Transcript
Page 1: Jornal do Cariri - 2558

Erguida em 2001, em homenagem à tradição popular, a cruz montada com placas de aço inox desabou na madrugada do último dia 22, em Santana do Cariri. Uma das possíveis causas é a corrosão da estrutura metálica. A população, assustada com o acidente, reclama pela falta de manutenção daquele ponto turístico caririense.

ESPORTEALERTA

INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA

PONTAL DE SANTA CRUZ

Aeroporto deve triplicar operação em quatro anos

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, esteve em Juazeiro do Norte, para anunciar investimentos que devem triplicar a capacidade operacional do Aeroporto Regional do Cariri, em quatro anos. Ele anunciou a nova licitação para a construtora

que dará continuidade às obras dos Módulos Operacionais (MOPs). Outro benefício é o aumento de estrutura da pista de pouso. As melhorias devem ser inauguradas na data da emancipação política de Juazeiro, em 23 de julho de 2013.

Rua Senador Pompeu, Nº 429 - Centro - Crato-CEFone/Fax (88) 3253.1080

Diretora TécnicaDrª Fabiana Pereira Rodovalho Alencar Gomes

ALFARMA, a primeira farmácia de manipulação genuinamente Cratense.

6

Fotos: Serena Morais

Com três na Câmara de Juazeiro, PRTB quer nova Presidência

Prefeitos se preparam para assumir em Crato e Juazeiro

Com três vereadores eleitos, a bancada do PRTB conseguiu se igualar a do PMDB, tornando-se um dos partidos com maior representatividade na Câmara de Juazeiro. O grupo já se articula para a eleição da Mesa Diretora e pretende votar em um novo nome.

Os prefeitos eleitos de Juazeiro, Raimundo Macedo, e de Crato, Ronaldo Mattos, ambos do PMDB, se articulam desde o primeiro dia após a eleição. Eles querem garantir, além de uma boa transição, um início de gestão facilitada. Os prefeitos que devem deixar os mandatos, Manoel Santana, em Juazeiro, e Samuel Araripe, em Crato, correm para deixar as prefeituras em ordem, evitando futuros problemas. 3

3

6

Desabamento de cruzeiro assusta Santana do CaririPOLÍTICA

TRANSIÇÃO DE GOVERNO

Corrida automobilística reúne dezenas de participantes

Doença de Chagas ronda habitaçõescaririenses

8

REGIÃO DO CARIRI l DE 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2012 l ANO XV l NÚMERO 2558 R$ 1,50O periódico do Cariri independente

8

• Cargas e Encomendas Urgentes para o Sertão Central, Cariri, Baixo Cariri e Chapada do Araripe, DIARIAMENTE.• Filiais: Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Mombaça, Acopiara, Iguatu, Várzea-Alegre e Juazeiro do Norte.

www.birdexpress.com.br

Fortaleza-CE 85.3295.7878

Avenida Padre Cícero, 2200

Galpoes 4 e 5 - TrianguloJuazeiro do Norte-CE

88.3512.7164 / 3512.8980

RUA DELMIRO GOLVEIA, 942 - SALESIANOSFONE/FAX: (88) 3512-1100

TUDO EM ATÉ 10X NO CARTÃO VISA SEM JUROS

CHEQUE E CARNÊ.

AUTOMÁTICOS, CERCA ELÉTRICA, PORTEIRO E VIDEO PORTEIRO, INTERFONE, PABX, CFTV.

Page 2: Jornal do Cariri - 2558

Os aeroportos têm-se constituído em um símbo-lo da ascensão social de grandes setores da população brasileira. O aumento da demanda veio acompanha-do de diversos problemas, muitos dos quais estavam ocultos e, só agora, tornaram-se perceptíveis. O Aero-porto Regional do Cariri é um dos símbolos do atraso tecnológico, da má gestão e do descaso das autorida-des responsáveis com uma das áreas de maior cresci-mento do Nordeste.

Desde cedo, o Jornal do Cariri levantou a ban-deira da reforma, ampliação e internacionalização do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Todo esse processo de mudança e adaptação ainda não se ulti-mou e sobram promessas, adiamentos, postergações. As adaptações, os “jeitinhos” e os “puxadinhos”, tão em moda no Brasil pré-Copa do Mundo, não servem aos interesses legítimos da Região Sul Cearense e ao povo do Cariri.

O Aeroporto, conquanto haja sido oficialmente inaugurado na década de 1950, permaneceu como um

aeródromo, vinculado ao aeroclube, sem maior estru-tura de sérvios, até a década de 1970. No final do regi-me militar, após o fim da era do desenvolvimentismo e do milagre econômico, nos anos de 1979 a 1981, final-mente construiu-se o terminal de passageiros. Para a época, foi um grande avanço. Embora, naquele tempo, viajar de avião fosse um luxo para poucas pessoas.

Nos “anos do gafanhoto”, aqueles comidos pela crise e pela estagnação (1980-1990), o aeroporto man-teve-se praticamente na mesa situação. Sem investi-mentos, sem modernização, o Aeroporto Regional era deficitário e valia-se de tudo o que fora levado a efeito durante o final do regime militar. Mudanças de titulari-dade da gestão aeroportuária também ocorreram, pas-sando da União para o Município de Juazeiro do Norte e somente se incorporando à rede Infraero em 2002.

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes tem imenso potencial de público e de receitas. A decadên-cia do transporte rodoviário de passageiros foi acen-tuada pela péssima qualidade do sistema de estradas

e rodagens. O transporte ferroviário, outrora um sím-bolo da região do Cariri, praticamente não existe mais.

Atualmente, há voos regulares e diários partindo do aeroporto situado em Juazeiro para grandes “slots” como São Paulo e Brasília, distribuindo-se os passagei-ros pelas mais importantes praças aéreas nacionais e in-ternacionais. A tendência é de crescimento permanente.

Os poderes públicos, especialmente o Município de Juazeiro do Norte, o Estado do Ceará e a Infraero, não podem continuar com essa atitude de passivida-de. Concorrências mal constituídas e refeitas, obras anunciadas e não concluídas, enfim, há muito por fa-zer e nada efetivamente parece chegar ao fim. Aliás, algo está chegando ao fim: a paciência e a capacidade dos caririenses de acreditar em tantas promessas e tão poucas obras. Nem o centenário de Juazeiro do Norte, que serviria de marco para a conclusão da reforma, foi respeitado.

Quem ganha com tantas paralisações e tantas marchas e contramarchas?

AEROPORTO REGIONAL DO CARIRI: PROMESSAS DE MAIS, OBRAS DE MENOS

2 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2012

Opinião

Editorial

Envie sua carta para [email protected] e dê sua opinião faça sua sugestão, uma crítica. Esse espaço é aberto para você, caro leitor.

OS DESEJOS EGOÍSTASPROVOCAM O SOFRIMENTOPARA LIBERTAR-SE DELESEDUCA-SE O PENSAMENTOA MENTE DISCIPLINADATERÁ MAIOR CRESCIMENTO!

Welington Costa

O presidente da Infraero esteve me Juazeiro do Norte e, com a sua vinda, reacendeu a luta pelas melhorias no Aeroporto Regio-nal. Com as obras paralisadas, caririenses e visitantes continuam sofrendo com a atual infraestrutura do local. A demanda já é muito superior ao prédio e à pista. Agora é esperar a nova licitação e dar continuidade às obras.

Julio Costa, Juazeiro do Norte

CAMPANHAS RICAS SÃO VITORIOSAS?

CHARGE

JUAZEIRO E O TURISMO: ALGUMAS QUESTÕESJuazeiro do Norte é um município cuja

formaçãohistórica, cultural, religiosa e eco-nômica está intrinsicamente ligada ao Padre Cícero Romão Baptista e aos romeiros e ro-meiras que para a cidade peregrinam,desde julho de 1889. O Padre Cícero acolhia a todos e a todas com muito carinho. Orientava-os, aconselhava-os e, para aqueles que deseja-vam estabelecer residência no lugar, ele arru-mava trabalho, de modo que ninguém ficava desocupado. Todos e todas tinham uma ocu-pação e ganhavam honestamente o pão de cada dia.

Seu espírito empreendedor era no-tável e pode ser resumido na frase: “Que exista em cada casa um oratório, e em cada quintal uma oficina”. Foi com esse lema, oração e trabalho, que ele, com a ajuda de todos e todas, habitantes e peregrinos,transformou,em pouco tempo, o pequeno povoado em uma cidade. A nova cidade cresceu e se desenvolveu, chegando aos cem anos como um dos principais cen-tros urbanos do interior do Nordeste.

Portando, o Padre Cícero não deve ser visto apenas como um sacerdote dedicado ao seu povo, mas também como político e em-preendedor que sempre se preocupou com os problemas sociais e econômicos vividos pelos romeiros, romeiras e moradores de Juazeiro do Norte, principalmente os mais pobres. Ele deve ser para os atuais administradores e em-preendedores, um modelo e uma referência.

Fico então me perguntando: o que faria, hoje, o Padre Cícero diante desse boom econômico pelo qual pas-sa a sua amada Juazeiro? E mais espe-cificamente: o que ele diria a respeito das propostas para o desenvolvimento do turismo na cidade?

Os “pontos turísticos” da ci-dade de Juazeiro do Norte são na realidade locais de romaria e de expressão da fé ro-meira: a Colina do Horto, o Túmulo do Pa-dre Cícero, o Santo Sepulcro, os Santuários de São Francisco das Chagas e do Sagrado Coração de Jesus, a Basílica de Nossa Senho-ra das Dores e a Casa do Padre Cícero. Esses lugares constituem aespacialidade romeira. Eles foram sacralizados pela fé de milhares e milhares de romeiros e romeiras. Como en-tão, de uma hora para outra, muitas vezes sem uma discussão ampla e democrática, se resolve intervir nesses espaços? Como cons-truir um teleférico, ligando a cidade à Colina do Horto, sem avaliar se isso está ferindo ou não a sacralidade ali construída, desde a épo-ca em que o Padre Cícero subia aserra para descansar? Como colocar um letreiro lumino-so na Colina do Horto, reduzindo a imagem do Padre Cícero e a fé romeira a coadjuvantes daquele espaço sagrado? Os danos que essas ações podem causar à história e à cultura de Juazeiro estão sendo avaliados? Ou se está pensando apenas nos lucros que o turismo pode gerar?

Acredito que o momento é de reflexão. Juazeiro é uma ci-dade especial e diferenciada em função da figura do seu funda-dor e das romarias. Assim, toda intervenção na espacialidade ro-meira deve ser muito bem pen-sada e avaliada e, sobretudo,

deve levar em consideração os sujeitos prin-cipais pela construção de Juazeiro do Norte: os romeiros e romeiras.

Ouso aqui fazer uma sugestão aos atuais e futuros gestores do município: pro-movam debates e discussões que envolvam os romeiros e romeiras e os diversos segmen-tos sociais, econômicos, políticos, culturais e religiosos da cidade para aprofundar a polí-tica de turismo do município e, especifica-mente, essas duas obras: teleférico e letreiro luminoso da Colina do Horto. Concluo, pa-rafraseando uma música de Roberto Carlos: “Eu não sou contra o turismo, mas apelo pro bom senso”. Reflitamos.

Océlio Teixeira de SouzaProfessor do Curso de História da Urca

Membro da Pastoral Diocesana de Romaria

Sem dúvi-da alguma, não se faz campanha política sem di-nheiro! Mas será que só odinheiro é necessário para ganhar uma elei-ção quando está concor-rendo a um cargo no legis-lativo e principalmente no executivo?

Campanhas políti-cas geralmente se faz com muito recurso financeiro, essa afirmação não des-carta que pessoas, parti-dos ou coligação que não dispõem de recursos não tenha chances e nem de-vem querer concorrer em campanhas políticas,pelo contrário, existem vários exemplos de campanhas simples, sem recursos, mas com uma organização im-pecável, com muita cria-tividade, e uma militância atuante conseguiu obter êxito, elegendo seus can-didatos, outros obtiveram uma votação de grande expressividade, que mes-mo derrotado o candidato destacou-se e facilitou a vitória nas urnas em cam-panhas posteriores.

Mas só o dinheiro não é suficiente para eleger um candidato principal-mente para cargo no exe-cutivo. Nesta campanha de 2012 testemunhei uma das mais ricas campanhas polí-tica no Brasil, se levarmos em consideração o gasto na eleição por números de habitantes, foi sem dúvida uma das campanhas mais ricas “milionárias” nes-te pleito de 2012. Foram gasto entre os dois candi-datos mais de 11 milhões de reais, em uma cidade do interior do RN com pou-

co mais de 12 mil habitantes.Mesmo com muito recurso financeiro, o candi-dato foi derrotado nas urnas, com um agravante a mais, era o candidato da

situação, e o atual prefeito, com uma aceitação do seu governo na casa de 80%, mesmo com tantas coisas favoráveis a derrota foi ine-vitável. O candidato não ouvia conselhos, agia por impulso, não tinha estraté-gias, preguiçoso, as peças publicitárias não transmi-tiam a mensagem que o eleitor esperava e não con-seguiu identificar-se com o eleitorado da sua cidade.

Hoje campanhas po-líticas requer muito profis-sionalismo nas suas ações, a equipe de campanha tem que ser uma equipe em sin-tonia, a mensagem da cam-panha deve identificar-se com o momento político e com o eleitorado, a presen-ça do marketing profissio-nal é fundamental, não se faz mais campanhas basea-das em experiências passa-das, ou em intuições, pior, nunca o candidato deve fa-zer sua campanha seguindo suas vontades e caprichos, erros que infelizmente ain-da presenciamos em muitas campanhas políticas.

No próximo artigo falaremos de campanhas simples, com poucos recur-sos, mas, vitoriosas.

Jean CarlosMarketing Político

Exped

iente

:

Fundado em 5 de setembro de 1997O Jornal do Cariri é uma publicação

da EDITORA E GRÁFICACEARACOM LTDA

CNPJ: 15.915.244/0001-71

O periódico do Cariri independente

Diretor-presidente: Donizete Arruda Diretora de Redação: Jaqueline Freitas Diretoria Jurídica: Vicente Aquino

Administração e Redação: Rua Pio X, 448 - Bairro Salesianos - CEP: 63050-020 - Juazeiro do Norte – Ceará - Fone (88) 3511.2457Sucursal Fortaleza: Rua Coronel Alves Teixeira, 1905, sala 05, Telefone: 085.3462.2607 - Celular: 085.9161.7466Sucursal Brasília: Edifício Empire Center, Setor Comercial Sul, Sala 307, Brasília-DF

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores

Conselho Editorial: Geraldo Menezes Barbosa | Francisco Huberto Esmeraldo Cabral | Napoleão Tavares Neves e Monsenhor Gonçalo Farias Filho

Fale conosco Redação w [email protected] w [email protected] w [email protected] w [email protected] Departamento Comercial w [email protected] | Geral w [email protected]

SEXTILHA CARTA

Page 3: Jornal do Cariri - 2558

Política3REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2012

Bancada de novatos quer trocar presidente

DONIZETE ARRUDAPolítica

Santana escolhe rumo erradoMesmo derrotado nas urnas por Raimundo Macedo, o prefeito Manoel Santana poderia concluir seu mandato com um capital político suficiente para se eleger deputado estadual em 2014 e sonhar em retornar à Prefeitura. Não existe delírio nessa avaliação. E quem a faz é seu aliado, deputado José Guimarães. Só que pelas últimas atitudes administrativas que Santana está adotando, o caminho apontado é de elevado risco com rompimento de contratos, calotes, demissões e decisões sem explicação, gerando um caos na Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Conselho para pensar melhorO deputado José Guimarães e a direção estadual do PT aconselharam Santana a refletir bem direitinho sobre suas medidas administrativas nos próximos 60 dias. Se Santana não agir corretamente no que vai fazer, o preço que ele irá pagar no futuro será alto demais, com reflexos políticos que poderão inviabilizar sua carreira. Hoje, Santana avalia que, como perdeu, está liberado para fazer o que quiser e nada o prejudicará mais do que a perda da sua reeleição. É pensar pequeno e um erro grave, com conseqüências nefastas a sua própria vida política.

Calote na área de comunicaçãoUma das medidas já definidas pelo prefeito Santana é o rompimento do contrato com a agência de propaganda que atendia a Prefeitura e o não pagamento de fornecedores em valores que, hoje, ultrapassariam os R$ 700 mil. A alegativa oficial é a não existência de recursos para quitar esses débitos, que a Prefeitura reconhece existir, porém, sustenta não ter dinheiro para pagar. Simplesmente, afirma que não pagará, gerando uma revolta generalizada entre veículos e profissionais da comunicação do Cariri. A agência e todos que tem dívida a receber terão que recorrer à Justiça se quiserem receber. Entre os que serão obrigados a recorrer a esse expediente, está a TV Verde Vale, do deputado federal Manoel Salviano.

Guimarães lança candidatura a 2014Não há mais recuo do deputado José Guimarães. Mesmo com a derrota do PT em Fortaleza, Guimarães avalia que o partido não tem mais condições de manter a aliança com o governador Cid Gomes e o PSB. Os petistas tem que seguir seu próprio caminho com candidatura ao Palácio Abolição e ao Senado. Guimarães é candidato a uma dessas duas vagas. Prefere concorrer ao Senado, pois a governador o lugar está reservado para a prefeita Luizianne Lins, que conclui seu mandato agora, em dezembro, passará uma temporada de estudos no Rio de Janeiro e, ainda em 2013, lançará sua candidatura ao Governo do Ceará em oposição ao PSB. O partido de Cid tende a apoiar o nome do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, ou do senador Eunício Oliveira, do PMDB; ou do vice-governador Domingos Filho, ou do secretário da Fazenda, Mauro Filho, também do PSB.

Raimundão quer resolver aeroportoA pressão do prefeito eleito Raimundo Macedo para que a Infraero resolva de uma vez por toda as obras de ampliação do aeroporto Orlando Bezerra começaram. É um esforço pessoal de Raimundão, ciente da necessidade de ampliação do terminal de Juazeiro para promover o desenvolvimento do Cariri. O problema é que, apesar do esforço do senador José Pimentel, do deputado José Guimarães e mesmo do prefeito Santana, o Governo Dilma, via Infraero, não consegue vencer a burocracia que emperra as obras de construção do novo aeroporto. Promessas existem e foram feitas de que o aeroporto seria reformado. No entanto, elas nunca se concretizaram. Raimundão sabe disso e quer mobilizar a bancada cearense e o governador Cid Gomes para conseguir viabilizar o sonho do novo aeroporto do Cariri.

Camilo em colisão com GovernadorA campanha eleitoral de Fortaleza serviu para o Governo Cid concluir que o PT aparelhou as secretarias entregues ao partido. Assim, a Secretaria de Cidades, que está nas mãos de Camilo Santana, continuará em seu poder, porém passará por uma reformulação. O governador quer que a pasta deixe de aproveitar em seus quadros dezenas de militantes petistas que lá trabalham. A disputa eleitoral em Fortaleza possibilitou enxergar que a Secretaria está realmente aparelhada pelo PT e esse cenário não deve continuar. Camilo Santana, para não se desgastar com o PT e a prefeita Luizianne Lins, que apoiavam Elmano Freitas, colidiu com Cid e o PSB, que votavam em Roberto Cláudio. No esforço de querer não se queimar com ninguém, Camilo desagradou aos dois lados, tanto a Cid quanto a Luizianne.

Disse me disse...

• Arnon Bezerra negocia com o líder do PTB, Jovair Arantes, se esse continua no cargo durante ano que vem.

• Se Jovair resolver deixar a liderança do PTB, Arnon é a primeira alternativa da bancada trabalhista, que já conta com o aval da presidente Dilma.

• Raimundão não pretende lançar seu filho Mauro Macedo para a Câmara dos Deputados. Tem compromisso de apoiar a candidatura de Arnon Bezerra.

• Santana e Manoel Salviano tem saído juntos todas as noites para curtirem a fossa da derrota eleitoral em Juazeiro. Lamentam os erros cometidos, especialmente a falta de qualidade nos programas de tevê.

• Prefeito do Crato, Ronaldo Matos, sai super fortalecido diante do governador Cid pela ajuda que deu na eleição de Roberto Cláudio em Fortaleza.

• Desculpe a ignorância, o prefeito Santana acredita na impunidade ao dar calote generalizado nos fornecedores da Prefeitura de Juazeiro?

CÂMARA DE JUAZEIRO

Mirelly Morais

“A Câmara não deve continuar como estar. Pre-cisamos mudar

e queremos uma nova Presidên-cia”. É o que afirma o vereador eleito Bertran Rocha (PRTB), ao se reportar a eleição para nova Mesa Diretora da Câmara de Ju-azeiro. Bertran faz parte da nova bancada eleita e defende que deve prevalecer o entendimento entre os novatos, pela vontade de mudança da cidade. Segun-do ele, o povo espera mudança e não quer mais a mesmice. “A bancada de novatos tem mais de 10 vereadores. Pessoas que ze-lam seus nomes e querem sair do costume. Fazer a diferença. Eu, particularmente, afirmo que meu voto é para mudar o presidente. Posso até estar prejudicando o processo com essa antecipação, mas confirmo que voto em outra pessoa, por acreditar que seja o pensamento da população”.

O vereador eleito defende que a Presidência fique entre um dos vereadores atuais, por con-ta da experiência e cita nomes de preferência: “Temos o Tarso Magno (PR), que considero uma boa opção, e o vereador Glêdson

Bezerra (PTB), que acredito ser muito competente para exercer o cargo”. Bertran conta que a bancada de novatos tem se reu-nido para discutir a atuação e demonstra interesse pela reno-vação.

Os vereadores participa-ram de um almoço com o pre-feito eleito Raimundo Macedo (PMDB), na última semana. De

acordo com Bertran, o almoço te-ria sido promovido por Raimun-dão, em agradecimento aos vere-adores da sua base, e não teriam tratado a questão da presidência da Casa. “O prefeito eleito ainda não nos abordou sobre esta vo-tação”, garantiu, argumentando ser Raimundão muito habilidoso em não antecipar essa discussão. “Ainda é cedo e o prefeito eleito

é muito inteligente. Certamente, só discutirá no momento apro-priado”.

Bertran também revela que ainda não recebeu convites, mas aceitaria integrar a Mesa Di-retora, caso convidado. Revela que alguns já o procuraram para pedir voto. Com três vereadores eleitos, o Partido Renovador Tra-balhista Brasileiro (PRTB) mos-trou força e aposta na boa atua-ção voltada para um momento novo da Câmara de Juazeiro. Além de Bertran, foram eleitos pelo partido, Zé Ivan Leiteiro e Rita Monteiro. “O nosso partido se igualou em bancada com o PMDB e fomos eleitos na base aliada, mas vamos votar de acor-do com o que for melhor para a cidade”, finaliza Bertran Rocha.

DiplomaçãoA cerimônia de Diplo-

mação dos candidatos eleitos a prefeito, vice e vereadores de Ju-azeiro do Norte deve acontecer no dia 17 de dezembro, no Salão Nobre do Memorial Padre Cíce-ro, às 19 horas. Os eleitos já fo-ram proclamados no último dia 22, mas antes da diplomação as prestações de contas das campa-nhas devem ser analisadas.

Para Raimundão e Ronaldo, mandato já começouMirelly Morais e Wilson Rodrigues

Desde que foi eleito pre-feito de Juazeiro, no último dia 07, Raimundo Macedo (PMDB) não parou. Tem se articulado para iniciar um mandato com boas relações e de portas aber-tas para facilitar o seu governo. Ele tem feito constantes viagens à Brasília e também tem se in-teirado do que Juazeiro já tem encaminhado de recursos para os próximos anos. Acompanhou a visita do presidente da Infrae-ro, Gustavo do Vale, no último dia 25, já fazendo às vezes de prefeito, e tratou de mostrar ao presidente a importância do Ae-roporto para o desenvolvimento econômico e integração da Re-gião. Já prometeu fazer a parte que cabe ao Município, que é fa-cilitar o aceso ao aeroporto, cons-

truindo e reformando as vias.Raimundão também se

reuniu com o superintendente da Caixa Econômica Federal de Juazeiro, Juarez Domingos, para saber o andamento de alguns projetos e tratar da liberação dos recursos. Ele cobra também o iní-

cio da transição de Governo, por parte do prefeito Manoel Santa-na, que segundo ele, estaria pro-tocolando. “Faremos a transição da forma como tem que ser, ou não faremos”, reclama Raimun-dão, dizendo não estar interessa-do em processo, mas em ajudar, sendo que para isso precisa da colaboração da gestão atual.

No Crato, o prefeito elei-to Ronaldo Mattos também já se articula para atrair investimen-tos para o Município. Já visitou os secretários de Saúde do Ce-ará, Arruda Bastos, das Cida-des, Camilo Santana, e esteve com o senador Eunício Oliveira (PMDB). Sempre conversando sobre as questões mais solici-tadas na campanha, como as obras da encosta do Seminário, que prevê a edificação de 60 ca-sas após as desapropriações e a construção da estrada de Santa

Fé, entre outras. Ronaldo tam-bém esteve reunido na última semana, com a reitora da Uni-versidade Regional do Cariri (Urca), Otonite Cortez, e o vice--reitor, Patrício Melo, conver-sando sobre o desenvolvimento de parcerias para projetos.

n Raimundo Macedo - Juazeiro n Ronaldo Mattos - Crato

n Bertran Rocha, vereador eleito pelo PRTB, no último dia 7

Transição no Crato promete ser tranquilaEnquanto uns se articulam para entrar, outros se preparam

para deixar o cargo, fazendo isto de forma a não se complicarem politicamente, no futuro. É o caso do atual prefeito do Crato, Sa-muel Araripe (PSDB). O período de transição ficou marcado para o dia 12 de novembro. Samuel explicou que vai entregar o Mu-nicípio sem débitos trabalhistas porque foram pagos R$ 5 milhões em precatórios, ao longo de sua gestão. “Ronaldo vai encontrar a Prefeitura com todas as certidões necessárias, o que lhes credenciam a realizar convênios com os governos federal e estadual, já a partir do dia 2 de janeiro, podendo começar, na mesma data, seu projeto de governo”.

De acordo com Samuel, o novo prefeito do Crato vai assumir com R$ 16 milhões em obras licitadas e em andamento. Encontrará uma prefeitura adimplente, junto aos credores do Município, e com comprometimento da arrecadação com folha de pagamento entor-no de 42%, quando o delimitado por Lei Federal pode chegar até 53%. Ele afirma que a nova gestão receberá uma carteira com mais de R$ 800 milhões em projetos de requalificação urbana, inclusive indicações de onde buscar os recursos.

Ele revela, também, que deixará o comando da administra-ção municipal com todas as suas contas aprovadas e com o seu nome fora da lista dos fichas sujas, onde figuram mais de quatro mil nomes de políticos cearenses. Garantiu que não irá fazer oposição

sistemática com a intenção de atrapalhar a gestão de Ronaldo Go-mes de Matos e que os sete vereadores de sua bancada vão votar os projetos do executivo, sem nenhum problema, desde que estejam de conformidade com os interesses da coletividade.

Samuel acredita nas boas intenções do prefeito eleito, pelo fato dele está credenciado por 60% do eleitorado craten-se, que viu nele o melhor nome para administrar o Crato, nos próximos quatro anos. “Estou disposto a colaborar com o pro-grama de governo de Ronaldo Gomes de Matos”, reafirmou Sa-muel, destacando ser este um momento extremamente positivo da administração, em que obras importantes, em vários setores, a exemplo da infraestrutura, estão sendo realizadas na cidade. “São cerca de R$ 15 milhões em obras repassadas para o novo prefeito, além de todas as contas saneadas e a prefeitura devida-mente organizada”, diz. Ele afirma que durante os oito anos, em que esteve à frente da administração, além de mais um período como secretário de Educação, sempre teve a preocupação de tra-balhar pela devida organização do setor público.

Interessados podem enviar currículo para Av. Luiz Jucá Arrais Maia, 595, Centro,

Missão Velha/CE, CEP 63200-000

CONSTRUTORA NORBERTO ODEBRECHT S.Acom atuação em construção pesada inicia cadastro

do Programa de Contratação de Pessoas Portadorasde Deficiência e Beneficiários Reabilitados da

Previdência Social para eventuais vagas no quadro de integrantes da organização

COMUNICADO

Missão Velha /CE, maio de 2012.Missão Velha-CE, 30 de Outubro de 2012

n SEGURANÇA ELETRÔNICA

n PORTARIA

n ZELADORIA

n TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE

Peça já seu orçamento sem compromisso

Page 4: Jornal do Cariri - 2558

4 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2012

Informe Publicitário

Page 5: Jornal do Cariri - 2558

5REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2012

PolíticaInforme Publicitário

Page 6: Jornal do Cariri - 2558

6 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2012

Cidades

Chagas Lima

O presidente da Infrae-ro, Gustavo do Vale, esteve no Aeroporto Orlando Bezerra de

Menezes, para anunciar inves-timentos que devem triplicar a capacidade operacional do equipamento. Para que o ae-roporto tenha uma capacidade condizente com a demanda es-tipulada para 2012, de 450 mil passageiros até o final do ano, será investido na conclusão dos dois Módulos Operacionais (MOP’s) – orçados em R$ 2 mi-lhões - e no aumento da pista de pouso.

Gustavo do Vale infor-mou que assumiu o compro-misso com o prefeito eleito Raimundo Macedo, para inau-gurar as obras do aeroporto no dia 22 de julho de 2013, data em que é comemorada a eman-cipação política de Juazeiro do Norte. Informou, ainda, que de acordo com o Plano Diretor do Aeroporto, que já foi apre-sentado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), exis-te um projeto no sentido de ampliá-lo. “Esse Plano Diretor já está sendo analisado e pre-vê a construção de um termi-nal de passageiros bem maior. Por enquanto, faremos dois módulos, um de embarque e outro de desembarque, para que a gente possa, até 2014, pensar na ampliação do equi-pamento. Até lá, a Infraero está totalmente comprometida com as obras dos aeroportos para a Copa do Mundo”, afirma o

presidente convicto de que os MOP’s darão conta da crescen-te demanda.

Uma série de obras de-verão executadas em torno do aeroporto, inclusive a dupli-cação de avenidas de acesso. Quanto ao estacionamento, cuja situação é motivo de mui-tas reclamações por parte dos usuários, Gustavo disse que a Infraero tem por obrigação fa-zer com que o passageiro que chega ao aeroporto, tenha to-das as condições de estacionar o seu carro da melhor forma possível e embarcar no avião. E essa melhoria também será prioridade. “Entre três e quatro anos, a capacidade do Orlando Bezerra será para um milhão de passageiros”.

Sobre as vias de acesso, ele enfatizou que foi apresenta-do ao prefeito eleito, Raimundo Macedo, todo o planejamento e a necessidade da Prefeitura atuar com empreendimentos junto à Infraero, neste sentido. “Raimundão assumiu o com-promisso de realizar a duplica-ção das vias de acesso, fazendo com que o usuário chegue mais rápido ao aeroporto. Discuti-mos com ele, a necessidade da desapropriação de algumas áreas para que o aeroporto pos-sa crescer e, futuramente, ter uma pista ainda maior”, disse.

Construção dos MOP’s

Com relação às dificul-dades na execução dos MOP’S, em virtude de problemas nas

licitações, o presidente da In-fraero declarou que ainda não existe uma empresa definida para continuar os trabalhos, mas adiantou que neste dia 6 de novembro, será aberta nova licitação. “Já estamos traba-lhando para que não seja mais uma licitação fracassada, como a anterior. Faremos o que for possível para que tenhamos um novo construtor”, afirmou.

O Superintendente Re-gional da Infraero no Nordeste, Fernando Nicácio, fez uma ex-planação dos trabalhos já reali-zados no aeroporto de Juazeiro e a implementação. “A gente tem enfrentado dificuldades para realizar, com sucesso, as obras desse empreendimento. Fizemos, praticamente, quatro licitações. Fizemos duas contra-tações e tivemos que rescindir os contratos das empresas con-tratadas. Duas licitações fracas-sadas. Esperamos que com essa nova licitação, que está prevista para o início de novembro, pos-samos atingir nosso objetivo, que é requalificar as instalações do Aeroporto Regional do Ca-riri”, disse.

Nicássio explicou que a questão geográfica é outro entrave na execução dos traba-lhos. Segundo ele, “as empresas alegaram que as dificuldades para mostrar o que já foi execu-tado e o que precisa ser feito, é exatamente a embora isso não pode servir como obstáculo. O desafia precisa ser superado para que a gente possa oferecer todas as condições de atender os passageiros”, finalizou.

Presidente da Infraero pretende inaugurar melhorias em 2013

AEROPORTO REGIONAL

Pr. Jecer GoesO MAU - ESTAR DA FALA IMPENSADA

O livro da sabedoria de Salomão chamado de ‘Eclesiastes’, que prima pela convocação do ser humano a buscar tudo o que é verdadeiro e de valor nesta vida, ensina-nos, através do capítulo 5 e versículo 1, que: “Devemos inclinar o nosso ouvido para ouvir, muito mais do que falar”. - Segundo o texto bíblico, falar, faz o homem ser escravo daquilo que ele diz, o que, na realidade, é muito perigoso. O senso comum alerta que, ‘pedra atirada e palavra externada’, não voltam mais, com certeza fara seu efeito, e obviamente, seus estragos. O pregador afirma que, quando falamos mais do que ouvimos, sofreremos para ‹amenizar› o efeito da mesma, o que nos exigirá um sacrifício tremendo para organizar o que a fala destruiu. A experiência mostra que, o re-sultado de uma fala impensada, produz no seu emissor, ‹VERGONHA, FUGA, INIMIZADE, PERDA DA CONFIANÇA, LAMENTO› e problemas para o grupo social. O hebraico traz da seguinte forma este texto bíblico: «Não fale de modo impulsivo, não se apresse em dar voz às suas palavras». São Tiago, irmão do Senhor, ensinando ao mundo cristão, como deva se comportar o sujeito, afir-mou: «Todo homem seja ‹pronto› para ouvir, e ‹tardio› para falar» (Tiago 1:19).

O apóstolo afirma com isso que, a fala de for-ma impensada, nada mais é do que o egoísmo prevalecendo; é o desejo pela proeminência, em vinculação com a falta de consideração pelos sentimentos e direitos alheios. A fala impensa-da tem sido um defeito comumente encontrado em nossos dias, tornando-se verdadeira fonte de contendas e cismas. Para a genuína teologia, o comportamento que leva o sujeito a ‘falar de-mais’, é fruto de uma alma sem crescimento es-piritual, dinâmico, evidência da imaturidade éti-co e moral. Precisamos ser vigilantes e reflexivos, antes de tomar decisões, nossas palavras e ações são sementes que, de alguma forma, brotarão. É isso que está exarado no livro de Gálatas, ca-pítulo 6, versículos 7-10, que diz: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espirito do Es-pirito ceifará a vida eterna. E não cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecidos. Então, enquan-to temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”. Com cer-teza, tanto São Tiago como São Paulo, tinham conhecimento do que disse o sábio Salomão em Provérbios 10:19 – “Na multidão de palavras,

ocorrerá transgressão, mas aquele que modera os lábios, torna-se prudente”. Considero a pru-dência, a efigie do sujeito equilibrado, maduro, sensato, que não é levado por aquilo que ele não conhece.

SUA RELIGIOSIDADE É VÔ. Isto é, sua fé, sua religião, é vazia, sem essência, sem legitimidade. Pode se dizer com isso que, a ‘fala é o testemu-nho eficaz do caráter e do verdadeiro amor que o sujeito produz’. Entenda uma verdade: “A fala é o resultado daquilo que você é”. Ela significa a característica do caráter, da alma, do coração. O grande rei Davi, no salmo 34, versículos 12-13, afirma que: “Quem é o homem que deseja a vida, que quer ‘largos’ dias para ver o bem ? – Guarde a sua língua do mal e os seus lábios, de falarem enganosamente”. Aprende-se assim que, a fala nos deixa escravo do resultado dela mesma. Quem fala mais do que a boca compor-ta, sempre terá uma vida atribulada, sem conhe-cimento e sem crédito. Precisamos entender uma grande verdade. “A arte de aprender, tem como lema, a capacidade de saber ouvir e silenciar”. Quando exercitamos a arte de ouvir e não falar demasiadamente, damos sinal de maturidade, equilíbrio e espiritualidade. Veja, o mesmo grau de capacidade que temos para estimular a fala, é o mesmo que temos para estimular a arte de pensar, refletir, etc.

É necessário ter prudência com esse instru-mento que só o ser humano tem o privilégio de possuir, a ‘fala’. Com a língua, podemos abençoar as pessoas, mas também, com a mes-ma língua, podemos amaldiçoar. Diz-nos São Tiago, que o poder da fala é tão grande que, ‘ela pode incendiar uma floresta’. “Observai os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são di-rigidos para onde queira o impulso do timonei-ro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fa-gulha põe em brasas, tão grande selva” (Tiago 3:4-5). O escritor chega a dizer que a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. (3:6). Por-tanto, precisamos saber disciplinar, arrefecer o ímpeto que esse órgão dos cinco sentidos tem, produz. Caso contrário, teremos graves proble-mas com a nossa passagem nesta terra, onde, nosso tempo de permanência é tão curto. Prio-rize uma vida de prevenção, cuidado, inteligên-cia, ética, amor, solidariedade, vigilância. Pense nisso, reflita sobre isso, e teremos um mundo melhor. Deus te abençoe!

Palavra de fé

Page 7: Jornal do Cariri - 2558

7REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2012

PolíticaSocial Cultura

Sociedade em FocoPOR WALESKA MARROCOS [email protected]

O CARIRI GARDEN SHOPPING ABRIU AS PORTAS PARA O VERÃO 2013. DE 16 A 19 DE OUTUBRO, AS LOJAS DESFILARAM SUAS COLEÇÕES PARA O PÚBLICO NO OUTUBRO SHOPPING FASHION DO CARIRI. O MAIOR EVENTO DE MODA DA REGIÃO CONTOU COM A PRESENÇA DE MODELOS DE TODAS AS IDADES, QUE DESFILARAM E ENCANTARAM A TODOS OS VISITANTES. OS ATORES GLOBAIS, RONNY KRIWAT E PABLO BELLINI, ARRANCARAM SUSPIROS DA PLATÉIA. JÁ A ATRIZ JUAZEIRENSE SUYANE MOREIRA, FOI A GRANDE ESTRELA DESTA EDIÇÃO.

AGRADECEMOS A DIRETORIA DO SHOPPING PELO CONVITE PARA ESSA COBERTURA EXCLUSIVA. ACOMPANHE OS CLIQUES DAS LOJAS ZAPATITOS, CARA DE BEBÊ, TERRITORIUM DA MODA, BIARRITZ, SKYLER, LE POSTICHE, FISSURA, TOLI, HANDARA, DZARM, FISSURA INFANTIL, BUNNYS, REALEZA LINGERIE, LILAC, DROPS, FERROVIA, SERGIOS CALCADOS, ADJI E PETALA.

OUTUBRO SHOPPING FASHION DO CARIRI

Modelos mirins participando do evento

Skyler

Petala

Bastidores Produção do evento Sergios Calçados Amigos aproveitando o Outubro Fashion

Lilac

Hering Drops

Dzarm Territorium da Moda Biarritz Adji Bunnys

Toli Handara Ferrovia YasmimLe Postiche

Meninas que abrilhantaram a festa Moda masculina esteve em alta Tietagem com o ator Pablo Bellini

Fissura InfantilRealeza Lingerie

Page 8: Jornal do Cariri - 2558

8Esporte / Cidades

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2012

Evento esportivo visita pontos turísticos da região Amanda Salustiano

A primeira corrida or-ganizada por uma concessionária auto-mobilística da Toyo-

ta na região reuniu dezenas de participantes no último dia (27). O passeio, abordo dos veículos Hilux 4x4, utilizou regras seme-lhantes ao formato de compe-tição de rali. O percurso de 120 quilômetros, realizado dentro da microrregião caririense, durou aproximadamente cinco horas.

Segundo a assessoria de imprensa do evento, o esporte já é tradicional em outras cida-des e estados, como Fortaleza e Brasília. Neste evento, o ponto de largada ocorreu em frente à concessionária organizadora, localizada na Avenida Padre Cí-cero, em Juazeiro do Norte. Os condutores seguiram por várias trilhas e passagens perpassando as cidades de Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Durante o trajeto, os participantes puderam visitar o Horto, o Museu de Paleontolo-gia de Santana do Cariri e Pontal de Santa Cruz. De acordo com a assessoria, as visitações fazem parte da programação do even-to esportivo que busca garantir,

além da saúde, diversão e conhe-cimento sobre a cultura regional.

ProgramaçãoO evento iniciou às 7

horas e recepcionou os partici-

pantes com um café da manhã. Eles também receberam almoço e confraternização, gratuitamen-te. De acordo com a assessoria do evento, a programação foi escolhida pelo idealizador do

maior evento esportivo de rali de regularidade das Américas, o Piocerá/Cerapió - que promove grandes campeonatos de carro, moto, quadricíclos e bike - Ehr-lich Cordão.

AUTOMOBILISMO

Unidade Crajubar: Av. Pe. Cícero, n.º 2830, Triângulo – Juazeiro do Norte – Ceará – Brasil Fone/Fax: (0xx88) 2101.1000 e 2101.1001 – CEP: 63.041-140

Unidade Saúde: Av. Leão Sampaio, Km 3, Lagoa Seca – Juazeiro do Norte – Ceará – Brasil Fone: (0xx88) 2101.1050 – CEP: 63.180-000

Unidade Lagoa Seca: Av. Letícia Pereira, S/N, Lagoa Seca – Juazeiro do Norte – Ceará – Brasil Fone: (0xx88) 2101-1090 e 2101-1046– CEP: 63.010-970

CNPJ Nº. 02.391.959/0001-20 Site: www.leaosampaio.edu.br -e-mail: [email protected]

TERMO ADITIVO DO EDITAL N.º 06/2012

Vestibular 2013.1 FACULDADE LEÃO SAMPAIO

O Diretor Presidente da Faculdade Leão Sampaio, no uso de suas atribuições legais torna público o presente Aditivo obedecendo às disposições gerais deferindo as normas do Processo Seletivo 2013.1:

ALTERAÇÃO DO LOCAL DA PROVA NA CIDADE DE IGUATU–CE. FICA ACRESCIDA TAMBÉM, A INFORMAÇÃO DE LOCAL DA PROVA NA CIDADE DE

SÃO MIGUEL-RN. 3.1 A prova ocorrerá no dia 10 de novembro de 2012, no horário das 13h às 17h, no local

indicado no quadro abaixo:

Curso Local da Prova

Todos os cursos (Iguatu-CE) Centro Educacional Cenecista Ruy Barbosa Rua Luzia Moreira, 804 - Veneza - Iguatu - Ceará

Todos os cursos (São Miguel – RN) Escola Estadual Gilney de Souza Rua Projetada S/N - São Miguel - Rio Grande do Norte

Os demais itens do referido Edital permanecem inalterados.

Jaime Romero de Souza Diretor Presidente

Juazeiro do Norte – CE, 16 de outubro de 2012.

n Passeio utilizou regras semelhantes a de competição de ralis

DOENÇA DE CHAGAS

PONTO TURÍSTICO

Barbeiros infectados deixam população sob alertaWilson Rodrigues

Exames laboratoriais

realizados no Laboratório Central (Lacen), em Crato, indicam que a população do Cariri deve tomar precauções para não contrair a Doença de Chagas. De janeiro a ou-tubro de 2012, pesquisadores encontraram, em alguns mu-nicípios da Região, dezenas do inseto barbeiro infectado com o parasita Trypanoso-ma Cruzi, responsável pelo

contágio. O laboratorista do Ministério da Saúde, lotado no Lacen, Carlos Amorim Fernandes, que examinou os percevejos, disse que em San-tana do Cariri, em 16 insetos examinados no mês de feve-reiro, dois foram positivos. Um índice considerado bas-tante significativo.

Em Potengí houve um caso positivo em fevereiro e outro no mês de junho. No mês de março, em Araripe, um caso foi registrado. Nos

meses de abril e julho, Cam-pos Sales teve quatro posi-tividades. Assim como um percevejo contaminado em Várzea Alegre, no mês de ju-nho, e quatro em Farias Brito, em julho e setembro. No Cra-to, recentemente, os pesqui-sadores encontraram positi-vidade em quatro barbeiros localizados numa palmeira no bairro Grangeiro.

O laboratorista disse que no Cariri existem cinco espécies diferentes do in-

seto, que estão espalhados em locais distintos. Para ele, o desmatamento é o princi-pal motivo de migração dos barbeiros para as residên-cias, que são atraídos pela luminosidade. “A população deve ficar sob alerta para não cairmos no risco de se ter um surto da doença na Região”. De acordo com Carlos Amorim, o Estado e os Municípios não tem feito campanhas sistemáticas de combate ao inseto.

Sem campanha O coordenador municipal de endemias do Crato, Marcos Aurélio, explicou que os programas de combate ao barbeiro são feitos em períodos de temperatura elevada e que a última campanha realizada no município foi em 2011, com visita em 120 localidades rurais. Em 2012, conforme disse, por razão de se priorizar o combate à dengue, ainda não foi feita nenhuma diligencia. Porém, segundo

ele, o controle de endemias no município está preparado para agir nos eventuais casos.

Sobre os barbeiros acha-dos na palmeira do Grangeiro, Marcos Aurélio explicou que o comportamento biológico da espécie encontrada não é domiciliar. Mesmo assim, to-das as medidas cabíveis foram tomadas com o bloqueio de um raio de 300 metros do lo-cal. Também foram realizadas buscas ativas e coletas nas re-sidências próximas. Nenhum inseto foi encontrado.

NotificaçõesPara o médico cardio-

logista, Davi Nogueira Matos, a progressão da doença é len-ta. Devido a isso, o número de mortes é muito pequeno em relação aos casos diagnostica-dos. Em 2008, no Brasil, por exemplo, foram 187 ocorrências registradas, com apenas três óbitos. Os tratamentos medi-camentosos, explica o cardiolo-gista, são poucos satisfatórios, principalmente na fase tardia da doença, quando geralmente é feito o diagnóstico. “Muitas

vezes, a fase aguda da doen-ça passa despercebida, motivo pelo qual, é tão difícil a preven-ção adequada”, concluiu o car-diologista.

Existem mais de 100 espécies de barbeiros em 11 es-tados brasileiros, que são res-ponsáveis por 50% dos casos da Doença de Chagas. O mal cau-sado pelo Trypanosoma Cruzi é uma infecção com sintomas que variam de acordo com seu cur-so. Causa danos no baço, intes-tino, sistema nervoso, coração, pulmão e até no fígado.

Cruzeiro de Pontal desaba em Santana do CaririIngrid Monteiro

Um dos pontos de obser-vação panorâmica mais visita-dos da região do Cariri perdeu o seu monumento turístico. O símbolo do Pontal de Santa Cruz, que marca a história e a passagem do século, desabou na madrugada do último dia 22, assustando a população do mu-nicípio de Santana do Cariri.

A causa do desabamen-to consiste na corrosão da cruz metálica, que possui cerca de 17 toneladas e 20 metros de altura. O cruzeiro caiu sobre o mirante, destruindo a estrutura utilizada por visitantes para a contem-plação da paisagem, no topo da Chapada do Araripe.

Localizado em um geos-sítio pertencente ao território do Geopark Araripe, o monumento faz parte da Unidade de Conser-vação Municipal de Santana do Cariri. Na localidade, uma equi-pe de técnicos analisa o melhor

mecanismo para reerguer o sím-bolo, no entanto enfrenta dificul-dades para a sua remoção.

De acordo com o secre-tário de Cultura e Turismo de Santana do Cariri, Vicente Pau-lo, ainda não há a definição do prazo para o símbolo ser recu-perado, mas, segundo ele, o inci-dente não irá reduzir o número de visitações no local. “A impor-tância maior do Pontal de Santa Cruz consiste no seu aspecto ge-ológico e histórico”, ressalta.

A dona de casa Maria Fir-mino de Jesus atribui o estrago à falta de uma devida manuten-ção. “Estava dormindo, quando ouvi um enorme barulho. Tive medo de que a cruz caísse sobre nossas casas”, lamenta.

Para a cozinheira Lucia-na da Silva, ações naturais con-tribuíram para o desabamento. “A exposição ao vento, sol e chu-va facilitou o incidente. Sem o cruzeiro, a paisagem não é mais a mesma”, declara.


Top Related