Transcript
Page 1: Linha Azul 29/04/2016

4

C M Y K

Capa de O Estado de 29 de abril

de 1966

“Meu

filh

o, n

ão se

esq

ueça

da

min

ha le

i, m

as g

uard

e no

cora

ção

os m

eus m

anda

men

tos,”

(Pro

vérb

io 3

:1)

PÁG. 4

JORNALO ESTADO

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 29 de abril de 2016

Page 2: Linha Azul 29/04/2016

C M Y K

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 29 de abril de 2016 2

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Conversando a gente se entende

Imagine uma jovem mãe , 22 anos, duas filhas pequenas, e descobre ter apenas três meses de vida. A partir desta notícia, ela começa a ter atitudes até então pouco valorizadas. Entre elas, dizer para as filhas que as amava, evitar conflitos com a mãe, o marido. Ligou para os amigos ,pin-tou o cabelo de vermelho, degustou sem pressa sorvete, tomou banho de chuva, valorizou o silêncio e muitas outras atitudes do cotidiano. Tudo isso, que muitas vezes fazemos automatica-mente, passou a ter um valor mais significativo. Pois, talvez, fosse a última oportunidade. Essa é uma história fictícia, mas que poderíamos colocar em prática, independente de termos um diagnóstico como essa personagem do filme “Minha vida, sem mim”. O viver precisa ter sentido no agora, pois com ou sem uma doença, tudo chega ao fim. Pense nisso!

Lamentável - Inau-gurada a menos de um mês, a estação do bicicletar na Cidade 2000 já foi depredada. Levaram celas, cestas, buzinas, espelhos de 40% das bicicletas.

Aprender - O Semi-nário sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE) – Desafios e Perspectivas, acontece-rá de 04 a 06 de maio, em Fortaleza. A realiza-ção é do Sindicato dos Docentes das Universi-dades.

Velocidade - O

Shopping Iguatemi inaugurou uma pista de

kart indoor com 700m de traçado, podendo receber grids com até dez karts simultâneos.

Agenda - A Arte Produções e Stallo’s Produções trazem para Fortaleza o show “Acús-tico NYC” da banda Capital Inicial, dia 7 de maio, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar.

Imperdível - O espe-

táculo Disney On Ice – Mundo Fantástico, será realizado no Ginásio Paulo Sarasate, de 20 a 22 de maio, com uma super estrutura de mais de 50 figurinos.

Ela era poesia... Ele não sabia ler...Li no face esta postagem. Achei-a linda, pro-

funda e fez-me questionar problemas até então inimagináveis.

Estudaram em bons colégios. Namoraram desde adolescentes. Ela eternamente trinando como um pássaro, ele sempre calado como uma mú-mia. Caso fossem levar uma nova peça no teatro e ela quisesse ir; ele queria ir ao futebol. Todos os meses ela ia às livrarias adquirir livros, somar conhecimentos; ele jamais pegou um livro para ler. Quando ela ia fazer um comentário de algo, ele simplesmente dizia: “Você fala demais. Era para ter casado com um radialista”.

Enquanto ela primava no vestir, ele quanto mais esportivo melhor. Assim, a vida foi caminhando até que não mais deu para percorrer juntos a mes-ma estrada.

Foi quando surgiu-me questionar e assegurar que casamento só dar certo quando os dois pos-suem os mesmos sonhos, os mesmos interesses, os mesmos lazeres como se fossem a corda e a caçam-ba. Caso contrário não tem condição do entrelaça-mento do bambu que possui raízes incapazes de se separar e juntos prosseguem revezes afora.

As personalidades diferentes desvirtuam-se e o amor vai-se extinguindo.

Posso assegurar que não existe amor que consi-ga criar esta argamassa tão necessária que simples-mente se intitula afinidade. Afinidade que faz a amizade surgir e às vezes se transforma em amor.

Poderá até ser energias diferentes o que oca-siona esta discrepância e nada podemos fazer. Este jogo dava certo quando os casamentos eram arranjados.

Não sei se este excesso de liberdade sexual veio melhorar as convivências sabendo-se discernir se vale ou não, casar com tanta cousa contrária refe-rente a gostos e atitudes, o que eu sei é que nesta história de vida, da qual fiz parte: “Ela era poesia.../ Ele não sabia ler...

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior e Andy Moroe

“pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.” (PROVÉRBIOS CAP.3, VERS.2)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Troféu CarnaúbaAssociação Comercial do Ceará - ACC, que esse ano comemora 150 anos, outorgou ao empresário

Beto Studart o Troféu Carnaúba. O evento aconteceu no Palace Bistrô.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Joao Porto Guimaraes, Fernando Cirino, Valdelirio Soares, Beto Studart, Chico Barreto e Jorge Parente

Beto Studart, Ana Studart, Conceicao e Joao Porto Guimaraes

Josmario Cordeiro, Patricia Studart, Renata Santos, Karine Studart e Ana Studart

Paulo Andre Holanda, Joao Porto Guimaraes e Sergio Lopes

Ana Sudart, Beto Studart, Renata Santos e Karine Studart

Beto Studart e Waldyr Diogo

Edyr Rolim e Joao Porto Guimaraes

Joao Guimaraes, Beto Studart, Ana Studart e Humberto Fontenele

Pedro Jorge Medeiros e Beto Studart

Priscila e Roberto Ramos

Aluisio Filho, Aluisio Ramalho e Fernando Cirino

Marcos Parente

Beto Studart recebe o Trofeu Carnauna da esposa Ana Studart

Marcelo Tavares e Edgar Gadelha

Eduardo Fiuza, Renato Bonfim, Silvio Leal, Beto Studart e Augusto Bezerra

Ricardo Cavalcante, Joao Porto Guimaraes, Aluisio Ramalho e Edgar Gadelha

Marcelo Tavares, Edgar Gadelha, Joao Guimaraes, Aluisio Ramalho, Aluisio Filho e Roberto Sergio

Tomaz Figueredo filho, Marcos Oliveira e Airton Goncalves

Fernando Cirino, Valmam Miranda, Vadelirio Soares e Ricardo Cavalcante

Page 3: Linha Azul 29/04/2016

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

29 de abril de 2016 3

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.” (Provérbios 3:3)

Page 4: Linha Azul 29/04/2016

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 29 de abril de 20164

Já vai longe o 17 de abril, em que Dilma foi vencida, na primeira rodada, na luta que vai prosseguir. Preferi ficar longe da TV, dos jornais, das redes sociais, telefones e afins. Na terça, 19, re-solvi comprar e ler jornais estrangeiros. Alguns dos Estados Unidos. Outros da América Latina. A intenção era verificar como a imprensa de outros países nos vê neste momento crítico. Que realce nos dão?

O primeiro é o “El Nuevo Herald”, em espa-nhol, com circulação nos EEUU. A notícia saiu na sete e ocupa meia página com grande foto em fun-do verde, o slogan “Pátria Educadora” e Dilma atrás de púlpito com as armas da República. Conclui: “A mandatária disse que o governo terá uma relação ‘diferente’ com os senado-res para frear o processo através de uma interlocu-ção qualificada”. O espaço foi o mesmo dedicado ao terremoto no Equador.

O segundo foi o “El

Universo”, de Santiago de Guayaquil, Equador. Há pequena chamada na pri-meira que nos leva a 10, com espaço pouco maior. Um dos tópicos, diz: “Os analistas hão se mostrado céticos de que ela (Dilma) possa se manter no poder, ao destacar o espetacular fracasso da governante para obter apoio político, inclusive dos partidos que por muito tempo tinham integrado sua coalizão governante”. Uma sub-manchete informa que “a luta pelo poder continua-rá no Senado”.

O terceiro foi o “The New York Times”. O NYT faz chamada de primeira página com foto tipo 3X4 de Dilma e nos encami-nha para a página A4. Lá: “O voto pró impeach-ment produz comemo-rações, mas ainda não chegou ao fim o caos (turmoil) no Brasil. A matéria de Andrew Jaco-bs e Vinod Sreefharsha” não se limita a 1/3 de pá-gina e nos remete a A12. Abre com foto conjunta de Eduardo Cunha e Re-

nan Calheiros, dizendo que os dois são fazedores de lei (lawmakers) e “são submetidos a inquéritos por corrupção”. No corpo da notícia, se lê: “No momento, todos os olhos estão no Sr. Temer, o vice-presidente, um ho-mem taciturno que tem uma longa preferência pelas cenas de bastidores. Entretanto, ele é também objeto de uma petição de impedimento, muitos experts acreditam que a matéria cairá em razão do interesse a estabilida-de nacional”.

O quarto foi o “USA Today”. Folheei todo. Nada. Deixei, por último, o jornal “Clarín”, de Buenos Aires, Argentina, mas do dia 18, pois a proximidade dos “her-manos” permitiu notícia quente, logo na segunda--feira. Na capa: “Grande aval dos deputados ao juízo político. Brasil: Dilma ficou mais perto de ser destituída”. Em seguida, comenta o resultado de 367 a 137 e nos manda ir à página

3. Na página 3 não há nada. Sorrio. Folheio o “Clarín” e encontro em “El Mundo”, folhas 24 e 25. Lembro que o Clarín usa o formato de tabloide do “O Estado”. Na página 24 há foto de Dilma com Temer em que ambos confidenciam, pois estão com mãos sobre as bo-cas. A manchete: “Michel Temer, um político hábil e calculador detrás do poder”. Eduardo Cunha é chamado de acróbata (titiritero) nas sombras das crises”. Na 25 há foto colorida dos manifestan-tes em Brasília, “separa-dos por valas”.

Abaixo há dois peque-nos artigos. Um de Ricar-do Noblat, editorialista do jornal O Globo, com o título “A democracia será mais forte”. Outro, do deputado do PT do Acre, Raimundo Angelim, “Um processo que dividirá o país”. Por fim, deixo a critério dos leitores a interpretação dos textos que citei para informá-los como os outros nos veem. O que diz você?

Brasil: a leitura dos outros

“Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.” (Provérbios 3:4)

Jornal O Estado 80 anos

A capa de O Estado do dia 29 de abril de 1966, traz em sua manchete principal: “Comunista prega a paz em templo de Deus”, que tratou da visita do ministro do exterior da União Soviética Andrei Gromiko, ao Vaticano, quando ele foi recebido pelo papa Paulo VI. Essa foi a primeira audiência entre um papa e um alto líder do comunismo e teve como objetivo “atenuar” as relações entre a Igreja Católica e o comunismo na Itália. A reunião durou 40 minutos e ninguém sabe ao certo o conteúdo da conversa que aconteceu na biblioteca particular do papa. Outra noticia interessante é a participação do Brasil na guerra “vietname”, que começava a fornecer material bélico, automóveis, autopeças e “outro produtos manufaturados”. Em Fortaleza a capa de O Estado noticia a compra de mais três ônibus elétricos para a cidade pelo então prefeito da época Murilo Borges.

[email protected]

Page 5: Linha Azul 29/04/2016

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

29 de abril de 2016

Troféus SETCARCE em festa super prestigiadaSolenidade super prestigiada marcou as comemorações pelos 74 anos de existência do Sertcarce (Sindicato das Empresas de Transporte e Logística), em Fortaleza, realiza-da na sexta-feira, 15/04, com a entrega dos troféus Otacílio Correia e Setcarce pelo presidente Clóvis Nogueira Bezerra e o vice-presidente Rafael Leal. Foram homenage-ados o suplente de senador Chiquinho Feitosa, empresário José Hélio Fernandes (NTC-São Paulo), Chanceler Airton Queiroz (representado por Geovani Aguiar), que rece-beram o Troféu Otacílio Correia; Marinês Kerller (Presidente do Sindicato do Maranhão e Ageu Monteiro, Diretor do Setcarce, homenageados com o Troféu Setcarce. Clóvis Nogueira Bezerra recebeu seus convidados em grande estilo no salão Atlântico Hall do Marina Park, em noite muito bem estruturada pela Prática Eventos de Enid Câmara.

Momento do Hino NacionalHomenageados com os Troféus: Chiquinho Feitosa, José Hélio, os anfitriões Clóvis Nogueira e Rafael Leal, Geovani, Marinês e Ageu

Mesa da festaSérgio Veras, Dorian Sampaio, Gerardo Barbosa, Daniel Bessa e, em pé, Clóvis Nogueira

Benedito Jeovani, Clóvis, Rafael, Chiquinho Feitosa e José Hélio

Chiquinho Feitosa recebe seu troféu das mãos de Rafael Leal

Chiquinho Feitosa, Edmar Feitosa, Clóvis e Carlinho Feitosa

Clóvis entre convidados

José Hélio, Clóvis, Odmar e Edmar Feitosa

Clóvis entrega o Troféu Otacílio Correia a José Hélio

Presidente do SETCARCE recebe homenagem da Apisul Seguros

Luís Carlos Correia, Ubiratan Aguiar, José Hélio e Clóvis

Casais Clóvis Nogueira e Ageu Monteiro

Clóvis e Enid Câmara

Rafael Leal discursa em nome do Setcarce

Brinde aos 74 anos do sindicato

Rafael Leal entrega troféu a Benedito Geovan

Nacy Braga, Clóvis Nogueira, Rafael e Sílvia Leal

Coquetel de lançamento dos novos produtos da Mercedes Benz

Lauro Lima, Daniel, Ângela, Clóvis e Júlio Santiago

Chiquinho Feitosa agradece a homenagem

Adriana, Margeja, Clóvis, Júlio César e Carlos

Laércio Moreira, Clovis Nogueira e Paulo Roberto

Presidente Clovis Nogueira e Marinês Todescatto, Presidente do SETCEMA

Presidente Clóvis e o casal Secretário-Adjunto da Fazenda João Marcos Maia

Clóvis e Socorro França

José Hélio fala em nome da NTCJornalista José Rangel conduzindo as entrevistas

Vicente Thoen e os casais Clóvis Nogueira e Ageu Monteiro

Carlinhos Feitosa, Clóvis e José Hélio

Ageu Monteiro recebendo o Troféu Setcarce das mãos de Rafael Leal

Page 6: Linha Azul 29/04/2016

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 29 de abril de 2016 6

Programado para a primeira quinta-feira de maio, quer dizer, dia cinco, às sete da noite, no Ideal Clube, o lançamento de Páginas da Minha Vida, livro de Austregésilo Rodrigues, convidando, para a noite de autógrafos em questão, a mulher do (Darcila) e filhos do autor.

n n nCerto de que driblará crise que

toma conta do País, médico João David de Souza Neto, coordenador do 71° Congresso Brasileiro de Car-diologia, acredita que colocará entre

oito e dez mil, no Centro de Eventos, durante o evento, agendado para setembro vindouro.

n n nA propósito, quem também anda

otimista, em termos de presenças, é o presidente da Confederação de Dirigentes Lojistas, Honório Pi-nheiro, que estima lotar o Comple-xo Hoteleiro Iberostar, na Bahia, de um a quatro de setembro, durante a convenção nacional da entidade, afinal, só daqui, seguirão mais de 200 lojistas.

Agora, vou te contar...

“reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:6)

Darlan Leite e José Carlos Pontes, justo homenageado rotário da próxima sexta

Com mulher Dárcila, Austregésilo Rodrigues, que comandará noite de autógrafos no Ideal

Mana e Manoel Holanda, vitoriosos comandantes do Festival da Moda de Fortaleza

Comemorando o aniversário do filho Raphael Kopf, na intimidade, a Dama do Bem Rossana Brasil Kopf

Por que eu te amo?

“Ser radical é agarrar as coisas pela raiz, e a raiz para o homem é o próprio homem.” - Karl Marx - Filósofo

Quando te vi, pequenina, enrolada em panos, não pensei em nada. Meu mundo ficou ficou silente. Sem buzinas de auto-móveis, sem prazos de trabalhos a cum-prir, sem aqueles pensamentos insistentes, invasores, que assolam a mente das pesso-as. Nada. Minha vida, minhas economias, minha carreira, minha “qualquer outra coisa”, tudo se calou em silêncio arrebata-dor. Todas as pressões das coisas urgentes e importantes, as atitudes imperiosas, as conquistas sonhadas, nada me surgiu... foi como se tudo isso nunca tivesse existido.

Não havia nada ali naquele momento além de você, mulata, pequena, diante dos meus olhos, me provocando o maior silêncio já ouvido por um mortal. Nosso primeiro abraço foi comprometedor: cer-quei você com meus braços, erguendo-os com a intenção das muralhas protetoras de uma cidade medieval, te enlaçando por um instante de forma tão intensa que seria possível a qualquer laboratório identificar que nosso DNA era o mesmo.

Se não o DNA do sangue, com certeza o DNA da alma. A qualquer um era possível ver que aquele homem com cara de portu-guês e aquela menina africana eram parte de um grande plano genial e generoso do Criador: eram pai e filha. É um afeto ins-tantâneo e imenso, incomensurável, que faz e desfaz do nosso antigo ser.

Assim, calando minhas fraquezas e des-fazendo a correria da vida, você me apare-ceu. Pronto. Como manter uma coerência com aqueles grandes objetivos profissio-nais? Como continuar obedecendo à ló-gica daquela ambição desmedida? Todos os compromissos e valores já construídos ruíram sob uma nova modalidade de senti-mento, um sentimento renovador e caris-mático, que me arrebatou de forma acacha-pante. Eu não era mais a mesma pessoa de segundos atrás. Estava em paz e feliz.

Talvez as pessoas não entendam esse meu amor por você. Não se pode atribuir algo tão puro às práticas humanas sempre matizadas pelos interesses mundanos. Nem mesmo às boas ações dos homens, bafe-jadas pelo altruísmo caridoso. Nada disso nos pertence. Aliás, nós dois sabemos que amor não se explica. Amor se sente. Não há caridade que justifique o amor, mas é o amor que a justifica. E aceito, por amor e caridade, tanto faz, as beijocas que você guarda para mim no fim do dia, como prê-mio maior pelas lutas que empreendi.

Quisera eu, querida, que todas as pessoas pudessem saborear esse sentimento: amar alguém que não foi gerado por mim, que não me perpetua com traços físicos seme-lhantes, que não tem o “sangue do meu sangue”, e que permite que a jazida de afeto que trago em meu peito seja explorada e canalizada para um bem-querer. Sim, sentir amor por um filho adotivo me permite rea-lizar algo maravilhoso: alguém que se torna fundamental em minha vida, com quem construo uma relação de amor no cotidia-no, este ser especial que eu nunca teria tido a capacidade biológica de gerar!

Enfim, é isto: eu jamais teria gerado você, meu anjo. Se dependesse da minha essência animal, limitada e finita, que vai virar pó, eu nunca teria me transformado em seu pai. O que me habilitou para esta missão foi minha crença profunda e ina-balável de que o amor de Deus não tem limites e não se submete a tipologias, não se prende com amarras sociais ou raciais. É por isso que te amo, além, obviamente, destes olhos negros e amendoados, que me sorriem, um pouquinho antes de dormir.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

Giro Social01 - Sucesso

empresarial, José Carlos Pontes será o homenageado na festa pelos 82 anos do Rotary Club Fortaleza, próxima sexta (20h30min), no Ideal.

02 - Heloísa e Hugo Macêdo foram longe, para comemorar os 60 dela, próximo domingo, nada menos que Buenos Aires.

03 - Enquanto isso, motivados por casamento de amiga, Márcia e Márcio Távora seguiram para Lisboa.

04 - Folhinha da sexta 22, atingindo os 11 anos, Lívia Ary, filha de Thaís e Tarso, comemora hoje, em passeio no Acqua Park, com sua geração.

05 - Residentes, há muito, em Belém, Lúcia e Arthur Melo, entretanto, festejam aqui, as oito décadas dele, quando setembro chegar.

06 - Com a maior feira do setor, no Brasil, acontecendo paralelamente, Fortaleza terá, de 11 a 14 de setembro, no Centro de Eventos, o 20° Congresso Brasileiro de Contabilidade.

07 - Comemorando 15 anos de atuação, o estilista Mark Greiner apresenta, próximo dia seis, no Complexo Marítimo de Fortaleza, durante o Dragão Fashion 2016, a coleção Manifesto.

08 - Muita gente seguindo para São Paulo, pelos festejos de 40 anos de Cláudio Vale, amanhã, no Tivoli Hotel, tendo como atração show da cantora Preta Gil.

09 - Com mulher Denise, Carlos Pimentel, que comandou Delegacia do Trabalho, curtindo Toscana, em tour pela Itália.

10 - Dodora Guimarães é quem assinará a curadoria da exposição de Maciel Babinski, artista plástico polonês há 25 anos morando em Várzea Alegre, que exibirá seus trabalhos até julho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

11 - Hoje, último dia da edição 36 do Festival da Moda de Fortaleza, vitoriosa promoção de Mana e Manoel Holanda, no Maraponga Mart Moda.

Pra quebrar

Plásticas

Se, quando comemorou 60 anos, Beto Studart deu aquele festão, tendo, inclusive, como atração musical, show do espetacular Toquinho, já dá pra gente imaginar o que deve estar ‘’aprontando” o vitorioso empresário e presidente da Federação das Indústrias, agora, em sua chegada aos 70, já tendo programado o Salão Coliseu, do La Maison Dunas, onde, a partir das 21 horas do próximo dia seis, estará (com Ana e filhos) recebendo extensa lista de amigos, abrindo mão de presentes pessoais, por qualquer valor (não importando quanto), cujos destinos, apontados pela Fundação Beto Studart, os deixarão de passaporte ainda mais carimbado, na inabalável rota do céu.

Chegou ao número de 300 os trabalhos inscritos que pretendiam participar do Salão de Abril, todavia, apenas 30, quer dizer, dez por cento, tiveram (têm) a primazia de marcar presença na edição 67 da mais tradicional mostra de arte do Estado, aberta, desde a última terça, no Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar, onde acontece até cinco de junho, desta vez, reunindo apenas artistas cearenses ou que, pelo menos, aqui residam há dois anos, que estarão apresentando suas respectivas produções, em pinturas, fotografias, colagens e vídeos.

Page 7: Linha Azul 29/04/2016

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 29 de abril de 2016

Falência total dos partidos Se há, em termos de Ocidente, e com destaque

América Latina, um país realmente ameaçado de uma perigosa derrocada econômica e política, este país é o Brasil. E os motivos são bem numerosos, e do conhe-cimento da sua sociedade, exceto pelas pessoas menos alfabetizadas, ou mesmo alhaias aos problemas da Nação, que, na verdade, são de todas elas. Entre essas causas, destaque-se a quase completa falta de melhor conhecimento político do nosso povo, incluindo-se até a juventude, a quem o assunto parace não inte-ressar. Por conta de fatos dessa natureza, a condição brasileira preocupa.

Para quem se dispõe a elaborar uma lista de mo-tivos para a crítica situação em que se acha o Brasil, eles são tantos e tão graves que dificilmente haverá paralelo, mesmo nas republiquetas mais desorgani-zadas e pobres. Nesse caso, será melhor destacarmos uma das causas de tudo o que acontece. É o caso do nosso sistema partidário, através do qual ingressamos no “clube” dos partidos políticos mais avacalhados. Para o historiador inglês Hobbesbaum, “um país com partidos vazios nunca avançará”.

Se é assim, que Deus tenha misericórdia para com o Brasil, já que temos hoje um dos piores modelos po-lítico-partidários do planeta. Uma simples observação sobre os partidos que aí estão, dará a um observador estrangeiro pouco informado a impressão de que es-tamos vivendo um “teatro do absurdo”, tão caricatos e pouco sérios são, em sua maioria, os partidos políticos nacionais. Assim, qualquer um que assumir o governo em nosso Brasil, se conseguir escoimar 90% das siflas que aí estão, já merecerá uma estátua vivo.

Abacaxi - Enquanto o País ainda acredita na seriedade dos partidos políticos, o Tribunal Superior Eleitoral vem a público para anunciar que três partidos tiveram rejeitadas as suas contas de campanha de 2014. Entre estes, está o PDT do senhor Carlos Lupi, cuja gestão deve estar fa-zendo o grande Brizola, fundador do partido, revirar-se na cova. /

Briga feia! As aten-ções da Zona Norte estão novamente voltadas para a suces-são em Sobral. Tida ainda como a cidade--referência daquela região, a “Princesa do Norte” se prepara para uma das mais acirradas campanhas da sua História, com as forças oposicionistas se desdobrando para derrubar os manos Fer-reira Gomes, há tempos absolutos na cidade. /

Intimidações - Em Bra-sília, o mundo político e a imprensa reconhecem o momento de tensão, devido às ameaças de lideranças do MST e outros movimentos so-ciais mais violentos, de “parar o País” para deter o avanço do processo de impeachment. Se-gundo os líderes desses agrupamentos, o alvo, de início, é intimidar os senadores. Uma ameaça à democracia./

Fechando torneiras - As ainda desencontra-das informações a res-peito da composição do eventual governo de Michel Temer à frente da presidência da República, trazem um destaque impor-tante: entre as medi-das já comentadas por Temer com os seus mais próximos, uma medida prioritária será “fechar a torneira e o fluxo de recursos para os movimentos ligados

ao PT, e que ameaçam “incendiar o País”.

Debate sério - Por iniciativa do deputado tucano Carlos Matos, a Assembleia Legislativa vai debater a situação do saneamento básico do Estado, que, para ele, “é péssima, e tem sido a causa do aumento das doenças, principalmen-te em cidades menos favorecidas, atingindo de cheio as famílias de baixa renda”. Para ele, trata-se de verdadeira calamidade pública.

Parceria de valor - O Procurador Geral do Ministério Público junto ao TCE, Eduardo Sousa Lemos, destaca a im-portância da interdepen-dência entre essas duas instituições, hoje reco-nhecidas como as mais importantes fiscais da lei, principalmente em se tratando do acompanha-mento e monitoramento das contas estaduais, e a qualidade da administra-ção da coisa pública.

Perda - Está ameaçado um dos maiores benefí-cios exigidos pelas lide-ranças e população dos municípios da Ibiapaba: o campus avançado da UFC. Os principais motivos: “briga de foice” entre os prefeitos da área, pela Reitoria, e os interesses eleitoreiros dos deputados votados naquelas cidades. “Fábrica de traíras” - Num país em que os políticos conseguem trair até no momento de dar o voto, uma medida não poderia vir mais a calhar, do que a que criou a “janela” para que parlamentares insatisfei-tos com seus partidos, saltassem para outros. Foi “tiro e queda”. A “ja-nela” terminou revelan-do que, em sua maioria, os políticos queriam mesmo era trair... (REDATOR SUBSTITUTO)

“Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.” (PROVÉRBIOS CAP.3, VERS.7)

Edgel Joseph, Iaskara Gomes e Rafael Gualberto

Hevila Reboucas, Will Robson e Thaiane Fontenelle

Isaac Mesquita, Carol Benevides, Rafael e Roberta Tenorio

Andre Parente e Ionara Parente

Samyra Show

Pedro Pucci, Laercio Giovani e Kennedy Pinheiro

Leuda Pereira e Camila Carla

David Brasil, Susana Vieira e Camila Carla

Ellen Ganzarolli

Thais Fiuza, Samyra Show e Camila Feitosa

Cleane e Jose Fontenelle

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

David Brasil e Susana Vieira exibem a revista Estourada

Ana Carolina Palhano, Laura Bandeira e Tayara Frota

Susana Vieira apresenta a revista

Aurineide Camurupim

Marise Barreto e Maslowa Mesquita

Katia Cilene, Hana Vanessa, Daniel Coimbra e Sandrinha Cantora

Antônio Junior e Carla Brasao

Livia Brasil e Larissa Zanetti

Cleane e Jose Fontenelle

Eduarda Moreira e Lucas Dantas

Valeska Popozuda em seu show

LançamentoCamila Carla comandou o lançamento da mais nova edição da Revista Estourada, momento em que comemorou o primeiro

ano da publicação. O evento que aconteceu no Hotel Oásis Atlântico Imperial, contou com a presença de várias celebridades.

FOTOS IRATUÃ FREITAS E RAFAELA OLIVEIRA

Page 8: Linha Azul 29/04/2016

C M Y K

O Rotary Fortaleza Centenário vai realizar, dia 13 de maio, às 20 ho-ras, uma super noitada ao som de Teclinha, com show de fados de Mar-cone Pessoa, Zé Mané e apresentação do grupo folclórico. Será uma noite bastante agradável, e os convites encontram--se a venda na German, de Fátima German, no Center Um.

n n nO Marina Park foi

cenário da Convenção Rotária Distrito 1499, que teve o governador Paulo Dias no comando.

n n nAinda falando em

Rotary, o Centenário vai realizar jantar das mães, dia 6 de maio, às 20 horas, quando Celeste Cavalcante receberá o título de “Mãe do Ano”.

n n nA odontóloga Keila

Castelo participa em Miami de um Congresso de Odontologia com um grupo de cearenses.

n n nSeguindo, hoje, para

temporada em Paris, o alinhado casal Dolores Aragão e Cléofilo Rodri-gues, levando a família e alguns amigos.

n n nA Páscoa da Asso-

ciação Cristã Feminina aconteceu na manhã de terça-feira e depois foi servido um almoço, sob o comando da presidente Fátima Sanford.

n n nEntre as circulantes,

Lúcia Lustosa, Tamires

Fonseca, Olga Sanford, Maria Simões, Edinha Brito, Wânia Queiroz, para citar somente algu-mas.

n n nKaia Catunda, recebeu

em sua loja para apre-sentar as novidades de maio, mês das noivas e das mães.

n n nEstiveram: Fátima

Aragão, Elzenir Fradi-que, Isabel Porto, Cris-tina Marinho, Vânia Gradwool, Tânia Feitosa, Maria Cidrão e Constan-

ça Távora.n n n

Parabéns, para o ex--governador Cid Ferreira Gomes, para Denise Matos, Fátima de Deus, Jehovah Damasceno, Karisia Pontes, Schubert Machado e Valdivia Ca-tunda Machado. Aniver-sariantes de quarta-feira.

n n nPara festejar seu

aniversário, Rosa Cata-rina Guimarães recebe a lista afetiva e colegas do Colégio, próxima sábado, para jantar em casa.

Uma Noite Portuguesa

A importância quem dá ao outro é você...

Se significa ou é insignificante

Autor desconhecido

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.” (Provérbios 3:8)

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 29 de abril de 2016

ArteConfiram hoje alguns clic’s de Iratuã Freitas e quem conferiu a abertura

da mostra “Olhar de Fora” dos artistas plásticos Vando Figueiredo e Mariola Landowsk, em cartaz na Galeria Contemporart.

A simpática e elegante Kaia Catunda, que dita a moda em nossa sociedade, recebendo em sua loja, suas famosas clientes, Elza Moreira e Ana Cristina Meyer Montenegro, mulheres de bom gosto

Cerimonialista Priscila Cavalcante com sua amada mãezinha Lêda Cavalcante, que serão figuras de destaque com Mulheres Cinco Estrelas, no Buffet Sérgio Carvalho

Aldonso Palácio Neto, Vando Figueiredo e Mário Acioli

Katinha Rodrigues, Kaian Meira, Lili Quinderé e Oscar Andrade

Grupo de artistas plásticos

Vando Figueiredo e Izabel

Totonho Laprovitera e Beta Pinheiro


Top Related