Transcript
Page 1: Jornal do Cariri - 2503

O periódico do Cariri independente REGIÃO DO CARIRI l DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2011 l ANO XIII l NÚMERO 2503 R$ 1,50

5 8

Foto: Coletivo Camaradas

HIPERBOMPREÇO

ELEIÇÕES 2012

HISTÓRIA

NEGÓCIOS

IGREJA CATÓLICA

CRATO

GÁS DE COZINHA

ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS

Crajubar tem 10 revendas ilegais para cada uma legal

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) avalia que, em termos proporcionais, o triângulo Crajubar é a região do país que concentra o maior número de revendas irregulares de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha. Numa fiscalização realizada nas últimas três semanas, 300 botijões foram apreendidos na região. A Agência garante que intensificará as ações, em parceria com o Ministério Público Estadual, cobrando a regulamentação, autuando as irregularidades e punindo os proprietários. A adulteração do produto, o transporte e a armazenagem inadequada representam grandes riscos para a sociedade e ferem os direitos do consumidor.

Crajubar tem 10 revendas ilegais para cada uma legal

PAINTBALL

Cariri vai receber evento Norte e Nordeste

Crescimento de vendas barateia produtos

Petistas articulam alianças para assegurar reeleições

Seminário debaterá o registro do massacre no Caldeirão

Juazeiro foi única cidade do interior a participar de Encontro

Benigna poderá ser a primeira beata do Ceará

Coletivo Camaradas realiza Dia da Criança na periferia

Casais procuram adotar, mas números ainda são baixos

Alguns casais tem procurado os Conselhos Tutelares na intenção de adotar uma criança, sendo encaminhados para a Vara da Infância e Adolescência, onde são realizados todos os procedimentos relacionados à adoção. Aqueles que desejam um filho adotivo terão que se cadastrar no banco de dados nacional e esperar sua vez. Apesar da grande demanda, o processo de avaliação é rigoroso e longo. Mas, para quem realmente deseja, a espera só aumenta a vontade de constituir uma família.

Com vistas às eleições 2012, membros do PT têm convocado as lideranças políticas para fortalecer a disputa pela reeleição dos prefeitos de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, e Barbalha, José Leite, em 2012. O deputado federal José Guimarães (PT) declara que a vitória nas urnas, no próximo ano, é fundamental para a consolidação do partido na região do Cariri.

Benigna Cardoso da Silva, assassinada aos 13 anos em Santana do Cariri, poderá ser a primeira beata do Ceará, reconhecida pela Igreja Católica. O processo pedindo sua beatificação está na Diocese do Crato e vai seguir para o Vaticano. Neste dia 24 de outubro será celebrada uma programação especial e anunciadas as novidades sobre os encaminhamentos da beatificação da jovem morta há 70 anos.Os registros oficiais sobre o massacre no Caldeirão do Beato

José Lourenço estão sendo reavaliados por mestres e estudantes, devido a falta de esclarecimento em algumas provas e relatos dos remanescentes da comunidade. O lugar foi visitado pelos estudantes, que reviveram a história do povo sertanejo, num aprendizado de convivência social, articulando iniciativas e ações que, hoje, são expressas no regime de mutirão.

INFIDELIDADE PARTIDÁRIA

Mudanças de partidos podem acarretar em processos no TSEO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) presume a regra da perda do cargo para o parlamentar que tenha migrado para outra agremiação, em razão da fidelidade partidária, na qual os partidos têm o direito de preservar a sua vaga obtida pelo sistema proporcional, salvo justa causa para a mudança. Em Juazeiro do Norte, o vereador Tarso Magno pode ser submetido a um processo judicial por ter transferido a filiação do PSL para PR.

Adultos e crianças que moram na periferia do Crato terão uma programação especial, graças à terceira edição do Dia da Criança, realizado pelo Coletivo Camaradas. A comunidade do Gesso poderá desfrutar de muitas brincadeiras e oficinas de arte.

8

4

5

3

5

6

6

3

7

Acesse e veja a programação completa: www.bnb.gov.br/cultura

Dia 10, segunda-feira.Fechado.Dia 11, terça-feira.ARTES CÊNICAS15h00 - Teatro Infantil - O CircoChegou... E os Palhaços? Dia 12, quarta-feira.

MÚSICA15h30 - O Mistério das 13 Portas, Show e Lançamento do Livro Infantil - José Flávio - Crato-CE.Dia 13, quinta-feira.ARTES CÊNICAS19h30 - Mulieres - Teatro Mimo -

Fortaleza-CE.Dia 14, sexta-feira.HISTÓRIA E PATRIMÔNIORumo aos MuseusLocal: Exu-PE.13h00 - Visita ao Museu do Gonzagão.LITERATURA/BIBLIOTECA

17h30 - Clube do Leitor - Palavras,Muitas Palavras: para Gente Grande e para Gente Crescendo. Dia 15, sábado.ATIVIDADES INFANTIS14h00 - Sessão Curumim - O Povo Atrás do Muro.

14h07 - Sessão Curumim -O Veado e a Onça.14h30 - Workshop Arte emQuadrinhos. Dia 16, domingo.Fechado.

Destaques da programação de 10 a 16 de outubro de 2011.

Page 2: Jornal do Cariri - 2503

É assustador o número de revendas ile-gais de gás LP no triângulo Crajubar. O índice aponta uma realidade preocupante, já que em termos proporcionais, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha são detentoras do maior número de comércios irregulares. Para cada ponto autoriza-do para a comercialização, 10 são clandestinos e trazem sérios riscos para população.

O GLP é amplamente utilizado, princi-palmente no setor residencial e atinge a grande maioria dos lares do Cariri. A partir da déca-da de 1990, a política de preços começou a ser adaptada para a introdução de uma economia de mercado, dando início a um processo gradual de liberalização dos preços e também de locais de comercialização. Hoje, pequenas mercearias vendem o gás LP, sem oferecer a menor condi-

ção de segurança para os consumidores.As fiscalizações da Agência Nacional de

Petróleo (ANP), juntamente com o Ministério Público, já resultaram em 300 apreensões. E esse número tende a aumentar à medida que as ações se tornam mais incisivas.

Não só os comerciantes e consumidores correm riscos, mas também os vizinhos, tendo em vista o grande poder de destruição das ex-plosões causadas pelo mau uso do gás de cozi-nha.

Se não houver o transporte e o armazena-mento adequado do produto, os consumidores pagarão um preço alto, e infelizmente, em al-guns casos, com a própria vida. São muitos os relatos de incêndios com vítimas, ocasionados pelo uso inadequado do GLP.

Os representantes da ANP chamam aten-ção para o modo de revenda. Apenas os grandes distribuidores tem autorização para fazer o co-mercialização, o que não impede que pequenas mercearias vendam o gás. Essa é a grande ques-tão da atuação da ANP. São 23 pontos em Jua-zeiro do Norte, 18 no Crato e cinco em Barbalha. Ao todo são 46.

A boa escolha do local da compra do bo-tijão de gás LP é determinante para garantir a segurança do consumidor. As revendas piratas não observam normas de segurança, como arma-zenagem e conservação de recipientes, vedação de lacres, entre outras. A comercialização ilegal também leva ao consumidor o risco de usufruir um produto adulterado. As denúncias precisam ser feitas junto a ANP e Ministério Público.

EditorialANP CONTRA A IRREGULARIDADE NA VENDA DE GÁS GLP

2Opinião

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2011

Exped

iente

:

Fundado em 5 de setembro de 1997O Jornal do Cariri é uma publicação

da Editora e Gráfica Cearasat Comunicação Ltda

CNPJ: 34.957.332/0001-80

O periódico do Cariri independente

Diretor-presidente: Luzenor de Oliveira Diretor de Conteúdo: Donizete Arruda Diretoria Jurídica: Vicente Aquino Editora Responsável: Jaqueline Freitas

Administração e Redação: Rua Pio X, 448 - Bairro Salesianos - CEP: 63050-020 - Juazeiro do Norte – Ceará - Fone (88) 3511.2457Sucursal Fortaleza: Rua Coronel Alves Teixeira, 1905, sala 05, Telefone: 085.3462.2607 - Celular: 085.9161.7466Sucursal Brasília: Edifício Empire Center, Setor Comercial Sul, Sala 307, Brasília-DF

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores

Conselho Editorial: Geraldo Menezes Barbosa | Francisco Huberto Esmeraldo Cabral | Napoleão Tavares Neves e Monsenhor Gonçalo Farias Filho

Fale conosco Redação w [email protected] w [email protected] w [email protected] w [email protected] w [email protected] Departamento Comercial w [email protected] | Diretoria w [email protected] | Geral w [email protected]

Envie sua carta para [email protected] e dê sua opinião faça sua sugestão, uma crítica. Esse espaço é aberto para você, caro leitor.

SEXTILHA CARTAQUEM JOGA ESPINHOS NA ESTRADAPARA O OUTRO SE FURARNÃO PENSA QUE ALGUM DIAPODERÁ ALI PASSAR...TALVEZ COM OS PÉS DESCALÇOSE O QUE FEZ VAI PAGAR!

Welington Costa

Em 22 de julho deste ano de 2011, Juazeiro do Norte comemorou o centenário de criação de seu município. No dia 23 de julho de 2014, Juazeiro vai comemorar o centenário de sua elevação a categoria de cidade. Já o 4 de outubro 2011 marcou a passagem do quarto centenário, a saber: o centenário da instalação do município, centenário de instalação da câmara municipal, centenário da posse do Padre Cícero Romão Batista como primeiro prefeito do município e centenário da histórica reunião promovida pelo prefeito Padre Cícero com os 17 coronéis do Cariri, que assinaram o pacto de paz. Todas estas solenidades se realizaram na sede provisória da câmara de vereadores, na antiga casa de Dona Rosinha Esmeraldo, localizada no cruzamento da Rua Padre Cícero com a Avenida Floro Bartolomeu, que foi reformada depois, onde hoje funciona uma pousada.

Huberto Cabral, historiador

SAUDAÇÃO A RALPH DELLA CAVANão há exagero em se dizer que a partir

de 1963 já não seríamos a mesma coisa. Os mesmos romeiros da Mãe das Dores, os mesmos juazeirenses aqui nascidos de velhos troncos, a mesma cidadezinha herdada nas saudades do padrinho. Por aqueles anos 60, iniciais de nossa juventude, alguns de nós tínhamos um sonho. A expressão não nascera aqui, mas corria o mundo na voz forte e estridente do visionário pastor e até nós chegava numa atualidade que reforçava a nossa luta para tirar nossa pobre aldeia de um destino marcado pela incompreensão.

A memória dos tempos nos diz hoje o quanto orar e trabalhar fizeram deste recanto de mundo um território esperançoso, de crenças e determinação. De lugar de paragens dos velhos tropeiros, o Joaseiro se transmutou em destino certo de uma nordestinidade que reviu as falas, os dizeres, os saberes e pensares desta dita incompreensão. E o Joaseiro, de fato, se tornou milagre, à sombra de velhos joazeiros plantados nestas terras do Cariri. Este ano, um garoto, um jovem romeiro na festa da Senhora das Cadeias, nos dizia da sua emoção em plantar uma muda de joaseiro no quintal de sua casa, nos arredores de Viçosa, das Alagoas. O Joaseiro para esta nação é, e continuará a ser, este espaço da esperança, da grande emoção de viver o sonho por uma sociedade mais justa e feliz.

O prof. Ralph Della Cava, marcou com competência e sensibilidade, este divisor comum de nossa existência. Alguns de nós, como eu, puderam testemunhar a sua chegada para a empreitada grandiosa que foi escrever Milagre

em Joaseiro. Estávamos ali, atentos às palavras do Diretor do Colégio para nos apresentá-lo. Era o começo de uma manhã. Parecia uma manhã qualquer. E não era... Parecia um estudante qualquer de universidade americana. E não era... Parecia até que fosse um voluntário missionário, em tempos de Aliança para o Progresso. E não era... Enfim, sua presença até poderia parecer outra coisa aos nossos olhos surpresos e menos avisados. E não era... O fato é que sua existência entre nós só começou a ser entendida quando, seu trabalho passou a ser lido pela inteligência brasileira, sete anos depois. Tivemos paciência ainda para esperar mais outros 7 anos por uma tradução primorosa.

Hoje, lembramos os trinta e cinco anos desta revelação amiudada. Poderia ser um dia qualquer. Mas, não é... Aqui o encontramos, especialmente, para agradecer-lhe pela grandeza de seu gesto histórico, muito mais além que o cuidadoso e competente mister de quem buscava um título acadêmico e doutoral. Sua visita a este Juazeiro do Norte acontece na antevéspera da instalação da nossa Universidade Federal da Região do Cariri, imenso contraste diante das suas primeiras leituras, sobre os tempos do Pe. Cícero.

Em verdade, não nos deslumbramos com a conquista recente se ainda reconhecemos o largo espaço que se tem para resgatar o ensino de qualidade dos níveis precedentes. Em certos aspectos, o Juazeiro deste novo século, ainda guarda na sua essência as lembranças atualizadas

do chão miserável que marcou seu trajeto. Não há ufanismo pernóstico a celebrar as graças do topo da pirâmide. Deus me perdoe, mas a luta continua. Para celebrar a sua presença entre nós, era necessário marcá-la com algo que traduzisse o nosso encanto, as nossas emoções por tão grande afeto, e o nosso agradecimento eternizado. A UFC, na acolhida cordial e fraterna do

Magnífico Reitor, prof. Jesualdo Pereira Farias, os dirigentes do Campus Cariri, docentes, servidores e alunos, e a comunidade de Juazeiro do Norte, sob a coordenação de Geová Sobreira, decidiram afixar uma placa comemorativa.

Esperamos que este gesto marque por todos os tempos, a continuidade da construção de um imenso latifúndio de conhecimento que se assenta primordialmente sobre o legado de Milagre em Joaseiro, e em tudo o que ela representou e inspirou durante toda esta segunda metade de vida da cidade Centenária de Juazeiro do Norte. Mesmo que palidamente, esta é parte da medida da nossa gratidão e do nosso reconhecimento. Muito obrigado. É de coração que o expressamos.

Renato CasimiroProfessor, escritor e historiador

A BRISA DO SALGADO Este o título de outro livro do autor

Dimas Macedo, telúrico lavrense de quatro costados e raízes fincadas às margens do rio de nosso querido rincão. Devotado à vida de Lavras da Mangabeira de tantos acontecidos e personagens, aprofunda ação no amor à terra, em estudos e registros do universo que lhe convida a momentos definitivos das pági-nas que escreve com ânimo acendrado. Pro-lífico, incansável, preserva as relíquias desse lugar, consagrado aos irmãos de uma terra reconhecida pelas letras, de inúmeros títu-los, poetas, contistas, cronistas, romancistas, memorialistas, nascidos ou vividos no seio do tórrido continente.

E Dimas se entregou à função de ma-estro da orquestra multiforme... Escriba pri-moroso, dedicado, proficiente, recolhe peças elaboradas pelo esmero daqueles heróis da pena, e constitui o acervo da literatura que descobre aos filões na alma dessa gente...

Traça rumos, pesquisa, referenda, artífice intelectual da Academia Lavrense de Letras, exemplo vivo de cultor da arte, a quem oferta sonhos de inteira devoção.

O livro que hoje nos traz, edição da Imprece Editorial, For-taleza CE, 2011, consolida po-sições por meio de crônicas e ensaios inspirados, visando signi-ficar o rumo saboroso dos quintais férteis do Rio Salgado, cujas águas acariciam os morenos pés das musas da pátria resse-quida. Ainda que envolto nos afazeres pro-fissionais, se permite a instantes preciosos de laborar espelhos de sapiência e monta e tota-lidade lógica dos discursos textuais coletivos.

Converge, pois, linhas do tempo e do espaço lavrenses na colcha de retalhos dos filhos próximos ou distantes, vivos ou eter-nos, presentes ou para sempre destacados

pela fraternidade, instrumentos afeitos à batuta do grande amigo que resolveu doar genialidade aos amantes das letras interioranas, literatura ao natural.

Um inesquecível cronista das terras alencarinas, poeta, en-saísta e historiógrafo, Dimas Ma-cedo assim subscreve a legenda de que Lavras da Mangabeira se

reveste qual cidade fenômeno das letras cearenses, pela incidência privilegiada na relação autores/habitantes ao decorrer da sua história, satisfação e honra dos aprecia-dores da cultura.

Emerson MonteiroAdvogado

CARIRIENSIDADEO povoa-

mento do Cariri, dizem os historia-dores, teve início provavelmente por volta de 1703. Foi quando criadores baianos e sergipa-nos – seguindo o caminho dos rios – chegaram a esta região vindo – com seus rebanhos – pela ribeira do Rio Salgado e Ria-cho dos Porcos. Alguns des-ses colonizadores se fixaram inicialmente na povoação de São José dos Cariris Novos, atual cidade de Missão Velha.

Só depois apareceu por aqui o lendário frei Carlos Maria de Ferrara, responsável pelo surgimento da Missão do Miranda do Brejo Grande, atual cidade de Crato. São, portanto, mais de 300 anos. Tempo no qual a população sul-cearense construiu sua história, saberes e fazeres, usos e costumes, enfim plas-mou uma identidade cultural própria.

Temos raízes.A mim me parece, no

entanto, que o atual e globa-lizado caririense ainda conser-va – lá no recôndito da alma – quando nada, a nostalgia dessa caririensidade. Pergun-tinha ingênua: existiria ainda – num mundo tão globaliza-do como o nosso – e, parti-cularmente, numa região tão eclética como o Cariri, espaço para defendermos a existência do sentimento que se conven-cionou chamar de “caririensi-dade”?

Hoje falamos o lingua-jar que nos foi imposto pela televisão gerada a partir do sudeste. Vestimo-nos como a população se veste nas de-mais regiões do mundo: calça jeans, camisa polo ou xadrez. Calçamos o tênis. Igualzinho ao palestino, ou ao arqui--inimigo deste, o israelense. Este, por sua vez, traja igual-zinho aos manifestantes que

derrubaram as ditaduras no Egito, na Tuní-sia e na Líbia. Sabemos todos, que o sonho de consumo da paupérrima po-pulação cubana é vestir-se igual

aos “decadentes” capitalistas norte-americanos. Por isso, o promissor comércio da prosti-tuição cubana fez da calça je-ans uma moeda de conversão.

E as comidas que con-sumimos no Cariri? Se formos a um restaurante caro (ou mesmo a um bom self servi-ce) o cardápio destaca logo: Pizza, Spaghetti, lasanha, ri-soto, Paella... Se optamos por um fast-food, existem dezenas de sugestões, que vão desde o sandwich de salsicha simples, ao hambúrguer com batatas fritas e a inevitável Coca-Cola (e aí meu chefe? vai de light, diet ou KS?).

Sem esquecer outras sugestões como o Beirute, ou as esfihas. As de bacon são as mais consumidas. Como so-bremesa, uma boa pedida é o mousse de maracujá. Suprema humilhação: hoje no Cariri se vende mais queijo mussarela do que o de coalho.

Agora experimente numa festa tocar um autên-tico forró Pé-de-Serra. A pista de dança fica logo cheia! Ou mande um caririense escolher entre as sugestões do cardá-pio e um sarapatel... Sugira uma panelada, galinha cabi-dela, cozido com pirão de fa-rinha, paçoca pilada no pilão com cebola roxa, buchada de bode, baião-de-dois com car-ne de sol e queijo de coalho...

Aí, meu irmão, prevale-cerá a caririensidade...

Armando Lopes RafaelHistoriador

Page 3: Jornal do Cariri - 2503

CORRIDA ELEITORAL

ASSEMBLEIA ITINERANTE

PT articula estratégias para a disputa em 2012Jacqueline Dantas

O cenário político na região do Ca-riri comporta es-tratégias partidá-

rias, nas quais os membros do Partido dos Trabalha-dores tem firmado alianças para fortalecer a campanha à reeleição em Juazeiro do Norte e Barbalha, convo-cando lideranças das ins-tâncias municipal, estadual e federal, para fortalecer a disputa.

O deputado federal José Guimarães (PT) aponta que a consolidação política no Cariri faz parte de uma estratégia petista. Portanto, para ele, o processo à reelei-ção dos prefeitos de Juazei-ro, Manoel Santana, e Barba-lha, José Leite, enquadra-se nessa questão, porque são cidades que recebem inves-timentos vultosos e deno-tam um peso político. Ele relata que os projetos mais expressivos do governo es-tadual e federal estão sendo direcionados para essa re-gião, como a Transnordes-tina, a reestruturação do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes e a implantação da Universidade Federal Regional do Cariri (UFRC). E faz uma crítica as velhas oligarquias locais, que, para ele, foram incapazes de pensar estrategicamente a região, pois governaram o país, e especificamente o Juazeiro durante décadas e não conseguiram construir

um projeto importante.O presidente do dire-

tório municipal do PT em Juazeiro, Ricardo Lima as-segura que está trabalhando em prol da gestão do pre-feito Manoel Santana (PT). “Temos debatido a aliança com vários partidos, dentre eles, o PMN, PRTB, PSC, PC do B, e estamos buscando a integração do PSDC”. Con-forme a discussão com os representantes das siglas, ele aponta que está finali-zando o apoio à reeleição do prefeito. Mas, relata que o quadro se altera muito, por isso aguarda as convenções previstas para abril ou maio de 2012, para que se defina o

rumo político, em que pese o ponto de vista do municí-pio, o direcionamento esta-dual e a aliança nacional.

Santana, no entanto, adverte que esse não é tem-po de tratar da própria cam-panha, pois acredita que estaria atropelando a gestão atual, ocupando o tempo de executar o trabalho que lhe foi proposto.

O Prefeito de Barba-lha, José Leite (PT) revela que os fatos atuais estão convergindo para que as parcerias, que vinham sen-do feitas com o PT, conti-nuem a vigorar. Ele comenta que o partido petista tem se mobilizado para encabeçar

uma coligação política para o próximo ano, com apoio do PMDB, PSB, e dos de-mais partidos que compõe a base aliada, ressaltando as articulações com o depu-tado federal Arnon Bezerra (PTB) e com o Secretário das Cidades, Camilo Santana (PT). “Também temos uma parceria, desde o começo, com o governo do Estado, que através do seu partido e das próprias lideranças que compõe, como Ciro Gomes, que já manifestou que deve continuar com o apoio”, completa.

No sistema eleitoral, tornou-se comum a troca de partidos políticos, onde parlamentares eleitos por determinada agremiação migram para outra sigla. Conforme o entendimento do Tribunal Superior Elei-toral (TSE), nesses casos, os partidos têm o direito de preservar a sua vaga obtida pelo sistema proporcional, desde que não exista razão para a troca, criando-se, as-sim, a fidelidade partidária.

Em Juazeiro, há o exemplo do vereador Tarso Magno, que solicitou recen-temente a transferência do PSL para o PR. Ele afirma que está ciente que pode responder a um processo e que a mudança pode lhe ocasionar a perda do man-dato, mas assevera, “caso isso aconteça, eu vou apre-sentar a minha defesa. É certo que eu avaliei a ques-tão e tenho os meus pró-prios motivos”.

Normando Sóracles, atual presidente do PSL, mas que deve ser substitu-

Vereador pode perder mandato por trocar partido

Lavras centraliza discussões parlamentares por um dia

n Manoel Santana, prefeito de Juazeiro n Deputado Federal José Guimarães n José Leite, prefeito de Barbalha

“Hoje, Lavras da Man-gabeira está no centro de debate do Parlamento cea-rense”. As palavras são do presidente da Assembleia Le-gislativa do Ceará, Roberto Cláudio (PSB), que esteve em comitiva com os demais de-putados, no município, para realização da segunda sessão itinerante de 2011, na última sexta-feira (7).

O deputado lavrense Danniel Oliveira (PMDB), sobrinho do senador Eunício Oliveira (PMDB) e autor do requerimento para realiza-ção da sessão, anunciou in-vestimentos provenientes de emendas parlamentares no valor de R$ 1,6 milhão para o município. Entre outras ações, a verba será usada para construção do posto de saúde

do distrito de Mangabeira.Danniel defendeu o

combate mais incisivo às drogas, principalmente no tocante ao crack, já que de acordo com ele, existem ape-nas 120 leitos para atender os usuários em todo o Estado. O peemedebista é autor do re-querimento que solicita que a verba arrecadada no combate ao tráfico seja revertida para

o tratamento de dependentes químicos.

A prefeita de Lavras, Dena Oliveira, também des-tacou a necessidade de ações efetivas contra as drogas e em prol da recuperação de dependentes, enfatizando o aumento do problema no interior do Estado. “A droga destrói não só o usuário, mas toda a família”, concluiu.

Renúncia de risco vira blefe

A decisão do prefeito de Russas, Raimundinho da Funerária, de trocar seu domicílio eleitoral para Juazeiro do Norte e de assumir a direção do PSL foi arriscada. E não terá reflexo direto na corrida eleitoral pela sucessão do prefeito Manoel Santana. Raimundinho pretende renunciar ao cargo em 30 de março do ano que vem pois sonha em ser candidato a vice na chapa do deputado Raimundo Macedo. Esse projeto morre na largada. Raimundinho é inelegível. O Tribunal Superior Eleitoral(TSE) normatizou a proibição de prefeitos itinerantes. Depois de oito anos no cargo em Russas, Raimundinho está proibido de disputar uma nova eleição em qualquer um dos mais de 5 mil e 500 municípios brasileiros.

Bolão para saber quem será vice

O deputado federal Raimundo Macedo é o favorito nas eleições para prefeito de Juazeiro em 2012. Mas, esse favoritismo não o permite cometer erros políticos infantis. Raimundão já ofereceu a vaga de vice na sua chapa para cinco pretendentes: o vice-prefeito Roberto Celestino, sua sobrinha Isabela Bezerra( filha do deputado federal Arnon Bezerra), Antonio Mendonça(presidente do Sindindústria), prefeito Raimundinho da Funerária e Hélio Camilo( empresário do jogo do bicho). E a lista não pára de crescer.

Salviano rejeita reaproximação

Numa confissão surpreendente feita no cafezinho da Câmara dos Deputados, o deputado Manoel Salviano reafirmou à coluna seu compromisso com a candidatura do deputado Arnon Bezerra. Diante da possibilidade de Arnon não ser candidato, Salviano disparou: as feridas são recentes e estão abertas.Não há chances delas cicatrizarem em tão curto período. Era a senha para barrar a retomada de um diálogo de Salviano com o deputado Raimundo Macedo de olho nas eleições do ano que vem. Sem Arnon no páreo da prefeitura de Juazeiro, Salviano tentará viabilizar sua própria candidatura. Se seu nome não vingar dentro de uma ampla aliança que conte com o respaldo do governador Cid Gomes, então Salviano poderá apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Manoel Santana. Endossar a candidatura de Raimundão está completa mente fora de cogitação.

Prefeitos examinam quadro de 2012

O prefeito Manoel Santana conversou demoradamente com o prefeito de Russas, Raimundinho da Funerária, na semana que passou. Os dois discutiram a sucessão municipal de Juazeiro. Raimundinho confirmou estar renunciando seu mandato em Russas para tentar concorrer à prefeitura de Juazeiro. Esquece que existe uma legislação eleitoral que proíbe essa manobra política. Santana tentou convencer Raimundinho a adiar esse projeto eleitoral para 2016 e apoiar sua reeleição em 2012. No encontro, Raimundinho fez questão de frisar que é um político independente sem amarras ou compromissos já assumidos com Raimundão pois é independente. Depois, pediu tempo para refletir. Ao desembarcar na política de Juazeiro, Raimundinho prepara suas bases para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2014.

Dança dos partidos agita Juazeiro

Com o término do primeiro embate rumo a 2012 – o final do prazo de filiações partidárias no último dia 07 de outubro - o balanço sobre o controle dos partidos em Juazeiro revela que a candidatura de Raimundo Macedo saiu fortalecida. Com o controle do PMDB, Raimundão conquistou ainda a adesão do PP,PDT,PHS,PTN,PV. O prefeito Manoel Santana somou ao PT, os apoios do PSC, PMN e PRTB. Também cresceram as chances eleitorais de Arnon Bezerra. Ele tem o PTB, em aliança com o PSD de Salviano, o PCdoB do senador Inácio Arruda e pode conquistar também a adesão do PSB do governador Cid Gomes.

Novato atropela raposas do Crato

A candidatura do empresário Ronaldo Gomes de Matos é a novidade que agita a política do Crato. Os velhos caciques – prefeito Samuel Araripe e deputado Sineval Roque – continuam se digladiando enquanto as articulações favorecem o fortalecimento do palanque de Ronaldo. Com o beneplácito do senador Eunício Oliveira, estão próximos de fecharem uma aliança para apoiar Ronaldo os deputados Arnon Bezerra e Ely Aguiar. Ambos com densidade eleitoral. Em contrapartida, Samuel ainda tem dúvidas sobre o melhor candidato a lançar como seu sucessor e o deputado Sineval Roque vê o fantasma da candidatura de André Barreto a amedrontá-lo.

Disse me disse...

• É forte a pressão do Palácio Iracema para que o deputado Arnon Bezerra mantenha sua candidatura a prefeito em Juazeiro.

• Vereador Tarso Magno assumiu o comando do PR juazeirense. Sonha agora em viabilizar sua candidatura a prefeito. Também não descarta ser candidato a vice-prefeito.

• Presidente da Câmara de Juazeiro, Zé de Amélia Junior, mesmo surpreendido pela direção estadual do PSL que entregou o seu partido a Raimundinho da Funerária permaneceu na sigla.

• PCdoB do vereador Professor Antonio deve apoiar a candidatura do deputado Arnon Bezerra. Se ela não vingar, Professor Antonio pode ele próprio concorrer à prefeitura de Juazeiro.

• Dia 13 de dezembro acontecerão as eleições diretas suplementares na cidade de Antonina do Norte. O atual prefeito Antonio Filho concorrerá ao cargo com apoio do governador Cid Gomes e do deputado Sineval Roque.

• Desculpe a ignorância, a dupla sertaneja Raimundão e Raimundinho tem chance de fazer sucesso nas urnas juazeirenses em 2012?

3REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2011

Política

DONIZETE ARRUDA

n Tarso Magno, vereador de Juazeiro, deixou PSL e filiou-se ao PR

ído pelo prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro (que solicitou a transferência do

domicílio eleitoral para Jua-zeiro), revela que compete a Lei afastar Tarso Magno do

atual cargo e que, portanto, a vaga no Legislativo pode ser assumida pelo suplen-te Pedro Borges (PSDB), que faz parte da coligação. “Mesmo que eu não proto-cole a ação, a instância es-tadual o fará porque está dentro da Lei, e essa pede o afastamento imediato, caso haja alguma transferência”, ratifica.

Saiba maisO TSE também pre-

sume a regra da perda do cargo para o parlamentar infiel, salvo justa causa para a mudança de partido, para os eleitos pelos sistema ma-joritário. Caso o parlamen-tar do sistema proporcional (vereador, deputado federal ou estadual) troque de sigla, o partido pelo qual foi elei-to, pode ajuizar ação no pra-zo de 30 dias, caso não faça, o suplente pode requerer no mesmo prazo a vaga deixa-da na Justiça Eleitoral, exce-to numa eventual justificati-va aceitável pelo candidato para a saída do partido.

Page 4: Jornal do Cariri - 2503

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 20114Cidades

ANP fecha cerco à venda ilegal do gás de cozinhaMirelly Morais

Proporcionalmente, o triângulo Crajubar é a região com o maior número de pontos

de vendas ilegais de gás lique-feito de petróleo (GLP), o gás de cozinha. De acordo com as informações da Agência Nacio-nal de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para cada revenda legal, existem, no mínimo, 10 revendas ilegais na região. São 46 pontos de venda legal no Crajubar, sendo 23 em Juazeiro, 18 no Crato e cinco em Barbalha.

Segundo o coordena-dor da ANP, Oiama Guerra, a situação de venda irregular de gás no Cariri é preocupante. “Identificamos problemas sé-rios dessa natureza na região e não há como ser complacente com essa realidade, pois se tra-ta de segurança, de economia popular”. E Oiama é taxativo quando diz que a Agência não vai aceitar essa realidade. “Nós queremos que quem comercia-liza o produto tenha a autori-zação da ANP publicada em Diário Oficial, precisando, para isso, se adequar a todas as nor-mas”, afirma.

Uma das possibilidades consideradas pelo atual coor-denador do Programa Gás Le-gal, Marco Aurélio, para esse

aumento desordenado, é a questão do Cariri ter se tornado uma região importante econo-micamente, expandindo tam-bém o seu comércio ilegal de

gás. O coordenador alerta que essa prática vai ser combatida pela ANP.

Marco Aurélio lembra que é preciso informar aos

consumidores, as autoridades locais, ao Corpo de Bombeiros e ao Ministério Público, a im-portância da questão. Por isso, trouxeram a quinta reunião do

Comitê Nordeste II, para Jua-zeiro, no último dia 6.

O promotor estadual Germano Rodrigues levanta o questionamento a respeito da atuação dos poderes, no senti-do de ocuparem o seu papel na sociedade. Ele revela que em 15 anos de promotoria só traba-lhou em um processo de crime desse tipo, contra a economia popular, chegado por meio de uma única denúncia. “Foi um único inquérito dessa natureza, concluído pela polícia, que che-gou à Justiça em condições de ser denunciado”, lamenta.

Germano garante a par-ceria do Ministério Público, no cumprimento do seu poder, nas fiscalizações intensivas e nas prisões em flagrantes nos casos de irregularidades. “Estamos prontos para agir, o interesse que nos une é a segurança do consumidor, pois se a venda ir-regular continuar haverá sérios riscos, inclusive de vida”, diz o promotor.

Os riscosO presidente do Sindica-

to Nacional das Empresas Dis-tribuidoras de Gás (Sindigás), Sérgio Bandeira de Mello, aler-ta que revendas piratas ofere-cem riscos, por não observarem as normas de segurança, como armazenagem e conservação de recipientes, vedação de lacres,

entre outras. “Sem contar que o consumidor corre o risco de comprar um produto adultera-do”, diz.

LegislaçãoConforme a Lei Federal

8.176/91, adquirir, distribuir e revender derivados de pe-tróleo e gás natural em de-sacordo com as exigências é considerado crime, com pena de um a cinco anos de prisão. O comerciante que é flagrado vendendo gás irregularmente tem o material apreendido e é autuado pela ANP. Germano diz que “todo distribuidor e comerciante de gás que anun-cia a venda do produto sem ter a autorização da ANP, Se-cretarias de Meio Ambiente Estadual ou Municipal e al-vará de funcionamento está cometendo um crime”.

Números do setor

O Gás LP é distribuído em todos os 5.561 municípios brasileiros. Está presente em cerca de 53 milhões de lares, atingindo 95% dos domicílios nacionais. O setor reúne mais de 350 mil trabalhadores dire-tos e indiretos. A cada mês, são vendidos 33 milhões de bo-tijões em todo o país. O setor conta com 22 distribuidoras e 40 mil revendas.

TRIÂNGULO CRAJUBAR

n Armazenagem e o transporte inadequados dos botijões de gás podem causar riscos para a população

Em 2011, 29 já foram presos por envolvimento em tráfico de drogas

Ampliação do aeroporto já está na Semace à espera de autorização

Foto: Cícero Valério

COMUNICADO

CONSTRUTORA NORBERTO ODEBRECHT S.A., com atua-ção no ramo de atividade de Construção Pesada, informa a abertura do seu Programa de Contratação de Pessoas Portadoras de Deficiên-cia e Beneficiários Reabilitados da Previdência Social, para eventuais vagas que venham a ocorrer em seu quadro de empregados.

Os interessados que se enquadrarem no Programa acima po-derão enviar Curriculum Vitae para os endereços abaixo:

CNO : Endereço: Av. Luiz jucá Arrais Maia, 595 – centro – Missão Velha- CE

A/C Cristiana Avelina

SINE : Rua Senador Alencar, 39 – Centro – Barbalha -CE

Missão Velha, 30 de Setembro de 2011.

Chagas Lima

Nos últimos meses, a Polícia Federal tem intensifi-cado suas ações, em conjunto com as polícias militar e civil, objetivando reduzir o tráfico de drogas na região do Cariri. Vinte e nove pessoas que bus-cavam a droga em Estados já foram presas. “A cocaína vem de vários estados do sudeste, como São Paulo e Paraná, e a maconha vem do Pernambuco, Bahia e Paraguai. Nós estamos trabalhando com um efetivo suficiente para o combate ao tráfico decocaína no Cariri, fa-zendo apreensões constantes e colocando os responsáveis por elas na cadeia. Quanto às bocas de fumo, levantamos a situação para chegarmos aos grandes traficantes, que estão trazendo as drogas, e colocando-os na cadeia”, diz o delegado da PF em Juazeiro do Norte, Francis-co Bonfim.

O delegado explica, ain-da, que o formato do acondi-cionamento da maconha iden-

tifica a sua procedência. “A maconha em tijolinho bem fei-to vem do Paraguai, a maconha em tijolo grande vem da Bahia, enquanto que a maconha em

embrulho vem do Pernam-buco. “O Estado de Pernam-buco já foi o maior produtor de maconha do mundo. Hoje, não produz, sequer, 15% do

que produzia antigamente. A preocupação da maconha pro-cedente de Pernambuco, não é tão grande”, relata Dr. Bonfim.

Segundo ele, a Polícia

Federal tem ampliado o seu trabalho para livrar a popula-ção, dos traficantes. “Estamos, a cada dia, mais ativos para que possamos livrar a socie-dade dessas pessoas, bem como da grande quantidade de drogas que circula na re-gião”, diz, acrescentando que somente este ano, 29 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas já foram presas em Jua-zeiro, inclusive, chefes de qua-drilhas que estavam indo bus-car cocaína na região Sudeste do país, entre eles, elementos também responsáveis por rou-bos de cargas e homicídios.

Conforme o delega-do Bonfim, a quantidade de drogas apreendida na região do Cariri chega a ser 30% de todo o Estado. A PF colhe in-formações para prender os traficantes que abastecem as bocas de fumo. “Se a Polí-cia Federal for se ocupar em combater exatamente a boca de fumo, vai perder a oportu-nidade”, frisa o titular.

O Superintendente da instituição no Ceará, Sandro

Caron, ao avaliar o trabalho da Polícia Federal na região do Cariri, através da Delegacia de Juazeiro do Norte, diz que vem apresentando excelente resultado, dando ênfase àquilo que é prioridade em sua admi-nistração, que é o combate ao tráfico de drogas, (maconha, cocaína, pedras de crack, entre outras). “Estamos observando aqui na Delegacia de Juazei-ro do Norte, muito empenho, comprometimento, profissio-nalismo e resultados satisfa-tórios, que reduzem o tráfico, não só na região do Cariri, mas em todo o Ceará”, declara, destacando a parceria com as policias militar e civil.

Ele apela para que a população colabore no com-bate ao tráfico, comparecen-do pessoalmente à Delegacia da Polícia Federal de Juazei-ro do Norte, ou telefonan-do para (88) 3311-3232. “As pessoas podem ter certeza que terão a identidade pre-servada. Além de nos ajudar, estão também ajudando a so-ciedade”, conclui.

n Drogas apreendidas pela Polícia Federal, em conjunto com a Militar e Civil, em Juazeiro do Norte

n Depois de concluída a análise pela Semace, se for favorável, será iniciada a instalação dos MOP’s

Mirelly Morais

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (In-fraero) entrou com o pedido de licença ambiental na Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema-ce) para ampliação do Aeropor-to Regional do Cariri, na última quarta-feira dia 5.

O processo ainda encontra--se na instância do órgão no Cariri e deverá ser enviado para Forta-leza, quando passará pela análise técnica da Secretaria. Tão logo seja concluído será iniciada a instalação dos Módulos Operacionais de Em-barque e Desembarque do Orlando Bezerra, em Juazeiro.

Page 5: Jornal do Cariri - 2503

5REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2011

Cidades

12 DE OUTUBRO

Crato e Juazeiro registram queda no número de adoções de crianças Chagas Lima, Wilson Rodrigues

Alguns casais têm procurado os Con-selhos Tutelares, buscando informa-

ções sobre adoção de crianças no Cariri, mas os números revelam que a procura ainda é pequena. De acordo com o chefe da Secretaria da 2ª Vara Cível de Juazeiro, Antônio Barbosa, atualmente, existem apenas 12 casais cadastrados no sistema em Juazeiro do Norte e entre 20 e 25 proces-sos em andamento para ser feito o cadastro, que consiste em visitas sociais realizadas periodicamente, pela equipe multidisciplinar, bem como a obtenção de documentos ne-cessários, tendo em vista que em algumas ocasiões, é preci-so se intimar o casal, para jun-tar aos autos.

O defensor público Gumercindo Ferreira, diz que com o advento da cha-mada Lei da Adoção, apro-vada em 2009, houve uma substancial redução do nú-mero de pedidos, porque a nova Lei passou a exigir o pré-requisito do cadastra-mento único. “Aqueles ca-sais que pretendem adotar uma criança tem que se ca-

dastrarem junto à Vara da Infância e Adolescência e ficam aguardando. Quando aparece uma criança dispo-nível, podem ingressar com o pedido de adoção”, afirma Gumercindo, esclarecendo que afora o cadastramento, a Lei abre apenas três ex-ceções: Quando a criança é adotada apenas por um côn-juge; quando existe vínculo de parentesco e afetividade

entre a criança e o parente; e a adoção em que há mais de três anos a pessoa detenha a guarda legal.

Após receber o pedido de adoção, o juiz determina que uma equipe multidis-ciplinar, formada por assis-tente social e psicóloga, faça um estudo social, tanto do adotante como do adotado, colhendo, inclusive, depoi-mentos de vizinhos como

testemunhas, encaminhando os resultados para o Ministé-rio Público, que, por sua vez, dará o seu parecer favorável ou não, sobre a adoção. O pedido somente será deferi-do se realmente for benéfico ao menor, já que o objetivo da adoção é protegê-lo. “Se ficar comprovado, no decor-rer do processo, que a ado-ção é a melhor solução para a criança, o pedido então será

deferido dentro dos prazos estabelecidos, o que poderá ocorrer no período de um ano”, afirma o defensor.

Antônio Barbosa es-clarece que no cadastro cons-tam todos os dados do casal, inclusive um perfil ideali-zado pelos adotantes, para quando surgir uma criança com as características, em qualquer parte do país, ela seja vinculada ao casal que deseja adotá-la.

Preferência por recém nascidos

Quanto à idade das crianças adotadas, Barbosa diz que geralmente o perfil que os casais preferem são os dos recém-nascidos. “Apenas em alguns casos, eles não es-pecificam. Podem ser crian-ças com 3, 4 ou até 5 anos de idade”, comenta.

Abrigo DomiciliarA presidente do Con-

selho Tutelar de Juazeiro, Fátima Martins diz que “al-guns casais pensam que no abrigo domiciliar existem crianças para serem adota-das. Pelo contrário, lá não temos crianças para ado-ção”, explica. A prioridade nessas casas é devolver para

os menores o convívio das famílias.

A Casa Abrigo do Cra-to não trabalha processo de adoções, sua preocupação é restabelecer os vínculos fa-miliares na tentativa de fa-zer com que a criança retor-ne ao seio da família após ser acolhida e assistida por uma equipe técnica. Ao chegar, o menor recebe avaliação mé-dica e neurológica e a equipe tem 24 horas para comunicar o abrigo à Justiça. A partir daí, os acolhedores iniciam o trabalho junto à família, para que o retorno aconte-ça, no máximo em dois anos. Quando não é possível, o juiz decide pela adoção.

O promotor da IV Vara da Infância e da Juven-tude do Crato, Nestor Rocha Cabral explica que a adoção só acontece em último caso, quando os pais biológicos não querem o filho ou não podem criá-lo, por ter ha-vido destituição familiar ou ainda, quando não há alguém da própria família para acolhê-lo. “Aí, a justiça é obrigada a colocar a crian-ça para ser criada por uma família substituta, que esteja cadastrada na fila de espera do município, do Estado ou do Brasil”, concluiu o pro-motor.

Jacqueline Dantas

Professores, alunos e religiosos estão envolvidos no projeto de resgatar a história do Caldeirão do beato José Lourenço, para esclarecer al-guns pontos sobre o registro do massacre na comunidade local. O objeto de estudo será apresentado no seminário, no auditório da Faculdade Leão Sampaio, programado para o dia 10 de novembro, com o antropólogo Domingos Sávio e o padre Vileci Vidal.

O professor Cristovão Maia aponta que a questão carece de análise e julgamen-to, caso seja necessário fazer as alterações nos registros oficiais. “A importância está em reconhecer e associar a História às questões sociais que permeiam o Cariri, para travar esse conhecimento em busca de soluções”, assevera

A chacina do Caldei-rão causa certo estranha-

mento quanto à conspiração do silêncio sobre o episódio ocorrido nas décadas de 1920 e 1930. A rigor, as fontes que permitem resgatar a trajetória de José Lourenço podem ser divididas em dois conjuntos: o primeiro compreendendo reportagens de jornal e um re-latório policial compilado em livro, que traduz uma visão oficial sobre o beato, no mais das vezes endossando a idéia de fanatismo. O segundo con-junto de fontes, formado por entrevistas de contemporâne-os e ex-moradores das comu-nidades lideradas pelo beato, folhetos de literatura de cor-del, um romance, e duas peças de teatro, que permite acessar a forma como o imaginário popular construiu a persona-gem de José Lourenço.

O assessor diocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), José Batista explica que o beato José Lou-renço, movido por crenças

religiosas, fundou a Comu-nidade do Caldeirão, organi-

zada em moldes socialistas, mas que logo atraiu contra

si o ódio de todas as forças conservadoras do Nordeste,

devido o rompimento com o regime latifundiário predomi-nante na região.

O caldeirão era uma comunidade auto suficiente economicamente, quanto à fabricação de instrumentos e ferramentas de trabalho utilizados nas oficinas, la-voura e no beneficiamento do consumo alimentar. Os re-manescentes relembram que ali funcionavam engenho de rapadura, casa de farinha, te-celagem, carpintaria e oficina de ferreiro. Maria de Lourdes revela que tudo era muito bom porque todos viviam em comunhão.

O estudante Luciano Lima defende a necessidade de conhecer e aprofundar o estudo sobre o local, pois “a experiência no Caldeirão traz uma realidade de comunida-de totalmente diferente da que vivenciamos hoje. Lá per-cebemos que se podia viver de forma ideal”.

Alunos remontam a história do Caldeirão

n Estudantes e estudiosos pretendem esclarecer alguns pontos sobre o massacre do Caldeirão, em Crato

Hiperbompreço anuncia para dezembro a chegada do Maxi AtacadoMirelly Morais

“Atraímos nossos clien-tes garantindo os melhores pre-ços”, diz o diretor da loja Hiper-bompreço, em Juazeiro, Ionaldo Galvão. Em pouco mais de dois meses de instalação, o hiper se adapta ao mercado local e in-veste em qualidade e serviços diferenciados, garantindo van-tagens aos consumidores.

No quesito preço, o dire-tor conta que diariamente uma equipe pesquisa os concorren-tes para garantir o menor preço para o cliente. Segundo ele, essa estratégia tem feito a diferença e o movimento só cresce no hi-permercado, tanto que o grupo já faz novos investimentos, na região. “Inauguraremos em me-ados de dezembro, o Maxi Ata-cado”, antecipa.

De acordo com Ionaldo, a loja é um mundo de possibi-lidades e os consumidores tem a oportunidade de fazer e re-solver várias coisas no mesmo

espaço. “Temos um mundo a oferecer, uma loja ampla, com produtos sortidos e de quali-dade, uma vasta linha de eletro eletrônicos, temos farmácia, res-

taurante com cardápio variado e na garantia de um bom aten-dimento”, frisa.

São 283 empregos dire-tos, 45 mil itens, alimentares ou não, com mix regionalizado e cerca de 30 fornecedores locais.

Juazeiro é a primeira unidade coeficiente do Ceará, onde foram investidos R$ 35 milhões e conta com mais de 50 iniciativas sustentáveis, indo desde a gestão ambientalmente responsável de resíduos sólidos, energia e água até o uso de ma-teriais reciclados.

Responsabilidade Social

O Instituto Walmart or-ganiza e executa ações de res-ponsabilidade social, apoiando o Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio

(Sesc), distribuindo alimentos. Frutas e verduras são encami-nhadas diariamente para o Pro-grama. Além de oferecer cursos para jovens aprendizes. Uma

turma de 14 pessoas é remune-rada com um salário mínimo, com direito a curso no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO O Presidente da Associação Comercial e Industrial de Jua-

zeiro do Norte, no uso de suas atribuições legais e de acordo com os estatutos da entidade, convoca os seus associados para as Elei-ções Gerais do biênio 2012/2013, que realizar-se-ão no dia 15 de outubro do ano em curso no horário de 8:00 às 17:00 horas.

1-Só poderão votar os sócios quites com a tesouraria.2-Fica estipulado o prazo máximo até 13 de outubro para o regis-tro de chapas na sede da entidade, localizada a rua São Pedro 163.

Juazeiro do Norte 01 de outubro 2011n Grupo aposta na região e garante mais investimentos ainda este ano

Page 6: Jornal do Cariri - 2503

Cresce movimento pela beatificação da jovem Benigna Cardoso da Silva Wilson Rodrigues

Benigna Cardoso da Silva poderá ser a primeira beata do Ceará

reconhecida pela Igreja Ca-tólica. Ela foi brutalmente assassinada, aos 13 anos, no Sítio Oiti, distrito de Inhumas, dois quilôme-tros da sede municipal de Santana do Cariri, no dia 24 de outubro de 1941. O pároco da igreja matriz de Santana, padre Paulo Le-mos colheu informações e toda documentação neces-sária para o reconhecimen-to. O processo em prol da beatificação encontra-se na Diocese do Crato e será en-viado ao Vaticano.

Raimundo Sandro Cidrão, coordenador do movimento Pró-Benigna, explicou que o monsenhor italiano, Vitaliano Ma-cholli, está intermediando o processo e estará presen-te na celebração, no próxi-mo dia 24 de outubro, em comemoração aos 70 anos da morte de Benigna. A população de Santana do Cariri aguarda a data com muita expectativa, para ouvir do Monsenhor as no-vidades trazidas de Roma sobre o assunto. Cidrão acredita que a beatificação de Benigna é uma ques-tão de tempo. “A Diocese sugeriu e o bispo Panico está dedicado ao processo que trata de um caso onde houve martírio de alguém que morreu para não pecar

n Auto-retrato da jovem Benigna n Memorial em Santana do Cariri, onde há um altar e estão alguns pertences de Benigna

DIOCESE DO CRATO

Mirelly Morais

O inquérito ainda não foi encerrado, mas já são sete pessoas presas, suspeitas de envolvimento nos assassi-natos do ex-vereador Ama-rílio Pequeno da Silva e do ex-policial civil José Alves Bezerra, o Dedé da Civil, ocorrido em 20 de setembro deste ano, numa praça pú-

Polícia diz que crime contra ex-policiais está elucidado

Juazeiro participa de Encontro de Negócios da Língua Portuguesa

Márcio DornellesEspecial para o JC

Juazeiro do Norte foi a única cidade do interior a participar do Encontro de Negócios na Língua Portu-guesa (ENLP), realizado na primeira semana de outu-bro, no La Maison Coliseu, em Fortaleza. A iniciativa partiu da Câmara Brasil Portugal no Ceará, com participação da Prática Eventos e apoio do Conse-lho das Câmaras Portugue-sas de Comércio no Brasil e Câmara Brasil Angola.

O prefeito de Jua-zeiro do Norte, Manoel Santana prestigiou o stand da Prefeitura e festejou os números da economia da cidade, alimentando novos investimentos. “Aqui, a gente tem a oportunidade de mostrar as nossas poten-cialidades e de buscar par-ceiros que possam investir para melhorar o progresso, o desenvolvimento”, disso.

Para Santana, Juazei- n Stand da prefeitura de Juazeiro do Norte, no Encontro de Negócios, em Fortaleza

CDL Celular

O presidente da Câ-mara de Dirigentes Lojis-tas (CDL) de Juazeiro, Mi-chel Araújo vai implantar o projeto CDL Celular, que beneficiará os associados

juazeirenses. Será a primei-ra do Nordeste a aderir ao plano. Um grande passo na melhoria da comunica-ção interna da entidade. O pré-lançamento aconteceu na sede da CDL, na última sexta-feira (7).

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 20116Cidades

blica em Juazeiro do Norte. Segundo o Delegado Regio-nal de Juazeiro, Gustavo Au-gusto Pernambuco, que pre-side o inquérito, o caso está elucidado.

Considerado desde o primeiro momento, pelas au-toridades policiais, um crime de pistolagem, os assassina-tos ganharam repercussão, envolvendo grande número

de agentes nas investigações. Sete delegados trabalham no Inquérito, juntamente com o chefe do setor de inteligência da Polícia Civil no Ceará, de-legado Francisco Crisóstomo. Na atual fase do inquérito, estão sendo analisados os de-poimentos colhidos dos sus-peitos já detidos, para definir as próximas ações A polícia não descarta a possibilidade

de novas prisões.A sétima pessoa a ser

presa, no último domingo (9), foi Samuel dos Santos Oliveira, de 24 anos. Mais co-nhecido por Paulista, ele foi colocado em uma cela isola-da da 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), de Juazeiro, passando a ser o principal suspeito da execu-ção.

Além de Samuel, tam-bém estão presos o empre-sário Francisco Saturnino da Silva, de 51 anos, o Chico do Rio de Janeiro, o ex-procura-dor do município de Juazei-ro, Irlando Pereira Linhares, 49 anos, o empresário Fran-cisco Flávio Moura Furtado, de 38, o servente de pedreiro Samuel Rosendo Lima, de 26 anos, e outro homem identi-

ficado apenas como Rocifran, que é genro de Chico Rio de Janeiro.

Segundo informações do delegado regional Gus-tavo Augusto que preside o inquérito, o crime teria sido motivado por supostas ne-gociações imobiliárias entre o ex-vereador e o ex-procura-dor, que mantinham laços de sociedade e amizade.

ro se diferencia de outras cidades por vários fatores, entre eles, o estratégico po-sicionamento geográfico, no Sul do Ceará, facilitan-do o transporte de merca-dorias entre as principais capitais do Nordeste. Além disso, “é vitrine natural porque passam 2,5 milhões de visitantes, romeiros, motivados pelo turismo re-ligioso, ou motivados por encontros científicos pa-trocinados pelo pólo uni-versitário e os produtos são naturalmente expostos para esse grande mercado consumidor”.

O presidente da Câ-mara Brasil Portugal no Ceará, Jorge Chaskelmann, afirma que o estado vive

um bom momento e cita números elevados de de-senvolvimento, como na terra de Padre Cícero. “Os empresários estão muito satisfeitos e surpreendidos porque as pessoas na Euro-pa não sabem qual é o cres-cimento e o desenvolvido do Nordeste e não sabem o que o Ceará é hoje. Jua-zeiro está com crescimento de 19%. Nem a China”, co-mentou.

Cerca de 300 empre-sários, profissionais liberais, pesquisadores e autoridades políticas passaram pelos cor-redores do evento. A rodada de negócios gerou 300 agen-damentos, que podem se transformar em projetos con-cretos, em futuras reuniões.

contra a castidade”, reve-lou.

Conheça o casoO crime aconteceu

nove dias após o aniversá-rio de 13 anos da jovem, por um rapaz da mesma idade, por nome de Raul Alves de Oliveira, que vivia a asse-diando com proposta de namoro. Diante da recusa de Benigna, Raul preparou

uma emboscada e a matou a golpes de facão, decepou os dedos da mão e em se-guida a degolou. Foi detido e levado para Fortaleza e quando completou maio-ridade foi condenado pela Justiça. Depois de cumprir pena, Raul voltou ao local do crime e ao túmulo de sua vítima para pedir perdão. Ele morreu em 2003, com 75 anos de idade.

No local do assas-

sinato foi construída uma capela que vem sendo visi-tada por romeiros de várias regiões do Brasil, fazendo promessas rogativas e con-fessando graças alcançadas por intercessão da menina. Em um modesto marco, marcado por uma pequena cruz, são deixados, pelos vi-sitantes, vários objetos. No ano de 2003, um cidadão santanense por nome de Ari Gomes teve a idéia de man-

dar celebrar uma missa na capelinha, transformando o evento em uma verdadeira romaria. Em 2010, o bispo diocesano do Crato, Dom Fernando Panico celebrou a segunda missa e conclamou a população a participar de um movimento pela beatifi-cação de Benigna.

Benigna Cardoso da Silva não tinha pais e era criada pela família Cis-nando Leite. Levava uma

vida igual a das mocinhas da zona rural da época, dedicando-se aos afazeres domésticos e tinha a res-ponsabilidade de garantir o abastecimento de água da casa. Era uma linda jo-vem e sua formosura atraiu a atenção de Raul Alves de Oliveira. Seu assassina-to aconteceu exatamente quando ela ia buscar água numa cacimba próxima a localidade onde morava.

Page 7: Jornal do Cariri - 2503

Sociedade em FocoPOR WALESKA MARROCOS [email protected]

7REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2011

Social Cultura

Rua Senador Pompeu, Nº 429 - Centro - Crato-CEFone/Fax (88) 3523 1080

ALFARMA, a primeira farmácia de manipulação genuinamente Cratense.Diretora TécnicaDrª Fabiana Pereira Rodovalho Alencar Gomes

CRATO

Crianças da periferia terão dia especial e repleto de atividades

BELA

Ainda no desfile do Colégio Paraíso, Fernanda Carvalho, aluna do 2° ano, era a Marilyn Monroe. Bem maqueada e com o figurino impecável, a jovem caprichou no visual. Estava linda!

PROJETO ROMERO BRITO GREVE GERAL

Os professores e alunos do Complexo Cultural Schoenberg promoveram uma exposição com obras inspiradas no trabalho do artista Romero Brito. As crianças fizeram desenhos, pinturas, esculturas e etc. Tudo foi organizado, com muito bom gosto, pelos professores, que fizeram uma perfeita interação com os pais e alunos. Foi bonito de ver as crianças exibindo seus trabalhos com o orgulho de verdadeiros artistas. Lindo!

Adriana, Carla, Francisco e Reginaldo, da diretoria do Sindicato dos Bancários, em ação pelos direitos da classe. Eles esperam que a greve acabe o mais rápido possível e pedem a compreensão da população. A categoria pede 12,8%, mas os banqueiros só oferecem 8% de aumento. Estamos no aguardo do desfecho rápido para que os trabalhos sejam retomados e que os clientes possam ser atendidos.

HIPCHIC

O Colégio Paraíso comemorou a semana estudantil e promoveu o desfile anual de seus alunos. Muito bonito e organizado, o evento fez uma verdadeira viagem aos grandes fatos e personagem históricos, sem esquecer o centenário da cidade do Juazeiro do Norte. Encontramos esse grupo de Hippies que, durante o desfile, contagiava com sua alegria. Lindo de vê.

NOVA GERÊNCIA FELIZ ANIVERSÁRIO

Anderson Veloso assume a gerência da World Cell, na companhia de Adilene, Rossana, Irisvânia e Juliana.Desejamos sucesso nessa nova empreitada.

Comemorando mais um ano de vida, o senhor Arlindo Sotero Júnior. Na foto, ele comemora com sua equipe da Newland. Parabéns, e que Deus esteja sempre em sua vida. Felicidades!

O periódico do Cariri independente

Coletivos CamaradasAnalu Morais

Crianças de diversas partes do mundo esperam ansiosas pela chegada do marcante e alegre 12 de ou-tubro. É o dia em que algu-mas delas acordam com um largo sorriso no rosto à espe-ra de seu presente. Mas, esta é uma realidade que nem todos os pequenos podem desfrutar. Meninos e meni-nas que moram na perife-ria, muitas vezes, não têm a oportunidade de ter um dia de brincadeiras e atividades legais. Mudar esta realidade é o principal objetivo do Dia da Criança, promovido pelo Coletivo Camaradas

De acordo com o co-ordenador do grupo, Ale-xandre Lucas, a idéia é pro-porcionar um 12 de outubro bastante educativo para crianças de várias comuni-dades e poder aprender com todas elas. “Nós procuramos conhecer um pouco mais da história daquele local para

podermos fazer tro-ca de conhecimentos. Ao final da ativida-de, todos ensinam e aprendem”, conta Ale-xandre. O Coletivo Ca-maradas pretende fa-zer com que as crianças sintam-se lembradas e que elas tenham um dia divertido e produ-tivo, em parceria com o Centro Cultural Ban-co do Nordeste (CCB-NB), Casa Harmônica, Companhia de Teatro Arriégua, Sociedade Cariri das Artes e Pro-jeto Nova Vida.

Em anos ante-riores, as atividades foram realizadas na periferia do Crato. A primeira e a segun-da edição do Dia da Criança aconteceu na comunidade da Bata-teira e do Gesso, res-pectivamente. Este ano, na terceira edi-

ção, as crianças da co-

munidade do Gesso serão contempladas novamente. Inicialmente, o grupo irá à comunidade para conhecer mais sobre a história das pessoas que moram por lá.

Dentre os participan-tes, adultos e crianças po-derão desfrutar de um dia repleto de atividades e re-creações. A partir das 15h, haverá uma caminhada com os participantes, saindo do projeto Nova Vida e indo ao campinho do Gesso, que se transformará em um local de lazer para todos.

Atividades

Serão realizadas brin-cadeiras populares, como “elástico”, “pula-corda” e “pega-pega”, bem como oficinas de arte sobre mar-morização e intervenções urbanas - um tipo de mani-festação artística. O intuito é tornar o dia inesquecível para a comunidade. n O Coletivo Camaradas já promoveu atividades alusivas ao Dia das Crianças, em duas outras edições

Page 8: Jornal do Cariri - 2503

COMPETIÇÃO

FUTSAL

“Dia D” de paintball será realizado no Cariri

8 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2011

Esporte

n Evento Norte e Nordeste fará alusão a Segunda Guerra Mundial

CÍCERO NICÁSSIO

TOQUE DE PRIMEIRA

ÚLTIMA ESTÂNCIANão tem explicação a atitude de alguns

dirigentes de futebol que não tem habilidade para trabalhar num esporte que requer, não malandragem, mas profissionalismo. O dirigente do Campinense, para tirar o foco do fracasso na série C, questionou no Tribunal o jogo entre Fortaleza e Clube de Regatas Brasil (CRB). Não deu em nada. Os times foram absolvidos. Cabe ao time paraibano recorrer para a última instância. Quando um clube é bem administrado, os resultados acontecem dentro das quatro linhas.

TABUQuando será? Essa é a pergunta que o torcedor icasiano faz

para si mesmo. Quando o Icasa vai quebrar o tabu de não vencer o Asa de Arapiraca? O verdão, quando consegue um empate, é porque jogou muito. Já o Asa não precisa disso. Na última derrota de 2 a 1, em Arapiraca, o Icasa teve o domínio do jogo , mas não soube transformar em gols. O Asa foi mais objetivo. O tabu permanece.

ESTREIAQuem jogou futebol aceita os resultados negativos com

naturalidade. Tive a oportunidade de assistir ao jogo entre Atlético Goianiense e Botafogo, pela série A. O time goiano, em 10 minutos de jogo, fez 2 a 0. O volante Marino, que defendeu o Icasa na série B, fez a sua estréia. A partida já estava decidida e o Botafogo totalmente batido, de repente, aparece o volante Dodo para fazer sua estréia na série A. Hoje, a cidade de Aurora tem seu representante no futebol brasileiro. Estamos na torcida.

ABRAM OS OLHOSObservando bem, o futebol cearense vem sendo prejudicado

pelas arbitragens. Na última rodada da primeira fase da série C, o árbitro anulou um gol lícito do Guarany de Sobral e validou o gol do Campinense em completo impedimento. Pela série A, no empate de 1 a 1 contra o Atlético Mineiro, o Ceará teve dois jogadores expulsos de maneira duvidosa. Na série B, o Icasa já foi prejudicado várias vezes pela regra 18. É coincidência ou a arbitragem está querendo rebaixar o futebol cearense? Abram os olhos.

Yaçanã Neponucena

No próximo mês de dezembro, a região do Cariri será sede

do evento de paintball que abrangerá as regiões Norte e Nordeste. A competição, que recebe o nome de “Dia D”, é uma alusão a Segunda Guerra Mundial, considerado a maior operação militar da história da humanidade.

Cerca de 150 jogadores estarão participando do big game, na modalidade cenário, onde cada equipe terá de cum-prir as missões estabelecidas pela organização da competi-ção. O local da prova será de-finido até o dia 20 deste mês. Esta será a terceira vez que o jogo acontece no Nordeste.

Desta vez, o Cariri foi escolhido devido à boa fun-damentação do esporte e tam-bém pela condição geográfica. Há três anos, Juazeiro do Nor-te dispõe de campos usados pela modalidade. Apesar de ser novo, o esporte tem cativa-do adeptos na região. Estima-

-se que cerca de dois mil cari-rirenses já jogaram paintball. Recentemente, Juazeiro rece-beu uma arena speed, que está em exposição.

Geralmente, eventos do Dia D são realizados nas capitais, onde existe a cultura dos participantes possuírem os equipamentos necessários ao jogo. Para a organização do campo de Juazeiro, o Cari-ri pode se tornar referência no esporte. Segundo o proprietá-rio do Juazeiro Paintball, Clo-vis Alírio Cavalcante, é preciso fortalecer o esporte através da informação. “A credibilida-de aumenta, após um evento como este. A gente espera que o número de jogadores fieis cresça ainda mais na região e que o esporte seja amplamente divulgado. Para isso é impor-tante que os interessados se filiem ao fórum”, afirma.

O desempenho da re-gião no esporte fez com que a localidade se tornasse sede do Fórum Ceará de Paintball, que reúne todos os jogadores do Estado. Ao todo são 35 campos em todo o Ceará.

n SEGURANÇA ELETRÔNICA

n PORTARIA

n ZELADORIA

n TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE

Peça já seu orçamento sem compromisso

RUA DELMIRO GOLVEIA, 942 - SALESIANOSFONE/FAX: (88) 3512-1100

TUDO EM ATÉ 10X NO CARTÃO VISA SEM JUROS

CHEQUE E CARNÊ.

AUTOMÁTICOS, CERCA ELÉTRICA, PORTEIRO E VIDEO PORTEIRO, INTERFONE, PABX, CFTV.

• Cargas e Encomendas Urgentes para o Sertão Central, Cariri, Baixo Cariri e Chapada do Araripe, DIARIAMENTE.• Filiais: Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Mombaça, Acopiara, Iguatu, Várzea-Alegre e Juazeiro do Norte.

www.birdexpress.com.br

Fortaleza-CE 85.3295.7878

Avenida Padre Cícero, 2200 Galpoes 4 e 5 - Triangulo

Juazeiro do Norte-CE 88.3512.7164 / 3512.8980

Os times A e B da Se-leção Maranhense de Futsal para deficientes visuais es-tiveram no Cariri para uma partida de apresentação, na

noite desta segunda-feira (10), na quadra Bicentenário do Crato. A realização foi do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS). Estive-ram presentes alguns atletas da Seleção Brasileira de Fut-sal com deficiência visual. A entrada foi um quilo de ali-mento não perecível.

De acordo com o pro-fessor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolo-gia do Ceará (IFCE), Luciano Carvalho, essa foi a primeira vez em que o evento reali-zou-se no Crato, promoven-do a inclusão social de pes-soas que têm algum tipo de deficiência. “Com este jogo, nós mostramos que a falta de visão não impede as pessoas de realizar atividades, como qualquer outra pessoa”, con-ta Luciano. As partidas esta-vam inseridas na II Semana de Sensibilização promovida pela Secretaria de Educação do Crato.

Seleção Maranhense para deficientes visita o Cariri


Top Related