Transcript
Page 1: Gabarito Edição nº 346

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO

ARQ

UIV

O P

ESSO

ALCO

ORD

ENAÇ

ÃO D

E EV

ENTO

S/CO

LÉG

IO V

ITÓ

RIA

ACESSE ESTE JORNAL NO SITE

COLÉGIO VITÓRIA FAZ FESTA NO DIA DO CIRCO

Ano VIII EdIção nº 346 RIo BRAnco-Ac, 4 A 10 dE ABRIL dE 2011 E-MAIL: [email protected]

Uma série de atividades desenvolvidas no Colégio Vitória marca as comemorações relativas ao Dia do Circo: alunos, professores, coordenadores, pais de alunos e

direção se envolvem com a alegria e a diversão, alguns fantasiados de palhaços.PáginaS 4 E 5

Dona Cilá dá exemplo aos jovens ao receber diploma com 58 anos

Betel distribui

livros paraprofessor

A T U A L I D A D E

Página 6

E S T R E I A

Página 2

Coluna vai dar dicas de como escolher a sua profissão

P E R S O N A G E M

Página 8

Darcila gonçalves Espíndola é exemplo de dedicação e

coragem ao concluir o ensino superior em Pedagogia.

WW

W.F

MU

.BR

EVAL

DO

PER

EIRA

RIB

EIRO

/GAB

ARIT

O

Page 2: Gabarito Edição nº 346

F A C U L D A D ERio Branco-acre, 4 a 10 de abril de 2011Gabarito

2- JORNAL DA EDUCAÇÃO

GabaritoPublicação dirigida para

a área da Educação

Jornalista Responsável:Evaldo Pereira Ribeiro

(164 DRT/AM)

ESCOLHA SUA PROFISSÃO

WW

W.F

MU

.BR

sociais têm impacto no desen-volvimento da contabilidade e apresentou as mudanças no cenário econômico e social nos últimos anos, identificando os impactos que tiveram na Ciência Contábil.

O ponto alto da palestra acon-teceu quando o Dr. Milanez falou sobre o grande desafio para o profissional de contabilidade em absorver os novos conceitos provenientes da harmonização internacional da contabilidade, pois no Brasil cerca de 6 milhões

A Coordenação do Curso de Ciências Contábeis iniciou o ano letivo promovendo no audi-

tório da Instituição a palestra “A Contabilidade do Século XXI’. O evento teve como palestrante o professor Dr. Milanez Silva e Souza, coordenador de mestrados na Universidade Federal do Ama-zonas (UFAM), que falou sobre o cenário social, econômico e financeiro no qual a contabilidade atua em nossos dias.

Discorreu como os eventos

Palestra discute Ciências Contábeis no cenário nacional Professor enfatiza cenário nacional, com enfoque na área econômica

FOTO

S: D

ECO

M/U

NIN

ORT

E

ARQ

UIV

O P

ESSO

AL

n O que viria a ser o básico? Certamente teria respostas se-melhantes para esta pergunta: uma casa, um carro, um em-prego melhor, saúde, uma boa aparência e como não poderia deixar de aparecer o amor, que em sua presença traz alegria e em sua falta muita dor.

Mas, será que gostamos mesmo do “básico”? Se pen-sarmos bem somos sempre atra-ídos pelo que chama a atenção do mundo a prova disso seria o sucesso dos reality shows, que acaba tornando anônimos em estrelas, com seus 15 minutos de fama.

Desde crianças buscamos a tão disputada atenção de nossos pais, avós, tios e até mesmo desconhecidos. Choramos, gritamos, corremos, fazemos inúmeras perguntas, tudo em

O básico da vidaCRÔNICA

Ana Paula Xavier

busca do nosso desejo maior chamar, a atenção dos que nos rodeiam.

Algumas pessoas partem do principio de que falem mal, mas falem de mim, sem se preocupar em serem amadas ou idolatra-das pelo resto do mundo. Elas preferem ser odiadas a serem desprezadas ou esquecidas.

Várias são as nossas táticas para ter a atenção do outro, somos capazes de procurar doenças para termos o prazer de ouvir alguém perguntar como nós estamos! Essa seria a explicação mais óbvia para gostarmos tanto de ir ao médi-co, visto que naquele momento mesmo que por pouco tempo, temos a atenção voltada apenas a nós.

Nas relações familiares os filhos são mestres em chamar a atenção dos pais. Já os pais não conseguem sequer saber se o filho fez a última refeição, pois dificilmente ele os ouve, mas pais, não de desesperem ao se depararem com o primeiro problema. Esse jogo vira, faz parte.

Seria sábio dizer então que ninguém suporta ser completa-mente anônimo. Afinal, o que todos queremos da vida além do básico é o bem maior: ser-mos notados pelos que estão a nossa volta e por que não nos mantermos notados.

n ObjetivoFormar profissionais com competência para atuarem no âmbito das atividades essenciais para a realização de obras audiovisuais, a partir dos suportes televisivos, cinematográficos e videográ-ficos, que contribuam com a inovação audiovisual que o mercado exige. n Duração/Modalidade/Área/Turno4 semestres/Tecnológico/Rádio e TV/Vespertino e Noturno.

n Mercado de TrabalhoO profissional formado no

Curso Superior de Tecnologia em Produção Audivisual

curso pode trabalhar em pro-dutoras independentes, que desenvolvem conteúdo para internet e celular; emissoras de TV e Rádio; emissoras de TV por assinatura. Pode atuar na criação de roteiros, produção, pós-produção, direção e edição de produtos de áudio e vídeo e na manutenção da programação de emissoras de Rádio e TV.

n AutorizaçãoCurso autorizado pela Secreta-ria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), através da Portaria nº 295, de 15/12/2010.

n Diferencial

O curso tecnológico em Pro-dução Audiovisual, Produção Cultural e Design do Instituto de Ensino Superior do Acre está voltado à capacitação técnico no campo da expres-são por imagens e sons com uma visão mais atualizada, buscando a convergência e conversibilidade de mídias cada vez mais evidente na área da Comunicação. As ati-vidades do curso irão concen-trar-se em Curso Teórico em Audiovisual, Curso Técnico de Realização Audiovisual; e Desenvolvimento de Projetos Experimentais.

ONDE ESTUDAR

Instituto de Ensino Supe-rior do Acre (IESACRE)Cidade Universitária Uni-norteBR 364 Km 2 - Alameda Hungria, 200 - Jardim Europa II Rio Branco - Acre - (68) 3302-7070

de entidades precisam de contabi-listas habilitados para o exercício da profissão.

Segundo o professor Francis-co Queiroz Filho, coordenador do Curso de Ciências Contábeis, a cada novo semestre a coordena-ção busca colaborar com a comu-nidade acadêmica com eventos que apresentem estudos sistema-tizados sobre contabilidade.

Palestra foi realizada no auditório da Uninorte com a participação dos alunos do curso de Ciências Contábeis

Professor Milanez Silva, da Universidade Federal do amazonas

(acima); professor Francisco Queiroz, coordenador do curso

de Ciências Contábeis da Uninorte (ao lado)

Evaldo Pereira Ribeiro

Page 3: Gabarito Edição nº 346

E S C O L A

Rio Branco-acre, 4 a 10 de abril de 2011 Gabarito3

JORNAL DA EDUCAÇÃO -

Padrão comemora Dia do Circo com fantochesn A professora Eloilma Chaves Vieira Lima, do Jardim II do Colégio Padrão, comemorou o Dia do Circo com uma atividade diferente: acompanhada da aluna Isabele, 4, realizou um teatro de fantoches para os alunos das turmas visitantes.

Segundo a professora, o tea-trinho de bonecos não só é fácil de ser montado, como surte um efeito maravilhoso e as crianças vibram e participam com alegria.

“Os bonecos são fáceis de fazer e o texto para a peça, tanto pode ser estudado, como também pode ser improvisado”.

A professora Geane Lucas destacou a importância da ativi-dade, principalmente devido ao interesse da aluna Isabele, que ensaiou e participou do teatro com desenvoltura. “É muito bom quando as crianças se envolvem neste tipo de atividade”, disse a diretora.

Durante o primeiro bi-mestre de 2011 a pro-fessora de Matemática Jordânia Regina, do

Colégio Alternativo, instigou os alunos dos 8ª e 9ª anos a co-

VÍTO

R G

ABRIE

L S.

S. R

IBEI

RO

/GAB

ARIT

O

Professora Eloilma apresenta teatro para alunos convidados

Projeto Miniaturas é apresentado no Colégio Alternativo

nhecerem a história e os feitos do matemático Tales de Mileto. Para tanto, foi elaborado o pro-jeto “Construção de Miniaturas” em que os alunos verificaram na prática as aplicações do Teorema

Aula ensina na prática como utilizar os ensinos de Tales de Mileto

Professora Jordânia, de Matemática, com os alunos que reproduziram o Aeroporto de Rio Branco

de Tales. As turmas foram divididas em

grupos e cada um ficou responsá-vel por construir em miniatura, um dos vários monumentos ou prédios públicos da capital. A apresentação dos trabalhos ocor-reu no dia 25 de março e toda escola pode visitar as maquetes e conhecer um pouco mais sobre Tales de Mileto.

A aluna Rebecca Freitas da 8ª “B” fala a respeito da importância desse trabalho. “Todo conteúdo teórico que é discutido dentro das aulas de Matemática é levado para a prática, já que encontrare-mos situações em que precisamos aplicá-lo.”

As alunas Juliana Guerreiro e Katrine Jabra, 8ª “A” concluem que há uma proporcionalidade entre as medidas da sombra e a altura do objeto. “Com base nesse esquema, conseguimos medir a altura do objeto a partir da som-bra. Assim, no projeto pudemos praticar o que aprendemos teori-camente em sala de aula”.

Depois de todas as descober-tas, o aluno Rodrigo, 8ª B, destaca que através do Teorema de Tales “podemos medir a distância de um lugar para outro e até encon-trar o comprimento dos fundos de um terreno, e ainda há quem diga que ele não é importante”.

Maquetes produzidas pelos alunos utilizando as proporções ensinadas em sala de aula (acima e abaixo)

Isabele e Tiago, 4 anos: diversão com o fantoches e o dedinho pintado

Page 4: Gabarito Edição nº 346

Rio Branco-acre, 4 a 10 de abril de 2011

4Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

E S P E C I A L

FOTO

S: C

OO

RD

ENAÇ

ÃO D

E EV

ENTO

S/CO

LÉG

IO V

ITÓ

RIA

Diversão e alegria no Dia do Circo no Colégio VitóriaAlegria marcou as comemorações com pais, alunos e professores

Foi com o tema “Não dei-xe morrer a criança que existe em você” que o Colégio Vitória festejou

o dia do Circo no dia 25 de março em suas dependências.

Os pais foram recepcionados por palhaços e pirulitos na entra-da da escola enquanto os alunos divertiram-se a beça e deram boas risadas com os palhaços Pirulito (professora Dulce Cameli), Picolé (professora Tita) e demais profes-sores da escola, todos caracteriza-dos de palhaços.

Coordenadores, equipe de apoio e alunos da Educação In-fantil ao Ensino Médio também caíram na farra e deixaram fluir o sonho e a fantasia.

Alunos do Ensino Médio participam do 1º simuladon Nos dias 21 e 22 de março o Colégio Vitória realizou o 1º Simulado de 2011 com os alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Em média, 70 alunos participaram da ativi-dade que teve como objetivo promover a familiarização dos estudantes com os modelos de avaliação seletiva, de forma a antecipar a vivência do Vesti-bular, além de questões rela-cionadas com as habilidades do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Constitui-se uma pro-va que contém conteúdos relacionados a cada série, simulando uma situação real dos exames”, diz a diretora

Palhaços Picolé e Pirulito com os alunos: festa e diversão no Dia do Circo

A diretora Eva, quase que irreconhecível, animou um grupo de crianças com brincadeiras de roda e trenzinhos. “Este momen-to é muito gratificante para toda equipe e estas datas são sempre especiais, principalmente porque conseguimos envolver até os alunos do Ensino Médio, que já não se vêem mais como crianças, disse a diretora”.

O pátio da escola virou um verdadeiro picadeiro e entre mú-sicas, trapalhadas, cambalhotas e piadas, a magia do circo reinou e fez a felicidade da garotada. O evento marca mais uma data co-memorativa da escola e encerra as atividades realizadas em sala nos dias que antecederam a festa.

do Ensino Médio, professora Elma Miranda.

Ao longo do ano letivo se-rão realizados seis simulados. Os mais ansiosos são alunos da 3ª série que já se preparam através das aulas semanais e a equipe do colégio, bastante empenhada, acredita no suces-so de todos participantes.

É o Terceirão rumo à con-quista do maior número de va-gas nas universidades. “Somos conscientes que a preparação para o Enem e vestibulares não se inicia na 3ª série, mas desde a 1ª série do Ensino Médio e nisso temos a total concordância dos alunos”, diz a diretora Eva Passarinho.

Palhaço Pirulito recepciona os pais na entrada; diretora Eva, de palhacinha, e professora Dulcilene e a vovó Sílvia

Uma parada para um flash depois das brincadeiras

Page 5: Gabarito Edição nº 346

E S P E C I A L

Rio Branco-acre, 4 a 10 de abril de 2011

5GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Professora Luciane Fernandes, a veterinária Márcia e a turma do 4º ano

alunos com a coordenadora Dulce Cameli e as professoras Elcilene e Maura no Supermercado araújo

Professora Delcides com a turma do 5º ano na Indústria Miragina

Funcionária da Miragina acompanha os alunos e explica como são produzidos os biscoitos

Alunos do Colégio Vitória visitam Miragina e Supermercado AraújoVisitas propiciam aos alunos conhecimentos práticos que complementam os conteúdos teóricos da sala de aula

O Colégio Vitória reali-zou nos dias 22 e 24 de março duas importan-tes visitas. A primeira

com a turma do 1º período da educação infantil ao Supermer-cado Araújo e a segunda com os alunos do 5º ano à Miragina.

O objetivo das visitas era propiciar aos alunos conheci-mentos práticos dos conteúdos aprendidos nas aulas teóricas. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Delcides, na Miragina e Dulcilene, Maura, e a Coordenadora Dulce Cameli, no Supermercado Araújo.

Os alunos observaram, ques-tionaram, trocaram experiências, degustaram, foram às compras e com certeza enriqueceram sua aprendizagem.

Para os alunos do 1º período o

tema da visita era “tabelas e grá-ficos, números e quantidades em diferentes contextos” enquanto

que na Miragina foi conferida de perto a importância da “Indústria e produção de bens”.

Veterinária conversa com alunos do 4º Anon Como proposta do material da Rede Pitágoras, foi convidada pelo Colégio Vitória a veteri-nária Márcia Elisabete Parazi Morselli com o intuito de ter uma conversa junto aos alunos sobre os cuidados com cães e gatos, já que estes são os animais favoritos das crianças.

A palestra aconteceu na tur-ma do 4º Ano, onde os alunos assistiram a um slide e fizeram várias perguntas. Depois da

palestra, a professora Luciane Fernandes, utilizando o mesmo assunto aproveitou os dados coletados para reforçar em sala de aula o gênero textual folheto, que deveria ser estudado após a palestra.

De acordo com a professora Luciane Fernandes o material da Rede Pitágoras direciona sempre o lúdico ao concreto, ampliando, assim, cada vez mais a aprendi-zagem dos pequenos alunos.

FOTO

S: C

OO

RD

ENAÇ

ÃO D

E EV

ENTO

S/CO

LÉG

IO V

ITÓ

RIA

Page 6: Gabarito Edição nº 346

Rio Branco-acre, 4 a 10 de abril de 2011

6 A T U A L I D A D E

Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

Livro do professor que são enviados pelas editoras são distribuídos com professores da rede pública de Rio Branco

Betel atende professores da rede pública com livros didáticos

A Livraria Betel, repre-sentante das editoras Saraiva, Companhia Nacional de Livros e

IBEB, está realizando a entrega de livros para professores da rede pública de ensino.

O responsável pelo atendi-mento dos professores é o pro-motor de vendas Tiago Torres, que disse que esta atividade é importante, pois não adianta ter livros no estoque e não chegar até os professores.

A professora Glenda Leal de Araújo, do Instituto Lourenço Filho recebeu os livros de Arte e Habilidade, do 5º e 6º Anos. “Estes livros são difíceis de encontrar” disse a professora. Os interessados devem entrar em contato através dos telefones 3223-8909/3223-8945.

Sucesso no vestibular do Centro Universitário UNISEB Interativa COCn “O Centro Universitário UNI-SEB Interativa COC realizou, com sucesso, no dia 20, o ves-tibular para os cursos de Tecno-logia em Marketing, Superior de Tecnologia em Gestão Financeira,

DIV

ULG

AÇÃO

/CO

C

Vestibular do UniSEB interativa COC transcorre com normalidade

Diego Torres entrega os livros para a professora glenda Leal

Neste livro o leitor terá em cada página a orientação certa para conversar, se rela-cionar com as pessoas e fazer apresentações. Saberá como se comportar em reuniões de negócios, nos contatos sociais e em sala de aula. Aprenderá a falar de impro-viso, ler em público, argumen-tar, convencer, usar o humor, contar histórias, ser simpático, comunicativo e envolvente.Resultado de ampla pesquisa e de larga experiência de trabalho, ‘Superdicas Para Falar Bem’ traz técnicas e sugestões meticulosamente já aplicadas e comprovadas em sala de aula.

Livro: Superdicas para falar bem em conversas e apresentações

Autor: Reinaldo PolitoPáginas: 136

Editora: SaraivaISBN-13 9788502054035

A Livraria Betel avisa aos pais que está atendendo todas as listas de livros das escolas particulares

de Rio Branco Rua Guiomard Santos, 348 - BosqueTelefones 3223-8909/3223-8945

EVAL

DO

PER

EIRA

RIB

EIRO

/GAB

ARIT

O

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Superior de Tecnologia em Gestão da In-formação.

Além desses novos cursos, o Centro Universitário UNISEB

Interativa COC oferece ainda, os cursos de Licenciatura em Filoso-fia, curso Superior de Tecnologia em Secretariado, Letras (habilita-ção em Português/Inglês), Letras (habilitação em Português/Espa-

nhol), Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis.

Para conhecer os cursos basta acessar o site http://www.estudea-distancia.com/vestibular. Maiores informações podem ser obtidas

no pólo da Faculdade na Traves-sa Caramuru, 97, no Bosque ou através dos telefones 3227-2001 ou 3227-3026. O horário do atendimento é das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira.

DICA DE LIVRO

WW

W.R

POLI

TO.B

LOG

SPO

T.CO

M

Page 7: Gabarito Edição nº 346

Rio Branco-acre, 4 a 10 de abril de 2011

7C O N C U R S O

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

O Curso Aprovação está com matrículas aber-tas para o preparató-rio do concurso dos

Correios 2011. Os interessados podem se matricular na sede do Curso Aprovação, localizada na Avenida Ceará, 612 - Habitasa.

Os alunos que participarão deste preparatório terão aulas através de vídeo-aula, com pro-fessores do IESDE. Além do con-curso dos Correios o Aprovação também está com matrículas para o concurso do INSS.

No concurso a estatal oferece 8.346 vagas e formação de cadas-tro reserva para cargos de nível médio em todo o país. Os car-gos são de atendente comercial (2.272 vagas), carteiro (5.060) e operador de triagem e transbordo (1.014), cujo salário base é de R$

Preparatórios para concurso públicoParceria com o IESDE garante ao Curso Aprovação a oferta de preparatórios para os concursos dos Correios e INSS

MATRICULE-SE NO PRÉ-VESTIBULAR DO CURSO QUE MAIS APROVA CANDIDATOS NA UFAC Av. Ceará, 612 – Bairro Habitasa

CEP 69.910-735 – Rio Branco – ACFone: (68) 3223-2607

[email protected] COM QUEM GARANTE O SEU SUCESSO!

PRÉ-VESTiBULaR E COnCURSOS

3224-0726

VIVA COM PAIXÃO QUE

O SUCESSO CORRE

ATRÁS DE VOCÊ

807,29, mais benefícios.As vagas para cada cargo

estão distribuídas por Diretoria Regional, conforme Anexo I – Quadro de Vagas e Localidades-base do edital. Há oportunidades em todos os Estados. As inscri-ções podem ser realizadas pelo site do Cespe/UnB (http://www.cespe.unb.br/concursos/COR-REIOSAGENTE2011/) até o dia 5 de abril. A prova objetiva será aplicada na data provável de 15 de maio, em 345 municípios de todas as regiões do país.

Para atendente comercial e operador de triagem e transbordo a prova será no período da manhã e para carteiro, no período da tarde. O conteúdo programático da prova compreenderá as disci-plinas de Matemática, Português e Informática.Concurso público visa preencher vagas em agências dos Correios de todo o Brasil

Campus Avançado do IFAC em Xapuri recebe mais R$ 952 miln Reforçando a parceria iniciada com o Governo do Estado para impulsionar Xapuri, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), professor Dr. Marcelo Minghelli, fechou termo de coo-peração técnica com o secretário Nacional de Educação Profis-sional e Tecnológica, professor Eliezer Pacheco, garantindo o investimento de R$ 952 mil para a ampliação do Campus Avançado de Xapuri.

Com estes recursos, a unidade

vai ganhar laboratórios, biblioteca e mais salas de aulas para ofertas de cursos técnicos e superiores e a implantação do Núcleo de Ino-vação Tecnológica (NIT) que fará no local o escritório de patentes do Selo da Floresta. A sede do campus avançado de Xapuri foi doada pelo ex-governador Binho Marques, no final do ano passado, com apoio do governador Tião Viana e do prefeito Ubiracy Vas-concelos.

O Campus já possui 160 alu-nos, sendo duas turmas técnicas de

Meio Ambiente e Agroecologia. Nesta segunda, dia 4, recebe os primeiros alunos dos cursos su-periores em Gestão Ambiental e Ciências Naturais/Química. “O IFAC caminha no atendimento dos anseios do povo do Acre: aumentar a geração de renda, agregando valores e preservando a Floresta Amazônica”, destacou Minghelli.

Assessoria de Comunicação do IFAC

Secretário Nacional, Eliezer Pacheco, e o reitor do IFAC, Marcelo Minghelli, firmam parceria para expansão do Campus de Xapuri

ASCO

M I

FAC

Page 8: Gabarito Edição nº 346

Rio Branco-acre, 4 a 10 de abril de 2011

P E R S O N A G E M8Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

EXEMPLO DE CORAGEM E DEDICAÇÃOAos 58 anos, Darcila Gonçalves Espíndola, dona Cilá, conclui o curso de Pedagogia

Uma conversa entre mãe e filha despertou o inte-resse de voltar a estudar de Darcila Gonçalves

Espíndola, 58, conhecida como dona Cilá. Ela havia concluído o Ensino Médio, há mais de 15 anos. Em 2007 entrou na faculdade e conseguiu se formar em Pedago-gia, em Boca do Acre (AM) lugar onde mora até hoje.

Por mais de vinte anos, dona Cilá trabalhou como professora de datilografia em uma escola criada por ela. Com exemplo de pessoa bem organizada, ao término dos cursos, ela preparava festa de for-matura para a entrega de diplomas.

A aceitação era tão grande, que a escola só fechou depois que surgiu a Internet.

A decisão de voltar a estudar partiu de uma de suas filhas, que em uma das conversas perguntou se sua mãe não pretendia voltar a estudar. Para ela isso foi apenas um toque, e logo em seguida procurou a faculdade para fazer sua inscrição.

Dona Cilá fez parte da pri-meira turma do curso Educação a Distância (EAD) de Pedagogia da Faculdade Ulbra. Apesar dos encontros terem sido uma vez por semana, a aluna nunca faltou às aulas e sempre se empenhou nas atividades desenvolvidas em sala. Ela era citada como exemplo de coragem e dedicação pelos professores.

FOTO

S: A

RQ

UIV

O P

ESSO

AL

www.fameta.edu.br

n O exemplo de perseverança levou dona Cilá à conclusão do curso. Segundo ela, a turma começou com 40 alunos, se formaram apenas a metade. Alguns deles começaram a desistir depois que surgiu um boato de que o curso não teria validade. Mas isso não incomodou a tão dedicada estudante. “Ah, eu nem ligava, eu levava essa historia na brin-cadeira, e dizia: só os fracos desistem”, conta a estudante.

As dificuldades no apren-dizado, no decorrer do curso, passavam longe de dona Cilá.

União da turma de PedagogiaSeu esforço era tão grande que suas notas estavam entre as me-lhores da turma. Gostava de todas as disciplinas. “Nunca soube o que era dificuldade. Se pudesse eu faria outro curso, pra mim foi uma experiência maravilhosa”, revela.

Dona Cilá é mãe de nove fi-lhos e tem dez netos. O exemplo de amor e dedicação aos estudos, jamais serão esquecidos por seus filhos que sempre a incentiva-ram e ficaram orgulhosos com a decisão da mãe em conseguir se formar, dando bom exemplo à nova geração de estudantes. “Não

importa a idade ou o tempo, o que importa é ir até o final”, finaliza orgulhosa.

Ainda segundo a estudante, a turma era muito unida, eles se divertiam, principalmente, nas apresentações de trabalhos. Alguns eram desenvolvidos por meio de peça teatral e ela participava de todos. Lembra quando teve que desenvolver uma peça, onde teria que evan-gelizar um homossexual. “Foi muito divertido. O riso tomava conta da sala de aula”, disse.

Colaborou: Eliana Andrade

A formatura de dona Cilá é uma conquista que serve de exemplo para jovens que não pensam no futuro


Top Related