Transcript
Page 1: Jornal Domingo em Casa 43ª edição

Tapa eM BraSília proFeSSora helenaTudo sobre a confusão entre repórter do CQC e o deputado Marcio Reinaldo Pág. 4

Rosane Mulholland interpreta a caridosa educadora no remake de Carrossel Pág. 7

DIStrIBuIÇÃO GrAtuItA tIrAGeM AuDItADA: 8.000 eXeMPlAreS

JOSÉ

Vít

OR

CAM

ILO

doMingo eM C

aSa

ANO 1 | eDIÇÃO 43 | Sete lAGOAS 13 A 19 De MAIO De 2012

Mães mais que especiaisVoluntárias levam amor e carinho a crianças que moram em abrigo de Sete lagoas. pág. 5Voluntárias levam amor e carinho a crianças Voluntárias levam amor e carinho a crianças que moram em abrigo de Sete lagoas. pág. 5Voluntárias levam amor e carinho a crianças que moram em abrigo de Sete lagoas. pág. 5

Page 2: Jornal Domingo em Casa 43ª edição

2 opinião Domingo em Casa • 13 a 19 De maio De 2012

duke

Limites ultrapassadosNa última semana, o deputa-

do federal e possível candidato à Prefeitura de Sete Lagoas, Marcio Reinaldo (PP-MG), acabou tendo o seu nome envolvido em um Boletim de Ocorrência na polícia de Brasília. O político teria agredido com um tapa na cara e vários xingamentos o repórter Felipe Andreoli, do progra-ma CQC, da Band. Revoltado, o jor-nalista denunciou também na redes sociais, o que acabou provocando uma onda de protestos pela web.

tentando se justificar, o deputa-do disse ter agido instintivamente, já que o repórter teria desrespei-tado sua honra ao ofender o Parla-mento enquanto instituição. É difícil julgar um ou outro, sem antes ana-lisar as imagens que foram feitas do momento da suposta agressão, porém, independente de qual fosse a pergunta, a resposta jamais deve vir em forma de violência.

Porém, há que se ver como é o formato de trabalho no programa CQC, que se diz hora humorístico e hora jornalístico. Desde o seu sur-gimento (e esta não é a primeira e, com toda certeza, não será a última vez que os seus funcionários são agredidos), seus repórteres abor-dam figuras públicas de maneira não muito formal.

Caso o repórter tenha apenas questionado o parlamentar sobre a demora na votação da PEC (Pro-posta de Emenda à Constituição) do trabalho Escravo, como está no Boletim de Ocorrência, esse tapa não foi apenas em um profis-

sional, mas sim na cara de toda a sociedade, uma vez que tal vota-ção é de suma importância para o Brasil. Se a pergunta é de interesse da população, todo político deve encarar que o jornalista ali não é apenas um profissional, mas sim alguém que pode levar informação ao povo.

Em nota, o deputado Marcio Reinaldo disse que “a confusão se estabeleceu. Humor e jornalismo? O deboche ou a análise séria dos fatos? Essa mistura é perigosa”. Realmente, é uma relação difícil de ser feita, apesar de o progra-ma sempre ter se declarado como humorístico. É que a fórmula do humor ao lado de informações importantes pode ter seu risco, como terminar em agressão. Po-rém, esse formato serve também para conscientizar uma população mais jovem, que não consegue se ater aos noticiários comuns, for-mais, e tem seu valor.

Mas é claro que não podemos também fechar os olhos e crer que o programa de tV é apenas uma vítima. A cada agressão sofrida por algum repórter, a estratégia é sem-pre a mesma. Os repórteres, que hoje já são verdadeiras celebrida-des, fazem a onda inicial de revol-ta nas redes sociais. O suspense sobre as imagens fica pairando no ar e, na segunda-feira à noite, BUM! O maior pico de audiência e, conse-quentemente, anúncios mais caros para a emissora de televisão. Eu pergunto ao leitor: qual é o limite?

José Vítor [email protected]

Publicação da AC&S Mídia Ltda

CNPJ - 05.373.616/0001-21

Rua Luiz do Carmo, 39

Bairro Jardim Arizona - Sete Lagoas-MG - CEP 35700-374 - (31) 3775-0629Diretor geral - José Vítor Camilo

editora e Jornalista responsável - Sandra Carvalho - MG - 14.854

Diretor comercial - Rafael Melgaço

repórter – Aline Diniz

Diagramação - Antonio Dias e Wanderson Fernando Dias

Distribuição - AC&S Mídia

tIrAGeM AuDItADA - 8.000 eXeMPlAreSImpressão - O tempo Serviços Gráficos (Contagem-MG)

representante comercial SP, rio e Brasília - Screanmedia

(11) 3451-0012 e (11) 9141-2938

Fale conosco: [email protected] e [email protected]

OS ArtIGOS ASSINADOS NÃO eXPreSSAM NeCeSSArIAMeNteA OPINIÃO DeSte JOrNAl.

doMingo eM CaSa

do leiTorrAIO X DA CIDADe

Adorei a matéria sobre o “Raio X” de Sete Lagoas que saiu na última edição do Domingo em Casa. Fiquei pensando em algumas coisas que podem até fazer sentido. O número de mulheres de Sete Lagoas sempre foi maior do que o de homens. Com isso, aumentou o número de solteiros, já que, tendo várias opções, os homens acabam preferindo não parar só com uma. Será?

Janaína DuarteSão Francisco

PArQue DA CASCAtA

O Parque da Cascata é realmente maravilhoso. Porém, por ter muitas intervenções humanas, acabou perdendo um pouco aquele charme que a natureza em sua forma mais bruta contém. As trilhas feitas de cimento, tiram o encanto de se andar no meio do mato. Prefiro fazer trilhas na serra para entrar em contato com a natureza.

Pedro lucas CastroJardim europa

FrANK eM lONDreS

Fiquei muito contente em ver que um sete-lagoano representará o Brasil nas Olimpíadas de Londres. Com toda certeza o Franck Caldeira ainda há de trazer muitas alegrias para nossa cidade e para todo o país.

João Paulo PereiraChácara do Paiva

fonte : clima www.climatempo.com.br

Page 3: Jornal Domingo em Casa 43ª edição

3Cidade e região Domingo em Casa • 13 a 19 De maio De 2012

Após mais de 20 anos de luta, 70 sete-lagoanos conseguem regularizar escrituras de suas casasPor Aline Diniz

Benício Davino de Matos ga-nhou de um vereador, há mais de 20 anos, um lote para construir sua casa. Na época, mesmo casa-do e com dois filhos pequenos, ele ainda morava com sua mãe. Além do espaço, a prefeitura cedeu os materiais para que Be-nício, seus vizinhos e parentes pudessem construir o seu tão so-nhado “lar”.

Adriane Cristine também precisou dessa ajuda. Ela o ma-rido e a filha moravam em uma rua no bairro Santa Luzia, po-rém, um grande buraco arrastou casas, lojas e condenou o barra-cão onde a família vivia. Adria-ne conta que para erguer sua nova moradia ela se juntou aos seus vizinhos e, mesmo grávida, carregava latas de cimento para ajudar nas obras.

A história do senhor Eustá-quio Ribeiro não é diferente. Há 23 anos, ele ergueu sua casa em um espaço doado pela prefeitura. “Se eu não tivesse ganhado esse terreno eu nunca teria condições de ter a minha casa”, revela Eus-táquio. Apesar da doação, Bení-cio, Adriane e Eustáquio ainda enfrentavam um problema: eles não tinham o registro legal de seus imóveis (escritura) e te-miam que alguém pudesse lhes tirar o bem mais precioso.

Mas, na última quarta-feira (9), essa agonia teve um fim. Cerca de 70 sete-lagoanos rece-

beram, em uma solenidade na praça da prefeitura, a escritura de seus imóveis. O evento faz parte do Programa de Regulari-zação Fundiária (Imóvel Legal) que tem como objetivo legalizar a situação de cerca de 7.000 pessoas que vivem há muitos anos em um terreno, mas não possuem o título da propriedade.

Depois da cerimônia, Adriane revelou que somente com o regis-tro na mão ela se sentiu realmen-te proprietária. “Agora posso fa-lar para todo mundo que é meu”, comemorou. O mesmo aconteceu com Eustáquio. “Quem não tem documento não é dono”. Para Benício, a escritura é um alívio, já que “agora ninguém pode nos tirar de nossa casa”.

Para o prefeito Mario Márcio Maroca, esse programa “atende uma necessidade de todos os pais e mães que têm o desejo de regularizar a situação dos imó-veis para que seus filhos pos-sam ter direito legal à herança. Maroca conta que o objetivo é entregar, ainda em 2012, 1500 registros.

Sobre a demora de mais de 20 anos na concessão das escri-turas, o prefeito disse que isso é uma questão de prioridade e que os governos anteriores escolhe-ram outras demandas. Além dis-so, ele afirmou que esse trabalho é demorado, já que foi preciso aprovar uma lei na Câmara para possibilitar a regularização dos documentos.

Sonho realizado

Feliz, Benício Davino desabafou: “agora ninguém pode nos tirar nossa casa”

Com o registro na mão, Adriane disse que agora realmente se sente proprietária

FOtOS ALINE DINIz

Trabalho independente

A coordenadora do progra-ma e procuradora municipal, Alessandra Lisboa, explica que essa iniciativa é muito impor-tante no sentido de organizar a cidade e integrar a popula-ção. “O bairro Santa Luzia, por exemplo, é uma ocupação e precisa de organização. Além disso, a escritura possibilita que o proprietário consiga fi-nanciamentos em bancos para realizar melhorias em seu imó-vel”, pondera Alessandra.

A procuradora afirma ainda que o programa terá a duração de cinco anos e que, independen-temente, do partido que ganhar as próximas eleições, o trabalho vai continuar. “Como funcionária pública não tenho relação com a política e se os governantes me oferecerem o aparato técnico que preciso, continuo o trabalho no mesmo ritmo”.

Segundo ela, nessa quarta--feira foi realizada uma entrega simbólica. “Na verdade, já dis-ponibilizamos cerca de 300 es-crituras. O intuito é entregarmos 30 títulos de propriedade por semana. Considero que esse é um caminho sem volta, já que a própria população vai exigir que todos que vivem nessa situação tenham o mesmo direito”, diz.

Multa para quem não cuidar de lote

liMpeza

Diante do alto índice de reclamações com relação aos cuidados dispensados aos diversos lotes vagos espalhados pela cidade, a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas/Secretaria de Meio Ambiente esclarece à popu-lação quanto aos cuidados e posturas a serem tomadas pelos proprietários. É dever dos proprietários ou inquili-nos, zelar pela conservação e manutenção em perfeito estado de asseio os seus

quintais, casas e terrenos não habitados. Quem não cuidar dos seus imóveis de-vidamente será multado.

As notificações para aqueles que não obedece-rem as normas serão emi-tidas em um prazo mínimo de cinco e máximo de dez dias corridos após a apura-ção da denúncia. Segundo a prefeitura, o não cumpri-mento da notificação acar-retará em multa inicial de R$ 223. Em caso de reinci-

dência, a multa será cobra-da em dobro R$ 446.

Caso o cidadão, já conside-rado infrator, não providencie a limpeza e retirada do material depositado no lote, o municí-pio com a interveniência da Secretaria de Meio Ambiente, realizará a limpeza, cobrando posteriormente o valor de R$ 300 por lote de 360 m². Lo-tes descuidados podem atrair animais como ratos, cobras e escorpiões, além de lixo e a dis-seminação de doenças.

Page 4: Jornal Domingo em Casa 43ª edição

4 eM BraSília Domingo em Casa • 13 a 19 De maio De 2012

Márcio Reinaldo bate em repórter do CQC; deputado diz que jornalista feriu sua honra

Por Sandra Carvalho

Uma abordagem suposta-mente jornalística terminou em agressão nesta semana em Brasília. O repórter Felipe An-dreoli, do programa “CQC”, da Band, afirma ter sido agredido na última terça-feira (9) pelo deputado federal Marcio Rei-naldo (PP-MG), provável candi-dato à prefeitura de Sete Lago-as. As cenas da agressão devem ir ao ar na próxima segunda--feira, dia 14, segundo infor-mou a produção do programa. O repórter registrou um bole-tim de ocorrência contra o par-lamentar, detalhando inclusive nomes que teriam sido ditos pelo deputado para ofendê-lo. Em nota enviada ao “Domingo em Casa”, Márcio Reinaldo afir-ma que agiu instintivamente, pois teve a honra e a dignidade ofendidas pelo repórter.

Felipe Andreoli contou em detalhes ao site terra como tudo teria acontecido. Ele afir-mou que estava fazendo uma re-portagem sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do trabalho escravo no Brasil. Ao encontrar com o deputado Mar-cio Reinaldo nos corredores da Câmara, perguntou se ele não achava injusto as pessoas te-rem que esperar tanto tempo para uma votação como aquela. Como resposta, disse ter obtido a agressão.

“Eu já havia feito a mesmís-sima pergunta para uns quatro ou cinco parlamentares e todos responderam sem qualquer tipo de ofensa ou agressão”, contou o repórter ao site ter-ra. Andreoli acrescentou que, além de agredi-lo, o deputado teria proferido diversos xinga-mentos com palavras de baixo calão. “Os xingamentos foram

de 'seu merda' pra baixo. Aque-la síndrome dos pequenos po-deres, falando 'quem é você pra perguntar ou falar assim comi-go'. Mas eu estava tão nervoso na hora que nem ouvi tudo que ele falou”.

O jornalista disse que regis-trou um boletim de ocorrência por agressão na polícia de Bra-sília e que levará o caso até o fim. “Sei que no máximo ele vai pagar umas cestas básicas que não farão falta em seu orçamen-to. Fiz isso (registrar o BO) por minha dignidade, por minha equipe que estava lá comigo e pela imprensa brasileira. Será que ele teria dado um tapa na cara de um repórter com o mi-crofone da Globo?”, questionou o jornalista.

O OutrO lADONa nota enviada à impren-

sa, o parlamentar tenta expli-car o que motivou seu com-portamento agressivo e deu sua versão dos fatos. Ele disse que teve a honra desrespeitada pelo repórter, que teria ofen-dido o Parlamento enquanto instituição. Reinaldo conta que quando foi abordado pelo repórter, sinalizou informando que não queria dar entrevista, já que se tratava de um progra-ma humorístico. “Contudo, face à insistência respondi ao ques-tionamento. Ocorre que, como é de praxe do programa, o jor-nalista do CQC de forma provo-cativa e desrespeitosa se mani-festou ofendendo minha honra, dignidade e toda a instituição do Parlamento. Infelizmente, minha reação foi instintiva”, acrescentou.

Márcio Reinaldo ainda cri-ticou o formato do programa televisivo da Band. “A confu-são se estabeleceu. Humor e

Um tapa na cara

jornalismo? O deboche ou a análise séria dos fatos? Essa mistura é perigosa. A fórmula para se atingir o humor em um ambiente sério é extremamente delicada e se rompe facilmente, na medida em que o humorista precisa provocar, instigar, ofen-der e até rebaixar pessoas, para que os telespectadores possam se divertir”.

O deputado ainda afirmou que defende a liberdade de im-prensa. “Existe aquela máxima que diz que uma liberdade ter-mina exatamente aonde come-ça a do outro. É aí que o pro-grama humorístico extrapola as suas prerrogativas. É preciso respeitar o caráter, os princí-pios e a honra das pessoas e, até mesmo para questioná-las, é necessário saber fazê-lo”, finalizou. Ele não comentou sobre o Boletim de Ocorrência registrado pelo repórter na po-lícia de Brasília.

Felipe Andreoli afirmou que já havia feito o mesmo questionamento a outros parlamentares

Marcio Reinaldo diz que teve a honra desrespeitada pelo repórter do programa CQC

tV BANDEIRANtES/DIVULGAçãO

JOSÉ CRUz/ABR

Page 5: Jornal Domingo em Casa 43ª edição

5Cidade e região Domingo em Casa • 13 a 19 De maio De 2012

amor infinitoO carinho e a dedicação de voluntárias com crianças de abrigo da cidade

Por José Vitor Camilo

Diz a sabedoria popular que amor de mãe é tão infinito quanto o céu e que, mesmo que o número de filhos seja gran-de, sempre caberá mais um no coração materno. As pessoas também costumam dizer que trata-se de um amor tão puro, que transcende os laços de sangue e se multiplica a cada filho encontrado. A afir-mação acima pode ser comprovada por algumas sete-lagoanas. Esse é o caso da universitária Adriana Inácio Rocha Car-neiro, de 36 anos. Mãe de quatro filhos, com casa e família para cuidar, ela ainda consegue levar amor aos bebês assisti-dos pelo abrigo República Bem Viver.

No local, vivem meninos e meninas vítimas de maus-tratos ou da negligência dos pais. Voluntária há quase um ano na instituição, Adriana tira ao menos um dia da semana para cuidar dos bebês.“Eu vim pra cá pra dar carinho, mas percebi, que na verdade, a gente só recebe. Eu fico mais na ala dos bebês, troco uma fralda aqui, brinco com um ali, carrego o outro um pouco, converso com os maiores”, conta.

Mesmo tendo quatro filhos em casa, Adriana disse ter amor materno de sobra para doar. “Acredito que o amor de mãe é infinito, e toda mulher, independente de já ter filho, já traz dentro do coração essa sensação de maternidade, esse carinho que só as mães têm. É o chamado coração de mãe, né?”, diz.

No abrigo, são cerca de 30 voluntá-rios. A maior parte é formada por mulhe-res. “Gosto muito das tias, considero elas quase como mães, porque elas me dão carinho, dão tudo que a gente pede e pre-cisa”. Foi assim que E., uma menina de 8 anos, descreveu as voluntárias da casa.

Darling Marques Dias, de 37 anos, também está no time das mulheres que levam amor às crianças do abrigo. Duas vezes por semana, ela desenvolve ativida-des, brincadeiras e evangelização com os menores. Uma verdadeira mãe e educa-

dora e, embora não tenha filhos, também tem amor de sobra para dar às crianças.

Darling conta que conheceu a casa no último Natal. “trouxemos um Papai Noel e fizemos outras atividades. Só que eu e o meu grupo de amigos gostamos tanto do espaço, das crianças, que formamos um grupo de voluntários”, explica a mulher, que trabalha no setor social de uma side-rúrgica da cidade.

Somente no grupo de Darling, são 24 voluntários, que se dividem em gru-pos de 5 a 6 componentes, sendo que cada grupo faz atividades com as crian-ças em um final de semana. Ao mesmo tempo, outras pessoas trabalham como voluntárias na casa, somando quase 30 benfeitores neste abrigo.

A reportagem visitou o abrigo e era nítido o carinho das crianças em torno das voluntárias. A diretora da instituição, Ma-ria do Carmo Cruz da Costa, explica que o trabalho não só das mulheres, mas de todos os voluntárias é muito importante

para o abrigo, que sobrevive de recursos repassados pela Prefeitura de Sete Lago-as. “As crianças que aqui estão tiveram al-gum dos seus direitos feridos, são vítimas e precisam de muito carinho”.

Segundo Maria do Carmo, existem vários motivos para as crianças irem pa-rar no abrigo: abandono, crianças órfãs e negligência dos pais. “São crianças que, às vezes, são um pouco agressivas, mas somente por falta de carinho. E por isso é tão importante o trabalho dos voluntários, já que eles preenchem uma lacuna que os funcionários da instituição acabam não podendo agir, pela complexidade do tra-balho diário”, explica. A casa possui hoje 21 crianças, entre meninas e meninos, abrigados.

A direitora acrescenta que a lei define que as crianças podem ficar até 6 meses no local, enquanto busca-se a reintegração à família biológica, e, passado este prazo, podem ficar por mais 6 meses para a pro-cura de uma família substituta. “Embora

isso seja definido por lei, existem casos em que a criança acaba ficando mais tem-po. Estamos tratando de seres humanos, mesmo que o prazo tenha acabado, caso surja uma família distante, nós vamos manter a criança até conseguir encontrar um lar para ela”, desabafa a diretora.

Quer AJuDAr?As pessoas que quiserem ser voluntá-

rias ou ajudar a República Bem Viver po-dem fazer uma visita ao abrigo, para mos-trar qual tipo de trabalho pretende fazer com as crianças. “temos algumas restri-ções devido à peculiaridade do trabalho, mas as portas estão sempre abertas para quem estiver disposto a ajudar”, convoca Maria do Carmo.

Já com relação às doações, como o abrigo é mantido pelo município, a única coisa que precisa-se mais são roupas para crianças de todas as idades e guloseimas em datas festivas, como Dia das Crianças, Páscoa etc.

Além disso, uma das equipes de vo-luntários está montando uma biblioteca para os menores, portanto, quem tiver livros infantis de todas as idades podem doar para a instituição. O abrigo fica na rua João Mendes, 40, no bairro Piedade. Mais informações pelo telefone (31) 3771-9647.

Adriana tem quatro filhos, mas consegue multiplicar o amor de mãe no abrigo

Darling vai ao local duas vezes por semana; ela faz brincadeiras e evangelização

JOSÉ VítOR CAMILO

Page 6: Jornal Domingo em Casa 43ª edição

6 Cidade e região Domingo em Casa • 13 a 19 De maio De 2012

Prevenção à secaOlá governador, como

vão os trabalhos?Antonio Anastasia: Muito

bem, muito obrigado. Muito obrigado pela oportunidade de estar aqui fazendo este relato a todos os mineiros.

Governador, o Governo de Minas anunciou, recen-temente, um Plano de Apoio aos Municípios Atingidos pela seca em nosso estado. Que ações estão previstas neste Plano para minimizar os problemas decorrentes da estiagem que afeta grande parte de Minas Gerais?

Antonio Anastasia: A cada ano, tristemente, Mi-nas Gerais é afetada pelo fenômeno da seca, que ocorre na chamada área se-miárida do Brasil, que en-volve parte do Nordeste e o chamado Grande Norte de Minas: a região Norte, par-te do Jequitinhonha, parte

do Mucuri e até na região Central de nosso Estado. Os indicadores pluviométricos caem muito, a chuva desa-parece e nós estamos tendo neste ano de 2012 uma seca grave. Por isso mesmo lan-çamos este Plano de Com-bate à Seca, com muitas ações importantes. As mais relevantes, as primeiras, são aquelas de natureza humanitária, ou seja, para preservar o abastecimento de água das pessoas e, para isso, nós estamos garantin-do a distribuição de cerca de 1.500 caminhões-pipa para os municípios atin-gidos e, também, cerca de 70 mil cestas básicas para garantir a alimentação das pessoas mais flageladas. Esse, então, é o primeiro impacto, o primeiro com-bate para dar a garantia de qualidade de vida às pesso-as atingidas pela seca.

Governador, nos últimos anos o Governo tem feito muitos investimentos, em ações emergenciais, quando estas se fazem necessárias, mas, sobretudo, em planeja-mento, em medidas preven-tivas. O que vem sendo fei-to para melhorar a vida das pessoas que vivem nessas regiões atingidas pela seca?

Antonio Anastasia: Nós realizamos ao longo dos últimos anos muitos inves-timentos em infraestrutura nessa região semiárida de Minas Gerais, não só com as estradas, através do Pro-acesso, mas também com a construção, por exemplo, das barraginhas, que são pequenos reservatórios de água, feitos pela Ruralmi-nas. Estamos também com investimentos sólidos em parceria com o governo fe-deral, para as barragens e, ao mesmo tempo, de um

programa financiado pelo Banco Mundial, denomi-nado PCPR (Programa de Combate à Pobreza Rural), que é exatamente com o objetivo de melhorar a pro-dução de pequenas comu-nidades, dando alternativa de renda para as comuni-dades ali locadas. temos, também, é bom lembrar, a Copanor, que é uma sub-sidiária da Copasa muito importante, que garante o abastecimento de água de qualidade para pequenas comunidades na região. Ou seja, há um grande esforço conjugado do Governo do Estado, em parceira com o governo federal e especial-mente com as prefeituras municipais, para minimizar os efeitos da seca em uma região que, por natureza, de fato, recebe índices de chu-va menores que o restante do Estado e do Brasil.

Governador, neste con-texto, o Fundo de recupera-ção de Bacias Hidrográficas de nosso estado também acaba representando um pa-pel importante?

Antonio Anastasia: É ver-dade! É o chamado Fhidro. Nós alocamos mais de R$ 30 milhões só neste ano em pro-jetos de combate à seca e ele tem por objetivo a garantia da qualidade dos nossos rios. Porque é claro que a pereni-zação dos rios é sempre um instrumento muito positivo no combate à seca. A seca é um fenômeno natural, as condi-ções geográficas da região do Norte propiciam a ocorrência da seca e nós temos de apren-der a conviver com a seca, mas também oferecer todas as ga-rantias de qualidade de vida àquelas pessoas que habitam, residem e trabalham nesta re-gião, que é uma região impor-tante de nosso Estado.

Antonio AnastasiaGovernador de Minas Gerais

Batismo do Fuscalhaço

Solidariedade

Depois de escolher o nome de seu mais novo membro – o Fuscalhaço – a Patrulha da Alegria de Sete Lagoas vai agora batizar oficialmente a ambulancinha. A ideia do grupo é fazer um evento para homenagear o carro. O Fusca, hoje devidamente deco-rado, foi um presente que o grupo rece-beu há três meses das empresas zemap e transmig e já está sendo usado para trans-portar os voluntários palhaços que levam alegria a doentes internados em hospitais da cidade.

A comemoração do “batismo” do Fusca-

lhaço será realizada no dia 16 de maio, a partir das 20h, na Ilha do Milito, localizada na orla da Lagoa Paulino. A comemoração em grande estilo terá muita música, apresentações de stand-up comedy e a exposição de fotos do fotógrafo Lipe Borges. O evento tem entrada gratuita, porém, será cobrado o valor de R$ 5 a título de couvert artístico, que será revertido para os trabalhos da Patrulha da Alegria.

De acordo com o grupo, a população participou intensamente da votação no Blog da Patrulha da Alegria para escolher o nome para a ambulancinha.

Veículo já foi inaugurado e já está sendo usado pela equipe que alegra os hospitais

LIPE BORGES/PAtRULHA DA ALEGRIA

Page 7: Jornal Domingo em Casa 43ª edição

Conversa com a PresidentaÉ verdade que o governo bra-

sileiro, antes mesmo de cumprir as metas do luz para todos no Brasil, está implantando o pro-grama em outros países? (Rober-to M. Ferreira, 44 anos, vendedor em Cuiabá (Mt)

Presidenta Dilma – Roberto, o governo brasileiro não só cumpriu como ultrapassou em muito a meta estabelecida para o Luz para todos. O programa foi lançado em 2003 com o propósito de levar energia elétrica para 2 milhões de famílias, o que foi alcançado em junho de 2009. Mesmo com as metas atin-gidas, decidimos prorrogar o pro-grama – até agora, já levamos luz elétrica a 2,9 milhões de famílias. A boa experiência do Luz para to-dos chamou a atenção de diversos países da América Latina, África e Ásia e assinamos acordo de coope-ração com quatro países e estamos negociando com outros catorze. Nós damos assistência técnica para os governos implantarem programas

similares ao Luz para todos, sem descuidar das nossas metas. O Luz para todos foi escolhido pela ONU como referência para estender às populações mais pobres de todos os países do mundo o acesso aos serviços de eletricidade. O Luz para todos não serve apenas para ilu-minar os domicílios, mas também possibilita a utilização de diversos aparelhos eletroeletrônicos e im-pulsiona o trabalho no meio rural. A produção se multiplica e permite a comercialização dos excedentes. É essa revolução no campo que está encantando outros países, o que é motivo de orgulho para todos nós, brasileiros.

Minha irmã, servidora aposentada, recebeu oferta de empréstimo de r$ 6 mil e, no extrato, apareceu o valor de r$ 23 mil. Qual o controle que o gover-no exerce sobre agentes financeiros que oferecem empréstimo para idosos aposentados? (Iris da Rosa, 73 anos, aposentada em Porto Alegre (RS)

Presidenta Dilma – Iris, os segu-rados do INSS que tiverem problema com empréstimo consignado podem registrar reclamação pelo telefone 135 ou pelo site do Ministério da Previ-dência Social: www.previdencia.gov.br. Os bancos têm 10 dias úteis para responder ao INSS e, constatado o erro, dois dias úteis para devolver o dinheiro. Várias medidas foram to-madas para proteger o aposentado. Por exemplo, o valor do empréstimo tem que ser depositado na conta do segurado e, na assinatura do contrato, a instituição tem que fornecer cópia com o total financiado, o valor e o nú-mero de prestações, além da soma do que será pago. Lembro que a melhor forma de conseguir um empréstimo é o segurado procurar o banco de sua preferência. Na contratação de opera-ções de crédito em geral, inclusive em-préstimos consignados, os bancos e fi-nanceiras devem respeitar as normas instituídas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central. Quem se sentir prejudicado tem a opção de

recorrer ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria insti-tuição financeira ou do seu correspon-dente bancário. Ou então reclamar ao Banco Central pela página http://www.bcb.gov.br/?CIDADAO ou pelo telefone 0800-979-2345 .

A situação da saúde é muito triste. O que a senhora está planejando para melhorar a saúde pública no Brasil? (Gildásio Brito, 22 anos, estudante em Barra do Corda (MA)

Presidenta Dilma – Nós já adota-mos várias medidas para a melhoria dos serviços de saúde, Gildásio, e não vamos parar por aí. Desde o ano pas-sado, por exemplo, estamos investin-do R$ 550 milhões em cirurgias não urgentes. Implantamos o programa de atenção domiciliar, o Melhor em Casa. Lançamos o Programa Nacio-nal de Melhoria do Acesso e da Qua-lidade da Atenção Básica para avaliar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e poderemos até dobrar os recursos de custeio para

aquelas que cumprirem metas na qualificação do trabalho das equipes de saúde. Criamos a Rede Cegonha, que garante cuidados que vão desde o planejamento da gravidez até o se-gundo ano de vida da criança. Atual-mente 2.731 municípios já iniciaram o processo de adesão com previsão de atendimento de 1,58 milhão de gestantes em todo o país. Lançamos o Programa Nacional de Fortale-cimento das Ações de Prevenção, Diagnóstico e tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama, que em 2011 realizou 3,9 milhões de exames de mamografia e 11,3 milhões de exames de Papanicolau. Aprimoran-do a gestão do SUS e adotando medi-das de combate ao desperdício, con-seguimos triplicar a oferta gratuita de medicamentos para hipertensos e diabéticos pelo programa Saúde Não tem Preço, e economizar, em 2011, mais de R$ 1,7 bilhão na aquisição de remédios e insumos. São grandes vi-tórias que demonstram que estamos no caminho certo.

Dilma Rousseff Presidenta

Mande sua pegunta para Dilma Rousseff pelo e-mail [email protected]

7enTreTeniMenTo Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011Domingo em Casa • 13 a 19 De maio De 2012valorizaÇão

verba de multas estaduais virá para a cidade

TrÂnSiTo

Mais dinheiro para aplicar em melhoria urbana no município. Essa é a garantia de um termo de adesão assinado entre a Prefeitura de Sete Lagoas e a Associação Mineira dos Municípios (AMM) nesta semana. A assinatura altera a responsabilidade do Estado e dos municípios sobre as multas de trânsito e garante repasse às cidades de 50% do valor do saldo arrecadado com as multas.

De acordo com informações da Prefeitura de Sete Lagoas, a medida transfere para Sete Lagoas e demais cidades que aderirem ao convênio, a competência de fiscalizar, autuar e aplicar medidas administrativas cabí-veis relativas às infrações de trânsito. A fiscalização e autuação feita por meios eletrônicos, que era de com-petência do Estado, passam a ficar a cargo do órgão de trânsito responsá-vel pela via. Segundo estimativas da

AMM, o valor de multas acumulado de junho de 2011 a abril de 2012 pode chegar a até R$ 60 milhões.

Participaram da assinatura do termo de Adesão ao convênio, du-rante o 29º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, em Belo Horizonte, o prefeito Mário Márcio Maroca e o secretário de trânsito de Sete Lagoas, Alex Menezes. "Assi-namos o convênio na segunda e já enviamos toda a documentação ne-cessária. Agora aguardamos apenas os repasses do Governo Estadual", anunciou o prefeito.

O secretário Alex Menezes lem-bra que os recursos oriundos do con-vênio serão aplicados exclusivamente na melhoria da mobilidade urbana do município. “Usaremos esses recursos para obras viárias, sinalização, cam-panhas de trânsito e recapeamento de algumas vias”, afirmou. Recursos oriundos de multas serão aplicados em melhorias na mobilidade urbana

QUIM DRUMOND/ASCOM

Page 8: Jornal Domingo em Casa 43ª edição

8 TeleviSão Domingo em Casa • 13 a 19 De maio De 2012Co

raçõ

es F

erid

os

(sBT

– 2

0h3

0) Vitor informa a Olavo que Aline pode ficar paraplégica. Aline diz a Vitor que Amanda vai sofrer como nunca sofreu antes. Heloísa desabafa com Glauco ao dizer que está impossível conviver com a decisão de Amanda, pois ela não quer fazer o tratamento contra o câncer. Eduardo vai ao hospital e pergunta a Aline o que ela fez com Amanda.

Aline diz a Eduardo que Amanda deve ter fugido com alguém mais rico que ele. Edu-ardo vai ao hospital e pede para o médico che-car se os exames de Amanda foram alterados. Eduardo recebe a notícia de que tentaram subornar um médico no hospital. Ao ver os vídeos das câmeras de segurança do hospital, Eduardo vê Aline e desconfia de que Aline te-nha alterado os exames de Amanda.

Até o fechamento desta edição, a emissora não havia disponibilizado o resumo deste capítulo.

Até o fechamento desta edição, a emis-sora não havia disponibilizado o resumo do penúltimo capítulo.

Até o fechamento desta edição, a emis-sora não havia disponibilizado o resumo do último capítulo.

Não há exibição

Segunda terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Chei

as d

e Ch

arm

e

(glo

bo –

19h

15)

Rosário, Cida e Penha se produzem para gravar o clipe e Socorro tenta avisar Laércio. Sarmento insiste em conhecer Otto e pede ajuda a Máslova. Kleiton grava o clipe das domésticas. Chayene volta para casa e é recebida por Rosário. Elano consola Cida. Socorro ronda o quarto de Kleiton enquanto ele edita o clipe das domésticas. Sarmento diz a Cida que tem uma proposta para lhe fazer.

Sarmento propõe pagar um curso para Cida e ela pede um tempo para pensar. Rosário e Inácio reatam. Elano comenta com Kleiton que Penha, Rosário e Cida podem ter problemas caso o clipe caia na internet e Socorro ouve. Cida conta para Conrado que Isadora armou para separá-los. Rosário vai atrás de Inácio na pensão. Rodinei procura Cida na casa dos Sarmento.

Rosário cogita desistir do sonho de cantar. Elano se aproxima de Cida. Rodinei faz um grafite romântico para Cida no muro da casa da família Sarmento. Sidney recebe alta do hospital. Chayene concede uma entre-vista para melhorar sua imagem e tenta usar Rosário para apoiá-la, mas a doméstica pede demissão. Rosário avisa que vai depor a favor de Penha. Sarmento se depara com Otto.

Otto percebe que Conrado mentiu para Sarmento e o repreende. Sarmento desmascara Conrado e lhe faz uma proposta. Humberto apresenta fotos de Penha com o agiota e a doméstica fica boquiaberta. Ariela discute com Isadora e insinua que Conrado é um mentiroso. Lygia depõe. Sarmento elogia a atuação de Elano. Ariela descobre que Sar-mento e Conrado estão unidos. Penha ganha a causa.

Sarmento culpa Humberto pela con-denação de sua cliente. Conrado e Cida se encontram no tribunal e Elano percebe um clima entre os dois. Sandro descobre que Penha ganhou a causa e cobiça a indenização da esposa. Socorro se candidata a empregada de Chayene. Sandro tenta conseguir trabalho. Otto se encontra com Sarmento. Elano joga o DVD com o clipe das empregadas no lixo e Socorro vê.

Sarmento tenta convencer Otto de que seu filho merece um voto de confiança e inventa um jantar de noivado para Conrado e Isadora. Socorro mostra o clipe de Rosário para tom, Chayene e Laércio. Conrado de-monstra irritação com seu falso noivado. Laér-cio sugere que Chayene use o clipe no proces-so contra Penha e envia o link por e-mail para Sarmento. O clipe se espalha pela internet.

Segunda terça Quarta Quinta Sexta Sábado

rebe

lde

(Rec

ord

– 20

h30)

Alice e Carla conversam sobre os seus sentimentos. Beatriz e Raul reencontram a família. Jonas briga com os dois adolescentes. Beatriz e Raul falam que querem estudar no Elite Way. Jonas nega a possibilidade. Bernar-do e Vitória ficam em clima de paquera. Jorge diz a Franco que ele não deve ir na próxima audiência. Cris diz a Vicente que gostaria de morar sozinha com ele. Pilar passa mal.

Vicente é pego de surpresa pela pro-posta de Cris. Franco e Jorge combinam os detalhes do plano para pegarem os chantage-adores. Pilar continua não se sentindo bem. Cris e Becky destratam Vicente. O professor fica preocupado com a reação da namorada. Miguel e Lucy combinam de atacar o bando de Binho. Vitória vê Pilar passando mal e diz a todos que a filha do diretor está grávida.

Pilar e Binho se desentendem. Ele acha que ela pode estar grávida. Miguel e Pilar conversam, ela diz que Binho não é o autor das cartas. téo e João armam plano para des-cobrirem os segredos do jogo dos zimmers. Pilar compra teste de gravidez mas não tem coragem de fazer. téo e João descobrem a palavra chave do grupo dos vampiros. Miguel diz a Lucy que conseguirá desmascarar Binho.

Pilar se desespera ao pensar que pode estar grávida. Raul diz a Bia que aju-dará Jorge a reverter o processo de Beth. téo tenta convencer Márcia a espionar os irmãos zimmers. Marcelo e Becky juntam Cris e Vicente em um jantar. Lucy diz a Mi-guel que não quer ficar em segundo plano. Jonas ouve Pilar e Leila conversando sobre a possibilidade de gravidez.

Jonas se irrita ao saber que Leila e Pilar estão de segredo. Artur pega os resultados e descobre que está com duas hérnias. Pilar diz a Jonas e Leila que o exame deu negativo. Bi-nho volta ao colégio e encontra Miguel. Jonas se irrita com a situação e diz que vai castigar os alunos em dobro. Becky diz para Cris que quase beijou Marcelo. Jonas chama Binho para conversar.

Não há exibição

Segunda terça Quarta Quinta Sexta Sábado

amor

ete

rno

amor

(glo

bo –

18

h15) Melissa sugere que Fernando se apro-

xime de Regina. Rodrigo conversa com Junior. Jáqui fica impressionada com o filho de Ver-bena. Marlene, teresa, Mauro e Gilda desco-brem que Laís e Julinho estavam em um carro quando foram roubados. Rodrigo conta para Miriam o que aconteceu na casa de Kléber e Clara o avisa de que Lexor esteve perto dele. Fernando procura Regina.

Fernando manipula Regina para con-seguir informações sobre a consulta médica de Rodrigo. Marlene coloca Laís de castigo. Valdirene conversa com Divina sobre o que aconteceu com Junior. Pedro entrevista te-resa e Antônio. Rodrigo ouve Fernando falar de Regina com Melissa. Jacira confirma para tobias que vai ao Rio de Janeiro. Gil e Laura fazem as pazes.

Beatriz tranquiliza Rodrigo e grava a consulta. Miriam conta para Priscila sobre seu encontro com Fernando. Pedro vai ao aparta-mento de Gracinha e vê a pintura que ela fez. Rodrigo afirma a Dimas e Fernando que mu-dará o departamento médico da construtora. Melissa desiste de expulsar Divina de sua casa depois de saber que ela e o filho falarão com Rodrigo. Rodrigo beija Miriam.

teresa flagra o beijo entre Miriam e Rodrigo. Melissa fala para Dimas que manterá a empregada com o filho em casa. Rodrigo e Miriam conversam com Divina sobre o dom de Junior. Junior toca piano novamente e todos ficam deslum-brados. Valéria é dispensada por Josué. Fernando entrega as chaves da cobertura que ganhou de Verbena para Rodrigo.

Rodrigo não aceita as chaves da co-bertura e discute com Fernando. Rodrigo pensa na conversa com Beatriz e sente dores de cabeça. Gracinha é humilhada por uma vendedora. Jacira decide ir com Valéria para o Rio de Janeiro. Lexor aparece para Francisco. Rodrigo leva Gracinha à loja onde foi ofendida e tira satisfações com a vendedora. Fernando segue Miriam até a mansão de Rodrigo.

Melissa pede para Virgílio ligar apenas quando tiver notícias de Elisa. Fernando vê Rodrigo sair do carro de Miriam e fica furioso. Juliana, Beto e Bruno falam com Henrique. Miriam sugere que Pedro acrescente em sua reportagem uma foto de quando Rodrigo vivia em Minas Gerais. Melissa deixa Divina morar em seu apartamento no edifício São Jorge. Fernando beija Regina.

Segunda terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Más

cara

s

(Rec

ord

– 22

:15h

)

Sábado

Otávio ajuda Eliza a trocar a placa do carro. tônia agradece Luma por tê-la deixado com Edu. Luma acusa tônia de ter sido fomi-nha. Eliza e Otávio passam a noite juntos. Eliza venda Otávio para levá-lo ao local da reunião. Otávio tenta arrancar de Eliza as instruções passadas a Martim. Otávio e Eliza recebem um kit contendo um capuz. Eliza e Otávio re-cebem microfones e fones de ouvido.

Luciana garante a Caio que não falou nada sobre Manuela para Eneida. Fausto agri-de Otávio e o acusa de ser um espião. Eliza entrega o tablet para Novais. zezé conversa com Calpúrnia sobre o livro que está tradu-zindo. Big Blond manda matar Fausto. Big Blond afirma que Otávio precisa assinar as instruções. Otávio pressiona Big Blond para saber se Maria e tavinho estão vivos.

Uma bomba de gás lacrimogêneo explode no salão. Eliza garante a Otávio que nunca havia participado de um ritual seme-lhante. Eliza questiona Otávio sobre as instru-ções a serem assinadas por ele. Otávio diz a Eliza que Maria pode estar viva. Eliza e Otávio ouvem uma buzina e encontram Pulga ferido na direção do carro. Eliza e Otávio levam Pul-ga para o apartamento dela no Rio.

Otávio faz um procedimento médico em Pulga. Big Blond diz a Eliza que os tiros na reunião foram de milicianos cobrando dinhei-ro. Otávio escuta a conversa entre Big Blond e Eliza. Eliza garante a Big Blond que Otávio é realmente Martim. Eliza se esquiva das inves-tidas de Big Blond. Manuela pergunta a Décio por notícias de Otávio. Décio assegura Ma-nuela de que Martim não a incomodará mais.

Eliza se recusa a dizer a Big Blond o ende-reço do apartamento onde estão Otávio e Pulga. Big Blond ameaça matar Eliza. Ela então cede aos desejos de Big Blond e começa a se despir. Décio conta para Manuela que matou Martim para salvar Otávio. Décio confessa a Manuela temer que Otávio não o tenha perdoado por ter se envolvido com Maria. Big Blond pressiona Otávio para colocar a senha do tablet.

Não há exibição

Segunda terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Mal

haçã

o (g

lobo

– 1

7h50

)

Alexia afirma a Moisés que não namora ninguém. Betão destrata Guido e Babi. Moi-sés e Cristal armam um plano para descobrir se Alexia e Gabriel estão namorando. Laura consola Jefferson. Gabriel estranha o entu-siasmo de Moisés ao falar da inauguração do Centro Esportivo. Cristal finge espanto quan-do Babi pergunta por que ela está vendo um site de adoção.

Betão explica para Nelson que não aprova o namoro dele com Natália. Moisés convida Cristal para a inauguração do Centro Esportivo. Moisés batiza o Centro Esportivo com o nome do filho de Gabriel. Guido e Babi se beijam durante o passeio. Nelson fala para Helena que Carmem precisa ir embora. Cristal finge combinar ao celular a adoção de seu filho e Natália fica perplexa.

Helena se recusa a mandar Carmem embora. Gabriel fala para Alexia que teve uma ideia para afastar Moisés e Cristal deles. Gabriel se desespera com a possibilidade de Cristal entregar seu filho para adoção. Jeffer-son e Débora pensam um no outro. Alexia ten-ta mostrar a Gabriel que Cristal usa a gravidez para controlá-lo. Gabriel pede que Alexia vá com ele à suposta agência de adoção.

Beatriz pede para Gabriel desistir de ir à agência de adoção. Laura incen-tiva Isabela a ter esperanças com Filipe. Betão e Filipe desconfiam de Vitinho. Ga-briel ameaça procurar os pais de Cristal. Moisés garante a Cristal que Gabriel não se encontrará com os pais dela. Nelson pede Natália em casamento. Moisés des-cobre que Gabriel vai a Petrópolis.

Gabriel explica a Alexia seu plano para fazer com que Moisés não desconfie do namo-ro deles. Alexia conta para Babi que Gabriel vai procurar a mãe de Cristal. Maria fala mal de Kiko para timtim. Filipe sugere a Betão que eles armem um golpe contra Vitinho pela in-ternet. Cristal ofende Natália e Babi a defende. Uma mulher se apresenta para Gabriel como mãe de Cristal.

Não há exibição

Segunda

Nilo vai atrás de Betânia e Valdo. tomás se recusa a prometer a Cadinho que esconde-rá a verdade sobre as duas famílias. Carminha diz a Max que intimidou Rita. Débora diz que ajudará Jorginho a descobrir pistas sobre seus pais verdadeiros. Leandro e Iran se desenten-dem no treino. Jorginho confidencia a tufão a paixão por sua antiga namorada. Nilo desco-bre que Rita trabalha para Carminha.

tufão convida Jorginho e Débora para a festa de Ivana. Silas usa seu antigo carro de mensagens e pede Monalisa em casamento. Noêmia conta a Verônica que Alexia teve um afair com o seu marido. Nilo chega à festa de Ivana e Nina se desespera. Silas anuncia que se casará com Monalisa e tufão fica abalado. Verônica vê Alexia entrar no carro de Cadinho. Nina encontra Nilo em seu quarto.

Nina implora que Nilo não a entregue para Carminha. Lúcio rouba o relógio que Ivana ganhou de Muricy. Nilo não consegue contar para Carminha o que sabe sobre Rita. Nina implora que Nilo se encontre com ela. Carminha marca um encontro com Nilo no mesmo horário do convite feito por Nina. tu-fão flagra Carminha tirando dinheiro do cofre. Nina e Carminha esperam por Nilo.

Carminha se enfurece com a demora de Nilo. Nina serve um belo jantar a Nilo e aceita pagar por seu silêncio. Verônica planeja punir Cadinho. Olenka desiste de desmascarar Silas para Monalisa. Carmi-nha pede para Max falar com Nilo. Betânia ajuda Nina a encaixotar suas coisas. Carmi-nha pergunta para Jorginho se Rita falou alguma coisa sobre ela.

Carminha inventa uma história para ex-plicar a Jorginho como e quando conheceu Rita. Nina afirma para Betânia que levará sua vingan-ça até o fim. Muricy e Ivana veem um homem entrar na casa de Leleco e correm para avisá-lo. tufão e Nina conversam e Carminha os surpreen-de. Max confirma para Carminha que Rita pagou para Nilo ficar contra eles. Jorginho pergunta para Nina de onde ela conhece Carminha.

Nina mente para Jorginho. tufão conversa com Nina sobre uma horta que pretende fazer e fica encantado com as explicações. Nina manipula Carminha para que ela encontre Rita. Jorginho exige que Lucinda conte qual é o segredo de Nina. A inauguração da loja de Alexia é um fiasco e a culpada é Verônica. Jorginho descobre que Nilo vai morar na casa de Nina.

aven

ida

Bras

il(g

lobo

–21

h )

Segunda terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora – Os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições.

resumo de novelasterça Quarta Quinta Sexta Sábado

Page 9: Jornal Domingo em Casa 43ª edição

9enTreTeniMenTo Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011perFil Domingo em Casa • 13 a 19 De maio De 2012

Rosanne Mulholland, a Professora Helena de “Carrossel”, próxima novela do SBT, com estreia prevista para 21 de maio, às 20h30

Rosanne Mulholland fala das inspirações e das doces lições de sua personagem no remake de “Carrossel”

Por Geraldo BessatV Press

A delicadeza, os traços finos

e a cara de “boazinha” de Ro-sanne Mulholland foram impor-tantes na hora dela conseguir o papel de Helena, a meiga e com-preensível professora de “Car-rossel”. “A disputa para a per-sonagem estava acirrada. Fiz o teste com a maior naturalidade possível e tomei um susto quan-do soube que fui aprovada”, conta a atriz, sobre a persona-gem principal da próxima nove-la do SBt, com estreia prevista para o próximo dia 21 de maio.

Versão brasileira da trama mexicana homônima, exibida com sucesso pela emissora em 1991 – onde chegou a incomodar a audiência do “Jornal Nacional” e da novela “O Dono do Mundo”, da Globo –, a novela mostra as aventuras de Helena e seus alu-nos em assuntos típicos da época do ensino fundamental.

Aos 32 anos, Rosanne lembra com clareza da primeira vez que viu a trama. Por isso, sente cer-ta responsabilidade ao reviver uma personagem tão conhecida de sua geração. “Eu adorava a história e a sinopse atual respei-ta a original. Então, a partir das minhas referências daquela épo-ca, foi fácil entrar no clima da no-vela”, ressalta a atriz, que para a caracterização de Helena, teve de cortar a franja e escurecer o tom das madeixas.

Além da parte visual e das lembranças de infância, Rosan-ne baseou sua construção nos anos em que dedicou-se à psico-logia, onde chegou a trabalhar com crianças. “O universo in-fantil não é nenhuma novidade para mim”, assume. Inclusive, o contato com as crianças é o que mais chama a atenção da atriz no novo trabalho.

Gravando “Carrossel” desde outubro do ano passado, ela con-tracena diariamente com cerca de 20 atores-mirins, e entusiasma--se com o ambiente “louco” e ani-mado provocado pelos pequenos dentro do estúdio. “É uma expe-riência única. A criança tem uma naturalidade e espontaneidade que os atores mais experientes esquecem. Fora a bagunça que eles fazem”, diverte-se.

a nova professora helena

• rosanne Mulholland ainda cursava Psicologia quando conseguiu sem primeiro papel em um longa-metragem, a jovem guerrilheira Alice de “Araguaya - Conspiração do Silêncio”, de 2004.

• No teste para “Carrossel”, Rosanne teve de fazer uma cena dramática ao lado do pequeno Jean Paulo Santos, intérprete do Cirilo. “Ele é muito lindo e me deu sorte! Olhei para ele e a emoção veio na hora, de forma natural”, lembra.

• Por conta do sobrenome complicado, a atriz já pensou em adotar como nome artístico rosanne Holland.

• Em seu próximo trabalho no Cinema, o longa “Menos Que Nada”, Rosanne interpreta a paleontóloga René.

instantâneas

PEDRO PAULO FIGUEIREDO/CARtA z NOtíCIAS

Natural de Brasília, aos 12 anos de idade, Rosanne já partici-pava de peças amadoras e comer-ciais de tevê, o que evoluiu para uma aproximação com cineastas do Distrito Federal, como José Eduardo Belmonte – diretor de longas como “Se Nada Mais Der Certo” e do recém-lançado “Billi Pig” –, responsável pela primeira experiência cinematográfica da atriz: o curta “Dez Dias Felizes”, de 2002. “O cinema me desper-tou para a interpretação. Por mui-to tempo estive focada em apenas em fazer filmes”, admite.

Por conta desta preferência, Rosanne não nega que teve difi-

culdades em adaptar sua atuação para o esquema televisivo. No entanto, ela garante que gravar “Carrossel” de segunda a sábado é um ótimo exercício. “Já grava-mos até o capítulo 80. O ritmo é bem puxado, mas estou gostando. Sem dúvida, este é meu trabalho de maior visibilidade na tevê”, valoriza a atriz, que já protagoni-zou a novela “Água na Boca”, exi-bida em 2008 pela Band, e par-ticipou, sem muito destaque, de produções globais como “JK”, de 2006, e “Sete Pecados”, de 2007.

Atualmente, Rosanne garan-te que o novo personagem a di-recionou exclusivamente para a

tevê. Inclusive, para dar conta dos 260 capítulos previstos para “Carrossel”, ela já teve de recusar convites para filmes e peças. “É o tipo de trabalho que fica difícil de conciliar com outros projetos. Pelo número de cenas que tenho de decorar e gravar e por viver entre a minha casa, no Rio, e os estúdios do SBt, em São Paulo”, explica a atriz, que para não sen-tir saudades do Cinema, antes de começar as gravações da novela, garantiu sua participação em dois longas, entre eles, “Menos Que Nada”, do diretor gaúcho Carlos Gerbase, com estreia prevista para o segundo semestre.

dose de realidade

O prazer de Rosanne Mu-lholland pela carreira de atriz é evidente. No entanto, ela desta-ca que foi como repórter do pro-grama “A Liga”, da Band, que viveu as experiências mais inu-sitadas e viscerais de sua traje-tória profissional. “Estava em um momento onde queria sair da minha zona de conforto. Sa-bia que a emissora estava pro-curando por novos repórteres e me candidatei. Foi um apren-dizado”, garante Rosanne, que participou da produção durante a temporada 2010/2011.

Ao lado dos outros inte-grantes de “A Liga” na época: thaíde, Rafinha Bastos e Débora Vilalba, Rosanne mostrou sua porção repórter na abordagem investigativa de assuntos como saneamento básico, tráfico de drogas, morte, entre outros. “Fiz coisas que nunca imaginei fazer, como assistir a uma necrópsia ou entrar em um esgoto. Era um trabalho forte demais e que du-rou o tempo necessário. Chegou uma hora que comecei a sentir saudades de atuar”, analisa.

Page 10: Jornal Domingo em Casa 43ª edição

10 enTreTeniMenTo/horóSCopo Domingo em Casa • 13 a 19 De maio De 2012

O marido chega tarde do trabalho louco pra ter uma noite de amor com sua mulher que estava dormindo. Rapida-mente ele pega duas Aspirinas e coloca, com cuidado, na boca dela. Depois de alguns segundos, ela engasga com os comprimidos e acorda indignada.

- O que você colocou na minha boca, homem de Deus?

- São duas Aspirinas - responde eleE ela, aos berros:- Mas eu não estou com dor de

cabeça!- Ah, era isso que eu queria escutar...

horóscopo

zé Tonho & Tonho zé – por dukeSexTa-Feira

Cruzadas diretas

terá uma semana positiva em que tudo vai acontecer sem muito esforço. No final da sema-na vai andar mais agitado e nervoso do que é normal, mas sem motivo nenhum. Convém não dar passos muito grandes esta semana no que se trata de relacionamento. Vá com calma e pen-se bem antes de tomar decisões.

gêmeos21/5 a 20/6

Deve tomar mais iniciativas para que possa consolidar e obter apoios para alguns proje-tos. Mesmo que sinta dificuldades insista no que acredita e não cruze os braços perante a dificuldade. No setor sentimental, vai querer estar bem e cortar situações que não trazem felicidade.

Câncer21/6 a 217

Deve estar mais atento aos sinais que a sua famí-lia possa estar dando e mostrar-se mais receptivo a pedidos feitos pelos seus amigos. Por vezes os outros também merecem um pouco mais da nossa atenção. tente ser o mais racional possível para não desperdiçar boas oportunidades afeti-vas que tendem a surgir.

Áries21/3 a 20/4

Vai passar uma boa fase já que terá bons apoios e nada faltará. Deve tomar mais ini-ciativas, já que tem todas as hipóteses de ser bem sucedido. tente contrariar a si próprio e sair mais. Os que estão sozinhos podem ini-ciar uma relação com alguém que já conhece e tudo tende a correr bem.

Touro21/4 a 20/5

Ao longo desta semana terá de dar mais apoio e dedicar-se mais à família que por vezes sente muito a sua falta. Não valorize demais os comentários de terceiras pessoas, decida tudo por si. Para os que estão sozinhos, existem fortes possibilidades de re-tomarem uma ligação amorosa do passado.

leão22/7 a 22/8

Estará apreensivo devido a alguns atrasos que vão ocorrer, mas pode contar com uma sema-na positiva, pois tudo vai acontecer da forma como tem planejado. No setor sentimental terá o apoio que necessita da parte do seu parceiro, tente retribuir, pois ele merece.

virgem23/8 a 23/9

terá uma semana de fortes energias que devem ser bem aproveitadas. Contudo estará muito impacien-te, mas deve manter isso só para si, não descarregue em quem gosta de você. tente ser sincero com o seu parceiro em relação aos seus sentimentos, caso con-trário será penalizado mais tarde.

libra23/9 a 23/10

Estará muito mais racional e decidido, podendo arrumar de vez algumas pendências. Não pense de-masiado, pois apenas vai cansar a si próprio. Defen-da os seus interesses, tomando iniciativas para viver melhor. Se estiver sozinho não se envolva sem ter a certeza dos sentimentos da outra pessoa.

escorpião23/10 a 21/11

Inicia a semana fazendo opções, mesmo em si-tuações simples. As pessoas tenderão a deixar tudo na sua mão e terá o poder de decisão em qualquer assunto, o que de certa forma até será melhor para você. No relacionamento, terá difi-culdades em se desligar do passado, mas quan-do o fizer sentirá alívio.

Sagitário22/11 a 21/12

terá uma semana estável e tranquila, em que tudo tende a acontecer de acordo com o previs-to. tire algum tempo para estar na companhia da sua família e recuperar energias. Conhecerá uma pessoa que trará novas perspectivas de vida. Entregue-se e irá encarar o seu futuro sen-timental de outra forma.

Capricórnio22/12 a 20/1

Andará preocupado e nervoso com algumas situa-ções que se resolverão naturalmente, deve relaxar e confiar que vai acontecer o melhor para si. Vai sentir que os sentimentos amorosos já não são os mes-mos e terá mesmo necessidade de alterar algumas posturas na vida a dois.

aquário21/1 a 19/2

Deve controlar a vontade de querer fazer tudo ao mesmo tempo, aguarde e resolva alguns as-suntos com mais calma para que tudo fique bem feito. Vão surgir novas pessoas na sua vida e, se está sozinho, existe a possibilidade iniciar um novo relacionamento.

peixes20/2 a 20/3

Fonte: www.portalangels.com

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 44

MOELCAMBISTA

CONSENTIDANOAROOMVATUASO

VISCONDERVIATOSCAIMIAPIE

COMPADREFSOAACATAR

FORROALACASITCOM

AIDSPERUBOAIOBALCELABORIOSAS

Instalar-se proviso-riamente

Participacomo ator(em umfilme)

Exibiçãode cinema

Sudoeste(abrev.)

(?) de Sa-bugosa,criação

de Lobato

Diz-se dapessoa in-culta e semeducação

(?) Veneto,famosarua deRoma

Obedecer;respeitar

País do presiden-te OllantaHumala

CarlosSaldanha,diretor deCinema

DST queassola aÁfrica

Que dãomuito

trabalho(fem.)

Flancos(?) Sam,símbolodos EUA

Duasfrutas usa-das para

fazergeleias

Base dacama

Órgão de Saúdeda ONU Status a-

tual de João Paulo II

(?) Menezes, técnicoda Seleção (fut.)

Volt(símbolo)

Peça paraflutuaçãoO maiorcervídeo

Gênero deDomin-guinhos

Aqui

Amigo(pop.)Faz-seouvir

Sala, eminglês

Recobertade óleo

Flúor(símbolo)Respostatelefônica

Peroba-amarela(bras.) Delata

Posição em que joga-va Oscar(basq.)

Comédiade situa-

ções (ingl.)Debaixo de

“Mamma(?)”, frasedo italianoResidência

Torta, eminglês

Gravadorados EUA

Permitida;tolerada

Partemais dura da madeira

Aversão de quemsofre de misantropia

Negociaingressoscom ágio

A L A

3/mia — pie — soa. 4/room. 6/sitcom. 10/laboriosas.

Page 11: Jornal Domingo em Casa 43ª edição

11enTreTeniMenTo Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011agiTo CUlTUral Domingo em Casa • 13 a 19 De maio De 2012

PIrAtAS PIrADOSClassificação Livre – O pirata Capitão é um aventuresco, embora nem sempre bem-sucedido, terror dos Sete Mares. Seu sonho: derrotar Black Bellamy e Cutlass Liz e levar o troféu de Pirata do Ano. Para conseguir, Capitão vai com sua tripulação da exótica Ilha de Sangue às ruas da Londres vitoriana, batalhando contra a Rainha Vitória e com a preciosa ajuda do jovem Charles Darwin.Cineplex 2 – 14h40 – 16h40 – 18h40 – 18h40 (LEG)

OS VINGADOreSClassificação 14 anos - Loki retorna à terra enviado pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. Com a promessa de que será o soberano do planeta, ele rouba o cubo mágico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. e, com isso, adquire grandes poderes. Loki os usa para controlar o dr. Erik Selvig e o Gavião Arqueiro, que passam a trabalhar para ele. No intuito de contê-los, Nick Fury convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas: o Homem de Ferro, Capitão América, thor, Hulk e a Viúva Negra. Cineplex 3D – 13h30 – 16h – 18h30 - 21h (DUB) Cineplex 1 – 13h20 – 16h10 – 18h40 -21h10 (LEG)

AMerICANPIe – O reeNCONtrOClassificação 14 anosCineplex 2 – 20h50 (LEG)

BAtleSHIP – BAtAlHA DOS MAreSClassificação 14 anos Cineplex 4 –13h30 – 16h10 – 18h40 -21h10 (LEG)

Cinema

PreçosCineplex – Shopping Sete lagoasRua Otávio Campelo Ribeiro, 2801,EldoradoPreços: Segunda a quinta – R$ 8(inteira) R$ 4 (meia)terça maluca - R$ 5 (inteira) – R$ 2,50 (meia)Sexta a Domingo/Feriado – R$12 (inteira)R$ 6 (meia)Ingresso 3D – Segunda a Quinta –R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)Sexta a Doming/Feriado – R$16 (inteira)R$ 8 (meia)

Roupa nova se apresenta dia 18 na estação Brasil

Nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a partir das 20h, a Casa de Cultura de Sete Lagoas vai ser o palco da peça “A Relíquia”. Com direção de Júlio Gomes, a comédia conta a história da pensão do Sr. Olegário que tem de tudo um pouco, desde gnomos, Xica da Silva e empresário à dançarina de flamenco. A pensão guarda ainda uma relíquia e, ao longo da história, os segredos dos moradores são revelados. A classificação da peça é de 10 anos, os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente por R$5. Na hora da apresentação será cobrado R$7.Mais informações:(31)9392-0832

As comemorações do Dia das Mães começam mais cedo no Shopping Sete Lagoas. No sábado (12) mães e filhos poderão curtir a banda MPB Samba no Pátio das Águas, a partir das 17h. Além da música, os presentes vão assistir a um show de dança de gafieira. Ainda no mês de maio, o Pátio das Águas recebe, no dia 26, também às 17h a banda mestre Saúva. O Pátio das Águas fica na rua Otávio Campelo Ribeiro, 281, Eldorado. Mais informações: (31) 2106-3800.

Os fieis fãs dos Beatles poderão curtir o show da banda Anthology, no sábado (12), no Opinião Pub, a partir das 23h. O grupo, considerado um dos melhores covers da banda inglesa em Minas, vai fazer um passeio por diversas fases dos Beatles. O Opinião Pub fica na Av. Antônio Olinto, 1.144, Centro. Mais informações: (31)9725-0502

hora de teatro

Sábado das mães

para os “beatlemaníacos”

DIVULGAçãO

DIVULGAçãO

NAIARA NAPOLI/DIVULGAçãO

orquestra e música brasileiraAqueles que acham que orquestra só toca músicas clássicas e desconhecidas não podem perder, no próximo dia 20 de maio, a apresentação Orquestra de Câmara Opus, com a participação de Derico Sciotti, saxofonista e flautista do Programa do Jô. A apresentação vai acontecer no teatro de arena do Casarão Nhô Quim Drummond, a partir de 20h, com entrada gratuita. A orquestra traz em seu repertório peças populares como Beatles, standards de jazz, chorinho, temas de filmes e MPB. O grupo já se apresentou em 50 cidades brasileiras com o projeto “Orquestrando Brasil”, o objetivo é mostrar aos brasileiros a riqueza de nossa cultura e reduzir a distância que há entre o público e eventos culturais como concertos. Os sete-lagoanos Richard e Fernanda Mattos integram a Orquestra. A apresentação é uma realização da prefeitura da cidade por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Social. O Casarão Nhô Quim Drummond fica na Praça tiradentes, 257, Centro.

roupa nova comemora 30 anos de estradaPara comemorar os 30 anos de carreira, a banda Roupa Nova está fazendo uma turnê pelo Brasil relembrando seus maiores sucessos. Sete Lagoas foi uma das cidades escolhidas e vai receber, no próximo dia 18 de maio, na Estação Brasil, a partir das 23h o show da banda trintenária. Durante essas três décadas, os seis músicos que compõem a banda venderam quase 10 milhões de cópias dos 22 álbuns. Algumas de suas canções integraram a trilha sonora de novelas como “Roque Santeiro”, “Rainha da Sucata”, “Felicidade” e “Um Sonho a Mais”. Com o último CD/DVD intitulado “Roupa Nova em Londres”, o grupo ganhou o Grammy latino na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro de 2009. Os interessados em comemorar com o grupo podem adquirir o ingresso na produtora de eventos Limão Gravata que fica na rua Plácido de Castro, 155, Centro. Mas, é melhor se apressar, os preços aumentam com a mudança dos lotes. Mais informações:(31)3773-3795

Rua Plácido de Castro, 69 B, Centro. Sete Lagoas/MG. Info.: [email protected]

Certidões em todo o Brasil.

Documentos para crédito imobiliário

Certidão de Nascimento, casamento e óbito em todo o Brasil

Pesquisa Patrimonial

Protesto de títulos em todo Brasil

Tradução Juramentada com fé pública

GED (gerenciamento eletrônico de documentos)

Documentos para concurso público.

Tel.: (31) 3776.4466

Parabéns e Feliz Dia das Mães!!

“Mãe! Presente de Deus para minha vida!”

É a homenagem do Cartório Mais a todas as Mamães de Sete Lagoas e região.

Page 12: Jornal Domingo em Casa 43ª edição

12 eSporTeS Domingo em Casa • 13 a 19 De maio De 2012

Neste domingo, sai o grito de campeão mineiro. Atlé-tico e América decidem o título, as quatro horas, no In-dependência. Por ter feito melhor campanha na primei-ra fase, o Galo tem a vantagem do empate e pode ser campeão estadual invicto. Ao Coelho só resta a vitória. Mesmo com o último duelo sendo marcado pela polêmica do gol americano nos acréscimos, o clássico foi emocio-nante com lances dignos de uma decisão. Pelo futebol apresentado em campo, o empate foi o resultado mais justo. Na minha opinião tudo será definido nos detalhes, vai ficar com o título a equipe que errar menos e estiver mais concentrada no jogo. O Atlético tem jogadores de qualidade e experientes acostumados a conquistar títu-los, mas, o América está com um grupo motivado e foca-do em levantar a taça, no ano do centenário. Seria um presentaço para a torcida americana que já está rindo à toa com a reabertura do Independência. De qualquer forma, as duas equipes já estão com vagas asseguradas na Copa do Brasil de 2013.

FIASCO NA COPA DO BrASIlLamentavelmente não temos nenhum clube mineiro

entre os oito classificados para as quartas de final na Copa do Brasil. Ipatinga e América foram eliminados ain-da na segunda fase, enquanto Atlético e Cruzeiro saíram nas oitavas de final, fato que não acontecia desde 1991. O fracasso dos mineiros na Copa do Brasil, deixa ligado o sinal de alerta. Ora, os celestes e alvinegros foram eli-minados por duas equipes da série B, no caso, Goiás e Atlético Paranaense. Alguma coisa precisa ser feita. Se não for, no Campeonato Brasileiro, as duas equipes da capital vão brigar para não cair.

O Que FAZer?Nem sempre a solução é a troca de treinadores, mas

sim a contratação de reforços de qualidade com condi-ções de serem titulares. Os clubes mineiros precisam parar de funcionar como clinicas de reabilitação e cen-tros de caridade, chega de contratar jogadores de nome, porém, lesionados e encostados. Não se joga com o nome e o pior, alguns depois de recuperados vão embora e aca-bam se destacando em outros clubes. Isso aconteceu re-centemente com Diego Souza, Daniel Carvalho, Brandão e outros. O investimento nas categorias de base ainda é o melhor resultado. Puxando pela memória, quais foram os jogadores a nivel de Seleção revelados por Cruzeiro e Atlético? talvez, apenas o meia Bernard e o volante Fili-pe Souto no Galo. Parece que por enquanto o América é o único que está no caminho certo, pelo menos busca aliar qualidade e experiência com juventude.

DeCACAMPeÃOAmérica e ABC de Natal são os únicos clubes brasilei-

ros com dez conquistas estaduais seguidas. Agora, um jogador paraibano, hoje poderá entrar para a história do futebol mundial. Ele joga no Santos e também poderá ser decacampeão estadual, porém, em clubes diferentes. trata-se do zagueiro Durval. tudo começou em 2003 com o Botafogo da Paraíba, depois no Brasiliense, Atlético Paranaense e quatro vezes seguidas no Sport Recife. Em 2010 e 2011, no Santos, e quem sabe, neste domingo, se for campeão paulista.

Campeão mineiro

Enio LimaNarrador esportivo

Tabela do Mineiro JúniorA FMF (Federação Mi-

neira de Futebol) divulgou a tabela da Seletiva do Campeonato Mineiro da ca-tegoria júnior. A equipe do Democrata de Sete Lagoas, o Jacarezinho, estreia na competição neste sábado, dia 12, às 15h. A primeira partida dos jovens atletas acontecerá em Pedro Leo-

poldo. De acordo com o re-gulamento da disputa, as partidas serão feitas em turno e returno, sendo que as equipes estão divididas em três chaves. As quatro melhores equipes de cada chave prosseguirão na dis-puta na fase final.

A chave do Jacarezinho é a C, tendo como adversários

as equipes Pedro Leopol-do, Valério (Itabira), Me-taluzina (Barão de Cocais), Guará (Sabará), Progresso (Cachoeira do Campo) e Ma-nhuaçu. A próxima partida do Jacarezinho acontecerá no sábado, dia 19, às 10h na Arena do Jacaré. Os ga-rotos do Democrata enfren-tarão o Guará.

handball feminino é campeão Durante a participação

dos atletas de Sete Lagoas na etapa microrregional dos Jogos de Minas (antigo Jimi), acontecida em Itaúna, se destacou a equipe de han-dball feminino. As garotas conseguiram se sagrar cam-peãs na categoria. Além dis-so, tivemos representantes nas disputas de basquete,

futsal e vôlei, garantindo o 2º lugar no masculino nestas categorias, e a 3ª posição no feminino. O handball mas-culino também não ficou de fora, e garantiu o 3º lugar na competição.

Agora, os atletas con-tinuam os treinamentos e aguardam calendário das próximas competições. A

etapa estadual dos Jogos de Minas, que ainda não teve a cidade definida, acontecerá em meados do segundo se-mestre. Nesta etapa, estão presentes várias outras mo-dalidades esportivas, como atletismo, atletismo para pessoas com deficiência, basquete para cadeirantes, entre outras.

Bem disputado desde o início

Com os resultados da pri-meira rodada da 1ª taça José Belarmino, já dá para imaginar o quanto a dispura será acirra-da. Entre as oito primeiras par-tidas, o resultado permaneceu igual em cinco jogos, enquan-to somente três tiveram uma equipe vitoriosa, ainda assim, em jogos disputadíssimos. Na última segunda-feira, dia 7, o único vencedor das partidas foi o Grêmio Al Kaeda, que venceu o Criciúma em um duelo muito acirrado por 4 a 3. No mesmo dia, os embates terminaram em 1 a 1 nas partidas entre Bosque e União Brejinho e Parma con-tra Industrial.

Já na segunda noite de par-tidas, acontecida na quinta--feira, dia 10, mais torcidas tiveram a oportunidade de co-memorar a vitória. O União Ber-nardo bateu a equipe do Novo Horizonte em outro jogo difícil, com um resultado final de 4 a 3. O Serrinha empatou em 2 a 2 com a equipe do AFP, sendo que o Montreal também acabou ficando no empate na disputa com o Fluminense em 1 a 1. O último vencedor da rodada foi o União Friburguense, que le-vou a melhor contra o time da Carroceria Celeste, em um jogo de muitos gols, que terminou em 4 a 2.

REVIStA PRAtIQUE/DIVULGAçãO

Confi ra os jogos da 2ª rodada

SeGuNDA-FeIrA (14/05) local: Campo do CAP 19h15: Palestra x Parma 21h20: Industrial x Renascer local: Campo do Curitiba 19h15: Montreal x União Friburguense 21h20: Carroceria Celeste x Fluminense

QuINtA-FeIrA (17/05) local: Campo da Portuguesa 19h15: Novo Horizonte x Serrinha 21h20: União Bernardo x AFP local: Campo do Eucaliptal 19h15: Grêmio Alkaeda x Bosque 21h20: União Brejinho x Criciúma

A equipe do Grêmio Al Kaeda foi uma das três equipes que conseguiram levar a vitória na primeira rodada


Top Related