Transcript
Page 1: Jornal Data X Edição 63
Page 2: Jornal Data X Edição 63

2Semanário de19/02/ a 26/02/2010

Editorial

EnquetePatrícia Vanzin

Jornalista (Mtb/SC - 2434 JP)

Enfim passou ocarnaval. Para quem gostadessa festa: Que pena! Jápara aqueles queacreditam que o ano sóinicia depois do carnaval:Beleza! Finalmenteentramos em 2010.

Aqui em Xaxim foramcinco dias de folia quenessa semana se juntaramaos dias de festa doaniversário do município.Neste sábado (20) éferiado, com um eventoespecial de homenagem àsempresas que maiscontribuem com omovimento econômicolocal.

Antes do carnavalchegar, a semana foi depolêmica aqui na cidade.Entre os assuntos maiscomentados, esteve oapagão de energia elétrica,que deixou metade dapopulação no escuro.Outra polêmica foilevantada em relação aoabastecimento de águapotável. Xaxiensesreclamam que ficam semágua por horas e que oproblema está na falta deestrutura na captação,tratamento e distribuição.Como tentativa deresolver a polêmica daágua e da luz, os

vereadores de Xaximpediram explicações àsempresas responsáveispelos serviços.

Essa edição do Data Xtambém traz informaçõessobre o manifesto dosfuncionários dofrigorífico Diplomata. Naúltima terça-feira (09),t r a b a l h a d o r e spressionaram a direção daempresa para liberar ossalários, que foram pagosno mesmo dia.

Na quarta-feira decinzas (17), acabou amoleza para os estudantes.As aulas iniciaram na redeestadual e municipal de

ensino. Aos alunos eprofessores, desejamosum ótimo ano letivo. Queambos tenham paciência,serenidade e dedicação em2010.

Voltando novamente afalar sobre o aniversário deXaxim, vamos fazer umareflexão: Você por acasojá ouviu alguém dizendoque odeia morar nessacidade? Sejamos francos,sempre aparece alguémfazendo brincadeiras pelofato de morarmos em umacidade pequena e dointerior. No entanto,vamos analisarprofundamente: Quantas

cidades você conhececom a qualidade de vidaque há aqui? Talvez nãoseja a melhor do mundo,mas também não há tantopara se reclamar.

Nosso clima é ótimo:nem muito quente, nemmuito frio, sema l a g a m e n t o s ,deslizamentos outerremotos. O povo éhospitaleiro, amigo,cordial (até exageramosdizendo que todos seconhecem). No comércioe serviços há de tudo. Seprecisarmos de algo quenão tem aqui, estamosmuito bem servidos com

Direção: Lisiane Zanotto, Daniel Alves do Amaral , Joel Alves doAmaral

Jornalista responsável: Patrícia Vanzin (Mtb/SC – 2434 JP)Repórteres: Dieila Zanetti e Haline LapinskiComercial: Aline AnghinoniCirculação: Xaxim, Lajeado Grande, Marema e Entre RiosPeriodicidade: Semanal – Impresso pela Diario Serrano / Cruz

AltaRedação: Av. Plínio Arlindo de Nês, nº 1619, centro, Xaxim –

SC Cep:89825-000

Telefone: 49-3353-6707Site: www.jornaldx.com.brE-mail: [email protected]

Importante: Matérias, colunas e artigos assinados, são deresponsabilidade de seus autores e não traduzem necessariamente aopinião do jornal.

(49) 33534671Rua Cel. Ernesto Francisco Bertazzo, 1865Bairro Guarany - Xaxim / SC

Sady Brazeiro 9987-0005Esquadrias de Alumínio e

Ferro em Geral

ASSINE -3353-6707

Weliton Polli, 10 anosEstudante – Morador de Vila

Diadema“É bom de morar aqui porque

aqui tem um monte de coisas,tem brinquedos e sorvete. Oque eu mais gosto de Xaxim éa sorveteria. Acho que está bomassim e que não precisa mudarnada, nem na cidade nem naminha escola.”

Neste dia 20 de fevereiro o município de Xaxim comemora 56 anos de emancipação político-administrativa. Por isso perguntamosà população:

O que você acha de Xaxim? Como é morar aqui?Na sua opinião o que precisa ser mudado ou implantado?

Taiane Baggio, 20 anosMiss Xaxim – Moradora do

Bairro Alvorada“O nosso município está

dando exemplo diante de outrosmunicípios. Está mostrando seubom desempenho e a suaadministração está sabendoconduzir o bom andamentopolítico-administrativo domunicípio. Xaxim é uma cidademuito tranquila, acolhedora e aspessoas são muito receptivas.Acredito que deveria ter mais

Ledinho Curtarelli,60 anosPresidente do Sindicato dos

Trabalhadores Rurais –Morador do Bairro Guarani

“Eu acho que Xaxim é ummunicípio muito bom de seviver. Eu sempre morei aqui eem nossa cidade temos umpovo bem ordeiro e hospitaleiro.Eu vejo que no município épreciso investir mais naagricultura, porque semalimento ninguém vive.”

Vander Ábido, 36 anosPresidente da CDL – Morador

do Bairro Dr. Ari Lunardi“Xaxim é uma cidade boa

para se viver, por ser umacidade segura, acolhedora ecom grandes oportunidades.Morar aqui é como morar numgrande condomínio, onde todosse conhecem e se respeitam eonde a qualidade de vida ésatisfatória. O que pode sermelhorado é mais qualificaçãoprofissional.”

Lourdes Silvestre da Paz,42 anos

Dona de casa – Moradora doBairro Santa Terezinha

“Eu gosto de morar aquiporque é uma cidade tranquilae segura. Acho que o queprecisa, é melhorar a questãoda saúde e que também hajamais melhorias nos bairros.”

incentivo a cultura e mais eventos culturais também. O que eu gostariade dar de presente de aniversário ao município seria levar o título deMiss Santa Catarina para Xaxim.”

os vizinhos Chapecó eXanxerê. Nossas ruas sãobem traçadas. Nãopassamos horas no trânsito,enfrentando sinaleiras,pardais e também não seperdemos em ruas de mãoúnica.

Poderíamos escreverinúmeras páginas sobreoutras tantas qualidades denossa cidade, no entanto,reflita você sozinho:Quantas cidades melhoresou piores você conhece?Por que você mora aqui e oque lhe faz permaneceraqui?

Parabéns xaxienses pelos56 anos da nossa cidade!

Page 3: Jornal Data X Edição 63

Semanário de 19/02/ a 26/02/20103ESPAÇO ABERTO

Impostos 2010Xaxim inicia distribuição de carnês

ParalizaçãoTrabalhadores da Diplomata

param por algumas horas FETIAESC discutenovo piso salarial

A Federação dosTrabalhadores nasIndústrias de Carnes eDerivados Industriais daAlimentação do Estado deSanta Catarina –FETIAESC, em parceriacom o Ministério do

Trabalho de Santa Catarina, promoveu um encontrocom representantes de todos os Sindicatos filiados.O encontro aconteceu no último dia 28, na Capitaldo Estado e teve o objetivo de discutir a negociaçãocoletiva do piso estadual da categoria.

Para o representante da FETIAESC, MiguelPadilha, a instituição da Lei nº 459, que estabeleceo novo piso estadual da categoria, é uma grandeconquista dos trabalhadores. A aplicação da Lei érecomendada pelo Ministério Público do Trabalhoe as negociações devem se dar em torno dosInstrumentos Coletivos diante da realidade de cadaregião.

De acordo com o Assessor Jurídico daFETIAESC, Dr. Waldir, inicialmente, deve-se buscaro entendimento para a solução dos conflitos eentender que a negociação deve prevalecer nasrelações capital/trabalho, pois o movimento sindicale os empresários é que devem negociar, e o papeldo governo se daria apenas no sentido de agilizar oprocesso.

A Lei 459 está em vigor desde o primeiro diado ano, e, estabelece quatro faixas salariais,incluindo em uma delas a elevação do salário baseda categoria dos trabalhadores nas agroindústrias,para R$ 647,00.

Na oportunidade, Pedro Kalinóski, presidente doSINTRAC – Sindicato dos Trabalhadores nasIndústrias de Carnes de Xaxim, ressaltou sobre apossibilidade de antecipar a negociação coletivaprevista para maio, em decorrência da defasagemdo salário dos trabalhadores em relação ao novopiso estadual da categoria. No artigo terceiro daLei Complementar, fica estabelecido, que, enquantoprevalecer o acordo coletivo, não se aplica odispositivo da Lei. Por isso a intenção dossindicalistas é antecipar as negociações. “Vamossomar força em defesa dos trabalhadores, cobrandoda classe patronal aquilo que é de direito”, disse opresidente.

SINTRAC – Sind.Trab. Ind.Carnes de XaximRua Dez de Novembro – Centro

Telefone; 3353 2036Xaxim, SC – 02 de fevereiro de 2010.

Todos os meses, aempresa Diplomata deXaxim deposita opagamento de seusfuncionários num prazode cinco dias úteis após oinício do mês. Emfevereiro, este prazo nãofoi cumprido e ost r a b a l h a d o r e sreivindicaram o salárioatrasado.

A paralisação aconteceuno último dia nove defevereiro e começou pelaparte da recepção de aves.Conforme o Presidente doSindicato dosTrabalhadores na Indústriade Carnes (Sintrac) deXaxim, Pedro Kalinoski, oprotesto iniciou as07h30min e, além dosalário atrasado, osf u n c i o n á r i o s

reivindicaram a adoção deum plano de cargos esalários para as pessoasque trabalham mais tempona firma. Diante dessasituação, foi realizada umareunião emergencial comrepresentantes do Sintrac,uma comissão detrabalhadores e o vice-presidente da empresa pelaparte da tarde. “Através dareunião foi decididoque o salário seriadepositado nomesmo dia eque umprojeto decargos desalário será

apresentado pelaempresa”, explicaKalinoski.

A funcionária Osana dosSantos lembra quemanifestações assim jáaconteceram. “Parareceber o décimo terceirotambém tivemos que fazergreve e agora de novocom o atraso no salário.Seria bom se eles

fizessem umareunião comtodos osfuncionários eexplicassem oque acontece,só que elesnão fazem

isso”, declara. De acordocom o funcionárioRudinei Geminiano, opagamento estavaatrasado em três dias e,com a paralisação, osalário foi depositado nofinal da tarde do mesmodia.

Por outro lado,segundo a Direção daempresa Diplomata nãohouve paralisação e simfalha técnica. “Houve umproblema técnico nosetor de compresação defrios e por isso todos osoutros setores ficaramparados”, afirma oGerente Victor BatistaJunior. De acordo eleeste foi o motivo peloqual a empresa parousuas atividades poralgumas horas.

A AdministraçãoMunicipal de Xaximiniciou na segunda semanade fevereiro, a distribuiçãodos carnês do ImpostoPredial e TerritorialUrbano (IPTU), doImposto Sobre Serviços(ISS) e dos Alvarás deLicença. Diferente dosoutros anos em que oscarnês eram entregues

pelo Correio, em 2010cada cidadão deverá sedirigir até a PrefeituraMunicipal no setor deTributos para retirá-los.

De acordo com osecretário deD e s e n v o l v i m e n t oEconômico, Plínio LenoirLunardi, é muitoimportante que oscidadãos procurem retirar

os carnês e que tambémefetuem os pagamentos.“É com o dinheiro dosimpostos que aadministração municipaldesenvolve as obras,projetos, enfim ações paramelhorar a qualidade devida do nosso povo”,salienta o secretário.

O pagamento daparcela única ou da

primeira parcela do IPTUvence no dia 31 demarço. No pagamentoúnico, à vista, ocontribuinte ganhadesconto.

O horário deatendimento naPrefeitura Municipal pararetirada dos carnês é das8h às 12 h e das13h30min às 17h30min.

Xaxim foi palco de show evangélicoAconteceu na sexta-feira (12) em Xaxim, o show de

evangelização com o cantor Wellington Camargo.Segundo o Pastor da Igreja Só o Senhor é Deus, CelsoFigueiró, o evento foi promovido pela própria igreja etinha o objetivo de evangelizar. O show aconteceu no

Salão Paroquial da Igreja Matriz. A entrada foi gratuitae o show aberto para todos os públicos.

Wellington é irmão da dupla sertaneja Zezé DiCamargo & Luciano e sua história será contada nofilme Dois Filhos de Francisco 2.

Page 4: Jornal Data X Edição 63

4Semanário de19/02/ a 26/02/2010

Inscrições para o Curso deFormação de Bombeiros

Classes lotadasComeça o ano letivo da rede estadual

As 1.323 escolas da rede estadual de ensino retomaramas atividades escolares no dia 17 de fevereiro e a previsãoé que as aulas terminem no dia 17 de dezembro. Conformedados divulgados pela Secretaria de Estado da Educação,os professores voltaram às escolas no período de 08 a12 de fevereiro para realizar o planejamento do ano letivo.

Conforme o Assessor de Direção da Escola deEducação Básica Custódio de Campos, Moacir Nalin, ocorpo docente preparou a escola para a recepção dosalunos, organizou o Plano Político Pedagógico (PPP),revisou as normas da escola e realizou o planejamentointerno do ano escolar. Para a diretora da Escola deEducação Básica Gomes Carneiro, Elaine Maria GiachiniAlberti, este período também foi destinado para avaliar

as atividades. “A escola continua com as mesmasatividades, mas elas serão retrabalhadas e reorganizadaspara o ano letivo de 2010”, declara.

As escolas estaduais dos municípios de Xaxim,Cordilheira Alta, Lajeado Grande e Marema, totalizam,aproximadamente, 3.450 alunos matriculados. E emtodas as escolas estaduais da região ainda há reajustede matrículas.

O 9º ano letivoEste ano é o último prazo para que as escolas

estaduais se adaptem ao nono ano. Segundo a diretorada Escola de Educação Básica Professora NeusaMassolini, Salete Galli, as escolas já estão se adaptando.

“As escolas estão se adaptando ao nono ano letivo. Éuma lei, então em 2010 já estamos matriculando alunoscom seis anos de idade”, explica.

De acordo com o Ministério da Educação, o nonoano está previsto na Lei nº 10.172, de nove de janeirode 2001 e estabelece o Ensino Fundamental de noveanos. Desta forma, a nova faixa etária dos alunos noEnsino Fundamental vai de seis a 14 anos (do 1º ao 9ºano), ou seja, a criança que estaria na pré-escola passaa estar na primeira série.

Ainda segundo informações do Ministério daEducação a mudança também tem a intenção de oferecermaiores oportunidades de aprendizagem e assegurarque as crianças prossigam nos estudos.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA E

ORDINÁRIAO Presidente da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária de

Xaxim – CRESOL XAXIM, no uso das atribuições que lhe confere o EstatutoSocial, convoca os associados, que nesta data são em número de 954, em condiçõesde votar, para se reunirem em Assembléia Geral Extraordinária e Ordinária, arealizar-se no Clube Xaxinense, localizado na Rua Rui Barbosa – Centro –Xaxim - SC, no dia 18 de março de 2010, às 07:30 horas em primeira convocaçãocom presença de 2/3 (dois terços) dos associados; às 08:30 horas, com a presençade metade mais um dos associados, em segunda convocação, ou às 09:30 horas,com a presença de, no mínimo, 10 (dez) associados, em terceira convocação,para deliberar sobre os seguintes assuntos, que compõem a ordem do dia:

Em Regime de Assembléia Geral Extraordinária:

1º - Reforma Geral e Consolidação do Estatuto Social – Padronização doSistema Cresol Baser.

Em Regime de Assembléia Geral Ordinária:

1. Prestação de contas do exercício de 2009, órgão de Administração;2. Parecer da Auditoria Externa sobre demonstrações financeiras: Parecer

do Conselho Fiscal e da Ouvidoria3. Rateio das perdas do exercício de 2009;4. Eleição do Conselho Fiscal;5. Fixação e valor de honorários, gratificações e cédulas de presença, dos

membros dos Conselhos de Administração e Fiscal;6. Eleição dos delegados da Cooperativa junto a Central Cresol Baser e a

Base Regional de Serviços;7. Autorização da Assembléia para operacionalizar empréstimos e aval

junto ao Banco do Brasil S/A, BRDE, BNDES, BADESC. CEADe e outrasInstituições Financeiras para repasse ao quadro social;

8. Assuntos Gerais de interesse da sociedade.

A Assembléia não se realizará na sua sede social por não haverespaço suficiente.

Para efeito de quorum legal a Cresol Xaxim consta nesta data em seuquadro social com 954 (novecentos e cinqüenta e quatro) cooperados emcondições de votar.

Xaxim – SC, 09 de fevereiro de 2010._______________________________________Claudino Dalla RivaPresidente

Miss Xaxim representamunicípio em Itajaí

O Corpo de Bombeiros de Xaxim estárealizando um processo seletivo para admissãono Curso de Formação de BombeirosComunitários do Corpo de Bombeiros Militarde Santa Catarina. O objetivo do curso é formarpessoas para auxiliar os Bombeiros Militaresno atendimento, tanto na área de incêndio,quanto na área de primeiros socorros.

De acordo com o Comandante, EuricoRibeiro da Veiga, o curso é importante para quea corporação sempre tenha pessoas comconhecimento e eventualmente atuem no localdas ocorrências. “O curso é importante porcausa do preparo dos alunos, que dependendo

da ocorrência poderão salvar uma vida oudiminuir os prejuízos materiais. A atividadedesenvolvida por eles é realizar o atendimentoaté a chegada das guarnições”, explica.

InscriçõesA inscrição deverá ser efetuada

pessoalmente, junto ao 2º PBM com oCoordenador do CBC/Xaxim ou seurepresentante. Devem ser feitas até o dia 27deste mês das 13h às 19h na Sede do Corpode Bombeiros de Xaxim. Para efetuar ainscrição, o candidato deverá apresentar aseguinte documentação: Carteira de identidade;CPF e Título Eleitoral. Não será permitida

Do dia 24 a 27 de fevereiro acontece em Itajaío Concurso Miss Santa Catarina Oficial 2010.O concurso reúne as candidatas escolhidascomo Miss de alguns municípios catarinenses,inclusive de Xaxim.

A Miss Xaxim, Taiane Baggio, ressalta que éuma enorme responsabilidade estarrepresentando o município e a região Oeste.“Representar o município em um concurso debeleza de um alto nível é uma satisfação”.

Taiane acredita que merece receber o títulopelo esforço e dedicação. “Ganhar esseconcurso depende muito de mim, mas nãoposso me esquecer de todas as pessoas que

me ajudaram e fizeram o possível para que euparticipasse do Miss Santa Catarina. Creio quetambém Xaxim mereça alguém que divulguea cidade como uma terra de mulheres bonitas”,declara. Taiane agradece a AdministraçãoMunicipal, os patrocinadores, a imprensalocal, a família, os amigos e todos aqueles quecontribuíram de maneira direta e indiretadando força e apoiando em todos osmomentos.

No dia 27 uma caravana de Xaxim iráacompanhar a final do Concurso Miss SantaCatarina e torcer por Taiane Baggio.

Page 5: Jornal Data X Edição 63

Semanário de 19/02/ a 26/02/20105

Carnaval de Xaxim reúnepúblico recorde

Xaxim comemora 56 anosPara comemorar o 56º aniversário de Xaxim, as festividades começaram no dia 12

de fevereiro com o carnaval, mas não pararam por aí. A trégua nas comemoraçõesaconteceu só durante quarta-feira de cinzas e na quinta-feira (18) retornaram comtodo vapor.

Na última quinta-feira, a Praça Frei Bruno foi palco da gravação do ProgramaCanta Sul. Comandado e apresentado por Gilmar Brasil, o show contou com mais devinte atrações, entre elas bandas, duplas sertanejas e grupos gaúchos.

Na noite desta sexta-feira (19), a concha acústica novamente recebeu um grandeshow. Foi a vez da dupla nacional Gilberto e Gilmar, que cantaram seus maioressucessos e fizeram a alegria do público. Além disso, neste sábado (20) acontece, naSede Social da Sociedade Recreativa e Cultural de Xaxim, a entrega do troféu dePremiação do MovimentoEconômico ano-base 2008 eshow com João Chuido.

“Paz, carnaval, futebol...”Ao som desta e de outras músicas desse estilo foi que os sete blocos do

município e os visitantes curtiram o carnaval 2010 de Xaxim. Foram cinco noites demuita festa, agitação e alegria.

A abertura do carnaval aconteceu na sexta-feira (12), e até na terça-feira (16),a festa reuniu cerca de 20 mil pessoas na Praça Frei Bruno, no Espaço Folia, e na

Sociedade Recreativa e Cultural.Confira nas próximas páginas algumas fotos da festa e acompanhe a

cobertura completa no site www.jornaldx.com.br

Mais de vinte atrações se apresentarem na concha acústica

SegurançaTrabalho preventivo surtiu efeito no carnaval de XaximA Polícia Militar (PM) de Xaxim reforçou a vigilância e os trabalhos durante o período de carnaval.

Nos dias de folia, quatro viaturas estavam em circulação, o pelotão foi reforçado e a escala os policiaistambém aumentou.

Conforme o Sargento da PM, Ari Clóvis Leuze, o carnaval no município foi calmo e não houveexcesso dos foliões. “Foi muito tranquilo e não houve nenhum problema grave. Acredito que issotambém é resultado da reunião que fizemos que os representantes dos blocos”, declara. Nesta reuniãoforam discutidas e estabelecidas algumas regras de organização que, segundo Leuze, foram cumpridaspelos os foliões. Este trabalho preventivo já aconteceu em outros carnavais, mas neste ano foi maisrígido.

Durante este período a PM registrou apenas três brigas, uma constatação de embriaguez ao volante eum condutor sem habilitação.

Carnaval Cristãofoi sucesso em

XaximO Carnaval Cristão, que aconteceu no CTG Marca

da Ferradura, reuniu cerca de 200 pessoas e teve oobjetivo de resgatar a juventude e mostrar umadiversão sadia para os jovens.

A festa abrangeu participantes de 32 municípios,não teve bebida de álcool e as músicas eram católicascom ritmos de carnaval. De acordo com oCoordenador Diocesano do Ministério Jovem deChapecó, Jair Rodrigo Carolino Alves, a maioria dosjovens estava participando pela primeira vez. “Nãoprecisa de álcool só de Jesus para pular”, conclui.

Gilmar Brasilconduz os shows

ESPECIAL CARNAVAL

Page 6: Jornal Data X Edição 63

6Semanário de19/02/ a 26/02/2010

Page 7: Jornal Data X Edição 63

Semanário de 19/02/ a 26/02/20107

Page 8: Jornal Data X Edição 63

8Semanário de19/02/ a 26/02/2010

Page 9: Jornal Data X Edição 63

Semanário de 19/02/ a 26/02/20109VARIEDADES

/

Comemorou mais umaniversário na última quinta-feira (18), dona Elsa L.Bertolin. A família e amigosdesejam muita felicidade,amor e saúde para aaniversariante. Parabéns!

Silvana Guarniericomemora aniversário nopróximo dia 19. A família,namorado e amigosdesejam à ela muita saúde,felicidade, paz e amor.Parabéns Silvana!!

Previsão de 13/02 a 20/02

Áries (21/03 a 20/04)Pessoas ousadas ou ideias diferentes podem ajudar você a

realizar seus desejos. Há chances de ter bons momentos comamigos ou em reuniões sociais. No amor, clima de total

comprometimento.

Touro (21/04 a 20/05)Com o Sol no ponto máximo do seu astral, continue lutando

com unhas e dentes para atingir seus objetivos, principalmente naprofissão. Na área afetiva, pode ter uma grande vitória.

Gêmeos (21/05 a 20/06)A sua vontade de viajar, de conhecer pessoas e lugares

diferentes, bem como de aumentar seus conhecimentos, estaráainda mais aguçada. Vênus realça o seu charme: invista na

conquista!

Câncer (21/06 a 21/07)A sorte pode conspirar a seu favor, mas não se entusiasme,

pois o Sol aquariano também costuma criar obstáculos para o seusigno. A atração será fundamental no amor. Siga sua intuição.

Leão (22/07 a 22/08)Tenha determinação para atingir suas metas. É tempo de fazer

ajustes nos relacionamentos: procure pensar mais no bem-estardos outros. Problemas afetivos podem exigir mudanças.

Virgem (23/08 a 22/09)O astral aumenta seu desejo de fazer tudo da melhor maneira

possível e também a sua capacidade de ser útil às pessoas queprecisam de ajuda. Romance protegido, mas evite intromissões.

Libra (23/09 a 22/10)O desejo de se libertar poderá falar muito alto. Às vezes,

mudanças são necessárias. Dê mais atenção ao seu corpo e aovisual, é tempo de sair, paquerar e apimentar o seu romance.

Escorpião (23/10 a 21/11)Defina o que deseja para não perder oportunidades. Organizesuas contas. Vênus, no seu paraíso astral, traz muita sorte,sucesso e bem-estar. No campo afetivo, é hora de fixar raiz!

Sagitário (22/11 a 21/12)Com a força do Sol aquariano, você pode realizar muitos de

seus objetivos, principalmente, os relacionados com novas eantigas amizades. No amor, o entrosamento será perfeito.

Capricórnio (22/12 a 20/01)Repense sobre as coisas que dá valor, definir prioridades pode

ser fundamental nesta fase. Encare os desafios com coragem eotimismo. No amor, o desejo de segurança prevalecerá.

Aquário (21/01 a 19/02)Terá sucesso em seus relacionamentos desde que saiba ceder

para manter a harmonia com os outros. Estará mais sensível.Fortaleça seus laços de afeto, mas seja realista e não se iluda!

Peixes (20/02 a 20/03)Há chance de promoção no serviço, mas não exagere: respeite

seus limites! Vênus realça seu charme, mas tenha discrição noamor. Cuidado: segredos ou fofocas podem prejudicar o romance.

O nosso amigo e colunistaMaico Luiz Cellaaniversaria no dia 24/02.Saúde, paz, amor e sucessosão o que deseja a equipeData X. Felicidades!

Na última quarta-feira (17) oempresário de Xaxim, Ari JoséLocatelli comemorou mais umaniversário. O diretor da RádioVanguarda FM festejou a datacom amigos e familiares em umanimadíssimo jantar. Parabéns!

Quem aniversariou noúltimo dia 13/02 foi agatíssima Sinara Zornitta.Tudo de bom, felicidades,sucesso e realizações. Felizaniversário!

Feliz Aniversário ao casal Luiz Rissi e Leodete Maria Balbinot, queaniversariaram, respectivamente nos dias 16 e 17/02. À eles nossos votos desaúde, felicidade e muito amor. Parabéns!

Page 10: Jornal Data X Edição 63

10Semanário de19/02/ a 26/02/2010

OPINIÃO

Portal da Indignação“Como a maioria dos munícipes também estou constantemente sofrendo com a falta de água, ou

seja, quase todos os dias existem períodos em que falta água”(Clair Mario Geremia – Bairro Frei Bruno)”

“Estou cansado de ouvir em nossas rádios emeios de comunicação a insistente cobrançapara que se economize água, chamando apopulação de desprovidos de inteligência eoutros palavreados deste escalão.

Concordo que há muitos que não tem essaconsciência de economia, mas meu comentárioatual sobre a falta de água nos municípios, serádirecionado ao controle, atitudes e açõestomadas pela empresa que comanda esseabastecimento, focando diretamente à questõesadministrativas, projetos, atendimento e aquestão de haver cobrança unilateral, ou seja,somente cobra-se da população e não aoatendimento e a prestação dos serviços dasempresas.

Vamos começar pelo seguinte item:Primeiro: Toda a população paga uma taxa de

10 metros cúbicos de água. Gastando ou não,todos nós temos de pagar, certo? Pergunto: Qualo incentivo que a empresa está oferecendo àquem se esforça em economizar? Qual atitude étomada à quem não economiza, ou tem atitudesque comentam que tem ao não economizá-la?

Muitas vezes, esquecemos que ao não se tera vontade, a intenção e o bom senso deeconomizar, nada muda em um documentochamado “fatura de água”.

Respondam-me: Quando um cliente paga porum serviço, ele tem ou não direito de recebê-lo?Ou ser bem atendido por esse serviço?

Se você paga todo mês pela água que utiliza,como pode a empresa deixar de lhe fornecer?Ou seja, entregar-lhe o que lhe é devido?Mesmo você tendo feito o seu pagamento emdia? Isso não deveria ser como a compra de umutensílio ou eletrodoméstico normal?

Vamos partir da situação atual que estáocorrendo. Por exemplo, se a CASAN de Xaximnão tem capacidade de suprir o consumo de águado município, por que não nos mostram o queestão fazendo para melhorar isso, já que não é oprimeiro ano que isso ocorre?

Melhorar suas instalações, pontos decaptação e abastecimento é uma obrigação destaempresa, que recebe todo mês para nos servirde água. Concordam? Ah! Não esqueçam que éuma empresa como qualquer outra, empresa queé sustentada por nosso dinheiro, nossospagamentos e nossos impostos.

Seguindo no problema da água... O que aempresa deveria fazer? Melhorar suasinstalações? Pontos de captação? Oabastecimento em si? Ou simplesmente fazer oque estão fazendo atualmente: fechando osregistros de abastecimento para a população?Ou pondo culpa nas questões ambientais?

Quantos anos faz que a captação está destamesma forma? Se bem que neste momento nãonos interessa como está à empresa e suascondições de nos atender e sim, que deve nosatender, e de forma constante, ou seja, seminterrupção.

Pergunta-se a direção desta empresa e aosadministradores em geral de qualquer negócio:Qual o produto desta empresa? O que você fariapara ter maior rentabilidade e lucros dentro deuma empresa deste ramo? O que faria para

melhorar seu serviço e a responsabilidade decada consumidor?

Muito fácil, diminuir o volume de controle dafranquia paga pela população é uma forma decontrole de consumo e de beneficiar os quebuscam a economia, por exemplo, por que a taxamínima não baixa de valor e de metragem? Tipo:seis metros R$20,00, sete metros R$21,00, oitometros R$22,00, nove metros R$23,00 e 10 metrosR$24,00... Assim sucessivamente. Ficaria ruim praalguém? Acredito que não, e incentivaria aeconomia e a redução dos dizeres: “eu paguei,tenho direito”.

Repito que água não pode faltar à população,e é uma obrigação da empresa em cumprir comesse bem de consumo, pois recebe para isso.

A inadimplência não existe de forma tão grave,pois se ocorre atraso, há corte no fornecimentoe as taxas para religar são bem consideráveis,não são?

Não cabe a população saber como está ainstalação da empresa e sua capacidade deabastecimento, cabe sim o direito de receber delaos serviços que ela mesma se propôs a oferecer.

Então formas de melhorar, projetos e melhoriassão de responsabilidade desta empresa, e cabea nós sim cobrar isso, pois acredito que todaempresa tem responsabilidade social eprincipalmente na sociedade onde esta inseridae o dever de responder por seus atos eresultados. Existe sim um código de ética paraadministradores, e enquanto isso não for postoem prática e cobrado por nós, existirá sempre afalta de responsabilidade de muitos que utilizamesse título, sem saber e dar o valor ideal que elerepresenta. “Administradores” denegrindo esujando está atividade essencial a vida, issoencontramos muito. E esses muitos sim, precisamser punidos e cobrados constantemente, poistemos em nossa sociedade bons profissionais emuitas vezes não são reconhecidos pelo fatodesses outros ocuparem seus postos.

Então quanto a nossa água? A novela vaicontinuar? Nada vai ser feito novamente nesteano? Ano que vem vamos ter esse problemanovamente? Não sabem o que fazer paraincentivar a economia? Vão tomar isso comoforma de incidirem maiores cobranças apopulação ou melhorarem o que estão fazendo?

Há! O ar das tubulações também nós pagamossabiam? É, ele também gira o medidor de água.Os dias que não à temos, também à pagamos.Concorrência não há temos.

E ai CASAN? O que vai ser feito?Não gostaram da atitude da administração

pública de Chapecó? Olha que eu particularmenteadorei a iniciativa de Chapecó, e isso, é só decunho administrativo, sem posicionamentopolítico. Que fique bem claro.

Está na hora de que os serviços que pagamose temos o direito de receber, sejam tratados commais seriedade.”

Clair Mario GeremiaDocumento original entregue no dia 08/02/2010

ao Jornal DATAX

Da Arte de Beber CervejaHavia um reino em uma terra distante onde reinava uma certa nostalgia e

havia um eterno clima de ressaca no ar. Neste reino a “cultura” era muitovalorizada. E todos os jovens garotos e garotas, desde os 13 anos passavampor um estranho ritual de passagem, era lhes ordenado ouvirem certas músicas“românticas” e um pouco insinuantes para que estivessem prontos para oque viria depois.

Assim que os jovens chegavam aos seus 14 anos era-lhes permitidoconhecer as noites e todas as suas consequencias. Com algum tempo deexperiência nas noites da cidade o jovem enfim estaria preparado para sermais um artista deste reino, o reino dos duendes bebuns. Estes artistaspraticavam sua arte e a desenvolviam durante todo o ano, quando se reuniamem vários pontos buscando cada vez mais seu aperfeiçoamento.

Uma vez por ano estes artistas liderados por “grandes líderes” formavamvários grupos onde participariam do festival anual da consagração dosartistas. Nestes festivais todas as coisas eram permitidas, e então os artistasque treinaram e se aperfeiçoaram o ano inteiro saíam pelas ruas e dirigiam-seà uma praça central, onde demonstravam todo seu talento e apresentavam aopovo sua arte. Todos embriagados e motivados pelos gritos de seus “grandeslíderes” dançavam e mostravam o quanto eram bons no que faziam. A platéiaformada por famílias inteiras, desde idosos até crianças aplaudiam de pé atanto talento destes artistas excepcionais. Muitas crianças ficavam eufóricasgritando, e imaginando quando chegaria de uma vez seus 13 anos, parapoderem participar de tudo isto, para fazer parte destes grupos de artistastão criativos e animados. E isto era o sonho de muitas delas.

Desde muito novas estas crianças já sabiam o que queriam, queriam seguiro exemplo dos grandes líderes dos jovens do reino. Tinha até daquele que játinha tudo planejado, iria começar a beber aos 14 anos, dar a primeira vomitadaaos 15, teria a primeira queda por embriaguez aos 16 e aos 17 iria se esforçarmuito para entrar em coma alcoólico e então estar habilitado para entrar paraalgum grupo de artistas do reino. Quando chegasse aos 18 anos, enfim seriatambém um grande artista, iria comprar um carro, ou emprestar do pai, e entãoestaria realizado, encheria o carro de som, encheria a cara de cerveja, ligariaum som qualquer a um volume perturbador e sairia dar voltas em frente àsinstituições de ensino e residências todos os dias, como forma desuperioridade, independência e maioridade, até que todos percebam que eleexiste. E se conseguisse seguir todo este ritual muito à risca, em muito poucotempo ele poderia ser também um “grande líder”, e subiria no palco nos diasde festival para dar um grito de guerra e uma palavra de ordem e agradecimentoa todos aqueles competentes artistas que o seguiam, receberia os merecidosaplausos, e isto realmente seria o máximo.

Um outro assuntoDeixemos agora de lado as fábulas e falemos de fato de nosso carnaval.Há de se convir que foi mesmo um espetáculo de festa, organizada e

segura, e vá lá, carnaval é pra festejar mesmo. O carnaval brasileiro é uma dasmaiores festas do mundo, e é bom saber que em nossa cidade temos a chancede festejar à vontade sem medo de brigas ou acidentes de trânsito. E falandonisto parabenizamos a organização policial e a organização do evento emtermos de segurança, e claro a todas os blocos que mantiveram uma boaorganização apesar do grande número de integrantes.

É preciso ser dito que muitos jovens terminaram várias noites realmenteembriagados, mas terminaram vivos, e no final das contas, é isto o que importa.

É preciso ser dito que bom seria se estas bebedeiras fossem apenas nocarnaval, para a grande maioria é, mas um grande número de jovens nãofazem festas apenas no carnaval, fazem festas o ano inteiro, e durante orestante do ano poderíamos ter também casas de shows com muitas festaspara que não fosse preciso sair da cidade também em outras datas parafestejar.

É preciso ser dito que o carnaval poderia ser ainda muito melhor, tivéssemosescolas de samba, que são a essência cultural do carnaval, que poderiamestar o ano inteiro treinando jovens e tirando de possíveis caminhosmarginais.

É preciso ser dito que o carnaval poderia movimentar ainda mais o comérciolocal se os blocos só tivessem apoio se investissem aqui, como no caso dosuniformes por exemplo, que são na maioria confeccionados em outras cidades.

E é preciso deixar também uma dúvida, quem é que agüenta tanta festaseguida? De sexta a sexta, só pulou a quarta-feira. E pra bancar tudo isso?

Mas tudo bem, por hora, é aniversário de Xaxim, e esse povo merece muitafesta, mas merece muita festa e muita saúde, muita cultura, muita educação emuita informação também. Xaxim merece tudo isso e muito mais, parabénsaos organizadores e parabéns Xaxim.

Daniel Alves do Amaral

Page 11: Jornal Data X Edição 63

Semanário de 19/02/ a 26/02/201011

Falta de luz

Iguaçu Energiaapresenta soluções

para regularizar adistribuição de energia

em XaximHá alguns dias moradores de Xaxim sofreram com

as frequentes quedas de luz que provocaramtranstornos e indignação. A maior queda aconteceu nodomingo (07 de fevereiro) onde parte do centro e algunsbairros ficaram sem energia elétrica por mais de umahora.

Conforme o comerciante Luis Aldo Rossato, no finalde janeiro e início de fevereiro faltava luz de duas atrês vezes por semana e as oscilações de energia elétricachegavam a acontecer de quatro a cinco vezes por dia.“Eu percebia as oscilações por causa do telefone queregistra data e hora e quando há queda de energia ovisor é zerado. Mas, felizmente, parece que agora esseproblema já melhorou”, explica.

De acordo com o Engenheiro da Iguaçu Energia,Pedro Molina, o trabalho de manutenção da rede elétricaestá sendo feito e os problemas serão resolvidos.“Estamos realizando a manutenção cotidiana e tambémpodando as árvores, para que elas não atinjam a rede.Assim, a população pode confiar que a distribuição deenergia vai melhorar”, afirma.

Que providências tomar em caso de queimade aparelhos?

Molina explica que, dificilmente, o desligamentoou queda de energia elétrica pode causar estrago nosaparelhos conectados a rede. No entanto, algumasmedidas podem ser tomadas para que hajaressarcimento. “As pessoas que tiveram prejuízo dessegênero devem registrar uma queixa em nosso escritório,aí o aparelho será analisado e as causas serãoidentificadas. Se forem procedentes poderá haverressarcimento, caso contrário não”, declara.

Rossato, que é morador da Avenida Luiz Lunardi,conta que no ano passado uma queda de energiaprovocou a queima do modem da internet. “Na épocanem procurei a empresa, pois não sabia desta norma”,conclui.

Falta de águaGerente da Casan explica situação de Xaxim

Nas últimas semanas os moradores de Xaxim sofrem como problema da falta de água. Diante disso, entrevistamos oGerente da Casan de Xaxim, Moacir Bisol, para esclareceressa situação.

Data X - Qual o motivo da constante falta de água nomunicípio?

Moacir Bisol - A falta constante de água é por motivode a nossa produção estar abaixo da demanda. Hoje nóstratamos 40 litros por segundo e devido ao forte calordesses dias nós não tínhamos água o suficiente parafornecer. Por isso, nós tivemos que fechar a água em algunsbairros para abastecer outros bairros. Então, foi feito umrevezamento de abastecimento.

Data X - E qual a solução que o senhor apresenta paraos moradores do município?

Moacir Bisol - Nós estamos pedindo para a empresa,para a organização da empresa, para que eles aumentem anossa produção de água, quer dizer, de 40 litros passarpara 60 litros, para 70 litros, para 80 litros, que daí nóstemos esse problema de falta de água. Água in natura,água bruta para nós tratar, existe. O que não existe é meiode nós produzirmos mais do que estamos produzindo hoje,por isso, essa falta de água, com o calor forte, o consumovai lá em cima e nós não temos água suficiente para ademanda.

Data X - E como que funciona a cobrança da taxa?Moacir Bisol - A taxa depende do consumo de cada

cliente. Quem vai fiscalizar o consumo é o medidor quenós temos em cada cliente. Então, na falta de água, vocênão vai gastar, mas no retorno vai ter bastante consumoporque a caixa está vazia e tem bastante serviço acumuladoe então vai gastar mais, mas não quer dizer que vai gastarmais que o consumo mensal. Em exceção, agora no final deano, que tem um aumento grande do consumo porque aspessoas lavam a casa, todo o ambiente familiar, tem visitas,mais roupa pra lavar em função das festas, aumento doclima que é mais quente faz com que tomamos mais banho...Tudo isso interfere no consumo da água. Noventa porcento das famílias em novembro, dezembro, janeiro efevereiro consomem mais água. Isso é normal, todos osanos tem esse consumo elevado.

Data X - Qual é o valor da metragem cúbica da água?Moacir Bisol - O metro cúbico equivale a mil litros. O

valor até 10 metros custa uma taxa de R$ 23,53, sendo queé R$ 2,35 o m³. Então se o consumidor consumir até 10m ébarato, mas se passar dos 11m até os 25m vai pagar umacréscimo de R$4,31 ao metro. E se passar dos 25 é umacréscimo de R$ 6,05 o m³.

Data X – Por que a cobrança da taxa não é feita conformea quantidade de água que o consumidor utiliza?

Moacir Bisol - Porque isso é uma norma das empresasestatais do consumo de água. Ou você consome 10m epaga a taxa mínima. Dentro de um a 10m o preço é o mesmo,porque isso é uma norma da empresa. Não só da Casancomo todas as empresas estatais de água, pois é uma normado governo. E depois dos 10m é que o consumidor vaipagar o excesso.

Data X- Há quantos anos a captação está dessa formaem Xaxim?

Moacir Bisol - A Casan não investe em Xaxim nacaptação, no tratamento de água para aumentar a produçãojá faz 15 anos. Não investe R$1,00. Estamos esperandopara esse ano uma promessa da direção da empresa paraaumentar a produção de água. Enquanto isso, estamosproduzindo 40 litros por segundo e esperamos queconseguimos abastecer a população com esses 40. Agoraque é época de verão é difícil abastecer, geralmente a partealta nunca vai ter água 24 horas por dia, apesar que nemno centro não tem 24 horas por dia, pois as vezes tem quefechar uma rede para consertar alguma coisa que estávazando, daí é fechado e a gente faz o serviço. Enquantoisso o pessoal fica sem água por algum tempo. O problema

também é que amaioria do pessoalnão tem reservatórioresidencial. Então acobrança, perante aCasan é grandesobre isso. Mas aCasan não aceitareclamações daspessoas que não temr e s e r v a t ó r i oresidencial, cadafamília deve ter oreservatório comcapacidade parapassar 24 horas. Sevocê tem uma famíliade cinco ou seispessoas e o teuconsumo é 15 millitros por mês, vocêdeve ter mil litros de reserva. Se faltar água e a Casanfechar para fazer conserto você não vai ficar sem água.Tem água durante 24h ou até mais. Então, toda areclamação em que a pessoa não tem reservatório deágua a Casan não aceita.

Data X - As pessoas comentam que quando não temágua pagamos pelo ar que circula nos canos. É verdade?

Moacir Bisol - A existência de ar sempre vai fazerdiferença, pois quando a rede está seca existe o ar dentro,e quando chega a água esse ar tem que sair em algumlugar. Vai sair em todas as residências, não só uma. Entãoalguma coisa, algum litro de água vai mexer, mas nãometros de água, porque a maioria das redes aqui da cidadeé de 250mm, 150mm,100mm e 60mm. Então, se fosse redede um metro, aí realmente uma ligação de água estandovazia, ia mexer muito. Mas a rede de 60mm por exemplo,não existe essa possibilidade de mexer com muitos metrosde água, algum litro mexe, mas não muito.

EsclarecimentosEm uma reunião com a Administração Municipal

de Xaxim, diretores da Casan informaram que há umprojeto em andamento de construção de uma Estaçãode Tratamento e Abastecimento (ETA) para melhoraro fornecimento de água no município. “Em marçoestaremos trabalhando na ampliação da rede dedistribuição de água em determinados pontos queestão tendo problemas. Ainda está em andamentoum projeto de captação de água do Rio Chapecozinhopara distribuição de água em Xaxim, Xanxerê eCoordilheira Alta, e até o segundo semestre desteano, pretendendo concluir a construção da ETA, queampliará a distribuição de água de 40 para 60 litrospor segundo”, informou o engenheiro Vicente Thoméda Silva.

Regional da Casan será em Xaxim Durante a reunião, também houve a

comunicação oficial da Casan, de que o municípiode Xaxim abrigará a sede regional da estatal.

“Com a saída da regional de Chapecó, Xaxim vaicuidar dos sistemas que Chapecó cuidava. A sedevai receber uma retro escavadeira, veículos e pessoaspara melhorar o atendimento e dar assistência aoutros municípios”, explica o superintendente ÉcioBordignon.

TelefoneO telefone de plantão da Casan de Xaxim é 3353-

2051 ou 9133-5840, fora do horário de expediente efinais de semana.

Moacir Bisol

ESPAÇO ABERTO

Page 12: Jornal Data X Edição 63

12Semanário de19/02/ a 26/02/2010


Top Related