Transcript
Page 1: FLUTUA…     OU NÃO FLUTUA?

FLUTUA… OU NÃO FLUTUA?Questão / ProblemaO que acontecerá ao colocar no recipiente com água, cada uma das frutas e vegetais

que tem à sua disposição?

Discussão dos Resultados

Após a resposta à questão:– Porque é que uns flutuam, outros não?”, o professor faz a comparação destes objectos com outros.– Porque é que um pequeno e leve prego de aço vai ao fundo enquanto um enorme e pesado tronco de árvore flutua na água?– Se não é o peso que determina se um objecto flutua ou não, então o que será?– Se a forma do objecto mudar, haverá alterações?

Previsão

Observação e Registo dos Dados

Escola EB2,3 Mário de Sá Carneiro

Material Utilizado

– O ananás deve afundar porque é muito pesado!– O pepino deve flutuar. Parece um tronco.– A batata vai ao fundo. Lá em casa já experimentei.– O pimento é oco por dentro… deve flutuar.

– Olhem!... Afinal o ananás flutua.– O ananás flutua, se calhar porque tem muito sumo lá dentro.– O pimento flutua porque não tem força para empurrar a água.

ObjectivosRealizar experiências com alguns materiais e objectos de uso corrente;Reconhecer materiais que flutuam e não flutuam;Compreender o comportamento de objectos distintos em líquidos (flutuação/não flutuação);Confrontar resultados obtidos com previsões feitas;Cooperar em actividades de grupo.

Podemos concluir que não é: a massa (ou o peso), o volume (tamanho) ou a forma do objecto que

determina o seu afundamento ou a sua

flutuação na água, mas sim a relação entre estas variáveis.

Top Related