Transcript
Page 1: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Plone 3, Manual do UsuárioManual do Usuário para criadores e gerenciadores de conteúdo Plone.

1. IntroduçãoResumo conceitual do Plone

1.1. Resumo ConceitualExplicação do Plone como um sistema de gerenciamento de conteúdo

O Que é o Plone?

O Plone é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que pode ser usado para construir um website. Com o Plone,pessoas comuns podem contribuir com conteúdo para um website sem o auxílio de um guru de informática. O Plone funciona na web, então não é necessário instalar nenhum programa específico em seu computador. Pretende-se que apalavra conteúdo tenha um significado geral, porque é possível publicar muitos tipos de informação, inclusive:

Um website em Plone contém vários tipos de conteúdo, inclusive textos, fotos e imagens. Esses podem ter várias formas:documentos, notícias, eventos, vídeos, arquivos de áudio, qualquer tipo de arquivo e dado que possa ser adicionado oucriado em um website. O conteúdo também pode ser adicionado a partir do seu computador local. Você pode criar pastasem um website em Plone para armazenar conteúdo e criar uma estrutura de navegação:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 1

Page 2: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Você Gosta de Borboletas

Se você quiser adicionar um conteúdo sobre borboletas, pode adicionar uma pasta chamada “Borboletas” e, então,adicionar um texto a uma página da web dentro da pasta:

E também pode adicionar alguns fotos de borboletas à pasta:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 2

Page 3: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Você pode adicionar muitos tipos de conteúdo a uma pasta, inclusive sub-pastas. Depois de adicionar algumas informaçõese vídeos à pasta Borboletas, o conteúdo seria organizado da seguinte forma, com duas sub-pastas dentro da pastaBorboletas:

O Que Acontece nos Bastidores

Você talvez se pergunte como tudo isso funciona. Um website em Plone típico é como uma instalação do programa Ploneem um servidor da web. Um servidor de website pode estar em qualquer lugar, muitas vezes em uma companhia dehospedagem de websites dentro de um “rack” de computadores, todos dedicados à hospedagem de websites:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 3

Page 4: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

O diagrama mostra uma grande quantidade de cabos que conectam individualmente os computadores, também chamadosde servidores, à Internet, em conexões de banda larga. O seu site em Plone é apenas um programa com um banco de dadosinstalado em um dos computadores. Quando você digita ou clica em seu computador, dados são enviados através dos cabosda rede e dos canais de comunicação da Internet para interagir com a sua instalação de Plone que está no servidor.

Vamos simplificar o diagrama, mostrando como ocorre a interação com o Plone:

Por meio do seu navegador – Firefox, Safari, Internet Explorer, etc –, você vê e edita seu website em Plone, e as mudançassão armazenadas pelo programa Plone em seu sistema de armazenamento do banco de dados.

Imagine, por exemplo, que o seu website em Plone de borboletas esteja localizado no meusite.com.br. Após digitarwww.meusite.com.br em seu navegador e apertar Enter, a seguinte seqüência de eventos acontece; ao mesmo tempo emque o seu navegador se comunica com o servidor da web em www.meusite.com.br:

O programa Plone responde:

O Plone lê seu banco de dados para buscar a informação armazenada em www.meusite.com.br. Em seguida, envia a páginada web de volta ao seu computador, através de um código chamado HTML – trata-se de uma linguagem de programaçãoque descreve a aparência de uma página da web. Ela inclui textos, gráficos, fontes, a cor do plano de fundo, etc. Existemmuitos recursos online que podem ensinar detalhes do HTML, mas uma das vantagens do Plone é que você não precisaconhecer (muito) sobre esse código. Este é um dos fundamentos do Plone e de outros programas similares da web: permitirque você se concentre em seu conteúdo, como, por exemplo, textos e gráficos de borboletas, em vez de aprender uma novalinguagem de programação.

De volta ao resumo. Quando o seu navegador “apresenta” (traduz) este HTML, você vê, como resultado, uma página daweb:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 4

Page 5: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Ao ver a sua página da web de borboletas, você pode escolher mudá-la, ou acrescentar mais conteúdo. Também é possíveladicionar fotos, documentos, etc, a qualquer momento:

Depois de editar e clicar “salvar alterações”, a nova versão da página da web estará disponível imediatamente para qualquerpessoa que esteja navegando em seu site:

1.2. A Aparência dos Websites em PloneO Plone permite que os administradores e designers do website criem aparências únicas de sites. Aquiestá um resumo do layout Plone e alguns exemplos de aparências.

Como é o visual de um site em Plone? Por muitos anos houve uma aparência consistente para o visual padrão do Plone. Aaparência padrão é geralmente a seguinte:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 5

Page 6: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

O website em Plone que você for usar pode ter um modelo completamente diferente deste, mas é preciso que haja algunselementos em comum, como um link de acesso e um painel de navegação, ou menu. Na aparência padrão, o menu denavegação está na área à esquerda e geralmente aparece como uma lista com recuo das pastas do site. Também pode serque haja um conjunto de abas na faixa de Acesso, Localização de Informação, ao topo.

Existem diferenças entre a aparência de um website e a sua funcionalidade. Se a intenção for apenas realizar um trabalho,concentre-se na funcionalidade e não se preocupe muito com o visual e o layout do website. Um dos pontos fortes dosistema de gerenciamento de conteúdo Plone é que o website pode ser radicalmente remodelado para um novo visual, semque isso afete o conteúdo e a funcionalidade. O menu de navegação pode ser movido da esquerda para a direita, masfuncionará da mesma forma. A área à direita pode ser excluída, quando alguma funcionalidade normalmente presente alinão for necessária. As áreas à esquerda, ao centro e à direita, como demonstram as figuras acima e abaixo, podem sermudadas para áreas ao topo, ao meio e ao fim, e mesmo assim ainda será um website em Plone.

Usaremos a aparência padrão do Plone como um exemplo de divisões típicas da tela:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 6

Page 7: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Talvez seja preciso adaptar esses termos, quando necessário, para a nomenclatura usada na aparência do seu website emPlone. Existem vários termos que podem descrever as propriedades da tela, como “espaços” à direita e à esquerda para asáreas de coluna à direita e à esquerda, “portlets” ou “viewlets” para as áreas discretas ou caixas, e diversos outros termos.

Podemos selecionar, por exemplo, três websites da lista de websites em Plone para fazer uma comparação:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 7

Page 8: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Este é o website para Akamai, um dos provedores mais importantes de ferramentas online e serviços de alto desempenhopara a web. A área do cabeçalho apresenta as opções do menu com um texto simples para as cinco áreas principais deconteúdo, dispostas logo abaixo, horizontalmente. À direita, o cabeçalho contém outro menu horizontal e uma caixa debusca. A parte de baixo do cabeçalho teria informações de acesso, para o uso dos mantenedores do website. O gráficoprincipal do topo à esquerda é uma área de foco para gráficos que devem chamar a atenção e tópicos atuais. Há uma áreaprincipal no centro à esquerda, onde está localizado o texto principal. A coluna à direita possui uma série de “portlets”. Orodapé contém um menu horizontal, que repete as opções do cabeçalho, por conveniência. Há uma coluna à extrema direitaque possui configurações de zoom.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 8

Page 9: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Este é o website para a revista Discover. A área do cabeçalho contém um grande menu horizontal -- que pode ser chamadode "menu principal" --, um menu menor horizontal no canto direito e uma caixa de busca. Este site possui muitos "portlets"textuais que designam áreas de determinados tópicos, divididos em três áreas em colunas; à esquerda, ao centro e à direita.O topo da coluna ao meio contém uma área central com um vídeo. Grandes caixas interativas podem ser encontradas portoda a parte. O rodapé contém informações de identificação básicas do site e o link "about us". Para um grande websitecomo o da revista Discover, os mantenedores do site fazem seu acesso através de telas de edição personalizadas, e há muitaautomatização para a alimentação dos dados -- o Plone utiliza o Zope, um sistema de armazenamento sofisticado, e oPython, uma ótima linguagem de programação, que facilita a transmissão inteligente do fluxo de texto e gráfico dentro dowebsite.

O último exemplo a ser observado é o site da Pen State University's Smeal College of Business. O cabeçalho contém umlogo, um menu horizontal para as áreas de tópicos principais e uma caixa de busca à direita. Há um menu principal do site àesquerda -- o mais tradicional para um website em Plone. Uma grande área gráfica contém uma animação central. Há outropequeno centro gráfico na coluna à esquerda. Três colunas de texto preenchem a aparência acima do rodapé. Osmantenedores deste website também fazem seu acesso através de uma página personalizada, onde o acesso e a informaçãodo usuário aparecem de comprido na parte superior da área do cabeçalho.

Afinal, qual é o visual de um website em Plone? Tradicionalmente, o visual inicial é o que está no topo desta página, comcabeçalho, menu, colunas e rodapé. Esses três sites ilustram como os designers geralmente combinam as áreas centrais, osmenus verticais e horizontais, os "portlets" e o conteúdo textual, em diversas colunas. O maquinário por trás de tudo é oPlone, o Zope e o Python, mas a aparência, "tema" ou "modelo" pode ter o visual escolhido pelo designer.

1.3. Contas e Papéis de Usuários no PloneO fundamental sobre o uso de uma conta em um website em Plone, a distinção entre navegação anônimae "com acesso" e a descrição dos papéis dos usuários.

Os websites em Plone possuem diversas formas, desde websites pessoais, com apenas um usuário, a websites decomunidades, organizações e empresas, que podem ter centenas de usuários. Cada pessoa que adiciona conteúdo a umwebsite em Plone tem sua própria conta de usuário. Uma conta de usuário inclui um nome de usuário e uma senha. Algunssites em Plone permitem que as pessoas se registrem ao visitar o site, clicando em um link de Cadastro e preenchendoinformações básicas de usuário. Outros sites têm contas de usuários criadas pelos seus administradores -- neste caso, aspessoas normalmente recebem emails com os detalhes de sua conta.

Independente de como for criada, uma conta de usuário do Plone permite que uma pessoa acesse ao digitar seu nome deusuário e senha. As senhas distinguem letras maiúsculas de minúsculas, portanto, é preciso atenção no momento dadigitação. Se sua senha for xcFGt6v, por exemplo, você deve digitá-la exatamente dessa forma para que ela funcione. Sãopreferíveis as senhas com variedade de caracteres, em vez de palavras, como "raposa" ou "estrada", já que são mais difíceisde serem adivinhadas e, portanto, mais seguras.

Navegação Anônima x Navegação Autenticada

A distinção entre navegação anônima e autenticada (com acesso) é muito importante:

Navegação Anônima

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 9

Page 10: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Esta é a experiência comum de uma pessoa que navega na web. Ela digita o endereço de um website no navegador e vêpáginas, assiste a vídeos, vê imagens, mas não precisa se cadastrar. É por isto que este modo é chamado anônimo: qualquerpessoa pode fazê-lo. Note a presença do link de acesso na imagem abaixo (topo direito). Se há um link de acesso presente,você não entrou -- está navegando no website anonimamente, como visto na seguinte imagem de um website novo emPlone:

Navegação Autenticada (Com Acesso)

Você conhece a experiência na web no modo autenticado se já utilizou um website de banco, cartão de crédito ou qualqueroutro website que possua uma conta de usuário. Um website de banco permite ver informações da conta, preencherformulários, transferir fundos, entre outras ações, mas apenas após o acesso. Um website em Plone não é muito diferente,exceto pelo fato de poder fazer coisas mais sofisticadas. Compare a imagem de uma tela abaixo, capturada após um usuáriochamado "João da Silva" ter feito seu acesso. Próximo ao topo direito você pode ver um link com o nome de João da Silva eum link para finalizar o acesso. Também há outra diferença importante no acesso -- a área principal ao meio agora possuiuma faixa verde no cabeçalho, com abas. Esse tipo de faixa no cabeçalho fica presente quando um usuário tem permissãopara modificar uma área do website. João da Silva tem permissão para modificar esta área principal. As abas na faixa verdedo cabeçalho para a área principal podem variar, mas é certo que haverá uma interface com abas de uma cor verdeespecífica. Na seguinte foto da tela, o usuário João da Silva entrou em um website novo em Plone:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 10

Page 11: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Papéis dos Usuários

A distinção entre os diferentes papéis dos usuários também é importante em um website em Plone. Para ilustrar o casomais simples, consideremos dois papéis de usuário: um chamado membro e outro, gerenciador. Note os diferentes direitosou "poderes" desses dois papéis:

Membro

tem uma conta de usuário e, portanto, pode acessarpode adicionar conteúdo, mas apenas em determinadas áreas; não pode modificar nada fora dessa área. Muitasvezes, os usuários recebem uma "área pessoal" -- seu espaço pessoal, onde podem adicionar conteúdo.não pode publicar conteúdo para que fique visível ao internauta anônimo, mesmo o conteúdo que tenha adicionado;apenas uma pessoa com o papel de gerenciador pode aprovar conteúdo para publicação.

Gerenciador

tem uma conta de usuário e, portanto, pode acessarpode adicionar conteúdo em qualquer lugar e tem o poder de modificar qualquer coisapode publicar qualquer conteúdo

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 11

Page 12: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Quando você cria sua nova conta em um website em Plone, deve receber informações que indiquem onde você tempermissão para adicionar conteúdo após acessar. Depois do acesso, se você entrar em uma pasta onde tem permissão, veráuma faixa no cabeçalho de cor verde, com abas para conteúdo, visão, edição, propriedades, compartilhamento:

Você poderá explorar essas abas, para encontrar diferenças entre elas, mas aqui estão suas descrições, para ajudá-lo acomeçar:

Conteúdo - mostra uma lista dos itens contidos na pastaVisão - mostra a visão que um internauta anônimo temEdição - mostra um painel para modificar a VisãoRegras - mostra um painel para controlar como um item é criado e gerenciadoCompartilhamento - mostra um painel para estabelecer os direitos de outros usuários de ver ou editar conteúdoHistórico - mostra o histórico de modificação de um item

Também há menus na parte de baixo da faixa verde no cabeçalho, Exibição, Adicionar item, e Estado:

Também explore esse menu. Aqui está sua descrição básica:

Exibição - mostra as opções do menu para configurar o tipo de exibição (visão tabular, visão sumária, etc.Adicionar item - imagens, páginas, pastas, etc.Estado - mostra as opções do menu para configurar o estado da publicação (privado, rascunho público, público,etc.)

Esses menus e abas oferecem as principais maneiras de se interagir com o Plone. Você se familiarizará com elas, na medidaem que aprender mais sobre como gerenciar um website em Plone.

1.4. AcessoO que esperar ao acessar um website em Plone

Quando você visita um website em Plone anonimamente, ou recebe o endereço para manutenção do site, você vê um botãode acesso parecido com este:

Depois de clicar no link acesso, você verá um formulário de acesso onde deve digitar seu nome de usuário e senha:

Após acessar um website em Plone, você verá alguma indicação do seu nome, geralmente ao longo do topo na faixa embaixodo cabeçalho. Para controlar suas preferências pessoais, basta clicar em seu nome; o que será abordado em seguida.

1.5. Configurando Suas Preferências

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 12

Page 13: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Após acessar um website em Plone, você pode modificar suas preferências pessoais, como informaçõessobre sua identidade e opções de configurações do website.

Após ter feito seu acesso, seu nome completo aparecerá ao lado direito da faixa do cabeçalho. Clique em seu nome para ir àsua área pessoal, chamada painel:

Você o verá da seguinte forma:

Quando você acessar pela primeira vez, seu painel estará vazio, como a mensagem Info explica. Os portlets são "visões"específicas de diferentes tipos de conteúdo. Você pode escolher quais você quer em seu painel, ao clicar na aba Edição, mastrataremos disso mais tarde. Primeiro, veja os links Perfil e Preferências Pessoais no topo direito. Ao clicar no link Perfil,um painel se abre, mostrando sua foto em seu perfil pessoal, caso ela tenha sido adicionada:

Após criar conteúdo no website, você pode voltar aqui para vê-lo listado organizadamente. A aba Edição no perfil, ou o linkPreferências Pessoais discutido acima, abrirá o painel de preferências pessoais:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 13

Page 14: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Os dados que você pode alterar incluem:

Nome Completo - Caso seu nome for comum, inclua a inicial do seu primeiro sobrenome ou segundo nome.E-mail - OBRIGATÓRIO - Talvez você receba emails do sistema do website, ou de um fórum de mensagens, seinstalado, etc. Quando um item é obrigatório, um pequeno quadrado vermelho aparecerá junto ao item.Local - O nome da sua cidade, estado, província, ou o que você queira informar.Idioma - O Plone oferece uma grande variedade de suporte multilíngue.Biografia - Introduza uma breve descrição sobre você, em mais ou menos um parágrafo.Página pessoal - Se você tem seu próprio website ou uma área em um website de compartilhamento de fotos, porexemplo, introduza seu endereço aqui, se quiser, assim as pessoas poderão saber mais sobre você.Editor de Conteúdo - Você pode utilizar o Kupu, que permite a edição de páginas da web com uma boa interface

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 14

Page 15: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

gráfica, ou pode usar um painel de edição básico -- se você estiver acostumado a escrever em páginas da web atravésdo HTML ("código" básico das páginas da web). A configuração padrão é utilizar o Kupu -- também adotado nessemanual do usuário.Habilitar Edição Externa - Esta caixa permite ativar ou desativar o editor "externo", caso tenha sido instalado peloadministrador do website. O uso de um editor "externo" é feito principalmente por designers e programadores daweb que editam os códigos em sua maior parte, mas também pode ser válido para a criação de grande volume depáginas, por meio de linguagens de marcação de texto especializadas. (Não se preocupe com essa configuração, casoseu administrador não a tenha mencionado).Listado nas buscas - Desative essa caixa se você não quiser ser listado nas buscas. Normalmente, esta caixa devepermanecer ativada, já que um dos objetivos mais importantes da maioria dos websites em Plone é manter as viasde comunicação abertas.Retrato - A foto do retrato aparecerá como uma imagem pequena ou uma imagem em miniatura, sendo ideal o usode fotos do rosto ou torso superior.

Você pode modificar suas preferências quando quiser.

1.6. Seu PainelUm usuário do Plone possui um "painel" pessoal para personalizar sua interface.

O Plone possui diversas "visões" integradas de notícias, eventos, itens recentemente modificados, etc. Essas visões, quenada mais são do que uma lista de itens, aparecem em áreas retangulares discretas, chamadas portlets. Imagine um portletcomo a visão em janela de determinado conteúdo. O portlet das notícias, por exemplo, oferece uma visão das notíciasrecentemente publicadas.

É possível controlar quais portlets serão visualizados e onde ficarão no painel. A imagem seguinte mostra o que o usuárioMaria da Silva veria após acessar e clicar em seu próprio nome no topo direito para ir à sua área pessoal:

O painel aparece vazio para um novo usuário.

Ao clicar na aba editar no painel, pode-se ver quais portlets já estão atribuídos -- a visão do painel acima está vazia porquenão há conteúdo disponível para exibição nos portlets desse website. Aqui estão os portlets padrão:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 15

Page 16: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Você pode ver os portlets de Notícias e Eventos na coluna à extrema esquerda, o portlet de Itens Recentes na segundacoluna e o portlet da Lista de Revisão na coluna direita. A terceira coluna não possui um portlet atribuído.

Uma nova conta de usuário em um website básico em Plone terá um painel como visto na imagem, mas em um websitepersonalizado com funções adicionais, talvez haja outras opções de portlets, fazendo com que as colunas do painel fiquemmais preenchidas. Poderia haver portlets para "previsão do tempo", "ações da bolsa de valores", "citação do dia", etc.,dependendo do que estiver instalado no website (o que requer programas específicos). Dependendo do que estiverinstalado no website, o usuário pode personalizar os portlets que quer ver e onde colocá-los dentre as quatro colunas.

Assim, para uma típica conta de usuário do Plone, o painel começaria com os portlets vistos acima, que, mais tarde, seriampreenchidos por notícias, eventos e itens de outros conteúdos adicionados ao website.

2. Adicionando ConteúdoComo adicionar tipos de conteúdo básicos a websites em Plone

2.1. Adicionando Conteúdo NovoResumo geral de como adicionar novos itens de conteúdo no Plone, incluindo definições de cada tipo deconteúdo padrão.

Novos itens de conteúdo são adicionados através do menu Adicionar Item:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 16

Page 17: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Adicionar conteúdo no Plone é feito de forma posicionada, ou seja, você deve navegar até a seção do seu website em Ploneonde quer que o novo conteúdo permaneça antes de usar o menu Adicionar Item. É claro que se for necessário, vocêpode recortar, copiar e colar os itens de conteúdo de uma seção para outra.

Tipos de Conteúdo

No Plone, você pode usar alguns de Tipos de Conteúdo para publicar determinados conteúdos. Para adicionar umaimagem, por exemplo, é preciso usar o tipo de conteúdo Imagem. Abaixo, encontra-se uma lista dos tipos de conteúdodisponíveis e suas respectivas funções, na ordem em que aparecem:

ColeçõesAs coleções são usadas para agrupar e exibir conteúdo com base em um conjunto de critérios que podem serestabelecidos. Elas funcionam basicamente como uma busca em um banco de dados.

EventoUm evento é um tipo de conteúdo especial e forma de página utilizado especificamente para publicar informaçõessobre um evento (um trabalho de caridade, um churrasco, etc). Este tipo de conteúdo tem uma função que permiteao visitante do site adicionar o evento ao calendário de seu desktop com o padrão iCal ou vCal. Isso incluiaplicativos, como Google Calendar, Outlook, Sunbird e outros.Para adicionar apenas um evento a seu calendário, clique no link vCal ou iCal ao lado de "Adicionar evento aocalendário" na visão principal do item de evento.

Com o Plone 3.3 você também pode visualizar todos os eventos em uma pasta de uma vez só (atualmente disponívelapenas no formato iCal). Para baixar o arquivo iCal, adicione @@ics_view ao fim da URL da pasta onde estão oseventos. Se você pôs todos os eventos na pasta eventos na raiz de seu site, por exemplo, vá parahttp://yourdomain.tld/events/@@ics_view. Pretende-se prover um link para esse calendário iCal dentro dainterface do usuário em um futuro lançamento.

ArquivoUm Arquivo no Plone é um arquivo binário que você quer adicionar com a intenção de torná-lo disponível para serbaixado pelos visitantes de seu site. São exemplos comuns os PDFs, documentos de texto e planilhas de cálculo.

ImagemO tipo de conteúdo Imagem é usado para adicionar arquivos de imagem (JPG, GIF, PNG), para que você possainseri-los nas páginas ou em outros tipos de conteúdo.

LinkTambém chamado de 'Link de website', não deve ser confundido com os links criados via Kupu, o editor visual depáginas do Plone. O tipo de conteúdo Link é freqüentemente utilizado para incluir um link para um website externo,como por exemplo: em uma lista de websites recomendados.

Item de Notícias

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 17

Page 18: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Esse tipo de conteúdo é parecido com o Evento, mas é usado especificamente para publicar notícias. Também épossível anexar uma imagem em miniatura a um Item de Notícias, que aparecerá na visão resumida das pastas aolado do resumo do Item de Notícias.

PáginaUma Página no Plone é um dos tipos de conteúdo mais simples disponíveis. Use-as para escrever a maior parte dassuas páginas da web em seu website em Plone.

Nota: Dependendo de quais produtos adicionais você tenha instalado, talvez veja mais opções em seu menu Adicionaritem do que as aqui mencionadas. Para mais informações sobre esses tipos de conteúdo adicionais, consulte adocumentação do Produto em questão.

Título

Quase todos os tipos de conteúdo no Plone possuem dois campos em comum: Título e Descrição.

O Título dos itens de conteúdo, inclusive pastas, imagens, páginas, etc., pode ser o que você quiser -- você pode usarqualquer caracter do teclado, até mesmo espaços. Os Títulos se tornam parte do endereço da web para cada item criado noPlone. Endereços da web, também conhecidos como URLs, é o que você digita em um navegador para ir a uma localizaçãoespecífica em um website (ou você pode ir clicando até lá), como:

www.meusite.com/sobre/pessoal/marcio/biografia

ou

www.meusite.com/imagens/borboletas/coloridas

É importante frisar que os endereços da web possuem restrições em relação aos caracteres utilizados; por exemplo: espaçosnão são admitidos. O Plone faz um bom trabalho ao manter os endereços corretos, utilizando equivalentes muito próximosao Título criado: ele é convertido para letras minúsculas e os espaços, ou outra pontuação, são substituídos por traços.

O endereço da web de determinado item é chamado de nome curto no Plone. Quando você usar a função Renomear, veráo nome curto junto com o título.

Os campos variam de acordo com o tipo de conteúdo. O tipo de conteúdo Link, por exemplo, possui o campo URL. O tipode conteúdo Arquivo possui o campo Arquivo, e assim por diante.

Descrição

A Descrição aparece no topo das páginas, logo embaixo do Título. Elas são freqüentemente utilizadas para estaremconjugadas a uma variedade de visões de Arquivos e Coleções (como a Padrão e a Resumida). A Descrição também podeaparecer nos resultados de busca através do mecanismo de busca do próprio Plone.

2.2. Adicionando PastasAdicionar pastas a um website em Plone é a forma básica de controlar a organização do conteúdo.

Sem dúvida você já criou pastas (diretórios) no disco rígido de seu computador. Computadores pessoais usam a hierarquiadas pastas para estruturar e organizar os programas e arquivos no disco rígido. No Plone, as pastas são usadas basicamenteda mesma forma, exceto pelo fato de serem criadas em um website em Plone, para organizar o conteúdo no sistema dearmazenamento integrado do Plone.

As pastas são adicionadas através do menu Adicionar item. Selecione Pasta nesse menu:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 18

Page 19: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Você verá, então, a tela Adicionar Pasta:

Preencha o Título, que é obrigatório, como indica o quadrado vermelho. A Descrição é opcional; sempre será possívelvoltar ao painel de edição se você precisar adicionar uma outra descrição à pasta. As descrições são úteis quando umvisitante do site usa a ferramenta de busca no Plone - os resultados exibirão tanto o Título, quanto a Descrição do item.

Note as abas ao longo do topo:

Padrão, para introduzir os dados do Título e Descrição,Categorização, para especificar as categorias que se aplicam à pasta (você talvez as conheça como palavras-chave),Datas, para estabelecer o período dentro do qual a pasta estará disponível para visualização no website,Propriedade, para especificar o autor e/ou colaboradores para o item de conteúdo,Configurações, para permitir comentários sobre o item e para incluir ou não este conteúdo no menu de navegaçãodo website.

Essas abas são padrão e estarão presentes quando você clicar em outros tipos de conteúdo. Trataremos disso em outraseção deste manual do usuário.

Não se esqueça de clicar Salvar

no fim da página quando terminar. Isso completará o processo de criação da pasta.

2.3. O Que Está em um Endereço da Web?Itens de conteúdo individuais em um website em Plone possuem endereços da web discretos. O Plone os

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 19

Page 20: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

cria automaticamente, com base no Título que você proveu.

O Que Está em um Endereço da Web?

O Título dos itens de conteúdo, inclusive pastas, imagens, páginas, etc., pode ser o que você quiser -- você pode usarqualquer caractere do teclado, até mesmo espaços. Os Títulos se tornam parte do endereço da web para cada item criadono Plone. Endereços da web, também conhecidos como URLs, é o que você digita em um navegador para ir a umalocalização específica em um website (ou você pode ir clicando até lá), como:

www.meusite.com/sobre/pessoal/barbara/bio

ou

www.meusite.com/imagens/borboletas/saltadoras/saltadoras/de-cauda-comprida

É importante frisar que os endereços da web possuem restrições para a permissão de caracteres do teclado; e espaços nãosão admitidos. O Plone faz um bom trabalho ao manter os endereços corretos, utilizando equivalentes muito próximos aoTítulo criado: ele é convertido para letras minúsculas e os espaços, ou outra pontuação, são substituídos por traços.

Para ilustrar, tomemos esses dois endereços da web, dividindo-os nas partes de seus componentes:

www.meusite.com/sobre/pessoal/barbara/bio

^

nome do web site

^

pasta chamada sobre

^

pasta chamada pessoal

^

pasta chamada barbara

^

pasta chamada bio

Nesse exemplo, o Plone modificou o título de cada pasta para letras minúsculas, por exemplo, de Pessoal para pessoal.Você não precisa se preocupar com isso. O Plone cuida dessa parte; você apenas precisa digitar os títulos como quiser.

E no segundo exemplo:

www.meusite.com/imagens/borboletas/saltadoras/saltadoras/de-cauda-comprida

^

nome do web site

^

pasta chamada imagens

^

pasta chamada borboletas

^

pasta chamada saltadoras

^

pasta chamada de cauda comprida

Este exemplo é parecido com o primeiro, ilustrando como há uma conversão para letras minúsculas no título de cada pastapara a parte correspondente do endereço da web. Note o caso da pasta chamada Saltadoras de Rabo-Comprido. O Plonemanteve o traço, já que isso é permitido tanto no título, quanto na parte dos endereços da web. No entanto, o espaço entreas palavras Saltadoras e Rabo foi substituído por um traço e também houve a conversão para letras minúsculas.

O endereço da web de um determinado item é chamado de nome curto no Plone. Quando você usar a função Renomear,verá o nome curto junto com o título.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 20

Page 21: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

2.4. Adicionando ImagensAdicionar imagens em um website em Plone é uma tarefa básica que pode envolver um pouco de trabalhoem seu computador. No entanto, ela é essencial, pois fotos, mapas e gráficos personalizados são muitoimportantes em websites.

Preparando Imagens para a Web

Não se esqueça de utilizar formatos de arquivo que sejam padrão da web para todas as imagens.

São formatos aceitáveis: JPG, JPEG, GIF e PNG. Não utilize os formatos BMP ou TIFF, por não possuíremamplo suporte dos navegadores.

Quando você estiver pronto para adicionar uma imagem, use o menu Adicionar item (você verá esse menu apenas apósacessar com seu usuário e senha):

Após clicar para adicionar uma Imagem, você verá o painel Adicionar Imagem:

Os campos de Título e Descrição (aqui, campo tem o sentido de "campo de entrada de dados") estarão lá, assim como paraadicionar uma Pasta, e ao final há um lugar para adicionar uma imagem. Vejamos cada um dos três camposindividualmente:

Título - Utilize o texto que quiser, mesmo com espaços e pontuação (o Plone cuidará do endereço da web).Descrição - Embora opcional, é sempre uma boa ideia. Deixe-a em branco se quiser.Imagem - O campo de Imagem é uma caixa de texto com o botão "Enviar arquivo...". Não é preciso digitar nada aqui;apenas clique neste botão para poder procurar o arquivo de imagem em seu computador local (Lembre-se: Seránecessário lembrar onde estão as imagens em seu computador).

Assim, quanto às imagens, tudo o que você precisará fazer é digitar um título, procurar em seu computador local peloarquivo de imagem e clicar no botão Salvar para adicionar a imagem ao website em Plone. Será necessário esperar algunssegundos para que este processo se complete (por volta de um minuto, caso estiver usando uma conexão da Web lenta).Uma versão menor da imagem adicionada aparecerá ao fim do processo.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 21

Page 22: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

2.5. Adicionando PáginasAs páginas no Plone variam muito, mas são, de uma forma ou de outra, "páginas da web" individuais.

Para adicionar uma página, use o menu Adicionar item:

Selecione Página no menu e verá o painel Adicionar Página:

Os campos de Título e Descrição estarão no topo. Preencha-os adequadamente. Há um campo Comentário da versão nofinal, uma entrada padrão muito útil para armazenar memorandos e descrever as modificações feitas em um documento.Isto é particularmente interessante para as páginas em que houver outros colaboradores.

O painel ao meio, Corpo do Texto, é onde está toda a atividade das páginas. O programa utilizado para fazer Páginas noPlone -- chamado genericamente de editor visual e especificamente de Kupu -- é uma ferramenta muito importante quepermite fazer a edição WYSIWYG. A edição WYSIWYG -- What You See Is What You Get, ou seja, "o que você vê é o que

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 22

Page 23: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

você tem" -- descreve como um programa editor de texto funciona. Quando você faz uma modificação, como colocar umapalavra em negrito, você vê o texto em negrito imediatamente.

As pessoas já estão habituadas à abordagem WYSIWYG dos típicos editores de texto. O administrador do seu site tambémpode habilitar linguagens de marcação para o seu site.

Descrição das barras de ferramentas e itens no Kupu 1.4.x

Nota: o Kupu é um programa embutido que o Plone utiliza como seu editor visual padrão -- você não verá esse nome emnenhum lugar quando estiver editando.

Uma barra de ferramenta típica do Kupu é da seguinte forma:

O formato do texto normalmente é deixado com a configuração HTML, mas alguns sites oferecem texto estruturado ououtras linguagens de marcação para editar páginas.

Os ícones são os seguintes:

negrito,itálico,alinhado à esquerda,justificado,alinhado à direita,lista numerada,lista não ordenada,lista de definições,diminuir recuo,aumentar recuo,inserir imagem (o ícone "da árvore"),inserir link interno (o ícone "da corrente"; faz um link com outra página no próprio site),inserir link externo (o ícone "do mundo"; faz um link com uma página em outro site),inserir âncoras (o ícone "da âncora"; faz um link com uma seção específica de uma página da web),inserir tabela (para adicionar uma tabela com linhas e colunas),alternar entre o editor visual e o código HTML ( o ícone "HTML"; se você sabe como, é possível editar diretamente ocódigo HTML) e ummenu para estilizar o texto.

Imagens

Posicione seu cursor sobre o texto de uma página e clique no ícone "da árvore". O seguinte painel aparecerá:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 23

Page 24: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Clique em "Current folder" ao lado esquerdo do painel, se ele não estiver destacado. O "Current folder" é a pasta quecontém a página que está sendo editada -- todas as páginas estão dentro de alguma pasta. Há muitas formas de lidar com oarmazenamento de imagens que aparecem em uma página de um pasta onde estão contidas (a pasta atual, ou "currentfolder"). Neste método, as páginas e as imagens associadas a elas estão armazenadas juntas dentro da estrutura da pasta.Se você clicar no botão "Enviar imagem aqui", será necessário selecionar uma imagem em seu computador para adicioná-la.Após a seleção, o painel apropriado permitirá que você dê um título à imagem, que será utilizado no website, e diversasopções de posicionamento e dimensionamento da imagem. Ao clicar OK, a imagem será adicionada e colocada na página.

O mesmo painel aparecerá se você clicar em uma imagem da página para selecioná-la e, então, clicar no mesmo ícone "daárvore" para editar as opções da imagem ou para trocar de imagem.

Você é responsável por dimensionar e editar as imagens em seu computador antes de adicioná-las, mas uma forma fácil delidar com as imagens utilizadas na maioria das páginas da web é fazer uma cópia dela em seu computador,redimensionando-a para 1000 pixels caso queira uma imagem muito grande. Este é um tamanho bom para adicionar -- nãohá necessidade de adicionar suas imagens gigantescas diretamente da câmera digital. O Plone criará automaticamentediversos tamanhos para uma imagem adicionada, inclusive "grande", "mini" e outros. Você decide o tamanho que quer usarquando adiciona ou edita a imagem com o ícone "da árvore". Também é possível forçar o tamanho da imagem, editando oHTML.

Links Internos

Selecione uma palavra ou frase, clique no ícone link interno e o painel inserir link aparecerá:

Esse painel é utilizado, clicando em Home ou Current folder, para começar a navegar no website em Plone a fim deencontrar uma pasta, uma página ou uma imagem para a qual deseja fazer um link. No exemplo acima, a página chamada"Saltadoras de Rabo-comprido" foi escolhida para o link. Depois que esse painel for fechado, um link para essa página seráestabelecido para a palavra ou frase selecionada.

Links Externos

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 24

Page 25: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Selecione uma palavra ou frase, clique no ícone link externo e o painel Link Externo aparecerá:

Digite o endereço da web do website externo na caixa, começando com http://. Você pode clicar pré-visualização se quiserverificar o endereço. Se você colar o endereço, certifique-se de que não duplicou o http:// no início. Então, clique OK. OLink Externo será estabelecido para a palavra ou frase selecionada.

Tabelas

As tabelas são úteis para dados tabulares e listas. Para adicioná-la, ponha seu cursor no local desejado e clique o íconeinserir tabela. Você verá o painel inserir tabela:

Configurar as linhas e colunas é simples. Se você ativar a caixa Criar Cabeçalhos, terá um lugar para digitar cabeçalhos paraa coluna. A classe da tabela se refere à forma como a tabela será estilizada. Você tem as seguintes opções:

Aqui está um exemplo desses estilos de tabela:

Campeões Puro Sangue Campeões Quarto de Milha

Foguinho Alcapone

Silver Zeus

Afrodite Pelé

Zezinho Eli

Tom Manhosa

Baronesa Atrevido

Depois que a tabela for criada, você poderá clicar em uma célula para mostrar as alças de redimensionamento e os ícones deadicionar/excluir linhas e colunas.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 25

Page 26: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Na tabela acima, o cursor foi colocado sobre a célula "Zeus", o que ativa pequenas alças quadradas nos cantos pararedimensionar toda a tabela. Também foram ativados os ícones adicionar/excluir para a célula atual, a célula "Zeus". Aoclicar no pequeno x dentro do círculo, uma coluna ou linha inteira, onde está a célula atual, será excluída. Ao clicar nos itensde pequenas flechas, uma linha será adicionada acima ou abaixo, ou uma coluna à direita ou à esquerda da célula atual.

Salvar

Clique o botão Salvar ao fim e suas modificações serão submetidas à página.

-----------

Notas de Rodapé

Linguagens de marcação

Se você for do tipo de pessoa que gosta de utilizar formatos de marcação em seus textos, pode desativar o editor visual paraatender suas preferências pessoais, o que substituirá o Kupu por um painel de entrada de texto simplificado. Os formatosde marcação disponíveis no Plone são:

MarkdownTextileTexto EstruturadoTexto Reestruturado

Cada um deles funciona através da incorporação de códigos de formatação especiais dentro do texto. Com a formatação detexto estruturado, por exemplo, digitar uma palavra ou frase entre dois asteriscos as colocará em negrito: **Este texto deveestar em negrito**. Vale a pena aprender esses formatos de marcação para acelerar a entrada de texto se você trabalhamuito com criação de páginas, ou se é adepto a uma abordagem um pouco mais técnica da entrada do texto. Algumaspessoas preferem esses formatos não só pela rapidez, mas também pela fluidez da expressão.

2.6. Adicionando ArquivosArquivos de diversos tipos podem ser adicionados aos websites em Plone.

Escolha arquivo no menu Adicionar item em uma pasta para adicionar um arquivo:

Você verá o painel Adicionar Arquivo:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 26

Page 27: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Clique no botão Enviar arquivo para navegar até o arquivo desejado em seu computador local. Digite um título (você podeusar o mesmo nome do arquivo no computador local se quiser). Digite uma descrição se quiser. Quando clicar no botãosalvar, o arquivo será adicionado à pasta.

Exemplos de tipos de arquivos são PDFs, documentos do Word, arquivos de banco de dados, arquivos zip... -- praticamentetudo. Os arquivos em um website em Plone são vistos apenas como arquivos e aparecerão na lista de conteúdo das pastas,mas não haverá nenhuma exibição especial -- eles aparecerão por nome nas listas e estarão disponíveis para download seforem clicados.

Existem ferramentas especializadas adicionais para websites em Plone que possibilitam buscas textuais nos conteúdos dosarquivos. Se você estiver interessado nessa funcionalidade, pergunte ao administrador do seu website em Plone.

2.7. Adicionando LinksAlém de links incorporados às páginas, é possível criar Links como itens discretos de conteúdo. Dessaforma, você pode organizá-los em pastas -- estabelecendo palavras-chave para eles a fim de facilitar oagrupamento em listas e nos resultados de buscas --, ou inclui-los na navegação.

Adicione um link ao clicar nesta opção do menu Adicionar item em uma pasta:

Você verá o painel Adicionar Link:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 27

Page 28: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

É importante fornecer bons títulos para os links, pois é através deles que será feita a listagem de links, e também porquegeralmente há uma grande quantidade de links em uma pasta usada como um conjunto de links.

Cole o endereço da web no campo URL ou digite-o. Não há pré-visualização, então, é melhor colar o endereço da webdiretamente do navegador para certificar-se de que ele está correto.

O Link de Website em Uso

Um link de website se comportará das seguintes formas, dependendo do seu status de acesso ou permissões.

Se você tiver permissão para editar o link de website, quando clicar sobre ele, será levado até ele para fazera edição (caso contrário, seria levado diretamente ao destino do link e jamais poderia chegar na aba de edição!)Se você não tem permissão para editar o link de website, quando clicar sobre ele, será levado para o seudestino. Da mesma forma, se você entrar no endereço da web do link diretamente em seu navegador, será levadodiretamente ao seu destino. O link do website, neste caso, funciona como um redirecionador.

2.8. Adicionando EventosOs websites em Plone possuem um sistema embutido para gerenciar e exibir eventos do calendário.

Utilize o menu Adicionar item em uma pasta para adicionar um evento:

Você verá um grande painel Adicionar Evento:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 28

Page 29: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 29

Page 30: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

A partir do topo, temos os seguintes campos:

Título - OBRIGATÓRIODescrição

Local do Evento

Início do Evento - OBRIGATÓRIOFinal do Evento - OBRIGATÓRIOTexto do corpo do evento (painel do editor visual)Participantes

Tipos de Evento

URL do evento

Nome do Contato

E-mail do Contato

Telefone do Contato

Comentário da versão

Note que apenas três campos são obrigatórios: título, início e final do evento. Assim, embora o painel de entrada sejagrande, se você estiver com pressa, apenas digite o título, o início e o final do evento e salve. É claro que se você tiver outrasinformações, deve digitá-las.

Uma parte do painel requer um pouco mais de explicação: o início e final do evento. O ano, mês, dia e outros campos sãomenus simples. Mas para o dia, como normalmente não conseguimos nos lembrar ao certo, há um calendário em pop-upcomo alternativa para selecioná-lo. Se você clicar em um dos pequenos itens de calendário adjacentes ao dia:

verá esse calendário pop-up:

Apenas clique no dia, e pronto. Preencha os campos para os quais tenha informações e salve o evento, mas lembre:

IMPORTANTE: O Evento não será exibido no calendário do website principal até ser publicado.

2.9. Adicionando Notícias

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 30

Page 31: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Os websites em Plone possuem um sistema embutido para publicar notícias.

Utilize o menu Adicionar item em uma pasta para adicionar uma notícia:

Você verá o painel Adicionar Notícia:

Os campos padrão para título, descrição e comentário da versão estarão no painel, juntamente com a área do editor visualpara o corpo do texto e campos para imagem e título da imagem. Você pode ser criativo na área do corpo do texto e utilizara função de inserir imagem (adicionar imagem) para adicionar quantas ilustrações forem necessárias. Essas imagens serãoadicionadas à pasta onde você adicionará a notícia.

Os campos de Imagem e Título da Imagem serão usados como uma imagem representativa da notícia nas listagens denotícias. A imagem será automaticamente redimensionada e posicionada. Utilize o Corpo do Texto para inserir uma

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 31

Page 32: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

imagem no próprio corpo da Notícia.

IMPORTANTE: As notícias só aparecerão na listagem do website principal ou portlet de notícias quando forempublicadas.

2.10. Configurando Propriedades BásicasOs painéis das abas disponíveis em cada item de conteúdo possuem campos para informações básicas. Éimportante fornecer esses dados, pois esse é o combustível que faz o Plone funcionar.

Qualquer item de conteúdo, quando clicado por um usuário com permissão de edição, apresentará um conjunto de abas notopo para configurar propriedades básicas:

Essas propriedades básicas são:

Padrão - mostra o painel de entrada dos dados principais para o item de conteúdoCategorização - mostra um painel para criar e estabelecer categorias (palavras-chave) para o itemDatas - mostra a data de publicação e de expiração para o itemPropriedades - mostra um painel para estabelecer os criadores, colaboradores e qualquer informação de direitosautorais para o itemConfigurações - mostra um pequeno painel para estabelecer se o item aparecerá nos menus de navegação ou não ese comentários serão permitidos sobre o item

Os campos de entrada embaixo dessas abas possuem informações descritivas básicas chamadas metadados. Ummetadado diz do que se trata determinado dado. O Plone pode utilizar esses metadados de várias formas.

Aqui está o painel de Categorização de um item de conteúdo em página (seria o mesmo para todos os outros tipos deconteúdo):

Nota: As categorias eramchamadas de palavras-chave no Plone, antes da versão 3.0.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 32

Page 33: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

O campo principal de entrada no painel é para especificar as categorias. Elas podem ser criadas facilmente, apenas aodigitar palavras ou frases, um por linha, na caixa Categorias novas. Quando salvar, as categorias novas serão criadasdentro do sistema de categorias do website e esse conteúdo será arquivado lá. Se você editar esse item novamente, ouqualquer outro, as categorias novas aparecerão como Categorias existentes.

O campo Itens relacionados permite que você estabeleça links entre os itens de conteúdo, que aparecerão como links nofim da página, quando um item de conteúdo for visualizado. Isso é útil quando você não quer utilizar categorias explícitaspara conectar os conteúdos. O campo Local é a localização geográfica, apropriado para o uso de sistemas de mapas, mastambém para registros gerais.

A opção Idioma normalmente segue o padrão do site, mas em websites multilíngües, línguas diferentes podem serutilizadas em uma mistura de conteúdos. O painel Datas possui campos para a data de publicação e de expiração, ou seja,datas de início e fim do conteúdo, caso queira estabelecê-las:

O painel Propriedades possui três campos livres para listar criadores, colaboradores e informações sobre um direito autoraldo conteúdo:

O painel Configurações possui campos que podem variar um pouco entre os tipos de conteúdo, mas geralmente existem

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 33

Page 34: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

campos de entrada que controlam se um item aparece ou não na navegação, se comentários são permitidos, etc:

Recomendações

Não é obrigatório fornecer informações específicas nesses painéis, mas é uma boa ideia fazê-lo. No painel Propriedades,por exemplo -- já que os dados são importantes para situações em que diversas pessoas estejam envolvidas na criação doconteúdo, principalmente se há diferentes criadores e colaboradores trabalhando em grupos. Você nem sempre precisa decampos, como a data de publicação e de expiração, idioma e direitos autorais, mas esses dados devem ser especificadosquando apropriado. Um bom sistema de gerenciamento de conteúdo depende da integralidade dos dados.

Especificar categorias requer atenção, mas se você for capaz de adquirir o hábito e for dedicado a criar conjuntos decategorias significativos, haverá um grande retorno nesse investimento. O retorno acontece através do uso da busca eoutras propriedades do Plone que compõem a categorização. O mesmo acontece com o estabelecimento de itensrelacionados. Você poderá encontrar exatamente o que precisa e talvez até consiga descobrir e utilizar relações entre osconteúdos.

2.11. Restringindo os Tipos de Conteúdo em umaPastaO menu Adicionar item possui uma opção para restringir os tipos de conteúdo que podem ser adicionadosà pasta.

Restringir os tipos de conteúdo disponíveis para serem adicionados a uma pasta é a forma mais simples de controlar acriação de conteúdo em um website em Plone. Talvez você queira restringi-los, caso o seu site receba colaboração de váriaspessoas. Dessa forma, é possível encorajar boas práticas, como adicionar apenas imagens à pasta de imagens.

Primeiro, selecione a última opção no menu Adicionar item, chamada Restrições:

Há três opções apresentadas para restringir os tipos de conteúdo em uma pasta:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 34

Page 35: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

A opção padrão é usar a configuração da pasta acima. Escolhê-la como padrão significa que se você criar uma pasta erestringir os tipos de conteúdo que podem ser adicionados, qualquer subpasta criada dentro dela levará automaticamenteessas restrições. A segunda opção -- permitir que os tipos padrão possam ser adicionados -- é uma forma de voltar àconfiguração padrão sem restrições. A última opção provê uma seleção de tipos disponíveis:

Os tipos listados em Tipos permitidos são os disponíveis no website. O padrão, como visto, permite todos os tipos. Os tipospermitidos podem ser ativados ou desativados na pasta.

O uso dos Tipos secundários permite um controle mais detalhado. Se for preferível armazenar imagens em uma pasta, porexemplo, em vez de espalhá-las em pastas diferentes no website -- o que alguns preferem fazer --, uma pasta de "Imagens"pode ser criada com o tipo permitido estabelecido apenas para o tipo de conteúdo Imagem. Da mesma forma, uma pastachamada "Eventos da Empresa" pode ser criada para armazenar apenas o tipo de conteúdo Evento. Assim, os criadores deconteúdo serão forçados (ou apenas o proprietário do website) a seguir esse esquema mais rígido. Contudo, talvez sejanecessário certa flexibilidade para as imagens. Ao ativar o tipo de conteúdo Imagem nos Tipos secundários para a pasta"Eventos da Empresa", imagens podem ser adicionadas através do submenu Mais, que apareceria caso esse mecanismoestivesse ativo.

Algumas pessoas preferem uma mistura heterogênea de conteúdo em todo o website, sem restrições. Outras preferem umaabordagem mais regulamentada, com tipos restritos em um determinado esquema. O Plone tem a flexibilidade deacomodar diversos cenários.

2.12. Preparando Imagens para a WebPreparar imagens para a Web é uma parte essencial do uso de imagens no Plone ou em qualquer contextoonline. Como você verá, o tamanho importa.

Muitas pessoas utilizam fotografias capturadas por uma câmera digital, mas elas também podem ser imagens escaneadas,ilustrações gráficas feitas em um programa e outras imagens especializadas. Vejamos o caso de uma foto de uma borboletacapturada por uma câmera digital.

Fotografias digitais capturadas por câmeras modernas são geralmente muito grandes para serem publicadas diretamenteem um website, assim, é necessário redimensioná-las. Uma aparência típica de website pode ter uma largura de cerca de

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 35

Page 36: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

1000 pixels. Quando uma fotografia vem de sua câmera, ela pode ter milhares de pixels de largura e altura o que faz seutamanho ter muitos megabytes. É preciso utilizar um programa em seu computador para redimensionar a imagem paraalgo menor que 1000 x 1000 pixels, frequentemente muito menor do que isso.

O software utilizado para visualizar ou imprimir suas fotos digitais geralmente possui a função de redimensão, ou talvezvocê tenha programas gráficos, como Corel Draw, Adobe Photoshop, Irfanview ou Gimp em seu computador.Redimensionar uma imagem é uma função padrão que deve ser encontrada em seu programa, geralmente no menuImagem.

Como saber qual a largura, em pixels, a que deve ser redimensionada sua imagem? Depende. Para uma pequena fotografia"de rosto" em uma biografia, talvez 200 pixels de largura seja o ideal. Para uma fotografia em grupo, 200 pixels seria muitopequeno para identificar as pessoas presentes, então, seriam necessários 400 pixels de largura. Para a imagem de um mapaescaneado, talvez a largura da imagem deva ser 1000 pixels a fim de que os detalhes do mapa sejam visíveis.

Após salvar sua imagem redimensionada, dê-lhe um nome que indique o novo tamanho (borboleta-redimensionada-300px.jpg). Em geral, o formato do arquivo é .jpg (ou .jpeg). Outros formatos comuns para imagens são: .png e .gif. Presteatenção no lugar onde salvou suas imagens para encontrá-las quando for adicioná-las de seu computador ao website emPlone.

Resumindo:

Capture sua fotografia com sua câmera ou encontre outra imagem que queira usar1.Transfira a imagem para o seu computador2.Utilize um programa de imagem em seu computador para redimensionar sua fotografia3.Adicione-a ao seu website em Plone4.

3. Gerenciando Conteúdo

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 36

Page 37: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

A aba de conteúdos é o lugar onde os itens de conteúdo podem ser copiados, recortados, colados,movidos, renomeados, etc.

3.1. Recortando, Copiando e Colando ItensAs operações de recortar, copiar e colar movem um ou mais itens de uma pasta para outra.

Recortar/Colar

Mover itens de uma área para outra em um website é uma tarefa comum. Muitas vezes essa necessidade aparece porqueum conteúdo foi colocado em uma pasta errada. O item pode ser movido através da operação recortar/colar:

Note que a pasta Notícias foi selecionada e o botão recortar está prestes a ser clicado. Após clicar o botão recortar, a telamostrará o botão colar. A pasta Notícias e todo o seu conteúdo estarão na "memória" do website. Ela não desapareceráimediatamente, pois está esperando a operação colar. O botão colar, então, aparece destacado para mostrar que aoperação recortar/colar está em progresso:

O botão colar está ativo. O próximo passo é navegar até a pasta de destino e clicar no botão colar.

Copiar/Colar

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 37

Page 38: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

A operação copiar/colar é idêntica à operação recortar/colar, exceto pelo fato de não haver remoção de conteúdo de umapágina para outra. Ela funciona como esperado.

3.2. Editando ConteúdoEditar conteúdo no Plone funciona da mesma forma que adicionar conteúdo -- geralmente a entrada dedados e painéis de configuração para o conteúdo são os mesmos para editar e adicionar.

É claro que quando editamos um item de conteúdo, ele já existe. Clique na aba Edição para um item e verá o painel deentrada de dados junto com os valores existentes dos dados do item.

Para exemplificar com algo muito simples, onde editar é igual a adicionar, podemos revisar como editar uma pasta.

O painel Edição para uma pasta simplesmente mostra as áreas de entrada do título e da descrição. Geralmente a descriçãonão é fornecida para uma pasta, então, a única coisa modificada é o título. Se você quiser dar uma descrição, o que é umaboa ideia para distinguir as pastas em uma lista, ela será apenas em texto -- não há a possibilidade de configurar aestilização do texto, como negrito, itálico ou outro formato. Isso faz com que as descrições dos itens de conteúdo do Plonesejam o mais simples possível.

Aqui está o painel Edição para uma pasta, nesse caso, chamada "Borboletas":

Pronto. Modifique o que quiser e salve; o item de conteúdo aparecerá atualizado no sistema de armazenamento do Plone.Você pode editar itens de conteúdo repetidamente, assim como pode fazê-lo com os arquivos em seu computador local.Você já deve ter percebido que o Plone armazena itens de conteúdo discretos como entidades separadas, como "arquivos"em seu computador local; mas não é preciso pensar dessa forma. O Plone é um sistema de gerenciamento de conteúdo,onde o conteúdo vem em forma de diversos itens de conteúdo discretos que podem ser editados individualmente. Edite oquanto quiser.

Como exemplo de edição de um item de conteúdo que seja um pouco diferente de adicionar, podemos examinar a edição deuma imagem. Editar uma Imagem pode ser feito ao navegar até uma imagem e clicar na aba Edição. Ao fazer isso, você veráo seguinte painel Editar Imagem:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 38

Page 39: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Aqui, uma imagem chamada "Borboleta Tigre Oriental com Cauda de Andorinha" está sendo editada. Você pode modificaro título e a descrição, como sempre, e neste caso deixaria a configuração "Manter a imagem existente". Também é possívelmodificar a própria imagem ao selecionar a opção "Substituir por uma nova imagem", ou ao clicar em "Excluir imagematual", que excluirá a imagem completamente.

Note também a aba Transformar no topo, que pertence especificamente às imagens, oferecendo opções de diversastransformações para a imagem:

Assim, editar uma imagem é um pouco diferente de adicionar uma imagem, mas não muito.

Painéis de edição para outros itens de conteúdo geralmente também são como os painéis para adicionar.

3.3. Visão da Pasta

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 39

Page 40: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

As pastas possuem a aba Exibição que controla diversas formas de exibir seus conteúdos.

Para mudar o visual da maioria dos itens de conteúdo, basta editar seu conteúdo diretamente. Mas as pastas são de umaoutra espécie. Por armazenarem outros itens, elas podem exibir seus conteúdos de diversas formas. Falaremos sobre cadaopção nesta seção.

Considere uma situação em que alguém apaixonado por borboletas, João da Silva, entrou em seu website para trabalhar naparte dedicada às Borboletas Saltadoras. Ele navega até a pasta "Saltadoras", clicando nas abas do topo do website, ou nomenu de navegação -- que está à esquerda na aparência padrão de seu website em Plone. Quando clica na pasta, a aba dopainel visão padrão, ou simplesmente a "visão padrão", aparece:

A Visão sempre mostra como um item de conteúdo aparece para visitantes anônimos do website. Clique na aba Visãoquando quiser ver o visual de um item de conteúdo depois de modificá-lo. Para pastas, você verá uma lista dos itens deconteúdo lá armazenados, em uma de várias apresentações de listas, selecionadas através do menu exibição. A exibiçãopadrão é chamada visão padrão.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 40

Page 41: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Aqui está a visão sumária:

A visão tabular:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 41

Page 42: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

E a visão de miniaturas que é útil principalmente para fotografias, mas também funciona com conteúdos normais:

Fazer um álbum de fotos é fácil. Apenas adicione as fotografias (imagens ou arquivos de imagens, sendo .jpg o formato maiscomum) a uma pasta e selecione a visão de exibição visão de miniaturas. Essa visão atualizará automaticamente asimagens de exibição adicionadas à pasta, apresentando uma divisão multi-página em conjuntos de imagens, na medida emque for necessário, quando o número das imagens for aumentando.

Estabelecendo um Item de Conteúdo Individual como a Visão para a Página

A visão básica em lista descrita acima para as pastas representa a forma normal pela qual conhecemos as pastas -- comoarmazenadoras de itens de conteúdo --, mas o Plone oferece a possibilidade de configurar a visão de uma pasta com

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 42

Page 43: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

qualquer um de seus itens armazenados. Isso aproveita a maneira com que o sistema de navegação reflete dinamicamente aestrutura da pasta de um website em Plone quando é criada.

Você pode estabelecer uma única página como visão de exibição para uma pasta, o que pode ser útil para mostrar odocumento mais recente em uma lista de documentos lá armazenados. Ou pode estabelecer uma coleção, o que, por si só, jáé um filtro de conteúdo poderoso. As configurações da visão de exibição devem ser utilizadas com cuidado, pois alteram ocomportamento das pastas -- elas passam a ser links diretos para o conteúdo, em vez de simples armazenadoras. Assim,você pode atingir seu objetivo apenas usando coleções, o que será discutido mais para frente.

Em seguida, passaremos para a aba Conteúdo, a fim de ver funções importantes para acessar conteúdo na lista deconteúdos de uma pasta.

3.4. Conteúdos da PastaA aba Conteúdo mostra uma lista dos itens em uma pasta; é onde acontecem ações simples emanipulativas, como copiar, recortar, colar, mover, reordenar, etc.

A aba Conteúdo em uma pasta é como o sistema "Gerenciador de Arquivos" ou "Meu Computador" na área de trabalho doWindows e Linux, e o "Finder" no Mac OS X, com funcionalidade semelhante.

Ao clicar na aba Conteúdo em uma pasta, como a pasta "Saltadoras" abaixo, o seguinte painel aparecerá:

O painel da aba Conteúdo é reconhecido imediatamente através das caixas de seleção ao lado dos itens na lista deconteúdo. Clique nestas caixas de seleção para selecionar diversos itens a fim de realizar as operações copiar, recortar,renomear, deletar ou alterar estado.

O Plone possui uma área de transferência para as operações copiar e recortar. Se você selecionar um ou mais itens e clicarrecortar ou copiar, um botão colar será adicionado à lista de botões ao longo do fim do painel. Então, se você clicar em outrapasta, poderá colar os itens lá. Para a operação recortar, os itens continuarão na pasta de origem -- não desaparecerão -- atéserem colados em outro lugar.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 43

Page 44: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Para renomear itens, um painel aparecerá a fim de introduzir um novo nome para o nome curto (ou id) do item, bem comopara o título. A distinção entre o nome curto e o título se torna aparente apenas quando você renomeia, pois o Plone criaautomaticamente um nome curto para um título, na maioria dos websites em Plone. No entanto, a operação renomearprecisa mostrar o nome curto junto com o título, pois normalmente é necessário modificar ambos, ao modificar um dosdois. Considere o seguinte exemplo:

Se você modificasse o título para "Saltadoras de Cauda Comprida", seria interessante também modificar o nome curto para"saltadoras-de-cauda-comprida". Isso faz com que haja organização -- a URL do item, seu endereço da web, ficaráatualizada com o títuloo do conteúdo. Note que no nome curto não pode haver espaços. Utilize traços no lugar de espaçosque existirem no título, caso não haja espaços, faça uma cópia idêntica do título. Também utilize letras minúsculas para onome curto e letras sem acentuação. Veja a página "O Que Está em um Endereço da Web?" para uma descrição sobre comoo Plone lida com os endereços da web e os nomes curtos. O vídeo seguinte também inclui uma ilustração sobre renomear:

A operação excluir é bem direta. Clique para selecionar um ou mais itens e clique no botão deletar para exclui-los.

A operação alterar estado oferece muitas formas para modificar o estado de publicação de uma seleção de pastas e suassubpastas, caso essa opção for selecionada. No exemplo seguinte, o estado de publicação para uma pasta chamada"Saltadoras de Cauda Longa" foi modificado. Ao selecionar "Incluir os itens contidos na pasta", todos os conteúdos láarmazenados serão afetados. Não se esqueça de que pode fazer isso com mais de uma pasta ao mesmo tempo, junto comsuas subpastas, a fim de que possa publicar ou "despublicar" rapidamente e de uma vez só diversos itens.

Shift-clicking pode ser utilizado para selecionar muitos itens ao mesmo tempo; trata-se de uma operação muito útil empastas com muitos itens e pode ser indispensável quando houver centenas deles. Para fazê-lo basta clicar nos itens quedeseja selecionar, enquanto segura a tecla shift.

Além dessas operações individuais, a reordenação é uma manipulação natural do mouse, como descreveremos na próximaseção.

3.5. Reordenando ItensA aba de conteúdo contém uma funcionalidade para reordenar itens em uma pasta com rapidez eprecisão.

Considere a pasta seguinte, chamada "Saltadoras", para armazenar informações sobre esse tipo de borboleta. Em geral,quando adicionamos itens de conteúdo, não o fazemos de forma que fiquem na ordem desejada. Nem sempre a ordem quequeremos é alfabética, mas neste exemplo, digamos que seja. Abaixo, você vê que as subpastas da Borboleta Saltadora nãoestão em ordem alfabética:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 44

Page 45: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Para mover o item do topo, chamado "Saltadoras de Asas Abertas", para o fim da lista, é preciso clicar dentro da colunaOrdem, à direita, (onde estão os dois pontos) e arrastar a fileira até a posição desejada:

Arrastar e largar se faz ao segurar o botão do mouse enquanto move o item. O item que está sendo movido se torna amarelodurante o processo:

Quando o botão do mouse é liberado, o item fica onde foi largado:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 45

Page 46: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

3.6. Links Anterior-PróximoLinks automáticos Anterior-Próximo para os itens de conteúdo em uma pasta podem ser ativados na abaConfigurações da pasta.

A aba Configurações se encontra dentro da aba Edição da pasta. Há uma caixa para ativar links anterior-próximo para ositens contidos na pasta:

Uma vez ativados, na medida em que itens de conteúdo são adicionados à pasta, os links anterior-próximo aparecerãoautomaticamente quando necessário:

Três páginas foram criadas dentro da pasta Asas de Nuvem e a "Página Dois" (que não tem texto, neste exemplo) foiclicada. No fim da "Página Dois" estão os links para "Anterior: Página Um" e "Próximo: Página Três".

É uma ferramenta muito útil!

3.7. Deletando ItensItens podem ser deletados de uma pasta com facilidade.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 46

Page 47: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Às vezes é necessário deletar um item de conteúdo, geralmente para substitui-lo por uma versão atualizada, ou, por outrasrazões. No exemplo da Borboleta com Cauda de Andorinha adicionada erroneamente à pasta Saltadoras, em vez derecortá-la e colá-la em outro lugar, você pode simplesmente deletá-la:

No exemplo acima, a pasta Tigre Oriental com Cauda de Andorinha está prestes a ser deletada.

Pastas inteiras podem ser deletadas, portanto, tome cuidado com essa operação. Isso acontece com o uso do computadorem geral; todos nós já aprendemos a fazer uma avaliação rápida de última hora para ter certeza de que a operação deletar éintencional.

3.8. Bloqueio e Desbloqueio AutomáticoO Plone lhe dá uma mensagem de bloqueio que diz se um documento foi travado, por quem e há quantotempo -- para que você não passe por cima das modificações de alguém acidentalmente.

Quando alguém clica na aba Edição, aquele item se torna imediatamente bloqueado. Essa ferramenta evita que duaspessoas editem o mesmo documento ao mesmo tempo ou salvem uma edição sobre a de outro usuário. Nesse exemplo,João da Silva começou a editar a imagem "Borboleta Tigre Oriental com Cauda de Andorinha". Quando Joana Silveira (quetambém tem permissão para editar esse documento) o visualizar, encontrará o seguinte:

Uma vez que João terminar de editar a imagem e clicar no botão Salvar, ele automaticamente será destravado, tornando-sedisponível para ser editado por outros (caso tenham as permissões adequadas, é claro).

Contudo, quando for claro para Joana que João não está mais editando a imagem (se a mensagem de bloqueio disser que oitem estava travado há muitos dias e não apenas há alguns minutos, por exemplo), ela poderá "destravá-lo" e torná-lodisponível para edição novamente.

No Plone 3.3 ou versões mais atuais:

Se um usuário deixar a página de edição sem clicar Salvar ou Cancelar, o bloqueio do conteúdo continuará efetivo duranteos dez minutos seguintes e, depois disso, será destravado automaticamente. Esse tempo de espera é importante paranavegadores que não executam adequadamente a ação "on-unload" do javascript, como o Safari.

Caso você queira desativar o bloqueio, vá até o Painel de Controle do Plone (Configurações do Site -> Site) e desative Ativarbloqueio para edições na web.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 47

Page 48: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

3.9. Modo de ApresentaçãoO Plone vem com a habilidade de criar apresentações de slides muito simples.

O Modo de Apresentação é uma ferramenta especial do tipo de conteúdo Página. Você pode habilitá-la ao editar a página,clicando na aba Configurações. Note que a caixa do Modo de Apresentação está disponível lá. Uma vez ativada, um linkaparecerá na visão da página para que o usuário a visualize no Modo de Apresentação.

Como Criar Slides

Todo o conteúdo para uma apresentação deverá estar em uma única página. Não é necessário criar uma página para cadaslide. Um slide é criado quando o estilo Heading (h1) é utilizado na página - ele indica eficazmente para o Plone onde vocêquer que os slides estejam.

É possível ter quantos slides quiser em sua apresentação. Apenas adicione mais tags Heading (h1) em sua página e oconteúdo entre um tag Heading (h1) e o próximo tag Heading (h1) se tornará o conteúdo de cada slide.

Como Formatar um Slide

É muito importante notar que o estilo Parágrafo Normal não reproduzirá nenhum conteúdo no slide.

Os slides são feitos para exibir informações resumidas, não grandes parágrafos de texto. Assim, é imperativo classificartodo o conteúdo em cada slide com um estilo diferente do Parágrafo Normal. São exemplos desses estilos:

Heading (h1)Subheading (h3)Lista de definiçõesLista não ordenadaLista numeradaLiteralPull QuoteCall outHighlight

4. Colaboração e Fluxo de TrabalhoAprenda como compartilhar e controlar o acesso ao seu conteúdo, utilizando a aba Compartilhamento e omenu Estado.

4.1. Estados de Publicação BásicosO sistema de controle de publicação para o Plone é muito flexível, começando com configurações básicaspara tornar um item privado ou público.

No canto superior direito do painel edição para qualquer tipo de conteúdo -- pastas, imagens, páginas, etc., e qualquer tipode conteúdo especializado -- há um menu à direita para o estado da publicação. Esse menu Estado possui certasconfigurações:

O cabeçalho para o menu mostrará o estado atual da publicação para o item de conteúdo, como Estado: Privado, vistoacima. Esse é o estado inicial quando um item de conteúdo é criado -- uma imagem adicionada, uma página, uma notícia -- ecomo o nome indica, o item de conteúdo geralmente não estará disponível para os visitantes do website. A opção Publicardo menu tornará o item de conteúdo disponível no website para todos os visitantes, inclusive visitantes anônimos. A opçãoEnviar para publicação do menu é utilizada nos websites em que existem editores de conteúdo, responsáveis por aprovaritens para publicação, como discutido abaixo.

É importante destacar que certos tipos de conteúdo, como notícias e eventos, não aparecerão no website como você espera,até serem explicitamente publicados.

Nunca se esqueça: o estado de publicação é importante!

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 48

Page 49: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Ele pode ser modificado apenas por usuários cujas contas possuam as permissões necessárias. As opções no menu doestado refletirão a configuração das permissões. Em um website de um grande jornal, por exemplo, um repórter podeadicionar páginas para novos artigos, mas o menu estado não apresentará a opção Publicar, apenas Enviar parapublicação. Isto porque um repórter deve submeter seus artigos à equipe editorial para ser aprovado antes da publicação.Contudo, caso a sua conta possua a permissão, a opção Publicar no menu aparecerá e você poderá simplesmente publicar.

Para um editor, um item de conteúdo que foi enviado pode ser publicado ou rejeitado, por ser inapropriado à situação, oupela razão mais comum: é necessário uma revisão.

Depois que um item de conteúdo é publicado, ele pode ser retirado, para voltar ao estado de rascunho público, ou voltarpara ao estado privado. As opções do menu estado mudarão de acordo com a necessidade:

É importante considerar retirar ("despublicar"), ou tornar privado qualquer conteúdo que tenha se tornado obsoleto ouindesejável por alguma razão. O item privado deixará de estar na visão pública e nos resultados de busca, mas continuaráexistindo, caso seu formato ou material (texto, imagens, etc.) sejam necessários no futuro. Isso acontece principalmentecom conteúdos relacionados a eventos recorrentes ou criações únicas. A decisão de deletar ou tornar privado depende se oconteúdo existe em outro lugar, em um computador local. Se possuir um grande tamanho, talvez seja recomendávelsalvá-lo em um computador local antes de deletá-lo, caso o espaço no servidor do computador do website seja o problema.

4.2. Controle AvançadoO sistema de publicação avançado, no menu avançado, possui ferramentas sofisticadas para configurar adisponibilidade por data e por contexto.

O menu estado possui um item Avançado...:

que traz o painel de estado avançado:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 49

Page 50: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Abaixo de uma seção explicativa no início do painel, há uma caixa de seleção mostrando o conteúdo que será afetado poressa mudança de estado de publicação. Ela mostra que a pasta "Saltadora de Cauda Comprida" será afetada por essamudança.

O próximo campo, Incluir os itens contidos na pasta, é uma caixa de seleção para controlar se a mudança de estado afetaráapenas esse item (a pasta "Saltadora de Cauda Comprida") ou também todos itens contidos nela e em todas as outrassubpastas. Essa é uma caixa de seleção importante, pois permite que a disponibilidade de toda uma seção do website sejamodificada com facilidade. A pasta "Saltadora de Cauda Comprida", por exemplo, pode ter quatro subpastas parafotografias, descrições da ocorrência da espécie, histórico da taxonomia e descrições de comportamento, todos mantidos,até então, privados durante o trabalho inicial para construir esse conteúdo. Tudo isso pode ser publicado imediatamenteao ativar essa caixa e selecionar Publicar no fim da página antes de salvar. Da mesma forma, a opção Enviar parapublicação seria usada em um website onde os editores controlam a publicação final.

De semelhante modo, uma seção toda pode ser feita privada imediatamente. Se uma agência locadora de automóveis, porexemplo, decidisse remover um modelo de carro de sua frota, toda a seção de seu website dedicada a esse modelo, comdiversas subpastas cheias de páginas, imagens e arquivos, poderia se tornar privada.

Os próximos dois campos de datas são para a publicação e expiração. Seus significados são diretos. Se houver um espaçode tempo no qual um item de conteúdo ou vários forem válidos para publicação, ele poderá ser estabelecido através dessescampos.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 50

Page 51: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Um comentário permite anexar uma explicação a todo o conteúdo afetado pela mudança de estado. Isso é útilprincipalmente quando várias pessoas estão trabalhando no website e, alguém, menos familiarizado com determinada área,olha para um conteúdo e se pergunta por que não foi publicado. Ele pode pensar "Essa informação parece boa. Por que seráque ainda não foi publicada?" Então, ele lê um comentário que diz mais ou menos o seguinte, "Não publicar até que oRicardo verifique os direitos autorais sobre os itens aqui descritos". Usar comentários é uma boa ideia para informaçõessensíveis, mesmo se você for a única pessoa trabalhando no website, porque às vezes pode esquecer por que tomoudeterminada decisão sobre um estado de publicação.

Por fim, no fim da página existe a opção de vários estados disponíveis para essa ação. Isso pode variar, dependendo doestado presente de um item. Se ele estiver em um estado público, por exemplo, não haverá a opção publicar;semelhantemente, se estiver privado, não haverá a opção tornar privado, etc. Se um item já foi publicado, haverá opçõesno fim do painel para rejeitar e retirar, para "despublicar" um item, fazendo com que seja rascunho público novamente oucom que fique em estado privado.

4.3. Políticas de Fluxo de TrabalhoAs políticas de fluxo de trabalho permitem que o administrador do site crie um sistema formal paracontrolar a publicação e o gerenciamento de conteúdo como um fluxo passo a passo, envolvendodiferentes usuários em seus papéis designados.

O fluxo de trabalho é um assunto avançado. Ele envolve a criação de um controle mais regulamentado da criação deconteúdo, da revisão e da publicação. Se você tem uma conta de usuário em um pequeno site comum em Plone, vocêprovavelmente não encontrará políticas de fluxo de trabalho personalizadas, pois não há necessidade de um controle maissofisticado. No entanto, o possível uso dessa funcionalidade está presente, já que está embutida no Plone.

Para introduzir o conceito do fluxo de trabalho, considere um exemplo que envolve um website de um jornal, ondediferentes grupos de pessoas trabalham:

RepórteresPodem criar artigos, mas podem apenas enviá-los à revisão.

EditoresPodem revisar artigos, mas não podem publicá-los completamente. Eles enviam artigos editados e revisadospositivamente aos seus superiores, para aprovação.

CopidesqueFazem a verificação final dos fatos, os ajustes e a revisão; podem publicar artigos.

Uma política de fluxo de trabalho, às vezes abreviada para fluxo de trabalho, descreve as restrições em ações de mudançade estado para diferentes grupos de pessoas. Uma vez criada, ela precisa ser aplicada a uma área do website para que asregras se tornem efetivas. No exemplo do website do jornal, uma política de fluxo de trabalho seria desenvolvida e aplicadaàs pastas onde os repórteres fazem o trabalho de adicionar notícias. Então, eles criam seus artigos e os enviam para revisãoe aprovação:

Os repórteres adicionam notícias e as enviam (a opção publicar do menu não está disponível para eles). Da mesma forma,os editores podem rejeitar o artigo em revisão ou podem, por sua vez, enviá-lo a um copidesque para revisão final epublicação. Nesse exemplo, essa política seria chamada de "Política de Revisão Editorial". Configurar uma política de fluxode trabalho é uma questão de aplicá-la a uma área do website -- para definir o escopo do fluxo de trabalho. Isso é tarefa doadministrador do site. Através dos painéis de controle do Plone, ele pode especificar onde no website a "Política de RevisãoEditorial" se aplica, tanto em todo o site quanto apenas em uma subseção.

O Plone possui diversas políticas de fluxo de trabalho úteis -- a política padrão é uma política simples de publicação. Seuadministrador do website talvez aplique uma política mais específica, como uma política para um website de umacomunidade ou da Intranet de uma empresa. Se esse for o caso, talvez você precise aprender alguns passos do processo depublicação -- contudo, isso são apenas variações elaboradas dos princípios padrão da política de fluxo de trabalho básica.

4.4. Colaboração Através do CompartilhamentoA aba Compartilhamento permite que você compartilhe o gerenciamento do conteúdo com outros

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 51

Page 52: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

usuários.

Exemplo 1: Permitindo que outros adicionem conteúdo a uma pasta que você criou

Neste exemplo, Joana Silveira possui acesso total ao seu website em Plone. Ela pode adicionar, editar, deletar e publicarconteúdo em qualquer lugar no site. Por enquanto, ela apenas criou uma pasta chamada "Documentação" e adicionou umaPágina a ela, "Resumo do Projeto". Ela ainda não publicou nenhum dos dois. O fluxo de trabalho padrão para esse site emPlone não foi modificado.

Agora, ela quer permitir que seu colega, Jorge Oliveira, adicione conteúdo à sua pasta "Documentação". Ele não tempermissão para editar qualquer conteúdo existente, mas ela precisa que ele adicione conteúdo. Antes de acompanharmosJoana, vejamos o que Jorge vê quando acessa esse site em Plone:

Note que nesse momento, Jorge não pode ver a pasta "Documentação", pois Joana a criou e ela ainda está no estadoPrivado.

Todas as permissões padrão estão funcionando como devem. Joana dá a Jorge as permissões necessárias para adicionarconteúdo à pasta "Documentação". Ela navega até essa pasta e clica na aba Compartilhamento:

Uma das primeiras coisas a serem observadas é que Joana já possui todas as permissões disponíveis nessa Pasta. Elas lheforam dadas por já ter recebido permissões em níveis superiores no site, como indica o símbolo verde de marcação.

Assim, as permissões, em mais detalhes, são:

Pode adicionar - Isso significa que quando essa permissão é garantida a um usuário em particular (ou grupo deusuários), ele pode adicionar novos itens de conteúdo. E já que esse usuário será o criador daquele item, tambémpoderá editá-lo.Pode editar - Com essa permissão em uma pasta, o usuário pode não só editar a Pasta (seu título e descrição), mastambém editar qualquer item na pasta. Contudo, note que o usuário não pode deletar nenhum conteúdo. Quandoessa permissão é dada em uma Página, por exemplo, o usuário não poderá editar nenhum outro item na pasta,exceto essa Página.Pode ver - Quando essa permissão é utilizada em uma pasta ou em outro item, o usuário pode ver o conteúdo, masnão pode alterá-lo.Pode revisar - Quando essa permissão é dada, o usuário pode publicar itens.

Nota: essas permissões anularão as permissões padrão do fluxo de trabalho! Se você der a um usuário a permissão "Podever" em uma Página de estado Privado, ele poderá ver aquela Página.

Nesse exemplo, Joana dará a Jorge a permissão "Pode adicionar" na pasta "Documentação", para que ele possa adicionarconteúdo a ela. Primeiro, ela o procura por seu nome:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 52

Page 53: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Joana agora pode adicionar permissões específicas para Jorge na pasta "Documentação". Ela lhe dará a permissão "Podeadicionar" e clicará "Salvar":

E é só isso! Vejamos como Jorge visualizará o site agora.

Nota: Jorge NÃO precisa finalizar seu acesso e entrar novamente. As permissões são sempre atuais, pois são verificadascada vez que um usuário acessa qualquer coisa (quando clica em um link, por exemplo) em um website em Plone.

Jorge clica na aba Página Inicial (por exemplo) para atualizar sua visão do site e, então, pode ver a pasta "Documentação":

Quando Jorge clicar na aba "Documentação", notará que pode visualizar todo o seu conteúdo e adicionar os tipos deconteúdo disponíveis a ele, como mostra o menu Adicionar item

:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 53

Page 54: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Jorge quer revisar o que Joana já criou, então clica nos links do Resumo do Projeto e vê:

Embora possa ver o documento, suas permissões limitadas não lhe deixam editá-lo ou mudar seu estado. A única coisa queele pode fazer além de visualizar é fazer uma cópia para si mesmo.

Jorge adiciona uma Página chamada "Instalação do Widget" e cria conteúdo para ela. Ao terminar, ele salva:

Joana visualiza o trabalho de Jorge. Ela clica na aba "Documentação" e ao ver que ele já fez algo novo, clica na página"Instalação do Widget" para analisá-la:

Note que Joana tem acesso total à página criada por Jorge. Ela pode editá-la e utilizar as operações recortar/copiar/colar.No entanto, ela esperará até que Jorge envie a página para revisão.

Exemplo 2: Permitindo que outros editem o conteúdo que você criou

Tanto Joana quanto Jorge têm trabalhado bastante na pasta "Documentação", adicionando páginas. Joana publicou a

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 54

Page 55: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

pasta e suas diversas páginas:

Ela decidiu que quer dar todo o controle da edição (não da publicação) da pasta "Documentação" a Jorge. Assim, ela volta àpasta e clica na aba Compartilhamento:

Então, ela precisa apenas selecionar a caixa "Pode editar", permitindo que Jorge edite todo o conteúdo da pasta -- inclusivea própria pasta. Quando Jorge visita a pasta novamente e clica em "Resumo do Projeto" (página criada por Joana), ele vê oseguinte:

Agora, Jorge pode editar qualquer item na pasta "Documentação" independente de quem o criou ou quando foi criado.

Enquanto isso, Magali também entrou no grupo de Jorge, como um novo membro. Ele a ajuda a atualizar o documento"Instalação do Widget". Ao clicar na aba compartilhamento dessa página, ele busca o nome completo de Magali (não seunome de usuário) e lhe dá a permissão "Pode editar" nesse documento.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 55

Page 56: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Agora, quando Magali for à pasta "Documentação", poderá ver dois itens publicados e dois privados que poderá editar:

Aliás, ao clicar no documento "Instalação do Widget", poderá editá-lo:

No entanto, note que ao clicar em qualquer um dos dois itens que não pode editar, ela não possui nenhum acesso adicional.Ela pode visualizá-los porque estão publicados dentro do fluxo de trabalho padrão do Plone (ou seja, qualquer pessoa podevê-los).

Uma última observação sobre esse exemplo: se a pasta "Documentação" não estivesse no estado publicado OU se Magalinão tivesse recebido nenhuma outra permissão ("Pode ver" na pasta, por exemplo"), então teria precisado da URLcompleta para chegar até o documento que recebeu permissão para editar. As permissões são muito específicas no Plone!

5. Usando Coleções

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 56

Page 57: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

As Coleções aproveitam a inteligência do Plone.

5.1. Introdução às ColeçõesUma Coleção no Plone funciona basicamente como uma busca em um banco de dados. Utilize-a paraorganizar e exibir seu conteúdo de forma dinâmica.

Uma Coleção no Plone funciona basicamente como uma busca em um banco de dados. A ideia é usá-la para fazer umabusca em seu website, com base em Critérios estabelecidos, como: tipo de conteúdo (página, notícia, imagem), data depublicação ou palavras-chave contidas no título, descrição ou corpo.

Digamos que você possui um grande catálogo de fotos e mapas em seu website. É possível exibir todos de uma vez comfacilidade, criando um hyperlink para a pasta em que estão localizados. Você pode até criar links diferentes para subpastas,se organizou seus itens dessa forma. Contudo, caso suas imagens e mapas estiverem espalhados por todo o site emdiversas pastas, isso pode se tornar cansativo. Além disso, diferente de uma pasta normal, as coleções podem exibirconteúdos diferentes, em diferentes partes do seu site, com base em:

palavras-chavedata de criaçãoautortipo de conteúdo

A necessidade de apresentar o conteúdo em uma variedade de formas dinâmicas foi a razão de ser das Coleções (antesconhecidas como Smart Folders ou Rich Topic, em versões anteriores do Plone). Na realidade, bem como uma pasta,elas não contém nenhum item de conteúdo próprio. Em vez disso, utilizam Critérios estabelecidos para determinar qualconteúdo aparece em cada página de Coleção. Aplicações comuns para Coleções são:

Arquivos de NotíciasArquivos de EventosFotos Exibidas por DataConteúdo Exibido por Palavra-chave

5.2. Adicionando ColeçõesUma Coleção (antes chamada de Smart Folder) é uma lista de itens encontrados através de uma buscaespecializada.

Uma coleção é usada para construir um tipo de armazenador virtual de conteúdo -- o conteúdo existe no local onde os itensestão armazenados no website, mas as coleções encontram-no a partir de indicações estabelecidas por critérios de busca,fazendo parecer que os itens estão armazenados de uma outra forma. Para a página de borboletas, descrita na introduçãodessa seção, a forma de armazenamento real é por grupos taxonômicos (Saltadoras, Monarcas, Folha, etc.), mas através dascoleções, podem haver agrupamentos virtuais por diversos critérios, como por cor. As páginas de borboleta quecorrespondam aos critérios da busca aparecerão como se "morassem" na coleção onde as páginas de borboleta sãoorganizadas por cor. Para que isso funcione, é claro que devem existir categorias (antes chamadas de palavras-chave)estabelecidas para cores nas páginas. Os critérios de busca feitos para buscar texto em geral também podem fazemagrupamentos muito úteis.

Um importante passo para utilizar o Plone de maneira mais eficaz é aprender a usar coleções personalizadas parapossibilitar diferentes "visões" do conteúdo. É um sistema inteligente.

Para adicionar uma coleção, como para adicionar qualquer outro tipo de conteúdo, utilize o menu Adicionar item:

Você verá o painel Adicionar Coleção:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 57

Page 58: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Abaixo dos campos de título e descrição, há um grupo de campos para especificar o formato dos resultados da buscaatravés dos critérios de busca para a nova coleção. Os quatro campos no painel acima estão em pares. Os dois primeiroscampos permitem limitar os resultados de busca ao número de itens exibidos. Os dois campos seguintes permitemcontrolar a ordem dos resultados.

Estabelecendo os critérios de busca

Após estabelecer a configuração da exibição no painel de edição acima, clique na aba Critérios para mostrar o seguintepainel:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 58

Page 59: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

A área no topo do painel, Adicionar Novos Critérios de Busca, permite estabelecer um campo e um critériocorrespondente. A área do fim, Definir Ordem de Classificação, é uma seleção simples de organização do campo:

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 59

Page 60: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Os tipos de critérios para dados correspondentes em itens de conteúdo dependem de qual campo é selecionado.

Após salvar a coleção, os critérios de busca serão aplicados e os resultados, apresentados quando a coleção for clicada. Épossível criar quantas coleções quiser para essas visões personalizadas. Para o exemplo da borboleta acima, além darestrição de data, para encontrar itens recentes, o campo de categorias pode ser usado para corresponder a cores, a fim dehaver uma série de seleções para "Borboletas Azuis", "Borboletas Brancas", etc.

Critérios múltiplos podem ser usados em uma coleção. Uma coleção chamada "Borboletas Fotografadas Mês Passado", porexemplo, pode ser feita através do critério Data de Criação e no Tipo de Item, Imagem. Esse tipo de coleção com base emdatas são muito úteis para apresentar visões atualizados do conteúdo, sem que haja um trabalho administrativo complexo-- uma vez criada, a coleção será sempre atualizada.

Nota: Uma coleção não se comporta como uma pasta normal -- você não pode adicionar itens de conteúdo através do menuadicionar item.

5.3. Ajustando as Configurações de ExibiçãoAprenda como as configurações de exibição podem mudar o visual da sua página de Coleção.

Embora o ponto forte das Coleções sejam os Critérios, as configurações de exibição podem fazer grande diferença naaparência da sua Coleção. As três configurações aqui abordadas podem ser encontradas na aba Edição de uma Coleção.

Herdar Critérios

Ao selecionar a opção Herdar Critérios, a Coleção herdará os Critérios de uma Coleção acima. Isso é útil apenas no usode Sub Coleções. Se esta opção estiver selecionada, você pode criar outra Coleção mais específica que a Coleção acima,embora mantenha seus critérios básicos. Um exemplo simples seria uma Coleção Acima que exibe todos os Eventos em umsite e uma Sub Coleção que também exibe Eventos (por herdar os critérios), mas apenas os Eventos com algumapalavra-chave específica.

Limitar Resultados da Busca

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 60

Page 61: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Podemos usar Limitar Resultados da Busca para restringir o número de resultados exibidos por página. Assim, casotenhamos uma Coleção que exiba Notícias, podemos limitar os resultados a cinco ou dez, em vez de mostrar todas asNotícias em uma única grande lista.

Exibir como Tabela

Exibir como Tabela é apenas uma outra forma de exibir os resultados de uma Coleção. Em vez de exibi-los em forma delista, podemos fazer com que uma tabela seja gerada, estabelecendo exatamente quais informações queremos que osresultados exibam. Personalizamos a tabela, ao selecionar as Colunas da Tabela à esquerda, clicando no botão da flechadireita para movê-lo à direita.

Ao considerar o que selecionar, lembre que nem todos os objetos possuirão informações para cada coluna disponível, porexemplo: a Data de Início e Data de Final se aplicam apenas para os Eventos. Portanto, se você adicionou essas colunase a sua tabela incluiu Páginas e eventos, as linhas das Páginas não terão os espaços de Data de Início e Final preenchidos.Outra coisa a ser considerada é que quanto mais colunas você escolher, mais preenchida será sua tabela. Um princípiobásico seria exibir apenas o que você realmente precisa.

Mais algumas observações sobre a seleção das colunas: você pode selecionar mais de uma por vez, segurando a tecla"Control" (Ctrl) enquanto clica com o mouse. Se quiser remover uma coluna, selecione-a à direita e clique no botão daflecha esquerda. Também é possível adicionar e remover colunas, dando um duplo clique em seu nome.

5.4. Definição de CritériosDefinições e exemplos dos diferentes campos de critérios disponíveis

O poder das Coleções certamente está nos campos dos Critérios. Dominar o uso dos diferentes Critérios permite que vocêuse as Coleções de diversas formas eficazes. Nesta seção, utilizaremos exemplos para ilustrar as várias formas de se usar osCritérios.

Categorias

O critério Categoria sempre permite buscar o Campo de Categoria dos objetos. Para que isso funcione, é necessárioespecificar Categorias para os objetos de conteúdo com antecedência (isso é feito através da aba Categorização nos objetosde conteúdo). Um exemplo de uso seria quando quer criar uma Coleção que exiba todos os objetos relacionados à CategoriaOrganização.

Mais uma vez, lembre que os valores disponíveis para você dependem totalmente do que você especificou para os objetosna aba Categorização.

Criador

Ao usar o Critério Autor, estamos filtrando os objetos com base em quem os criou. Isso pode ser útil se desejarfazer uma seção "autor do momento", onde quer exibir o conteúdo em seu site criado apenas por determinado autor. Comopode-se ver, existem diversas opções para tipo de critério. É possível restringir o autor a uma pessoa que esteja conectadanaquele momento, introduzir o nome de outro usuário em texto ou selecionar usuários a partir de uma lista. Se quiserexibir resultados de diversos usuários, seria preciso utilizar a opção Lista de Valores. Caso contrário, utilize a opçãoTexto, a menos que o autor desejado for você, então, será necessário usar Restringir ao Usuário Atual.

Descrição

O campo Descrição é basicamente um critério do tipo ferramenta de busca. Contudo, em vez de buscar o título e corpode uma página, ele buscará apenas o texto no campo Descrição de um objeto de conteúdo. Esse critério é útil apenasse o campo Descrição for consistentemente preenchido em todos os objetos de conteúdo.

Local

Utilizar o critério Local é como especificar o local ao buscar por um documento em seu disco rígido. Fazendo isso, osresultados exibidos em sua Coleção virão apenas daquele local, geralmente uma Pasta. Isso pode ser útil sequiser exibir um conteúdo na seção Quem Somos do seu site, por exemplo. Da mesma forma, isso pode ser útil pararestringir os resultados da Coleção, combinando-o com outro critério. Para especificar o Local, apenas clique no BotãoAdicionar; uma nova janela se abrirá, mostrando um diretório do seu site. Se você seguir nosso exemplo e quiser buscarna seção Quem Somos de seu site, clique no botão Inserir ao lado da pasta Quem somos.

Você pode abrir pastas para visualizar seu conteúdo, clicando no botão Procurar ou diretamente no título da pasta.Também é possível utilizar o campo de Busca para buscar pelo Título de um objeto.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 61

Page 62: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Buscar Texto

Buscar Texto é um critério muito útil. É parecido com a ferramenta de busca do seu site ou com um buscador da Internet.Ele pega o texto especificado e busca o Título, a Descrição e o Corpo de todos os objetos, trazendo qualquer palavra oufrase especificada. Isso é ótimo quando se quer encontrar objetos relacionados a determinada coisa, principalmente seuma palavra ou frase aparece em muitos tipos de conteúdo. Utilizando LearnPlone.org como exemplo, se você quiser criaruma Coleção que exiba todos os objetos referentes à palavra Coleções, seria preciso especificar coleções no critério BuscarTexto. Todos os Tutoriais, Vídeos, Itens de glossário, etc, com coleções no Título, Descrição ou Corpo apareceriam nosresultados da Coleção.

Relacionado Com

O campo Relacionado Com é outro campo, como Categoria, que precisa ser especificado em um objeto de conteúdo antesde ser utilizado em uma Coleção. Esse campo permite especificar quais outros objetos em seu site são parecidos ourelevantes ao objeto criado. Ao especificá-lo, quando você cria um objeto, pode criar uma rede de conteúdos relacionadosque se relacionam uns com os outros (isso é como uma função "veja também"). Após fazer isso, você pode utilizar o critérioRelacionados Com em uma Coleção, para exibir qualquer coisa relacionada a um objeto específico.

Nesse caso, especificamos que existem páginas relacionadas à Nossa Equipe, à História e à página Quem Somos. Aoselecionar um ou vários valores dessa lista, nossa Coleção exibirá as páginas relacionadas a esse Valor.

Se selecionarmos História como o valor desejado, nossa Coleção mostraria tudo relacionado à página História.

Lembre que a lista Relacionado Com não funciona com base em quais objetos estão relacionados ao conteúdo, mas emquais objetos possuem outro objeto relacionados a eles. A Coleção exibirá os resultados relacionados àquele valor.

Estado

Utilizar o critério Estado é muito simples; ele permite que organizemos os objetos a partir do estado público ouprivado. É uma ótima ideia restringir Coleções publicamente visíveis para filtrar o que é público, a fim de que nenhumconteúdo privado apareça nos resultados. Filtrar o que é privado também pode ser útil, por exemplo: um administrador dosite quer ver rapidamente um conteúdo privado, para determinar o que precisa ser terminado e o que pode ser deletado.

Datas

Talvez você tenha notado que existem diversas datas disponíveis para se usar como Critério. Já que esse número émuito grande, as datas serão abordadas em sua própria seção do manual.

5.5. Definindo a Ordem de ClassificaçãoAprenda como usar a opção Ordem de Classificação para personalizar a ordem em que os resultados dasua Coleção são exibidos

A Ordem de Classificação determina a ordem em que seus resultados da Coleção serão exibidos. Ela permiteclassificar por três categorias principais: texto, propriedades do objeto e datas. Quando você classifica por texto, os objetosserão classificados em ordem alfabética. Quando classifica por uma das propriedades dos objetos, eles serão agrupadosconforme essa propriedade. Ao classificar por data, os resultados serão exibidos pela data mais recente em primeiro lugar(embora existam muitas 'datas' no Plone). Todas as Ordens de Classificação estão em Ordem Ascendente, a menos que acaixa Inverter esteja selecionada. Essa opção permite exibir em ordem inversa os dos resultados da Coleção, é possível, porexemplo, exibir os itens com as datas mais novas em primeiro lugar.

Datas

Existem diversas opções de Data, que serão explicadas na próxima seção deste manual.

Propriedades do Objeto

Tipo de Item

Ao classificar por Tipo de Item, você terá uma Coleção cujos resultados são agrupados pelo Tipo de Item. Isso serianecessário se tivéssemos uma Coleção que possui resultados de diversos Tipos de Item. Assim, facilitamos a navegação daColeção para o visitante do site.

Estado

Classificar por Estado exibirá resultados agrupados pela estado de publicação. Já que existem apenas dois Estados na

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 62

Page 63: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

configuração padrão do Plone, haverá apenas itens Publicados ou Privados. Podemos utilizar isso para separar todas aspáginas em nosso site, visualizando com facilidade o que está público (Publicado) e o que está escondido ao visitante(Privado).

Categoria

Essa classificação é útil quando queremos exibir os objetos em nosso site da forma que estão agrupados pela Categoriaonde os colocamos. Lembre que para que isso funcione, é preciso especificar a Categoria em diversos objetos. Se você nãofez isso, a classificação por Categorias não mudará nada.

Relacionado Com

Essa ordem de classificação aplicará um critério à sua Coleção. Ela limita os resultados a apenas aqueles que possuaminformações Relacionadas especificadas em suas propriedades.

Texto

Nome Curto

Classificar pelo Nome Curto é colocar os resultados em ordem alfabética. No padrão, Plone define o Nome Curto de umobjeto para ser o mesmo do Título. A diferença entre os dois é que o Nome Curto possui apenas letras minúsculas e hífensentre as palavras. O Nome Curto para a pagina Quem Somos, por exemplo, seria quem-somos. É isso que o Plone utiliza naURL da página (www.meusite.com.br/quem-somos). Você pode especificar um Nome Curto diferente para um objeto,utilizando o botão Renomear na aba Conteúdo.

Criador

Classificar pelo Criador agrupará todos os resultados em ordem alfabética pelo seu autor. Digamos, por exemplo, quetenhamos diversos documentos publicados por Daniel Sousa e diversos outros documentos publicados por Joana Silveira.Essa classificação faria com que todos os documentos criados por Daniel fossem listados primeiro que os de Joana.

Título

A classificação por título exibe os resultados em ordem alfabética, pelos Títulos dos objetos.

Em seguida, abordaremos as Datas, já que as pulamos nessa seção e na seção dos Campos dos Critérios.

5.6. Usando e Entendendo DatasExplicação das Datas associadas a Coleções e seus usos

Existem diversos tipos diferentes de datas para se escolher, sendo que muitas parecem similares. Por essa razão, é muitofácil se confundir sobre qual data usar. Abaixo, há uma definição de cada opção de data.

Definição das Datas

Data de Criação

É a data em que o documento foi feito, como se fosse seu aniversário, o dia em que nasceu. Não é possível modificar a Datade Criação de um objeto.

Data de Efetivação

É a data em que o objeto se torna público; ela pode ser personalizada através da aba Edição -> aba Data. Contudo, láessa data é chamada de Data de Publicação (uma pequena discrepância na nomenclatura do Plone) A Data de Criação e aData de Efetivação são muito parecidas. Ambas representam o início de um objeto. Ao escolher qual utilizar, éimportante lembrar que um objeto pode ser criado muito antes de se tornar público. Você pode ter uma página na qualtrabalhou por muitas semanas até, finalmente, publicá-la. Assim, você receberá resultados diferentes em uma Coleção,dependendo de qual data usar. Recomendamos utilizar a Data de Efetivação em vez da Data de Criação para Coleçõesque possuam esse critério. Assim, ela mostrará resultados com base no momento em que se tornaram visíveis ao público, oque é muito mais relevante. Além disso, também é possível ajustar manualmente a Data de Efetivação para controlar aordem de classificação, o que não pode ser feito com a Data de Criação.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 63

Page 64: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Data de Expiração

Refere-se ao dia em que o item não estará mais disponível ao público. Ela também pode ser personalizada através da abaEdição (vista acima) como a Data de Efetivação. No padrão, os objetos não possuem data Data de Expiração.

Data de Modificação

É a data em que o objeto foi editado pela última vez. Note que essa data é estabelecida pela primeira vez quando o objeto écriado, e será modificada toda vez que ele for editado. Não há como personalizar essa data. Você pode usá-la como umaOrdem de Classificação juntamente com o critério Tipo de Item na Página, para exibir todas as páginas modificadas naúltima semana, por exemplo. A lista "What's New" na página inicial do LearnPlone.org utiliza a Data de Modificação comoseu critério de data. Dessa forma, tanto os documentos recentemente criados quanto os recentemente atualizadosaparecerão na lista.

Datas Específicas de Eventos

As duas datas seguintes se aplicam apenas aos objetos que são Eventos; elas são muito eficazes para a criação deColeções de Eventos Recentes ou Próximos Eventos, comunicando seu público o que a sua organização está fazendo agora eo que fará no futuro.

Data Inicial

É simplesmente a data em que o Evento começa.

Data Final

É simplesmente a data em que o Evento termina.

Estabelecendo Datas

Algo confuso sobre as datas pode ser como configurar seus Critérios. Sua configuração é diferente de qualquer outroCritério. Em primeiro lugar, é preciso escolher se você deseja uma Data Relativa ou um Intervalo de Data.

A Data Relativa permite construir um estado condicional, como: itens modificados menos de 5 dias atrás. Um Intervalode Data permite especificar um período exato de datas, como de 02/01/08 a 02/02/08. Isso é útil para criar umaColeção com uma data permanente. A Data Relativa, por outro lado, é útil para criar Coleções que se atualizamautomaticamente, como Coleções de Notícias Recentes ou uma Seção de Eventos Futuros.

Data Relativa

Ao olhar para a opção Data Relativa, você vê que há três opções a serem preenchidas.

A primeira opção é Qual Dia. Isso permite selecionar o número de dias que serão inclusos no critério. Uma das opções échamada Agora; ela faz com que o período de data seja estabelecido para o dia atual. As outras duas opções não importame podem ser ignoradas quando se utiliza o Agora.

A segunda opção é No Passado ou Futuro e possibilita escolher olhar à frente ou atrás no tempo. A última opção é Maisou Menos, que nos permite escolher entre três opções. Menos que permite incluir tudo que vai desde agora até umperíodo de tempo igual ou menor à configuração Qual Dia, tanto no passado quanto no futuro. Mais que inclui tudo queestá além do número de dias especificado ou maior que Qual Dia. Finalmente, No Dia inclui apenas as coisas que estão nodia especificado como Qual Dia. Usando o exemplo da imagem acima, se tivéssemos selecionado No Dia em vez de Maisque, nossa Coleção exibiria apenas os objetos modificados (estamos utilizando o critério Data de Modificação) 5 dias atrás.Se isso está confundindo você, tente pensar nisso como uma frase que substitui as opções escolhidas. "Quero que osresultados incluam Mais ou Menos que Qual Dia, No Passado ou Futuro". Nosso exemplo na imagem acima seria"Quero que os resultados incluam objetos Menos que 5 dias no passado.

Intervalo de Data

É muito mais fácil entender essa opção. Tanto uma Data Inicial quanto uma Data Final são necessárias (não confunda essestermos com datas Específicas de Eventos!). O Intervalo de Data permite introduzir uma data final e inicial para exibir tudoo que está dentro daquele período. Note também que isso permite especificar um momento específico do dia.

6. Gerenciamento de PortletsUma introdução ao uso e gerenciamento de portlets.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 64

Page 65: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

6.1. Hierarquia dos PortletsOs portlets utilizam uma abordagem básica de hierarquia que determina como e por que aparecem emcada seção de seu site.

Os portlets utilizam uma abordagem básica de hierarquia. No padrão, os portlets estabelecidos na raiz (página inicial) dosite se propagarão a todas a subseções do site. Se você quiser um conjunto ou ordem diferente de portlets para umasub-seção específica, é preciso utilizar o controle Bloquear/desbloquear portlets, para "bloquear" os portlets acimadele. Quando fizer isso, é necessário adicionar explicitamente todos os Portlets que deseja ver na página e suas sub-páginascontidas.

Nesse diagrama, nossos Portlets estão designados em azul abaixo do título da Página.

Como você pode ver, temos dois Portlets designados em nossa Página Inicial (navegação e itens recentes). Esses mesmosPortlets aparecerão em nossa Página Sobre Nós, devido à hierarquia dos portlets.

Contudo, na página Documentação, adicionamos um terceiro portlet -- o Portlet Coleção Aqui ainda estamos permitindoPortlets de níveis superiores além do Portlet Coleção. Ao bloquear Portlets de níveis superiores, é preciso readicionar osPortlets em cada Página de nível inferior. Nesse caso, readicionamos o Portlet Navegação às duas e, então, fizemos omesmo com o Portlet Busca.

6.2. Gerenciando PortletsComo adicionar, remover e reorganizar portlets.

Para começar a manipular os portlets, é preciso encontrar o link Gerenciar Portlets, geralmente localizado no fim decada coluna lateral. Lá, você pode criar novos Portlets, remover, renomear e reorganizar Portlets.

Ao clicar nesse link, seremos levados a uma nova página que nos permitirá editar os Portlets. O outro método de chegarnessa tela é adicionar /@@manage-portlets (isto significa: gerenciar portlets) ao fim da URL da página na qual queremoseditar os Portlets. Para editar Portlets na Página Quem Somos, por exemplo, a URL seria a seguinte:www.meusite.com.br/quem-somos/@@manage-portlets.

Adicionando um Portlet

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 65

Page 66: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Adicionar um Portlet é muito simples: Selecione a opção Adicionar Portlet na caixa e clique no tipo de Portlet desejado.Abordaremos as diferentes opções disponíveis na próxima seção.

Editando um Portlet Existente

Para editar as propriedades de um Portlet existente, apenas clique no nome do Portlet. No exemplo, se quiséssemos editaras propriedades do Portlet Navegação, clicaríamos em Navegação. cada tipo de Portlet possuirá opções de configuraçãodiferentes.

Reorganizando Portlets

Para reorganizar seus Portlets, apenas clique na flecha azul para cima ou para baixo. Isso afetará a ordem de exibiçãodos Portlets na página.

Removendo Portlets

Para remover um Portlet, clique no "X" vermelho associado ao seu nome. Como você deve ter notado na tela GerenciarPortlet, é possível trabalhar com Portlets tanto do lado direito, quanto esquerdo da página. Isto acontece porquenormalmente há duas colunas para os Portlets, à direita e à esquerda. Os Portlets aparecerão apenas no lado ondevocê os adicionar.

Você pode adicionar mais de um Portlet do mesmo tipo em uma página. Não há limites do uso de um Portlet específico ouum limite do total de Portlets em uma Página.

6.3. Tipos de PortletDescrição de cada Tipo de Portlet

Existem diversos tipos de Portlets para se escolher. O nome dos tipos de Portlets às vezes podem ser confusos. Além disso,alguns podem ser configurados através de Gerenciar Portlets, enquanto outros requerem configurações através do ZMI ouatravés da criação de outros objetos de conteúdo. Veja abaixo uma descrição básica do uso e funcionalidade de cada tipo dePortlet disponível.

Navegação

Permite que os usuários naveguem em seu site com facilidade, provendo um "mapa do site" estruturado, um menude navegação ou árvore de navegação. Você tem a opção de exibir a navegação para todo o site ou escolher exibir apenas osconteúdos da pasta atual. No LearnPlone.org, há um exemplo de Portlet Navegação na coluna da esquerda. Ao explorarmais o site, a árvore continua expandindo. Existem diversas opções de configuração disponíveis que afetam ocomportamento do Portlet Navegação.

Calendário

Trata-se de um Portlet muito simples que exibe um Calendário em seu site; ele não possui opções personalizadas. Se vocêpublicou objetos de conteúdo Evento em seu site, os dias em que eles ocorrerão estarão em negrito no calendário, com umlink para o evento correspondente no site.

Clássico

Refere-se à forma pela qual os Portlets eram usados nas versões anteriores do Plone, antes do Plone 3. É preciso criar umTemplate de Página no ZMI e estabelecer o caminho e o macro adequadamente para ativar o portlet. Isso requerconhecimento técnico tanto do TALES, quanto do ZMI.

Coleção

Permite exibir resultados de uma Coleção. É preciso já ter criado uma Coleção ao adicionar esse Portlet, paraespecificar o seu uso. Essa é uma ótima forma de resumir os resultados de uma Coleção importante, a fim de que fiquemvisíveis ao público de forma fácil.

Eventos

Exibe Eventos Futuros, desde que você possua Eventos em seu site. É possível determinar quantos e quais eventos querque sejam exibidos, com base no estado de publicação.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 66

Page 67: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Acesso

Trata-se de outro Portlet que não pode ser configurado, pois simplesmente exibirá um Formulário de Acesso,permitindo que os usuários que possuam informação de acesso entrem no site. Uma vez que entrarem, esse Portlet nãomais aparecerá.

Notícias

Funciona exatamente como o Portlet Eventos. Contudo, em vez de exibir Eventos, exibirá Notícias recentes. Mais umavez, é possível escolher quantas notícias exibirá e filtrá-las, com base em seu estado.

Feeds RSS

Permite fazer links a um Feed RSS; escolha quantos itens exibirá e especifique a frequência da atualização.

Itens Recentes

Exibe um número personalizado de Itens Recentes, listados por Título; são determinados pela sua Data de ÚltimaModificação.

Lista de Revisão

Exibe uma lista de objetos enviados para revisão. Se você estiver utilizando um ciclo de enviar e revisar (e estabeleceupapéis globais para seus usuários adequadamente), esta é uma ótima maneira para que os revisores vejam o que foisubmetido para revisão. Esse Portlet aparece apenas para para quem tiver feito seu acesso, pois não está visível ao público.

Busca

Colocará uma caixa de busca em sua coluna de Portlets. Essa caixa buscará os Títulos, Descrições e Corpo do texto dosobjetos em seu site ou por um texto específico. Você tem a opção de ativar uma BuscaAtiva. Essa opção mostra resultadosatuais se o navegador suportar JavaScript.

Texto Estático

Permite introduzir conteúdo como qualquer objeto de Página. Isso é útil para adicionar hyperlink a diferentes sites ouqualquer informação que não vai mudar. Um exemplo é o Portlet "Still Stumped?" (Ainda Confuso?) à direita do siteLearnplone.org.

7. Próximos PassosEste manual se concentrou na perspectiva do usuário. Os administradores do site podem encontrardiversos outros documentos de ajuda no Plone.org. Para concluir esse manual do usuário, examinaremosalgumas situações do papel de administrador, em preparação para a documentação mais avançada.

7.1. Outras Documentações Úteis e BásicasPlone.org possui páginas de documentação individuais, dedicadas a tarefas específicas.

A área de documentação do site do Plone possui uma seção dedicada ao uso básico para editores de conteúdo:http://plone.org/documentation/phc_topic_area?topic=Basic+Use (em inglês). Você encontrará documentações de ajudaadicional; algumas repetirão os elementos desse manual, outras se concentrarão em resolver problemas específicos.

Talvez você queira explorar outros documentos de ajuda para administração de site, para modificar a aparência visual epara programação, mas lembre que grande parte desses documentos são específicos e podem ser muito técnicos.

7.2. Do Usuário ao Administrador e Mais AlémPressupondo que você tenha dominado a funcionalidade básica de um usuário do Plone, tomar tarefas deum administrador de site em um website em Plone pode ser um próximo passo relativamente fácil. Osexemplos aqui dados pretendem guiar os interessados em aprender além desse manual.

O tratamento apresentado nessa página deve ser útil a você, mesmo se desejar fazer o mínimo de administração de sitepossível, já que alguém precisa realizar essas tarefas. Aprender sobre a variedade de possibilidades abrirá seus olhos ao

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 67

Page 68: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

potencial dos websites em Plone, fazendo com que você queira questionar seu administrador.

Um administrador de website é a pessoa a quem se recorre para nos ajudar com instruções, problemas técnicos eatualizações de programas. Para websites grandes, há mais de um administrador, especializado em lidar com contas deusuários, aparência do site, manutenção do banco de dados e programação. Para simplificar, pensemos em apenas umadministrador, o proprietário de um website pessoal, usando o Plone.

O uso típico do Plone para um website pessoal inclui o compartilhamento de fotografias de família, um blog, a manutençãode um site de fã clube, a apresentação de materiais de ensino e a exibição de fotografias, obras de arte, músicas e outrasobras criativas, todos seguindo uma área específica de interesse. Além das ferramentas de administração do site e certonível de programação, as funções básicas descritas nesse manual também são utilizadas.

Podemos usar uma pessoa apaixonada por borboletas (lepidopterista) como exemplo de alguém que vai além dasferramentas básicas de usuário para construir um website pessoal. Esse lepidopterista tem muito conhecimento sobreborboletas e quer compartilhá-lo com o mundo, ao mesmo tempo em que colabora com outras pessoas que possuem omesmo interesse, tanto cientistas quanto simples apaixonados. O Plone é uma ótima ferramenta para esse trabalho. Olepidopterista aprende que é possível usar o Plone para websites pequenos e vai fundo.

Imagine três possíveis personagens lepidopteristas, com relação à experiência e confiança no uso de um computador:

João, uma pessoa comumBete, a criadora de páginas da webSandra, a programadora

Essas personagens abrangem os tipos de proprietários de websites em Plone, sendo que o primeiro assume apenas o papelde usuário do Plone; o segundo assume dois papéis, tanto o de usuário, quanto o de administrador e o terceiro assume trêspapéis: usuário, administrador e programador. Vamos comparar essas personagens.

João, uma pessoa comum

João é sortudo, tem um amigo que faz websites em Plone. Então, pede a ele que monte um website e lhe mostre comousá-lo. O amigo instala o Plone em seu próprio servidor da web, registra um nome de domínio para o website, fazendo todaa preparação. Ele até desenha um logo bonito de borboleta, define cores personalizadas e uma imagem de plano de fundopara o site. Tudo o que João precisa fazer é aprender sobre o Plone através de uma perspectiva de usuário (por meio destemanual e de outros documentos direcionados ao usuário no Plone.org). Pronto. João, uma pessoa comum, já pode serencontrado na Internet.

Ele pede, então, a seu amigo, que será o administrador de seu website, para criar uma conta de usuário básica, chamadajoaodasilva. A conta é criada e dá a João direitos de acesso total a todo o website, através do papel de Administrador. Joãoacessa o site como joaodasilva e vê a interface com abas em todas as páginas do site. Ele aprende a criar pastas e vaidesenvolvendo uma estrutura hierárquica de pastas e subpastas para sua informação biográfica e de contato, sua área defotos de família e pastas para as informações sobre borboletas. Ele também aprende os procedimentos para prepararimagens de fotografias digitais de sua família e de borboletas, trabalhando bastante tempo nos dados e fotografiasexistentes, adicionando arquivos e imagens. Escreve páginas da web para grupos e espécies de borboletas, seguindo umsimples template que criou. Após alguns meses desse trabalho básico, porém intenso, João consegue desenvolver umarotina mensal de atualização do website, com novas imagens e descrições de borboletas.

Quando essa pessoa comum tem uma pergunta, ela conta com o luxo de pedir ajuda a seu amigo, que pode acessar o siteatravés da conta de administrador todo-poderoso. Existem outras tarefas de administrador sobre as quais João precisa daajuda de seu amigo, mas, no geral, ele mantém o website sozinho. As tarefas de administração que faz por si são:

Adicionar novas contas de usuário para membros de sua família e para outros apaixonados por borboletas, que oajudam a escrever descrições de espécies de borboletas.Gerenciar contas de usuário e acesso a diferentes partes do website. Quando precisa da ajuda de um expert paraescrever ou editar uma descrição, por exemplo, ele utiliza a aba compartilhamento para dar acesso de edição à contadessa pessoa no sistema.Atualizar diversos "portlets" na área da coluna esquerda do website; um portlet que destaque "a borboleta do mês",e outro que mostre uma foto recente. Para isso, João segue os conselhos de seu amigo, utilizando diversosdocumentos do Plone.org para ajudá-lo.

Em termos de comunicação, João interage com outros apaixonados por borboletas através de e-mails. Quando é precisofalar sobre uma borboleta em particular, a organização hierárquica natural das pastas facilita encontrar as páginasespecíficas.

Bete, a criadora de páginas da web

Bete tem experiência em fazer páginas da web e fez um curso básico sobre webdesign com o uso do código HTML. Com essa

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 68

Page 69: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

bagagem, ela se sente confiante para baixar o Plone em seu computador local e instalá-lo. Isso permite que ela aprenda ostruques do Plone sem precisar se preocupar em aprender a instalá-lo em um servidor da web -- por enquanto. Após seguiras instruções de instalação, ela lê a documentação sobre o papel de administrador do website.

Bete, a criadora de páginas da web, utiliza a conta de usuário admin e sua senha especial provida pelo programa naconclusão de sua instalação. Ela acessa o site como admin, depois de fazer mais uma leitura da documentação. Por tercerteza de que será a única usuária e que poderá utilizar sua conta de admin para administrar o site e realizar tarefasbásicas, Bete não se dá o trabalho de criar uma conta de usuário simples. Como admin, ela segue as receitas do Plone.orgpara modificar o logo e layout, o tema do website. Também aprende sobre o poder do uso das definições da linguagem deestilo cascading style sheet (CSS) para alterar com facilidade o visual do website; bem como se instrui sobre como fazermudanças gerais no site, instalando novos temas personalizados. Ela trabalha no tema para seu novo website em suainstalação local do Plone, até ficar satisfeita com sua aparência.

Essa usuária investiga as opções de hospedagem para seu website em um servidor da web, pesquisando diferentesprovedores especializados no programa Zope, o sistema robusto que provê o esqueleto do Plone. Bete escolhe um provedore contrata seus serviços por um ano. Ao compreender as funções poderosas do Zope, ela se submete ao provedor para queele se encarregue das tarefas de configuração e instalação do Zope e do Plone no servidor. Ele também a ajuda com ainstalação de seu tema personalizado, já desenvolvido em sua instalação local do Plone. Seu novo website já está no ar, comseu logo, esquema de cores e aparência personalizados.

Nos primeiros estágios de criação do website, Bete realiza as tarefas de um usuário comum, criando pastas, adicionandoarquivos, fotografias, gráficos e páginas da web, para criar conteúdo do site. Como João, uma pessoa comum, Bete, acriadora de páginas da web, realiza tarefas báscias de administradora, utilizando painéis especiais disponíveis para ousuário admin, mas vai além do nível de administração, passando a criar páginas da web em Plone. Ela aprende comoadicionar templates de páginas que acessam objetos de dados armazenados no sistema de armazenamento do Plone (e doZope). Com page templates (templates de página), programas de formulários personalizados baixados no Plone.org e umpouco de programação de page template, ela aprende a criar um sistema que mostra mapas de distribuição para qualquerseleção de borboletas em seu site.

Em termos de comunicação, Bete instala um fórum de mensagens em seu website em Plone, e também permite quevisitantes comentem no site. Não há nada sofisticado nisso, que acaba aumentando a comunicação via e-mails, mas servepara seu propósito.

Sandra, a programadora

Sandra, a programadora, sabe muito sobre servidores da web, criação de páginas da web e programação para web, por já tertrabalhado como programadora Java diversas vezes, antes de ser professora de história e especialista em TI em uma escola.Seu interesse por borboletas é uma paixão, mas ela também se interessa muito pela programação da web e bancos de dadosde websites. Sandra já administra servidores da web, um deles é um servidor alugado para seu próprio website, paradiversos amigos e diversas organizações locais, e outros servidores escolares. Assim como Bete, a criadora de páginas daweb, Sandra, a programadora, instala o Plone e o Zope em um PC local e utiliza a conta admin para começar seu trabalho.No entanto, ela dá um passo mais técnico, examinando o interior do sistema ao analisar o sistema de arquivos e os códigos.Após aprender sobre o Python e ler muitos livros e websites, ela se desenvolve graças a sua experiência com programaçãoJava, e adota o Python, devido à sua sintaxe simples. Ela procura aprender mais através de vários exemplos de aplicativosde programas do Plone/Zope que baixa da Web. Ela entende que esses aplicativos são criados com Archetypes, um tipo deAPI de alto nível (Interface de Programação de Aplicativos) utilizado para escrever programas personalizados para osistema. Ela utiliza sua instalação local do Plone e do Zope para desenvolver programas, para testar tipos de conteúdobaseados em Archetypes personalizados e também mantem um ambiente de produção em seu servidor da web.

O desenvolvimento de tipos de conteúdo personalizados para seu website de borboleta consome muito o seu tempo, já queela examina cuidadosamente os aplicativos existentes nos programas e lê tutoriais no Plone.org. Sandra desenvolvediversos tipos personalizados: um chamado Espécies de Borboletas, para conter informações estatísticas genéricas sobreuma espécie, outro chamado Taxonomia de Borboletas, que armazena as descrições das espécies, e outro chamadoObservação de Borboletas, para descrever dados da área. Após instalá-los em seu servidor, ela escreve um programaPython para preencher os objetos da web de borboletas com um arquivo de texto que contém descrições formatadas edados já existentes. Uma vez terminado, o site da Sandra funciona bem, como um sistema simplificado que requer poucoesforço para adicionar novas informações sobre borboletas.

Sandra, a programadora, aproveita a inteligência embutida do sistema e incrementa com novas caixas de busca, uma opçãode destaque e uma visão dos dados de borboletas baseada no calendário. Esses elementos são colocados nas extremidadesdo website como portlets, distribuídos de forma inteligente pelas páginas, e são gerados por um conjunto de templatespersonalizados e scripts em Python, que proveem uma interface aos tipos de borboleta personalizados subjacentes. Para secomunicar com outros apaixonados por borboletas, são disponibilizados no site um fórum de mensagens e um espaço paracomentários de visitantes -- da mesma forma que Bete, a criadora de páginas da web, configurou seu website; no entanto,Sandra cria conexões específicas para os tipos de conteúdo de borboleta através do uso de coleções, para que o fórum demensagens, os comentários e a troca de e-mails sobre diferentes espécies sejam listados e coordenados em diversas visõesmuito úteis.

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 69

Page 70: Manual do Usuário para criadores e gerenciadores de ...ibict.br/homologacao/Manual plone 3 - utilizador.pdf · Plone 3, Manual do Usuário Manual do Usuário para criadores e gerenciadores

Comparação e Conclusão

Essas três personagens ilustram diferentes maneiras de realizar o mesmo trabalho. Será que algum dos três websites é,necessariamente e demonstravelmente, melhor do que os outros? Não. Uma pessoa com pouco ou nenhum talentoartístico, ou habilidades de programação, que tenha raciocínio prático pode criar e manter um grande website -- bastautilizar as funcionalidades embutidas do Plone. O uso de coleções personalizadas em um website em Plone como o de Joãopode conseguir ter resultados semelhantes a um website que tenha um tratamento de programação avançado, comodescrito no terceiro exemplo. Sem dúvida, existem diferenças de conveniência e apresentação, mas não são muitosignificativas -- o Plone e o Zope possuem diversas funcionalidades mesmo na instalação padrão. A personalização e odesenvolvimento de programas especializados só acrescentam valor no que diz respeitos a inovações.

Assim, qualquer que seja sua experiência e perspectiva, quando você sentir a necessidade ou quiser expandir seusconhecimentos, utilize a área de documentação do Plone.org: http://plone.org/documentation/ (em inglês), ou adquira umlivro do Plone e/ou do Zope para se aprofundar mais nas águas da administração e programação de sites!

Plone 3, Manual do Usuário — Krei 70


Top Related