Transcript
Page 1: O Evangelizador 148 - Maio 2011
Page 2: O Evangelizador 148 - Maio 2011

e-mails: [email protected] / [email protected]

Diretor Responsável: Pe. João Benedito Pires das Neves

Jornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420

Produção: Pastoral da Comunicação Social

Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha D. V. Alves

Bia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Claudimara Torres

Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 4 8D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / M A I O2 0 1 1 • A N O 1 3

E d i t o r i a l 2O Evangelizador

Mensagem do Padre

O TEMPO DA PÁSCOA

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2011Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

Pe. João Benedito Pires das Neves

As celebrações da Semana Santa na Paróquia São Benedito foram muito bem participadas. A Pastoral Litúrgica promoveu ensaios e o resultado foi o empenho e a qualidade mostrada por todos os agentes.

Os espaços celebrativos estiveram totalmente tomados em todas as celebrações, mostrando a fé, o desejo de orar e de louvar do nosso povo. Também devem ser destacados os ritos penitenciais e os atendimentos de confissão dos Padres na Paróquia. Quando solicitados, muitos agentes se doaram na arrumação do Espaço Missionário, mostrando uma unidade paroquial cada vez mais forte.

A novidade foi a retomada da Via Sacra nas Ruas. Nos dois últimos anos foi feita a experiência de Via Sacra e teatro da paixão com catequizandos no Espaço Missionário. A Via Sacra nas ruas mostrou o acerto da decisão: quase três centenas de fiéis acompanharam a solene ação litúrgica. Destaque-se a doação e alegria das famílias que cederam suas casas.

Outra boa notícia é a da continuidade da ação de conscientização da Campanha da Fraternidade de 2011, que teve como tema “Fraternidade e Vida no Planeta”. Foi formado um Grupo de Ação para dar continuidade à Campanha nas Paróquias, Escolas e Movimentos Sociais, além das propostas que serão levadas ao Poder Executivo e ao poder Legislativo do município.

A força do Ressuscitado seja a nossa força. CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA, VERDADEIRAMENTE RESSUSCITOU!

Mãe...Que ao dar a bênção da vida,

entregou a sua...Que ao lutar por seus filhos,esqueceu-se de si mesma...

Que ao vibrar com suas vitórias,Esqueceu seu próprio mérito...

Que ao receber injustiças,respondeu com seu amor...

E que, ao relembrar o passado,só tem um pedido:

“DEUS, proteja meus filhos por toda a vida!”Para você, mãe, um mais que merecido

Feliz Dia das Mães!!

MENSAGEM DO DIA DAS MÃES08 DE MAIO

Maria Angélica Gonçalves - Pascom São Benedito

A p a l a v r a Páscoa tem sua raiz na p a l a v r a

hebraica Pessach, que significa Passagem, Libertação. O povo de Deus era escravo no Egito, então Deus se revelou a Moises no Monte Sinai, como o Deus q u e l i b e r t a o p o v o d a escravidão e conduz para uma terra boa, terra que tem leite e mel com abundância, terra que frutifica a liberdade. O povo de Deus fez sua passagem e conquistou, com a ajuda de Deus, a liberdade tão desejada. Tornou-se uma grande nação sob a égide da Lei Divina.

Jesus é o Filho de Deus, o Messias, e também Judeu. Ele celebrou durante sua vida terrena a festa da Páscoa Judaica. Conhecia o d e s e j o p r o f u n d o d a humanidade em viver a liberdade que se encontra somente em Deus. Por isso na nova aliança inaugurada por Cristo nós que éramos povo de Deus nos tornamos Corpo Místico de Cristo e vivemos sob a égide da nova Lei, uma nova liberdade - o Amor - selada não mais em tábuas de pedras, mas no nosso coração pela força santificante do Espírito recebida junto à fonte batismal. Em Cristo tomamos consciência do Reino de Deus, seus valores fundamentais, sua essência e seu significado profundo para nós . Na c o m u n i d a d e C r i s t ã aprendemos esses valores quando participamos com

atenção da Semana Santa (O T r í d u o P a s c a l ) . A s celebrações vão tomando forma e apresentando o conteúdo em nosso coração e em nossa mente. A força de Cristo ressuscitado clareia nossa mente que define e conceitua o conteúdo da fé, e também clareia nosso coração para que tudo em nossa vida possa ser discernido e julgado conforme os valores de Cristo.

A partir da luz de Cristo o conceito de liberdade vai se definindo em nossa vida e alargando o horizonte de nossa compreensão sobre a nossa Vida em Cristo. Para nós cristãos a liberdade a s s u m e c r i t é r i o s m a i s humanistas, solidários e fraternos, fundamentados no mandamento da caridade. O conceito de liberdade se torna conciliador, pacificador e caritativo. Por isso que os primeiros mártires da Igreja compreendiam que a morte era um limite totalmente superável. Eles sabiam que em Cristo não há limites para exercer a liberdade de amar. Nem a morte podia destruir o amor de Deus derramado sobre nós pela graça do Seu Filho que se ofereceu como vitima pacificadora no altar da Cruz.

Em Cristo a Pessach se torna a passagem da morte para a vida eterna para todos nós que acreditamos Nele e somos por Ele conduzidos.

Page 3: O Evangelizador 148 - Maio 2011

A r t i g o d o M ê s 3O Evangelizador

ARTIGO DO MÊS:“MULHER, EIS O TEU FILHO... EIS A TUA MÃE”

Antonia Inácia A. LeopoldinoComunidade 1

Caminho Neocatecumenal.

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTONOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

UA RE E E GA Ã COM C FLS D D LI Ç O A P

REDE fác li CPFL

www.saltoluz.com.br

Tel.: (11) 4029.5009 - Fax: (11) 4028.0835Rua Benjamin Constant, 294 - SALTO - SP

Desenvolvimento de Peças Especiais,Usinagem de precisão p/ ManutençãoIndustrialCORTI

Indústria Mecânica Ltda

O mês de maio sempre nos lembra “O MÊS DE MARIA”, o “DIA DAS MÃES”, e as pessoas sempre ficam sentimentalmente sensíveis a estes assuntos: nas Igrejas e nas casas rezam-se novenas, terços, coroações de Nossa Senhora, homenagem às mães nas escolas, presentes, flores, visitas dos filhos que estão distantes, visitas às mamães idosas e ou doentes que estão nas clínicas de repouso, visitas aos cemitérios para lembrar as mães já falecidas. Enfim, os filhos com o coração agradecido reverenciam cada um à sua maneira àquela que

lhes deu a vida, que os educou, cuidou, e lhe deu todo carinho e amor.

Mas, olhando as notícias recentes observamos que as coisas nem sempre são assim. Porque a palavra MÃE e a palavra FILHO têm mostrado não uma relação de amor, carinho, atenção; mas, sim, abandono e violência ao extremo, com mães abandonando seus filhos recém nascidos no lixo, com filhos causando grande sofrimento às suas mães (geralmente com o envolv imento nas drogas) , gerando grande violência dentro

das famílias, de assassinatos inclusive. O que poderemos pensar sobre estes acontecimentos. Que as pessoas são más realmente? Que precisam ser castigadas pelo mal que fazem? Eu os convido hoje a olhar como Jesus na cruz: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Alguém lhe estendeu a mão na hora de seu desespero, de seu abandono também? A jovem mãe adolescente, a mulher abandonada pelo companheiro, a pobreza extrema de tudo, inclusive de saber que há um Deus no céu que as ama e protege. Alguém lhes

anunciou isso?E os filhos, nem sempre os

pais são para eles todo amor e carinho, e a resposta que eles dão ao mundo é o que eles também receberam em casa. A esses questionamentos uma só é a palavra d a d a p o r J e s u s , h o m e m experimentado em toda espécie de sofrimentos: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI, E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.”

Com ações missionárias, a Comunidade São José Operário da Paróquia São B e n e d i t o f e s t e j o u s e u Padroeiro. A preparação para a festa foi feita entre os dias 26 e 30 de abril, com Celebrações da Palavra em casas do Jardim Maria José, com grande participação de fiéis. No dia 30, após a celebração, aconteceu a t radic ional quermesse com “show de prêmios”. Foi sorteada uma

bicicleta entre os participantes.O ponto alto da Festa foi a Missa Solene em louvor a São José

Operário, presidida pelo Padre João Benedito Pires das Neves, Administrador Paroquial, auxiliado pelo Diácono Antonio Cruchello. Na homilia Padre João Benedito falou das motivações especiais dessa data: “Hoje é domingo, dia do Senhor; Dia do Trabalhador; iniciamos o Mês de Maria; comemoramos a beatificação de João Paulo II e celebramos neste segundo domingo da Páscoa o Domingo da Misericórdia. Deus nos agracia muito. Pelo Batismo renascemos e nos tornamos filhos de Deus. Alegremo-nos e exultemos. Cristo ressuscitou, aleluia!” Foi feita a procissão com a imagem do Padroeiro pelas principais ruas do jardim Maria José. Ao final da Celebração foram abençoados os pãezinhos, que tradicionalmente são distribuídos aos fiéis nessa data. O Salão de Celebração esteve praticamente lotado para essa grande festa.

COMUNIDADE DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO FESTEJOU O PADROEIRO

Claudimara Torres - Pascom São Benedito

Page 4: O Evangelizador 148 - Maio 2011

S e m a n a S a n t a 4O Evangelizador

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Rua 9 de Julho, 198 - Centro - CEP 13320-000 - Salto/SPFone: (11) 4029-1046

Também no Plaza Shopping Itu

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS“SOM MAIOR”

Profª Maria de Lourdes Vicente Mezzalira

CURSOS DE: Violão Popular e Clássico, Piano, Teclado, Orgão, Guitarra, Bateria, Percussão,Saxofone, Violino, Iniciação Musical I e II (crianças à partir de 4 anos), Teoria Musical e Solfejo,

Canto Livre e Flauta Doce. NOVOS CURSOS: Cavaquinho, Contrabaixo, Musicalização infantil paracrianças de 3 a 5 anos, musicalização para bebês de 8 meses a 2 anos, Coral Infantil e de Adultos.

EMAIL: [email protected] - SITE: www.somaior.com.br

R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

CELEBRAÇÕES DO DOMINGO DE RAMOS NAS COMUNIDADES

Na Matriz, no sábado, 16, Padre Edmilson celebrou com as Comunidades Neocatecumenais. No domingo, dia 17, a Missa foi presidida pelo Padre João Benedito, com participação das Comunidades Matriz e Santana e São Joaquim, auxiliado pelo

Diácono Antonio Cruchello.Padre Edmilson presidiu a Missa de Ramos na Igreja Santo

Inácio de Loyola, reunindo as comunidades Divino Espírito Santo (onde se iniciou a procissão) e Santo Inácio de Loyola.

As Comunidades Santa Teresinha e São José Operário se uniram para a Celebração do Domingo de Ramos, presidida pelo Diácono

Pascoal. A procissão saiu da Igreja Santa Teresinha e a celebração ocorreu na Comunidade São José Operário.

Page 5: O Evangelizador 148 - Maio 2011

S e m a n a S a n t a 5O Evangelizador

ROUPAS PARA TODA A FAMÍLIA EM

A LOJA BARATEIRA

DA CIDADE!

Rua 9 de Julho, 505 - Centro - Salto

3 PAGAMENTOSC/ CARTÃO OU CHEQUE

TEL.: 4029-4231

A Solene Eucaristia foi presidida pelo Padre Edmilson no Espaço Missionário Festivo, as 19h30 no dia 21, quinta-feira. O

CEIA DO SENHOR COM O RITO DO LAVAPÉS NO ESPAÇO MISSIONÁRIOpresidente da Celebração lavou os pés de 4 paroquianos, durante o Rito do Lavapés.

Na Matriz São Benedito as Pastorais e Movimentos estiveram em Adoração ao Santíssimo Sacramento das 7h às 14h. As Comunidades São José Operário, Santa Teresinha, Santana e São Joaquim, Divino Espírito Santo e Santo Inácio de Loyola tiveram o momento de Adoração das 09h às 11h.

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTONA MANHÃ DA SEXTA-FEIRA SANTA

O Rito da Paixão do Senhor com a Adoração da Cruz foi celebrado em todas as Comunidades da paróquia, às

ADORAÇÃO DA CRUZ NAMATRIZ SÃO BENEDITO

1 5 h . A s C o m u n i d a d e s Neocatecumenais celebraram às 17h na Matriz São Benedito.

Page 6: O Evangelizador 148 - Maio 2011

S e m a n a S a n t a 6O Evangelizador

RuaJosé de Almeida Teixeira, 568 - Jd. Maria José - Salto - SP - CEP 13320-000Fone/Fax: (11) 4028-1564 - Celular: (11) 9944-6766 / 9944-6765

e-mail: [email protected]

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

Primeiro site de compra coletiva de sua cidade!Acesse e confira descontos incríveis

em produtos de sua cidade!Cadastre-se e concorra a brindes!

“Acreditando no poder da compra coletiva todos podem pagar menos”

www.uniaofazacompra.com

C e r c a d e 9 0 presbíteros concelebraram com o Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, a missa do Santo Crisma, na noite da quarta-feira santa, dia 20 de abril, às 19h, na Catedral Nossa Senhora do Desterro. Nessa missa, que precede o T r í d u o P a s c a l , s ã o abençoados os óleos que s e r ã o u s a d o s n o s sacramentos do Batismo e da Unção dos Enfermos e é consagrado o Santo Crisma, q u e s e r á u s a d o n o sacramento da Confirmação,

ÓLEOS SÃO ABENÇOADOS NA MISSA DO SANTO CRISMA

Fonte: Site da Diocese de Jundiaí

Com participação de mais de 250 pessoas, foi realizada na noite da Sexta-feira Santa, 22 de abril, a Via Sacra nas ruas, que teve como subsídio a Campanha da F r a t e r n i d a d e d e 2 0 1 1 , “Fraternidade e Vida no Planeta”.

Padre Edmilson fez a abertura na Igreja Santana e São Joaquim às 19h, onde foi rezada a 1ª Estação. Seguiram-se as demais Estações em casas das ruas: Bom Pastor, Maestro

Mauro Fabbri, Henrique Viscardi, Itapirú, General Glicério, Madre Izidora, Campos Sales, Floriano Peixoto e Largo São Benedito.Antes da 15ª Estação, rezada na porta da Matriz São Benedito, os jovens do C O M I J U – C o n s e l h o Missionário da Juventude fizeram um belíssimo jogral em defesa da Vida no Planeta. A Via Sacra foi encerrada na Matriz pelo Padre Edmilson.

PARÓQUIA RETOMA VIA SACRA NAS RUAS

no sacramento da Ordem e nas dedicações das igrejas.

A missa crismal tem um caráter sacerdotal, uma vez que nesse dia todos os presbí teros renovam as promessas sacerdotais feitas no dia de sua ordenação. Também participaram da missa cerca de 50 diáconos permanentes e transitórios, todos os seminaristas da Diocese, diversas religiosas, e fiéis leigos que lotaram a Catedral.

Page 7: O Evangelizador 148 - Maio 2011

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

N o t a s d a Pa s c o m 7O Evangelizador

NA ESCOLA DA FÉ 6º SACRAMENTO - MATRIMÔNIO

Curso de Evangelização Católica – Diocese de Jundiaí

• MISSA NO MONUMENTO DA PADROEIRA: será celebrada no dia 04 de junho, sábado, 10h, presidida pelo Padre Edmilson, com responsabilidade Litúrgica da Paróquia São Benedito.

• DIA DA GESTANTE: será celebrada Missa no dia 31 de maio, às 19h, na Matriz São Benedito, comemorando o dia da Gestante, com bênção especial para as futuras mamães. É uma iniciativa da Pastoral da Criança.

• ENCONTRO DE NOIVOS: o Encontro de Preparação para o Casamento será realizado nos dias 13 a 15 de maio, no Centro Comunitário São Benedito.

• MOVIMENTO DA MÃE PEREGRINA: a Romaria ao Santuário de Schoenstatt em Atibaia será no dia 15 de maio, reunindo os missionários do Setor III, com saída às 06h.

• FÉ E PLÍTICA: o I Encontro Diocesano de Fé e Política, que será realizado dia 15 de maio, na Cúria Diocesana de Jundiaí, e tem como tema “Em Busca do Bem Viver”, e traz uma prévia do encontro nacional, que será realizado em outubro, “Em Busca da Sociedade do Bem-Viver: Sabedoria, Protagonismo e Política”. O assessor será o teólogo Paulo Suess.

O pacto matrimonial, pelo qual um home e uma mulher constituem entre si uma íntima comunidade de vida e de amor, foi fundado e dotado de suas leis próprias pelo Criador. E por sua natureza, é ordenado ao bem dos cônjuges e à geração e educação de filhos. O Sacramento do Matrimônio

significa a união de Cristo com a Igreja. Concede aos esposos a graça de amarem-se com o

mesmo amor com que Cristo amou sua Igreja; a graça do sacramento leva à perfeição o amor humano dos esposos, consolida sua unidade indissolúvel e os santifica no caminho da vida eterna (cf: Gn 1,28; 18,24; Dt 24,1-4; Ml 2,14; Pv 2,16ss; Mt 19,3-9; Mc 10, 2-12; Lc 16,18; Rm 7,2ss; 1Cor 7,1-11.39; Ef 5,32ss). O Matrimônio se baseia no consentimento dos contraentes, isto é, na vontade de doar-se mútua e definitivamente para viver uma aliança de amor fiel e fecundo. À imagem do Deus monoteísta corresponde o matrimônio monogâmico. O matrimônio baseado num amor exclusivo e definitivo torna-se o ícone do relacionamento de Deus com o seu povo e, vice-versa, o modo de Deus amar torna-se a medida do amor humano (Bento XVI, Deus Caritas est, 11).

O catecismo da Igreja reafirma que a unidade, a indissolubilidade e a abertura à vida são elementos essenciais ao casamento cristão. Por tudo isso, o lar cristão é chamado, com toda razão, de “Igreja doméstica”, “Comunidade de graça e de oração”, “escola das virtudes humanas e da caridade cristã” (cf. CaIC, 1601-1658). Em relação aos casais em segunda união, o Papa Bento XVI afirma que, trata-se de um problema pastoral espinhoso e complexo, uma verdadeira chaga do ambiente social contemporâneo que vai progressivamente corroendo os próprios ambientes católicos. Todavia, os divorciados recasados, não obstante a sua situação continuam a pertencer à Igreja, que os acompanha com especial solicitude na esperança de que cultivem, o quanto possível, um estilo cristão de vida, através da participação na Santa missa, ainda que sem receber a comunhão, da escuta da Palavra de Deus, da adoração eucarística, da oração, da cooperação na vida comunitária, do diálogo franco com um sacerdote ou um mestre de vida espiritual, da dedicação ao serviço da caridade, das obras de penitência, do empenho na educação dos filhos (Bento XVI, Sacramentum Caritatis, 29).

CIRURGIÕES DENTISTASDra. Susana M. V. S. Barbosa

Dr. Sérgio A. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

O R T O D O N T I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

* F O T O S A É R E A S , I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S .

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S * E V E N T O S S O C I A I S

A reunião aconteceu na sede da Cáritas no dia 18 de abril, tendo como pauta a prestação de contas de fevereiro e março e o relatório de atividades de março e abril. A reunião foi muito produtiva, destacando-se que estão s endo a t end idas ne s t e momento 24 famílias, cujas casas estão sendo construídas ou reformadas, muitas dessas famílias vivendo em situação de extrema pobreza.

A Pastoral da Moradia

PASTORAL DA MORADIA E COOPERATIVAHABITACIONAL TIVERAM REUNIÃO CONJUNTA

está pedindo doações dos seguintes materiais: janelas, portas de salas e quartos, vitrôs de cozinha e banheiro. O material poderá ser entregue na sede da Cáritas Interparoquial, localizada na Rua Rui Barbosa, 615, Centro. Contatos, para retirada no local do doador: (11) 4602 5239 - Cáritas; (11) 4029 4707 - Paróquia São Benedito.

Pretendem casar nesta Paróquia de São Benedito:

• 18 de junho, 15h, Matriz São Benedito:ROSAURO PACHECO e FLAVIA JULIA DA SILVA.

• 25 de junho, 15h, Matriz São Benedito:LUIS PAULO GOMES ISAIAS e ANDRESSA AMGARTEN ANDRETO.

Se alguém souber de algum impedimento, manifeste-se de acordo com a Lei.

PROCLAMAS DE CASAMENTO

Page 8: O Evangelizador 148 - Maio 2011

Top Related