Download - Marquês de Pombal

Transcript
Page 1: Marquês de Pombal
Page 2: Marquês de Pombal

Em 1750 D. José I nomeou para seu Ministro Sebastião José de Carvalho e Melo , que, durante o reinado do seu pai, tinha sido embaixador de Portugal em Viena de Áustria.

Sebastião José de Carvalho e Melo ficou conhecido pelo nome Marquês de Pombal.

Page 3: Marquês de Pombal

Em 1 de Novembro de 1755 deu-se em Lisboa um Terramoto , que destruiu a zona ribeirinha da cidade.

O Próprio Marquês de Pombal acompanhou a Reconstrução de Lisboa. Decidiu arrasar a “Baixa”,que era a parte mais destruída, e a aí construir uma zona nova e arejada - a Lisboa Pombalina – com características próprias.

Page 4: Marquês de Pombal

Características da Lisboa Pombalina : Ruas largas e perpendiculares; Edifícios harmoniosos; Uma grande praça, a Praça do Comércio;

Page 5: Marquês de Pombal

A capacidade de decisão e a eficácia demonstrada pelo Marquês de Pombal para acudir às consequências do terramoto de 1755 permitiu-lhe conquistar a confiança e o apoio total do Rei.

Page 6: Marquês de Pombal

A Partir desta altura D. José I entrega ao seu ministro o controlo do governo do Reino. O marquês de iniciou então um conjunto de reformas para desenvolver o País e fortalecer o poder absoluto do Rei.

Page 7: Marquês de Pombal

Para desenvolver a industria e diminuir as importações de produtos estrangeiros o Marquês de Pombal instalou novas industrias não só em Lisboa como noutros pontos do país.

Page 8: Marquês de Pombal

Para proteger a agricultura, a pesca e, ao mesmo tempo , desenvolver o comércio retirou aos comerciantes estrangeiros , principalmente ingleses , os grandes lucros que vinham obtendo, criando “companhias comerciais” controlados” pelo Estado . São disto exemplos a “Companhia dos Vinhos do Alto Douro” e a “Companhia de Pescas do Algarve

Page 9: Marquês de Pombal

Desde o início do governo , o marquês de Pombal procurou mostrar a força do poder absoluto do Rei sobretudo perante a alta-nobreza e o clero, chegando mesmo a prender ou condenar à morte alguns deles e a confiscar os seus bens.

Page 10: Marquês de Pombal

Em contrapartida , protegeu os comerciantes e os burgueses e declarou oficialmente o comércio como profissão nobre . Em 1771 , proibiu a escravatura no Reino, continuando no entanto a existir nas colónias Portuguesas.

Page 11: Marquês de Pombal

Em Relação ao ensino , o Marquês de Pombal criou escolas “menores”(parecidas com as do 1ºciclo) por todo o País e reformou a Universidade de Coimbra . Os métodos de ensino foram alterados ,passando-se a dar maior importância á observação e á experimentação para que os alunos compreendam melhor.

Page 12: Marquês de Pombal

Odiado por uns, amado por outros, o Marquês de Pombal marcou a sua época.

Depois da morte do Rei D . José I, em 24 de Fevereiro de 1777, o Marquês de Pombal foi demitido de todos os cargos do governo pela Rainha D . Maria I.

Page 13: Marquês de Pombal
Page 14: Marquês de Pombal

Cristiana Teixeira nº6 Vânia Nunes nº23

6ºE Escola E.B.2/3 DE Nevogilde.


Top Related