Transcript
Page 1: Jornal a voz dos bairros piracicaba z leste e norte ed 31
Page 2: Jornal a voz dos bairros piracicaba z leste e norte ed 31

2 DEZ. / 2015Para anunciar: 92004669

MUDAR E INOVAR É PRECISO

"todas as pessoas e todas as empre-sas têm que estar preparadas paraabandonar o que fazem". As acelera-das mudanças que vivemos fazem comque produtos, processos e serviços setornem obsoletos muito rapidamente.Inúmeros exemplos são conhecidos, naárea da informática é lançado umsofteware novo no mercado mundial acada 8 minutos!

Isto faz com que uma boa parte da ba-gagem de conhecimentos e habilidadesque foram adquiridos por uma boaparte de empresários torne-se, de re-pente, ultrapassada.

Criatividade e Inovação"Criatividade é pensar coisas novas.

Inovação é fazer coisas novas"

Theodore Lewitt

A inovação é fruto da criatividade, mas,muitas vezes, são consideradas sinô-nimos. Criatividade é meio e não fim,é processo e não produto. Hoje é ne-cessário, ao mesmo tempo, o pensa-mento produtivo (raciocínio criativo)

para produzir idéias novas que vãogerar novos negócios(Inovação). Eisto é fundamental. Inovar é o contra-rio de Repetir, Inovar é pensar o ab-surdo e transformá-lo em lógico.

"Se, uma idéia nova não parecer ab-surda, ela não é uma idéia inovado-ra".

Escolher alternativas"O pior inimigo de uma idéia é a soli-dão.

Se você só tem uma idéia, como saber

se ela é a melhor idéia?"

Como fazer melhor o que jáfazemos bem ?

Como fazer em menos tempo, commais economia, em menos etapas,com mais facilidade, com menos re-cursos?

Com mais facilidade para produzir,vender, captar clientes e negócios?

Com outras pessoas ?

Inovar é gerar melhorias para velhassoluções.

Fazer diferente pode fazer a diferen-ça entre vender ou corrrer atrás davenda.

lembre-se:

"tudo que funciona está ficando ra-pidamente ultrapassado".

"mudanças não ocorrem simples-mente com slogans e discursos"

Elas só acontecem quando se temas pessoas certas, para o produtocerto e tudo isso no lugar certo"

"Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo sempre passará" Lulu Santos

Quando se fala que uma empresa usa inovação aberta significa que ela utilizafontes externas para seus processos de inovação: clientes, fornecedores, universi-dades, etc. As empresas que apostam suas fichas apenas no desenvolvimento in-terno realizam a chamada inovação fechada.

INOVAÇÃO ABERTA OU FECHADA

Page 3: Jornal a voz dos bairros piracicaba z leste e norte ed 31

DEZ. / 2015 3

e - mail:[email protected] / Anuncio - WhatsApp / 9.92004669

CRAB DO PIRACICAMIRIM É DENOMINADO CLÁUDIO ARRUDA

EM TODO JORNAL AS MELHORES LOJAS E SERVIÇOS DOS BAIRROS

No último dia do Mêsda Consciência Negra(Novembro), um negrodenomina o Centro deReferência em AtençãoBásica à Saúde(CRAB), do bairroPiracicamirim. Por ini-ciativa do projeto de lei103/2010, de autoriado vereador José An-tonio Fernandes Paiva(PT), a memória deCláudio RobertoArruda está eternizadana unidade de saúde.

A cerimônia de denominação foi mui-to emocionante e contou com a pre-sença de familiares e amigos de Cláu-dio Arruda, entre eles, a mãe do ho-menageado, Ana Luiza Ferraz deArruda, a viúva Vânia Arruda, as fi-lhas Amanda Arruda, Daniele Arrudae Fernanda Arruda, o irmão ClaudirAntonio Arruda, e a prima EdianaMaria Arruda Raetano, que falou emnome da família.

Ao comentar do amigo CláudioArruda, o vereador Paiva enfatizouque Cláudio “fez diferença no Con-selho Municipal de Saúde e deixouexemplo de retidão e conduta, que sãovalores que se traz da família”. Lem-brou ainda a importantíssima partici-pação de Cláudio no Jornal daPauliceia e na Rádio Comunitária dobairro que marcaram a comunicaçãoem Piracicaba. Finalizou dizendo que

“tem orgulho de poder denominar aunidade de Saúde que eternizará onome Cláudio”.

Texto: Assessoria do vereador

Para levar sua mensagem além docampo partidário, láudio Arrudafundou o Jornal da Paulicéia, de dis-tribuição gratuita e periodicidadesemanal, que só deixou de circularpor falta de recursos financeiros.

JORNAL DA PAUICÉIA

Page 4: Jornal a voz dos bairros piracicaba z leste e norte ed 31

DEZ. / 20154 Para anunciar: 92004669

B. CAMPESTRE B. SANTA ROSA

PREFEITURA ENTRE-GA MAIS DUAS ACA-DEMIAS

FIM DO BURACO NOSERRA VERDE

B. SERRA VERDE

Denúncia? Reclama-ções? Mande um “Sap”9.992004669

Foi realizada no último dia 5,a entrega da academia aoar livre do bairro Santa Rosa.A academia fica localizada narua Arirama, próximo aocentro comunitário, porém,já vem sendo utilizada emfase experimental pelosmoradores a alguns meses.

A Comunidade do bairroaprovou o espaço que noqual veio oferecer mais umaopção de lazer. Embora oespaço já estivesse definidoa muito tempo, só agora foipossivel executa-la, devidoas inúmeras funções que aSecretaria de Obrasresponsável para a suaconstrução obteve junto aosdemais bairros durante esteperíodo.

Também neste mesmo dia,foi inaugurado a academia aoar livre do Bosques doLenheiro, para a alegria dapopulação e comunidadevizinha.

REFORMA DO PSF DOBAIRRO CAMPESTRE

A Semob (Secretaria Muni-cipal de Obras) realizou aoperação tapa-buracos narua Yuki Takaki entre as ruasGeraldo Lara Silveira e ave-nida Edne Rontani Bassete,no bairro Serra Verde.

Devido as últimas chuvas,formaram ali verdadeiras cra-teras. Os moradores e osmotoristas que por ali trafe-gam, reclamavam muito dosburacos existentes , pois apassagem de carros onibus ecaminhões é bastante inten-so, sendo também a única viamais fácil para atravessar poruma ponte até os bairros Al-vorada, Sol Nascente,Pompéia e demais bairrosdaquela região norte eacessar a Avenida Rio dasPedras e Pompéia, para se-guir até ao bairros da regiãodo CECAP e Unimep.

Algumas ruas do bairro ain-da precisam ser restauradas,pois a cada chuva que cai, otamanho aumenta mais.

A reforma e as adequaçõespara acessibilidade da unida-de do PSF (Programa Saú-de da Família) Campestreteve início em junho e deveser concluída até o próximomês. Aproximadamente 60%do trabalho já foi executado.Orçado em R$ 147,2 mil, aobra é executada pela GAGConstrutora Ltda.

No total, serão executados260 metros quadrados.

A reforma inclui a retirada esubstituição do telhado/co-bertura; reparo e reconstru-ção do sistema de captaçãode águas pluviais (calhas econdutores), incluindo aimpermeabilização; reparoestrutural em trincas na alve-naria e construção de pare-des em alvenaria cerâmica emsubstituição das divisóriasexistentes.

A obra prevê ainda pinturatotal da unidade; substituiçãodo alambrado existente porgradil eletrofundido; constru-ção de estacionamento pavi-mentado com pisointertravado; reforma geraldas instalações elétricas e hi-dráulicas, além de adequa-ções para acessibilidade.

Texto: Rosiley Lourenço

José Adão Marciano, iniciousua carreira como àrbitro defutebol em 1971. A estréiaaconteceu como apitador dojogo infantil entre Oratório SãoMário e Dom Bosco no cam-po do Oratório, na VilaRezende, onde o placar finalapontou a vitória do DomBosco por 4X3. Esta partidaalavancou a carreira deAdão,e iniciou o seu trabalharem jogos de Campeonatos

Varzeanos e amador da LigaPiracicabana de futebol. Foiconvidado para apitar em Li-meira, Tietê,Cerquilho,Capivari e Rio Claro. Adão foidestaque nas arbitragens decampeonatos organizados pelaAssociação Varzeana deFutebol.Hoje, Adão exerce ocargo de presidente da Asso-ciação dos Moradores do Bair-ro Piracicamirim e adjacênciade Piracicaba.

Árbitro de Piracicaba chega a mar-ca de dois mil cartões

Page 5: Jornal a voz dos bairros piracicaba z leste e norte ed 31

DEZ. / 2015 5

Produto com defeito

O consumidor tem direito de es-colher se quer trocar, receber odinheiro de volta ou pedir um aba-timento caso compre algum pro-duto com defeito

Art. 4º Durante o prazo estipuladopara a duração do contrato, não po-derá o locador reaver o imóvel aluga-do. O locatário, todavia, poderádevolvê-lo, pagando a multa pactua-da, proporcionalmente ao período decumprimento do contrato, ou, na suafalta, a que for judicialmente estipula-da. (LEI 12.112 DE 2009).

Parágrafo único. O locatário ficará dis-pensado da multa se a devolução doimóvel decorrer de transferência, peloseu empregador, privado ou público,para prestar serviços em localidadesdiversas daquela do início do contra-to, e se notificar, por escrito, o loca-dor com prazo de, no mínimo, trintadias de antecedência.

IMÓVEIS

Governador de São Paulo volta atrás e sus-pende reorganização das escolas públicas

O governador de São Paulo, Geral-do Alckmin (PSDB), decidiu suspen-der a reorganização em toda a redede ensino do estado, incluindo tam-bém Piracicaba.

O governo afirmava que o ensino iriamelhorar. Os alunos, porém, contes-taram. Em protesto, eles passaram aocupar, desde 9 de novembro, esco-las em todo o estado, com mais de

196 escolas ocu-padas, segundoa Secretaria daEducação (o sin-dicato dos pro-fessores -Apeoesp - afir-mou que eram205).

A decisão foianunciada no diaem que pesquisaDatafolha indi-

cou que a popularidade do governa-dor chegou ao menor índice já regis-trado: 28% consideram o governo deleótimo ou bom (na anterior, opercentual era de 38%). Segundo apesquisa, dois fatos influenciaram essaqueda: a crise hídrica e a reorganiza-ção escolar. As escolas que estavamna lista do governo em Piracicabapara a efetuação das mudanças a

partir do próximo ano, era o Barãodo Rio Branco - Centro (anos finais)-Doutor Alfredo Cardoso - Bairro Alto(Ensino Médio) - Francisca Elisa daSilva - Vila Monumento (anos finais)-Abigail de Azevedo Grillo - Vila.Rezende (Ensino Médio)- JoãoGuidotti - Morumbi (Ensino Médio)-Juracy Neves de Mello Ferracciu -Noiva da Colina (anos finais)- Dou-tor Dario Brasil - Pauliceia (anos fi-nais) - Jethro Vaz de Toledo - JardimItapuã (anos finais) - Hélio Nehring -São Jorge (Ensino Médio)- BairroSanto Antônio - Jardim Vitória (anosfinais)- Doutor Luiz Gonzaga de Cam-pos Toledo - Vila Industrial (anos fi-nais)- Affonso José Fioravanti - VilaMonteiro (anos finais).

Debaixo de muita chuva,cerca de 100 alunos da es-cola estadual Antonio deMello Cotrim participa-ram de uma manifestaçãocontra o "fechamento" daunidade. A instituição dei-xaria de oferecer o ensinomédio e os ciclos finais dofundamental devido aoplano de reorganização dogoverno do estado de SãoPaulo.

ALUNOS DE FIBRA!

Foto: Wesley Justino/EPTV

Page 6: Jornal a voz dos bairros piracicaba z leste e norte ed 31

DEZ. / 20156 Para anunciar: 92004669

Ingredientes Modo de preparo

10 bananas nanicas

. 1 xícara (chá) de açúcar

. 1 envelope de gelatina em pósem sabor

. 3 colheres (sopa) de água

. 1 lata de leite condensado

. 1 lata de creme de leite

. 2 pacotes de biscoito saborbanana com canela

. 1 xícara (chá) de leite

. canela a gosto para polvilhar

Corte as bananas em rodelas.Em uma frigideira antiaderente,derreta o açúcar e deixe nofogo até começar a dourar.Desligue o fogo e caramelizeas rodelas de banana. Retire-as com um garfo e coloque-assobre uma superfície untadacom manteiga. Hidrate a gela-tina na água e dissolva em ba-nho maria ou no microondas.No liquidificador, bata a gela-tina, o leite condensado e o

creme de leite. Em taças indi-viduais, intercale camadas debiscoitos umedecidos no lei-te, camadas de creme e bana-na. Leve para gelar e na horade servir, polvilhe canela.

Pavê de banana caramelada

DicaPara a banana não escurecer, pinguealgumas gotas de limão

NATAL

Cerca de 30% da humanidade – ou aqueles que são cristãos – comemoram onascimento de Jesus Cristo no Natal, dia 25 de dezembro. A verdade, no en-tanto, é que ninguém tem idéia do dia que Cristo nasceu. É que, apesar defama de Profeta e Messias, Jesus veio ao mundo como um humilde camponêsda Galileia, fato que não provocou grande alvoroço entre os letrados de seutempo.

Page 7: Jornal a voz dos bairros piracicaba z leste e norte ed 31

DEZ/ 2015 7

Muitas vezes as pessoas têm dificul-dades para descrever o que sentiram.A tontura é uma sensação de descon-forto, com percepção de que o am-biente está rodando, sensação dequeda, às vezes, seguida de náuseas,vômitos, perda dos sentidos e doequilíbrio, chegando até à queda.

O dr. Abrão José Cury Jr., presiden-te da Regional São Paulo da Socie-dade Brasileira de Clínica Médica,médico assistente da Universidade

Federal de São Paulo ecardiologista do Hospital doCoração, recomenda que seprocure um médico sempreque tiver tontura, mesmo quenão se repita, para descobrira causa e descartar proble-mas sérios.

Situações diversa Existem várias situações quepodem causar tonturas.

• Usuário de medicamentosespecíficos, ao se levantar, após lon-go período deitado, pode ter tontura.O médico deve reavaliar o medicamen-to, ou sua dose.

• Labirintite, doença relacionada como equilíbrio, provoca tontura, a pes-soa tem a sensação de que tudo estárodando e, em geral, náuseas e vômi-tos.

• Insuficiência cardíaca também pro-voca tonturas e até perda dos senti-dos.

• Anemia também provoca tontu-ra e, nessas situações, tratando adoença, acaba.

• Problemas com a circulação ce-rebral provocam tontura e refletemdoenças graves, em geral. É pre-ciso fazer exame físico e avaliar ascondições das artérias carótidaspara descartar, ou não,aterosclerose e deficiência na cir-culação sangüínea.

• Pessoas com disautonomia,descompasso entre a capacidadevascular, a pressão arterial e a fre-qüência cardíaca, têm tontura, es-pecialmente em situações adver-sas, como no calor, e para diag-nosticar são necessários examesespecíficos.

• Altas temperaturas, por exem-plo, na praia, no chuveiro e na sau-na, podem baixar a pressão arte-rial e isso provoca tontura.

• As alterações hormonais, no iní-

cio da gravidez, também levam à tontura.

• A falta ou excesso de açúcar no san-gue, para os diabéticos, causa tontura.

• O consumo excessivo de bebida alco-ólica provoca intoxicação cerebral e levaà tontura, significando que a pessoa jáestá com os reflexos comprometidos,devendo evitar atividades que coloquemem risco a sua vida e a de outros.

• Pessoas que não fumam, após duas tra-gadas, podem ter intoxicação e tontura.

• Situações emocionais fortes tambémpodem desencadear tontura.

“Pior é o depois”“Às vezes, o pior é o depois. Por exem-plo: uma pessoa no chuveiro, com pisomolhado, pode ter tontura, causada pelocalor, perder o equilíbrio, bater a cabeçano chão, ou em outro local, e tertraumatismo craniano”, observa o dr.Abrão, que completa: “Em qualquer si-tuação, é melhor procurar um médico,para avaliar e tratar as causas de tontu-ra."

TONTURA PODE SER MAL SINAL!Apesar de muita gente achar que tontura é apenas um mal-estar passageiro e não dar importância, pode ser um alertapara doenças graves.

Fonte:.Vida Integral

Page 8: Jornal a voz dos bairros piracicaba z leste e norte ed 31

8 DEZ. / 2015Para anunciar: 92004669

COMPLETE O QUE ESTÁ FALTANDO NO DESENHO

Diretor Presidente

O Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba é um periódicoMENSAL/ BIMESTRAL - Distribuição gratuita em comér-cios e residências.Reportagens: José Ap. dos SantosMaestro Cidão

EXPEDIENTE

Mtb: 0074724/SP


Top Related