Transcript
Page 1: Gabarito Edição nº 331

JORNAL DA EDUCAÇÃO

Ano VII EdIção nº 331 RIo BRAnco-Ac, 11 A 17 dE oUTUBRo dE 2010 E-MAIL: [email protected]

Leia a versão online desta edição em www.portalgabarito.com.br

Gabarito

Página 2Página 8

LIVRARIA PAIM APÓIA PROJETO SESC CIÊNCIA

Secretária Executiva do Emerson é

exemplo de dedicação

Dicas para o VestibularA professora Leylane Hadad completa as dicas de Matemática iniciadas na edição passada pelo

professor Uelder Teixeira. Leylane Hadad possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade

Estadual do Pará (UEPa) e é professora do Curso Aprovação, do Colégio Acreano e da Escola Max.

Página 7

PáginaS 4 E 5

Acadêmicos de Administração experimentam Jornalismo

P E R S O N A G E M

F A C U L D A D E

Página 7

Equipe de Futsal da Uninorte representa acre no JUBs 2010

Professora Esperanza Ângolo, aires Pergentino, Socorro Pena e Elizete Carvalho no lançamento da

Mostra Ciência do Cotidiano no Teatro Plácido de Castro

Page 2: Gabarito Edição nº 331

P E R S O N A G E MRio Branco-acre, 11 a 17 de outubro de 2010Gabarito

2- JORNAL DA EDUCAÇÃO

GabaritoPublicação dirigida para

a área da Educação

Jornalista Responsável:Evaldo Pereira Ribeiro

(164 DRT/AM)Contato: 8402-5842

É um termo utilizado para designar o ser humano que passou por diversos estágios evolutivos, no contexto da era da informação, onde para sobreviver necessita de acesso à informação, como forma de proporcionar energia (alimento) ao corpo.

A palavra é...

Participe desta coluna enviando uma palavra que você acredita que tem um significado diferente para [email protected]

Marco Bonito, professor MSc. da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) de São Borja (Rio Grande do Sul)

Informívoro

Secretária do Emerson é exemplo de dedicação Secretária Executiva comemora aniversário no Dia da Secretária

Em 30 de setembro é comemorado o Dia da Secretária e neste dia, a secretária executiva

Keitiana Carregosa dos Santos comemora, também, o seu ani-versário. Formada em Secreta-riado Executivo pela Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) Keity, como é carinhosamente tratada pelos amigos, é exemplo de dedicação à sua atividade pro-fissional, sendo respeitada pelos

alunos e colegas de trabalho.Como Secretária Executiva

Keity é responsável pela parte administrativa e financeira do Emerson Pré-Concurso e Ves-tibulares, onde trabalha desde junho de 2007, sendo uma refe-rência na empresa que atua. “No curso também sou responsável pela comodidade que a empre-sa oferece para nossos alunos e possíveis alunos que vêm ao Emerson em busca de realizar o sonho de ser aprovado em con-cursos públicos”.

A formação de secretária exe-cutiva, segundo Keity, aprimorou

Professor itamar Zanin e a coordenadora do Ensino Médio,

professora Fátima Zanin, convidam alunos e pais para os eventos

n No ano que comemora 32 anos de fundação, o Colégio Meta estará realizando neste mês de outubro várias atividades dentro do calendário aprovado no início do ano. O diretor do colégio, professor Itamar Zanin, destaca que as atividades serão desenvol-vidas com o apoio dos diretores, coordenadores e professores, que estão empenhados com os alunos, para que os eventos sejam reali-zados com sucesso.

De acordo com o calendário, o Dia das Crianças será comemo-rado o próximo sábado, 16, pela parte da manhã, no ginásio cober-to do colégio. Esta atividade será coordenada pela professora Lídia Pinto, com o apoio dos professo-res que estarão participando das brincadeiras em que as crianças

Colégio Meta realiza atividades em outubroestarão envolvidas.

No dia 23, também um sába-do, será realizada a tradicional MaraMeta, com a participação de pais, ex-alunos, alunos e amigos que anualmente prestigiam a ma-ratona que sai do Horto Florestal até o Colégio Meta, no bairro Abrahão Alab. Nesta atividade o colégio conta com o apoio da Companhia de Trânsito (Ciatran), que organiza a passagem dos par-ticipantes no trajeto definido pela coordenação da MaraMeta.

Dois eventos serão realizados no dia 27, sexta-feira: pela manhã os professores estarão participan-do do encontro pedagógico com a participação da equipe do Siste-ma Positivo de Ensino; e à tarde, um aulão do Sistema Positivo de Ensino para os alunos do 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio, que será realizado no Teatro da Fa-culdade da Amazônia Ocidental (FAAO).

Segundo o professor Itamar Zanin a participação dos profes-sores, alunos e pais é fundamen-tal para o sucesso das atividades, a exemplo dos anos anteriores.

os conhecimentos na área em que atuava e fez com que cres-cesse profissionalmente, além de contribuir para o relacionamento com colegas de trabalho, amigos e alunos. Comemorar duas datas ao mesmo tempo é, para Keity, um momento de satisfação. “Co-memorar meu aniversário no dia 30 de setembro é algo maravilho-so. Ter sua carreira profissional vinculado ao seu lado pessoal traz uma grande satisfação. É um fato e uma grande realização po-der comemorar o meu aniversário no mesmo dia que se comemora o Dia da Secretária Executiva”.

Keitiana comemora aniversário no mesmo dia dedicado às secretárias executivas

Page 3: Gabarito Edição nº 331

E S C O L A

Rio Branco-acre, 11 a 17 de outubro de 2010 Gabarito3

JORNAL DA EDUCAÇÃO -

3224-0726

VIVA COM PAIXÃO QUE

O SUCESSO CORRE

ATRÁS DE VOCÊ

Dinheiro arrecadado com as vendas será doado para instituição

Baseado no texto “Bre-chó da Vovó”, estuda-do em sala de aula, os alunos do 4º Ano do

Ensino Fundamental, orientados pela professora Aline Torres, organizaram uma feira para vender produtos que não tinham mais utilidade em casa. O re-sultado das vendas, no total de R$ 302,00 será destinado a uma instituição social, através de produtos de limpeza e gêneros de primeira necessidade.

A professora Aline disse que o texto “Brechó da Vovó” é uma história em quadrinhos que fala da situação de uma menina que estava na rua, seu vestido ras-gou e ela teve que comprar uma roupa usada no brechó. “A partir do texto foi realizada a atividade prática, com o envolvimento dos alunos que arrecadaram roupas e acessórios para que fossem ven-

didos no Brechó do Vitória”.Os alunos se envolveram

desde o estudo do texto até a realização da atividade no pátio da escola, na manhã do dia 2 de setembro. “O dinheiro arrecada-do será doado a uma instituição

Brechó do Vitória arrecada dinheiro para instituição

alunos e professores participam de atividade prática realizada pelos alunos do 4º ano

n Os alunos do Ensino Médio do Colégio Alfa-COC, participaram do simulado realizado pelo Sis-tema COC de Ensino, visando acompanhar o desempenho dos alunos durante o ano letivo. Ao todo serão realizados sete simu-lados em 2010, sendo cinco para o 3º Ano e 2 para o 1º e 2º Anos do Ensino Médio.

Os simulados têm como ob-jetivo acompanhar o ensino que está sendo ministrado e preparar os alunos para os vestibulares. Após a realização de cada si-mulado, os alunos recebem o Relatório de Avaliação de De-sempenho, onde eles têm acesso ao resultado. Os simulados são elaborados pela equipe de profes-sores do Sistema COC de Ensino, com a participação de 32 escolas conveniadas.

Dos cinco simulados para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio, quatro são corrigidos em Ribeirão Preto (SP) e um é corrigido por uma equipe local de professores do Colégio Alfa.

Simulado prepara alunos do Colégio Alfa-COC para o vestibular da Ufac

Além dos simulados prepara-tórios para os vestibulares que os alunos enfrentam o final do ano, o Colégio Alfa-COC oferece pro-vas visando a preparação para o Exame Nacional do Ensino Mé-dio (Enem), além de oferecer o Intensivo Pró-Enem para alunos e convidados de escolas públi-cas. As aulas, realizadas através de tele-sala, são comentadas e exemplificadas por professores do Sistema COC de Ensino.

O Intensivo tem aulas e su-per dicas que são transmitidas nas datas e horários agendados. Segundo a diretora do Colégio Alfa-COC, Érica Smargiassi, este é mais um diferencial do colégio para preparar alunos para o Enem. “As aulas e super dicas podem ser acompanhadas tanto por alunos do Alfa-COC quanto de outros colégios, sejam particulares ou públicos”.

As aulas do Intensivo Pró-Enem acontecem às terças e quintas-feiras, das 14 às 18 horas.

Simulado testa conhecimentos dos alunos antes do vestibular

de caridade. Estamos preparan-do a visita, para que os alunos acompanhem a entrega, pois foi a dedicação deles e a partici-pação de professores e colegas que conseguimos arrecadar o dinheiro”.

Page 4: Gabarito Edição nº 331

E S P E C I A L

Rio Branco-acre, 11 a 17 de outubro de 2010

4Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

Administradores x Jornalismo: uma experiência inovadora no Iesacre

Roseane Lima de Farias

n Todos nós somos um pouco de tudo, mas em análise bem profun-da somos mais administradores. Administramos nosso lar, nosso tempo, nossos relacionamentos e quando não temos o conheci-mento adequado sobre determi-nada situação ela acaba saindo do que planejamos e desejamos realmente, isto é, a forma simples de entender como uma empresa chega a falência. O que mais influencia nas decisões corretas

Os formandos do 8º período do curso de Administração do Ins-tituto de Ensino Su-

perior do Acre (Iesacre), Turmas 801 e 802, participam de uma ex-periência que agrega valor para a vida profissional. Como desafio, foi proposto pelo professor Eval-do Ribeiro na disciplina Gestão do Conhecimento que os futuros administradores realizassem uma atividade prática de expe-rimentação sobre a importância da Gestão do Conhecimento nas empresas na Era da Informação. As turmas foram divididas em 5 grupos para participação de uma experimentação nas áreas de TV, jornal impresso, fotografia, blog e rádio, integrando assim todos os conhecimentos não só na área administrativa, mas em todas as

acadêmicos do 8º período, Turma 802 do curso de administração, responsáveis pelos textos para jornal impresso

áreas profissionais. Ao grupo formado pelos

acadêmicos Elizonir Lima da Silva, Fernanda Caren Lima Freias, Marluce Souza Santos Filha, Núbia da Silva Neves e Roseane Lima de Farias, coube a elaboração de textos para jornal impresso, com artigo sobre a importância da Gestão do Conhe-cimento para os administradores, uma pesquisa com alunos de 1º, 2º, 3º , 5º e 8º períodos dos cursos de Administração, Contabilidade, Gestão Ambiental e Serviço So-cial, mostrando assim, que cada pessoa possui um conceito sobre o que é Gestão do Conhecimento. Além desse material, entrevis-taram a gerente da Unidade de Acesso de Mercado, Informa-ção e Tecnologia (UAMIT) do SEBRAE-AC, sobre o tema.

na vida pessoal e profissional é a quantidade de conhecimento que adquirimos em toda nossa jornada.

A Gestão do Conhecimento deve estar presente em todas as áreas profissionais. Diferente do que muitas pessoas acham, o conhecimento é um diferencial competitivo e aliado daquele que quer fazer o melhor. As habilida-des e qualidades que aplicamos em todas as áreas de nossa vida nos engrandecem enquanto ci-dadãos, em busca não só de ser mais um, mas de ser aquele que pode ser diferente, como a lenda do beija flor: sozinho ele não apaga o fogo, mas motiva para que todos os outros pensem de forma diferente e comecem a agir para tornar um mundo melhor, um país melhor e detentor do maior diferencial competitivo, o Conhecimento.

Lembrando sempre que no mundo em que vivemos Conheci-mento e Capital Intelectual cami-nham juntos, onde a informação e o saber é a arma mais forte para ser um bom profissional.

A importância da Gestão do Conhecimento na Administração

ARTIGO

n Gestão do Conhecimento significa organizar os principais processos e ferramentas geren-ciais e tecnológicas objetivando uma melhor compreensão dos processos de geração, identifi-cação, validação, disseminação, compartilhamento e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados econômicos para a empresa e benefícios para os colaboradores. O propósito da gestão do conhecimento é orga-nizar e sistematizar a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, transformar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externa. Em seguida, esta infor-mação deve ser transformada efetivamente em conhecimento e transmitida a quem interessar.

Atualmente, há uma gran-de quantidade de informação disponível nos mais diferentes

“A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico

utilizado nas empresas”meios em jornal, revistas, rádio, televisão, bibliotecas, internet, etc. Essas informações, quando úteis e aplicáveis, geram conhe-cimento dentro da empresa, o que é fundamental para a inovação de produtos, serviços, processos, marketing e organizacional.

A gestão do conhecimento é um valioso recurso estratégico utilizado nas empresas. Cada vez mais a gestão do conhecimento é considerada como um elemento central no desempenho organi-zacional. É tão importante como todos os outros recursos existen-tes numa organização.

Oferece maior agilidade e capacidade de resposta, sen-do que aumenta o rendimento dos colaboradores e contribui para que estes se tornem mais competitivos e rentáveis. Além disso, aumenta a produtividade e melhora a tomada de decisão,

neste caso a tomada de decisão será feita com maior rapidez e efi-ciência, maximizando a obtenção de melhores resultados.

Soraya Neves, gerente da Unidade de Acesso de Merca-do, Informação e Tecnologia

(UAMIT) do SEBRAE-AC

Atividade de experimentação na disciplina Gestão do Conhecimento leva acadêmicos do curso de Administração do Instituto de Ensino Superior do Acre (Iesacre) a produzirem textos para jornal, programas de TV e Rádio, blog e fotografia

Page 5: Gabarito Edição nº 331

E S P E C I A L

Rio Branco-acre, 11 a 17 de outubro de 2010

5GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Administradores x Jornalismo: uma experiência inovadora no Iesacre

n A pesquisa foi realizada com acadêmicos da Faculdade Ba-rão do Rio Branco que integra a União Educacional do Norte (Uninorte). Em um universo de 7 mil acadêmicos, foram entre-vistados 100 universitários do 1º, 2º, 3º, 5º e 8º períodos dos cursos de Administração, Gestão Am-biental e Contabilidade. O tema central da entrevista foi Gestão de Conhecimento: o que é, qual sua importância, quais etapas e qual o conceito individual de cada um. Constatou-se que hoje as pessoas já reconhecem a importância de adquirir Conhecimento e se qua-lificar, independente da faculdade que está cursando.

A Gestão do Conhecimento é considerada uma das maiores ferramentas impulsionadoras do crescimento profissional. De forma mais simples, os acadêmi-cos acreditam que se qualificar e conhecer aquilo em que trabalha contribui para o desempenho da profissão. Hoje, a velha frase “não basta ser bom, tem que ser o me-lhor” está em evidência. E o que proporciona tudo isto é o Conhe-cimento que o profissional agrega na faculdade ou mesmo durante a trajetória enquanto cidadãos.

Pode-se constatar que a maio-ria das pessoas detém um conceito formado sobre Conhecimento, identificando as etapas que são percorridas e onde pode leva tal Conhecimento. Entretanto, algumas ainda têm dúvidas e imaginam que o Conhecimento

Pesquisa: Gestão do Conhecimento - que bicho é esse?

é apenas algo para passar em concurso público e ter estabili-dade. De forma mais ampla, os acadêmicos destacam que esta é a Era do Capital Intelectual, onde as organizações avaliam o conhe-cimento de cada um. Em outras palavras “o que vou agregar a minha organização se contratar um profissional de marketing?”

Durante a pesquisa surgiu a pergunta: será que o Conheci-mento é tão importante assim e faz com que se cresça profissio-nalmente? Percebeu-se que os nossos conhecimentos geram um fluxo de informação corrente que auxiliam o profissional diante de situações que exigem técnica, atitude e conhecimento da área em que atua.

Os entrevistados sabem que o Conhecimento tem várias eta-pas distintas. Primeiramente tem-se a aprendizagem onde se coleta as informações, depois este Conhecimento é externado para a organização; tem-se as lições de aprendizagem o que se prende ao longo da vida pessoal e profissional e com todos esses conhecimentos agregados tem-se a última etapa, a do pensamento criativo, o que se coloca prática todo o Conhecimento.

Na pesquisa realizada, o gru-po selecionou algumas frases de cada faixa etária que ilustram o que os acadêmicos pensam sobre a Gestão e Conhecimento e sua importância para a sociedade (leia ao lado).

n A pergunta feita para os acadêmicos foi: defina o que é, para você, Gestão do conheci-mento e o que ela pode contri-buir na sua vida profissional?

de 16 a 24“Conhecimento é a capacidade que cada ser humano possui de descobrir onde está sua ig-norância. A partir do momento que a pessoa conhece sua falha, com leituras e compartilhamento de informações, ela pode estar colaborando para a boa opção de vida como também para a sociedade”.

de 25 a 29“Capacidade de gerenciar co-nhecimento próprio e alheio para aplicá-lo com a finalidade de disseminação de informações e busca de melhores resultados pessoais e empresariais”.

de 30 a 39 anos“Gestão do conhecimento é um meio de disseminar e distribuir informações corporativas entre os membros de uma equipe, in-cluindo novos conhecimentos e novas formas de administrar”.

de 40 a 49 anos“É importante porque é através da Gestão do Conhecimento que podemos alcançar o sucesso”.

de 50 a 59 anos“Através do conhecimento po-demos transmitir experiências e com isso melhorar minha auto-estima e minha vida pro-fissional.”

As melhores frases de acordo com a faixa etária dos entrevistados

Atividade de experimentação na disciplina Gestão do Conhecimento leva acadêmicos do curso de Administração do Instituto de Ensino Superior do Acre (Iesacre) a produzirem textos para jornal, programas de TV e Rádio, blog e fotografia

n A globalização está fazendo com que as empresas, sem as proteções oficiais das reser-vas de mercado, tenham que se ajustar à Nova Economia. Precisam adequar seus custos e aumentar a produtividade para serem competitivas. Por isso, muitas empresas já estão pensando em seus funcionários operacionais, administrativos e administradores, não mais como simples “Recursos Hu-manos”, mas sim, como “Ca-pital Humano”.

Esse novo enfoque enfatiza que as pessoas são parte cru-cial de uma empresa e como tal, têm necessidade de serem desenvolvidas, gerenciadas e tratadas com o mesmo respeito distinguido a todos os outros capitais. Na Nova Economia, as mudanças ocorrem com extrema rapidez e as pessoas apesar de não acompanharem essas mudanças com a mesma velocidade, têm que se moldar às novas situações, necessitan-do de atenção para reduzirem ou eliminarem essa diferença e conseguirem atingir os obje-tivos empresariais.

Por outro lado, as empresas por muito tempo subestimaram o valor dos conhecimentos de seus funcionários. Hoje, sabe-se que a soma desse conhe-cimento tem um valor e que mensurá-lo e tê-lo sob controle, e acima de tudo, aplicá-lo em favor da empresa, torna-se um diferencial competitivo. Mas para ser aplicado, não basta tê-lo. Nesse momento entra outro importante e decisivo componente: a motivação do

funcionário para aplicá-lo.Somente empresas aten-

tas ao seu Capital Humano, conseguem reter os talentos e motivá-los a utilizar o seu conhecimento em benefício de ambos. A relação ganha/ganha faz parte dos valores dessas empresas. E somente o desenvolvimento contínuo do conhecimento humano e de suas formas de aplicação permitirá o atendimento das necessidades dessa nova Era.

Assim, o grande desafio das Organizações do Século XXI será atrair e reter clien-tes, fornecedores e criadores de conhecimento. A estratégia empresarial necessitará estar fortemente apoiada em uma estratégia de educação conti-nuada dos empresários, execu-tivos e técnicos que compõem o capital humano das Organi-zações. Isto se fará por meio de programas estruturados sob medida para as necessidades específicas do negócio e que valorizem o raciocínio criativo, a resolução de problemas, o de-senvolvimento de lideranças, o autogerenciamento da carreira, a efetividade na comunicação e na colaboração, além do desen-volvimento tecnológico.

Nesse contexto de grandes transformações, de economia globalizada, de mercados cada vez mais concorrentes entre si, o instrumento de competitivi-dade das Organizações neces-sariamente deverá ser baseado em conhecimento.

A Gestão do Conhecimento nas empresas

acadêmicos do 8º período, Turma 801 do curso de administração produziram o texto sobre gestão do Conhecimento nas empresas

Francisco Marnilson, Gilney, Luciano, Maxwell, Sandro e Laura,

Acadêmicos do 8º período, turma 801FAIXA ETÁRIA

Page 6: Gabarito Edição nº 331

Rio Branco-acre, 11 a 17 de outubro de 2010

6 A T U A L I D A D E

Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

Professora elogia espaço infantil da Livraria BetelAlunos do 5º Ano da Escola SESI visitam espaço infantil da livraria

A professora Angélica de Sousa Dourado, do 5º Ano, Turma B do turno da Manhã da Escola

do SESI esteve acompanhando os alunos durante uma visita ao espaço infantil da Livraria Betel, na manhã da terça-feira, 5, como atividade prática para a leitura de livros e compra de literatura infantil. A visita, previamente agendada, tem o acompanhamen-to de profissionais da Livraria Betel, além de ter o apoio do animador cultural e divulgador Diego Torres.

A professora Angélica Dou-rado teve o apoio de Micilânia Ximendes Costa, que ajudou

n Os alunos da professora Socor-ro Melo de Souza, do 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Padrão, realizou uma atividade com as disciplinas de Inglês e Artes, onde os alunos produziram brinquedos a partir de materiais reciclados. A atividade aconteceu na sexta-feira, 24 de setembro, en-volvendo os alunos que sugeriram à professora que organizasse uma tarefa onde eles próprios produzi-riam os brinquedos.

Diante da proposta, a profes-sora pediu que os alunos levassem de suas casas, objetos que seriam jogados no lixo, como garrafas PETs, barbante, latas de leite, garrafinhas, meias e tampas de refrigerante. “Além de se divertir

Brinquedos são produzidos com material reciclado

nas atividades, os alunos aprende-ram técnicas de artes e palavras em inglês. Eles produziram brin-quedos como bilboquê, carrinho de lata, telefone sem fio, fantoche com meias, carrinho de boneca, jogo de damas, entre outros”.

A atividade foi desenvolvida em duas semanas, com os alunos preparando todos os brinquedos que seriam expostos para os co-legas de outras turmas do colégio. “Durante a exposição os alunos explicaram como produziram os brinquedos e mostraram a impor-tância de se reutilizar materiais recicláveis que seriam jogados e que são prejudiciais ao meio ambiente”, enfatizou a professora Socorro.

na organização dos 23 alunos durante a atividade. Segundo a professora Angélica, o espaço é interessante e contribui para a aprendizagem. “Este espaço é maravilhoso porque é um am-biente a mais para que os alunos desfrutem da leitura e se divirtam comprando alguns livros da lite-ratura infantil”.

Cada aluno utiliza um valor que traz de casa para adquirir os livros que são previamente escolhidos e lidos pela profes-sora. Além dos livros, os alunos aproveitaram o espaço para co-nhecer outros tipos de literatura, livros de jogos e brinquedos, para uma posterior visita com os

pais. “Neste momento os alunos só podem adquirir os livros que selecionamos. Outros tipos de literatura só podem se adquiridos com a presença dos pais”, lembra a professora.

Entre os livros indicados pela professora Angélica estão os de literatura juvenil e infanto-juvenil de autores renomados como José Paulo Paes, Fernanda Monteiro, Luiz Braz e José Américo de Lima. As escolas interessadas em agendar uma visita à Livraria Betel devem entrar em contato através dos telefones 3223-8909 ou 3223-8945. O contato também pode ser feito através do e-mail [email protected].

Professora Socorro: incentivo para a confecção de brinquedo

“Telefone sem fio” feito com copos descartáveis: brincadeira de criança

alunos da Escola SESi com a professora angélica Dourado no espaço infantil da Livraria Betel

Page 7: Gabarito Edição nº 331

Rio Branco-acre, 11 a 17 de outubro de 2010

7F A C U L D A D E

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

n A Universidade Federal do Acre (Ufac) nos últimos anos tem premiado os seus vesti-bulandos com uma prova de Matemática rica em detalhes por isso é importante que você faça exercícios, resolva as provas de vestibulares an-teriores e é claro: Leia! Leia muito! Jornais, revistas, HQs (Histórias em Quadrinhos), livros, não importa. Quem lê mais, tem um bom voca-bulário, consequentemente melhor interpretação. Afinal, a Matemática sofreu grandes mudanças ao longo dos anos, dentre elas a necessidade da interdisciplinaridade e obri-gou os professores a mudar radicalmente a maneira de ver e ensinar a disciplina.

Antes de qualquer coisa, dominar a Matemática básica é fundamental. É importante atentar para casos de pro-dutos notáveis e fatoração, bem como aos problemas de equações, sistemas, razão e proporção, porcentagem, juros e estatística.

Matemática II Apesar de a Álgebra con-

tinuar reinando absoluta no vestibular da Ufac (e, diga-se de passagem, também no resto do país) não se pode deixar a geo-metria de lado. Portanto revise o cálculo de áreas das principais figuras planas e as particulari-dades dos polígonos regulares como inscrição, circunscrição e elementos desses polígonos.

Uma boa pedida da aritméti-ca é também o cálculo de pro-babilidades. É bom lembrar que a análise combinatória mostrou suas garras na última prova e não esqueça que o acúmulo de fórmulas na cabeça não é tudo: é o raciocínio lógico e a inter-pretação textual que fazem a diferença nessas questões.

Todos os anos a Ufac traz em sua prova uma questão de função que exige do candidato ter muito bem definido os con-ceitos, condições de existência e uma interpretação da forma literal da questão, portanto é necessário revisar também todas as funções.

Lembra das questões “Dado o triângulo retângulo a seguir calcule o seno, cosseno e tan-gente do ângulo α”? Já faz um tempão que não é mais assim, no entanto a trigonometria no triângulo retângulo deve ser bem amadurecida incluindo aí a interpretação dessas razões na circunferência trigonomé-trica, já que esse tópico é bem requisitado não só na prova de Matemática como em inúmeras

situações da Física.E por que não apostar nos

tópicos de menor frequência como a geometria espacial e suas enormes questões sobre cálculo de áreas e volumes de pirâmides? Revise definições e as diversas variações de mode-los de pirâmides. Dê ênfase ao tetraedro regular, já que para ele é definido um quadro de fórmulas, não se esquecendo de revisar também os sólidos de revolução como, por exemplo, cilindros e cones.

Função polinomial e equa-ções algébricas são assuntos batidos já na prova da Ufac, no entanto, no ano passado não apareceram, o que esse ano pode ser um prato cheio. Então é bom reservar um tempo para rever operações com polinô-mios (principalmente divisão), a divisão de polinômios através do dispositivo prático de Briot-Ruffini, o Teorema Fundamental da Álgebra e as relações de Girard.

É bom dar uma olhada tam-bém em logaritmos analisando as condições de existência e principalmente suas proprieda-des. Na última prova se relacio-nou logaritmos e cálculo de pro-babilidades, o que não impede de relacioná-los com a Química e a Física. Procure interligar os assuntos, nada caminha sozinho e isolado, tudo acaba se encon-trando no final.

A correria contra o tempo, a sensação de não saber nada, a

n Leylane Hadad possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Pará (UEPa) e

atua como professora de Matemática no Curso Aprovação, no Colégio Acreano e na Escola Max.

Dicas para o Vestibular 2011

Equipe da Uninorte no JUBs 2010Equipe de Futsal do curso de Educação Física vai representar o Acre na Liga de Desporto Universitário e no JUBs

Equipe de Futsal do cur-so de Educação Física da União Educacional do Norte (Uninorte)

vence mais uma seletiva esta-dual e vai representar o Acre na Liga de Desporto Universitário de Futsal - Norte/Nordeste, e Jogos Universitários Brasileiro (JUBs).

A expectativa dos acadêmicos que compõem a equipe, segundo o coordenador do curso, profes-sor Clodoaldo de Melo Castro, é muito grande para representar bem o Acre e a instituição.

A seletiva foi realizada entre a Universidade Federal do Acre (Ufac), Faculdade Barão do Rio Branco (FAB) e a Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO). A equipe da Uninorte venceu de forma invicta a competição, mostrando assim a força do Fut-sal universitário da Faculdade Barão do Rio Branco.

A primeira competição na-cional para qual a equipe se clas-sificou já aconteceu no período de 26 a 31 de julho de 2010 na Cidade de Maceió (AL). “Esta-mos agora buscando patrocínio e apoio da nossa instituição para participar da segunda competi-ção em nível nacional, que será os Jogos Universitários Brasilei-ros que irá acontecer na cidade de Joinville (SC) no mês de No-vembro”, diz o coordenador.

Coordenador do curso de Educação Física, Clodoaldo Castro (primeiro da esquerda para a direita) diz que expectativa dos jogadores é representar bem o Estado nos Jogos Universitários

falta de sono, são só alguns dos sintomas que antecedem o tão esperado vestibular, mas não se preocupe, é sempre assim. Faça a sua prova com muita tranquili-dade e deixe que esse ano de ab-dicações e restrições exploda em alegria e recompensa através do

grito enlouquecedor de “EU PASSEI!” (GAROTO DE SUCESSO!!). A sua aprova-ção também nos trará imensa satisfação. Tenha confiança, porque nós do Aprovação confiamos em você.

Boa Prova.

Page 8: Gabarito Edição nº 331

Rio Branco-acre, 11 a 17 de outubro de 2010

A C O N T E C E U8Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

LIVRARIA PAIM APÓIA PROJETO

SESC CIÊNCIAAbertura de evento tem apoio das Editoras Ática e Scipione

de sua realidade e do mundo em que vivem. “Através do projeto estamos com a Mostra Ciência do Cotidiano, voltado para alunos dos Ensinos Fundamental e En-sino Médio, além da população em geral, que tem interesse em conhecer um pouco mais sobre Física”, diz o professor de Física, Aires Pergentino.

Segundo o coordenador re-gional do evento, o apoio da Li-vraria Paim, através das Editoras Scipione e Ática, é fundamental para a divulgação do evento. “Estas parcerias são importantes porque nos ajudam a divulgar o projeto e popularizar a Ciência”. A representante das editoras, Elizete Carvalho, destaca que um dos objetivos da parceria é tornar acessível a participação do públi-co em eventos que divulguem o conhecimento.

O coordenador nacional do Projeto SESC Ciência, Andres Sabilia, que está atuando no pro-jeto há 15 anos, diz que a partici-pação das escolas é fundamental para o sucesso das mostras que percorrem o Brasil. “Estamos comemorando 23 anos de realiza-ção do projeto, que traz exemplos de valorização da Ciência, nos Estados em que esta Mostra Ci-ência do Cotidiano e outras que já foram realizadas”.

A Livraria Paim, repre-sentante no Acre das Editoras Scipione e Ática, participou do

lançamento da Mostra Ciência do Cotidiano, realizada pelo SESC Acre, dentro do Projeto SESC Ciência. O lançamento ocorreu na quarta-feira, 6, no Teatro Plácido de Castro, com as pre-senças do coordenador nacional do Projeto SESC Ciência, Andres Sabilia e do coordenador regional do Projeto SESC Ciência, Aires Pergentino.

A professora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Esperan-za Lucila Ângolo, doutora em Física, realizou palestra para pro-fessores e alunos presentes sobre “Ciência do Cotidiano”, tema da mostra que acontece no período de 7 a 30 de outubro, no SESC Centro. As editoras Scipione e Ática montaram um stand com livros voltados para a área, co-ordenada pela representante das editoras, Elizete Carvalho.

O Projeto SESC Ciência é uma iniciativa do Departamento Nacional do SESC, através da Gerência de Educação e Ação Social (GEA), cujo objetivo é fomentar uma visão renovada da Ciência, de forma acessível e di-nâmica, fornecendo ao indivíduos instrumentos para a compreensão

n Alunos da Escola Jovem da Boa União estiveram visitando a Mostra da Ciência do Cotidia-no na manhã da sexta-feira, 7, acompanhados por uma equipe do SESC, que orientam quanto à utilização dos equipamentos que reproduzem fenômenos físicos, além da exibição de vídeos educativos.

O objetivo do evento é mostrar aos visitantes que a ciência está presente no dia a dia de estudantes, professores e cidadãos em geral, através de equipamentos como Torre de Pisa, Cadeira Giratória, Sistema de Roldana, Casinha de Consumo, Globo de Plas-ma e outros.

Durante a visita monitorada os alunos podem conhecer a Sala de Experimentação, Sala Escura, Sala de Vídeo e o Salão de Exposição, onde estão insta-lados os equipamentos. A mos-tra está funcionando no SESC Centro, localizado na Avenida Brasil, 713 – Centro e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h, das 14 às 17h e das 18 às 21h. As

Escolas visitam Mostra da Ciência do Cotidiano

escolas interessadas em visitar a Mostra da Ciência do Cotidiano deverão entrar em contato com

o SESC para o agendamento da visita através dos telefones 9282-5570 ou 3212-2815.

Coordenador nacional do Projeto Sesc Ciência abre evento no Teatrão

aires Pergentino com a representante da Livraria Paim, Elizete Carvalho


Top Related