Transcript

A MELHORCOBERTURA QUINZENAL PARA OS MUNICÍPIOS

DE PESCARIA BRAVA, LAGUNA, IMARUÍ E IMBITUBA.

Dados apontam Cleosmar como o mais atuante

• Pescaria Brava - Laguna - Imbituba - Imaruí | Edição 02 | Ano I | De 25 Janeiro a 10 de Fevereiro de 2012 | [email protected]

Após se manifestar em entrevista a uma rádio no

mês de novembro de 2011 sobre sua insatisfação com os rumos da candidatura a majoritária do partido para Pescaria Brava, o deputado federal Edinho Bez (PMDB) voltou ao assunto no final de janeiro, em entrevista a outra rádio de Laguna, e disse: “Como não saiu

o Everaldo, eu to evitando me manifestar porque eu não subo no palanque de

quem eu não acredito, em quem eu não confio, eu não vou enganar a população” . Página 03

Novo vice-presidente da câmara requer 6 anos de gastos

Pag 06

Pag 07

|IMARUÍ

|IMBITUBA

|PESCARIA BRAVA

|LAGUNA

Ministro nacional da pesca recebe

pescadoresPag 05

Pag 08

Filho pega carro escondido

e capota

Edinho não apóia candidatura em Pescaria Brava

Divulgação Portal C

lickSul

Charles Schelter

ww

w .horanoticias.com

.br

|IMARUÍ / PESCARIA

|R$ 1,00Cortesia

2 Edição 02 | Ano I | De 25 Janeiro a 10 de fevereiro de 2012

Pescaria Brava - Laguna - Imbituba - Imaruí - F.: (48) 96246387 | [email protected]

Pescaria Brava tem localização estratégica

| A equipe do jornal Tribuna da Pescaria agradece os vários telefonemas e emails parabenizando o trabalho de nossa equipe, bem como também os contatos para dúvidas, esclarecimentos e reclamações.As críticas são extremamente bem vindas para que possamos fazer um trabalho cada vez melhor e que contribua com o desenvolvimento da região e tenha a cara da nossa gente.Também pedimos desculpas à cidade de Pescaria Brava pela foto na capa em nossa primeira edição. Essa é a foto original e foi feita no dia 15 de janeiro de 2012. Contudo devido a falta de enquadramento da gráfica na hora da impressão, as fotos ficaram desfocadas e amareladas e não condizem com a atual situação e beleza da cidade.Entretanto chamar o bairro de favela e dizer que a cidade tem lugares mais bonitos é desmerecer a comunidade de Barreiros e sua gente que demonstra uma enorme receptividade e luta por dia cada vez melhores e tem orgu-lho do seu bairro.O jornal também não faz juízo de valor sobre onde é ou será o bairro Centro do novo município. A reportagem sobre a lotérica apenas frisa que o novo empreendimento é no Centro na cidade, fazendo uma referência eqüi-distante as duas extremas do município.

Agradecemos a todos e continuamos sempre a disposição.

Esclarecimentos da 1ª edição

Na Edição passada, apresentamos os dados oficiais do IBGE para os 20 setores mapeados em Pescaria Brava que resultou em 9.298 habitantes em 3.009 domicílios. Pelo censo do IBGE em 2010, Santa Catarina apresentava 6.248.436 habitantes em 95.703 km2, e distribuídos em 293 municípios.

Os três municípios mais populosos são Joinville (515.288 hab), Florianópolis (421.240 hab) e Blumenau (309.011 hab).

Mas só para se ter uma idéia do quanto Pescaria é grande, os cinco municípios menos populosos são Santiago do Sul (1.465 hab), Lajeado Grande (1.490), Flor do Sertão (1.588), Presiden-te Castelo Branco (1.725) e Tigrinhos (1.757), totalizando nes-tes cinco municípios 8.024 habitantes, valor abaixo dos 9.298 de Pescaria Brava.

A partir de 1° de Janeiro de 2013 serão 295 municípios com a inclusão de Balneário Rincão e Pescaria Brava.

Laguna em 2010 possuía 51.562 habitantes e estava em 27° no ranking populacional de Santa Catarina, passará para 42.264 habitantes e 30° no ranking.

Já Pescaria Brava, com 9.298 habitantes entrará no ranking com 132°, ou seja, no Estado de Santa Catarina terão 163 municí-pios com populações menores do que Pescaria Brava.

Do entorno de Pescaria as populações são: Armazém (7.753 hab), Gravatal (10.635), Imarui (11.672), Capivari de Bai-xo (21.674), Imbituba (40.170), Laguna (de 51.562 cairá para 42.264) e Tubarão (97.235).

Alguns municípios que são conhecidos e terão populações menores do que Pescaria Brava:

E mais 150 municípios não listados acima.

Com isto podemos constatar que o município de Pescaria Brava entra no ranking com uma posição boa (132° lugar), ten-do 163 municípios com populações menores.

Apresentará um grande potencial de crescimento por sua posição geográfica, BR-101 duplicada, Ferrovia Tereza Cris-tina que será interligada a Ferrovia Litorânea até São Fran-cisco do Sul, Aeroporto Regional de Jaguaruna, portos de La-guna e Imbituba, complexo industrial de Capivari e Tubarão, turismo rural e religioso, pesca e agricultura.

Pesquisa e Informação

Engenheiro André Labanowski

Pescaria Brava no contexto da região e de Santa Catarina

Para se desenvolver, uma cidade sempre pro-cura uma característica que a defina e busca po-tencializar essa qualidade, atraindo a atenção de empresas, turistas e outros investimentos. Entre os qua-tro municípios do Complexo Lagunar, Pecaria Brava é o mais novo, mas é o mais pri-vilegiado em termos de loca-lização.

Localizado mais ao sul do estado do que seus vizinhos, Pescaria Brava tem 9 km de extensão da rodovia BR-101 que corta o município, com fácil acesso ao entorno da cidade e ótima logística para empresas.

Pelo litoral, o município está no centro do Sul do Brasil, tem dois portos (o de Imbituba que é um

dos principais do Brasil e o pesqueiro de Laguna, está muito próximo do aeroporto de Jaguaruna.

Além de tudo isso, tem ao seu lado uma enor-me lagoa, fonte de trabalho e desenvolvimento da pesca e com grande potencialidade para o turismo. Os futuros gestores terão muito o que explorar e trabalhar. Pescaria Brava só não cresce se não quiserem. Atrativos não fal-tam.

Enfim, requisitos não fal-tam para que Pescaria tenha um futuro próspero e venha

tornar-se uma das potências de Santa Catarina. Muito mais características ainda serão ressaltadas, mas o povo também tem que trabalhar junto para esse sucesso. Em Pescaria Brava, nós acreditamos.

Os futuros gestores terão muito o que

explorar e trabalhar. Pescaria Brava só não

cresce se não quiserem. Atrativos não faltam.

EXPEDIENTEDiretor Geral/Editor Chefe - João Batista Coelho Júnior RP 3237 SC

O jornal Tribuna da Pescaria é uma publicação da ClickSul Agência de ComunicaçãoInscrição Estadual | 14.784.997/0001-22 • Projeto Gráfico - Vicente Andrade SC 02193 DG

Diagramação JLS | Tiragem | 2000 exemplares. “Os artigos e textos assinados e produzidos pelos colunistassão de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do jornal.”

EDITORIAL

CONTATOSFone: (48) 96246387- Rua Gina Cirelli e Silva, 251 - Village - Imbituba - SC - 88780-000

@portalclicksul No Facebook: Portal ClickSul - www.clicksulnoticias.com.br - [email protected]

|JORNAL TRIBUNA DA PESCARIA

[email protected]

MUNICÍPIO POPULAÇÃOBom Retiro 8.942Balneário Gaivota 8.234Armazém 7.753Antônio Carlos 7.458Praia Grande 7.257São João do Sul 7.002Meleiro 7.000Treze de Maio 6.876Paulo Lopes 6.692Passo de Torres 6.627Maracajá 6.404Grão Pará 6.223Águas Mornas 5.548

3Edição 02 | Ano I | De 25 Janeiro a 10 de fevereiro de 2012

Pescaria Brava - Laguna - Imbituba - Imaruí - F.: (48) 96246387 | [email protected]

Edinho Bez não quer a população enganada

Os ânimos estão exalta-dos na nova cidade de Pescaria Brava com a

proximidade das eleições mu-nicipais. E dentro dos partidos não é diferente. Uma prova disso é a entrevista recente do deputado federal Edson Bez de Oliveira (PMDB), o popular Edinho Bez, ao programa Rá-dio Revista, do radialista João Batista Cruz da Rádio Difusora de Laguna, no dia 17 de janeiro.

Edinho Bez é nada menos que o deputado federal que mais recebeu votos no mu-nicípio nas últimas eleições (5.541), mais de 10% dos votos válidos. Durante sua entrevis-ta, ele reafirmou que mantém a posição contrária ao rumo que as decisões da majoritária es-tão se encaminhando, fato este que já tinha revelando no dia 03 de novembro, em entrevista a rádio Transamérica Hits, após seu candidato ter renunciado a disputa.

“A primeira eleição que nós vamos ter na Pescaria Brava é interessante, o meu candidato lá era o Everaldo, mas Infelizmen-te o Everaldo recuou em função do projeto da Laguna e você, e embora eu não tenha concorda-do com a atitude, mas eu respei-tei, porque você tem que querer, e quando se propõe a querer alguma coisa você tem que ter o desejo, tem que ter vontade, tem que querer”, fala â rádio Edinho.

Em novembro, o deputado usou termos fortes em sua en-trevista, dizendo que perdeu o interesse nas eleições do mu-nicípio e que não queria que a população fosse enganada com desonestidade e mentiras e en-quanto a situação não se mo-dificar ele não participará das eleições em Pescaria Brava,

frisando várias vezes que não concorda que o povo seja enga-nado. Na rádio difusora, voltou a falar desse cenário. “Como não saiu o Everaldo eu to evi-tando me manifestar porque eu não subo no palanque de quem eu não acredito, em quem eu não confio, eu não vou enganar a população”, afirma Bez.

|PESCARIA BRAVA

Em entrevista a duas rádios de Laguna,

deputado federal não manifesta apoio a uma

possível candidatura no novo município

| Deputado Federal não está disposto a apoiar candidatura escolhida no momento

Divulgação Portal C

lickSul

Festa em Laranjeiras vai até domingo

A comunidade de Laranjeiras tem a honra em contar com a presença dos moradores de Pescaria Brava e Laguna na Festa de Nossa Senhora de Lourdes.

A festa teve início na quinta-feira, dia 09, e vai até domin-go, dia 12.

A programação conta com eventos para manifestação da fé e também com diversão e gastronomia.

No sábado, haverá missa às 20:00h na capela local, após a missa acontece um bingão no salão paroquial e a partir das 23:00h o baile de festa.

No domingo, missa às 10:00h na capela local, almoço fes-tivo no salão paroquial e durante a tarde atividades diversas.Participe!

|PESCARIA BRAVA

Edinho exige caráterNa entrevista de novembro, Edinho chegou a afirmar que não

subirá em palanque de “picareta”, pois não quer que a população seja enganada com desonestidades e mentiras.

“A minha formação, meu princípio é outro, todos me conhe-cem, sabem, sou uma pessoa que o meu comportamento significa caráter, significa muita responsabilidade, quem vive e convive co-migo sabe”, garante Edinho.

Na entrevista de janeiro, Edinho optou por não manifestar sua posição com relação a eleição em Pescaria Brava, mas falou novamente sobre o que ele ensina para sua equipe nas eleições. “Você não deve ter pena de picareta, você tem que ter pena, aliás, não deve ter raiva, tem que ter pena porque o mundo gira, então em Pescaria Brava, neste momento não quero me manifesta”, complementa.

Uma das festas religiosas mais importantes para os pesca-dores e moradores de Pescaria Brava é a de Nossa Senhora dos Navegantes, da comunidade de Ponta das Laranjeiras. Milhares de pessoas se reuniram para celebrar a padroeira.

A festa teve seu inicio no último dia 01 (quarta) e se estendeu até o dia 05 de fevereiro. Entre muita emoção e fé, durante a procissão, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes percor-reu as ruas do bairro no sábado, dia 04. Ao chegar à igreja os fiéis participaram de uma belíssima Celebração da Palavra con-duzida pelo Jovem Murilo Medeiros da Silva, da Comunidade de Taquaraçu. Durante a celebração um teatro organizado por João Batista Anselmo, de Tubarão, emocionou a todos, trazen-do uma mensagem de fé e esperança aos jovens.

Aos festeiros e organizadores da festa de Nossa Senhora dos Navegantes de 2012, os parabéns pela preparação e acolhida de todas as pessoas.

Histórico de Nossa Senhora dos Navegantes: As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção a Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam. A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegado-res para o Brasil.

Em Pescaria Brava

Murilo Medeiros

Comunidade celebra a padroeira dos Navegantes

[email protected]

O jornal do Complexo Lagunar! F.: (48) 96246387 | [email protected]

O jornal danossa gente!

Leia, participe, cobre, assine, anuncietrimestral R$ 15,00 / Semestral R$ 25,00 / Anual R$ 45,00Assinaturas

|KM 37

Urbano Goulart é gente que faz

CCB é um dos mais atuantes Jacira é gente que faz da nossa terra

Cerca de 280 famílias estão liga-das ao CCB (Conselho Comunitário Barreiros), atuante desde 04 de abril de 1994 e que presta serviços diver-sos. Dentre os serviços prestados, o de maior destaque é o serviço de ambu-lância, instalado graças à atuação do conselho. Hoje a comunidade tem a disposição uma ambulância que trans-porta pacientes debilitados para hospi-tais, clínicas e ambulatórios e são aten-didos em média 50 chamados por mês.

A ambulância utilizada foi uma do-ação feita pela empresa Souza Cruz, e, para que o serviço possa ser mantido, cada família contribui com R$10,00 por mês.

As próximas conquistas do CCB serão a aquisição de uma ambu-lância nova e a construção de uma sede própria, onde pretendem ins-talar um posto de atendimento ao público para prestação de serviço social e prestação de serviço civil (confecção do RG), além de um es-paço onde serão promovidas as reu-niões do Conselho.

O terreno para a construção da sede já foi conquistado, agora meios para dar continuidade ao projeto e foi com esse objetivo que no dia 18 de janeiro deste ano a Diretoria da CCB realizou uma importante reunião, na qual con-tou com a presença do seu Presidente Delcio e dos membros da comunidade Miguel, Rodnei, Mazinho, Dona Nila, Bento e Zorbao, além do vereador Cleosmar Fernandes.

Após as devidas explicações do presidente com relação à importância do projeto, foi solicitado ao vereador Cleosmar que o mesmo se empenhe na conquista desse pleito e o vereador prontamente se comprometeu com o grupo em auxiliar na concretização do projeto.

4 Edição 02 | Ano I | De 25 Janeiro a 10 de fevereiro de 2012

Pescaria Brava - Laguna - Imbituba - Imaruí - F.: (48) 96246387 | [email protected]

|AMIZADE

Associação é exemplo de união e alegriaJá diziam os mais velhos “Quem tem

amigos tem tudo”. Foi com base nessa filosofia e inspirados em uma turma de amigos do bairro Barreiros que a Tri-buna da Pescaria traz uma matéria que conta um pouco sobre a importância das associações de amigos.

Muitas vezes é dos encontros de ami-gos que surgem idéias e soluções para o dia-a-dia de uma comunidade e um bom exemplo dis-so, é o grupo de amigos N e g u i n h o , Dê, Tilica, Zezé, Rodinei, Côco, Caniço, Geá, Ica, Pau-lino, Délcio, Miguel e Ma-noel Lourdes. Moradores de Barreiros, que periodicamente promo-vem eventos e promoções que vão além de seu grupo.

Para manter o grupo unido, são pro-movidas reuniões festivas. No último dia 30 de dezembro, os amigos promo-veram uma festa de final de ano, no Bar Du Barolhote, aberta para toda a comu-nidade, onde foi servida uma costelada, a festa começou às 15h e só terminou as 3:30h do dia 31. Um grande sucesso.

O grupo também realiza trabalhos

sociais.Em 2010, um amigo do grupo sofreu

um sério acidente que o fez perder uma parte de uma das pernas. Os amigos lan-çaram o desafio “Consegui uma Próte-se”. Organizaram um bingão e com os resultados conseguiram adquirir a pró-tese realizando o sonho do seu amigo que atualmente tem os movimentos da perna quase que totalmen-

te recuperados.Todos os anos o

grupo realiza a tra-dicional festa de passagem de ano com queima de fogos e show pi-rotécnico, aberto a comunidade e no carnaval promove o Bloco do Perei-

ra que, com charangas, marchinhas de carnaval e muita água, vai percorrendo as ruas da comunidade. “Entramos nas casas onde somos convidados, e promo-vemos o tradicional “banho de água” do carnaval, tudo com muita ordem e respeito”, contam os componentes do grupo.

O grupo também participa ativamen-te das duas festas religiosas que aconte-cem na capela local da comunidade de Barreiros todos os anos nos meses de janeiro e de junho.

Morador da comunidade de KM 37 há 50 anos, Urbano Goulart é casado, tem cinco filhos Rosângela, Urbaninho, Tatiane, Gustavo e Cris-tiane e 3 lindos netos.

Pessoa respeitada na comunidade, amigável, generoso e simpático, as-sim é Urbano.

Fez história na Escola Básica Pal-mira de Moraes Miranda de KM 37. Por 33 anos se dedicou ao serviço comunitário através da Associação de Pais e Professores – APP, onde ocupou vários cargos, e como Presi-dente, atuou por 16 anos.

Até 1997 o KM 37 não contava com os serviços da Celesc no for-necimento de energia elétrica e tam-bém não possuía rede de água trata-da e encanada. Inconformado com a situação, Urbano lutou, pro-curou as autoridades, pediu e conseguiu, mas ainda ti-nha muito que fazer.

“Em certa ocasião a es-cola ficou sem água, e foi um transtorno para todos”, lembra Goulart. Urbano tomou a frente, fez um abaixo-assinado com to-dos os alunos da escola - até mesmo do primário -, pais, professores, mo-radores e foi em busca de solução.

Conseguiu que fosse instalada a rede de água até a escola e alguns anos mais tarde, em 2010, com a ajuda do saudoso Zico, conseguiu a extensão da rede por mais 4 mil me-tros, atendendo quase que totalmente a comunidade.

É comum ver Urbano pelos cor-redores da prefeitura e da câmara de vereadores pleiteando benfeitorias para a sua gente. Mas ele também gosta de participar dos eventos so-ciais, presente constantemente na festa de Nossa Senhora do Bom Par-to, a Padroeira da comunidade, seja na qualidade de festeiro ou de fiel, ele sempre está presente com a sua família.

Urbano é gente que faz!

Moradora da comunidade de Laranjeiras há 14 anos, Jacira de Fátima Estevam Bonassi é casada, mãe de três filhos: Kátia, Marcos Roberto e Viviane e já vive a alegria de ser avó, tem cinco netos.

Jacira é daquelas mulheres destemidas, não se acanha diante dos desafios. Um de seus feitos mais importantes foi fruto de um dia triste. Há seis anos a sua comunidade não tinha água encanada e para se ter água em casa era preciso um poço ou depender da ajuda dos vizinhos.

Um dia Jacira, sem água em casa, pegou um balde e desceu pela estrada a pé a procura de algum vizinho que a socorresse. O desespero e o choro forte devido a situação precária que ela e tantos outros viviam em sua comunidade tomou conta.

No dia do desespero, encontrou um gerente da Casan, que informou que nos próximos dias seria inaugurada uma nova rede na comunidade de Caputera e lá estariam várias autoridades que podiam resolver o problema de Laranjeiras. Jacira não perdeu tempo e com a ajuda do marido fez um abaixo-assinado, confeccionou panfletos e bandeirinhas, lotou um ônibus com moradores e foi até Caputera para encontrar com as autoridades e pleitear a implantação do sistema de água para a sua gente.

O resultado foi positivo. Laranjeiras finalmente foi ouvida e desde 2005 a popu-lação pode contar com o serviço da Casan com água tratada e encanada.

Jacira sempre esteve envolvida. Um de seus mais recentes feitos foi a criação do Grupo de Ginástica em 2011, com auxílio da secretaria municipal de Saúde. Em um futuro próximo Jacira pretende ampliar o atendimento do Grupo de Ginástica para a comunidade de Santiago.

Atualmente ela está pleiteando a instalação de uma academia ao ar livre para Laranjeiras. Sempre engajada nas atividades da comunidade ela conhece bem cada carência do seu povo, e está sempre disposta a lutar pelas melhorias.

|Grupo esteve reunido para tratativas em busca da construção da sede própria

5Edição 02 | Ano I | De 25 Janeiro a 10 de fevereiro de 2012

Pescaria Brava - Laguna - Imbituba - Imaruí - F.: (48) 96246387 | [email protected]

Ministro da Pesca e Aquicultura recebe reivindicações

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Ser-gio visitou na quinta-

-feira (2) o Terminal Pesqueiro de Laguna. Na oportunidade foram apresentadas várias de-mandas entre conclusão da dra-gagem do acesso ao terminal.

O Sindicato de Pesca Artesa-nal de Imaruí (API) e a Associa-ção de Pescadores do município apresentaram uma extensa pauta de reivindicações entre as quais a alteração de pagamento do sa-lário defeso para seis meses (no caso de impedimento da ativi-dade pesqueira decorrente de fe-nômenos naturais), implemen-tação do balizamento das áreas

de pesca, retirada do aterro da ponte de Cabeçudas e o estudo para a reabertura do canal entre a Lagoa do Mirim e o Oceano.

O presidente da Associação de Pescadores de Imaruí, Mar-ciano Ribeiro, solicitou ao Mi-nistro Luiz Sergio, “especial atenção quanto à demanda dos pescadores artesanais do Com-plexo Lagunar e em especial aos de Imaruí”.

Para Manoel Viana, que par-ticipou do evento, as reivindica-ções dos pescadores de Imaruí são justas. “Hoje a profissão de pescador é reconhecida graças ao Governo Vargas, que, em 1941, presenciou um episódio curioso. Quatro pescadores ce-arenses navegaram durante 61 dias em uma simples jangada da Praia de Iracema, em Fortale-za, até o Rio de Janeiro com a finalidade de apresentar ao então Presidente o reconheci-mento da pesca como profis-são. Em 1942 foram ampliados

os direitos trabalhistas à classe dos pescadores, concedendo, inclusive o direito de apo-sentadoria, publicado como Decreto-Lei nº 3.832, em 18

de dezembro do mesmo ano”, comentou Viana.

O evento contou com a par-ticipação de dezenas de autori-dades entre elas os deputados

federais Luci Choinacki e Pedro Uczai, além do deputado es-tadual e 1º Secretário da Alesc Jailson Lima e o ex-deputado José Paulo Serafim.

|IMARUÍ

Luiz Sérgio esteve no terminal pesqueiro

de Laguna e recebeu o sindicato de pesca

artesanal e associação de pescadores

| Diálogo com o ministro foi produtivo para buscar as reivindicações dos pescadores para a região de Imaruí

Charles Schelter/D

ivulgação Portal ClickSul

Luci apóia pré-candidato e aliançaEm almoço reservado e

acompanhada de seus asses-sores, a deputada federal Luci Choinacki (PT) ouviu as pro-postas, todo o planejamento para o município de Imaruí e deu seu aval apoiando a pré--candidatura de Manoel Viana (PT) à prefeitura.

Luci também apoiou a alian-ça no município de 11600 ha-bitantes que o Partido dos Tra-balhadores vem formando com o PMDB, PR, PC do B, PDT e PSC.

Viana afirma estar preparado para administrar o município, principalmente devido ao seu trabalho e aprendizado em Bra-sília, a capital da administração nacional. “Como assessor par-lamentar, adquiri uma ampla bagagem de conhecimento em Brasília e quero utilizá-lo em minha cidade”, diz.

Segundo Viana o município

precisa de mudança, as ações sociais precisam ser mais efe-tivas no município e o PT, com

todos os programas sociais que possui hoje em nível federal, tem plena condições de fortale-

cer ainda mais a administração.Durante o almoço Luci efe-

tivou seu compromisso com

a pré- candidatura de Viana e disse que no seu mandato tem totais condições de buscar apoio em Brasília.

A deputada lembrou ain-da que a presidente Dilma tem o compromisso de er-radicar a pobreza, de am-pliar o plano de moradias e apoio a agricultura familiar. Luci lembra que Imaruí, nas úl-timas eleições, tem votado nos candidatos do PT e da esquer-da. Prova disto foi a votação da presidenta Dilma, em uma ci-dade que historicamente sem-pre foi comandado por partido de direita, mas com o apoio do governo federal está mudan-do a situação econômica da maioria da população que vive da pesca através de incentivos para a pesca artesanal, eleva-ção do poder de compra do sa-lário mínimo e dos programas sociais.| Luci declara apoio a candidatura de Viana e a formação da aliança para um governo forte para a cidade.

Charles Schelter/D

ivulgação Portal ClickSul

|IMARUÍ

Presidente da câmara em 2005 e 2006, o vereador Jaison Cardoso de Souza (PSDB), abertamente pré-candidato a prefeitura de Imbituba, volta à mesa diretora do legislativo depois de passar por várias se-cretarias municipais e adquirir longa experiência administra-tiva. Como o vice presidente Elísio Sgrott (PP) tornou-se presidente, uma vaga ficou em aberto e Jaison foi eleito por unanimidade.

O vereador responsável por construir a sede do legislativo e gerar uma economia de mais de R$ 400 mil de aluguel, tam-bém foi o único inscrito para o cargo de vice-presidente. E pelos próximos 30 dias, Jaison assume interinamente a função de presidente, pois o vereador Elísio assume a função de pre-feito com as férias do prefei-to Beto Martins e a licença da vice-prefeito Lea de Oliveira Lopes.

“Espero contribuir com o

grupo para realizar o melhor trabalho e dar continuidade ao que for estipulado pela mesa diretora”, fala Jaison.

A segunda sessão ordinária da câmara de vereadores acon-tece no dia 13 de fevereiro, as 19:30 horas.

Mesmo com voto em branco, Elísio assume|IMBITUBA

Na sessão que abre ofi-cialmente os trabalhos do legislativo em 2012,

muita movimentação e um novo presidente e vice. O experiente vereador Elísio Sgrott (PP), úni-co inscrito para o cargo, foi elei-to o novo presidente da câmara de vereadores para um mandato que vai até o final de 2012 e Jai-son foi eleito vice.

A eleição seria apenas para o cargo de presidente devido à

renúncia do então presidente, vereador Rogberto de Farias Pires (PPS), no final de dezem-bro. O mandato na câmara é de dois anos, mas Sgrott cumpri-rá apenas o ano restante deste mandato. O vereador foi eleito com oito votos a favor e um em branco. O vereador Luís Dutra votou em branco como forma de protesto por ser contra ao man-dato de um ano, em virtude da renúncia do vereador Rogberto de Farias Pires (PPS), mas apóia o presidente Elísio.

Elísio tem na bagagem gran-de experiência no legislativo com três mandatos no currículo e já tem passagem pela presidên-cia (assumiu o cargo em 1994 e

2006). “Agora é montar um pla-nejamento dos trabalhos com os vereadores para o restante desse ano para que continuemos a rea-lizar um bom trabalho e dar uma atenção também a estrutura da casa”, cita Sgrott.

O novo presidente preten-de fazer os muros em volta da casa legislativa, para dar mais segurança e garantir mais cui-dados ao patrimônio público, um bem de todos. Contudo, o vereador deixa o cargo por 30 dias e assume a função de pre-feito interinamente a partir do dia 08 devido as férias do pre-feito José Roberto Martins e a licença da vice-prefeita Lea de Oliveira Lopes.

Vereador Elísio Sgrott (PP) assume presidên-

cia da câmara pela terceira vez com oito

votos a favor

|IMBITUBA

Gastos da câmara irá a públicoO agora eleito vice-presidente da câmara de vereadores,

Jaison Cardoso de Souza (PSDB) apresentou um importante requerimento na primeira sessão ordinária de 2012, nesta se-gunda-feira, dia 06, onde solicita que sejam disponibilizados relatórios oficiais detalhados sobre os gastos com publicida-de, material de expediente e diárias na Câmara.

No requerimento 01/2012, Jaison ainda solicita que os gastos sejam apresentados com individualização dos benefi-ciários relativos ao período de 2005 a 2011.

No documento, aprovado por unanimidade, o vereador justifica o pedido. “Seis meses após a primeira edição, sur-ge o segundo exemplar da “Gazeta Imbituba”, onde des-taca em manchete que: “Vereadores de Imbituba gastam mais de R$ 1 milhão com publicidade e diárias...”. Na pá-gina 3, repete a manchete e lança dúvidas sobre o uso dos recursos públicos, destacando: “Para que tanta publicida-de? Para que tantas viagens?”

Com a falta de esclarecimentos e embasamento da re-portagem, o vereador quer transparecer o assunto. “As ila-ções levantadas na matéria induz os leitores a criar uma animosidade contra o Poder Legislativo e seus integran-tes, o que merece uma resposta adequada e deverá ser efe-tuada com as informações ora requerida”, frisa Jaison.

O vereador ainda acrescenta que todos os jornais terão acesso as informações. “Os jornais de Imbituba podem ter certeza que terão acesso a todas as informações, pois o que dá impressão é que estamos jogando dinheiro no lixo”, fala. “Isso é para mostrar que fazemos um traba-lho sério e que o dinheiro está sendo muito bem aplicado. E também para fazer uma avaliação dos administradores, o que foram gastos em cada ano e o modelo de gestão”, acrescenta Jaison.

O vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB) lembrou que os gastos feitos devem ser comprovados com a vinda de recur-sos para o município. “A contrapartida dessas viagens tam-bém é importante, porque traz grandes benefícios, como a comissão da BR 101 que propôs e conquistou diversas me-lhorias para a região e também os recursos vindos para a cidade como R$ 200 mil para o hospital e o túnel no bairro Paes Leme, uma obra de mais de 100 mil reais”.

6 Edição 02 | Ano I | De 25 Janeiro a 10 de fevereiro de 2012

Pescaria Brava - Laguna - Imbituba - Imaruí - F.: (48) 96246387 | [email protected]

| Presidente pela terceira vez, Elísio fica no cargo até 31 de dezembro

| Em seu terceiro mandato, Jaison assume agora o cargo de vice-presi-dente até o fim deste ano.

Portal ClickSul

Portal ClickSul

Pré-candidato volta à mesa diretora

|IMBITUBA

Pelos números, vereador Cleosmar é o que mais trabalha pelo povo

|NOVA CIDADE

Como maioria dos levantamen-tos estatísticos se dá em números, principalmente a atuação dos go-vernos e dos governantes, a divul-gação dos números de trabalho re-ferente ao ano de 2011 da câmara de vereadores de Laguna revelou o cenário de atuação dos vereado-res em trabalhos apresentados, e o vereador Cleosmar Fernandes (PR) tem quase o dobro dessa atuação em relação aos demais.

Entre requerimentos, moções, projetos de lei e decreto legislativo e emendas, tem 94 documentos apresentados. Desses, 87 são reque-rimentos, que solicitam ao governo municipal e estadual melhorias na cidade, em prol da comunidade, e

indicam a realização de obras com benefício a toda a população.

O nosso trabalho sempre visa atender a necessidade de quem re-presentamos, e como não temos o poder de fazer, pois não somos o Executivo, temos que ajudar esse poder constituído dando idéias, apresentando sugestões e mostran-do o problema apresentado que seja de interesse público, explica o vereador.

O segundo com mais traba-lhos apresentados no ano de 2011 é o vereador Everaldo dos Santos (PMDB), com 49. Só em requerimentos foram 35 docu-mentos revelando o bom traba-lho do vereador.

| Cleosmar Fernandes mostra o trabalho em nú-meros. Reuniões

com o governador Raimundo Colom-

bo também são necessárias

7Edição 02 | Ano I | De 25 Janeiro a 10 de fevereiro de 2012

Pescaria Brava - Laguna - Imbituba - Imaruí - F.: (48) 96246387 | [email protected]

Divulgação Portal C

lickSul

Na soma total de trabalhos, após Cleosmar Fernandes (PR) e Everaldo dos Santos (PMDB) vêm na sequência os vereadores Aderbal Moreira Cardoso-PSD (42), Jussalva da Silva Matos--PSB (40), Eraldo Cardoso Duarte-OMDB (38), Orlando Rodrigues-PSD (33), Vilson Elias Vieira-PSDB (27), Edu-ardo Nacif Carneiro PP (20), Deyvisonn da Silva de Souza PMDB e Antônio Cesar da Sil-va Laureano DEM (15), José Paulo Ramos PT (11) e Airton Bento Machado PT (04).

Vale destacar também que alguns dos vereadores cede-ram espaço para seus suplentes também trabalharem. E entre os

suplentes, o que mostrou mais trabalho foi o vereador Vilson Elias Vieira (PSDB), com 31 documentos.

Na disputa entre as bancadas, a do PMDB (com três vereado-res) e a do PR (com apenas um) foram as que mais trabalharam. O partido do vereador Everaldo apresentou no total 102 traba-lhos, enquanto o PR, do solitá-rio Cleosmar Fernandes, apre-sentou os seus 94 trabalhos.

Veja ao lado a tabela com as proposições apresentadas de acordo com a especificação. Todos os dados foram retirados do site da câmara de vereadores de laguna e está disponível em www.camaradelaguna.com.br.

|LAGUNA

Bancada mais atuante é a do PMDB e PR

Vereador Nº Requerimentos apresentadosCleosmar Fernandes – PR 87Jussalva da Silva Mattos – PSB 37Aderbal Moreira Cardoso – PSD 37Everaldo dos Santos– PMDB 35Eraldo Cardoso Duarte – PMDB 29Vilson Elias Vieira – PSDB 25Orlando Rodrigues – PSD 23Eduardo Nacif Carneiro – PP 19Antônio Cesar da Silva Laureano DEM 11Deyvisonn da Silva de Souza – PMDB 9José Paulo Ramos PT 8Airton Bento Machado – PT 4Total 324

Apresentação de Moções:Vereador Nº de Moções apresentadasEraldo Cardoso Duarte – PMDB 4Everaldo dos Santos – PMDB 4Aderbal Moreira Cardoso – PSD 3Cleosmar Fernandes – PR 3Deyvisonn da Silva de Souza – PMDB 3Orlando Rodrigues – PSD 3Antônio Cesar da Silva Laureano DEM 1Eduardo Nacif Carneiro – PP 1José Paulo Ramos PT 1Vilson Elias Vieira – PSDB 1Total 24

Apresentação de Projetos de LeiVereador Nº de Projetos de Lei apresentadosEraldo Cardoso Duarte – PMDB 5Everaldo dos Santos – PMDB 5Orlando Rodrigues – PSD 4Aderbal Moreira Cardoso – PSD 2Antônio Cesar da Silva Laureano DEM 2Cleosmar Fernandes – PR 2Deyvisonn da Silva de Souza – PMDB 2José Paulo Ramos PT 2Jussalva da Silva Mattos 1Total 25

Projetos de Emenda a Lei OrgânicaVereadores Nº de Emendas apresentadasOrlando Rodrigues – PSD 2Total 2

Apresentação de Projetos de Lei ComplementarVereador Nº de Projetos de Lei Complementar apresentadasAntônio Cesar da Silva Laureano DEM 1Total 1

Apresentação de Projetos de Decreto LegislativoVereador Nº de Projetos de Decreto Legislativo apresentadosEveraldo dos Santos – PMDB 4Cleosmar Fernandes – PR 2Jussalva da Silva Mattos 2Deyvisonn da Silva de Souza 1Orlando Rodrigues – PSD 1Vilson Elias Vieira – PSDB 1Total 11

Cidade é destaque por agressão a jornalista em plena beira mar

|GAROPABA

Uma reclamação de possí-vel transtorno a restaurantes no Centro de Garopaba acabou vi-rando notícia em toda Santa Ca-tarina. Na madrugada de terça--feira, dia 08, o radialista André Luiz de Oliveira, da rádio Fre-quência News, foi agredido pe-las costas enquanto fotografava um caminhão de fossa no res-

taurante Gelomel, um dos mais tradicionais da cidade e que fica de frente para o mar.

O fato aconteceu por volta de 01 da manhã. André fazia fo-tos do trabalho do caminhão na rua quando o agressor, Richard Abreu, parente dos donos do restaurante conivente desferiu golpes no rosto de André que caiu e ainda levou chutes antes de conseguir sair.

A ação covarde foi presen-ciada por diversas pessoas que estavam na rua. O trabalho de limpeza da fossa, segundo outros

restaurantes, prejudica o atendi-mento, o que levou André a fazer o levantamento da reportagem.

A atitude mais que covar-de da pessoa que o agrediu em nome do restaurante rendeu 10 pontos no olho de André, além da possibilidade de seqüelas na vista. A Polícia Militar, segundo André, chegou apenas 40 minu-tos após o ocorrido e não reali-zou a prisão em flagrante.

Este tipo de ação é uma clara manifestação contrária a liber-dade de expressão e informa-ção e também a democracia. A rádio Frequência News emitiu nota em suas redes sociais re-pudiando a atitude e os inter-nautas começaram um campa-nha de boicoto ao restaurante devido a ação do agressor, que correu para dentro do restau-rante e foi protegido pelo esta-belecimento.

André de Oliveira fazia fotos de um caminhão

quando foi agredido pelas costas. PM não realizou a prisão em

flagrante

PSF em Santiago mais próximoUma ação rápida e precisa pode fazer toda a diferença em 2012

para a comunidade de Santiago. O projeto de Lei 056/11, que tra-tava da doação de um terreno para o Município com a finalidade de construir o novo Programa Saúde da Família (PSF) na comuni-dade de Santiago, e que seria votado em 2012, com resultado final em 2013, acabou por se votado no final do ano passado graças a uma intervenção do vereador Cleosmar Fernandes (PR).

Com a intervenção junto ao Presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde e Assistência, o Vere-ador Orlando Rodrigues (PSD), para que esse Projeto de Lei fosse votado em regime de urgência ainda em 2011 para entrar em vigor no ano seguinte.

O Vereador Orlando se convenceu de que o PL deveria ser aprovado ainda em 2011 e, na penúltima sessão ordinária do ano, junto com a sua comissão, ele exarou parecer e os vereadores vo-taram pela aprovação.

O terreno de mais de 700 metros quadrados foi doado pelo do Grupo de Jovens “JUS” - Juventude Unida de Santiago, e segun-do o projeto, o Executivo tem prazo de 12 meses para realizar a obra. Caso isso não aconteça, a área volta ao antigo dono, sem indenização.

8 Edição 02 | Ano I | De 25 Janeiro a 10 de fevereiro de 2012

Pescaria Brava - Laguna - Imbituba - Imaruí - F.: (48) 96246387 | [email protected]

Jovem capota após pegar carro sem pai saber|IMARUÍ/PESCARIA BRAVA

Uma fugidinha rápida para dar uma voltinha e o pior acontece. Enquanto pai e filho aproveita-vam para tomar banho em uma pisicina coletiva na tranqüila lo-calidade de Sítio Novo, em Ima-ruí, o jovem pegou o carro do pai

escondido e acabou capotando na rodovia SC-437, que liga ao futu-ro município de Pescaria Brava.

O jovem de 20 anos pegou o veículo Fiat Uno, com placas de Tubarão. Enquanto pai nadava, o jovem aproveitou o momen-

to de distração e saiu dirigindo em direção a Pescaria Brava. De acordo com pessoas da região, o rapaz estava em alta velocidade, perdeu o controle na estrada de chão batido em uma curva, bateu em um barranco à beira da via e

tombou o carro com as rodas para cima.

O rapaz fujão sofreu apenas ferimentos leves e por sorte não envolveu mais ninguém no aci-dente. Este já é o segundo capo-tamento registrado esse ano na

rodovia. Em janeiro, um ônibus da em-

presa Alvorada também perdeu o controle e capotou ao cair em um barranco, ferindo 15 dias e levan-do a morte de um homem de 74 anos, dias depois, no hospital.

ww

w.horanoticias.com

.br

Divulgação R

ádio Frequência


Top Related