Transcript
Page 1: Estado Democrático de Direito

W-DIREITO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO

NOME: JANILDES SILVA CRUZ

TURMA: 04.2010

DATA: 19/07/2010

1) O Estado Democrático de Direito no Brasil é uma realidade ou uma ficção?

O Estado Democrático de Direito surge com o objetivo de assegurar os direitos da pessoa humana, afastando, para isso, o poder absoluto.Os princípios fundamentais, guias dos Estados modernos, sintetizados por Dallari deixam claro que o Estado Democrático de Direito no Brasil ainda é uma ficção. Não se vê a supremacia da vontade popular e nem a vontade da Constituição que quer que todos tenham acesso à saúde, educação e moradia, por exemplo. Sem educação o povo não tem discernimento e o voto sem capacidade de discernir termina por gerar uma situação esdrúxula. O povo, por ignorância, elege, em regra, os representantes de grupos contrários aos interesses do povo. Assim, vive-se numa democracia claudicante. Desses eleitos emana o poder que se movimenta em prol deles mesmos e dos grupos aos quais representam: fazendeiros e industriais, por exemplo.

Em verdade, apesar de a Constituição Federal proclamar e fundar o Estado Democrático de Direito, como exposto pelo mestre José Afonso da Silva, ainda há muito que se conquistar neste sentido. Em verdade há que se perceber que a nação está apenas diante de “mera promessa de organizar tal Estado”. O que se espera é que a promessa se cumpra.

2) Como o Direito Administrativo atua no dia-a-dia na vida das pessoas e na sociedade? Exemplifique.

No caso brasileiro, em se considerando o conceito de Maria Sylvia Zanella Di Pietro, de que o Direito Administrativo é um ramo do Direito Público que se dedica aos “órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a administração pública, a atividade jurídica não contenciosa que exerce e os bens de que se utiliza para a consecução de seus fins, de natureza pública”, é possível

Page 2: Estado Democrático de Direito

deduzir que é pelo Direito Administrativo - uma forma de manifestação do Poder Executivo, que o Estado intervém no dia-a-dia entre os particulares com o objetivo de realizar o interesse público.

Exemplo disso é a desapropriação pelo governo para construção de uma estrada ou de uma escola; é a realização de licitação pública para contratação de um particular que realize o serviço de limpeza pública numa cidade.

Cabe ressaltar que, em se tratando de um Estado Democrático de Direito (e de fato), a atuação do Estado pelo Direito Administrativo sempre respeitará os princípios constitucionais, os direitos fundamentais dos cidadãos, o que nem sempre ocorre no Brasil, uma vez que não raro o Estado que tem o dever de proteger a lei, a infringe e agride seus cidadãos.


Top Related