Transcript
Page 1: O mundo romano -  tetyana

O MUNDO ROMANO

“De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade…”

Page 2: O mundo romano -  tetyana

INTRODUÇÃO

A formação do vasto império romano ocorreu entre os séculos V a.C. e II d.C..A civilização romana caracterizou-se por uma economia urbana, mercantil, monetária e esclavagista. No seu quotidiano a vida romana dividia-se entre o luxo e a miséria, entre os banquetes, as festas e os espectáculos.A organização politica do poder evoluiu da monarquia para a republica e desta para o império.

Page 3: O mundo romano -  tetyana

Os romanos , embora marcados pela herança civilizacional dos gregos , tinham um sentido mais prático da vida e das movimentações culturais e artísticas, ou seja, a cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega. O carácter pragmático dos romanos manifestou-se nas realizações matérias, como grandes obras e urbanismo, nas artes plásticas, na literatura, na

filosofia e no direito.

Marco Miliário. (urbanismo)

Page 4: O mundo romano -  tetyana

Como surgiu Roma? Segundo a lenda, a cidade de Roma foi fundada em 753 a.C. por Rómulo e o seu irmão gémeo Remo. Eram filhos do deus Marte e da sacerdotisa Rea Sílvia. O seu destino era herdarem o reino de Alba, mas Amúlio apoderou-se do trono e lançou-os ao rio Tigre. Os dois irmãos salvam-se das águas junto ao monte Palatino, onde uma loba os acolhe , dando-lhes de mamar. Mais tarde, são recolhidos por um pastor, que os adopta como filhos. Aos 18 anos descobrem a sua origem, matam o seu tio Amúlio e decidem erguer uma cidade sobre o monte Palatino, precisamente no local onde a loba os havia salvo. Mas durante o combate pelo trono, Rómulo mata Remo e funda Roma.

Page 5: O mundo romano -  tetyana

Os RomanosRoma, situada na península itálica , foi a sede de um dos mais vastos impérios da historia da humanidade. O império romano iniciou a sua formação a partir do séc. V a.C. e atingiu a sua máxima extensão no séc.. II d.C.Os ROMANOS foram o povo que mais tempo permaneceu na Península Ibérica.

Península Itálica.Península Ibérica.

Page 6: O mundo romano -  tetyana

A República e as conquistas Depois de se libertarem dos reis etruscos, os Romanos adoptaram um novo tipo de governação: A República. Após cinco séculos de conquistas, Roma transforma-se na capital de um imenso território. Foi durante a República que grande parte do gigantesco Império Romano foi erguido. Em dois séculos Roma conseguiu dominar toda a península itálica. No século a.C. defronta a poderosa Cartago, cidade da África. Mas os romanos acabam por vencer o general Aníbal cujo exército contava com elefantes. Mais tarde os romanos estendem o seu poder para Leste, tomando a Macedónia, a Síria, etc. Durante o século I a.C. os generais poderosos servem-se do seu prestígio e dos seus exércitos para arrebatarem o poder de Roma. Pompeu conquista o Oriente enquanto que César anexa a Gália. Rivais, Pompeu e César envolver-se-iam mais tarde em guerras. Júlio César ambiciona ainda assim tornar-se senhor absoluto de todo o Império romano, com medo que César cumprisse o seu objectivo, criou-se uma conspiração que a 15 de Março de 44 a.C. assassinou Júlio César.

Page 7: O mundo romano -  tetyana

Construções Romanas em Portugal

O povo Romano deixou vários vestígios da sua permanência em Portugal, podemos ver as suas construções , em algumas estão em ruínas mas outras estão muito bem conservadas.

Templo de Diana em Évora - Portugal.

Ponte Romana em Chaves - Portugal

Castelo Romano em Pombal - Portugal

Muralha romana

Page 8: O mundo romano -  tetyana

O ImpérioCom a morte de Júlio César, os seus assassinos julgam ter salvo a República. Em 27 a.C., o Senado confia em Octávio, filho adoptivo de César, o comando do Estado e este funda o Império. O Imperador era um príncipe que detinha o poder absoluto. Magistrados, chefes militares e senadores estão dependentes da sua autoridade. As assembleias de cidadãos continuam a eleger os magistrados e o Senado a reunir, mas a maior parte das vezes o imperador toma as suas decisões sem os consultar. No século I d.C., o Império romano abrange já um imenso território. Imperadores como Claúdio e Trajano prosseguem no entanto as suas conquistas. No século II d.C. o império atinge o seu apogeu máximo.

Page 9: O mundo romano -  tetyana

O poder politico no Império

Durante a época imperial, o poder passou a estar concentrado nas mãos do imperador. Apesar de as instituições politicas da republica perderem na época imperial, estas deixaram de ter poder efectivo com transferência das suas competências para o imperador.As instituições politicas da republica eram o Senado, as Magistraturas, e os Comícios ou a Assembleias.O imperador era comandante supremo, politico e militar, era o Pontífice Máximo e detinha o poder Tribunício.

Page 10: O mundo romano -  tetyana

A língua romana era o latim, que depois de um tempo espalhou-se pelos quatro cantos do império, dando origem na Idade Média, ao portuguêsao português, francês, italiano e espanhol. O povo Romano era bastante evoluído e conseguiram impor o ser modo de vida. Os Romanos desenvolveram várias culturas como o trigo, vinha e oliveira, criaram industrias como a da tecelagem, minas, pedreiras e olarias e também trabalhavam bem o ferro.

Page 11: O mundo romano -  tetyana

A Conquista da Península não foi fácil, pois tiveram bastante luta dos Lusitanos.Após a pacificação da Península Ibérica , os romanos impuseram os seus modos de vida quotidiana, a língua e a cultura às populações locais. A este processo ficou conhecido por romanização.

Page 12: O mundo romano -  tetyana

Este trabalho foi feito a contar para a disciplina de História e tem como tema o

Império Romano.

Ficamos a conhecer melhor a grandeza do império Romano, que contribuiu muito para

os dias de hoje.

Trabalhamos em grupo, e aprendemos ainda mais do que já sabíamos. ;)

Conclusão

Page 13: O mundo romano -  tetyana

Bernardo MascarenhasPaulo Torres

Tetyana

TRABALHO REALIZADO POR :


Top Related