Transcript
Page 1: História - Pré-Vestibular Impacto - O Renascimento II

EG140208

O RENASCIMENTO II

Frente: 01 Aula: 02

PROFº: RAMIRO A Certeza de Vencer

FAÇO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

Fale

con

osco

ww

w.p

orta

limpa

cto.

com

.br

EN

SINO

MÉD

IO -

2008

III. RENASCIMENTO ITALIANO O Renascimento iniciou-se na Península Itálica,

espalhando-se, posteriormente, por outras regiões europeias. Entre as principais cidades onde se desenvolveu o Renascimento italiano, destacam-se Florença, no século XV, e, posteriormente, Roma e Veneza, no século XVI.

A seguir poderemos conhecer alguns dos fatores que permitiram a hegemonia desta região durante os séculos da Renascença:

A Itália é considerada o berço do Renascimento. 3.1 HERANÇA GRECO-DOMANA

A península Itálica foi a sede do Império Romano durante a antiguidade, o maior património remanescente desta civilização, no ocidente, estava localizado nesta região. Uma série de elementos foi preservada, como, por exemplo, alguns monumentos arquitetônicos da Roma Antiga. 3.2 O DESENVOLVIMENTO COMERCIAL E URBANO

As cidades italianas apresentavam significativo desenvolvimento comercial, sendo dirigidas por uma classe de poderosos mercadores. Com o comércio marítimo pelo Mediterrâneo, esses grandes mercadores burgueses acumularam enorme riqueza e sentiram necessidade da instauração da ordem econômica do capitalismo, que permitiram a livre ocorrência, o individualismo e a busca racional do lucro. Enfim, desejavam os novos valores que o pensamento renascentista refletia.

Na imagem acima, Veneza, importante centro comercial e artístico na época do renascimento. 3.3 A CHEGADA DOS SÁBIOS BIZANTINOS

A Itália foi o principal pólo de atraçao dos sábios bizantinos, pensadores formados pela cultura clássica, que para lá se dirigiam fugindo da decadência do Império Romano do Oriente e das crescentes pressões dos Turcos Otomanos. A presença destes homens colaboraria para a difusão dos ideais greco-romanos na península itálica.

REFLEXÕES TEXTO I:

O INDIVIDUALISMO

"Individualismo: expresso de muitas formas nas obras renascentistas, como no destaque individual e heróico de personagens da literatura e da pintura, o individualismo representa a capacidade de cada um em alcançar o sucesso ou o fracasso. Era o reflexo da nascente idéia de 'concorrência', que se dava não só entre as companhias comerciais como também entre os próprios indivíduos. Se na Idade Média admitia-se que o destino do homem estava ligado à sua origem segundo a vontade de Deus, a partir do Renascimento ganha força a idéia do empenho e mérito individual, de cada homem ser responsável por seu sucesso ou fracasso. Além disso, foi a partir do final do século XV que os artistas passaram a assinar suas obras. Até então, a arte era produto de um artesão, cujo trabalho, como de todos os outros, era pouco valorizado. O aprimoramento das técnicas artísticas, visando uma reprodução cada vez mais fiel e realista das formas encontradas na natureza (paisagens, corpos humanos, naturezas mortas), levou à valorização dos artistas que se destacassem por sua técnica. A sede pela fama e pelo reconhecimento individual levou muitos artistas desta época a realizarem obras cada vez mais grandiosas."

Cláudio Vicentino. TEXTO II:

INSPIRAÇÃO NA CULTURA ANTIGA

"É preciso, contudo, interpretar com prudência o ideal de imitação (imitado) dos antigos, proposto como o objetivo maior e mais sublime aos humanistas por Petrarca, um de seus mais notáveis representantes. A imitação não seria a mera repetição, de resto impossível, do modo de vida e das circunstâncias históricas dos gregos e romanos, mas a busca de inspiração em seus atos, suas crenças, suas realizações, de forma a sugerir um novo comportamento do homem europeu. Um comportamento calcado na determinação da vontade, no desejo de conquistas e no anseio do novo”.

Nicolau Sevcenko,

Page 2: História - Pré-Vestibular Impacto - O Renascimento II

FAÇO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

Fale

con

osco

ww

w.p

orta

limpa

cto.

com

.br

EN

SINO

MÉD

IO -

2008

EXERCÍCIOS 01. Leia as citações abaixo: Texto 01:

“Ao longo dos séculos XIV, XV e XVI desenvolveu-se a cultura renascentista em cidades da Itália. No século XVI, em Roma, papas como Júlio II e Leão X procuraram desenvolver uma atmosfera de sofisticação e luxo, favorecendo a criação artística. Leonardo da Vinci, por exemplo, trabalhou para o Vaticano, assim como Rafael e Michelangelo.” Texto 02:

“Menocchio, um moleiro da região italiana do Friul, condenado pela Inquisição por volta de 1600, interpretou os ensinamentos da Igreja a partir de suas próprias experiências (...) de camponês quando compara a criação do Universo à fabricação do queijo; e é a partir dessa experiência que ele consegue entender a história sagrada: a criação dos anjos e dos homens como os vermes que surgem no queijo (...)” (IN: VAN ACKER, Teresa. Renascimento e Humanismo - O homem e

o mundo do século XVI. São Paulo: Atual, 1992) A partir da leitura dos textos 1 e 2, conclui-se que: a) Os artistas mencionados no texto 1 submeteram se às regras da Igreja de Roma e aos ditames dos primeiros humanistas. Neste sentido, valorizavam principalmente o conhecimento dos textos antigos, minimizando a experiência individual; b) O texto 2 aponta para experiências diferenciadas, próprias entretanto do período renascentista, durante os quais homens e mulheres do povo debatiam no âmbito das Universidades, acerca das questões cientifico - religiosas; c) A condenação de Menocchio constituiu-se numa exceção no período Moderno, pois a efervescência das produções artísticas e filosóficas e o apoio do Papado às descobertas cientificas e às experiências individuais marcavam a realidade sócio-cultural do ocidente europeu; d) Não obstante as ligações de artistas com o Papado, apontadas no texto 1, Leonardo da Vinci, entre outros renascentistas, defendia a experiência individual como um elemento Importante na produção de conhecimento e o relato apresentado no texto 2 exemplifica este principio. e) nenhuma das alternativas anteriores estão corretas. 02.

A estátua de David, de Michelangelo, hoje

exposta na Academia de Florença, na Itália, é considerada uma das maiores obras da arte universal e um símbolo do Renascimento. O Renascimento é considerado por muitos historiadores um marco da "grande mutação intelectual do Ocidente" ocorrida nos séculos XV e XVI. a) Analise três características básicas deste movimento artístico. ______________________________________________

______________________________________________

b) Cite outras três obras Importantes produzidas pelo Renascimento, localizando seus autores e o país em que foram produzidas. ______________________________________________

______________________________________________

03. Os séculos XV e XVI foram marcados pelo auge do Renascimento Cultural na Itália. Esse movimento cultural teve por características: (1) Inspiração critica nos valores e ideais da Antiguidade Clássica. (2) Defesa de uma reforma educacional, valorizando o estudo das "humanidades". (4) Descrença em relação às potencialidades da ciência e da razão. (8) Interpretação da vida baseada em uma visão antropocêntrica do mundo. (16) Valorização dos ideais místicos e geocêntricos da "Idade das Trevas". Dê como resposta a soma dos itens corretos. 04. (Unicamp) "Renascimento é o nome dado a um movimento cultural italiano e às suas repercussões em outros países. Caracteriza-se pela busca da harmonia e do equilíbrio nas artes e na arquitetura acrescentando aos temas cristãos medievais outros temas inspirados na mitologia e na vida cotidiana."

(DICIONÁRIO DO RENASCIMENTO ITALIANO, Zahar Editores, 1988)

Em que momento da história européia se situa esse movimento e qual a principal fonte de inspiração para os intelectuais e artistas renascentistas? ______________________________________________

______________________________________________

______________________________________________

______________________________________________

______________________________________________

______________________________________________

______________________________________________

______________________________________________

______________________________________________


Top Related