Transcript

1 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Exercícios com Gabarito de Biologia Fisiologia Vegetal

1) (FUVEST-2008) O gráfico abaixo representa as porcentagens dos constituintes de uma folha de planta, coletada no interior de certa mata.

a) A folha é o principal local de produção de glicose em uma planta. Como se explica a baixa porcentagem de glicose na folha? b) No caso de uma folha obtida de uma planta do cerrado, espera-se encontrar maior ou menor porcentagem de água e de tecidos vegetais? Justifique. 2) (PUC - MG-2007) CÂNCER EM PLANTAS? Muitos não imaginam que as plantas também têm uma forma de câncer. O surgimento de tumores acomete quase todos os organismos multicelulares conhecidos, inclusive os vegetais. Os tecidos tumorais em plantas são conhecidos como galhas e parecem ter significado evolutivo. (Fonte: Ciência Hoje online, 14 de julho de 2006.) Leia as afirmativas a seguir. I. Os tecidos tumorais em plantas, conhecidos como galhas, são causados pela ação de diversos organismos como bactérias, fungos, nematóides, insetos e ácaros. II. Parasitas penetram nos vegetais, sobrepujam suas defesas mecânicas e químicas e liberam compostos que estimulam células totipotentes a proliferarem e se diferenciarem. III. Assim como nos vegetais, o câncer em animais também pode ser acarretado por vírus. IV. Nódulos gerados por infecções bacterianas nas raízes de determinados vegetais podem ser benéficos para a planta. Estão CORRETAS as afirmativas: a) I, II, III e IV. b) I, II e III apenas. c) II, III e IV apenas. d) I e IV apenas. 3) (VUNESP-2005) Foram feitos experimentos em laboratório, variando artificialmente os períodos em horas, de exposição à luz e ao escuro, com o objetivo de observar em que condições de luminosidade (luz ou escuro)

determinadas plantas floresciam ou não. No experimento I, exemplares de uma planta de dia curto foram submetidos a condições diferentes de exposição à luz e ao escuro. Já no experimento II, plantas de duas outras espécies foram também submetidas a períodos de exposição à luz (ilustrados em branco) e ao escuro (destacados em preto). Em duas situações, houve pequenas interrupções (destacadas por setas) nestes períodos de exposição. Os sinais positivos indicam que houve floração, e os negativos, que não houve, para todos os experimentos.

a) Interprete os resultados do experimento I considerando as exigências de exposição à luz e ao escuro para que ocorra a floração desta planta. b) Considerando o experimento II, qual das interrupções - a que ocorreu durante o período de exposição à luz ou ao escuro - interferiu no processo de floração? Qual é o nome da proteína relacionada à capacidade das plantas responderem ao fotoperíodo? 4) (UFBA-2006) O poder do licuri O óleo agridoce que escorre da polpa e da fibra do licuri é tão saboroso quanto a amêndoa -- o popular coquinho -- vendida em forma de rosário nas feiras livres do Nordeste, de Pernambuco até o sul da Bahia, e igualmente rico em cálcio, magnésio, cobre e zinco. Saborosos e nutritivos também são os produtos alimentícios desenvolvidos a partir da polpa e da amêndoa do licuri, em forma de conserva, barra de cereais e farinha [...]. (DONATO, 2005, p. 4).

2 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Sobre os aspectos nutricionais do licuri e seu potencial como fonte energética, é correto afirmar: (01) O licuri é rico em metais alcalinos e em elementos de transição interna. (02) Os elementos químicos cálcio, magnésio, cobre e zinco, presentes no licuri, formam íons divalentes de raios menores do que os respectivos raios atômicos. (04) O óleo extraído do licuri é um composto obtido a partir da reação entre um ácido graxo e uma base forte. (08) Uma dieta à base de licuri atende especificamente o suprimento de aminoácidos necessários à construção de componentes celulares. (16) O organismo de uma criança que faz uma refeição de 600,0kcal enriquecida com licuri absorve energia suficiente para desenvolver potência de 2,0kcal/min durante 1 hora, considerando-se que o organismo tem rendimento igual a 20%. (32) O rendimento de uma máquina térmica que opera segundo o ciclo de Carnot -- tendo como fluido operante o biodiesel obtido a partir do óleo de licuri -- diminui, se esse biodiesel for substituído por etanol. 5) (UFSCar-2009) A figura seguinte representa uma resposta fisiológica para o florescimento de duas espécies vegetais, em função da relação existente entre a duração do dia (período iluminado) e da noite (período escuro).

a) Qual é o nome da resposta fisiológica para as variações dos períodos de claro e escuro? Em condições naturais, em quais estações do ano as plantas de dia curto e as plantas de dia longo florescem? b) Quais as condições representadas nas situações I e III, para que as duas espécies floresçam? 6) (UNIFESP-2008) A hidroponia consiste no cultivo de plantas com as raízes mergulhadas em uma solução nutritiva que circula continuamente por um sistema hidráulico. Nessa solução, além da água, existem alguns elementos químicos que são necessários para as plantas em quantidades relativamente grandes e outros que são necessários em quantidades relativamente pequenas. a) Considerando que a planta obtém energia a partir dos produtos da fotossíntese que realiza, por que, então, é preciso uma solução nutritiva em suas raízes? b) Cite um dos elementos, além da água, que obrigatoriamente deve estar presente nessa solução nutritiva e que as plantas necessitam em quantidade relativamente grande. Explique qual sua participação na fisiologia da planta. 7) (Fatecs-2007) Grupos de angiospermas das espécies I, II e III foram submetidos a tratamentos fotoperiódicos, manifestando os resultados descritos abaixo. Quando receberam diariamente 3 horas de luz e 21 de escuro, I não floresceu, mas II e III floresceram. Quando foram expostos a 10 horas diárias de luz e 14 de escuro, I e II floresceram, porém III não floresceu. Com base nesses dados pode-se concluir acertadamente que I, II e III são, respectivamente, plantas a) de dia curto, neutras e de dia longo. b) de dia curto, de dia longo e neutras. c) neutras, de dia curto e de dia longo. d) de dia longo, neutras e de dia curto.

3 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

e) de dia longo, de dia curto e neutras. 8) (UFU-2006) O esquema abaixo mostra o movimento dos folíolos de Mimosa pudica, comumente chamada de “sensitiva” ou “dormideira”, que ao ser tocada reage dobrando os folíolos para cima.

Com relação ao movimento dos folíolos desta planta, analise as afirmativas abaixo. I. Os folíolos apresentam geotropismo negativo ao serem tocados. II. O fechamento dos folíolos é um exemplo de nastismo, ou seja, movimento não orientado, independente da direção do estímulo. III. O toque na planta desencadeia um impulso elétrico, que provoca a saída de íons potássio das células dos púlvinos, as quais perdem água por osmose. Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas corretas. a) I, II e III b) II e III c) I e III d) I e II 9) (UFSCar-2006) Fotoperiodismo é a influência exercida pelo período de luz incidente sobre certos fenômenos fisiológicos, como a floração. Plantas de dia longo e plantas de dia curto foram submetidas a três diferentes regimes de luz, como representado no esquema.

Pode-se dizer que as plantas de dia curto floresceram a) no regime A e as de dia longo no regime C, apenas. b) no regime B e as de dia longo nos regimes A e C, apenas. c) nos regimes B e C e as de dia longo no regime A, apenas. d) nos regimes B e C e as de dia longo no regime B, apenas.

e) no regime C e as de dia longo no regime C, apenas. 10) (Mack-2005) Durante uma excursão, os alunos de uma escola coletaram vários exemplares de organismos. Chegando ao laboratório, numeraram os tipos de organismos, classificando-os segundo algumas características marcantes (fotossintetizantes, com tecidos condutores, com flores). 1. Cianobactérias 2. Algas 3. Fungos 4. Liquens 5. Musgos (com estrutura de reprodução) 6. Samambaia (com estrutura de reprodução) 7. Pinheiro (com estrutura de reprodução) No quadro abaixo, a alternativa que mostra a classificação correta desses organismos é

Fotossintetizantes Com tecidos condutores

Com flores

a) 2, 4, 5, 6, 7 6, 7 6, 7

b) 1, 2, 5, 6, 7 5, 6, 7 7

c) 1, 2, 4, 5, 6, 7 6, 7 6, 7

d) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 5, 6, 7 7

e) 1, 2, 4, 5, 6, 7 6, 7 7

11) (FMTM-2001) Neste ano, o Brasil anunciou o término do mapeamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa, que causa o amarelinho, uma praga que provoca prejuízos ao atingir plantas de laranja. Ao infestar os pés de laranja, reproduz-se rapidamente e entope os vasos do xilema, levando a planta à morte porque interrompe o fluxo de a) água da raiz até as folhas. b) matéria orgânica da raiz até as folhas. c) água das folhas até a raiz. d) matéria orgânica das folhas até a raiz. e) água e matéria orgânica das folhas até a raiz. 12) (UNIFESP-2006) Considere alimentação como o processo pelo qual um organismo obtém energia para sua sobrevivência. Usando esta definição, atente para o fato de que ela vale para todos os organismos, inclusive os vegetais. Entre as plantas, as chamadas “carnívoras” atraem, prendem e digerem pequenos animais em suas folhas. Elas vivem em terrenos pobres e utilizam o nitrogênio dos tecidos desses animais em seu metabolismo. Com esses pressupostos, assinale a alternativa que contém a afirmação correta. a) As plantas carnívoras não dependem do nitrogênio dos animais que capturam para se alimentar. Assim, mesmo sem capturar, são capazes de sobreviver havendo temperatura, umidade e luminosidade adequadas.

4 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

b) O nitrogênio é importante para a alimentação de vegetais em geral, sendo absorvido pelas raízes ou folhas. Plantas carnívoras que não capturam animais morrerão por falta desse alimento. c) Havendo acréscimo de nitrogênio ao solo, as plantas carnívoras são capazes de absorvê-lo pelas raízes. Com esse nitrogênio, produzirão o alimento de que precisam, sem a necessidade de capturas. d) O nitrogênio integra a estrutura de proteínas e lipídeos que servirão de alimento para as plantas. Daí a importância de as carnívoras efetivamente capturarem os animais. e) O nitrogênio é usado pelas plantas carnívoras e demais plantas como complemento alimentar. Existem outros nutrientes mais importantes, como o fósforo e o potássio, que são essenciais e não podem faltar aos vegetais. 13) (UFMG-2006) Analise as situações representadas nestas figuras:

Considerando-se as informações dessas figuras, é CORRETO afirmar que NÃO ocorre tropismo na situação a) IV. b) I. c) II. d) III. 14) (VUNESP-2006) Dentre os experimentos que o astronauta brasileiro Marcos Pontes desenvolveu na Estação Espacial Internacional (ISS), um deles foi idealizado por alunos de escolas de São José dos Campos (SP): sementes de feijão foram colocadas para germinar sob diferentes condições de luminosidade e disponibilidade de água. O experimento foi repetido na Terra, nas mesmas condições de luminosidade e disponibilidade de água e pelo mesmo período de tempo adotado na ISS. A comparação dos resultados obtidos no experimento realizado na ISS e naquele realizado na Terra permitiu aos alunos observarem os efeitos da a) ausência de oxigênio na germinação das sementes. b) resposta fisiológica das sementes frente às diferentes condições de disponibilidade hídrica. c) microgravidade no graviotropismo. d) radiação cósmica no fototropismo. e) luz e da disponibilidade hídrica no tigmotropismo.

15) (Fuvest-2005) Observando plantas de milho, com folhas amareladas, um estudante de agronomia considerou que essa aparência poderia ser devida à deficiência mineral do solo. Sabendo que a clorofila contém magnésio, ele formulou a seguinte hipótese: “As folhas amareladas aparecem quando há deficiência de sais de magnésio no solo”. Qual das alternativas descreve um experimento correto para testar tal hipótese? a) Fornecimento de sais de magnésio ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados alguns dias depois. b) Fornecimento de uma mistura de diversos sais minerais, inclusive sais de magnésio, ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados dias depois. c) Cultivo de um novo lote de plantas, em solo suplementado com uma mistura completa de sais minerais, incluindo sais de magnésio. d) Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles, mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e à outra metade, apenas sais de magnésio. e) Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e à outra metade, uma mistura com os mesmos sais, menos os de magnésio. 16) (Fatec-2002) Comparando-se o ciclo de vida de uma pteridófita (samambaia) com o de uma briófita (musgo), deve-se afirmar que a) tanto nas briófitas como nas pteridófitas a geração esporofítica é haplóide e a gametofítica é diplóide. b) tanto nas briófitas como nas pteridófitas a geração esporofítica é diplóide e a gametofítica é haplóide. c) nas briófitas a geração esporofítica é haplóide e a gametofítica é diplóide, ocorrendo o contrário nas pteridófitas. d) nas briófitas a geração esporofítica é diplóide e a gametofítica é haplóide, ocorrendo o contrário nas pteridófitas. e) nas briófitas não há geração esporofítica, enquanto que nas pteridófitas só ocorre a geração esporofítica. 17) (FMTM-2001) Quanto ao ciclo de vida de briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, pode-se dizer que a) em alguns grupos o zigoto é diplóide e, em outros, triplóide. b) em alguns grupos há alternância entre uma geração diplóide e outra haplóide. c) a meiose precede a formação de esporos ou a formação de gametas. d) nessas plantas, o esporófito é sempre um vegetal transitório.

5 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

e) nessas plantas, os esporos e os gametas são sempre células haplóides. 18) (PUC-RS-2001) Ao se fazer uma correlação funcional entre as estruturas vegetais e animais, é correto afirmar que a seiva, o esclerênquima e o xilema equivalem, nos animais, respectivamente, a a) sangue, glândulas e ossos. b) sangue, ossos e vasos sangüíneos. c) vasos sangüíneos, glândulas e sangue. d) vasos sangüíneos, sangue e ossos. e) sangue, vasos sangüíneos e glândulas. 19) (VUNESP-2006) A figura mostra a variação observada na proporção de massa (em relação à massa total) do embrião e do endosperma de uma semente após a semeadura.

Sabendo que a germinação (G) ocorreu no quinto dia após a semeadura: a) Identifique, entre as curvas 1 e 2, aquela que deve corresponder à variação na proporção de massa do embrião e aquela que deve corresponder à variação na proporção de massa do endosperma. Justifique sua resposta. b) Copie a figura no caderno de respostas e trace nela uma linha que mostre a tendência da variação na quantidade de água da semente, desde a semeadura até a germinação. 20) (UECE-2001) A transformação de folhas em espinho, o rápido mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos, a presença de folhas cerificadas e de raízes com grande poder de absorção de água, são adaptações encontradas na vegetação do(a): a) pantanal b) caatinga c) mata úmida d) cerrado

21) (Mack-2002)

O esquema acima é válido: a) para todas as plantas e muitas algas. b) somente para briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. c) somente para angiospermas e gimnospermas. d) somente para as angiospermas. e) para todas as plantas e todas as algas. 22) (Fuvest-2002) Em artigo publicado no suplemento Mais!, do jornal Folha de São Paulo, de 6 de agosto de 2000, José Reis relata que pesquisadores canadenses demonstraram que a alga unicelular Cryptomonas resulta da fusão de dois organismos, um dos quais englobou o outro ao longo da evolução. Isso não é novidade no mundo vivo. Como relata José Reis: “[…] É hoje corrente em Biologia, após haver sido muito contestada inicialmente, a noção de que certas organelas […] são emanescentes de células que em tempos idos foram ingeridas por célula mais desenvolvida. Dá-se a esta o nome de hospedeira e o de endossimbiontes às organelas que outrora teriam sido livres.” São exemplos de endossimbiontes em células animais e em células de plantas, respectivamente, a) aparelho de Golgi e centríolos. b) centríolos e vacúolos. c) lisossomos e cloroplastos. d) mitocôndrias e vacúolos. e) mitocôndrias e cloroplastos. 23) (Vunesp-1999) Abaixo a estrutura e função de planta pertencente ao grupo das fanerógamas. Correlacione a estrutura com sua função correspondente e assinale a alternativa correta: Estrutura I. Parênquima paliçádico II. Floema III. Pêlos radiculares IV. Xilema Função 1. Transporte de Seiva inorgânica 2. Absorção de água 3. Fotossíntese 4. Transporte de seiva orgânica

6 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

a) I-3, II-1, III-2, IV-4. b) I-3, II-4, III-2, IV-1. c) I-2, II-4, III-3, IV-1. d) I-2, II-3, III-4, IV-1. e) I-1, II-3, III-4, IV-2. 24) (VUNESP-2009) Um rapaz apaixonado desenhou no tronco de um abacateiro a 1,5 metros do chão, um coração com o nome de sua amada. Muitos anos depois, voltou ao local e encontrou o mesmo abacateiro, agora com o dobro de altura. Procurou pelo desenho que havia feito e verificou que ele se encontrava a) praticamente à mesma altura e mantinha o mesmo tamanho e proporções de anos atrás. b) a cerca de 3 metros do chão e mantinha o mesmo tamanho e proporções de anos atrás. c) a cerca de 3 metros do chão e mantinha as mesmas proporções, mas tinha o dobro do tamanho que tinha anos atrás. d) a cerca de 3 metros do chão e não tinha as mesmas proporções de anos atrás: estava bem mais comprido que largo. e) praticamente à mesma altura, mas não tinha as mesmas proporções de anos atrás: estava bem mais largo que comprido. 25) (Fuvest-1994) A terra de um vaso com plantas foi molhada com uma solução de fosfato radioativo. Após uma hora, as folhas apresentam sinais de radioatividade, demonstrando que houve: a) respiração b) fototropismo c) diferenciação d) crescimento e) absorção

26) (PUC-RS-1999) O desenho acima representa um tipo de planta que ao longo do processo evolutivo sofreu a transformação das suas folhas em espinhos, tendo em vista condições ambientais e relacionamento com outros seres à sua volta. Essa modificação atendeu fundamentalmente às necessidades decorrentes dos fenômenos de a) circulação e parasitismo. b) absorção e inquilinismo. c) fixação e comensalismo. d) excreção e mutualismo. e) evaporação e predatismo. 27) (Fuvest-2002) Os adubos inorgânicos industrializados, conhecidos pela sigla NPK, contêm sais de três elementos químicos: nitrogênio, fósforo e potássio. Qual das alternativas indica as principais razões pelas quais esses elementos são indispensáveis à vida de uma planta?

Nitrogênio Fósforo Potássio

a) E constituinte de ácidos nucléicos e proteínas.

É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas.

É constituinte de ácidos nucléicos, glicídios e proteínas.

b) Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.

E constituinte de ácidos nucléico.

Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.

c) E constituído de ácidos nucléicos e proteínas .

E constituinte de ácidos nucléico.

Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.

d) É constituído de ácidos nucléicos, glicídios e proteínas.

Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.

É constituinte de proteínas.

e) È constituinte de glicídios.

E constituinte de ácidos

Atua no equilíbrio osmótico e na

7 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

nucléico e proteínas.

permeabilidade celular.

28) (Vunesp-2002) Algumas árvores com folhas largas, revestidas por cutícula, foram cultivadas em uma região onde a temperatura é sempre alta, a umidade do ar é baixa e há abundância de água no solo. Considerando os processos de troca de água com o meio, assinale a alternativa que corresponde às respostas fisiológicas esperadas para estas árvores, crescendo sob essas condições.

Estômatos Transmissão de água

Absorção de água

Transporte de água

a) abertos elevada elevada rápido

b) fechados elevada reduzida lento

c) abertos reduzida elevada rápido

d) fechados reduzida reduzida lento

e) abertos elevada elevada lento

29) (Fuvest-2000) No reino das plantas, organismos multicelulares haplóides a) produzem esporos por meiose. b) crescem por divisões meióticas de suas células. c) produzem gametas por mitose. d) são encontrados apenas em ambientes aquáticos. e) originam-se diretamente de uma fecundação. 30) (Vunesp-1997) Uma diferença básica entre plantas e animais é a capacidade que as plantas apresentam para: a) digerir carboidratos. b) concentrar o CO2. c) realizar a respiração. d) adaptar-se a ambientes. e) resistir às doenças. 31) (Mack-2005) Analise as seguintes afirmativas a respeito de processos metabólicos dos vegetais. I. Quando os estômatos estão fechados, cessam completamente a fotossíntese, a respiração e a transpiração. II. O ponto de compensação fótico de uma planta umbrófila (de sombra) é o mesmo de uma planta heliófila (de sol). III. Geralmente, a taxa de fotossíntese aumenta quando uma planta é colocada em atmosfera rica em CO2. IV. A respiração ocorre na presença ou na ausência de luz, em todos os órgãos da planta (raiz, caule e folhas). Estão corretas, apenas:

a) I e II. b) I e III.. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV 32) (Mack-2005) A batata-inglesa (batatinha) é muito rica em amido. O órgão vegetal que armazena essa substância corresponde ____________ , e o amido é encontrado nos _____________ , localizados no ______________ das células. Os espaços devem ser preenchidos, correta e respectivamente, por a) à raiz; leucoplastos; vacúolo b) à raiz; cloroplastos; citoplasma c) à raiz; cloroplastos; vacúolo d) ao caule; leucoplastos; vacúolo e) ao caule; leucoplastos; citoplasma 33) (Vunesp-2000) Um professor colocou sementes de feijão para germinar em caixa de vidro. Para que os alunos observassem o crescimento do caule e da raiz, cada semente foi apoiada na parede interna da caixa, de modo a tornar visível sua germinação. Durante o processo, todas as sementes receberam a mesmaquantidade de água e luz. Assim, ao longo dos dias, os alunos construíram o esquema seguinte.

Observe o esquema e responda. a) Por que a raiz cresce primeiro que o caule? b) O que são cotilédones e qual a sua função na germinação da semente? 34) (Fuvest-2001) As substâncias orgânicas de que uma planta necessita para formar os componentes de suas células são a) sintetizadas a partir de substâncias orgânicas retiradas do solo. b) sintetizadas a partir de substâncias orgânicas retiradas do solo e de substâncias inorgânicas retiradas do ar.

8 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

c) sintetizadas a partir de substâncias inorgânicas retiradas do solo e do ar. d) extraídas de bactérias e de fungos que vivem em associação com suas raízes. e) extraídas do solo juntamente com a água e os sais minerais. 35) (Unicamp-2005) O amido nas plantas pode ser facilmente detectado porque, em presença de uma solução fraca de iodo, apresenta coloração azul-violeta. Foi feito um experimento em que uma folha, ainda presa à árvore, foi totalmente recoberta com papel alumínio, deixando exposto apenas um pequeno quadrado. Após alguns dias, a folha foi retirada da árvore, descorada com álcool e colocada em solução de iodo. a) Que resultados foram obtidos nesse experimento? Por quê? b) A que classe de macromoléculas pertence o amido? c) Em que órgãos vegetais essa macromolécula é estocada? 36) (PUC-SP-2002) Analise as duas situações a seguir: I. Em algumas espécies vegetais, os anterozóides (gametas masculinos) dependem da água da chuva para atingir o órgão reprodutor feminino. II. Há espécies vegetais que não dependem da água da chuva para a reprodução. Nesse caso, os elementos espermáticos deslizam pelo tubo polínico até alcançar o gameta feminino. Hibiscos, musgos, samambaias e pinheiros estão relacionados, respectivamente, com: a) I, II, II e I. b) II, I, II e II. c) II, I, II e I. d) I, I, II e II. e) II, I, I e II. 37) (PUC-SP-2002) Em uma planta, a coluna líquida dentro de vasos é arrastada para cima, o que se deve ao fato de as moléculas de água manterem-se unidas por forças de coesão. A descrição acima refere-se à condução de a) seiva bruta pelos vasos xilemáticos. b) seiva bruta pelo vasos floemáticos. c) seiva elaborada pelos vasos xilemáticos. d) seiva elaborada pelos vasos floemáticos. e) seiva bruta pelas células companheiras, anexas aos vasos floemáticos. 38) (Fuvest-2001) Os liquens da tundra ártica constituem a principal fonte de alimento para renas e caribus durante o inverno. As substâncias orgânicas do alimento desses animais, portanto, são primariamente produzidas por um dos organismos componentes do líquen. Qual é esse

organismo e que processo ele utiliza para produzir substâncias orgânicas? a) Um fungo; fermentação. b) Um fungo; fotossíntese. c) Um protozoário; fermentação. d) Uma alga; fotossíntese. e) Uma cianobactéria; quimiossíntese. 39) (PUC - MG-2007) Algumas plantas, como o milho e a cana-de-açúcar, são chamadas de C4 porque fixam o CO2 em compostos de quatro carbonos. Durante as horas mais quentes do dia, elas mantêm seus estômatos parcialmente fechados, e assim perdem, menos da metade, a água perdida pelas plantas ditas C3, como o arroz e o trigo, que fixam CO2 diretamente no Ciclo de Calvin.

Os gráficos mostram a eficiência fotossintética relativa entre planta C3 e planta C4 em função da variação da intensidade luminosa e da temperatura ambiente. Analisando os dados acima e de acordo com seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO: a) Melhores resultados no crescimento de trigo e milho, plantados na mesma área, seriam obtidos a 25oC. b) A produtividade primária da planta C4 praticamente não é afetada pela temperatura na faixa de 15°C a 35°C. c) A redução da temperatura, abaixo da mostrada no gráfico, poderia reduzir a produtividade fotossintética das plantas C3. d) A eficiência na captação relativa de luz entre as plantas C3 e C4 tende a se inverter entre baixa e alta intensidade luminosa. 40) (UNICAMP-2007) Analise o gráfico abaixo, no qual é mostrada a variação do nível de oxigênio na atmosfera terrestre em função do tempo em bilhões de anos.

9 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

(Figura adaptada de Alberts, B. et al. Molecular Biology of the Cell . 4ª- ed., New York: Garland Publ. Inc., 2002, p. 825.) a) Em que período (A ou B) devem ter surgido os primeiros organismos eucariotos capazes de fazer respiração aeróbica? E os primeiros organismos fotossintetizantes? Justifique as duas respostas. b) Qual organela celular foi imprescindível para o aparecimento dos organismos eucariotos aeróbicos? E para os organismos eucariotos fotossintetizantes? c) Explique a teoria cientificamente mais aceita sobre a origem dessas organelas. Dê uma característica comum a essas organelas que apóie a teoria. 41) (FGV - SP-2009) Os estômatos constam de duas células epidérmicas modificadas, denominadas células-guarda, que mantêm um espaço entre si chamado ostíolo. A abertura ou fechamento do ostíolo depende da variação do turgor das células-guarda. Segundo alguns autores, essas células, a) na presença da luz, consomem o gás CO2, tornando o citoplasma mais alcalino. Nesse ambiente, o amido converte-se em glicose, o que aumenta a concentração no vacúolo e permite que, por osmose, recebam água das células vizinhas. Uma vez túrgidas, as células-guarda promovem a abertura dos ostíolos. b) na presença da luz, realizam fotossíntese e produzem oxigênio. Esse gás torna o citoplasma mais alcalino, permitindo que a glicose se converta em amido, o que aumenta a concentração no vacúolo e permite que, por osmose, recebam água das células vizinhas. Uma vez túrgidas, as células-guarda promovem a abertura dos ostíolos. c) na presença da luz, realizam fotossíntese e produzem oxigênio. Esse gás acidifica o citoplasma, permitindo que o amido se converta em glicose, o que diminui a concentração no vacúolo e permite que a água, por osmose, passe para as células vizinhas. Uma vez flácidas, as células-guarda promovem o fechamento dos ostíolos. d) no escuro, pela respiração produzem o gás CO2, o qual acidifica o citoplasma e permite que a glicose se converta em amido. Este aumenta a concentração do vacúolo e permite que, por osmose, recebam água das células vizinhas. Uma vez túrgidas, as células-guarda promovem a abertura dos ostíolos. e) no escuro, pela respiração produzem o gás CO2, o qual acidifica o citoplasma e permite que o amido se converta em glicose. Esta diminui a concentração do vacúolo e permite que a água, por osmose, passe para as células vizinhas. Uma vez flácidas, as células-guarda promovem o fechamento dos ostíolos. 42) (UFC-2009) Os itens a seguir se referem ao reino Plantae, que, nas classificações mais modernas, exclui as algas.

a) Escreva V ou F nos parênteses abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas as assertivas a seguir. 1 ( ) Todos os organismos que apresentam embriões multicelulares maciços (sem cavidades internas), que se desenvolvem à custa do organismo materno, pertencem ao reino Plantae. 2 ( ) Uma característica que torna as briófitas dependentes da água em estado líquido para areprodução é a presença de anterozóides flagelados. 3 ( ) Na estrutura reprodutiva das angiospermas, o saco embrionário corresponde, embriologicamente, ao óvulo dos mamíferos. 4 ( ) Parênquimas são tecidos vegetais formados por células vivas cujas principais funções na planta são preenchimento, sustentação e assimilação. 5 ( ) A difusão através do poro estomático é o processo responsável pela absorção de CO2 e pela perda de vapor d’água que ocorre nas folhas. Uma alta concentração de ácido abscísico na folha causa a síntese de etileno, o que leva à 6 ( ) Uma alta concentração de ácido abscísico na folha causa a síntese de etileno, o que leva à formação da camada de abscisão e à queda dessa folha. b) Escolha duas assertivas que você considerou FALSAS e reescreva-as de modo a torná-las verdadeiras. Indique o número das assertivas escolhidas. b.I. Assertiva nº ______ b.II. Assertiva nº _______ 43) (VUNESP-2008) Na casa de Pedrinho, a caixa d’água mantinha-se suspensa por quatro grandes pilares. Ao lado da caixa d’água, um abacateiro tinha a mesma altura, o que fez Pedrinho pensar: “Se, para abastecer as torneiras da casa, a caixa tinha que ficar a certa altura, de tal modo que a água fluísse pela ação da gravidade, como o abacateiro resolvia o problema de transportar a água do solo para as folhas, contra a ação da gravidade?” Explique como a água do solo pode chegar às partes mais altas da planta. 44) (UEL-2007) Analise o gráfico a seguir.

10 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Fonte: ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1988. p. 20. Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir. I. As plantas C3 tendem a atingir a taxa fotossintética máxima, por unidade de área de superfície foliar, sob intensidades luminosas e temperaturas moderadas e a serem inibidas por altas temperaturas e à plena luz do sol. II. As plantas C4 estão adaptadas à luz intensa e altas temperaturas, superando em muito a produção das plantas C3 sob essas condições. Uma razão para esse comportamento é que nas plantas C4 ocorre pouca fotorrespiração, ou seja, o fotossintato da planta não se perde por respiração, à medida que aumenta a intensidade luminosa. III. As plantas C4, são particularmente numerosas na família das dicotiledôneas, mas ocorrem em muitas outras famílias. IV. Apesar da sua maior eficiência fotossintética por unidade de área foliar, as plantas C3 são responsáveis pela menor parte da produção fotossintética mundial, provavelmente porque são menos competitivas nas comunidades mistas, nas quais existem efeitos de sombreamento e onde a luminosidade e temperaturas são médias em vez de extremas. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) III e IV. c) II e IV. d) I, II e III. e) I, III e IV. 45) (UFC-2007) As membranas celulares são permeáveis ao gás oxigênio (O2). Essa molécula é vital para a sobrevivência dos organismos aeróbicos. Esse gás se difunde para dentro das células, onde é utilizado. De

acordo com as características de permeabilidade do O2 , responda às questões propostas. a) Quantas membranas uma molécula de O2 atravessaria se migrasse: a.1. do nucleoplasma até a matriz mitocondrial? a.2. do interior de um lisossomo para dentro de um peroxissomo? a.3. de um ribossomo para outro ribossomo? b) Cite dois processos biológicos celulares nos quais ocorre a participação direta do O2. 46) (VUNESP-2007) Sobre o processo da transpiração dos vegetais, foram feitas as cinco afirmações seguintes. I. Em torno de 95% da água absorvida pelas plantas é eliminada pela transpiração, principalmente pelos estômatos. II. Os estômatos abrem-se quando a turgescência das células-guardas é alta, fechando-se quando esta é baixa. III. A reação mais imediata da planta à pouca disponibilidade de água no solo é o fechamento dos estômatos. IV. A conseqüência do contido na afirmação III será uma diminuição da difusão de CO2 para o interior das folhas. V. Considerando a concentração de gás carbônico, a disponibilidade de água no solo, a intensidade luminosa, a temperatura e a concentração de oxigênio, esta última é a que exerce menor efeito sobre o processo de abertura e fechamento dos estômatos. São corretas as afirmações a) I e III, apenas. b) I e IV, apenas. c) II e IV, apenas. d) I, II, III e V, apenas. e) I, II, III, IV e V. 47) (UFBA-2005) Um caráter fundamental na evolução dos organismos fotoautótrofos é a sua composição de pigmentos fotossintetizantes, cuja distribuição está representada na tabela e evidenciada em gráfico que apresenta o perfil de absorção do espectro luminoso desses pigmentos.

(BUCHANAN; GRUISSEM; JONES, 2000, p. 581).

11 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Os números correspondentes ao espectro de absorção de pigmentos fotossintéticos, a saber: 1. Bacterioclorofila 2. Clorofila a 3. Clorofila b 4. Ficoeritrobilina 5. - caroteno Com base na análise das informações, justifique a ocorrência universal da clorofila a nesses organismos e o significado da presença de diferentes pigmentos em um mesmo organismo. 48) (PUC - SP-2006) A vegetação da Floresta Amazônica capta energia solar e a converte em energia química, armazenando-a em substâncias que integram a sua biomassa. Durante esse processo de conversão de energia, ocorre liberação de O2, o qual, por sua vez, é utilizado pelas próprias plantas no processo de respiração, para obtenção da energia necessária à manutenção de seus processos vitais.

12 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Diversas indústrias que requerem grandes quantidades de energia fazem uso da biomassa da Floresta Amazônica, a partir da combustão do carvão vegetal. Assim, um intenso desmatamento tem ocorrido na região para abastecer as carvoarias que, em fornos artesanais, transformam lenha extraída da floresta em carvão vegetal. Esse é um combustível bem mais eficiente que a lenha, uma vez que sua capacidade calorífica é de 25000kJ/kg, mais que o dobro da capacidade calorífica da lenha, que é de 10500kJ/kg. A prática de queimadas que visam ao preparo de terrenos para plantio é outro fator que agrava o desmatamento da Floresta Amazônica e é responsável pela maior parte do CO2 emitido pelo Brasil. Com base em seus conhecimentos de Biologia e Química responda às questões. • Qual o processo biológico envolvido na conversão da energia luminosa em energia química? Equacione a reação química que representa esse processo e indique em qual organela citoplasmática ele ocorre. Considerando que 900g de glicose (C6H12O6) foram obtidos a partir desse processo, determine o volume de O2 produzido e a massa de CO2 consumida. Dados: C = 12g/mol; O = 16g/mol; H = 1g/mol Volume de 1mol de gás nas condições atmosféricas da Amazônia = 25L • Como a ocorrência de queimadas e o desmatamento de grandes áreas da floresta contribuem para as altas concentrações de CO2 na atmosfera?

13 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

• A pirâmide de energia a seguir é uma representação esquemática da quantidade de energia disponível nos níveis tróficos dos produtores (X) e consumidores primários (Y) da Floresta Amazônica. Explique o motivo pelo qual Y é menor que X.

• Equacione a reação de transformação de glicose (C6H12O6) em carvão (C). Determine a variação de entalpia dessa transformação a partir dos dados fornecidos abaixo. Represente, em um único diagrama, as energias envolvidas nas seguintes reações:

I. Combustão completa de 1mol de glicose ( HI).

II. Transformação de 1mol de glicose em carvão ( HII). III. Combustão completa do carvão formado no processo II

(HIII). Explique a diferença entre a capacidade calorífica da lenha e a do carvão vegetal.

Dados: H 0

COMBUSTÃO da glicose = -2800kJ/mol

H

0

FORMAÇÃO da glicose = -1250kJ/mol

H

0

FORMAÇÃO da água = -285kJ/mol

H

0

FORMAÇÃO do gás carbônico = -390kJ/mol 49) (PUC-SP-2002) No interior de uma célula vegetal, a quebra de moléculas de água que se dá na etapa fotoquímica do processo de fotossíntese fornece íons hidrogênio, elétrons e oxigênio. Com relação a esses produtos, pode-se afirmar que a) o oxigênio é utilizado na atividade dos cloroplastos e os íons hidrogênio e os elétrons na atividade das mitocôndrias. b) os íons hidrogênio e os elétrons são utilizados na atividade dos cloroplastos e o oxigênio na atividade das mitocôndrias. c) o oxigênio e os elétrons são utilizados na atividade dos cloroplastos e os íons hidrogênio na atividade das mitocôndrias. d) o oxigênio e os íons hidrogênio são utilizados na atividade dos cloroplastos e os elétrons na atividade das mitocôndrias. e) os três produtos são utilizados na atividade dos cloroplastos e das mitocôndrias.

50) (VUNESP-2009) Melanina é um tipo de pigmento protéico produzido pelos melanócitos, células da camada basal da epiderme. Clorofila é a designação de um grupo de pigmentos presentes nos cloroplastos das plantas, conferindo-lhes a cor verde. Mutações nos genes que participam das vias biossintéticas desses pigmentos podem comprometer sua produção, resultando em indivíduos albinos. Um animal albino pode crescer e se reproduzir; uma planta albina, contudo, não pode sobreviver. Explique por que um animal albino é viável, enquanto uma planta albina não. 51) (VUNESP-2009) Observe a figura.

A figura sugere que as árvores, e por implicação a floresta amazônica, representam o pulmão do mundo e seriam responsáveis pela maior parte do oxigênio que respiramos. No que se refere à troca de gases com a atmosfera, podemos dizer que as árvores têm função análoga à do pulmão dos vertebrados e são produtoras da maior parte do oxigênio que respiramos? Justifique sua resposta. 52) (FUVEST-2008) Em artigo publicado na revista Nature (27/9/2007), os cientistas James Lovelock e Chris Rapley propõem, como ação contra o aquecimento global, a instalação de tubos nos oceanos a fim de bombear, para a superfície, a água que está entre 100 e 200 metros de profundidade. A água bombeada, rica em nutrientes, funcionaria como “fertilizante” na superfície oceânica. a) De que maneira essa medida poderia colaborar para a redução do aquecimento global? b) Espera-se também que a produtividade da pesca aumente nos locais em que a água do fundo for bombeada para a superfície. Como esse procedimento poderia provocar o aumento na quantidade de peixes? 53) (PUC - MG-2007) “Já disseram que a Amazônia é o “pulmão do mundo” com base na crença de que a floresta amazônica é a grande responsável pela redução do gás carbônico, gerado pelas atividades humanas e, ao mesmo tempo, responsável pelo aumento nos níveis de oxigênio na atmosfera do planeta. Não é verdade! ... Caso fosse, a julgar pela grande emissão de gás carbônico observada na região nos últimos tempos, eu diria que ela anda fumando muito.”

14 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Sobre esse assunto, leia atentamente as afirmações a seguir: I. A Amazônia não contribui significativamente para a redução nos níveis de CO2 do planeta por se tratar de uma comunidade clímax, não havendo aumento ou perda de sua biomassa. II. As taxas de fotossíntese e respiração são aproximadamente equivalentes no ecossistema amazônico não manipulado pelo homem. III. Com manejo sustentável, a utilização da madeira na construção de móveis poderia contribuir para reduzir os níveis de CO2 na atmosfera. IV. O desmatamento e a utilização de áreas desmatadas para a agricultura e a pecuária poderiam contribuir para o aquecimento global. São afirmações CORRETAS: a) II e IV apenas. b) II, III e IV apenas. c) I, II e IV apenas. d) I, II, III e IV. 54) (PUC - SP-2007) O lixo produzido pelos grandes centros urbanos, como é o caso da cidade de São Paulo, representa um dos seus graves problemas e requer soluções a curto e médio prazos. Na maioria das vezes, o lixo urbano é colocado em aterros sanitários ou simplesmente despejado em lixões, causando um grande impacto no ambiente e na saúde humana. Dentre as possíveis soluções, programas ambientais alertam para a necessidade de reduzir a quantidade de resíduos e de aumentar a reutilização e a reciclagem dos materiais. Na natureza, também ocorre a contínua reciclagem de materiais promovida pelos ciclos biogeoquímicos. No ciclo do carbono, por exemplo, os átomos desse elemento são incorporados nos organismos através da fotossíntese e, após percorrerem a cadeia trófica, retornam à atmosfera. Muitos materiais descartados no lixo dos centros urbanos podem ser reciclados. A reciclagem do papel permite a confecção de diversos produtos a partir do reprocessamento de suas fibras de celulose. O plástico de embalagens de bebidas tipo PET, poli(etilenotereftalato), pode ser derretido e transformado em filmes úteis para outros tipos de embalagens ou em fibra de tecido. Em relação às embalagens de alumínio, a reciclagem é bastante simples e eficiente. A produção de uma tonelada de alumínio reciclado consome somente 5% da energia necessária na obtenção da mesma massa desse metal quando obtido diretamente de seu minério, a bauxita. Este processo, por sua vez, requer muita energia por envolver a eletrólise ígnea do óxido de alumínio (Al2O3), principal componente da bauxita. Já a matéria orgânica, pode ser degradada em tanques chamados biodigestores onde, sob a ação de certos microorganismos, é decomposta. Entre outros produtos,

forma-se o gás metano (CH4) que pode ser utilizado como combustível residencial e industrial. De modo geral, a reciclagem ainda apresenta um custo elevado em relação à utilização de matéria-prima virgem. Entretanto, esta deve ser incentivada, pois nesses custos não está contabilizada a degradação do ambiente.

No ciclo biogeoquímico mencionado no texto, como ocorre a restituição do carbono para a atmosfera? Os átomos de carbono do metano (CH4) produzido nos biodigestores podem ser reintegrados diretamente na biomassa? Justifique. 55) (UEL-2006) “Se o Sol é o imenso reator energético, então a terra do sol passa a ser o locus por excelência da energia armazenada. De onde se conclui que o Brasil, o continente dos trópicos, é o lugar da energia verde. Energia vegetal. Terra da biomassa. Terra da energia.” (VASCONCELLOS, Gilberto Felisberto. Biomassa: a eterna energia do futuro. São Paulo: Senac, 2002. p. 21.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar: a) A energia armazenada a que se refere o autor é estocada em algas e plantas na forma de energia luminosa. b) Ao se referir ao Brasil como o lugar da energia verde, a terra da biomassa, o autor está defendendo a inviolabilidade da cobertura vegetal. c) A importância energética do Brasil reside no fato de ser um país tropical e com grande potencial de produção de energia renovável.

15 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

d) Tendo em vista que a energia fóssil é oriunda de material orgânico vegetal, o autor prevê uma grande formação futura de petróleo nos solos brasileiros. e) Com o título “Biomassa: a eterna energia do futuro”, o autor critica a ausência de tecnologias atuais para o seu aproveitamento. 56) (UFSCar-2005) O gráfico representa as taxas fotossintéticas e de respiração para duas diferentes plantas, uma delas umbrófita (planta de sombra) e a outra heliófita (planta de sol). Considere que a taxa respiratória é constante e igual para as duas plantas.

Pode-se concluir que: a) no intervalo X-Y, cada uma das plantas consome mais oxigênio do que aquele produzido na sua fotossíntese. b) a partir do ponto Y, cada uma das plantas consome mais oxigênio do que aquele produzido na sua fotossíntese. c) as plantas A e B são, respectivamente, umbrófita e heliófita. d) no intervalo X-Y, cada uma das plantas produz mais oxigênio do que aquele consumido na sua respiração. e) no ponto X, a planta A consome mais oxigênio do que aquele produzido na sua fotossíntese, e a planta B produz a mesma quantidade de oxigênio que aquela consumida na sua respiração. 57) (UNICAMP-2006) O gráfico ao lado mostra a variação da taxa de fotossíntese de duas espécies de árvores de uma floresta. Uma espécie é de ambiente aberto, enquanto a outra vive sob outras árvores.

a) Indique qual das curvas (a ou b) corresponde à variação da taxa de fotossíntese das árvores de ambientes sombreados. Justifique, utilizando os dados apresentados no gráfico. b) O que acontece com as plantas em geral, quando atingem o seu ponto de compensação fótico (PCF)? E quando atingem o ponto de saturação luminosa (PSL)? Justifique as duas respostas. 58) (FUVEST-2007) Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estômatos, diminuindo a perda de água. Como conseqüência imediata do fechamento dos estômatos, I. o transporte de seiva bruta é prejudicado. II. a planta deixa de absorver a luz. III. a entrada de ar atmosférico e a saída de CO2 são prejudicadas. IV. a planta deixa de respirar e de fazer fotossíntese. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV. 59) (FUVEST-2006) O gráfico a seguir mostra, em unidades arbitrárias, as quantidades de gás carbônico (CO2) liberadas e absorvidas por uma planta em diferentes intensidades luminosas.

Indique as faixas de intensidades luminosas (I, II, III) em que a) ocorre aumento da quantidade de matéria orgânica na planta. Justifique. b) a planta absorve gás oxigênio do ambiente. Justifique. 60) (UERJ-2003) O esquema abaixo representa algumas das substâncias que participam do ciclo de fixação do CO2

em cloroplastos.

16 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Sabendo que, no escuro, os níveis de ATP e NADPH no cloroplasto caem rápida e simultaneamente para zero, analise o seguinte experimento: I. colocar, no escuro, algas verdes anteriormente mantidas sob iluminação; II. medir, a curtos intervalos de tempo, a partir da retirada da fonte luminosa, as concentrações dos seguintes intermediários do ciclo de fixação de CO2: • ribulose 1,5-bifosfato; • 3-fosfoglicerato; • 1,3-bifosfoglicerato; • gliceroaldeído 3-fosfato. O gráfico mostra o resultado da medida de um desses intermediários metabólicos.

Dentre os intermediários do ciclo de fixação do CO2 medidos, indique aquele cuja variação de concentração corresponde à apresentada no gráfico. Justifique sua resposta. 61) (Unifesp-2003) Os gráficos A, B e C correspondem à taxa de fotossíntese de três plantas diferentes ocorrendo em três ambientes distintos.

Considere os grandes biomas terrestres existentes no planeta e responda. a) Em quais biomas estão presentes as plantas representadas nos gráficos A, B e C? b) Cite pelo menos três características morfológicas que se espera encontrar nas folhas da planta representada no gráfico C. 62) (UFRN-1998) Os íons que se relacionam com as funções celulares destacadas no quadro abaixo são, respectivamente:

CONTRAÇÃO

RESPIRAÇÃO

FOTOSSÍNTESE

TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA

a)

cálcio ferro magnésio fósforo

b)

cálcio ferro fósforo magnésio

c)

ferro fósforo cálcio magnésio

d)

ferro magnésio cálcio fósforo

63) (Vunesp-2002) Os algarismos romanos, de I a V, representam grupos de organismos fotossintetizantes, e os algarismos arábicos, de 1 a 5, indicam algumas características desses grupos.

ORGANISMOS CARACTERISTICAS

I Angiospermas

1. As sementes são produzidas em cones ou estróbilos.

II Gimnospermas

2. Leguminosas e gramíneas constituem duas famílias deste grupo, com grande importância ecológica, alimentar e econômica.

III Algas 3. O caule costuma ser subterrâneo e as folhas formadas por folíolos.

IV Pteridófitas 4. O transporte de água e de matérias é feito por difusão, células a célula , e de forma lenta.

V Briófitas 5. Muitas espécies deste grupo são componentes do fitoplâncton, apresentando diferentes formas, tamanho e cores.

17 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Assinale a alternativa que associa, corretamente, esses grupos de organismos com suas respectivas características. a) I 2, II 1, III 3, IV 4 e V 5. b) I 1, II 3, III 2, IV 5 e V 4. c) I 2, II 1, III 5, IV 3 e V 4. d) I 5, II 4, III 1, IV 3 e V 2. e) I 4, II 3, III 5, IV 2 e V 1. 64) (Fuvest-2001) O esquema representa um experimento em que plantas semelhantes foram colocadas em tubos, com igual quantidade de água, devidamente vedados para evitar a evaporação. A planta do tubo A foi mantida intacta; a tubo mostra o nível da água no início do experimento (Ni) e no final (Nf).

a) Por que os níveis da água ficaram diferentes nos tubos A e B? b) Que estruturas da epiderme foliar tiveram seu funcionamento afetado pela vaselina? c) Qual o papel dessas estruturas da epiderme para que a planta realize fotossíntese? 65) (FUVEST-2010) A cana-de-açúcar é importante matéria-prima para a produção de etanol. A energia contida na molécula de etanol e liberada na sua combustão foi a) captada da luz solar pela cana-de-açúcar, armazenada na molécula de glicose produzida por fungos no processo de fermentação e, posteriormente, transferida para a molécula de etanol. b) obtida por meio do processo de fermentação realizado pela cana-de-açúcar e, posteriormente, incorporada à molécula de etanol na cadeia respiratória de fungos. c) captada da luz solar pela cana-de-açúcar, por meio do processo de fotossíntese, e armazenada na molécula de clorofila, que foi fermentada por fungos. d) obtida na forma de ATP no processo de respiração celular da cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos.

e) captada da luz solar por meio do processo de fotossíntese realizado pela cana-de-açúcar e armazenada na molécula de glicose, que foi, posteriormente, fermentada por fungos. 66) (FUVEST-2009) Considere os átomos de carbono de uma molécula de amido armazenada na semente de uma árvore. O carbono volta ao ambiente, na forma inorgânica, se o amido for a) usado diretamente como substrato da respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro. b) digerido e a glicose resultante for usada na respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro c) digerido pelo embrião da planta e a glicose resultante for usada como substrato da fotossíntese. d) digerido por um herbívoro e a glicose resultante for usada na síntese de substâncias de reserva. e) usado diretamente como substrato da fotossíntese pelo embrião da planta. 67) (Unicamp-2008) Muito se tem comentado sobre o aquecimento global, e um dos assuntos mais debatidos é o aumento do aquecimento provocado por emissões de CO2 e sua relação com o efeito estufa. Um dos métodos mais discutidos para neutralizar o CO2 consiste na realização de cálculos específicos para saber quanto CO2 é lançado na atmosfera por determinada atividade, e quantas árvores devem ser plantadas para absorver esse CO2. Por outro lado, sabe-se que se, por absurdo, todo o CO2 fosse retirado da atmosfera, as plantas desapareceriam do planeta. a) Explique como as plantas retiram CO2 da atmosfera e por que elas desapareceriam se todo o CO2 fosse retirado da atmosfera. b) Considerando o ciclo do carbono esquematizado na figura abaixo, identifique e explique os processos biológicos responsáveis pelo retorno do CO2 para a atmosfera.

68) (UNIFESP-2007) Um professor deseja fazer a demonstração da abertura dos estômatos de uma planta

18 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

mantida em condições controladas de luz, concentração de gás carbônico e suprimento hídrico. Para que os estômatos se abram, o professor deve: a) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e manter o solo ligeiramente seco. b) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e baixar a umidade do ar ao redor. c) fornecer luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo. d) apagar a luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo. e) apagar a luz, certificar-se de que a concentração de CO2 circundante esteja normal e aumentar a umidade do ar ao redor. 69) (VUNESP-2007) Um estudante realizou um experimento utilizando duas câmaras fechadas, iluminadas e com condições de luz e temperatura constantes. Detalhes do experimento podem ser observados no esquema.

O estudante realizou medidas da concentração de CO2 em cada câmara no início e no final do experimento. Além disso, analisou ao microscópio o grau de abertura ou fechamento dos estômatos nas folhas de cada uma das plantas. Depois de realizar estas observações, qual deve ter sido o resultado encontrado pelo estudante com relação à concentração de CO2 nos dois ambientes e com relação à abertura dos estômatos das duas plantas? Explique o resultado encontrado. 70) (PUC - MG-2007) O processo fotossintético ocorre em duas etapas: a fase clara e a fase escura. Nas Angiospermas, a fotossíntese ocorre nos cloroplastos.

Observando-se o esquema dado, é correto afirmar, EXCETO: a) A fotólise da água ocorre em 1. b) A liberação de oxigênio ocorre em 2. c) A liberação de ATP e NADPH2 ocorre em 1. d) A utilização de água e de CO2 ocorre respectivamente em 1 e 2. 71) (PUC - MG-2007) Carotenóides são pigmentos amarelo-alaranjados que se distribuem junto às clorofilas, nos cloroplastos, onde captam energia luminosa e a transferem para a clorofila a, tendo papel acessório na fotossíntese. Um dos carotenóides mais comuns o beta-caroteno, ou pró-vitamina A, é encontrado em altas concentrações não só nos cloroplastos, mas também nos xantoplastos (plastos amarelos). Mamão, manga, cenoura, urucum e dendê são alimentos ricos em carotenóides. O licopeno, pigmento vermelho dos tomates, é também um carotenóide. No caso dos animais, os carotenóides ficam associados às gorduras, às penas e na gema dos ovos. A esse respeito, é INCORRETO afirmar: a) Pigmentos acessórios aumentam a capacidade das plantas de absorverem um espectro maior de ondas luminosas. b) Sem os carotenóides, as plantas não absorveriam energia luminosa no comprimento do amarelo ou do vermelho. c) A ingestão de mamão, manga e dendê seria útil no combate à xeroftalmia e à cegueira-noturna em humanos. d) Os carotenóides poderiam ainda ser importantes no estabelecimento de relações coevolutivas entre plantas e animais. 72) (UFG-2007) Os estômatos I e II, representados abaixo, foram desenhados com base na observação microscópica da epiderme inferior de folhas da mesma espécie vegetal

19 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

coletadas durante o dia e submetidas a diferentes regimes de irrigação.

Considerando-se que a disponibilidade de água para a planta foi a única condição ambiental que variou, pode-se concluir que será maior a a) resistência estomática em I. b) taxa fotossintética em I. c) disponibilidade de água em II. d) taxa respiratória em II. e) absorção de água em II. 73) (UFSCar-2007) No gráfico, estão representadas as taxas de fotossíntese e respiração de uma determinada planta, quando submetida a diferentes intensidades luminosas.

A partir do ponto A, com o aumento da intensidade luminosa pode-se dizer que a planta está a) produzindo e consumindo o mesmo volume de CO2. b) produzindo e consumindo matéria orgânica em iguais quantidades. c) aumentando a taxa de respiração e produção de CO2. d) diminuindo a taxa de fotossíntese e reduzindo a produção de CO2. e) produzindo mais matéria orgânica do que consumindo. 74) (UFRJ-2005) A figura A a seguir mostra uma balança de dois pratos: o prato 1 contém pesos padronizados e o prato 2 sustenta um vaso com terra que contém um broto de uma planta. No decorrer de algumas semanas, a planta cresceu e passou a apresentar um peso maior que o inicial, como indicado na figura B.

Nesse período, a planta foi regada, mas a quantidade de terra permaneceu a mesma e não foram acrescentados fertilizantes. No momento indicado na figura B, as condições de umidade da terra eram as mesmas que as da figura A. Identifique as substâncias que foram utilizadas pela planta na produção da massa adicional por ela adquirida. Justifique sua resposta. 75) (Fatec-2005) Abaixo estão descritos dois processos metabólicos: I. A glicólise ocorre no hialoplasma, durante a respiração celular. Nesse processo, uma molécula de glicose transforma-se em duas moléculas de ácido pirúvico, com um lucro líquido de 2 ATP. II. A fotólise da água ocorre nos cloroplastos. Nesse processo, na presença de luz, ocorre “quebra” de moléculas de água, liberando-se O2 e produzindo NADPH2. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os processos metabólicos descritos com os organismos nos quais eles ocorrem.

Mamíferos Dicotiledôneas Algas Fungos

a) apenas I I e II I e II apenas I

b) apenas II apenas I I e II I e II

c) I e II apenas II apenas I apenas II

d) apenas I apenas II I e II I e II

e) apenas I I e II apenas II apenas I

76) (Mack-2006) Considere as seguintes afirmações a respeito do mecanismo de fechamento e abertura dos estômatos. I. As plantas, de uma maneira geral, têm seus estômatos abertos durante o dia e fechados à noite. II. Em uma planta cujos estômatos estejam completamente fechados, a perda de água por transpiração cessa completamente. III. Esse mecanismo depende do grau de turgor (turgescência) das células estomáticas. IV. A presença de cloroplastos nas células estomáticas não tem relação com esse mecanismo. Estão corretas apenas as afirmações a) I e II.

20 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

b) I e III. c) II e III. d) I e IV. e) II e IV. 77) (PUC - SP-2006) A água é transportada por vasos lenhosos até a folha e, nas células desse órgão, fornece hidrogênio para a realização de um processo bioquímico, por meio do qual é produzido um gás que poderá ser eliminado para o ambiente e também participar de um outro processo bioquímico naquelas mesmas células. A estrutura que NÃO tem associação com a descrição é a) cloroplasto. b) mitocôndria. c) floema. d) xilema. e) estômato. 78) (VUNESP-2006) Um pesquisador montou um experimento com 3 recipientes de vidro transparente: A, B e C. Em cada um deles, colocou uma planta de mesmo tipo e tamanho e, ao lado da planta, um chumaço de algodão embebido na solução vermelho de cresol, que indica, por mudança de cor, alterações na concentração de CO2 no ambiente. Os recipientes foram lacrados, e cada um deles permaneceu por algumas horas sob diferentes condições: o recipiente A foi mantido sob luz solar intensa; o recipiente B foi mantido sob luz de intensidade suficiente para que a planta se mantivesse em seu ponto de compensação fótico; o recipiente C foi mantido no escuro. a) Em qual(is) recipiente(s) ocorreu fotossíntese? Em qual(is) recipiente(s) ocorreu respiração? b) Em quais recipientes a solução de vermelho de cresol mudou de cor? Justifique. 79) (Vunesp-2005) Com relação às equações que descrevem dois importantes processos biológicos I. 12H2O + 6CO2 →C6H12O6 + 6O2 + 6H2O II. C6H12O6 + 6O2 →6H2O + 6CO2 Pode-se afirmar que a) I ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais. b) I ocorre nas mitocôndrias, tanto em células animais quanto vegetais, e II ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais. c) I ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais, e II ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais. d) I ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, tanto em células animais quanto vegetais. e) I ocorre nos cloroplastos e mitocôndrias, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais.

80) (UFRJ-2003) Moléculas de clorofila isoladas são capazes de absorver luz, resultando na passagem de elétrons para níveis com maior energia potencial (Figura 1). Com o retorno dos elétrons excitados para seus níveis energéticos de origem, a clorofila emite fluorescência vermelha (Figura 2). No entanto, quando a clorofila está em cloroplastos íntegros, ela absorve luz mas praticamente não emite fluorescência.

Explique por que a clorofila em cloroplastos íntegros praticamente não emite fluorescência quando é iluminada. 81) (FGV - SP-2009) O ficus é uma planta bastante usada em projetos paisagísticos, tem crescimento rápido e pode formar árvores frondosas. Dois vasos de iguais dimensões receberam, cada um deles, uma muda de ficus, de mesmo tamanho e idade. Um dos vasos foi mantido na sala-de-estar da residência, e o outro colocado na calçada. Ao longo do tempo, ambas as plantas receberam os mesmos cuidados com irrigação e adubação, porém a planta da calçada desenvolveu-se rapidamente, enquanto que a da sala praticamente não cresceu. Pode-se dizer que, provavelmente, a) ambas as plantas foram mantidas próximas aos seus pontos de compensação fótica. A planta da calçada permaneceu em um ambiente com maior concentração de gás carbônico, o que promoveu seu maior crescimento. b) ambas as plantas foram mantidas acima de seus pontos de compensação fótica. A planta da sala permaneceu em um ambiente com maior concentração de gás carbônico, o que inibiu seu crescimento. c) a planta da sala foi mantida abaixo de seu ponto de compensação fótica, enquanto que a da calçada foi mantida em seu ponto de compensação. A concentração de gás carbônico deve ter tido pouca influência na diferença de crescimento dessas plantas. d) a planta da sala foi mantida próxima ao seu ponto de compensação fótica, enquanto que a da calçada esteve acima de seu ponto de compensação. A concentração de gás carbônico deve ter tido pouca influência na diferença de crescimento dessas plantas.

21 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

e) a planta da sala foi mantida acima de seu ponto de compensação fótica, enquanto que a da calçada foi mantida abaixo de seu ponto de compensação. A concentração de gás carbônico deve ter tido pouca influência na diferença de crescimento dessas plantas. 82) (FUVEST-2009) A relação entre produção, consumo e armazenagem de substâncias, na folha e na raiz subterrânea de uma angiosperma, encontra-se corretamente descrita em:

Folha Raiz subterrânea

a) Glicose é produzida, mas não é consumida

Glicose é armazenada, mas não é consumida

b) Glicose é produzida e consumida

Glicose é consumida e armazenada

c) Água é consumida, mas não é armazenada

Água é armazenada, mas não é consumida

d) Água é consumida e glicose é produzida

Glicose é armazenada, mas não é consumida

e) Glicose é produzida, mas não é consumida

Água é consumida e armazenada.

83) (Mack-2008) Plantas, algas, cianobactérias e um grupo de bactérias têm capacidade de realizar o processo de fotossíntese. A respeito desse processo nesses organismos, é correto afirmar que a) todos apresentam, além da clorofila, os pigmentos carotenóides e xantofilas. b) todos utilizam o gás carbônico e a água como matéria prima. c) somente as plantas e as algas produzem o gás oxigênio. d) somente as plantas apresentam as clorofilas a e b. e) somente as plantas e as algas apresentam as clorofilas localizadas no interior dos plastos. 84) (UEMG-2007) Nos últimos anos cresce o interesse em avaliar o equilíbrio do fluxo de carbono devido ao fato das emissões de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera estarem aumentando, devido à combustão de combustíveis fósseis, desmatamento e mudanças do uso da terra. A preocupação com a redução das emissões de CO2, resultou na realização da conferência de Kyoto, em dezembro 1997, para definir metas de redução de dióxido de carbono na atmosfera. Nessa ocasião já existia a preocupação com o efeito estufa e a elevação da temperatura global, os quais produzem mudanças de clima, tais como furacões, enchentes, secas e a elevação dos níveis dos oceanos.

(Extraído de: http://www.pcs.usp.br/~laa/Grupos/CLIMA_modelagem_de_fotossintese.php) Considerando o que foi exposto no texto acima e outros conhecimentos que você possui sobre o assunto, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que a) os desmatamentos têm contribuído para o efeito estufa uma vez que representam perda de superfície assimiladora de CO2. b) a emissão de CO2, originado na respiração é processo exclusivo dos organismos heterótrofos. c) o CO2 associado ao efeito estufa é, ainda, a origem do O2 liberado para a atmosfera no processo fotossintético. d) a combustão é a única forma de retornar para a atmosfera o carbono retido no corpo dos vegetais. 85) (ETEs-2007) A dinâmica do ciclo do carbono é muito variável, quer no espaço quer no tempo. As emissões de carbono ocorrem devido às ações dos seres vivos ou devido a outros fenômenos, como uma erupção vulcânica que, por exemplo, provoca um aumento temporário de carbono na atmosfera. O seqüestro (absorção) do carbono da atmosfera (CO2) é feito principalmente pelos seres clorofi lados que, no processo de fotossíntese, sintetizam a molécula da glicose(C6H12O6). Para manter armazenado, por longo prazo, o carbono que foi retirado da atmosfera, é aconselhável a) controlar as atividades vulcânicas. b) transformar as florestas em zonas agrícolas. c) instalar hortas em grande parte das residências. d) impedir o desflorestamento e estimular o reflorestamento. e) diminuir a biodiversidade, facilitando os cálculos sobre as atividades respiratórias. 86) (VUNESP-2007) Em uma determinada cidade, teve início, no mês de abril, o tratamento do esgoto doméstico. Um monitoramento mensal de alguns parâmetros da água do rio que atravessa a cidade permitiu a construção da seguinte figura:

22 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Os dados apresentados pela figura permitem afirmar que, a) de janeiro a março, a baixa diversidade fitoplanctônica levou ao grande acúmulo de nutrientes. b) de janeiro a março, a baixa concentração de O2 levou ao acúmulo de grandes quantidades de matéria orgânica. c) a partir de abril, a queda na concentração de matéria orgânica levou à diminuição na taxa fotossintética. d) em março, o aumento na taxa respiratória levou à diminuição na concentração da matéria orgânica. e) a partir de abril, a queda na taxa de decomposição levou ao aumento na concentração de O2. 87) (FUVEST-2006) Considere o diálogo abaixo, extraído do texto “O sonho”, de autoria do poeta e dramaturgo sueco August Strindberg (1849 _ 1912): Inês: - És capaz de me dizer por que é que as flores crescem no estrume? O Vidraceiro: - Crescem melhor assim porque têm horror ao estrume. A idéia delas é afastarem-se, o mais depressa possível, e aproximarem-se da luz, a fim de desabrocharem... e morrerem. O texto acima descreve, em linguagem figurada, o crescimento das flores. Segundo o conceito de nutrição vegetal, é correto afirmar que o estrume a) não está relacionado ao crescimento da planta, já que a fotossíntese cumpre esse papel. b) fornece alimentos prontos para o crescimento da planta na ausência de luz, em substituição à fotossíntese. c) contribui para o crescimento da planta, já que esta necessita obter seu alimento do solo, por não conseguir produzir alimento próprio por meio da fotossíntese. d) é indispensável para a planta, já que fornece todos os nutrientes necessários para o seu crescimento, com exceção dos nutrientes minerais, produzidos na fotossíntese. e) fornece nutrientes essenciais aos processos metabólicos da planta, tal como o da fotossíntese. 88) (Fatec-2007) Várias plantas de espécies diferentes, identificadas por A, B e C, depois de já haverem germinado e crescido alguns centímetros, foram cultivadas em uma estufa especial sob iluminação contínua e constante. Notou-se que as plantas da espécie A não cresceram (continuaram com o mesmo tamanho), as da espécie B morreram, e as da espécie C continuaram a se desenvolver. Assinale a alternativa correta sobre esses resultados obtidos. a) As plantas da espécie B morreram por estarem sendo iluminadas com intensidade luminosa superior ao seu ponto de compensação fótica. b) As plantas da espécie A não cresceram por estarem sendo iluminadas com intensidade luminosa superior ao seu ponto de compensação fótica.

c) As plantas da espécie C continuaram a se desenvolver por estarem sendo iluminadas com intensidade luminosa igual ao seu ponto de compensação fótica. d) As plantas da espécie A continuaram com o mesmo tamanho por estarem sendo iluminadas com intensidade luminosa na qual a taxa de fotossíntese é igual à de respiração. e) As plantas das espécies A e B não conseguiram se desenvolver normalmente, apesar de estarem sob iluminação contínua e constante, provavelmente por serem xerófitas, não conseguindo viver no interior de estufas. 89) (ENEM-2007) Há diversas maneiras de o ser humano obter energia para seu próprio metabolismo utilizando energia armazenada na cana-de-açúcar. O esquema abaixo apresenta quatro alternativas dessa utilização.

A partir dessas informações, conclui-se que a) a alternativa 1 é a que envolve maior diversidade de atividades econômicas. b) a alternativa 2 é a que provoca maior emissão de gás carbônico para a atmosfera. c) as alternativas 3 e 4 são as que requerem menor conhecimento tecnológico. d) todas as alternativas requerem trabalho humano para a obtenção de energia. e) todas as alternativas ilustram o consumo direto, pelo ser humano, da energia armazenada na cana. 90) (VUNESP-2007) CO2 e temperatura são dois importantes fatores que influenciam o processo de fotossíntese. Copie em seu caderno de respostas as coordenadas apresentadas. Em uma delas trace a curva que representa a variação na taxa de fotossíntese em resposta à concentração de CO2 e, na outra, em resposta à variação de temperatura.

23 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

91) (UEL-2006) “Se o Sol é o imenso reator energético, então a terra do sol passa a ser o locus por excelência da energia armazenada. De onde se conclui que o Brasil, o continente dos trópicos, é o lugar da energia verde. Energia vegetal. Terra da biomassa. Terra da energia.” (VASCONCELLOS, Gilberto Felisberto. Biomassa: a eterna energia do futuro. São Paulo: Senac, 2002. p. 21.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o metabolismo das plantas, é correto afirmar: a) Os açúcares produzidos pelas plantas são componentes minoritários da biomassa e dependem do oxigênio e da luz do sol para sua síntese. b) Os seres heterotróficos se apropriam, para seu metabolismo, do nitrogênio produzido pelas plantas verdes. c) A autotrofia atribuída às plantas está relacionada ao fato de elas serem capazes de fixar nitrogênio do ar e produzir oxigênio. d) Para a síntese dos carboidratos que integram a biomassa é necessária, além da luz do sol, a utilização de água e de gás carbônico como substratos. e) A biomassa de que trata o autor do texto é o conjunto de moléculas orgânicas de todos os seres vivos, animais e vegetais, de um determinado habitat. 92) (VUNESP-2005) As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases na atmosfera têm causado sérios problemas ambientais como, por exemplo, o efeito estufa e o conseqüente aquecimento global. A concentração deste gás na atmosfera, que era de 280 partes por milhão (ppm) em 1800, atingiu 380 ppm nos dias atuais. Em termos práticos, a assinatura do Protocolo de Kyoto em 1997 teve por objetivo obrigar os países a contribuir para a redução da concentração de CO2 na atmosfera nos próximos anos. Uma das alternativas levantadas pelo Protocolo de Kyoto para diminuir esta concentração é a de incrementar o seqüestro de carbono da atmosfera. Considerando o ciclo global do carbono, responda. a) Atualmente, qual é o principal fator, relacionado com produção de energia, responsável pela emissão em taxas crescentes de CO2 na atmosfera? Considerando a atividade industrial, cite duas medidas práticas que poderiam contribuir para diminuir a emissão de CO2. b) Cite um processo biológico que possibilita o seqüestro de carbono da atmosfera, e uma situação ou medida prática para que este seqüestro ocorra. 93) (UECE-2006) As substâncias orgânicas necessárias à nutrição vegetal são produzidas por meio da fotossíntese em células dotadas de cloroplastos. Com relação a este processo podemos afirmar, corretamente, que: a) Os estômatos abrem-se quando a planta é submetida a altas concentrações de gás carbônico (CO2) e fecham-se à medida que a concentração deste gás diminui.

b) Em condições ideais de temperatura e concentração de gás carbônico atmosférico, a taxa fotossintética aumenta proporcionalmente à luminosidade. c) No ambiente natural, em condições ideais de luminosidade e temperatura, as plantas realizam a taxa máxima de fotossíntese, pois existe quantidade suficiente de gás carbônico na atmosfera. d) Durante o dia, as plantas realizam somente a fotossíntese, consumindo gás carbônico e produzindo gás oxigênio, enquanto a respiração acontece apenas à noite. 94) (PUC - SP-2006) Analise o esquema abaixo

Em uma comunidade marinha, os organismos indicados por A e B, poderiam ser, respectivamente, a) peixes herbívoros e peixes carnívoros. b) peixes herbívoros e microcrustáceos. c) algas planctônicas e microcrustáceos. d) planctônicos em geral e bentônicos em geral. e) algas microscópicas e algas filamentosas. 95) (Mack-2006) Um dos eventos importantes na fotossíntese é a quebra da molécula de água. Isto permite a liberação do gás oxigênio, mostrando, então, outro aspecto importante da molécula de água. Sobre o acontecimento acima, é correto afirmar que: a) sua finalidade principal é a produção do gás oxigênio. b) a finalidade, além da produção do gás oxigênio, é também a produção de íons H+ para a síntese de carboidrato. c) não é dependente de luz. d) acontece somente na presença de clorofila, no interior do cloroplasto. e) o gás oxigênio é liberado para o meio ambiente somente através dos estômatos. 96) (Fuvest-2005) Considere as seguintes atividades humanas: I. Uso de equipamento ligado à rede de energia gerada em usinas hidrelétricas. II. Preparação de alimentos em fogões a gás combustível. III. Uso de equipamento rural movido por tração animal. IV. Transporte urbano movido a álcool combustível. As transformações de energia solar, por ação direta ou indireta de organismos fotossintetizantes, ocorrem exclusivamente em: a) I b) II

24 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

c) II, III e IV d) III e IV e) IV 97) (UFSCar-2002) "...o efeito estufa também tem seu lado bom. A vegetação do Hemisfério Norte está mais verde, mais exuberante e mais robusta que há vinte anos, de acordo com dados divulgados pela NASA, agência espacial americana... A constatação de que as matas do norte estão mais viçosas por causa do efeito estufa parece uma peça pregada pela natureza. Pois, quanto mais verde uma planta, mais capacidade ela tem de absorver o vilão do efeito estufa, o gás carbônico". ("Estufa do Bem", Veja, 17.10.2001, p. 148.) a) Qual a imprecisão contida no texto? Justifique. b) De que forma os fatores que justificam a imprecisão do texto interagem com o "vilão do efeito estufa" para a determinação da taxa de fotossíntese? 98) (Unifesp-2003) Um botânico tomou dois vasos, A e B, de uma determinada planta. O vaso A permaneceu como controle e no vaso B foi aplicada uma substância que induziu a planta a ficar com os estômatos permanentemente fechados. Após alguns dias, a planta do vaso A permaneceu igual e a do vaso B apresentou sinais de grande debilidade, embora ambas tenham ficado no mesmo local e com água em abundância. Foram levantadas três possibilidades para a debilidade da planta B: I. A água que ia sendo absorvida pelas raízes não pôde ser perdida pela transpiração, acumulando-se em grande quantidade nos tecidos da planta. II. A planta não pôde realizar fotossíntese, porque o fechamento dos estômatos impediu a entrada de luz para o parênquima clorofiliano das folhas. III. A principal via de captação de CO2 para o interior da planta foi fechada, comprometendo a fotossíntese. A explicação correta corresponde a a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. 99) (Unifesp-2003) Considere as duas afirmações que seguem. I. A energia luminosa é transformada em energia química. II. A energia química acumulada é transformada em outra forma de energia química, que permite sua utilização imediata.

É correto afirmar que a) I corresponde à fotossíntese e II, à quimiossíntese. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos diferentes. b) I corresponde à fotossíntese e II, à respiração. Esses processos não ocorrem numa mesma célula. c) I corresponde à fotossíntese e II, à respiração. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos simultâneos. d) I corresponde à quimiossíntese e II, à respiração. Esses processos não ocorrem numa mesma célula. e) I corresponde à fotossíntese e II, à fermentação. Ambos os processos ocorrem numa mesma célula, em momentos diferentes. 100) (Unicamp-1998)

Em muitas plantas a floração é controlada pelo fotoperíodo. Em condições naturais, uma planta de dia longo floresce quando é exposta a dezesseis horas de luz seguidas por um período escuro de oito horas. Plantas de dia curto florescem quando submetidas a oito horas de luz, seguidas por um período escuro de dezesseis horas, (ver imagem - figura 1): Em um experimento, plantas de dia longo e de dia curto foram colocadas em uma câmara de crescimento e submetidas artificialmente a dezesseis horas de luz , seguidas por dezesseis horas de escuro. A resposta obtida foi a seguinte: (ver imagem - figura 2) a) A que conclusão o experimento permite chegar? b) Qual é o pigmento envolvido no fotoperiodismo? c) A que outro processo este pigmento está relacionado? 101) (VUNESP-2010) No quadro negro, a professora anotou duas equações químicas que representam dois importantes processos biológicos, e pediu aos alunos que fizessem algumas afirmações sobre elas. Equações: I. 12H2O + 6CO2 → C6H12O6 + 6O2 + 6H2O

25 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

II. C6H12O6 + 6O2 → 6H2O + 6CO2 Pedro afirmou que, na equação I, o oxigênio do gás carbônico será liberado para a atmosfera na forma de O2 João afirmou que a equação I está errada, pois o processo em questão não forma água. Mariana afirmou que o processo representado pela equação II ocorre nos seres autótrofos e nos heterótrofos. Felipe afirmou que o processo representado pela equação I ocorre apenas em um dos cinco reinos: Plantae. Patrícia afirmou que o processo representado pela equação II fornece, à maioria dos organismos, a energia necessária para suas atividades metabólicas. Pode-se dizer que a) todos os alunos erraram em suas afirmações. b) todos os alunos fizeram afirmações corretas. c) apenas as meninas fizeram afirmações corretas. d) apenas os meninos fizeram afirmações corretas. e) apenas dois meninos e uma menina fizeram afirmações corretas. 102) (Mack-2009) O efeito estufa, de grande preocupação atual, decorre da emissão exagerada de certos gases na atmosfera, principalmente o CO2. Em dezembro de 1997, representantes de 160 nações, reunidos em Kyoto, no Japão, concordaram em reduzir, até 2012, as emissões de CO2 a níveis inferiores aos de 1990. Dentre as propostas apresentadas, está o chamado sequestro de carbono, que consiste em aumentar o consumo de CO2 na biosfera. Para isso, a melhor maneira seria a) manter florestas maduras, como a Amazônica, pois elas consomem, pela fotossíntese, mais CO2 do que produzem no processo de respiração. b) aumentar a prática do reflorestamento, porque as florestas em crescimento aumentam a sua massa, incorporando mais carbono e, assim, utilizam mais CO2 do meio. c) aumentar a quantidade de algas clorofíceas, pois são elas as principais consumidoras do CO2 tanto do ambiente terrestre quanto do ambiente aquático. d) aumentar as áreas de lavoura, como as de cana-de-açúcar, que permitem a reciclagem rápida do CO2. e) plantar mais árvores em áreas urbanas, locais que apresentam maior concentração do CO2. 103) (VUNESP-2008) Paulo considerou incoerente afirmar que as plantas promovem o seqüestro de carbono pois, quando respiram, as plantas liberam CO2 para a atmosfera. Consultando seu professor, Paulo foi informado de que a afirmação é a) correta. O tempo durante o qual as plantas respiram é menor que aquele durante o qual realizam a fotossíntese, o que garante que consumam mais CO2 atmosférico que aquele liberado. b) correta. O tempo durante o qual as plantas respiram é o mesmo que aquele durante o qual realizam a fotossíntese, contudo, a taxa fotossintética é maior que a taxa de

respiração, o que garante que consumam mais CO2 atmosférico que aquele liberado. c) correta. Embora as plantas respirem por mais tempo que aquele empregado na fotossíntese, esta permite que as plantas retenham o carbono que é utilizado na constituição de seus tecidos. d) incorreta. As plantas acumulam carbono apenas durante seu crescimento. Em sua fase adulta, o tempo durante o qual respiram é maior que aquele durante o qual realizam fotossíntese, o que provoca a reintrodução na atmosfera de todo CO2 que havia sido incorporado. e) incorreta. Além de a respiração e a fotossíntese ocorrerem em momentos diferentes e não coincidentes, o volume de CO2 liberado pela respiração é o mesmo que o volume de CO2 atmosférico consumido pela fotossíntese. 104) (VUNESP-2007) Em uma prova de biologia, um aluno deparou- se com duas figuras de células. Uma figura representava uma célula vegetal e outra representava uma célula animal.

Identifique qual das figuras, A ou B, representa a célula vegetal, citando as estruturas celulares que permitem ao estudante identificá-la corretamente. Qual(is) destas estruturas permite(m) utilizar a luz na produção da matéria orgânica de que necessita? 105) (UEPB-2006) Entre outras organelas, a célula vegetal apresenta mitocôndrias e cloroplastos, com funções especializadas. Entre as substâncias citadas a seguir, é produzido(a) nos cloroplastos e pode ser utilizado(a) nas mitocôndrias: a) o ATP b) a glicose c) o gás carbônico d) o ácido pirúvico e) o oxigênio 106) (UFRJ-2006) A biomassa pode ser definida como “a quantidade de matéria presente nos seres vivos de todos os tipos”. A figura a seguir mostra a distribuição da biomassa marinha em função da profundidade.

26 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Explique por que ocorre a variação da biomassa em função da profundidade. 107) (VUNESP-2005) Com relação às equações que descrevem dois importantes processos biológicos

I. 12H2O + 6CO2 C6H12O6 + 6O2 + 6H2O

II. C6H12O6 + 6O2 6H2O + 6CO2

Pode-se afirmar que a) I ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais. b) I ocorre nas mitocôndrias, tanto em células animais quanto vegetais, e II ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais. c) I ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais, e II ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais. d) I ocorre nos cloroplastos, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, tanto em células animais quanto vegetais. e) I ocorre nos cloroplastos e mitocôndrias, apenas em células vegetais, e II ocorre nas mitocôndrias, apenas em células animais. 108) (FUVEST-2007) As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são seqüestradas pelas formações vegetais. Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO2 da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de matas degradadas. O papel da vegetação, no seqüestro de carbono da atmosfera, é a) diminuir a respiração celular dos vegetais devido à grande disponibilidade de O2 nas florestas tropicais. b) fixar o CO2 da atmosfera por meio de bactérias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das raízes das plantas.

c) converter o CO2 da atmosfera em matéria orgânica, utilizando a energia da luz solar. d) reter o CO2 da atmosfera na forma de compostos inorgânicos, a partir de reações de oxidação em condições anaeróbicas. e) transferir o CO2 atmosférico para as moléculas de ATP, fonte de energia para o metabolismo vegetal. 109) (Fatec-2005) Se forem reflorestadas várias áreas, ao redor e dentro de grandes centros urbanos, podem-se combater os poluentes liberados pela queima de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono é um dos poluentes mais abundantes, e sua remoção envolve a elaboração de um produto por um evento metabólico. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o produto e o fenômeno metabólico do processo descrito. a) Carboidrato e fotossíntese. b) Proteína e fermentação. c) Carboidrato e fermentação. d) Proteína e fotossíntese. e) Oxigênio e respiração aeróbica 110) (UFPB-2006) A figura mostra uma planta, iluminada por uma fonte de intensidade 2x, e o gráfico que relaciona as velocidades dos processos de fotossíntese e de respiração em função da intensidade luminosa.

Se a intensidade luminosa for reduzida de 2x para x, a planta passará a produzir a) mais O2 que CO2. b) menos O2 que CO2. c) quantidades iguais de CO2 e O2. d) apenas CO2. e) apenas O2. 111) (FATEC-2006) Em determinada intensidade luminosa, conhecida como ponto de compensação fótico, as taxas de fotossíntese e de respiração de uma planta se equivalem, isto é, todo o oxigênio liberado na fotossíntese é utilizado na respiração, e todo o gás carbônico produzido na respiração é utilizado na fotossíntese. Assim, espera-se que uma planta submetida a uma intensidade luminosa correspondente ao seu ponto de compensação fótico a) acumule maior quantidade de matéria orgânica e cresça normalmente.

27 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

b) modifique periodicamente sua taxa de fotossíntese e de respiração, a fim de garantir sua perfeita floração e frutificação. c) apresente os pigmentos de clorofila saturados. d) não cresça, pois consome todo o alimento que produz. e) não cresça, pois absorve quantidades insuficientes de água e sais minerais do solo. 112) (Vunesp-2005) Foram feitos experimentos em laboratório, variando artificialmente os períodos em horas, de exposição à luz e ao escuro, com o objetivo de observar em que condições de luminosidade (luz ou escuro) determinadas plantas floresciam ou não. No experimento I, exemplares de uma planta de dia curto foram submetidos a condições diferentes de exposição à luz e ao escuro. Já no experimento II, plantas de duas outras espécies foram também submetidas a períodos de exposição à luz (ilustrados em branco) e ao escuro (destacados em preto). Em duas situações, houve pequenas interrupções (destacadas por setas) nestes períodos de exposição. Os sinais positivos indicam que houve floração, e os negativos, que não houve, para todos os experimentos.

a) Interprete os resultados do experimento I considerando as exigências de exposição à luz e ao escuro para que ocorra a floração desta planta. b) Considerando o experimento II, qual das interrupções - a que ocorreu durante o período de exposição à luz ou ao escuro - interferiu no processo de floração? Qual é o nome da proteína relacionada à capacidade das plantas responderem ao fotoperíodo? 113) (UFSCar-2004) … quando cultivadas por três meses num local com 720ppm (partes por milhão) de CO2 no ar, o dobro da concentração atmosférica, as mudas de Hymenaea courbaril [jatobá] duplicam a absorção de gás carbônico e a produção de açúcares (carboidratos) e aumentam em até 50% sua biomassa… (Marcos Pivetta. Pesquisa FAPESP nº 80, outubro de 2002.) O texto permite concluir que, nos jatobás, a a) taxa de respiração celular em condições naturais é cerca de 100% maior do que em um ambiente com 720ppm (partes por milhão) de CO2 no ar.

b) produção de açúcares só não é maior em condições naturais porque a concentração de CO2 atmosférico atua como fator limitante da fotossíntese. c) produção de açúcares só não é maior em condições naturais porque a concentração de CO2 atmosférico atua como fator limitante da respiração celular. d) concentração de CO2 atmosférico atua como fator estimulante da fotossíntese e como fator inibidor da respiração celular. e) concentração de CO2 atmosférico atua como fator inibidor da fotossíntese e como fator estimulante da respiração celular. 114) (FGV-2004) Um agricultor, interessado em aumentar sua produção de hortaliças, adotou o sistema de cultivo em estufa. Desse modo, poderia controlar fatores tais como concentração de CO2 , luminosidade e temperatura, os quais interferem na taxa de fotossíntese e, conseqüentemente, na produção vegetal. Sobre a ação desses fatores na taxa fotossintética, é correto afirmar que: a) o aumento na concentração de CO2 e o aumento da temperatura elevam a taxa fotossintética até um limite máximo, a partir do qual esta se estabiliza, mesmo que a concentração de CO2 e a temperatura continuem em elevação. b) o aumento da intensidade luminosa e o aumento da temperatura elevam a taxa fotossintética até um limite máximo, a partir do qual esta se estabiliza, mesmo que a intensidade luminosa e a temperatura continuem em elevação. c) o aumento na concentração de CO2 e o aumento da intensidade luminosa elevam a taxa fotossintética até um limite máximo, a partir do qual esta se estabiliza, mesmo que a intensidade luminosa continue em elevação. d) o aumento na concentração de CO2 eleva a taxa fotossintética até um limite máximo, a partir do qual esta se estabiliza, mesmo que a concentração de CO2 continue em elevação. Porém, quanto maior a intensidade luminosa, maior a taxa fotossintética. e) o aumento da temperatura eleva a taxa fotossintética até um limite máximo, a partir do qual esta se estabiliza, mesmo que a temperatura continue em elevação. Porém, quanto maior a intensidade luminosa, maior a taxa fotossintética.

28 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

115) (Fuvest-2004)

O gráfico mostra a variação na concentração de gás carbônico atmosférico (CO2), nos últimos 600 milhões de anos, estimada por diferentes métodos. A relação entre o declínio da concentração atmosférica de CO2 e o estabelecimento e a diversificação das plantas pode ser explicada, pelo menos em parte, pelo fato de as plantas a) usarem o gás carbônico na respiração celular. b) transformarem átomos de carbono em átomos de oxigênio. c) resfriarem a atmosfera evitando o efeito estufa. d) produzirem gás carbônico na degradação de moléculas de glicose. e) imobilizarem carbono em polímeros orgânicos, como celulose e lignina. 116) (Mack-2003) A respeito do ponto de compensação dos vegetais são feitas as seguintes afirmações: I. No ponto de compensação vale a relação

2

2

.

.

Oconc

COconc

=1 II. Plantas heliófilas tem ponto de compensação maior do que as plantas umbrófilas. III. O ponto de compensação está relacionado à intensidade luminosa. Assinale: a) se apenas I e II estiverem corretas. b) se apenas II e III estiverem corretas. c) se apenas I e III estiverem corretas. d) se nenhuma estiver correta. e) se todas estiverem corretas. 117) (Vunesp-2003) Um grupo de estudantes montou o seguinte experimento: quatro tubos de ensaio foram etiquetados, cada um com um número, 1, 2, 3 e 4. Uma planta de egéria (planta aquática) foi colocada nos tubos 1 e 2. Os tubos 1 e 3 foram cobertos com papel alumínio, de

modo a criar um ambiente escuro, e os outros dois foram deixados descobertos. Dentro de cada tubo foi colocada uma substância indicadora da presença de gás carbônico, que não altera o metabolismo da planta. Todos os tubos foram fechados com rolha e mantidos por 24 horas em ambiente iluminado e com temperatura constante. A figura representa a montagem do experimento.

Sabendo-se que a solução indicadora tem originalmente cor vermelho-clara, a qual muda para amarela quando aumenta a concentração de gás carbônico dissolvido, e para vermelho-escura quando a concentração desse gás diminui, pode-se afirmar que as cores esperadas ao final do experimento para as soluções dos tubos 1, 2, 3, e 4 são, respectivamente, a) amarela, vermelho-clara, vermelho-clara e vermelho escura. b) amarela, vermelho-escura, vermelho-clara e vermelho-clara. c) vermelho-escura, vermelho-escura, amarela e amarela. d) amarela, amarela, amarela e amarela. e) vermelho-escura, vermelho-clara, vermelho-escura e amarela. 118) (Fuvest-2003) Em determinada condição de luminosidade (ponto de compensação fótico), uma planta devolve para o ambiente, na forma de gás carbônico, a mesma quantidade de carbono que fixa, na forma de carboidrato, durante a fotossíntese. Se o ponto de compensação fótico é mantido por certo tempo, a planta a) morre rapidamente, pois não consegue o suprimento energético de que necessita. b) continua crescendo, pois mantém a capacidade de retirar água e alimento do solo. c) continua crescendo, pois mantém a capacidade de armazenar o alimento que sintetiza. d) continua viva, mas não cresce, pois consome todo o alimento que produz. e) continua viva, mas não cresce, pois perde a capacidade de retirar do solo os nutrientes de que necessita.

29 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

119) (UniFor-2000) Quando se mantém uma planta em seu ponto de compensação, espera-se que ela a) morra imediatamente por falta de nutrientes orgânicos. b) cresça rapidamente à procura de luz com intensidade adequada. c) permaneça viva enquanto dispuser de substâncias de reserva. d) produza mais clorofila para compensar a que foi destruída. e) deixe de respirar por falta de oxigênio 120) (PUCCamp-1994)

Processos Organismos

I II I II

a) respiração Fotossíntese

Somente heterótrofos

Somente autótrofos

b) Fotossíntese

respiração Somente autótrofos

Somente heterótrofos

c) respiração Fotossíntese

autótrofos e heterótrofos

Somente autótrofos

d) Fotossíntese

respiração autótrofos e heterótrofos

Somente heterótrofos

e) respiração Fotossíntese

Somente autótrofos

autótrofos e heterótrofos

O esquema a seguir representa, de forma simplificada, os ciclos do oxigênio e do carbono. No quadro adiante, assinale a alternativa que identifica corretamente os processos I e II e os organismos nos quais eles ocorrem.

121) (Fuvest-1994)

Um fisiologista, trabalhando com uma montagem semelhante à da figura a seguir, posicionou a fonte luminosa a uma distância X do tubo de ensaio, atingindo o ponto de compensação fótico do vegetal. a) Como passa a comportar-se o marcador do sistema nessa situação? b) Aproximando-se a fonte luminosa da montagem, que gás passa a ser liberado no interior do tubo? Que processo metabólico é responsável pela produção desse gás ? 122) (Fatec-1996)

Observe o gráfico a seguir, que representa o Ponto de Compensação Fótico (PCF) de duas plantas A e B, de espécies diferentes, que se encontram no mesmo ambiente. É correto afirmar que: a) o PCF é o mesmo para as plantas A e B. b) a taxa respiratória varia para as plantas A e B. c) a planta A, para poder crescer, precisa receber luz em intensidade abaixo do seu PCF. d) a planta B é provavelmente uma planta de sol (heliófila) e para poder crescer precisa receber luz em intensidade igual à do seu PCF. e) as plantas A e B para poderem crescer precisam receber luz em intensidade superior aos seus PCF.

30 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

123) (Cesgranrio-1995)

O esquema a seguir representa um tipo de processo energético utilizado por alguns seres vivos na natureza. Esse processo é denominado: a) fotossíntese. b) quimiossíntese. c) fermentação. d) respiração. e) putrefação. 124) (PUC - RJ-2008) Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa, ao promover o(a): a) aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese. b) aumento da respiração durante o crescimento das plantas. c) aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera. d) utilização do metano atmosférico durante a fotossíntese. e) fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias simbiontes nas raízes. 125) (Mack-2007) As duas equações acima representam processos realizados por alguns tipos de

2H2O + CO2 luzpigmento/CH2O + H2O + O2

2H2S + CO2 luzpigmento/ CH2O + H2S + 2S

a) plantas. b) bactérias. c) musgos. d) fungos. e) algas. 126) (Mack-2007) Os principais fatores externos que influem no processo de fotossíntese dos vegetais são a intensidade luminosa, a temperatura e a concentração de CO2.

O gráfico dado pode ser usado para mostrar a influência a) da intensidade luminosa, apenas. b) da temperatura, apenas. c) da intensidade luminosa e da temperatura, apenas. d) da intensidade luminosa e da concentração de CO2, apenas. e) da intensidade luminosa, da temperatura e da concentração de CO2. 127) (VUNESP-2007) A capacidade de certos organismos realizarem a fotossíntese possibilita a) a ocorrência de vida no fundo escuro dos oceanos, uma vez que as algas ali existentes realizam a fotossíntese. b) o acúmulo de CO2 na atmosfera, uma vez que a fotossíntese é um processo produtor desse gás. c) a existência dos vários ecossistemas, uma vez que os níveis tróficos das cadeias alimentares dependem direta ou indiretamente dos produtores. d) a liberação de O2 durante a noite, pois é na fase escura da fotossíntese que esse gás é produzido. e) a quebra de moléculas orgânicas com liberação da energia contida nas ligações químicas. 128) (VUNESP-2007) Quem esteja acompanhando minimamente o noticiário sobre mudanças climáticas sabe que a questão central dos próximos anos e décadas no mundo e no Brasil será a energia – que fontes vamos usar, que vantagens e conseqüências negativas podem ter cada uma delas. O caso do etanol, o álcool da cana-de-açúcar, é uma dessas questões que já ocupam largo espaço na comunicação. (Washington Novaes. O Estado de S.Paulo, 11.05.2007.) Sobre essa questão, pode se afirmar que: a) ao crescer, a cana-de-açúcar reabsorve grande parte do CO2 emitido na queima do álcool combustível. b) a cultura da cana-de-açúcar emprega mão-de-obra qualificada.

31 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

c) a cana-de-açúcar pode ser estocada, o que permite fazer um plano de produção contínuo ao longo do tempo. d) ocorre pouco uso de fertilizantes e pesticidas na lavoura da cana-de-açúcar. e) não há necessidade de novos desmatamentos para ampliar as áreas de plantio de cana-de-açúcar. 129) (FUVEST-2008) A energia luminosa fornecida pelo Sol a) é fundamental para a manutenção das cadeias alimentares, mas não é responsável pela manutenção da pirâmide de massa. b) é captada pelos seres vivos no processo da fotossíntese e transferida ao longo das cadeias alimentares. c) tem transferência bidirecional nas cadeias alimentares por causa da ação dos decompositores. d) transfere-se ao longo dos níveis tróficos das cadeias alimentares, mantendo-se invariável. e) aumenta à medida que é transferida de um nível trófico para outro nas cadeias alimentares. 130) (VUNESP-2007) O que divide os especialistas não é mais se o aquecimento global se abaterá sobre a natureza daqui a vinte ou trinta anos, mas como se pode escapar da armadilha que criamos para nós mesmos nesta esfera azul, pálida e frágil, que ocupa a terceira órbita em torno do Sol — a única, em todo o sistema, que fornece luz e calor nas proporções corretas para a manutenção da vida baseada no carbono, ou seja, nós, os bichos e as plantas. (Veja, 21.06.2006.) Na expressão vida baseada no carbono, ou seja, nós, os bichos e as plantas estão contemplados dois reinos: Animalia (nós e os bichos) e Plantae (plantas). Que outros reinos agrupam organismos com vida baseada no carbono? Que organismos fazem parte desses reinos? 131) (UEPB-2006) Observe a equação simplificada representada a seguir:

CO2 + H2O (CH2O) + O2 Esta reação ocorre nos organóides celulares denominados: a) Mitocôndrias b) Plastos c) Ribossomos d) Lisossomos e) Golgiossomos 132) (FUVEST-2007) Considerando os grandes grupos de organismos vivos no planeta - bactérias, protistas, fungos, animais e plantas -, em quantos deles existem seres clorofilados e fotossintetizantes? a) um. b) dois. c) três.

d) quatro. e) cinco. 133) (FUVEST-2006) Nos ambientes aquáticos, a fotossíntese é realizada principalmente por a) algas e bactérias. b) algas e plantas. c) algas e fungos. d) bactérias e fungos. e) fungos e plantas. 134) (FGV-2005) A fotossíntese é realizada por uma grande variedade de organismos, incluindo representantes dos reinos Monera (cianobactérias), Protista (algas unicelulares) e Plantae (algas pluricelulares, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). São encontrados em todos os organismos fotossintetizantes: a) membrana lipoprotéica e ribossomos. b) membrana lipoprotéica e cloroplastos. c) ribossomos e mitocôndrias. d) ribossomos e cloroplastos. e) mitocôndrias e cloroplastos. 135) (Vunesp-2004) Um pesquisador tinha uma importante pergunta sobre o processo de fotossíntese. Para respondê-la, elaborou dois experimentos, I e II, adotando os seguintes procedimentos.

Considerando que os procedimentos adotados foram elaborados adequadamente e bem sucedidos, responda. a) Ao elaborar esses experimentos, o que o pesquisador pretendia investigar? b) Em que experimento ele deve ter encontrado o isótopo 18O2 sendo liberado pelas plantas? Com base nesse resultado, a que conclusão o pesquisador deveria chegar?

32 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

136) (Fuvest-2004) As variações na concentração de gás carbônico (CO2) em um ambiente podem ser detectadas por meio de soluções indicadoras de pH. Uma dessas soluções foi distribuída em três tubos de ensaio que foram, em seguida, hermeticamente vedados com rolhas de borracha. Cada rolha tinha presa a ela uma folha recém tirada de uma planta, como mostrado no esquema. Os tubos foram identificados por letras (A, B e C) e colocados a diferentes distâncias de uma mesma fonte de luz. Após algum tempo, a cor da solução no tubo A continuou rósea como de início. No tubo B, ela ficou amarela, indicando aumento da concentração de CO2 no ambiente. Já no tubo C, a solução tornou-se arroxeada, indicando diminuição da concentração de CO2 no ambiente. Esses resultados permitem concluir que a posição dos tubos em relação à fonte de luz, do mais próximo para o mais distante, foi a) A, B e C. b) A, C e B. c) B, A e C. d) B, C e A. e) C, A e B. 137) (PUC-RJ-2000) Pesquisadores da Amazônia vêm estudando diferentes vegetais em relação a seu crescimento em ambientes ricos em CO2. Esse estudo objetiva avaliar o potencial de depuração que os vegetais possuem em relação à poluição atmosférica por gases resultantes da queima de combustíveis fósseis. Quanto a este estudo, é correto afirmar que: a) os vegetais são capazes de utilizar gases poluentes para sua respiração. b) o O2 absorvido pelos vegetais é usado na fotossíntese para produzir CO2. c) os vegetais, através da respiração, absorvem CO2 e liberam O2 para a atmosfera. d) os vegetais absorvem O2 e H2O produzidos pelos animais pela respiração. e) o CO2 absorvido é utilizado na fotossíntese para produzir matéria orgânica.

138) (UFAC-1997) Das frases abaixo, assinale a que está correta: a) a fotossíntese é o processo de conversão da energia química em energia luminosa feito pelas plantas. b) os heterótrofos são a base das cadeias alimentares. c) uma planta que tem uma taxa fotossintética maior que sua taxa de respiração consegue acumular matéria orgânica. d) a glicose produzida no processo de respiração é a fonte energética dos organismos clorofilados. e) a fermentação é o principal meio dos organismos obterem energia. 139) (UFSCar-2000) Três tubos de ensaio identificados como I, II e III receberam, cada um, uma folha recém-cortada de um arbusto. Os tubos foram fechados hermeticamente e colocados a distâncias diferentes de uma mesma fonte de luz. Após duas horas, verificou-se que a concentração de CO2 no interior do tubo I diminuiu; no interior do tubo II, a concentração de CO2 manteve-se inalterada; no interior do tubo III, a concentração de CO2 duplicou. Tais resultados permitem concluir que a folha do tubo a) I ficou exposta a uma intensidade luminosa inferior a seu ponto de compensação fótico. b) II ficou exposta a uma intensidade luminosa superior a seu ponto de compensação fótico. c) III ficou exposta a uma intensidade luminosa superior a seu ponto de compensação fótico. d) III ficou exposta a uma intensidade luminosa inferior a seu ponto de compensação fótico. e) II ficou exposta a uma intensidade luminosa inferior a seu ponto de compensação fótico. 140) (Fuvest-2000) Foi realizado um experimento com o objetivo de verificar o efeito da intensidade luminosa sobre a massa de carboidratos produzida e armazenada por determinada espécie de plantas, mantida em um ambiente com temperatura constante. Os resultados obtidos foram os seguintes (unidades arbitrárias):

Intensidade luminosa

10 13 15 18 20 25 30 34

Carboidrato armazenado

3 5 7 8 9 10 10 10

a) No quadriculado impresso a seguir, desenhe um gráfico que mostre a relação entre a intensidade luminosa e o armazenamento de carboidrato. b) Indique a posição provável do ponto de compensação fótico, ou seja, o valor de intensidade luminosa em que as taxas de fotossíntese e de respiração se equivalem.

33 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

141) (Mack-2008) Considere o gráfico acima, a respeito da variação da concentração de gás carbônico na atmosfera. Analisando o gráfico, é correto afirmar que

a) somente a partir de 1920, o gás carbônico passou a fazer parte da atmosfera. b) de 1960 a 2000, a concentração de gás carbônico duplicou na atmosfera. c) entre 1920 e 1980, o aumento na concentração de gás carbônico foi o mesmo verificado entre 1980 e 2000. d) após o ano de 2000, a concentração de gás carbônico tem diminuído. e) o aumento da concentração de gás carbônico passou a ser constante a partir de 1960. 142) (UECE-2007) Certas organelas produzem moléculas de ATP e outras utilizam o ATP produzido, pelas primeiras, para a síntese orgânica a partir do dióxido de carbono. Estamos falando, respectivamente, de a) lisossomos e cloroplastos. b) mitocôndrias e complexo de Golgi. c) mitocôndrias e cloroplastos. d) lisossomos e mitocôndrias. 143) (PUC - RJ-2007) São processos biológicos relacionados diretamente a transformações energéticas celulares:

a) respiração e fotossíntese. b) digestão e excreção. c) respiração e excreção. d) fotossíntese e osmose. e) digestão e osmose. 144) (FATEC-2006) Numa comunidade terrestre ocorrem os fenômenos I e II, esquematizados abaixo.

Analisando-se o esquema, deve-se afirmar que a) somente as plantas participam de I e de II. b) somente os animais participam de I e de II. c) os animais e as plantas participam tanto de I como de II. d) os animais só participam de II. e) as plantas só participam de I. 145) (FaZU-2001) O gás carbônico e o oxigênio estão envolvidos no metabolismo energético das plantas. Em relação a esses dois gases podemos afirmar que: a) O gás carbônico é produzido apenas à noite. b) O oxigênio é produzido apenas à noite. c) O gás carbônico é produzido apenas durante o dia. d) O oxigênio e o gás carbônico são produzidos dia e noite. e) O oxigênio é produzido apenas durante o dia. 146) (Unicamp-2000) No século XVIII foram feitos experimentos simples mostrando que um camundongo colocado em um recipiente de vidro fechado morria depois de algum tempo. Posteriormente, uma planta e um camundongo foram colocados em um recipiente de vidro, fechado e iluminado, e verificou-se que o animal não morria. a) Por que o camundongo morria no primeiro experimento? b) Que processos interativos no segundo experimento permitem a sobrevivência do camundongo? Explique. c) Quais as organelas celulares relacionadas a cada um dos processos mencionados na sua resposta ao item b? 147) (Fuvest-2002) A contribuição da seiva bruta para a realização da fotossíntese nas plantas vasculares é a de fornecer a) glicídios como fonte de carbono. b) água como fonte de hidrogênio. c) ATP como fonte de energia. d) vitaminas como coenzimas. e) sais minerais para captação de oxigênio.

34 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

148) (Fuvest-2000) A maior parte da massa de matéria orgânica de uma árvore provém de: a) água do solo. b) gás carbônico do ar. c) gás oxigênio do ar. d) compostos nitrogenados do solo. e) sais minerais do solo. 149) (Fuvest-1999)

Em vegetais, as taxas de fotossíntese e de respiração podem ser calculadas a partir da quantidade de gás oxigênio produzido ou consumido num determinado intervalo de tempo. O gráfico mostra as taxas de respiração e de fotossíntese de uma planta aquática, quando se varia a intensidade luminosa. a) Em que intensidade luminosa, o volume de gás oxigênio produzido na fotossíntese é igual ao volume desse gás consumido na respiração? b) Em que intervalo de intensidade luminosa, a planta está gastando suas reservas? c) Se a planta for mantida em intensidade luminosa "r", ela pode crescer? Justifique. 150) (Fatec-2008) Observe a figura a seguir que mostra o crescimento de um coleóptilo.

Para que o coleóptilo cresça da maneira representada na figura, a fonte de luz deve estar localizada na posição a) A, pois o hormônio que provoca o elongamento celular concentra-se no lado mais iluminado do coleóptilo. b) A, pois o hormônio que provoca o elongamento celular concentra-se no lado sombreado do coleóptilo. c) B, pois o hormônio que provoca o elongamento celular é produzido no meristema apical, estimulado pela posição da fonte luminosa. d) B, pois o hormônio que provoca o elongamento celular migra em direção à luz para a ponta do coleóptilo. e) C, pois o hormônio que provoca o elongamento celular concentra-se no lado iluminado do co-leóptilo. 151) (UFSC-2006) Os vegetais possuem seu crescimento influen-ciado por substâncias denominadas fitormônios, ou hormônios vegetais. Entre estas substâncias destacamos as auxinas. O gráfico abaixo representa a curva de crescimento (em centímetros) de plantas que receberam concentrações diferentes (em microgramas por litro) de uma determinada auxina.

Pela análise do gráfico, é CORRETO afirmar que: 01. quanto maior a concentração do hormônio maior será o desenvolvimento vegetal. 02. acima da concentração 1 µg/L, há acentuado crescimento vegetal. 04. concentrações entre 0,1 µg/L e cem vezes esta concentração são consideradas ideais para quem quiser obter plantas em torno de 40 cm. 08. 0,01 µg/L é a concentração em que ocorre melhor desenvolvimento do vegetal. 16. um centésimo de 1 µg/L desta auxina é suficiente para fazer com que o vegetal atinja pouco mais de 20 centímetros. 32. o conhecimento das concentrações ótimas das auxinas é valioso na produção de espécies vegetais comercialmente vantajosas. 152) (Fuvest-1999) Para se obter a ramificação do caule de uma planta, como a azaléia por exemplo, deve-se:

35 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

a) aplicar adubo com alto teor de fosfato na planta, de modo a estimular a síntese de clorofila e maior produção de ramos. b) aplicar hormônio auxina nas gemas laterais, de modo a estimular o seu desenvolvimento e conseqüente produção de ramos. c) manter a planta por algum tempo no escuro, de modo a estimular a produção de gás etileno, um indutor de crescimento caulinar. d) cortar as pontas das raízes, de modo a evitar seu desenvolvimento e permitir maior crescimento das outras partes da planta. e) cortar as pontas dos ramos, de modo a eliminar as gemas apicais que produzem hormônios inibidores do desenvolvimento das gemas laterais. 153) (VUNESP-2009) O professor chamou a atenção dos alunos para o fato de que todos os ipês-roxos existentes nas imediações da escola floresceram quase que ao mesmo tempo, no início do inverno. Por outro lado, os ipês-amarelos, existentes na mesma área, também floresceram quase que ao mesmo tempo, porém já próximo ao final do inverno. Uma possível explicação para este fato é que ipês-roxos e ipês-amarelos apresentam a) pontos de compensação fótica diferentes e, provavelmente, são de espécies diferentes. b) pontos de compensação fótica diferentes, e isto não tem qualquer relação quanto a serem da mesma espécie ou de espécies diferentes. c) fotoperiodismos diferentes e, provavelmente, são de espécies diferentes. d) fotoperiodismos diferentes, e isto não tem qualquer relação quanto a serem da mesma espécie ou de espécies diferentes. e) fototropismos diferentes, e isto não tem qualquer relação quanto a serem da mesma espécie ou de espécies diferentes. 154) (UFSCar-2008) O crescimento das raízes e caules das plantas é devido à ação de hormônios vegetais, dentre eles, as auxinas. Esse crescimento se deve ao alongamento das células sob a ação desses fitormônios. O gráfico mostra o que ocorre com a raiz e o caule em relação a diferentes concentrações de auxina.

A análise do gráfico mostra que a) as células das raízes e caules respondem igualmente às concentrações de auxina. b) a mesma concentração de auxina promove o máximo crescimento das raízes e dos caules. c) o crescimento, tanto das raízes como dos caules, é diretamente proporcional às concentrações crescentes de auxina. d) concentrações elevadas de auxina que promovem o crescimento do caule são inibidoras do crescimento das raízes. e) a concentração de auxina em que se observa maior crescimento do caule é menor do que aquela em que se observa maior crescimento da raiz. 155) (FGV - SP-2007) Uma muda de laranjeira crescia vistosa no quintal da casa. Contudo, uma das folhas fora seriamente danificada por insetos que dela se alimentaram. Restou não mais que um quarto da folha original, presa a um ramo com inúmeras folhas íntegras. Considerando a ação do hormônio auxina na abscisão foliar, espera-se que a folha danificada a) desprenda-se do galho em razão da lesão induzir uma maior produção de auxina. Concentrações elevadas de auxina na folha danificada, em relação à concentração no ramo, determinarão a abscisão foliar. b) desprenda-se do galho em razão da lesão reduzir a produção de auxina. Concentrações mais baixas de auxina na folha danificada, em relação à concentração no ramo, determinarão a abscisão foliar. c) permaneça presa ao ramo em razão da lesão reduzir a produção de auxina. Concentrações mais baixas de auxina na folha danificada, em relação à concentração no ramo, inibem a formação da zona de abscisão. d) permaneça presa ao ramo em razão da lesão induzir uma maior produção de auxina. Concentrações elevadas de auxina na folha danificada, em relação à concentração no ramo, inibem a formação da zona de abscisão. e) permaneça presa ao ramo em razão da auxina produzida pelas folhas íntegras ser levada pelos vasos condutores até o pecíolo da folha danificada, favorecendo a formação da zona de abscisão.

36 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

156) (FUVEST-2006) A polinização é um evento essencial para a produção de frutos nas plantas. Em algumas espécies, no entanto, pode haver formação de frutos na ausência de polinização, se as flores forem pulverizadas com certos hormônios vegetais. a) Que parte da flor é estimulada pelos hormônios a se desenvolver em fruto? b) Qual é a diferença entre um fruto gerado pela aplicação de hormônios, sem que haja polinização, e um fruto resultante da polinização? 157) (UERJ-2006) Fito-hormônios são substâncias que desempenham importantes funções na regulação do metabolismo vegetal. Os frutos sem sementes, denominados partenocárpicos, por exemplo, são produzidos artificialmente por meio da aplicação dos fito-hormônios denominados auxinas. a) Descreva a atuação das auxinas na produção artificial de frutos sem sementes. b) Cite um fito-hormônio que influencie o mecanismo iônico de abertura e fechamento dos estômatos foliares e explique sua atuação nesse mecanismo. 158) (UFMG-2006) Analise os esquemas I e II, em que estão representadas diferentes situações de crescimento de uma mesma espécie vegetal:

I

II A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que a mudança observada nas plantas do esquema II decorre de a) redirecionamento dos hormônios de crescimento. b) aumento da concentração dos hormônios de dormência. c) estimulação dos hormônios de envelhecimento. d) produção de hormônios de amadurecimento. 159) (UERJ-2003) Pesquisadores observaram que uma espécie vegetal florescia quando submetida a curtos períodos de exposição à luz solar. Ao associarem várias plantas por intermédio de enxertos, como ilustrado abaixo,

e submeterem uma única folha a curtos períodos de exposição solar, todas as plantas associadas floresceram. Observe, no esquema, que os enxertos estão indicados pelas setas.

Justifique a floração de todas as plantas, quando uma única folha foi submetida a curta exposição à luz. 160) (VUNESP-2008) A figura reproduz um experimento em que uma planta colocada em um vaso transparente recebe luz lateralmente, no caule e nas raízes, conforme indicam as setas. Após alguns dias, o caule apresenta-se voltado para a fonte de luz e as raízes encontram-se orientadas em sentido oposto. Isso se deve à ação das auxinas, hormônio vegetal que atua no controle do crescimento de caules e raízes, promovendo o alongamento das células.

Podemos afirmar corretamente que, no caule, as auxinas promoveram o crescimento do lado a) não iluminado da planta, enquanto nas raízes promoveram o crescimento do lado iluminado. A inclinação do caule e da raiz deve-se à maior concentração de auxina no lado não iluminado da planta. b) iluminado da planta, enquanto nas raízes promoveram o crescimento do lado não iluminado. A inclinação do caule e da raiz deve-se à maior concentração de auxina no lado iluminado da planta. c) não iluminado da planta, assim como o fizeram nas raízes. A inclinação do caule e da raiz deve-se à maior concentração de auxina no lado iluminado da planta. d) iluminado da planta, assim como o fizeram nas raízes. A inclinação do caule e da raiz deve-se à maior concentração de auxina no lado iluminado da planta. e) não iluminado da planta, enquanto nas raízes promoveram o crescimento do lado iluminado. A inclinação do caule deve-se à maior concentração de auxina no lado iluminado, enquanto a inclinação da raiz

37 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

deve-se à maior concentração de auxina no lado não iluminado. 161) (FATEC-2006) Um pesquisador, a fim de demonstrar a influência de hormônios no crescimento vegetal, realizou uma experiência com plantas de mandioca tratadas com diferentes concentrações de soluções aquosas de auxinas A e B. Os resultados obtidos estão representados na tabela abaixo.

Condições da Experiência

Crescimento da Raiz

Crescimento do Caule

Somente com água 0 0

Concentração baixa de auxina A

+ 0

Concentração baixa de auxina B

0 0

Concentração alta de auxina A

- +

Concentração alta de auxina B

0 -

Legenda:

Crescimento Sinal

Acelerado +

Lento -

normal 0

Observando os resultados, o pesquisador chegou à seguinte conclusão: a) O efeito das auxinas A e B depende do órgão em que atuam. b) A ação da auxina é diretamente proporcional à concentração de auxina usada. c) A ação da auxina depende da espécie vegetal considerada na experiência. d) Os resultados obtidos independem do tipo de auxina utilizada. e) Os resultados obtidos com a auxina B são os mesmos que foram obtidos apenas com água. 162) (UFMG-2003) Em todas as alternativas, diferentes tipos de radiação estão corretamente associados a fenômenos biológicos, EXCETO em a) Radiação ultravioleta participa do bronzeamento e da produção de vitamina D na pele. b) Ondas de rádio orientam as rotas de aves migradoras. c) Luz visível desencadeia o processo de crescimento das plantas. d) Radiação infravermelha emitida pela presa é percebida por órgãos sensoriais das cobras. 163) (Unicamp-1999) Sabe-se que uma planta daninha de nome "striga", com folhas largas e nervuras reticuladas, invasora de culturas de milho, arroz, cana e de muitas

outras espécies de gramíneas na Ásia e na África, é a nova dor de cabeça dos técnicos agrícolas no Brasil Sabe-se também que algumas auxinas sintéticas são usadas como herbicidas porque são capazes de eliminar dicotiledôneas e não agem sobre monocotiledôneas. a) Qual seria o resultado da aplicação de um desses herbicidas no combate à "striga" invasora em um canavial? E em uma plantação de tomates? Explique sua resposta. b) Indique uma auxina natural e mencione uma de suas funções na planta. 164) (FATEC-2008) Os hormônios vegetais são substâncias orgânicas produzidas em determinadas partes da planta e transportadas para outros locais, onde atuam, em pequenas quantidades, no crescimento e no desenvolvimento daquelas. Assim, uma planta colocada em um ambiente pouco iluminado, submetida a uma luz unilateral, por exemplo, uma janela entreaberta, apresenta seu desenvolvimento conforme o esquema a seguir. Acerca desse desenvolvimento e da ação dos hormônios vegetais foram feitas as seguintes afirmações:

I. Esse crescimento é resultado da ação direta de hormônios vegetais conhecidos como citocininas, que estimulam as divisões celulares e o desenvolvimento das gemas laterais, fazendo com que o caule cresça em direção à fonte de luz. II. Nessa planta, o hormônio conhecido como auxina fica mais concentrado do lado menos iluminado, o que faz com que as células desse lado alonguem-se mais do que as do lado exposto à luz, provocando a curvatura da planta para o lado da janela entreaberta. III. O movimento de curvatura apresentado por essa planta é denominado tigmotropismo e pode ser explicado pela ação do hormônio giberelina, que se concentra no lado iluminado do caule, como uma resposta ao estímulo luminoso da janela entreaberta. Dessas afirmações, somente está (estão) correta(s): a) I. b) II. c) III.

38 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

d) I e II. e) I e III. 165) (PUC-RS-2003) Os tropismos observados em plantas superiores são crescimentos induzidos por hormônios vegetais e direcionados por influências do ambiente. A curvatura do caule em direção à luz e da raiz em direção ao solo são exemplos típicos de fototropismo e geotropismo positivos, respectivamente. Tais movimentos ocorrem em decorrência da concentração diferencial de fitormônios como a ________, nas diferentes estruturas da planta. Altas taxas deste fitormônio, por exemplo, ________ o crescimento celular, o qual ________ a curvatura do caule em direção à luz. a) citocina; promovem; induz b) auxina; induzem; provoca c) giberilina; inibem; impede d) auxina; bloqueiam; inibe e) citocina; impedem; bloqueia 166) (Mack-2003) Analisando o gráfico abaixo, é correto afirmar que:

a) o caule é mais sensível ao AIA que a raiz. b) tanto a raiz como o caule são inibidos em concentrações mais baixas do AIA. c) numa determinada concentração, o AIA pode, ao mesmo tempo, agir inibindo um órgão (raiz ou caule) e estimulando outro. d) a raiz só é inibida em concentrações mais baixas do AIA. e) raiz e caule só são estimulados em concentrações mais altas do AIA. 167) (PUC-SP-2003) O professor levou para a aula de Biologia seis mamões verdes. Riscou com uma faca três dos mamões e em seguida os embrulhou com jornal (lote A). Os outros três não foram riscados e nem envolvidos com jornal (lote B). Os mamões do lote A amadureceram mais rapidamente que os do lote B. Essa diferença no tempo de amadurecimento se deve a

a) maior concentração de etileno no lote A, o que acelera o amadurecimento dos frutos. b) menor concentração de etileno no lote A, o que acelera o amadurecimento dos frutos. c) maior concentração de etileno no lote B, o que retarda o amadurecimento dos frutos. d) maior concentração de auxinas no lote B, o que retarda o amadurecimento dos frutos. e) maior concentração de auxinas no lote A, o que acelera o amadurecimento dos frutos. 168) (UFRN-1999) Quando a planta é podada, geralmente as gemas laterais se desenvolvem porque a) a produção de citocinina aumenta, principalmente nos ramos podados. b) a planta passa a ser estimulada pelo etileno liberado pela região ferida. c) a planta passa a produzir ácido giberélico, para haver abscisão foliar. d) a perda da dominância apical reduz a concentração da auxina. 169) (PUC-SP-2005) Na tira abaixo, é mostrado um fenômeno que ocorre de forma acentuada em regiões de clima temperado.

No outono, constata-se uma diminuição de________1__________ nas folhas de determinadas plantas, causando a produção de uma substância gasosa denominada __________2____________, o que leva ao fenômeno mostrado. No trecho, as lacunas 1 e 2 devem ser preenchidas correta e respectivamente por a) giberilina e auxina. b) etileno e auxina. c) etileno e giberilina. d) auxina e giberilina. e) auxina e etileno. 170) (UFla/ PAS-2000) Fritz Went, trabalhando com coleóptile de aveia, verificou que este, quando iluminado por uma fonte de luz, apresentava um crescimento em curvatura, provocado pelo acúmulo de uma substância de crescimento no lado oposto à incidência da luz. Essa substância, responsável por essa resposta fototrópica, é: a) Citocinína b) Auxina

39 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

c) Giberelina d) Etileno e) Ácido Abscísico 171) (Vunesp-1999) Em ruas e avenidas arborizadas, periodicamente as companhias distribuidoras de eletricidade realizam cortes da parte superior das árvores que estão em contato com os fios elétricos de alta tensão. As podas são necessárias para se evitarem problemas que podem ocorrer em dias chuvosos e de fortes ventos. a) O que deverá acontecer com as árvores após o corte da região apical que estava atingindo os fios elétricos? b) Que mecanismo explica o resultado obtido com o corte da região apical? 172) (Mack-2005) Quando uma plântula é iluminada unilateralmente, ela cresce em direção à luz. Esse crescimento deve-se a) ao deslocamento do fitormônio auxina, no lado oposto ao da luz, determinando o alongamento das células desse lado. b) ao deslocamento do fitormônio giberelina, no lado oposto ao da luz, determinando o alongamento das células desse lado. c) à inibição do fitormônio auxina sobre a divisão das células meristemáticas apicais. d) à estimulação das células do meristema apical, que passam a se dividir com maior velocidade. e) à estimulação das células parenquimáticas do lado oposto ao da luz, que passam a se dividir com maior velocidade. 173) (FMTM-2001) O ácido indolacético (AIA) atua sobre o crescimento dos caules e raízes dos vegetais superiores. O efeito das diferentes concentrações de AIA sobre o crescimento desses órgãos vegetais está representado no gráfico

A análise do gráfico permite concluir que a concentração de AIA ótima para o caule é mínima para a raiz. Mínima para a raiz é ótima para o caule. Mínima para o caule é ótima para a raiz. Ótima para a raiz é máxima para o caule. Máxima para o caule é ótima para a raiz. 174) (UNICAMP-2009) O aumento na taxa de transpiração das plantas, levando-as a um maior consumo de água, torna-as mais sensíveis à deficiência hídrica no solo. a) Explique o mecanismo de reposição da água perdida pela planta com o aumento da taxa de transpiração. b) Explique o(s) caminho(s) que pode(m) ser percorrido(s) pela água nas plantas, desde sua entrada nos pêlos absorventes até a sua chegada no xilema da raiz. 175) (UFC-2007) Em cidades como Fortaleza, que apresenta um grande índice de insolação, o pedestre fica sujeito a um grande desconforto térmico e à exposição a níveis elevados de radiação ultravioleta, aumentando o perigo de contrair câncer de pele. A arborização urbana, portanto, deveria ser uma prioridade nas ações dos poderes públicos e uma preocupação da iniciativa privada e da comunidade em geral. Responda aos itens a seguir, que abordam alguns aspectos relacionados a esse importante tema. a) Observa-se que a temperatura sob a copa de uma árvore é mais baixa que a temperatura embaixo de um telhado que esteja exposto à mesma insolação. Que fenômeno relacionado à planta está mais diretamente envolvido com essa diferença observada? b) De um modo geral, deve-se respeitar o formato natural de cada árvore. Porém, às vezes é necessária a realização de podas denominadas de formação/condução, que modificam a arquitetura da parte aérea, muitas vezes abrindo a copa. b.1. Que região dos ramos deve ser cortada para permitir novas brotações? b.2. Qual a denominação do fenômeno vegetal que está sendo afetado por essa prática? b.3. Qual o regulador de crescimento mais diretamente envolvido nesse fenômeno? c) Galhos com diâmetro superior a 8 cm devem ser preservados por ocasião das podas, pois a cicatrização é mais demorada em galhos muito grossos. A poda de tais galhos permitiria o ataque de cupins. c.1. Que tecido vegetal ficará mais exposto por ocasião da poda e se tornará o principal alvo desses insetos? c.2. Qual a principal função desse tecido na planta? c.3. Qual é o principal tecido responsável pela regeneração da casca?

40 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

d) Nos projetos de arborização, deve-se priorizar o plantio de espécies nativas. Cite o principal aspecto benéfico para a fauna local, como conseqüência dessa prática. e) Sempre que possível, deve-se evitar a varrição embaixo das árvores plantadas em bosques e praças. Isso permite a reutilização de folhas e galhos mortos, frutos etc. e.1. Como esses materiais podem ser reaproveitados naturalmente pelas próprias plantas? e.2. Cite um exemplo de organismo que contribui diretamente para esse processo de reaproveitamento. 176) (ENEM-2006) Na transpiração, as plantas perdem água na forma de vapor através dos estômatos. Quando os estômatos estão fechados, a transpiração torna-se desprezível. Por essa razão, a abertura dos estômatos pode funcionar como indicador do tipo de ecossistema e da estação do ano em que as plantas estão sendo observadas. A tabela a seguir mostra como se comportam os estômatos de uma planta da caatinga em diferentes condições climáticas e horas do dia.

Condições climáticas Horas do dia

8h 10h 12h 14h 16h 17h

Tempo Chuvoso 2 2 2 0 2 2

Seca 1 1 0 0 0 0

Seca intensa 0 0 0 0 0 0

Legenda: 0 = estômatos completamente fechados 1 = estômatos parcialmente abertos 2 = estômatos completamente abertos Considerando a mesma legenda dessa tabela, assinale a opção que melhor representa o comportamento dos estômatos de uma planta típica da Mata Atlântica. a)

Condições climáticas Horas do dia

8h 10h 12h 14h 16h 17h

Tempo Chuvoso 2 2 2 0 2 2

Seca 1 1 0 0 1 1

Seca intensa 1 1 0 0 0 0

b)

Condições climáticas Horas do dia

8h 10h 12h 14h 16h 17h

Tempo Chuvoso 1 1 1 1 1 1

Seca 1 1 0 0 1 1

Seca intensa 0 0 0 0 0 0

c)

Condições climáticas Horas do dia

8h 10h 12h 14h 16h 17h

Tempo Chuvoso 1 1 0 0 0 0

Seca 1 1 0 0 0 0

d)

Condições climáticas Horas do dia

8h 10h 12h 14h 16h 17h

Seca 1 1 0 0 0 0

Seca intensa 0 0 0 0 0 0

e)

Condições climáticas Horas do dia

8h 10h 12h 14h 16h 17h

Tempo Chuvoso 2 2 2 0 2 2

Seca 2 2 2 0 2 2

177) (Fameca-2006) O gráfico a seguir representa o clássico resultado obtido por Fischer, em 1968, que representa a variação da concentração de íons potássio e a abertura do estômato. Pode-se afirmar que, em A, o estômato

a) encontra-se aberto, devido ao aumento da pressão osmótica das células-guarda e à entrada de água. b) encontra-se fechado, devido ao aumento da pressão osmótica e conseqüente saída de água das células-guarda. c) encontra-se fechado, devido ao aumento da concentração de potássio nas células-guarda. d) encontra-se aberto, devido à saída de água e diminuição de concentração de potássio das células-guarda. e) pode-se encontrar aberto ou fechado, pois essa abertura é independente da turgescência das células-guarda. 178) (VUNESP-2006) Considerando o movimento de substâncias nas plantas, foi construída a tabela:

Substância Entrada na planta

Transporte Liberação

Água Por osmose, pelas raizes

Por fluxo de massa através do xilema.

I

Solutos II Por fluxo de massa pelo

Pela queda de flores, folhas,

41 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

xilema (principalmente os íons) ou pelo floema (composto orgânico) .

ramos, frutos, etc.

Gases Por difusão pelos estômatos, lenticelas e epiderme.

III Por difusão pelos estômatos, principalmente.

Assinale a alternativa que apresenta os termos que poderiam substituir os números I, II e III da tabela. a) I: Por difusão pelos estômatos, principalmente. II: Por difusão ou por transporte ativo pelas raízes. III: Por difusão pelos espaços intercelulares e pelas células. b) I: Por transporte ativo pelos estômatos, principalmente. II: Por osmose pelas raízes. III: Dissolvidos na seiva bruta. c) I: Por fluxo de massa através das lenticelas. II: Por difusão pelas lenticelas. III: Dissolvidos na seiva elaborada. d) I: Por transporte ativo pelas lenticelas. II: Por difusão e transporte ativo pelas raízes. III: Por difusão entre as células do parênquima. e) I: Por difusão pelos estômatos, principalmente. II: Por osmose pelas raízes. III: Dissolvidos na seiva bruta. 179) (PUC - PR-2007) Os reforços apresentados pelas paredes dos vasos lenhosos (anelados, espiralados, etc.) têm por função: a) Impedir o colapso dos vasos, quando a transpiração é intensa. b) Agir como mola, controlando o crescimento dos vasos. c) Aumentar a superfície respiratória dos vasos. d) Impedir, como válvulas, a descida da seiva. e) Determinar uma ascensão em espiral, da seiva. 180) (UFC-2007) O professor de botânica montou um experimento para observar o efeito da luz sobre a transpiração foliar. Escolheu um arbusto de papoula (Hibiscus sp.) e encapsulou as extremidades de dez ramos com sacos plásticos transparentes, lacrando-os com barbante para evitar as trocas gasosas. Cobriu a metade

dos sacos com papel alumínio e, após 48 horas, observou as diferenças no conteúdo de água acumulada dentro dos sacos, nos dois grupos. Assinale a alternativa que indica o resultado observado mais provável. a) A quantidade de água nos dois grupos foi igual, devido à inibição da transpiração pela alta umidade relativa que se formou no interior de ambos. b) O teor de água acumulada foi maior nos sacos plásticos sem a cobertura do papel alumínio, uma vez que a luz induziu a abertura dos estômatos e permitiu uma transpiração mais intensa. c) A quantidade de água acumulada foi maior nos sacos plásticos envoltos com papel alumínio, uma vez que a ausência de luz solar diminuiu a temperatura dentro dos sacos e a evaporação foliar. d) A concentração mais elevada de CO2 no interior dos sacos sem o papel alumínio induziu o fechamento dos estômatos, e a quantidade de água acumulada foi menor. e) A concentração de oxigênio foi menor nos sacos envoltos com papel alumínio, devido à falta de luz para a fotossíntese, ocasionando a abertura dos estômatos e o aumento da transpiração. 181) (UFSCar-2005) O gráfico apresenta o curso diário da transpiração através do estômato (transpiração estomática) de duas plantas de mesmo porte e espécie, mantidas uma ao lado da outra durante um dia ensolarado. Uma das plantas foi mantida permanentemente irrigada e a outra foi submetida à deficiência hídrica.

a) Qual das duas plantas, 1 ou 2, foi permanentemente irrigada? Como os estômatos e a temperatura contribuíram para que a curva referente a essa planta assim se apresente? b) Na planta que sofreu regime de restrição hídrica, em que período os estômatos começaram a se fechar e voltaram a se abrir? Como os estômatos e a temperatura contribuíram para que a curva referente a essa planta assim se apresente?

42 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

182) (UFRJ-2003) A soma da área superficial de todas as folhas encontradas em 1m2 de terreno é denominada SF. O gráfico a seguir apresenta a SF de 3 ecossistemas distintos (A, B e C). Nesses três ambientes, a disponibilidade de luz não é um fator limitante para a fotossíntese.

Identifique qual dos três ecossistemas corresponde a um deserto, explicando a relação entre a SF e as características ambientais deste ecossistema. 183) (UFSCar-2001) Considere duas plantas A e B da mesma espécie, cada uma submetida a uma condição de luminosidade e de disponibilidade de água diferente. A planta A encontra-se em ambiente bem iluminado, com suprimento insuficiente de água no solo.A planta B encontra-se em um ambiente escuro, mas com abundante suprimento de água. O comportamento dos estômatos das plantas A e B, para as situações descritas, seria o de a) abrir em ambas. b) fechar em ambas. c) abrir na planta A e fechar na planta B. d) fechar na planta A e abrir na planta B. e) permanecer inalterado em ambas. 184) (UFRJ-2008) O gráfico a seguir mostra a variação da taxa de respiração das folhas de uma árvore ao longo do ano.

Determine se essa planta está no hemisfério norte ou no hemisfério sul. Justifique sua resposta. 185) (PUC - SP-2007) O estômato é uma estrutura encontrada na epiderme foliar, constituída por duas células denominadas células-guarda. Estas absorvem água

quando há grande concentração de íons potássio em seu interior, o que leva o estômato a se abrir. Se o suprimento de água na folha é baixo, ocorre saída de íons potássio das células-guarda para as células vizinhas e, nesse caso, as células-guarda tornam-se a) flácidas, provocando o fechamento do estômato. b) flácidas, provocando a abertura do estômato. c) flácidas, não alterando o comportamento do estômato. d) túrgidas, provocando o fechamento do estômato. e) túrgidas, provocando a abertura do estômato. 186) (UFRJ-2006) O número de estômatos por centímetro quadrado é maior na face inferior do que na face superior das folhas. Há mesmo folhas de algumas espécies de plantas que não têm estômatos na face superior. Essa diferença no número de estômatos nas duas faces das folhas é uma importante adaptação das plantas. Explique a importância funcional dessa adaptação. 187) (UEPB-2006) O vegetal elimina, através das folhas, a maior parte da água absorvida pelas raízes. Essa perda de água obedece aos mesmos princípios da evaporação, mas pode, também, ocorrer eliminação sob a forma líquida. Esses processos se constituem, respectivamente, em: a) Sudação e gutação. b) Transpiração e gutação. c) Gutação e transpiração. d) Transpiração e Excreção. e) Excreção e Sudação. 188) (UFMG-2003) A maioria das espécies de bromélias vive em ambientes de florestas, sobre galhos e troncos de árvores. Pesquisadores verificaram que indivíduos da mesma espécie podem apresentar grande variação fenotípica. Analise estes gráficos do comportamento da bromélia Neoregelia johannis:

43 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Com base nas informações desses gráficos e em outros conhecimentos sobre o assunto, pode-se concluir que, nas bromélias, a área da folha e o número de espinhos se relacionam com todas as seguintes adaptações, EXCETO a) Redução dos efeitos da insolação em locais abertos b) Aumento de defesa contra herbívoros em locais abertos c) Aumento da captação de luz em locais sombreados d) Redução da transpiração em locais iluminados 189) (UFRN-1999) Leia o fragmento que segue, extraído de Asa Branca (Luís Gonzaga e Humberto Teixeira): Que braseiro, que fornaia, Nem um pé de prantação, Por farta d’água, perdi meu gado, Morreu de sede meu alazão... As espécies vegetais típicas do contexto geográfico focalizado acima apresentam as seguintes adaptações: a) rápido mecanismo de abertura e fechamento de estômatos - folhas cerificadas b) presença de estruturas foliares modificadas em espinhos - raízes adventícias c) aumento significativo da superfície foliar - raízes com alto poder absortivo d) capacidade de armazenamento de água - associação de micorrizas 190) (Vunesp-1998)

Observe a figura e responda: a) Qual é o nome da estrutura assinalada em I e o do tecido assinalado em II? b) Considerando-se que na estrutura I ocorre entrada de CO2 e saída de H2O e de O2, responda em que processo o CO2 absorvido em I é utilizado e qual a importância desse processo para a manutenção da vida.

191) (UFSCar-2002) O gráfico mostra a transpiração e a absorção de uma planta, ao longo de 24 horas.

A análise do gráfico permite concluir que: a) quando a transpiração é mais intensa, é mais rápida a subida da seiva bruta. b) quando a transpiração é mais intensa, os estômatos encontram-se totalmente fechados. c) das 22 às 6 horas, o lenho, sob tensão, deverá ficar esticado como se fosse um elástico, reduzindo o diâmetro do caule. d) não existe qualquer relação entre transpiração e absorção, e um processo nada tem a ver com o outro. e) das 12 às 16 horas, quando se observa maior transpiração, é pequena a força de tensão e coesão das moléculas de água no interior dos vasos lenhosos 192) (UFC-2003) Mesmo existindo muita água ao seu redor, há ocasiões em que os vegetais terrestres não podem absorvê-la. Esse fenômeno é denominado de seca fisiológica. Analise as declarações abaixo. I. A seca fisiológica pode ocorrer quando o meio externo é mais concentrado (hipertônico) do que o meio interno, em virtude do excesso de adubo ou da salinidade do ambiente. II. A seca fisiológica pode ocorrer em temperaturas muito baixas. III. A seca fisiológica pode ocorrer em locais onde o excesso de água expulsa o oxigênio presente no solo. Assinale a alternativa correta. a) Somente I é verdadeira. b) Somente I e II são verdadeiras. c) Somente II e III são verdadeiras. d) Somente I e III são verdadeiras. e) I, II e III são verdadeiras. 193) (UFLA-2001) Analise as proposições e assinale a alternativa CORRETA.

44 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

I. A planta transpira, isto é, perde água sob a forma de vapor. II. Frutos e sementes originam-se, respectivamente, de ovários e óvulos. III. Estômatos são estruturas da epiderme por onde são realizadas trocas gasosas. a) Todas as afirmativas são falsas. b) Todas as afirmativas são corretas. c) Apenas as afirmativas I e II são corretas. d) Apenas as afirmativas II e III são corretas. e) Apenas as afirmativas I e III são corretas. 194) (Fuvest-1998) a) Relacione a abertura e o fechamento dos estômatos com o grau de turgor das células estomáticas. b) Por que é vantajoso para uma planta manter seus estômatos abertos durante o dia e fechados à noite? 195) (UEPB-2006) As trocas gasosas, ao nível das folhas, ocorrem através de numerosas aberturas epidérmicas denominadas: a) Parênquimas b) Ostíolos c) Estômatos d) Células-guarda e) Acúleos 196) (UFMG-1997) O corte da haste de flores a dois centímetros da ponta e dentro d'água, prolonga a conservação das flores em jarros. Essa prática, muito adotada em floriculturas, tem como objetivo impedir. a) a abertura dos estômatos, essencial ao transporte de água. b) a formação de bolhas de ar para favorecer a capilaridade. c) a perda de água pelas flores, que resfria a planta. d) o funcionamento dos vasos do floema como tubos condutores. 197) (Unicamp-2000) A transpiração é importante para o vegetal por auxiliar no movimento de ascensão da água através do caule.A transpiração nas folhas cria uma força de sucção sobre a coluna contínua de água do xilema: à medida que esta se eleva, mais água é fornecida à planta. a) Indique a estrutura que permite a transpiração na folha e a que permite a entrada de água na raiz. b) Mencione duas maneiras pelas quais as plantas evitam a transpiração. c) Se a transpiração é importante, por que a planta apresenta mecanismos para evitá-la?

198) (Fuvest-2005) O gráfico abaixo indica a transpiração de uma árvore, num ambiente em que a temperatura permaneceu em torno dos 20ºC, num ciclo de 24 horas.

a) Em que período (A, B, C ou D) a absorção de água, pela planta, é a menor? b) Em que período ocorre a abertura máxima dos estômatos? c) Como a concentração de gás carbônico afeta a abertura dos estômatos? d) Como a luminosidade afeta a abertura dos estômatos? 199) (UFSC-2007) As plantas são seres vivos pluricelulares e organizados que apresentam diferentes tecidos. Com relação aos tecidos vegetais, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. Em plantas vasculares, o tecido condutor especializado na condução da seiva bruta é o floema e, na condução da seiva elaborada, é o xilema. 02. Os tecidos meristemáticos são formados por células diferenciadas que, por desdiferenciação destas células, originam todos os demais tecidos da planta. 04. O colênquima e o esclerênquima constituem os tecidos de sustentação do vegetal. 16. Os tecidos parenquimáticos executam numerosas tarefas, tais como o preenchimento de espaços, a realização da fotossíntese e o armazenamento de substâncias. 32. As cactáceas apresentam parênquima aerífero bem desenvolvido. Já as plantas aquáticas, como, por exemplo, o aguapé, apresentam o parênquima aqüífero bem desenvolvido. 200) (Mack-2005) O desenho ao lado representa o modelo de Münch para explicar a condução da seiva elaborada para as várias partes da planta. Esse modelo físico pode ser comparado, na planta, aos seguintes tecidos ou órgãos:

45 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

A B C D

a) Parênquimas clorofilianos

Parênquimas das raízes

Vasos Vasos

das folhas liberianos lenhosos

b) Parênquimas clorofilianos

Parênquimas das raízes

Vasos Vasos

das folhas lenhosos liberianos

c) Parênquimas das raízes

Parênquimas clorofilianos das folhas

Vasos lenhosos

Vasos Liberianos

d) Parênquimas das raízes

Parênquimas clorofilianos das folhas

Vasos Liberianos

Vasos lenhosos

e) Parênquimas amilíferos das folhas.

Parênquimas das raízes.

Vasos lenhosos

Vasos Liberianos

201) (UFC-2009) A teoria de Dixon é uma das hipóteses que tenta explicar o transporte de água da raiz até as folhas de árvores com mais de 30 metros de altura, como a castanheira-do-pará. Assinale a alternativa que contém aspectos nos quais se baseia essa teoria. a) Coesão entre as moléculas de água, adesão entre essas moléculas e as paredes do xilema, tensão gerada no interior dos vasos pela transpiração foliar. b) Aumento da concentração osmótica no interior dos vasos xilemáticos da raiz, entrada de água por osmose, impulsão da seiva para cima. c) Semelhança dos vasos do xilema a tubos de diâmetro microscópico, propriedades de adesão e coesão das moléculas de água, ocorrência do fenômeno da capilaridade. d) Permeabilidade seletiva das células do córtex da raiz, presença da endoderme com as estrias de Caspary, transporte ascendente da seiva bruta. e) Produção de carboidratos nas folhas, aumento da concentração osmótica nesses órgãos, ascensão da seiva bruta, por osmose e capilaridade, nos vasos do xilema.

202) (PUC - SP-2008) Analise os trechos abaixo, indicados por I e II: I. Em uma angiosperma, a água vai da raiz até a folha e é utilizada na realização da fotossíntese; produtos deste processo metabólico são transportados da folha para outras partes da planta, podendo ser armazenados em órgãos como caule e raiz. II. No coração humano, o sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito e em seguida é levado aos pulmões; uma vez oxigenado, retorna ao coração pelo átrio esquerdo e passa para o ventrículo esquerdo,de onde é transportado aos sistemas corporais, voltando em seguida para o coração. Com relação aos trechos, é correto afirmar que: a) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá pelos vasos do xilema, enquanto II refere-se apenas à pequena circulação. b) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá pelos vasos do xilema, enquanto II refere-se exclusivamente à grande circulação. c) I refere-se exclusivamente ao transporte que se dá por vasos do floema, enquanto II refere-se exclusivamente à grande circulação. d) I refere-se exclusivamente ao transporte da seiva elaborada e do armazenamento de amido em órgãos da planta, enquanto II refere-se às circulações pulmonar e sistêmica. e) I refere-se ao transporte das seivas bruta e elaborada, enquanto II refere-se às circulações pulmonar e sistêmica. 203) (UFTM-2007) A figura representa a hipótese mais aceita para explicar o mecanismo de condução da seiva orgânica nas plantas vasculares.

Na figura, o número a) 1 corresponderia às folhas, e a interrupção do fluxo em 2 determinaria a morte das raízes, representadas em 3. b) 2 corresponderia ao xilema, e lesões nesse tecido representariam a morte das folhas, representadas em 3. c) 3 corresponderia às raízes, que enviam seiva orgânica para os demais tecidos através do floema, representado pelo fluxo em 4. d) 4 corresponderia ao floema, através do qual as raízes, representadas em 1, recebem os açúcares sintetizados em 3. e) 5, que aponta para as paredes dos balões 1 e 3, corresponderia ao esclerênquima, o principal tecido de sustentação nos vegetais, sem o qual não haveria suporte físico para os fluxos representados em 2 e 4.

46 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

204) (UECE-2006) Com relação às plantas, estômatos, xilema e lenticelas têm suas funções relacionadas, respectivamente, a a) Trocas gasosas, transporte de água e sais minerais, trocas gasosas. b) Trocas gasosas, apenas transporte de água, drenagem de sais. c) Absorção de luz, transporte de matéria orgânica e trocas gasosas. d) Absorção de substâncias inorgânicas, transporte somente de sais minerais, trocas gasosas. 205) (FUVEST-2010) Uma pessoa, ao encontrar uma semente, pode afirmar, com certeza, que dentro dela há o embrião de uma planta, a qual, na fase adulta, a) forma flores, frutos e sementes. b) forma sementes, mas não produz flores e frutos. c) vive exclusivamente em ambiente terrestre. d) necessita de água para o deslocamento dos gametas na fecundação. e) tem tecidos especializados para condução de água e de seiva elaborada. 206) (UFSCar-2007) Nas angiospermas, a condução da seiva bruta (água e sais minerais) ocorre das raízes até as folhas, as quais podem estar situadas dezenas de metros acima do nível do solo. Nesse transporte estão envolvidos a) elementos do xilema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão. b) elementos do floema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica. c) elementos do parênquima, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica e forças de coesão. d) elementos do parênquima e floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão. e) elementos do xilema e do floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica. 207) (Fameca-2006) Considere o quadrinho.

Sabendo-se que o prego atingiu um tecido transportador de seiva, logo abaixo da casca, foram feitas as seguintes afirmações: I. O sistema de transporte afetado, nesse caso, foi o floema. II. Se o prego atingisse a medula do caule, e não somente sua parte superficial, sua altura em relação ao solo deveria modificar-se. III. Mesmo considerando o crescimento vegetal, independente da profundidade do prego, sua altura em relação ao solo não deveria variar. IV. Provavelmente houve prejuízo no transporte de seiva bruta, nessa situação. Está correto o contido apenas em a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e IV. e) III e IV. 208) (UFSCar-2004) Se retirarmos um anel da casca de um ramo lateral de uma planta, de modo a eliminar o floema, mas mantendo o xilema intacto, como mostrado na figura, espera-se que

a) o ramo morra, pois os vasos condutores de água e sais minerais são eliminados e suas folhas deixarão de realizar fotossíntese. b) o ramo morra, pois os vasos condutores de substâncias orgânicas são eliminados e suas folhas deixarão de receber alimento das raízes. c) o ramo continue vivo, pois os vasos condutores de água e sais minerais não são eliminados e as folhas continuarão a realizar fotossíntese. d) o ramo continue vivo, pois os vasos condutores de substâncias orgânicas não são eliminados e suas folhas continuarão a receber alimento das raízes. e) a planta toda morra, pois a eliminação do chamado anel de Malpighi, independentemente do local onde seja realizado, é sempre fatal para a planta. 209) (Vunesp-2003) O cipó-chumbo é um vegetal que não possui raízes, nem folhas, nem clorofila. Apresenta estruturas especiais que penetram na planta hospedeira para retirar as substâncias que necessita para viver. Por sua forma de vida, o cipó-chumbo é considerado um holoparasita. Uma outra planta, a erva-de-passarinho, é considerada um hemiparasita e, embora retire das plantas

47 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

hospedeiras água e sais minerais, possui folhas e clorofila. Considerando estas informações, responda. a) Pelo fato de o cipó-chumbo ser holoparasita, que tipo de nutriente ele retira da planta hospedeira para a sua sobrevivência? Justifique sua resposta. b) Quais estruturas das plantas hospedeiras são “invadidas” pelo cipó-chumbo e pela erva-de-passarinho, respectivamente? Justifique sua resposta. 210) (UFPB-1998) A figura 1 representa um pulgão sugando, em um caule herbáceo de uma angiosperma, um líquido que contém glicose, e a figura 2, o interior do mesmo caule em corte transversal. Figura 1 Figura 2

Examinando as estruturas indicadas na figura 2, é correto afirmar que o inseto obtém o líquido apenas em a) I. b) III. c) III e IV. d) IV. e) II e V.

211) (Fatec-2005) Os pulgões são parasitas das plantas, pois lhes retiram uma solução açucarada dos ramos mais tenros. Tal retirada ocorre porque suas peças bucais são introduzidas nos a) vasos lenhosos. b) meristemas. c) vasos floemáticos. d) parênquimas aqüíferos. e) pêlos absorventes. 212) (PUC - MG-2007) As Angiospermas são as plantas mais adaptadas aos ambientes terrestres. A maioria apresenta nutrição autótrofa fotossintetizante, mas algumas espécies não realizam fotossíntese, vivendo da seiva elaborada que retiram de outro vegetal, o hospedeiro. Essas plantas que não realizam fotossíntese podem ser caracterizadas como, EXCETO: a) hemiparasitas. b) traqueófitas. c) espermatófitas. d) fanerógamas. 213) (Unicamp-2005) Uma das formas de comunicação entre as várias partes do corpo dos animais e dos vegetais é realizada por um fluido circulante. No corpo humano, esse fluido é denominado sangue enquanto que nos vegetais é genericamente denominado seiva. a) Diferencie o sangue humano da seiva quanto à constituição. b) Os constituintes do sangue desempenham funções importantes. Escolha dois desses constituintes e indique a função de cada um. 214) (UniFor-2000) Fornecendo-se CO

2 com carbono

radiativo a uma planta, os primeiros tecidos em que se pode detectar radiatividade nas substâncias orgânicas transportadas são os a) pêlos absorventes. b) aerênquimas. c) vasos lactíferos. d) vasos lenhosos. e) vasos liberianos. 215) (UFSCar-2001) O desenvolvimento de um fruto depende das substâncias produzidas na fotossíntese, que chegam até ele transportadas pelo floema. De um ramo de pessegueiro, retirou-se um anel da casca (anel de Malpighi), conforme mostra o esquema.

48 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Responda. a) O que deve acontecer com os pêssegos situados no galho, acima do anel de Malpighi, em relação ao tamanho das frutas e ao teor de açúcar? b) Justifique sua resposta. 216) (Fuvest-1998) Nas grandes árvores, a seiva bruta sobe pelos vasos lenhosos, desde as raízes até as folhas: a) bombeada por contrações rítmicas das paredes dos vasos. b) apenas por capilaridade. c) impulsionada pela pressão positiva da raiz. d) por diferença de pressão osmótica entre as células da raiz e as do caule. e) sugada pelas folhas, que perdem água por transpiração. 217) (Fuvest-2000) Entre as plantas vasculares, uma característica que pode ser usada para diferenciar grupos é: a) presença de xilema e de floema. b) ocorrência de alternância de gerações. c) dominância da geração diplóide. d) desenvolvimento de sementes. e) ocorrência de meiose. 218) (Fuvest-2005) Dois importantes processos metabólicos são: I. ciclo de Krebs, ou ciclo do ácido cítrico, no qual moléculas orgânicas são degradadas e seus carbonos, liberados como gás carbônico (CO2); II. ciclo de Calvin-Benson, ou ciclo das pentoses, no qual os carbonos do gás carbônico são incorporados em moléculas orgânicas.

Humanos Plantas Algas Lêvedo

a) I e II I e II I e II Apenas I

b) I e II Apenas II Apenas II I e II

c) I e II I e II I e II I e II

d) Apenas I I e II I e II Apenas I

e) Apenas I Apenas II Apenas II Apenas I

219) (UEPB-2006) O processo de oxidação dos alimentos através do qual a planta obtém energia para a manutenção de seus processos vitais denomina-se:

a) Fotólise b) Respiração c) Fotossíntese d) Transpiração e) Diálise

49 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

GABARITO 1) a) A baixa porcentagem de glicose se explica pelo fato de grande parte desse carboidrato ser enviada a outras regiões da planta, ou ainda, de ser transformada em amido ou celulose. b) Espera-se menor porcentagem de água e maior porcentagem de “tecidos vegetais” numa folha obtida de uma planta de cerrado. Isso ocorre porque muitas plantas de cerrado apresentam folhas coriáceas, epiderme pluriestratificada, maior quantidade de material fibroso e, portanto, menos água em termos relativos. 2) Alternativa: A 3) a) O experimento I revela que, por ser a planta de dia curto, ela necessita de longos e contínuos períodos de escuridão para florir. No caso, o fotoperíodo crítico é de 14 horas de luz. b) A interrupção do período contínuo de escuridão interferiu no processo de floração. A proteína é o fitocromo. 4) Resposta - 18 5) a) A resposta fisiológica relacionada ás variações dos períodos de claro e escuro denomina-se fotoperiodismo. De forma geral, em condições naturais, as plantas de dia curto florescem no outono/inverno, e as de dia longo, na primavera/verão. b) Na condição I, a espécie A floresce porque recebeu um período de exposição á luz menor do que o seu fotoperíodo crítico. Na condição III, a espécie B floresce por receber um flash de luz que interrompe o período contínuo de escuro, induzindo sua floração. 6) a) Porque a solução nutritiva contém os elementos minerais necessários aos processos metabólicos do vegetal. b) Entre os elementos minerais que devem ser fornecidos a um vegetal podemos citar: • nitrogênio, essencial para a síntese de proteínas, ácidos nucléicos, vitaminas, etc; • fósforo, necessário à síntese de ácidos nucléicos e ATP; • potássio, fundamental, entre outros fatores, para o mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos; • magnésio, elemento participante da molécula de clorofila. 7) Alternativa: D 8) Alternativa: B 9) Alternativa: B

10) Alternativa: E 11) Alternativa: A 12) Alternativa: A 13) Alternativa: C 14) Alternativa: C 15) Alternativa: E Em todo experimento científico devem existir o grupo experimental e o grupo controle. O grupo experimental, no caso, foi o que recebeu um adubo incompleto, ou seja, sem os sais de magnésio. O grupo controle, por sua vez, foi o que recebeu uma mistura completa de sais minerais, inclusive os de magnésio. 16) Alternativa: B 17) Alternativa: E

18) Alternativa: B

19) a) A curva 1 representa a variação na proporção da massa do embrião, enquanto a 2 corresponde à variação de massa do endosperma. Isso porque, ao longo da germinação, as reservas do endosperma são consumidas pelo embrião, cuja massa, conseqüentemente, aumenta. b)

Observação: A construção do gráfico do item b baseou-se na idéia de que a germinação começa no momento em que aparece a radícula - conceito mais comum e popular. No entanto, alguns tratados de fisiologia vegetal admitem que o processo se inicia no momento em que começa a embebição da semente; neste caso, a configuração da curva relativa à quantidade de água seria diferente, no gráfico. 20) Alternativa: B

50 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

21) Alternativa: A 22) Alternativa: E 23) Alternativa: B 24) Alternativa: E 25) Alternativa: E 26) Alternativa: E 27) Alternativa: C 28) Alternativa: A 29) Alternativa: C No reino vegetal, os organismos pluricelulares haplóides são os gametófitos, que produzem os gametas por mitoses sucessivas. 30) 31) Alternativa: E 32) Alternativa: E 33) a) A raiz é a primeira estrutura a emergir porque absorve a água e os nutrientes minerais essenciais ao desenvolvimento do vegetal. b) Cotilédones são folhas embrionárias modificadas, que exercem as funções seguintes: • liberação de enzimas digestivas que hidrolisam as reservas do endosperma, tornando-as utilizáveis pelo embrião; • absorção e transferência, para o embrião, dos nutrientes resultantes da digestão; • armazenamento das reservas alimentares, em algumas dicotiledôneas, como o feijão. 34) Alternativa: C O material orgânico que compõe uma planta é produzido a partir de substâncias inorgânicas retiradas do solo (água e minerais) e do ar (CO2 ). O processo básico para esta produção é a fotossíntese. 35) a) A região quadrada, que ficou exposta à luz, adquiriu coloração azul-violeta, o que não ocorreu no restante da folha. Nesta área iluminada, ocorreu fotossíntese, com produção de glicose, posteriormente armazenada sob a forma de amido, que reagiu com a solução de iodo. Na parte coberta da folha, não houve fotossíntese, e as células

consumiram suas reservas de amido nos processos metabólicos. b) O amido é um carboidrato do grupo dos polissacarídios. c) O amido é estocado com freqüência nas raízes e nos caules. Pode haver também reserva de amido em folhas, frutos e sementes. 36) Alternativa: E 37) Alternativa: A 38) Alternativa: D Os liquens são associações mutualísticas entre algas e fungos. Os produtores são as algas que fabricam a matéria orgânica através da fotossíntese. 39) Alternativa: A 40) a) Os primeiros organismos fotossintetizantes surgiram no período A. O processo de fotossíntese liberou oxigênio, que se acumulou progressivamente no ambiente, permitindo o aparecimento dos primeiros organismos eucariotos aeróbicos — período B. Esse oxigênio passou a ser utilizado para a realização da respiração aeróbica. b) A mitocôndria foi imprescindível ao aparecimento dos organismos eucariotos aeróbicos. O cloroplasto foi a organela celular necessária para o surgimento dos organismos eucariotos fotossintetizantes. c) A origem dessas organelas é explicada por meio da teoria endossimbiótica, segundo a qual elas surgiram a partir de bactérias que se associaram às primeiras células eucarióticas. Podem ser citadas como características comuns tanto a bactérias como a essas organelas a presença de uma molécula de DNA circular e de ribossomos. 41) Alternativa: A 42) Respostas: V – V – F – F – V – F. Comentário:a questão aborda alguns temas relacionados ao reino Plantae (reprodução, morfologia, fisiologia etc.). No item A são apresentadas seis assertivas, das quais apenas 1, 2 e 5 são verdadeiras. Para tornar as demais (3, 4 e 6) verdadeiras, o candidato deveria reescrevê-las com as seguintes alterações: Assertiva nº 3 - Na estrutura reprodutiva das angiospermas, a oosfera corresponde, embriologicamente, ao óvulo dos mamíferos. Assertiva nº 4 - Parênquimas são tecidos vegetais formados por células vivas cujas principais funções na planta são preenchimento, armazenamento (ou reserva) e assimilação.

51 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Assertiva nº 6 – Uma baixa concentração de auxina na folha causa a síntese de etileno, o que leva à formação da camada de abscisão e à queda dessa folha. 43) A água do solo, absorvida pelas raízes, é conduzida pelos vasos do xilema até a copa. O principal fenômeno responsável pela ascensão da seiva bruta é a “sucção” da copa, promovida por dois fatores: a transpiração e a fotossíntese, processos em que a água é, respectivamente, evaporada e consumida. A subida de uma coluna ininterrupta de água depende da coesão entre suas moléculas. 44) Alternativa: A 45) A membrana nuclear e a mitocôndria possuem duas membranas. O lisossomo e o peroxissomo possuem uma membrana cada, e os ribossomos não possuem membrana. Desta forma, os valores corretos do item A seriam: a.1. = 4, a.2. = 2 e a.3. = zero (não teria membrana para atravessar). Na respiração aeróbica, o oxigênio é o último aceptor da cadeia transportadora de elétrons. Essa cadeia ocorre nas membranas internas das mitocôndrias e é necessária para a formação do ATP. Na fase clara da fotossíntese, o O2 é liberado na fotólise da água (H2O), reação que ocorre nas membranas dos tilacóides dos cloroplastos. Portanto, os processos seriam: respiração aeróbica, fotossíntese e oxidação de substâncias orgânicas (item B). A questão está dividida em dois itens. O item A vale seis pontos, sendo dois para cada subitem. O item B vale quatro pontos, sendo dois pontos para cada subitem. 46) Alternativa: E 47) A ocorrência universal da clorofila a entre os fotoautótrofos está associada ao fato de que somente ela pode participar diretamente das reações luminosas, que convertem energia da luz solar em energia química, compondo os centros de reação dos fotossistemas. Outros pigmentos podem captar fótons e transferir energia para a clorofila a que então inicia a série de reações luminosas. A ocorrência de tais pigmentos - acessórios - em um mesmo organismo amplia sua capacidade de absorção da energia luminosa, habilitando-o a absorver faixas do espectro de radiação não captadas pela clorofila a. 48) O processo envolvido na conversão de energia luminosa em energia química é denominado fotossíntese. A equação da reação química global que o representa é 6CO2 + 6H2O →C6H12O6 + 6O2. A organela citoplasmática em que tal processo ocorre é o cloroplasto. A determinação da massa de CO2 consumida e do volume de O2 produzido pode ser realizada por:

6CO2 + 6H2O→C6H12O6 + 6O2 Dessa forma: 6molCO2 produzem 1 mol C6H12O6

2

44.6

com

g

= g

g

900

180

m 2co = g

gg

180

900.44.6

m 2co = 1320g

1 mol C6H12O6 _____________ 6 mol O2

g

g

900

180

= 2

25.6

OV

L

VO2 = g

Lg

180

25.6.900

VO2 = 750g As queimadas, devido à combustão da matéria vegetal, liberam grandes quantidades de gás carbônico para a atmosfera. O desmatamento, por sua vez, elimina um grande número de organismos clorofilados que utilizariam o CO2 na fotossíntese, levando a um aumento na taxa desse gás na atmosfera. • Nas pirâmides de energia, a área de cada “degrau” representa a quantidade de energia presente no nível trófico considerado. O fato de esses degraus serem sucessivamente menores indica que nem toda a energia disponível é transferida para o nível seguinte. Isso porque parte dela é consumida pelos organismos daquele nível - por exemplo, na respiração celular - para se manterem vivos. Os consumidores primários, portanto, dispõem apenas de uma parcela da energia total presente nos produtores. A equação que representa a transformação de glicose (C6H12O6) em carvão (C) é: C6H12O6 → 6C + 6H2O

O H dessa reação pode ser calculado aplicando-se a Lei de Hess:

C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O H = -2800kJ

6CO2 → 6C + 6O2 H = +2340kJ

C6H12O6 → 6C + 6H2O H = -460kJ

52 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Na lenha, o carbono é encontrado na forma de compostos, principalmente celulose. A transformação de celulose em carvão é um processo endotérmico, portanto a queima (combustão) do carvão liberará mais energia. Observação: Considerando a unidade fornecida para “capacidade calorífica” (kJ/kg), e não kJ K-1, assumimos que os dados fornecidos correspondem ao “poder calorífico”. 49) Alternativa: B 50) A ausência de clorofila na planta albina impede que ela realize a fotossíntese, processo pelo qual ela obtêm seu alimento orgânico. A melanina, por sua vez, não está relacionada com a nutrição de animais, que são heterótrofos. A ausência deste pigmento não interfere, portanto, na sua viabilidade. 51) As árvores da mata não podem ser consideradas análogas aos pulmões de um vertebrado. Isso porque os pulmões retiram oxigênio do ar, devolvendo a ele gás carbônico; as árvores, por sua vez, como resultado de sua atividade ao longo do dia inteiro (fotossíntese e respiração), liberam oxigênio e consomem gás carbônico. A afirmação de que as árvores da floresta amazônica são produtoras da maior parte do oxigênio que respiramos não é correta. Isso se deve ao fato de a floresta ser um bioma no estágio clímax, em que o total de oxigênio produzido pelas plantas é consumido pela própria comunidade, não havendo um superávit a ser lançado na atmosfera. Na verdade, o fitoplâncton é o grande responsável pela maior parte de oxigênio disponível na atmosfera. 52) a) A “fertilização” da superfície oceânica favoreceria o aumento do fitoplâncton, que, por meio da fotossíntese, seqüestraria mais gás carbônico, amenizando assim os efeitos desse gás no aquecimento global. b) O aumento do fitoplâncton (produtores) beneficia todos os elos subseqüentes da teia alimentar, resultando também em aumento na quantidade de peixes. 53) Alternativa: D

54) A restituição do carbono para a atmosfera no ciclo biogeoquímico, sob a forma de gás carbônico (CO2), ocorre de duas maneiras principais: a) como subproduto da respiração ou fermentação dos organismos vivos; b) como resultado dos processos de queima de combustíveis orgânicos, fósseis ou não fósseis. Os átomos de carbono do metano não podem ser reintegrados diretamente na biomassa, já que não existe processo biológico em que esse gás seja utilizado. A reintegração do carbono se faz, normalmente, por meio do processo fotossintético, que utiliza o CO2 do ambiente. 55) Alternativa: C 56) Alternativa: E 57) a) A curva a corresponde à variação da taxa de fotossíntese das árvores de ambientes sombreados. Isso porque o ponto de compensação luminoso dessas plantas é atingido em menor intensidade luminosa do que o da espécie da curva b. b) Quando as plantas atingem seu ponto de compensação fótico (PCF), sua taxa de fotossíntese é exatamente igual à taxa de respiração. Isso se justifica pelo fato de não haver, nesse ponto, liberação ou absorção de gás carbônico do ambiente, como se pode verificar no gráfico. No ponto de saturação luminosa (PSL), as plantas atingem a taxa máxima de fotossíntese. Nesse caso, outros fatores, que não a luz (como a água e o gás carbônico), passam a limitar o processo. 58) Alternativa: B 59) a) Nas faixas II e III, em que há absorção de CO2 por parte da planta, ocorre, por meio da fotossíntese, um aumento da quantidade de matéria orgânica, como a glicose, por exemplo. b) A planta absorve oxigênio do ambiente na faixa I. Isso porque a planta, nesta faixa, está liberando gás carbônico, o que indica que sua taxa respiratória é maior do que sua taxa de fotossíntese. 60) O intermediário é o 3-fosfoglicerato. É a única substância que deixa de ser degradada, aumentando de concentração enquanto houver ribulose 1,5-bifosfato. 61) a) A planta do gráfico A provavelmente está presente num bioma de clima temperado, como, por exemplo, uma floresta decídua temperada. A do gráfico B é seguramente

53 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

de um bioma de clima quente, por exemplo, uma floresta tropical. A do gráfico C é uma planta de deserto. b) As folhas da planta representada no gráfico C devem ser pequenas, de cutícula espessa e com estômatos localizados em criptas. Comentário: Questão certamente inadequada para a avaliação de um aluno do Ensino Médio, pela dificuldade de interpretação dos gráficos propostos, que se referem ao comportamento particular de três espécies de plantas, exemplo muito específico retirado de um item sobre aclimatação do livro Economia da Natureza. Temos a lamentar a falta de “calibragem” da questão, mais adequada a ecólogos com algum grau de treino nessa ciência. 62) Alternativa: A 63) Alternativa: C 64) a) A diferença dos níveis indica que a planta A teve um índice de transpiração maior que o da planta B. b) A presença da vaselina afetou o funcionamento dos estômatos da epiderme das folhas. c) Através dos estômatos ocorrem as trocas gasosas da planta. É através deles que a planta absorve CO2 para a realização da fotossíntese. 65) Alternativa: E 66) Alternativa: B 67) a) As plantas retiram o gás carbônico atmosférico pela fotossíntese. As plantas desapareceriam se todo o CO2 fosse retirado da atmosfera, porque o CO2, através do processo da fotossíntese, é transformado em moléculas orgânicas (açúcar ou glicose) e O2. Conseqüentemente, as plantas não poderiam se desenvolver. b) Os processos biológicos responsáveis pelo retorno do CO2 à atmosfera são a respiração celular de plantas e animais, e a decomposição orgânica. Esses processos clivam matéria orgânica, originando CO2. 68) Alternativa: C 69) A planta B, por estar submetida a um regime de restrição hídrica, apresenta seus estômatos fechados para evitar a transpiração estomática e a conseqüente perda d’água. Com isso, a absorção de CO2 fica reduzida e se acumula na câmara 2. A planta A não possui restrições hídricas, nem problemas de perda d’água pela transpiração. Mantém seus estômatos abertos e absorve o

CO2 , utilizado no processo

fotossintético, ocasionando a sua diminuição na câmara 1.

70) Alternativa: B 71) Alternativa: B 72) Alternativa: B 73) Alternativa: E 74) Além dos sais minerais e da água (extra e intracelular), a planta utiliza, por meio da fotossíntese, gás carbônico e água para a síntese de moléculas orgânicas. 75) Alternativa: A 76) Alternativa: B 77) Alternativa: C 78) a) Ocorreu fotossíntese apenas nas plantas dos recipientes A e B; o processo da respiração ocorreu em todos os três recipientes. b) A solução de vermelho de cresol deverá mudar de cor nos recipientes A e C. No recipiente A, a planta estava acima de seu ponto de compensação fótico, realizando a fotossíntese com maior intensidade do que a respiração. Nesse caso, a concentração de CO2 no interior do recipiente diminuiu. No recipiente C, ocorreu apenas a respiração, com o conseqüente aumento no teor de gás carbônico em seu interior. No recipiente B, a planta está em seu ponto de compensação e, portanto, não se altera a concentração de gases (O2 e CO2) ao seu redor. 79) Alternativa: D 80) Resposta: Não há fluorescência porque os elétrons excitados são transferidos para a cadeia de transportadores de elétrons, não retornando diretamente para a clorofila. 81) Alternativa: D 82) Alternativa: B 83) Alternativa: E 84) Alternativa: A 85) Alternativa: D 86) Alternativa: E 87) Alternativa: E

54 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

O estrume, como um adubo, contém nutrientes minerais, que são absorvidos pela raiz do vegetal e utilizados em seus processos metabólicos, contribuindo para o seu crescimento, podendo inclusive, participar do processo fotossintético. 88) Alternativa: D 89) Alternativa: D

90) 91) Alternativa: D 92) a) O principal fator é a queima de combustíveis fósseis. Entre as medidas práticas que poderiam contribuir para diminuir a emissão de CO2, em relação à atividade industrial, podemos citar: • diminuição das perdas energéticas; • reaproveitamento da energia liberada na forma de calor; • utilização de outras fontes de energia, como a energia hidrelétrica, a nuclear, etc. b) O processo biológico que possibilita o seqüestro de carbono da atmosfera é a fotossíntese. Para que esse seqüestro ocorra, pode-se estimular o plantio de árvores (reflorestamento). 93) Alternativa: B 94) Alternativa: C 95) Alternativa: B 96) Alternativa: C A energia gerada em usinas hidrelétricas não depende do processo fotossintético. O gás combustível, que pode tanto provir de biodigestores como de material fóssil, está relacionado, indiretamente, à utilização de energia solar na fotossíntese. No caso da tração animal, a energia utilizada provém do alimento consumido, que, por sua vez, provém de matéria orgânica produzida pelas plantas. O álcool combustível é obtido por fermentação de carboidratos presentes na cana-de-açúcar, produzidos por fotossíntese. 97) a) O texto mostra imprecisão quando diz que “quanto mais verde uma planta, mais capacidade ela tem de absorver o vilão do efeito estufa, o gás carbônico”, porque o fenômeno da fotossíntese não depende apenas da concentração de clorofila que a planta possui.

b) A fotossíntese é um fenômeno influenciado por vários fatores, entre eles: luz, CO2, temperatura, água, nutrientes minerais, concentração de clorofila, enzimas, entre outros. Todos esses fatores agem independentemente um do outro, de tal modo que o aumento na concentração de um fator não significa necessariamente o aumento na taxa fotossintética. 98) Alternativa: C 99) Alternativa: C 100) Resposta: a) A conclusão a que se pode chegar a partir do experimento é que a floração é determinada pelo período contínuo de escuro a que a planta é submetida. b) O pigmento é o fitocromo. c) O fitocromo também está relacionado à queda de folhas (abscisão). 101) Alternativa: C 102) Alternativa: B 103) Alternativa: C 104) A figura B representa a célula vegetal. As estruturas celulares que permitem ao estudante identificá-las corretamente são: cloroplastos, vacúolos e parede celular. A estrutura que permite utilizar a luz na produção da matéria orgânica, por meio da fotossíntese, é o cloroplasto. 105) Alternativa: E 106) Com o aumento da profundidade diminui a intensidade luminosa e, conseqüentemente, a taxa de fotossíntese. Isso implica em menos organismos produtores e consumidores, o que justifica a diminuição da biomassa com a profundidade. 107) Alternativa: D 108) Alternativa: C 109) Alternativa: A 110) Alternativa: B 111) Alternativa: D

55 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

112) a) O experimento I revela que, por ser a planta de dia curto, ela necessita de longos e contínuos períodos de escuridão para florir. No caso, o fotoperíodo crítico é de 14 horas de luz. b) A interrupção do período contínuo de escuridão interferiu no processo de floração. A proteína é o fitocromo. 113) Alternativa: B 114) Alternativa: C O aumento da concentração de CO2 e o aumento da intensidade luminosa elevam a taxa fotossintética até um limite máximo, a partir do qual o processo se estabiliza, mesmo que a intensidade de luz continue em elevação. O mesmo não se pode dizer da concentração do CO2, porque após um certo valor o CO2 passa a ser tóxico e a taxa fotossintética entra em declínio. 115) Alternativa: E O declínio da concentração do CO2 na atmosfera ocorreu com o aparecimento dos seres fotossintetizantes. 116) Alternativa: E O ponto de compensação fótico de certo vegetal é a intensidade luminosa na qual a fotossíntese e a respiração têm velocidades iguais. Nessa situação, não há trocas com o meio, já que os produtos de cada processo são matéria-prima do outro. Plantas heliófilas, ou “de sol”, têm maiores necessidades de luz, por terem, geralmente, menor concentração de clorofila. 117) Alternativa: B 118) Alternativa: D 119) Alternativa: C 120) Alternativa: C 121) a) Ponto de compensação fótico é quando a taxa de fotossíntese iguala-se a taxa de respiração, ou seja, todo oxigênio produzido na fotossíntese é consumido na respiração. Isso também ocorre com o gás carbônico, porém ao contrário. Portanto podemos concluir que nenhum gás será liberado nessa situação descrita pela questão deixando o marcador fora da região de medição. b) Ao aproximarmos a luz do tubo com a planta, esta aumentará a taxa de fotossíntese promovendo a liberação do gás oxigênio. 122) Alternativa: E

123) Alternativa: A 124) Alternativa: A 125) Alternativa: B 126) Alternativa: B 127) Alternativa: C 128) Alternativa: A 129) Alternativa: B A energia solar é convertida em energia química pelas plantas, através das reações fotossintéticas e transmitida aos próximos níveis tróficos contida na matéria orgânica. 130) Os outros reinos são: Monera (que inclui as bactérias), Protista (protozoários e algas) e Fungi (fungos). 131) Alternativa: B 132) Alternativa: C 133) Alternativa: A 134) Alternativa: A 135) a) Pretendia investigar a origem do oxigênio liberado no processo fotossintético. b) No experimento II. Deveria chegar à conclusão de que o oxigênio liberado pela planta provém da “quebra” da molécula de água. 136) Alternativa: E 137) Alternativa: E 138) Alternativa: C 139) Alternativa: D A folha do tubo I diminuiu a concentração de CO2 no interior do tubo, o que indica que estava acima do seu ponto de compensação fótico (sua fotossíntese foi mais intensa que a respiração). A do tubo II estava no ponto de compensação fótico (fotossíntese e respiração equivalentes), o que é evidenciado pelo fato de que a concentração de CO2 no tubo se manteve inalterada. No tubo III, a concentração de CO2 duplicou, mostrando que a respiração foi mais intensa do que a fotossíntese; assim, nesse tubo a folha estava abaixo do seu ponto de compensação.

56 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

140) a) Gráfico

b) A posição provável do ponto de compensação fótico está ao redor de 6 unidades de intensidade luminosa, e foi obtido pela projeção do gráfico até o eixo da intensidade luminosa. Neste ponto, não há armazenamento de carboidratos, pois toda a produção é metabolizada. 141) Alternativa: C 142) Alternativa: C 143) Alternativa: A 144) Alternativa: A 145) Alternativa: D 146) Resposta a) O camundongo morria por ter esgotado, pela sua respiração, o oxigênio existente na atmosfera do recipiente de vidro. b) Os processos são a fotossíntese e a respiração. c) Mitocôndria: respiração celular aeróbia. cloroplasto: fotossíntese. 147) Alternativa: B 148) Alternativa: B A maior parte da massa de matéria orgânica de uma árvore provém do gás carbônico do ar, absorvido no processo fotossintético. 149) Resposta: a) O ponto de compensação fótico se situa no valor N que a quantidade de oxigênio que sai pela fotossíntese é absorvido pela planta pela respiração b) A planta gasta suas reservas no intervalo entre l e n.

c) Sim, pois no ponto r a intensidade de luz que recebe permite a produção de mais matéria orgânica, por fotossíntese, do que consome na respiração. A planta está acima de seu ponto de compensação fótico. 150) Alternativa: B 151) Resposta: 36 Alternativas Corretas: 04 e 32 152) Alternativa: E As gemas apicais produzem o hormônio AIA (ácido indolilacético), que, em concentração elevada, inibe as gemas laterais, fenômeno conhecido como dominância apical. A remoção dos ápices caulinares (poda) elimina a dominância apical e estimula as gemas laterais a produzirem ramos. 153) Alternativa: C 154) Alternativa: D 155) Alternativa: B 156) a) A parte da flor que se desenvolve em fruto é o ovário. b) Na ausência da polinização e com a aplicação de hormônios, o ovário se desenvolve sem sementes, gerando um fruto partenocárpico. Havendo polinização, o fruto terá sementes originadas de óvulos fecundados. 157) a) O hormônio é aplicado antes da fecundação, acelerando o desenvolvimento do ovário floral, que se transforma em fruto antes da formação de sementes. b) Ácido abscísico. Inibe o transporte ativo de K+, acarretando uma diminuição da turgescência das células-guarda e o conseqüente fechamento dos estômatos. 158) Alternativa: A 159) É possível associar a floração de todas as plantas à circulação, através dos enxertos, de uma substância com as características de hormônio (fitornmônios), produzida pela folha submetida a curtos períodos de exposição solar. 160) Alternativa: A 161) Alternativa: A 162) Alternativa: B

57 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

163) Resposta: a) No canavial, a aplicação do herbicida eliminaria apenas a erva daninha. Na plantação de tomates, seriam eliminadas as ervas daninhas e os pés de tomate. Isso ocorre porque o herbicida atua somente em dicotiledôneas, como é o caso da "striga" (de folhas largas e nervuras reticuladas) e do tomateiro, não tendo efeito sobre monocotiledôneas (milho, arroz e cana). b) A auxina natural mais conhecida é o AIA (ácido indol-acético). Dentre as suas funções na planta, poderia ser citada qualquer uma das seguintes: • controle do crescimento vegetal; • inibição das gemas laterais (dominância apical); • atuação no processo de abscisão foliar; • desenvolvimento de frutos; • formação de raízes adventícias. 164) Alternativa: B 165) Alternativa: B 166) Alternativa: C A concentração de 10-4g/litro de AIA, por exemplo, ao mesmo tempo que inibe a raiz, estimula o crescimento do caule. 167) Alternativa: A 168) Alternativa: D 169) Alternativa: E A queda das folhas em plantas de região temperada é desencadeada pela diminuição do teor do hormônio auxina, que desencadeia a síntese do etileno, substância gasosa de ação hormonal. 170) Alternativa: B 171) Resposta: a) Deverá ocorrer o aumento do número de ramos laterais nas árvores. b) A região apical produz o AIA, uma auxina que entre outras funções inibe as gemas laterais. A remoção das gemas apicais induz o desenvolvimento das laterais que aumenta a quantidade de ramos. Isto é denominado dominância apical. 172) Alternativa: A

173) Alternativa: C

174) a) A transpiração provoca evaporação de água das células da folha, resultando numa tensão na água presente

no xilema devido à coesão das moléculas de água (teoria da coesão-tensão de Dixon), o que provoca a absorção de mais água pela raiz para repor a água perdida. b) A água penetra na raiz através dos pêlos absorventes presentes na epiderme, atravessam a células do córtex (parênquima e endoderme, por onde, obrigatoriamente, passa pela membrana plasmática), passam pelo periciclo e chegam ao xilema. A água ao ser transportada pode atravessar as paredes e os espaços intercelulares (apoplasto) ou a membrana plasmática (simplasto). 175) A arborização urbana deve ser uma prioridade de qualquer administração pública, principalmente em cidades de grande insolação, como é o caso de Fortaleza. O conforto térmico, a proteção contra o câncer de pele, a preservação da fauna e da flora regionais, enfim, a biodiversidade em geral, são questões que têm um apelo sócio-ambiental cada vez maior. Para que o processo de transpiração foliar ocorra, calor (energia) tem que ser retirado do ambiente para a água passar do estado líquido para o de vapor. Por conseguinte, a temperatura diminui sob a copa, quando comparada à temperatura sob uma coberta qualquer, próxima a essa planta. A absorção da radiação solar pelas folhas também contribui para a diminuição da temperatura sob a copa (item A). As podas de condução/formação são feitas cortando-se os ápices caulinares, inibindo-se, assim, o fenômeno da dominância apical, que ocorre como conseqüência da produção de auxina por esses ápices (item B). Quando se podam galhos muito grossos, o lenho (xilema), constituído de células mortas, fica totalmente exposto, sendo o alvo preferencial dos cupins, o que pode comprometer a sustentação de toda a planta. Esse tecido tem a função de transportar água e sais minerais da raiz para toda a parte aérea da planta. O felogênio (ou câmbio da casca) é o principal tecido envolvido na regeneração da casca do galho que foi cortado, embora o câmbio vascular também participe desse processo (item C). A priorização do plantio de espécies nativas se justifica pela importância que essas plantas têm na alimentação da fauna local. Além disso, a nidificação e o abrigo para esses animais devem ser levados em conta (item D). Quando as plantas estão num local afastado dos passeios e calçadas, a varrição deve ser evitada, pois restos de material vegetal são importantes fontes de nutrição para a própria planta, por meio da reciclagem (degradação) desses materiais pelos microorganismos do solo, como os fungos e as bactérias (item E). A questão está dividida em cinco itens. O item A vale um ponto; o item B vale três pontos, sendo um ponto para cada subitem; o item C vale três pontos, sendo um para cada subitem; o item D vale um ponto; e o item E vale dois pontos, sendo um para cada subitem. 176) Alternativa: E

58 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

177) Alternativa: A 178) Alternativa: A 179) Alternativa: A 180) Alternativa: B 181) a) A planta 1 foi a que recebeu irrigação permanente. Embora os estômatos tenham permanecido abertos durante todo o período diurno, a intensidade da transpiração variou em função da temperatura. b) Os estômatos, no caso da planta que sofreu restrição hídrica, se fecharam por volta das 10 horas, abrindo-se novamente ao redor das 15 horas. Por volta das 10 horas, a perda hídrica sem reposição levou a planta a fechar seus estômatos, economizando água. A queda da temperatura, a partir das 15 horas, favoreceu a reabertura parcial dos estômatos. 182) Resposta: O ecossistema B. Uma menor SF diminui a perda de água por evaporação/transpiração, condição importante para a sobrevivência da planta em um ambiente onde há pouca disponibilidade de água. 183) Alternativa: B Em ausência de água no solo, os estômatos ficam fechados. O mesmo ocorre em ausência de luz. 184) Hemisfério norte. As maiores taxas de respiração ocorrem com temperaturas mais elevadas, que ocorrem no verão. O verão no hemisfério norte ocorre entre julho e setembro. 185) Alternativa: A 186) Durante o dia, a temperatura na face superior da folha é mais alta do que na face inferior, o que implicaria numa grande perda de água. O maior número de estômatos na face inferior evita essa evaporação excessiva, sem comprometer a absorção de CO2. 187) Alternativa: A 188) Alternativa: B 189) Alternativa: A 190) a) Estrutura I estômato Tecido II parênquima clorofiliano.

b) O CO2 absorvido nos estômatos é utilizado na fotossíntese. São denominados seres autótrofos por serem produtores de matéria orgânica sendo então a base das cadeias alimentares 191) Alternativa: A 192) Alternativa: E A questão compreende a biologia das plantas, enfocando suas características funcionais no processo de absorção de água do meio externo. Existem ocasiões em que os vegetais, mesmo possuindo muita água ao seu redor, não podem absorvê-la. Este fenômeno é denominado seca fisiológica e pode ocorrer nas seguintes condições: - o meio externo é mais concentrado (hipertônico) do que o meio interno. Isto ocorre por excesso de adubo ou em ambientes altamente salinos; - em temperaturas muito baixas; - em locais onde o excesso de água expulsa o Oxigênio do solo; - na presença de substâncias tóxicas no solo. 193) Alternativa: B 194) Resposta: a) A abertura e o fechamento dos estômatos dependem diretamente do grau de turgor das células estomáticas. Quanto maior o turgor, maior a abertura dos estômatos; turgor menor significa abertura menor. b) Os estômatos abertos durante o dia favorecem a ocorrência das trocas gasosas necessárias à realização da fotossíntese (absorção de gás carbônico). Ao mesmo tempo, facilitam o deslocamento da seiva bruta no interior dos vasos lenhosos, devido à sucção exercida pelas folhas em transpiração. À noite, a ausência de luz torna a absorção de gás carbônico desnecessária, e o fechamento estomático diminui a ocorrência de transpiração. 195) Alternativa: B 196) Alternativa: B 197) a) As estruturas que permitem ocorrer a transpiração da folha são os estômatos e a cutícula. A água penetra na raiz, principalmente, através dos pêlos absorventes. b) Entre os mecanismos que evitam a transpiração da planta, poderiam ser citados dois dos seguintes: • fechamento dos estômatos; • cutícula cerosa espessa; • caducifolia (queda de folhas); • folhas transformadas em espinhos; • estômatos localizados em depressões; • estômatos localizados, preferencialmente, na epiderme inferior; • epiderme pluriestratificada; • pêlos refletores de luz.

59 | Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

c) Os mecanismos de economia de água evitam a morte da planta por desidratação excessiva. 198) a) A menor absorção de água pela árvore ocorre no período A. b) A abertura máxima dos estômatos ocorre no período C. c) Em elevadas concentrações de CO2, os estômatos se fecham. Inversamente, quando a taxa de CO2 é baixa, eles se abrem. d) Os estômatos, de modo geral, abrem-se em presença de luz, fechando-se em sua ausência. 199) Resposta: 12 01-F 02-F 04-V 08-V 16-F 200) Alternativa: A 201) Alternativa: A 202) Alternativa: E 203) Alternativa: A 204) Alternativa: A 205) Alternativa: E 206) Alternativa: A 207) Alternativa: C 208) Alternativa: C 209) a) O cipó-chumbo retira nutrientes orgânicos de suas hospedeiras. Isso porque a ausência de clorofila impede que ele realize fotossíntese. b) O cipó-chumbo invade o floema, que é o tecido condutor de seiva elaborada ou orgânica. A erva-de-passarinho atinge o xilema, tecido condutor de seiva bruta ou inorgânica. 210) Alternativa: B 211) Alternativa: C 212) Alternativa: A 213) a) O sangue humano é um tecido conjuntivo que apresenta uma parte figurada, contendo eritrócitos

(hemácias), leucócitos (glóbulos brancos) e trombócitos (plaquetas). A porção intersticial do tecido conjuntivo sangüíneo apresenta água, proteínas, hormônios, gases dissolvidos, excretas e nutrientes (glicose, aminoácidos, vitaminas etc.). A seiva vegetal é simplesmente uma solução de nutrientes: minerais (seiva bruta) ou orgânicos (seiva elaborada), que possuem, principalmente, açúcares. b) As hemácias transportam gases respiratórios, principalmente o oxigênio. Os leucócitos atuam na defesa do organismo, formando anticorpos e realizando a fagocitose. As plaquetas agem na coagulação sangüínea. 214) Alternativa: E 215) a) Os pêssegos ficarão maiores e mais doces. b) A retirada do anel interrompe o fluxo de seiva elaborada do ramo para o resto da planta. Isso faz com que o açúcar se acumule nos frutos localizados acima do anel. 216) Alternativa: E 217) Alternativa: D Entre as plantas vasculares, uma característica que pode ser usada para diferenciar grupos é o desenvolvimento de sementes. Pteridófitas são plantas vasculares sem sementes; gimnospermas possuem sementes sem frutos e angiospermas produzem sementes e frutos. 218) Alternativa: D O ciclo de Krebs é parte da respiração celular e ocorre em todos os organismos capazes de realizar esse processo (no caso, humanos, plantas, algas e lêvedos). Já o ciclo de Calvin-Benson, uma das fases do processo fotossintético - em que o carbono é fixado em moléculas orgânicas -, é característico de autótrofos clorofilados (no caso, algas e plantas). 219) Alternativa: B


Top Related