Transcript
Page 1: Informativo Mensal IMC - 001

Todos nós fazemos planos, mas infelizmente nem tudo acontece do modo como planejamos, pois “acidentes de percurso” podem ocorrer. Mas nunca deixe de so-nhar: “sonhar não custa nada”!

As expectativas pré viagem sempre são as mais diver-sas: conhecer a região norte do país, viajar de barco no Rio Amazonas, dormir em rede, ficar um tempo sem o tradicional banheiro... (continua na página 05)

Setembro de 2014 - Ano 01 / Número Informativo Mensal da Igreja Metodista Congregacional 01

reflexão Missões03 05

Não vamos desistir do

Page 2: Informativo Mensal IMC - 001

INforMATIvo MeNSAl dA IgrejA MeTodISTA CoNgregACIoNAl02

Missãolevar e pregar o evangelho de jesus Cristo a todas as pessoas (evANgelIZAr); ensinar a palavra de deus a todos os al-cançados (dISCIPUlAr); Buscar, amar e praticar constan-temente os ensinos Bíblicos, através da adoração, instrução, comunhão, serviço e proclamação (vIdA CrISTÃ).

VisãoSer uma igreja edificada pelo Espírito Santo, evangelística e em constante crescimento, cujos membros sejam discípulos ma-duros do Senhor Jesus e discipuladores atuantes para a edifi-cação do Corpo de Cristo - especialmente através das Células.

Visão de célulasTer 100% da igreja pastoreada por meio de Pequenos gru-pos, sem esquecer que o pastoreio acontece, também, nos Cultos Públicos e nas oportunidades de aconselhamento pelos pastores – Atos 5:42.

coordenador eclesiástico: Pr. Ari otavio Borja Pinto(31) 8321.1759 - [email protected] administrativo: ronald franco guimarães(31) 8316.4580 - [email protected]

ação social: [email protected]ção: [email protected]ção: [email protected]: [email protected] Finanças: [email protected]ção: [email protected]: [email protected]

coMuNicaÇão iMc: darcy rezende, Fabiana Silva, Graciete Ferreira, Pedro Daibert de Navarro, Samuel Portugal e Thiago Rezende. Os conteúdo das propagandas são de inteira responsa-bilidade de seus anunciantes.

www.imcbh.com.br

Se você usa o procedimento através de cheque, favor fazê-lo nominal à Igreja Metodista Congregacional.

Se você faz sua contribuição por meio de depósito bancá-rio, utilize os dados abaixo: Igreja Metodista Congregacional

CNPj 20.858.080/0001-28Banco do Brasil / Agência: 3068-6 / Conta: 44229-1favor colocar o comprovante em um envelope de contribui-ção e entregá-lo nos momentos de oferta ou encaminhá-lo para o e-mail: [email protected]

editorialQue esse novo ano seja repleto das bênçãos de deus para você e sua família. Parabéns!

seteMbro

06 Haydee Costa ferreira

06 lilian Soier Nascimento

07 Samuel Caldeira Portugal

08 gustavo rabelo de Morais

08 Marcia regina de oliveira Alves

08 Marly Marques da Silva

09 regina Marcia ramirez Corradi

09 Suzana Carretta daibert Borja Pinto

09 Thiago oliveira Soares

11 Bernardo Campos Martins gomes

12 lorena Nori lemos Araújo

13 Caroline Assunção duarte

13 fernanda lucas Impellizieri

13 ronald franco guimaraes

15 Isabela Colen de oliveira

18 Ana Carla Soares Alves

21 Aracy leite Soares

21 Mariana daibert de Navarro

21 rosana de Cássia Mendes dos Santos Pullis

22 Micheline vilefort gotardelo

22 Nadia Bethania Moreira

23 Poliane Nátali Maia fonseca

23 Sandoval Peres Pereira

24 eduardo vieira figueiredo

24 fabiana Bassalo de Castro

24 Nathalia Cristina Stehling Serpa

25 Marize Moreira oliveira dias

26 Aline Miranda Moreira Arouca

26 dirce Maria rodrigues Pontes

26 Katia Monteiro da Silva rocha

27 Cleia Clemente lima dayrell

28 luis guilherme M. o. dias

30 Margareth A. Carvalho Suarez

outubro

01 Marcos Medeiros

02 Carolina Silveira gomes de Morais

02 Claudio eduardo de Andrade

03 Antonio Carlos ferreira

04 osvaldo luis de Alvarenga Pinto Cotrim

05 lucimar duarte franco guimaraes

05 Marco elisio Corradi

05 Silvana laguardia grossi

06 Aelida Alves da Silva

Seu nome não está aqui? entre em contato conosco:

(31) 3245-9009

aniversários

uMa NoVa etapa

“Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás”. Eclesiastes 11.1

Na primeira semana de fevereiro de 2013, alguns irmãos se reuniram no intui-to de reformular a publicação do Infor-mativo periódico da IMC. era um início, o planejamento de um sonho. Quis o Se-nhor que fosse realizado justamente ago-ra, junto à alegria de inaugurarmos um prédio para estudo da Palavra de deus e práticas de ações sociais direcionadas aos membros e à Comunidade. resumindo, um ambiente para sermos igreja.

esse é o nosso intuito. Crescermos na graça e no conhecimento de deus, apro-veitando do artifício de uma publicação mensal, atraente à leitura e rica em conte-údo cristão, para lançarmos as sementes aos corações daqueles que se encontram sedentos da verdade de deus.

em nossa primeira edição, o Pr. Ari apresenta uma reflexão sobre sonhos e nos desafia a consagrarmos nossa vida e vontades a deus.

Seguindo a linha de crescimento que o Criador deseja para nós, o Pr. joaquim traça um paralelo entre o crescimento

saudável de Cristo, enquanto homem, e o crescimento disponível àqueles que têm o desejo de conhecerem, dia após dia, mais de Deus e de Sua Palavra. Fica a reflexão.

o dIIMC, departamento Infantil da IMC, apresenta o resultado das semen-tes que são frequentemente lançadas às crianças sobre a necessidade de contri-buirmos financeiramente para a expan-são do reino de deus.

No mês de julho ainda houve uma abençoada viagem ao Amazonas, quan-do vários irmãos se dedicaram a servir ao próximo de maneira tão especial. Na página 5 há um relato de como foi a obra naquele lugar.

Ao final, descrevemos com alegria o andamento desse vitorioso projeto, do qual já colhemos os frutos, o novo prédio da Igreja Metodista Congregacional.

essa é a vontade de deus em nós. Que nossa vida seja frutífera, e que nos-sos frutos permaneçam, para a glória dele.

Que essa leitura lhe seja agradável e fique à vontade para compartilhar esse impresso nos ambientes que frequenta. Seja um semeador!

Thiago Rezende

díziMos e oFertas

igreja Metodista coNgregacioNal

Page 3: Informativo Mensal IMC - 001

03reflexÃo

Todos nós fazemos planos, mas infelizmente nem tudo acontece do modo como planejamos, pois “aci-dentes de percurso” podem ocorrer.. Nem por isso devemos deixar de ter sonhos, planos, projetos, ideais. Nunca deixe de sonhar, disse o es-critor, e mesmo que ninguém dis-sesse isso, todos nós podemos, pois “sonhar não custa nada, é de graça.”

Quando eu era jovem, sonhava

muito, como se diz em nossos dias “eu de fato viajava na maionese”. Pensava em ganhar muito dinheiro, em pros-perar, em poder adquirir bens, co-nhecer o mundo... Tinha até estipula-do uma data para minhas conquistas.Que nada; meus projetos foram to-dos abruptamente interrompidos a partir da morte de meu pai. Aquele homem de deus era forte, idealiza-dor, bom marido e pai, mas nos dei-xou repentinamente quando, numa tarde de 1982, seu coração parou de bater. Que mudança dramática! o impacto daquele evento mudou toda a trajetória da minha vida, meus pla-nos, meus sonhos, meus projetos. de repente tudo mudou.

enquanto escrevo essas palavras,

vejo no noticiário o relato de um acidente aéreo. As notícias ainda são um pouco confusas, mas o que se sabe é que um avião acaba de cair so-bre algumas residências na cidade de Santos e que todos seus ocupantes morreram, e que dentre estes, estaria

eduardo Campos, um dos candida-tos à Presidência da republica. Mais tarde, as notícias confirmaram as es-peculações. Aquele jovem político, deixa órfãos cinco filhos e um mun-do de gente que depositava nele uma grande esperança de ver mudanças e transformações em nossa pátria. Ainda ecoa em nossas mentes suas palavras: “Não VaMos desis-tir do brasil”.

estamos diante de um momento

de extrema importância na vida da nossa nação, pois vamos eleger nos-sos governantes no próximo mês de outubro, para os próximos quatro anos. Algo tem que ser feito, pre-cisamos de mudanças radicais nes-se país. estamos cansados de tanta podridão, tantos desmandos, tanta corrupção. Quantas leis que desva-lorizam e destroem as famílias são votadas no Congresso Nacional. falta “temor de Deus”. dizemos que é tempo de mudança; mas estaremos fazendo nossas escolhas, ou vamos buscar conhecer quais são os “pensa-mentos de Deus”, quais são os “cami-nhos do Senhor”?

estaremos a partir de do-

mingo, 07 de Setembro participando aqui na IMC de “21 dias de jejuM e oraÇão”. du-rante esse período, va-

mos clamar ao Senhor jesus, pelas eleições, além de suplicar por nossas famílias, células, renovação espiritual e nossos alvos, dentre outros moti-vos de oração. É um grande desafio. você deseja experimentar mudan-ças? Quer ver a poderosa mão de deus agir sobre nossas vidas e na-ção? deseja de verdade conhecer os pensamentos e caminhos do Senhor? envolva-se nesse projeto!

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamen-tos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte...” (Jr 29:11-14a)

Pr. Ari Otávioprariotavio

“Não vamos desistir do brasil”Isaias 55:8-9 – “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus

caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

Page 4: Informativo Mensal IMC - 001

MINISTérIoS: CfM & dIIMC04

Crescei! Crescer é a consequência na-tural de quem nasceu e está vivo – desde que bem cuidado e nutrido. Crescer é um imperativo de deus para o Seu povo, pois muitos se recusam a crescer, preferindo viver como eternas crianças – 1 Co 3:1,2. Auxiliar e estimular o povo de deus a crescer faz parte da missão do CfM – Centro de formação Ministerial. obser-ve o trilho de treinamento:

• Vida Cristã 1 (doutrinas fundamentais da nossa fé);

• Vida Cristã 2 (mais doutrinas, acrescen-tando vida vitoriosa e serviço);

• Liderança (preparando para o serviço, especialmente na liderança de uma Célula);

• Avançado (estudo de um livro da Bíblia,

uma doutrina mais complexa, uma ferramenta).

o Senhor jesus experimentou cresci-mento saudável quando esteve entre nós: “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” – lc 2:52. Nós, também, podemos ser transformados, de glória em glória, na sua própria ima-gem, como pelo Senhor, o espírito – 2 Co 3:18. é desse crescimento equilibrado que o apóstolo Pedro está falando: “Cres-cei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Crescer somente na graça pode con-duzir o cristão à intolerância e ao fanatis-mo. Crescer somente no conhecimento pode levá-lo ao duro legalismo. Como adquirir e cultivar o crescimento equili-

brado, o crescimento sem distúrbios, o crescimento que conduz à maturidade espiritual – maturidade que marca a épo-ca da multiplicação, da geração de novos discípulos do Senhor jesus? Sem dúvida alguma, através de uma vida de oração, ou antes, através da oração como estilo de vida, e através do estudo sistemático e constante da Palavra de deus, colocando os Seus ensinos em prática.

é esta a proposta do CfM: forman-do discípulos e treinando líderes conecta-dos com deus e comprometidos com a grande Comissão.

e o apóstolo, em 2 Pe 3:18, completa: “A ele (Jesus) seja a glória, tanto agora como no dia eterno”. Amém!

Joaquim Salum

crescei!“...antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador jesus Cristo”. 2 Pedro 3:18

No último dia 31, uma equipe da Casa Nutrir apresentou o projeto desenvolvido em Moçambique para as crianças do depar-tamento Infantil e para os pré-adolescentes da IMC. Através de encenações, vídeos e exposição de objetos da região, todos conheceram um pouco da realidade das crianças moçambicanas. Ao final da apresentação, contribuíram com a oferta do “co-frinho” o total arrecadado foi de r$ 789,60, graças a deus.

coNheÇa a casa Nutrir - Um terço das crianças moçambicanas morrem pelo efeito da desnutrição antes dos 5 anos de idade. Para combater essa realidade na províncias de Nampula, que um grupo técnico de voluntários, desenvolveu o projeto CASA NUTrIr – um centro de recuperação e educação nutricional. “Este é um projeto que salva vidas e que muda a realidade de uma comunidade inteira. As crianças nem sempre comem todos os dias, ou comem apenas uma vez ao dia. Não tem acesso à escola, porque os pais preferem colocá-las para trabalhar desde muito novinhas”, afirma o Dr. Ailton Alves Junior, Médico, diretor do projeto.outras informações: www.kickante.com.br/campanhas/casa-nutrir-combatendo-desnutricao

domingo MissionárioCrianças da IMC e Casa Nutrir contra a desnutrição na África

Page 5: Informativo Mensal IMC - 001

05MISSõeS

Uma palavra ecoou em nossos cora-ções logo na primeira reunião da equipe: “o chamado de Deus é pessoal, irresistível e in-transferível” (Rm 8:28-30).

As expectativas pré viagem sempre são as mais diversas: conhecer a região norte do país, viajar de barco no Rio Amazonas, dormir em rede, ficar um tempo sem o tradicional banheiro, reali-zar atendimentos de saúde em condições não habituais, evangelismo infantil e dos adultos, instalar um sistema de captação de água sem energia elétrica... Entretanto, uma foi comum aos presentes, a grande aventura de responder de forma pessoal ao chamado a nós confiado!

Após 26 horas navegando em um rio de águas escuras e profundas, visualiza-mos a Comunidade Maranhão, formada por 16 famílias, e que somada a três co-munidades vizinhas, imersas na imensi-dão da floresta, seria o alvo das nossas ações. Logo naquele instante, ficou pal-pável que o amor do Senhor por aquelas pessoas nos atraiu. Cumprir a Sua vonta-de era algo irresistível!

Expectativas a parte, a realidade com que nos deparamos ultrapassou os desa-fio que pensávamos encontrar. Uma cul-

tura onde adolescentes recém saídas da infância, com cerca de 12 anos, já estão casadas e têm filhos; situações difíceis de abordar, como a de uma filha que sozi-nha sofre os abusos de um pai alcoólatra, abandonado pela esposa; miséria mate-rial, miséria espiritual, carência de recur-sos médicos, odontológicos....Nossos joelhos se dobraram diante do Senhor clamando para que em nossas pequenas atitudes, pessoas fossem tocadas por Ele e transformadas, mudassem sua história.

É certo que aquilo que várias vezes nos falta não é informação ou desafio, mas obediência à Palavra de Deus. Há doze anos, a Igreja Metodista Congre-gacional tem o privilégio de participar de tão preciosa obra. Sabemos que esta missão não é da instituição, mas nossa, pedras vivas desta construção. A trajetó-ria não é somente pessoal e irresistível, mas também intransferível!

Louvamos ao Senhor e agradecemos aos irmãos da IMC pelas orações e ofer-tas levantadas, utilizadas para custear as passagens de alguns membros da equipe, o aluguel da embarcação que nos levou até as comunidades e parte do projeto hi-drossanitário movido à energia solar.

Em 2015, estaremos novamente na Amazônia, quem sabe com a sua compa-nhia?

Pedro Daibert de Navarro

Missão AsAs de socorro

Há mais de 55 anos dando Asas aos que dão suas vidas. Acesse e conheça esse incrível trabalho:http://asasdesocorro.org.br/

um chamado pessoal, irresistível e intransferível

estima-se que há mais de 30.000 comunidades ribeirinhas na Amazônia brasileira, mais da metade delas sem o testemunho do evangelho.

Page 6: Informativo Mensal IMC - 001

06 INAUgUrAçÃo oBrA IMC

26 a 28 de SetembroSede Campestre IMC

informações e Inscrições31 3245 9009

Um culto de domingo, como sempre acontece na IMC. estávamos alegres em deus, cantávamos hinos de louvor a ele, por tudo que sempre tem feito em nossas vidas. Mas, no dia 31 de agosto, havia ainda um motivo especial: a inaugura-ção do novo prédio para estu-dos bíblicos e prática de ações sociais para toda a comunidade.

Há algum tempo deus tem nos incomodado no sentido de dedicarmos nossa vida e nossos dons a ele. Nesse intuito, em outubro de 2013, começamos a demolição da antiga casa, situ-ada à rua Álvares de Azevedo, 273 - floresta.

“O projeto é muito empolgante. Temos certeza de que com empenho e dedicação, conseguiremos desenvolver um trabalho bastante proveitoso em tempo hábil” - afirmara o Enge-nheiro joão Navarro à época.

A expectativa sempre foi de rapidez nas obras, porém, deus nos surpreendeu. “Apenas nove meses após a perfuração do tubulão, inauguramos o prédio. Para os pa-drões da construção civil, sabemos que o ritmo foi extremamente acelerado”,

afirma Ronald Guimarães, co-ordenador administrativo da IMC.

Sem dúvida, o empenho da equipe foi louvável. Não foram poucos os dias de trabalho além do expediente, simplesmente pela satisfação de ver o cami-nhar produtivo do projeto.

o Pastor joaquim Salum, coordenador do CfM, espan-tou-se com a velocidade com que a rampa de acesso foi ins-talada. “Nós sabíamos que o projeto caminhava bem, mas ver a rampa instalada foi muito gratificante. É sinal da fidelidade de Deus conosco”.

Nossa expectativa é de que, literalmente, deus há de com-pletar a obra que ele mesmo iniciou, e juntos vamos teste-munhar das alegrias de servir a esse Senhor que trabalha por nós e através de nós.

A previsão de conclusão das obras é fevereiro de 2015. “Esse projeto está diretamente ligado à von-tade de Deus, por isso acompanhamos esse progresso. É obra dEle”, con-clui joão.

Thiago Rezende

iMc em obras...em tempo recorde, prédio da IMC é inaugurado em 30 de agosto.

1) Oração de consagração da edificação pelo Pr. Ari Otavio2 e 3) As novas salas em uso com aulas do CFM, já no dia 30/084) Parte da equipe envolvida na conclusão do projeto5) Rampa de acesso ao prédio anexo ao Templo da IMC

1

2

4

5

3

Page 7: Informativo Mensal IMC - 001

Silvana

07MANTeNedoreS

FaÇa parte desse projeto!Seja um mantenedor do Informativo Mensal da IMC e

ajude a semear a mensagem do evangelho de jesus Cristo.ligue (31) 9580 7565

Rede Açaí.comRua Jacuí, 505 - Floresta

/dedicatoturismo

/dedicatoturismo

AgênciA OficiAl dO circuitO de design

dMAis que AcOntece eM BH entre 16 e 27

de seteMBrO

[email protected] www.dedicatoturismo.com.br+ 55 (31) 3234-4054

Page 8: Informativo Mensal IMC - 001

doMiNgo

9h30 Centro de formação MinisterialCfM (escola Bíblica)

9h30 dIIMC - rede de Crianças

11hCulto de Celebração

19h

18h Intercessão

terÇa-Feira

20h Culto da família

quarta-Feira

6h reunião de oração

14h30 reunião da rede de Mulheres (Colméia)

16h30 reunião de oração liderança

sábado

18h CfM - rede da juventude

19h30 reunião rede da juventude

20h reunião jovens Adultos

prograMaçãoContatos: (31) 3245-9009 - fAx:(31) [email protected]

Templo: rua Ponte Nova, 280 - floresta / BHCasa Pastoral: rua Ponte Nova, 316floresta / BH

Vamos orar pela visão de 5.000 discípulos até o ano de 2020 e por famílias, células, governo, eleições e renovação espiritual.

21 dias deJejum e Oração

7 a 28 de setembro de 2014Não sabemos orar como convém; mas sabemos que convém orar.


Top Related