Download - Jornal edição 17

Transcript
Page 1: Jornal edição 17

Rua Vitalina Rossi de Figueiredo, 78 - Centro - Telefone: (35) 3855-1747 ou 3855-1205 - email: [email protected] - www.jornalvn.blogspot.com

COQUEIRAL, MARÇO DE 2011 - Distribuição Gratuita Edição 017 ANO II

Coqueiral em rítimo de Carnaval

Ser mulher é viver intensamente. Sorrir, amar e brilhar

sem nunca perder a alegria que torna o dia de quem está ao seu lado bonito e especial!

Uma homenagem do jornal virou notícia

8 de Março

O Carnaval se aproxima e os preparativos para a maior festa popular brasileira estão a todo vapor. Em Coqueiral isso não é diferente, as escolas de Samba Unidos do Trevo, Lajinha e Vila Sônia já ensaiam a mais de um mês para a Festa de Momo. Os ensaios são acompanhados por muita gente e o desfile em Coqueiral em 2011 promete.

O percurso do desfile é o tradicional desce a Av. Tiradentes, passa pela Praça Dom Pedro II e é f inal izado na Praça Sete de Setembro.

Em 2011, foram confeccionados troféus em acrílico simulando um coqueiro, que serão entregues às escolas campeãs. PÁGINA 03

Sindicato Rural de Coqueiralde já está em novo endereço

O Sindicato Rural de Coqueiral está de cara nova. O órgão, que defende o produtor rural, já atende em novo endereço à Rua Assis Brasil, nº 20, no Centro. Para celebrar a reinauguração, foi feito um coquetel para os membros da diretoria e para a nova gerente do Banco do Brasil, Sirlei Aparecida Souza. PÁGINA 04

dia internacional da mulher

Deputado Duarte apresenta requerimento contra retorno da CPMF

PÁGINA 04

ASILO DIVINO ESPÍRITO SANTO promove Bingo e presta contas

PÁGINA 04

PM apreende veículosem Coqueiral

PÁGINA 05

A festa do Rei Momo começou mais tarde em 2011, mas a folia já está garantida. Em Coqueiral, os dias da festa serão embalados pela Banda Asa Delta, de Belo Horizonte. O espírito do carnaval é alegria, descontração e liberar tensões. Todo folião deve ter isso em mente para curtir de verdade u m c a r n a v a l “ s e g u r o ” . É lamentável a veiculação de c a m p a n h a s e m m e i o s d e c o m u n i c a ç ã o d e m a s s a incentivando a banalização do sexo. É certo de que a intenção dos reclames do Ministério da Saúde é alertar à população quanto às d o e n ç a s s e x u a l m e n t e transmissíveis, mas não se sabe se por falta de idéias criativas usam palavras com duplo sentido maculando o sexo feminino.

Por outro lado, Regina Casé e s t a m p a u m a c a m p a n h a chamando a atenção: “Xixi no chão de jeito nenhum! A gente pode se acabar, sem acabar com a cidade”. No filme a marchinha de João Kelly canta: Ta com vontade de fazer xixi? Não faz aqui/ Não faz aqui./ Nosso bloco a gente vê/ É cheiroso, é maneiro/ Tô falando pra você/ Lugar de mijão é no banheiro".

Portanto vale a pena curtir essa grande festa com animação, folia e a c i m a d e t u d o c o m responsabilidade!

Já é carnaval!!!

Page 2: Jornal edição 17

COQUEIRAL, MARÇO DE 2011

Registro 19444 - Proc. 2 - Reg. sob o número 002 do Livro B-1 - Rua Vitalina Rossi de Figueiredo, 78 - Centro Telefone: (35) 3855-1747 ou 3855-1205

email: [email protected] -site: www.jornalvn.blogspot.comJornalista Responsável: Lílian Rodrigues - MTBE/ 07671/JP -

Proprietária: Cléria Piva Vilas-BoasRevisão e Redação: Maria Aparecida Piva -

Tiragem: 2 mil exemplares -Distribuição: Silsomar Vilas-Boas Impressão: Gráfica Santo Antônio - Rua José L. Mesquita, 125 -

Centro - Três Pontas - (35) 3265-1717 CNPJ: 252.66453/0001-95 - Ins. Estadual: 694.078.482.0087

Os conceitos emitidos em colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Jornal.

Juarez Alvarenga

TENHO SAUDADE

São cinco horas da manhã e minha mãe acorda vai fazer o café. Mim leva até a rodoviária local. Meu pai deitado ouve o noticiário matutino da radio Itatiaia.

Chego a Oliveira agora enfrento todos os desafios ou meus sonhos de adolescentes derrete como sorvete no sol ardente.

Aproximo de Belo Horizonte o motorista do ônibus liga o radio e o cantor Belchior explode nas rádios brasileiras.

Vou até a republica e a vida vai se ajustando aos poucos. Minha republica era como arca de Noé tinha todo o tipo de bicho. Meu melhor amigo estava enrolado na faculdade e era assíduo telespectador da sessão da tarde da rede Globo. Se você universitário hoje seria telespectador compulsivo da TV Justiça.

Nas baladas de sextas feiras a noite saia para os barzinhos. Deixava de beber umas cervejas a menos para comprar dos pivetes os jornais do dia seguinte. E já de fogo pela madrugada passava com os jornais debaixo dos braços a pé em frente ao Palácio da Liberdade, pois morava na Rua Grão Mogol.

Hoje meu esporte predileto é fazer hipismo com a vida. Perdi a ousadia e o espírito de aventura da juventude, mas ganhei segurança e cautela da maturidade. Tanto no passado como no presente continuei derrubando barreiras. Sei que 100% de aproveitamento são um ideal. Uma utopia no mundo factual.

Hoje com aumento assustador da platéia para me ver praticar hipismo lamento que meus dois maiores incentivadores, que são meus pais não estão mais presentes. Mas tenho certeza que nas barreiras não ultrapassadas estará do céu jogando corda para aumenta minha força in ter ior, impulsionando para cima ultrapassando com folga o que falta para ter êxito na vida. JUAREZ ALVARENGAADVOGADO E ESCRITORR: ANTONIO B. FIGUEIRDO, 29 - COQUEIRAL/ MGCEP: 37235 000TELEFAX: 35 38551175NOVO E MAIL: [email protected]

Hoje com aumento assustador da platéia para me ver praticar hipismo

lamento que meus dois maiores incentivadores, que são meus pais não

estão mais presentes.

CRÔNICA DA CIDADE AMADA

Carnaval e cinzas“Quanto riso, quanta alegria, mais de mil palhaços no salão...

Arlequim está chorando por amor da Colombina... no meio da multidão...”

Quem não se lembra da velha marchinha de Zé Kéti, Máscara Negra, composta em1.967, tão cantada nos antigos bailes de carnaval.

O que restou de todo aquele riso, de toda aquela alegria nos carnavais de hoje, é o que me pergunto. Existia uma magia quase palpável, quando a cadência do ritmo diminuía e desacelerava os foliões , fazendo com que, com os olhos, procurássemos, no salão, aquele Arlequim abandonado. As fantasias que vestiam os foliões e os transformavam em personagens maravilhosas e cheias de significados, se foram; hoje, ao contrário de alguns anos atrás, as fantasias são despidas, como se, em um corpo praticamente nu, houvesse alguma magia, nada mais se esconde sob os véus transparentes das odaliscas. Os mil palhaços se tornaram em umas poucas dezenas de foliões, e os salões ficaram vazios, neles apenas se ouve o pranto do velho arlequim em busca de sua colombina, qu de algum bloco carnavalesco e brinca espremida em meio a milhares de foliões, nas ruas da cidade.

É meus amigos, as coisas mudaram, nada da velha magia, nada das belas fantasias; apenas muita disposição e energia para gastar nos quatro dias do reinado de Momo, atrás de trios elétricos ou em longos desfiles pelas ruas. Hoje tem-se o grande espetáculo das escolas de samba, que atualmente, mais do que samba no pé. Disputam um título, aonde o que manda é a tecnologia e os grandes efeitos visuais. Aquele pierrô apaixonado que vivia só cantando, provavelmente ao ver o quanto se gasta com a indústria do carnaval, acabou chorando... acabou chorando... Nada mais da pura e simples alegria que tantos poetas escreveram e decantaram em suas poesias, compondo, logo depois, um belo samba enredo cheio de lirismo... O a serpentina, o cheiro de lança perfume no ar, tudo isso ficouesquecido naqueles grandes e

velhos salões dos clubes de nossas cidades interioranas. O ritmo é outro, as fantasias são outras, as pessoas também são outras, estão mais preocupadas em extravasar suas angústias e tensões nestes poucos dias, do que entrar no personagem daquele velho espetáculo e sentir a magia do tempo.“A mesma máscara negra que esconde seu rosto, eu quero matar as saudades. Vou beijar-te agora, não me leve a mal, hoje é carnaval!...” A inocência do beijo roubado era o máximo que se podia esperar naquelas noites de folia, hoje, nossos filhos chegam em casa com dezenas de preservativos que são entregues aos montes em campanhas pré carnavalescas, como se fazer sexo nas noites de carnaval fosse uma obrigatoriedade. Loucura, meu Deus!!! Não há fênix que consiga renascer das cinzas destes carnavais da atualidade, que, com certeza, quase se misturam às cinzas dos fornos de Auschewitz. “Mas, não me levem a mal... hoje é carnaval!”...

MARÇO... Mulheres

“As mulheres podem dar tudo com um sorriso, e com uma lágrima tomar tudo de

volta.” “ (do livro :”Coco antes de Chanel”)

Mais um mês de março se inicia! Dia 08 comemora-se o “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”...

Ser mulher significa a dimensão do verdadeiro amor que se encerra na maternidade e nela se completam e se enlaçam aos moldes da beleza do feminino.

Para este Jornal, não só nesta data, as mulheres são enaltecidas. Através de “NOSSAS MULHERES MARAVILHOSAS E SUAS IDEIAS VOADORAS” a mulher coqueirense é valorizada. Todas as entrevistadas foram até a presente edição, exemplares de nossa sociedade, representantes de vár ios segmentos , testemunhos do que é ser mulher com ideias

modernas. A todas elas a nossa admiração!Este veículo de comunicação, por exemplo, é

um Jornal produzido graças a garra de outras mulheres dinâmicas, inteligentes, altruístas e grandes vencedoras de duras batalhas – A elas nossos cumprimentos!

Mulheres guerreiras, bravas mulheres, verdadeiras mulheres de Atenas. São mulheres coqueirenses.

Somos uma pequena cidade de grandes mulheres.

Haja visto a presença feminina em nossa Câmara Municipal: dando continuidade a outras tantas seis vereadoras que a antecederam, a atual representante do nosso sexo no Legislativo – Cleusa Maria – prevalecendo seu perfil de mãe, cuidadosa em sua atuação profissional e eficiente por si só. A nossa calorosa e oportuna homenagem!

A todas: anônimas, do lar, médicas, enfermeiras, amigas, filhas e companheiras, esposa s e avós... num ciclo de vida que se repete e vão formando um único elo de amor.

Assim somos nós!Assim são as mulheres!Assim foi a Mãe das Mães!Neste 8 de março, parabéns a todas.Denise Alvarenga, colaboradora do VN

Page 3: Jornal edição 17

COQUEIRAL, MARÇO DE 2011

Coqueiral em clima de CarnavalEnsaios das escolas de Samba estão a todo vapor

O Carnaval se aproxima e os preparativos para a maior festa popular brasileira estão a todo vapor. Em Coqueiral isso não é diferente, as escolas de Samba Unidos do Trevo, Lajinha e Vila Sônia já ensaiam a mais de um mês para a Festa de Momo. Os ensaios são acompanhados por muita gente e o desfile em Coqueiral em 2011 promete.

O percurso do desfile é o tradicional desce a Av. Tiradentes, passa pela Praça Dom Pedro II e é finalizado na Praça Sete de Setembro.

Em 2011, foram confeccionados troféus em acrílico simulando um coqueiro, que serão entregues às escolas campeãs.

Logo após os desfiles, shows com a banda Asa Delta, que comanda a animação dos foliões em um grande baile a céu aberto. Durante o dia,

haverá matinês com som mecânico e muita alegr ia.“O carnaval de Coqueiral é considerado um dos melhores da região. Muita gente bonita deve passar por aqui”, afirma o folião João Paulo, que ansioso aguarda o início da festa.

Para ele, é uma pena que a reforma na Praça Dom Pedro II não tenha sido finalizada antes do Carnaval. “A praça sem dúvida se tornará um cartão postal da cidade, que os turistas ainda não poderão curtir”, completa.

Belezas NaturaisAlém do Carnaval propriamente

dito, Coqueiral tem muitas atrações para a estação do verão: a região do Belém e da antiga Usina Força e Luz são algumas delas, “mas é preciso ter cautela”, afirmam as autoridades

policiais que prepararam um esquema especial para os dias de festa. Segundo o comandante da PM em Coqueiral, Sargento Belmiro, tanto o Belém, que é uma área banhada pelo lago de Furnas, quanto a Usina, são dois lugares perigosos. “Apesar de refrescar no calor, reserva muitos perigos. O lago de Furnas tem uma profundidade muito grande e oferece perigo, mesmo a quem sabe nadar. Já a Usina é um local com muitas pedras escorregadias, sem contar com a possibilidade de ser picado por animais peçonhentos”, adianta, dizendo que muitas vidas já foram perdidas nestes locais.

O Carnaval em Coqueiral é uma promoção da prefeitura, através do departamento de Cultura, conta com apoio da Câmara Municipal, Polícias Civil e Militar.

GOVERNO DILMAA despeito da performance pobre em muitas frentes de atuação, o início do governo Dilma nos oferece ao menos agradáveis mudanças de atitude em relação ao governo Lula: a defesa enfática da liberdade de imprensa e a condenação de violações de princípios básicos de direitos humanos (como as que se veem na Líbia). Ainda não se sabe se são posições que vieram para ficar. É bom estarmos atentos, pois do PT tudo se espera, mas não devemos deixar de ressaltar que essas inflexões trazem uma óbvia sensação de alívio, por tudo o que suportamos de Lula, Franklin Martins e Celso Amorim.

IMPOSTO DE RENDAMais uma vez: não é restituição, e sim devolução de um valor que pertence por direito ao trabalhador. O IRPF é um dos métodos mais cruéis e ditatoriais de arrecadação que onera o trabalhador no fim do mês. Não devia sequer existir em um governo livre e democrático.

eS [email protected]

AMIGO FOLIÃO“Carnaval de rua é cidade limpa. Xixi no chão de jeito nenhum! A gente pode se acabar, sem acabar com a cidade”.

Contribuinte já pode entregar Imposto de Renda Período de entrega termina em 29 de abril; tributaristas lembram que, quanto antes for entregue o documento, mais cedo chega à restituição.

Começou no dia primeiro de março o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda ano-calendário 2010. Especialistas em tributos lembram que, quanto mais cedo à declaração for entregue, mais rapidamente será a liberada a restituição.

A partir deste ano, a Receita Federal não aceitará a declaração por meio de formulário de papel. O programa para o preenchimento do d o c u m e n t o t a m b é m e s t a r á disponível para download a partir de amanhã. Além do envio online, é possível entregar a declaração em CD ou disquete nas agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo, a Receita aumentou o limite para

isentos do imposto de renda. Agora, q u e m o b t e v e r e n d i m e n t o s tributáveis de até R$ 22.487,25 durante 2010, está isento de declarar. Na declaração relativa a 2009, o teto era de R$ 17.215,08.

"Como sempre, a recomendação mais importante é não deixar a declaração do imposto de renda para ser feita em cima da hora", recomenda os tributaristas.

Outra alteração promovida pela Receita para a declaração IR/2011 é que a partir deste ano, casais homossexuais podem incluir seus parceiros como dependentes.

Os especialistas salientam que é preciso ter cuidado na informação de gastos com saúde. "Só incluir o que puder comprovar", porque o sistema da Receita está cada vez

mais preciso e, cair na malha fina por conta da declaração de despesas médicas é cada vez mais recorrente. "E, se não tem o comprovante da consulta, o contribuinte só terá dor de cabeça".

Em caso de dúvida sobre o modelo completo ou simplificado,

recomenda-se que o contribuinte t e n h a e m m ã o s t o d o s o s documentos de despesas e preencha a declaração pela forma completa. Depois de colocar os gastos nos campos específicos, o programa automaticamente dirá qual versão é mais vantajosa.

Page 4: Jornal edição 17

COQUEIRAL, MARÇO DE 20114

R.: Coronel João Borges, 128 - COQUEIRAL - MG - Fone: 3855-2016

Confira nossas promoções no nosso jornalzinho!

Sua Lista de compras você encontra aqui!

AlternativaFinanceira & Seguros

Financiamento de Veículos - Seguros - Crédito pessoal - Desconto em folha

Fazemos empréstimosconsignados parafuncionários da Prefeitura de Coqueiral

3855-1284 PRAÇA SETE DE SETEMBRO, 54 - CENTRO - COQUEIRAL7GRUP

O

DO [email protected]

Cama, mesa, banho, enxovais para batizado e bebê em geral Boutique Flórida

Deputado Duarte apresenta requerimento contra retorno da CPMF

O deputado Duarte (PMN) apresen tou requer imen to na Assembleia Mineira para que seja formulada à Presidente Dilma m a n i f e s t a ç ã o d e r e p ú d i o à possibilidade de ser, novamente instituída, a Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF).

Este tributo brasileiro, que possuía uma esfera de aplicação federal e substituía o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), passou a vigorar em 1997, com a previsão de que se mantivesse pelos subsequentes dois anos. Contudo, o imposto só foi extinto em janeiro de 2010, mas pode voltar a ser cobrado, como ficou comprovado durante encontro que reuniu, no Nordeste, em 21 de fevereiro, os governadores nordestinos. A presidente Dilma endossou esta possibilidade.

De acordo com o deputado Duarte, a tarifa, além de mostrar-se uma medida simplista e de natureza meramente arrecadatória, revela descaso com as questões fundamentais que devem ser consideradas no trato da questão, como a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 e a efetiva realização da reforma tributária. “Minas Gerais precisa dizer de forma clara que não concorda com a perversa criação de mais um imposto. Devemos mobilizar os mais diversos segmentos de nossa sociedade e do setor produtivo para que não se perca a atual oportunidade de realizar uma reforma tributária que promova a justiça social e restabeleça o equilíbrio federativo”, afirmou Duarte.

Sindicato Rural de Coqueiralde já está em novo endereço

NOVA SEDE

O Sindicato Rural de Coqueiral está de cara nova. O órgão, que defende o produtor rural, já atende em novo endereço à Rua Assis Brasil, nº 20, no Centro. A decoração da nova sede do sindicato é assinada pela arquiteta Daniele Marques Peloso.

Para o presidente do Sindicato Benedito Walter Rodrigues, o nome da rua é muito oportuno já que Assis Brasil foi ministro da Agricultura no governo de Getúlio Vargas. “Essa nova instalação é apenas o início, ainda sonho com nossa sede própria”, afirma o presidente. Para celebrar a reinauguração, foi feito um coquetel para os membros da diretoria e para a nova gerente do Banco do Brasil, Sirlei Aparecida Souza.

Projetos - “Através do curso de novas lideranças e do GQS (Gestão de Qualidade e Serviços), podemos observar que o sindicato é uma entidade muito forte e organizada”, ressalta o vice-presidente da instituição Eduardo Pio Chaves C. Figueiredo. Ligado à Faemg (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais), o sindicato pode e deve fazer muito pelo produtor. “O órgão é a porta de entrada para tudo que ele (o produtor) precisa. Ele promove o sinergismo de ações e ideais do município entre a secretaria de Agricultura, IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e Emater. Nos municípios onde isso ocorre tudo funciona melhor”, afirma.

Dentro dos princípios de sustentabilidade do Banco do Brasil, a entidade entrará como um catalizador, promovendo o início desses trabalhos. “Essa parceria será muito importante e necessária”, finaliza Eduardo Pio.

Praça Dom Pedro, 11 - 189 - Centro 3855-1341 - 9853-0402

Page 5: Jornal edição 17

COQUEIRAL, MARÇO DE 2011 5POLICIAIS

COMPRE COM MAIS DESCONTOS COM O CARTÃO DO IPSEMG

PARCELE SUAS COMPRASÀ VISTA EM AtÉ 3 VEZES

NO CARTÃO AMERICANA

RUA GETÚLIO VARGAS, 03 - (35) 3855-1103 - COQUEIRAL

PM faz planejamento para o Carnaval 2011O Brasil se prepara, no período de 05 a

08 de Março, para uma das maiores festas populares de nosso país: o CARNAVAL. Portanto a Policia Militar de Coqueiral, já vem fazendo, preliminarmente, o planejamento para a realização do evento, um estudo criterioso e objetivo, que dará segurança às pessoas que irão participar da festa, que no município ocorre na Avenida Tiradentes e Praça Sete de Setembro. A PM irá investir em prevenção e os Sargentos Rogério e Belmiro dão as seguintes dicas ao coqueirense:

- Se for dirigir, não faça uso de bebidas alcoólicas, tal atitude evita acidentes;

- Não carregue grande soma em dinheiro, somente o suficiente para seus gastos durante a festa;

- Evite brigas e confusões;- Não porte armas, - Fique atento com os seus pertences,

é uma forma de evitar furto;- Caso presencie algum crime

denuncie no telefone 190 ou 181;- Procure memorizar traços físicos,

sinais particulares “tipo tatuagens e cicatrizes” e roupas dos infratores para serem repassados para Policia;

- Evite ir para o local do evento com garrafas e copos de vidro, tal atitude evita que as pessoas se firam com os vidros;

- Ao ver alguma pessoa em atitude suspeita, acione o 190 ou comunique um policial que estiver próximo para que seja feita a abordagem;

- Caso seja abordado por um Policial, fique calmo e obedeça às instruções, lembrando-se de que a abordagem é uma forma de coibir pessoas mal intencionadas e proteger você, cidadão de bem.

Veículos são apreendidos em operação

A Policia Militar tem realizado constantemente blitz de trânsito em diversas vias urbanas e rurais, sendo detectado um alto índice de infrações, tais como: falta de habilitação; documentação atrasada; falta de equipamentos obrigatórios, falta de uso de capacete de proteção, alta velocidade, transporte de passageiro no compartimento de carga sem autorização competente, embriaguez ao volante, motocicletas utilizadas para fazer trilha trafegando em via urbana, menor de dezoito anos conduzindo veículos, portanto essas são as principais infrações. Segundo a PM, as blitz têm o objetivo de reduzir acidentes graves e a morte no trânsito.

Dicas para os Motoristas:Não misturar álcool com direção. Dirigir com os documentos de habilitação e do veículo em dia. Respeitar a sinalização e o guarda de trânsito. Respeitar o pedestre e a faixa de segurança. Não exceder a velocidade permitida para a via. Não praticar “pegas”. Transportar crianças com menos de 10 anos no banco traseiro. Não usar o celular ou fumar enquanto dirigir. Não transportar passageiro em veículo de carga. É dever de todos que estiverem no veículo usar o cinto de segurança. Não dirigir com sono ou sob efeito de medicamentos.

A Policia Militar de Coqueiral está intensificando o patrulhamento nas comunidades rurais, cujo objetivo é principalmente a prevenção de furtos e roubos. As comunidades de Frei Eustáquio, Sapé, Ermo e Belém estão sendo constantemente patrulhados, devido ao grande número de pessoas que tem ali freqüentado. O novo comando de Coqueiral se mostrou preocupado também com a segurança das pessoas que vão curtir o verão no Belém e na Usina – pontos turísticos de Coqueiral. Segundo a PM, já foi feito contado com o Corpo de Bombeiro Militar da cidade de Varginha, que ficou de realizar patrulhamento e orientar as pessoas que freqüentam tais locais.

Polícia intensifica patrulhamento nas comunidades rurais

A PM, durante Operação Batida Policial, na Estrada Vicinal entre a Cidade de Coqueiral e Comunidade de Frei Eustáquio, abordou o veiculo motocicleta Marca/Modelo Honda CG 125, Placa CWY-5711/ Três Pontas – MG, cor Vermelha e, após averiguação junto ao sistema informatizado (infoseg), foi constatado que a Placa de identificação da referida motocicleta estava adulterada sendo os dados pertencente à moto Marca/Modelo Honda XLX ks, Cor branca , emplacada no município de Três Pontas - MG. O veiculo foi apreendido e removido para o pátio credenciado. O Condutor/autor J.G.S foi preso e conduzido à Delegacia de Policia da cidade de Boa Esperança para demais providências

PM prende foragido da justiçaPoliciais de coqueiral durante operação de prevenção contra o crime no dia 07

deste mês, prendeu após abordagem M.M.G, o qual após averiguação os Policiais constataram que ele tinha uma extensa ficha contendo vários processos. M.M.G foi preso e conduzido para cidade de Boa EsperançaMG.

Motocicleta é apreendida por ter placa adulterada

Page 6: Jornal edição 17

COQUEIRAL, MARÇO DE 20116

Nossas Mulheres Maravilhosase suas idéias voadoras

Quem é você? (com apenas um adjetivo) Leal

Nome completo: Nair Cândida Ferreira

Profissão: Aposentada. Cuido de mim, razoavelmente.

Como começou sua carreira?Sem escolha. Foi circunstancial.

Concluíra o curso de Professora Primária. Sem Possibilidade de continuar os estudos porque meu pai não me permitiu morar em nenhuma cidade com faculdade. República, nem pensar. E a Escola Estadual “Frei E u s t á q u i o ” c o m v a g a s p a r a professores... Logo fui nomeada.

Além de funcionária da Minas Caixa, atuou em outros campos?

Atuei primeiro na área educacional, depois como funcionária da Minas Caixa. Com a liquidação da Minas Caixa, voltei à regência de classe e secretaria da Escola estadual “Padre Anchieta.”

Um fato pitoresco do tempo em que você foi funcionária da Minas Caixa : As reuniões festivas da Família Minas Caixa.

Sabe o nome do Padre que lhe batizou?

Não. Só sei que meu batizado se realizou em São José da Margem Grande.

Que representa religião para você?Religião, para mim, é sistema

solidário de crenças e práticas relativas a coisas sagradas. É um código de amor.

THIERS: fale-nos sobre ele.Trabalhador. Impulsivo. Disperso.

Delega poucos poderes. Bom “relações públicas” (para minha surpresa). Costuma ser generoso, ter compaixão e ser espontâneo. Possui um saldo bem positivo como filho.

Que mulher da história (passado ou presente) lhe serve de exemplo? Por quê?

Dona Mariana de Figueiredo Reis . Foi uma lição de vida, um exemplo de vida, um exemplo de superação, impossível imitá-la Por isso me serve de exemplo. A minha avó materna. Por quê? Porque ela se tornou grande com as pequenas ações. Poucos sabiam seu nome. Muitos de nós a chamávamos de Mãe-Boa.

Qual a pessoa ( ainda viva ) você mais admira?

Todas as voluntárias porque conseguem, com organização, tempo para tudo. Trabalho, vida pessoal, família e solidariedade. Ser voluntário é como o sol que Não visa recompensa nem elogio ou fama. Simplesmente brilha.

Que livro você leu e gostou muito? Quem me roubou de mim? Padre

Fábio de Melo.Se fosse para você escrever um

livro, que livro você gostaria de ter escrito?

Aquecimento Global.Que tipo de música gosta de ouvir?Gosto de quase todo tipo de música,

(exceto funk), com preferência pele música Suave. Ela acalma, relaxa, evidencia a sensação de felicidade, enfim, torna a vida mais leve. Aprecio Billy Vaughn.

Você assiste TV?Sim. A televisão faz parte de meu dia a

dia, da minha vida. Descobrir coisas novas é uma missão em nossa existência.

Dos programas de TV atuais, qual ou quais mais lhe agradam?

Assisto “Direção Espiritual” – Padre Fábio de Melo e prefiro as novelas porque pertencem à ficção. Procuro também tomar conhecimento de fatos reais, apesar e que vivemos hoje num mundo de violência, assaltos, drogas, assassinatos brutais, frios e calculistas que recheiam diariamente os noticiários da TV. Durante o dia, prefiro outras atividades, inclusive leitura.

A favor ou contra a informatização de maneira geral?

A favor, desde que o homem-máquina permaneça ao nível de pessoa.

E a globalização, o que você nos diz?

A g l o b a l i z a ç ã o r e v o l u c i o n a comportamentos, participa ativamente da história mundial.

O que você acha da mentira?Aceitável quando é necessário

proteger o outro de um sofrimento.Já contou alguma? (Não minta, por

favor). Mentir, não. Omissões muitas.E q u a l f o i s u a m a i o r

extravagância?Aos oito anos, em Boa Esperança,

roubar frutas. Minhas cinco amigas foram Obrigadas a comparecer à delegacia, acompanhadas dos pais. Minha vizinha, amiga da minha mãe e que gostava muito de mim me excluiu da lista das invasoras. Era inviável a minha participação. Eu tinha livre acesso ao seu pomar. Nunca mais cometemos este tipo de extravagância.

Qual seu maior medo?Da minha fase terminal de vida não

ser rápida.E o seu maior sonho?Paz. Para isso precisamos de muita

compreensão, de amor e de encontrar um novo jeito de caminhar, tendo fé na construção de um novo país.

E o maior arrependimento?P e r m i t i r o s e q ü e s t r o s d a

subjetividade. Muitas vezes minhas escolhas eram feitas Por terceiros.

Que tipo de presente você gosta de dar?

Tento escolher o que se identifica com a pessoa que vai recebê-lo.

Em que tempo de sua vida, você foi

mais feliz? Por quê?Muitos momentos. Atualmente

porque estou viva hoje e é hoje que tenho que viver. Sou feliz. Preciso esforçar-me mais para curtir a modernidade. Já conquistei o direito de simplesmente não enxergar quando quiser... não ouvir se não gostar...

Um lugar na terra para se viver.Coqueiral.Um lugar onde você não iria nem

em sonho?Na Lua. Na terra, em áreas de

conflitos.Só para ajudar: o que diria : ao

Prefeito... ao Padre... à Autoridade Policial...

Ao Prefeito: o grande mérito de uma administração municipal é executar obras que a População realmente precisa. Continue investindo em saúde, educação e assistência que são temas presentes quando se discute qualidade de vida.

Ao Padre: sublime é a sua missão evangelizadora. Dirigir uma paróquia no mundo de hoje passou a ser um desafio, m e s m o c o m u m a e q u i p e d e coqueirenses eficientes. Torna-se cada vez mais difícil orientar os paroquianos num sentido contrário à mentalidade dominante. Que o Divino Espírito Santo o ilumine em seu ministério para que nossa Igreja cresça e viva como Igreja de Jesus Cristo.

Ao Policial: procure dar exato e fiel cumprimento às suas atribuições. Difícil é o seu trabalho de manter a ordem, a tranqüilidade pública e assegurar iguais garantias a todos os cidadãos, o que exige muito treinamento e amor à profissão.

Na política Nacional, em quem

você daria uma surra?Em nenhum, porque implicaria

resposta negativa. Até denúncias não surtem resultados positivos

Padre Zezinho, Padre Fábio de Melo, Padre Marcelo Rossi. Qual é a sua preferência?

Padre Fábio de Melo, sem dúvidas. O que você não faria nem por um

milhão de dólares?Falar em público.O que mandaria escrever em sua

lápide?Quem disse que tudo acabou? Sejam

felizes e rezem por mim.O que você gostaria de ouvir de

Deus ao chegar ao céu?Minha filha, aqui é o seu lugar.Três virtudes essenciais a uma

mulher:Caráter, compreensão e liberdade.

RESPONDA RÁPIDO:Sua maior qualidade: generosidadeMaior defeito: (se é que tem).timidez.Motivo de orgulho: conseguir conscientizar Thiers da necessidade de

estudar.Um hobby: já tive, o de colecionar chaveiros.Um filme: “E o Vento Levou”. Assisto, com restrições, os filmes de hoje, na

maioria um excesso de ações por efeitos especiais.Uma saudade: meus pais. Família não é perfeita, mas é tudo.Uma tristeza: conviver com pessoas derrubadas pela doença. Admiro, mas

nunca escolheria a profissão de enfermeira.Uma gafe: no salão de cabelereira, detonar casas de prostituição na

presença de uma cafetina.Uma alegria: nascimento de meu filho.Uma música que marcou sua vida: Meu Grito de Roberto Carlos, na voz de

Agnaldo Timóteo.Um ator: José Wilker.Uma atriz: Chistiane Torloni.Time do coração ( se é que você o tem): Não sou muito ligada em futebol.Programa de fim de semana: inexistente.O que literalmente, corta seu “barato”: ser impedida de fazer o que quero.Você é uma pessoa muito centrada, sábia e de bem com a vida. Deixe-

nos uma mensagem: viver é amar, é amadurecer, é superar horizontes, é ter A oportunidade de ler VIROU NOTÍCIA. Sigam em frente.

Page 7: Jornal edição 17

COQUEIRAL, MARÇO DE 2011 7

Se [email protected]

A coluna Se LIGUE É UM CANAL ABERTO AO LEITOR, ENVIE SUGESTÕES E NOTAS A SEREM PUBLICADAS NO VN

A adolescência corresponde ao período da vida entre os 10 e 19 anos, no qual ocorrem profundas mudanças caracterizadas principalmente por crescimento rápido, surgimento das características sexuais secundárias, conscientização da sexualidade, es t ru turação da personal idade, adaptação ambiental e integração social.

Com a introdução de puericultura, melhores condições nutricionais, programas de vacinação, entre outros, tem havido diminuição da mortalidade infantil, o que resulta no aumento da população de adolescentes.

A análise do perfil de morbidade desta faixa da população tem revelado a presença de doenças crônicas, transtornos psicológicos, fármaco-dependência, doenças sexualmente transmissíveis e problemas relacionados à gravidez e ao parto.

A gravidez neste grupo populacional vem sendo considerada problema de saúde pública, uma vez que pode acarretar complicações obstétricas, com repercussões para a mãe e para o recém-nascido, bem como problemas psico-sociais e econômicos.

Quanto à evolução da gestação, existem referências que apontam a maior incidência de anemia materna, doença hipertensiva específica da gravidez, desproporção céfalo-pélvica, infecção urinária e outras, endometrite, complicações no parto, dificuldades para amamentar, entre outros.

Porém, a gravidez pode ser bem tolerada pelas adolescentes, desde que elas recebam assistência pré-natal adequada, ou seja, precocemente e de forma regular, durante todo o período gestacional, o que nem sempre acontece, devido a vários fatores, que v ã o d e s d e a d i f i c u l d a d e d e reconhecimento e aceitação da gestação pela jovem até a dificuldade para o agendamento da consulta inicial do pré-natal.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIAÉ necessário, principalmente aos pais, que se

observem os efeitos negativos na qualidade de vida das jovens que cedo se engravidam como o prejuízo no seu crescimento pessoal e profissional. Proporcionalmente mais da metade das adolescentes que engravidam completam o segundo grau, enquanto que as que não engravidam esta proporção quase atinge os cem por cento. Há, portanto, necessidade de avaliação quantitativa e qualitativa da questão, para que medidas pertinentes à sua prevenção sejam direcionadas aos grupos mais vulneráveis.

As tentativas de prevenção devem levar em consideração o conhecimento das situações precursoras da gravidez na adolescência, tais como: baixa auto-estima, dificuldade escolar, abuso de á lcoo l e drogas, comunicação fami l ia r escassa,conflitos familiares, pai ausente e ou rejeitador, violência física,psicológica e sexual.Tem sido ainda referidos: separação dos pais, amigas grávidas na adolescência, etc. Por outro lado, é de se concluir que, entre as adolescentes que não engravidam, os pais têm melhor nível de educação e maior religiosidade.

Considerando-se que, a gravidez na adolescência pode resultar no abandono escolar e

que, o retorno aos estudos se dá em menores proporções, torna-se difícil a profissionalização e o ingresso no grupo de população economicamente ativa , com agravamento das condições de vida de pessoas já em situação econômica desfavorável.

Consideramos de grande importância conhecer a problemática, identificar a população vulnerável aos efeitos negativos que uma gravidez precoce acarreta, tanto para a mãe como para a criança, e estimular projetos e programas que visam a abordagem do tema, principalmente no que diz respeito à sua prevenção.

Aqui cabe perfeitamente a aplicação o dito popular:”é melhor prevenir do que remediar.”

Consideramos de grande importância conhecer a problemática, identificar a população vulnerável aos efeitos negativos que uma gravidez precoce acarreta, tanto para a mãe como para a criança, e estimular projetos e programas que visam a abordagem do tema, principalmente no que diz respeito à sua prevenção.

DELEGADO EM COQUEIRALSegundo o site da prefeitura municipal de Coqueiral, acidade de Coqueiral contará a partir de 1º de março de 2011 com um Delegado de Policia, Dr. Andrey Michel Alves Leite e dois agentes policiais: José Márcio Machado e Henrique Eduardo Pinto e ainda com uma Atendente que estarão atendendo a população todas as manhãs de segunda à sexta-feira na delegacia de policia civil situada à Rua Boa Esperança, centro. A Policia Civil conta hoje com um prédio todo reestruturado e com condições físicas adequadas depois de mais de uma década sem um delegado titular.

No último dia 20/02, os voluntariosos vicentinos de Coqueiral, nas pessoas de sua Diretoria e de suas Conferências, organizaram um “BINGO BENEFICENTE”, objetivando terminar as obras da lavanderia da referida casa de repouso que abriga os idosos de nossa cidade e cidades vizinhas.

O resultado foi o seguinte:*PRIMEIRO PRÊMIO: um celular e uma sanduicheira – contemplado Daniel (esposo da

Alaene)*SEGUNDO PRÊMIO: um tanquinho – contemplada – Dona Cidinha (cartela marcada por

Kátia)*TERCEIRO PRÊMIO: um cavalo – contemplado – Vítor Romualdo*QUARTO PRÊMIO: um novilho – contemplado – Gabriel (o garoto é filho da Sr. Ivan,

funcionário da Banco do Brasil.)*Quinto PRÊMIO: uma brasília (ano 76) – contemplado – Sr Odilar Barbosa.Foram vendidas cerca de 860 cartelas, arrecadação esta que será suficiente para o término

da obra, restando ainda a aquisição das máquinas e utensílios para a lavanderia.A Diretor ia e Equipe

organizadora agradecem aos membros das Conferências, aos Voluntários e a todas as Pessoas que colaboraram, adquirindo suas cartelas. Penhoram agradecimentos também à Prefeitura Municipal que disponibilizou ônibus para trazer as pessoas da zona rural; à Radio “Súper FM”, que anunciou gratuitamente o evento do bingo e agradecem, principalmente aos doadores dos prêmios.

ASILO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE COQUEIRAL

Farmácias de plantão06/03 – Terapêutica08/03 – Drogaria Central13/03 - Rosa Mística20/03 – Droga Nova27/03 – Drogaria Americana

Atenção proprietários de lotes vagosDe acordo com a prefeitura Municipal de Coqueiral a partir do dia 01/03, os lotes urbanos

baldios sujos com entulho ou precisando de capina serão limpos pela prefeitura, mas será

cobrada uma taxa junto com o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) - portanto é bom

ficar atento, a taxa cobrada pelo órgão pode ser mais cara que mandar limpar o terreno.

Page 8: Jornal edição 17

COQUEIRAL, MARÇO DE 20118

Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que há falta de amor.

FRASE DO MÊS

Vladimir Maiakóvski

Babado fortíssimo foi o Domingão com os amigos “Fervo do Bão”, no antigo Caipirão... Tudo!!!

O gatinho João Pedro, comemorou 2 aninhos no Domingo. João Pedro é o

xodó da mamãe Sheila, do vovô Malinho (vereador) e da vovó Ilma... A decoração ficou a cargo deste colunista. Confira os

flashes:

No Domingo também ocorreu o batizado da gatinha Mariana Pereira Barbosa na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. A pequena chamou a atenção pelo seu look fashion!! Alá princesa. Tudo. Arrasa!!!

Exemplo de amizade e amor ao esporte. As equipes do CoqCity (mais novo time de futebol de salão de Coqueiral) e do Vira Copos (Frei Eustáquio) se enfrentam toda semana para partidas amistosas na quadra coberta da Cachoeira. Continuem assim gatinhos!!!!

Dois aninhos completou a belaRaicca Manuelle. A festa aconteceu na Associação da Laginha, no último dia 12/02. Parabéns!!!!

Biomed

icin

aLais Aquino Rodrigues (filha de Helena e

Benedito Rodrigues) é a mais nova

Biomédica de Coqueiral. A gata

graduou-se pelo Centro Universitário do

Sul de Minas (Unis/MG), com nota 10 em

sua monografia. A festa de formatura da

poderosa aconteceu no Thermas do Sul

de Minas nos dias 11 e 12 de fevereiro.

Para comemorar a

formatura, Lais viajou

para Portugal para

merecidas férias.

Não pensem que a

gata para por ai... Já

está fazendo

cursinho para tentar

o vestibular para

medicina em uma

universidade

Rua Dois de Abril, 14 - Centro - 3855-1747

Eng

enha

ria

ElétricaSilas Augusto de Oliveira também concluiu

mais uma estapa de sua vida. Ele, filho de

Carlos Alberto e Maria Augusta (Guta),

formou-se em Engenharia Elétrica pela

Universidade Federal de São João Del-Rei. A

colação de grau aconteceu em uma

solenidade no Teatro

Municipal de São João

Del-Rei e o

Baile de gala no Espaço

Coliseu. “Para o

passado, ficaram as

dificuldades. Para o

futuro, o imenso desejo

de ir ainda mais além”,

afirma o formando

em seu convite.

Parabéns!!!


Top Related