Transcript
Page 1: Nelson mandela luta pelo fim do racismo

NELSON MANDELA LUTA PELO FIM DO NELSON MANDELA LUTA PELO FIM DO RACISMO RACISMO

Colégio Santa Rosa Aluna: Ludmila Boaventura

Nº 19 8º ano A.

Page 2: Nelson mandela luta pelo fim do racismo

QUEM ELE FOI? QUEM ELE FOI? ♣Nelson Rolihlahla Mandela é um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país. Nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul).♣Foi formado em direito, e foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999. ♣Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista.

Page 3: Nelson mandela luta pelo fim do racismo

HISTÓRIAHISTÓRIA

Mandela envolveu-se na oposição ao regime do Apartheid, que negava aos negros direitos políticos, sociais e econômicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano (CNA) em 1947, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo uma organização mais dinâmica, a Liga Jovem do NCA/ANC.

Mandela participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, em 1955, documento pelo qual defendiam um programa para o fim do regime segregacionista.

Page 4: Nelson mandela luta pelo fim do racismo

A LUTA DE UM LÍDERA LUTA DE UM LÍDER

Em 1961, Mandela tornou-se comandante do braço armado do CNA, conhecido como "Lança da Nação". Passou a buscar ajuda financeira internacional para financiar a luta. Porém, em 1962, foi preso e condenado a cinco anos de prisão, por incentivo a greves e viagem ao exterior sem autorização. Em 1964, Mandela foi julgado novamente e condenado a prisão perpétua por planejar ações armadas.

Page 5: Nelson mandela luta pelo fim do racismo

UM VERDADEIRO GUERREIROUM VERDADEIRO GUERREIRO

Mandela permaneceu preso de 1964 a 1990. Neste 26 anos, tornou-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo. 

Page 6: Nelson mandela luta pelo fim do racismo

Com o aumento das pressões internacionais, o então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk solicitou, a libertação de Nelson Mandela e a retirada da ilegalidade do CNA. Em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a segregação racial na África do Sul.

Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos. 

Page 7: Nelson mandela luta pelo fim do racismo

• Com o fim do mandato de presidente, Mandela afastou-se da política dedicando-se a causas de várias organizações sociais em prol dos direito humanos. Já recebeu diversas homenagens e congratulações internacionais pelo reconhecimento de sua vida de luta pelos direitos sociais.

Page 8: Nelson mandela luta pelo fim do racismo

-“Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos." - "Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação." - "Não há caminho fácil para a Liberdade." - "A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias." - "A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo." 


Top Related