Transcript
Page 1: Jornal Domingo em Casa 44ª edição

duas Praças a todo vaPoralém da obra no Jardim dos Pequis, cidade receberá outra praça de esportes e cultura. Pág. 3

Rafaela Mandelli fala de sua personagem na série "Fora de Controle", da Record. Pág. 9

DISTrIbUIÇÃO GrATUITA

gER

ALDO

MAg

ELA

Sá/D

IvU

LgAç

ãO

domingo em C

asa

ANO 1 | EDIÇÃO 44 | SETE lAGOAS 20 A 26 DE MAIO DE 2012

um ano de desCasoEm protesto inusitado, moradores do JK e do Planalto "cantam parabéns" para buracos nas ruas dos bairros. Págs. 4 e 5

Page 2: Jornal Domingo em Casa 44ª edição

2 oPinião Domingo em Casa • 20 a 26 De maio De 2012

duke

“Divulgar é preciso”É ignorância demais do poder

público, e também da iniciativa privada, subestimar o potencial de alcance de um veículo de co-municação. Aliás, quase sempre, a população toma ciência do que se passa atrás da mesa de um funcionário público de alto esca-lão, ou sobre grandes empresas, exatamente por meio da impren-sa. Digo da imprensa crítica e séria, que realmente cumpre seu papel de divulgar. Muitas vezes isso acontece por denúncia, já que muitos órgãos públicos não cumprem a legislação de “tornar público” o que fazem.

Também é por meio da im-prensa que problemas sociais são escancarados para o conhe-cimento até de quem está no poder e, coincidência ou não, a solução em alguns casos só apa-rece após a divulgação. Quando falo da imprensa séria, refiro-me a veículos de comunicação como o DOMINGO EM CASA, isentos e apartidários, cujo compromisso maior é com a verdade. Não so-mos nem de oposição e nem de situação. Se há coisas boas, es-tamos abertos a divulgar, como podem ver em nossas páginas, mas não vamos fechar os olhos para o que há de ruim.

Por aqui, não reproduzimos material que vem pronto de ór-gãos públicos. Por aqui, queremos saber o que está por trás daquele material, seja bom ou ruim. Esse é nosso papel e é também o que nos

diferencia. Poder levar informação de qualidade não é para qualquer um. Apurar realmente, ir atrás do fato, correr atrás da informação verdadeira, doa a quem doer, em muitos casos, é muito trabalhoso e, às vezes, perigoso. Mas vale a pena. Podemos dormir tranquilos e conscientes de que estamos fa-zendo nosso trabalho da melhor forma, com ética.

Também é nosso trabalho va-lorizar nossa gente, nossa terra. E, acreditem: encontramos obs-táculos até para isso. Pensar que o povo não percebe esta relação existente entre órgãos públicos e alguns veículos de comunicação é subestimar a capacidade de en-tendimento da população, sendo esse o maior equívoco de muitos políticos e suas equipes. Se não fosse isso, a situação política atual seria bem diferente.

Sete Lagoas é uma cidade que cresceu muito nos últimos anos. A imprensa local também evoluiu, inclusive com o surgi-mento deste veículo de comuni-cação, que possui uma proposta totalmente diferente de todos os outros da cidade. Mas é mui-to difícil trabalhar em busca da divulgação da verdade, quando se tem pouco, ou quase nenhum apoio dos órgãos públicos e da iniciativa privada. Para finalizar este “desabafo”, volto a dizer o que meu saudoso pai, Almerin-do Camilo, sempre disse: divul-gar é preciso, doa a quem doer!

José Vítor [email protected]

Publicação da AC&S Mídia Ltda

CNPJ - 05.373.616/0001-21

Rua Luiz do Carmo, 39

Bairro Jardim Arizona - Sete Lagoas-Mg - CEP 35700-374 - (31) 3775-0629Diretor geral - José vítor Camilo

Editora e Jornalista responsável - Sandra Carvalho - Mg - 14.854

Diretor comercial - Rafael Melgaço

repórter – Aline Diniz

Diagramação - Antonio Dias e Wanderson Fernando Dias

Distribuição - AC&S Mídia

Impressão - O Tempo Serviços gráficos (Contagem-Mg)

representante comercial SP, rio e brasília - Screanmedia

(11) 3451-0012 e (11) 9141-2938

fale conosco: [email protected] e [email protected]

OS ArTIGOS ASSINADOS NÃO EXPrESSAM NECESSArIAMENTEA OPINIÃO DESTE JOrNAl.

domingo em Casa

do LeitorlADO HUMANO

Achei muito interessante a forma como foi abordada a matéria sobre a entrega das escrituras, mostrando um lado mais humano, contando a história de algumas pessoas. Principalmente por ter um grande amigo entre as pessoas que ainda vão ter a situação regularizada.

Pedro da SilveiraBairro Santa Luzia

AJUDA AO AbrIGO

Senti muita vontade de ajudar também no abrigo de menores depois de ler a reportagem de dia das mães na última edição. Infelizmente meu horário de trabalho ainda não permite ajudar muito, mas tentarei doar alguns livros.

fernanda DiasBairro Canaã

ESPOrTE AMADOr

Adorei ver a cobertura da Taça José Belarmino no jornal. Acho muito importante ver o futebol amador sendo divulgado com destaque nos meios de imprensa, já que isso estimula bastante a prática desse esporte, que auxilia não só na saúde, mas também tirando jovens do mundo do tráfico.

José ramon HortaBairro Esperança

fonte : clima www.climatempo.com.br

Page 3: Jornal Domingo em Casa 44ª edição

3Cidade e região Domingo em Casa • 20 a 26 De maio De 2012

Além da obra no bairro Jardim dos Pequis, Sete Lagoas receberá recursos para uma outra praça do mesmo tipo

Por Sandra Carvalho

Sete Lagoas já foi seleciona-da para receber mais uma praça de Esporte e Cultura (PEC) do governo federal. A cidade, que na semana passada anunciou a construção de uma praça nos mesmos moldes no bairro Jardim dos Pequis, será contemplada mais uma vez pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A informação está disponível no site de transparência e pres-tação de contas das obras do governo federal e foi confirmada pelo secretário adjunto de Plane-jamento, Elto Sávio.

O bairro que receberá a nova praça anunciada ainda não foi definido pela Prefeitura de Sete Lagoas, que ficará responsável pela execução das obras. Sabe--se que, assim como no bairro

duas praças de esporte

Jardim dos Pequis, a segunda praça terá 3.000 metros qua-drados com: área verde, quadra coberta, pista de skate, bicicletá-rio, mesas de jogos, academia ao ar livre, playground, biblioteca, um Centro de Referência em As-sistência Social (Cras), além de área de exposição, telecentro, sanitários, salas multiuso e um auditório com 60 cadeiras. O custo de cada uma das praças é de mais de R$ 2 milhões.

A construção da praça do bair-ro Jardim dos Pequis, anunciada na semana passada, já está em processo de concorrência públi-ca e, tão logo seja conhecida a empresa vencedora, a prefeitura emitirá ordem de serviço para o início das obras, considerando que os recursos já estão garan-

Renata CaldeiRa/tJMG

tidos pelo Ministério da Cultura. “A expectativa é de que em no máximo um ano a estrutura já es-teja disponível à população, caso tudo transcorra bem no processo de concorrência e na execução”, afirmou.

Sávio lembrou que, no caso da praça do bairro Jardim dos Pe-quis, Sete Lagoas foi uma das 401 cidades em todo o país - e uma das 29 cidades mineiras - contem-pladas pelo Ministério da Cultura para receber a praça. “Um dos cri-térios para a escolha da cidade foi ter obras do PAC 1 em andamento, o que é o nosso caso”, concluiu.

A Coordenadora da Secretaria de Planejamento, Kátia Noguei-ra, explica que já foram feitos os estudos de impacto na folha do município para manutenção do

espaço, em parceria com a Fun-dação Municipal de Ensino Profis-sionalizante (Fumep). “Os custos de manutenção, incluindo pes-soal, serão de R$ 1,6 milhão por ano. Parte desses custos já são

absorvidos pela administração municipal, já que alguns funcio-nários das secretarias parceiras serão realocados para a Praça de Esportes e Cultura, além de parce-rias Público/ Privada”.

IMAgENS PAC 2/DIvULgAçãO

Perspectivas de como serão as praças de esporte e cultura

Para agilizar causas de família

Justiça

O Tribunal de Justiça de Minas gerais (TJMg) inaugurou nesta semana a 2ª vara de Família e Su-cessões em Sete Lagoas. Atendendo a uma deman-da do município, o órgão Judiciário instalou serviço com o objetivo de agilizar o julgamento das causas, uma vez que as demandas de família representam uma parcela considerável nos processos que trami-tam na comarca. A insta-lação da 2ª vara beneficia também as populações dos municípios de Baldim, Santana de Pirapama, Inhaúma, Cachoeira da Prata, Jequitibá e Fortuna

de Minas – municípios que têm suas causas julgadas no foro de Sete Lagoas.

Em seu discurso durante a solenidade de instalação da 2ª vara de Família e Su-cessões, o desembargador Tibúrcio Marques, que re-presentou o presidente do TJMg, falou que o objetivo da iniciativa é tornar a Jus-tiça mais ágil para aqueles que querem resolver seus problemas. “É patente o esforço da instituição para aperfeiçoar-se, mesmo dian-te de todas as dificuldades, inclusive as de cunho orça-mentário”, afirmou.

Para o diretor do Foro da comarca, juiz Artur Ber-

nardes Lopes, a iniciativa “constitui, antes de mais nada, mais uma vitória dos cidadãos na busca incessan-te pela excelência na pres-tação da tutela jurisdicio-nal, um direito fundamental

por excelência”.O diretor do Foro disse

que os caminhos percorri-dos para a que a instalação dessa nova vara fosse possí-vel não se revelaram áridos nem espinhosos, porque a

agilidade na tramitação de processos judiciais é um dos objetivos do pla-nejamento estratégico do TJ. Segundo ele, os esfor-ços do presidente do TJMg contribuíram de forma re-levante para o sucesso da iniciativa.

“Acredito ser essa a tô-nica que dará cor à nova vara ora instalada: a coo-peração multidimensional em prol da construção de um futuro no qual o ci-dadão seja o epicentro dos esforços comuns dos poderes da República na busca por uma socieda-de mais justa e eclética”, concluiu o juiz.

O juiz diretor do Foro, artur Bernardes lopes, e o desembargador tibúrcio

Renata CaldeiRa/tJMG

Page 4: Jornal Domingo em Casa 44ª edição

4 Cidade e região Domingo em Casa • 20 a 26 De maio De 2012

Moradores dos bairros JK e Planalto “comemoram” 1 ano de descaso e cobram solução definitiva para buracosPor Aline Diniz

Embora a Prefeitura de Sete Lagoas divulgue que a operação tapa-buracos na ci-dade está a todo vapor, com mais e mais balanços de con-sertos realizados, algumas crateras conhecidas da popu-lação e já denunciadas aqui no DOMINGO EM CASA fazem aniversário. Revoltados e can-sados de pedir ao poder pú-blico uma solução para o pro-blema, alguns moradores dos bairros Planalto e JK fizeram protestos inusitados: com um bolo de aniversário em mãos, eles celebraram mais de um ano dos referidos buracos.

A reportagem do DOMIN-GO EM CASA acompanhou de perto o drama dessas pes-soas. Na avenida Professor Abeylard, altura do bairro Planalto, os carros precisam usar a contramão para trafe-gar no sentido centro, já que o outro lado da via está com-pletamente esburacado. Um dos buracos é tão grande que quase atravessa por completo a avenida.

Dona Maria do Carmo Silva, que tem um comércio no local, conta que os moradores já pro-testaram e o que obtiveram foi apenas um paliativo. “Há dois meses fizemos um grande pro-testo e o que conseguimos foi

com que eles colocassem casca-lho nos buracos, mas as chuvas já levaram tudo embora. Aqui na rua até policias e políticos usam a contramão. É um ab-surdo e um desrespeito com o povo”, relata.

No bairro JK, a situação não é diferente. Renata Lucia-na da Silva que tem uma loja de roupas na avenida Dalton revelou que é só chover para surgir mais um buraco. “Já liguei várias vezes para a prefeitura e recebo sempre a mesma desculpa de que eles estão tapando os buracos e que a nossa vez vai chegar. Porém, enquanto esperamos, acidentes ocorrem. Outro dia

um motoqueiro caiu da pon-te porque não viu um buraco que estava escondido debai-xo de uma poça de água”.

vinícius Santos, também morador e empresário no bairro JK, afirma que o bura-co em frente a sua loja já fez aniversário. “Esse buraco co-meçou a se abrir há um ano e nada foi feito, já presenciei três carros caindo lá dentro. O último quebrou todo”.

Além de prejudicar os mo-radores, a péssima situação do asfalto atrapalha muito a vida de quem trabalha diri-gindo pela cidade. O moto-rista Antônio Marcos Almei-da faz entregas de móveis e

eletrodomésticos e , segun-do ele, em algumas regiões, quando chove, o caminhão não consegue entrar.

“Aqui não têm buracos e, sim, crateras, o problema é tão grave que gasto R$ 500 por mês para recuperar os danos que os buracos causam ao meu caminhão. No bairro CDI, quando chove, eu não consigo entregar a mercado-ria e isso causa indignação nos clientes. Além disso, mui-tos produtos estragam duran-te o transporte, quando isso acontece eu preciso voltar no depósito e pedir outra merca-doria, o que atrasa a entre-ga”, relata Antônio.

Crateras fazem aniversáriono bairro JK, buracos causam acidentes; moradores querem solução definitiva e protestam de forma inusitada Moradores também cantaram parabéns no bairro alvorada

Page 5: Jornal Domingo em Casa 44ª edição

5Cidade e região Domingo em Casa • 20 a 26 De maio De 2012

Moradores dos bairros JK e Planalto “comemoram” 1 ano de descaso e cobram solução definitiva para buracos

Crateras fazem aniversário

Problema é o sistemaEnquanto a população

sofre com acidentes, pre-juízos materias, dentre outros, a prefeitura luta para resolver um proble-ma técnico. Segundo o se-cretário de obras de Sete Lagoas, Antônio garcia Maciel, o maior obstáculo para a realização de obras de tapa-buraco e recape-amento é uma adequação pela qual o sistema de informática da prefeitura está passando para aten-der a uma exigência do Tribunal de Contas.

“Nós já temos uma li-citação de R$ 2,2 milhões aguardando a liberação dos recursos, mas o que atrasou foi o processo de concorrência entre as em-presas de informática que iriam realizar a migração do sistema da prefeitura. Agora tudo será online. Já estamos na fase de treina-mento de pessoal. Sem re-alizar a adequação exigida pelo Tribunal de Contas, não era possível obter ver-bas, esse é o nosso princi-pal problema”, explica.

Antônio explica porque alguns bairros têm obras e outros estão há mais um ano aguardando. “A secre-taria tem trabalhado com os recursos que restaram de 2011, isso significa que em vez de existir 20 equi-

pes de tapa-buracos tra-balhando nas ruas de Sete Lagoas, hoje apenas duas realizam o trabalho. O se-cretário afirma que o novo contrato já foi assinado e que na próxima semana o trabalho de tapa-buracos será intensificado. “Na próxima semana vamos ini-ciar o trabalho com quatro equipes e vamos aumentar gradativamente”.

PrOfESSOr AbEylArDCom relação a avenida

Professor Abeylard, o se-cretário de obras esclare-ce que lá está sendo feito um trabalho de recapea-mento. Em vez de tampar os buracos da avenida, ela será toda drenada e depois asfaltada. De acordo com Antônio, as obras já come-çaram e vão ficar prontas em, no máximo, quatro me-ses. “As obras na avenida Professor Abeylard come-çaram na semana passada. Nós vamos recapiar desde a ponte até o aterro sani-tário. Essa obra está sendo realizada pelo Ministério do Turismo e está orçada em R$ 2,6 milhões”. Ele explica ainda que a via será drenada antes de ser asfaltada, o que, segundo ele, vai amenizar bastante o aparecimento de novos buracos.

Quem paga os prejuízos?O mecânico Marcelo

Canabrava, que mora e trabalha em Santana do Pirapama, conhece bem os buracos de Sete La-goas. Ele explica que os buracos podem causar muitos prejuízos para os motoristas. “Quando o carro cai no buraco mui-tas peças podem ser dani-ficadas como: amortece-dores, balanças, buchas, pneus, dentre outros. Dependendo do estrago e do modelo do veículo, o concerto pode ficar entre R$ 150 e R$ 700. Em al-gumas situações, precisa-mos chamar um guincho. Os buracos podem ainda

causar acidentes graves. Ao desviar deles, é fácil perder o controle da dire-ção e colidir em pessoas, animais e em outros veí-culos”, esclarece.

Marcelo comenta ainda que acidentes com motos podem ser ainda piores. “Por estarem mais vul-neráveis, os motoqueiros podem se machucar bas-tante, muitas vezes eles não veem o buraco a tem-po de desviar. Além dis-so, as avarias podem ser tão extensas que é me-lhor comprar outra moto do que pagar o concerto, é o que chamamos de per-da total”.

FOTOS gERALDO MAgELA Sá/DIvULgAçãO

Moradores também cantaram parabéns no bairro alvorada

Bairro São Francisco também apresenta problemas com buracos

Page 6: Jornal Domingo em Casa 44ª edição

6 eConomia Domingo em Casa • 20 a 26 De maio De 2012

Combate aos incêndios florestaisgovernador, no ano passa-

do, quase 250 incêndios atin-giram áreas de conservação em nosso Estado. Agora, o gover-no de Minas acaba de lançar o Plano de Ações de 2012 para prevenção e combate a incên-dios florestais. gostaria que o senhor explicasse qual é a no-vidade para este ano.

Antonio Anastasia: É verda-de. Nós tivemos no ano passado, no ano de 2011, um ano com grande número de incêndios em razão da seca prolongada que ti-vemos por mais de cinco meses em Minas gerais. E neste ano de 2012 nós estamos tomando medidas preventivas bastante abrangentes de maneira a redu-zir o impacto desses incêndios, a maior parte deles, lamentavel-mente, criminosa. Estamos apor-tando cerca de R$ 26 milhões no Estado, exatamente para equi-pamentos, para termos à dispo-sição aviões e helicópteros para fazer o combate aos incêndios.

Também temos, em parcerias com empresas privadas, mais cerca de R$ 9 milhões, também para instrumentos e utensílios necessários ao combate para incêndios, campanha de preven-ção e de esclarecimento e, so-bretudo, qualificação, também, não só do Corpo de Bombeiros, mas em especial dos brigadistas voluntários, que são muito im-portantes nesse esforço que nós temos para o combate aos incên-dios florestais.

Ou seja, governador, há uma grande mobilização por parte da força Tarefa do Pre-vincêndio dentro deste Plano. Como funciona esta força Tare-fa e como ela vai atuar enquan-to mecanismo de preservação do meio ambiente em nosso Estado?

Antonio Anastasia: Minas gerais é um Estado que tem, felizmente, uma grande cober-tura vegetal, com muitas re-

servas e muitas florestas. Num momento então que surge a seca, os incêndios vêm. Muitos deles, como eu disse há pouco, são criminosos, são pessoas que põem, de propósito, fogo e até outros, não de propósito, mas por descuido, que lançam cigarros ou outro material in-flamável nas nossas florestas. O resultado é que essa Força Tarefa que está sendo reorga-nizada é bastante abrangente, envolve órgãos do Estado, en-volve empresas, envolve orga-nizações não governamentais. E seu princípio fundamental é exatamente acabar com os in-cêndios no seu início, porque se nós conseguirmos identifi-car e terminar com o incêndio quando ele está começando ainda, certamente os prejuízos serão muito menores. Por isso, estou apostando muito em pre-venção e também em divulga-ção, com mensagens de orien-tação às pessoas para tomarem

cuidado com a nossa natureza. E, evidentemente também, re-comendações, no caso especí-fico à Polícia Civil, para coibir aqueles que são criminosos e que agem com dolo. Aproveito a oportunidade para também fazer aqui também um pedido, um apelo a todos os mineiros que nos acompanham, com o objetivo de nós identificarmos e chamarmos o Corpo de Bom-beiros, a Força Tarefa, quando tivermos notícia ou conheci-mento de qualquer ato crimi-noso que possa lesar as nossas florestas, ou também o início de qualquer incêndio florestal, que é muito grave.

O senhor falou sobre um investimento significativo por parte do Estado, falou sobre a participação de empresas e, ago-ra, conclamou a população para também participar deste Plano. Significa que, por meio de um grande mutirão, o Governo de

Minas reafirma seu propósito de contribuição para preservação do meio ambiente?

Antonio Anastasia: É este o nosso grande intuito, porque sa-bemos que não será tão somen-te o governo sozinho e isolado que vai conseguir preservar este nosso grande patrimônio que é o meio ambiente de Minas ge-rais. O governo tem se aliado às prefeituras, ao governo federal, estamos juntos com a sociedade civil, com as empresas e com as entidades de classe, exatamente com este objetivo. A questão dos incêndios é um bom propósito, porque nós temos as nossas bases de identificação, não só em Curvelo, como em Januá-ria, Pirapora, viçosa e outras cidades. Mas, para identificar-mos bem, precisamos ter uma grande cobertura de apoio da população e da sociedade. E é esse o nosso maior propósito com este Plano de Combate a Incêndios Florestais.

Antonio Anastasiagovernador de Minas gerais

Exportações caem e importações aumentam, aponta estudo da Unifemm; indústria automobilística e de frango ganham espaço, enquanto ferro fundido perdePor Sandra Carvalho

Os reflexos da crise econômica internacional, principalmente dos Estados Unidos e da Europa, são sentidos por empresas e indús-trias exportadoras de Sete Lagoas. Houve queda nas exportações no acumulado do primeiro trimes-tre do ano em comparação com o mesmo período do ano passado. A venda para o exterior de ferro fun-dido, considerado carro-chefe da economia local, também vem cain-do, mas a indústria automobilísti-ca e a de frango vêm conquistando seus espaços na fatia. Enquanto as exportações caem, as importa-ções aumentam. O crescimento na compra de produtos que vem de outros países foi de mais de 80% em março.

As constatações são da pesquisa Comércio Exterior de Sete Lagoas, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos e Sociais da Unifemm. Entre as explicações para o cenário negativo da balança comercial da cidade estão, além da crise interna-cional, as oscilações do dólar.

O estudo realizado por eco-nomistas da Unifemm mostra que houve uma queda de 4,08% no valor exportado pela cidade em relação ao mês de fevereiro. O valor caiu de US$ 52,85 mi-lhões para US$ 50,69 milhões. Já as importações em março regis-traram um aumento de 84,59% em relação a fevereiro, gerando um déficit de US$ 25,83 milhões na balança comercial. “Esta pequena variação é resultado, além de outros fatores, da crise internacional, que acaba por re-fletir seus efeitos em países que comercializam produtos com o Brasil”, explica a economista e coordenadora do Núcleo de Es-tudos Econômicos e Sociais da Unifemm, Adriana Noce.

Já o aumento das importações na balança comercial de Sete La-goas não significa uma situação totalmente negativa e pode ser interpretado como uma situação favorável para o mercado. Adria-na Noce explica que, quando se importa mais, possivelmente se produz mais. “Aproximadamente

80% da pauta de importação mu-nicipal é proveniente da aquisição de bens intermediários, principal-mente peças e acessórios de equi-pamentos de transportes. A forte presença deste setor automotivo no complexo industrial do municí-pio tem gerado crescimento para economia local”, conclui.

No acumulado do primeiro trimestre, a pesquisa mostra que houve uma queda de 5,50% no valor exportado em comparação com o mesmo período de 2011. De janeiro a março deste ano, o valor das exportações atingiu US$ 134,11 milhões. As importa-ções também tiveram queda no período acumulado e totalizaram US$ 151,28 milhões. A redução foi de 23,31% em relação ao pri-meiro trimestre do ano passado. Apesar disso, o município per-manece no 17º lugar no ranking dos municípios exportadores de Minas e em 86º lugar no cenário nacional (entre 2.096 cidades).

Adriana Noce explica ainda que a variação cambial é outro fator que contribuiu para a que-

da das exportações em Sete La-goas nos primeiros três meses do ano. De janeiro a março, o valor do Dólar frente ao Real perma-neceu estável, com a moeda bra-sileira tendendo a se valorizar a cada dia. “Não se pode negar que a moeda brasileira valorizada acaba por prejudicar as exporta-ções, pois os produtos brasilei-ros ficam mais caros no exterior, o que dificulta a comercialização. Hoje o cenário já é um pouco di-ferente com relação ao câmbio e certamente as exportações terão alta”, analisa a economista.

reflexos da crise mundial em sete Lagoas

Destinos dos produtos sete-lagoanos

América (Mercosul: 41,74%, Aladi 21,20%): 62,94%Ásia (excluindo Oriente Médio): 13,93%União Europeia: 9,50%Estados Unidos (incluindo Porto rico): 6,73%Outros blocos: 6,90%

Page 7: Jornal Domingo em Casa 44ª edição

Entre os produtos mais exportados no primeiro trimestre de 2012, o desta-que, segundo o estudo da Unifemm vai para a indústria automobilística, res-ponsável por quase 40% das exporta-ções, sendo os motores com 20,50%, os chassis com 10,31% e os veículos com 9,14%. Já a representação do fer-ro fundido, que antes era o carro chefe da economia de Sete Lagoas, passou de 55,34% no primeiro trimestre de 2011 para 30,28% em igual período de 2012. No acumulado do ano, S ete Lagoas registrou variação negativa de -48,05% no valor exportado deste pro-duto, em relação ao mesmo período de 2011, passando de US$ 78,16 milhões para US$ 40,60 milhões. O cenário do ferro fundido na cidade é um recorte do que vem acontecendo em todas as cidades produtoras do Estado.

“Os motivos para a queda das exportações do ferro fundido são a

crise internacional, a valorização do real e o excesso de estoque de aço no mundo. Além disso, o município pas-sou por uma situação desfavorável no segundo semestre de 2011, quando foram paralisadas diversas siderúrgi-cas na cidade. Apesar da retomada de algumas empresas, efeitos ainda são percebidos”, explica Adriana Noce. No entanto, segundo ela, neste mês de maio, o cenário já é mais favorável. “A recente valorização do dólar certa-mente influenciará neste mercado. Os empresários do setor estão otimistas e inclusive já fecharam novas vendas para a ásia e os Estados Unidos”, afir-ma a economista.

Carne de frangoJá a carne de frango vem ganhan-

do espaço nas exportações e conquis-tando os mais exigentes mercados. “Preço, qualidade e sanidade são os

Conversa com a PresidentaSou assistente social no Centro

de referência de Assistência Social (CrAS). Como devo proceder para que os usuários deficientes possam ter acesso aos direitos do Plano Na-cional dos Direitos da Pessoa com Deficiência? (Cléia Regina vieira, 53 anos, assistente social em Hulha Ne-gra (RS)

Presidenta Dilma – Cléia, em novembro do ano passado, nós lançamos o viver Sem Limite, com ações nas áreas de educação, saúde, inclusão social e acessibilidade, que visam promover a autonomia e ga-rantir direitos para as pessoas com deficiência. Para implementar essas ações e fazer com que os benefícios cheguem efetivamente à vida das pessoas, estamos construindo parce-rias com Estados e municípios. Em ja-neiro, o Estado do Rio grande do Sul aderiu ao viver sem Limite, por meio da assinatura de um termo de coo-peração com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência. Na oca-sião, foi lançado o RS sem Limite, que

trabalha na mesma linha do progra-ma federal. Para obter informações detalhadas sobre como fazer chegar os benefícios às pessoas com defi-ciência com as quais você trabalha, basta consultar a Secretaria de Justi-ça e Direitos Humanos do Rio grande do Sul ou a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Pú-blicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades (FADERS). Para conhecer em deta-lhes as ações do viver sem Limite, que mobilizará investimentos de R$ 7,6 bilhões até 2014, basta acessar a página www.pessoacomdeficiencia.gov.br. Temos no Brasil 45 milhões de pessoas com deficiência, sendo 2,5 milhões no seu Estado. Estamos trabalhando no sentido de criar as condições para que esses brasileiros possam desenvolver todas as suas potencialidades.

Gostaria de ter mais informações sobre o andamento das obras de Transposição do rio São francisco,

incluindo o percentual concluído e o prazo estimado de conclusão. (Heitor Brasil da Silva, 47 anos, técnico de produção no Rio de Janeiro (RJ)

Presidenta Dilma – O Projeto de Integração do Rio São Francis-co com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional é o maior empreendimento de infraestrutura hídrica que o governo federal está executando e já está com 36% das obras concluídas. Os investimen-tos estão divididos em 14 lotes, além de dois canais de aproxima-ção. Estão em atividade 11 lotes de obras, nos quais trabalham cerca de 4.500 pessoas, número que deve subir para 6.500 até o final do ano. No Eixo Leste, que vai da captação no reservatório de Itapa-rica, em Floresta (PE), até o reser-vatório Poções, em Monteiro (PB), as obras estarão concluídas até de-zembro de 2014. No Eixo Norte, o trecho que vai da captação no São Francisco, em Cabrobó (PE), até o reservatório Boi II, em Brejo Santo

(CE), deverá estar concluído tam-bém no final de 2014. O trecho que vai deste último reservatório até o reservatório Engenheiro ávidos, em Cajazeiras (PB) será finalizado em dezembro de 2015. Quando estiver concluído, Heitor, o Projeto de Integração vai levar água para a população urbana de 390 municí-pios do semiárido nordestino nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio grande do Norte.

Por que o governo não cria pro-gramas para ajudar quem deseja pa-rar com o vício de fumar? (José Mar-ques Canuto, 56 anos, representante comercial em Duque de Caxias (RJ)

Presidenta Dilma – O Sistema Único de Saúde (SUS), José, atende gratuitamente quem busca ajuda para parar de fumar. O programa existe desde 2005. Basta procurar um posto de saúde próximo de casa ou do trabalho e se informar sobre locais e horários de tratamento para tabagismo. Entre 2005 e 2011, o

Ministério da Saúde destinou R$ 98 milhões ao tratamento de fumantes. Neste mesmo período, o Ministério enviou às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde 44,3 milhões de adesivos, 5,3 milhões de gomas de mascar e 3,1 milhões de pastilhas de nicotina, além de 16,4 milhões de comprimidos de cloridrato bu-propiona, usados no tratamento de fumantes. Nossas políticas públicas vêm contribuindo fortemente para a redução do tabagismo. Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que, de 2006 para 2011, o percentual de fumantes na população caiu de 16,2% para 14,8%, menos da meta-de do índice de 1989, que ficou em 34,8%, segundo pesquisa do IBgE. Hoje, temos mais ex-fumantes do que fumantes no País, mas sabe-mos que precisamos continuar re-forçando essa luta. Para obter mais informações sobre as ações anti-tabagismo, você pode recorrer ao Disque Saúde, pelo telefone 136. A ligação é gratuita.

Dilma Rousseff Presidenta

Mande sua pegunta para Dilma Rousseff pelo e-mail [email protected]

7entretenimento Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011Domingo em Casa • 20 a 26 De maio De 2012eConomia

Exportações caem e importações aumentam, aponta estudo da Unifemm; indústria automobilística e de frango ganham espaço, enquanto ferro fundido perde

refl exos da crise mundial em sete Lagoasautomobilísticos em alta

fatores responsáveis pelo crescente au-mento das exportações desse produto”, informa Adriana Noce. Segundo ela, no primeiro trimestre de 2012, a carne de frango in natura tornou-se o quarto prin-cipal produto exportado pelo país.

Somente neste ano, o Brasil deve produzir 13 milhões de toneladas de frango. O consumo interno do país é aproximadamente 65% da produção, ficando o restante para a exportação.

No Brasil a exportação da carne de frango teve variação positiva de 1,9% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior, com participação de cerca de 3% da pauta. No Estado de Minas gerais ocorre situação distinta, as exportações caíram 7,42% no mes-mo período.

Para o município, a expansão do setor tem sido bastante favorá-vel. Em 2011 exportou-se US$ 32,98

milhões, com participação na pauta de 5,23%. No primeiro trimestre de 2012 já foram comercializados US$ 8,07 milhões, com participação na pauta de 6,02%. Este valor exporta-do é 64% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2011. “O setor tem investido em sua linha de produ-ção, buscando melhorar a qualidade do produto e ampliar comercialização no exterior”, completa a responsável pelos estudos.

Diante dos números, a econo-mista conclui que, apesar de todos os problemas, a economia de Sete Lagoas vai bem, principalmente por conta da diversificação dos produtos. “Diversificação de produtos e inves-timento em qualidade são fatores primordiais, que poderão resultar em empregabilidade e, principalmente, desenvolvimento do município”, con-clui a economista.

Page 8: Jornal Domingo em Casa 44ª edição

8 teLevisão Domingo em Casa • 20 a 26 De maio De 2012

resumo de novelasCo

raçõ

es F

erid

os

(sBT

– 2

0h3

0) Eduardo tira o capuz do bandido: é o Roni. Os policiais algemam Flávio. Eduardo comenta com Olavo que Aline pode ter passa-do o código de segurança para Roni. Amanda relembra de Roni por causa do sequestro e da invasão da casa de Dinho. Eduardo afirma a Roberto que Aline contratou um capanga para matar vitor. vitor visita Aline e diz que os dois estão legalmente divorciados.

Saulo informa Olavo que Aline vai ser acusada de mais um atentado. Amanda e Eduardo estão de partida para a fazenda ao lado de vera e Lucy. Roberto afirma a Aline que ela não tem chance de ficar sem cumprir pena. A juíza dá início ao julgamento de Aline e Flávio. Eduardo, Amanda, vera, Olavo, vitor assistem ao julgamento. A juíza pede o vere-dicto ao júri.

A emissora não divulgou o resumo do último capítulo.

A emissora não divulgou o resumo do último capítulo.

A emissora não divulgou o resumo do últio capítulo.

Não há exibição

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Chei

as d

e Ch

arm

e

(glo

bo –

19h

15)

Rosário e Penha são abordadas na rua por estranhos e se surpreendem. Chayene vai à delegacia e denuncia Penha, Cida e Rosário. Ticiane conta para Lygia que ela é imitada por Penha no clipe. O delegado alerta que o clipe de Rosário e suas amigas pode não ser considerado crime e Chayene se decepciona. Cida, Penha e Rosário prestam depoimento na delegacia e encontram Chayene.

Socorro pede demissão a Máslova para trabalhar com Chayene. Rosário, Penha e Cida são presas por desacato. Sarmento repreende Cida e Elano apoia a doméstica. Lygia é procu-rada por uma repórter para dar sua opinião sobre as Empreguetes. Chayene e Fabian se apresentam no Faustão e Rosário reconhece sua música. Kleiton sugere uma campanha na internet para libertar as Empreguetes.

Elano e Kleiton lançam um movimento para libertar Penha, Cida e Rosário. Brunessa conta para Rodinei que está grávida dele. Ro-dinei e Niltinho grafitam o condomínio com frases de apoio às Empreguetes. Laércio con-ta para Chayene que está sendo organizada uma manifestação pró-Empreguetes. Fabian assiste ao clipe das Empreguetes. Inácio visita Rosário na cadeia e a pede em casamento.

Rosário aceita o pedido de Inácio. Sar-mento flagra Elano na sala de Lygia e questiona a advogada. Elano tenta negociar um acordo com Sarmento para soltar as três domésticas. Inácio é sequestrado por Marçal, e Dinha e Heraldo vão atrás deles. Sônia assiste à mani-festação em favor das Empreguetes pela Tv e não gosta. Elano avisa a Penha, Cida e Rosário que Chayene concordou em retirar a queixa.

Dinha e Heraldo salvam Inácio. Marçal consegue um panfleto com a foto de Rosário. Elano explica a Rosário, Penha e Cida as con-dições do acordo que fez com Chayene e a fa-mília Sarmento. As Empreguetes se surpreen-dem com o assédio dos fãs. gentil convida as Empreguetes para uma entrevista. Conrado e Isadora discutem por causa de Cida. Ariela confirma sua gravidez. Lygia procura Penha.

Ariela conta para Humberto que está grávida. Inácio se incomoda com os com-promissos de Rosário. Sarmento sugere que Conrado se case com Isadora no mesmo dia que Ariela. Lygia não gosta de saber que Con-rado foi instalado em seu escritório. Kleiton convence voleide a fazer o primeiro show das Empreguetes no Chopeokê. Cida ouve Conra-do pedir Isadora em casamento.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

rebe

lde

(Rec

ord

– 20

h30)

Binho fica diante de Jonas e confronta o diretor. Becky conta a Cris que quase beijou Marcelo. Miguel sente saudades de Alice e fica determinado em conquistar de vez a rebelde. Pilar procura Miguel e diz que quer entrar em seu RPg. Ela diz ao Zimmer que sabe da história de Lucy. Diego e Roberta se beijam na piscina. Pedro pergunta a Alice se realmente tudo está acabado entre os dois.

Alice diz a Pedro que não quer ficar com Miguel. Miguel conta a Jonas que Pilar está olhando as fichas dos alunos. Os rebeldes avi-sam Miguel e Lucy que não vão continuar no jogo. Lucy fica irritada com o grupo ao saber da notícia. Alice diz a Miguel que não quer mais ser a princesa. Leila flagra Binho e Carla tentando fugir do Elite Way. Alice diz a Pedro que o ama. O casal se beija.

Pedro e Alice combinam de dormir no porão. Lucy fica estranha e deixa Miguel preo-cupado. Roberta e Diego ficam assustados ao verem que alguém rasgou as roupas de Alice. Penélope beija João no meio do corredor. Jo-nas suspende Carla e Binho. Lucy tenta rasgar as roupas de Roberta mas é impedida pelo Diego. Pedro vê Miguel conversando com Alice e fica furioso.

Diego segura Lucy. Pedro e Alice voltam a se entender. Carla e Binho ficam preocupa-dos com a possível punição de Jonas. Tomás e Binho trocam socos. Os rebeldes ensaiam. Miguel explica o novo RPg dos professores para os alunos do Elite Way. Pedro e Alice continuam em clima de romance. Binho tenta entrar no colégio depois de suspenso. Jonas fica sabendo e diz que irá expulsá-lo.

Pedro e Alice evitam brigar. O casal tenta resolver suas diferenças. Carla não cede e deixa Tomás arrasado. Carla diz a Binho que ainda está em dúvida. Pilar fica impressiona-da com o jeito de Miguel. vicente fica surpreso com o beijo de Tatiana. Jorge leva bombons para Beth. Marcelo explica o novo jogo para Jonas. Tomás usa o rádio da escola para im-pressionar Carla. Tomás e Carla se beijam.

Não há exibição

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

amor

ete

rno

amor

(glo

bo –

18

h15)

Fernando seduz Regina. Laura e gil combinam de se encontrar. Regina avisa a Fernando que Rodrigo irá a outra sessão com Beatriz. Regina fica decepcionada com o apar-tamento de Melissa no edifício São Jorge. Me-lissa fica tensa ao ver o desenho de Angélica. Juliana e Bruno se beijam. Melissa tem uma crise de fúria por causa de Angélica. virgílio encontra a ex-mulher viva.

virgílio não conta para Angélica so-bre o paradeiro de Rodrigo. Rodrigo fala com Ieda e Ione. virgílio conta para Melissa sobre Angélica e ela se preocupa. Angélica implora para ir embora e Zenóbio fica atô-nito. gabriel dispensa gabi de comparecer no jantar para Beatriz. Fernando coloca um pendrive no computador de Beatriz sem que Regina perceba.

Fernando mente para Regina e afirma que não mexeu no computador de Beatriz. Ro-drigo ajuda Jacira a falar com Tobias. Dimas che-ga em casa furioso com Laura. Dimas estranha o sumiço de Melissa. gil mostra a Laura a foto que o garçom tirou de sua tentativa de agressão a Dimas no restaurante. Rodrigo pede para conversar com Miriam. Melissa chega à casa de Angélica vestida como verbena.

Melissa não encontra Angélica em casa e ameaça Zenóbio para que revele seu para-deiro. gil consola Laura. verbena aparece ao lado de Rodrigo, que fica confuso ao conver-sar com Miriam. Lexor repreende Clara por ter pedido para verbena ajudar Rodrigo. Cris se insinua para Kléber. Lexor afasta verbena de Rodrigo. Melissa vê a foto de Dimas no jornal e procura Laura.

Melissa e Laura trocam ofensas. Re-gina põe a culpa em valdirene por Michele não poder mais brincar com Clara. Fernan-do descobre a senha do computador de Beatriz. Beatriz aceita se casar com gabriel. Fernando se enfurece ao ouvir Rodrigo falar de Miriam em sua sessão. Julinho avisa a Laís que trabalhará para Ribamar. Fernan-do pede para reatar com Miriam.

Rodrigo vê Fernando falando com Miriam. valéria se esconde de seu noivo. Rodrigo comenta com Melissa que teme que Fernando faça algo contra Miriam. Melissa mostra a Dimas as consultas de Rodrigo. Mi-riam diz a Henrique que precisa sair do Rio de Janeiro. Melissa prepara uma armadilha para valéria com a ajuda de Branco.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

más

cara

s

(Rec

ord

– 22

:15h

)

Sábado

Big Blond estranha o fato de Otávio (Martim) não saber a senha do tablet. Otávio tenta despistar e vai ao banheiro. O fazendei-ro telefona para Décio escondido. Eliza diz a Big Blond que suspeita que Otávio não seja Martim, mas o próprio fazendeiro. Big Blond ordena que ela investigue as coisas de Otávio. Eliza encontra uma carta de Maria para Mar-tim e conclui que Otávio se matou por culpa.

Big Blond diz a Otávio (Martim) que ele foi induzido a matar Otávio. Yara pressiona Nair para saber se Evaldo está em sua casa. Big Blond fala para Otávio (Martim) que o americano lhe passará a senha do tablet. Otá-vio finge que Martim lhe deu a autorização para receber a senha. Big Blond consegue desbloquear o tablet. Olívia recebe uma liga-ção com a voz de Martim.

Jairo acha graça no comportamento do casal Zezé e sugere um jogo envolvendo o filho imaginário. Flávia não gosta da presença de Marina na casa de valéria. Otávio mostra a carta de Maria para Décio e afirma que ela amava mais o irmão. Pescadores encontram Martim desmaiado na praia. Otávio confessa a Décio querer esquecer que falhou com Ma-ria e afirma que Otávio Benaro está morto.

Big Blond diz a Fausto que está disposto a atirar em Otávio (Martim) e Eliza. Eliza e Otávio passam a noite juntos. Eduardo Sotero se mostra contra a ideia da produção independente, mas Luma garan-te que interromperão o jogo quando uma delas engravidar. Eliza diz a Otávio que Maria está dopada porque o paradeiro de Tavinho não é conhecido.

Eliza diz a Otávio que irá sozinha fa-lar com Big Blond. Otávio sugere que eles fujam do país. Flávia conta para valéria que Marina apanhou de gabriel e quer morar em sua casa. Eliza afirma não conseguir deixar Otávio e diz que o ama. Eduardo Sotero fica incomodado ao notar Elvira em sua palestra. Eliza implora para que Big Blond a deixe ser livre.

Não há exibição

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Carr

osse

l (s

BT -

21h)

Sábado

Depois das férias, as crianças se prepa-ram para o primeiro dia de aula. Todos estão ansiosos para conhecer a professora nova. He-lena revela à mãe que está um pouco nervosa para o primeiro dia de aula. As crianças che-gam à escola. Maria Joaquina é a única que não se entrosa, e esnoba as amigas. Ao conversar com Helena, Cirilo afirma que Maria Joaquina não gosta dele por conta da sua cor.

Cirilo conta aos colegas que ganhou um beijo da professora Helena. Ao conversar com Maria Joaquina, Helena pergunta se a garota tem algum problema com Cirilo e pede para ela dar uma chance a ele. Helena está aflita preenchendo os formulários que Olívia pediu. Ao entrar na sala de aula, a diretora Olívia flagra Paulo em cima da mesa da professora e leva o aluno e Cirilo para a diretoria.

Cirilo tenta convencer a diretora de sua inocência, mas ela dá advertência a ele e a Paulo. Helena conversa com Olívia. No recreio, Maria Joaquina e valéria brigam. Ao chegar na sala de aula, valéria comenta com Laura que a professora Helena é só um rostinho bonito. Cirilo chega em casa e conta aos pais que levou uma advertência. José, pai de Cirilo, o repreen-de e manda o garoto ir para o quarto.

Maria Joaquina conta à mãe que seus colegas são uns selvagens e pede para a mãe contratar seguranças para ela. Rosa, mãe de valéria, vai conversar com professora Helena. Cirilo puxa conversa com Maria Joaquina e ela o corta. Helena pede a ajuda de Rosa para conseguir controlar valéria, pois a menina tem muita energia. Na sala de aula, Helena percebe que Adriano está estranho.

Olívia pergunta a Helena o que ela tem a dizer sobre o vidro quebrado. Kokimoto e Jaime confessam a Firmino que quebraram o vidro. Com medo, Marcelina tenta convencer valéria a não olhar as respostas da prova. valéria pro-cura as respostas nos cadernos da professora. Maria Joaquina conta ao pai que Jaime é o alu-no mais burro da turma. O pai a repreende e a aconselha a ajudar o colega.

Não há exibição

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

mal

haçã

o (g

lobo

– 1

7h50

)

Teresa implora que gabriel não se afaste de Cristal. Betão fica com ciúmes de Babi e guido. Betão afirma a Laura que vitinho é um golpista. Maria arma para Luana prejudicar a reputação de Kiko na Ilha das Celebridades. Ziggy, Betão e Filipe fazem plano para desmas-carar vitinho. Alexia pergunta a gabriel se ele se casará com Cristal.

gabriel revela para Alexia que fingirá gostar de Cristal. Maria chega à Ilha das Ce-lebridades acompanhada por Betão, e Kiko, com Alexia. Jefferson se irrita quando Apareci-da fala mal de Débora. Alexia e Kiko dão entre-vistas, enquanto Maria se diverte pensando na chegada de Luana. Betão pergunta sobre o suposto namoro de Babi e Betão para Alexia. Kiko cai na piscina e entra em pânico.

Alexia e Betão ajudam Kiko a sair da piscina e descobrem que ele não sabe nadar. gabriel se incomoda ao ver Alexia confortar Kiko. Carmem desiste de viajar e vitinho pede para cozinhar para ela. Natália desconfia ao ver o número de pessoas no ônibus rumo à Ilha das Celebridades. gabriel tenta se expli-car para Alexia. Moisés ameaça Kiko, e Alexia o repreende. Cristal procura Alexia.

Cristal finge chorar e reclama de Alexia para gabriel. Natália se desconcentra no tra-balho ao ver Nelson. Maria dispensa Betão na frente de sua turma do kung fu. Cristal garante a Moisés que gabriel voltará para ela. Fabiano conta para Laura sobre sua primeira namora-da. Carmem não permite que vitinho a beije. gabriel repreende Alexia por ter contado para Cristal que sua mãe o procurou.

gabriel e Alexia se desentendem. Carmem afirma a vitinho que não terá nada com ele, porque quer encontrar Luís Avelar. Betão procura Maria. gabriel dispensa Cristal. Kiko e Timtim vencem o concurso de dança. gabriel fica atento ao ver Alexia ir embora. Betão flagra Maria beijando Miguel. gabriel surpreende Cristal costurando sua roupa para tentar esconder sua falsa gravidez.

Não há exibição

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Max se insinua para Nina. Carminha fala para Débora se juntar a ela para tirar Rita do caminho de Jorginho. Suelen tenta conven-cer Adauto a voltar a jogar. Leleco conta para Muricy que Suelen está na casa de Adauto. Ele é acusado de manter Suelen presa. Carminha fica satisfeita ao saber que Rita não mora mais em Copacabana. Jorginho pergunta para Nina por que ela faz Betânia se passar por ela.

Jorginho ameaça entregar Nina para a sua família. Ele cobra de Lucinda a verdade sobre Nina. Leleco desconfia de Sidney. Iran ameaça contar para Monalisa a farsa de Silas se ele impedir Suelen de entrar em casa. Zezé alerta Carminha de que Jorginho se encontra-rá com Rita. Nina avisa Betânia. verônica diz a Cadinho que sabe que ele a trai com Alexia. Carminha vê Jorginho com Betânia.

Jorginho discute com Betânia e Carminha observa os dois. Tufão se ad-mira com os elogios que recebe de Nina. Muricy fica arrasada ao saber que Adauto viajou. Betânia consegue fugir de Jorginho e Carminha. Nina fica apreensiva com Car-minha. Cadinho pede para ficar na casa de Alexia. Nina revela a Jorginho que foi Carmi-nha quem a levou para o lixão.

Nina revela parte de sua verdadeira his-tória para Jorginho, que questiona Tufão sobre o passado de Carminha. Lucinda descobre o local onde Nina instalou Nilo. Suelen manda Iran e Leandro explicarem quais são as inten-ções deles com ela. Leleco flagra Sidney com uma mulher. verônica aceita Cadinho de vol-ta. Jorginho pergunta a Carminha por que ela não contou que Rita era sua enteada.

Carminha mente para Jorginho sobre Rita. ágata flagra Nina chorando. Beverly procura Adauto e Muricy flagra os dois jun-tos. Max destrata Ivana e Nina a consola. Tufão conta para Jorginho que atropelou e matou genésio. Max tenta seduzir Nina. Jorginho pergunta a Lucinda quem abando-nou Rita no lixão. Carminha afirma a Max que se vingará de Rita.

Carminha pede ajuda a Max para enfrentar Rita. Nina se oferece para ajudar Carminha a se livrar de Rita/Betânia. Muricy pede para Ivana demitir Beverly. Cadinho che-ga à casa de Noêmia e ela comenta o que ve-rônica está fazendo contra o marido. Leleco vê Sidney e Tessália e reage mal. Nina pede para Betânia se passar por ela. Carminha pede perdão a Rita/Betânia e Nina observa a cena.

aven

ida

Bras

il(g

lobo

–21

h )

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora – Os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições.

Page 9: Jornal Domingo em Casa 44ª edição

9entretenimento Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011PerFiL Domingo em Casa • 20 a 26 De maio De 2012

No ar em “Fora de Controle”, Rafaela Mandelli quer distância da zona de conforto

Por Geraldo bessaTv Press

Fugir de qualquer limita-ção artística é um objetivo para Rafaela Mandelli. Seja na tevê – onde a interpretação de personagens semelhantes está na ordem do dia –, nos palcos ou no cinema, a atriz sempre faz questão de escolher os ti-pos mais diferentes. “Eu sigo uma tendência no trabalho e na vida de não me acomodar”, valoriza a intérprete da cora-josa Clarice de “Fora de Con-trole”, série da Record.

Para Rafaela, foi essa in-quietação que a deixou dis-tante do universo das “moci-nhas”, depois de se destacar como a correta Nanda, pro-tagonista da temporada 2001/2002 de “Malhação”, da globo. “Depois de uma prota-gonista na tevê, é muito fácil você chegar em um patamar e se sentir satisfeita com o que faz e ganha para atuar. Eu es-colhi um caminho mais alter-nativo”, assume a intérprete de 33 anos.

Sem pensar muito, a atriz brasiliense elege a ida da glo-bo para a Record como sua grande aposta no desconheci-do. E não esconde a satisfação com as oportunidades ofereci-das pela emissora atual. “Era um momento de abertura de mercado e agora vejo a em-presa se estabilizar. gosto de fazer parte disso”, garante a atriz, que estreou na Record em 2007, na saga mutante de “Caminhos do Coração”, e teve um papel de destaque na minissérie bíblica “Sansão & Dalila”, no ano passado.

Atualmente no ar como uma destemida investigadora da Polícia Civil, Rafaela deixa claro que Clarice é a persona-gem mais instigante de sua trajetória. A maior parte desta empolgação é justificada pelo mergulho da atriz no submun-do do crime carioca e no tom cinematográfico da produção de quatro episódios, escrita por Marcilio Moraes. “A 'pega-da' da série ultrapassa a ques-tão de ter apenas a estética próxima dos filmes. O elenco todo teve de achar um ritmo

Caminho alternativo

Rafaela Mandelli, a Clarice de “Fora de Controle”, série da Record

PEDRO PAULO FIgUEIREDO/CARTA Z NOTÍCIAS

mais preciso e denso para a atuação. gostei do resultado, ainda mais sabendo do pro-cesso para ser chegar até ele”, elogia.

Comprometida com a série desde novembro do ano pas-sado, a atriz passou por um curioso método de preparação ao lado de seus parceiros de cena, Milhem Cortaz e Cláudio gabriel, intérpretes do dele-gado Medeiros e do inspetor Brandão, respectivamente. Sob o comando do preparador de elenco Luiz Mário vicente, o trio chegou a vivenciar situa-ções verossímeis ao cotidiano de uma equipe da Polícia Civil.

“Em um dos exercícios, fo-mos para o Saara, um centro comercial popular do Rio de

Janeiro. Era sábado, estava lotado e nossa função era si-mular a busca por um ponto de drogas em uma das lojas do local”, explica. Com o figurino de Clarice, a atriz garante que não foi reconhecida pelo pú-blico e ainda conseguiu colher dados que seriam importan-tes em uma investigação real. “Eu tinha de entrar na loja, descobrir o nome do dono, telefones, endereço, CNPJ do estabelecimento, uma série de detalhes. Ao longo do dia, aquilo foi funcionando e a gen-te ficou cada vez mais envolvi-do”, relembra.

Longe de Milhem e Cláu-dio, Rafaela decidiu pesquisar a postura das mulheres que trabalham na corporação po-

licial e se surpreendeu. “Não existe o clichê de que para so-breviverem naquele ambiente, elas precisam se masculinizar. Quando cheguei na delegacia, vi mulheres fortes, determina-das, mas todas maquiadas, de vestidinho”, conta.

Feliz com os primeiros episó-dios de “Fora de Controle”, Rafa-ela agora espera, ansiosamente, o início das gravações da segunda temporada da produção – feita pela Record em parceria com as produtoras gullane e grifa Filmes –, que tem previsão de estreia para o segundo semestre. “Acho que a série tem potencial para mais histórias. Quatro episódios é muito pouco. Adorei a persona-gem e fiquei com a sensação de 'quero mais'”, ressalta.

O cinema se tornou uma usina de ideias para a atu-ação de Rafaela Mandelli. A aproximação da atriz com os “sets” começou com a politicamente incorreta Laura de “Meu Nome Não é Johnny”, de 2008, e se re-petiu com a ex-prostituta Amélia, de “Reis & Ratos”, de 2012, ambos filmes diri-gidos por Mauro Lima. Para ela, participar de longa--metragens surge como uma tática para se reciclar como atriz. “É um exercício diferente, volto para a tevê cheia de novas possibilida-des”, conta.

Além de papéis mais alternativos no cinema, Rafaela é o tipo de atriz es-tudiosa. Quando não está no ar, busca aprimorar sua atuação em cursos e ofici-nas de interpretação. “Sei dos altos e baixos da pro-fissão. É preciso ficar sem-pre me a primorando. Faço aula de canto, preparação vocal, cursos de atuação de várias vertentes. Sempre buscando um novo olhar”, destaca.

Período de reciclagem

• rafaela Mandelli estreou na tevê de forma tímida, com uma pequena participação em “Andando Nas Nuvens”, de 1999.

• Com 13 anos de carreira televisiva, ela acumula no currículo seis novelas, três minisséries e uma série.

• O contrato de rafaela com a record vai até 2016.

• Logo que foi convidada para “Fora de Controle”, Rafaela começou a assistir a séries policiais americanas como “CSI” e “Law & Order”

instantâneas

Page 10: Jornal Domingo em Casa 44ª edição

10 entretenimento/horósCoPo Domingo em Casa • 20 a 26 De maio De 2012

O garotinho está num canto do pátio chorando muito até que e a professora vai dar uma força e diz:

- não chore, Joãozinho! Sabe por quê?- não sei, não, professora!- Porque quando gente pequena chora muito, acaba crescendo e

ficando feia...- então, professora, quando a senhora era pequena devia ser a

maior chorona da turma, né?

horóscopo

BotiQuim do tuim – por dum"menino Chorão"

Cruzadas diretas

Semana tranquila, em que tudo tende a evo-luir dentro do esperado. No final da semana, poderá ter de fazer uma escolha que vai abrir novos caminhos. No setor sentimental passará por uma situação intensa e vai sentir-se muito apaixonado.

gêmeos21/5 a 20/6

Semana muito intensa. Isso vai provocar des-gaste físico e psicológico. Terá vontade em fa-zer tudo ao mesmo tempo. No setor sentimen-tal tendem a surgir discussões por causa de ciúmes. Esteja calmo, já que nem tudo o que se diz é verdade.

Câncer21/6 a 217

você pode encontrar uma nova direção para a sua vida e novas metas devem ser traçadas. É tempo de passar dos pensamentos à ação. No se-tor sentimental vai sentir-se cansado da situação atual. Está numa boa hora para falar e decidir que rumo dar à sua atual ligação.

Áries21/3 a 20/4

Perspectiva de semana intensa, favorável. Está capaz de conduzir sozinho a sua própria vida. Apesar disso, não deixe de ouvir opiniões das pessoas que convivem com você. No setor sen-timental necessita estar em harmonia com seu (sua) parceiro (a).

touro21/4 a 20/5

Período de mudanças necessárias para que passe a viver melhor. Terá de ter coragem para deixar para trás situações ou pessoas que não contribuem para o seu bem-estar. No setor sentimental seja mais observador antes de tomar atitudes.

Leão22/7 a 22/8

Ótima fase tanto no lado pessoal quanto no pro-fissional. Deve aproveitar todas as oportunidades positivas. No setor sentimental terá de se impor para que as suas posições sejam respeitadas. Aproxime-se de amigos com quem já não convive há algum tempo.

virgem23/8 a 23/9

Inicia a semana muito confiante, mas não deve revelar as suas intenções. Atue apenas no mo-mento certo e fique atento às oportunidades. vai ter necessidade de ficar sozinho por alguns momentos. Explique isso para seu parceiro, para evitar mal entendidos.

Libra23/9 a 23/10

vai andar fazendo novos planos e estratégias. Há que esquecer um pouco o passado para que se possa perspectivar o futuro. No setor sentimen-tal, vai sentir-se cansado da sua situação. No final da semana estará mais forte e decido em alterar o rumo da situação.

escorpião23/10 a 21/11

Terá uma semana calma. Deve tentar acalmar alguma ansiedade já que tudo se concretizará na hora certa. No setor sentimental, tende a sentir-se um pouco à deriva, nem sempre poderá contar com o seu parceiro. Evite discussões e tudo pas-sará e melhorará.

sagitário22/11 a 21/12

Capricórnio está sob a influência de fortes energias que trazem determinação e vonta-de em atingir e concluir objetivos, não bas-ta apenas tentar, mas, sim, insistir. No setor sentimental, tente disponibilizar mais tempo para o seu parceiro.

Capricórnio22/12 a 20/1

vai contar com a sua capacidade de raciocínio e força interior para encarar os desafios. Podem surgir soluções para questões financeiras pen-dentes. Tome cuidado com algumas pessoas im-plicadas nessas questões. No setor amoroso, saia um pouco da rotina.

aquário21/1 a 19/2

Peixes está sob a influência de uma conjuntura positiva que permite obter crescimento e ter re-alização em todas as áreas da sua vida, apenas tem de se esforçar e sobretudo ter muita fé. No setor sentimental as relações estarão pautadas pela estabilidade.

Peixes20/2 a 20/3

fonte: www.portalangels.com

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 61

PAMOF

CARTOLINAERRADOAN

ITAETATMITOLOGIAETPOARS

OSUEMAAMADRENALINA

EATSCIDGEACHAA

SUORUFANOCEREALPOP

ROTICASERAANILRANDROMEDA

(?) anterior,leitura ini-cial da as-sembleia

Romancede Gaston

Leroux

Papel pa-ra exportrabalhosescolares

Sufixo de "averme-

lhado"

Reelege-ram Ahma-

dinejadem 2009

O"avestruz"sul-ame-

ricano

Estadocom capi-tal em Ma-naus (sigla)

Hormônioassociado ao esporte

radical

Vitaminaessencialà visãonoturna

(?) Moreira, locutorde TV

Cada, em

inglês

AlvarengaPeixoto,poeta

árcade

Avô de Matu-

salém(Bíblia)

Fibra (?),cabo datelefoniadigital

Conjun-ção que

introduz ahipótese

Galáxia em espiral"próxima"à nossa

Popular(abrev.)

Decifra otexto

Que seorgulhade algoAmarrar

O azul daBandeira 500, emromanos

Semente que

serve para ali- mentação

Rádio(símbolo)

Comer,em inglêsSecreçãocutânea

Atosjulgados pela CortePenal Internacional

"Roteiro" do músicoao tocar

Uma dasfontes deinspiraçãoda cultura renascen-

tista

Aécio Ne-ves, políticoNome da8 letra

Interjeiçãode espantoAbrir, em

inglês

Profissional que po-sa em publicidades

de cuecasEncho (o teatro)

Arte, emlatim

(?) Pacino,ator

EmpregoSublime;elevado

(fig.)

Errar, eminglês

Palavra tu-pi comumem topô-

nimos

a

E M A

3/ars — eat — err — itá. 4/each — open. 5/ufano. 9/andrômeda.

Page 11: Jornal Domingo em Casa 44ª edição

11entretenimento Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011agito CuLturaL Domingo em Casa • 20 a 26 De maio De 2012

Paraísos ArtificiaisClassificação 16 anos – Erika é uma DJ de relativo sucesso e muito amiga de Lara. Juntas, durante um festival onde Erika trabalhava, elas conheceram Nando e, juntos, vivem um momento intenso. Entretanto, logo em seguida o trio se separa. Anos depois Erika e Nando se reencontram em Amsterdã, onde se apaixonam. Só que apenas Erika se lembra do verdadeiro motivo pelo qual eles se afastaram pouco após se conhecerem, anos antes.Cineplex 2 – 18h40 – 20h50 (NAC)

Os VingadoresClassificação 14 anos - Loki retorna à Terra enviado pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. Com a promessa de que será o soberano do planeta, ele rouba o cubo mágico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. e, com isso, adquire grandes poderes. Loki os usa para controlar o dr. Erik Selvig e o gavião Arqueiro, que passam a trabalhar para ele. No intuito de contê-los, Nick Fury convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas: o Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk e a viúva Negra. Cineplex 3D – 13h30 – 16h – 18h30 - 21h (DUB) Cineplex 1 – 13h20 – 16h10 – 18h40 -21h10 (LEg)

Piratas PiradosClassificação Livre Cineplex 2 – 14h40 – 16h40 (LEg)

batleship – batalha dos MaresClassificação 14 anos Cineplex 4 –13h30 – 16h10 – 18h40 -21h10 (LEg)

Cinema

PreçosCineplex – Shopping Sete lagoasRua Otávio Campelo Ribeiro, 2801,EldoradoPreços: Segunda a quinta – R$ 8(inteira) R$ 4 (meia)Terça maluca - R$ 5 (inteira) – R$ 2,50 (meia)Sexta a Domingo/Feriado – R$12 (inteira)R$ 6 (meia)Ingresso 3D – Segunda a Quinta –R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)Sexta a Doming/Feriado – R$16 (inteira)R$ 8 (meia)

da Bossa nova aos aromas do mundo

O jornalista e raizeiro Herivelton Moreira, ex-colaborador do DOMINGO EM CASA, está provocando polêmica na internet com o seu livro “Eu Morri e voltei para Contar Como É”. Em 2004, ele sofreu um enfarto durante sete horas, estando em estado de quase morte por quatro horas seguidas. Quem quiser saber mais sobre o livro pode acessar a página do Facebook: Eu morri e voltei para contar como é. Lá você poderá ler o livro gratuitamente ou adquirir o arquivo em PDF por R$ 10 para ler no computador na hora que quiser. Mais informações pelo telefone (31) 9668-6512.

Está a fim de uma noite com os amigos e quer agradar à todos os gostos? Então não deixe de ir ao Rock Samba in Night, que acontece neste sábado, 19H às 23h no Night Lounge. O evento, que está marcado para começar às 23h, contará com apresentações da banda Paranexo, que tocará o melhor do pop rock, e do grupo de pagode 100 Destino. Além disso, o DJ Marcelo Henrry tocará as músicas que agitam o momento. A boate fica na rua Nicola Lanza, 177, no Centro de Sete Lagoas. Mais informações pelo telefone (31) 3776-4040.

Acontece neste domingo, dia 20 de maio, a apresentação da banda Bayonics, vinda diretamente dos Estados Unidos. O grupo, que faz um som que mistura samba, funk e hip hop, saiu da Califórnia para se apresentar no Opinião Pub, que fica na avenida Antônio Olinto, 1144, no Centro. O show acontecerá às 23h, sendo que a casa estará aberta a partir das 21h. Os ingressos custamo R$10 (masc) e R$8 (fem), mas até as 21h30 as mulheres não pagam. Informações: (31) 9725-0502.

O empresário, navegador e escritor Amyr Klink chega à Sete Lagoas para participar do programa “Sempre Um Papo”, onde fará o debate do tema “A Navegação, o Empreendedorismo e a Literatura: os desafios em terra e mar”. Além disso, ele também participará de uma sessão de autógrafos de seus livros. O evento acontecerá no dia 28, segunda-feira, às 19h30, no auditório Dr.Marcelo viana, da Unifemm. A universidade está localizada na rua Marechal Castelo Branco, 2.765, no bairro Santo Antônio. Informações pelo telefone (31) 3261-1501 ou no site www.sempreumpapo.com.br. rock e samba

vindos dos eua

“morri e voltei para contar como é”

amyr Klink em sete Lagoas

FOTOS DIvULgAçãO

deliciosamente artístico Começa no próximo dia 31 deste mês mais uma edição do Festival gastronômico do Templo 8, evento que já é marca registrada na agenda cultural de Sete Lagoas. A artista plástica Adriana Drummond abre as portas da sua galeria de arte para uma temporada de eventos gastronômicos, culturais e musicais. O Templo 8 fica em um casarão do século XvIII, que está localizado na praça Tiradentes. Em 2012, o festival, que tem duração de dois meses, chega recheado de novidades. Entre os dias 31 de maio e 20 de julho, o Templo 8 abrirá nas quintas-feiras para jantares temáticos e intervenções teatrais, enquanto nas sextas-feiras haverá pocket shows, drinks e belisquetes. O tema que servirá de inspiração para músicos, atores e chefs de cozinha será “Da Bossa Nova aos Aromas do Mundo”. A programação cultural contou com a produção de Marina Santos, gabriel Alves e Bené Quintão. Já na área gourmet do festival, os chefes parceiros desta temporada são Adan Al garcia e Pathu Castro, que formam o grupo “Aromas do Mundo”. Serão 16 noites que você não pode deixar de conferir. Além disso, também haverá três exposições de artistas plásticos inéditos em Sete Lagoas: Adriano Araújo, Elisiana Alves e valéria Diaz. Interessados podem obter mais informações no endereço www.facebook.com/templo8.

o Cristo Cósmico Até hoje você não foi prestigiar um show do cara mais rock’n roll e apocalíptico de Sete Lagoas? Então é melhor você não perder as duas últimas apresentações do cantor El’son da Terra, no Opinião Pub, que acontecerão nas próximas quintas-feiras, dias 24 e 31 de maio. O pub, localizado na avenida Antônio Olinto, 1.144, no Centro, abrirá a partir das 21h, sendo que o show deve começar por volta de 22h30. A entrada para assistir ao show custa R$10 (masc) e R$8 (fem). Mulheres que chegarem até as 21h30 não pagam. Mais informações pelo telefone (31) 9725-0502.

Page 12: Jornal Domingo em Casa 44ª edição

12 esPortes Domingo em Casa • 20 a 26 De maio De 2012

Após as decisões regionais pelo Brasil, a bola já está rolando pelo Campeonato Brasileiro. A fórmula de dispu-ta será a mesma dos anos anteriores, com os clássicos na última rodada. Os quatro piores colocados serão re-baixados. Serão 38 jogos e os campeões serão conheci-dos no inicio de dezembro. Algumas partidas ocorrerão nas noites de sábado. galo e Raposa vão mandar as suas partidas na Arena Independência, que poderá se trans-formar num verdadeiro caldeirão. No Brasileirão, as atra-ções são Neimar no Santos, Lucas no São Paulo, Fred no Fluminense, Diego Souza no vasco, Ronaldinho gaúcho no Flamengo, Montillo no Cruzeiro e André no Atlético. Haja coração! vai ser pura adrenalina durante 2012, lem-brando que, mesmo com as Olimpíadas de Londres, a competição continua a todo vapor.

GAlO MOTIVADOO Atlético encara a Ponte Preta, hoje, em Campinas

(SP), no estádio Moisés Lucarelli, com novo uniforme. Não será fácil para o galo bater a Macaca, mas o time está motivado depois da conquista do título mineiro. O técnico Cuca tem vários problemas para definir o time. Os volantes Leandro Donizete e Felipe Bastos, o meia Wesley e os atacantes Neto Berola e guilherme seguem em tratamento no departamento médico. Porém, a vitó-ria sobre o América no domingo passado resgatou a con-fiança do grupo e, principalmente, do técnico Cuca, que segue bem conceituado pela torcida e pela diretoria. No entanto, o alerta continua. O clube precisa de reforços pontuais para a disputa do Brasileiro: um lateral esquer-do, um meia e um atacante.

fASE NOVA NO CrUZEIrOO Cruzeiro enfrenta o Atlético goianiense, neste do-

mingo, em Uberlândia, devido à punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O time celeste, agora sob o comando do técnico Celso Roth, tem a chan-ce de apagar os vexames no Mineiro e na Copa do Brasil. O elenco é limitado, mas a diretoria está empenhada em buscar reforços de qualidade como a contratação do vo-lante Tinga, do Internacional. Esse é um sinal também de que o Roth já detectou um dos pontos fracos da equipe, a falta de marcação e de proteção a zaga. Não se assustem se Roth armar o Cruzeiro sempre na retranca. No primei-ro coletivo durante a semana, foram cinco jogadores no meio campo e apenas Wellington Paulista no ataque. O maestro continua sendo o Montillo.

MINEIrOS NA SÉrIE bAmérica, Ipatinga e Boa varginha são os representan-

tes mineiros na Série B deste ano. Os três clubes terão adversários qualificados na concorrência ao acesso. vi-tória, goiás, guarani, Ceará, Avaí, Atlético Paranaense e Bragantino são apontados como favoritos. O América, por ser o ano do centenário, também promete uma óti-ma campanha, assim como fez em 2010. Foram contra-tados, o lateral direito Boiadeiro do Ceará, os volantes Agenor da Ponte Preta e Tiaguinho do Boa vista, além do experiente meia gilberto, ex-Cruzeiro e vitória. Por outro lado, saíram do Coelho: os zagueiros Otávio (em-prestado) e Anderson, o lateral esquerdo Rafael Estevam (emprestado), o volante Moisés e o meia Luciano, que marcou a história do Coelho.

Começa o Brasileiro

Enio LimaNarrador esportivo

Jacarezinho empataFoi um verdadeiro empate

com sabor de vitória. Assim pode ser definido o jogo de es-treia do Jacarezinho no Cam-peonato Mineiro de Juniores, que aconteceu no último sá-bado, dia 12. Após começarem a partida perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo, os jovens

atletas do Democrata Futebol Clube fizeram uma verdadeira demonstração de garra e con-seguiram empatar a partida.

O jogo, acontecido no es-tádio César Julião Salles, em Pedro Leopoldo, teve gols de gustavo e Hugo na equipe de casa, enquanto os autores

dos gols salvadores da equi-pe de sete lagoas foram os garotos Patrick e Pedro. Os meninos do Jacarezinho en-tram em campo mais uma vez neste sábado, dia 19, na Are-na do Jacaré, às 10h. Eles vão enfrentar a equipe do guará, vinda de Sabará.

2ª rodada de muitos golsApós uma primeira rodada

de muitos empates, os times participantes da 1ª Taça José Belarmino parecem ter entra-do no ritmo da competição, dando show para as torcidas com duas goleadas. Na segun-da-feira, dia 14, o Palestra e o Parma ficaram no empate por 3 a 3, enquanto o Montreal ven-ceu o União Friburguense por 1 a 0. No mesmo dia, dois jogos tiveram que ser cancelados por conta da forte chuva, mas

eles aconteceram na última quinta-feira, terminando com empate por 2 a 2 entre o In-dustrial e o Renascer, e vitória do Fluminense por 2 a 1 sobre o Carroceria Celeste.

Também na quinta, acon-teceram as goleadas da 2ª ro-dada. A equipe do Novo Hori-zonte bateu o Serrinha por 4 a 2, e o União Brejinho fez 5 a 1 no Criciúma. No mesmo dia, o União Bernardo não saiu do 0 a 0 contra o AFP. O grêmio

Alkaeda também ficou no em-pate por 1 a 1 contra o time do Bosque. Na próxima se-gunda, acontecerão jogos da 3ª rodada. No campo do Ser-rinha, a partir das 19h45, se enfrentarão AFP contra Novo Horizonte, enquanto o Serri-nha pega o União Bernardo. Ao mesmo tempo, no campo do Eucaliptal, ocorrerão par-tidas entre Bosque e Criciú-ma, e União Brejinho contra grêmio Alkaeda.

Parreira em sete Lagoas

A Arena do Jacaré recebeu uma visita ilustre na última quinta-feira, dia 17. O ex-técnico da Seleção Brasileira e atual consultor da Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa), Carlos Alberto Parreira, fez vistorias por centros de trei-namentos esportivos na Re-gião Metropolitana de Belo Horizonte, passando também por Sete Lagoas.

Além do estádio da nossa cidade, ele também visitou

um resort que poderá hospe-dar delegações de seleções para a Copa das Confedera-ções 2013 e a Copa do Mundo 2014 em Sete Lagoas. Par-reira também esteve em Belo Horizonte, vespasiano e La-goa Santa, passando pela Ci-dade do galo e pela unidade de treinamentos da Uni-BH. “Quem vier aqui, com certeza, vai levar uma impressão mui-to boa do trabalho que está sendo feito. São centros de treinamento de primeiro mun-

do, de excelência. Não tenho a menor dúvida em dizer que qualquer seleção vai se sentir muito bem aqui”, disse o ex--treinador da Seleção.

Na sexta-feira Parreira vi-sitou a Toca da Raposa II, do Cruzeiro, e o Centro de Trei-namento Lanna Drumond, do América. Também participou do Salão Mineiro do Turismo, em Belo Horizonte, e conhe-ceu as obras do Centro de Instrução e Adaptação da Ae-ronáutica, em Lagoa Santa.

ALEXANDRA MARTINS/SECOPA


Top Related