Transcript
Page 1: Jornal gazeta News Ed. 63

116 de Maio de 2013

Presidente do SindicatoRural participa deConferência na China

Prefeito sugere ajustesno projeto de duplicaçãoda BR-242\020 em LEM

Página 10

Bahia Farm Show 2013é lançada em São Paulo

Página 04

Página 04

Página 14

Ano II, Edição 63Luis Eduardo Magalhães - BA16 de Maio de 2013Tiragem: 5.000 Exemplares

O presidente do Sindicato Rural de Luis Eduardo Magalhães, Vanir Antonio Kölln,participa no período de 27 a 31 de maio, da 8ª Conferência Internacional sobre SojaResponsável, que será realizada na cidade de Beijing, na China.

O prefeito de Luis Eduardo Magalhães juntamente de autoridades e empresários lociasestiveram reunidos com o diretor de infra-estrutra rodoviária do DNIT e a gerente deprojetos do órgão para debater ajustes na obra que está sendo executada no município.

Considerada a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte-Nordeste do Brasil, a Bahia Farm Show 2013 foi lançada em São Paulo, naúltima quinta-feira (02), durante a Agrishow.

47.pmd 14/5/2013, 12:071

Page 2: Jornal gazeta News Ed. 63

2 16 de Maio de 2013

DNA Express Comunicações LTDAC.N.P.J.: 10.815.877/0001-94

Rua Rui Barbosa, 1512. Casa 20 -Jardim Paraíso

Cep: 47.850-000

Luiz Eduardo Magalhães - BACONTATOS

e-mail: [email protected]: (77) 9912.9146

Impressão: Gráfica Imprima - Brasíl ia

Circulação: Quinzenal

Tiragem: 5.000 exemplares

Os artigos e colunas são de extrema responsabilidade de seus autores.

Expediente:

Direção de Redação: Anna Lidia CruzDesigner Gráfico: Luciano Villa Nova

Produção de Arte: Kew DouradoFotografia e social: Neiva Sehn

Colaboradora: Monithiely Soares ValdeviesoDepto. Comercial: Juliana Cadore - contato:

(9988.0114 e 9141.4886)

Vagas do Sine para LEM01 Eletricista industrial01 Técnico agrícola (com experiência em irrigação)03 Pivoristas01 Motorista de caminhão muck01 Auxiliar de estoque02 Operadores de máquinas agrícolas01 Churrasqueiro02 Garçonetes01 Ajudante de padeiro01 Costureira

R: Paraíba Quadra 25 Lote 24 | Fone (77) 3628.1942

É necessário CARTEIRA DE TRABALHO para se cadastrar no SINEBAHIA.

Informações no SINEBAHIA situado naSECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL.

02 Vendedoras01 Manicure01 Eletricista automotivo01 Casal de caseiro01 Encarregado de supermercado01 Soldador01 Serralheiro01 Mestre de obras05 Trabalhadores volantes da agricultura

47.pmd 14/5/2013, 12:072

Page 3: Jornal gazeta News Ed. 63

316 de Maio de 2013 Geral

ODia da Literatura Brasileira écomemorado em primeiro de maioe o Dia da Língua Nacional, 21.Para homenagear estas datas, aBiblioteca Municipal Dom RicardoWeberberger recebeu nesta terça-feira, 07, a doação de exemplaresdos livros, "Quando a fé é inspira-ção" da autora Autina Macêdo Pai-va, "São Desidério de A a Z, suahistória, minhas lembranças" doautor Florentino Augusto de Sou-za Filho e "Um rio de histórias", dasescritoras Ana Lúcia Souza, Ja-ckeline Bispo e Luciana Roque.

Estudantes de escolas públicasmunicipais e estaduais e particula-res prestigiaram o evento, além dosecretário de Cultura, Esporte eLazer, Nerito Carvalho.

No ato, os escritores fizeram àentrega dos exemplares as mãosdo secretário. As obras a partir deagora farão parte do acervo bibli-ográfico público integrando a se-ção "Memória do município deSão Desidério" e se encontrarãodisponíveis á comunidade.

Carmem Suzana, representoua avó Autina já falecida. "Trata-se

de uma obra de poemas, divididoem três partes: fé, família e temasdiversos. Retrata a fé e a força dafamília", falou.

"Um rio de histórias conta ahistória do Rio Grande, desde asua foz aqui no município até omunicípio de Barra, dispõe de po-emas e causos. Uma ótima manei-ra de conhecer o nosso rio, émergulhar neste livro. Dediquemum pouco mais do tempo de vocêsà leitura, que um hábito saudável eprazeroso", estimulou JaquelineBispo.

Florentino Augusto de SouzaFilho, destacou a importância daleitura e falou sobre a sua obra."Foram 20 anos de pesquisa, poristo o livro conta a estória de SãoDesidério, quando ainda era umavila, passou por distrito até tornar-se município, conta um pouco datrajetória administrativa-política,daí o nome A a Z, A de AbelardoAlencar, primeiro prefeito e Z deZito, prefeito da gestão do ano de2000. Quero parabenizar a coor-denação da biblioteca e a secretariapela iniciativa, em estimular os

estudantes o hábito da leitura", de-clarou.

Segundo a coordenadora da bi-blioteca, Ana Lúcia Souza, estainiciativa faz parte do Plano de Açãoprojetado para propiciar o acessoda comunidade á biblioteca, "jácomemoramos o Dia do Livro, noqual recebemos estudantes queconheceram as obras infantis erealizaram oficinas de pintura dosprincipais personagens da nossaliteratura infantil", abordou.

Segundo o secretário, NeritoCarvalho foi assinado o Protocolode Intenção -uma espécie de con-vênio - com a Fundação PedroCalmon, um órgão responsávelpelas bibliotecas nacionais com oobjetivo de proporcionar melhorescondições de estrutura física eampliação do acervo bibliográfico,enfim todo suporte para o seu plenofuncionamento. "Queremos tam-bém firmar parcerias com a comu-nidade em geral para realizarmosoutros eventos desta natureza, paraque possamos despertar nos estu-dantes o interesse pela leitura", des-tacou.

Biblioteca Municipal de SãoDesidério é presenteadacom livros de autores da terra

O domingo, 04 foi marcado porprestigiados eventos em Luis Eduar-do Magalhães. Na parte da manhãaconteceu um show de manobrasradicais de Drift, técnicas de derra-pagem, com carros e caminhõesmodificados no evento Cavalo deAço.

Cerca de 1.500 pessoas partici-param do evento que foi organiza-do por Paulo Magerl e que tambémproporcionou competição de somautomotivo.

Humberto Santa Cruz, parabe-nizou o sucesso do evento Cavalode Aço e destacou que o governomunicipal através da Secretaria deEsporte e Lazer, apoia e incentivaos esportes automobilísticos. E lem-brou sobre do projeto ComplexoEsportivo Radical. "Será um localpara incluir jovens em movimentosalternativos na cidade, o Complexoterá pistas de skate, patins, bicicle-ta, motocross, piscina olímpica,espaço para som automotivo alémde uma quadra coberta para vôlei,basquete, futsal e handball". O pre-feito foi convidado para participarde manobras de Drift.

Cavalo de Aço e Costelãoem Luis Eduardo Magalhães

No horário do almoço aconte-ceu o 9º Costelão de Luís EduardoMagalhães, realizado pelas três lo-jas da Maçonaria, no Centro deEventos Nossa Senhora Aparecidana comunidade católica. O almoçoreuniu 2700 pessoas e foram servi-dos 100 costelões, somando umatonelada e meia de carne bovina.

Parte da arrecadação será doa-da para a Associação de Pais eAmigos dos Excepcionais (Apae),Conselho Comunitário de Apoio àSegurança P ública de LuísEduardo(Conseg-Lem) e para a Co-munidade São José, do bairro San-ta Cruz, projeto da Maçonaria queauxilia a geraçao de renda atravésda criação de uma fábrica de frau-das infantil e geriátrica.

De acordo com o presidente doCostelão, Claudio Cardoso, "o even-to é executado por voluntários quesomaram 130 pessoas. Uma reu-nião de trabalho da família, mari-dos, esposas e filhos que se unirampara ajudar o próximo". O 9º Cos-telão recebeu o apoio da prefeituraatravés da Secretaria de Saúde,Cultura e Turismo e Infraestrutura.

Prefeito se reúne com diretoriado Sindicato dos

Trabalhadores Rurais de LEM

Na manhã da quinta-feira, 09,aconteceu uma reunião do prefei-to municipal Humberto SantaCruz com a diretoria do Sindicatodos Trabalhadores Rurais de LuisEduardo Magalhães e o vereadorRenildo Neri. Estiveram presen-tes a reunião o presidente DurvalRodrigues, o vice-presidente Ana-nias Taveras e o tesoureiro Adel-

son Silva.A pauta principal da reunião

foi a construção da sede própriado Sindicato, pois existe uma par-ceria de cooperação entre as par-tes e a construção da estrutura doSindicato conta com o apoio doprefeito. Outros assuntos de inte-resse do Sindicato foram aborda-dos durante a reunião.

47.pmd 14/5/2013, 12:073

Page 4: Jornal gazeta News Ed. 63

4 16 de Maio de 2013Economia | Rural

O presidente do SindicatoRural de Luis Eduardo Maga-lhães, Vanir Antonio Kölln, parti-cipa no período de 27 a 31 demaio, da 8ª Conferência Interna-cional sobre Soja Responsável,que será realizada na cidade deBeijing, na China.

Vanir vai a convite de umafundação holandesa, FundaçãoSolidariedad, para apresentar avários países presentes, atravésde seus representantes, como éfeito o cultivo do soja no Brasil,bem como esclarecer que os pro-dutores do grão preservam suasáreas, não poluem os rios e con-servam a vegetação nativa aocontrário do que é visto por di-versos países. A fundação ho-landesa vai patrocinar integral-mente es ta viagem e Vanir seráum dos três que irão representaro Brasil nesta Conferência.

Há questão de t rês mesesatrás, Luis Eduardo recebeu avisita de uma comitiva desta fun-dação holandesa que veio ao Bra-sil para ver de perto como erafeito o cultivo do soja por aqui.Isto porque o volume de impor-tação do soja brasileiro é feito emgrande quantidade, pois a Holan-da é o segundo comprador de

Presidente do Sindicato Ruralde Luis Eduardo participade Conferência na China

produtos de soja do Brasil , fi-cando atrás apenas da China, eexistia uma pressão muito gran-de em função de boatos de queno Brasil os produtores escravi-savam os trabalhadores, poluiamos rios e não conservavam avegetação nativa. Nesta visita, ogrupo ficou encantado com odesevolvimento do cultivo poraqui, observaram que tudo nãopassava de boatos e se impressi-onaram inclusive com a preser-vação da vegetação nativa feitapelo próprio produtor, enquantona Europa é o Governo que ar-renda parte da área dos produto-res para utilizar como reserva,com um diferencial, a reservapara eles é simplesmente não plan-tar alimentos e sim manter a áreacom grama ou eucalipto. O Go-verno de lá então paga anualmen-te para o produtor não plantar emuma área combinada chamandoisso de reserva.

Na ocasião da visita foi fir-mado um convênio do SindicatoRural de Luis Eduardo com aFundação Solidariedad, organi-zação internacional com mais de20 anos de experiência na cria-ção de cadeias de fornecimentosustentável, visando certificar

propriedades do Oeste Baiano quetrabalham com uma produção desoja economicamente viável e am-bientalmente adequada.

Através dete convênio, o pro-dutor de forma voluntária, pode-rá adquirir o Selo de Sustentabi-lidade RTRS, que possibilita cer-tas vantagens na comercializa-ção do produto. A meta é atingir,em três anos, 80 mil hectares deáreas certificadas no Oeste daBahia.

A partir daí surgiu o interessede que o presidente do Sindicato,que foi quem acompanhou a co-mitiva durante esta visita ao Bra-sil, participasse desta Conferên-cia com o objetivo de mostrar aomundo como tudo é feito poraqui.

"Nós temos por aqui, 62% demata nativa em pé, rios limpos esomos o campeão mundial derecolhimento de lixo tóxico", ex-plicou Vanir.

Vanir vai a Conferência naChina como palestrante e es tálevando em sua bagagem materi-al suficiente para demonstrar queos produtores no Brasil produ-zem com muita tecnologia e tema consciência de que a preserva-ção ambiental é necessária.

Considerada a maior feira detecnologia agrícola e negócios doNorte-Nordeste do Brasil, a BahiaFarm Show 2013 foi lançada emSão Paulo, na última quinta-feira(02), durante a Agrishow. A im-prensa nacional pode conhecer asnovidades que estão sendo orga-nizadas para a nona edição daBahia Farm Show, além dos nú-meros que envolvem o evento.

Participaram da coletiva, o pre-sidente da Aiba e presidente daBahia Farm Show, Júlio CézarBusato, o vice presidente da Aiba,Celestino Zanella e o coordenadorgeral da feira, Thiago Pimenta.Eles falaram para aproximadamen-te 40 jornalistas de São Paulo, RioGrande do Sul, Paraná, MinasGerais, Goiás, Distrito Federal,Rio de Janeiro, Rio Grande doNorte e Mato Grosso do Sul.

De acordo com o presidente daAiba, Júlio Cézar Busato, a coleti-va foi bastante satisfatória. " Nósfalamos sobre a Bahia Farm Show,convidamos os jornalistas para quevenham conhecer de perto nossafeira e divulgamos o Oeste da Bahiacom todo seu potencial agrícola.",disse Busato.

A feira, que não para de cres-cer, este ano, teve sua área ampli-ada em 20%, acompanhada poruma completa infraestrutura deasfaltamento, iluminação, alimen-tação, abastecimento de água elimpeza. A rua principal está sendocoberta, além da instalação de doisrestaurantes e quatro pistas de test-drive para as concessionárias pre-sentes no local. 95% dos stands jáestão vendidos. Espera-se um vo-lume de negócios em torno de R$675 milhões.

Bahia Farm Show 2013é lançada em São Paulo

Na ocasião da visita foi firmado um convênio do SindicatoRural de Luis Eduardo com a Fundação Solidariedad

A Fiat anunciou um novo planode investimentos no Brasil, comaplicação de R$ 15 bilhões até 2016.Parte do dinheiro - R$ 9 bilhões -faziam parte do plano anterior, de2011 a 2014, e foram somados aR$ 6 bilhões adicionais. O dinheiroserá usado na produção de auto-móveis, caminhões, colheitadeiras,autopeças e motores no país.

O novo plano foi apresentadodia 06, pelo presidente mundial daFiat Chrysler e da Fiat Industrial,Sergio Marchione, e pelo presiden-te da Fiat Chrysler na AméricaLatina, Cledorvino Belini, à presi-denta Dilma Rousseff.

Parte dos recursos serão inves-tidos na construção e ampliação defábricas no Brasil. Estão incluídas aunidade de produção de automó-veis em Goiana (PE), que deveráproduzir até 250 mil unidades por

Fiat anuncia investimento deR$15 bilhões no Brasil até 2016

ano, a partir do começo de 2015, ea fábrica da Iveco em Sete Lagoas(MG) que, além de caminhõesMagirus, vai montar veículos dedefesa.

As fábrica de tratores em Curi-tiba será ampliada e a unidade deautomóveis de Betim (MG) terá acapacidade de produção ampliadade 800 mil unidades por ano para950 mil unidades por ano até 2014.

Além da expansão da capacida-de produtiva e construção de novasfábricas, os R$ 15 bilhões englo-bam investimentos em inovação,desenvolvimento de novos produ-tos e tecnologias. Serão usadostambém na melhoria de processoslogísticos e de manufatura.

A holding estima que os inves-timentos vão gerar 7,7 mil novosempregos diretos e 12 mil indiretosno Brasil.

47.pmd 14/5/2013, 12:074

Page 5: Jornal gazeta News Ed. 63

516 de Maio de 2013 Economia | Rural

A primeira fábrica de torreseólicas da Bahia possui estimativade faturamento anual de R$ 120milhões e geração de 235 empregosdiretos e 55 indiretos. A unidade daTorrebras - Torres Eólicas do Bra-sil Ltda., empresa do Grupo DanielAlonso, da Espanha, foi inauguradana quarta-feira (8), no Polo Indus-trial de Camaçari, Região Metropo-litana de Salvador (RMS), com apresença do governador JaquesWagner.

A fábrica fica na BA-512, áreaindustrial leste do Polo de Camaça-ri. Foram investidos cerca de R$ 21milhões no empreendimento, quevai produzir torres metálicas paraturbinas eólicas. O protocolo deintenções com o governo da Bahiafoi assinado em 2011.

Segundo o governador, com aconsolidação da cadeia de energiaeólica, a Bahia projeta ampliar essepotencial de produção, que hojeestá em torno de 11% do mercadonacional, e alcançar a liderança nopaís. "A chegada da Torrebras é

Fábrica de torres eólicasé inaugurada na Bahia

mais uma etapa desta cadeia produ-tiva, que se fecha no sentido de teros parques e os fornecedores decomponentes".

Com toda a produção de 2013 e2014 negociada, a partir do terceiroano de operação, a Torrebras pro-jeta aumentar a produção de 220torres eólicas anuais. A previsão éampliar a planta já a partir do segun-do semestre deste ano, para atingira capacidade de 400 a 450 torrespor ano. "Queremos dominar 40%da demanda do mercado", afirmaÁlvaro Carrascosa, diretor-geral daTorrebras. De acordo com o gru-po, que também possui unidades deprodução na Espanha e na Índia, aescolha pela Bahia se deve ao cená-rio positivo no setor industrial doestado e também à cadeia eólicabaiana, que aumenta a competitivi-dade por conta da logística emrelação aos outros componentesdos parques eólicos.

Além da Torrebras, o GrupoDaniel Alonso é composto por ou-tras três empresas com atuação no

processamento de chapas metáli-cas para produção das torres, trata-mento de lixo e investimentos paraa implantação de projetos eólicos.

Quem visitar a nona edição daBahia Farm Show entre os dias 30de maio a 1° de junho, em LuísEduardo Magalhães, não pode dei-xar de conferir as novidades que aFaculdade Arnaldo Horácio Ferrei-ra (FAAHF) traz ao produtor rural,neste ano de 2013.

Neste sétimo ano de participa-ção de feira, a FAAHF, além dapresença com stand institucionalno pavilhão coberto, a IES partici-pará do ciclo de palestras oficiaisdo evento, com o tema a "Impor-tância da Análise de Solo comoFerramenta para a Recomendaçãode Calagem e Adubação", no dia 29de maio, às 15h.

Direcionada a produtores ru-rais, engenheiros agrônomos e es-tudantes da área de ciências agrári-

Potencial do estadoO potencial da Bahia para o

aproveitamento do vento na gera-ção de energia é responsável pelaatração de investimentos nessaárea, consolidando o estado comoum polo de fabricação de equipa-mentos que compõem as torreseólicas.

Até o próximo ano, o estadoreceberá R$ 6,5 bilhões em inves-timentos no setor, gerando cincomil empregos na implantação e500 na operação dos projetos.Fabricantes como a francesa Als-ton (aerogeradores) e as espanho-las Gamesa (aerogeradores) e Ac-ciona (cubos eólicos) se instala-ram em Camaçari. Outra plantaindustrial que começa a operar em2014 é a da Tecsis, que vai produ-zir pás e acessórios para os par-ques eólicos.

FAAHF apresenta novoslaboratórios agronômicosdurante Bahia Farm Show

as, a palestra será ministrada pelocoordenador do curso de pós-gra-duação Manejo da Fertilidade doSolo do Cerrado, professor mes-tre, Adilson Alves Costa e a quími-ca responsável pelos novos labora-tórios de análise de solo, CristianeNair Fabricio.

Os laboratórios, com inaugura-ção em junho próximo, constarãode uma excelente estrutura físicaque oferecerá aos produtores daregião serviços de análise física dosolo (granulometria e densidade dosolo) e química do solo (determina-ção dos macro e micronutrientesdo solo). O foco central dos labo-ratórios está encravado na buscapela qualidade de seus serviços pres-tados a comunidade, além da reali-zação de pesquisas acadêmicas.

Os produtores do Oeste da Bahiavão colaborar, mais uma vez, coma campanha SOS Seca, da secreta-ria estadual da Agricultura. A mobi-lização está sendo feita pela Aiba,Abapa, Abia e Sindicato dos Produ-tores Rurais de Barreiras e LEM. Asdoações de grãos e subprodutosvão ajudar a evitar a erradicação derebanhos pertencentes a pequenosprodutores que estão sofrendo coma seca em 251 municípios baianos.

Oeste Baiano doará alimentos para manter rebanhos que sofrem com a estiagem

rem da campanha SOS Seca, rece-berão uma nota de doação que seráfornecida pelos organizadores.

Em 2012, os produtores doOeste da Bahia, doaram, aproxima-damente, um milhão de quilos degrãos e subprodutos. A meta para2013 é superar esta marca.

Poderão ser doados, milho,milheto, casquinha e caroço de al-godão, feno, bandinha de feijão etudo mais que puder ser transfor-mado em ração animal. Os alimen-tos arrecadados ficarão deposita-dos em armazéns localizados nasdiversas comunidades agrícolas daregião Oeste. Essa nova logística,vai facilitar a participação na cam-panha, de produtores de áreas dis-tantes, além de reduzir o custo com

parte do rebanho de propriedade depequenos criadores, já morreu porfalta de água e, principalmente, co-mida. Temos que agir rápido, poisa situação é dramática.", afirmou opresidente da Aiba, Júlio CézarBusato.

Os produtores que participa-

armazenagem e frete. As doaçõesserão enviadas aos necessitados edistribuídas pela Seagri.

Apesar das dificuldades enfren-tadas com irregularidade do perío-do chuvoso e pragas que tem ata-cado as lavouras, os produtores doOeste da Bahia resolveram se mo-bilizar, novamente, por entende-rem que esta ação será de grandevalia para os produtores que estãosofrendo com a estiagem. " Grande

47.pmd 14/5/2013, 12:075

Page 6: Jornal gazeta News Ed. 63

6 16 de Maio de 2013Publicitário

47.pmd 14/5/2013, 12:076

Page 7: Jornal gazeta News Ed. 63

716 de Maio de 2013 GeralPrefeitura realiza obras deinfraestrutura no centro

e comunidades da zona rural

Para comemorar os festejosde Santa Cruz, a Secretaria Muni-cipal de Cultura, Esporte e Lazer,promoveu na sexta-feira, 03, umamissa solene em homenagem áSanta Cruz, na igreja do povoadode Riacho Grande, há 8 km dasede. Ás 16h, romeiros e visitan-tes subiram 110 degraus do mor-ro de Santa Cruz que fica há 3 kmda localidade para um ato de fé edevoção.

Durante a peregrinação os fi-éis entoaram suas preces, cantos,

Romeiros e visitantes sobemo morro de Santa Cruz

acenderam velas, levaram floresem sinônimo de fé, devoção eagradecimento à entidade pelasbênçãos alcançadas. "Esse é omomento em que pessoas idosas,crianças, jovens e adultos estãopresentes para cumprir um ato defé. Nós da Secretaria de Cultura,ficamos felizes por contribuir deforma solidária e apoio aos romei-ros", assegurou o secretário deCultura, Nerito Carvalho.

O prefeito Demir Barbosa, es-teve presente nos festejos de San-

ta Cruz e falou da satisfação doevento.

"Hoje comemoramos uma tra-dição centenária, todo ano a co-munidade, romeiros e visitantes,sobem o morro para um momen-to de fé e devoção. A prefeituraestá sempre apoiando essas tradi-ções que a cada ano vem crescen-do. Hoje a noite terá festa combandas locais e regionais, no do-mingo acontecerá um grande tor-neio de futebol organizado pela asecretaria de cultura", concluiu.

A prefeitura através da Secre-taria de Infraestrutura está traba-lhando em inúmeros pontos dacidade, obras de cunho estrutu-ral. O município de Luís EduardoMagalhães ganha maior atençãono serviço de limpeza da AvenidaSão Francisco, no bairro MimosoII, terraplanagem de ruas, emespecial a José Cardoso de Limano Centro. No bairro Mimoso IIe Jardim das Acácias, foram rea-lizadas drenagens pluviais nasruas, Acre e Pau Ferro até a ruaPonta D´água.

Obras de requalificação dasvias da cidade, estão em anda-

mento. Destacam-se, os serviçosrealizados na estrada de acessodo Jardim das Oliveiras, no Dis-trito Industrial e na Vila Buriti, (facilitando o acesso do transporteescolar).

A Secretaria de Infraestruturaestá trabalhando de forma demo-crática, dando espaço para a po-pulação opinar nas ações munici-pais. Com isso o projeto Infra nodia-a-dia pode atuar nos pontosque requerem mais atenção. Oresultado já é visível e a populaçãoda zona rural, está sendo benefici-ada com a terraplanagem das es-tradas de acesso as comunidades

Requalificação das vias da cidade

Cleriston Dourado:mais uma corrida

com boa colocaçãoO corredor de rua Clerinton Dourado, partici-

pou no dia 01 de maio, dia do trabalhador, da 23ªCorrida do Trabalhador de Araguaína/TO.

Cleriston obteve a segunda colocação em suacategoria na competição, percorrendo 11,3 Km emum tempo de 38 minutos e 30 segundos.

Este mês o atleta participará de corridas nascidades de Luis Eduardo Magalhães, Barreiras eGuanambi, na Bahia e Bom Jesus, no Piauí. No dia02 de junho, Cleriston participará da meia maratonaem Palmas/TO ou da corrida Guará, em Brasilia/DF.

TV por assinatura já está presenteem 27,9% dos domicílios do país

O setor de TV por assi-natura registrou mais 173,3mil contratos em março, echegou ao total de 16,8 mi-lhões de assinaturas. Osnúmeros representam umcrescimento de 1,04% emrelação a fevereiro e 22,9%em relação a março de 2012.

Segundo dados divulga-dos dia 06, pela AgênciaNacional de Telecomunica-

Bahia sedia pela quarta vezcompeticao internacional de ciclismo O Brasil Ride,

competição interna-cional de ciclismo,acontece pela quartavez na Chapada Dia-mantina, de 19 a 26de outubro, tendocomo base os muni-cípios de Rio de Con-tas e Mucugê. Tra-ta-se de um eventoque conta com a par-ticipação de 19 países e 24estados brasileiros , comapoio da Secretaria do Tra-balho, Emprego, Renda eEsporte, através da Sudesb,e da Secretaria do Turismo,através da Bahiatursa. No anopassado, recebeu o cam-

ções (Anatel), 27,9% dosdomicílios do país contamcom o serviço de TV porassinatura. Considerando onúmero médio de pessoaspor domicílio divulgado peloInstituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE),a TV paga atinge atualmen-te 53,8 milhões de brasilei-ros.

A Região Sudeste foi a

que registrou maior expan-são dos serviços , com39,4% de domicílios. NoDistrito Federal, 50,8% dascasas contam com TV porassinatura.

A participação do servi-ço prestado via satélite atin-giu 61,7% da base de assi-nantes em março, e a doserviço a cabo alcançou37,7% dos assinantes.

peão olímpico, o holandêsBart Brentjens, e o campeãomundial, Abraão Azevedo,além de Christian Fittipaldi, obrasileiro que vem de umafamília que respira esporte eé apaixonado pelo ciclismo.

O Brasil Ride é o melhor

evento de mountainbike do Brasil, inte-grando o rankingmundial juntamentecom o da África doSul e o da Alema-nha, informa seufundador, MárioRoma, que se reu-niu, na tarde destaquarta-feira, com osecretário do Turis-

mo e presidente da Bahiatur-sa, Domingos Leonelli, achefe de Gabinete da Secre-taria do Trabalho, Olívia San-tana, a prefeita de Mucugê,Ana Medrado, o prefeito deRio de Contas, Marcos Fari-as, e Andrea Roma.

47.pmd 14/5/2013, 12:077

Page 8: Jornal gazeta News Ed. 63

8 16 de Maio de 2013Especial Dia das Mães

47.pmd 14/5/2013, 12:078

Page 9: Jornal gazeta News Ed. 63

916 de Maio de 2013 Especial Dia das Mães

47.pmd 14/5/2013, 12:079

Page 10: Jornal gazeta News Ed. 63

10 16 de Maio de 2013Geral

Projeto DespertandoTalentos abre novos cursos

Na quarta-feira, 08, o prefeitomuniciapl de Luis EduardoMagalha~es juntamente com o de-putado federal João Leão e algunsempresários locais estiveram reu-nidos com o diretor de infra-estru-tra rodoviária do DNIT (Departa-mento Nacional de Infraestruturade Transportes), Roger Pêgas e agerente de projetos do órgão, Ma-rinez Chiele, para debater sobrealguns ajustes necessários na obrade travessia urbana que está sendoexecutada no município.

A obra tem uma extensão de 8Km e já está em andamento, mas

Prefeito sugere ajustes noprojeto de duplicação daBR-242\020 em Luis Eduardo

alguns detalhes precisam ser revis-tos em função do crescimento domunicípio nos últimos 13 anos,visto que segundo o prefeito, "em2000, Luis Eduardo tinha uma po-pulação estimada de 18 mil habitan-tes, já em 2013 este número cres-ceu para cerca de 70 mil habitantese temos quase 30 mil veículos em-placados na cidade".

O principal problema apresen-tado foi em relação à distância entreos retornos, pois conforme o pro-jeto, em alguns pontos da marginal,não há espaço para fazer o entrela-çamento. O trecho da Br onde as

obras estão sendo feitas, possui umcomércio extenso e conforme oprojeto irá dificultar o acesso aoshotéis, postos de combustível eescolas que margeiam a rodovia.

A conclusão da obra está pre-vista para i final de dezembro de2013, mas segundo Roger Pêgaspode ser um pouco atrasado paraque as mudanças sejam feitas.

"Como foi feita uma licitaçãoatravés de concorrência pública,em conformidade com a Lei 8.666/1993, é possível ser realizado umareavaliação do projeto", explicaRoger.

A parceria entre a FaculdadeArnaldo Horácio Ferreira (FA-AHF) e a empresa DYP com oProjeto socioeducativo "Desper-tando Talentos" abre novas tur-mas com início em 06 de junho.

O projeto acontece semanal-mente, com o objetivo de capaci-tar jovens e adultos, principal-mente alunos de escolas públicas- municipais e estaduais, identifi-cando e projetando talentos parauma visão mais ampla quanto àsoportunidades existentes no mer-cado de trabalho. A propostametodológica do projeto é permi-tir que o jovem estude simultane-

amente temas relevantes das maisdiversas áreas do mercado, inse-rindo-o a um contexto teórico-prático envolvendo palestras, di-nâmicas de grupo, oficinas e visi-tas técnicas, além de atividadesaplicadas a situações cotidianasnas empresas, com a presença deprofessores gerenciadores.

Nesta edição serão oferecidosdois pacotes de cursos (Secreta-riado e Assessoria Administrativae Recurso Humanos - Gerencian-do Pessoas) e (Técnicas Admi-nistrativas e Sistema de GestãoAmbiental) além dos cursos deLogística e Inglês Técnico.

47.pmd 14/5/2013, 12:0710

Page 11: Jornal gazeta News Ed. 63

1116 de Maio de 2013 Turismo

Bairro do Comércio vai ganhar novavista para o mar a partir de agosto

As obras de requalificação doPorto de Salvador, que integramos projetos turísticos para a Copado Mundo, vão ser concluídas emagosto, marcando também umanova etapa do processo de revita-lização do bairro do Comércio.Com a sua inauguração, a Avenidada França vai ganhar vista abertada Baía de Todos os Santos e osturistas que chegarem à capitalbaiana vão contar com um novo emoderno terminal de passageiros.

"A obra atende a expansão dofluxo de turistas que chegam aSalvador por cruzeiros marítimos.A área do Comércio é rica empatrimônio histórico e arquitetôni-co, de grande potencial econômi-co, importante para o turismo e acultura da nossa cidade", ressaltao presidente da Codeba, José Mu-niz Rebouças. Envolvendo investi-mentos da ordem de R$ 30 mi-lhões, liberados pelo Governo Fe-deral, as obras estão sendo execu-tadas sob a responsabilidade daCompanhia das Docas do Estadoda Bahia (Codeba), com o apoio da

Prefeitura de Sal-vador, que elabo-rou o projeto bá-sico e o Governodo Estado, res-ponsável pelo pro-jeto executivo deengenharia.

Vistaaberta

Mais de 40%do cronograma jáfoi executado. "Asobras estão sen-do realizadas si-multaneamente.No estágio atualestá sendo colocada a coberturametálica da estação de passagei-ros, conclusão da estrutura deconcreto, pavimentação e urbani-zação da esplanada que permitirá avista aberta da Baía de Todos osSantos. No dia 13 de maio o Portode Salvador completou 100 anos.Historicamente temos um dos maisantigos portos das Américas, quesempre manteve a sua importância

estratégica para a economia baianae brasileira", diz o presidente daCodeba .

"Os 100 anos acontecem nomomento em que a Codeba, comrecursos do Governo Federal, in-veste na modernização e amplia-ção da nossa infraestrutura portu-ária. Mas o compromisso com aHistória e a Cultura de Salvadornos impôs irmos além, abraçando

a causa da revitali-zação do bairro doComércio e a ZonaPortuária, que reú-ne um dos mais im-portantes acervoshistórico e arquite-tônico da Bahia",observou José Mu-niz Rebouças.

"Em agosto va-mos entregar a obraque requalifica ocontexto urbano dobairro e vai descor-tinar a Baía de To-dos os Santos paraa Avenida da Fran-

ça. Os turistas vão ganhar ummoderno terminal de passageiros,que também poderá atender aossoteropolitanos com atividades cul-turais e de entretenimento, em meioa um dos mais belos cenários domundo", declarou.

"A revitalização da Zona Portu-ária não é um fato isolado. Recen-temente vimos o Rio de Janeiroinaugurar o seu MAR (Museu de

Arte do Rio), resultado da parceriaentre a iniciativa privada e a Prefei-tura, uma obra também referencialpara a revitalização da degradadaZona Portuária Carioca, que em-presários e o Poder Público pre-tendem transformar numa das prin-cipais atrações da cidade.

"Aqui, pretendemos que a obraque estamos concluindo com oapoio da Prefeitura e do Governodo Estado, contribua para o con-senso da cidade em resgatar umaárea que, além do rico acervohistórico e arquitetônico, possuiimenso potencial econômico", dis-se.

"Tal qual no Rio, esperamosque a responsabilidade pelo resga-te deste imenso patrimônio nãorecaia apenas para o Poder Públi-co, mas que seja assumida portodos, num amplo movimento queenglobe também a iniciativa priva-da, imprensa, instituições civis e acada um de nós, como cidadãos,trabalhando juntos para esse pro-pósito", concluiu Muniz Rebou-ças.

47.pmd 14/5/2013, 12:0711

Page 12: Jornal gazeta News Ed. 63

12 16 de Maio de 2013Publicitário

47.pmd 14/5/2013, 12:0712

Page 13: Jornal gazeta News Ed. 63

1316 de Maio de 2013 Saúde

Aftas são pequenas úlcerasrasas que aparecem na cavidadeoral, que incomoda muito e ocor-re habitualmente nas bochechas,nos lábios e na língua. Elas sãoovais, normalmente brancas (oulevemente amareladas), têm bor-das avermelhadas e costumammedir aproximadamente 1 cm dediâmetro. Elas podem aparecerindividualmente ou em grupos e,geralmente, são recorrentes. Nãoé contagiosa, portanto não étransmitida de uma pessoa praoutra. Não podemos afirmar queexista uma causa específica. Éuma manifestação comum a di-versas doenças, causada por me-canismos distintos, geralmente,ligados a baixa imunidade. A le-são costuma regredir em uma aduas semanas, mas pode persis-tir por um período incerto. Even-tualmente, alimentos e frutas áci-das, como o abacaxi e o limão,assim como temperos picantes,podem funcionar como possí-veis causadoras de aftas. Outrosfatores também podem causarou contribuir como doenças sis-têmicas, imunopatias, deficiên-cias nutricionais, alergias, es-tresse, doenças autoimunes ereações a determinados tipos demedicamentos, além de traumasmecânicos que causam injúriaaos tecidos bucais, como esco-vação forte. Sabe-se que as aftassão mais comuns em mulheres eque cerca de 30% das pessoasacometidas têm casos na famí-lia, talvez por associação genéti-ca ou exposição ambiental seme-lhante. Os sintomas podem apa-recer um ou dois dias antes de aafta surgir. É comum surgir ar-dor ou um tipo de queimação naregião afetada. Quando as aftasaparecem em grande número,pode ser difícil engolir alimentosou líquidos, especialmente osmais ácidos. Eventualmente,podem aparecer gânglios no pes-

AFTAS : Causas,Sintomas e Tratamento

coço ("ínguas"), cansaço e atéfebre. Se a manifestação estiverrelacionada ao sistema imunoló-gico, podemos associar à pre-venção a redução de estresse.Além disso, sabemos que ali-mentos ácidos podem contri-buir para sua manifestação. Aingestão deles deve ser evitada.Não existe tratamento que sejaeficaz para todos os portadoresde aftas. Alguns têm uma lesãoaftosa uma vez por ano; outrosapresentam lesões múltiplas pormuito tempo. As medicações deuso s istêmico, como os imu-nossupressores, são mais efeti-vas na redução dos sintomas,mas possuem efeitos colateraisindesejáveis, às vezes graves,sendo, por isso, reservadas paraos casos mais severos da doen-ça, exigindo o acompanhamen-to atento de um especialista.Para os indivíduos com quadrosclínicos mais leves, a melhorabordagem é a aplicação tópicade antissépticos, anti-inflama-tórios, anestésicos ou proteto-res de mucosa, naturais ou sin-téticos. Outra alternativa para otratamento é a Laserterapia, ouseja o uso de laser especificopara afta. O cirurgião-dentistadeve ser consultado para umadequado diagnóstico e orienta-ção terapêutica. Pacientes comalgumas doenças podem ter af-tas mais frequentemente, comodeficiências imunológicas hu-morais (deficiências de imuno-globulinas), portadores de HIV,anemias, distúrbios gastrointes-tinais passageiros. Se não pode-mos dizer que todas as pessoaspelo menos uma vez na vidativeram afta, no mínimo, 99% jáexperimentaram a dor que essalesão traz. Portanto, devem-seevitar os alimentos e hábitos quepode desencadear o processo eprocurar um dentista ou um mé-dico para o correto tratamento.

Dr ThiagoBaramili Gouvea MoraesEspecialista em Implantodontia

CRO BA - 10140

ARTIGO DentistaEm vigor regra para planode saúde justificar por escritonegativa de atendimento

A partir do dia 07, as operado-ras de planos de saúde que nãoderem autorização para qualquerprocedimento médico, desde exa-mes até cirurgias, terão que expli-car, por escrito, os motivos paraa negativa. As operadoras sempreforam obrigadas a informar todae qualquer negativa de cobertura.A diferença, a partir de agora, éque o usuário pode pedir a justifi-cativa também por escrito, porcorrespondência ou meio eletrô-nico, e as operadoras terão prazode 48 horas para responder.

Com o documento, o consu-midor pode incluir a justificativaem eventuais processos judiciais.E essa tem sido uma das princi-pais bandeiras do governo desdeque adotou a medida em respostaao grande número de reclama-ções. As operadoras tiveram 60dias para se preparem para a no-vidade.

De acordo com números doMinistério da Saúde, no ano pas-sado, a Agência Nacional de Saú-de Suplementar (ANS) recebeumais de 75 mil reclamações deconsumidores de planos de saú-de. Do total, cerca de 75% eramnegativas de cobertura.

O governo aposta que a medi-da vai reduzir o número de nega-tivas e ainda vai permitir que ousuário tente reverter a situação."É importante dar essa informa-ção para o usuário acionar a ANSpara ver se aquela justificativa sesustenta ou se a ANS, com essainformação, pode garantir, rapi-damente, a defesa desse usuárioou o próprio usuário procurar aJustiça", explicou o ministro daSaúde, Alexandre Padilha.

O ministério orienta o usuáriodo plano a anotar o número doprotocolo de atendimento forne-cido pela operadora. A informa-ção da negativa tem que estar emlinguagem clara, indicando a clá-usula contratual ou o dispositivolegal usado para a justificativa.

Se a operadora deixar de in-formar por escrito os motivos danegativa de cobertura quando ousuário solicitar, pode pagar umamulta de até R$ 30 mil. Em casosde urgência e emergência, o aten-dimento não pode ser negado. Amulta por negativa de coberturaindevida chega a R$ 80 mil e, emcasos de urgência e emergência,R$ 100 mil.

As declarações do ministroforam feitas depois do lançamen-to de um dos 29 Centros Especi-alizados de Reabilitação que serãoinstalados em 19 municípios, comtransporte gratuito para atenderpessoas com deficiência em todoo país. A expectativa é atendermais de 940 mil pessoas por anonessas unidades.

"No SUS [Sistema Único deSaúde], não tínhamos centrosespecializados de reabilitação comtratamento para vários tipos dedeficiência. Em Brasília, agora,por exemplo, passamos a ter umcentro de tratamento para defici-ências físicas e intelectual. Tere-mos centros em 20 estados e até2014 queremos chegar em todosos outros estados", disse o minis-tro. "Teremos ainda mais recur-sos para contratar equipes multi-

profissionais para essas unida-des, não apenas médicos, masnutricionistas e fisioterapeutas etodo o conjunto de profissionaispreparados", completou.

Os veículos usados para trans-portar as pessoas até esses cen-tros serão doados pelo governofederal. Na primeira fase, já fo-ram disponibilizados 20 microô-nibus adaptados. Até o final de2014, a expectativa é que a frotaadaptada seja refoçada com ou-tras 88 vans.

Somado aos recursos que tam-bém serão aplicados em qualifi-cação dos profissionais que vãoatender nesses centros e nas uni-dades odontológicas e aos recur-sos reservados para compra denovos equipamentos, como osseis novos modelos de cadeirasde rodas e os acessórios paraaparelhos auditivos, o governocalcula investir mais de R$ 200milhões por ano.

Os investimentos fazem partede um programa federal que foilançado no ano passado, o Viversem Limites, para desenvolverdiversas ações em várias áreas,como educação e acessibilidade,beneficiando quase 45 milhões debrasileiros. Fonte Agência Brasil

47.pmd 14/5/2013, 12:0713

Page 14: Jornal gazeta News Ed. 63

14 16 de Maio de 2013Geral

Durante esta semana o prefeitoHumberto Santa Cruz assinou con-vênio entre a Secretaria do MeioAmbiente do Estado da Bahia, Ins-tituto do Meio Ambiente e Recur-sos Hídricos (Inema) e GovernoMunicipal de Luís Eduardo Maga-lhães. O encontro foi na Secretariade Meio Ambiente da Bahia, emSalvador, com o secretário estadu-al do Meio Ambiente, Eugênio Spen-gler e a diretora geral do Inema,Márcia Telles.

O principal objetivo desse con-vênio é que algumas ações que oestado executa sejam repassadaspara o município. Esse tipo deparceria é inovadora na Bahia, LuísEduardo Magalhães é o municípiopiloto para implantação desta ma-neira de gestão ambiental. A de-manda de atividades do governoestadual está além do quadro defuncionários que o Inema possui,por isso não tem condições derealizar todas atividades.

De acordo com o secretárioestadual do Meio Ambiente, Eugê-nio Spengler, "o município de LuísEduardo Magalhães é exemplo parao governo estadual, confiamos nasações do governo municipal. É cla-ra a competência e dedicação, po-demos observar através dos resul-tados obtidos com os inúmerosprojetos que a Sema municipal estáengajada".

Transformação ambiental - OMeio Ambiente está passando poruma reforma a nível nacional. Pode-se comparar com o início dos anos90, com a criação do Sistema Únicode Saúde (SUS), foi uma mudançaque transformou a saúde pública daatualidade. A política que o governoestadual está adotando atualmente éinovadora. O estado transfere o seupapel para o município. Uma manei-ra de agilizar as ações processuaisdos órgãos ambientais.

A diretora geral do Inema, afir-ma que Luís Eduardo Magalhãesserá exemplo para outros municí-pios baianos, " é uma maneira derepassar segurança para o estado eé viável para as duas partes. Aspessoas precisam de agilidade nasações ambientais, nada melhor queo próprio município, conhecedorda realidade gerencie determinadassituações".

A secretária municipal de MeioAmbiente Fernanda Aguiar comen-

LEM: Prefeitura firma convênio inédito na Bahia

ta, "a partir desse convênio, LuísEduardo Magalhães é competente aautorizar supressão de vegetação eaprovar o manejo florestal até 1000hectares. Em relação ao Documen-to de Origem Florestal (DOF), domaterial lenhoso, a proposta é queomunicípio faça um convênio como Instituto Brasileiro do Meio Am-biente e Recursos Hidrícos, (Iba-ma), para que a secretaria realizeo registro". Fernanda Aguiar, tam-bém salientou que o município nãotem grandes áreas para serem su-primidas.

A Secretaria Municipal de MeioAmbiente de Luís Eduardo Maga-lhães, já contratou um engenheiroflorestal, (técnico responsável) , paraanalisar processos. Existe uma van-tagem que é a proximidade das par-tes envolvidas, o produtor não pre-cisará solicitar autorização de su-pressão para o órgão ambiental doEstado, podendo acompanhar o seuprocesso direto do município. Alémda análise do engenheiro florestaltodos os processos serão acompa-nhados por um biólogo para analisara questão da fauna silvestre.

Progresso e Meio Ambiente -Essa transferência de poder do es-tado para o município, é delicada. Oprefeito Humberto Santa Cruz des-taca que não existirá interferênciado prefeito ou qualquer outro fun-cionário municipal nas decisões dostécnicos responsáveis. O prefeitoreiterou, "não mediremos esforçospara estruturar nossa Sema, o ob-jetivo é atender a demanda de ges-tão ambiental local". O prefeito des-tacou também que será fiscalizado

e monitorado as licenças ambien-tais já emitidas.

O governo municipal está tra-balhando para dar a resposta dos

processos ambientais, sem moro-sidade, com um olhar técnico base-ado na legalidade. Com esse convê-nio os técnicos municipais serãocapacitados e realizarão suas ope-rações na mesma base de dados doestado. Mais uma vez Luís Eduar-do Magalhães é destaque pela cre-dibilidade perante os governantes eórgãos estaduais.

Durante a realização da BahiaFarm Show 2013, o estande daprefeitura de Luís Eduardo Maga-lhães terá como temática o MeioAmbiente. O município dependediretamente da conservação e pre-servação do bioma Cerrado e estátrabalhando para que produtoresrurais possam realizar suas ativida-des agrícolas da melhor maneira,unindo produtividade com progres-so regional.

47.pmd 14/5/2013, 12:0714

Page 15: Jornal gazeta News Ed. 63

1516 de Maio de 2013 Policial

Os cinco presos acusadas deexplodir o caixa eletrônico do Ban-co do Brasil de Baianópolis, naregião Oeste da Bahia, na madru-gada desta quinta-feira, 09, fo-ram transferidos no início da tar-de de sexta-feira, 10, para o Com-plexo Policial de Barreiras, porpoliciais da CIPE/Cerrado e doGrupo Avançado de Repressão acrimes contra Instituições Finan-ceiras - GARCIF, onde seriaminterrogados.

Um deles é Adailton Alcânta-ra, vulgo "Ditinho", comerciantebarreirense, flagrado juntamentecom a companheira de convívioJaqueline Marques da Silva, natu-ral do Piauí. Os outros são, José

Presa quadrilha que explodiucaixa eletrônico em Baianópolis

Antonio Mendes da Silva, naturalde Brasília-DF; Juan Amorim daSilva, também de Brasília-DF eFélix Nunes da Silva, natural deGoiânia - GO. De acordo com odelegado do GARCIF, MarcosAntônio Oliveira, para confirmara identidade de dois dos envolvi-dos, estava mantendo contatoscom o serviço de inteligência dapolícia do Goiás e do DistritoFederal.

Com eles, a CIPE/Cerradoapreendeu seis bananas de dina-mites, um cilindro, aproximada-mente um quilo de explosivo gel,R$ 3.560, 00 em cheques diver-sos, R$ 1.010, 00 em moedas, R$1.350, 00 em cédulas; munições

Acidente envolvendoduas carretas na

Br 242 em Barreiras

Na sexta-feira, 10, por voltade 21h50, na Br 242, cerca de 25Km de Barreiras em direção aLuis Eduardo Magalhães, um mo-torista saiu levemente ferido apósacidente envolvendo duas carre-tas.

Conforme informações, uma

das carretas se deslocava emdireção à Barreiras, quando, emuma curva, derrapou e atraves-sou-se na pista atingindo parcial-mente outra carreta que seguiano sentido Luis Eduardo.

O trânsito ficou parcialmenteinterrompido.

5ª Cia faz mais uma apreensão dedrogas em Luis Eduardo Magalhães

Por volta de 22h50, do dia 08,a 5ª Cia da Polícia Militar, apósdenúncia de que havia uma pes-soa suspeita de tráfico de drogas,deslocou duas guarnições até obairro Santa Cruz.No endereçoinformado, a polícia encontrouFernando Sousa dos Santos, 19anos, e ao abordá-lo encontrou deposse do mesmo, 107 pedras decrack, prontas para consumo,mais 13 "cabeças de crack", tota-lizando 78 gramas da droga, e R$102 em espécie.

A guarnição apresentou Fer-nando a delegacia que ficará àdisposição das autoridades parainvestigar o envolvimento com otráfico de drogas. Foto: Rota23

Capotamento naBR 135 deixa

motorista ferido

Por volta de 16h30, do domin-go, 12, após a ponte Rio Branco,em Barreiras, na BR 135, ummotorista perdeu o controle deseu veículo, saiu da pista e capo-tou.

O motorista conduzia um FordFiesta, sentido Riachão das Ne-ves, quando o acidente aconte-ceu. Por sorte o veículo não atin-

giu uma árvore que tinha bemperto.

No capotamento o motoristafoi lançado para fora do carro,ficando ferido e sendo socorridopor uma equipe do SAMU que oencaminhou para o Hospital doOeste.

A polícia rodoviária federalregistrou o acidente.

de vários calibres, uma sacolacom certa quantidade de maco-nha, documentos e chaves deveículos, um pé de cabra, quatrorádios - comunicadores, umamáquina fotográfica, aparelhoscelulares e três automóveis.

O Tenente Mocitaiba, coman-dante da equipe Cipe/Cerrado, res-saltou que a polícia já investigavaa ação de uma quadrilha especi-alizada, que explodiu oito caixaseletrônicos na região Oeste daBahia. Havia suspeita de um ban-do com ramificações em outrosestados, porém, com a participa-ção de membros desta região, queajudavam a mapear as rotas defuga.

Foto:AlôAlôSalom

ão

Motorista morre apóscapotamento na

Br 020, em São DesidérioLauro Antônio Neuvaldi, de

39 anos, morreu vítima de aci-dente na BR 020, no município deSão Desidério, por volta das 11h,do domingo, 12.

De acordo com informações,Lauro seguia pela rodovia comuma caminhonete GM S-10, quan-do na altura do cruzamento de

São Desidério e Correntina, aca-bou perdendo o controle e capo-tando o veículo. Ele chegou a sersocorrido para a UPA de LEM,mas não resistiu e veio a óbito.

O corpo foi encaminhado parao IML de Barreiras, onde foi ne-cropsiado e liberado para o sepul-tamento.

ANUNCIE(77) 9912-9146

47.pmd 14/5/2013, 12:0715

Page 16: Jornal gazeta News Ed. 63

16 16 de Maio de 2013Contra capa

47.pmd 14/5/2013, 12:0716


Top Related