Transcript
Page 1: Jornal do Cariri - 15 a 21 de julho de 2014

esporte

Gp de Muaythai reunirá praticantes em Juazeiroapito | pág. 12

seMiárido nordestinoZona franca pode alavancar polo industrial do Cariripolítica | pág. 4

metropolitana | pág. 8

metropolitana | pág. 8

greVe no craJUBar

instrutores de autoescolas param por reajuste salariale fiscalização

saiba mais

Instrutores e funcionários de autoescolas reivindicam melhoria salarial, redução da carga horária de trabalho, plano de saúde, regulariza-ção da carteira profissional e mais fiscalização do Detran nos centros do Crajubar. O sindicato da categoria afirma que a greve seguirá por tem-po indeterminado.

Serena Morais

lei amBiental

De 15 a 21 De Julho De 2014 ano 15 número 2648 Preço: r$1,50

www.jornaldocariri.com.brO periódico do Cariri independente

Empresa usa hospital SãoLucas como lavanderia

Lixões continuam e municípios serão autuados

SAÚDE ENXOVALHADA

O vereador Normando Sóracles (PSL) vai fazer, esta semana, mais um pronunciamento sobre a situação da empresa “Natuse Lavanderia In-dustrial”, responsável pela lavanderia do Hospital e Maternidade São Lucas. Segundo o vereador, a empresa utiliza equipamentos, espaço e água do órgão público para cumprir contratos com outros hospitais. Pro-

curado para falar sobre o assunto, o diretor do São Lucas, Romualdo Lo-pes, disse que o caso já foi denunciado ao Ministério Público do Estado (MP-CE) e o contrato da empresa assinado ainda na gestão passada. So-bre o aluguel de enxoval de crianças, ele disse que, na verdade, a empresa fornece toda a rouparia do hospital. política | pág. 3

Grandes noMesagostinho Balmes odísio, a saga do escultor e arquiteto

granDeS nomeS | pág. 7

Samuel Macêdo

Próximo de vencer o prazo para o encerramento dos lixões a céu aberto nas cidades brasileiras, Crato, Juazeiro e Barbalha não têm tomado providências para resolver o problema.. Sem a efetivação do Aterro Consorciado do Cariri, os municípios devem ser autuados com base na lei federal ambiental. metropolitana | pág. 6

80 anoS De morte Do paDre cícero

Juazeiro vai receber 200 mil em romaria

Juazeiro do Norte se prepara para receber milhares de romeiros na celebrações que marcam os 80 anos de morte do Padre Cícero. Este ano, além do tradicional roteiro da fé, poderão participar de diversas atividades culturais em comemoração aos 100 anos da Sedição do Município. De 17 a 23 de Julho, aproximadamente 200 mil visitantes devem passar pela cidade. metropolitana | pág. 10

sindicato denunciaempresas de ônibuspor más condiçõesde trabalhoAtrasos salariais, pagamen-to de férias com vale-trans-porte, excesso de carga ho-rária, não pagamento de hora extra e sucateamento dos ônibus são algumas das denúncias feitas pelo Sin-dicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário em Juazeiro do Norte.

caoS na SaúDe

O vereador Tarso Magno (PR) requereu que o Município socorra o paciente Francisco José Tavares Barbosa Júnior, que está com um dos braços fraturados, há cerca de um mês, e não consegue a cirurgia eletiva. Entre os motivos, es-taria a inadimplência do município de Juazeiro com o hos-pital contratado para fazer o serviço. O vereador avalia a situação como inadmissível e ressalta que, caso não haja re-solução para o caso, o paciente deve recorrer à Justiça para ter o seu direito respeitado. O secretário de Saúde, Plácido Basílio, negou a inadimplência e disse que a fila de espera precisa ser obedecida. política | pág. 4

Inadimplência de Prefeitura deixa pacientes sem cirurgia

políitica| pág. 3

nem ciD, nem canDiDatoS

Expocrato fica fora de agenda política

tranSporte coletiVo

Page 2: Jornal do Cariri - 15 a 21 de julho de 2014

Região do caRiRi, de 15 a 21 de julho de 20142

a Grande verdade é que os municípios terão que ajustar seus orçamentos para o pagamento de multas, porque nenhuma prefeitura, exceto a de Brejo Santo, resolveu a situação dos lixões. polyana coimBra, Secretária De meio amBiente De BarBalha

“ “

Opinião

CartaQuando as pessoas ligam para 192, elas passam por uma série de perguntas feitas pelas equipes do Samu. As crianças são fácies de identificar quando estão mentindo, mas os adultos já conseguem driblar os questionamentos, deixando a entender que se trata de uma ocorrência verídica. Infelizmente, o estado tem um gasto absurdo com gasolina, sem falar na demora ou até falta de socorro às vítimas que realmente estão necessitando. Com o bina, iremos pedir, no mínimo, o ressarcimento da gasolina paga, porque está previsto em Lei.

anya lUna, gerente Do SamU De JUazeiro

seXtiLHaQuEM aMa nunca dESiSTEcaMinha cOM PaciênciaSuPORTa TudO cOM Fé uSa dE BEnEvOlênciaa ESPERança é SEu guia nOS TRilhOS da Paciência.

Welington coSta

Diretor-presidente: Donizete ArrudaDiretora de Redação: Jaqueline FreitasDiretoria Jurídica: Vicente AquinoDiagramação: Evando F. MatiasFotos: Serena Morais

Fundada em 5 de setembro de 1997O Jornal do Cariri é uma publicação da Editora e Gráfica Cearacom LtdaCNPJ: 15.915.244/0001-71

Conselho EditorialGeraldo Menezes Barbosa, Francisco Huberto Esmeraldo Cabral, Napoleão Tavares Neves e Monsenhor Gonçalo Farias Filho.

Administração e RedaçãoRua Pio X, 448 - Bairro SalesianosCEP: 63050-020 - Juazeiro do Norte Ceará - Fone 88 3511.2457

Departamento Comercial | [email protected] Redação | [email protected]

Sucursal Fortaleza: Rua Coronel Alves Teixeira, 1905 - sala 05 - Fone: 85 3462.2600Sucursal Brasília: Edifício Empire CenterSetor Comercial Sul - sala 307 -Brasília - DF.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores.

Fale conosco

não Basta ser BoM

palavra de FéPr. Jecer goeS

Somos o pais do futebol, o mundo todo sabe disto e nenhum pais do mundo produziu tantos gênios neste esporte, que é, de lon-ge, o que reúne mais espectadores. Inventado na Inglaterra com o nome de football association, o nome, que quer dizer, associação para chutar a bola, tornou-se o esporte mundialmente praticado.

Nos tornamos o pais dos craques. Quando lhe perguntam lá fora: De onde você é?, e você responde: do Brasil. Logo depois de um sor-riso, eles respondem: Brasil! Pelé, ronaldo, Kaka!

Nenhum país exportou tão grande quantidade de gênios da bola.No entanto, com toda esta tradição e campeões mundiais cinco ve-zes, fomos submetidos a mais fragorosa derrota, sem precedentes. Derrota que país algum tomou antes.

o que podemos aprender com isto?Primeiro, que, enquanto vitórias nos põem alegres, situações

contraditórias nos colocam pra pensar.A tradição nacional do jeitinho brasileiro foi colocada à prova.Ficou claro que atitudes individuais e estrelas não conseguem

fazer sozinhos o trabalho que só pode ser feito em equipe.Um time de futebol precisa ser como a vida. Não podemos viver

isolados, todos precisam de todos.esquecemos que o conjunto não estava bom e passamos a pen-

sar que os astros venceriam, porque temos jogadores geniais, por-que somos penta, porque a torcida é nossa e isso muda o jogo. Não muda.

o jogo é jogado de forma conjunta. os alemães nos mostraram isso e, todas as vezes que eles avançaram, havia alguém colocado estrategicamente à frente de nossa grande área, De cara para nosso goleiro, chutando através dos nossos desnorteados rapazes, sem um plano, num cobrando um ” penalty “ virtual pela nossa improvisa-ção.Após o primeiro gol, então, ficou evidente, para os que estavam em campo, que não tínhamos um plano nem visão de conjunto.

A atitude da equipe, convicta de que estava tudo perdido, se re-fletiu na inércia, que fazia com que não lutassem mais pela posse da bola. Não havia a quem entregá-la, pois em cada local sempre havia um jogador alemão pronto pra receber a bola que fosse lançada.

Somos movidos a coração e, quando o coração desfalece, per-demos a coragem de lutar. A Bíblia fala :“Sobretudo guarda o teu coração, porque dele provêm as saídas da vida”

Nada está perdido, podemos tirar desta lição a certeza de que não se pode maquiar a realidade e nós precisamos arregaçar as mangas e trabalhar arduamente. Pois somos bons, sim. Somos um pais maravilhoso, ganhar a copa não é tudo, pelo contrário. Pode nos fazer esquecer que, a cada dia, precisamos melhorar o pais que vivemos, nos unir em torno do objetivo comum de melhorar a vida dos milhões deste time chamado Brasil;

Não basta ser bom, é preciso buscar a excelência, a dedicação, o conjunto de ações necessárias para fazer deste país o que ele já é: o melhor país do mundo, que até, agora,se encontra “deitado eterna-mente em berço esplêndido”

Deus abençoe!

CHARGE

eDitorial

As zonas francas são regiões delimitadas em um país ou em um estado, onde podem entrar mercadorias nacionais ou de origem estrangeira sem que se submetam às tarifas alfandegá-rias regulares. Elas são uma re-alidade em todo o mundo, exis-tindo zonas francas na Coréia do Sul, na Espanha, França, Irá, Portugal e Rússia, por exemplo.

No Brasil, a Zona Franca de Manaus foi criada em 1957, por inciativa do presidente Jusceli-no Kubitschek, embora só em 1967, no regime militar, é que efetivamente se deu sua ins-talação e o início de suas ati-vidades. Desde então, a zona franca tem sido responsável pelo crescimento do Estado do Amazonas, embora haja muitas críticas a esse modelo.

O deputado federal Raimun-

do Gomes de Matos (PSDB) teve a excelente ideia de pro-por ao Congresso Nacional uma emenda à Constituição para criar a Zona Franca do Se-miárido Nordestino, com sede em Juazeiro do Norte. Esse projeto ganhou amplo apoio de outros deputados do Nordeste e, agora, a intenção de alguns parlamentares é ampliar o raio dessa zona franca para 150 qui-lômetros, o que atingiria muni-cípios do Ceará, da Paraíba e de Pernambuco. Se aprovada, a emenda poderá significar um novo estágio no desenvolvi-mento regional do Cariri.

Mais que um projeto de emenda constitucional, a ideia da Zona Franca do Semiário Nordestino é uma proposição que dá esperança de futuro a um território brasileiro esque-

cido, abandonado e deixado a sua própria sorte há mais de um século. Não se trata de uma forma de se criar um privilé-gio para o Cariri e adjacências, mas de corrigir uma injustiça histórica com a região. O Brasil sempre destinou seus recursos e melhores esforços para o de-senvolvimento dos centros tra-dicionais, seja o Sul-Sudeste, sejam as capitais litorâneas. O fascínio da concentração do poder industrial e financeiro no eixo Rio-São Paulo e pela vida próxima do mar tornou o crescimento das áreas do Norte e do interior do Nordeste um sonho que nunca se converteria em realidade.

A Zona Franca da Esperan-ça é um nome possível para um projeto de emenda consti-tucional que ultrapassa a bar-

reira do comodismo e da acei-tação silenciosa de um destino de miséria e de sofrimento, que parece ter sido traçado há tempos e contra o qual os nor-destinos não são animados a se opor. É tempo de rever essa visão ultrapassada e fatídica sobre o Semiárido. A coragem de tantos brasileiros que, des-de o século XVII, aceitaram o desafio de trazer o desenvolvi-mento para essas plagas deve ser respeitada e justiçada his-toricamente.

As forças políticas, econô-micas, sindicais e intelectuais do Cariri devem-se unir em prol do sucesso da proposta de emenda constitucional do de-putado Raimundo Gomes de Matos. E o esforço desse parla-mentar deve ser lembrado por todos os caririenses.

A ZONA FRANCA DA ESPERANÇAa Zona Franca da

Esperança é um nome possível para um

projeto de emenda constitucional que

ultrapassa a barreira do comodismo e da

aceitação silenciosa de um destino de miséria

e de sofrimento, que parece ter sido traçado

há tempos e contra o qual os nordestinos não são animados

a se opor.

Os títulos de cidadania honorária fazem parte de uma antiga tradição, que remonta ao Império Romano. Conceder a cidadania a alguém era estender-lhe os privilégios de que gozavam os súditos de um Estado e, em muitos casos, era também uma forma de reconhecimento por seus serviços prestados em uma batalha ou por um ato de heroísmo. Com o tempo, a naturalização tornou juri-dicamente mais efetivo esse proces-so de outorga da cidadania nacional a um estrangeiro. Mas, a tradição de se reconhecer os méritos pessoais, a contribuição para a comunidade ou um gesto notável de alguém nascido em outra cidade ou em outro Estado conservou-se por meio de atos sim-bólicos de oferecimento da cidada-nia honorária. Com esse ato, o povo, por intermédio de seus vereadores ou deputados, reconhece como seu con-

terrâneo alguém nascido em outro lugar. É uma maneira de se oficializar algo que o sentimento popular já ha-via consolidado há tempos.

Esta semana, Antonio Donizete Arruda Linhares tornou-se cidadão honorário do Crato. Ele já era um ho-mem de duas pátrias. A primeira é a Muita Distinta e Real Vila de Sobral, como era conhecida nos tempos del Rey D. José. Donizete Arruda é um filho orgulhoso da Princesa do Nor-te, a Sobral, a terra do bispo-conde Dom José Tupinambá da Frota, da Universidade do Vale do Acaraú e da comprovação da teoria da relativida-de. A segunda pátria de Donizete Ar-ruda é o jornalismo. Sim, ele é cida-dão, desde sua formatura no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, desse outro pla-neta, que é o mundo do jornalismo, onde não se vive em um território de-limitado, mas nas trincheiras de uma guerra de todos os dias em busca da verdade e da notícia.

Donizete Arruda, graças à inicia-tiva dos vereadores da Câmara Mu-nicipal do Crato, recebeu no último domingo o direito de ostentar uma terceira cidadania. Ele agora é tam-bém um conterrâneo, um cratense,

um filho da Vila Real do Crato, da Princesa do Cariri, da terra onde José Martiniano de Alencar procla-mou a república em 1817 e Bárbara de Alencar entrou para a História como o símbolo do heroísmo das mulheres brasileiras.

Escrevo esta carta ao jornalista Donizete Arruda, amigo certo das horas incertas, para recebê-lo em sua nova casa, embora ele já tenha finca-do suas raízes no Crato, em definiti-vo, desde que fez renascer o Jornal do Cariri. O título que ele merecida-mente recebeu é o reconhecimento de todos os cratenses, nos quais eu me incluo, aos méritos, à coragem e à dedicação desse grande profissional à Princesa do Cariri.

Agora, com o título de cidadão ho-norário, Donizete Arruda saberá que ser cratense não é apenas uma ques-tão de ter nascido no sopé da Chapa-da do Araripe. Ele conhecerá que ser cratense é, acima de tudo, um estado de espírito. É trazer junto de si, onde quer que esteja, o sabor da água mine-ral da Nascente, o pôr do sol melancó-lico visto do Grangeiro e a emoção das festas em honra de Nossa Senhora da Penha de França, na Sé Catedral. Seja bem-vindo, caro conterrâneo.

CARTA A UM NOVO CONTERRÂNEOotavio Luiz rodrigues JuniorProFeSSor DoUtor De DIreIto cIvIL DA FAcULDADe De DIreIto Do LArgo São FrANcISco – UNIverSIDADe De São PAULo. PóS-DoUtor eM DIreIto PrIvADo coMPArADo PeLo MAx-PLANcK-INStItUt (HAMBUrgo –ALeMANHA).

Page 3: Jornal do Cariri - 15 a 21 de julho de 2014

Região do caRiRi, de 15 a 21 de julho de 2014 3

PolíticaEmpresa usa hospital público em Juazeiro

laVanDeria no SÃo lUcaS

A Prefeitura de Juazei-ro do Norte, através da Secretaria de Saú-

de do Município, está arcan-do com os custos de lavagem de roupas hospitalares da empresa “Natuse Lavande-ria Industrial”. A empresa, que tem contrato com o Município para lavar a rou-pa do Hospital São Lucas, utiliza do espaço, equipa-mentos e a água do hospital para fazer o mesmo serviço contratado junto a outras unidades hospitalares.

A denúncia é do vere-ador Normando Sóracles (PSL), que disse ter verifica-do “in loco” que a empresa usa o bem público para lavar roupas de outros hospitais como o Regional do Cariri e o Maria Amélia Bezerra. “Isso é um absurdo. Estamos pagando para que a empresa lave a roupa do São Lucas e ela utiliza nossos equipa-mentos e a água para cum-prir com outros contratos. É preciso tomar providências e a Câmara não pode se calar,” disse Normando.

O vereador chama a atenção, ainda, para o fato de a administração do pre-feito Raimundo Macedo es-tar pagando a empresa por aluguel de enxovais para recém- nascidos. O contra-to da empresa não especi-fica como o serviço é feito, mas o vereador achou sem propósito a disponibiliza-ção e pagamento do servi-ço. “Quem aluga enxoval de criança? Nunca ouvi falar. Vai ter que explicar”, ressal-tou Normando.

Na denúncia, o verea-dor apresentou notas fis-

cais e recibos que somados ultrapassam os R$ 450 mil pagos pelos serviços. Nor-mando diz que já levou o caso à Câmara Municipal, mas nada foi feito. Agora, o vereador promete levá-lo novamente à Casa Legis-lativa. Caso não obtenha resposta, vai pedir que Mi-nistério Público Estadual

e Federal investigue a de-núncia.

A equipe do Jornal do Cariri entrou em contato com o secretário Municipal da Saúde, Plácido Basílio, mas o mesmo afirmou que não falava sobre o assunto por telefone e, no momen-to, estava impossibilitado de receber, pessoalmente, a

equipe de reportagem nes-ta segunda-feira (13), data de fechamento da edição. Segundo ressaltou, ele esta-va em reunião para discutir a Semana do Município de Juazeiro, que se inicia no próximo dia 18.

O diretor do Hospital São Lucas, Romualdo Lopes Cardoso, também, foi pro-curado para se pronunciar sobre as denúncias. Apesar de estar na mesma reunião de preparação da Semana do Município, ele nos falou, por telefone, que o caso já foi denunciado ao Ministério Público do Estado (MP-CE), pois o contrato da empresa tem data de assinatura ainda na gestão passada.

Quanto à locação dos enxovais, o diretor esclare-ceu que se trata de aluguel de rouparia, pois o hospital não dispõe de roupas para as camas. Segundo ele, toda a rouparia é terceirizada. Sobre a empresa lavar as roupas do Hospital Regio-nal do Cariri, nas depen-dências do Hospital São Lu-cas, o diretor disse apenas não ter conhecimento.

Outro fato que chama a atenção na denúncia é que a sede da empresa, respon-sável pela lavagem e aluguel dos enxovais, tem o mesmo endereço do Hospital São Lucas. A referência é usada na emissão de notas e reci-bos emitidos à Prefeitura de Juazeiro.

Tentamos contato com a direção da empresa. Fa-lamos com a coordenadora, identificada apenas por Iás-cara, mas ela disse que não respondia pela empresa.

o preFeito de Juazeiro conversou demoradamente e deixou quase tudo certo para firmar uma aliança de apoio à reeleição do deputado José Guimarães. Se isso vier a se concretizar, Raimundão rifa a candidatura do filho Mauro Macedo e dá um nó no PT de Juazeiro do Norte, votando numa das maiores lideranças petistas do Ceará.

rebateDoNIzete ArrUDA

Raimundão vai de Aécio Nevesem um movimento político surpreendente, o prefeito raimundo Macedo acertou a vinda do presidenciável Aécio Neves a Juazeiro do Norte, no próximo dia 15 de agosto. Nesta data, raimundão anunciará seu apoio, publicamente, ao candidato do PSDB ao Planalto. Na mesma ocasião, assumirá a campanha de Aécio em todo o cariri. essa dis-posição de ir para o confronto com a presidente Dilma mostra que o prefeito de Juazeiro terá lado nas eleições presidenciais. Assim, antecipa em dois anos a guerra de sua própria sucessão, pois sabe que, para se reeleger, terá que enfrentar nas urnas de 2016 o candidato do Pt. Provavelmente, o ex-prefeito Manoel Santana ou o atual vereador claudio Luz.

Maurinho insiste em enfrentar o paiO motivo do conflito pessoal de Mauro Macedo com o irmão Davi foi a retirada de sua can-didatura à câmara Federal. Na semana que passou, Maurinho confessou a um deputado estadual que, “apesar do Jornal do cariri ser contra, eu sou candidato, e vou ser eleito”. está errado, Maurinho. o Jornal do cariri não é contra e, muito menos, a favor de sua can-didatura. o Jornal do cariri apenas noticia os fatos. Quem está querendo retirar seu nome da disputa é o seu pai, que abriu públicos entendimentos políticos. Maurinho resiste a en-tender as reações de raimundão, tanto que, na sexta-feira, 11, contratou um dos melhores estúdios de música do Nordeste para fazer seu jingle de campanha. Agora, é esperar o dia 20 para saber quem ganhará essa queda de braço entre a vontade de Maurinho ser can-didato de qualquer jeito, correndo riscos, e o desejo de raimundão de lançar apenas Davi, seu outro filho para a Assembleia, elegendo-o com maior tranqüilidade.

Jardim aponta sinais da dobradinhaApós desistir de concorrer à uma vaga na Assembleia, o ex-secretario de governo de raimundão, giovani Sampaio, revelou que, na prática, já está fechada a aliança entre o prefeito de Juazeiro e José guimarães. Na cidade de Jardim, o acordo elei-toral fechado é o seguinte: a oposição votará em Davi Macedo para deputado es-tadual e em guimarães para federal. como se nota, na prática, a candidatura de Maurinho foi retirada. Quem garante essa desistência é o bem informado giovani Sampaio. Mas, Maurinho talvez encontre uma maneira de reverter esse cenário, hoje, desfavorável ao seu nome dentro da sua família.

Futura médica suspeita de maracutaiao Ministério Público de Barbalha ainda não se manifestou, publicamente, sobre o es-cândalo em que se transformou o último concurso realizado pela Prefeitura Municipal. Foi um arranjo de aprovações de aliados do prefeito zé Leite. Se não bastassem as denúncias formuladas na edição passada, surge mais um caso para comprovar que o MP tem que investigar a lista dos aprovados no concurso. A acadêmica de medicina Yasmine carneiro garcia tirou a oitava colocação para o cargo de serviços gerais – ASg-B. talentosa, ninguém duvida da competência de Yasmine para conseguir lograr êxito. A questão que chama a atenção é a de que a universitária reside em Manaus, onde estuda, e não tem como cumprir jornada de trabalho em Barbalha. Porém, tem um influente protetor a defender seus direitos: seu pai, o vereador do PT, Ernane Garcia. Evidente que Ernane garante não haver nada de errado na aprovação de sua filha no concurso da Prefeitura de Barbalha. Só a contradição dela ter escolhido, mesmo como futura médica, uma vaga de faxineira para entrar no serviço público.

Compromisso eterno com o Cratocrato e Sobral, na primeira metade do século xx, disputavam a condição de cidades mais relevantes no cenário político e cultural do ceará. o orgulho de ser cratense rivali-zava com o de ser sobralense. crises e a perda de referenciais atingiu os dois municí-pios quase que simultaneamente a partir dos anos 1970. Hoje, crato e Sobral voltaram a figurar como terras de esperança e de desenvolvimento. É com muito orgulho que, em uma fase muito especial de minha vida, passarei a ostentar a dupla condição de cratense e de sobralense. o título de cidadão do crato, que recebi no último domingo, deu-se em razão da generosidade da câmara Municipal do crato e pela iniciativa do vereador Luís carlos Saraiva. Mas, acredito que os últimos anos de dedicação ao Jornal do cariri e o respeito absoluto que sempre mantive pelo crato, por sua gente e tradições, pesaram nessa decisão. este colunista agradece a homenagem do povo do crato e lhe promete fazer-se cada vez mais digno da homenagem.

Capitão Vieira irá antecipar as eleições para a Mesa Diretora da câmara de Juazeiro. Inicialmente, a sua sucessão seria em dezembro.

Confiante em uma reeleição tranquila, capitão vieira quer que os vereadores votem, já em agosto, quem presidirá o Legislativo juazeirense em 2015.

Vasques Landim continua acreditando que será o candidato a deputado estadual de Raimundo Macedo. Afinal, esse acordo foi fechado ainda em 2012 e Landim sempre soube que raimundão é homem de palavra.

prefeito ronaldo Mattos anunciou, durante encontro do Pt, que votará em José guimarães para deputado federal.

Mas anunciou, também, aos seus aliados, que honrará compromissos firmados à época de sua campanha, com os deputados raimundo Matos e Mauro Benevides.

Zé Leite não vai votar em um petista para a Assembleia. Mesmo explicando, matematicamente, que esses votos seriam decisivos, pois assegurariam maior segurança na eleição de Manoel Santana.

Não houve jeito. Assim, o escolhido para ser apoiado pelo prefeito de Barbalha foi mesmo o deputado estadual Sineval roque, do ProS.

Ministério público eleitoral impugnou as candidaturas de Sineval roque, Ana Paula cruz e carlos Macedo.

ana paula Cruz desistiu de concorrer a um novo mandato na Assembleia. Irá concluir o atual e não tentará nova vaga.

desculpe a ignorância, o prefeito raimundão vai lançar ou não a candidatura do filho Maurinho para a Câmara Federal?

dia e Hora MarCado para deCisãoNo próximo dia 20, sairá a definição sobre o rumo político do prefeito Raimundão.

essa tem sido sua resposta para quem o indaga sobre a quem apoiará nas eleições de outubro. Apesar desse esforço de esconder o jogo, raimundão negociou com o deputado federal Mário Feitoza (PMDB) para ser votado em Juazeiro. esse acordo

não avançou. É que na sexta-feira, 11, o prefeito conversou demoradamente e deixou quase tudo certo para firmar uma aliança de apoio à reeleição do deputado José Guimarães. Se isso vier a se concretizar, Raimundão rifa a candidatura do filho Mauro Macedo e dá um nó no Pt de Juazeiro do Norte, votando numa das maiores

lideranças petistas do ceará.

disse Me disse

VEREAdoR Normando Sóracles levará a discussão à Câmara de Juazeiro

Leia rápidoUm grupo de 35 deputados manifestou apoio à candidatura de camilo Santana ao governo do estado, pela coligação “Para o ceará Seguir Mudando”. eles fazem parte da coligação de 18, entre eles, PrB, PP, PDt, PtB, PSL, PrtB, PHS, PMN, Ptc, Pv, PeN, PPL, PSD, Pc do B, Pt do B e PSD.

Ao todo, a região do Cariri tem sete candidatos a deputado federal nas eleições de 2014. Mauro Macedo (PMDB), Arnon Bezerra (PtB), Normando Sóracles (PSL), Samuel Salviano (PSD), carlos Macedo (PSB), gilvan Luiz (PStU) e valdir Medeiros (Psol).

o ex-prefeito de Juazeiro do norte, Manoel Santana (Pt) teve o seu pedido de candidatura ao cargo de deputado estadual impugnado pelo tribunal regional eleitoral. Além dele, Ana Paula cruz e Miriam Sobreira tiveram as candidaturas impugnadas.

Vereadores de Crato visitaram o Palácio da Abolição, em Fortaleza, nos últimos dias, para colher informações sobre o recurso destinado as obras na estrada de Santa Fé. Pedro Alagoano e Nando bezerra se reuniram com cid e Arnon Bezerra.

Agência Miséria

Fora Da agenDa política

Cid não comparece e manda representante à ExpoCrato

O secretário de De-senvolvimento Agrário, Nelson Martins, represen-tando o governador Cid Gomes (Pros), e o prefeito do Crato, Ronaldo Mattos, abriram, na noite de do-mingo (13), a 63ª edição da Exposição Centro Nor-destina de Animais e Pro-dutos Derivados (ExpoCra-to). Neste ano, a Exposição comemora seus 70 anos de e os 250 anos de emancipa-ção do Crato.

Cerca de duas mil pes-soas acompanharam a abertura da festa, que não contou com a presença do governador Cid Gomes. Além dele, nenhum dos candidatos ao governo do Estado fez caminha-da pelas dependências do Parque Pedro Felício Ca-valcanti, como de costu-me. Apenas o candidato a vice-governador, Roberto Pessoa (PR), da chapa en-cabeçada pelo PMDB, fez caminhada do parque. Ele disse que há mais de 30 anos comparece à abertura

da festa e, agora, não seria diferente. O palanque de abertura foi composto ain-da pela reitora da Univer-sidade Regional do Cariri (URCA), Otonite Cortez, e pelo deputado federal Ma-noel Salviano (PSD).

Durante seu discurso o secretário Nelson Martins observou a grandiosidade e a importância da Exposição para o Crato e a Região do Cariri. Sobre o papel do Es-tado no setor, Nelson des-tacou o fato do Ceará, hoje, ser considerado como zona livre da febre aftosa. “Todo esse sucesso da ExpoCrato é assegurado com a erra-dicação da febre aftosa no Estado. Para isso, fazemos um trabalho intenso e res-ponsável,” disse Nelson.

O prefeito Ronaldo Mattos (PMDB) falou so-bre a trajetória da exposi-ção, destacando sua impor-tância para a economia do município. Destacou ainda o sentimento do povo cra-tense ao receber os visitan-tes daquela que é a maior

festa da região. “A Expo-Crato é uma grande mar-ca do Crato. Nós cratenses temos orgulho de receber tanta gente em nossa cida-de. E, neste ano, vamos fa-zer uma grande festa,” dis-se Ronaldo, destacando os 250 anos de emancipação política do município.

Para a ExpoCrato, que vai até o dia 20 de julho, são esperadas cerca de 400 mil pessoas durante os sete dias de evento. A exposi-ção, uma das maiores do Nordeste, reunirá grandes atrações da música na-cional, como: Jota Quest, Sorriso Maroto, Aviões do Forró, Ivete Sangalo e Bru-no e Marrone. A exposição terá ainda um roteiro de shows regionais e apresen-tações culturais.

A expectativa dos orga-nizadores é de que sejam movimentados mais de R$ 100 milhões em negócios. Já estão expostos no par-que mais de seis mil ani-mais de criadores de todo o Brasil.

Page 4: Jornal do Cariri - 15 a 21 de julho de 2014

Região do caRiRi, de 15 a 21 de julho de 20144

Política poLítiCos caririenses têm candidatura impugnada pelo tribunal regional eleitoral

Leia rápidoo candidato ao governo do estado pelo PSoL, Ailton Lopes, visitou o município de Juazeiro, no último domingo (13). ele se reuniu com lideranças do partido na região do cariri para debater o andamento da campanha da sigla neste local.

em Barbalha, o vereador André Feitosa (PPS) teve sua solicitação de reposição de lâmpadas em alguns bairros do município rejeitada pela administração de zé Leite. o parlamentar remete a atitude ao fato de ele ser de base oposicionista ao prefeito.

em Farias Brito, a comemoração dos 60 anos de criação do Distrito de Nova Betânia foi marcada de homenagens ao Poder Legislativo Municipal. Para tanto, os vereadores realizaram sessão itinerante para que toda a comunidade e autoridades municipais pudessem participar da solenidade.

o assessor jurídico da Prefeitura de várzea Alegre, Lourenço Sales, anunciou a prorrogação, até o dia 22 de julho, das contribuições de impostos, como IPtU, ISS e alvarás. o contribuinte que tem dívida pendente poderá quitá-la à vista ou em 5, 10, ou 20 parcelas com descontos facilitados.

Paciente pede socorro na Câmara de Juazeiro

À eSpera De cirUrgia

Àespera de uma ci-rurgia eletiva no braço direito, fratu-

rado em consequência de um acidente de trânsito, o jovem Francisco José Ta-vares Barbosa Júnior foi à Câmara de Juazeiro do Norte, na última quinta--feira (10), para pedir so-corro. Francisco sofreu um acidente de moto no dia 16 de junho e, desde então, percorre os órgãos de saú-de de Juazeiro em busca da cirurgia, mas até agora nada foi feito.

O vereador Tarso Mag-no (PR) levou o caso à Câ-mara e requereu, verbal-mente, que o Município socorra Francisco José. “Francisco é um trabalha-dor e está sem condições de prover o sustendo de sua família”, disse Tarso, so-licitando o envio de ofício ao secretário de Saúde e ao prefeito Raimundo Mace-do, para que seja solucio-nado o problema.

O vereador avaliou a si-tuação como inadmissível, já que, segundo ele, o Muni-cípio tem dotação orçamen-tária para custear. “Já tentei conversar com os setores responsáveis, sem a neces-sidade de comunicação ofi-cial, mas não tive êxito. O rapaz já tentou o agenda-mento, por várias vezes, na Secretária de Saúde, mas a resposta é sempre que ele espere”, disse Tarso.

O vereador esclareceu, ainda, que uma das dificul-dades para o atendimento é que administração de Jua-zeiro está inadimplente com o Hospital São Raimundo, em Crato, onde são feitos os procedimentos.

Segundo Francisco José, ele chegou a ser aten-dido no Hospital Regional do Cariri, onde fez os exa-mes, mas foi encaminhado ao Município, por se tratar de um caso de baixa com-plexidade. “No dia seguin-te ao acidente, procurei a Secretária de Saúde e eles disseram que eu esperasse. Vinte dias depois, me pro-curaram para dizer que a solicitação estava errada. Realizei nova solicitação, mas até agora nada foi fei-to”, disse o paciente.

Francisco José confir-

mou ter procurado o Hos-pital São Raimundo, onde foi esclarecido que o muni-cípio não pagou os serviços anteriores e, por isso, as ci-rurgias estavam suspensas. “Procurei o Secretário e ele me confirmou que as cirur-gias não estavam sendo re-alizadas. Ele me acusou de tentar furar a fila, mas não quero furar a fila. Eu que-ro é que a fila ande. Somos centenas na mesma agonia”, disse Francisco José.

Procurado para falar so-bre o assunto, o secretário Plácido Basílio, negou que

as cirurgias estejam suspen-sas por falta de pagamento. “Não temos débito. O que temos é um teto financeiro que não pode ser ultrapassa-do. Os pacientes estão sendo encaminhados, mas existe uma fila que deve ser obede-cida”, disse o secretário.

Sobre o caso específi-co, Plácido Basílio, dis-se não ter conhecimento. Caso não haja resposta nos próximos dias, o vereador Tarso Magno disse não ver outra solução, a não ser re-correr à justiça para ter o direito concedido.

VEREAdoR Tarso Magno requereu atendimento cirúrgico para Francisco José Júnior, durante sessão da Câmara

ChapadaMADSoN vAgNer

Banho de água friaFoi um verdadeiro “banho de água fria” em várias candidaturas, sediadas no cariri, a atualização de lista das que podem ser impugnadas por decisão do tri-bunal regional eleitoral (tre-ce). A relação foi divulgada na manhã do último domingo (13), mas o resultado final deve sair no próximo dia 12 de agosto. O tre recebeu a lista do Ministério Público eleitoral que pede a impugnação das candidaturas a deputados estaduais de Sineval roque, Ana Paula cruz, Manoel Santana, carlos Macedo, giovanni Sampaio, além de outras bem conhecidas na região como Miriam Sobreira e raimundo cordeiro, o raimundinho do Anjo da guarda. Prever o resultado do julgamento seria leviandade. Agora, é impossível negar o desgaste e a tensão causada nos candidatos e nas campanhas.

Agenor e a aposta nas oposiçõescom apenas uma base fortalecida por administração municipal, exatamente, onde é ex-prefeito, Agenor ribeiro tem investido em bases de oposição de vários municípios caririenses. o ex-prefeito de Salitre aposta no apoio de nomes do pe-tista giovane guedes, em Araripe, candidato a prefeito derrotado por apenas 45 votos. o detalhe é que o prefeito Humberto germano foi cassado e o nome de Giovane já configura como favorito nas eleições suplementares. Outra base forte de Agenor está em campos Sales, onde conta com o apoio do ex-prefeito Paulo Ney. com menos impacto, vem Farias Brito, onde conta com apenas uma lide-rança. Agenor dobra com os candidatos a federais zé Airton e odorico. o curioso é que o ex-prefeito, apesar de ter deixado o Pt, sob a ameaça de não receber legenda, ainda se articula com a base petista.

oposição fortalecida em AraripeQuem está cada vez mais fortalecida é a oposição de Araripe. Na última semana, o presidente da câmara Municipal, vereador Damião Alencar, empossado após a queda do prefeito Humberto germano, declarou apoio ao petista giovane gue-des nas eleições suplementares, que devem acontecer nos próximos meses. So-bre a eleição, a expectativa é de que ela aconteça junto com o pleito de outubro. com a decisão do atual presidente, a oposição passa a conduzir os destinos da Casa Legislativa e, por consequência, a ter influência sobre a condução da admi-nistração municipal. A questão é que a oposição discute, agora, se vai pra cima do prefeito interino Hildo Pereira, aliado de germano, ou se alivia para garantir uma transição tranquila e sem confusão.

a oposição de Jardim e a esperaQuem espera, em quase agonia, uma definição das candidaturas a deputado es-tadual e federal é a oposição de Jardim. Fechada, em sua maioria, com os nomes de giovanni Sampaio (estadual) e Mauro Macedo (federal), agora, a difícil arti-culação passa por várias incertezas. giovanni Sampaio, além seguir a reboque das candidaturas dos Macedos, teve o nome incluído na lista do tre. enquanto isso, quem sorri com a saída de Mauro Macedo da disputa é o petista Júnior cou-tinho. Já dissidente da proposta, ele defende o nome de José guimarães para federal. outro problema é que os roriz devem seguir uma indicação de roberto Pessoa. Se a coisa já estava difícil, agora, pode ficar pior. Já tem gente defenden-do cada um por si. e essa deve ser a proposta vencedora. o problema será em 2016 para juntar, novamente, os cacos de uma base dividida.

disputa na Câmara de MilagresDepois da base de oposição ao prefeito Hellosman Sampaio declarar apoio às candidaturas do Pt e Pros, na eleição majoritária, a discussão foi parar na câmara Municipal. A sessão da última semana foi marcada por uma verdadeira disputa de elogios e parabéns aos candidatos camilo Santana (Pt) e eunício oliveira (PMDB). o vereador Jorge de Dona Iraci declarou voto à candidatura de camilo Santana e foi acompanhado pelo vereador giancles Filgueira, que parabenizou o governador Cid Gomes pela escolha. Foi o suficiente para a situação reagir. O presidente da Câ-mara, vereador Antônio ede, parabenizou o PMDB pela escolha de eunício oliveira. Foi seguido por toda a base do prefeito. A discussão acabou longe e terminou com trocas de farpas entre os parlamentares. estão em ritmo de campanha.

enquanto isso.. ... Quem está em situação parecida com a de Jardim é a oposição de Mila-gres. Depois do grande esforço para manter a base unida em torno dos nomes de Wellington Landim e Mauro Macedo, as lideranças se veem no dilema de uma nova indicação a federal. com a provável saída Mauro Macedo, começam a ganhar corpo nomes como José guimarães. ... Quem toma conta e avança em bases petistas é o deputado estadual Wellington Landim. ele já é votado pelos petistas em Milagres e Mauriti e está quase fechado com Barbalha. Na terra dos verdes canaviais, a discussão é difí-cil, mas parece que será o caminho natural.

... o prefeito de Nova olinda, ronaldo Sampaio, entrou em contato com essa coluna para garantir que seu apoio a deputado estadual vai para o pre-sidente da Assembleia zezinho Albuquerque. Segundo o prefeito, nem apoia Sineval roque, nem deixou a base a vontade para escolher outras candida-turas. está dito!

... Em Barro, fica cada vez mais difícil a situação do prefeito Neneca tavares com a imprensa local. Há comentários de que o prefeito se recusa a falar nas rádios. Quando quer passar qualquer mensagem à população, o prefeito vai até Milagres ou Mauriti para se pronunciar. É uma conduta radical e impensada.

o QuE diZEM oS CANdidAToScom exceção da candidata Ana Paula cruz, que já tinha retirado seu nome da disputa dois dias antes da divulgação, os outros se dizem

vítimas de perseguição política dos denunciantes ou de atecnias admi-nistrativas. Nomes como carlos Macedo, por exemplo, já se defendem

há anos sobre o que reprovou suas contas, tanto pelo tcM quanto pela câmara. Sineval roque diz que seu problema foi uma doação de trio elétrico, ainda, na campanha passada, o que já estava superado e foi ressuscitado, mas será resolvido com tranquilidade. o ex-prefeito de

Juazeiro, Manoel Santana, se diz vitima de perseguição. Por um acaso, ou não, o seu denunciante é o mesmo autor dos panfletos “Sem Nome”, conhecido veículo oposicionista à gestão petista. todos devem formali-

zar defesas. Agora, é esperar.

creScimento inDUStrial

Cariri poderá ser incluído na Zona Franca do Semiárido Amanda Salustiano

Com a possibilidade da im-plantação da Zona Franca do Semiárido Nordestino, com sede no município de Juazeiro, autoridades municipais e em-presários caririenses se unem pela aprovação do Projeto de Emenda Parlamentar (PEC), de autoria do deputado federal cearense, Raimundo Gomes de Matos (PSDB), que propõe a ampliação do raio de ação ao Cariri. Segundo eles, a inserção da região impulsionará o de-senvolvimento industrial local, que já é destaque nos setores de calçado e vestuário.

O relator do projeto, o de-putado federal pernambucano Gonzaga Patriota (PSB) falou que a proposta de ampliação do raio de atuação da zona franca é para 150 quilôme-tros. Para o secretário de De-senvolvimento Econômico de Juazeiro, Antônio Mendonça, o aumento beneficiaria mais de 120 cidades e milhões de habitantes, assim como traria investimentos e empresários de todo o país. “Seria o fortale-cimento da iniciativa privada, que seriam beneficiadas com isenção de impostos de até 30 anos”, informa.

Conforme Antônio Men-donça, a expectativa é que esse projeto seja aprovado e passe a vigorar a partir do segundo semestre de 2015. “Para que seja aprovada, a PEC necessi-ta de 308 votos dos 513 parla-mentares. O representante do Instituto de Desenvolvimento da Indústria do Ceará (INDI), Carlos Manso, os benefícios devem estar ao alcance de toda a população, principalmente a menos favorecida.

PEC 19/2011A PEC 19/2011, que cria

a Zona Franca do Semiárido Nordestino, será alterada. Um dos principais pontos é colocar a cidade de Juazeiro do Norte/CE como sede e não a cidade de Cajazeiras, como consta no Projeto de autoria do de-putado Federal Wilson Filho.

Para o relator da comissão, Gonzaga Patriota, o projeto não pode prosperar definindo que a sede seja em Cajazeiras (PB), pois, para ele, Juazeiro do Norte (CE) possui infra-es-trutura muito superior ao da cidade paraibana. “Mais uma vez, a falta de um aeroporto regional em Cajazeiras, pode-rá servir de argumento para as mudanças no Projeto”, disse.

A nova zona franca, de acordo com o texto, será se-melhante a de Manaus e terá benefícios fiscais pelo prazo de 30 anos, que podem ser até 100%, cabendo ao Governo Federal demarcar a extensão da região, com um raio mí-nimo de 100 quilômetros, a partir de Cajazeiras. Além de Juazeiro, Crato e Barbalha, outras cidades caririenses se-riam beneficiadas.

Serena Morais

Zona franca do Cariri contribuirá para o aumento do número de vagas de emprego

Page 5: Jornal do Cariri - 15 a 21 de julho de 2014

Região do caRiRi, de 15 a 21 de julho de 2014 5

poLítiCos caririenses têm candidatura impugnada pelo tribunal regional eleitoral

Paciente pede socorro na Câmara de Juazeiro

as cirurgias estejam suspen-sas por falta de pagamento. “Não temos débito. O que temos é um teto financeiro que não pode ser ultrapassa-do. Os pacientes estão sendo encaminhados, mas existe uma fila que deve ser obede-cida”, disse o secretário.

Sobre o caso específi-co, Plácido Basílio, dis-se não ter conhecimento. Caso não haja resposta nos próximos dias, o vereador Tarso Magno disse não ver outra solução, a não ser re-correr à justiça para ter o direito concedido.

VEREAdoR Tarso Magno requereu atendimento cirúrgico para Francisco José Júnior, durante sessão da Câmara

informe publicitário

Do preparo da terra à mesa dos brasileiros, temos crédito com as melhores condições do mercado para todas as etapas da sua produção. Procure uma de nossas agências. Banco do Brasil, o maior parceiro do agronegócio do País.

Ope

raçõ

es s

ujei

tas

a an

ális

e de

cré

dito

e a

ltera

ções

sem

avi

so p

révi

o.

Central de Atendimento BB 4004 0001 ou 0800 729 0001 • SAC 0800 729 0722Ouvidoria BB 0800 729 5678 • Defi ciente Auditivo ou de Fala 0800 729 0088

@bancodobrasil bb.com.br /bancodobrasil

Temos mais de R$ 81,5 bilhões em crédito rural esperando por você.

Porque onde tem produtor rural, tem Banco do Brasil.

Page 6: Jornal do Cariri - 15 a 21 de julho de 2014

Região do caRiRi, de 15 a 21 de julho de 20146

Trotes têm aumento de 400% no Samu de Juazeiro

atenDimento De UrgÊncia

saMU de Juazeiro, instalado há quatro meses, recebe cerca de 140 ligações falsas por diaMetropolitana

chagas Lima eAmanda Salustiano

As equipes do Serviço Médio de Urgência (Samu) em Juazei-

ro do Norte têm enfren-tado um problema grave, após quatro meses de ins-talação no município. De acordo com a gerente geral do órgão, Anya Luna, a in-cidência dos trotes aumen-tou 400%, chegando a 140 ligações falsas por dia. A situação deixa os profissio-nais preocupados, princi-palmente por prejudicar o socorro às pessoas necessi-tadas. Para coibir o crime, o serviço contará com um bina para identificar as pes-soas que fizerem as ligações falsas e, assim, multá-las com ressarcimento de ga-solina e pelo tempo gasto.

“Um considerável nú-mero de pessoas costuma passar trotes, prejudicando o trabalho em diversos as-pectos, como perda de com-

bustível com deslocamento de ambulâncias e atrasos no atendimento de pessoas

que necessitam realmen-te do serviço. São crianças e até adultos que insistem

em passar trotes, congestio-nando as linhas 192”, relata Anya Luna.

Segundo o diretor do serviço, André Tavares, al-gumas providências já es-

tão sendo adotadas para combater o crime. “Nós estamos habilitando aqui o serviço de bina, que é um indicador de chamadas juntamente com as polícias militar e civil. Com isso, va-mos investigar e identificar as pessoas – se menores ou maiores de idade -, para serem punidas por prati-carem o trote, que é crime, podendo ressarcir o Estado em dinheiro pelo combus-tível e tempo gastos desne-cessariamente”, informa.

Quanto as tipologias dos trotes, Tavares diz que são os mais variados. “vi-timas de carro capotado, em Caririaçu, acidentes de motos, atropelamentos, entre outros. “Enquanto isso, deixamos de atender vítimas de acidentes verí-dicos, devido as viaturas estarem em falsas ocorrên-cias. Só quem perde com isso é a população. Trote é crime e essas pessoas serão punidas”, assegura.

trotes atrapalham socorro às vítimas juazeirenses e aumentam gastos com combustíveis para ambulâncias

lei amBiental

Municípios devem ser autuados por manter lixõesA menos de um mês da

data limite para o fechamen-to dos lixões em todo o Bra-sil, os municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha devem se preparar para serem autu-ados pelo Ministério Público Federal. De acordo com a Política Nacional de Resídu-os Sólidos, a partir de dia 03 de agosto, as cidades deve-riam operacionalizar e gerir seus resíduos sólidos (desde a coleta até o destino final), desativando os depósitos de lixos irregulares e recupe-rando ambientalmente as áreas afetadas.

Eraldo Oliveira, superin-tendente da Autarquia do Meio Ambiente de Juazei-ro, afirma que o Município não tem condição financeira para implementar um aterro sanitário consorciado ou in-dividualizado, isoladamente. “Não acreditamos que o Ater-ro Consorciado do Cariri saia

nesta gestão, por falhas do próprio Estado, que tomou a frente desse projeto, e ope-racionalização de um aterro sairia muito mais caro do que a própria construção da es-trutura para Juazeiro”, disse.

Agora, segundo o supe-rintendente, o Plano Mu-nicipal de Saneamento está sendo revisado e todas as incorporações, incluindo a parte de resíduos sólidos, de agentes ambientes na cole-ta seletiva, o tratamento do chorume pela Cagece e um possível remanejamento do lixão estão em estudo. Além disso, outra opção apontada por Eraldo é a celebração de convênios com a iniciativa privada, para a implantação de um aterro particular. Ele acrescenta que existe uma empresa de São Paulo já in-teressada no projeto.

Em Crato, segundo o se-cretário Hildo Morais, esta é

uma possibilidade em aberto. “Em quatro meses, resolveria a situação do lixão, mas não seria qualquer lixo que iria para lá, apenas o dos que pa-

gassem. Pois esperar o aterro consorciado, que não sabe-mos o local definitivo e se a verba será mesmo liberada pelo Banco Mundial, pode

prejudicar a nossa siwtuação. Mas reconheço que a respon-sabilidade não é somente do Estado, mas de cada Municí-pio”, acrescente.

Em Barbalha, a situação não é diferente. A secretária Polyana Coimbra desconhe-ce o prazo para efetivação do Aterro Consorciado do Cariri. “A grande verdade é que os municípios terão que ajustar seus orçamentos para o pa-gamento de multas, porque nenhuma prefeitura, exceto de Brejo Santo, resolveu a si-tuação dos lixões.

O assessor de imprensa da Secretaria das Cidades, Hen-rique Silvestre, informou que a lei federal determina que cada município se responsa-bilize pelo seu lixão. “O Go-verno do Estado apenas foi o indutor do processo, mas não é o responsável pela aco-modação dos municípios em perderem a data limite. Mes-mo assim, o secretário Mário Fracalossi deve entrar em contato com os prefeitos para debater o assunto, nos próxi-mos dias”, finaliza.

aterros privados podem solucionar situação de lixões em até quatro meses, segundo ambientalistas

Serena Morais

Serena Morais

Proteção contra Hepatite A é disponibilizada na rede de saúdecalenDário De VacinaÇÃo

Joaquim Júnior

A partir desta semana, postos de saúde de todo o Cariri disponibilizam, gra-tuitamente, a vacina contra a Hepatite A, que passa a ser incluída no calendário básico de vacinação. O pú-blico alvo escolhido pelo Ministério da Saúde foi o de crianças com idade en-tre um e dois anos, como forma de prevenção da do-ença na fase adulta, período considerado mais crítico de recuperação para pacientes acometidos pelo vírus.

Conforme explicou Már-cia Rodrigues, diretora de imunização da Secretaria de Saúde de Juazeiro do

Norte, a Hepatite é uma do-ença de fácil contágio, onde o contato fecal-oral com o vírus, graças à falta de hi-giene e saneamento bási-co, é o responsável por sua transmissão. “O organismo da criança que toma a va-cina de Hepatite A passa a produzir anticorpos que as deixarão imunes”, enfatiza.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, há estimativa de ocorrên-cia de 130 novos casos anu-ais por 100 mil habitantes, onde mais de 90% da popu-lação maior de 20 anos te-nha tido exposição ao vírus. De acordo com estudo feito pelo Ministério da Saúde, a vacina tem um forte impacto

na epidemiologia da doença, com redução de 64% de ca-sos em fase aguda, de 59% na quantidade de óbitos.

Todos os postos de saúde nos municípios receberão a vacina introduzida no Calen-dário Nacional de Vacina-ção, que tem como objetivo prevenir e controlar a hepa-tite A na fase adulta. Entre os sintomas da doença, estão presentes febres, dores mus-culares, cansaço, mal-estar, náuseas, vômito, urina ama-reladas e fezes amarelo--esbranquiçadas. A doença pode, ainda, ser assintomá-tica, onde a pessoa infectada pode transmitir o vírus mes-mo que não desenvolva ne-nhum dos sintomas. CoM A VACiNA, crianças com um a dois anos de idade receberão a proteção contra o vírus da Hepatite A

Page 7: Jornal do Cariri - 15 a 21 de julho de 2014

Região do caRiRi, de 15 a 21 de julho de 2014 7

saMU de Juazeiro, instalado há quatro meses, recebe cerca de 140 ligações falsas por dia

tão sendo adotadas para combater o crime. “Nós estamos habilitando aqui o serviço de bina, que é um indicador de chamadas juntamente com as polícias militar e civil. Com isso, va-mos investigar e identificar as pessoas – se menores ou maiores de idade -, para serem punidas por prati-carem o trote, que é crime, podendo ressarcir o Estado em dinheiro pelo combus-tível e tempo gastos desne-cessariamente”, informa.

Quanto as tipologias dos trotes, Tavares diz que são os mais variados. “vi-timas de carro capotado, em Caririaçu, acidentes de motos, atropelamentos, entre outros. “Enquanto isso, deixamos de atender vítimas de acidentes verí-dicos, devido as viaturas estarem em falsas ocorrên-cias. Só quem perde com isso é a população. Trote é crime e essas pessoas serão punidas”, assegura.

Grandes Nomes6

CoM A VACiNA, crianças com um a dois anos de idade receberão a proteção contra o vírus da Hepatite A

A Assembleia Legislativa do Ceará valoriza o CaririA Assembleia Legislativa do Ceará contribui para o resgate da história de homens e mulheres que ajudam a engrandecer as artes, a religiosidade, a política, a economia, a cultura e a educação de uma das regiões mais prósperas e ricas do nosso Estado, a Região do Cariri.

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Agostinho Balmes Odísio, nascido a 01 de maio de 1881, em Turim, na Itália, na Via Ca-rena, nº 8, era filho de Pedro Odísio e Maria Balmes Odísio. Estudou em Turim na Escola Profissional Domingos Sávio, dos Salesianos Dom Bosco. Serviu na companhia dos Ber-saglieris. Desde cedo, mostrou sua verve artística. Primeiro, aos 17 anos, integrou uma ban-da com sessenta jovens que, no I Oratório Festivo de Dom Bos-co, ganhou medalha de ouro na primeira categoria. Também escreveu e encenou várias peças teatrais de sua autoria. Escre-veu óperas que foram apresen-tadas em sua terra natal, como o drama “Capital e Travai”, bem como uma comédia romântica intitulada “Il Medico”.

Dedicou sua genialida-de, no entanto, à escultura, con-sagrando a arte sacra em igre-jas, praças e cemitérios. Fazia estátuas, bustos e medalhões de personalidades ilustres. Como arquiteto e engenheiro proje-tou, construiu e reformou igre-jas e logradouros públicos.

Mesmo tendo nascido pou-co tempo após a morte do avô artista, a advogada Vera Odísio Siqueira se apaixonou pela his-tória do avô, e escreveu o livro “De Dom Bosco a Padre Cícero – A saga do escultor Agostinho Balmes Odísio discípulo de Rodin”, publicado na Coleção Centenário, lançada durante as comemorações dos 100 anos da cidade de Juazeiro do Nor-te. “O trabalho que se iniciou como um resgate sobre a famí-lia transformou-se nesse livro sobre a vida e obra do escultor

e arquiteto Agostinho”, afirma.O livro resgata três diários

e um ensaio escritos pelo artis-ta, quando estava trabalhando longe da família ou viajando. Um deles, intitulado Memórias sobre Juazeiro do Padre Cíce-ro. Além disso, Vera pesquisou sobre o avô em documentos que indicaram as várias ci-dades onde ele trabalhou, re-ferências em jornais, livros e tombos. Ela se valeu ainda de referências e informações da família, fotos e outros docu-mentos, além de contar com o apoio de pessoas nas dezenas de cidades que ela visitou.

Na coleta de informações e registro fotográficos das obras de Agostinho, vera percorreu mais de seis mil quilômetros pelo interior dos estados do Ceará e Paraíba, em mais de 50 cidades visitadas em 2006 e 2007. Ela também foi a mais de dez cidades em São Paulo e Minas Gerais, em 2007, e a Turim e Chivasso, na Itália, em 2010. O fato de Agostinho ter estudado na Escola Pro-fissional Domingos Sávio, em Valdocco, fundada por Dom Bosco, sua forte ligação com os Salesianos, a quem sempre procurava nas cidades onde trabalhou, aliada à influências que ela dizia ter o Padre Cícero sobre o escultor, motivaram o título da publicação.

No livro, Vera conta que Agostinho formou-se na Esco-la de Belas Artes em Turim e Roma. Em 1912, ao esculpir o busto de Vitorio Emanuelle II, no Palazzio Venezia, em Roma, conquistou o primeiro lugar num disputa por uma bolsa

de estudos na França. Assim, foi estudar na Escola de Belas Artes e Arquitetura de Paris, onde foi discípulo de Auguste Rodin, um dos maiores escul-tores de todos os tempos. Em Turim, tinha um estúdio e já era conhecido como brilhante artista. Escultor abnegado, por toda a vida, deixou belas obras em sua cidade de origem, como o nicho em homenagem a Dom Bosco e trabalhos na Igreja de São Genésio.

A história de Agostinho no Brasil se deu por um desses aca-sos da vida. Ao deixar a Itália, em 1913, aos 32 anos de idade, ele tinha como destino a cida-de de Buenos Aires, onde en-contraria seu único irmão. No caminho, o navio aportou em Santos (SP), onde ficaria vários dias. Enquanto esperava a con-tinuação da viagem, Agostinho ficou hospedado no Covento de São Bento. Natale, Frateschi, dono de uma loja de Armador e Marmoraria em Franca (SP), ficou sabendo da sua estada em Santos e ofereceu um trabalho ao artista, que, de pronto, acei-tou. Os dois foram para Franca, onde Agostinho conheceu Do-solina, uma das filhas de Nata-le, por quem ficou encantado. Ele mudou de planos, casou-se com ela em 11 de julho de 1914, e acabou ficando no Brasil até a sua morte, em 1948. O casal teve sete filhos, nascidos entre 1916 e 1944.

Trabalhou no estado de São Paulo, inicialmente na cidade de Franca, e depois na capi-tal, antes de ir para cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Agostinho costumava trabalhar nas cidades onde morava, e também em outras cidades. Às vezes ficava entre seis meses e até um ano longe de casa, indo sempre que possível visitar a família. Em alguma ocasiões, alugava uma casa na cidade onde estava trabalhando e le-vava a família para morar por um tempo. Quando morava em Juiz de Fora (MG), um médico recomendou que ele passasse a residir em uma região de clima mais quente. Ao ler na revista Noite Ilustrada uma reporta-gem sobre a morte do Padre Cícero, a fé e a religiosidade do povo caririense, decidiu mudar para Juazeiro do Norte. “No seu ramo de trabalho artístico, voltado principalmente para os dogmas cristãos, necessi-tava de um lugar onde o povo tivesse a religião como um de seus alicerces, o que era o caso específico de Juazeiro do Nor-te”, afirma a neta de Agostinho, Vera Odísio Siqueira.

No Ceará, iniciou seu tra-

balho na cidade de Juazeiro do Norte, no ano de 1934. Em 1936, voltou ao Sudeste para buscar a família para morar com ele. Quatro anos mais tar-de, em 1940, mudou-se para Fortaleza. Em Juazeiro, logo fez fama, ao construir uma estátua do Padre Cícero em tamanho real, imagem que está até hoje em uma loja de artigos religiosos. O pároco de Juazeiro, Monsenhor Joviniano Barreto, encomendou a Agos-tinho um medalhão de Nossa Senhora das Dores, que tam-bém fez bastante su-cesso entre os fiéis.

Além de muito trabalho, o artista percebeu em Jua-zeiro uma melhora em seu reumatis-mo, o que conso-lidou sua morada na cidade. Sua oficina rapida-mente atraiu a curiosidade dos romeiros e mo-radores, encantados com as peças produzidas pelo escultor. Constam em Juazeiro diver-sas obras de Agostinho Bal-mes Odísio, como na igreja de N. S. das Dores e a estátua do Pe. Cícero e a Coluna da Hora, no Centro. Outra participa-ção na vida cultural da cidade foi a apresentação da peça “O carrinho do papai Francisco”, apresentada no palco do Cine Roulien. No Palácio da Dioce-se do Crato também há obras dele, que na cidade também

esculpiu o Cristo Redentor de seis metros da praça inaugu-rada em dezembro de 1938. O Cristo Crucificado de diversas igrejas, como a Juazeiro, Aco-piara, Marco, Fortaleza, Canin-dé, Acaraú, Capistrano e Batu-rité, entre outras são da lavra de Agostinho, que projetou ou re-formou, na condição de arqui-

teto, várias igrejas no estado.Trabalhador incansável,

Agostinho deixou muitas obras nos municípios de Acaraú, Aco-piara, Aurora, Baturité, Bela Cruz, Canindé, Capistrano, Ca-riús, Cascavel, Caucaia, Chaval, Crato, Granja, Guaramiranga, Itapipoca, Jaguaruana, Jardim, Juazeiro do Norte, Marangua-pe, Marco, Martinópole, Mau-riti, Milagres, Missão Velha, Mombaça, Palmácia, Parazi-nho, Quixadá, Quixeré, Sobral,

Tianguá, Várzea Alegre, Viçosa do Ceará e em Fortaleza. No Nordeste, trabalhou também em outros estados, como na Pa-raíba (Cajazeiras) e Piauí.

Escultor, poeta, compositor e escritor. Como escultor, rea-lizou grandes obras, mas infe-lizmente não tinha o hábito de colocar seu nome nos trabalhos, o que torna difícil um mapea-

mento total de sua produção. Escreveu vários diários, sendo Memórias sobre Juazeiro do Padre Cícero um deles. Em Fortaleza, ganhou um prêmio pelo artigo intitulado A Fi-sionomia da Pedra. O artista faleceu no dia 29 de agosto de 1948, deixando um importante patrimônio histórico e cultural para o Brasil, que precisa ser reconhecido.

Em ensaio dedicado ao filho Pedro, na cidade de Acaraú, em 1943, Agostinho Balmes Odísio escreveu: “Na já minha longa existência, plasmei muito bar-ro, criei muitas formas e risquei muito papel. Infelizmente, vi-cissitudes da vida e erros meus me forçaram a abandonar o meu ideal de arte, para ganhar o amargo pão de todo dia. Qua-se sempre tive de mercadejar o meu trabalho, me curvar à vontade dos outros, e ao círcu-lo fechado do dogma pelo qual sempre trabalhei.

Folgo afirmar que sempre fui honesto para a minha arte, nas minhas humildes obras, sempre procurei e procuro di-fundir sentimento, o que, aliás, torna-se mais fácil, por ser a arte o meu ideal”.

agoStinho BalmeS oDíSio

italiano nascido na cidade de turim, o escultor e arquiteto agostinho Balmes odísio, discípulo do grande mestre

rodin, viveu na cidade de Juazeiro entre os anos de 1934 e 1940, atraído pela força da história do Padre Cícero Romão

Batista. Com mais de três décadas dedicadas à arte em dezenas de cidades brasileiras, deixou centenas de obras

em igrejas, praças e cemitérios

A saga de um construtor de igrejasFotos: Divulgação

Page 8: Jornal do Cariri - 15 a 21 de julho de 2014

Região do caRiRi, de 15 a 21 de julho de 20148

Metropolitana Motoristas reclamam melhoria salarial e mais infraestrutura nas ruas

Amanda Salustiano

Instrutores e funcionários das autoescolas, locali-zadas nos municípios de

Crato, Juazeiro e Barbalha, deflagraram greve nesta se-gunda-feira (14). Segundo o Sindicato dos Instrutores de Veículos Automotores do Es-tado do Ceará (Sindivace), as reivindicações são por reposi-ção salarial, redução da carga horária, plano de saúde, regu-larização da carteira profis-sional e mais fiscalização nos centros formadores de con-dutores pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ce-ará (Dentran). Ao todo, 35 empresas foram orientadas a aderir ao movimento grevista, por tempo indeterminado.

De acordo com o presi-dente da Sindivace, João Sal-gado, desde 2011, a categoria aguarda o cumprimento da determinação judicial do Tri-bunal Regional do Trabalho do Ceará, que obriga os donos das autoescolas regulariza-rem o exercício dos funcioná-rios e instrutores. “Nenhum

dos instrutores que dá aula teórica nas salas de aulas dos centros de condutores tem a carteira profissional assina-da. Simplesmente, os patrões fizeram ouvido de mercador e não cumprem a lei. Além dis-so, são direitos nossos: apóli-ce de seguro, plano de saúde e carga de trabalho de oito ho-ras”, explica.

O presidente ressalta que as empresas cometem irregulari-dades graves, principalmente devido a falta de fiscalização do Detran. “Para o órgão, o que vale são as digitais. Sabe-mos que muitos alunos sequer assistem às aulas teóricas e/ou práticas, que são obrigató-rias. Apenas colocam a digital e pronto. Enquanto que, para o Detran, a biometria está va-lendo, para as autoescolas é o lucro que fala mais alto. O re-sultado disso é a inabilitação para com o respeito a vida das pessoas no trânsito. Por isso, acontece tanto acidente.

Ainda, conforme Salgado, a ausência de fiscalização re-flete no abuso de patrões sobre seus funcionários, que chegam

a trabalhar até 18 horas por dia. “Um absurdo. A qualidade da aula dada às 6h da manhã, com certeza, não é a mesma de uma ministrada no final da noite, pelo mesmo profissio-nal. Eles fazem isso para que o trabalhador possa ‘ganhar melhor’ do que o salário de R$ 890, mas são eles que têm o melhor lucro, pois se livram do pagamento de impostos e con-tribuições sociais”, afirma

O assessor do Detran, Pau-lo Ernesto, disse que irá passar essa demanda ao setor respon-sável, para que seja analisada uma ação de investigação. Já o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos do Estado do Ceará (Sindcfc) nega irregularidades e diz que haverá negociações o mais rápido possível com os profissionais que tenham ade-rido à greve, para que não haja prejuízo aos clientes. Segundo uma funcionária de autoes-cola de Juazeiro, a progra-mação segue normalmente na empresa, sem nenhum dano aos trabalhadores e alunos da instituição.

Funcionários de autoescolas deflagram greve no Crajubar

inStrUtoreS paraliSaDoS

seGUndo sindicato da categoria, as autoescolas obrigam aos instrutores trabalharem 18 horas por dia

SoB noVa DireÇÃo

Joaquim Júnior

Após meses de paralisa-ção e negociação, a Faculda-de de Tecnologia (Fatec) do Cariri, do Instituto Centec, retorna às suas atividades amanhã (16). A normalização se efetiva após a professora Magda Correa Rodrigues ter assumido o cargo de nova di-retora da instituição.

A paralisação perdu-ra desde meados de maio, quando os estudantes, in-conformados com questões relativas à infraestrutura da instituição, ocuparam seu prédio. Na ocasião, de acordo com Jouynbert Rodrigues, presidente do Centro Acadê-

mico de Irrigação e Drena-gem, havia um conjunto de pendências estruturais, como a necessidade de um trans-porte fixo, sala de informáti-ca, melhores equipamentos e verba para investimentos nos cursos.

Além das demandas, os alu-nos exigiam a participação na votação para troca dos coorde-nadores da instituição. Segun-do a atual diretora da Fatec, Magda Correia, tal reivindica-ção dos alunos será atendida. Com isso, uma comissão foi formada e os alunos, integran-tes da mesma, participarão da próxima eleição.

“As demandas de reivin-dicações dos alunos foram

parcialmente atendidas. Fi-cou acordado, por exemplo, que parte do repasse seria integralmente mandado para a faculdade. Quanto às questões do ônibus, nós temos um projeto de traba-lho onde, no início das ativi-dades, todos os professores passam o seu planejamento estruturado”, afirmou. Con-forme explicou, tal planeja-mento se dará como prévio, para que a administração possa atender à demanda de materiais, por exemplo. Outra questão atendida foi a referente à sala de informá-tica que, segundo a diretora, já conta com novos compu-tadores instalados.

Fatec retorna às atividades após dois meses de paralisação

dUrante a paralisação, alunos ocuparam o prédio da instituição e bloquearam o acesso dos servidores

Serena Morais

Serena Morais

Serena Morais

Transporte coletivo de Juazeiro é alvo de denúnciasconDiÇÕeS traBalhiStaS

Samylla Alves

A precariedade no siste-ma de transportes coletivos em Juazeiro do Norte é mo-tivo de denúncias por parte do Sindicato dos Trabalha-dores do Transporte Rodo-viário e por passageiros que estão cansados de chegar atrasados em seus compro-missos devido o sucatea-mento dos ônibus.

De acordo com Geraldo Mendes Lucena, diretor do Sindicato dos Trabalhado-res do Transporte Rodoviá-rio do Estado do Ceará fala sobre a problemática. “Eu me reuni com motoristas e cobradores das empre-sas Lobo e São Francisco e pudemos diagnosticar vários problemas: salários atrasados, excesso de car-

ga horária, pagamento de férias com vale transporte, descumprimento de acordo coletivo, sucateamento dos ônibus. Para completar a situação, se uma peça que-bra, a empresa quer que o funcionário pague com o seu salário. É muito compli-cado trabalhar desse jeito”, diz Geraldo.

Se os profissionais re-clamam das condições de trabalho, a população fala do serviço que é prestado. “Quase todo dia tem ônibus quebrado. Muita gente re-clama que vai chegar atra-sada ao trabalho. Eu já per-di prova porque o ônibus que eu estava ficou no ‘pre-go’”, desabafa a estudante Karina Matos.

O prefeito de Juazeiro

informou que se reunirá nesta terça-feira (15), com o empresário responsável pelas empresas Lobo e Via-ção São Francisco, a fim de ouvir as reclamações e ten-tar resolver os problemas. A secretaria de Infraestru-tura do Município disse que a operação tapa bura-cos continua na cidade.

O diretor do sindicato confirmou que, nesta sexta--feira (18), estará em Juazei-ro para saber se os proble-mas foram resolvidos. Caso contrário, o movimento irá realizar uma paralisação. Nós procuramos ouvir re-presentantes das empresas citadas na matéria, mas ne-nhum dos números disponi-bilizados pelas empresas foi atendido. Motoristas e cobradores podem paralisar nesta sexta-feira (18), reivindicando melhorias trabalhistas

Page 9: Jornal do Cariri - 15 a 21 de julho de 2014

Região do caRiRi, de 15 a 21 de julho de 2014 9informe publicitário

Fatec retorna às atividades após dois meses de paralisação

dUrante a paralisação, alunos ocuparam o prédio da instituição e bloquearam o acesso dos servidores

Transporte coletivo de Juazeiro é alvo de denúnciasinformou que se reunirá nesta terça-feira (15), com o empresário responsável pelas empresas Lobo e Via-ção São Francisco, a fim de ouvir as reclamações e ten-tar resolver os problemas. A secretaria de Infraestru-tura do Município disse que a operação tapa bura-cos continua na cidade.

O diretor do sindicato confirmou que, nesta sexta--feira (18), estará em Juazei-ro para saber se os proble-mas foram resolvidos. Caso contrário, o movimento irá realizar uma paralisação. Nós procuramos ouvir re-presentantes das empresas citadas na matéria, mas ne-nhum dos números disponi-bilizados pelas empresas foi atendido.

Page 10: Jornal do Cariri - 15 a 21 de julho de 2014

Região do caRiRi, de 15 a 21 de julho de 201410

Metropolitana CerCa de 200 MiL Fiéis começam a chegar para romaria dos 80 anos de morte do padre Cícero

Joaquim Júnior

Por meio de iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da Univer-

sidade Regional do Cariri (Urca), ocorre esta semana a I Feira de Cultura e Tu-rismo dos Municípios do Cariri, que está sendo reali-zada no Ginásio Poliespor-tivo da Urca. A ideia da fei-ra nasceu como resultado do Consórcio de Turismo firmado entre municípios da região, para que o setor seja trabalhado de forma integrada e desenvolvido proporcionalmente.

De acordo com Venâncio Saraiva, Secretário de De-senvolvimento Econômico e Turismo do Crato, na feira, serão apresentados tanto aspectos da cultura tradicio-nal dos municípios partici-pantes quanto de seus pon-tos turísticos. “A partir da I Feira de Cultura e Turismo, esperamos efetivar o projeto do Consórcio de Turismo, assim como fazer um pla-nejamento para apresentar

aos gestores e termos apoio justo e devido para a cultura e o turismo na região do Ca-riri”, enfatiza.

Durante a Feira, que se estende até o próximo do-

mingo (19), serão realiza-das rodas de conversa en-tre os participantes, além de festival gastronômico com cardápio regional e apresentações de artistas

da terra. A decisão para que o evento ocorra no pe-ríodo da Expocrato se deu por conta do número de visitantes ao evento, que contribuirá para a divulga-

ção dos atrativos culturais e turísticos do Cariri.

Conforme explicou Ve-nâncio, a expectativa é que, em até 90 dias, o Consórcio de Turismo seja implemen-

tado. No momento, o mes-mo se encontra em fase de estruturação, onde se estu-dam os seus funcionamen-tos, suas regras e infraes-trutura. “Nós temos, dentro do plano, um projeto focado para o marketing da região e para desenvolver projetos que vão alavancar a estrutu-ra e capacitação turística do nosso povo receptivo, além de trabalhar a infraestrutu-ra toda, focando em nossas belezas naturais e riquezas culturais”, finaliza.

Consórcio de CulturaSete municípios caririen-

ses, inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro 2013, se reuniram para a criação do Consórcio de Cultura. Jun-tos, os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barba-lha, Nova Olinda, Santana do Cariri, Assaré e Missão Velha, pretendem levar o nome do Cariri para feiras e eventos, como forma de divulgação das belezas natu-rais, pontos turísticos e atra-tivos como um todo.

Crescimento do turismo e a cultura local são temas de feira

conSórcio

disCUssão entre os representantes dos municípios servirá como etapa para a estruturação do Consórcio de Cultura

80 anoS

Fiéis celebram aniversário de morte do Padre CíceroSamylla Alves

Ônibus de vários estados do Brasil chegam a Juazeiro do Norte para a celebração dos 80 anos de morte do Padre Cícero. Romeiros do Rio Grande do Norte, Per-nambuco, Paraíba e Piauí aproveitam o mês de férias para renovar a fé no “Pa-dim”. Este ano, além do tra-dicional roteiro da fé, os fiéis poderão participar de diver-sas atividades culturais em comemoração aos 100 anos da Sedição do município. De 17 a 23 de Julho, aproxima-damente 200 mil pessoas devem passar pela cidade.

De acordo com Marli Be-zerra, secretária de Cultura do Município, a romaria que marca o aniversário de mor-te do Padre Cícero já se tor-nou comum no calendário da cidade. “Podemos con-siderar que essa é uma das

grandes romarias. A disputa pela visitação ao túmulo no socorro é uma prova disso.

A movimentação nos locais que formam o roteiro da fé é constante e aquece o turis-

mo religioso na nossa cida-de”, explica a secretária.

Neste domingo (20),

mais de 70 mil pessoas de-vem acordar cedo para ir a missa em homenagem aos

80 anos de morte do Padre. A celebração está marcada para seis horas da manhã, na Capela do Socorro, lo-cal onde Padre Cícero está enterrado, e será celebrada pelo bispo diocesano Dom Fernando Panico. Após a missa, grupos de tradição fa-rão homenagens com cantos e louvações.

Este ano, além de visitar os locais sagrados, os fiéis poderão conhecer mais so-bre a história do Padre e da sua relação com a criação e o desenvolvimento de Jua-zeiro. De 20 a 22 de julho, a Praça Padre Cícero contará, todas as noites, com exibi-ção de filmes e documentá-rios sobre a figura do Padre Cícero. Os visitantes terão, ainda, a oportunidade de as-sistir peças teatrais e partici-par de debates com historia-dores e pesquisadores.

CatóLiCos chegam a Juazeiro do Norte para visitar o túmulo do “Santo” popular padre Cícero

concerto Do norDeSte

Joaquim Júnior

A música popular e a erudita se reencontram na 2ª edição dos “Concertos do Nordeste”. O evento apre-senta um intercâmbio da diversidade musical nor-destina e reúnem artistas das variadas linhas sonoras. O evento, além de contar com a participação de gru-pos de tradição convidados, conta, ainda, com a presen-ça de músicos eruditos da região nordestina, que têm até o dia 24 de julho para se inscreverem, por meio do envio de material via cor-reio eletrônico.

Com previsão de ocor-

rerem no mês de setembro, os “Concertos do Nordeste” serão apresentados simul-taneamente no Ceará e na Paraíba, onde os municí-pios de Nova Olinda e Jua-zeiro do Norte representam o Cariri. Além das apresen-tações, há ainda oficinas ministradas por professores conceituados na área musi-cal e discussões ligadas aos temas do mundo da música.

“Os Concertos do Nor-deste se propõem a trazer para a região Nordeste, em especial para o interior, um circuito de música erudita de alta qualidade, que já é produzido na região e não encontra espaço suficiente

nos eventos musicais para se apresentarem e mos-

trarem o alto potencial de nossos músicos” comentou

Ivan Ferraro, organiza-dor do evento. Conforme

explicou, há a busca por integrar na programação as tradições culturais das raízes mais profundas da terra, para que dialoguem, através de seus mestres e de sua arte, com maestros e or-questras sinfônicas e de câ-mara, conjuntos, quintetos e quartetos, compartilhan-do o mesmo público nesta experiência.

O “Concertos do Nordes-te” é realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste e tem como realizadores a Associação dos Produtores de Cultura do Ceará e Casa Fora do Eixo Nordeste. Para mais informações, acesse https:// www.tnb.com.br.

Músicas popular e erudita são atrações no CCBN

GrUpos de música erudita poderão se inscrever, até o próximo dia 24, para participarem do evento

Divulgação

Samuel Macêdo

Page 11: Jornal do Cariri - 15 a 21 de julho de 2014

Região do caRiRi, de 15 a 21 de julho de 2014 11

MÚSiCA ALTERNATiVA

rock Cordel reúne músicos

do cenário independente

soLenidade

Jornalista donizete arruda

recebe cidadania cratense

Bandas independentes se apresentam em Juazeiro

Começa hoje a edição especial do Rock Cor-del promovido pelo

Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB) – Cariri. O evento reúne os principais grupos e músicos indepen-dentes ligados ao movimen-to alternativo do Rock na re-gião do Cariri. De 15 a 18 de julho, sete atrações da cena roqueira caririense pro-metem agitar a cidade. As apresentações são gratuitas e acontecem todas as noites no teatro do CCBNB- Cariri.

Nesta terça (15), tem apresentação das bandas Paranoia e Los the os. Ama-nhã, a animação fica por conta das bandas Soul So-ciety, que traz um repertório voltado aos temas de anime com Metal Core e Águas de Marte, que apresenta

um rock instrumental. Na quinta (17), o show fica por conta da banda Algarobas e do músico Dudé Casado, que traz em seu repertório a combinação perfeita entre o Rock’n roll setentista e a de-licadeza da poesia em suas melodias. Para encerrar o evento, no dia 18, tem apre-sentação das bandas Silver lady e First Banger.

De acordo com a organi-zação, o objetivo é estimular que o público tenha a oportu-nidade de conhecer o traba-lho de artistas locais através de um acesso democrático e gratuito, além de promover a integração dos músicos com a plateia. Para os artistas que participarão do evento será uma oportunidade de divul-gar os novos trabalhos musi-cais para a região.

cUltUra

De caraS noVaS

Icasa retorna aos jogos pela série B do BrasileirãoApós contratações, resci-

sões de contratos e até ame-aças de greve, o Icasa volta a jogar pela Série B. Nesta terça-feira (15), o Verdão do Cariri enfrenta o Oeste, em Itápolis. Com 13 pontos, o Alviverde ocupa a 11º posi-ção, enquanto a equipe pau-lista amarga a 16º colocação, uma acima da zona de rebai-xamento, com 10 pontos.

Na última semana, o

diretor do time, Émerson Maranhão evitou que a in-tenção de greve por parte de alguns jogadores fosse efe-tivada. Emerson explicou para o elenco que o time estava passando por dificul-dades devido ao bloqueio feito pela CBF em parte do dinheiro. Após a conversa, o atacante Zulu resolveu reincidir o contrato com o time icasiano.

Para o jogo de hoje, o time vai poder contar com mais dois reforços que fo-ram contratados: o volan-te Rodrigo Vitor e o meia Eliomar. Quem também vai auxiliar o time é o gerente de futebol Ocílio Costa, que deixou o Guarany de Sobral e vai trabalhar ao lado do di-retor Émerson Maranhão e do superintendente de fute-bol, André Turatto.

o MúsiCo Dudé Casado é um dos destaques desta edição do Rock Cordel

no JoGo desta terça-feira (15), o Icasa enfrenta o Oeste, em Itápolis

tado. No momento, o mes-mo se encontra em fase de estruturação, onde se estu-dam os seus funcionamen-tos, suas regras e infraes-trutura. “Nós temos, dentro do plano, um projeto focado para o marketing da região e para desenvolver projetos que vão alavancar a estrutu-ra e capacitação turística do nosso povo receptivo, além de trabalhar a infraestrutu-ra toda, focando em nossas belezas naturais e riquezas culturais”, finaliza.

Consórcio de CulturaSete municípios caririen-

ses, inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro 2013, se reuniram para a criação do Consórcio de Cultura. Jun-tos, os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barba-lha, Nova Olinda, Santana do Cariri, Assaré e Missão Velha, pretendem levar o nome do Cariri para feiras e eventos, como forma de divulgação das belezas natu-rais, pontos turísticos e atra-tivos como um todo.

Fiéis celebram aniversário de morte do Padre Cícero

Músicas popular e erudita são atrações no CCBN

Serena Morais

Lu Fernandes

Leia rápido

para os amantes da leitura, o cariri garden Shopping realiza a Feira de Livros Infantis. São inúmeros exemplares e livros dos mais variados temas, que prometem mexer com a imaginação, não somente das crianças. A Feira permanece até o dia 03 de agosto.

a secretaria de Cultura do crato, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, receberá, no final de julho, o curso de roteiro audiovisual, que será realizado pelo centro Audiovisual Norte-Nordeste. Mais informações através do telefone da Secretaria de cultura do crato (88) 3523-2365.

Além das apresentações principais da expocrato, a Universidade regional do cariri (Urca) realiza o v Palco Sonoro, que ocorre até o próximo sábado (19). entre os artistas que se apresentam nesta edição estão as bandas Nuverse, elisa Moura, Soul Musical, Algarobas, os caba di gonzaga e Dudé casado.

Na noite desta terça-feira(15), o Sesc crato realiza o encontro “Música, trabalho e coletividade – desafios artísticos e profissionais para os músicos da região do cariri”. Na ocasião, os artistas participarão de debates e encaminhamentos em prol da classe.

(1)títULo de Cidadania o jornalista Donizete Arruda recebeu título de cidadania cratense das mãos do

presidente da câmara do crato, Luis carlos Saraiva, no último domingo (13).

(2)CasaL iLUstrePrefeito do crato, ronaldo gomes de Mattos, e a primeira dama gil Mattos.

(4)depUtados prestiGiaMDonizete Arruda com os deputados federais Arnon Bezerra e raimundo

gomes de Mattos.

(6)aUtoridade JUdiCiáriao desembargador Haroldo correia marcou presença na solenidade realizada

na oAB de crato.

(5)CoNVidAdoSSecretário de Desenvolvimento e turismo de Juazeiro, roberto celestino, e a

esposa tereza Bezerra.

(3)NoVo CRATENSEo empresário tadeu Alencar também recebeu a outorga cratense. Na foto, com

a esposa e empresária Luiziane Alencar.

ÊxpoWALeSKA [email protected]

4

1

3

6

2

5 7

(7)anFitriãoo jovem Anderson Feitosa, presidente da subseção da oAB do crato.

Page 12: Jornal do Cariri - 15 a 21 de julho de 2014

Região do caRiRi, de 15 a 21 de julho de 201412

Serena Morais

toquede primeiracícero NIcáSSIo

o BeLo A copa do Mundo paralisou os campeonatos estaduais, com exceção do Pa-raibano, conquistado pelo bicampeão Botafogo. o belo, como é chamado carinhosamente por toda sua torcida, se volta agora para a série c, que tem como líder do grupo o Fortaleza. Aos poucos, o time paraibano vai voltando para o cenário do futebol brasileiro. Se continuar com a mesma regularidade, poderá ir mais longe na copa do Brasil e, quem sabe, conseguir o acesso à série B, em 2015. A melhor fase do Belo foi na década de 80, quando o time chamou a atenção do Brasil, ao vencer o Flamengo por 2 a 1, no Maracanã, com presença de zico e cia.

a+7=B1A+7=B1. Não é a formula de um remédio para combater a calvície, mas o pla-car de um jogo de futebol entre duas seleções. Felipão errou na fórmula, ou melhor, na escalação da equipe. o setor de meio campo da Seleção Brasilei-ra ficou muito vulnerável, com dois volantes e o meia Oscar perdido, sem en-contrar o posicionamento correto. No segundo tempo, a Alemanha diminuiu o ritmo e o Brasil conseguiu equilibrar o jogo, mas parou no goleiro alemão. Não dar pra falar de Seleção Brasileira sem fazer comparativos. em 1958 e 1962, a base da seleção era formada por dois times, o Botafogo de garrincha e o Santos de Pelé. A seleção alemã tem a base do Bayer de Munique. Mas, no momento, o futebol brasileiro não tem um time que forneça uma base para a nossa seleção. Quatro anos passam rápido, vamos aguardar e tentar resolver a fórmula A+7=B1.

o QuE FALTouÉ difícil encontrar palavras para explicar o que aconteceu na semifinal entre Brasil e Alemanha. Por mais que se diga que a Seleção Brasileira não jogou e o treinador Luiz Felipe Scolari escalou a seleção errada, o que faltou na canarinho sobrou na seleção da Alemanha. o time foi objetivo e jogou um futebol moderno, com movimentação. A goleada histórica de 7 a 1 é uma vergonha inesquecível, que ficará na mente das crianças e dos adolescentes brasileiros. Que bom seria se existisse um dispositivo na nossa mente para deletar o que ocorreu naquela partida.

n SEGURANÇA ELETRÔNICA

n PORTARIA

n ZELADORIA

n TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE

Peça já seu orçamento sem compromisso

Juazeiro sediará 1º GP de MuaythaiSamylla Alves

OSesc de Juazeiro do Norte sediará o primeiro GP de

Muaythai organizado pela liga cearense de Muaythai Tradicional, nos dias 18 e 19 de julho,. Atletas de vários estados do Brasil já confir-maram presença na disputa pelo cinturão que veio di-retamente da Tailândia. O evento vai contar com lutas amadoras e profissionais, que prometem agitar o fim de semana na cidade.

Na sexta (18), os atletas que irão participar da com-petição estarão realizando a pesagem a partir das 18h. No sábado (19), a disputa vai co-meçar cedo. As lutas amado-ras começarão a partir das 9h e seguem até o final da tarde. Logo mais a noite, acontecerá

o grande combate pelo cintu-rão no GP 59 Kg Sul-ameri-cano. Entre os favoritos estão Paulo Ricardo (PI), Thiago Morais (AL), Kayk Alencar (CE) e Natanael Dias (GO). O GP vai contar, ainda, com Super Fight 75 Kg, entre Dan Granada e Bruno Berce.

Para o professor e pre-sidente da liga cearense de Muaythai, Cauê Allison, o evento será uma excelente oportunidade para difun-dir o esporte. “A competição servirá para promover a inte-gração entre atletas do Cari-ri com esportistas de outros estados, bem como estimular aqueles que um dia já pensa-ram em praticar a arte mar-cial”, explica. O ingresso para assistir a competição custará 2 kg de alimentos, que se-rão doados ao projeto social Mesa Brasil.

SUl-americano

dispUta pelo GP 59 kg vai garantir vaga no sul-americano

SiNdiCATo dAS iNdÚSTRiAS dE CALÇAdoS dE CRATo/CE.

reLaÇão da CHapa reGistradaEm cumprimento ao disposto no § 1º do art. 44 do Estatuto da Enti-

dade Sindical, faço saber que foi registrada à seguinte chapa para con-correr às eleições que serão realizadas neste Sindicato no próximo dia 24 de julho: CHAPA INSCRITA

Diretor Presidente: ANNA GABRIELA HOLANDA DE MORAISDiretor Secretário: RUBENS DIRCEU SCHERERDiretor Tesoureiro: LUCIANO MANTOVANI

Suplente da Diretoria: JAIME BELLICANTA

Conselho Fiscal: CASSIANO SCHERER, FABRICIO DICK BARBOZA e FRANCISCO EDSON AIRES DE MORAIS

Suplente do Conselho Fiscal: VANUSA MANTOVANI

representantes JUnto a FieC

Titular - ANNA GABRIELA HOLANDA DE MORAISSuplente - RUBENS DIRCEU SCHERERFica, a partir da data de divulgação desta relação, aberto o prazo de

05 (cinco) dias para impugnação de candidaturas.

Crato, 04 de julho de 2014. Anna Gabriela Holanda de Morais – Presidente.

EdiTAL dE CoNVoCAÇÃo

asseMBLéia GeraL eXtraordinária

Pelo presente edital, ficam convocados na forma do disposto no artigo 12 e seguintes do Estatuto Social do Sindicato dos Empregados no Comércio de Crato e região combinados com os artigos 611 § § 1º e 2º 612 e 859 ambos CLT Consolidação das Leis do Trabalho os associados em gozo dos seus direitos sociais para tomarem parte na asseMBLéia GeraL eXtraordinária a realizar-se no dia 25 de julho de 2014 em sua sede social, sito à Rua da Penha, nº 33, centro, nesta cidade às 18:30 horas em primeira convocação e não havendo quorum legal meia hora depois as 19:00 horas em segunda e última convocação com o fim de deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

a) Leitura do Edital de Convocação;b) Discussão e aprovação de proposta para renovação da Conven-

ção Coletiva de Trabalho para 2014/2015;c) E, em caso de insucesso nas negociações instauração do Dissídio

Coletivo de Trabalho.

Crato (CE), 07 de julho de 2014.

José Cardoso MendesPresidente

editaL de CitaÇão

praZo ViNTE (20) diAS.

O Juiz JoSÉ FlaVio Bezerra moraiS, titular da 2ª vara cível desta comarca de Crato, Estado do Ceará, no uso de suas atribuições legais, etc... FAZ SABER, a todos os interessados que o presente EDITAL virem ou dele conhecimento tiverem, que por este Juízo e Secretaria da 2ª vara cível desta comarca de Crato-CE, tramita uma ação de USU-capiÃo, tombada sob o nº 35406-70.2013.8.06.0071/0, promovida por FernanDo leite SaraiVa, brasileiro, casado, comerciante, RG 96029021574 SSP-CE, CPF 028.709.593-20 residentes e domiciliado na Rua Antonio Xenofonte, nº 150, Vila Alta, Crato/CE, alegando que: mantém, desde o dia ano de 1981, portanto, há mais de quinze (15) anos, a posse mansa, pacifica e ininterrupta do imóvel a seguir descri-to, situado nesta cidade, a saber: um terreno, próprio para construção, encravado no sitio Buruti, encerrando área total de 311,72m² (trezentos e onze metros e setenta e dois decímetros quadrados) 16,90 (dezesseis) metros; na linha de fundo com Expedito Luna Machado medindo 16,90 (dezesseis metros e noventa centímetros) e pelo lado direito com Heitor de Oliveira medindo 16,40 (dezesseis metros e quarenta centímetros); e pelo lado esquerdo com Francisco Assis Braz medindo 21,50m (vinte e um metros e cinqüenta centímetros), quer (em) obtê-lo, por via de Usucapião, nos termos da art. 1.238, do CC. O MM. Luiz mandou expedir o presente EDITAL com prazo de trinta (30) dias, a fim de que seja(m) CITADO (A) JoSÉ maria martinS araUJo e maria apareciDa De oliVeira araUJo ambos e lugar incerto e não sabido, e todo e qual-quer eventual interessado, de todos os termos da ação supra mencio-nada, possibilitando-se com isto que, querendo, prazo da Lei, contestar da Ação, sob pena de não o fazendo presumir-se-ão como verdadeiro os fatos alegados pela autora na inicial. E para que ninguém alegue ignorância da Lei, foi expedido o presente EDITAL DE CITAÇÃO. Dado e passado nesta cidade do Crato, Estado do Ceará, aos dez (10) dias do mês de junho do ano dois mil e quatorze (2014). Do que para constar Eu, _______________ ( Bel. Antonio Reis dos Santos) Técnico Judiciário, digitei. E Eu, _______________, (Joceandra Mendes Chaves) Diretora de secretaria, subscrevo.

Juiz Titular: JoSÉ FLAVio BEZERRA MoRAiS


Top Related