Transcript

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 12 DE JUNHO DE 2015 | ANO XVI | Nº 745

Setor operacional oferece mais de 300 vagas de emprego na região

Procura por emprego é grande e diária, mas ainda sobram vagas em algumas áreas. Página 3

Tradicional regata marca as comemorações de 155 anos de Itajaí

Página 4

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Neide UriarteJornalista assistente: Marjorie Basso

Diagramação: Solange Alves [email protected] Comercial: (47) 3344.8600

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: [email protected] | [email protected]

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

EXPEDIENTE

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 e-mail: [email protected]

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 745 - 12 DE JUNHO de 2015 | Ano XVI | Página 2

ALEXANDRE BALBINO

Balbino&você

ARTIGO

A intenção da coluna “Balbino & Você” é

trazer os mais variados assuntos de interesse e importância para nossa comunidade e servir de canal de comunicação e interesse das diversas

áreas da sociedade. Nossos canais de comunicação, por

meio dos quais você pode mandar sua

mensagem e opinião, são [email protected] e facebook /aschmitbalbino.

Aconteceu no último dia 30 de maio, com presença de mais de 200 pes-soas, o 1º Almoço dos Amigos do Bem. O evento foi no CTG da Ressacada, pró-ximo ao Horto Municipal de Itajaí, na rua Vereador Abílio Otávio do Canto. Os objetivos principais com o 1º Almo-ço dos Amigos do Bem foram: reunir os amigos; divulgar artista plástico local; apoiar entidade beneficente que trabalha com o tratamento de mulheres acometi-das por transtornos decorrentes do uso/abuso de álcool e outras drogas; por fim, fazer o bem. A entrada foi um quilo de alimento não perecível por pessoa, para auxílio a entidades da nossa cidade. Nes-te primeiro momento a organização a ser atendida, foi o Centro de Recuperação Feminino Conviver, que fica na rua Egon Muller, 71, na Ressacada. O Centro de Recuperação Conviver é uma entidade filantrópica não governamental (ONG), voltada ao atendimento e tratamento de mulheres adultas com problemas decor-rentes ao uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas, que vivem em situação de risco, vulnerabilidade social e familiar.

Para a realização desse evento con-tamos com apoio de diversas pessoas e empresas solidárias e que estão engaja-das com as causas sociais do nosso mu-nicípio de Itajaí. Uma delas é a Prime

ASSUNTO DA SEMANA: VENHA FAZER PARTE DESSA

CORRENTE DO BEM

Brasil Construções, empresa que atua no ramo da construção civil em Itajaí, Balneario Camboriú e região, e que esta sempre preocupada em adotar ações de responsabilidade social, buscando be-nefícios para toda a coletividade. Outro exemplo é o do artista plástico e designer gráfico Fernando Pauler (facebook.com/fernandopauler) que doou uma obra de arte, sorteada durante o evento. Intitula-da Conexões II, a obra tem dimensões de 100 x 100, utilizando a técnica mista sobre tela.

Vamos fazer o bem!Um abraço!

Recentemente, co-memoramos os 20 anos da internet comercial no Brasil. O projeto que originou a rede surgiu na década de 1960, du-rante a Guerra Fria, mar-cado pela disputa militar entre Estados Unidos e a extinta União Soviética. No entanto, a internet só deixou de ser privilégio das universidades e da iniciativa privada no Brasil em maio de 1995.

Naquele mesmo ano, nos EUA, uma pesquisa realizada pelo Pew Rese-arch mostrou que 42% dos adultos norte-americanos nunca tinham ouvido falar na rede. Outros 21% tinham um vago conceito. Vinte anos depois, somos 3 bi-lhões de pessoas conectadas pelo mun-do. Só em 2014, o equivalente a toda a população dos EUA entraram para o universo online.

No âmbito doméstico, vimos com-putadores “tubões” entrarem na internet pela primeira vez, com uma conexão dis-cada, lenta e instável. Não demorou para que logo começássemos a usar a rede para conhecer pessoas novas ou mesmo para nos comunicarmos com as que já conhecíamos no mundo real. Em espe-cial os brasileiros, logo se renderam ao advento das mídias sociais.

Os computadores diminuíram de tamanho e se tornaram notebooks, sendo pela primeira vez, portáteis. Conhecemos a banda larga. Mais um pouco se passou e a necessidade de se manter sempre on-line invadiu o celular, transformando-os de meros telefones móveis a smartphones completos, onde sua função menos im-portante é fazer ou receber chamadas.

Se a internet mudou a maneira das pessoas se relacionarem, imagine então o que ela fez na seara das corporações e governos. Profissões deixaram de existir e muitas outras surgiram. Documentos que levam dias e até meses, hoje podem ser obtidos em segundos.

Inegável reconhecer todos os avan-ços que tivemos na sociedade em função das facilidades que a rede mundial de computadores nos trouxe. No entanto, engana-se quem pensa que já vimos a

revolução e que daqui para frente nada mais nos surpre-enderá.

Relembrar o passado é bom e importante. Isso nos ajuda a avaliar nosso progresso, nossa evolução. Contudo, precisamos mes-mo é olhar para frente. E, quando fazemos isso em relação à internet e à tec-nologia como um todo, nos

cabe acompanhar a transformação que já demos início com a chamada internet das coisas, nome dado à futura geração de eletroeletrônicos, veículos automoto-res e qualquer outro tipo de dispositivo capaz de se comunicar via TCP/IP, com-partilhando informações e interagindo com outros dispositivos.

Veremos a conexão inteligente en-tre pessoas, processos, dados e coisas. Cidadãos, empresas e governos já come-çam a buscar a digitalização para obter mais eficiência. Praticamente tudo será controlado pela internet, ocasionando numa gestão digital para itens que vão desde o básico, como a iluminação pú-blica, consumo de energia elétrica e água, podendo chegar até ao controle de residências à longa distância, sendo pos-sível programar o uso de determinados aparelhos mesmo que ninguém esteja presente no local.

Estima-se que nos próximos 10 anos veremos o número de cidades inteligentes saltar de 21 em 2013, para 88 em 2025. Plataformas inovadoras, dados abertos e aplicativos irão atuar na redução dos congestionamentos, no controle da po-luição, no consumo de recursos naturais e até na redução da criminalidade.

Certamente, muita coisa já mu-dou e ainda continuará mudando. É ób-vio que nem toda mudança é positiva. A internet trouxe muito progresso, mas também criou crimes que nem conhecía-mos. Como praticamente tudo na vida, é preciso estar atento e buscar um contra-ponto. Se de um lado teremos cidades, pessoas e governos com mais facilidades, teremos que trabalhar em paralelo no sentido de combater os possíveis proble-mas que todas elas poderão nos trazer. Que venham mais 20 anos!

Vinte anos de internet no Brasil: da rede discada à internet das coisas

Por Dane Avanzi , empresário, advogado e vice-presidente da Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil (Aerbras)

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 745 - 12 DE JUNHO de 2015 | Ano XVI | Página 3

Atento, o maranhense Valdires de Sousa, 24 anos, passava os olhos por quatro folhas fixadas em um

mural. As letras pequenas o faziam for-çar a visão para enxergar, mas ele ava-liava cada palavra com cautela. Ao re-dor de Sousa, outras 20 pessoas faziam o mesmo. A disputa começava ali. Era o primeiro dia do maranhense na saga pela procura de um novo emprego.

Desde que chegou em Itajaí, dois anos atrás, trabalhou no ramo de cons-trução civil e administração. Seu último emprego foi como analista de custos no Porto de Itajaí. Há um mês desemprega-do, devido às complicações durante a greve dos funcionários públicos de Ita-jaí, em maio desse ano, no dia 1º des-te mês começou a batalha por um novo emprego.

_ Eu quero uma vaga em áreas que já trabalhei, como almoxarifado ou cons-trução civil _ diz.

Os primeiros passos de Sousa o le-varam até o Balcão de Empregos, servi-ço gratuito oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Itajaí. O espaço funciona como uma agência pública e atende, diariamente, mais de 250 pessoas que estão à procura de um trabalho remune-rado.

Mas ainda que a busca diária seja grande, a conta é sempre favorável ao trabalhador. Mesmo com empresas redu-zindo quadros de funcionários para ten-tar driblar a crise econômica e as altas

Apesar do período de retração, Balcão de Empregos mantém vagas constantes

taxas tributárias, Itajaí permanece ofere-cendo um número de vagas que excede a procura.

O setor operacional, no qual se enquadra Sousa, é o que mais empre-ga atualmente no município. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Itajaí, Osman Freire Rebello, atualmente, cer-ca de 300 ofertas de trabalho disponíveis no balcão neste ramo são para redes de supermercado.

_ Grandes nomes desse segmento estão investindo em Itajaí _ comenta.

São vagas para atendente de cai-xa, balconista, entregador de panfleto, embalador, serviços gerais e outras. A média salarial na área varia entre R$ 1,2 mil e R$ 1,6 mil. A indústria de trans-formação e o setor pesqueiro vêm na

sequência como as áreas que mais em-pregam atualmente.

Número de funções reduziuClaro que, apesar de deter uma

economia forte, Itajaí não poderia ficar ilesa à crise. Apesar do número de va-gas no balcão ser constante, a quantida-de de cargos diversificados diminuiu em relação aos últimos meses. No primeiro quadrimestre de 2014, o Balcão de Em-pregos mantinha mais de 400 funções disponíveis. Agora, são cerca de 200 funções divulgadas no mural.

_ Essa mudança é devido às infla-ções e aumento de impostos. As empre-sas reduziram e, para driblar a crise, não abrem novas vagas ou demitem e fecham aquela função _ diz o secretário.

No balanço mais recente, o Balcão de Empregos continha vagas para 136 funções. As empresas da região anun-ciam ofertas de emprego e a prefeitura divulga as vagas aos cidadãos em um mural físico e no site da prefeitura de Ita-jaí (itajai.sc.gov.br).

Cursos oportunizam vagas melhoresMesmo com o setor operacional em

alta, também há ofertas de emprego para cidadãos com ensino técnico ou supe-rior. Para o diretor do Balcão de Empre-gos, Arquimedes Dauer Junior, não falta

mão de obra qualificada, mas as empre-sas possuem exigências. Cursos técnicos ou superiores são necessários para quem quer lucrar um pouco a mais no final do mês. Há vagas para desenhistas, projetis-ta e até farmacêutico:

_ Geralmente, elas [empresas] exi-gem ensino médio completo, experiência mínima de seis meses, carteira de moto-rista adequada e que o candidato more próximo à empresa.

Oportunidades para todosO serviço público da prefeitura é

oferecido para brasileiros e estrangeiros. Hoje, grande parte da demanda é aten-dida por haitianos e pessoas vindas de outros estados brasileiros, como Valdires de Sousa.

_ Nós temos uma estimativa de 70% de aprovação dos nossos candidatos no mercado de trabalho, entre os mais de 250 cidadãos que atendemos diariamen-te_ diz Arquimedes.

O setor do Balcão de Empregos fica próximo ao Teatro Municipal de Itajaí, na rua Antônio Caetano, número 105, bairro Fazenda. Para se cadastrar no pro-grama é necessário a apresentação da carteira de identidade, número do cadas-tro de pessoa física (CPF), comprovante de escolaridade e carteira de trabalho. O serviço de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.•

Setor operacional é o que mais contrata,

com mais de 300 vagas abertas, seguido

pela indústria de transformação e o setor pesqueiro

Nelson Robledo

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

Vagas são disponibilizadas em um mural físico e no site da

prefeitura de Itajaí

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 745 - 12 DE JUNHO de 2015 | Ano XVI | Página 4

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí estará em festa na próxima segunda-feira, dia 15. A cidade comemora os 155 anos de eman-cipação política e para celebrar a data, a prefeitura preparou uma programação especial de atrações. Os eventos festivos começaram nesta semana e seguem até a próxima segunda-feira. São atividades recreati-vas, esportivas e culturais, ações sociais em comuni-dades, entre outras atrações abertas ao público. Uma regata de remo fechará a programação de aniversário de Itajaí.

Não há desculpas para ficar em casa neste fim de semana. A programação de aniversário de Itajaí traz atrações para todas as idades. Na tarde desta sexta, os moradores são convidados para o tradicional corte do bolo. A cerimônia acontece na rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, no Centro de Itajaí, com início às 16h.

Também nesta sexta, a apresentação da Orquestra Ouro Preto, de Minas Gerais, marca o aniversário da cidade com um tributo à banda britânica The Beatles. O conjunto é liderado pelo maestro Rodrigo Toffolo. A apresentação acontece no Teatro Municipal de Itajaí, às 20h. O evento é gratuito.

A programação será encerrada com a regata de remo clássico Cidade de Itajaí. A disputa ocorre na segunda-feira e envolve atletas de 18 escolas da rede municipal de ensino de Itajaí. A competição terá 288 remadores em uma disputa com canoas baleeiras nas raias do Saco da Fazenda. Os atletas mirins fazem parte do projeto Navegando pela Cidadania, parceria da As-sociação Náutica de Itajaí e Secretaria de Educação.

A regata terá premiação em pódio, mas o obje-tivo é incentivar os pequenos atletas ao esporte. Os 288 remadores formarão equipes de oito crianças, acompanhadas por um timoneiro, que indicará a dire-ção dos barcos. O evento será aberto ao público e tem início às 8h.

Programação para o final de semana Sexta-feira, dia 12 de junho• Aventuras na Praça – atividades recreativas e esportivas para alunos da rede municipal de ensinoLocal: Praça Genésio Miranda Lins (Beira Rio)Horário: das 13h às 17h

• Corte do bolo de aniversário de 155 anos do municípioLocal: rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão - Horário: 16h

• Orquestra Ouro PetroLocal: Teatro Municipal de Itajaí - Horário: 20h

• Moda e Cultura: um olhar criativo sobre as etnias que formaram o município de ItajaíLocal: Casa da Cultura Dide BrandãoHorário: 21h

Sábado, dia 13 de junho• Abertura da Mostra Artístico-Cultural de ItajaíLocal: Casa da Cultura Dide BrandãoHorário: 10h

• Ação Social ComunitáriaLocal: sede da Fundação de Educação Profissio-nal e Administração Pública de Itajaí (Feapi) – rua Camboriú, 509, no bairro FazendaHorário: das 9h às 17h• Mostra Artístico-Cultural de ItajaíLocal: Casa da Cultura Dide BrandãoHorário: das 10h às 21h

• Casamento ColetivoLocal: Sociedade Recreativa e Cultural da VilaHorário: 14h

• Concerto Noite dos Candelabros, apresen-tação dos corais Vozes do Vale, Villa Lobos, Coral da Câmara de Vereadores e Coral da Igreja Evangélica Luterana de ItajaíLocal: Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Itajaí - Horário: 20h

Domingo, dia 14 de junhoPasseio ciclístico ambiental – 20ª Semana do Meio AmbienteLocal: Concentração em frente ao Centreventos Itajaí - Horário: 8h

Mostra Artístico-Cultural de ItajaíLocal: Casa da Cultura Dide Brandão - Horário: das 10h às 21h

• Final da Copa PrimaveraLocal: Estádio Doutor Hercílio Luz - Horário: 15h

• Missa de ação de graçasLocal: Paróquia Santíssimo Sacramento de Itajaí - Horário: 18h

Segunda-feira, dia 15 de junhoRegata de remo clássico Cidade de ItajaíLocal: baía Afonso WippelHorário: 8h

Programação de aniversário de Itajaí encerra com competição de remo

Divulgação

Ação social, atividades culturais, esportivas e casamento coletivo também fazem parte das comemorações de 155 anos da cidade

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 745 - 12 DE JUNHO de 2015 | Ano XVI | Página 5

Um ano após o início das obras de restau-ração, a superintendência do Porto de Itajaí, juntamente com a empresa APM

Terminals, inaugurou a reforma do antigo prédio da fiscalização do Porto nesta semana. Agora, em cores vivas e estruturas reformadas, a área sediará o Conselho de Autoridade Portuária, Comissão Es-tadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis, além de uma sala para exposi-ções permanentes.

Cerca de R$ 700 mil foram investidos pelo Porto para a restauração do prédio. A obra foi exe-cutada pela empresa Albatroz Arquitetura, Cons-trução e Restauro.

_ Esse é um prédio tão resistente quanto nos-so Porto, que passou por inúmeras intempéries e resistiu bravamente ao passar dos anos _ comen-ta o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior.

Em 1977, o prédio foi alvo de inúmeras tenta-tivas de demolição. Tornou-se patrimônio histórico de Santa Catarina só em 1989. Em 2005, a Justiça determinou a preservação do prédio e em maio do ano passado a restauração foi iniciada.

De acordo com Ayres, o projeto de integra-ção do Porto de Itajaí evolve, ainda, a construção de uma praça e um passeio público no entorno do prédio.

O imóvel foi construído em 1930. Primei-ramente, sediou o escritório e depósito de mate-riais durante as obras de ampliação do Porto de Itajaí. Com as obras completas, o prédio recebeu a fiscalização e administração do porto, até 1967. Deixou de receber as instalações devido a cons-trução de uma nova sede do Porto, na rua Coronel Eugênio Muller. A estrutura é composta por ele-mentos neoclássicos, edificada em tijolos e cober-ta por telhas de tipo francesa. •

Porto de Itajaí inaugura

restauração do antigo prédio

da fiscalização O imóvel foi construído em 1930 e é tombado como Patrimônio Histórico

e Cultural de Santa Catarina

Victor Schneider / Divulgação

Uma praça deve ser construída no entorno do prédio

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 745 - 12 DE JUNHO de 2015 | Ano XVI | Página 6

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

Casamento de Vanessa e Thiago No dia 23 de maio participamos do en-

lace matrimonial dos jovens Vanessa e Thia-go. A cerimônia religiosa ocorreu na Paróquia São João Batista. Logo em seguida os convi-dados foram recepcionados na sede social do Itamirim Clube de Campo. Os registros foto-gráficos desse belíssimo casamento estiveram sob a responsabilidade do renomado fotógra-fo Marquesi e sua equipe. Uma noite inesque-cível, muitas surpresas, emoção pairando no ar e confraternização dos noivos com seus fa-miliares, padrinhos e convidados. Que Deus abençoe o casal Vanessa e Thiago!

Super dica: GS Produtora de EventosUma super dica desta semana é para você que

vai casar ou que pretende fazer qualquer tipo de festa. A GS Produtora de Eventos, de Giselle Alexsandra dos Santos, tem uma excelente equipe de cerimonialistas. A empresa foi a encarregada do belíssimo casamento dos amigos Vanessa e Thiago. Tudo perfeito, nos seus mí-nimos detalhes, desde a preparação do casamento até sua realização. Os noivos estiveram o tempo todo mui-to bem assessorados, por isso puderam aproveitar ao máximo, o grande dia de suas vidas. Parabéns à Giselle e sua equipe da GS Produtora de Eventos. Os telefones para quem quiser contatar a empresa são (47) 3346-9098 ou (47) 9135-5583, além de gsprodutora.com.br e [email protected].

Aniversário do Sr. Augusto DalçoquioNo dia 22 de maio, uma sexta-feira, par-

ticipamos do jantar de aniversário do empre-sário e amigo Sr. Augusto Dalçoquio. Junto de sua esposa Míria, ele recepcionou os familiares e amigos com uma noite de massas. O músico Arildo Simão abrilhantou a noite, com belo re-pertório, preparado especialmente para o ani-versariante.

Aniversário da Sra. Nita MacedoUm abraço especial da colunista e toda equipe do Jornal dos Bairros para a Sra. Nita Macedo, que comemorou 91 anos de vida. Ela é genitora do amigo Juarez Félix Macedo. Parabéns, Dona Nita! Que Deus lhe proteja e conceda muita saúde, para viver ainda muitos anos, junto de sua maravilhosa família!

Aniversário da Sra. Elvira Tonolli BelliniA grandiosa família Bellini esteve reunida na sede

recreativa Valdomiro Bellini para a comemoração do aniversário de 88 anos da Sra. Elvira Tonolli Bellini. Todos os filhos _ Bena, Jandir, Pirão, Ari, Bide, Zaida, Dirce e Susi _ além de genros, noras, netos e bisnetos estiveram presentes. Com uma vida dedicada aos seus familiares, a Dona Elvira mereceu a homenagem de to-dos. Um abraço especial de todos nós, que a estimamos muito.

anos

NOS 155 ANOS DE ITAJAÍ, A CIDADE GANHOU MUITAS OBRAS. E VOCÊ,

UM FUTURO MELHOR.Itajaí tem muito o que comemorar neste aniversário de 155 anos.

Além de se tornar a nova potência do Estado, a cidade está recebendo diversas obras e investimentos da Prefeitura.

Tudo para que cada itajaiense tenha mais qualidade de vida e mais oportunidades para crescer com a gente.

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 745 - 12 DE JUNHO de 2015 | Ano XVI | Página 8

Prefeitura abre novo espaço para depósito de lixo, em Itajaí

A prefeitura de Itajaí re-servou mais um local na cida-de para depósito de entulhos. Antes, os moradores tinham só o pátio da Secretaria de Obras para dar fim em restos de lixo e escombros. O novo terreno para depósito de entulhos fica na avenida Mário Uriarte, no bairro Cordeiros.

Os materiais depositados nos dois locais são recolhidos semanalmente e recebem des-tinação correta. O depósito de entulhos nesses espaços não é permitido para freteiros e em-presas.

O objeto do novo depósi-to é para o evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. De acordo com a lei número 6.644, de 2015, os moradores de Itajaí podem receber multa caso o terreno esteja sujo e em condições favoráveis à cria-ção do mosquito da dengue. A multa varia entre R$ 137,46 a R$ 2.749,20. •

Festival Rock’n Beer retorna a Itajaí em setembro

A data da terceira edição do Festival Rock’n Beer já foi definida. O evento é conhe-cido em Itajaí por trazer rock autoral e cerveja artesanal na programação e neste ano ocor-rerá nos dias 11 e 12 de se-tembro, no pavilhão central do Centreventos Itajaí.

Bandas locais e nacionais dividirão o palco na tercei-ra edição do Rock’n Beer. Os nomes ainda não foram divul-gados. Nesta edição, o festival contará com 16 cervejarias artesanais, dois espaços para bebidas não alcoólicas, seis estandes para a gastronomia e cinco para a venda de artigos relacionados com o festival.

Para este ano, o Rock’n Beer acontecerá em um espa-ço cinco vezes maior do que a locação da última edição. •

O Team SCA - barco formado apenas por mulhe-res - venceu a oitava etapa da Volvo Ocean Race, entre Lisboa, em Portugal, e Lorient, na

França. A equipe completou o percurso em três dias, 13 horas, 11 minutos e 11 segundos. Quase uma hora depois chegou o Team Vestas Wind em segundo lugar, seguido por Abu Dhabi Ocean Racing, MAPFRE, Team Brunel, Team Alvimedica e Dongfeng Race Team. Os árabes do Abu Dhabi já podem comemorar o título por antecipação.

Foi a primeira vitória do time de mulheres nes-ta edição, quebrando a escrita de só chegar em sexto lugar. As meninas mostraram com esse pódio que são

capazes de velejar de igual para igual com os homens. Com isso, o Team SCA repete o feito do também femi-nino Maiden, da britânica Tracy Edwards, que venceu uma etapa na edição de 1989-1990.

O time é treinado pelo carioca Joca Signorini, que integrou o projeto em 2012. A equipe de bandeira sue-ca foi a primeira a anunciar a campanha para a Volvo Ocean Race. O resultado da oitava etapa favoreceu o Abu Dhabi Ocean Racing, que abriu oito pontos de vantagem para o vice-líder Team Brunel. Os árabes so-mam 19 pontos perdidos contra 27 dos holandeses. Restam sete pontos em jogo e o Abu Dhabi é o cam-peão da 12ª edição do evento. •

A assessora de comunicação da Associação dos Mu-nicípios da Foz do ria Itajaí-Açu (Amfri), Bruna Passos, foi eleita como coordenadora geral do Colegiado de Co-municação dos Municípios de Santa Catarina (Colecom). A eleição ocorreu na última terça-feira na sede da Asso-ciação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) em Tubarão.

Oneris Lopes, assessor da Amures que vinha desen-volvendo a função de coordenador foi escolhido como vi-ce-coordenador. Já a assessora da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Letícia Póvoas, ocupará a partir

de agora a função de secretária executiva. Completando a diretoria Álvaro Dalmagro, da Amurel, foi eleito como 1º secretário, e Antônio Rozeng, da Amrec, 2º secretário.

Além da eleição da nova diretoria que estará à frente do Colecom para o mandato de um ano, os assessores de comunicação estabeleceram as próximas ações do grupo. A conversa no período da manhã foi focada nas ques-tões relacionadas à organização do próximo seminário estadual, definido para acontecer em 2016, e seminários macrorregionais que serão realizadas ainda neste ano.•

O projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal 1/2014, documento que prevê a concessão para uma segunda empresa de transporte coletivo atuar em Itajaí, deve ficar parado por mais uma semana. O pedido de vista, feito pelo vereador Paulinho Amândio (PDT), foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores na noite da última terça-feira.

De acordo com Amândio, o pedido de vista foi feito porque ainda há dúvidas a esclarecer sobre o projeto de

emenda. Para ele, a alteração não trará mudanças e não contribuirá para a cidade de imediato. Com a vista, o vereador tem uma semana para estudar melhor o docu-mento.

O projeto 1/2014 é uma proposta da vereadora Anna Carolina Martins (PRB). Caso seja aprovado em votação, o documento altera de 220 mil para 200 mil o número de habitantes necessários para que Itajaí tenha duas empre-sas de transporte coletivo operando. •

Team SCA vence oitava etapa da Volvo

Amfri assume a coordenação do Colegiado de Comunicação de SC

Pedido de vista adia votação de projeto sobre transporte público

Chegada em Lorient marcou a primeira vitória da equipe na competição

Divulgação


Top Related