Transcript
Page 1: Educação Informativo da - pmf.sc.gov.br · didáticos- e, ainda promovem atividades artísticas como dobraduras e pinturas. O projeto, ... Projeto incentiva alimentação saudável

http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/Boletim nº 238 – Florianópolis, 01 de outubro de 2012

EducaçãoInformativo da

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Uma nova forma de conhecer os alimentos tem chamado a atenção das crianças da Creche Nossa Senhora de Lourdes, do bairro Agronômica. É o Projeto “Conhecendo os Sentidos”, trabalhado desde o início do ano na unidade.

Com ênfase ao paladar é incentivado o consumo de frutas, legumes e verduras pela criançada de maneira atraente, lúdica e criativa. As professoras Márcia Augusta Calescura, Karoline Rosa, Aniare Flores Minussi Dutra e Shirlei Natividade trazem os alimentos para sala, produzem receitas, dão aulas explicativas sobre o tema- com o auxílio de livros ilustrados e outros materiais didáticos- e, ainda promovem atividades artísticas como dobraduras e pinturas.

O projeto, no primeiro semestre, já abordou outros sentidos, como visão, olfato, tato e audição.

Div

ulga

ção:

Cre

che

Nos

sa S

enho

ra d

e L

ourd

es

Crianças da Creche Waldemar da Silva Filho realizaram uma apresentação folclórica do Boi de Mamão Açoriano no Nei Judite Fernandes de Lima, do bairro João Paulo (27/09).

Essa integração foi um gesto de retribuição e agradecimento à apresentação feita pelos pequenos do Núcleo de Educação Infantil na unidade da Trindade. Os encontros proporcionaram um intercâmbio cultural entre a criançada, além de homenagear a arte catarinense. A parceria envolveu pequenos de um a cinco anos de idade.

Intercâmbio de Boi de Mamão

Div

ulga

ção:

Cre

che

Mar

celin

o B

arce

los D

utra

Div

ulga

ção:

Wal

dem

ar d

a Si

la F

ilho

Descobrindo os Sentidos

Crianças do NeiVargem Grande durante a apresentação cultutral.

Meio ambiente, ecologia e sustentabilidade. Com base nesses três pilares, o projeto “Flores na Escola” é desenvolvido pela Escola Desdobrada Praia do Forte e NEI Vinculado à unidade. Adolescentes, crianças e funcionários empenharam-se na construção dos canteiros e plantação das mudas de flores. A iniciativa visa promover a percepção dos alunos com a diversidade de seres vivos na natureza, reconhecendo que o ser humano interfere no ambiente provocando modificações. O projeto tem parceria das empresas Primavera Garden Center e Verde & CIA.

Flores na

A Creche Marcelino Barcelos Dutra, do Ribeirão da Ilha, comemorou com funcionários, crianças, familiares e amigos, a décima edição da Festa da Família (15/09). No encontro houve a apresentação do Grupo Roda Viva com músicas, cantigas de roda e teatro, além de um almoço de confraternização oferecido pela instituição. No mesmo dia, ocorreu a posse dos representantes do Conselho Escolar, fundado em agosto deste ano, incentivado pela Campanha “Escola Cidadã”, promovida pela Secretaria de Educação de Florianópolis.

Para a diretora da unidade, Tatiana Maria Cidral Vieira, a festa proporcionou momentos de interação entre a comunidade escolar. “Ter a oportunidade de receber os pais e amigos da creche representa o reconhecimento e a confiança no trabalho desenvolvido, sempre pautado no carinho, no comprometimento e na amizade”, afirma.

Projeto incentiva alimentação saudável e nutritiva

Apresentação reuniu crianças de diferentes unidades.

Festa no

União e arte.

Ribeirão

Escola

Divulgação: E.D

.M Praia do Forte

Estudantes embelezam a escola através do plantio das flores.

Page 2: Educação Informativo da - pmf.sc.gov.br · didáticos- e, ainda promovem atividades artísticas como dobraduras e pinturas. O projeto, ... Projeto incentiva alimentação saudável

Cultura, mistério e diversão. Crianças da Creche Chico Mendes passaram por diferentes vivências através do projeto “Boi de Mamão”, articulado pela professora de Educação Física, Janair Mezzari, em parceria com o projeto “Literatura à Solta”, da educadora Ivana Martins da Rosa. Após assistirem o curta-metragem “O Mistério do Boi de Mamão”, a criançada da unidade repetiu o roteiro do filme, passando de ônibus por alguns pontos turísticos da cidade em busca do personagem folclórico. No trajeto, eles conheceram o estádio do Avaí, o aeroporto e, finalmente, a Praça Bento Silvério, da Lagoa da Conceição, onde o “Boi” estava. Participaram da brincadeira professoras e 22 crianças.

Seminário dos EspecialistasEducacionais

O Sumiço do Boi de Mamão

EducaçãoInformativo da é o Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Educação. | Secretária: Sidneya Gaspar de Oliveira. | Jornalista responsável: Ricardo Medeiros (SC 293). Textos: Ricardo Medeiros, Fábio Pacheco e Emanuelle Nunes | Revisão: Sidneya Oliveira, Heloisa Rotolo| Diagramação: Fábio Pacheco e Emanuelle Nunes | Contato: 3251-6124 | E-mail: [email protected]

Div

ulga

ção:

Cre

che

Chi

co M

ende

sD

ivulgação: SMTM

TD

ivul

gaçã

o: E

.D.M

. Jos

é do

Val

le P

erei

ra

Mostra Pedagógica

As boas práticas desenvolvidas em sala de aula foram apresentadas na Escola Básica José do Valle Pereira, do bairro João Paulo, através da “Mostra Pedagógica” (25/09). Familiares e moradores da região puderam conferir a exposição dos trabalhos produzidos pelos estudantes desde o início do ano, abordando diferentes temas, como: alimentação, saúde, natureza, preservação do meio ambiente, reciclagem, folclore, família, influência dos negros na cultura brasileira e dinossauros. Alguns trabalhos foram feitos em forma de história em quadrinhos e fotografias. Para o evento, os estudantes também organizaram maquetes, folders e produziram barras de sabão com óleo reciclado. Além disso, foram montadas uma Sala Sensorial, para remeter as pessoas ao mundo daqueles com algum tipo de deficiência, e uma Caverna Africana.

A arte tem papel fundamental na construção de um cidadão crítico, fornecendo-lhe experiências que o ajudam a refletir e desenvolver valores, sentimentos e emoções. Buscando contemplar as linguagens plásticas e as relações com a natureza, as crianças e professoras do NEI Barreira do Janga desenvolvem experiências em telas com pinturas feitas com as mãos e os pés.As obras de arte são produzidas com tinta colorida, retalhos de tecidos, botões, areia, gravetos, cascalhos de árvores, folhas secas, britas e pétalas de rosas.Essas produções são expostas no espaço do refeitório da instituição.

Experimentar e Descobrir...

Div

ulga

ção:

Nei

Bar

reira

do

Jang

a

Exposição reuniu arte, cultura e lazer.No encontro haverá relatos das experiências bem-sucedidas nas

unidades de ensino e participação de palestrantes.

O encontro dos pequenos com a tradição açorianaDiversão e conhecimento.

Florianópolis é uma das poucas redes municipais de ensino do país a ter em seu quadro do magistério profissionais que ajudam no planejamento, organização e articulação das escolas. Para discutir o assunto haverá a primeira edição do Seminário dos Especialistas da Educação Básica, coordenado pela Diretoria de Ensino Fundamental da SME. O objetivo é promover a reflexão dos trabalhos desenvolvidos por estes especialistas que englobam administradores, supervisores e orientadores educacionais. O encontro ocorre na quarta-feira, dia 3 de outubro, no Auditório do Centro de Educação Continuada, no centro da cidade, das 8h às 17h.


Top Related