Transcript
Page 1: Novembro Azul!! Point

UM TOQUE DE AMOR POR VOCE! NÃO DEIXE O PRECONCEITO FAZER PERDE O MELHOR DE SUA

VIDA. PREVINA-SE!CUIDAR DA SAÚDE

TAMBÉM É COISA DE HOMEM!!!

Page 2: Novembro Azul!! Point
Page 3: Novembro Azul!! Point

 A próstata é uma glândula auxiliar do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. O tamanho da próstata varia com a idade. Em homens mais jovens, tem aproximadamente o tamanho de uma castanha, mas pode ser muito maior em homens mais velhos. A função da próstata é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen., tornando-o mais líquido. 

Page 4: Novembro Azul!! Point

PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DA PRÓSTATA

As três principais doenças da próstata: câncer da próstata, hiperplasia benigna e prostatite causam sintomas semelhantes, que são decorrentes das suas características anatômicas.

Qualquer aumento de volume da próstata já é suficiente para causar compressão da uretra, levando aos sintomas mais comuns, como jato urinário fraco e dificuldade para iniciar a micção.

A compressão da uretra, na maioria das vezes, não faz com que o paciente pare de urinar completamente. Quando a bexiga está cheia, a pressão da urina é grande e ela consegue ter força suficiente para ultrapassar a obstrução causada pela próstata aumentada.

Page 5: Novembro Azul!! Point

Se a próstata crescer exageradamente ficando várias vezes maior que o seu tamanho natural, pode haver uma obstrução total da uretra, levando à retenção urinária.

Hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição médica caracterizada pelo aumento benigno da próstata que normalmente se inicia em homens com mais de 40 anos. Pode provocar estreitamento da uretra com dificuldade de micção.

Page 6: Novembro Azul!! Point

Hidronefrose É a distensão (dilatação) do rim pela urina, causada pela pressão de retorno sobre o rim quando se obstrui o fluxo.

CausasA hidronefrose é frequentemente causada por uma

obstrução da união ureteropélvica (uma obstrução localizada no ponto de conexão do ureter e da pélvis renal). As causas são as seguintes:• Anomalias estruturais, por exemplo, quando a união do

ureter à pélvis renal é demasiado alta.• Uma torção nesta união consequência de um deslocamento

do rim para baixo.• Cálculos no bacinete renal.• Compressão do ureter por faixas fibrosas, por uma artéria

ou veia localizada anormalmente ou por um tumor.

Page 7: Novembro Azul!! Point

O câncer da próstata pode ser “traiçoeiro” e crescer silenciosamente.  Dependendo do local que ele surja, o tumor pode crescer em direção contrária à uretra, não causando compressão da mesma. Nestes casos não há sintomas até fases avançadas da doença.

O exame de toque retal é importante, pois ele é capaz de distinguir, em muitos casos, a hiperplasia prostática do câncer de próstata. Na hiperplasia, a próstata cresce de modo homogêneo, enquanto que no câncer é comum a palpação de um nódulo endurecido em um ponto da próstata.

Page 8: Novembro Azul!! Point

Se o paciente não faz exames de rastreio para o câncer da próstata, é possível que só venha descobrir o adenocarcinoma de próstata quando houver sintomas de metástases. O mais comum são as dores ósseas.

Todo paciente com sintomas sugestivos de alterações da próstata deve ser avaliado por um urologista. O exame de PSA associado ao toque retal e à ultrassonografia da próstata são essenciais para o diagnóstico correto. Quando há suspeitas de câncer, a biópsia da próstata é indicada. Todo paciente com sintomas sugestivos de alterações da próstata deve ser avaliado por um urologista. O exame de PSA associado ao toque retal e à ultrassonografia da próstata são essenciais para o diagnóstico correto. Quando há suspeitas de câncer, a biópsia da próstata é indicada.

Page 9: Novembro Azul!! Point
Page 10: Novembro Azul!! Point

Acadêmicos: Celonilde S. C. Alencar, Bianca N. Dantas,

Daniherbeth G. Santos, Leydielma M. Costa

Lucas S. Araújo.

Coordenador: Hélio Y. Hamamura

Prof.: Esp. Jason Pereira

Disciplina: Mercadologia 1 MKT


Top Related