Transcript
Page 1: Engrenagem - Game Design
Page 2: Engrenagem - Game Design

PúblicoHedonistas e Antenados

O público alvo a que ele se destina envolve jovens, ligados à tecnologia, acostu-mados com a cultura de jogos eletrônicos. Os jogos participam do dia-a-dia desses jovens, nas mais diversas plataformas. A preferência do público é por jogos que apresentem desafios e possuam um enredo completo e interessante.

Page 3: Engrenagem - Game Design

PúblicoHedonistas e Antenados

Rafael Murta Rezende, 27 anos, Engenheiro ElétricoMora sozinho em um "cubículo", gosta de apetrechos tecnológicos, jogos, filmes, músicas, etcAlto valor de "fun factor", "gameplay" e "replay"Hábito de fechar o jogo por completoEntre os impedimentos, preço alto do cartucho

Miguel Costa Vieira, 17 anos, estudantePassa bastante tempo na internet, estudando e jogando.

Joga para espairecer do dia de estudos e para se aproximar dos amigos. O jogo não pode ser cansativo, mas deve manter algum

nível de desafio para prender a atenção

Page 4: Engrenagem - Game Design

Necessidades do Público

Page 5: Engrenagem - Game Design

Necessidades do Público Visão do Designer pontos importantes para o projeto

1 Eficácia2 Learnability3 Memorability4 Utilidade5 Identidade Visual6 Legibilidade7 Feedback8 Affordance9 Consistência10 Experiência do Usuário

Page 6: Engrenagem - Game Design

O JogoPontos filosóficos

O jogo pretende estimular a reflexão sobre o consumo, a recicla-gem e reutilização de tecnologias e materiais e a relação entre o homem e o meio.Além disso, o jogo permite explorar a capacidade de resolver problemas de diversas formas possíveis, trabalhar a criatividade e abordar relações entre homem e meio.

Page 7: Engrenagem - Game Design

O JogoPontos filosóficos

O JogoPlataforma

Estudando o público alvo e a proposta do jogo a plataforma e a interface do Nintendo DS se mostraram mais adequadas. Um aspecto técnico muito importante é a interface de montagem dos objetos que utilizará a caneta.

Page 8: Engrenagem - Game Design

O JogoPlataforma

O JogoO que é?

Um Adventure-Puzzle, focado em um personagem e seu cachorro que caíram em uma ilha que já abrigou uma civilização tecno-logicamente avançada. O personagem deve utilizar das máquinas encontradas nas ruínas, montando e desmontando-as para ex-plorar a ilha, de forma a realizar as quests e libertar cada área da ilha das respectivas máquinas para então entrar na área central e desligar o complexo principal.

Page 9: Engrenagem - Game Design

O JogoO que é?

O JogoObjetivos

-Libertar cada uma das 4 áreas da Ilha das máquinas que as subjulgam, para então entrar na parte central da ilha (chamada de C.I.D.A.D.E) e desligar o principal complexo de máquinas poluentes.- Criar novas máquinas, a partir das pré-existentes da ilha para re-alizar tais quests (além dessas main quests, há outras side quests para serem realizadas, como por exemplo, construir um meio de transporte e conseguir comida).

Page 10: Engrenagem - Game Design

O JogoPersonagens

O JogoCenário

Adam resolve pilotar um avião pela primeira vez, escondido de seu pai. Porém, já longe de casa, é pego por uma tempestade e sem saber o que aconteceu, acorda nessa Ilha.A ilha uma vez abrigou uma civilização de tecnologia desen-volvida, mas foi extinta. Apesar da degradação, muitas das máquinas construidas continuam a funcionar, e estão espalha-das pela ilha. A natureza começou a se reestruturar porém continua muito frágil, e só a ajuda de Adam poderá salvá-la completamente .

Page 11: Engrenagem - Game Design

O JogoObjetivos

O JogoPersonagens

AdamAdam Lacross é um inteligente e corajoso adoles-cente, de 14 anos. Seu pai é aviador e trabalha fazendo manutenção de aviões. Adam passa grande parte do tempo livre acompanhando, aprendendo com o tra-balho do pai e alimentando seu fascínio pelos aviões.

Page 12: Engrenagem - Game Design

O JogoPersonagens

O JogoPersonagens

SpikeSpike é um cachorro vira-lata,fiel amigo de Adam, que estava junto com Adam na queda e o acompanha por toda a aventura na ilha. Spike ajuda Adam farejando itens escondidos

Page 13: Engrenagem - Game Design

O JogoPersonagens

Máquinas A Civilização que habitava a ilha muito antes da chegada de Adam e Spike foi extinta devido a inúmeras guerras entre Famílias por terras e recursos. Porém, as máquinas que essa civilização con-struiu continuaram a trabalhar, de acordo com o que foram pro-gramadas. Elas não são seres e não possuem consciência, só con-tinuam obedecendo “ordens” e fazendo o trabalho para que foram programadas: extrair e explorar bens dos seus arredores.Cada uma das 4 áreas da Ilha está subjulgada por uma máquina, e Adam deve libertá-las para conseguir adentrar o Principal Complexo de Máquinas, no centro da ilha, chamado C.I.D.A.D.E

Page 14: Engrenagem - Game Design

O JogoCenário

O JogoAspecto Visual

Rendering 2D/3DOs gráficos do jogo são renderizados em 3D, e utiliza efeitos de Cel Shading para uma aparência mais amigável.

CâmeraO jogo é majoritariamente em terceira pessoa, oferecendo a pos-sibilidade de alternar para primeira pessoa para permitir a melhor visualização da cena.

Page 15: Engrenagem - Game Design

O JogoInterface

O JogoInterfaceO JogoEscopo

Principais Recursos:

Movimentação pelo cenárioOs botões direcionais do Nintendo DS permitem que o jogador se movimente livremente pelo cenário. O botão B permite que ele pule, o boato A permite que ele colete o objeto e o botao Y que ele desmonte o objeto e o adicone ao Inventorio.

Montar ObjetosAo arrastar um objeto com a caneta, permite o posicionamento dele na tela. Ao movimentar os objetos, os pontos onde as partes podem se conectar brilham.

RecicladoraFunção surge a partir do momento em que a Recicladora é con-struída (uma das primeiras quests do jogador). Arrastando objetos extremamente danificados para ela, os objetos desaparecem, e sua barra começa a ser preenchida. Quando estiver cheia, a reci-cladora fornece um item novo aleatório para o jogador.

Page 16: Engrenagem - Game Design

O JogoInterfaceO JogoEscopoRequisitos Não-Funcionais

Dados: Uso de banco de dados para recarregar partidas antigas e armazenar infor-mações como: páginas do diário e dos pergaminhos que foram desbloqueadas, músi-cas para a Vitrola que vão sendo encontradas pela Ilha, objetos para customização que o personagem encontra pela ilha.

Ambientais: O produto será para Nintendo DS, portanto poderá ser usado em qualquer ambiente (físico). É um jogo eletrônico e tem finalidade de descontrair o jogador, por-tanto se espera que o ele utilize o produto em ocasiões informais (sociais).

Usabilidade: -Learnability: o jogo deve ser de fácil aprendizagem, caso contrário o usuário desiste de jogar.-Memorability: o jogo deve permitir ao usuário lembrar-se de como se joga depois de ter aprendido. Além disso, permitir que o usuário relembre o ponto da trama onde parou da última vez.

Usuário: Quando inicia um novo jogo, o jogador passa por tutoriais práticos (do tipo comando-ação) para aprender as funções básicas do jogo. Mesmo para um jogador experiente, essa parte não deve incomodá-lo, já que é extremamente rápida.Normalmente os jogadores desse jogo não são usuário ocasionais, e lidam bem com a tecnologia. Porém pela estética amigável e pela proposta interessante, o jogo pode atrair outros tipos de jogadores.

Page 17: Engrenagem - Game Design

O JogoAspecto Visual

O JogoInterface

A tela inferior do Nintendo DS mostra o mapa e tem links para o Inventório e para o Diário.

Na tela superior é onde acontece a ação do personagem e sua movimentação pela ilha. No topo da tela há um dado, que é jogado aleatoriamente, e controla a situação climática da ilha. Na região superior esquerda, estão a barra de “fome” de Adam e Spike.

Page 18: Engrenagem - Game Design

O JogoInterfaceO JogoEscopo

Page 19: Engrenagem - Game Design
Page 20: Engrenagem - Game Design

aperta botão X para pegar a caneta e utilizar o Inventório

Page 21: Engrenagem - Game Design

Tela inicial apresenta Adam e Spike correndo. Assim que o jogador toca a tela, eles somem e as opções “Novo Jogo”, “Car-regar Jogo”, “Multijogador”, “Extra” e “Configurações” aparecem.

EngrenagemQuando iniciado o jogo, na tela superior ficam pas-sando animações de diver-sos pontos da ilha de background com a logo do jogo centralizada

Quando o jogador começa o jogo, a tela de cima se torna a tela do gameplay

Page 22: Engrenagem - Game Design

Ícone do diário leva para as páginas com “ano-

tações” de Adam sobre a aventura.

Ícone da recicladora. O jogador arrasta as

peças quebradas pra lá e uma barra mostra

quando ela está cheia.

Página dos Pergaminhos com as invenções salvas

de Adam e suas instruções de montagem.

Ícone do mapa leva o jogador para a tela inicial com o

mapa da ilha.

Tela principal da tela inferior o DS. Mostra o mapa da ilha (com opções de zoom in e zoom out em suas áreas) e os ícones que levam até o Diário e o

Inventório.

Page 23: Engrenagem - Game Design
Page 24: Engrenagem - Game Design
Page 25: Engrenagem - Game Design
Page 26: Engrenagem - Game Design
Page 27: Engrenagem - Game Design
Page 28: Engrenagem - Game Design
Page 29: Engrenagem - Game Design
Page 30: Engrenagem - Game Design

Lucas de Avelar Nathan HenriquePriscila Trifiletti


Top Related