Transcript

Eras geológicas, rochas e minerais.

Prof. Oséias

Minerais

● Minerais são compostos químicos, formados

por processos inorgânicos, relacionados a

pressão e temperatura e que possuem uma

estrutura definida, o que torna cada mineral

único na natureza.

Exemplos de minerais.

Minérios

● Minérios: minério é qualquer mineral que pode ser aproveitado economicamente. Como normalmente apenas um dos elementos químicos do mineral é aproveitável economicamente, apenas uma pequena fração em peso dos minerais são efetivamente aproveitados.

● O processo de mineralização é o que explica a concentração de um mineral em uma determinada área configurando uma jazida que pode ser explorada economicamente.

Minérios

● O processo de mineralização se deve a condições geológicas e climáticas excepcionais que permitem a concentração de um mineral em uma área, formando uma jazida.

● Hematita: minério de ferro. ● Bauxita minério de alúminio.

Rochas

● São compostas por um ou mais minerais e constituem a base para a formação dos solos e portanto da manutenção dos vegetais e da vida. Existem três tipos de rochas, segundo seu processo de formação: rochas magmáticas sediementares e metamórficas.

● Rochas magmáticas: formadas a partir do resfriamento do magma, seja em contato com a atmosfera (extrusiva) ou no interior da terra (intrusiva)

Rochas

● Rochas sedimentares: formadas pelo acúmulo de sedimentos que devido a pressão gravitacional se solidificam formando as rochas sedimentares, processo denominado litificação.

● Rochas metamórficas: são rochas formadas quando rochas preexistentes são submetidas a novas condições de temperatura e pressão, levando a fusão parcial e a recristalização dos minerais.

Rochas magmáticas

Rochas sedimentares

Rochas metamórficas

Formação das rochas

Tempo geológico

● De forma semelhante ao tempo histórico, a divisão do tempo geológico está associado a identificação das grandes mudanças que ocorrem no planeta, assim como o tempo histórico identifica as grandes tranformações que ocorrem nas sociedades humanas.

● De forma semelhante ao tempo histórico, o que marca a passagem de um momento a outro é um momento de ruptura com intensas transformações.

Tempo geológico

● Diferente do que ocorre com o tempo histórico,

o tempo geológico, o tempo da natureza, tem

uma escala de tempo completamente distinta

da do tempo histórico. Os processos históricos

levam normalmente centenas de milhares ou

até mesmo milhões de anos.

Tempo geológico


Top Related