Transcript
Page 1: Jornal Domingo em casa 34ª edição

recurSoS garantidoS amBÍguo rafaelPrefeitura conclui etapa da obra do Hospital Regional e garante verba. Pág. 3

Marcos Pigossi conta tudo sobre as várias nuances de seu personagem em "Fina Estampa". Pág. 9

diStRiBUiÇÃo GRatUita tiRaGem aUditada: 8.000 eXemPlaReS

domingo em c

aSa

com

un

icA

ção

em

BRA

PA/D

iVu

LGA

ção

ano 1 | ediÇÃo 34 | Sete laGoaS 11 a 17 de maRÇo de 2012

milho doce e promissorPesquisa de dez anos sobre o grão chega à fase fi nal; embrapa anuncia possível cultivo da semente já na próxima safra. Pág. 5

Page 2: Jornal Domingo em casa 34ª edição

2 oPinião Domingo em Casa • 11 a 17 De março De 2012

duke

O dilema de Marocao prefeito márcio márcio maroca,

mal comparando, está vivendo um di-lema semelhante ao vivido por seu cor-religionário tucano fernando Henrique quando cumpria o último de seus oito anos na Presidência: tem muito traba-lho a mostrar, mas enfrenta resistência pela perfumaria que deixou de aten-der. como fez fHc na Presidência, ma-roca dedicou seu tempo como prefeito a preparar sete Lagoas para o futuro. organizou o município nas essenciais áreas de saúde e saneamento, mas corre o risco de não ver seu esforço reconhecido pela população de quem espera a recondução ao cargo em ou-tubro próximo.

erro estratégico para uns, falhas na comunicação para outros! o mais provável, porém, é tratar-se apenas de mera opção de um político com um per-fil diferente dos antecessores. maroca nem de longe lembra o personalismo de antecessores famosos. também não é o tipo de prefeito que favorece única e exclusivamente apoiadores e aliados quando o assunto é verba publicitária. Ao contrário, democraticamente, distri-bui sua verba legal de forma técnica, le-vando em conta critérios profissionais, como, aliás, convém ao bom adminis-trador da coisa pública.

Por quê, então, o prefeito sofre de uma atroz impopularidade, a despeito do indiscutível trabalho de qualidade que fez em áreas essenciais para a vida das pessoas como saúde e saneamen-to? Durante sua administração, os pos-tos de saúde, uPA's e Psf's triplicaram. também não se repetiram as enchentes comuns em época de chuva. e este ano choveu à beça.

não estaria a população reconhe-cendo este trabalho do prefeito, ou vale

mesmo a máxima segundo a qual obra que fica por baixo da terra – saneamen-to – não rende votos? A resposta pode ser até bem simples: maroca e sua equi-pe preocuparam-se em preparar sete Lagoas para o futuro e esqueceram-se do futuro próximo, leia-se outubro e sua implacável urna.

o prefeito, vez por outra, dá sinais de que precisa de socorro. Reclama da falta de compreensão de veículos de im-prensa sobre este trabalho que prepara a cidade do futuro. fez isto na semana que passou na visita à mega-obra do hospital regional, quando queixou-se do pouco destaque que se dá ao seu trabalho na área de saúde e saneamen-to, embora tenham sido os setores que mais investimentos receberam.

se fosse um prefeito populista, além de convocar a imprensa, colocaria o povo para visitar as obras do hospital. As crianças das escolas municipais lá estariam com bonés e bandeirinhas saudando os visitantes.

Ainda há tempo para recuperar o prestígio perdido e o prefeito deve estar ao par disso. mas estará o grão-tucanato mineiro também convencido de que seu pupilo em sete Lagoas precisa de socorro? será que o governador Anto-nio Anastasia deixará à própria sorte o correligionário que administra a cidade que apresenta o maior crescimento do PiB em minas?

um bom banho de embelezamen-to nos próximos meses e maior empe-nho na luta contra os buracos que se multiplicam nas ruas cidade, especial-mente nos bairros mais distantes, pode-rão ajudar maroca a reverter a situação político-eleitoral adversa. mas seus cor-religionários que administram o estado têm que atentar para isto.

Almerindo [email protected]

Minerar os mineirosÉ possível minerar os mineiros

para que eles sejam os maiores pro-dutores de riquezas do estado no lugar dos minerais? minas é a terceira economia do país, porém, em termos de PiB per capita é apenas o nono colocado. isto significa que se a popu-lação mineira produzisse riquezas de acordo com a média nacional, minas seria a segunda economia nacional, e, dependendo da quebra de paradig-mas históricos, quiçá a primeira.

o futuro não precisa ser neces-sariamente construído sobre os mes-mos alicerces culturais do passado. Vários povos vivenciaram essa ruptu-ra e mudaram o rumo de sua história. o poder transformador da educação torna isso possível. A coréia do sul é o exemplo mais emblemático desse fe-nômeno. no Brasil, o título do livro “A Lanterna na Popa”, do ex-diplomata e ministro Roberto campos, é perfeito para ilustrar o hábito cultural nacional de condicionar o futuro em função dos vícios do passado.

mesma tese defendida pelo jornalista argentino Andrés oppe-

nheimer em seu recente livro “Basta de Histórias!”. ele viajou por vários países que estão obtendo sucesso social e econômico com o advento da economia do conhecimento e os comparou com as nações latinas. che-gou à seguinte constatação: em vez de priorizarem a educação, os latinos investem tempo na autoveneração de seus episódios históricos, e com os seus modos de ser.

tocando o dedo na ferida, ele faz o diagnóstico de que a ausên-cia do senso de humildade está impregnada sob toda a América Latina. Para ele, estas nações van-gloriam-se com os poucos ícones de sucesso intelectual que dispõem e minimizam as comparações com os demais países em termos de avan-ços no campo educacional.

ele cita o contrassenso do fato dos estudantes latino-americanos na faixa dos 15 anos ficarem nas últimas colocações nos testes internacionais de comparação da educação, e, no en-tanto, uma pesquisa do BiD – Banco interamericano e Desenvolvimento

aponta que mais de 80% das famílias latinas estão satisfeitas com a educa-ção que é ofertada a seus filhos.

nós, mineiros, não estamos livres dessa contradição. Várias pesquisas revelam nossa gente satisfeita com suas cidades, sua qualidade de vida, suas instituições de ensino, e etc. É do feitio mineiro querer que, pelo menos na foto, minas se revele melhor. mas, na realidade, ofuscamos oportunida-des de melhorias. Às vezes, confundi-mos humildade com simploriedade. o humilde sabe das suas limitações, está aberto para que a aprendizagem possa transformá-lo para melhor. Já o simplório, mantém-se crédulo em suas convicções e ingênuo quanto às suas possibilidades.

o modo de ser matreiro e as-tuto ainda está incrustado no perfil dos mineiros. se no passado foi uma estratégia de vida, o século 21 abre uma oportunidade de minerar novos atributos ao povo mineiro. Para acabar com a dependência econômica dos minerais, minerar os mineiros é preciso!

José Luiz Almeida Costaconsultor em inovações

Publicação da Ac&s mídia Ltda

CnPJ - 05.373.616/0001-21

Rua Luiz do carmo, 39

Bairro Jardim Arizona - sete Lagoas-mG - ceP 35700-374 - (31) 3775-0629diretor geral - Almerindo camilo (2709/mG)

Coordenador comercial - sidney Duarte ([email protected])

Coordenador de distribuição - Rafael melgaço

editora - sandra carvalho

Reportagem - José Vítor camilo e cris Duarte

diagramação - Antonio Dias e Wanderson fernando Dias

tiRaGem aUditada - 8.000 eXemPlaReSimpressão - o tempo serviços Gráficos (contagem-mG)

Representante comercial SP, Rio e Brasília - screanmedia

(11) 3451-0012 e (11) 9141-2938

fale conosco: [email protected] e [email protected]

oS aRtiGoS aSSinadoS nÃo eXPReSSam neCeSSaRiamentea oPiniÃo deSte JoRnal.

domingo em caSa

do leitorPreZadoS SenhoreS,

cumprimentá-los cordialmente é o presente para agradecer a vocês a atenção prestada ao centro socioeducativo de sete Lagoas e bem como a matéria publicada no Jornal Domingo em casa, ano 1, edição 32. o jornal Domingo em casa tem sido

um parceiro de fundamental importância na divulgação do trabalho desenvolvido com os adolescentes privados de liberdade. A informação desmistifica a visão da sociedade acerca do que é a medida socioeducativa e, consequentemente, facilita a formação de novas parcerias públicas e privadas todos os

anos, ampliando o atendimento prestado nesse centro socioeducativo. na certeza de poder contar sempre com o apoio de vocês na continuidade desta parceria, agradecemos e nos colocamos à disposição.

Atenciosamente,ludmila Coelho dinizdiretora Geral

Page 3: Jornal Domingo em casa 34ª edição

3cidade e região Domingo em Casa • 11 a 17 De março De 2012

Prefeitura finaliza laje do Hospital Regional e garante recursos para a continuidade das obras

etapa concluída

Prefeito, acompanhado de convidados e do engenheiro responsável, visitou as obras

fotos Quin DRummonD/secom

A segunda parcela de recursos para a continuidade das obras do Hospital Regional Doutor márcio Pau-lino está garantida. o anúncio foi feito na última terça-feira, dia 6, pelo pre-feito mário márcio maroca, durante visita para a instalação da laje no pri-meiro pavimento do primeiro bloco da unidade hospitalar. As obras, que já tiveram a primeira etapa concluí-da, estão rigorosamente em dia com o cronograma proposto e, segundo o prefeito, vão continuar conforme o planejado, mesmo 2012 sendo um ano eleitoral.

De acordo com ele, não há um im-pedimento para a continuidade das intervenções em relação às eleições, já que a obra foi contratada e inicia-da bem antes do período. “não exis-te perigo de paralisação. A obra está indo muito bem e dentro das normas técnicas e de alta qualidade”, afirmou maroca, que é engenheiro por forma-ção e percorreu toda a estrutura que está sendo construída.

com previsão para ser inaugura-do em dezembro de 2013, o complexo do Hospital Regional Doutor márcio Paulino está orçado em cerca de R$ 50 milhões e será construído com recursos do governo do estado e do município. o hospital terá capacida-

de para atender a demandas de 36 municípios da região.

A estrutura terá 256 leitos, 50 unidades de terapia intensiva (utis), nove salas de cirurgia e um pronto-socorro. Após a inaugura-ção, a previsão da Prefeitura de sete Lagoas é de que pelo menos 1.100 empregos sejam criados para o fun-cionamento do complexo hospitalar.

Rede SUSo objetivo da secretaria de

saúde de sete Lagoas é que o hos-pital regional esteja totalmente integrado com a rede do sistema Único de saúde (sus) para prestar atendimento rápido aos 36 muni-cípios que vai atender.

“o regional irá inaugurar um conceito de atendimento voltado para a regionalização do samu, ampliando os níveis de resolutivi-dade que já empregamos à saúde de sete Lagoas”, afirmou oo se-cretário de saúde de sete Lagoas, Wanderley Rodrigues, que tam-bém acompanhou o encontro.

também estiveram presentes o engenheiro responsável pela obra, Petrônio Rocha, o secretário de obras, Antônio maciel, e outros convidados.

mais de 2.300 buracos tapados na cidadeViaS PÚBicaS

Por cris Duarte

A Prefeitura de sete Lagoas divulgou nesta semana um ba-lanço da operação tapa-buracos na cidade durante o período das chuvas. entre os dias 26 de dezembro de 2011 e 29 de fevereiro deste ano, foram executados mais de 2.300 reparos em 255 ruas, além de recuperações de pistas, como a ocorrida na rua Dr. Renato Azeredo, em frente à rodovi-ária, e recuperação de praças e rotatórias em diversos bair-ros da cidade.

nesta semana, ruas dos bairros Jardim Primavera, ita-poã, nova cidade, são João, cDi e centro receberam repa-ros. seis equipes se dividiram para atender às demandas. De acordo com a secretaria muni-cipal de obras, a programação prioriza vias com maior fluxo

de veículos, mas inclui bairros com menor tráfego.

o prefeito maroca informou que têm consciência da demora da operação em algumas ruas e pede a paciência da população. ele enfatizou ainda que tem buscado insistentemente recur-sos junto aos governos estadual e federal para recapeamento de determinadas ruas da cida-de, que já não comportam mais simples reparos, tamanho o es-trago, como foi o caso da rua Dr. Renato Azeredo, próximo à Rodoviária.

em outras ruas, onde o pro-blema é mais grave, exigindo obras de drenagem e uma inter-venção mais complexa, os repa-ros estão sendo planejados e o orçamento revisto para solucio-nar a questão.

Bairro Planaltono bairro Planalto, morado-

res reclamam das ruas esbura-cadas. Walter Alves moreira, de 48 anos, comerciante, resi-dente no bairro há 15 anos, ex-plica que a situação só piora.

segundo o comerciante, a pre-feitura tem tentado amenizar a situação despejando entulho nos buracos. “A região está esquecida, não temos nenhum

tipo de manutenção”, afirma o comerciante.

Bárbara cristine, de 24 anos, auxiliar de serviços gerais, reside no bairro há 14 anos e mostra-se indigna-da com a situação das ruas. ela afirma que o transporte coletivo não está atendendo ao bairro devido à quantida-de de buracos. “Já tivemos acidentes graves porque muitas vezes os carros pre-cisam andar na contramão para desviar dos buracos”, afirma Bárbara.

De acordo com a coor-denadora administrativa da secretaria municipal de obras, Andréa medeiros de Andrade, a equipe que está tapando buracos no bairro JK terá o trabalho estendido para o bairro Planalto, na mesma região. A ação deve ocorrer ainda neste mês.

operação já tapou mais de 2.300 buracos em sete Lagoas

Page 4: Jornal Domingo em casa 34ª edição

4 cidade e reigião Domingo em Casa • 11 a 17 De março De 2012

município estuda possibidade de criar unidade prisional para mulheres

apac feminina

Reunião sobre ampliação ocorreu na sede da Apac, em Sete Lagoas

sete Lagoas pode ampliar em mais de 100% o atendimento da Associação de Proteção e Assistência ao conde-nado (Apac). o anúncio foi feito nesta semana durante reunião entre o pre-feito da cidade, márcio mário maroca, o presidente da unidade, flávio Rocha, o juiz de direito, carlos Alberto de faria e o presidente da fraternidade Brasi-leira de Assistência aos condenados, Valdeci ferreira. Atualmente, a unidade prisional abriga 80 condenados pela Justiça. o número, porém, pode ser am-pliado para 190. também foi discutida a construção de uma unidade feminina no bairro santa felicidade.

A Apac de sete Lagoas foi inaugura-da em 2001. o modelo de atendimento consiste em em preparar o preso em as-pectos variados para a reinserção social e tem alcançado resultados como 70% de não reincidência. na Apac da cidade, os condenados passam, por exemplo, por cursos e oficinas profissionalizantes em parceria com o sesi e senai. Após o término dos cursos e o cumprimento das penas, os recuperandos poderão ser inseridos no Projeto Regresso, que tem como objetivo contribuir para a reinser-ção no mercado de trabalho.

Durante a reunião, os participantes visitaram as instalações da Apac e dis-cutiram a possibilidade de ampliação “A expansão da unidade custaria um quarto do valor que seria gasto na cons-trução de uma nova edificação”, desta-

cou flávio Rocha, presidente da Apac. também foi abordada a possibilidade de criação da unidade feminina. As novas instalações podem ser construídas em um terreno de 20 mil metros quadrados no bairro santa felicidade, doado recen-temente pela prefeitura.

o prefeito maroca destacou a impor-tância do trabalho desenvolvido com os

detentos. “o método de humanização do tratamento aos sentenciados que cum-prem pena em sete Lagoas é fator decisi-vo para o alto índice de não reincidência registrado pela Apac”, afirmou.

Como fUnCionaA Apac é uma entidade civil de di-

reito privado, com personalidade jurí-

dica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, segun-do informações obtidas na secretaria de estado de Defesa social. Amparada pela constituição federal para atuar nos presídios, possui seu estatuto resguardado pelo código civil e pela Lei de execução Penal. o objetivo da

entidade é promover a humanização das prisões, sem perder de vista a fina-lidade punitiva da pena. seu propósito é evitar a reincidência no crime e ofe-recer alternativas para o condenado se recuperar.

A Apac trabalha com um método de valorização humana, vinculada à evangelização, para oferecer ao con-denado condições de recuperar-se. A principal diferença entre a Apac e o sistema carcerário comum é que, na entidade, os presos (chamados de recuperandos pelo método) são cor-responsáveis pela recuperação deles mesmos, além de receberem assis-tência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestadas pela comunidade.

A segurança e a disciplina são fei-tas com a colaboração dos recuperan-dos, tendo como suporte funcionários, voluntários e diretores das entidades, sem a presença de policiais e agentes penitenciários. Além de frequentarem cursos supletivos e profissionais, eles possuem atividades variadas, evitan-do a ociosidade.

um outro destaque, refere-se à municipalização da execução penal, ou seja, o condenado cumpre a sua pena em presídio de pequeno por-te, com capacidade para, em média, 100 (cem) recuperandos, dando pre-ferência para que o preso permaneça na sua terra natal e/ou onde reside sua família.

fotos Quim DRumonD/secom

alteração do tráfego na Benedito ValadaresPlacas verticais, sinaliza-

ção horizontal e faixas estão alertando os usuários das ruas João Pinheiro e Benedito Valadares sobre as alterações nos sentidos de circulação das vias nos próximos dias. A rua Benedito Valadares, hoje mão dupla de direção, passará a ter sentido único, centro/bairro.

Para os usuários que se des-locarem para a centro a opção passa a ser a rua João Pinheiro, que deixa de ser mão dupla, para ter sentido único apenas para o centro. o objetivo é dar mais fluidez no trânsito e na se-gurança para os usuários.

A sinalização já foi afixada para os condutores se adaptarem a nova mudança que será concre-tizada nos próximos dias com a instalação de mais placas indica-tivas ao longo das ruas, segundo informou a secretaria de trânsito e transporte urbano (seltrans).

Sintesete agradece mudança na lei do transporte escolar

Representantes do sindicato dos transportadores escolares de sete Lagoas (sintesete) manifestaram reconhecimento pela importância da nova lei do transporte escolar aprovada na cidade. eles se reuniram na última sexta-feira com o prefeito maroca para agradecer a iniciativa do executivo municipal em alterar a lei e melhorar a prestação do serviço de transporte escolar na cidade.

com a nova lei, aprovada recen-temente pela câmara municipal, os transportadores escolares deixam

de trabalhar com o alvará precário e passam a ter o credenciamento pelo município, o que garante mais segu-rança na prestação do serviço.

na reunião, ocorrida no gabine-te do prefeito, o presidente do sinte-sete, Gladyston Viana, reconheceu a relevância da nova legislação. “estamos muito satisfeitos com a aprovação da nova lei. todos os envolvidos estão de parabéns por reconhecerem essa necessidade”, disse ao entregar uma placa de ho-menagem ao prefeito.

Representantes do sindicato aplaudiram nova lei

trânsito alterado vai garantir maior fluidez de veículos

trânSito homenagem

Page 5: Jornal Domingo em casa 34ª edição

5cidade e região Domingo em Casa • 11 a 17 De março De 2012

Pesquisa sobre milho doce já está em fase final na embrapa de sete LagoasPor Cris duarte

sete Lagoas está prestes a se des-

pontar nacionalmente para um novo ni-cho de mercado: a produção de milho doce. Por estar localizada estrategica-mente em uma região de cerrado e em uma área central e economicamente desenvolvida, nossa cidade foi escolhi-da pela empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (embrapa) para desen-volver sementes do grão dentro do pro-grama melhoramento do milho. o pro-grama é realizado desde a década de 70, mas, as pesquisas específicas sobre milho doce vêm sendo feitas no municí-pio há cerca de dez anos. os estudos já estão em fase final e a grande novidade é que, ainda neste ano, as sementes de-vem, enfim, chegar ao mercado para os agricultores que pretendem cultivar o produto para enlatamento.

Para quem não sabe, o milho que compramos em lata no supermercado é milho doce. ou seja, o país já oferece essa opção de grão há algum tempo. no entanto, a necessidade de se pesquisar o produto e melhorar o grão, adequan-do-o aos nossos tipos de clima e solo, surgiu por uma questão mercadológi-ca. “no Brasil, um país tropical, existem apenas dois cultivares que oferecem sementes do milho doce para produ-tores. nosso objetivo é desenvolver o grão, ampliar as opções de cultivares e melhorar as condições de produção”, explica a engenheira agrônoma flávia frança, que coordena os trabalhos na embrapa de sete Lagoas.

o milho doce é um produto de alto valor nutritivo e de características pró-prias, como sabor adocicado, pericarpo fino e textura delicada. no estádio de milho verde, é indicado para o consu-mo humano. A principal característica que o diferencia essencialmente do milho verde comum é o teor de açúcar. segundo informações da embrapa, o milho comum tem em torno de 3% de açúcar e entre 60% e 70% de amido, enquanto o milho doce tem 25% de açúcares e de 15 a 25 % de amido, sendo um produto que atende às exi-gências da indústria de milho enlatado.

segundo flávia frança, devido a essas características especiais, o milho doce é considerado de alta qualidade e o híbrido, chamado BRs Vivi, foi de-senvolvido para atender aos agricul-tores que visam uma produção para enlatamento. flávia ainda explica que o cultivo do milho doce requer um tra-balho mais detalhado, uma vez que se trata de um milho mais sensível e de semente mais cara, exigindo condições ótimas de cultivo.

Além disso, o fato de a semente possuir uma menor quantidade de amido, a planta na fase inicial é mais sensível, menos vigorosa, o que re-quer um cuidado maior. “Apesar de

Bons frutos à vista

ser um milho com um custo maior de cultivo, ele oferece um retorno melhor por hectare”, explica. outra vantagem em relação ao milho comum, segundo a agrônoma, é que ele possui um ciclo menor, uma vez que deve ser colhido verde. “É uma cultura que fica menos tempo no campo”, acrescenta.

eSColhasete Lagoas foi escolhida para abri-

gar o centro de pesquisas da embrapa, onde foram feitos os testes de cultivo do milho doce, por estar localizada na entrada do cerrado brasileiro. “É uma região que contribui muito para a agri-cultura do país, uma vez que boa parte da produção agrícola brasileira é prove-niente do cerrado, isso com certeza pro-porciona muito mais visibilidade para a cidade”, afirma flávia frança.

A embrapa concluiu os trabalhos de pesquisa do milho doce e está agora na fase de pós-melhoramento, na qual ocor-re a multiplicação da semente e a busca por parceiros para produzi-la e dispo-nibilizá-la ao mercado para o produtor rural. “estamos com a expectativa de que, na próxima safra, já tenhamos essa semente no mercado, isso vai depender da iniciativa privada”, acrescenta a coor-denadora das pesquisas.

Além dos estudos e do melhora-

nadá. nesses países, o grão é tradicio-nalmente consumido “in natura”. Atu-almente, a área mundial cultivada é de 900 mil hectares. no Brasil cultivam-se 36 mil hectares, onde praticamente 100% da produção é destinada ao pro-cessamento industrial.

A produção nacional de milho doce se concentra nos estados do Rio Grande do sul, são Paulo, minas Gerais, Goiás, Distrito federal e Pernambuco. na região nordeste, este produto, prin-cipalmente na forma de espiga, possui muita importância econômica devido ao expressivo consumo regional e a uti-lização como matéria prima de muitos pratos da culinária local.

PRodUtoReS loCaiSos produtores rurais de sete Lago-

as pouco sabem sobre a oportunidade que pode estar batendo à porta com o desenvolvimento do híbrido milho doce pela embrapa local. “esperamos que a embrapa nos apresente essa novidade e as informações sobre o cultivo. Pode ser um nicho a ser explorado sim”, afirmou Jadir maurício Lanza Rabelo, presidente do sindicato Rural de sete Lagoas. Ra-belo acredita que a produção familiar e a embalagem artesanal seria a forma ideal de o produtor sete-lagoano produzir e comercializar o milho doce.

comunicAção emBRAPA/DiVuLGAção

cRis DuARte

flávia frança coordena os trabalhos de pesquisa

mento da semente em si, a embrapa ainda faz um trabalho específico de ensinar como cultivar o milho doce desenvolvido por ela. esse trabalho é desenvolvido pelo engenheiro agrô-nomo israel Alexandre Pereira filho, através do sistema de produção, que resulta em publicações para orienta-ção aos produtores.

Para flávia frança, o cultivo do mi-lho doce será uma grande oportunida-

de para o pequeno produtor. “Vejo nele uma excelente oportunidade de negó-cio para a agricultura familiar, uma vez que sete Lagoas ainda não possui uma indústria de enlatamento”, comenta.

dadoS naCionaiSDe acordo com estudos publicados

pela Revista Brasileira de tecnologia Agroindustrial , o milho doce é muito popular nos estados unidos e no ca-

Page 6: Jornal Domingo em casa 34ª edição

6 cidade e região Domingo em Casa • 11 a 16 De março De 2012

Anastasia fala de sua viagem à ItáliaGovernador, o senhor foi rece-

bido em audiência pelo Papa Bento XVi. Como foi o encontro?

antonio anastasia: na reali-dade tivemos uma grande honra e alegria em, representando o povo de minas, apresentar o respeito dos mineiros ao Papa Bento XVi. Levamos uma imagem de nossa senhora da Piedade, padroeira do estado, para deixar de lem-brança a sua santidade e fize-mos a ele também o convite para que no próximo ano, quando for visitar o Rio de janeiro na Gran-de Jornada mundial dos Jovens católicos, ele possa também ir a Belo Horizonte. É claro que ele vai analisar este convite que fizemos e vamos torcer e rezar para que ele possa aceitar. mas, de fato, levamos o abraço, o respeito e a reverência de todos os mineiros cristãos a sua santidade, o Papa Bento XVi.

o senhor esteve na sede da fiat, em turim, para formalizar a ins-talação de uma fábrica em montes Claros. o senhor poderia falar um pouco sobre estes entendimentos?

antonio anastasia: foi um mo-mento muito feliz desta nossa mis-são oficial. Acompanhado de muitos empresários, da direção da fiat, de secretários de estado, nós assina-mos com a fiat um acordo para uma nova fábrica, gerando empregos de qualidade em minas Gerais. uma fábrica de tratores, de equipamen-tos agrícolas a ser construída em montes claros, no norte de minas. um investimento de cerca de 600 milhões de reais e quase três mil empregos entre diretos e indiretos e ,mais do que isso, um centro de pesquisa e desenvolvimento. ou seja: estaremos tendo aí um novo polo de desenvolvimento automo-tivo em nosso estado. Além da fiat em Betim, além da iveco em sete

Lagoas, vamos ter agora a case new Holland, do Grupo fiat, que fará os tratores em montes claros.

o senhor está cumprindo uma agenda intensa aqui na itália, em busca de novos investimentos para o estado. que boas notícias o senhor já pode dar para os mineiros?

antonio anastasia: Bem, fico muito feliz e, na realidade, com estes acertos que estamos fazendo com os empresários italianos. estamos visi-tando diversas empresas, estamos conseguindo avançar bastante nestes entendimentos com diversos grupos. Apresentamos, na questão do turis-mo, o estado aos agentes de turismo em turim e Roma. faremos o mesmo na província da campânia e tenho certeza que estes entendimentos, que estão sendo feitos pelos empresários, através da fiemg e pelo Governo do estado, vão gerar bons frutos. É bom dizer que no mês de maio nós vamos

receber no Brasil e em minas Gerais uma imensa delegação de empresá-rios italianos, mais de 300, muitos dos quais irão a minas Gerais para fazer negócios. estamos aqui, então, apresentando minas, mostrando as nossas potencialidades, para avançar ainda mais no comércio entre minas Gerais e a itália, que já são parceiros muito tradicionais, sempre com o ob-jetivo de gerar empregos de qualida-de para os mineiros.

o senhor se encontrou com o presidente da federação italiana de futebol. Como foi este encontro?

antonio anastasia: Bem, nós todos sabemos que, à semelhança do Brasil, na itália o futebol é uma grande paixão. eu visitei, no do-mingo, o novo estádio da Juventus em turim, que é um belíssimo está-dio, muito moderno, extremamente adequado à prática do futebol. e, conversando com o presidente da

Juventus, o senhor Andrea Agnelli, fizemos também o convite para a Juventus se apresentar novamente em Belo Horizonte. estive também com o presidente da federação italiana de futebol e fiz a ele o convite para que a itália, uma vez classificada – e temos certeza que o será – ela possa escolher minas Gerais para fazer a sua fase pré-copa do mundo, ou seja, que ela possa es-colher uma das cidades do nosso es-tado para fazer a sua fase de adap-tação. nós faremos estes convites para diversas seleções e a itália é a primeira delas, até pela identida-de que temos com este país irmão. Portanto, foi feito o convite e o pre-sidente ficou de analisar e muito satisfeito, porque nós chegamos antes, exatamente com este objeti-vo de oferecer à itália as melhores condições para ter o seu campo de treinamento prévio à copa do mun-do em minas Gerais.

Antonio AnastasiaGovernador de minas Gerais

População convocada para debater futuro

Plano diretorfacSete PromoVe aula inaugural

agende-SeDia 12/3, às 19h – Reuniões do módulo 1

Atenção moradores de sete Lagoas! começam na próxima segunda-feira, dia 12/3, as reu-niões para a revisão do Plano Di-retor de sete Lagoas. o objetivo da prefeitura da cidade é rever, junto à comunidade, as diretrizes urbanísticas de sete Lagoas e leis complementares ao plano para os próximos anos. Por isso, a parti-cipação da comunidade é muito importante. os encontros serão coordenados pela empresa de consultoria energy choyce, con-tratada para conduzir o processo.

o secretário municipal de Plane-jamento orçamento e Gestão, Luiz márcio também evidenciou o caráter imprescindível da participação po-pular em todo o processo. Luiz már-cio salienta que serão reforçadas as convocações para as reuniões agen-dadas para acontecerem em todas as regiões da cidade.

“A participação popular é a principal atividade dos trabalhos, uma vez que é a vontade do povo que priorizará os projetos que serão constituídos”, reforçou o secretário do Planejamento.

na última segunda-feira, dia 5, a faculdade de tecnologia de sete Lagoas (facsete), realizou a sua aula inaugural 2012, com palestra do pesquisador da epamig, José mário Lobo ferreira. na ocasião, a diretora da instituição,

Dóris Andrade, presenteou com um tablet os alunos com melhor desempenho durante o ano letivo de 2011. são eles: Valéria cristina

Portilho fadel (foto), do curso de comércio exterior, e o aluno do curso de Gestão Ambiental, Rodrigo Gonçalves de Lima.

fAcsete/DiVuLGAção

grupo 1são francisco, manoa, santa terezinha, Alvorada, JK, Planalto, chácara titamar, são francisco, Portal da serra e nova serranalocal: Associação Deficientes Visuais de sete Lagoas (rua coelho neto, 148, bairro JK)

grupo 2n. srª. do carmo, n. srª. das Graças, santa Helena, Papavento, Panora-ma, Jardim Angélica, Jardim América, santa cruz, santa Rita de cássia, mangabeiras e serra local: escola municipal clarindo cassimiro (praça clarindo cassimiro, 80, nossa srª do carmo i)

grupo 3Recanto da serra, Jardim Arizona, são Jorge mucuri, santa Luzia, canaã, Jardim cambuí, Vila ipê, Vila santa Helena e campo Aviaçãolocal: escola municipal Jovelino Lanza (rua Rui Barbosa, 59, Panorama)

Dia 14/3, às 19h – Reuniões do módulo 1

grupo 4centro, mucuri, chácara Paiva e Jardim Amélialocal: casa da cultura

Page 7: Jornal Domingo em casa 34ª edição

7cidade e região Domingo em Casa • 11 a 17 De março De 2012

Conversa com a Presidentao que o seu governo pode fazer

para ajudar os agricultores familiares a vender sua produção? (ivan t. macedo, 18 anos, estudante em curitiba (PR)

Presidenta dilma – ivan, a princi-pal iniciativa do governo nessa área tem sido o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que em 2011 inves-tiu R$ 778 milhões e beneficiou mais de 200 mil produtores familiares. es-tima-se que este ano os investimentos cheguem a R$ 1,2 bilhão, beneficiando 304 mil agricultores. os produtos ad-quiridos por meio do PAA são distri-buídos em escolas, creches, hospitais, cozinhas comunitárias, restaurantes populares e asilos, alem de entrarem na composição de cestas de alimentos para comunidades indígenas, quilom-bolas e acampados vítimas de catás-trofes climáticas. outro mecanismo fundamental é a compra obrigatória de 30% da merenda escolar de agri-

cultores familiares, o que envolverá, somente em 2012, recursos de R$ 1 bilhão. com a Rede Brasil Rural, que está começando este mês, vamos mudar o patamar da agricultura familiar no país. trata-se de uma plataforma virtual que vai facilitar a logística e a comercialização da produção rural. Por meio da Rede, o agricultor familiar poderá inclusive realizar suas compras junto aos forne-cedores cadastrados e credenciados, utilizando o cartão BnDes, e também se habilitar a vender a produção para o programa da alimentação escolar. todas estas operações poderão ser re-alizadas por meio do site http://www.redebrasilrural.mda.gov.br.

Por que os investimentos gover-namentais nas pequenas cidades, como é o caso da minha, geralmente são baixos? (orlene silva de matos,

26 anos, técnica agropecuária em caldeirão Grande (BA)

Presidenta dilma – orlene, os repasses do governo federal para as pequenas cidades não são baixos. são proporcionais, na média, ao número de habitantes e muitas vezes são mais favoráveis aos menores municípios. A sua cidade, por exemplo, caldeirão Grande, que segundo o iBGe tem 12,5 mil habitantes, recebeu R$ 16,6 mi-lhões, em 2011. Desde total, cerca de R$ 6 milhões foram transferidos para apoiar o sistema educacional em sua cidade e quase R$ 1 milhão para ações de saúde. somente para pagamento do Bolsa família foram transferidos, em 2011, R$ 2,6 milhões para morado-res da cidade. os dados estão no site www.portaltransparencia.gov.br, onde todo cidadão pode conferir os repasses feitos pelo governo federal. Apenas para abastecimento de água e esgota-

mento sanitário, nós selecionamos, em dezembro, obras para 1.116 municí-pios com até 50 mil habitantes, envol-vendo investimentos de R$ 3,7 bilhões. Há também os repasses que fazemos para a construção de moradias pelo minha casa minha Vida ou para fazer as ligações de energia elétrica pelo Luz para todos. investir nos pequenos mu-nicípios é fundamental para termos um país mais justo, com menos desequilí-brios sociais e regionais.

a senhora acredita que a mudan-ça na lei maria da Penha irá diminuir os casos de violência contra a mulher? (erno Walter schmidt, 55 anos, agricul-tor em navegantes (sc)

Presidenta dilma – A decisão recen-te do stf não altera a Lei maria da Pe-nha, e sim confirma uma interpretação que o ministério Público defendia e que trará grande avanço na luta das mulhe-

res. o stf esclareceu que, não apenas a vítima, mas qualquer pessoa pode denunciar o agressor. Além do mais, se a agredida for a autora da denúncia mas se arrepender depois, e quiser desistir do processo, o ministério Público tem o poder de dar continuidade à ação. Antes, muitas vítimas não denunciavam por medo da reação dos agressores ou então interrompiam a ação por terem sido ameaçadas. são muito importantes também as ações da secretaria de Políti-cas para as mulheres, em parceria com o ministério Público, tribunal de Justiça e Defensoria Pública, para eliminar a vio-lência contra as mulheres. estamos in-vestindo na ampliação, aprimoramento e monitoramento da Rede de serviço de Atendimento às mulheres, que já conta com 946 equipamentos em todo o país. temos também a central de Atendimen-to à mulher – Ligue 180, serviço gratuito e disponível 24h.

Dilma Rousseff Presidenta

mande sua pegunta para Dilma Rousseff pelo e-mail [email protected]

cuidados com as crianças no verãoSaÚde

As altas temperaturas não têm dado trégua nesse Verão. Belo Horizonte e região regis-traram, nos meses de fevereiro e março, recordes de temperatura, que tem passado dos 30 graus. em sete Lagoas, a situação não é diferente. Por isso, nesta se-mana, a fundação Hospitalar de minas Gerais (fhemig) emitiu um alerta sobre cuidados com as crianças em dias tão quentes, já que elas são mais suscetíveis à desidratação e estão entre os que mais sofrem.

De acordo com a diretora do Hospital infantil João Paulo ii, Helena francisca Valadares maciel, a quantidade de líquido corporal na criança, comparada a sua massa corpórea, é menor que no adulto, fazendo com que elas se desidratem com maior fa-cilidade. “A criança pode perder a mesma quantidade de água que um adulto e ficar desidra-tada. Já o adulto, nem percebe a perda”, afirma. ela ressalta que os pequenos devem ter um cui-dado especial, que começa com a importância da hidratação e da não exposição ao sol. Portanto, deve-se oferecer água com fre-quência para a criança, pelo me-nos três ou quatro vezes ao dia.

o cuidado com os recém-nasci-dos deve ser ainda maior, uma vez que eles desidratam com maior fa-cilidade e é mais difícil identificar quando isso acontece. como nas crianças mais velhas, eles mani-festam sede e desidratação com irritabilidade.

Além disso, os bebês costu-mam manifestar hipertermia, que é um aumento da temperatura do corpo, diferente da febre. Vesti--los com roupas mais leves e con-fortáveis também é importante para que problemas posteriores sejam evitados.

irritaBilidadeos pais também devem obser-

var a irritabilidade de seus filhos, que pode ser um sinal de desidra-tação, já que crianças com sede costumam ficar irritadas. Além dis-so, é importante a observação da urina, que deve ser clara e abun-dante, uma vez que urina escura e em pouca quantidade pode indicar falta de água no corpo.

Quanto à exposição ao sol, de-ve-se tomar um cuidado especial no período de maior radiação solar, que vai das 10h às 16 horas. nesse horário, é importante não deixar a criança exposta. Para serem mais efetivos, os cuidados também de-

vem ser seguidos nas escolas. As-sim, é necessário evitar deixar as crianças em locais onde fiquem expostas ao sol por muito tempo, como no período do recreio.

o uso do protetor solar é ou-tro importante aliado durante o verão, no entanto, o fator de proteção não deve passar de 30, pois “acima de 30 a eficiência do produto não é grande e pode haver efeitos colaterais na crian-ça”, diz Helena maciel.

Ainda segundo a diretora, a pre-venção deve orientar todas as ações (tanto dos pais quanto dos professo-res), para que problemas causados pelas altas temperaturas não ocor-ram. no entanto, nos casos de quei-maduras causadas pelo sol, é indica-do banho com água fria. nos casos mais graves, o hospital oferece aten-dimento, mas a diretora lembra que, em Belo Horizonte, há o Hospital João XXiii, que é referência no tratamento de queimaduras.

comida contaminadaoutra ocorrência comum no

verão são as doenças causadas pela comida contaminada. Por isso, é preciso bastante cuidado ao permitir que as crianças se alimen-tem fora de casa. Primeiro, porque os alimentos costumam ser muito

gordurosos e pesados para a di-gestão. Além disso, com o calor, as chances de deterioração são muito maiores, o que pode levar a uma intoxicação alimentar.

em casa, a comida deve ficar sempre protegida para evitar a contaminação por moscas e outros insetos. outro cuidado é deixar na geladeira os alimentos que reque-rem refrigeração para que a proli-feração de bactérias seja evitada. De acordo com a diretora do hospi-tal, viroses e infecções bacterianas intestinais estão entre as doenças mais comuns que atingem as crian-ças nesta época do ano.

nos casos de contaminação, Helena maciel indica o uso do soro, que deve ser oferecido com frequência e em pequenas quantidades. “cinquenta ml (ou três colheres de sopa) de soro, devem ser dados para a crian-ça a cada perda decorrente de vômito ou diarreia”, orienta. É indicado que a alimentação seja leve e feita aos poucos. em casos mais graves, a ajuda médica também é necessária. “se a intensidade do vômito for grande, é importante que se leve a criança ao pronto atendi-mento”, alerta.

Quin DRummonD/secom

Crianças brincam no Parque Boa Vista, recém inaugrado

Page 8: Jornal Domingo em casa 34ª edição

8 curioSidade Domingo em Casa • 11 a 16 De março De 2012

como nascem as espinhas?saiba tudo sobre acne; dermatologista alerta para mitos e cuidados

Por elis GalvãoAgência invivo/fundação

osvaldo cruz

elas podem surgir em todas as ida-des, nos bebês, adolescentes e adultos. Quem não sofreu com um comedão que evoluiu para uma pústula? mas, o que são estas coisas de nomes estra-nhos? são os cravos e espinhas que costumam aparecer na face (na maio-ria dos casos), ombros e tronco.

existem mais de 50 tipos de do-enças acnéicas , mas a forma mais co-mum é chamada de acne vulgar, que se manifesta sob na forma de cravos (comedões), espinhas (pápulas - ele-vações) e pústulas (espinhas, contendo pus). nos casos mais graves, uma sim-ples espinha pode se transformar num abscesso e/ou cisto, dando origem a cicatrizes, em graus variáveis.

A acne, termo genérico utilizado para caracterizar essas lesões, na pele, possui várias causas: entupimento dos poros por pele morta, aumento da produção de sebo, ação da bactéria Propionibacterium acnes, e outras alte-rações das células do folículo.

embora as espinhas apareçam em todas as idades, é na adolescência que elas são mais frequentes. Por que isso acontece? Porque, nessa fase, ocorre ajuste fisiológico (aumento e/ou dimi-nuição) dos níveis hormonais. estes causam a elevação do número das glândulas sebáceas que, em grande

maioria, estão conectadas aos folículos pilosos, e produzem sebo. Acredita-se que, expulso através da abertura dos folículos, o sebo estimule as células da parede interna do poro, o que faz com que elas se desprendam e se agrupem, formando uma espécie de rolha: o tra-dicional cravo.

sebo e células favorecem o cresci-mento bacteriano, no interior do folí-culo. essas bactérias podem produzir substâncias que causam a ruptura da parede folicular. conclusão: sebo + bac-térias + células descamadas da parede dos poros expandem-se na pele, cau-sando eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e pus, ou seja, uma espinha "vermelhona".

mitoS e CUidadoScomer chocolate, estresse, lavar o

rosto várias vezes ao dia, anticoncepcio-nal, menstruação e produtos de beleza - nada disso causa espinha. no entanto, o mesmo não se pode dizer das vitami-nas do complexo B (B1, B2, B6, B12). "É preciso ficar atento a essas vitaminas. elas estão presentes nos alimentos in-dustrializados (lácteos achocolatados, biscoitos vitaminados, iogurtes vitami-nados, alguns tipos de macarrões orien-tais, etc.) e podem causar espinhas", diz o dermatologista Paulo Roberto dos san-tos. Além das vitaminas do complexo B, os remédios utilizados no tratamento de tuberculose, também, podem desenca-dear o surgimento da acne.

o dermatologista destaca que, no caso dos chocolates, há casos espe-ciais. "se uma pessoa é sensível aos chocolates e percebe que, ao comê-los, aparece alguma espinha ou aumenta o número delas, então, é melhor evitá--los". outra orientação importante é: "nunca se deve manipular, coçar ou es-premer as espinhas, nem fazer limpeza de pele em salões de beleza. o melhor é procurar um especialista antes que elas se transformem em lesões mais evolu-ídas e tragam problemas mais sérios."

"Para tratar a acne é preciso, tam-bém, ter paciência, pois, o tratamento leva de dois a quatro meses para ina-tivar a doença. Depois desse período, é necessário fazer manutenção para consolidar os resultados. o tratamento utiliza produtos tópicos (sobre a pele) e sistêmicos (medicamentos de ingestão pela boca, cujo objetivo é atuar no fe-nômeno inflamatório severo, local). Já a remoção das cicatrizes só é feita com o auxílio de peeling (soluções de ácidos fortes)", lembra o Dr. Paulo Roberto.

Sol, faCa de doiS GUmeSA exposição ao sol, nos horários im-

próprios, entre 10h e 17h, pode causar queimaduras, envelhecimento preco-ce e câncer de pele, mas expor-se nos horários adequados, ajuda durante o tratamento da acne, defende Dr. Paulo Roberto. o ideal é tomar sol, sob orien-tação médica, para poder usufruir seus benefícios sem agravar a doença.

DiVuLGAção

rÁPidaSdimel

A secretaria municipal de esportes e Lazer (smel) apresenta para a comunidade na próxima quarta feira, dia 14, no receptivo da Gruta Rei do mato, a partir das 8h, o programa de Diretrizes e metas de esportes e Lazer (Dimel). o projeto tem o objetivo de organizar e dirigir as diretrizes do esporte na cidade e aborda todas as ações vin-culadas ao esporte.

Caução hospitalarProjeto de lei de iniciativa do governo federal encaminhado ao congresso nacional torna crime a exigência de qualquer garantia – como cheque caução, nota promis-sória ou mesmo o preenchimento de formulários administrativos – como condição para o atendimento de emergência em hospitais privados. A proposta, elaborada pelos ministérios da saúde e da Justiça, prevê alteração do código Penal e aumenta a penalidade em relação ao crime de omissão de socorro.

Pm's fazem curso 1começou na última segunda-feira (5) o curso de formação de instrutor do Pro-erd – Programa educacional de Resistência às Drogas em sete Lagoas. o curso é oferecido também aos policiais de Varginha, no sul de minas. no total, 108 policiais militares deverão ser beneficiados com a capacitação. o Proerd objetiva capacitar policiais militares e instrutores que já atuam na prevenção do consumo de drogas com atenção focada especialmente no ambiente escolar. A iniciativa é da Gerência da Qualidade da Atuação do sistema de Defesa social, órgão da se-cretaria de estado de Defesa social (seds). os militares participantes são selecio-nados a partir de critérios que consideram, entre outros aspectos, sua conduta moral, ética e profissional.

Pm's fazem curso 2 em sete Lagoas, as primeiras turmas serão formadas nas instalações da univerce-mig e, em Varginha, nas dependências do sest/senat, entre os dias 5 e 16 de março. os cursos têm carga horária de 80 horas/aula e as aulas seguintes serão realizadas em Belo Horizonte, onde também acontecerá o seminário estadual de Atualização Proerd, que contará com a participação de 460 instrutores. os participantes do semi-nário receberão material didático destinado especialmente à orientação de crianças e adolescentes, norteado por valores e princípios definidos pela secretaria de estado de Defesa social.

iPtU 1os carnês para pagamento do iPtu 2012 estão em fase final de preparação. em sete Lagoas, aproximadamente 100 mil contribuintes receberão os carnês em casa. A novidade deste ano fica por conta do desconto de 7% para quem optar em fazer o pagamento do imposto à vista. os guichês do setor de iPtu da Prefeitura de sete já estão com as guias no sistema para quem preferir se antecipar para a qui-tação do imposto e não optar pela espera dos carnês em casa. A Prefeitura espera arrecadar R$ 12 milhões com o tributo este ano.

iPtU 2Por força da constituição federal, pelo menos 25% do valor devem ser investidos na educação e 15% revertidos para a saúde do município. os 60% restantes podem ser destinados a pagamento de pessoal e outras despesas. em sete Lagoas, no entanto, segundo o governo municipal, a saúde tem recebido, nos últimos anos, mais de 32% de todo o montante arrecadado, enquanto os investimentos patrocinados pelo minis-tério da saúde/Governo federal nunca ultrapassam os 7% do orçamento da união.

maria da Penha 1 A Lei maria da Penha e os direitos da mulher passarão a fazer parte da rotina dos estudantes das escolas públicas de todo o estado. A nova política integra a Rede de educação em Direitos Humanos, que foi lançada na última quinta-feira (8/3) pelas secretarias de estado de Desenvolvimento social (sedese), de ciência, tecnologia e ensino superior (sectes) e de educação (see). A niciativa prevê a realização de ações integradas no âmbito dos direitos humanos.

maria da Penha 2os estudantes serão motivados a refletir sobre os direitos do idoso, da criança e do adolescente, da pessoa com deficiência e de outros grupos vulneráveis na sociedade. A nova rede ainda tem como objetivo promover capacitações permanentes para os conselhos de direitos humanos e conselhos tutelares, campanhas e blitze educativas.

PastagensPecuaristas que sofreram prejuízos com as pastagens por causa das fortes chuvas que caíram no em minas no final de 2011 e no início deste ano devem recuperar as áreas com a adoção de técnicas adequadas. As chuvas podem ter provocado danos especialmente em pastagens que já apresentavam algum problema de manejo, com cobertura vegetal reduzida e solo exposto. segundo o pesquisador da empresa de Pesquisa Agropecuária de minas Gerais (epamig), Domingos sávio Queiroz, se o pasto já se encontra degradado, somente a reforma e o manejo correto, ajustando a carga animal à capacidade de crescimento da forrageira, podem reduzir o avanço do quadro de degradação.

fiat confirma nova fábricao governador Antonio Anastasia e o ceo da fiat, sergio marchionne, assinaram, na segunda-feira (5/3), em turim, na itália, protocolo de intenções formalizando a parceria entre o Governo de minas e a case new Holland (cnH), garantindo a implantação de nova unidade da fábrica de máquinas de construção em montes claros, no norte de minas. serão investidos R$ 600 milhões, entre 2012 e 2014, quando a unidade deverá entrar em operação, gerando cerca de 2,7 mil empre-gos, sendo 700 diretos e dois mil indiretos. o governador havia anunciado a instalação da fábrica durante visita ao município mineiro, no dia 29 de fevereiro.

Page 9: Jornal Domingo em casa 34ª edição

9teleViSão Domingo em Casa • 11 a 16 De março De 2012

em sua primeira novela das nove, marco Pigossi fala das ambiguidades do Rafael, de "fina estampa"Por Geraldo Bessa

tV Press Quando o assunto é traba-

lho, disciplina é a palavra de ordem para marco Pigossi. não importa o tamanho ou quanti-dade de textos dos papéis que encara, o ator tem sempre o mesmo método para construir suas cenas. "estudo muito. De-cupo frase por frase, olhar por olhar. meu texto é todo rabis-cado. sento e fico criando em cima dele. esse processo me ajuda a contar a história", ex-plica o intérprete do ambíguo Rafael, de "fina estampa". em seu oitavo trabalho na Globo – onde estreou em 2004, na pele do jovem Dráusio, de "um só coração" –, marco experimenta as nuances de um personagem com caráter indefinido. Rafael não é nenhum mocinho, mas também não chega a ser o maior bandido da trama de Aguinaldo silva. "o Rafa me exige muito. ele tem um jeito de se relacio-nar com cada pessoa do núcleo dele. minha maior dificuldade é achar a verdade dele. A única coisa que eu sei, é que o amor dele pela Amália é real", ressal-ta o ator sobre a personagem de sophie charlotte, sua par-ceira de cena.

até hoje, marco volta e meia é surpreendido nas ruas com o bordão "choquei!", do seu personagem Cássio, de "Caras & Bocas"

JoRGe RoDRiGues JoRGe/cARtA Z notÍciAs

• Quando Marco estava contratado para fazer "Rebelde", no sBt, o ator chegou a gravar algumas músicas e três capítulos da trama como o personagem Paulo Roberto.

• Aos 16 anos de idade, Marco decidiu seguir profissionalmente a carreira de ator. Até então, se dividia entre os palcos e a natação, pois já nadava profissionalmente.

• Em 2011, Marco Pigossi assinou contrato de três anos com a Globo.

instantâneas

a outra face do gatomarco começou a carreira

no teatro, aos 13 anos de idade. em 2003, a tevê surgiu de for-ma confusa em sua vida. estava tudo certo para ele integrar o elenco da versão brasileira de "Rebelde", quando os direitos da trama ainda pertenciam ao sBt. no entanto, o projeto foi arqui-vado pela emissora sem maiores explicações. "não entendi o que aconteceu", lamenta.

Longe de desistir da carrei-ra, marco acabou passando em um teste para "um só coração", minissérie que celebrou os 450 anos da cidade de são Paulo. "minha formação é teatral, mas a história com a tevê começou de forma muito bacana, home-nageando a minha cidade. Per-cebi que o melhor é conciliar as duas coisas. o teatro me traz a técnica e a tevê me garante o público", analisa.

mas o ator só foi se destacar na tevê após algumas pequenas participações em novelas e mi-nisséries, como "eterna magia", de 2007, e "Queridos Amigos", de 2008. orgulhoso pela di-versidade de seus personagens dentro e fora da televisão, o ator retornou aos estúdios como o "pitboy" Pedro, de "ti-ti-ti", exibida em 2010. "era um papel tão diferente, que muita gente

não sabia que era o mesmo ator que fez o cássio. fiquei muito contente por ter conseguido di-ferenciar os personagens dessa forma", gaba-se.

marco garante que as sutile-zas apreendidas em seus outros trabalhos são usadas na inde-cisão de seu atual personagem. Próximo do capítulo final da atu-al novela das nove, o ator acre-dita que depois de ser preso e decepcionar os amigos e a namo-rada, Rafael vá seguir o caminho do bem ao lado de Amália. no en-tanto, ele está ciente de que tudo pode acontecer em uma novela assinada por Aguinaldo. "ele

gosta de surpreender o público. eu também estou na expectati-va", valoriza.

deStaqUe PURPURinadonatural de são Paulo, mar-

co assegura que o papel de maior repercussão em sua carreira até hoje foi o afetado cássio, de "caras & Bocas", de 2009. com ele, o ator garante que começou a perceber como a repercussão de um perso-nagem pode ser poderosa na carreira de um intérprete. com figurinos moderninhos e os bordões cômicos "Ai pe-rua!" e "fiquei rosa chiclete", entre outros, marco ganhou a simpatia do público, sobretu-do das mulheres e crianças. "foi uma brincadeira muito gostosa. improvisei e viajei muito nas cenas do cássio", diverte-se.

com receio de começar a se repetir na tV, marco voltou-se para os palcos, onde encenou "o santo e a Porca", clássico de Ariano suassuna. "foi um trabalho muito marcante para mim. Precisava me reciclar", confessa.

gaStronomia

o prato mais badalado da TV brasileira

PaStel PauliSta

PaRa o ReCheio de CaRne1 xícara (café) de azeite1 kg de carne moída (patinho)½ cabeça de alho (descascado e picado)1 xícara (café) de azeite1 cebola grande picadinha½ cabeça de alho2 tomates picados (com sementes e com casca)sal, louro em pó e glutamato monossódico a gostoraspas de ¼ de limão siciliano congeladosalsinha e cebolinha picadinha a gostoazeitonas sem caroço marinadas no azeite

PaRa o VinaGRete2 tomates com pele e sementes picados1 cebola picadinha¼ de repolho branco picadosalsinha picadinha a gosto1 xícara (café) de azeitesuco de 1 limão sicilianosal e glutamato monossódico a gosto

PaRa o molho VeRde100 ml de azeite100 ml de óleo100 ml de vinagre branco2 cebolas picadas1 maço de salsinha picadinha1 cabeça de alho descascada e picada2 pimentas dedo de moça picadas

ingredientes

modo de preparo

Receita divulgada pelo programa "mais Você", da Rede Globo

RePRoDução De tV

ReCheio de CaRne: em uma panela em fogo médio, aqueça 1 xícara (café) de azeite e refogue 1 kg de carne moída (patinho) com ½ cabeça de alho (descascado e picado) por 20 minutos até ficar bem sequinho. Retire da panela e deixe a carne escorrem em um escorredor de macarrão por 30 minutos. em outra panela em fogo médio, aqueça 1 xícara (café) de azeite e doure 1 cebola grande picadinha, ½ cabeça de alho, 2 tomates picados (com sementes e com casca) por 10 minutos. Desligue o

fogo e despeje este tempero na carne moída refogada da primeira panela. Desligue o fogo e tempere com sal, louro em pó, glutamato monossódico a gosto. misture bem e deixe esfriar. Depois que esfriar este recheio, acrescente raspas de ¼ de limão siciliano congelado para dar um sabor leve, salsinha e cebolinha picadinha a gosto. na hora de rechear a massa de pastel, abra a massa e vá colocando porções do recheio. em cada porção, coloque 1 azeitona marinada no azeite. feche o pastel e, com a carretilha, corte os pastéis do tamanho que preferir. frite em óleo quente.VinaGRete: numa tigela, misture 2 tomates com pele e sementes picados, 1 cebola picadinha, ¼ de repolho branco picado, salsinha picadinha a gosto, 1 xícara (café) de azeite, suco de 1 limão siciliano, sal e glutamato monossódico a gosto. Deixe repousando por 1 hora na geladeira e sirva com os pastéis.molho VeRde: num liquidificador, coloque 100 ml de azeite, 100 ml de óleo, 100 ml de vinagre branco, 2 cebolas picadas, 1 maço de salsinha picadinha, 1 cabeça de alho descascada e picada e 2 pimentas dedo de moça picadas e bata bem. Deixe repousando por 1 hora na geladeira e sirva com os pastéis.

Page 10: Jornal Domingo em casa 34ª edição

10 entretenimento/horóScoPo Domingo em Casa • 11 a 16 De março De 2012

Último dia de aula, os alunos resolvem presentear a professora.

O filho do dono de uma doceria entrega-lhe uma caixa. Ela dá uma sacudida:

- São bombons?- Acertou, professora!A filha do dono da livraria entrega-lhe o seu

embrulho.- Esse está pesado. Acho que é um livro...- Acertou, professora!

O filho do dono do bar entrega-lhe o seu presente. Ela nota um pequeno vazamento na embalagem, passa o dedo, apanha uma gota, experimenta e arrisca:

- É um vinho?- Não, professora.Ela experimenta mais uma gota.- É um uísque?- Também, não...- Desisto! O que você me deu?- Um cachorrinho...

horóscopo

BóriS – por dukePreSente Para a ProfeSSora

cruzadas diretas

tirará bom proveito de todos os recur-sos disponíveis e conseguirá obter novos apoios. no campo sentimental, dê o melhor de si, e, principalmente, evite atitudes muito egoístas. comunique-se mais com o seu parceiro e aceite as suas sugestões. Vai sentir-se mais seguro.

gêmeos21/5 a 20/6

tudo tende a acontecer sem dificuldades nes-te período. faça uso do bom senso para evitar conflitos e prestar apoios aos que são queri-dos. caso tenha um relacionamento, ele vai decorrer sem problemas e com estabilidade. Para os solteiros, não é boa hora para envol-vimentos, vá com calma.

cânçer21/6 a 217

não terá uma semana fácil e deve ponderar bastante antes de tomar decisões ou aceitar responsabilidades. utilize de sua experiência e conhecimentos para agir da melhor forma. É tempo de aproveitar para investir para ter cres-cimento profissional. Pense antes de entrar em gastos exagerados.

Áries21/3 a 20/4

Dê asas à inspiração tomando iniciativas que podem ser em áreas diferentes do habitual, vai conseguir excelentes resultados. encare a vida de forma leve e não dê importância a pequenas discussões no relacionamento. se está sem ninguém, agora é a hora de dar uma reviravolta em sua vida.

touro21/4 a 20/5

A semana que virá tende a ser muito suave e tranquila. novos caminhos se abrirão para o seu futuro e, por isso deve ponderar bem, já que as mudanças estruturadas serão para melhor. Aproveite o tempo que tem para estar com quem gosta. se estiver solteiro, poderá conhecer alguém interessante.

leão22/7 a 22/8

Qualquer problema que surgir será resolvi-do por você de maneira bastante eficaz. no campo sentimental, é uma semana adequada para fazer alterações na sua relação. tudo in-dica que se iniciará uma fase mais tranquila e segura. estará passando por uma fase agra-dável no relacionamento.

Virgem23/8 a 23/9

terá uma semana positiva em que se sentirá muito lúcido e, por isso, fará tudo sem cau-sar qualquer problema. tire mais tempo para estar com as pessoas que gosta. Deve abrir o seu coração e expressar os sentimentos para dar mais segurança ao seu parceiro, mas se está sozinho, sentirá ligado a alguém.

Libra23/9 a 23/10

semana em que as suas capacidades e atri-butos estarão fortemente realçados. Basta apenas saber aproveitar ao máximo as opor-tunidades que tendem a surgir. Alguns acon-tecimentos vão deixá-lo feliz em relação ao seu relacionamento. Quem estiver sozinho conhecerá gente nova.

escorpião23/10 a 21/11

está sob uma boa influência no período que virá, já que tem uma conjuntura energética e positiva que dará força para alcançar o que precisa para ser feliz. conhecerá novas pes-soas, mesmo para quem já tem um compro-misso. contenha-se e vá com calma, valorize mais a sua relação.

Sagitário22/11 a 21/12

começará a semana com algumas dúvidas, mas estará consciente de que tem que fazer opções e, por isso, acabará por definir de vez o que quer. Poderá viver uma semana intensa amorosamente. Porém, uma rela-ção chegará ao ponto em que se deve criar definições.

capricórnio22/12 a 20/1

semana muito positiva, já que se sentirá forte e realizado. muitas decisões passarão pela sua mão, mas terá o conhecimento e a sabe-doria para levar tudo pelo melhor caminho. no campo sentimental, será difícil ultrapas-sar um relacionamento mal resolvido, mas está na hora de avançar.

aquário21/1 a 19/2

terá uma semana muito exigente, pois a sua cabeça tenderá a ficar ocupada demais com preocupações e problemas. Procure ser mais positivo, pois encontrará solução para tudo. Poderá estar muito envolvido emocio-nalmente e será capaz de grandes demons-trações de carinho.

Peixes20/2 a 20/3

fonte: www.portalangels.com

Page 11: Jornal Domingo em casa 34ª edição

15entretenimento Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011 11agito cultural Domingo em Casa • 11 a 16 De março De 2012

John Carterclassificação 12 anos - o soldado americano John carter faleceu no planeta terra, mas ressuscitou em marte. Agora, em meio a uma guerra civil no planeta vermelho, habitado por seres de cor verde e criaturas gigantescas, ele é visto como a única esperança de ajudar a princesa Deja thoris a salvar o seu mundo, numa batalha que mudará para sempre o seu destino.cineplex 3D – 15h20 – 18h20 (DuB) - 21h (LeG)

o Pactoclassificação 14 anos - o professor colegial Will leva sua vida tranquilamente com a esposa Laura, até o dia em que ela foi atacada na rua e terminou gravemente feriada em um hospital. mas o que ele nunca iria imaginar era que ao conhecer um homem misterioso, que ofereceu ajuda para encontrar o responsável pelo crime e se vingar dele, passaria a se tornar alvo de uma cobrança descabida: matar alguém como forma de pagamento.cineplex 4 – 14h – 16h20 – 18h40 – 20h50 (LeG)

anjos da noite 4classificação 16 anos – Após acordar de um coma de mais de 10 anos, selene vê que o mundo mudou muito desde que "apagou". os humanos descobriram a existência dos vampiros e lobisomens e passaram a caçar essas raças. no meio da eterna disputa, descobre que possui uma filha adolescente que é metade vampira e metade lobisomem, que precisará de sua ajuda.cineplex 1 – 14h45 – 16h45 – 18h45 – 20h45 (LeG)

a mulher de Pretoclassificação 14 anoscineplex 2 – 15h – 19h (LeG)

Cada um tem a gêmea que merececlassificação 12 anoscineplex 2 – 17h – 21h (LeG)

cinema

PreçosCineplex – Shopping Sete lagoasRua otávio campelo Ribeiro, 2801,eldoradoPreços: segunda a quinta – R$ 8(inteira) R$ 4 (meia)terça maluca - R$ 5 (inteira) – R$ 2,50 (meia)sexta a Domingo/feriado – R$12 (inteira)R$ 6 (meia)ingresso 3D – segunda a Quinta –R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)sexta a Doming/feriado – R$16 (inteira)R$ 8 (meia)

começa fase classifi catória de rute 66

escola livre de teatro completa três anos

7 Lagoas em 7 Ângulos Bingo benefi cente

route 66 rock festival

Play city

A companhia de teatro Preqaria, em parceria com o sesc de sete Lagoas, oferece desde março de 2009 o curso de iniciação teatral, que vem sendo muito importante como ferramenta de fomento e difusão da arte na cidade. o objetivo do curso é fazer uma introdução ao universo do teatro, tendo em vista a coletividade, e aplicando técnicas que estimulam a desinibição, comunicação, sensibilidade, socialização e imaginação por meio da expressão corporal e vocal dos alunos. no sábado, dia 3, foi planejada uma aula inaugural, aberta ao público interessado em ter um primeiro contato com o teatro gratuitamente. As vagas para o curso, cujas aulas acontecem aos sábados, são somente para os primeiros 20 inscritos. mais informações pelo telefone (31) 3773-2764.

Até o próximo dia 30 de março você poderá prestigiar a exposição “7 Lagoas em 7 Ângulos”, do coletivo sete Lagoas fotografia. A mostra tem como objetivo dar visibilidade a aspectos diferentes relacionados à identidade de nossa cidade. o grupo fez fotografias com temas como a solidão e os contrastes que registraram uma sete Lagoas nostálgica e alegre. A iniciativa, apoiada pela Prefeitura municipal, dá continuidade ao processo de valorização da fotografia local. A mostra está aberta à visitação na Galeria myralda, que fica na avenida Getúlio Vargas, 91, no centro. ela funcionará de segunda à sexta das 8h às 17h.

Acontece neste domingo, dia 11, o bingo beneficente em prol do moçambique nossa senhora da conceição, na Paróquia santa Luzia. o objetivo do evento é arrecadar fundos para as atividades do grupo no decorrer do ano de 2012. Para quem não conhece e está interessado nas ações do grupo, elas acontecem na Paróquia santa Luzia, que fica na rua nestor foscolo, 579, no santa Luzia. o bingo começará a partir das 14h. A entrada tem o valor de R$ 10 e será válida por cinco rodadas do jogo. em cada rodada, o prêmio oferecido será de R$ 500. mais informações pelos telefone (31) 3772-9888 e (31) 3771-9859.

começa neste domingo, dia 11, a fase classificatória do Route 66 Rock festival. As três primeiras bandas a se apresentarem pelo evento serão as sete-lagoanas travelin’ Band (cre-dence cover), Alvoraz (Rock anos 80) e, de curvelo, o grupo skarave-lhos Blues. o festival terá a duração de nove semanas e oferece R$ 5.500 em prêmios para as bandas parti-cipantes. os ingressos para assistir aos shows custam R$ 10 (masc) e R$ 8 (fem). o evento está marcado para começar às 19h, e acontecerá no pub Route 66, que fica na rua Paulo frontin, 581, no centro de sete Lagoas. Quem estiver interessado em mais informações sobre o festival pode entrar em contato pelo telefone (31) 8880-1869.

Já foi ao parque Play city? se não, é melhor correr, já que esta será a última semana do parque no estacionamento do shopping sete Lagoas. As atividades se encerrarão no próximo sábado, dia 17, sendo que ele está instalado na cidade desde o dia 13 de janeiro. neste meio tempo, passaram pelo parque milhares de pessoas, entre elas os amigos Gustavo de oliveira, de13 anos, Lucas teixeira, 14, e Giuseppe savastano, 14, que estiveram pela terceira vez no parque e selecionaram como brinquedo favorito o La Bamba. o shopping está na rua otávio campelo Ribeiro, 2801, no bairro eldorado.

amigos do Facebook

"curto o Domingo em casa porque o jornal possui conteúdos interessantes que me mantêm sempre de olho. sem falar na coluna "Amigos do facebook", que eu acho um diferencial em relação aos outros jornais."

foto ARQuiVo PessoAL

eUBeRth oliVeiRa

Ciências Contábeis

amigos do Facebook

Quer aparecer

na página amigos

do Facebook?

o primeiro passo é curtir a fan Page do jornal Domingo em casa

no facebook. em seguida é só você enviar uma foto sua e a resposta (com até 140 caracteres) para a pergunta "Por que eu cuRto o

jornal domingo em Casa?". e aí é só aguardar o dia em que sua foto

e frase serão escolhidas.

Basta fazer como o euberth oliveira.

esperamos você aqui!!

sHoPPinG sete LAGoAs/DiVuLGAçãoDiVuLGAção

DiVuLGAção

Page 12: Jornal Domingo em casa 34ª edição

12 eSPorteS Domingo em Casa • 11 a 16 De março De 2012

com cinco rodadas re-alizadas no campeonato mineiro, algumas situa-ções já podem ser defini-das, como por exemplo, os semifinalistas; pelo jeito Atlético, América e cruzeiro vão ficar com as três primeiras vagas, com Boa, Villa nova e calden-se lutando pela quarta posição. Democrata de Valadares, tupi, Guarani e uberaba sofrem a ameaça do rebaixamento. o Galo, além de ser líder. divide a melhor defesa com o Boa. As duas equipes sofreram apenas dois gols. o coe-lho com 13 gols tem o me-lhor ataque. o Democrata ainda não venceu.

CoPa do BRaSilcruzeiro e ipatinga es-

tão rindo a toa na copa do Brasil. A Raposa e o tigre garantiram nesta semana a classificação para a pró-xima fase e eliminaram o jogo da volta. os clubes comemoram a folga, ao contrário do América que terá de realizar o jogo da volta com o Boa Vista nesta semana. o coelhão dominou o jogo em são Januário, mas faltou com-petência para marcar os gols. o empate sem gols foi ruim, pois qualquer gol marcado pelo time de sa-quarema, em sete Lagoas, pode complicar a vida do time de Givanildo oliveira. A melhor colocação do co-elho na copa do Brasil foi em 1998, quando eliminou o internacional e termi-nou em décimo primeiro. Já o Atlético estreia nesta quarta-feira, contra o cene do mato Grosso do sul. existe a possibilidade de um clássico entre coelho e Galo nas oitavas de final.

CamPeonato BRaSileiRo A confederação Brasi-

leira de futebol divulgou a tabela do campeonato Bra-sileiro, que começa no dia 20 de maio e termina em

2 de dezembro. o formato que reserva clássicos esta-duais para a última rodada foi mantido. o Atlético es-treia contra a Ponte Preta, em campinas. o cruzeiro terá que atuar a 100 quilô-metros de Belo Horizonte nas duas primeiras roda-das. o superior tribunal de Justiça Desportiva não acatou recurso do clube e manteve a punição com perda de mando de campo em dois jogos. A Raposa ainda vai definir onde vai jogar contra Atlético Goia-niense, dia 20 de maio e sport em 10 de junho.

mineiRoS na SÉRie BA cBf também divul-

gou a tabela da série B, a novidade é a rodada final repleta de clássicos regio-nais. com isso, o América vai enfrentar o ipatinga no dia 24 de novembro no encerramento da competi-ção. o coelhão estreia na série B contra o ceará, em fortaleza. o ipatinga rece-be o ABc de natal, no Vale do Aço. o Boa joga contra o Avaí, em Varginha.

VoCÊ SaBia...em tempos de estaduais

pelo Brasil, vale lembrar o grande feito do cruzeiro nos final dos anos 60. Du-rante os campeonatos de 1967, 68, 69 e 70, o time comandado por tostão, Dirceu Lopes e companhia completou 70 partidas in-victas em campeonatos mi-neiros. foram os 14 últimos jogos do de 67, mais as 22 partidas do campeonato de 68, 30 do campeonato de 69 e as primeiras quatro partidas de 70. o fim da sé-rie aconteceu em julho de 1970, com a derrota para o América por 2 a 1, no minei-rão. tostão ficou fora dessa partida porque estava ser-vindo à seleção Brasileira. essa série invicta de 70 jogos do cruzeiro continua sendo recorde nos estadu-ais no Brasil.

Defi nições no Mineiro

Enio Limanarrador esportivo

diretrizes do esporte A secretaria municipal de

esportes e Lazer apresenta à so-ciedade na próxima quarta feira, dia 14, o programa de Diretrizes e metas de esportes e Lazer (Dimel). o projeto foi desenvolvido com o objetivo de organizar e dirigir as di-retrizes do esporte de sete Lagoas, abordando todas as ações vincula-das ao esporte. A medida amplia as opções para a prática esportiva em todas as suas modalidades.

com o programa, serão esti-mulados o esporte educacional e o esporte de rendimento para crianças, jovens, adultos e melhor idade, atuando tanto área urbana como na área rural. A secretária de esportes e Lazer, Lídia Lane, disse que “há uma carência na prática

Semana do JacaréAconteceu no ultimo

sábado, no campo do el-dorado, a partida prepa-ratória entre as equipes juniores do Democrata e do Villa nova, que termi-nou empatada em 2 a 2. A partida serviu como treino pro campeonato mineiro da modalidade, que ainda não tem data prevista para começar.

os gols do Jacarezi-nho foram marcados por

Douglas e Paulo Victor, que se manteve na frente do placar na maior parte do jogo, porém cedendo o empate duas vezes à equipe de nova Lima. os trabalhos dos jovens atle-tas serão retomados nesta segunda-feira.

diRetoRApós ser chamado para

ser técnico do Poços de caldas durante o restante

do módulo ii do campeo-nato mineiro, o diretor de futebol do Democrata, João carlos, pediu afastamen-to temporário do cargo. o time do sul de minas foi o primeiro em que o dire-tor atuou como treinador. Após a competição, João carlos retornará ao Demo-crata para dar sequencia ao trabalho de reestrutu-ração do departamento de futebol do clube.

final copa náuticona última quarta-feira,

dia 7, aconteceram as pri-meiras partidas decisivas da copa náutico ecobier de futsal 2012. o time do site setelagoas.com.br/Ba-zar esporte, venceu o cor-rosivo/fisioforma por 4 a 1, garantindo o título de 1° lugar apenas com o empa-te no próximo jogo. Já na disputa pela taça de prata,

o mG estruturas metálicas bateu o Drogaria Lobato/impacto modas por 4 a 3. no domingo, dia 11, outras equipes também entrarão em campo para decidir o campeonato em outras ca-tegorias

na categoria seniores, a equipe do centro elé-trico/Óticas Diniz/Gellak, conseguiu a vitória e ago-

ra depende apenas de um empate para conquistar o bicampeonato. Já a equipe do Durval tintas/Boa Vista, precisa vencer com qual-quer placar no tempo nor-mal para levar a decisão da taça na disputa de penali-dades. mais informações sobre as partidas no site do clube www.clubenauti-cosetelagoas.com.br.

definição dos finalistas os finalistas da copa ci-

dade de Deus serão defini-dos neste domingo, dia 11, a partir das 9h. nas quartas de final, acontecidas no úl-timo final de semana, acon-teceram quatro partidas. o destaque da temporada foi

o time cidade de Deus, que venceu por 6 a 0 a equipe do chama chuva. enquanto isso, o time do fluminen-se também goleou, com 5 gols, o união expresso. Já o união Bernardo venceu por 1 a 0 o união friburguense

e o Palestra levou a melhor por 3 a 0 em cima da equipe da Ambev. na semi-final, o cidade de Deus pega o flu-minense às 9h, enquanto às 11h acontecerá a parti-da entre o Palestra e união Bernardo.

Quim DRumonD/Ascom

Lídia Lane sugere a criação de escolinhas de várias modalidades

esportiva de sete Lagoas. com o Di-mel vamos sistematizar a prática de esportes, como escolinhas de várias

modalidades, por exemplo.” o even-to acontecerá a partir das 8h no re-ceptivo da Gruta Rei do mato.


Top Related