita a proposta rapidinho mas algonão dá certo e Lalau precisa mais uma vez da ajudade seu pai que, nas situações mais complicadas,solta o velho bordão: "Não se preocupe, nada vaidar certo" - Nacional - 12 Anos - Duração: 100min.

MOVIECOM MAXI 1Sex, Seg. à Quinta-Feira: 14h40 - 16h50 -

19h00 - 21h10 - Sáb, Dom, Feriado: 14h40 -16h50 - 19h00 - 21h10

HARRY POTTER E ASRELÍQUIAS DA MORTE P2Aventura - 12 Anos - Duração: 132min.

MOVIECOM MAXI 2 - dubladoSex, Seg. à Quinta: 14h00 - 16h40 - 19h20Sáb, Dom, Feriado: 14h00 - 16h40 - 19h20

MOVIECOM MAXI 3 - legendadoSex, Seg, Qua, Qui: 21h20Sáb, Dom, Feriado: 21h20

LOLADuas senhoras (Anita Linda e Rustica Carpio)

têm de lidar com as consequências de um crimeenvolvendo os respectivos netos: um é a vítima,outro o suspeito. Pobres e desprotegidas, ambasvão as ruas pedir dinheiro, cada qual com umobjetivo. Drama - 12 Anos - Duração: 110min.

MOVIECOM MAXI 3 - legendadoTer: 21h30 - Sáb, Dom: 11h00

ASSALTO AO BANCO CENTRALEm agosto de 2005, 165 milhões de reais

foram roubados do Banco Central em Fortaleza,sem dar um único tiro, sem disparar um alarme, osbandidos entraram e saíram por um túnel de 84metros cavado sob o cofre, carregando 3 tonela-das de dinheiro. Foram mais de três meses deoperação para realizar o segundo maior assalto abanco no mundo. Um dos crimes mais sofistica-dos e bem planejados de que já se teve notícia noBrasil. Quem eram essas pessoas? E o que acon-teceu com elas depois? São as perguntas quetodo o Brasil se faz desde então. Ação - Nacional- 14 Anos - Duração: 104min.

MOVIECOM MAXI 6Sex, Seg. à Quinta-Feira: 15h10 - 17h20 -

19h30 - 21h40 - Sáb, Dom, Feriado: 15h10 -17h20 - 19h30 - 21h40

OS PINGUINS DO PAPAIA vida de um executivo começa a mudar

depois que ele herda seis pinguins e, ao transfor-mar seu apartamento em um paraiso gelado, seulado profissional começa a se revelar. Comédia -Livre - Duração: 94min.

MOVIECOM MAXI 7 - dubladoSex, Seg. à Quinta-Feira: 13h45

Sáb, Dom, Feriado: 13h45

CILADA.COMNacional - 14 Anos - Duração: 93min.

MOVIECOM MAXI 2Sex, Seg. à Quinta-Feira: 22h00

Sáb, Dom, Feriado: 22h00

OS SMURFSApós muito tentar, o mago Gargamel (Hank

Azaria) enfim consegue expulsar os Smurfs desua pacata vila. Com isso eles deixam o mundomágico e aparecem em plena Nova York, maisexatamente no Central Park. É lá que PapaiSmurf (Jonathan Winters), Smurfette (KatyBrand), Gênio (Fred Armisen) e os demais smurfsprecisam viver até encontrarem um meio de vol-tar para casa. Animação - Livre - Duração: 105min.

MOVIECOM MAXI 3Sex, Seg. à Quinta: 14h50 - 17h00 - 19h10Sáb, Dom, Feriado: 14h50 - 17h00 - 19h10

MOVIECOM MAXI 5 - 3D dubladoSex, Seg. à Quinta:

14h15 - 16h30 - 18h45 - 21h00Sáb, Dom, Feriado:

14h15 - 16h30 - 18h45 - 21h00

CAPITÃO AMÉRICA2ª Guerra Mundial. Steve Rogers é um jovem que

aceitou ser voluntário em uma série de experiências que

visam criar o supersoldado americano. Os militares con-

seguem transformá-lo em uma arma humana, mas logo

percebem que o supersoldado é valioso demais para pôr

em risco na luta contra os nazistas. Desta forma, Rogers

é usado como uma celebridade do exército, marcando

presença em paradas realizadas pela Europa no intuito

de levantar a estima dos combatentes. Só que um plano

nazista faz com que Rogers entre em ação e assuma a

alcunha de Capitão América, usando seus dons para

combatê-los em plenas trincheiras da guerra. Ação - 12

Anos - Duração: 124min.

MOVIECOM MAXI 4 - 3D dubladoSex, Seg. à Quinta-Feira: 14h10 - 16h40

Sáb, Dom, Feriado: 14h10 - 16h40MOVIECOM MAXI 4 - 3D legendado

Sex, Seg. à Quinta-Feira: 19h15 - 21h50Sáb, Dom, Feriado: 19h15 - 21h50

MOVIECOM MAXI 7 - dubladoSex, Seg. à Quinta: 15h45 - 18h15 - 20h45Sáb, Dom, Feriado: 15h45 - 18h15 - 20h45

CPor Felipe Schadt

ampo Limpo - Na úl-tima segunda (25) secomemorou em todo o

país o Dia do Escritor. Umadata lembrada pelos amantesdos livros e principalmente porquem se aventura a escreverum. É o caso do estudante deHistória, Eduardo Mineo Cam-piteli, 28, que resolveu embar-car nesse ramo e, hoje, já temum livro publicado.

O Pêndulo - Como desco-briu a vontade e a vocaçãopela escrita?

Eduardo Mineo Campi-teli - Quando fazia teatro,sentia carência nos textos queinterpretávamos e quando as-sumi a direção do grupo, gos-tei da ideia de realizar adap-tações em textos que atuáva-mos. Após este período, de-cidi escrever um texto paranosso grupo. Mas não conse-guimos atuar devido à faltade recursos. Adaptei a peçapara o livro "A Todos que mecercam", que está disponívelem domínio público para do-wnload na internet. Na sequ-ência, comecei a escrever“Shekinah O outro mundo” -e daí desatei a escrever!

Qual é o desafio que vocêenfrenta como escritor?

O maior desafio é apare-cer, ter sua obra divulgada ereconhecida. É um mercadofechado com fornecedores fi-

LITERATURA

O maior desafio, segundo Campitelli, é “ter a obra divulgada e reconhecida pelo público”

xos e para conseguir se desta-car, somente tendo verba paralançar a primeira divulgação.Depois, é só torcer para gosta-rem do seu trabalho e abriremum espaço para mostrar o quesabe!

É possível viver disso nosdias de hoje?

Sinceramente... Só de li-vros não! Você precisa estarenvolvido com a mídia em di-ferentes setores para conseguirque este seja seu “ganha-pão”.Precisa ser colunista, apresen-tador e profissões afins. Tenhoescritores favoritos em meurepertório que já são bem su-cedidos e após uma profissãode anos, deram certo como es-critores.

O que é preciso para es-crever um livro?

Conhecimento, interessepela leitura de vários gêneros.

Hoje em dia, os leitores sãomais seletos e você, ao escre-ver, tem de decidir que publicoirá atingir. Eu escrevo paraadolescentes e adultos que nun-ca perdem o interesse pela in-fância e pelo descobrimento efantasia. Não conseguiria, porexemplo, escrever um suspen-se ou alguma história policial,sem antes pesquisar o tema ese possível realizar algum la-boratório ou vários workshops.Resumindo, tem que gostar doque faz!

Sobre o seu trabalho, porque decidiu falar sobre mito-logia?

Adoro conspirações, aindamais as religiosas, baseadasna crença popular. Falar deZeus, Loki e de delegações depoderes entre a humanidade édivertido, na verdade tenho umfraco por fantasia. Minha vida

é uma fantasia, digo que sereiuma eterna criança que nãoquer crescer, igual ao PetterPan. Provocar a imaginaçãodas pessoas é uma dádiva efalar sobre mitologia, um as-sunto hoje mais do que popu-lar, faz com que eu me sintabem em meu mundo.

Já vendeu muitos livros?Quantos?

Não! A alma do negócio é adivulgação, o livro esta em umsite onde a venda é realizadapor demanda, e para conseguirvarias vendas eu preciso serpopular. Bom, estou fazendo oque disse anteriormente. Estoume envolvendo com a mídia,sendo colunista na região, uti-lizando sites de relacionamen-tos, que hoje se tornou a maiorrede de divulgação, para apa-recer literalmente e ter um nomea sustentar, ai depois é só cor-rer para o abraço!

Tem mais projetos paraoutras histórias?

Sim! Estou terminando osegundo livro e já estou com oterceiro e ultimo volume fervi-lhando em minha mente. Logoque terminar esta trilogia, ireiescrever uma aventura infan-til, que irei dedicar a minhassobrinhas, e finalmente ireiescrever um romance polici-al... Estou estudando muitopara isso. Para tudo na vidaprecisamos de conhecimento eé nesta empreitada que estouagora.

Estudante de História, Eduardo Campitellitenta vencer no mundo da literatura

FERVILHANDOEduardo finaliza uma trilogia. Depois, já sabe: vem aí uma aventurainfantil... e um romance policial

A foto (aolado) foi publi-cada há algunsdias pela revistaEntertainmentWeekly e queagora foiliberada em altaresolução peloestúdio e sem ologo da publica-ção:

O longa,dirigido em 3D,estreia noscinemas em 3 dejulho de 2012.

Cartaz de A Saga Crepúsculo: Amanhecer-Parte 1com o elenco reunido saiu oficialmente online.

A Parte 1 deverá chegar aos cinemas em 18 de novembro e,só um ano depois o público poderá conferir a continuação que

também já tem data predefinida: 16 de novembro de 2012

Cai na rede imagem deO Espetacular Homem-Aranha

A Saga Crepúsculo

Page 18: O Pendulo 816

O PÊNDULO DE 5 A 11 DE AGOSTO DE 201118 INFORME

Casa Jd. América, c/ 2 dormitórios, sala,e cozinha, WC, lavand., garagem para 2autos, churrasqueira, portão eletrônico.R$ 155.000,00 – REF: 1168 C financia

Casa Jardim Vista Alegre, com 2dormitórios, sala, cozinha, WC, lavanderia,

e garagem p/ 02 autos. AT: 250,00m²R$ 150.000,00. REF: 1169C. Financia

Casa Jardim Vista Alegre 2 dormitóriossendo 01 suíte, sala, cozinha planejada,

WC, área de serviço, garagem p/ 02 autos.R$ 140.000,00. REF: 1193C financia

APTO Jundiaí Residencial Anchieta02 dormitórios, sala, cozinha e WC, 01

vaga de garagem . R$ 150.000,00. REF:1164 AP. financia

Sobrado Jardim São Domingoscom 03 dormitórios, sendo 1 suíte sala,copa cozinha, WC, lavanderia, garagem.

R$150.000,00. REF 1153

Figueira Branca, chácara com 3.000m²,possui casa com 3 dormitórios, sendo1 suite, sala, cozinha, 3 wcs, piscina.

AC: 200m². R$250.000,00. Ref:435CH

Terreno Jardim Guanciale 396m² compouco aclive. R$ 55.000,00. Ref: 393 Laceita carro como parte de pagamento.

Terreno Jardim Vista Alegre

125m² R$33.000,00 Ref:395 L

Terreno Jardim Santo Antonio

250,00 aclive R$60.000,00

Ref:396L

LOCAÇÃO:Casa Jd Corcovado 2 dorm, sala,cozinha, WC, garagem 03 autos R$

900,00 REF:003 AL

Sobrado Jd. América, c/3 dormitóriossendo 01 suíte, sala 02 ambientes, coz.,2 WCs, garagem p/2 autos.churrasqueira

REF:1144C. R$ 250.000,00

Casa Parque Internacional 2 dorm,sala, Wc, cozinha, quintal garagem para02 autos. AT 300,00m² R$130.000,00

Ref: 1130C financia.

Chácara Campo Verde 1.000m²

Casa 2 dorm, sla, cozinha, 2 WCs

R$ 180.000,00 Ref: 458CH

Gramado Santa Rita, chácara com 1.000m²,

possui casa com 2dormitórios, sala, cozinha,

wc, churrasqueira, lavanderia, + 01 cômodo

e Wc, pomar com vários pés de fruta,

garagem coberta para 02 autos, portão

eletrônico, toda murada, a 300m do asfalto.

Aceita permuta por imóvel em Jundiaí. R$

200.000,00. REF: 444CH

LOCAÇÃO3 Cômodos, Jd Vitoria, R$ 450,003 Cômodos, Jd. Sta.Lucia R$550,002 Dormts. Jd. Marchetti, R$ 650,00

2 Dormts. Jd. Europa, R$ 800,002 Dormts, Jd. America, R$ 850,00Terreno, Jd. Sta. Lucia, R$ 800,00

Terreno, Centro, R$ 1.000,00Sala Comercial, Centro, R$ 1000,00

Chácara Moinho, 1.800m2 emdeclive suave, casa 3 dorms.,sala/cozinha tipo americana,wc, varanda, outra casa c/ 3

cômodos, lavand., porão c/ salap/ oficina e salão p/ deposito,

casa de caseiro, piscina,pomar, orquidário, jardim,bosque, 2 poços, garagem

coberta e cerca, R$ 120 mil.

Casa Jd. Sto. Antonio, 2dorms, sala, cozinha, hall, wc,lavanderia, porão grd q pode

ser convertido em 2 cômodos ewc., quintal nos fundos e

garagem coberta p/ 2 autos,R$ 140 mil aceita

financiamento e FGTS.

LOCAÇÃO: RESIDENCIAL

APTO CALIFORNIA - 3 dorm, sala, coz, wc, gar. R$550,00+ R$110,00cond + R$25,00 IPTU

JD. SANTO ANTONIO – 2 dorm, sala, coz, wc, garagem R$ 750,00JD. MONTE ALEGRE – 3 dorm (1 suíte), coz, ww, garagem R$ 850,00

JD.AMÉRICA – Sobrado c/3dorm, sala, coz, lavabo, garagem R$900,00+IPTU

Jd.AMÉRICA–Sobrado 3dorm.(1suite), escrit, 2 salas, edícula c/churrasq, gar.p/3carros R$1100,00+IPTUCORCOVADO – Sobrado c/2dorm, sala, coz, wc, mezanino, lavand e garagem R$1200,00

SANTA LUCIA – Sobrado c/4dorm, sala, coz, wc, garagem R$1300,00CHÁCARAS A PARTIR DE R$2.500,00 mobiliada

IMÓVEIS PARA VENDA:

TERRENO GUANCIALE 396m R$40.000,00 / TERRENO VERA REGINA 400m R$70.000,00NOVO HAMBURGO – 1000m de terreno com construção em acabamento de 100m R$90.000,00

CHÁCARA NO BAIRRO DOS SOARES EM JARINU – AT 1000m AC 140m casa c/3dorm R$110.000,00GUANCIALE - Casa c/2dorm, sala, coz, wc, lavanderia e garagem AT: 160m R$120.000,00 FINANCIA

IMÓVEL COML. Jd Vitória - 3 pavimentos c/ salões, churrasq, piscina, IDEAL P/ FESTAS R$135.000,00

JD.AMÉRICA – Sobrado c/3dorm (2suites), sala, coz, lavanderia c/ wc – R$220.000,00 FINANCIAST JAMES – Sitio com 17.000m Casa sede, casa de caseiro, churrasq com salão, piscina adulto e infantil,

lago, playground, cocheiras R$450.000,00

NOTAS DE FALECIMENTO

LEGISLATIVO

CASAS PARA FINANCIAMENTOCasa 2 dorm., e demais dependências .................................... FINANCIA ................. R$130 milCasa 2 dorm., terreno com 250 mts ........................................ no Centro ................. R$130 milCasa NOVA 2 dorm. e demais dependências ............................ FINANCIA ................. R$155 milCasa 3 dorm.(1 suite),e demais dependência ........................... FINANCIA ................. R$170 milCasa 4 dorm. (1 suíte) e demais dependências ......................... FINANCIA ................. R$230 mil

CHACARASÁrea 2.000 m2 casa 3 dorm. 2 cozinhas, WC ............................................................. R$140 milÁrea com 2.000 m2 casa 2 dorm. com piscina e pomar .............................................. R$140 mil

TERRENOTerreno com ............................................................................. 250 mts ................... R$45 milTerreno plano com ................................................................. 1.000 mts ................... R$45 milTerreno para chácara (Excelente Vista) com ............................ 4.000 mts ................... R$50 milÁrea Industrial, na Marginal ................................................... 2.135 mts ................. R$250 milTerreno em condomínio ............................................................. 300 mts ................... R$80 mil

LOCAÇÃOSalão comercial NOVO CENTRO ................................. com 90 mts 2 WC ............ R$2000 reaisSalas comerciais NOVAS CENTRO .......................... 50 mts com banheiro ............ R$1000 reais

*Temos casas, chácaras e áreas de varias metragens com ótimos preços

APARTAMENTO GRANDVILLAGE VILA THOMAZINA

Apto no 12º andar c/ 3 dorm, 1 suite, sl. c/ 3ambs., coz, c/ armário embutido, 2 banh sociais,reformado recentemente, sacada na sala e em

todos os quartos, 2 vagas na garagem doprédio. Área construída 198m2. R$380.000,00

CASA ITANHAÉM-SPCasa c/ 2 dorm, 1 suite, área de verão, sala dejantar, sala de estar, coz, banh social, churras,antena parabólica, quintal, gar. Cob. p/2 carros,vagas p/ 5 carros, lavanderia, grade nas janelas

e portas. Á.terreno 250m2. Área construida156m2. R$130.000,00 (vende ou troca)

CASA JD. SÃO CONRADOCasa com 3 dorm, 1 suite,

lavabo, sacada, sala, coz, banh,lavanderia, gar. p/ 2 carros,portão automático. Área de

terreno 160m2. Área construída167 mt2. R$180.000,00

CASA JD. EUROPACasa com 2 dorm, sala, coz,

banh, lavand coberta, entrada p/2 carros, embaixo + 2 dorm.

Á.terreno: 125m. Área constr.:82mt. R$150.000,00

CASA NOVAJD. CORCOVADO

Casa c/ 2 dorm, 1 suite, sala,coz, banh, garagem p/ 2 carros.Á.terreno 125m2. Área constr.

80m2. R$165.000,00

TERRENOSJD. VISTA ALEGRE

18.000mt2R$ 450.000,00

SÃO CONRADO125 mt2

R$35.000,00BOM VIVER612,04 mt2.

R$65.000,00 (FINANCIA)SANT JAMES

ótimo terreno c/ 1.500 mt.R$40.000,00 (FINANCIA)!

FIGUEIRA BRANCAExcelente localização, plano,

cercado, 2.500m2. R$90.000,00JARINU

450 mt2, ótima localizaçãoAv. principal Maracanã.

R$55.000,00(ACEITA PROPOSTA)

CHÁCARA- MOINHOChácara; casa principal c/ 2 dorm, sala,coz, banh, lavanderia. 2º casa c/ 1 suite,

coz, banh, vestiário, piscina. 3º casa(caseiro) c/ 2 dorm, 1 coz, banh.

Área de terreno 11.000 mt2. Áreaconstruida ± 200 mt2. R$120.000,00

CHAC. FIGUEIRA BRANCACasa c/ 4 dorm, sendo 1 suite,

sala, coz, banh, lavanderia,churrasq, piscina. A.terreno

1500 m2. Á.construída 290m2.R$260.000,00

ALUGAGALPÃO INDUSTRIAL

VARZEA PTA420m2, com escritório,

7mts de pé direito.Área de Terreno 1.300m2.

R$ 4.500,00

ALUGAGALPÃO INDUSTRIAL

VÁRZEA PTA.900 mt2.

(VALOR SOB CONSULTA)

CASA NOVAMARACANÃ- JARINU

Casa com 02 dorm, sala, coz,banh, quintal. Área de terreno200m2. Á.construída 70m2.R$100.000,00 (FINANCIA!!)

CASA VILA SÃO PAULOCasa com 02 dorm, sala, coz,banh, lavanderia, corredor, nos

fundos 1 edícula c/ quarto, sala,coz, banh, qtal. Gar. p/2 autos.

Á.terreno 280mt2. Á.construída210,80m2. R$200.000,00

CASA JD. SANTO ANTONIOCasa com 2 dorm, sala, coz,banh, lavand. Cob., garagem

cob. p/ 2 carros, piso no quintal.Á.terreno 125m2. Área constr.

80m2. R$160.000,00

CHACARA, NOVA ESSEM C/ 2.137M²DE TERRENO , COM 3 CASAS; 1º C/ 01DORM., SALA COZ. WC. ,LAVANDERIA,

MAIS DUAS CASAS COM 02 DORM.SALA COZ. LAVANDERIA, CHACARA

PLANA, VARIOS PÉS DE FRUTAS,TODACERCADA, VALOR R$ 150.000,00

ACEITO ENTRADA MAISPARCELAMENTO

CHACARA BARROCÃO C/ 7.000M²CASA C/ 03 DORM. SENDO 01

SUITE, WC. SOCIAL, VARANDA, 2SALAS GRANDES, 2 COZINHAS,COPA,GALPÃO MUITO QUINTALVALOR R$ 180.000,00 ACEITO

CASA EM CLPTA.

BELA CASA, JARDIM EUROPACOM 150M² DE TERRENO, PLANA,C/ 02 DORM. , SALA COZINHA, WC.

EDICULA C/ BANHEIRO; EGARAGEM ÓTIMA LOCALIZAÇÃO,VALOR R$ 175.000,00. FINANCIA

JARINU, FIGUEIRA BRANCA,CHACARA COM CASA CENTRAL C/

2 DORM,SENDO 01 SUITE SALACOZ.1 WC. SOCIAL GARAGEM ELAVANDERIA, CHURRASQUEIRA,CAMPO DE FUTEBOL, CASA DE

CASEIRO PROX. AO ASFALTO, VISTAPANORAMICA, TERRENO C/ 4.772M²

VALOR R$ 140.000,00

PARA FINANCIAMENTO; SÃO GUIDO,CHACARA C/ EXCELENTE CASAPLANA C/ 04 DORM. SENDO 03

SUITE, SALA ESTAR, DE JANTAR,COPA COZ., CHURRASQUEIRA ,

FORNO DE PIZZA E FOGÃO Á LENHAC/1WC. 1.650M²

DE TERRENO, EXCELENTE PARAEVENTOS VALOR R$ 280.000,00

EXCELENTE CASA C/ 1 DORM.SALA COZ. WC. TERRENO COM700M² VALOR R$ 55.000,00,

PROX. JARDIM LAURA

CENTRO DE BOTUJURU,TERRENO C/ 183M², PLANO

COM ALICERCE PRONTO PARASOBRADO R$35.000,00

JD. VITÓRIA, CASA COM 337M² DETERRENO PLANO COM 02 DORM.

SALA, COZINHA 01 WC., COM,ESTACIONAMENTO PARA 4CARROS PROX., PONTO DE

ONIBUS, ÓTIMA LOCALIZAÇÃOVALOR R$ 150.000,00 FINANCIA

CASA SÃO JOSE I , RUA 16,CASA C/ 02 DORM. SALA , COZ.

WC. LAVANDERIA, GARAGEMP/ 2 CARROS R$ 70.000,00.

JD. CAMPO LIMPO CASA C/ 03DORM. SENDO 01 SUITE, SALA,

COZ., WC, LAVANDERIAGARAGEM PARA 02 CARROS,

PORTÃO ELETRÒNICO,TERRENO C/175m² PLANO, ÓTIMA

LOCALIZAÇÃO R$ 220.000,00.ACEITA FINANCIAMENTO

JD. EUROPA TERRENO COMCHURRASQUEIRA COM 300M²,

MURADO VALOR 70.000,00- - - - - - - -

TERRENO JD. CORCOVADO 250M²VALOR R$ 75.000,00 ACEITO

FINANCIAMENTO

CHÁCARA NOVA ESSEM, CASACENTRAL C/ 03 DORM. SENDO 03

SUITES,COM ARMARIOS EMBUTIDOS 3SALAS,COZ. COPA, WC.

LAVANDERIA,GARAGEM, PISCINA,CHURRASQUEIRA, 3.750M² TERRENO

, PLANA, FACIL ACESSO VALOR R$430.000,00 ACEITO R$ 250.000,00

PARCELO Á DIFERENÇA.

VISTA ALEGRE. C/ 267M²TERRENO, ÓTIMA

LOCALIZAÇÃO, VALOR R$70.000,00 FINANCIA

- - - - - - - -TERRENO JARINÚ, C/ 250M²DE TERRENO, PLANO ÓTIMALOCALIZAÇÂO R$ 18.000,00.

- - - - - - - -PARQUE SANTANA TERRENO

C/ 261M² PLANO VALORR$ 18.000,00 ACEITO

PARCELAMENTO

CHACARA VILA IARA , ÓTIMOTERRENO COM 2260M² , C/ CASA DE

03 DORM. SENDO 01 SUITE SALACOZ. 02WC. POÇO E FOSSA VARIOSPÉS DE FRUTAS PISCINA, CAMPO DEFUTEBOL QUADRA DE AREIA, CASA

DE CASEIRO, CHURRASQUEIRAVALOR R$ 250.000,00.

NOVA ESSEM, TERRENO C/3.800m², COM NASCENTE,

PROXIMO AO ASFALTO, FACILACESSO R$90.000,00.

Vendo 12 computadores, 12 mesas, 12 cadeiras,

12 estabilizadores, 12 Windows XP originais Full Box,

1 Switch D-link 24 portas, cabos de rede e de energia,

equipamento completo para montar Lan house, tudo em

ótimo estado. Aceito carro, moto ou material de

construção no negócio.

Alice Borja de MoraisIdade: 77 anos - Faleceu: 28/07/11

Hercido MuneratiIdade: 72 anos - Faleceu: 29/07/11

Valdomiro PontesIdade: 74 anos - Faleceu: 02/08/11

APTO EM JUNDIAÍ – OTIMA LOCALIZAÇÃO- R$ 150.000,00APTO EM CAMPO LIMPO – OTIMO LOCAL- R$ 350.000,00

CHACARA OUTEIRO DAS PAINEIRAS – C/ 2.500 M2 – SALACOZ.AMERICANA - 3 DORMS- AREA DE SERVIÇO- QUARTO DE

FERRAMENTAS- QUIOSQUE- POMAR- R$ 160.000,00CHACARA FIGUEIRA BRANCA – C/ 50,00 M DE FRENTE- C/CHURRAQUEIRA – SALÃO DE FESTA – PISCINA 8X4 –POÇO-

POMAR- GAZEBO - R$ 200.000,00CASA CONDOMINIO CAPITAL VILLE- CAJAMAR C/ 1.100,00

M2, - C/ 3 DORMS SENDO 1 SUITE - SALA P/ 3 AMBIENTELAREIRA – COPA - COZ PLANEZADA- 2 BANH- LAVADEIRA-

CHURRASQUEIRA- GARAGEM – JARDIM- OTIMO LOCAL - R$500.000,00

CASA RECANTO QUATRO CENTENÁRIO JUNDIAÍ- C/ 2DORMS - SALA AMPLA– COPA - COZ 2 BANH- LAVADEIRA-

GARAGEM- OTIMO LOCAL - R$ 250.000,00

CASA VILA BOTUJURU -C/ 2 CASAS AMPLA E ACABAMENTODE PRIMEIRA- GARAGEM- OTIMO LOCAL- ESCRITURA -R$

130.000,00CASA BOTUJURU C/ 680 M2

C/ 2 DORMS - SALA- COZ - BANH- SEM ACABAMENTOR$ 40.000,00

TERRENO VILA CHACRINHA - C/ 187,50M2 – R$ 27.000,00TERRENO VILA BOTUJURU - C/ 250M2 – R$ 55.000,00-

TERRENO BOTUJURU CENTROC/ 205M2 – R$ 15.00,00 DE ENTRADA E RESTANTE EM 60

PARCELAS, OU TROCA POR CARRO.TERRENO VILA BOTUJURU –C/ PLANTA E DESDOBRO C/

184M2 – R$ 35.000,00.TERRENOS VILA CONSTANÇA- DE R$ 4.000,00 DE

ENTRADA E O RESTANTE EM 120 PARCELASALUGUEL: SALÃO EM BOTUJURU OTIMO LOCAL- R$ 700,00

SALÃO EM BOTUJURU OTIMO LOCAL- R$ 250,00

Chácara c / 5.800 m2, na Estância

São Paulo, com bela residência,

salão de festas, campo gramado,

piscina, água corrente etc.

Chácara c/ 3100 m2 naEstância Figueira Branca, com casa

simples, água nos fundos, bemlocalizada. Somente R$ 150.000,00.

Casa Jardim Maria c/ 1.080 m2,c /04 Dormitórios, 02 suítes, sala c/varanda em vidro, 2 banheiros, toda

murada. Bom preço!

Chácara em Jarinú A/T: 4.400 m2 ,casa c/ 05 Dormitórios, 01 suíte, salão

de festas, piscina, quiosque c/ bar,campo, quadra, lindo jardim etc.

Estância São Paulo - Chácara c/8.900m2, plana, casa 03 Dormitórios, 02

banheiros, grande varanda, lindo salão c/churrasqueira e forno, piscina infantil e

adulto, casa de caseiro, pomar, local altoc/ linda vista.

Chácara c/ 10.000 m2, próximo aoCondomínio Cambarah, c/ casa sede 03

Dormitórios, 02 banheiros, sala c/ lareira,cozinha, varanda, salão de jogos,

churrasqueira, campo, lago etc. SomenteR$ 230.000,00. Facilita

Chácara c/ 8.300 m2, na Estância SãoPaulo, em local alto e plano, c/ casa pré

c/ 3 dorm., 1 suíte, sl., cozinha, banheiro,piscina, poço artesiano, casa de caseiro,

campo etc. Somente R$ 220.000,00.

Page 19: O Pendulo 816

O PÊNDULODE 5 A 11 DE AGOSTO DE 2011 19 CLASSIFICADOS

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente, que afixo no lugar de costume. Campo Limpo Paulista, 3 de AGOSTO de 2011. O Oficial Designado: Bel. Saulo de Oliveira Salvador

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 550 - Vila Tavares - (prédio do Fórum e Cartório Eleitoral) Horário de funcionamento: de Segunda à Sexta, das 9 às 17 horasTelefones: 4038-3326 / 4038-3327 / 4038-3328 - E-mail: [email protected]

EDITAIS DE PROCLAMASOFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIÃO DE NOTAS DE CAMPO LIMPO PAULISTA - SP (nascimentos, casamentos, óbitos, reconhecimento de firmas, autenticações, Escrituras, Procurações, etc...)

PACHELLI MÁRMORES E GRANITOS

LTDA. ME torna público que recebeu daCETESB a Licença de Operação N°36005112 , válida até 29/07/2014, paraFABRICAÇÃO DE PEDRAS RECORTADASA PARTIR DE PLACAS OU CHAPAS àRUA GUIL HERME CONTESINI, 26, VILAGUILHERME, JARINU.

((RETR,1 BIFP.000,07/06/11)) ((COMARCA)) JUNDIAÍ((VARA)) 2a VARA DISTRITAL DE CAMPO LIMPO PAULISTA ((JUIZ))

Juiz de Direito - MARCEL NAI KAI LEE

EDITAL PARA CITAÇÃO DE COMERCIAL MAGALHÃES LTOA ME, COMPRAZO DE 20 (VINTE) DIAS, EXPEDIDO NOS AUTOS DA AÇÃO DEEXECUÇÃO DE TíTULO EXTRAJUDICIAL, AJUIZADO POR CEREALlSTAROSALlTO LTDA, PROCESSO N° 7337/10.

O DOUTOR MARCEL NAI KAI LEE, JUIZ DE DIREITO DA SEGUNDAVARA DISTRITAL DE CAMPO LIMPO PAULISTA, COMARCA DE JUNDIAí,ESTADO DE SÃO PAULO, NA FORMA DA LEI, ETC.

Com o presente EDITAL, fica a Executada, COMERCIAL MAGALHÃESLTDA ME, CITADA, na pessoa de um de seus representantes legais, parapagarem a quantia de R$ 17.702,83 (dezessete mil, setecentos e dois reaise oitenta e três centavos), atualizada até a data do efetivo pagamento, noprazo de 3 (três) dias, consoante no artigo 652 di CPC e não sendosatisfeita a obrigação no prazo estipulado, proceder-se¬ á de imediato àadjudicação direta dos bens arrestados. Fica ainda intimada a Executada,que poderá oferecer embargos, independentemente de penhora, depósitoou caução, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data da publicaçãodeste edital na imprensa (artigo 736 e 738 do CPC). Diante do exposto,requer seja expedido o edital de citação, para providenciar sua publicação,na forma da lei, esclarece ainda que o valor acima deve ser corrigido até adata do efetivo pagamento, como medida de inteira justiça. E para que nofuturo não se alegue ignorância ou desconhecimento é expedido o presenteedital, com prazo de 20 dias, que será publicado e afixado no átrio do Foro,na forma da lei. Dado e passado nesta cidade de Campo Limpo Paulista, aos07 de junho de 2.011.

MARCEL NAI KAI LEE

Juiz de Direito

ERRATAA leitora assinaladafoi identificadaerroneamente, emnossa última edição.O nome correto dela(que opinou sobre oprocesso deOrçamentoParticipativo)é Zilda Hipólito.

DARCI PINTO DE MORAIS e MARIA DAS DORES BATISTADA SILVA, sendo o pretendente: solteiro, operador de escavadeira,nascido em 01/01/1963, natural de SALESÓPOLIS-SP, residente edomiciliado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de GERALDINOPINTO DE MORAIS e de HÉLIA DE CARVALHO DE MORAIS; e apretendente: solteiro, copeira, nascida em 18/05/1967, natural deCRAÍBAS-AL, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULIS-TA-SP, filha de SEVERINO JOSÉ DA SILVA e de ANTONIA BATISTADA SILVA.

SIDNEI BATISTA COELHO e MARINALVA MARQUES DESOUSA, sendo o pretendente: solteiro, operador de rama, nascidoem 23/10/1978, natural de JAMPRUCA-MG, residente e domicilia-do em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de BENEDITO DA SILVACOELHO e de GERCINA BATISTA COELHO; e a pretendente: soltei-ro, operadora de máquinas, nascida em 23/01/1979, natural deMACAÚBAS-BA, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAU-LISTA-SP, filha de MANOEL ALVES DE SOUZA e de TEREZINHAMARQUES DE SOUSA.

LEANDRO VENTURA e JACQUELINE MACHADO DA SILVA,sendo o pretendente: pedreiro, nascido em 11/04/1976, natural deGuarulhos-SP, residente e domiciliado em CAMPO LIMPO PAULIS-TA-SP, filho de GREGORIO VENTURA e de FERNANDA DE BRITOVENTURA; e a pretendente: do lar, nascida em 30/03/1983, naturalde São Paulo-SP, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAU-LISTA-SP, filha de ERALDO ANDRELINO DA SILVA e de LEONICEMACHADO ANDRELINO DA SILVA.

CLAUDIO ROBERTO DA SILVA LOPES e HOSANA SILVIADE MELLO FERNANDES, sendo o pretendente: solteiro, inspetorde processo, nascido em 19/06/1982, natural de JUNDIAÍ-SP,residente e domiciliado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho deLOURINALDO DA SILVA LOPES e de ROSELI DIAS SANTOS LOPES;

e a pretendente: solteiro, do lar, nascida em 16/12/1981, natural deJUNDIAÍ-SP, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de NANCY DE MELLO FERNANDES.

WASHINGTON ROBERTO DA SILVA e SILVANA MARQUESFARIA, sendo o pretendente: garçom, nascido em 05/11/1980,natural de Jundiaí-SP, residente e domiciliado em CAMPO LIMPOPAULISTA-SP, filho de SEBASTIÃO PEREIRA DA SILVA e de MARIAFONSECA DA SILVA; e a pretendente: do lar, nascida em 30/08/1980, natural de Teodoro Sampaio-SP, residente e domiciliada emCAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de JOSÉ OTACILIO FARIA e deLUCINDA MARQUES.

JONATHAN ALVES FIRMINO DE TOLEDO e VALQUÖRIAFERNANDES ALVES, sendo o pretendente: militar, nascido em 10/08/1992, natural de JUNDIAÍ-SP, residente e domiciliado em CAMPOLIMPO PAULISTA-SP, filho de SANDRO CLAUDOMIRO FIRMINO DETOLEDO e de NATALICE ALVES DE OLIVEIRA FIRMINO DE TOLEDO;e a pretendente: do lar, nascida em 23/11/1991, natural de JUNDIAÍ-SP, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filhade ADÃO FERNANDES ALVES e de VILMA FERNANDES ALVES.

JONATHAN DE MELO FELIPPE e JANAYNA POLIANA SAN-TOS DA SILVA, sendo o pretendente: atendente de loja, nascido em29/09/1990, natural de Jundiaí-SP, residente e domiciliado emCAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de JALMAS FELIPPE e deMARIA CORREIA DE SOUZA; e a pretendente: operadora de caixa,nascida em 27/03/1990, natural de Buritama-SP, residente e domi-ciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de CICERO APARECI-DO DA SILVA e de SUELI DOS SANTOS.

PAULO SÉRGIO FRANGIOTTI e CAMILA APARECIDA MA-TEUS, sendo o pretendente: ajudante geral, nascido em 03/02/1982,natural de Junqueirópolis-SP, residente e domiciliado em CAMPOLIMPO PAULISTA-SP, filho de PAULO FRANGIOTTO e de LUCIA

MARIA GAZIM FRANGIOTTI; e a pretendente: do lar, nascida em 11/05/1990, natural de Várzea Paulista-SP, residente e domiciliada emCAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de NAIR MATEUS.

LEANDRO PEREIRA GOMES e EDILAINE SANTOS OLIVEIRA,sendo o pretendente: pintor residencial, nascido em 02/10/1980,natural de Jundiaí-SP, residente e domiciliado em CAMPO LIMPOPAULISTA-SP, filho de MAURI PEREIRA GOMES FILHO e de JOANAREGES GOMES; e a pretendente: prendas domésticas, nascida em16/08/1991, natural de Jundiaí-SP, residente e domiciliada emCAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de EDUARDO DE OLIVEIRA e deIRACI DOMINGOS DOS SANTOS OLIVEIRA.

OSWALDO TEIXEIRA NETO e JOCELAINE MARTA RESTIVO,sendo o pretendente: divorciado, segurança do trabalho, nascido em14/12/1970, natural de SÃO PAULO-SP, residente e domiciliado emCAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de SIDNEY TEIXEIRA e de DIRCEDA SILVA VELOSO TEIXEIRA; e a pretendente: divorciado, técnica deenfermagem, nascida em 26/01/1976, natural de VÁRZEA PAULIS-TA-SP, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP,filha de MOACYR ANTONIO RESTIVO e de MARIA APARECIDA DELIMA RESTIVO.

DANIEL MANABU NAKAMURA e ROSANA DE CASSIA DEOLIVEIRA, sendo o pretendente: solteiro, engenheiro elétrico, nasci-do em 09/04/1984, natural de São Paulo-SP, residente e domiciliadoem CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de CARLOS NORBERTOHISSAICHI NAKAMURA e de WANNY MITSUE NAKAMURA; e apretendente: solteiro, farmacêutica, nascida em 25/10/1978, natu-ral de Osasco-SP, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULIS-TA-SP, filha de JOSÉ APARECIDO DE OLIVEIRA e de MARIA CAETA-NO DE MELO DE OLIVEIRA.

PABLO ESTEVAN MORAES MARIA e SHEILA RIBEIRO SAN-CHES, sendo o pretendente: técnico de manutenção, nascido em 09/

08/1988, natural de SÃO PAULO-SP, residente e domiciliado emCAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de FLÁVIO EUGENIO MARIA ede VERA FERNANDES DE MORAES MARIA; e a pretendente:empresária, nascida em 28/11/1977, natural de SÃO PAULO-SP,residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha deROBERTO SANCHES e de LUCI APARECIDA RIBEIRO SANCHES.

SAMUEL PEREIRA e JULIANA BUENO DE CASTRO, sendo opretendente: divorciado, motorista, nascido em 25/02/1973, natu-ral de GOIOERE-PR, residente e domiciliado em CAMPO LIMPOPAULISTA-SP, filho de DAVID PEREIRA e de MARIA MADALENAPEREIRA; e a pretendente: divorciado, secretária, nascida em 26/08/1977, natural de NILÓPOLIS-RJ, residente e domiciliada emCAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de HINDEMBURGO TEIXEIRADE CASTRO e de MARIA APARECIDA BUENO BIAZZI.

THIAGO RAFAEL DE LIMA e STEPHANIE DE BARROS BER-LINO, sendo o pretendente: operador de máquinas, nascido em 22/10/1990, natural de JUNDIAÍ-SP, residente e domiciliado em CAM-PO LIMPO PAULISTA-SP, filho de JOSÉ DE LIMA e de LIONICEMANTOVAN DE OLIVEIRA LIMA; e a pretendente: operadora decaixa, nascida em 19/09/1993, natural de MAUÁ-SP, residente edomiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de CLAUDINEIBERLINO e de SIMONE ROSA DE BARROS.

MARCOS WELLINGTON DE SANTANA e BRUNA FORMAG-GIO, sendo o pretendente: técnico em edificações, nascido em 26/04/1984, natural de ITAQUAQUECETUBA-SP, residente e domicili-ado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de ANTONIO VICENTEDE SANTANA e de NEUSA CUNHA DE SANTANA; e a pretendente:administradora de empresas, nascida em 10/01/1987, natural deJUNDIAÍ-SP, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de WILSON FORMAGGIO e de ROSELI DA SILVA SERENOFORMAGGIO.

Vendo casa no SãoJosé II, quarto, sala, coz,2 banh, lavanderia, va-randa e garagem R$ 55mil Tratar: 8521-5558/9617-3691/4038-6341 c/João

Vendo casa c/2 dorm,sl, copa, coz, 2wc, la-vand, pomar, terreno400m, próx. ao mercadono Sta. Lúcia Fone:9665-2407

Vendo casa no Mar-sola c/2 dorm, sala, coz,wc, lavanderia e chur-rasqueira. Financia pelaCaixa. R$ 145 mil Fone:9665-2407

Troco casa no Mar-chetti, por casa em qual-quer bairro,Campo Lpo.Paulista mesmo c/IPTUatrasado Tratar: 7532-3770 c/Nair

Vendo chácara 990m,sem construção no NovoHamburgo à 500m doasfalto, financia pelaCaixa R$ 45 mil Fone:9665-2407

Vendo terreno ½ loteno Pq. Internacional naAvenida principal. Tratar:6833-5838 c/ Rodrigo

Vendo terreno Sto.Antônio, 125m, declive,terreplenagem feita,pronto p/construir R$ 25mil 8521-5558/9617-3691/4038-6341

Aluga-se 2 comodosno Jd. Guanciale emCampo Limpo PaulistaR$ 320,00 Fone: 6374-5724

Aluga-se apartamen-to comercial/residencialR$ 800,00 na Rua 9 deJulho, Vila Imape Fones:9907-8784/4039-4951

Peugeot 207 HB XRS,completo, preto, ano 09/10 Tratar: 7158-3611 c/Ricardo

Caminhão GMC/6100, basculante, bran-co, ano 2001, modelo2002 Tratar: 7494-5077/54*219259 c/Rogério

Palio ED, azul metáli-co, ano 98, 2 portas R$9.500,00 Fone: 9845-0247

CARLOS ROBERTO DONIZETE DOS

REIS ME torna público que recebeu daCETESB a Renovação da Licença de Ope-ração N° 36005059 , válida até 12/07/2015, para Serralheria (exceto esquadri-as) à AV HENRIQUE GUANCIALE, 105,JARDIM GUANCIALE, CAMPO LIMPOPAULISTA.

Toyota, ano 70, car-roceria azul, licenciadoR$ 15 mil. Tratar: 4038-8581/7169-5716

Caminhão ScâniaL111S, ano 1.978, bran-co, só cavalo. Tratar:7494-5077/54*219259c/Rogério

Celta Life 2005, trava,alarme R$ 14.900,00 eFiesta 98, completo R$7.900,00 Fones: 4039-6197/9803-2198

Vendo moto Strada,97, verde, doc. e motorok R$ 2.500,00 Tratar:6833-5838 c/Rodrigo

Vendo moto YBR 125,2007, vermelha Tratar:4039-2409 c/ Sidnei ouCésar

Vendo máquina de fe-char marmitex e máqui-na de moldar macarrãoFones: 4812-2840 aossábados 9599-4376

Vende-se Gayo’s res-taurante/lanchonete naAv. Antônio Digioia, 438,ótima clientela Fones:4039-4243/9384-4293

Roupas novas e semi-novas, calçados e aces-sórios. Av. Antônio Digi-oia, 205 Jd. CalifórniaFone: 4039-2161

Equipamentos p/mercearia, balcão, gon-dolas, freezer, vitrine.Preço de ocasião Tratar:8521-5558/9617-3691/4038-6341

Mudanças, fretes etransportes c/ caminhãotoco bau Tratar: 4039-1859/7289-0589 c/ Cláu-dio

Vendo brechó monta-do c/roupas novas, semi-novas, calçados, mane-quins, balcão e acessó-rios ou vendo em partes9799-9692

Precisa-se de eletri-cistas, encanadores eajudantes. Enviar currí-culo no e-mail: [email protected]

Precisa-se urgente demecânico de auto emgeral. Tratar na Rua An-gelo Bernucci, 380 –Centro/Jarinu c/ Ricardo

Hermes – Venha ga-nhar dinheiro extra comos nossos catálogos.Fones: 7100-8651/4016-3499 e-mail:[email protected]

VENDE-SE

Terreno na Vila

Constância, Rua

Andradina, em frente ao

nº 833, 680m2 c/ casa

de 4 comodos, sendo 2

quartos, banh, coz. e um

portão 4x4. Obs. Falta

todo acabamento, esta

c/ escritura, IPTU pago,

asfalto pago

R$ 40.000,00

Fone: 4595-1478

MULTI AREIAAreia para

assentamento

R$ 67,00m3.

Trabalhamos c/areia

média, fina e grossa,

pedra, pedrisco e pó de

pedra. Atacado e varejo

Fones: (11) 4606-1210/

4596-3992

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERALEXTRAORDINÁRIA GRUPO ESCOTEIRO IVOTURUCAIA 274

REGIÃO SPOs membros do grupo Escoteiro Ivoturucaia – 274 Região São

Paulo, CONVOCAM a todos os interessados para participarem daAssembleia Geral Extraordinária, que se realizará dia 20/08/2011, sito a Rodovia Edgar Maximo Zambotto, KM 54.5 – BairroVista Alegre – Campo Limpo Paulista/SP; tendo como ordem dodia a eleição de nova diretoria e conselho fiscal.

A Assembleia Geral instalar-se-á em primeira convocação às15h00, com a maioria absoluta do capital social, e, em segundaconvocação às 15h30 com qualquer número.

Campo Limpo Paulista, 05 de Agosto de 2011

AJUDANTE DEPRODUÇÃO

Bonigo Ind. Com. Ltda. Admite homens p/ a

função com ou sem experiência. Comparecer

com documentos à Rua Sena Madureira, 355

– Jd. Vista Alegre – Campo Limpo Paulista

CONCURSO PÚBLICOPARA AUXILIAR DE

INFORMÁTICAEscola Técnica de Campo Limpo Paulista está com

Concurso Público aberto para Auxiliar Docente (Au-

xiliar de laboratório de informática)

A escola dispõe de 01 vaga para trabalhar nos

laboratórios de informática. Temos 01 vaga para

trabalhar nos laboratórios de informática.

O profissional deve, no mínimo, ser portador de

Curso de educação profissional técnica de nível

médio em Informática.

Para se inscrever basta comparecer do dia 08 a 12

de agosto de 2010 na própria escola, Rua João

Julião Moreira, s/nº - Botujuru – Campo Limpo Pau-

lista,

Com cópia do diploma e RG. A taxa de inscrição é

de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). Mais informações

pelo telefone 4812-2966.

Maiores informações pelo telefone: 4812-2966

CONVITEAPAE - Bazar solidário Mmartan

Fazer compras e carregar sacolas

nunca foi tão bom!

Por isso, a mmartan, maior rede de varejo

de cama, mesa e banho do Brasil realiza o

seu Bazar Solidário.

06 de agosto, das 9h às 16h

07 de agosto, das 9h às 13hLocal: Centro Esportivo de

Campo Limpo Paulista – FubazãoProdutos de cama, mesa e banho com até 50%

de desconto! E mais, você poderá pagar em até

4x no cartão de crédito. Parte da renda obtida

nas vendas dos produtos mmartan, será

revertida em benefício da entidade.

19º TRADICIONAL FESTANOSSA SRA. RAINHA DOS APÓSTOLOS

Campo Limpo Paulista

Dias: 06, 07, 12, 13 e 14 de agosto de 2011Local: Ao lado da quadra de areia do Jd. Marsola

Horário: Início às 19:00 horas.Venha nos ajudar neste empreendimento, a união de todos é muito importante!!!

Show com diversas duplas da região!!!

Barracas – Bar, pernil, calabresa, espetinho (churrasco), batata, quentão, vinho

quente, batidas, doces, frango à passarinho, cachorro quente, pastéis, chocolate

quente e pesca.

Page 20: O Pendulo 816

O PÊNDULO DE 5 A 11 DE AGOSTO DE 201120 INFORME

Dia 6 de Agosto a linda Camily estarácompletando 2 aninhos. Recebendo beijos de seus

pais Ludimila e Jean e avos Vera e Amauri.

Presente para o papai

BIZ 100 KS .................... 2005 . PRETA/VERM.BIZ 125 KS .................... 2006 ............ PRATACRYPTON 115 ............... 2010 ............ PRATATITAN 150 ES MIX ........ 2010 ........ LARANJATITAN 150 KS MIX ........ 2010 ............. CINZATITAN 150 KS MIX ........ 2009 ............. PRETATITAN 150 KS ............... 2006 ............... AZULTITAN 150 KS ............... 2007 ............... AZULTITAN 150 ES ................ 2006 ............ PRATATITAN 150 ES ................ 2007 ............ PRATATITAN 150 ESD ............. 2007 ...... VERMELHATITAN 150 ESD ............. 2008 ............. CINZABROS 150 KS ................ 2008 . PRETA/AMAR.BROS 150 ES ................. 2007 ...... VERMELHASTRADA ........................ 2002 ....... AMARELATWISTER ....................... 2008 ...... VERMELHATWISTER ....................... 2006 ............. PRETATWISTER ....................... 2005 ............ PRATACBR 600F ...................... 1997 ...... VERMELHACB 450 DX ..................... 1992 ............. VINHOTORNADO ...................... 2004 ............. PRETAFALCON ......................... 2006 ............. PRETAFAZER 250 ..................... 2006 ............. PRETAFAZER 250 ..................... 2007 ............... AZULSUPER TENERE .............. 1997 ............... AZULVIRAGO 250 ................... 2000 ............ PRATAYBR 125 K ..................... 2006 ...... VERMELHA

OFERTA DA SEMANA: TITTAN 150 ES 2006 SEM ENTRADA + 48 X R$ 199,57

PLANOS IMBATIVEIS, COM OU SEM ENTRADA

Camily

SOCIAIS


Top Related