Transcript
Page 1: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

mostra de fim de anoFeira de Bordados em prol dos idosos da Vila Vicentina acontece nesta semana. Pág. 4

domingo em c

asa

milena toscanoEm “Fina Estampa”, Vanessa usa sua sensualidade para chegar aos objetivos. Pág. 15

ANO 1 | EDIÇÃO 21 | 27 DE NOVEMBRO A 3 DE DEZEMBRO DE 2011

distribUição gratUita nas residÊncias. nas bancas r$ 0,50

gEr

LiCE

ro

SA

Idosos denunciam descaso dos motoristas de coletivos alternativos com a terceira idade. Pág. 5

DESRESPEITO NO EMBARQUE

Tarcísio da Silva confi rma que tem motoristas do transporte alternativo que não param para os idosos

Page 2: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

2 oPinião Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

Publicação do Consórcio Domingo em Casa CNPJ - 13.807.194/0001-83rua Santa Catarina 1713-ABairro Boa Vista - Sete Lagoas-MgCEP 35700-086Diretor executivo e comercial - Marcílio MaranDiretor de redação/editor responsável - Almerindo Camilo (2709/Mg)Jornalista freelancer - Herivelton Moreira da CostaDiagramação - Antonio Dias e Wanderson Fernando DiasTiragem - 10.000 exemplaresImpressão - o Tempo Serviços gráficos (Contagem-Mg)Representante comercial BH - AC&S Mídia Ltda (31) 2551-7797Representante comercial Sete Lagoas - Agência Águia (31) 3775-1909Representante comercial SP, Rio e Brasília - Screanmedia (11) 3451-0012 e (11) 9141-2938

OS ARTIGOS ASSINADOS NÃO EXPRESSAM NECESSARIAMENTEA OPINIÃO DESTE JORNAL.

domingo em casa

Crescemos, e agora?As manchetes, não somente da

imprensa de nossa cidade, como de todo país, sempre dão o mesmo tom: Sete Lagoas cresce vertigi-nosamente. E é verdade. Com ela crescem também os velhos pro-blemas já conhecidos, e o trânsito continua sendo um dos maiores desafios que agora está sob a ba-tuta do secretário Caio Valace que se desdobra para não ser dobrado ante tanta incoerência e divergên-cia na cidade.

Vejamos um exemplo recen-te que mereceu dura crítica de amigos empresários. o vereador Marcelo Cooperselta propôs a possibilidade de se desviar as cargas que chegam à cidade para que desembarquem na área cen-tral somente a partir das 18h. o exemplo de grandes cidades po-deria ser uma solução plausível para o nosso trânsito. Poderia. Acontece que para cidades como Sete Lagoas é comprar briga com empresários, que não possuem, como as grandes empresas, de-pósitos para abrigar as mercado-rias que chegam durante o dia. E muitas transportadoras não po-dem esperar até o anoitecer para descarregarem suas mercadorias. Hoje, mais do que nunca, logísti-ca é tudo, e tempo é mais do que dinheiro. Assim, ao pensar nas soluções do trânsito, temos que dialogar com os envolvidos nas atitudes que tomaremos.

Para essa questão em especial, apresentamos uma possível solu-

ção: cria-se em local afastado da zona central, uma espécie de “Cen-tro de recepção de Mercadorias”. Serviria não somente para esta-cionamento de caminhões que po-dem esperar até após as 18 h como ainda para o armazenamento da-queles que têm que seguir viagem, e isto, até que o empresário ou lo-jista possa retirar sua mercadoria em horário permitido. Cada qual pagaria uma taxa pelo serviço que serviria, inclusive, de renda para o município. quem sabe talvez uma instituição pudesse abraçar o pro-jeto com renda para ações sociais.

o resultado de nossa ideia ter-mina com o impasse. Acabar-se-ia com o espaço “carga e descarga” durante o dia e daria a oportunida-de para que as empresas se organi-zem de forma a permitir ainda que o trânsito flua com mais facilidade nas regiões críticas. obviamente, para que isso aconteça, sugiro ao amigo vereador Marcelo Cooper-selta que convoque empresários e lojistas que usufruem do sistema de “carga e descarga”, apresente o projeto como sendo a solução mais viável e crie, por força de Lei, o espaço para atender à demanda de Sete Lagoas. Será obviamente elogiado em vez de criticado e terá contribuído como vereador para as demandas da cidade.

Abraham Lincoln dizia: “As coisas chegam para aqueles que esperam, mas somente as coisas deixadas por aqueles que agem rápido”. E ele tinha razão.

Marcílio [email protected]

duke

a Ágora midiática

mensagem à alma

As sucessivas crises minis-teriais, que derrubam ministros assim como nas brincadeiras de tiro ao alvo, são as eviden-cias de que as casas legislativas estão perdendo espaços como praça central da democracia.

o parlamento político está sendo pautado pela mídia. o site da revista Veja faz uma en-quete para que os internautas escolham qual será o próximo ministro a cair. Curiosamente, o ministro do Trabalho Carlos Lupi foi o mais votado antes mesmo da divulgação das pro-vas que o incriminam.

Para o professor Manuel Castells, da Universidade da

Catalunha, Espanha, estudio-so da comunicação, poder e democracia, os veículos de co-municação são os verdadeiros parlamentos utilizando-se da capacidade de catalisar e ecoar a opinião pública.

A mídia como indústria surgiu a partir das invenções da máquina de imprensa, do rádio e da TV. quem detinha estes meios de difusão tinha o poder de intermediar a in-formação.

Porém, com o surgimento da internet, o receptor passivo da informação tende a desa-parecer. No lugar dele surge o internauta autoprodutor e re-

circulador da informação. Ele próprio edita a informação, emite seu editorial, acrescenta imagens e vídeos e depois pro-move a sua circulação através de blogs e redes sociais.

Voltamos a fazer democra-cia direta, assim como nas ágo-ras gregas.

Na grécia antiga, a ágora era o espaço público onde os ci-dadãos reuniam-se para pautar as ações do governo. A ágora grega inspirou a forma demo-crática de dar legitimidade aos governantes. A ágora do século 21 é virtual, instrumentalizada pela internet. É onde se pratica a verdadeira política.

No nosso cotidiano nem sem-pre nos é dado perceber a neces-sidade que temos de alguns momentos para desligar dos afa-zeres, das ações , dos trabalhos a que estamos condicionados para nos dedicarmos exclusivamente às necessidades da alma ou do espírito, como queiram.

independentemente de qual-quer convicção religiosa, de qual-quer credo ou fé, temos necessida-de de alimentar o nosso espírito tanto quanto necessitamos do alimento físico para a manuten-ção de um corpo saudável.

Dependendo de nossas ten-dências, talentos ou preferên-

cias, o nosso alimento espiritual se encontra direcionado à práti-ca de alguma religião, ao exercí-cio de alguma forma de arte, ou até mesmo a uma prática espor-tiva que transcenda às nossas atividades de estado.

o certo é que a nossa alma necessita de atenção tanto quan-to o nosso corpo, portanto, neste espaço gentilmente cedido pela direção deste semanário, vamos propor um momento de relaxa-mento do noticiário convencio-nal para alimentar o nosso espí-rito com uma mensagem à alma através desses versos do extraor-dinário Pablo Neruda:

José Luiz Almeida Costa

M. A. Matos de Melo

Consultor em inovações

Psicóloga e empresária do grupo Calsete

“Se estamos aqui reunidos

estou contente,

Penso com alegria que tudo

quanto escrevi e vivi

Serviu para nos aproximar.

É o primeiro dever do

humanista e a fundamental

Tarefa da inteligência

assegurar o conhecimento

E o entendimento

entre os homens.

Bem vale haver

lutado e cantado,

Haver vivido, se o amor

me acompanha.”

Page 3: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao
Page 4: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

4 cidade e região Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

Sensibilidade e coragem voltadas para a ação social em prol da melhor idade

Por Gerlice Rosa

Uma iniciativa particular para ajudar os idosos da Vila Vicentina. Esse trabalho acontece há quase trinta anos, com o auxílio da Co-missão de Apoio à Vila Vicentina. Formada por cerca de 40 mulheres, a comissão oferece serviços e bene-fícios aos idosos da Vila de maneira simples: através de doações.

A atuação da Sociedade de São Vicente de Paulo em Sete Lagoas tem mais de 100 anos. São mais de 80 idosos atendidos pela Vila. Lá, eles recebem atenção, moradia e a tranquilidade de serem bem cuidados. Para garantir tudo isso, a Comissão de Apoio está sempre atenta às demandas dos atendi-dos. A presidente da comissão, Ester Tinoco, garante a gestão das arrecadações e a manutenção dos projetos de melhorias para o es-

ato de amor e doação

paço. Apesar de muito trabalho, a presidente assegura que consegue organizar as atividades da família e o trabalho voluntário que exerce desde 1999 na presidência. “Eu administro bem, não atrapalha em nada a minha vida familiar. Pelo contrário, eu acho que me ajuda. É mais uma missão do que uma

função. A minha família se orgulha muito do trabalho”, declara.

Coração abertoEm destaque, a doação do

trabalho. Sim, a mão de obra de diversas bordadeiras é oferecida aos moradores da Vila Vicenti-na com a Feira de Bordados que

acontece no Casarão entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. Das 9h às 8h30, as bordadeiras estão no espaço do Casarão para vender as peças. São panos de prato, toalhas, roupas de cama e bordados do dia a dia, como defi-ne a presidente da comissão.

Há mais de 25 anos, a Feira de

Bordados é promovida com a in-tenção de arrecadar fundos para a Vila. “Ela é inteiramente voluntária, doamos material e mão de obra”, define a tesoureira Nilda Diniz.

Durante todo o ano, elas pre-param com zelo os produtos para a mostra de fim de ano. São reu-niões semanais nas casas das bor-dadeiras para a produção de mais de 1.000 peças para a exposição e para a venda. Apesar de alguns mo-tivos natalinos nas peças, a maior venda, segundo as organizadoras, é para os bordados tradicionais.

A tesoureira Nilda Diniz, que também faz bordado, conta sua inspiração para fazer parte do grupo há quase 15 anos. “A mo-tivação maior é ajudar os idosos. A gente vai convidando pessoas que são amigas e que têm habi-lidades para acrescentar algo à feira. Lá não é lugar de aprender, é de doar”, explica a tesoureira.

fim do ano Bordadeiras fazem panos de pratos, toalhas e roupas de cama para arrecadar fundos para a Vila Vicentina

gErLiCE roSA

Aconteceu na última sexta-fei-ra, dia 25, a inauguração da maior iluminação de Natal que Sete La-goas já teve. Após duas semanas de trabalho, as equipes da Cemig concluíram a realização dos traba-lhos ao longo da cidade e instala-ram as milhares de lâmpadas que vão enfeitar a cidade. As lâmpa-das são parte do programa “Natal de Luz” da Cemig.

São vários os pontos da re-gião central da cidade que rece-

berão a iluminação, composta por luzes verdes e brancas. A decoração está em toda a orla da lagoa Paulino, Colégio Dom Silvério, Escola Estadual Arthur Bernardes, praça do CAT, prédio da Câmara Municipal, praça da Prefeitura, entre outros locais. Além disso, também será mon-tado, na praça do CAT, um Papai Noel de cinco metros de altura, acompanhado de um cenário, que inclui estrelas e cometas.

Este será o ano da maior ilumi-nação que a cidade já teve, uma vez que em 2010 foram 1.600 kits de iluminação, enquanto neste ano, graças ao programa “Natal de Luz”, serão 4.300 kits. Cada kit contém 10 m de comprimen-to com 420 mil micro-lâmpadas, portanto, são 43 km de ilumina-ção, totalizando mais de 1 milhão de lâmpadas. Tudo isto somente para iluminar o fim de ano dos sete-lagoanos.

cidade iluminada para o natal

atração Iluminação da Escola Estadual Arthur Bernandes foi inaugurada na última quinta-feira

qUiN DrUMMoND/CoMUNiCAção - PrEiFEiTUrA rÁPidasLigações gratuitas

o governo do Estado anunciou que, até o fim do ano que vem, todas as li-

gações telefônicas da Companhia de Saneamento de Minas gerais (Copasa)

deverão ser gratuitas e estar disponíveis 24h por dia para obtenção de in-

formações, reclamações e solicitação de serviços. A medida tem o objetivo

de cumprir a resolução 003/2010, da Agência reguladora de Serviços de

Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas

gerais (Arsae-Mg). A entidade afirma que, a partir de janeiro de 2012, a

gratuidade já atingirá 12 municípios, que atualmente pagam para utilizar o

número 115, o que totaliza 5,5 milhões de habitantes, cerca de 40% do total

de atendidos pela empresa.

Homenagem da CâmaraEm comemoração ao aniversário de Sete Lagoas, no último dia 24, e em

cumprimento à resolução nº 1076/2011, a Câmara Municipal de Sete La-

goas, homenageou, no Salão Nobre do Clube Náutico, 103 personalidades

da cidade. Ao todo, foram entregues 60 títulos de Cidadania Honorária e 43

Diplomas de Mérito a cidadãos que muito contribuem para o desenvolvi-

mento do município.

Governo Itinerante Aconteceu no último dia 20 de novembro, mais um “governo itinerante”,

ação da prefeitura que busca maior participação popular na administração

de Sete Lagoas. Nessa edição, no Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista, as

principais solicitações dos moradores foram a segurança e a revitalização

do Parque, seguidas de pavimentação e limpeza urbana.

Vigilantes do Pesoo grupo de emagrecimento Vigilantes do Peso chegou a Sete Lagoas. A en-

tidade, fundada no Estados Unidos, teve a primeira apresentação da pro-

posta na última quarta-feira, dia 23, com participação da gerente nacional

do grupo, Fernanda Fernandes. o grupo chega à cidade tentando promover

um estilo de vida mais saudável, aliado à prática de exercícios físicos. Para

obter mais informações sobre a organização mundial, que está presente em

12 Estados do país, basta ligar no telefone 0800 726 6167 ou no site www.

vigilantesdopeso.com.br.

Page 5: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

5cidade Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

Motoristas de ônibus coletivos alternativos estariam com má vontade em parar para os idososPor Gerlice Rosa

o Estatuto do idoso está em vigor desde 2003 e tem o objetivo de ampliar e ga-rantir os direitos dos cida-dãos com idade acima de 60 anos. Com a proposta de ser mais abrangente que a Política Nacional do idoso, de 1994, o estatuto insti-tui penas para aqueles que desrespeitarem ou abando-narem os cidadãos da ter-ceira idade. Um dos pontos do estatuto é a garantia da gratuidade nos ônibus ur-banos. A lei determina que qualquer pessoa com mais de 65 anos de idade pode andar de ônibus sem pagar passagem. Para isso, bas-ta apresentar a carteira de identidade e o embarque está garantido.

Na rotina do trânsito da cidade, vários idosos recla-mam da falta de atenção dos motoristas dos ônibus cole-tivos alternativos. Segundo eles, alguns motoristas não atendem à solicitação de parada e seguem direto, ig-norando o pedido. “Eles não gostam de papar para gen-te não. Eles não gostam de carteirinha, porque eles não recebem”, conta o senhor Antônio onório, de 80 anos, que usa o transporte coleti-vo sempre que precisa ir ao médico. Ele nunca fez nenhu-ma reclamação e disse que em situações como essas, ele fica esperando o próximo ônibus que possa levá-lo ao destino desejado. Como o senhor Antônio, outros ido-sos vivem a mesma situação.

Tarcísio da Silva, de 75 anos, já viveu situação se-melhante. “Tem alguns que não param mesmo não”, afirma. “Tem uns motoris-tas que são difíceis mes-mo”, alfineta.

Sem se lembrar da pla-ca do veículo, o Sr. ronal-do nunca fez nenhuma re-clamação, apesar de já ter sido surpreendido pelos motoristas que ignoram a solicitação. “Já dei sinal, eles não param não. Não

cadê meu direito?

fiz reclamação porque eu me esqueço de pegar a pla-ca”, lamenta.

A história segue e mui-tos já ouviram falar da si-tuação que acontece na cidade. D. Maria Edite, 76 anos, usa ônibus até duas ou três vezes na semana e nunca enfrentou dificul-dade com a parada dos ônibus. “Eles sempre me tratam bem”, afirma. Mas, ela afirma já ter ouvido re-clamações de idosos a esse respeito.

Medidas possíveis

o presidente da Coo-perativa Sete-lagoana de Turismo e Transporte Alter-nativo (Cooperselta), Luis Carlos Fernandes, confirma que as reclamações dos ido-sos sobre a parada dos co-letivos acontecem na coope-rativa, porém não há muito o que se fazer. “Nós não te-mos autoridade para punir o permissionário, porque a

permissão é individual”, de-clara.

indignada, Neide Lima, de 67 anos, diz não se abalar pessoalmente com a atitu-de dos motoristas, apesar de considerar revoltante a situa-ção. “Eles não param e, mui-tas vezes, fazem aquela cara de nojo, fingem que não veem a gente. Eles olham com des-prezo. Eu não importo porque eu me sinto mais eu, porque quem faz isso é uma pessoa pobre de espírito e que não tem cultura, que não ama pai nem mãe. A humilhação fica é para quem faz”.

Na Cooperselta, a ten-tativa é de amenizar a ani-mosidade entre idosos e motoristas. Segundo o pre-sidente, as reclamações permanecem, mas têm dimi-nuído muito. “Nós estamos trabalhando com os nossos cooperados com cursos de treinamento e capacitação, reciclagem e atendimento ao público”.D. Maria Edite, de 76 anos

Eles (os motoristas) sempre me tratam bem, mas já ouvi outros idosos reclamando

““

reciclagem Para diminuir as constantes reclamações dos idosos, a Cooperselta tem administrado cursos de capacitação para os cooperados

FoToS gErLiCE roSA

Page 6: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao
Page 7: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

7cidade e região Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

Número de casos da doença caiu de 3.232 em 2010 para 165 até novembro deste ano

resultado positivoPor Herilton Moreira

Sete Lagoas comemora um feito na

prevenção da dengue. Enquanto em 2010 a cidade registrou 3.232 casos, até 12 de novembro deste ano foram registrados apenas 165 casos. Maria José Lanza, coordenadora Municipal do Controle da Dengue de Sete Lagoas, informa que a redução é resultado das ações preventivas no período de seca em 2010, de agosto a outubro.

“Agimos de forma intensa para eliminar possíveis criadouros, o que permitiu a interrupção da circulação do vírus entre 2010 e 2011”, esclare-ce Maria José. A mobilização da so-ciedade foi possível com capacitação e treinamento dos Agentes Comu-nitários de Saúde (ACS), médicos e enfermeiros, contando, no total, com 165 funcionários e recursos, para este ano, da ordem de r$ 175 mil.

No entanto, o alerta e os cuida-

dos na prevenção da doença deve ser constante.“É preciso, porém, que a população colabore. Cada cidadão tem que se conscientizar e passar a ser um agente de saúde contra a den-gue”, ressalta Maria José.

Entre 13 a 20 deste mês, já foram notificados 16 casos novos suspeitos de dengue. Também neste ano, foram identificados os vírus 1, 2 e 3, além de suspeitas sobre o vírus tipo 4, já circulando em Minas e com o risco de chegar a Sete Lagoas no próximo ano.

“Devido a esse diagnóstico de problemas, fizemos um Plano de Contingência que já está sendo de-senvolvido desde outubro com in-tensificação das ações nas áreas de risco, com mobilização nas escolas e eventos públicos ou privados de mo-nitoramento do aparecimento de ca-sos para iniciarmos o bloqueio com borrifação de inseticidas”, conclui Maria José Lanza.

dengUe Capacitação dos agentes de saúde melhorou ações preventivas

ASCoM/SAúDE/PrEFEiTUrA

Prevenir para não remediar. o ditado popular é seguido à risca pelo Corpo de Bombeiros de Sete Lagoas com o objetivo de, pelo me-nos, minorar as catástrofes naturais ou provocadas dos tempos de seca seguindo o Plano de Ação para Pre-venção e Combate a incêndios Flo-restais 2012. A meta é evitar o ocor-rido em 2011, quando na serra de Santa Helena foram queimados 170 hectares de mata nativa, o equiva-lente a 1.524 campos de futebol.

De acordo com o sargento Jose-mar Cardoso, relações públicas da 3ª Cia do 7º Batalhão de Bombei-ro Militar, as principais ações são educativas, de formação de briga-distas e de orientações preventivas a moradores próximos das áreas de preservação ambiental. “Nosso campo de atuação é limitado à ser-ra de Santa Helena e à gruta rei do Mato, que são áreas públicas, mas visitamos todas as propriedades particulares organizando o Plano de Alarme”, explica o sargento Jo-semar. os bombeiros promovem ainda palestras em escolas.

o grande problema de todo o sistema preventivo de incêndio é a quantidade de pessoal qualificado. A 3ª Cia conta com 12 bombeiros para cobrir uma região de 17 cidades e,

em Sete Lagoas, com apenas 15 bri-gadistas voluntários. “Eles têm ainda que combinar suas atividades profis-sionais com as de brigadistas, o que prejudica o trabalho de prevenção. Precisamos de mais voluntários”, conclui o Sargento Josemar.

BalançoBalanço divulgado pela direto-

ria de Prevenção e Combate a in-cêndios Florestais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desen-volvimento Sustentável (Semad) revela que, entre janeiro e outubro de 2011, 409 ocorrências de incên-dio queimaram 40 mil hectares na área interna das Unidades de Con-servação (UCs) e 18 mil hectares no entorno das unidades. isso repre-senta 1,5% do total de 2,7 milhões de hectares de áreas protegidas de Minas gerais. Das 409 ocorrências, 247 foram em área interna e 162 no entorno das unidades.

Em 2010, foram 36 mil hectares queimados por 300 ocorrências, sendo 24 mil hectares no interior das UCs e 12 mil hectares no entor-no. Desde 2006, o pior balanço de queimadas registrado no Estado foi em 2007, quando 62 mil hectares de área interna e entorno das UCs foram destruídos pelo fogo.

Prevenção de incêndios

Page 8: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

8 cidade e região Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

Vantagens da remuneração unificadaGostaria que o senhor explicas-

se quais os principais benefícios da proposta para os profissionais da Educação de Minas.

Antonio Anastasia: Depois de muitas décadas de termos um sistema de remuneração dos pro-fessores muito complicado, com muitas gratificações, muitas par-celas, muito pouco transparente e com muitas dúvidas, nós estamos entendendo que a melhor solu-ção é consolidarmos, em um novo regime unificado, os benefícios, todas as concessões e os direitos dos servidores da Educação, que estão sendo respeitados na sua inteireza, para termos uma nova tabela, que seja mais ousada, que

tenha um valor melhor e que vá – mais importante – dar mais atra-tividade à carreira do professor e do profissional da Educação como um todo. Esse novo modelo unifi-cado tem por pressuposto que nós vamos considerar sempre o nível de escolaridade do servidor e, ao mesmo tempo, vamos continuar desdobrando seu tempo de serviço para os critérios de promoção.

É possível afirmar que os ser-vidores da Educação do Estado passarão a receber acima do piso nacional estabelecido em lei?

Antonio Anastasia: É verda-de, o piso estabelecido em lei federal está sendo adotado em

Minas gerais plenamente neste novo modelo. Na realidade, nós estamos pagando para o nível superior, cujo ingresso agora se dará somente no nível superior, cerca de 85% a mais. Nós temos ingresso a r$ 1.320 nos salários para 24 horas semanais, en-quanto o piso alude a 40 horas. Então, nós temos um percentu-al maior. E mesmo para o nível médio, aquele que não tem a li-cenciatura completa, nós temos r$ 1.122, que também é quase 60% acima do valor determina-do pelo piso nacional, tendo em vista que o piso se refere, volto a dizer, a uma carga horária de 40 horas (semanais).

Nós sabemos que Minas é uma referência em Educação para ou-tros Estados e é reconhecido como um dos melhores do país neste se-tor. O que o Governo de Minas faz para alcançar resultados expressi-vos como esses?

Antonio Anastasia: Minas gerais tem uma educação pública de muito boa qualidade. Na realidade, essa é uma tradição de nosso Estado, feliz-mente, e, ao longo dos últimos anos, vem sendo cada vez mais estimula-da e fomentada. Nós conseguimos apresentar ao Brasil indicadores da Educação muito positivos. Minas gerais ostenta, para nosso orgulho, o primeiro lugar no iDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Bá-

sica) brasileiro nas primeiras séries do Ensino Fundamental e tem, tam-bém, uma posição de destaque nas demais séries e no Ensino Médio. Em razão até da nossa diversidade, da desigualdade regional ainda existente em Minas, são indicado-res muito positivos. isso graças, é claro, à qualidade do nosso capital humano, dos nossos professores, da comunidade escolar como um todo, dos alunos em especial, e também, é claro, da participação dos pais, das famílias, no aprendizado de seus jovens. Mas sabemos que ainda es-tamos distantes do ideal. Temos que continuar trabalhando de maneira muito efetiva para apresentarmos uma Educação cada vez melhor.

Antonio Anastasiagovernador de Minas gerais

Ambev, que está na cidade desde 2008, faz a quarta expansão e chega à marca de r$ 540 milhões investidos

investimentos de r$ 250 milhões

rÁPidaVerba para saúde

o Ministério da Saúde aprovou, semana passada, a dotação or-

çamentária do Projeto rede de Urgência do governo de Minas,

com aplicação de r$ 437 milhões em 2012. Uma parte dos re-

cursos será aplicada no Hospital Flávio D’Amato de Sete Lagoas

e prevê o aumento e a sustentabilidade de novos leitos de UTi,

clínicos e de longa permanência.

Com investimentos de r$ 175 mil, em parceria com o Mi-nistério da Saúde, a Prefeitu-ra de Sete Lagoas concluiu as obras de ampliação e equipou a unidade da Estratégia de Saú-de da Família (ESF) do bairro CDi. A reforma elevou o espaço do local e ampliou as cadeiras odontológicas, os novos consul-tórios médicos e está abrigando a sede da Farmácia regional.

Para o secretário de Saúde e gestor do SUS/SL, Wanderley rodrigues Moreira, a reforma e ampliação da unidade irá possi-bilitar um melhor atendimento à população. “Com a obra conclu-ída, a ESF CDi terá condições de oferecer à população da região uma assistência básica mais completa e de melhor qualidade, garantindo também o conforto do usuário”, frisou o secretário.

Unidade da esf reformada

entrega Unidade da ESF foi inaugurada na última quarta-feira, dia 23

qUiN DrUMMoND/CoMUNiCAção - PrEiFEiTUrA

Na última sexta-feira, dia 25, foi anunciada a expansão da filial da Ambev em Sete Lagoas. Durante a solenidade, foram apresentados os dados referentes ao projeto feito pela empresa, além de outros de-talhes do investimento. Essa, que é a quarta expansão da unidade, terá investimentos de r$ 250 milhões, o que proporcionará um aumento da produção anual da fábrica de 4,7 milhões de hectolitros para 9,4 milhões de hectolitros de cerveja.

Serão implantadas duas

novas linhas de envase, sendo uma de garrafas, com capaci-dade para produção de 60 mil garrafas por hora, e outra de latas, que conseguirá produzir 120 mil latas por hora. Serão ge-rados cerca de 120 empregos di-retos, além das 1.500 vagas que foram criadas durante o período das obras civis e de montagem. A Ambev investiu, em todo o Es-tado, r$ 262 milhões neste ano, sendo que, em todo o país, o valor chega a r$ 2,5 bilhões. Em

Sete Lagoas, desde a inaugura-ção da fábrica foram investidos r$ 540 milhões.

Participaram da solenidade o governador de Minas gerais, Anto-nio Anastasia, o prefeito da cidade, Mário Márcio “Maroca”, o presiden-te da Ambev, João Casto Neves e o presidente do Conselho de Admi-nistração da Ambev, Victório Carlos de Marchi. Além disso, também estavam lá o deputado federal Edu-ardo Azeredo (PSDB) e o deputado Estadual Dr. Viana (DEM).

MArCÍLio MArAN

exPansão Anúncio de investimento na Ambev contou com a participação de vários políticos

Page 9: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

9sociedades secretas Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

Por ser caçador, nunca caça, águia é símbolo e inspiração de vários governos e de personalidadesWWW.PAPELDEPArEDE.ETC.Br/DiVULgAção

democracia Águia, no topo da cadeia alimentar, é símbolo de governos democráticos; no detalhe, nota de um dólar americano

insPiração Ditadores como Hitler também utilizaram, e ainda utilizam, a ave como símbolo de poder

Por Herivelton Moreira

Apenas um governo na história da humanidade admitiu, oficial-mente, a teoria da superioridade racial, o nazismo de Hitler. No en-tanto, ao longo da formação de governos nas sociedades algumas nações têm demonstrado a sua pre-dileção intuitiva sobre essa teoria.

os primeiros a desempenha-rem com furor esse papel foram os romanos antigos. Seus go-vernos tinham como missão o “domínio global” sobre os povos “mais fracos”. Depois vieram os ingleses e as tentativas de Hitler, dos czares e ditadores russos dos tempos da União Soviética, e, desde 1948, a consolidação do império norte-americano.

A exceção dos ingleses, todos os governos citados acima têm algo em comum, o uso da águia como símbolo de poder. Da famí-lia Accipitridae, geralmente de grande porte e carnívora, a águia está no topo da cadeia alimen-tar, ou seja, é sempre o caçador, nunca a caça. Um arquétipo das civilizações que cultuam a ideia de raça superior.

Contradiçõesoutros povos e ditadores

também tiveram a águia como inspiração, como Alexandre - o grande e Napoleão Bonaparte. Ela está nas armas do iraque, na bandeira do México, nos brasões de armas das famílias nobres, de cidades e de países da Euro-pa. observa-se que a águia foi e continua sendo utilizada como símbolos de governos de ideolo-gias diferentes, como Hitler, um ferrenho ditador, e o norte-ame-ricano, uma democracia.

“Usando a águia e suas quali-dades, com excesso ou exagero, pode-se representar a tirania, a força bruta, a destruição. Exem-plos disso são alguns dos nomes citados anteriormente, homens que chegaram ao poder, construí-ram seus impérios e sucumbiram”, exemplifica o historiador Antenor Colussi, um pesquisador do tema.

A águia também é considera-da um símbolo universal e pode ser encontrada em quase todas as partes do planeta. No Brasil, por exemplo, temos a harpia que é natural na floresta amazônica. Ela

pode ser encontrada em bronze no antigo Palácio do Catete, que foi sede da Presidência da república e ficou conhecido, por isso, como “o Palácio das Águias”.

Religiõesreligião e poder sempre anda-

ram juntos, a águia também é uma referência. Na mitologia grega, Zeus (Júpiter), no desejo de desco-brir o centro do mundo, envia duas águias ao céu, cada qual numa direção. Dirigindo-se para lados opostos, as aves chegam ao mesmo ponto, conhecido como Delphos.

Na Índia, nos textos védicos, encontramos garuda, metade homem, metade águia, que diz assim: “Vishinu cavalga sobre garuda, onde este é chamado de pássaro fabuloso...” No Japão, a águia é conhecida como “Kami” a “Águia do Sol”. Em algumas culturas, a águia é representa-da como o próprio sol. É a única criatura que consegue olhar di-retamente para ele. Foi e é cul-tuada pelos xamãs da Sibéria e pelos ameríndios do Norte, do Centro e do Sul.

no topo da poder

WWW.HiSToriABLog.WorDPrESS.CoM/DiVULgAção

Page 10: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

10 bem-estar Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

silencioso Os sintomas naõ aparecem em 40% das pessoas com doenças coronarianas

cuide do seu coraçãoAlém de amar, faz bem alongar o corpo, fazer escalda-pés, exercícios e ser feliz

Por Herivelton Moreira

Conforme dados da organiza-ção Mundial de Saúde (oMS), ór-gão da organização das Nações Unidas (oNU), cerca de 140 mil pessoas morrem de infarto por ano no Brasil. o mais importan-te é que, como quase todas as doenças, o infarto dá sinais. Do-res no peito, expandindo para a esquerda do corpo, pressão alta entre outros sintomas.

relatos médicos informam, no entanto, ocorrências de infarto do miocárdio em pessoas que aparen-temente não faziam parte dos gru-pos de risco, ou seja, são aparen-temente saudáveis, não fumantes, sem problemas com hipertensão, colesterol elevado e diabetes, e

sem histórico familiar de doenças do coração. Mas, mesmo assim, o infarto pode ser fulminante.

Dados do instituto do Cora-ção (incor) mostram que cerca de 40% dos pacientes de doenças coronarianas não apresentam os chamados fatores clássicos de ris-co. A ocorrência é mais preocupan-te quando se sabe que as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no Brasil, 33% do total. De cada dez vítimas, seis, em média, são do sexo masculino.

Como acontecePara explicar como o infarto do

miocárdio acontece, imagine uma bomba (o coração) em constante funcionamento e que envia sangue para o corpo, contraindo-se e rela-

xando mais de 100 mil vezes por dia. Para que a bomba não perca a potência, é indispensável um bom suprimento de “combustível”, o sangue com oxigênio e nutrientes transportado pelas coronárias, ar-térias que irrigam o coração.

Mesmo que o coração esteja saudável, uma obstrução no traje-to, dependendo do tamanho, pode fazê-lo diminuir o ritmo de bom-beamento do sangue, provocando desde angina (dor no peito) até a morte súbita.

Polipílulaso Brasil está participando das

experiências do primeiro estudo internacional da chamada polipí-lula. É um medicação que reúne quatro remédios para controlar

a pressão arterial e o colesterol e prevenir o entupimento de vasos sanguíneos. A ciência tem dois alvos: pacientes com risco mode-rado que não têm bons resultados com dieta e exercícios e pessoas com risco elevado, que já tiveram infarto ou derrame.

os resultados, publicados na revista científica “PLoS one”, mos-traram que a pílula pode reduzir em 60% o risco de infarto e derra-me em pessoas com risco modera-do. Na pesquisa, esses pacientes tinham idade média de 60 anos, eram obesos e tinham pressão ar-terial e colesterol pouco elevados, além de outros fatores de risco. Ao todo, 378 voluntários partici-param do trabalho, que também foi feito na Índia, na Austrália, na

Holanda, na Nova Zelândia e nos Estados Unidos.

A segunda fase do estudo co-meça em novembro, com pacien-tes que já tiveram infarto ou AVC e tomam os remédios separadamen-te. No Brasil, a pesquisa envolverá 22 hospitais e 2.000 pessoas em todas as regiões do país. Em 2012, o país deve participar da terceira fase de uma pesquisa já iniciada na Índia, na China e no Canadá.

o responsável pela pesquisa brasileira será o instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. o ob-jetivo, segundo o cardiologista Álvaro Avezum, diretor da divi-são de pesquisa do instituto, é testar a medicação em 2.000 pa-cientes de São Paulo com risco cardíaco moderado.

Alongamento - antes do banho, exercitar a panturrilha (levantar o corpo na ponta dos pés), primeiro, rápido até esquentar as panturilhas e, depois, uma sequência de 10 movimentos lentos. Pronto. Esse exercício bombeia o sangue para o coração, melhora os batimentos cardíacos e evita obstrução das veias. Nos primeiros 6 meses, se a pessoa estiver com excesso de peso e não engordar, depois de 2 anos, não engorda mais.

Escalda-pés - ao chegar em casa, coloque os seus pés em uma bacia com água bem quente. Além de relaxar, esse processo desencadeia a dilatação dos vasos sanguíneos dos pés, melhora o cabelo e a visão. isso foi pesquisado com pessoas diabéticas, e o resultado evidenciou a melhora na circulação sanguínea (diminuindo os casos de gangrena), no quadro geral de saúde dos pesquisados e, como um fato relevante, da visão.

Pedalar - ao acordar, deitado de barriga para cima, pedalar 120 vezes no ar. Esse exercício melhora o posicionamento da coluna e da postura, diminuindo ou retardando o encurvamento das costa e aliviando as dores nas costas.

Água gelada – ao perceber que a pressão subiu, coloque as pernas em um balde com água muito gelada até os joelhos. Fique por 20 minutos. Esse processo fará com que o organismo, na busca de aquecer os membros inferiores, faça com que o acúmulo de sangue na cabeça desça, baixando a pressão.

dicas WWW.iNFrABLogMED.iNFrArEDMED.org/DiVULgAção

Page 11: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

11cUriosidade Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

senhor dos anéisApesar da beleza caractéristica, Saturno não é o único planeta a ter esse sistema em seu redor

NASA-JPL

diferente Anéis de Saturno, sexto planeta a partir do sol, são constituídos de rochas e de grande quantidade de gelo

Por Maria RamosAgência invivo/Fundação

osvaldo Cruz

Você já ouviu falar em Senhor dos anéis? Não, não é o filme que conta as aventuras de Frodo para destruir um anel capaz de con-ferir poderes mágicos e que, em mãos inimigas, deixaria a Terra Média para sempre na escuridão. o Senhor dos anéis a que me re-firo é Saturno, o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar.

Saturno é muito conhecido pela beleza de seu sistema de anéis, descobertos por galileu galilei, com a ajuda de um telescó-pio, em 1610. Mas apesar da fama de Saturno, possuir anéis não é uma característica exclusiva desse planeta. Todos os outros gigantes do sistema solar – Júpiter, Netuno e Urano – também os possuem. Descobertos entre 1977 e 1989, esses anéis permaneceram ocul-tos por tanto tempo porque são bem menores e menos brilhantes e, por isso, invisíveis da Terra.

A origem dos anéis

Agora que sabemos que não só Saturno possui anéis, saber como surgiram fica ainda mais difícil, já que eles podem ter sido formados por eventos diferentes em cada um desses planetas. Muitos astrônomos, entretanto, acreditam que eles se originaram da fragmentação de um satélite (ou lua) que se formou muito pró-ximo ao planeta e se desintegrou devido à força da gravidade.

Você sabe o que é força da gra-vidade? Nós podemos percebê-la quando jogamos um objeto para o

rÁPidasCão ‘entalado’

Em Krotoszyn, na Polônia, um

cachorro precisou ser resgatado

pelos bombeiros, depois que ficou

com a cabeça presa em uma roda.

os bombeiros colocaram azeite no

pescoço do animal para conseguir

retirá-lo, segundo o site italiano

“Express-news”. os bombeiros

não sabem como o animal conse-

guiu entalar a cabeça da roda, pois

estava muito apertado.

Descarga e demissãoA atriz Laura Coppinger, que se

vestia como a “Fada Açucarada”

em um festival natalino em St.

Charles, nos Estados Unidos, foi

demitida depois que acidental-

mente apertou a descarga do

vaso sanitário (o que é proibido)

durante a coleta de urina para um

teste de drogas. Laura violou o

código de conduta, conforme au-

toridades municipais.

Piercing prá todo ladoo alemão rolf Bucholz exibiu, na se-

mana passada, na Alemanha, alguns

de seus 453 piercings. os números são

impressionantes: 278 piercings na re-

gião da genitália, 94 piercings ao redor

dos lábios, 25 em torno das sobrance-

lhas e oito no nariz. os demais estão

espalhados por outras partes do corpo.

Bucholz aparece na edição 2012 do

guinness como o homem que possui

o maior número de piercings no corpo.

Maior narigudo do mundoUma “napa” de, nada mais

nada menos, 8,8 centímetros.

Com essa medida, o turco

Mehmet ozyurek permanece

como o maior narigudo do

mundo. ozyurek aparece na

edição 2012 do guinness, li-

vro dos recordes, que foi lan-

çada há duas semanas. ozyu-

rek mora na cidade de Artvin,

na Turquia.

rEProDUção

alto e ele cai no chão. É a força da gravidade que atrai todas as coisas para a Terra e que faz, inclusive, anéis coloridos artificialmente, com que você fique preso ao chão. Mas não só a Terra como todos os cor-pos celestes estão sujeitos a essa força de atração. É ela que mantém os planetas girando ao redor do Sol ou a Lua em torno da Terra. quanto maiores e mais próximos estiverem os corpos, maior será a força da gra-vidade.

Bruno Mendonça, astrônomo

da Fundação Planetário do rio de Janeiro, explica que existe um limite máximo de aproximação de um planeta, chamado limite de roche, para que fragmentos ro-chosos possam se juntar e formar um satélite. A partir desse ponto, o efeito de maré, que é essa atra-ção exercida pela força da gravi-dade, é muito forte e estilhaça o corpo celeste.

Mas essa não é a única expli-cação para a origem dos anéis. Diferente dos anéis de outros pla-

netas, formados basicamente por fragmentos de rocha, os de Saturno também são constituídos por gran-de quantidade de gelo. “isso indi-ca que eles podem ter se formado a partir da colisão de um satélite com um cometa, um corpo celeste pequeno composto principalmente por gelo”, explica o astrônomo. Se-gundo ele, é possível também que esse cometa não tenha se chocado, mas se fragmentado ao ultrapassar o limite de roche.

Mas, afinal, por que será que o

nosso planeta não possui anéis des-se tipo? A Terra é um planeta muito pequeno, e a sua força gravitacional é insuficiente para aglutinar anéis, assim como a de seus vizinhos mais próximos. Além disso, ao contrário dos planetas gigantes que são gaso-sos, os planetas menores são muito rochosos. Assim, os fragmentos de rocha que formariam os anéis, por serem da mesma natureza do ma-terial que compõe planetas como a Terra, poderiam ser mais facilmen-te incorporados por eles.

Page 12: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

12 veÍCUlos Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

objetos mais furtados no carroUm estudo realizado pela Carglass Brasil,

empresa líder no Brasil no reparo e troca de vidros automotivos, mostrou que o sistema de som é o objeto mais roubado dos carros, mesmo com as melhorias em relação à segu-rança, como a remoção da frente do rádio e a integração do aparelho no painel. Ele repre-senta 36% das razões das quebras de vidros laterais atendidas pela empresa no período.

A pesquisa considerou os clientes que solicitaram abertura de sinistro para vidros laterais das portas (foram 187 relatos, ou 19% do total de atendimentos em 60 cida-des de 17 Estados) e informaram o motivo da quebra sendo furto ou roubo de objetos do interior do veículo. Para a Carglass, em

segundo lugar na preferência dos ladrões está a bolsa, 24% dos roubos e furtos.

A empresa considerou surpreen-dente o número de ocorrências de rou-bo do estepe: nada menos do que 14% do total. Aparecem ainda com altos índices de roubo com quebra de vidros laterais o gPS (9,6%) e o aparelho ce-lular, com 6%.

Veja os dez itens mais roubados após a quebra do vidro lateral: apare-lho de som (36%), bolsa (24%), estepe (14%), gPS (9,6%), celular (6%), note-book (4%), roupas (4%), óculos (1%), cadeira de bebê (0,5%) e tênis (0,5%). Fonte: Carglass.

WWW.oDoNToPALM.CoM.Br/DiVULgAção

som Mesmo com as travas modernas é o mais furtado em carros

na frente O Gol, da VW, continua em primeiro lugar

vendas em alta em novembroNovembro está batendo

recorde de vendas diárias. Nos primeiros onze dias úteis do mês, foram vendi-dos 14.572 carros e comer-ciais leves por dia, totalizan-do 160.958 unidades até a última quinta-feira.

o resultado diário é me-lhor do que o registrado em abril, quando foram comercia-lizados 14.337 carros/dia. Se considerarmos que a segun-

da-feira 14 foi um dia morto, por causa do feriado na terça, as vendas diárias estão num ritmo extraordinário.

A expectativa é de que o desempenho do mercado me-lhore na segunda quinzena, como sempre acontece. Só que o mês não será novo recorde no ano, por ter apenas 20 dias úteis. É possível que seja o segundo melhor mês do ano, perdendo para março, quando

foram vendidos 337.488 carros e comerciais leves.

os números parciais mos-tram a manutenção das primei-ras posições no ranking com a VW, Fiat, gM e Ford. A renault, quinta colocada, avança em cima da Ford e a Toyota con-tinua em recuperação: passou a Hyundai e está na sexta po-sição. A Nissan entrou na lista das dez mais. Peugeot e Kia ficaram fora.

WWW.CULTUrAMiX.CoM/DiVULgAção

rÁPidasMais motos

A primeira quinzena de novembro

também foi positiva para o setor de

duas rodas. os dados da Associação

Brasileira dos Fabricantes de Motos

(Abraciclo) mostram que as vendas

aumentaram 18,4% em relação ao

mesmo período de outubro. Enquan-

to foram vendidas 77.861 unidades

em novembro, na primeira quinzena

de outubro, as vendas chegaram a

65.754 motos. Se a comparação for

com a primeira quinzena de novem-

bro de 2010, o crescimento foi de

9%. Com base nas vendas diárias,

que foram de 8.651 motos, a previ-

são é que o mês feche com um cres-

cimento acima de 18% em relação a

outubro. A entidade prevê o empla-

camento de 173.025 motos no mês,

um crescimento de 9% em relação

ao mesmo mês do ano passado.

MustangA Ford resolveu aproveitar o Salão do

Los Angeles para apresentar a linha

Mustang 2013, que começará a ser

vendido apenas no segundo trimestre

do próximo ano, nos Estados Unidos.

E pela primeira vez, o carro é apresen-

tado com três versões. Além do Boss

302 e Boss Laguna Seca, haverá ainda

o Shelby gT500 com motor de 659 cv,

capaz de acelerar a mais de 320 km/h.

Acima da média Kia, renault, Citroën e Hyundai

tiveram aumento de vendas acima

da média este ano, ampliando a

participação no mercado de car-

ros e comerciais leves em relação

ao período janeiro/Soutubro do

ano passado. A Kia cresceu 50%,

a renault 19,8%, a Citroën 14,7%

e a Hyundai 8,8%, todas acima do

mercado nacional.

WWW.JAPoSTEi.CoM/DiVULgAção

Page 13: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

13social Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

FamÍlia TinoCo - A foto retrata a festa que reuniu, em 2005, a família do amigo e comerciante Marcílio Tinoco, da

Disco Brasa. Na foto, da esquerda para direita sua nora Marília, com o filho Breno. Atrás estão Luiz Otávio (filho), o

genro Toninho com Pedro no colo, o genro Eder com o Henrique, a cunhada Lelena, a filha Patrícia, Adriana e Laura

(filhas). Na frente, o casal Ester e Marcílio Tinoco.

FamÍlia TaKahashi - Esta família é do casal de empresários do ramo de autopeças e me-

cânica da loja El Shaday de Sete Lagoas. Foto tirada no aniversário do Pedro. Da direita para

esquerda: Daniel, Edmar, Laura, Sara e Pedro.

retratos de família

Por Marcílio [email protected]

destaque facebook da semana

amigos do FaCebooK Domingo em Casa... participe você também

Diego LopisEstudante de Psicologia

Diego LopisCésar AugustoAuxiliar Administrativo

César Augusto Gilberto SouzaAuxiliar de Logística

Gilberto SouzaCarol CosttaAssistente Administrativo

Carol Costta Joseph HenriqueEstudante

Joseph Henrique

Eles estão na estrada indoaonde o povo está...

FoToS ArqUiVo PESSoAL

TONINHO FAKKE E CARINA GARCIA

show: tônica acústico e ao vivo

notasLINDA MARTINS

A ex-secretária de Comunicação de Sete Lagoas no governo de Leone Maciel, Linda Martins, acaba de confirmar que é pré--candidata à vereadora em Sete lagoas. garra e coragem ela tem para encarar desafios. Pelo visto, teremos uma eleição 2012 muito disputada por uma cadeira no legislativo.

EL SHADAY Em retratos de família, prestamos nossa homenagem à famí-lia dos amigos Edimar e Laura da El Shaday. Descendentes de japoneses, eles são o exemplo que temos de profissionalismo, seriedade e, acima e tudo, compromisso com seus clientes. Num ramo tão carente de honestidade, a família El Shaday é nosso exemplo positivo. Parabéns.

FÉRIASCarlos Eduardo e seu irmão Felipe estão de férias em Manaus. o e-mail enviado mostra os dois segurando uma jiboia, sei lá de quantos metros, ao lado de dois índios. Não sei se a cobra comeu os dois porque, depois disso, não fiz contato com eles. De qualquer forma, nosso abraço aos dois empresários em suas férias, e tomem mais cuidados com as cobras.

INVESTIMENTO As especulações imobiliárias em Sete Lagoas continuam, prin-cipalmente na área que dá acesso para cidades como Jequitibá. A valorização é grande, e a procura por espaço pelas empresas já demonstra que é por ali, o crescimento de Sete Lagoas. Aí está a dica. Você empreendedor, faça já o seu negócio. quanto à rua Santa Juliana, o trânsito está impossível. Deve virar, em breve, mão única como única solução.

Page 14: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

14 entretenimento Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

Terça quarta quinta Sexta Sábado

resumo de novelasaq

uele

bei

jo

(glo

bo –

19h

15) raíssa e Sebastião comemoram o

acordo que firmaram e fazem planos sobre o que farão com o prêmio. Felizardo e Lo-canda são barrados na porta do casamen-to. Agenor estranha o sumiço de Belezinha e decide procurá-la. Damiana pressiona raíssa a abrir o envelope com o resultado do teste de DNA. Lucena e Vicente chegam ao casamento de Claudia e rubinho. olga pensa em fechar o Lar e otília estranha esta decisão. Claudia e rubinho se casam.

iara tenta fazer contato com a mãe. Vicente conversa com Claudia e confessa que nunca esqueceu o beijo que deram durante a viagem a Cartagena. Brigitte busca Agenor na Vila Caiada e Belezinha vê a cena. grace Kelly pede para Deusa não ajudar o Lar e afirma que o orfanato tem que fechar as portas. Vicente admite para Lucena que beijou Claudia em Cartagena. Damiana procura iara e a vidente vê a ver-dadeira Damiana ao seu lado.

Damiana pede para iara afastar a verdadeira Damiana. ricardo conversa com Camila e ela admite que seu amor por ele acabou. Damiana cuida de Felizar-do e os dois fazem um pacto de nunca se separarem. Belezinha tenta conversar com a mãe sobre relacionamentos. Camila diz a Brigitte que decidiu se separar de ricardo e que pretende aceitar a sua oferta para morar com ela. A casa de iara é cercada por uma multidão.

Maruschka recebe as fotos de Alberto com Sarita e um documento em que o ma-rido abre mão do terreno do Covil do Bagre. Claudia é sequestrada em sua viagem de lua de mel. Brigitte falta ao trabalho para ficar com Agenor. Juliana vai até a Shunel para investigar a confecção. Joselito tenta alertar iara sobre sua fama repentina. renato pede permissão a Íntima para levar Belezinha a uma festa. Claudia é resgatada pela polícia e resolve cancelar a sua lua de mel.

raíssa lê o resultado do exame de DNA para a família e confirma que Damiana e Felizardo são irmãos. Neide avisa a Maruschka que Claudia e rubinho voltaram para casa. Maruschka conta para rubinho que Alberto abriu mão do terreno do Covil do Bagre. Joselito diz para iara que, se ela se apaixonar, perderá a sua vidência. Claudia desabafa com a mãe e lamenta ter ido morar com a sogra. Camila avisa a Bri-gitte que se mudará para a sua casa.

Camila comunica à mãe que vai se separar de ricardo. iara vê Mirta na Vila Caiada e faz previsões sobre o seu neto desaparecido. Lucena tem uma vertigem e Vicente estranha. Maruschka propõe que Alberto se mude para um apartamento en-quanto Claudia e rubinho ficam com ela na mansão. Camila vai embora sem avisar a ricardo e Claudia não se conforma. Vicente abraça Claudia, tentando confortá-la, e Lu-cena os observa de longe.

Segunda Terça quarta quinta Sexta Sábado

fina

est

ampa

(glo

bo –

21 h

) Crô ouve Ferdinand e Tereza Cristina comentando sobre o incidente com Marcela. Teodora pede dinheiro a Wallace, que desconfia. Patrícia suge-re que griselda leve Antenor para sua casa, para que ela possa voltar para a pousada. Paulo convida Vanessa para sair. guaracy entrega empadas para Esther. Crô vê Leandro chegar em casa acompanhado. Tereza Cristina ameaça Marcela.

Tereza Cristina sufoca Marcela até a morte. Antenor aceita morar na casa de griselda. Pereirinha reclama da pre-sença de Teodora na casa de griselda. Ferdinand seduz Tereza Cristina. Esther decide colocar o nome de Paulo em seu filho. Um sheik árabe convida Wallace para trabalhar com ele. Uma enfermeira comenta no hospital que Marcela rece-beu a visita de uma mulher que pode ter sido sua assassina.

Baltazar observa Pereirinha de longe. Crô teme que sua patroa esteja envolvida na morte de Marcela. Pereiri-nha combina de se encontrar com Tereza Cristina em sua casa. Wallace aceita a proposta do sheik para trabalhar como empresário. Patrícia volta para a pousa-da. Wallace decide pagar um advogado para Teodora. Durante o enterro de Marcela, a enfermeira do hospital encara Tereza Cristina.

Paulo e Esther discutem. grisel-da se recusa a emprestar o carro para Antenor. Ferdinand observa quando a enfermeira encara Tereza Cristina. Teo-dora conta sua história para a advogada Mônica, que aceita defendê-la. Wallace observa os lutadores em uma academia. Antenor ameaça acusar Alexandre de estar assediando Patrícia. Tereza Cris-tina se apavora ao ver a enfermeira se aproximar.

Ferdinand impede que a enfer-meira se aproxime de Tereza Cristina e a ameaça. Mônica avisa a Teodora para se comportar bem. Alexandre vê Patrícia dispensar Antenor. Íris procura a mala de dinheiro que griselda havia sepa-rado para Teodora. Vanessa e Paulo se beijam. Marilda tenta descobrir o que Crô esconde sobre Tereza Cristina. renê liga para griselda durante sua conversa com guaracy.

guaracy se irrita com griselda. Vanessa ouve a conversa de renê ao te-lefone e avisa a Tereza Cristina que seu marido está se encontrando com grisel-da. Amália flagra Íris e Alice saírem da mansão com as sacolas cheias. renê con-fessa a griselda que está cansado de seu casamento com Tereza Cristina. Teodora vê Pereirinha beijando Tereza Cristina. renê descobre que Tereza Cristina não dormiu em casa.

rebe

lde

(r

ecor

d –

20h3

0)

Tomás fala para Carla que está achando muito chato eles esconderem que estão namorando. Eles estão no porão quando os outros rebeldes chegam, mas não assumem o namoro para os amigos. os dois se beijam, apaixonados. Binho diz a Pilar que ela ter se apaixonado por ele foi a maior furada. Maria deixa claro para Tomás que se ele não beijá-la vai contar para todo mundo o que aconteceu entre eles. Carla ouve e pergunta o que aconteceu.

Binho fica enciumado ao ver Pedro e Pilar juntos. Para provocar Carla, Maria diz que se tornou muito íntima de Tomás. To-más vai até o quarto de Carla para dizer que Maria estava mentindo. A rebelde revela que sabia de tudo, mas preferiu fingir que acreditou. os rebeldes ensaiam na casa de Franco. Ele se aproxima e avisa que já está tarde. Franco começa a discutir com rober-ta, e Eva surge, surpreendendo a todos. Ela afirma que a filha deve obedecê-lo.

roberta discute com Franco en-quanto Alice e Eva tentam apaziguar. Começam os preparativos para a feira. o que era para ser a organização da feira se torna um jogo de futebol dos meni-nos. Vencidos pela insistência feminina, os meninos decidem voltar ao trabalho. Autorizada por Jonas, Pilar decide ir até a feira e pergunta se Binho pode ir também. Depois que recebe uma resposta negati-va, Pilar decide contar o segredo do vilão.

roberta conversa com Diego, Alice e Pedro e diz que seu pai nunca esteve por perto. Diego consola roberta, que tem medo de que Leonel a leve embora. Leonel vai até o colégio e pergunta para Jonas so-bre roberta. Tomás conta para Carla que Pingo descobriu sobre o romance dos dois. raul, Márcia, João e Bia se divertem com a feira. Binho fica chocado quando Jonas diz saber que ele é adotado. Saindo de casa, roberta dá de cara com Leonel.

roberta recua quando Leonel ten-ta chegar mais perto. Ela diz ao pai que quem manda nela é a mãe. Jonas fala para Binho que não é o fim do mundo ser órfão. Leonel diz a Eva que vai brigar pela guarda de roberta. A feira está ani-mada. Leonel confessa para Eva que, por enquanto, não vai levar roberta. Ele con-ta que vai se casar. os rebeldes revelam para Tomás e Carla que sabiam desde o começo que eles estavam namorando.

Não há exibição

Segunda Terça quarta quinta Sexta Sábado

a vi

da d

a ge

nte

(glo

bo –

18

h)

Eva garante a Manuela que Ana a acusará de traição quando souber o que aconteceu entre ela e rodrigo. Ana pede para ver Júlia. Lúcio fala para Eva que Ana está preparada para saber o que se pas-sou enquanto esteve em coma. Vi-tória destrata Marcos ao saber que ele viajará com as filhas. Eva inter-rompe Lúcio e revela para Ana que ela ficou em coma durante anos.

Ana sinaliza a Lúcio o seu desejo de ficar sozinha. Marcos diz que Sofia se parece com Vitória e a adolescente se entristece. Lúcio encoraja Ana a começar a sua reabilitação. Depois de algum tempo, Ana fala com clareza e pede a Manuela para ver Júlia. Ana pergunta a iná se rodrigo está casado. Segundo a psicóloga, é Manuela quem deve contar para Ana sobre seu casa-mento com rodrigo.

Manuela combina de ir ao hos-pital na companhia de rodrigo para falar com Ana. Cris se chateia ao descobrir que Jonas saiu de casa sem cumprimentá-la pelo seu aniversário. rodrigo e Manuela ficam preocupa-dos com as perguntas feitas por Júlia sobre Ana. Vitória manda Miguel trei-nar com Sofia e os dois se aproximam. Eva conta para Ana que Manuela e rodrigo estão casados.

Ana passa mal quando Manuela confirma que está casada com rodri-go. Lúcio repreende Eva pela forma como ela falou com Ana. Miguel convi-da Sofia para ir a uma festa. iná pede que Lúcio ajude a aproximar Manuela e Ana. renato convida Alice para sair. Lúcio combina com Manuela um horá-rio para ela visitar a irmã. Vitória não deixa Sofia ir à festa com Miguel. Manu insiste para conversar com Ana.

Manuela fala com Júlia que ela vai visitar Ana na companhia de iná. Lourenço encoraja rodrigo a conversar com Ana. Alice mostra as suas fotos antigas para renato. rodrigo fica de-solado por Ana não querer recebê-lo. Nanda discute com Eva na recepção do hospital. iná leva Júlia para ver Ana. Vi-tória não valoriza os avanços de Sofia e Marcos repreende a ex-mulher. Ana se emociona ao ver Júlia.

Júlia fica tímida na presença de Ana. Celina desconfia de que Lúcio es-teja interessado em Ana. Júlia faz diver-sas perguntas sobre Ana para rodrigo. Lourenço conversa com rodrigo sobre Ana. Celina confessa a Nanda que ficou abalada com o encontro que teve com Lourenço. iná entrega a Ana o compu-tador que comprou e fala sobre o blog criado por Manuela enquanto ela esta-va em coma.

Segunda Terça quarta quinta Sexta Sábado

vida

s em

Jogo

(r

ecor

d –

22h

15 )

No hospital, Divina se espanta ao ver que Ernesto já está bem. Ela bate no ex--presidiário. os cães farejadores perdem o rastro de Carlos e rita. os policiais decidem se dividir. Lucas, Jorge, Francisco e Juliana se preparam para salvar Carlos e rita. o ex-dublê consegue uma ambulância para ultrapassar o bloqueio policial. Cleber liga para a casa de regina atrás de notícias. re-gina chega ao flat de Cleber. Ela afirma que o miliciano a contaminou.

Cleber tenta se explicar, mas regina não ouve. A empresária pega a pistola e atira no miliciano, que cai inerte. regina guarda a arma e vai embora. A van de Lu-cas consegue passar pelo bloqueio policial. regina volta para casa. Ela demonstra uma frieza que não é percebida por Patrícia. Car-los prefere fazer o percurso a pé para não chamar a atenção da polícia. Policiais deci-dem que vão revistar a ambulância. regina diz a Patrícia que matou Cleber.

regina se nega a ir à delegacia. Ela afirma que só conversará com o delegado depois que receber uma intimação oficial. Em conversa com um policial, o gerente do flat de Cleber conta que viu regina saindo do imóvel do miliciano pouco após o som do tiro. Patrícia conta a Juliana que regina atirou em Cleber. o ex-motorista de van comemora bastante. regina pro-põe uma aliança com Andrea. Ela conta que atirou em Cleber.

regina diz a Andrea que ficou saben-do que Cleber não morreu com o tiro. regi-na afirma que as duas precisam se proteger da fúria de Cleber, que virá à tona após sua recuperação. Augusta recebe flores de re-gina junto com um bilhete que contém uma ameaça de morte. Disfarçada de enfermei-ra, regina consegue entrar no quarto de Augusta. Ela pega sua pistola e atira, mas Adalgisa entra na frente e cai morta. regina aponta a arma para Augusta novamente.

quando vai atirar, regina é impe-dida por um dos seguranças que haviam sido contratados por Vinícius e Marialice. Augusta se levanta muito debilitada por conta dos remédios. A dona da Doce & Dança desperta e percebe que tudo não passou de um pesadelo. Fátima diz a Ed-milson que convencerá Edmundo e Mar-colino a continuarem contra Francisco. Lucas diz a regina que a matará se algo acontecer com Andrea.

Não há exibição

Segunda Terça quarta quinta Sexta Sábado

amor

e r

evol

ução

(s

bT –

22h

15)

Sábado

Nina e Maria encontram Heloisa na mata, e as três tentam encontrar o cami-nho para a cidade. Telmo, olivia, Batistelli e Feliciana conversam sobre os planos para assassinar o agente americano da CiA. Feliciana, Telmo e Batistelli esprei-tam dentro de um carro enquanto o agen-te da CiA é baleado. Chegando à cidade, Maria, Nina e Heloisa observam enquanto Aranha e Fritz colocam Thiago, Lúcia, Jan-dira e seu filho, Ernesto, no camburão.

Batistelli sente que algo aconteceu com Jandira e liga para o apartamento da família Paixão para tentar encontrá-la. Fi-linto e Lobo guerra comemoram a prisão de Jandira. Coronel Santos conta a eles que o agente da CiA foi assassinado na porta de casa. Jandira é torturada por Aranha e por Fritz para dizer onde Batistelli está escon-dido. Ana discute com Lobo guerra e diz que vai contar a José que o filho que Miriam espera é de Filinto.

Aranha tortura Jandira e diz que vai matar Ernesto caso ela não conte onde é o esconderijo de Batistelli. Ele e Telmo se escondem com Feliciana e querem plane-jar uma ação em resposta ao Ai-5. Dr. ruy examina Jandira e diz a Aranha que ela não pode mais ser torturada. Maria liga para José e diz que vai esperá-lo na porta da igre-ja para que os dois fujam juntos. As amigas dizem a Maria que é muito arriscado, mas ela responde que não se incomoda.

Filinto tenta convencer Miriam a não se casar com José e dá a ela um anel de presente. Thiago é torturado por Aranha e Fritz, desmaiando. Aranha ordena que Fritz o leve para o hospital, pois ele não pode morrer no Dops. Feliciana conversa com Batistelli e Telmo e sugere que eles matem o general Lobo guerra. José conversa com o coronel Santos e diz que não quer se casar com Miriam. Maria estaciona o carro em frente à igreja e José a reconhece.

José vai conversar com Maria e avisa que há muitos policiais na igreja. Feliciana se arruma e avisa Telmo e Batistelli que vai à igreja tentar matar Lobo guerra. José ten-ta convencer Maria a ir embora. Feliciana chega à igreja e é reconhecida por Miriam e por Ana. Thiago é encaminhado para o hospital. Dr. ruy diz que ele ficou louco. No momento em que Padre inácio pergunta se alguém se opõe ao casamento, Filinto diz a todos que é o pai do filho de Miriam.

Não há exibição

Segunda Terça quarta quinta Sexta Sábado

mal

haçã

o (g

lobo

– 1

7h15

) gabriel e Cristal elogiam Alexia para Filipe. Débora mente para Miche-le sobre o conteúdo que ela pretende postar com seu vídeo na internet. Filipe conta que tem aulas de reforço com ga-briel. Natália fica chateada com Moisés por querer usar o “Nós online” para divulgar o concurso das Fôjocats. Cristal sugere que eles poderiam buscar Alexia no aeroporto e Babi e gabriel avaliam a possibilidade.

Babi marca um encontro com Be-tão. Débora reclama que poucas pessoas acessaram seu vídeo. gabriel e Cristal ironizam o vídeo de Débora e pensam em fazer um programa de rádio para in-ternet. Fôjo e Moisés pensam em armar para que Tamtam e Timtim ganhem o concurso para Fôjocats. gabriel e Cristal contam para Ziggy e Babi o projeto da rádio “Conectados” e discutem os temas para o programa.

Moisés e Natália discutem por con-ta do conteúdo do “Nós online”. Ela se ofende quando Moisés diz que o site só está no ar porque ele deixou. Babi vê Be-tão abraçado com Débora e fica furiosa. Laura aconselha Michele a fazer o curso de teatro na favela. gabriel e Betão se en-caram durante a aula de kung fu. Cristal mostra o vídeo de Débora para Babi. Be-tão liga para Babi. Cristal atende e obriga a amiga a falar com ele.

Débora pede ajuda a Filipe para escrever um novo texto para postar na internet. Betão se enfurece com Filipe por ele ter contado para Débora sobre o tapa que levou de Babi. gabriel e Cristal ditam o texto para Ziggy escrever o proje-to de rádio na internet, o “Conectados”. Cristal e gabriel apresentam o projeto do site para a faculdade. Natália avisa a Moisés que vai deixar o jornal. Alexia chega ao Brasil.

Laura, Débora, Michele, Betão e Filipe recepcionam Alexia no aeroporto. Natália discute ideias sobre a peça de Natal com Dieguinho e Jefferson. Cristal avisa a Babi e Ziggy que o projeto foi aprovado. Alexia pede para Laura levá--la à casa de Babi e Cristal. Michele não gosta quando Débora diz que vai pedir ajuda a Alexia para fazer seu novo vídeo na internet. gabriel entra na loja de con-veniência, mas não vê Laura e Alexia.

Não há exibição

Segunda Terça quarta quinta Sexta Sábado

os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora – os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições.

Segunda Terça quarta quinta Sexta Sábado

Page 15: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

15entretenimento Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011 15TelevisÃo Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

seQUÊncia Milena quer emendar o trabalho em “Fina Estampa” com uma peça de teatro. A atriz faz segredo, mas garante que já achou o texto certo

Milena Toscano se diz pronta para encarar as pequenas maldades de Vanessa, de “Fina Estampa”Por Geraldo Bessa

TV Press Agitada e sempre com res-

postas na ponta da língua, Milena Toscano mostra entu-siasmo por interpretar a ambi-ciosa Vanessa, de “Fina Estam-pa”. “Minha personagem tem instintos muito fortes. Sabe o que quer, e usa toda sua sen-sualidade para chegar aos ob-jetivos”, define a atriz, de 27 anos. Para Milena, o convite para dar vida à menina com ar de predadora e caráter duvi-doso, não poderia ter surgido em um momento mais oportu-no. E funciona para mostrar ao público que, apesar do rosto angelical, ela pode fazer um personagem bem diferente da mocinha Manuela, de “Ara-guaia”, sua primeira protago-

nista. “Variar papéis na tele-visão é meio difícil. quando você funciona em um tipo de personagem, corre o risco de fazer coisas bem parecidas”, analisa.

Sem as responsabilidades e o maçante número de cenas que vêm junto com uma prota-gonista, Milena acredita estar mais segura ao gravar as cenas de Vanessa, pois teve a chance de conhecer sua personagem aos poucos. “Cada papel repre-senta um degrau na maturida-de artística. Um vem at rás do outro, e é imprescindível não cometer os mesmos erros”, opina. Concebida através de conversas com Wolf e o autor, Aguinaldo Silva, Vanessa não teve inspirações óbvias. Foi aparecendo a medida em que os capítulos foram chegando.

“Na sinopse tinha apenas o desenho da personagem. De-pois é que fui percebendo as características dela. Foi bom ter essa tranquilidade na pre-paração”, confessa a atriz, que conta com a ajuda da “coach” Kátia Achcar na elaboração das sequências.

Assumidamente desastra-da, Milena passou por uma ex-periência fora da atuação que acrescentou em sua carreira de atriz: sua participação no quadro “Dança dos Famosos” deste ano. “Tinha certeza que iria sair na primeira semana. Mas fui ficando, ficando... Não venci. Porém, os ensaios para o quadro mostraram os limites do meu corpo”, garante Mile-na, que foi eliminada na quinta semana da competição, exibi-da no “Domingão do Faustão”.

Além dos limites de seus mo-vimentos, Milena garante que, depois de exercitar sua porção dançarina, lida melhor com a ansiedade. Problema que a afligia durante as gravações de novelas. “Aprendi a espe-rar. quem quer ser ator tem de aprender a se controlar e aguardar o momento”, ensina.

o entrosamento de Mile-na com esquema industrial da tevê é evidente. Mas nem sempre foi assim. Ela era tão apaixonada pela carreira de modelo, onde estreou aos 13 anos, que relutou a investir na atuação. “quis ser atriz tarde. queria continuar como modelo, mas a vida foi me le-vando para outra direção. Me redescobri fazendo a oficina de Atores da globo”, relem-bra Milena, natural de Santo

André, no ABC paulista. o primeiro contato com as câ-maras foi no cinema, como a frágil Eugênia de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, filme de André Klotzel, base-ado no livro de Machado de Assis. Na tevê, a estreia foi em uma pequena participa-ção em “Da Cor do Pecado”, de 2004. No entanto, o mo-mento de virada da atriz veio com a inesperada escalação para “Araguaia”. o folhetim teve problemas para escolher seu elenco principal, com a desistência de outras atrizes, o nome de Milena foi o mais cotado. “os personagens aca-bam escolhendo os atores. Não são os autores ou dire-tores. Você pode fazer testes com grandes atrizes e o papel acabar na sua mão”, acredita.

moça defamília

Milena Toscano é deci-dida. Depois que escolheu seguir a carreira de atriz, se dedica totalmente a esse objetivo. Além de estudar muito, ela decidiu mudar-se de Santo André para o rio de janeiro, há sete anos, para ganhar visibilidade. “Adoro a energia e o clima do rio. Estou completamente adap-tada ao ritmo da cidade. Você fica parada no trânsito, mas tem uma linda paisagem para admirar”, derrete-se.

o único ponto negativo em sair da casa dos pais é a saudade que a atriz sente da família. Por conta disso, em qualquer pausa mais longa de gravação, Milena corre para sua cidade natal. Com a rotina apertada por causa do crescimento de Vanessa em “Fina Estampa”, são os pais da atriz que, atualmen-te, têm ficado mais tempo no rio de Janeiro. “Eles têm a vida deles, mas não recla-mam de vir aqui e ficar um pouco comigo”, brinca.

JorgE roDrigUES JorgE/CArTA Z NoTÍCiAS

Milena Toscano adora mudar de visual a cada personagem. Para a caracterização da Vanessa, ela foi até o salão do cabeleireiro Neandro Ferreira e aprovou o resultado. “o cabelo e o figurino fazem o personagem aparecer. Acho o visual da Vanessa extremamente moderno e tem tudo a ver com o verão”.

Pela atuação no filme “Sem Controle”, de 2008, Milena ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema Brasileiro de Miami.

Atualmente, se não fosse atriz, Milena entrega que investiria na carreira de “chef” de cozinha.

instantâneas

aprendiz de vilã

Page 16: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

16 cUlinÁria Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

os pratos mais badalados da Tv brasileira

torta de batata e carne moída

3 colheres (sopa) de azeite1 cebola ralada600 g de carne moídaSal, pimenta, salsa a gosto½ xícara (chá) de extrato de tomateMiolo de 2 pães franceses amanhecidos½ xícara (chá) de leite2 ovos ligeiramente batidos50 g de queijo parmesão ralado50 g de azeitonas picadas1 xícara (chá) de escarola picadinha500 g de batatas grandes1 lata de seleta de legumesManteiga para pincelarBacon em fatias para decorar

ingredientes

moqueca capixaba

Moqueca1,3 kg de badejo em postas (2 postas grandes)1 colher (sopa cheia) de alhoSuco de 1 limão4 colheres (sopa) de azeiteSal a gosto350 g de cebola picada (3 cebolas pequenas)700 g de tomate picado (3 tomates)½ maço de coentro5 colheres (sopa) de tintura de urucum½ maço de coentro picado

Tintura de Urucum450 ml de óleo125 g de urucum Pirão300 g de peixe desfiado400 g de tomate picado100 g de cebola picada1 colher (sopa) de alho5 colheres (sopa) de azeite2 colheres (sopa) de coentro picado2 colheres (sopa) de tintura de urucumSuco de 1 limão800 ml de águaSal a gosto

ingredientes

modo de preparo

receita retirada do programa “Mais Você”, da rede globo

TV gLoBo/DiVULgAção

BAND/DiVULgAção

atenção, leitor! Envie suas sugestões de receitas para o e-mail [email protected]

charutinho

Recheio½ kg carne moída1 xícara de arroz lavado2 colheres de sopa de manteiga½ xícara de água gelada1 colher de café de pimenta síriaSal a gosto Caldo 1 litro de água2 xícaras de suco de limão1 caldo de carne½ xícara de manteiga

1 colher de café de pimenta síria½ kg de costela bovinaSal a gosto FolhasFolhas de couveFolhas de repolhoFolhas de uvaFolhas de acelgaÁgua quente suficiente para amolecer as folhasSal para água

ingredientesreceita divulgada no programa “Hoje em dia”, da rede record

TV rECorD/DiVULgAção

receita retirada do programa “Dia a Dia”, da Band

modo de preparoNuma panela, frite a cebola no azeite. Em seguida, junte a carne moída e tempere a gosto. Deixe cozinhar bem e acrescente o extrato de tomate. Umedeça os miolos de pães no leite e junte na panela com a carne. Acrescente também os ovos, o parmesão e as azeitonas. Deixe cozinhar até soltar do fundo da panela. Descasque as batatas, corte em rodelas finas e cozinhe em água fervente com sal por 5 minutos. Para montar: unte uma forma com óleo e coloque as rodelas de batatas, forrando o fundo e as laterais. Coloque o recheio até a metade da forma, em seguida, faça uma camada com a seleta de legumes e finalize com o restante do recheio. Cubra as rodelas de batata e pincele um pouco de manteiga. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200º C por aproximadamente 50 minutos.

modo de preparoFolhas: Passar as folhas em água quente com sal até amolecer para poder enrolar. Recheio: Misturar a carne, a manteiga, o arroz, a pimenta, o sal e a água até ficar homogêneo. Caldo: Numa panela, deixar ferver o suco de limão, a água, o caldo, a manteiga e a pimenta. Montagem: Abrir as folhas que for usar. Colocar um pouco da carne e enrolar. Numa panela, colocar as costelas no fundo, acomodar os charutinhos por cima e colocar o caldo até quase cobrir. Por uma tampa e cozinhar em fogo baixo por 1 hora.

Moqueca: Tempere o badejo com alho, suco de limão, azeite, sal a gosto e deixe marinando por no mínimo 30 minutos. Coloque numa tigela, a cebola picada, o tomate picado e o coentro e misture. regue com um fio de azeite uma panela de barro grande e coloque ¾ da mistura de tomate e cebola (feito acima). Sobre a mistura, arrume as postas de peixes uma ao lado da outra (é importante que as postas não fiquem uma por cima da outra). Cubra o peixe com o restante da mistura de tomate e cebola, regue

com 5 colheres (sopa) de tintura de urucum e leve ao fogo alto por +/- 30 minutos com a panela tampada. retire do fogo, salpique ½ maço de coentro picado e sirva em seguida acompanhado de pirão e arroz branco. Tintura de Urucum: Numa panela, coloque o óleo e o urucum e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e deixe aquecendo por mais 30 minutos. retire do fogo, deixe esfriar e peneire. Pirão: Numa panela, coloque o peixe, o tomate, 100 g de cebola picada, o alho, o azeite, o coentro, a tintura de urucum, suco de limão, a água e sal a gosto e leve ao fogo médio até sumir os temperos (+/- 15 minutos). OBS.: o peixe desfiado é feito cozinhado a cabeça do peixe em água com um pouco de limão. Em seguida, escorra a cabeça e separe a carne.

Page 17: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

17enTreTenimenTo/horósCopo Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

O Magistrado bronqueia com o réu:– Que bonito... Outra vez acusado de excesso de velocidade? Quantas vezes já o tenho visto na minha frente?– Na sua frente nenhuma, Meritíssimo! Por várias vezes tentei ultrapassar o automóvel de Vossa Excelência, mas nunca consegui...

horóscopo

bóris – por duke

cruzadas diretas

Tendência a impor sua vontade aos seus familiares. Muita irritação e im-paciência com seus relacionamentos pessoais. Atividades físicas ou criati-vas canalizarão essa energia.

gêmeos21/5 a 20/6

Alguém pode ser seu parceiro e apre-sentar a solução para um problema ou pode se confrontar com suas ideias permitindo uma nova visão. É o mo-mento de complementaridade.

cânçer21/6 a 217

No início da semana, pode surgir um conflito envolvendo carreira e seus desejos pessoais. Procure o equilíbrio entre quem você é de verdade e aquilo que lhe exigem.

Áries21/3 a 20/4

Procure ir a lugares e ver coisas diferen-tes que ampliem suas ideias e de onde virão insights e expansão espiritual. Se lhe pedirem conselhos, estará mais sábio para auxiliar a quem te procura.

touro21/4 a 20/5

Aproveite estes dias para dar mais atenção à sua saúde, à qualidade do que você come, aos seus hábitos diá-rios de vida. Este é um bom momento para se fazer um check-up.

leão22/7 a 22/8

Empreendedorismo, competitividade e capacidade de liderança são algumas características dos virginianos. Será bem visto pelas pessoas. Aproveite para se ex-por um pouco mais, passear e se divertir.

virgem23/8 a 23/9

Pode haver um conflito que se traduz como um choque entre suas necessi-dades e anseios pessoais e um desejo emocional de agradar ou atender aos seus familiares.

libra23/9 a 23/10

Este é um momento para se buscar a cooperação em vez da competição. As pessoas à sua volta podem se queixar de seu individualismo. Tendência a briga e discussões com amigos.

escorpião23/10 a 21/11

Estará voltado para si mesmo e suas questões pessoais positivamente. Agora você investirá de maneira práti-ca na realização de seus desejos. Pos-sibilidade de sucesso.

sagitário22/11 a 21/12

Auto-observação. Você perceberá mais claramente o que é realmente impor-tante para você. Mas não deixe que seus relacionamentos íntimos recla-mem sua atenção.

Capricórnio22/12 a 20/1

Muita sensibilidade e reações exage-radas. Situações mal resolvidas do passado também podem voltar à tona. Cabe uma postura de mais frieza e pragmática.

aquário21/1 a 19/2

É um período que pode trazer confli-tos, principalmente com parceiros ou sócios. Tenha bastante calma e com uma atitude racional busque as solu-ções justas.

Peixes20/2 a 20/3

Agora estamos no signo de Sagitário. Tempo de expansão e prosperidade. Sob essa influência, sejamos espontâneos, honestos e otimistas. Vamos ampliar nossos horizontes, mudar de rotina, viajar. Amar a liberdade e exagerar. Praticar esportes. Não nos contentarmos com pouco e sermos generosos.

Por Marilda Ferraresi

exCesso De veloCiDaDe

Page 18: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

18 agito cUltUral Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

AmanhecerClassificação 14 anos – Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (robert Pattinson) enfim se casam, em uma cerimônia com a presença de todos os amigos e familiares. o casal resolve passar a lua de mel no rio de Janeiro e, logo em seguida, Bella descobre a gravidez. o que eles não esperavam era que esta gravidez seria tão complicada e acabaria colocando em risco a vida não só do bebê, como também da própria mãe.Cineplex 1 - 13h30 - 16h - 18h30 - 21h (LEg)

Amanhecer 2DClassificação 14 anosCineplex 3D - 13h20 - 15h50 - 18h20 - 20h50 (DUB)gigantes de AçoClassificação 10 anosCine Fox – 14h00 16h00 18h10 20h20 (LEg)

Happy Feet 2Classificação LivreCineplex 2 – 14h20 - 16h30 - 18h40 - 20h50 (DUB)Cine Fox – 13h30 – 15h10 – 17h00 – 18h50 – 20h40 (DUB)

11/11/11Classificação 12 anosCineplex 4 – 15h - 17h - 19h - 21h (LEg)

cinema

Projeto “arte brasil” no casarão

arte brasilAmanhã é dia de Sete Lagoas receber outra edição do projeto “Arte Brasil”. o projeto, de iniciativa privada e sem fins lucrativos, acontece sempre na última segunda-feira do mês e reúne vários artistas de Sete Lagoas e região. E neste dia 28, a Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira, que fica na orla da Lagoa Paulino, no centro, receberá mais de dez artistas, amadores e profissionais, que foram convidados. quem quiser assistir às apresentações, basta retirar os ingressos pelo valor de r$ 3 no próprio local da apresentação. Nesta edição, os convidados são Coral irmã Matilde, Fernanda, Eustáquio Augusto, Ana Luiza Soares, roni Marques, Jaqueline de Jesus, Sofia Alves, Farley, Cristiano Luiz Pereira, igor gott, robson Venuto, André Luiz, Cristiano Luiz Pereira, igor gott, Luiz otávio e Lara.

exposição de orquídeasA Sociedade orquidófila Sete-lagoana, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Comunicação Social, e o Centro Cultural Nhô-quim Drummond (Casarão) promovem a 60ª Exposição da “S.o.S orquídeas”. A abertura acontece na próxima sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 20h. A exposição estará aberta para a visitação do público das 9h às 21h, no sábado, e das 9 às 17 horas, no domingo, no Casarão/Praça Tiradentes.

opinião Pub

green day cover

festa literária de sete lagoasHoje (dia 27) é dia para dançar ao som do samba rock no opinião Pub. Acontecerá um show da banda Uai Soul. o pub, que está localizado na avenida Antônio olinto, 1144, no centro de Sete Lagoas, abrirá suas portas à partir das 21h para o público. os ingressos custam r$10 (masculino) e r$ 7 (feminino), sendo que as mulheres não pagam a entrada até as 21h30. Para obter mais informações sobre o show de samba rock, basta entrar em contato pelo telefone (31) 9725-0502.

Se você curte a banda de punk rock norte-americana green Day, com certeza irá curtir o show da banda Droppie Joe, dos garotos de Belo Horizonte. o grupo tem menos de 1 ano e já está buscando seu espaço como melhor banda cover de green Day da capital e região. o evento acontecerá no route 66 Pub, que fica na rua Paulo Frontin, 581, no centro de Sete Lagoas. A casa estará aberta ao público a partir das 18h30. informações: (31) 8880-1869.

Um verdadeiro sucesso. Assim foi a Literatara 2011 (Festa Literária de Sete Lagoas). Neste ano, o evento produ-zido pela iveco prestou uma homenagem ao escritor mineiro Fernando Sabino, que é autor de clássicos como “o grande Mentecapto”, “o Homem Nu” e, é claro, a sua obra prima “o Encontro Marcado”. A primeira edição do evento reuniu um público de 3.500 pessoas, e, neste ano, a expectativa é que este número seja ultrapassa-do, uma vez que somente de escolas municipais, 1.600 alunos visitaram a festa. o público conheceu um pouco mais do autor por meio de discussões literárias, palestras, oficinas, mesas-redondas, exposições entre outras apresentações. Na quarta-feira, abertura do evento, aconteceu um debate com o tema Fernando Sabino – o Homem, o Escritor, Sua Contribuição, que contou com o mediador Humberto Werneck e os debatedores Mauro Ventura e ignácio Loyola Brandão. Na quinta-feira, segundo dia da Festa Literária, um debate entre o escritor Fabrício Carpinejar e o jornalista e escritor ivân Ângelo com o tema “Sabino, o Cronista”. No mesmo dia, o tema Mercado Editorial foi discutido por Fernanda Paixão, Júlia Moritz e Luciana Villas-Boas. Entre os vários escritores e artistas que passaram pelo evento, talvez o mais esperado fosse realmente Luiz Fernando Veríssimo, que par-ticipou no sábado do projeto Sempre um Papo – 25 anos. Assim como em 2010, o evento aconteceu no Centro Cultural Nhô-quin Drummond, o Casarão.

MorgUEFiLE.CoM/DiVULgAção

MorgUEFiLE.CoM/DiVULgAção

qUiN DrUMMoND/CoMUNiCAção - PrEiFEiTUrA

PreçosCineplex – Shopping Sete Lagoasrua otávio Campelo ribeiro, 2801, EldoradoPreços: Segunda a quinta – r$ 8 (inteira) r$ 4 (meia)Terça maluca - r$ 5 (inteira) – r$ 2,50 (meia)Sexta a Domingo/Feriado – r$12 (inteira) r$ 6 (meia)ingresso 3D – Segunda a quinta – r$ 10 (inteira) r$ 5 (meia)Sexta a Doming/Feriado – r$16 (inteira) r$ 8 (meia)

Fox Cine Cluberua Nicola Lanza, 140, CentroSegunda a quinta – Preço único r$ 6quarta casal – r$ 8 (exceto feriados)Sexta a domingo – r$12 (inteira) r$ 6 (meia)

Page 19: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

19resenha esporTiva Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

Quem não aprendeu a vencer que faça isso hojeA penúltima rodada do Bra-

sileirão terá hoje todos os dez jogos a partir das 17h. É uma medida correta para evitar que resultado de uma partida possa interferir em outra, consideran-do que, a duas rodadas do fim, praticamente todas as equipes têm alguma aspiração, por títu-lo, vaga na Libertadores, na Sul--Americana ou na luta contra o rebaixamento. Atlético, Cruzeiro e América estão no capítulo re-baixamento.

No início da temporada e já desde o fim de 2010, com a con-firmação do retorno do Coelho para a primeira divisão após dez anos, comemorava-se o bom mo-mento. Enfim, Minas tinha nova-mente três clubes na elite nacio-nal. Só que nem mesmo o mais pessimista dos palpiteiros pode-ria acreditar que, ao final, todos

os três pudessem lutar para não serem rebaixados.

A verdade é que esse cenário acabou se tornando a principal preocupação, principalmente a partir do segundo turno. Hoje, as previsões não são das melhores, mas já foram mais dramáticas. Por exemplo, o Atlético, que en-frenta o Botafogo na Arena do Jacaré, tem pequenas chances matemáticas de ser rebaixado, sobretudo, pela pouco provável combinação de resultados que seria necessária.

Nas mãos do Cruzeiro

No caso do Cruzeiro, apesar da situação delicada e do maior risco de queda, as chances es-tão nas mãos do próprio time. A primeira providência é vencer o Ceará em Fortaleza. Depois, as combinações de resultados

podem beneficiar. Sei que o ‘po-rém’ é que a raposa não tem se mostrado capaz de vencer seus adversários, mas aí a história é outra: se quiser evitar a degola, terá que aprender hoje.

Para o América, já matema-ticamente rebaixado, o papel é terminar o campeonato de forma honrosa, o que pode beneficiar os dois rivais, já que o Coelho joga contra o Atlético-Pr, outro candidato ao rebaixamento.

FMI, CBF e racismo

CBF e FMi sempre tiveram algo em comum. Além das cifras milionárias com que as duas en-tidades trabalham – guardadas as devidas proporções, é claro –, há o fato de ambas serem vistas com certa ressalva pelo público em geral. Falou de CBF ou FMi, o povo brasileiro torce

o nariz. o Fundo Monetário in-ternacional, pelas mazelas que ajudou a causar ao país com a famosa e impagável dívida ex-terna, que finalmente acabou sendo paga. A Confederação Brasileira de Futebol, por causa da crônica falta de organiza-ção, o que também já melhorou imensamente. Por exemplo, hoje, ao contrário do que acon-tecia antes, o regulamento vale. Por isso, galo e raposa sabem que, se forem rebaixados, irão, sim, disputar a segunda divisão em 2012. Junto com o América.

Faço essa comparação entre CBF e FMi para ilustrar uma me-dida interessante da entidade máxima do futebol brasileiro, que aproveitou a efervescência do tema em nível internacio-nal para dedicar oficialmente a penúltima rodada do Brasi-

leirão ao combate do racismo no esporte. Entre marketing e oportunismo e ações concre-tas há grande distância, mas me permito aqui reproduzir uma fala do presidente ricar-do Teixeira no lançamento da campanha, que, de certa forma, traduz os relatos de situações vividas por jogadores em todo o mundo: “racismo não se re-solve com aperto de mão e nem quem sofre esquece no dia se-guinte. Não é justificável pelo calor de uma partida, não pode ser interpretado como gesto de torcedor. É algo intolerável, que não condiz com o esporte. o futebol, como catalisador de transformações no mundo e fe-nômeno capaz até de interrom-per guerras, deve ter um papel primordial na busca de solu-ções para essa prática”.

Geremias SenaJornalista - [email protected]

Após um ano, Minas Gerais volta a não ter três times

na primeira divisão.“ ”

Um presentão. A parceria entre a Prefeitura de Sete Lagoas e o governo do Estado resultou no projeto “ginástica Para To-dos”, que trará equipamentos de ginástica em academias ao ar livre. A administração municipal iniciou as obras para a instalação dos primeiros equipamentos no último dia 24, quinta-feira, na la-goa Boa Vista. A academia ficará localizada em frente à Escola Mu-nicipal Luzia Barbosa, que fica na rua Paraná, 84.

o programa, que foi lançado em setembro pela Secretaria de Estado de Es-portes e da Juventude e a Federação Mineira de ginás-tica, visa à adoção de um estilo de vida saudável, com elevação do nível de ativi-dade física da população, a inclusão social e a convivên-

cia prazerosa e solidária dos moradores da cidade.

o programa contempla outras 118 prefeituras, sendo que foram entregues 124 equipamentos de ginástica a serem instalados em praças públicas. Entre os muni-cípios beneficiados pelo projeto, noventa e cinco também rece-berão equipamentos destinados ao atendimento de pessoas com deficiência. A previsão é que cada equipamento atenda 5.000 mora-dores por mês, totalizando 620 mil atendimentos/mês.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Sete Lagoas, o prefeito Mário Márcio Maroca destaca que “o projeto em parceria com o governo estadual estimula a consolidação de polí-ticas públicas de saúde, por meio da prática da atividade física, do esporte e do lazer”.

academia ao ar livreCArLoS ALBErTo/SECoM-Mg

inCenTivo Academias visam um estilo de vida mais saudável

começa a copa eldoradoNa semana passada aconte-

ceu uma reunião na sede da rádio Eldorado, que definiu o início da Copa Eldorado, marcada para o dia 3 de dezembro. Na solenidade, foram entregues os regulamentos que determinam como será a dis-puta para os representantes dos clubes que preenchem as chaves A,B,C e D.

Durante a cerimônia, que aconteceu nas dependências do Campus Centro das Faculdades Promove de Sete Lagoas, também foi feito o sorteio das chaves, e fo-ram definidos os primeiros duelos e estádios onde acontecerão as partidas.

Veja ao lado os times que for-mam as chaves e, também, os jo-gos da primeira rodada que serão na tarde do próximo sábado, dia 3, e na manhã do domingo, dia 4.

tabela do campeonatoCHAVE ACap

Pró-minas

grêmio alkaeda

Fluminense

CHAVE BCuritiba

industrial

União são joão

AFP

CHAVE CMontreal

Cachoeirense

Vitória Faz. Velha

Novo Horizonte

Dia 3/1214h15 campo do CA – Samba gol x rancho Fundo16h15 campo do CAP – CAP x grêmio Alkaeda14h15 campo do Montreal – Cachoeirense x Novo Horizonte16h15 campo do Montreal – Montreal x Vitória de Faz. Velha

Dia 4/128h15 campo do Bangu – União raça x Máfia Azul10h15 campo do Bangu – industrial x AFP8h15 campo do Curitiba – Pró-Minas x Fluminense10h15 campo do Curitiba – Curitiba x União São João

Após disputa acirrada no último dia 20, o Curitiba, do bairro São Francisco, se sagrou bicampeão da Copa Sete Lagoas. A partida foi decidida nos pênaltis

após o empate em 1 a 1 contra o Vitória do bairro Cidade de Deus.

DiVULgAção

curitiba campeão rÁPidaNova pista de skate

o skatista guilherme Landim foi o

grande campeão do Campeonato

regional ‘All Friends Supreme Le-

ague’, que aconteceu nova pista

de Street Skate da Lagoa Boa Vis-

ta. os participantes foram avalia-

dos, dentre outros quesitos, pelo

estilo técnico, dificuldade da ma-

nobra e finalização. A nova pista

foi construída pela Prefeitura

Municipal e o governo de Minas.

Page 20: Jornal Domingo em casa 21ª Edicao

20 esPortes Domingo em Casa • 27 De novembro a 3 De Dezembro De 2011

Refl exão pelo futuroDiante das desastrosas

campanhas de América, Atlé-tico e Cruzeiro no Campeonato Brasileiro deste ano, ficou evi-dente a necessidade dos diri-gentes reverem seus conceitos de planejamento para a próxi-ma temporada. os clubes não podem servir de clínicas de re-cuperação de jogadores, como o Atlético fez com o Diego Sou-za, e o Cruzeiro, com Brandão. Devido à necessidade finan-ceira, até acho que as equipes devem negociar alguns joga-dores. Mas a reposição deve ser feita com qualidade e não por quantidade. Tomara que o Campeonato Mineiro de 2012 não sirva de base para a dispu-ta do Brasileiro, embora acre-

dito que vamos ter um Estadu-al mais equilibrado devido as performances do Boa Varginha na Série B e o acesso do Tupi para a Série C. Mesmo assim, estamos longe do nível técnico dos Campeonatos Paulistas e Cariocas. Lembrando que em 2012, o ipatinga está no Modu-lo ii do Mineiro e vai disputar a série B, mesma situação do Boa neste ano. que os erros do passado não se repitam no futuro e que os torcedores te-nham um presente de títulos.

Craque BrasileirãoAinda para se ter uma ideia

do mau momento dos times mi-neiros, dos 45 jogadores selecio-nados ao Prêmio Craque do Bra-

sileirão, apenas dois atuam em Minas; réver do Atlético e Mon-tillo do Cruzeiro. o Vasco é o time que mais poderá ter premiações neste Campeonato Brasileiro. Além de brigar pelo título, o cam-peão da Copa do Brasil recebeu sete indicações ao prêmio. Em seguida, aparecem Botafogo e Corinthians, com seis. A boa cam-panha do Figueirense também foi premiada com cinco jogadores selecionados. No ano passado, o futebol mineiro chegou a oito in-dicações, só o Cruzeiro teve seis, além do técnico Cuca.

Tecnologia no futebolMudando de assunto, o uso

da tecnologia para determinar se uma bola entrou ou não no

gol pode começar a vigorar no Campeonato inglês a partir do ano que vem. Atualmente, nove sistemas estão sendo testados por uma empresa contratada pela Fifa e um resultado final deve sair em julho de 2012. En-tre os sistemas concorrentes existe aquele que utiliza um chip na bola que detecta quando ela ultrapassa a linha do gol. No en-tanto, a FiFA exige quatro crité-rios para que os novos sistemas sejam aprovados: a tecnologia deve se restringir ao gol, o siste-ma deve ser seguro e confiável, a confirmação do gol deve ser imediata e apenas a arbitragem deve ser comunicada sobre o resultado. os sistemas que se-guirem esses critérios passarão

para a segunda fase de testes, que será realizada entre março e junho de 2012. Um mês depois, a international Board, órgão que regula as regras do futebol, deci-dirá se permite o uso da tecnolo-gia em partidas oficiais.

Ídolo celesteE nesta semana foi aniver-

sário de Natal, ex-ponta direita do Cruzeiro que completou 65 anos. Natal Carvalho Baroni, o “Diabo Loiro” que atuou no time celeste de 64 a 71, destacava-se pela velocidade, dribles curtos e pelo chute forte. Foi dele o gol no Pacaembu, que selou a vitó-ria do Cruzeiro por 3 a 2 sobre o Santos de Pelé na final da Taça Brasil de 1966.

Enio LimaNarrador esportivo

Tomara que o Mineiro de 2012 não sirva de base para a disputa do

Brasileiro, embora acredito que vamos ter um Estadual mais equilibrado“


Top Related