Transcript
Page 1: Jornal do Cariri - 26 a 05 de junho de 2012

CULTURAESPORTE

REGIÃO DO CARIRI l DE 26 DE JUNHO A 02 DE JULHO DE 2012 l ANO XIV l NÚMERO 2540 R$ 1,50

Zabumbeiros homenageiam Luiz Gonzaga

Acesse e veja a programação completa: www.bnb.gov.br/cultura

Dia 26, terça-feira.ARTES CÊNICAS19h00 - Burtonescos - Grupo Os Doisde Teatro - Juazeiro do Norte-CE.Dia 27, quarta-feira.HORA DO RECREIO15h00 - Diário - Os Dois de Teatro -Juazeiro do Norte-CE.Local: E.E.E.P. Raimunda Saraiva Coelho -

Juazeiro do Norte-CE.Dia 28, quinta-feira.CORDEL NO CARIRI60 Anos do Banco do Nordeste.Largo da Igreja do Rosário - Barbalha-CE.Poeta: João Bandeira - Juazeiro doNorte-CE.ARRAIAL NO CENTROLocal: Largo da Igreja do Rosário -

Barbalha-CE.19h30 - Apresentação da QuadrilhaPé no Chão - Barbalha-CE.20h30 - Apresentação da Quadrilhado Gil - Juazeiro do Norte-CE.21h30 - Show com o Grupo Panticolae Casaca de Couro - Barbalha-CE.Dia 29, sexta-feira.ROCK-CORDEL

19h30 - Hostile Inc - Fortaleza-CE.ARRAIAL NO CENTROLocal: Largo da RFFSA - Crato-CE.19h30 - Apresentação da QuadrilhaPrincesa do Cariri - Crato-CE.20h30 - Apresentação da QuadrilhaArraiá do Patativa - Assaré-CE.21h30 - Show com o Grupo Aluíziodo Acordeom - Crato-CE.

Dia 30, sábado.PERCURSOS URBANOS15h00 - Direitos Humanos e a Cidade -Mediador - Geovani Oliveira Tavares -Professor do Curso de AdministraçãoPública da UFC - Juazeiro do Norte-CE.

Destaques da programação de 26 a 30 de junho de 2012.

14 10

O Instituto Brasileiro de Direito a Vida dos Animais e Meio Ambiente é um órgão federal que auxilia na aplicação das leis ambientais. No Cariri, são mais de 100 fiscais, duas coordenadorias e um escritório, com sede no Crato. Sem condições de trabalho, a gerência pede socorro à sociedade do Cariri, para que o Instituto não feche suas portas na região.

11

Patinação une atividade física e diversão

O periódico do Cariri independente

CARGA E DESCARGA

MERCADOIBDVAMA

PRÉ-CANDIDATOS

APELO

JUAZEIRO

Zona marrom vai organizar trânsito juazeirense

Empresários do setor de panificação capacitados

Órgão federalpode fechar as portas

Federalizaçãodivide opiniõesna Urca

Policiais cobram instalação do Hospital Militar Regional

Cadeia Pública com capacidade para 80 abriga 185 detentosA Cadeia Pública de Juazeiro do Norte, construída há mais de 30 anos, está em precárias condições de funcionamento. Atualmente, abriga 185 presos, quando sua capacidade é de apenas 80. Cada cela tem capacidade para até 8 presos, porém, em algumas podem ser encontrados até 17 detentos. O coordenador Regional do Sistema Penal no Cariri, Wanderson Pereira, diz que já está prevista a construção de uma nova unidade prisional para substituí-la.

n Cadeia Pública de Juazeiro está superlotada

Foto

: Sam

uel M

aced

o

n O PV do Crato abriu as convenções no triângulo Crajubar e lançou a candidatura do ex-secretário Cícero França, neste sábado (23). Já o PT de Juazeiro realizou reunião com lideranças regionais e a participação do deputado José Guimarães

11

6

7

11

8

Clima de campanha toma o CaririELEIÇÕES 2012

4

Apesar de muita indecisão, o clima já é de campanha eleitoral no Cariri. Na semana em que todos se voltam para as eleições municipais de outubro, os partidos realizam as convenções que homologarão os candidatos a prefeito, vice e vereadores. Até o próximo dia 30, tudo estará definido e, no dia seguinte, oficialmente, a campanha chega às ruas. Juazeiro deve ter um dos pleitos mais concorridos. A briga pode ficar mesmo entre duas forças: o atual prefeito Manoel Santana (PT) e o deputado federal licenciado Raimundo Macedo (PMDB). O PMDB quer o comando do Crajubar, onde considera certo disputar com Raimundão, em Juazeiro, e Ronaldo Matos, no Crato.

A indefinição continua apenas em Barbalha, pois o diretório local quer continuar a aliança com Zé Leite. Resta ao grupo de oposição decidir pelo nome de Rommel Feijó, para agregar a força necessária e enfrentar a chapa da situação. No Crato, até agora está decidida a chapa pura do PV, apoiada pelo prefeito Samuel Araripe (PSDB). O partido abriu as convenções no triângulo Crajubar, neste sábado (23), apresentando o ex-secretário de Saúde, Cícero França, e o suplente de vereador George Macário, como candidatos a prefeito e a vice. Quanto à candidatura de Sineval Roque (PSB) tudo ainda é incerto, podendo até haver desistência nesta última semana.

COMUNIDADOAOS LEITORES

E ANUNCIANTESO desafio de reconstruir uma marca e a

paixão pelo jornalismo impresso me trouxeram de volta a Juazeiro do Norte para assumir o comando do Jornal do Cariri. Foi em Juazeiro do Norte, entre os anos de 1974 e 1982, que estudei, comecei os primeiros passos trabalhando como vendedor ambulante nos feiras do Cruzeiro e do Pirajá, vendendo velas nas romarias e temperos nas bodegas e mercearias desta terra de gente acolhedora, de um povo de fé, crença e conquistas. Uma terra que tem encantos e atrações e que nos prende pelo passado, presente e futuro. Ao longo dos últimos cinco anos, a determinação nos levou a transformar o Jornal do Cariri - o recebemos com circulação mensal e tamanho tablóide, e o transformamos em semanal, com periodicidade definida e, neste período, sempre com circulação às terças-feiras. A missão dessa transformação foi cumprida, com zelo, dedicação e compromisso em estruturar uma redação, um parque gráfico e, especialmente, fazer um jornalismo identificado com a Região Sul do Ceará. Agradeço aos leitores, anunciantes, colaboradores e, especialmente, aos funcionários que ajudaram a construir essa belíssima página da história da comunicação na Região do Cariri. Aos funcionários e ex-funcionários, os meus agradecimentos em nome da jornalista Jaqueline Freitas – profissional dedicada, exemplar, correta, apaixonada pelo jornalismo e vitoriosa pela vontade de crescer e construir. Se houve falhas, o meu pedido de desculpas. Se houve injustiça, o perdão pelos erros. Aos admiradores dessa luta, o meu carinho, os meus agradecimentos pelo calor da acolhida e da receptividade. Após 20 anos em uma sociedade marcada pela construção de um grupo de comunicação - integrado pelo Jornal do Cariri, emissoras de rádio, pelo portal www.cearaagora.com.br e uma agência de publicidade, estamos partindo para novos desafios. A partir da próxima edição, o Jornal do Cariri fica sob a responsabilidade editorial do jornalista Antonio Donizete Arruda Linhares e a mim caberá a linha editorial do Jornal Alerta Geral, transmitido para 20 emissoras de rádio AM e FM, e o portal cearaagora.com.br. Outros desafios estão a caminho. Afinal, a vida é marcada por mudanças e transformações e todos nós devemos encará-las com naturalidade e novos sonhos.

Muito obrigadoFrancisco Luzenor de Oliveira

Page 2: Jornal do Cariri - 26 a 05 de junho de 2012

ORGANIZE SUA CAMPANHA POR FASES

Um dos pré--requisitos para ter maior sucesso em uma campanha po-lítica é a organiza-ção.Na política que erra menos tem maiores chances de vitória.

Uma cam-panha política deve ser organizada por etapas, cada etapa deve-se obedecer a seu tempo solucionando seus problemas específicos e fazendo ações permanentes que alicerce as fases posterio-res. Poderemos subdividir uma campanha política em seis fases: Pré-campanha que se inicia juntamente com o ano eleitoral, nesta fase o candida-to deve procurar está na mídia o máximo de tempo possível, também é recomendável dar início as pesquisas de diagnós-ticos, como também começar a montar sua base eleitoral e sua infraestrutura. A segunda fase é o lançamento da can-didatura, o candidato deve apresentar-se com posiciona-mento para a disputa, mostrar para que veio, a importância da sua candidatura, comparar sua candidatura com a candi-datura dos seus adversários e mostrar muito conhecimento. A terceira fase é o início de deve ser a continuidade do lançamento da candidatura, participando de muitos even-tos, o fortalecimento do nome com a apresentação de apoios, tanto partidário como pessoal, procurando sempre ocupar o máximo de tempo na mídia, Na quarta fase deve ser o for-talecimento do nome, levar o nome do candidato e suas propostas para a rua, procu-rando de forma coesa tornar seu plano de governo conhe-cido junto ao eleitorado. Já na quinta fase que é o crescimen-to da campanha, com a cam-panha na rua, peças publicitá-rias prontas, a campanha com metas e objetivos traçados,

tem por obrigação ganhar corpo, deve contar com a parti-cipação de muitos corre l ig ionár ios, juventude, ativis-tas, entidades de classes, inicia-se o programa de horá-rio gratuito na Tv e

no rádio. Nessa fase o candidato tem quer se ágio para participar dos programas de entrevistas, debates e man-ter sua agenda em dia, “quan-do um candidato não cumpre sua agenda, demostra para o eleitor uma pessoa sem com-promisso”. O final da campa-nha que será a última fase, o candidato independentemen-te do seu posicionamento tem que massificar seus trabalhos, colocando na rua todo o ma-terial de campanha, nesta fase também o candidato deve mostra sua força, percorrer os locais visitados durante a cam-panha, é recomendado que se faça carreatas de grande por-tes, comícios mostrando volu-me e crescimento, com peças publicitárias específica para esta época, com mensagens de otimismo, tentando seduz o eleitor indeciso.

Como vimos nesse artigo, uma campanha orga-nizada, bem planejada, com pessoas qualificadas nos mais diferentes setores, com metas e objetivos, uma campanha criativa, alegre tem maiores chances. Não importa se sua campanha tem grandes re-cursos ou não, mais se o can-didato procurar identifica-se o máximo com seu eleitorado ele será lembrado na hora da votação.

Jean CarlosMarketing Político

Envie sua carta para [email protected] e dê sua opinião faça sua sugestão, uma crítica. Esse espaço é aberto para você, caro leitor.

OS PROFETAS DO DESÂNIMOESPREITAM-NOS DE PLANTÃOSEGUIR SEM DAR-LHES OUVIDOSÉ A MELHOR OPÇÃODEUS TEM A ÚLTIMA PALAVRASEGURANDO A NOSSA MÃO!

Welington Costa

Esta é a última semana para que partidos e coligações decidam quem será o candidato para representar cada município nos próximos quatro anos. É bom que os escolhidos sejam pessoas capacitadas para administrar a cidade e que trabalhem pelo bem comum e não por interesses próprios. Eleitores saibam escolher os próximos prefeitos e vereadores.

Lívia Almeida, historiadora

CHARGE

A POLÍTICA E OS INTERESSESSim, a política e os interesses dos

que a adotam para uma prática de vida, tema sempre urgentes nos diversos mo-mentos da história, conquanto as socie-dades aguardem passivas as disposições honestas dos líderes. Enquanto que eles sujeita agirem só de braços dados com o desejo pessoal, no ânimo de servir junto ao andamento das esperanças dos po-vos, paladinos de belos ideários, oradores eméritos que enchem de sonhos as visões talvez saturadas de promessas, mas que nunca alimentam novas verdades à medi-da dos sofridos acontecimentos.

Políticos profissionais existem des-de que a memória guardou o tempo na caneca do respeito dos aprendizados. Avistam lá longe os exemplos de coman-dantes extremados no auge da vontade geral, monarcas, senadores, chefes de tribos, presidentes, marechais, sultões e potentados investidos nas inúmeras fun-ções de poder. Uns, dispostos a viver a contradição dos interesses individuais em confronto ao desejo da multidão neces-sitada, heróis da verdade em forma de apóstolos das conquistas imorredouras.

Outros, meros oligarcas inve-terados, chefetes atrasados de pequenos grupos e autores dos piores delitos de corporações egoístas, a justificar bem pou-co o cuidado legislativo imenso das eleições depois perdidas no decorrer dos mandatos.

Ganhas na dor e perdi-das no desânimo.

Passados milênios, ninguém mais admira traumas acometidos aos humanos pelos equívocos das escolhas frustradas. Ricas embalagens carregavam nos em-brulhos absurdos das safras ruins de polí-ticos ditadores. Desenvolvidas as técnicas do convencimento através da propagan-da de massa, nestes turnos de indústrias culturais da comunicação dagora, então a venda mercadológica dos nomes agravou tanto e tanto a vantagem das falsas ofer-tas que nem sob os auspícios dos ledores da sorte há certeza certa na seleção dos candidatos.

Programas de governo sobram na rede mundial de computadores, no ponto de transcrição a quem quiser copiar, lon-

ge dos esforços maiores. Den-tro de algumas horas, colando as partes dos textos, partidos descrevem o planos de gover-no e realizações futuras fora de qualquer compromisso.

Nisso restam ideias abs-tratas e vacila a mente dos elei-tores. Como intuir a grandeza moral dos aspirantes ao lugar

da autoridade a serem selecionados nas urnas? A seriedade deste assunto exige, pois, consciência do dever, talento neces-sário sobretudo quando as carências co-letivas clamam visão justa dos próximos administradores, às vezes sem o preparo devido e aventureiros das aspirações par-ticulares dos grupos que os apresentam.

Emerson MonteiroAdvogado e escritor

Exped

iente

:

Fundado em 5 de setembro de 1997O Jornal do Cariri é uma publicação

da Editora e Gráfica Cearasat Comunicação Ltda

CNPJ: 34.957.332/0001-80

Diretor de Conteúdo: Donizete Arruda Diretoria Jurídica: Vicente Aquino Diretora de Jornalismo: Jaqueline Freitas Editor-chefe: Márcio Dornelles

Administração e Redação: Rua Pio X, 448 - Bairro Salesianos - CEP: 63050-020 - Juazeiro do Norte – Ceará - Fone (88) 3511.2457Sucursal Fortaleza: Rua Coronel Alves Teixeira, 1905, sala 05, Telefone: 085.3462.2607 - Celular: 085.9161.7466Sucursal Brasília: Edifício Empire Center, Setor Comercial Sul, Sala 307, Brasília-DF

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores

Conselho Editorial: Geraldo Menezes Barbosa | Francisco Huberto Esmeraldo Cabral | Napoleão Tavares Neves e Monsenhor Gonçalo Farias Filho

Fale conosco Redação w [email protected] w [email protected] w [email protected] w [email protected] Departamento Comercial w [email protected] | Geral w [email protected]

O periódico do Cariri independente

Segurem-se na cadeira e fiquem de olhos bem abertos. O Cariri está próximo de vivenciar mais uma guerra eleito-ral, com pleito que deve ser o mais concorrido dos últimos tempos. As forças políticas da região aos poucos vão esco-lhendo seus lugares e definindo a melhor coligação diante de um cenário ainda incerto entre os partidos.

Entramos na semana decisiva para que pré-candida-tos, supostos candidatos e lideranças escolham um lado do muro para descer ou confirmem suas convicções. O cenário desenhado em Juazeiro, Crato e Barbalha se repete em ou-tros municípios, onde a briga por votos começou bem cedo e em Tribunais de Justiça. Exemplo disso é Santana do Cariri, onde até os fósseis estão confusos em meio a tanta denúncia e disputa judicial. O prefeito Geraldo Eriberto Werton Cruz foi afastado por acusação de improbidade administrativa e depois reintegrado ao cargo, sob o argumento de que não representava obstáculo às investigações.

O clima anda quente também em Juazeiro do Norte. O ex-prefeito Raimundo Macedo acredita que terá o apoio de, pelo menos, 16 partidos dos 27 representados na cida-

de. Do total, 11 já confirmaram em convenção a aliança com o PMDB. Outras cinco legendas estariam alinhavadas com Raimundão, na principal candidatura de oposição ao atu-al prefeito, Manoel Santana. Mas o petista não parece estar muito preocupado com a frente montada para disputar a Prefeitura. Santana afirma que quantidade não representa força política. Um alento para o atual prefeito é a indefini-ção de muitos partidos entre apoiá-lo ou lançar candidatura própria.

No Crato, Sineval Roque, Ronaldo Matos, Cícero França e Marcos Cunha prometem uma eleição disputada voto a voto. Roque sonha em ser prefeito, mas ainda precisa romper a resistência com o PT de Cunha, que rejeita ser vice. Correndo por fora está Raimundo Filho, que chegou a se lan-çar pré-candidato após romper com o atual prefeito, Samuel Araripe.

É no mesmo mar de indefinição que navegam os pré--candidatos de Barbalha. Zé Leite deve disputar reeleição com Betilde Sampaio como vice, mesmo com pressão exer-cida pelo PMDB para romper com o PT. No outro lado do

“cabo de guerra” está o ex-prefeito João Hilário, que defende a importância da união neste momento decisivo do muni-cípio. Em oposição à chapa Zé Leite/Betilde há uma frente formada por 12 partidos, que ainda não definiu candidato. A coligação espera contar com o grupo do ex-prefeito Rommel Feijó para fortalecer o palanque. Nada definido.

Os caririenses estão prestes a assistir a mais uma elei-ção concorrida, momento em que muitas armas serão usa-das para ganhar voto. O que os futuros candidatos precisam saber é que a região não é mais a mesma e precisa de plata-formas sérias e reais de administração para corrigir falhas e continuar crescendo.

O trânsito está cada vez mais conturbado com o au-mento do número de veículos, a saúde merece ainda mais atenção, mesmo após a chegada do Hospital Regional do Cariri, e o saneamento básico é um problema que precisa ser enfrentado já. Antes de votar, o leitor precisa estar convicto de que o candidato abraça todos os males para resolvê-los, do mesmo jeito que anda de mãos dadas com as virtudes para preservá-las.

PROMESSA DE GUERRA NAS ELEIÇÕES

SEXTILHA CARTA

2 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 26 DE JUNHO A 02 DE JULHO DE 2012

Opinião

Editorial

Page 3: Jornal do Cariri - 26 a 05 de junho de 2012

3REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 26 DE JUNHO A 02 DE JULHO DE 2012

PolíticaPublicidade

Page 4: Jornal do Cariri - 26 a 05 de junho de 2012

n O candidato Cícero França (PV) recebeu o apoio do prefeito Samuel Araripe, no Crato

Coligações ainda indefinidasem semana decisiva no CaririMirelly Morais

Na última semana para os partidos de-finirem candidatos e coligações, o ce-

nário político eleitoral do Ca-riri se desenha, porém muita coisa continua indefinida. Os partidos tem até o dia 30 para formarem suas chapas e a maioria das coligações ain-da é incerta, deixando para se definirem apenas nos últimos dias do mês. Juazeiro do Nor-te deve ter uma das eleições mais concorridas, e a briga pode ficar mesmo entre duas forças, o atual prefeito Mano-el Santana (PT) e o deputado federal licenciado Raimundo

Macedo (PMDB). Enquanto Santana

sofre para firmar suas alian-ças, inclusive com o PSB do governador Cid Gomes, que compunha a vice, Rai-mundão tem atraído para si a maioria dos partidos de grande representatividade, e deve ter a coligação mais for-te. Onze dos 27 partidos re-presentados em Juazeiro do Norte, já confirmaram suas convenções conjuntas com o PMDB, e Macedo diz acre-ditar que até a data da con-venção, dia 30, outros cinco partidos políticos deverão confirmar suas convenções juntamente com a dele. Com o PMDB estão o DEM, o PHS, PSL, PPS, PTN, PtdoB, PV e o PSDB. Ainda o PTC do ex--deputado estadual Giovani Sampaio, um dos nomes co-tados a vice de Raimundão. Além do próprio PSB do

atual vice-prefeito Roberto Celestino e o PTB do depu-tado federal Arnon Bezerra. Há chances de adesão do PRB do ex-prefeito Carlos Cruz, PP do Coronel Adau-to Bezerra e do ex-prefeito Mauro Sampaio, e o PR do ex-governador Lúcio Alcân-tara, comandado em Juazeiro pelo vereador Tarso Magno. Se essa imensa coligação for confirmada, Raimundão terá em torno do seu nome as im-portantes forças políticas de Juazeiro, excluindo apenas o deputado federal Manoel Salviano.

Manoel Santana não considera que sua coligação esteja enfraquecida, mas re-

conhece que este será o pleito mais concorrido dos últimos tempos na cidade, e acredita que ainda pode convencer outros partidos a lhe apoia-rem. “Aqueles que não se sentirem contemplados na outra coligação, vou procurá--los para conversar”, revela destacando que a questão numérica das coligações nem sempre representa força polí-tica. “Isso é uma fantasia. A força está aqui do nosso lado, e é daqui que vamos coman-dar todo um processo polí-tico que vai trazer um novo marco histórico para Juazeiro com a reeleição do prefeito”, assegura.

O atual prefeito revela que tem conversado com Ro-berto Celestino e afirma que o PSB ainda não estaria cer-to de sua decisão. “Até onde sei, lá também não foi fecha-do nada ainda. Estão em pro-

cesso de discussão, pois até o dia 30, muita coisa ainda vai acontecer. Gente que está aparentemente em uma coli-gação poderá passar para o outro lado. As coisas não es-tão definidas, não se sabe ao certo, nem quem serão real-mente todos os candidatos”, diz Santana, apostando ain-da em mudança de quadro político com a divulgação da lista do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que poderia incluir o nome de Raimundão na lista de Lei do Ficha Limpa.

O petista acredita que nenhum partido ganha elei-ção sozinho e busca fortale-cimento, tentando convencer

o deputado Manoel Salviano (PSD) a subir em seu palan-que. Caso a aliança seja con-firmada, caberá a Salviano indicar um vice. O PT juazei-rense ainda permanece em discussão com o PSL e o PSC. “Tenho a consciência de que não é fácil, mas insistirei em uma unidade com o PSD”. Ele afirmou também ter con-versado com Arnon, mas o petebista parece decidido por Raimundão. Em meio a tudo isso, Santana conclama a mi-litância e acredita no pres-tígio do seu partido. “Olho para os nossos militantes e vejo entusiasmo, vontade e a convicção de que estamos do lado correto”, acredita o petista.

Correndo por fora vem o PDT, com Alcymar Monteiro, e o bloco de parti-dos de esquerda radical, lide-rados pelo PSTU, que lançará

o nome do ex-bancário De-montieux Fernandes.

PV lança Cícero França com apoio de Samuel

No Crato, aqueles que já trabalham seus nomes desde o ano passado, como os pré-candidatos do PSB, Si-neval Roque, e o do PMDB, Ronaldo Matos, ainda não de-finiram seus vices. O candida-to do prefeito Samuel Araripe foi oficializado em convenção neste sábado (23). Samuel comprou briga com seu vice Raimundo Filho, e decidiu por uma chapa pura do PV, composta pelo ex-secretário de Saúde do Município, Cíce-ro França, e o suplente de ve-reador George Macário. O PV vem coligado ao PSDB de Sa-muel, ao PTN, PT do B, DEM, PTB, PTC E PRP.

A candidatura de Sine-val Roque enfrenta resistência para firmar um acordo com o PT. Sineval conversa com Marcos Cunha, que rejeitou ser vice na chapa do PSB e confirmar sua candidatura. Mesmo sem o PT, Roque é candidato avalizado pelo go-vernador Cid Gomes.

O posto de vice de Sineval poderia ser Fabíola Alencar (PDT). Ela foi indica-da para concorrer como vice--prefeita na chapa de Sineval, mas anunciou sua desistência, indicando o ex-sub-secretário de Meio Ambiente do Estado, Kleber Filho (PSB).

Já o vice-prefeito Rai-mundo Filho (PPS) que che-gou a se lançar pré-candidato, após romper com o prefeito Samuel Araripe, pende para o apoio a Roque ou a Ronaldo. Quem também já afirmou in-teresse em conversar com Rai-mundo Filho foi o pré-candi-dato pelo PT, Marcos Cunha.

Indefinição em Barbalha

O cenário está pratica-mente definido e ao que tudo indica, mesmo com ameaças de intervenção do diretório re-gional do partido, para que o PMDB rompa a aliança com o prefeito José Leite (PT) e lance um nome a disputa, isso pode não acontecer. A dobradinha Zé Leite/ Betilde Sampaio está resolvida. Quem garante isso é o líder maior do partido, o ex-prefeito João Hilário, que considera “não ser hora de romper a aliança com o PT”.

n Presidente do diretório do PV no Ceará, deputado estadual Marcelo Silva, participou da primeira convenção do Crajubar

Samuel Macedo

DONIZETE ARRUDAPolítica

4 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 19 A 25 DE JUNHO DE 2012

Política

ELEIÇÕES 2012

Raimundão tenta conquistar PSBA aliança do deputado Raimundo Macedo à prefeitura de Juazeiro do Norte só estará completa se o PSB do vice-prefeito Roberto Celestino anunciar apoio. O impasse continua. Celestino aguarda um posicionamento do governador Cid Gomes para anunciar o rumo eleitoral dos socialistas. É bem verdade que o vereador Roberto Sampaio já aderiu a Raimundão. No Palácio Abolição, Cid não se manifesta, até mesmo porque está irritado com o rompimento de compromisso do PT do Crato com a candidatura do deputado Sineval Roque, do PSB.

Problemas inesperados com o PPO acordo de Raimundão com o PP do coronel Adauto Bezerra está emperrado. O ex-governador não gostou da resposta que ouviu quando questionou Raimundão sobre um plano B, caso ele não conseguisse registrar sua candidatura. Raimundão disse ao Coronecobfal Adauto que não sendo candidato deve indicar alguém da “sua casa” – seu filho David - para concorrer. Esse imbróglio de última hora animou o prefeito Manoel Santana a entrar na briga para conquistar o apoio do PP. Agendou um encontro para quinta,28, com o coronel Adauto. A conversa aconterá antes do encontro do ex-governador com os ex-prefeitos Carlos Cruz e Mauro Sampaio se reunirem para decidirem entre Raimundão e Santana.

Salviano indefinido até o finalA adesão do deputado Manoel Salviano a Raimundão ou a Manoel Santana é conquista da jóia da coroa nessas eleições juazeirenses. Hoje, Salviano está mais propenso a fechar uma coligação com o prefeito Manoel Santana. As negociações estão bem adiantadas mas o anúncio ainda pode demorar até sábado. O que é definitivo é a recusa de Salviano em votar na candidatura de Raimundão. Essa possibilidade está totalmente descartada.

PT do Crato irrita Palácio AboliçãoO esforço do deputado Sineval Roque em convencer o candidato do PT, Marcos Cunha, a retirar seu nome e aceitar ser vice na chapa do PSB se mostrou infrutífero. Marcos Cunha conversou demoradamente com Sineval, e ao final não recuou e rejeitou a aliança com o PSB no Crato. Essa nova recusa irritou profundamente o governador Cid Gomes e pode ter sido definitiva para levar o PSB para o palan e que de Raimundão em Juazeiro do Norte, apesar do esforço dos deputados José Guimarães e Camilo Santana em manter o acordo do PT com os socialistas

Câmara perde com desistênciaO anúncio do radialista Wilson Melo de não mais concorrer a uma vaga de vereador à Câmara de Juazeiro foi um golpe na transparência do Poder Legislativo. Eleito, sua presença seria a garantia de que o Poder Executivo estaria sendo melhor fiscalizado e as eventuais “surpresas” geradas pelo parlamento barradas. Mas, Wilson Melo preferiu não mais enfrentar as urnas. Ganha a TV Verde Vale que mantém seu comunicador líder de audiência e a população juazeirense que tem uma voz a defender seus direitos.

Eleição de Campos Sales agitadaDepois de idas e vindas, finalmente o deputado Moésio Loiola confirmou sua candidatura a prefeito de Campos Sales. Respaldado pelo prefeito Paulo Ney, escolheu para ser seu vice, Valdir Junior. Realizará sua convenção no próximo dia 30, às 9h. Também está definido quem será seu principal adversário, o candidato Major Paulo Herman que terá sua candidatura homologada no mesmo dia 30. Ainda há uma terceira candidatura: Dogival do PT. Nessa data acontecerá o primeiro embate entre Moésio e Major Paulo.

Disse me disse...

• Ronaldo Matos tem sido pressionado a desistir de sua candidatura para apoiar o deputado Sineval Roque. Tem resistido e confirmou a convenção que homologará seu nome como candidato.

• Vasques Landim e Roberto Celestino ainda não bateram o martelo sobre se serão candidatos ou se irão apoiar Raimundão ou Manoel Santana em Juazeiro.

• Em Altaneira, Delvamberto Soares e Dedé de Pio, ambos do PSB serão a chapa da situação. A oposição está para resolver.

• Cícero França fez uma grande convenção no Crato animando o prefeito Samuel Araripe quanto as chances de eleger seu sucessor.

• PT de Juazeiro realizou encontro no Colégio Salesiano para endossar a candidatura de Manoel Santana à reeleição.

• Samuel Freire foi confirmado como candidato da oposição em Assaré. O candidato do prefeito Evanderto Almeida é Cícero de Paulo.

• PMDB de Barbalha fez ouvidos de mercador e deve continuar aliado do prefeito Zé Leite.

• Desculpe a ignorância, começou a guerra por votos no Cariri?

Page 5: Jornal do Cariri - 26 a 05 de junho de 2012

5REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 19 A 25 DE JUNHO DE 2012

Política

Page 6: Jornal do Cariri - 26 a 05 de junho de 2012

CRATO

6 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 26 DE JUNHO A 02 DE JULHO DE 2012

Cidades

Federalização da Urca divide opinião de pré-candidatosWilson Rodrigues

A federalização da Universidade Regio-nal do Cariri (Urca) tem sido objeto de

discussão no meio acadêmico e divide opiniões entre a socie-dade do Crato. O tema será ex-plorado pelos postulantes ao cargo de prefeito do municí-pio durante a campanha elei-toral. Cinco pré-candidatos cratenses divergem opiniões sobre o assunto.

Cícero França (PV) é contra a idéia de federalizar a Urca e acha que a instituição é carente de mais investimentos públicos, por parte do Gover-no do Estado, na aquisição de equipamentos suficientes para dar melhor condição ao pro-

fessor ensinar e ao estudante aprender. “O governo esta-dual deveria se preocupar em realizar concurso público para professor efetivo e eliminar a figura do temporário. Se fede-ralizarmos a universidade po-demos perder a sua sede ad-ministrativa e ficarmos apenas com um mero campus, o que significaria um enorme preju-ízo para a cidade do Crato”, concluiu França.

Para o pré-candidato do PMDB, Ronaldo Gomes de Matos, a federalização da Universidade Regional do Ca-riri é um assunto que interessa bastante ao Crato, ao Cariri e em especial aos servidores da instituição, alunos e professo-res, em nome da promoção do crescimento e do desenvolvi-

mento do município cratense. Segundo Ronaldo, a federali-zação vai atrair novos cursos, o que significaria melhorias para a comunidade acadêmi-ca. Porém, ressalta que “só seria interessante se a Reitoria permanecesse no município, e não figurasse na lista de per-das de órgãos públicos e em-presas que o Crato tem. “Sou a favor da federalização”.

Já Raimundo Bezerra Filho (PPS) vê o assunto com cautela e preocupação, porém não descarta a importância que tem para o Cariri a exis-tência de uma universidade federal. Conforme Raimundo, “caso a Urca entre nessa, que não haja impacto negativo na economia do município e que nós fiquemos com a Reitoria”.

Sineval Roque (PSB) declarou que a federalização ficaria bem, já que alguns Es-tados não têm universidades estaduais e só federais. Para ele, a falta de investimentos no passado, pelo governo federal, no âmbito das universidades, obrigou os governos estaduais investirem na criação dessas instituições. “Gostaria que os governos municipais dessem um grande apoio na busca de investimentos. Seria impor-tante para a maioria”, finali-zou Sineval Roque.

Para o pré-candidato do PT, Marcos Cunha, no momento, é muito grande a irresponsabilidade de quem é contra ou a favor da federa-lização da Urca, por ausência de proposta. “Os governos

estadual e federal ainda não demonstraram interesse na questão e não podemos nos posicionar sobre coisas abs-tratas. Precisamos de um termo para sabermos como e quando isto vai ser feito”.

Sobre o assunto, a rei-tora da Urca, Otonite Cortez,

declarou que a instituição nunca foi convidada pelo Governo para pensar em fe-deralização. Ela acredita que se um dia isto acontecer, a sociedade será chamada para discutir a questão, a partir de um termo a ser apresentado. Colaborou Ed Alencar

n Universidade é alvo de expeculações sobre possível federalização

Samuel M

acedo

A pioneira e tradicional Baydenet, primeiro provedor de internet da região do Cariri, atende agora por Mob Telecom. A transição que teve início em meados de 2010 consolida-se com a integração da marca em todas as áreas de atuação da empresa incluindo a região do Cariri onde está sendo realizado um investimento em infraestrutura para garantir uma velocidade de até 100 Mega nas residências e comércios locais. Investimento este que favorecerá a implementação, no futuro, de serviços como telefonia e televisão.

A mudança não é só no nome, a Mob Telecom trás uma tecnologia de ponta através da infraestrutura de fibra óptica, que propicia o acesso à internet com estabilidade e rapidez. “Queremos inovar o mercado, estamos implantando a infraestrutura de fibra óptica que é o meio mais eficaz de se alcançar o alto desempenho nos serviços que oferecemos atualmente e que visamos oferecer no futuro.”, garante Sayde Bayde diretor comercial da Mob Telecom.

Atualmente a infraestrutura utilizada é via rádio, entretanto esta tecnologia enfrenta suas limitações em velocidade. A tecnologia via rádio não consegue alcançar uma boa performance devido as interferências causadas pelo uso múltiplo das freqüências disponíveis , “Os internautas querem assistir a vídeos em minutos, querem postar suas fotos em redes sociais, querem jogar online e querem ter acesso a informação com agilidade e precisão” conclui Bayde.

A Mob pretende entregar até 100 Mega nas residências do interior do estado como já está fazendo em muitas áreas de Fortaleza. “O objetivo é atender a população e proporcionar a experiência de oferecer internet de alto desempenho, telefonia de qualidade e opções de canais da televisão fechada, tudo em um único produto, por isso nossos preços são competitivos e muitas vezes inferiores ao da concorrência. Não atenderemos, contudo, toda a região de uma só vez, a nossa estratégia é atacar alguns bairros dos municípios primeiro e a partir de então expandir para outras localidades. Vamos, evidentemente, informar a população, em cada município, sobre os bairros onde poderemos disponibilizar estes serviços.” diz Bayde.

A decisão em investir na região do Cariri não é por acaso, Juazeiro do Norte e demais municípios não param de crescer, entre 2004 e 2008 o PIB de Juazeiro do Norte subiu 157%, e de acordo com a Empresa IPC MARKETING, em 2009 Juazeiro do Norte obteve um crescimento econômico de 26,7%, em 2011 bateu um recorde histórico para o período na geração de empregos formais, com 3.947 novos postos de trabalhos. Portanto, Juazeiro do Norte termina o ano de 2011 com o segundo melhor desempenho do interior do Nordeste, ficando atrás de Petrolina. A importância do triângulo Crajubar (Crato-Juazeiro-Barbalha) no Cariri para as demais cidades próximas tem ajudado no fortalecimento do PIB daquela região e conseqüente aumento do consumo.

Assim a internet de alta velocidade torna-se pertinente neste cenário e requer um investimento, como afirma o diretor operacional da empresa Salim Bayde Neto “a Mob quer atender aos moradores do Juazeiro do Norte com a mesma tecnologia que está sendo usada em todo o mundo que é a fibra óptica, finalizaremos ainda este mês a instalação de 40km de fibra óptica na cidade de Juazeiro com uma extensão chegando ao Crato atualmente já instalada. Nossa intenção é atender as duas cidades até o final de 2012.”

Mob Telecom revoluciona o mercado de internet no Cariri

w w w . m o b t e l e c o m . c o m . b r

Super Wireless

Super Ligeiro

Corporativo

Comunicação na velocidade da Luz

Em Crato:Av. Padre Cícero, 1.832 CTel.: (88) 3523-2030

*Não estão inclusas taxas (5% ou 10%, dependendo da agência de retirada e/ou de devolução do carro), coberturas de risco e extras. Consulte as condições no www.localiza.com. **Cartões de crédito American Express, Visa,

Mastercard, Diners Club International e Elo emitidos no Brasil, exceto cartões Corporate.

solu

tion

Negócio ou lazer?Alugue um carro na Localiza.

*Não estão inclusas taxas (5% ou 10%, dependendo da agência de retirada e/ou de devolução do carro), coberturas de risco e extras. Consulte as condições no www.localiza.com. **Cartões de crédito American Express, Visa,

Alugue um carro na Localiza.Diárias a partir de

R$39, + R$ 0,46 por km rodado

90*

10x sem juros no cartão**

Reservas 24h:0800 979 2000www.localiza.com

Page 7: Jornal do Cariri - 26 a 05 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE

7REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 26 DE JUNHO A 02 DE JULHO DE 2012

PolíticaCidades

Samuel Macedo

IBDVAMA pode deixar de atuar por falta de condições de trabalho

Wilson Rodrigues

O escritório regio-nal do Instituto Brasileiro de Di-reito à Vida dos

Animais e Meio Ambiente (IBDVAMA), localizado no Crato, está funcionando precariamente. A única aju-da é oriunda da Prefeitura Municipal, no valor de R$

300,00 por mês. O Órgão tem abrangência nos 32 municípios do Cariri, com coordenadorias em Brejo Santo e Caririaçu. Sem po-der de polícia, os 110 agen-tes não são remunerados e contam apenas com uma viatura cedida pelo Esta-do, em troca de serviços voluntários. Os custos com a manutenção do veículo, inclusive combustível e ali-mentação nas viagens, são mantidos pelos próprios agentes, que precisam estar em todas as localidades da região onde acontecem os crimes ambientais.

A única arma de defe-sa usada pelos fiscais contra os infratores é o dialogo em forma de conscientização. Segundo o gerente Ernaldo Lima de Sousa, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) prometeu auxiliar o institu-to com ajuda de custos, na condição de obter os servi-ços dos agentes na fiscali-zação da reserva ecológica do Sítio Fundão, o que já é realizado por eles.

A secretária executiva regional do Instituto, Rita Maria de Sousa, lamenta a situação. De acordo com ela, uma campanha foi lan-çada junto às escolas e de-mais instituições, para arre-cadar materiais recicláveis e vender às empresas do ramo. O dinheiro será in-vestido na manutenção do escritório. Rita conta com a mobilização de toda socie-dade sensível aos objetivos do Instituto Brasileiro de Direito à Vida dos Animais e Meio Ambiente.

“Não entendo a ra-zão de tanta negligência em relação ao trabalho de um órgão tão importante em defesa da vida. Princi-palmente no Cariri, região privilegiada pela natureza divina e tão mal cuidada pelo homem, no que se re-fere à preservação ambien-tal”, ressalta um agente que não quis se identificar. A se-cretária municipal do Meio Ambiente do Crato, Lívia França, concorda com a de-claração e disse que está à disposição para colaborar, dando o apoio logístico que o órgão precisar.

O IBDVAMA é um órgão federal criado com a finalidade de auxiliar as autoridades na fiscaliza-ção de reservas ecológicas públicas ou privadas, em áreas de proteção ambien-tal e estação ecológica, e combater a violência contra os animais. Além de desen-volver projetos técnicos, científicos, educacionais, de reflorestamento, agricultura sustentável, antropologia, arqueologia, biodiversida-de e fontes alternativas de energia. A atuação do ins-tituto está respaldada na lei 9.605/98 que trata dos cri-mes ambientais. Colaborou Ed Alencar

n Escritório Regional do IBDVAMA realiza campanha para arrecadação de materias recicláveis, que serão vendidos às empresas do ramo

Serviço

Sede do IBDVAMA: Avenida Duque de Caxias, nº 675, em Crato. Telefone (88) 3521.1212.

Cariri, 26/06/12

Inauguração da Sala do advogado na JuStIça do trabalho em JuazeIro do norte

Profissionais participarão da inauguração da Sala de Apoio ao Advogado na Justiça do Trabalho em Juazeiro do Norte, no dia 28 de junho. O espa-ço, equipado com computadores e escâner, assegura aos advogados e advogadas que militam na justiça de Juazeiro conforto e segurança para realizar o seu mister.O presidente da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB--CE), Valdetário Andrade Monteiro, que estará presente à solenidade, defende a importância do compromisso da atual gestão em bem servir à Classe e de valorização da advocacia do Interior. Já o presidente da Sub-seção de Juazeiro do Norte, Cláuver Barreto, enfatiza que o novo equipa-mento atende aos anseios dos profissionais que militam na região.

Presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, e presidente da Subseção de Juazeirodo Norte, Cláuver Barreto, inauguram sala do advogado

oab-Ce abre maIS uma Sala do advogado no Fórum da JuStIça eStadual em JuazeIro do norte

JuazeIro do norte reCeberá vara trabalhISta

SubSeção do Crato realIza CurSoS de aprImoramento

arraIá doS advogadoS aConteCeem JuazeIro do norte

A Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará inaugura, no dia 28 de ju-nho, a Sala do Advogado no Fórum da Justiça Esta-dual em Juazeiro do Norte. O espaço servirá de apoio a advogados e advogadas que atuam na Justiça co-mum de Juazeiro do Norte. Com toda a estrutura física - quatro computadores, escâner e material necessá-rio ao bom andamento das atividades – a sala vai atender aos profissionais que militam na região, dando conforto e segurança.A OAB-CE vem cumprindo o seu compromisso assumido de fornecer toda a estrutura aos advogados do Ceará. De acordo com o presidente da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, a atual gestão se preocupa em bem servir à Classe e valoriza a advocacia do interior. Já o presidente da Subseção de Juazeiro do Norte, Cláuver Barreto, lembrou que o novo equipamento era espera-do e atende aos profissionais da região em tudo o que eles necessitam. “É a OAB-CE apoiando os advogados e advogadas do interior do Estado”, observou Valdetário Monteiro.

Das cinco varas do Trabalho autorizadas pela presidente Dilma Rousseff para o Ceará, uma vai para Juazeiro do Norte. A lei sancionada autoriza o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) a criar mais cinco uni-dades que irão atuar na solução de causas trabalhistas. De acordo com a Lei Nº 12.657/2012, publicada no último dia 6 de junho, no Diário Oficial da União, as novas unidades devem ser instaladas em Aracati, Caucaia, Eusébio, Juazeiro do Norte e Sobral.Após a instalação de todas as varas já autorizadas em lei, o Ceará terá 37 unidades judiciárias trabalhistas de primeira instância para solucionar conflitos trabalhistas. A lei também autoriza a criação de cinco cargos para juízes e 60 para servidores: 40 de analista judiciário e 20 de técnico de judiciário. O TRT/CE também recebeu a permissão para criar cinco car-gos em comissão e 40 funções comissionadas.

A Ordem dos Advogados do Brasil- Subseção do Crato-CE -, realizou, nos dias 27 e 28 de junho, o curso telepresencial “Principais temas da Lei de Improbidade Administrativa”, na sua sede. A Subseção do Crato também promoveu o curso “Direito Contratual: po-lêmicas atuais”, nos dias 18, 19 e 21 de junho. No começo do mês, mais um curso telepresencial com o tema “Certificação Digital: Teoria Geral do Processo Judicial Eletrônico”, foi realizado na sede da entidade.

O Arraiá dos Advogados de Juazeiro do Norte acontece no próximo dia 30 de junho, às 19h30, na Rua Odete Matos de Alencar, 1600, na Lagoa Seca. A realização é da Subseção de Juazeiro do Norte da

Ordem dos Advo-gados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE).Como uma tradi-cional festa juni-na, não faltarão comidas típicas, quadrilha e forró pé de serra com a banda Forró Di-reito. A decoração a rigor também dará o tom de ar-raiá junino à festa.

Presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, e presidente da Subseção de Juazeiro do Norte, Cláuver Barreto, inauguram sala do advogado

Cartaz da festa de São João de Juazeiro do Norte

EXPE

DIEN

TE

Fone: (85) 3216.1600

Texto: Lina MoscosoAssessora de Imprensa: Suzete Nocrato

Page 8: Jornal do Cariri - 26 a 05 de junho de 2012

TRÂNSITO

8 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 26 DE JUNHO A 02 DE JULHO DE 2012

Cidades

Juazeiro delimita áreas com Zona Marrom Ingrid Monteiro

Com o objetivo de diminuir a quanti-dade de veículos de grande porte em de-

terminados horários no centro de Juazeiro do Norte, o Depar-tamento Municipal de Trânsi-to (Demutran) inicia este mês a implantação do sistema de carga e descarga, conhecido por Zona Marrom.

O projeto que prevê melhor organização no fluxo de veículos nas localidades próximas aos estabelecimen-tos comerciais, no centro da cidade, contará ainda com campanha educativa a fim de apontar como funcionará a mudança nas vias urbanas. Durante 30 dias, agentes do órgão de trânsito entregarão panfletos informativos para tirar eventuais dúvidas, tan-to dos condutores quanto dos comerciantes.

Projetado desde o ano passado, o modelo tem avan-ços significativos em relação à limitação do tempo de per-manência das conduções nas ruas, por meio de normas vá-

lidas para todos os dias úteis da semana. A determinação dos horários para operações de carga e descarga foram es-tabelecidos conforme o peso e porte dos veículos.

Para os transportes com tara (peso total do ve-ículo) igual ou inferior a 5,9 toneladas (t) o procedimento pode ser feito a qualquer ho-rário do dia. Já as conduções com tara até 8t estão auto-rizados a realizar a carga e descarga a partir das 13h. O período após as 15h fica des-tinado aos veículos equiva-lentes a 14t e aos transportes com capacidade igual ou su-perior a seis mil quilogramas fica compreendido o horário entre 18h30 e 7horas

De acordo com o dire-tor geral do Demutran, Ema-nuel Pedreira, a implantação deste sistema era uma necessi-dade do município. “Realiza-mos reuniões com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e com parte dos comerciantes, a fim de discutir a possibilidade de começar a operar a Zona Marrom e facilitar a circula-ção de veículos. O critério de

escolha das ruas foi os trechos mais conflitantes em que o processo de carga e descarga

chega a atrapalhar o trânsito”, acrescenta.

Para resolver a situa-

ção sufocante de constantes congestionamentos, principal-mente em horários de pico, o

Demutran implantará o novo sistema em torno de 23 ruas caracterizadas por maiores obstáculos à mobilidade ur-bana, como as ruas São Paulo, São Pedro, São José e Padre Cícero. “Iremos reforçar a fiscalização nos logradouros agraciados com o projeto, a fim de coibir os infratores”, alerta o diretor.

Para o auxiliar de carga e descarga José Araldo, o sis-tema Zona Marrom irá orga-nizar o procedimento de des-carregamento dos caminhões. “Esta implantação ajuda o nosso trabalho, além de faci-litar a circulação de grandes e pequenos veículos no centro da cidade”.

Já a comerciante Ma-riana dos Santos acredita que a medida, quando bem fisca-lizada, poderá oferecer maior comodidade aos clientes que desejam fazer suas compras. “Com a ausência de tempo limite para o estacionamen-to dos caminhões até mesmo as vitrines são impedidas de serem vistas pela população, prejudicando as nossas ven-das”, enfatiza.

Samuel Macedo

n Zona Marrom vai determinar os horários e o tempo de permanência dos caminhões para carga e descarga

Page 9: Jornal do Cariri - 26 a 05 de junho de 2012

JUAZEIRO DO NORTE ACREDITA.A PREFEITURA REALIZA.www.juazeiro.ce.gov.br

9REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 19 A 25 DE JUNHO DE 2012

Política

Page 10: Jornal do Cariri - 26 a 05 de junho de 2012

10 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 26 DE JUNHO A 02 DE JULHO DE 2012

Social Cultura

Ingrid Monteiro

Uma das mais com-pletas figuras da música popular bra-sileira e artista que

lutou pelas causas do povo nordestino, o cantor Luiz Gon-zaga, por conta do centenário do seu nascimento, está sendo homenageado nas principais festas juninas em todo o País, sobretudo nas comemorações culturais do Cariri.

Para homenagear o artista pernambucano, os Za-bumbeiros Cariris fazem um tributo ao Rei do Baião, no Teatro Patativa do Assaré, do Sesc de Juazeiro, no próximo dia 29. O show preten-de reve-renciar

o mestre que conquistou o Brasil através do fole da san-fona, triângulo e zabumba, e que deixou um significativo legado na música nordestina, considerado como uma das mais fortes referências para gerações de compositores.

A programação gratuita faz parte do projeto Armazém do Som, que tem por objetivo promover a música da região, oportunizando espaço para músicos do Cariri. De acordo com o coordenador de cultura do Sesc, Antônio de Queiroz, o evento foi pensado para res-gatar o forró pé-de-serra neste período junino. “A ideia é fa-zermos uma homenagem ao Rei do Baião por meio de um grupo local, que tem feito sig-nificativo trabalho no resgate da música de raiz”, enfatiza.

Na estrada há 10 anos, a banda Zabumbeiros Ca-

riris já é conhecida pelas composições com elemen-tos da tradição regional, sonoridades presentes nas bandas cabaçais, violeiros e reisados, aliados ao rock e jazz. “Ao longo destes anos, enfrentamos muitas difi-culdades, principalmen-te em relação a pouca valorização ao trabalho

autoral e independente”, de-sabafa a cantora Amélia Coe-lho. “Estamos desenvolvendo novos projetos ligados ao tea-tro e a dança, pois ainda são poucas as oportunidades de espaço para apresentarmos nosso trabalho”, acrescenta.

No ano do centenário da principal influência em suas composições, o grupo preparou um repertório es-pecial. “É uma emoção muito grande subir ao palco e fazer uma homenagem ao nosso ídolo Gonzagão. Garantimos ao público animação e músi-ca de qualidade”, declara o músico Evânio Soares.

Intervenção poética

Além do legítimo for-ró pé-de-serra, o evento conta ainda com uma performance poética realizada pelo cearen-se Raul Poeta. Segundo a téc-nica de Cultura, Ana Cláudia Isidório, o artista realizará um recital de poesias sobre a vida de São Pedro. “Os versos auto-rais do artista permeiam pelas crendices populares, brinca-deiras de fogueira referentes às tradições juninas. Uma oportu-nidade para os amantes da lite-ratura poética”, enfatiza.

CULTURA

Tributo à Luiz Gonzaga junta forró e poesia

Sociedade em FocoPOR WALESKA MARROCOS [email protected]

Morando em nossa região há três anos, Risonete é natural de Fortaleza, mas é Juazeirense de coração. Essa semana ela comemorou seu aniversario com muitas declarações de carinho vindas de todo o Brasil. Executiva de um banco multinacional é exemplo de vida e sucesso. Desejo-te muitos anos de alegria e saúde!

ENTRANHAMENTOS JADER GUGA

Foi um dia de muita festa para comemorar o aniversário do amigo Jader Guga. Completando 44 aninhos e 14 do seu programa, ele reuniu colegas de rádio para uma partida de futebol e depois um delicioso churrasco, com direito a muito forró e prêmios. Foi uma linda festa.

Em coletiva com a imprensa foi lançada a expansão do Cariri Shopping. O empreendimento está em reforma há um ano e seis meses, e desde o último dia 6 de maio comemora novas aquisições, sendo todo o projeto inaugurado nesta quarta-feira (27). Na foto, a diretora da Tenco Shopping Centers, Erika Pessoa, e a gerente de Marketing do Cariri Shopping, Alessandra Lourenço

ENTRE AMIGOS

Isaac Menezes, Marco Valério e seu filho Luiz Fernando, em um momento de descontração.O papo rolou solto entre eles.

CIDADÃ JUAZEIRENSEA ex-secretária de Assistência Social e Cidadania de Juazeiro, Vanda Rozendo, recebeu o Título de Cidadã Juazeirense, durante sessão solene na Câmara Municipal, no dia 21. Atualmente, ela é coordenadora do projeto de cisternas de placas em 13 municípios, pelo Instituto Flor do Piqui, e faz parte do Fórum de Mulheres da Região do Cariri e Centro-Sul. Merecida homenagem.

RISONETE COMEMORA

CARIRI SHOPPINGAlexandre Lucas apresenta seu livro “Entranhamentos – Entre Arte, Estética, Política, Educação e Cultura”. A obra terá distribuição gratuita e é resultado da vivência com o Coletivo Camaradas. Alexandre acredita que o material vai contribuir significativamente para os professores de arte e toda militância artística. Vale à pena conferir o material. Arte que faz pensar.

FESTAS JUNINAS

n Músicos incorporam a sanfona ao som da viola, rabeca e pífano, em homenagem ao Rei do Baião

Mais informações:Teatro Sesc Patativa do AssaréRua da Matriz, 227 – Centro – Juazeiro do Norte-CeTel.: (88) 3587 1065

Samuel Macedo

Page 11: Jornal do Cariri - 26 a 05 de junho de 2012

NEGÓCIOS

SISTEMA PRISIONAL

Chagas Lima

Contando com um total de 185 de-tentos cumprindo pena em regime

provisório, a Cadeia Pública de Juazeiro do Norte, locali-zada no bairro Santa Tereza, está superlotada, uma vez que sua capacidade é para abrigar apenas 80. São 152 homens e 33 mulheres em regime fechado e 50 presos que cumprem pena em regi-me semi-aberto. Construída em 1976, a unidade prisional

recebeu poucos melhorias de lá pra cá.

Ao todo são 12 celas, com capacidade para abrigar entre seis e oito presos. No en-tanto, algumas possuem até 17 detentos. “Por esta e outras razões, a situação da estrutura física dessa cadeia é bastante precária, inclusive, os apare-lhos sanitários, que foram da-nificados ao longo do tempo, em virtude das tentativas de fugas. Eles faziam túneis atra-vés desses aparelhos. Acre-dito que com a reforma, que deverá ocorrer brevemente, as coisas vão melhorar”, diz

a diretora da Cadeia, Hemen-garda Macedo.

As visitas de familiares para mulheres são feitas aos sábados, das 13h às 16h, en-quanto que para os homens são aos domingos, das 8h às 16h. O banho de sol obede-ce a um sistema de rodízio, para evitar atritos entre eles, porém nem sempre as brigas são evitadas.

A superlotação foi as-sunto levantado em recente reunião da Câmara Munici-pal, pelo vereador Tarso Mag-no. Conforme o parlamentar, a Cadeia está um verdadeiro

barril de pólvora, por conta da superlotação. “As pessoas que estão presas ali são tra-tadas de forma errada. Por-tanto, é imprescindível que o Governo do Estado, antes que aconteça uma tragédia, faça uma reforma o mais rá-pido possível, para que a po-pulação carcerária não sofra tanto”, afirma Tarso Magno.

O coordenador regio-nal do Sistema Penal no Cari-ri, Wanderson Pereira, anun-cia que embora seja feita uma reforma na cadeia pública, já está prevista a construção de uma nova unidade prisional

para substituí-la. “Juntamen-te com o Erialdo Pinho (Casa Civil), já escolhemos o terre-no localizado nas imediações da Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC). En-quanto isso não acontece, fare-mos uma reforma nesta cadeia pública, consistindo em me-lhorias nas instalações hidráu-licas, sanitárias e elétricas de todas as suas dependências, bem como a ampliação do nú-mero de celas das alas femi-nina e masculina. Inclusive, a ordem de serviço já foi assina-da pela Secretária de Justiça, Mariana Lobo”, informa.

A PIRC

A Penitenciária In-dustrial e Regional do Cariri (PIRC), com 517 presos e ca-pacidade para 525 em regi-me fechado, também está no limite de sua capacidade, se-gundo o Wanderson Pereira. “A PIRC tem sua finalidade voltada para condenados, mas hoje, 40% da população carcerária é de presos provi-sórios. Esperamos desafogar a PIRC com a inauguração da cadeia pública do Crato, que deverá atender em torno de 270 detentos”, diz.

Cadeia pública tem celas superlotadas em Juazeiro

Implantação do Hospital Militar volta a ser discutida no CaririAglécio Dias

A implantação de um Hospital Militar no Cariri é reivindicação antiga dos poli-ciais da região, que há mais de dez anos pedem a criação do equipamento. Hoje, quando um policial militar sofre algum tipo de lesão em serviço (salvo casos de urgência), ele precisa se deslocar até o hospital da PM em Fortaleza, para fazer trata-mento ou passar por uma Junta Médica de Saúde (JMS), regu-larizando sua situação junto ao órgão - no caso de afastamento para tratamento. Muitas vezes, essas viagens – geralmente feita em ônibus ou em carro particu-lar - são custeadas pelo próprio policial.

Esse é um dos argumen-tos utilizado pelo presidente da Associação das Praças Re-

gionais do Cariri (ASPRAC), Adalberto Brás do Nascimento (Cabo Nascimento), para justi-ficar o pedido do equipamento. Ele explica que essa reivindica-

ção já havia sido feita por ele quando era vice-presidente da Associação de Cabos e Solda-dos Militares do Ceará (ACS-MCE) e que até então não havia

recebido a devida atenção dos governantes. Mas, por conta da necessidade real e urgente desse órgão, o assunto voltou ganhar força. “A criação desse hospital

é de extrema importância, pois irá beneficiar milhares de pesso-as”, lembra.

Além da criação do hos-pital, o presidente destaca que seria importante se uma uni-dade da JMS também fosse im-plantada na região, para agilizar os procedimentos que regulari-zam a situação dos PMs - pois sem a declaração de um médico militar atestando que o policial precisa se afastar das ativida-des, ele pode ser punido admi-nistrativamente. “Infelizmente, todos esses procedimento são feitos em Fortaleza”, lamenta.

O Cariri é conside-rado uma região de grande importância para o Estado, o número de policiais militares se aproxima dos três mil ho-mens e a criação do hospital seria de extrema relevância para esse grupo e para seus

familiares, que também se-riam beneficiados.

Esse também é o enten-dimento do comandante geral da Policia Militar do Estado do Ceará, coronel Werisleik Pon-tes Matias, que, segundo Cabo Nascimento, se mostrou bastan-te interessado no assunto, e se comprometeu em levar o pedi-do para a Secretaria de Seguran-ça Pública do Estado.

Mesmo antes do gover-nador do Estado, Cid Gomes, decidir se vai atender aos pe-didos dos policiais militares do Cariri, um local já foi escolhido para implantação do equipa-mento: as dependências do 2º Batalhão de Policia Militar, que fica na avenida Castelo Branco, em Juazeiro. Para Nascimento, é o local ideal, uma vez que há es-paço suficiente para se construir o Hospital Militar Regional.

n Cabo Nascimento acredita que o hospital será de extrema imporntância para o Cariri

Samuel Macedo

Fotos: Samuel M

acedo

Empresários da Região investemna qualificação de pãesSerena Morais

A região do Cariri tem crescido e evoluído em diver-sos setores industriais. Para que o ramo da panificação acompanhe essas mudanças, um projeto vem sendo desen-volvido, desde o ano passado, tendo como parceiros o Servi-ço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sindicato da Indústria de Panificação do Estado do Ce-ará (Sindpan).

Apesar de não haver da-dos precisos sobre o mercado de panificação no Cariri, exis-te uma grande perspectiva de crescimento, tendo como base o potencial da região. “Temos

informações sobre panificado-res de fora já de olho no setor, planejando montar padarias, por observarem que o mercado é promissor. Na própria região já existem empresários com projetos”, comenta o presiden-te do Sindpan, Lauro Martins.

Até o fim do ano deve acontecer a inauguração de uma padaria com um padrão de qualidade diferenciado, em Juazeiro do Norte. A propos-ta do proprietário é inaugurar essa primeira e investir em mais duas com o mesmo perfil. Esse é o tipo de investimento que impulsiona o mercado lo-cal, pois mostra a outros em-presários do ramo sobre a ne-cessidade de buscar melhoria

na qualidade dos produtos e da própria empresa. O projeto do 1º Cariri Pão chega como fer-ramenta de apoio para tornar esse enriquecimento possível, provocando os donos de pada-rias e confeitarias a melhorar seus negócios.

O 1º Cariri Pão veio com o objetivo de melhorar a competitividade dos negócios do setor de panificação com inovações tecnológicas. Du-rante dois dias, empresários participaram de oficinas e pa-lestras, tendo como alvo for-talecer a cadeia produtiva do setor no Cariri e Centro Sul. Empresas mais avançadas no mercado fizeram apresenta-ções sobre a diversificação de

produtos e o retorno positivo recebido. Pontos diferenciais como café da manhã, sopas e kits para festas temáticas cha-mam a atenção do cliente que busca maiores opções.

A ideia é poder apre-sentar a nova forma como as padarias, panificadoras e con-feitarias mais modernas estão trabalhando nos dias atuais. “As oficinas do 1º Cariri Pão ajudam a melhorar e diversi-ficar os produtos apresenta-dos”, fala articuladora do es-critório regional do Sebrae no Cariri, Tânia Porto. Durante dois dias da última semana, os interessados puderam partici-par de oficinas de chocolate, massas e pães especiais.

Rua Senador Pompeu, Nº 429 - Centro - Crato-CEFone/Fax (88) 3253.1080

Diretora TécnicaDrª Fabiana Pereira Rodovalho Alencar Gomes

ALFARMA, a primeira farmácia de manipulação genuinamente Cratense.

Ligue e anuncie(88)3511 2457

O periódico do Cariri independente

Crédito Fácil, de 10 a 260 Mil Reais Liberação no Mesmo

Dia Para Todas as Classes Sociais Sem Consulta ao SPC e Serasa Para

Todos Brasil.

Para Pessoas Físicas, Jurídicas, Autônomas Para Montar

Negócios, Comprar Imóvel, Reformar, Pagar Dividas Fazer Capital de

Giro, Etc. Diariamente de 08 a 20Horas.

ExemplosCrédito Prestação Crédito Prestação 10 Mil..............R$ 85,00 50 Mil...............R$ 298,00

15 Mil..............R$ 104,00 60 Mil...............R$ 347,00

20 Mil..............R$ 134,00 70 Mil...............R$ 426,00

30 Mil..............R$ 198,00 80 Mil...............R$ 505,00

40 Mil..............R$ 254,00 90 Mil...............R$ 594,00

Consulte Outros Prazos e Valores Plantão Sábado e Domingo(31) 3043-5167 ou (31) 9590-4678

Missão Velha-CE, 26 de maio de 2012

REIVINDICAÇÃO

11REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 26 DE JUNHO A 02 DE JULHO DE 2012

PolíticaCidades

Page 12: Jornal do Cariri - 26 a 05 de junho de 2012

CÍCERO NICÁSSIO

TOQUE DE PRIMEIRA

• Cargas e Encomendas Urgentes para o Sertão Central, Cariri, Baixo Cariri e Chapada do Araripe, DIARIAMENTE.• Filiais: Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Mombaça, Acopiara, Iguatu, Várzea-Alegre e Juazeiro do Norte.

www.birdexpress.com.br

Fortaleza-CE 85.3295.7878

Avenida Padre Cícero, 2200

Galpoes 4 e 5 - TrianguloJuazeiro do Norte-CE

88.3512.7164 / 3512.8980

FARES LOPES

No ano passado o Icasa não deu importância a Copa Fares Lopes e foi

desclassificado na primeira fase. Os dirigentes icasianos precisam despertar e ver que a Copa Fares Lopes foi criada para encurtar o caminho dos times do interior rumo à Copa do Brasil. O maior exemplo foi dado pelo time do Horizonte, que é bicampeão da copa, e já representou o futebol cearense na Copa do Brasil, por duas vezes. Mais uma vez, o time é um dos favoritos, ao lado do Guarany de Sobral, Guarani de Juazeiro - que está armando um bom elenco - e o Icasa, que se tiver organização poderá chegar a final da Fares Lopes.

RETORNO

Depois de alguns anos afastado do futebol, o meia Cantarelli está de volta para o Guarani, time que o revelou. O pensamento da diretoria do leão do mercado é confeccionar uma boa quantidade de camisas promocionais do atleta e colocar à venda. Cantarelli vai passar por um período de readaptação para voltar à rotina de trabalho, com treinos em dois expedientes. Desejamos ao atleta um retorno cheio de vitórias. Boa sorte!

CABEÇA CHATA

Luciano Basílio fez a opção certa. Trocou a presidência do Guarani pelo cargo de diretor de esporte. No papel, as contratações são de ótima qualidade. Não quero citar nomes para não cometer injustiças. A comissão técnica é caseira, mas é competente. Antonio Luiz e o preparador físico Arimatéia Silva já deram provas que nem sempre é necessário trazer treinador do sul do País, ganhando os tubos, para fazer o mesmo trabalho dos daqui. O treinador Tarcísio Pugliese (Icasa) tem a oportunidade de acabar esse estigma, pois não deu certo com Play Freitas por duas vezes. No ano passado, o verdão caiu com Márcio Bittencourt. Vale lembrar que o treinador mais vitorioso no Icasa é um cabeça chata chamado Flávio Araujo.

LEÃO FORTE

A adversidade não é condição permanente do homem. É condição das instituições. Na última rodada do campeonato cearense, os dirigentes do Guarani se cotizaram para dar apoio logístico à viagem. No retorno da capital, ficou a dúvida se o Leão fecharia as portas para o calendário do segundo semestre. Mas como diria o cantor e compositor Luiz Fidelis, que torce pelo Guarani, a tristeza existe, mas não é obrigado ninguém ficar triste. Disse ainda que a esperança é a última que morre, mas o Guarani não morre nunca. É como a fênix e vem forte na taça Fares Lopes. Rugi leão.

A Rádio Mais Popular do Brasilwww.somzoom.com.br

n SEGURANÇA ELETRÔNICA

n PORTARIA

n ZELADORIA

n TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE

Peça já seu orçamento sem compromisso

12Esporte

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 26 DE JUNHO A 02 DE JULHO DE 2012

JUAZEIRO

Patinação reúne amigos na Praça do Giradouro

Serena Morais

Três amigos e uma vontade em comum: retomar uma ativi-dade dos tempos de

infância e adolescência. Pu-xar do fundo do armário e sacudir a poeira daquele que um dia foi brinquedo, os pa-tins. Equipamentos que fo-ram comprados, mas pouco ou nunca utilizados, por mo-tivos diversos, estão retor-nando às pistas e cativando cada vez mais seguidores na cidade de Juazeiro do Norte.

A falta de um local apropriado, com espaço su-ficiente e piso adequado, foi apontada, por um dos primeiros participantes do grupo, o enfermeiro Paulo Gomes, como um dos moti-vos que dificultou o retorno à atividade. Ele conta que ainda pensou em algumas possibilidades, como o Gi-násio Poliesportivo da cida-de, mas o local não continha estrutura para uma patina-ção tranquila. “As praças de Juazeiro possuem pisos com ranhuras, que dificultam a fluidez que precisamos. En-tão, os patins permaneceram guardados por um bom tem-po”, fala Paulo.

A solução apareceu com a reforma da Praça Fei-jó de Sá, atualmente procu-rada por pessoas de todas as idades para a prática de atividades físicas. Também conhecida como Praça do Giradouro, o local tem sido ponto de encontro do gru-po de patinação, por conter as condições quase perfeitas para o esporte.

Houve uma tentati-va, por parte do grupo, de utilizar a pista de patinação do Parque das Timbaúbas, mas a experiência, apesar de nova, não foi exatamen-te como esperava. A pis-ta do local é voltada para

pessoas mais experientes e que executam manobras arriscadas, pois é cheia de rampas e esse não é bem o perfil de patinação buscado pelos patinadores.

O GrupoOutras pessoas co-

meçaram a se aproximar do grupo inicial. Fotos ti-radas durante os encontros e postadas na internet cha-maram atenção de novos participantes, inclusive de outros municípios.

Quando a turma co-meçou a crescer, o próprio Paulo teve a ideia de criar um grupo na rede social Fa-cebook. É lá onde os patina-dores mantém contato en-tre si, trocam informações sobre a atividade, equipa-mento, compra, venda e compartilhamento de ví-deos, e também marcam os horários dos encontros du-rante a semana. No grupo virtual já são quase 40 pes-soas. Nos dias de patinação é possível encontrar em torno 15 pessoas realizando manobras diferenciadas.

Esporte e lazerO retorno à ativida-

de reúne a busca pelo mo-mento de diversão e lazer com a ideia de manter uma atividade física dinâmica. Para manter-se sobre oito rodinhas, o corpo se desdo-bra em busca do equilíbrio. A patinação traz benefícios como a melhora do condi-cionamento cardio respi-ratório, aumento da resis-tência muscular, ajuda na definição muscular (princi-palmente das coxas, pernas, bumbum, abdômen e cos-tas) e na queima de calorias. Pessoas que iam só acompa-nhar um amigo, passaram a se interessar e a aderir, mes-mo sem nunca ter patinado, mostrando boa desenvoltu-ra em pouco tempo.

RUA DELMIRO GOLVEIA, 942 - SALESIANOSFONE/FAX: (88) 3512-1100

TUDO EM ATÉ 10X NO CARTÃO VISA SEM JUROS

CHEQUE E CARNÊ.

AUTOMÁTICOS, CERCA ELÉTRICA, PORTEIRO E VIDEO PORTEIRO, INTERFONE, PABX, CFTV.

n Grupo de patinadores alia diversão e exercício físico

Samuel Macedo


Top Related