Transcript
Page 1: Jornal Domingo em Casa 37º edição

Sete lagoaS noS tRilhoS Bonitinho, MaS oRdinÁRioTrem que vai ligar cidade a Belo Horizonte deve sair do papel. Pág.7

Leonardo Vieira conta tudo sobre o Ernesto, de "Vidas em Jogo". Pág. 11

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA TIRAGEM AUDITADA: 8.000 EXEMPLARES

Mo

rgu

eFil

e

DiV

ulg

Ação

doMingo eM c

aSa

ANO 1 | EDIÇÃO 37 | SETE LAGOAS 1 A 7 DE ABRIL DE 2012

doiS ladoS daReligiosos de Sete Lagoas explicam o verdadeiro significado da

Pascoa e da Semana Santa; historiadores relacionam a abordagem cristã à tradicional entrega de ovos de chocolate. Págs. 4 a 6

MeSMa SeManaMeSMa SeMana

Page 2: Jornal Domingo em Casa 37º edição

2 oPinião Domingo em Casa • 1 a 7 De abril De 2012

duke

Divulgar é preciso. Sempre!Muito se ouve questionar os

valores investidos pelo poder pú-blico em publicidade e ações de propaganda para divulgar os feitos do governo. Não é o caso especí-fico dos atuais governos munici-pal e estadual, que têm sido um tanto fransciscanos neste quesito. Porém, o gasto com publicidade não deve ser visto como algo con-denável em si, como se fosse ina-propriado divulgar o que anda a fazer esta ou aquela administração pública. obviamente, as contas pu-blicitárias devem, sim, ser alvo de permanente fiscalização daqueles que foram eleitos para este fim: os membros do Poder legislativo – vereadores e deputados.

Publicitar suas ações é uma for-ma de os governos darem satisfa-ção, prestarem contas à população do que têm feito com os recursos públicos. infelizmente, nem sempre os próprios agentes políticos estão plenamente convencidos disso. Não raro vê-se casos de chefes de execu-tivo resistentes ao uso da propagan-da como ferramenta de dar satisfa-ção ao povo da destinação que têm dado às verbas pertencentes a este mesmo povo.

Crêem estes que o fato simples de fazerem sua obrigação como ad-ministradores é suficiente para que a população reconheça seu trabalho e, como indistintamente todos es-peram, os agradeça cumulando-os de votos quando chegar a hora de ir às urnas. Também não são raros os exemplos de administradores com tal perfil que se enganam em suas

avaliações e vêem-se fragorosa-mente derrotados quando chegam as eleições.

Diferentemente do que alguns apregoam – principalmente quan-do estão na oposição - a publicida-de não tem o condão de “comprar” a opinião de veículos de comunica-ção, muito menos de manipular a opinião pública, fazendo feio o que é bonito, ou bom o que é ruim. A pu-blicidade não é uma opção dos ad-ministradores públicos, é obrigação constitucional. É direito do cidadão manter-se bem informado sobre os feitos públicos.

Por seguir algumas normas técnicas obrigatórias por lei, a propaganda oficial quer infor-mar mais que promover. Tanto é assim que já vai longe o tempo em que as propagandas de pre-feituras e governos estaduais es-tampavam em letras garrafais os nomes dos administradores de plantão naquele momento.

Hoje o administrador não pode se auto-promover nas publicidades do órgão ou município que dirige, e para que isto seja observado com rigor aí estão os olhos atentos dos membros do Ministério Público, um dos mais democráticos avan-ços dados à Nação Brasileira pela Constituição de 1988. e que atentos fiquem também os membros do legislativo. Mas, privar a população de uma justa prestação de contas do que anda fazendo um governo não é apenas ruim politicamente para quem age assim. Chega a ser um acinte à própria democracia.

Almerindo [email protected]

Campinas ou Betim?Sete lagoas se encon-

tra num momento de tran-sição em relação ao seu futuro. Poderá se transfor-mar numa cidade plena-mente desenvolvida onde o padrão de vida da popu-lação acompanha o ritmo do crescimento econômi-co, ou, poderá, por outro lado, se transformar numa cidade lotada de empresas e, ao mesmo tempo, acu-mular problemas sociais por resolver.

Devido à localização geográfica, o crescimento de Sete lagoas tem mais importância estratégica para Minas e para o Brasil, do que para a própria ci-dade. Muitas cidades que estiveram na mesma situa-ção, por não entender o an-tagonismo existente entre crescimento e desenvolvi-mento, negligenciaram a importância da adesão da população durante esse processo. em outras pala-vras, se a população local não entender as transfor-mações e não se engajar, o crescimento econômico atropela o desenvolvimen-to humano.

Acontece que os sete-la-goanos estão acostumados

a serem protagonistas do desenvolvimento munici-pal. Pouquíssimas cidades mineiras têm esse privilé-gio. exemplos de desen-volvimento endógeno não faltam. o Banco Agrimisa e a Telesete, que embora tenham sido incorporados, são exemplos do poder empreendedor local. É or-gulho da cidade o fato dos parques industriais, side-rúrgico, ceramista e têxtil terem superado várias cri-ses econômicas do país.

Num futuro próximo, a maioria das cidades terá problemas com o abaste-cimento de água. No en-tanto, em Sete lagoas, o Saae possui soluções de engenharia para garantir autonomia no abasteci-mento para a população e as empresas durante os próximos 50 anos.

No campo da saúde, brevemente, um hospital regional de primeiríssima categoria tornará a cidade referência estadual e na-cional. A implantação de uma faculdade de medici-na e de cursos de gestão da saúde pública é mera questão de tempo.

Na política, raras ci-

dades dispõem de cacife político de expressão es-tadual e federal tão alto. outro esteio social local é a ação pastoral da Dio-cese, que garante a sal-vaguarda da família como a base da sociedade. Se não houver quem defen-da a família como a célu-la mater da sociedade, o “progresso” sobrepõe o tecido social. Várias ci-dades se transformaram em terra de ninguém por-que a referência familiar perdeu significado.

Porém, um novo contex-to socioeconômico paira sobre a cidade. uma janela de oportunidades se abre, também, para neo-sete--lagoanos. Acontece que mineiro é desconfiado e costuma observar as coi-sas acontecerem primeiro para só depois agir. Mas isto não pode acontecer tarde demais. É só ob-servar os exemplos das cidades que passaram pela mesma transição. em uma, a população se en-gajou, e na outra, a popu-lação assistiu as mudan-ças da janela.

Crescimento com de-senvolvimento é melhor!

José Luiz Almeida [email protected]

Publicação da AC&S Mídia ltda CNPJ - 05.373.616/0001-21rua luiz do Carmo, 39Bairro Jardim Arizona - Sete lagoas-Mg - CeP 35700-374 - (31) 3775-0629Diretor geral - Almerindo Camilo (2709/Mg)Coordenador comercial - Sidney Duarte ([email protected])Coordenador de Marketing - José luiz de Almeida CostaCoordenador de distribuição - rafael MelgaçoEditora - Sandra CarvalhoReportagem - José Vítor Camilo e Cris DuarteDiagramação - Antonio Dias e Wanderson Fernando DiasTIRAGEM AUDITADA - 8.000 EXEMPLARESImpressão - o Tempo Serviços gráficos (Contagem-Mg)Representante comercial SP, Rio e Brasília - Screanmedia (11) 3451-0012 e (11) 9141-2938Fale conosco: [email protected] e [email protected]

OS ARTIGOS ASSINADOS NÃO EXPRESSAM NECESSARIAMENTEA OPINIÃO DESTE JORNAL.

doMingo eM caSa

Page 3: Jornal Domingo em Casa 37º edição

3Sete lagoaS eM tRanSFoRMaÇão Domingo em Casa • 1 a 7 De abril De 2012

Mobilidade urbana:Seltrans faz mudanças no trânsito. DOMINGO EM CASA ouviu a população

A questão do trânsito é um grande desafio para as administrações mu-nicipais. Com cada vez mais pessoas motorizadas, as ruas e avenidas ficam estreitas com tantos veículos dispu-tando o mesmo espaço. em qualquer obra realizada em via pública, os transtornos causados, mesmo sendo

temporários, devem ser compensados com benefícios diretos à população. As soluções criadas estão planejadas para ter vida longa para não causar novos incômodos.

Procurado pela reportagem do DOMINGO EM CASA, o secretário mu-nicipal Trânsito e Transporte urbano

(Seltrans), Caio Valace, informou que passou a administrar o trânsito de Sete lagoas de acordo com a filosofia da mobilidade urbana (ver quadro).

Nos últimos seis meses, grande número de intervenções no trânsito pode ser observado, e várias outras estão planejadas no Programa de

Mobilidade urbana que a Seltrans implanta no município. Segundo ele, o prefeito Mário Márcio Maroca (PSDB) determinou que antevisse soluções para acompanhar as trans-formações sociais e econômicas da cidade, ouvindo sempre o que a po-pulação tem a dizer.

É conjunto de soluções que facilitam e racionalizam o deslocamento urbano de pessoas e cargas, através da integração dos diversos meios de transportes, com prioridade à segurança e acessibilidade das pessoas.

o que é Mobilidade Urbana:

trânsito na Santa Juliana será mudado

Via de acesso a grandes in-dústrias como iveco e Ambev, a Santa Juliana tornou-se uma das ruas com um trânsito mais desordenado de Sete lagoas. No intuito de facilitar o fluxo de veículos e pensando nos benefícios da própria popu-lação, a prefeitura vai alterar o sentido da rua, que passa a ser de mão única no sentido centro-bairro. “essa mudan-ça está prevista para o dia 5 de abril”, afirma o secretário Caio Valace.

De acordo com o supervi-sor de Trânsito da Seltrans, Marcos Mezenga, a secretaria realizou um estudo minucio-so até se chegar a essa deci-são. “Chegamos à conclusão que no sentido bairro-centro havia três possibilidades de acesso - avenida Prefeito Al-berto Moura sentido bairro Nova Cidade, avenida Saba-rá e ainda a avenida Prefeito Alberto Moura sentido bairro Montreal. Também concluímos que no sentido centro-bairro o acesso seria só pela Santa Ju-liana”, explica.

População avaliaPabline Cordeiro, de 30

anos, farmacêutica, conside-ra que a mudança no sentido do trânsito da Santa Juliana é muito válida. ela conta que já bateram em seu carro estacio-nado na rua. “Há dias em que eu tenho que estacionar nas ruas perpendiculares à Santa Juliana por falta de espaço”, relata a farmacêutica.

Claudete ribeiro, de 42 anos, manicure, residente no bairro São Vicente, encara a mudança de forma positiva. ela circula diariamente pela Santa Juliana por meio do transporte público e acha que a mudança só trará benefícios para a população. “isso aqui é

catedral Santo antônio: obra polêmica, mas necessária

outra ação prevista pela Seltrans é a abertura do trânsito na lateral da igreja Santo Antônio. Conforme explicou o secretário Caio Valace, a determinação tem o aval da arquite-ta urbanista e analista do Ministério Público, Andréa lana Mendes Novais. “essa medida faz parte das estratégias da Seltrans para minimizar os transtor-nos causados com o fechamento des-sa rua, sobrecarregando o tráfego nas ruas Dr. Pena, Fernando Pinto, praça Barão do rio Branco e rua ilka França, com fortes reflexos nas ruas Senador Salgado Filho e Santa Helena. Além disso, o intuito é criar um corredor que ligue a rua Carmem Kilesse, na Várzea, até o fim da Professor Abeylard, no Pla-nalto”, explica o secretário.

Apesar do respaldo do Ministério Público, a medida não é bem vista pelo monsenhor Adelino de Souza lopes, responsável pela Catedral de Santo Antônio, que foi informado da

uma coisa horrorosa, são mui-tos acidentes. Acredito que com essa mudança as coisas vão me-lhorar”, afirma a manicure.

Narciso Nascimento, de 30 anos é agente de Correios e conta a dificuldade que tem em realizar seu trabalho na rua Santa Juliana. ele também vê com satisfação a notícia da mudança no tráfego no local. “Hoje eu faço a entrega da correspondência toda de um lado da rua para voltar fazendo o ou-tro lado, cruzar a rua para fazer esse trabalho é praticamente im-possível”, revela.

Claudete Ribeiro: “Isto aqui é uma coisa horrorosa”

Narciso Nascimento: “Cruzar a rua é praticamente impossível”

Neide Correia: “Muitos acidentes vêm ocorrendo aqui”

FoToS CriS DuArTeobra através de ofício. “Minha opinião é desfavorável, mas nunca fechei as por-tas para o diálogo”, diz.

o secretário Caio Valace promete melhorar a informação sobre os benefí-cios da obra para as pessoas afetadas. A intenção é limitar o trânsito no local a veículos pequenos, instalando limitado-res de eixo e de altura. “Vamos colocar também uma ilha central direcionando o trânsito para o lado esquerdo da via e deixando o lado direito destinado ao estacionamento”, antecipa.

Caio Valace explica que a ação é im-portante porque o local fica repleto de veículos estacionados, e a falta de pas-sagem obriga que os veículos em circu-lação sejam obrigados a fazer manobras perigosas em um espaço pequeno. “Va-mos evitar riscos para as crianças e pe-destres que transitam no local”, relata.

Para a aposentada Neide Correia, de 47 anos, moradora do bairro da Várzea que leva e busca os sobrinhos

diariamente ao colégio regina Pacis, a abertura da via facilitará muito a cir-culação no local e é uma questão de segurança para os munícipes. “Muitos acidentes vêm ocorrendo aqui devido à falta de espaços para manobras. o trân-sito de veículos precisa ser organizado”, opina.

o povo fala sobre implantação de sentido único nas ruas José Duarte de Paiva e Benedito Valadares

o PoVo Fala

Cilene Soares, 40 anos, arte finalista:“Já tive que trocar o retrovisor várias vezes. Hoje está bem mais tranquilo, fiquei muito satisfeita com a mudança”.

Cilene Soaresanos, arte finalista:“Já tive que trocar o retrovisor várias vezes. Hoje está bem mais tranquilo, fiquei muito satisfeita com a mudança”.

Priscila Liboreiro funcionária pública:“Foi muito benéfico essa mudança, até mesmo para o pedestre que tinha muita dificuldade em atravessar a rua”.

Priscila Liboreiro funcionária pública:“Foi muito benéfico essa mudança, até mesmo para o pedestre que tinha muita dificuldade em atravessar a rua”.

Cláudia Correia, 48 anos, secretária:“Depois da mudança, os acidentes diminuíram muito. isso é um ganho enorme para a sociedade”.

Cláudia Correia48 anos, secretária:“Depois da mudança, os acidentes diminuíram muito. isso é um ganho enorme para a sociedade”.

o secretário Caio valence anuncia que em breve a rua Benedito Valadares terá os passeios alargados, para maior conforto e segurança dos pedestres.

o secretário Caio valenceque em breve a rua Benedito Valadares terá os passeios alargados, para maior conforto e segurança dos pedestres.

Page 4: Jornal Domingo em Casa 37º edição

4 Religião Domingo em Casa • 1 a 7 De abril De 2012MorgueFile

Páscoa: reflexão e...chocolateJudeus e católicos comemoram período com diferentes abordagens; historiador explica que há relação entre a entrega de ovos e o cristianismo

Por Cris Duarte e Sandra Carvalho

Páscoa, data que sucede a Qua-resma e a Semana Santa. um perío-do curto, mas com pelo menos três grandes significados religiosos e culturais. Para os cristãos católicos, trata-se de um momento de reflexão sobre a paixão e morte de Cristo e o sacrifício que ele fez para salvar a humanidade dos pecados. Já os judeus, comemoram o Pessach, a libertação do povo judaico da escra-vidão no egito, passagem descrita no livro Êxodo, do antigo testamento da Bíblia. Paralelo a isso tudo, pessoas de praticamente todas as religiões mantêm a tradição de presentear amigos e parentes com ovos de cho-colate, um costume que, segundo historiadores, tem também uma re-lação com religiões. A reportagem do DOMINGO EM CASA foi a campo con-versar com quem entende do assunto para detalhar os significados.

Na visão católica, de acordo com o monsenhor Adelino de Souza lopes, responsável pela paróquia de Santo Antônio, o período é reservado para a reflexão e a conversão espiritual, ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritu-al. “essencialmente durante a Qua-resma, fazemos um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhi-

da do Cristo ressuscitado no Domingo de Páscoa”, afirma o Monsenhor.

ele explica que a celebração pascal já era uma festa dos Judeus, remetendo a passagem do povo pelo deserto em direção a Terra prometida e que a Páscoa era uma festa de co-memoração da libertação antes da morte de Cristo. Após a crucificação, a Páscoa passou a ter um novo signifi-cado: o de ressurreição e de presença de Jesus com seu povo.

Quanto aos sacrifícios e penitên-cias do período, o monsenhor explica que a carne é usada simbolicamente como forma de renúncia. “o caminho que leva a Deus implica em renún-cias, sacrifícios. renuncia-se ao ca-minho da maldição e da morte para ir em direção ao caminho da benção e da vida”, acrescenta.

o monsenhor explica também que a Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e re-novação interior a partir da realização de boas ações ao próximo, o que, para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Pás-coa. "É uma maneira de se concretizar o exercício pastoral, visando à trans-formação das injustiças sociais".

Dessa forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a igreja Católica comemora a Quaresma em preparação à Páscoa. ela concede ao período quaresmal uma visão voltada

PESSAChJá entre os judeus, a passagem

da saída do egito, o Pessach, é o alvo das comemorações e reflexões. Segundo informações obtidas na Co-munidade Judaica de Belo Horizonte, o período marca o êxodo dos judeus do egito, por volta do ano 1250 antes de Cristo. No egito, os judeus foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. A história pode ser lida com detalhes no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo.

A Páscoa Judaica também come-mora especialmente a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde, liderados por Moisés, fugiram do egi-

Monsenhor Adelino de Souza Lopes, da paróquia Santo Antônio

FoToS CriS DuArTe

para as questões específicas do povo, essencialmente ligada à Páscoa.

A aposentada irene Araújo, de 66 anos, frequentadora participante da Paróquia de São Cristóvão, conta que a religião orienta que se faça jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão, facultando a quem quiser o jejum dos 40 dias livre. “o jejum pode estar relacionado ao consumo de carne, álcool ou fumo de acordo com cada fiel. A Quaresma deste ano tem o tema ‘que a saúde se difunda sobre a Terra’. A participação nos encontros semanais é tão importante quanto o jejum em si. um complementa o outro, pois é nos encontros que aprendemos a palavra de Deus e rezamos”, afirma.

to. Nessa data, os judeus se reúnem e fazem e comem o matzá (pão sem fer-mento) para lembrar a rápida fuga do egito, quando não sobrou tempo nem mesmo para fermentar o pão.

Ainda de acordo com informações da comunidade belo-horizontina, a festa de Pessach é antes de tudo uma festa familiar, onde na primeira das duas noites é realizado um jantar es-pecial chamado de Sêder de Pessach. Só participam aqueles judeus e gen-tios convertidos ao judaísmo.

Durante o jantar, a história do Êxodo do egito é narrada, e se faz as leituras das bençãos, das histó-rias, de parábolas e canções judai-cas. Durante a refeição, come-se o pão sem fermento e utiliza-se rou-pa de sair para lembrar-se do “sair apressado da terra do egito”.

E OS OvOS?Mas, e os ovos de chocolate?

De onde surgiram? Muitos não con-seguem entender a relação entre dar ovos de chocolate e o período religioso cristão, mas o historiador rainer Sousa garante que ela existe. Segundo ele, para responder a essa pergunta é preciso voltar no tempo em que o próprio cristianismo esta-va longe de se tornar uma religião. “em várias antigas culturas espalha-das pelo Mediterrâneo, no leste eu-ropeu e no oriente, observamos que o uso do ovo como presente era algo

Page 5: Jornal Domingo em Casa 37º edição

5Religião Domingo em Casa • 1 a 7 De abril De 2012MorgueFile

Páscoa: reflexão e...chocolateJudeus e católicos comemoram período com diferentes abordagens; historiador explica que há relação entre a entrega de ovos e o cristianismo

Visão protestanteentre os cristãos protes-

tantes, não há comemorações festivas no período da Páscoa. o pastor Francislei Mercês, da Comunidade evangélica Deus é Fiel, explica que a Quaresma é um evento anual pertencente apenas ao calendário Católi-co. Para ele, os atos de jejum, reflexão e arrependimento devem ser praticados de for-ma que não atraiam atenções externas e em qualquer época do ano.

“o jejum é algo bom quan-do feito sob a ótica bíblica. É bom e agradável a Deus quan-do abandonamos hábitos e práticas pecaminosas. Não há absolutamente nada errado em guardar um tempo para nos concentrar apenas na morte e ressurreição de Jesus. entre-tanto, estas práticas são coi-sas que devemos fazer todos os dias do ano, não apenas nos 40 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa”, defende.

o pastor explica que no evangelho de Mateus está cla-ro que a carne ou qualquer alimento que, sendo saudá-

vel, não prejudica a comunhão com Deus, ou sua santificação. “Muito pelo contrário, aquilo que sai da boca é que pode le-var a humanidade à perdição. Não adianta deixar de alimen-tar-se, e sair por aí maltratan-do e caluniando o próximo. Devemos ter cuidado com o que está saindo da nossa boca. Quero salientar que a santi-ficação deve ocorrer nos 365 dias do ano”, ressalta o pastor.

A costureira evangélica Marlene Matos, de 61 anos, diz que acha ser desnecessária a realização de sacrifícios, uma vez que o maior sacrifício já foi feito por Jesus na cruz do calvário. Marlene ainda acres-centa que a igreja evangélica que frequenta (Comunidade Deus é Fiel) orienta que as orações, jejuns e caridades ao próximo devem ser feitas du-rante o ano todo. “Qualquer sacrifício que, por ventura, viéssemos a fazer seria nada, diante do sacrifício de Cristo na cruz. ele já pagou o preço por nossas vidas”, finaliza. (Por Cris Duarte)

Marlene Matos defende a reflexão durante todo o ano

Pastor Francislei, da Comunidade Evangélica Deus é Fiel

Irene Araújo diz que a participação na igreja é fundamental

tação de algumas antigas tradições e símbolos religiosos a outros eventos relacionados ao ideário cristão.

“A partir de então, observaría-mos a pintura de vários ovos com imagens de Jesus Cristo e sua mãe, Maria”. Conforme o historiador, o motivo religioso cristão passa a ser o principal para a entrega dos ovos e o coelho passa ter o mesmo significado que tinha no paganismo: renovação e esperança.

No auge do período medieval, nobres e reis de condição mais abas-tada costumavam comemorar a Páscoa presenteando seus amigos, entes queridos e monarcas com ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas. “Até que chegássemos ao famoso e bem mais acessível ovo de chocolate, foi necessário o desenvol-vimento da culinária e, antes disso, a descoberta do continente america-no”, afirma o historiador.

Ao entrarem em contato com os maias e astecas, na América pré-co-lombiana, os espanhóis foram respon-sáveis pela divulgação do chocolate no Velho Mundo. Somente 200 anos mais tarde, os culinaristas franceses tiveram a ideia de fabricar os primei-ros ovos de chocolate da história. De-pois disso, acrescenta rainer, a ener-gia desse calórico extrato retirado da semente do cacau também reforçou o ideal de renovação sistematicamente difundido nessa época.

bastante comum. em geral, esse tipo de manifestação acontecia quando os fenômenos naturais anunciavam a chegada da primavera e melhora nas colheitas”.

Conforme o historiador, não por acaso, vários desses ovos eram pinta-dos com algumas gravuras que tenta-vam representar algum tipo de planta ou elemento natural. em outras situ-ações, o enfeite desse ovo festivo era feito através do cozimento deste junto a alguma erva ou raiz impregnada de algum corante natural. Atravessando a antiguidade, esse costume ainda se manteve vivo entre as populações pa-gãs que habitavam a europa durante a idade Média.

Nesse período, muitos desses

povos realizavam rituais de adora-ção para ostera, a deusa da Prima-vera. “em suas representações mais comuns, observamos esta deusa pagã representada na figura de uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava um ovo nas mãos. Nesta imagem há a conjunção de três símbolos (a mu-lher, o ovo e o coelho) que reforça-vam o ideal de fertilidade comemo-rado entre os pagãos”, explica.

A entrada desses símbolos para o conjunto de festividades cristãs acon-teceu com a organização do Concílio de Niceia, no ano 325 depois de Cris-to. Nesse período, os clérigos tinham a expressa preocupação de ampliar o seu número de fiéis por meio da adap-

Page 6: Jornal Domingo em Casa 37º edição

6 cidade e Região Domingo em Casa • 1 a 7 De abril De 2012

Nem só de ovos de chocolate vive a Páscoa. Ideias criativas fazem a data ser inesquecível.

Quem gosta de dar esses produtos diferenciados tem como opção de compra várias lojas do

Shopping Sete Lagoas. São almofadas de coelhinho, licores, pelúcias, perfumes e até máquinas.

Os presentes não precisam ser dados isoladamente.Eles também podem funcionar como uma excelente

companhia aos tradicionais ovos.

VitrinePelúcias Estripulia (31) 3775.1657

Turma da Mônica Páscoa

R$ 54,99 Presentes para complementar

o ovo de chocolate.

home e Cook (31) 3776.5160 – Linha Arno Kids. Cascata de chocolate e máquina de algodão doce.

Presentes inovadores e duradouros para as crianças.

R$ 219,90 cada

Ovo com miniatura Patatí Patatá

R$ 49,99Presentes para complementar o ovo de chocolate.

Pelúcias Estripulia (31) 3775.1657

Licor de chocolate Stock. Para presentear com chocolate

de forma diferente.

R$ 26,20Santa helena Shopping

Almofada mania coelho. Para quem não quer passar perto do chocolate

mas quer comemorar a data.

R$ 69,90Imaginarium (31) 3774.6578

Pelúcias Estripulia (31) 3775.1657Coelho de pelúcia

R$ 35,99

O Boticário – Kit de Sabonetes Coleção Fun Surpresas. A intenção do

kit é inovar nos presentes de Páscoa. A embalagem do produto é composta por elementos gráficos que recriam ovos de páscoa.

R$ 24,99

Cascata de chocolate e máquina de algodão doce. Presentes inovadores e duradouros para as crianças.

Page 7: Jornal Domingo em Casa 37º edição

7cidade e Região Domingo em Casa • 1 a 7 De abril De 2012

Mobilidade pelos trilhosum sistema ferroviário de

transporte de passageiros com pelo menos dois ramais dentro do município, com trens que po-dem andar com velocidade de até 90 km por hora e que liguem a cidade a Belo Horizonte está sendo estudado em Sete lago-as. uma equipe da universidade Federal de Minas gerais (uFMg) vai dar parecer técnico sobre a viabilidade de linhas funciona-rem na cidade, atendendo à de-manda interna, e que também liguem o município à capital, passando por Confins. A linha seria finalizada em Divinópolis, em um projeto macro com a in-tervenção do governo do estado.

A criação das linhas regulares inclui reaproveitar estrutura de trilhos já existente na região e foi tema de reuniões nesta semana entre o secretário de Transportes de Sete lagoas, Caio Valace, na Cidade Administrativa e na Agên-cia de Desenvolvimento da região Metropolitana de BH (ADrMBH).

Na Cidade Administrativa, a reunião com o subsecretário de assuntos estratégicos da Se-cretaria estadual de Desenvol-vimento (Sede), luiz Athayde, tratou do desenvolvimento do Vetor Norte da grande BH, que inclui a criação de pólo eletroe-letrônico na região de Sete lago-as. “Discutimos questões como o ordenamento urbano da cidade diante da possível instalação de novas empresas no polo”, expli-cou Caio Valace.

Dentro do plano de desen-volvimento econômico, a mesma reunião tratou da apresentação de proposta de implantação de uma rodovia expressa em con-junto com um sistema ferroviário de passageiros, que vai possibi-litar o transporte dos usuários entre Sete lagoas e o aeroporto de Confins em 30 minutos.

Já agência metropolitana, o assunto foi a criação de uma li-gação ferroviária entre a cidade e Belo Horizonte, passando por

Sete lagoas discute projetos de linha de trens de passageiros para Belo Horizonte

Confins. “No município, já te-mos dois ramais existentes que, a meu ver, estão em condições de operar”, acrescentou Vala-ce. Segundo ele, um dos ramais fica no encontro das avenidas Norte-Sul e equador. outro ra-mal sai da epamig em Prudente de Morais e passa pelo Cidade de Deus até o local onde está a Caterpillar. esses ramais juntos podem atender à demanda in-terna de transporte e também a demanda para a capital, ao se-rem ligados às outras linhas fora da cidade”, frisou.

Valace diz que, caso o pare-cer da uFMg mostre que o proje-to é viável, a operação das linhas pode ter início em três anos. “Já foram identificadas cinco em-presas interessadas em bancar o projeto e explorar as linhas. Ter trens de passageiros na área urbana significa diminuir carros circulando e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida”, completa o secretário.

SToCK.XCHNg

domingo na Praça

A comunidade do Jardim Arizona já conhece a nova diretoria da associação do bairro. A

apresentação foi feita no dia 18 de março, em um evento intitulado “Domingo na Praça”, na

praça Padre Domingos. Associados e moradores marcaram presença, apresentando sugestões,

aspectos que precisam ser trabalhados, apoio e adesão ao órgão. Todos colaboraram

e participaram do farto café da manhã que foi servido. Música ao vivo, recreação,

brincadeiras, aferição de pressão arterial, teste de glicose e orientação quanto ao combate do

Aedes aegypti enriqueceram o encontro.

NeWPHoTo/DiVulgAção

Procura-se os vândalos

PatRiMÔnio PÚBlico

imagens das câme-ras do sistema de mo-nitoramento olho Vivo estão sendo analisadas pela guarda Municipal para identificação de vândalos que arranca-ram lixeiras da lagoa Paulino e as jogaram nas águas. recentemente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente insta-lou 16 novas lixeiras na

orla da lagoa. Passados apenas dois dias, duas lixeiras foram encontra-das dentro da lagoa. em uma nova intervenção, os equipamentos foram recolocados.

em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura de Sete lagoas repudiou o ato e frisou que cada vez que os objetos são arrancados e recoloca-

dos, o dinheiro público está sendo gasto. o exe-cutivo também convoca moradores a denuncia-rem os vândalos por meio do 190 (Polícia Militar). Caso os crimi-nosos sejam pegos, eles podem responder por crime contra o patrimô-nio público, que prevê até mesmo pena de de-tenção.

Page 8: Jornal Domingo em Casa 37º edição

8 cidade e Reigião Domingo em Casa • 1 a 7 De abril De 2012

Parcerias vão ampliar tempo do aluno na escolaGovernador, mais uma

vez vamos falar sobre edu-cação. O Governo de Minas acaba de lançar o programa Minas Presente na Escola. Explica para a gente como vai funcionar esse programa e quais os benefícios para os estudantes e também para suas famílias.

Antonio Anastasia: esse é um projeto muito importan-te. A educação é prioridade absoluta de nosso governo. e, de fato, nós sabemos que para o futuro é importante investirmos hoje em edu-cação. esse projeto Minas Presente na escola significa a maior permanência dos alunos nas escolas através de atividades extracurricu-lares no chamado contra-turno. Se o aluno estuda de

manhã, atividades à tarde; se estuda à tarde, atividades de manhã. São atividades de cultura, de esporte, de formação em cidadania, ati-vidades artísticas, ou seja, diversas atividades que são feitas em parceria com en-tidades da sociedade civil e que vão preencher também um período em que o aluno está disponível, permitindo que ele não só aprenda uma atividade artística, que ele desenvolva um perfil espor-tivo, mas também que ele se ocupe permanentemente, ajudando, é claro, a sua for-mação e a sua instrução.

Para esse programa, o Governo de Minas, como o senhor mesmo citou, buscou parcerias com a sociedade

civil organizada. Como será essa parceria, governador?

Antonio Anastasia: Bem, em primeiro lugar é bom lem-brar que o governo sozinho não consegue realizar tudo. É imprescindível que a socie-dade também se articule. No caso da educação, por exem-plo, é fundamental, e nós sempre falamos isso, a par-ticipação das famílias. Mas também é muito importante a participação das empresas, das entidades de classe, dos sindicatos, das entidades de organizações da sociedade civil que possam colaborar com o governo na formação dos nossos alunos. então, em especial nesse programa Mi-nas presente na escola, nós temos diversas instituições como a Federação do Comér-

cio, o Sebrae, a Federação das indústrias, a Associação Comercial, várias entidades – poderia aqui citar diver-sas – que compõe o núcleo inicial dos chamados sócios--fundadores, os membros fundadores desse grande mo-vimento. e nós queremos ex-pandi-lo, com a presença dos municípios, organizações não governamentais para ter-mos opção. opção em que va-mos oferecer cursos de judô, artes plásticas, formação em teatro, rodas de conversas de natureza política pra for-mação da cidadania. ou seja: o grande objetivo, de fato, é nós termos o aluno ao mesmo tempo estudando e também com seu contraturno preen-chido, de modo voluntário, com ações que são tão im-

portantes para sua formação enquanto cidadão.

E as pequenas empresas

do interior também podem participar?

Antonio Anastasia: Sim! As pequenas empresas também são chamadas a contribuir. os cursos oferecidos são re-lativamente simples, de baixo custo. e o papel das empre-sas, juntamente com o gover-no, é no financiamento dessas atividades. Portanto, o gover-no já tem as suas responsabi-lidades, que vão continuar as mesmas, mas é bom nós ter-mos também a participação, a chamada responsabilidade social das empresas, tanto das grandes quanto das pe-quenas e das médias. Todas são muito bem vindas!

Antonio Anastasiagovernador de Minas gerais

Sucessão municipalMais um encontro para debater a sucessão municipal foi realizado recentemente e informações oficiais devem ser liberadas nos próximos dias. o encontro aconteceu entre o prefeito municipal, Mário Márcio Maroca e o secretário de estado do governo, Danilo de Castro. Na oca-sião, o nome de Mário Márcio Maro-ca, segundo informações da prefeitu-ra, foi evidenciado como o principal nome do PSDB na condução das decisões políticas, sobretudo em relação à reeleição em Sete lagoas. o prefeito Maroca não deu detalhes das conversas.

Clube das LetrasTomou posse no último dia 17, na reunião em comemoração ao Dia da Poesia, a nova diretoria do Clube de letras de Sete lagoas que atuará no biênio 2012/2013. eleita no últi-mo dia 10, a nova diretoria contará com rosana Macedo Pontes como presidente, Nanci rodrigues Zur-mely como vice presidente, Juliana Machado Cruz e luiz Dias Vasconce-los como 1º e 2º secretários, Nilson Ferreira Machado e Antônio eugênio de Matos como 1º e 2º tesoureiros, Magna Alves Dias e Carlito Alves ro-drigues como bibliotecários e João Batista Drummond e Ana Maria reis Drummond como relações públi-cas. A assistência do Departamento infanto-juvenil “Sangue Novo” ficará nas mãos da ex presidente do Clube, Mariza da Conceição Pereira.

Plano Diretor Após ouvir por mais de duas semanas todas as comunidades da cidade para diagnosticar as necessidades de cada região, a Secretaria de Planejamento parte para análises e consolidação das propostas apresentadas sobre o Plano Diretor e Desenvolvimento Sustentável de Sete lagoas para os próximos dez anos. A expectativa é que no prazo de um mês o projeto esteja consolidado. Paralelamente, os trabalhos associados às áreas de urbanismo, infraestrutura, arquitetu-ra e meio ambiente serão executados. Também, serão agendadas reuniões com as entidades de classe. Mais informações no site “www.planodire-torsetelagoas.com.br”.

Educação AmbientalJá está em curso em algumas es-colas da cidade o Programa de educação Ambiental 2012 da Brennand Cimentos. lançado no último dia 15, na Casa da Cultu-ra, a ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal. o Programa tem vários parceiros e surgiu ini-cialmente da união da Brennand Cimentos com o executivo muni-cipal, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de educação. A primeira fase do programa pre-vê a implementação do “Agente Ambiental Voluntário escolar”, envolvendo alunos e familiares no controle dos resíduos sólidos (lixo) e do mosquito transmissor da Dengue.

RÁPidaS

cuidados com picadas de escorpiãoo Serviço de Toxicologia

do Hospital João XXiii, da Fundação Hospitalar de Minas gerais (Fhemig), alerta as víti-mas de picadas de escorpiões para que busquem atendimen-to imediato e que não percam tempo ao se dirigirem para a unidade hospitalar, pois o ve-neno pode ser fatal, principal-mente em crianças.

No ano passado, foram re-gistrados 1.254 atendimentos no João XXiii. entre 2009 e 2010, houve 2.512 ocorrên-cias envolvendo escorpiões. referência para o tratamen-to de agressões por animais peçonhentos, o hospital é a única instituição que possui o soro antiescorpiônico em Belo Horizonte.

Segundo o coordenador do Serviço de Toxicologia, Délio Campolina, são realizados, no João XXiii, em média, 100 aten-dimentos mensais de vítimas de picadas de escorpião nos períodos de maior incidência de casos, os meses de setembro e outubro. embora este número caia para 60 nos demais meses, é preocupante a frequência com

que acontecem, a cada ano, aci-dentes envolvendo escorpiões.

“Sintomas como vômito, mal estar, falta de ar, agita-ção, sonolência e prostração não devem ser ignorados. Nos casos mais graves, a pessoa pode evoluir para uma arritmia cardíaca, insuficiência respira-tória e até mesmo um edema agudo de pulmão. Quando isso ocorre, além do soro, é preciso que a vítima receba suporte de uTi para os controles cardía-co e pulmonar”, destaca Délio Campolina.

Cautelao escorpião deve ser com-

batido com a manutenção de ambientes limpos e com a eli-minação de entulhos, pedras e madeiras. As pessoas devem ter atenção e sempre procurar balançar roupas e toalhas antes de serem usadas. o mesmo cui-dado deve ser tomado com os calçados.

As galinhas e os sapos são predadores naturais dos escor-piões. enquanto as galinhas têm hábitos diurnos, os sapos, assim como os escorpiões, são

animais noturnos e são mais eficazes para eliminar esses aracnídeos, uma vez que são capazes de comer vários.

Ao manusear entulhos e lixos ou limpar terrenos e es-gotos, a pessoa deve, obriga-toriamente, proteger-se com luvas e botas. É aconselhável, inclusive, ter galinhas por per-to para que elas comam o ani-mal peçonhento. Também são inimigos naturais diversas es-pécies de aranhas, pássaros, lagartos, corujas, seriemas e macacos. As informações são da Agência Minas.

aleRta

No ano passado, foram registrados 1.254 atendimentos envolvendo escorpiões no João XXIII

gleiSSoN MATeuS

Page 9: Jornal Domingo em Casa 37º edição

15entReteniMento Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011 9cliMa Domingo em Casa • 1 a 7 De abril De 2012

Conversa com a PresidentaO governo tem algum projeto

de incentivo à leitura para os mora-dores do campo. (leonardo P. levi, 38 anos, professor particular em São Paulo (SP)

Presidenta Dilma – leonardo, nós lançamos na semana passada o Programa Nacional de educação do Campo (Pronacampo), que tem uma ação específica neste sentido – vamos distribuir livros para as bi-bliotecas de escolas rurais, buscando formar um acervo adequado à reali-dade do campo e das comunidades quilombolas. Com esta ação, até 2014 nós vamos atender 1,9 milhão de estudantes dos anos finais do en-sino fundamental e do ensino médio. e nós já tínhamos um outro progra-ma muito bem-sucedido, que é o Arca das letras. Por este programa, desde 2003 o Ministério do Desen-volvimento Agrário já instalou 8.800 bibliotecas em mais de 3.200 muni-cípios e capacitou 17.500 agentes de leitura para estimular e orientar os leitores. o objetivo é incentivar, no

meio rural, o hábito da leitura, que é fundamental para a aprendizagem, o entretenimento e para a formação cidadã. As bibliotecas beneficiam localidades como assentamentos da reforma agrária, colônias de pescadores, associações de crédito fundiário, comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas e agriculto-res familiares. o Arca das letras está desenvolvendo a cultura da leitura na zona rural – as crianças e jovens são os mais entusiasmados, represen-tando 70% dos frequentadores das bibliotecas.

Por que não é aceito aluno de es-cola particular para bolsa do ProUni? Gostaria de fazer uma faculdade, mas meu diploma é de escola particular. (elcir Pinheiro euzébio, 54 anos, dona de casa em Cabo Frio (rJ)

Presidenta Dilma – elcir, o Prou-ni foi criado para permitir que estu-dantes de baixa renda pudessem ingressar no ensino superior, quando não tivessem oportunidade de cursar

uma instituição pública. No caso dos estudantes egressos de escolas par-ticulares, há sim a possibilidade de participação no Prouni, desde que tenham cursado o ensino médio na condição de bolsista integral da insti-tuição. Caso tenham cursado apenas parte do ensino médio em escola particular, é preciso que nesse perí-odo tenham sido beneficiados com bolsa da instituição. Se não for esse o seu caso, você ainda pode recorrer ao Fundo de Financiamento estudan-til (Fies), que financia estudos em curso superior privado. Desde 2010, o programa funciona com juros mais baixos, de 3,4% ao ano, e o aluno poderá quitar o empréstimo num prazo de três vezes o período finan-ciado do curso, com carência de 18 meses. Além do mais, os professores poderão ter a dívida do Fies reduzida se atuarem na rede pública de edu-cação básica. os médicos também, desde que trabalhem em equipes do programa Saúde da Família. o Prou-ni, o FieS, a expansão do número de

vagas nas universidades públicas, a adoção do exame Nacional do en-sino Médio (enem) e o Sistema de Seleção unificada (Sisu) são parte de nossa política de democratização e descentralização do acesso à educa-ção superior.

Como o governo quer abrir mais leitos para os usuários de crack nos hospitais, se eles não conseguem nem atender as pessoas que vão? (Tiago da S. Martins, 20 anos, estu-dante em Ceilândia (DF)

Presidenta Dilma – Tiago, esta-mos trabalhando em várias frentes para que o atendimento no SuS seja ágil e de qualidade para todos, independentemente dos motivos que os levam a procurar assistência. em 2011, aumentamos em r$ 2,3 bi-lhões o total repassado anualmente a estados e municípios para assistên-cia hospitalar. Foram criados mais 1.296 leitos de uTi, o maior número dos últimos 8 anos. Destinamos ain-da r$ 720 milhões adicionais para

hospitais filantrópicos e universitá-rios e vamos investir r$ 20 bilhões até 2014, tanto em hospitais quanto em ambulatórios. Já iniciamos a im-plantação do SoS emergências, para melhorar a gestão e o atendimento nos prontos-socorros dos 11 maio-res hospitais públicos do país. Com o programa Melhor em Casa, ofere-cemos tratamento nos domicílios, o que contribui para descongestionar os hospitais. em todo o país, já são 213 equipes. As ações voltadas para os dependentes químicos são parte deste processo de melhoria de toda a rede do SuS. Hoje eles já procuram as emergências hospitalares durante as crises. Além das enfermarias es-pecializadas, estamos criando vagas também nos Centros de Atenção Psicossocial e nas unidades de Aco-lhimento. Ao todo, até 2014, serão criados 13.518 leitos para atendi-mentos e internações durante crises de abstinência e em casos de intoxi-cações graves para os dependentes químicos.

Dilma Rousseff Presidenta

Mande sua pegunta para Dilma rousseff pelo e-mail [email protected]

Medicamentos para próstata e fitoterápicos são incluídos na lista do Sistema Único de Saúde

mais de 800 remédios gratuitos

uma portaria que amplia para 810 a relação Nacional de Medicamentos (rename) oferecida pelo Sistema Úni-co de Saúde (SuS) foi publicada pelo Ministério da Saúde no Diário oficial da união da última quinta-feira (29). A lista antiga se limitava a 340 itens. entre as novidades, está a inclusão de cinco novos medicamentos, que pas-sam a ser fornecidos gratuitamente nas unidades básicas de saúde. entre eles, os alopáticos Finasterida e a Do-xasozina, indicados para o tratamen-to da hiperplasia prostática benigna (crescimento anormal da próstata). e mais três fitoterápicos: Hortelã (trata-mento da síndrome do cólon irritável), Babosa (queimaduras e psoríase) e Salgueiro (dor lombar).

A relação Nacional de Medica-mentos é atualizada a cada dois anos. A última relação atualizada fora publi-cada em 2010. outra novidade é que a rename/2012 ganha outro concei-to. Até o ano passado, só constavam desta relação medicamentos da aten-ção básica, considerados itens “es-senciais” para a população brasileira; isto é, voltados para os agravos mais recorrentes. Por isso, a rename/2010 se limitava a 340 itens.

Até então, não estavam incluídos os medicamentos que tratam doen-ças raras e complexas nem vacinas ou insumos. “este ano, a rename foi elaborada a partir de um conceito mais amplo do que é essencial para a população. Todos os medicamen-

tos de uso ambulatorial foram inclu-ídos – entre eles, insumos e vacinas. Por isso, a lista mais do que dobrou de tamanho, ganhando 470 itens”, explica o secretário de Ciência, Tec-nologia e insumos estratégicos, Car-los gadelha.

Para obter (gratuitamente) os cinco novos e outros produtos in-cluídos no Sistema Único de Saúde a partir da rename/2012, o usuário precisa apresentar receita médica às unidades do SuS. os municí-pios e estados têm autonomia para disponibilizar esses medicamentos conforme a demanda da população local. A lista completa dos medica-mentos pode ser acessada no site www.saude.gov.br. Lista completa dos medicamentos está no www.saude.gov.br

SToCK.XCHNg

Page 10: Jornal Domingo em Casa 37º edição

10 noVela Domingo em Casa • 1 a 7 De abril De 2012

Resumo de novelasco

raçõ

es F

erid

os

(sbT

– 2

0h3

0) Amanda pede para eduardo ir embora de seu escritório. Aline revela a Flávio um pla-no para acabar com Vitor. Vera comenta com lucy que Aline não vai dar o divórcio a Vitor, a menos que ela fique com todo o dinheiro. eduardo vai à empresa de Amanda e ela o acusa de ser amante de Heloísa. Amanda se sente mal e eduardo tenta ajudá-la. os dois se beijam. Vitor e Aline saem para almoçar.

eduardo pergunta a Amanda se ela sente falta da fazenda e pede para ela voltar com ele. Aline e Vitor chegam ao restaurante onde Amanda e eduardo estão. Vitor vai até a mesa e os convida para almoçar juntos. edu-ardo afirma a Heloisa que Amanda acredita que os dois são amantes. Heloisa afirma que vai precisar de eduardo quando for revelar toda a verdade.

Aline revela a olavo que comprou 40% das ações do banco Varela. Heloisa pergunta a eduardo se ele tem alguma chan-ce de voltar com Amanda. eduardo diz que Amanda está cedendo aos poucos. Amanda e eduardo chegam à mansão. Vera pede per-dão a Amanda. emocionada, Amanda per-doa a tia. Amanda vai ao quarto de Aline e diz que não vai deixá-la desestruturar a família.

Amanda dá uma bofetada na cara de Aline. Amanda conta a lucy que ela e eduar-do se beijaram. Desconfiada, Amanda revela a lucy que acredita que eduardo é amante de Heloisa. Na sala, eduardo fala a Vera e olavo que não é a primeira vez que Amanda passa mal. Tita comenta que talvez Amanda esteja grávida. eduardo vai à casa de Amanda, per-gunta se ela está grávida e se o pai é Vitor.

eduardo diz a Amanda que lembra que Vitor esteve na fazenda. eduardo afirma que Vitor é pai do filho dela. Ao ouvir o desaforo, Amanda expulsa eduardo de casa. Amanda telefona para Bianca para dizer que eduardo perguntou se o filho que ela espera é de Vitor. eduardo pede desculpas a Amanda e a convi-da para a festa do encontro dos empresários. Aline diz a Flávio que quer matar Amanda.

Não há exibição,

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

aque

le B

eijo

(g

lobo

– 1

9h15

)

Segunda - grace Kelly concorda com a proposta de Diva. Camila diz que foi expulsa de casa por ricardo e pede abrigo a Cláudia. Bernadete entra em trabalho de parto. Ma-ruschka aceita o convite de Alberto para tra-balhar no Creme Megalisatômico. Bernadete admite para ricardo que ele é o pai de seu filho. Sarita tira Cléo e Tide do lar. Deusa sai com eveva e sofre um atentado.

eveva tenta socorrer Deusa enquanto grace Kelly observa tudo pela varanda do apartamento. Sarita abriga Cléo e Tide em sua casa. olga descobre que otília pediu um novo julgamento e ataca a irmã. ricardo leva Ber-nadete e o filho para sua casa. Amália pede Joselito em casamento. Bernadete pede para ricardo demitir Dalva. Deusa sai do estado crítico e Sarita comemora.

Maruschka vadota um visual mais simples para trabalhar na Boca do Capeta. ricardo pergunta a Camila se ela sabia que Bernadete esperava um filho dele. Amália leva Joselito para morar em sua casa. Marus-chka começa a trabalhar e é recebida por Ana girafa. raíssa e Agenor leem o resultado do DNA da família e descobrem toda a verdade. grace Kelly é interrogada por raul.

Até o fechamento desta edição, a emis-sora não havia divulgado o resumo deste capítulo.

Até o fechamento desta edição, a emis-sora não havia divulgado o resumo deste capítulo.

Até o fechamento desta edição, a emis-sora não havia divulgado o resumo deste capítulo.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Rebe

lde

(rec

ord

– 20

h30)

Todos ficam abismados com as fan-tasias de lucy e Miguel. Miguel explica que se trata de um jogo de rPg. lucy afirma que eles devem jogar o tempo todo. Binho afirma a Pilar que as pessoas que vão para a casa dos gêmeos voltam estranhas. Pedro, Alice, Tomás, Carla, Diego e roberta se vestem com capas e seguem as indicações do mapa até uma caverna.

Miguel diz a Pedro que ele não pode sair, mas o rebelde não escuta. lucy vai atrás de Pedro. lucy tenta convencer Pedro a ficar, mas ele garante que não gosta de seguir ordens. Miguel e Alice saem para jantar e dançar. lucy leva Pedro para o sótão e eles se beijam. Diego pede para dormir na casa de roberta para evitar o choro dos bebês de Sílvia. Pedro e lucy se beijam e Alice vê.

Pedro tenta se explicar para Alice. lucy e Miguel agem com indiferença. Vitória finge se sentir culpada ao saber que Carla a viu bei-jar Tomás. Tomás se desculpa com Carla. eva fica surpresa ao saber que Diego vai passar a noite em sua casa. Pedro ouve gravação da risada de seu pai ao telefone. Alice sente um aperto no peito e fala para roberta que algo está para acontecer.

Pedro escapa de levar uma surra de Herculano fugindo com a moto do vilão. Diego se sente negligente com seus irmãos. Pedro exige que Beth e Jorge contem toda a história sobre seu pai. roberta e Alice tentam visitar Diego, mas Franco as impede. Jorge explica a situação e Pedro se arrepende de ter sido duro com Franco. Tomás vê Bernardo pegar as mãos de Carla e fica furioso.

Pedro questiona Alice sobre Miguel. Bi-nho convence Téo a ajudá-lo a criar um rPg. Diego também aceita jogar rPg. Carla conta para Alice e roberta que está balançada entre Bernardo e Tomás. Tatiana aconselha leila a observar os professores do elite Way. Miguel se diz decepcionado com lucy por ela não ter convencido Pedro a jogar rPg. lucy vai atrás de Pedro para convencê-lo a jogar.

Não há exibição,

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

amor

ete

rno

amor

(glo

bo –

18

h15)

rodrigo pede para checar as instala-ções da oNg e desagrada Dimas. Miriam con-segue que sua matéria seja capa. Fernando e Dimas ficam apreensivos quando Mauro con-ta para rodrigo sobre os problemas da oNg. Bruno reclama do comportamento de Juliana. Valdirene aparece na escola de Michele, mas regina a impede de falar com a neta. rodrigo anuncia que ficará com a sala da diretoria.

regina manda Valdirene se afastar de Michele. Tereza entrega a rodrigo do-cumentos que Verbena guardava sobre seu desaparecimento. Julinho fala para laís que a pedirá em casamento. Melissa se irrita com a chegada dos empregados para a leitura do testamento Kléber sur-preende ao colocar um DVD de Verbena para declarar seu testamento.

Melissa fica frustrada quando descobre o que Verbena lhe deixou. Clara sonha com Verbena. Tobias diz que não quer mais saber de sua irmã. Zé e Carmem tiram Valéria do convento. gabi se irrita com a declaração que Verbena fez sobre ela na leitura do tes-tamento. A estátua de São Jorge de ribamar desaparece da portaria do prédio. rodrigo vai à casa de Miriam.

- Clara interrompe o encontro entre Miriam e rodrigo. ribamar acusa olga pelo sumiço de sua estátua. Clara comenta com rodrigo sobre o interesse de Miriam pelas estrelas. Tereza e Antônio expulsam Melissa da casa de rodrigo. Valéria conta para Jacira que pode estar grávida de rodrigo. Clara tem uma visão do lugar onde rodrigo morou em Minas gerais.

Jáqui reclama do assédio das meninas em relação a Kléber. Antônio consola Teresa. rodrigo salva Fernando de uma cobra. riba-mar faz greve enquanto sua estátua estiver de-saparecida. lexor abençoa o pônei de Clara. Juliana finge não ver Bruno na praia. Josué ten-ta beijar Valéria. Henrique se desespera com o sumiço de Pedro. Clara descobre o nome do vilarejo onde rodrigo morou em Mg.

Julinho e laís esperam ansiosos pela hora do pedido de casamento. rodrigo fala para Miriam que a beijou porque pensou que ela fosse elisa. Marlene e Mauro se enfurecem com o pedido de casamento de Julinho. A es-tátua de São Jorge reaparece. Jacira compra um teste de gravidez para Valéria. Miriam e Clara encontram o lugar onde rodrigo viveu em Minas gerais.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Vida

s em

Jogo

(r

ecor

d –

22h1

5)

Sábado

Segunda - rita se aproxima lentamente de Firmina e convence a conversar reservada-mente. o promotor monitora tudo ao lado de Patrícia. rita tenta convencer Firmina de que ela não estava no cativeiro. Carlos chega ao enterro, acompanhado por grace. Firmina é baleada pelo homem que a aguardava em sua casa. ele deixa a carteira de Patrícia perto do corpo.

Patrícia se diz inocente, mas todos a acusam de matar Firmina. ela liga para o promotor, contando que a catadora foi mor-ta. guilherme diz a Francisco que Patrícia foi presa por assassinato. rita tenta envenená-lo contra a ex. regina e Patrícia ficam na mesma cela. Patrícia fica mal ao pensar que Miguel pode estar nos braços de rita. regina diz à fi-lha que vai fugir a chama para acompanhá-la.

Patrícia se nega a fugir. Sete homens armados entram na delegacia e rendem os policiais. Alguns deles vão em direção à cela de regina. emocionada, Patrícia diz que não vai fugir. Antes que regina vá embora, as duas se abraçam. Na porta da delegacia, regina fica paralisada e pede que todos esperem. ela desiste de fugir, volta para a cela e diz a Patrí-cia que nunca vai abandoná-la.

Até o fechamento desta edição, a emis-sora não havia divulgado o resumo deste capítulo.

Até o fechamento desta edição, a emis-sora não havia divulgado o resumo deste capítulo.

Não há exibição.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Rei d

avi

(rec

ord

– 23

h)

Sábado

Não há exibição

A pedido de Davi, Josias busca Bate--Seba. No palácio, as esposas, concubinas e servas se acotovelam para ver a mulher. Mical promete atormentá-la. o profeta conta que Deus não levará Davi porque ele se arrepen-deu, mas a morte da criança será consequên-cia de seu pecado. Após muito sofrimento, o bebê nasce, mas não passa bem. Bate-Seba chora abraçada ao filho morto.

Não há exibição

Mical e Allat saem do palácio, miste-riosas. Davi afirma a Bate-Seba que Deus está oferecendo uma nova chance a eles. Após um tempo, grávida de seis meses, Bate-Seba devora frutas. Mical a provoca. Algum tempo depois, Bate-Seba dá à luz a um menino. Depois que Bate-Seba dorme, sob efeito do pó, Mical pega Salomão. Mical sai acompanhada por Ziba.

Não há exibição Não há exibição

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Mal

haçã

o (g

lobo

– 1

7h50

)

Cristal fica furiosa com a presença de Alexia em sua casa. Babi tem uma ideia para ajudar Jefferson a se vestir bem. gabriel, Alexia e Natália procuram por Cristal. Maria trama com Suzana uma matéria para insinu-ar que ela está namorando Betão. Débora se irrita com a notícia sobre o namoro de Filipe e isabela. Suzana beija Fabiano na frente de laura. gabriel encontra Cristal.

Cristal diz a gabriel que deixou um bilhete para Alexia avisando que sairia. Cris-tal discute com Alexia e finge passar mal na frente de gabriel. Bertoni diz a Moisés que quer uma composição dos Pagodeiros dos Anjos exclusiva para estrear no seriado. Babi não gosta de saber que Betão deu entrevista para uma revista de fofoca. Cristal compra uma barriga falsa. Alexia vai falar com Cristal.

Cristal exige que Alexia se afaste de gabriel. Alexia conta a gabriel sobre as ame-aças de Cristal. Betão fica tenso quando vê a matéria sobre ele e Maria na revista. isabela pede para falar com Filipe. Babi, laura, Alexia e Tamtam ajudam Jefferson a se arrumar com roupas do brechó. Natália avisa a gabriel que Cristal já foi para a casa de seus pais. Fabiano invade o brechó e pede laura em namoro.

Babi, Alexia, Tamtam e Jefferson dei-xam laura e Fabiano sozinhos no brechó. ga-briel fica emocionado quando Cristal fala que o filho é um menino. Alexia festeja ao saber que o filho de gabriel é um menino. Bertoni orienta gabriel a procurar Moisés para falar sobre o Centro esportivo. Betão flagra guido e Babi no quarto. Moisés fica nervoso quando gabriel entra em seu escritório.

gabriel conta que quer criar um Cen-tro esportivo na Comunidade, mas Moisés é contra. Débora vê isabela com uma sandália igual à sua. Ziggy ajuda Betão a pendurar a faixa. laura fica encantada com o novo visual de Fabiano. Kiko arma uma passeata com os meninos da comunidade para que Moisés deixe gabriel fazer o Centro esportivo. Maria se joga nos braços de Betão e Babi vê a cena.

Não há exibição.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Segunda - Betânia não consegue impedir que rita tente falar com Tufão. Carminha orienta Max a conquistar ivana. Carminha e Tufão se casam. Carminha tem uma filha. Monalisa se surpreende com a fila de clientes em seu salão. Martín passa mal e pede para Nina esquecer do seu passado, mas ela decide voltar para o Brasil.

Mercedes e Nina tentam descobrir o paradeiro de Begônia. Max fica nervoso quando ivana avisa que começará um tra-tamento para engravidar. Carminha exige que Tufão repreenda o filho. Por causa de uma confusão com Begônia, Nina vai parar em uma delegacia. Jorginho mostra a Dé-bora uma foto de rita no depósito de lixo. Nina chega ao Brasil.

Nina tenta alugar um apartamento em Copacabana. Monalisa diz a olenka que ficou abalada com o encontro que teve com Tufão. Nina vai à casa de lucinda e pergunta por Ba-tata. Noêmia conta a Cadinho que comprou um apartamento para os dois no rJ. Paloma se esconde de Alexia no shopping. Nina en-contra ivana e se oferece para trabalhar como cozinheira na mansão de Tufão.

Carminha reclama da comida de Jana-ína. Monalisa repreende iran por paquerar Tessália. lucinda encontra o recibo dos aluguéis pagos do apartamento de Nina. Jor-ginho se desculpa com Carminha. Diógenes garante que o filho será a revelação do Divino F. C.. Nina chega à mansão. Jair se desentende com Tessália. Nilo pergunta por rita para lu-cinda. ivana apresenta Carminha a Nina.

Nina fica nervosa na presença de Car-minha. lucinda mente para Nilo sobre rita. leleco defende Tessália de Jair. Carminha he-sita antes de reconhecer o talento de Nina na cozinha. Jorginho se desentende com Tomás. lucinda descobre que Nina esteve na casa de Carminha. Suéllen seduz Darkson. Jorginho pede Débora em casamento. lucinda procura Nina na casa de Carminha.

Carminha reclama de Nina para Tufão. Débora diz a Jorginho que quer conhecer lucinda. Carminha não gosta de ver Nina se aproximando de Max. Suéllen convida iran para ir à sua casa. Carminha contraria uma sugestão de Nina só para desmoralizá-la. Nina reencontra Betânia. Noêmia discute com Ca-dinho e termina o casamento. Nina descobre que Jorginho e Batata são a mesma pessoa.

aven

ida

Bras

il(g

lobo

–21

h )

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora – os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições.

Page 11: Jornal Domingo em Casa 37º edição

11entReteniMento Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011PeRFil Domingo em Casa • 1 a 7 De abril De 2012luíZA DANTAS/CArTAS Z NoTíCiAS

Leonardo Vieira estourou para o sucesso quando fez o personagem José Inocêncio na primeira fase de “Renascer”

Na pele do picareta ernesto, leonardo Vieira se diverte em um papel com destaque em "Vidas em Jogo" Por Mariana Trigo

TV Press leonardo Vieira assegura que,

em "Vidas em Jogo", interpreta o personagem mais leve e divertido em seus mais de 22 anos de carrei-ra na tevê. o ator, que estreou em novelas na extinta Manchete, com “Ana raio e Zé Trovão”, tem vivido na record uma espécie de monta-nha russa com ernesto. Para ele, o multifacetado picareta da trama de Cristianne Fridman é um bonachão que virou um pilantra mulherengo e, agora, começa a entrar nos eixos.

Mesmo em um papel com tantas vertentes, leonardo jura que não pre-cisou de nenhum tipo de composição para ernesto. Apenas foi moldando o ex-pipoqueiro aos poucos, de acor-do com os textos que recebia. “Não pensei que ele fosse mudar tanto e virasse até meio corno (risos). Mas essas curvas são críveis, têm nexo. o

percurso dele tem lógica na história”, analisa, com um filete de sorriso.

Com a ironia latente do persona-gem, ingrediente que fez com que o ator se interessasse ainda mais pelo papel, leonardo tem se surpreendido com os comentários do público. “Saio nas ruas e sou sacaneado porque digo que ele não vale nada. o proble-ma é que o público gosta desse pilan-tra! Dizem que ele gosta da Divina...”, diverte-se, ao se referir à personagem de Vanessa gerbelli.

Para leonardo, o que mais tem surpreendido em seus sete anos na record, desde que estreou na emissora como o lopo, de “Prova de Amor”, tem sido a pluralidade de seus personagens, sempre com nuances diversificadas. o ator ca-rioca, de 43 anos, que na globo só ganhava papéis de mocinho, agora vibra por interpretar tipos diversos nos últimos anos. Segundo ele, o mais surpreendente foi justamente

o diabólico vilão lopo. “Vi o primei-ro tijolo do recNov (complexo de estúdios da record) sendo coloca-do para fazer as novas instalações. isso me dá a sensação de fazer par-te, de verdade, da emissora. Princi-palmente por ter feito o lopo aqui, um vilão que qualquer ator adora-ria, que só falava coisas absurdas”, enaltece.

Mesmo assim, até hoje, parte do público que encontra com leonardo ainda lembra de personagens mais marcantes na carreira do ator, como o José inocêncio, que só ficou no ar du-rante os quatro capítulos da primeira fase de “renascer”. ou mesmo o Pe-dro Maia, da minissérie “os Maias”, ambas na globo. “Acho que nasci com a bunda para a lua. É muito bom poder ficar tanto tempo no imaginá-rio das pessoas. Soube aproveitar as ótimas oportunidades que tive”, va-loriza, antes de emendar: “Mas talvez não vivesse vilões se eu continuasse

na globo. lá, o meu perfil era sempre de mocinhos”, observa leonardo, que atuou em seu último papel de destaque na emissora em “Senhora do Destino”, como o apaixonado le-andro, em 2004.

No ano seguinte, estreou na record como o vilão de “Prova de Amor”, uma das tramas de maior audiência da record. Para o perso-nagem, que vivia manuseando ar-mas, o ator voltou à infância. Ainda pequeno, aprendeu a atirar por ter sido criado no campo, em contato permanente com a natureza. “Ter crescido no mato me ajudou a con-viver bem com todo tipo de gente. isso me ajuda na composição dos mais diversos personagens”, res-salta o ator, que, após o término das gravações de “Vidas em Jogo”, em abril, pretende passar alguns me-ses na Califórnia. ele planeja fazer cursos de interpretação e descan-sar. “Mas logo quero voltar ao tra-

balho em 2013. Só me sinto inteiro e realizado atuando”, avisa.

Menos impactoleonardo Vieira sempre osten-

tou um corpo de atleta nos seus mais diversos personagens. rato de academia e amante dos esportes, o ator lamenta ter de pisar no freio com exercícios físicos mais intensos nos últimos tempos. Afinal, após um acidente com skate, tem passado por sucessivas sessões de fisioterapia e ultrassom para amenizar os efeitos do tombo.

Por isso, atualmente, leonardo tem trocado os halteres e a corrida diária por exercícios de ioga e al-guns passeios de bicicleta. “gosto de me exercitar ao ar livre, não igual a um hamster na esteira, dentro de uma academia. Mas tenho de me ligar que não tenho mais 15 anos de idade para acidentes assim não acontecerem”, diverte-se.

• Na extinta Manchete, além de atuar em “Ana Raio e Zé Trovão”, Leonardo também participou da novela “Brida”, que não chegou ao fim com o fechamento da emissora.

• Depois de se sobressair na globo, como protagonista da primeira fase de "renascer", o ator fez um papel secundário na trama “Quatro por Quatro”. em seguida, ficou um tempo distante das novelas até reaparecer na minissérie “os Maias”.

• Leonardo vieira está com contrato com a Record até 2016.

• Distante do cinema desde “o Vestido”, de Paulo Thiago, rodado em 2003 e lançado em 2004, leonardo não tem feito planos para voltar ao cinema e ao teatro.

instantâneas

Pura malandragem

Page 12: Jornal Domingo em Casa 37º edição

12 entReteniMento/hoRóScoPo Domingo em Casa • 1 a 7 De abril De 2012

Joãozinho pegou um ônibus e, ao entrar, pergunta para o cobrador:Moço, quanto custa o ônibus?O cobrador responde, educadamente:– São dois e trinta, garoto!Então, o Joãozinho fala alto:– Ei, pessoal! Todo mundo vai descendo, porque eu vou comprar!

horóscopo

Zé tonho & tonho Zé – por dukeJoãoZinho no BUZU

cruzadas diretas

Terá uma semana estável e tranquila, sem aconte-cimentos muito marcantes. Tire algum tempo para estar com os seus amigos e divertir-se bastante. Poderá conhecer uma pessoa que lhe trará novas perspectivas de vida, passando a encarar a vida amorosa de outra forma.

gêmeos21/5 a 20/6

Busque ser mais receptivo a pedidos feitos pelos seus amigos ou pela sua família, mesmo que tenha de sacrificar seu tempo. Nunca se sabe quando vai precisar destas pessoas. Terá uma semana muito in-tensa emocionalmente falando, mas tente ser o mais racional possível.

cânçer21/6 a 217

inicia a semana tendo de fazer opções. Por estar com os sentimentos à flor da pele, não será fácil raciona-lizar as emoções para fazer as escolhas mais acerta-das. Você não deve insistir em uma relação que só tem causado problemas e sofrimento. Tire alguns momentos para si a fim de refletir.

Áries21/3 a 20/4

Deve tomar mais iniciativas para que possa consoli-dar e obter apoios para alguns projetos. Mesmo que receba um não como resposta, volte a insistir. Pode querer cortar definitivamente situações que não lhe trazem felicidade. umas delas já de algum tempo. esta será a melhor atitude a tomar.

touro21/4 a 20/5

estará muito racional e decidido, mas não pense demais, pois poderá estar se cansando sem neces-sidade. No campo sentimental, defenda os seus inte-resses mesmo que tenha de ser frio. Seu parceiro vai admirar a sua determinação e passará a valorizá-lo mais por conta dessa atitude.

leão22/7 a 22/8

Começará a semana um pouco cansado, mas dentro de pouco tempo viverá acontecimentos que vão animá-lo bastante. Verá que o seu esforço vai trazer os resulta-dos pretendidos. No setor sentimental terá o apoio que necessita da parte do seu parceiro. Tente retribuir com carinho e atenção.

Virgem23/8 a 23/9

Viverá uma semana de fortes energias que devem ser bem aproveitadas. Ao mesmo tempo, estará muito impaciente e tende a criticar todos que es-tão ao seu redor. esses períodos vão passar e, no final da semana, serão substituídos por momentos mais tranquilos.

libra23/9 a 23/10

Ao longo desta semana terá de dar mais apoio aos seus filhos e dedicar-se mais à família, que sente mui-to a sua falta. Não dê valor aos comentários de tercei-ras pessoas, decida tudo por si. No relacionamento, terá de aprender a dizer não para não ser sempre você o sacrificado.

escorpião23/10 a 21/11

Poderá passar por situações bastante agradáveis, mes-mo sem se esforçar muito, mas que serão inesperadas. No final da semana, andará mais agitado e nervoso do que é normal. No setor sentimental, poderão surgir dú-vidas que o vão deixar mais pensativo e com vontade de cortar um relacionamento.

Sagitário22/11 a 21/12

Andará preocupado em demasia com algumas situa-ções que se resolverão naturalmente. o tempo mos-trará o melhor caminho, por isso, tenha calma. Terá necessidade de alterar algumas posturas na vida a dois, porém, seu parceiro é que pode não estar tão receptivo a essas mudanças.

capricórnio22/12 a 20/1

Ao longo da semana terá bons apoios e nada lhe fal-tará, mas vai sentir constantemente uma sensação de insatisfação e vontade de se isolar. Mas não se deixe levar pelo desânimo, tente contrariar a si próprio e sair mais. Se estiver solteiro, poderá iniciar uma rela-ção com uma pessoa amiga.

aquário21/1 a 19/2

Deve tentar acalmar alguma ansiedade inicial e esperar pelo momento mais oportuno para agir. Quanto mais pensar em problemas, mais cansado e desconcentrado andará, podendo piorar as situações. No setor profissio-nal terá uma semana muito energética, cheia de traba-lho. Terá de lidar com situações delicadas.

Peixes20/2 a 20/3

Fonte: www.portalangels.com

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 54

Adorno presen-teado aoformando

Exposi-ção abre-viada deum livro

Regula aaviaçãocivil noBrasil

Chapéu doHomemde Lata

(Cinema)

Poucocomuns(fem.)

Sufixo de "car-bonila"(Quím.)

(?)-hel-míntico:combatevermes

Natureza(abrev.)

Vasilhapara darcomida aporcos

Substânciade que éfeita apérola

Transfor-mado em

rocha

Passoucom

rapidez

"Mamma(?)!", in-terjeiçãoitaliana

Navegan-te (Mar.)

Situaçãocomumao apo-sentado

Receber o sacra-mento da EucaristiaDesenhocomum

na pele desurfistas

Sete e(?),

tipo decarteado

Matéria-prima daindústriaervateira

LiliaCabral,

atriz pau-listana

O "sol-dado dealuguel"

Órgão que divulgadados de doençasConstrução como o

"Engenhão" (RJ)

Legado de HenryFord à produção

industrial

Item de segurança comum em carrosde autori-

dades

Tipo deleitura

Rebeliãomilitar

"In (?) We Trust",inscrição do dólar

Antigo sucesso de Rita Lee

(?)Howard,cineasta

de "ODilema"Gonçal-ves (?),poeta

Mauro (?),teatrólogo

Verde, em inglês

(?) puro, "atrativo"do turismo ecológico

Sentimento dereverência

Modelode calçafemininaApreciar

Quadros(Pint.)

Local decomícios

Alvo doxeque-mateVazia

"Mundial",em OMC "O Livrode (?)",

filme comDenzel

Washing-ton (Cin.)

Fenômeno comumem desfiladeiros

Editor (abrev.)

R U A

3/eli — god — mia. 5/green. 6/gamela.

Page 13: Jornal Domingo em Casa 37º edição

15entReteniMento Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011 13cUlinÁRia Domingo em Casa • 1 a 7 De abril De 2012

amigos do Facebook

"Curto oDOMINGO EM CASA porque é o único jornal que chega de casa em casagratuitamente toda semana"

Domingo só é bom com a família unida, e o jornal DOMINGO EM CASA já faz parte da família sete-lagoana. Jornalismo inteligente e coerente.

Para participar da página amigos do Facebook, basta enviar sua foto com a resposta para a pergunta "Por que eu curto o DOMINGO EM CASA?" para o email [email protected]. Esperamos você!

o prato mais badalado da tV brasileira

Rondelli de carne seca com abóbora

3 colheres de sopa de azeite500 g carne seca desfiada1 ½ xícara de cebola picada1 colher de chá de pimenta dedo de moça picada½ xícara de cebolinha picada2 xícaras de abóbora cozida espremida 500g de massa de lasanha pré cozida

Molho branco2 colheres (sopa) de manteiga2 colheres (sopa) de farinha de trigo½ xícara de cebola ralada3 xícaras (chá) de leite1 pitada de noz moscada½ xícara de parmesão ralado

ingredientes Modo de preparoreceita divulgada pelo programa “Hoje em Dia”, da record

reCorD/DiVulgAção

Molho BrancoNuma panela, aquecer a manteiga, a cebola e a farinha de trigo. Acrescentar o leite fervendo mexendo sempre. Adicionar o parmesão. Mexer sempre até engrossar. Colocar a noz moscada e acertar o sal.

RecheioNuma panela, refogar a cebola no azeite até murchar, acrescentar a pimenta e a carne seca e a cebolinha. Misturar a abóbora e deixar esfriar. reservar.

MontagemAbrir a massa de lasanha, espalhar o recheio e depois enrolar. Cortar na espessura de um dedão e colocar numa travessa. Por o molho e levar ao forno médio para aquecer.

Bolo nega Maluca

Massa1 xícara (chá) de farinha 1 xícara (chá) de chocolate em pó 1 xícara (chá) de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó 3 ovos 1/2 xícara (chá) de azeite 1 xícara (chá) de leite quente

Cobertura4 colheres (sopa) de chocolate me pó 2 colheres (sopa) de açúcar 2 latas de creme de leite 200 g de chocolate meio amargo

ingredientes Modo de preparo

receita divulgada pelo programa “Dia a Dia”, da BandTV BANDeirANTeS/DiVulgAção

Para a massa Coloque em uma vasilha os ingredientes secos, a farinha, o chocolate em pó, o açúcar, o fermento, misture em uma vasilha e reserve. em outra vasilha coloque os ovos, o azeite, bata com um foue e coloque aos poucos a mistura dos secos. Quando perceber que está ficando seco vá colocando aos poucos o leite quente. repita este processo até que acabem todos os ingredientes e fique uma massa homogênea.

Para a cobertura Coloque todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo moderado, mexendo sempre até que todos os ingredientes fiquem homogêneos. então aguarde amornar ou esfriar e cubra o bolo.

JéSSica SiQUeiRaJéSSica SiQUeiRa MateUS F. alVeS

DiV

ulg

Ação

DiV

ulg

Ação

Page 14: Jornal Domingo em Casa 37º edição

Fúria de Titãs 2Classificação 12 anos - Dez anos depois, o semideus Perseus leva uma vida pacata de pescador enquanto cria seu filho, Hélio. os deuses estão enfraquecidos, já que os humanos não estão mais rezando para eles. esta situação permite que Hades e Ares elaborem um plano para libertar Cronos, o pai de Hades, Zeus e Poseidon , que está aprisionado no tártaro. Para que o plano funcionem Hades e Ares capturam Zeus, o que faz com que Perseus parta para salvá-lo. Cineplex 3D - 14h20 - 16h30 (DuB) 18h40 - 20h50 (leg)

O LóraxClassificação livre - o menino Ted descobriu que o sonho de sua paixão, a bela Audrey. é ver uma árvore de verdade, algo em extinção. Disposto a realizar este desejo, ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida, cheia de cor, natureza e árvores. É lá que conhece também o simpático e ao mesmo tempo rabugento lorax, uma criatura curiosa preocupada com o futuro de seu próprio mundo. Cineplex 2 - 14h30 - 17h30 - 20h30 Jogos vorazes Classificação 12 anos Cineplex 1 – 14h30 – 17h30 – 20h30 (DuB)

Pequenos Espiões 4Classificação livre Cineplex 4 – 14h00 – 16h20 (DuB)

Guerra é GuerraClassificação 14 anos - Nesta comédia romântica de ação, dois amigos inseparáveis (Pine e Hardy) se apaixonam pela mesma garota (Witherspoon) e acabam entrando em uma guerra cheia de ação para conquistá-la. Como ambos são veteranos espiões, a batalha pelo coração da garota toma grandes proporções.Cineplex 4 – 21h (leg)

Protegendo o InimigoClassificação livre Cineplex 4 – 18h40 (leg)

cinema

PreçosCineplex – Shopping Sete Lagoasrua otávio Campelo ribeiro, 2801,eldoradoPreços: Segunda a quinta – r$ 8(inteira) r$ 4 (meia)Terça maluca - r$ 5 (inteira) – r$ 2,50 (meia)Sexta a Domingo/Feriado – r$12 (inteira)r$ 6 (meia)ingresso 3D – Segunda a Quinta –r$ 10 (inteira) r$ 5 (meia)Sexta a Doming/Feriado – r$16 (inteira)r$ 8 (meia)

colunista de "o globo" em Sete lagoas

QuiM DruMoND/ASCoM

Para começar bem o mês de abril, o programa “Sempre um Papo” traz à Sete lagoas o jornalista e escritor Merval Pereira nesta segunda-feira, dia 2. ele estará na cidade para um debate com o tema “A Política e os Políticos em Tempo de eleição”, além de lançar o livro “o lulismo no Poder” (record). A obra do jornalista é uma seleção de artigos publicados em sua coluna no “o globo” e traçam um panorama dos oito anos do governo lula. o evento acontecerá às 19h30 no Auditório Dr. Marcelo Vianna, da unifemm, que fica na avenida Marechal Castelo Branco, 2.765, no bairro Santo Antônio. A entrada é gratuita e o encontro tem mediação de Afonso Borges, idealizador do “Sempre um Papo”. Mais informações pelo telefone (31) 3261-1501.

Sempre Um Papo e iveco levam Merval Pereira a Sete lagoas

49 anos do coraldom Silvério

Semana Santa

Já tradicional e conhecido da população de nossa cidade por sua atuação no cenário musicocultural de Sete lagoas, o Coral Dom Silvério completou 49 anos de história no dia 19 de março. Porém, foi na última sexta-feira, dia 30, que o coral foi homenageado no gabinete do prefeito, Márcio Maroca, recebendo uma Moção Honrosa por quase meio século de incentivo e difusão da arte musical da cidade. Criado pelo professor João lucas rodrigues, o Coral dos Pequenos Cantores do Colégio Dom Silvério se apresentou pela primeira vez na Capela de Santa Terezinha do Menino Jesus, nas festividades em comemoração ao dia de São José. os cantores, que têm idade de 8 a 20 anos, recebem formação artística, intelectual, moral e religiosa, além de um programa de assistência social que consiste em assistência médica, vestuários e alimentação.

Na próxima terça-feira, dia 3 de abril, os passos de Jesus Cristo serão relembrados em Sete lagoas por meio da peça “A Paixão de Cristo”, encenada pela Companhia Cênica Providência(grupo do bairro Montreal) e pela oficina de Teatro do Caic. A peça, dirigida ecoordenada por Alex Fabiano, conta coma participação de atores que são talentos locais para representar os personagens bíblicos. em 2011, mais de mil pessoas prestigiaram o espetáculo. A apresentação acontecerá a partir das 20h no anfiteatro do Centro Cultural Nhô Quim Drummond – o Casarão. A entrada para o evento é gratuita.

Shopping lotadoA mais nova programação musical de Sete lagoas estreou bem. o primeiro “Sábado Show”, no último dia 24, conseguiu lotar o Pátio das Águas do Shopping Sete lagoas. Com um público bastante animado, o shopping registrou um fluxo de pessoas 25% maior que o do sábado anterior. Neste fim de semana, no dia 31, quem comanda a festa é o cantor Chico da Viola, que tocará o melhor da música sertaneja, a partir das 17h. o Shopping está localizado na rua otávio Campelo ribeiro, 2801, no bairro eldorado. Quem estiver interessado em obter mais informações sobre o “Sábado Show” deve entrar em contato pelo telefone (31) 2106-3800.

Se eu falasse alíngua dos pássarosVocê tem até o próximo dia 30 de abril para prestigiar as obras do sete-lagoano Bruno lanza e da belo-horizontina Carolina Merlo, ambos artistas plásticos especializados em gravuras. As suas obras serão apresentadas na exposição “Se eu falasse a língua dos pássaros”, que terá a inauguração na próxima quarta, dia 4, às 20h. São ilustrações, gravuras em metal, desenhos, aquarelas, sketchbook e colagens que estarão à mostra de segunda à sexta, de 9h às 17h30, na galeria Myralda, que fica na avenida getulio Vargas, 91, no Centro. A entrada para a exposição é gratuita.

FoToS DiVulgAção

14 agito cUltURal Domingo em Casa • 1 a 7 De abril De 2012

Page 15: Jornal Domingo em Casa 37º edição

15entReteniMento Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011eSPoRteS Domingo em Casa • 1 a 7 De abril De 2012

1º DE ABRILimagine neste, nas páginas dos principais jornais,

as seguintes manchetes: “América comemora centenário com contratação de Neimar”, “Novo independência será inaugurado com o clássico Atletico e Cruzeiro”, “Corin-thians e Flamengo se reforçam para a série C do Brasi-leiro”, “Democrata Jacaré com mistérios para decisão da libertadores”, “Cansado de trabalhar de graça, ricardo Teixeira deixa comando da CBF”. Pois é, mas este domin-go é primeiro de abril, dia da mentira, cuidado para não ser enganado!”

SINAL DE ALERTA NO AMÉRICANos últimos jogos, ficou evidente a queda de produção

do América. Desde a classificação dramática na Copa do Brasil e as vitórias sobre Villa Nova e Boa esporte, o Coelho vem apresentando fragilidades em vários setores, princi-palmente no meio campo e na defesa. o técnico givanildo oliveira precisa repensar o posicionamento de alguns jo-gadores. Moisés, por exemplo, está sendo sobrecarregado. É bom lembrar que o Profeta se destacou no Boa como um meia ofensivo e não como volante defensivo, como têm atu-ado. Falta combate no meio campo, alguém com a raça do Dudu Pitbull para proteger a zaga. Aliás, na derrota para o Tupi, um torcedor indignado perguntou ao givanildo onde estava o Pitibull. o treinador não titubeou e respondeu: “está em sua casa, cabra chato”, são coisas do futebol...

CRUZEIRO SE REFORÇAPreocupado com o setor defensivo, o Cruzeiro foi em

busca de mais um zagueiro para as disputas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. o clube anunciou a contratação de Alex Silva, de 27 anos, irmão de um za-gueiro que fez sucesso no Cruzeiro, luisão, atualmente no Benfica, de Portugal. Já Alex Silva foi revelado pelo Vitória, em 2003 e passou pelo futebol francês antes de retornar ao Brasil para defender o São Paulo, entre 2006 e 2008. Depois, foi para o Hamburgo, da Alemanha che-gou ao Flamengo e agora vem para o Cruzeiro.

GALO COM NOvIDADES Ao que tudo indica, o meia Danilinho terá nova chan-

ce no time titular do Atlético, neste domingo, contra o uberaba, quatro da tarde, no uberabão. o jogador vive a expectativa da volta após ficar duas partidas afastado da equipe, por ter faltado a um treinamento. Novidades também nas laterais, com Carlos César na lateral-direita e eron na esquerda. escudero retomou a condição de titu-lar no meio-campo. o galo hoje vai tentar manter os cem por cento de aproveitamento no Campeonato Mineiro. Já o Zebu precisa da vitória para evitar o rebaixamento.

vOCÊ SABIA?Você saberia responder qual foi o recorde de expul-

sões em um só jogo. Foi em 1954, no Pacaembu, quando Botafogo e Portuguesa jogavam pelo Torneio rio-São Pau-lo. Aos 31 minutos do 2º tempo, a lusa ganhava por 3 a 1, quando começou uma briga por causa da famosa catimba. A confusão se espalhou, envolvendo os outros jogadores. o juiz, Carlos de oliveira Monteiro ficou simplesmente assistindo a briga, e, no final, expulsou todo mundo: 22 jogadores, entre eles, garrincha, que jogava no Botafogo. o jogo foi encerrado e entrou para a história com o vergo-nhoso recorde de expulsões no futebol brasileiro.

Enio LimaNarrador esportivo

Fim de problema para os skatistasNa última semana, a secretá-

ria de esportes e lazer, lídia lane, anunciou uma parceria que vai me-lhorar a vida dos praticantes de es-portes radicais em Sete lagoas.

Quando chovia, os skatistas da cidade se deparavam com uma ver-dadeira piscina no lugar da rampa vertical, na pista de skate do Parque Náutico. Agora já está em fase final a instalação de uma bomba que vai drenar esta água. Quem cedeu o equipamento, que drena e filtra a água antes de despejar na lagoa Boa Vista, foi o empresário e skatista, Thiago Menezes.

Além disso, também foi anun-ciada pela secretária a mudança de local do poste de iluminação da nova pista de skate. A alteração

lei estadual de incentivo ao esporteA Secretaria de estado de

esportes e da Juventude (Seej) divulgou que as entidades que estiverem em dia podem pro-tocolar projetos esportivos a serem beneficiados pela lei es-tadual de incentivo ao esporte. Para receber a verba, devem ser entidades de direito civil sem fins lucrativos que estejam em

pleno e regular funcionamento e que tenham titulação de organi-zação da sociedade civil de inte-resse público (oscip), ou tenham sido declaradas de utilidade pú-blica por lei municipal, estadual ou federal.

os interessados devem pro-tocolar os projetos junto à Seej durante todo o ano. estão disponí-

veis para investimentos esportivos apoiados pela lei mais de r$ 1 milhão. Mais informações sobre a apresentação dos projetos no site www.esportes.mg.gov.br/espor-tes/lei-de-incentivo-ao-esporte ou ligar para a Diretoria de Desenvol-vimento de Programas e Projetos da Seej, nos telefones (31) 3915-4686 ou 3915-4688.

amistoso na Boa VistaNeste sábado, dia 31, acontece

às 10h o amistoso entre a equipe juniores do Democrata Futebol Clu-be e a Associação esportiva Pedro leopoldo. A partida será realizada no campo da Boa Vista, e contará com a presença do ex-jogador Dir-

ceu lopes, que supervisiona a equi-pe de Pedro leopoldo, que, assim como o Jacaré, está se preparando para o mineiro da categoria.

A partida tem o apoio da Pre-feitura, que viabilizou o jogo no campo municipal. A Secretaria

de esportes e lazer informou que a realização desse amistoso só foi possível devido à norma-tização dos horários de uso do campo, pois assim fica mais fácil de organizar as partidas e trazer jogos aos sábados.

Sul americano de artes MarciaisA equipe Tiger de Sete lagoas

conseguiu alcançar um resultado muito positivo no Campeonato Sul Americano de Artes Marciais, rea-lizado na cidade de São Paulo, na última semana. Foram quatro me-dalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze para os integrantes da equipe. o mais interessante é que este torneio serviu de seletiva para a Copa do Mundo de Artes Marciais, com lutas de Muay Thai, Kickboxing, Kung-Fú, Karatê e Jiu-jitsu, entre ou-tras modalidades.

Para o fundador da equipe Ti-ger, Márcio José Nicolau, apesar

das dificuldades, os atletas trei-naram três vezes por semana e o resultado foi muito positivo. “esta-mos agora em busca de patrocínio para as próximas competições, como a Copa Brasil de Artes Mar-ciais, que acontece em abril, em Belo Horizonte”, disse o professor.

os medalhistas de ouro foram renato rodrigues Pereira Junio (Boxe Chinês até 80 kg), rodolfo Abílio Simoncini (Muay Thai até 75 kg), Adriano Miranda Sales ((Muay Thai até 50 kg) e Fernando rodri-gues Pereira da Silva (Muay Thai até 80 kg). Prata para leandro

gonçalves de oliveira (Muay Thai até 75 kg), e bronze para laerte Alves de Souza (Muay Thai até 70 k)g. interessados em patrocinar os atletas nas próximas disputas podem ligar para os números (31) 9744-4248, Fabiano Tubarão, ou (31) 8739-3793, e falar com Márcio.

teve como objetivo proporcionar uma completa iluminação do espa-ço. essas intervenções fazem parte do processo de revitalização do

complexo da Boa Vista. A previsão é de que a bomba que vai drenar a pista comece a funcionar ainda no mês de abril.

DiVulgAção

rAFAel MelgAço

Page 16: Jornal Domingo em Casa 37º edição

VALEU A PENA ACREDITAR.

• aumento do número de postos de saúde com médicos de 9 para 36;

• duplicação da capacidade de atendimento da UTI no Hospital Municipal;

• construção do Hospital Regional a todo o vapor, que beneficiará cerca

de 600 mil pessoas;

• 1º tomógrafo da rede de saúde pública da cidade;

• novos médicos para atender 128 mil famílias;

• farmácias populares em vários pontos da cidade.

A Prefeitura de Sete Lagoas trabalha para que o atendimento em saúde na nossa cidade fique cada dia mais eficiente. Confira as realizações:


Top Related