Transcript

Alguém para orientar, ele-mentos comuns do diaa dia para redescobrir e

uma visão redimensionada sobreo uso dos sentidos formar. Écom esse passo a passo que oprojeto "Tateando os Sentidos",promovido pela Secretaria deCultura de Araçatuba, pretendeensinar crianças, jovens e adul-tos a conviver com as diferençase transformá-las em uma efetivainclusão social.

O saguão da Biblioteca Pú-blica Municipal "Rubens do Ama-ral" é o espaço que abriga o de-senvolvimento da iniciativa, aber-to ao público a partir de hoje,após a cerimônia de lançamentodo projeto, às 9h30.

O projeto se desenvolve emum labirinto inspirado em umacâmara escura. Com quatro am-bientes voltados para o exercíciode quatro dos cinco sentidos, oespaço permite que a visão sejaencoberta para que se sobressaiaa independência do paladar, tato,olfato e audição.

Guiado pela deficiente vi-sual Ivani de Lourdes Santana Al-meida, de 46 anos, e uma funcio-nária da biblioteca, o visitante po-derá por alguns instantes viven-ciar situações comuns ao cotidia-no do deficiente visual como adescoberta dos objetos por meiodo uso dos demais sentidos.

“Queremos criar uma sur-presa para o participante, emque objetos corriqueiros do seucotidiano como um ursinho depelúcia, nesse espaço ganharãoum sentido diferente, voltadopara a descoberta e trabalho daimaginação”, destaca a chefe deserviço da biblioteca e uma dasidealizadoras da atividade, Tâ-nia Regina Capelari.

Antes de entrar no labirin-to, os visitantes assistirão a umapalestra ministrada por Ivani so-bre o mundo do deficiente vi-sual, além de ter acesso a livrosem braile.

PROPOSTAIdealizada a partir do traba-

lho voluntário do cenógrafo eator Marcos Melo, da Cia ElloProduções de Araçatuba, a ceno-grafia do projeto insere o visitan-te de forma real nas dificuldadesdo dia a dia do deficiente visual.

Ao mesmo tempo orienta etrabalha os valores necessários pa-

ra auxiliar esse público, como aconfiança, tolerância, respeito, so-lidariedade, humildade e genero-sidade. Princípios importantes pa-ra a aceitação das diferenças e es-senciais na interação.

“Espero que com as brinca-deiras da descoberta dos objetospor meio dos sentidos, crianças eadultos aprendam a conviver deforma correta com os deficientese aperfeiçoem a prática dessas ati-tudes na sociedade, ainda raro de

se ver”, afirma Melo.

EXTENSÃOSegundo o diretor do Depar-

tamento de Preservação do Patri-mônio Histórico de Araçatuba,Carlos Paupitz, “Tateando os Sen-tidos” é um trabalho social quecomplementará ainda o conteúdodidático e cidadão transmitidonas escolas e na sociedade sobrea realidade do deficiente visualna atualidade e formas de melho-

rar seu dia a dia.“Faremos o público se sensi-

bilizar com o trabalho para quede alguma forma os preconceitossejam quebrados e aprendizadosgerados”, completa Paupitz.

Além do apoio da bibliote-ca, a idealização do projeto contatambém com a parceria do Mu-seu Histórico e Pedagógico “Ma-rechal Cândido Rondon”, Institu-to para Cegos Santa Luzia e CiaEllo Produções.

Professora de braile con-cursada há 22 anos no Institu-to para Cegos Santa Luzia, Iva-ni de Lourdes Santana Almei-da espera ansiosa por sua pri-meira experiência com o públi-co em um projeto de objetivosdidático e social.

“Sempre trabalhei comdeficientes visuais, nunca trans-miti ensinamentos a pessoascom visão normal. Hoje, te-mos melhores condições paraorientar o público e ensiná-lo acomo lidar com os deficientese combater os preconceitos.Vou concretizar esses objeti-vos”, explica.

Com um ano e oito me-ses de idade, Ivani foi vítimade sarampo, o que gerou umrápido desenvolvimento deum glaucoma congênito, queresultou na perda total da vi-são aos 16 anos.

O “Tateando os Sentidos”representa para a deficienteuma forma de quebrar precon-ceitos, visto que muitas crian-ças participantes do projeto le-varão os conhecimentos, adqui-ridos na visita ao labirinto, pa-ra seus pais e familiares, resul-tando na construção de umageração mais consciente no tra-tamento do deficiente visual.

“Muitas vezes já fiz per-guntas a pessoas que passa-ram direto por mim, fingindonão ser com elas. Esse tipode atitude comum na atualsociedade reflete a falta de co-nhecimento de como convi-ver com o deficiente. Apesarde procurarmos independên-cia, precisamos, sim, de aju-da. Isso é essencial para nos-sa inclusão”, finaliza. Da Redação

Araçatuba

Da Redação

“Tateando os Sentidos”Dia: terças e quintas-fei-ras, até 21 de junhoHorário: das 8h30 às 10h30,e das 14h30 às 16h Endere-ço: A Biblioteca Municipalestá situada na rua ArmandoSales de Oliveira, sem núme-ro. Bairro Bandeiras.Telefone para agendamento:(18) 3622-5559.

sentidos

Professora de

braile

perdeu a

visãoaos 16 anos

Tateando os

Prática estimula o usode quatro dos cincosentidos para que osvisitantes vivenciemsituações comunsao dia a dia dosdeficientes visuais

INCLUSÃO SOCIAL

Estrela pop

Serviço

Projeto éuma formade quebrarpreconceitos

Valdivo Pereira/Folha da Região - 18/02/2011

LABIRINTO Participantes vão

entrar em uma espécie de câmara

escura, instalada na biblioteca mu-

nicipal, guiados por uma deficiente

visual; eles terão a visão encoberta

para que se sobressaia a indepen-

dência dos outros sentidos: pala-

dar, tato, olfato e audição

Cyndi Lauper desembarcano Brasil para uma turnê deoito shows. No repertório,clássicos de sua carreira ecanções de blues de seu últi-mo disco, que tem a partici-pação do saxofonista brasilei-ro Leo Gandelman. C2

C1 Araçatuba, terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Top Related