Transcript
Page 1: Edição nº 255 19.08.2015

Farmácias de PlantãoAté sexta-feira (21): Farmácia Biocentro e Farmácia Casofarma II.

QUARTA-FEIRA de agosto de 2015facebook.com/[email protected]

EDIÇÃO

Nº255

Assis comemora 49 anos com programação especial

Dia “D” da campanha Agosto Azul será nesta sexta-feira em Brasilândia do Sul

PREVENÇÃO

Serviço Militar realiza a entrega de CDI aos jovens

Iracema

PÁG. 5

PÁG. 11

PÁG. 6

Município chateaubriandense se destaca pelo bom desempenho da administração e pelo trabalho árduo da população

Copa Amop começa com grandes jogos e ótima média de gols

No aniversário da emancipação político-administrativa de Assis Cha-teaubriand, uma extensa programação irá acontecer amanhã (20), feria-do municipal, no Centro de Eventos Ângelo Micheletto. Confi ra os even-tos que irão movimentar a Morada Amiga nesta quinta-feira. PÁG. 3

Começou no último fi nal de semana a VII Copa Amop com 10 jogos, 34 gols marcados e média de 3,4. A competição foi aberta no sábado (15) com dois jogos e doze gols, com destaque para o clássico entre Cafelândia e Nova Aurora.

Rogério Lima/Studio Web72

Cerca de 29 jovens iracemences participaram na manhã de quinta-feira (6), da solenidade de entrega do Certifi cado de Dispensa de Incorporação (CDI), realizado pelo Serviço Militar, no auditório da prefeitura.

Page 2: Edição nº 255 19.08.2015

Por Dilceu Sperafi co*

O Brasil precisa corrigir falha grave e se preparar para atender com dignidade a população idosa, que cresce a cada ano.

O poder público, de todas as instâncias de governo, instituições privadas e os próprios cidadãos, salvo raras exceções, parecem não se dar conta da necessidade de agir com urgência, para recuperar o tempo perdido.

Como sabemos, nada é mais injusto do que a velhice de aban-dono e carências para quem dedicou sua existência à tarefa de ofe-recer futuro melhor aos seus dependentes e descendentes.

Segundo a médica Maria Angélica Sanchez, presidente do De-partamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, entre os reflexos dessa imprevidência de autorida-des e sociedade, está a falta de condições para moradia, mobilidade e sobrevivência de pessoas idosas.

Em sua opinião, o Brasil não se preparou para o envelhecimen-to da população, implantando estruturas e serviços adequados para garantir dignidade e autonomia às pessoas idosas, especial-mente as de baixa renda.

O mais grave é que essa deficiência se deve à falta de ações práticas, pois na teoria não faltam políticas públicas destinadas a garantir o bem-estar do idoso.

Ocorre que leis como a Política Nacional do Idoso, de 1994, e o Estatuto do Idoso, de 2003, não estão sendo aplicadas pelos gover-nantes municipais, estaduais e federais.

Com isso, o País tem arcabouço legal avançado, mas a popula-ção está envelhecendo sem que sejam adotadas medidas para o atendimento das necessidades da terceira idade.

Já em outros países, como na França, foram adotadas po-líticas efetivas para evitar o abandono e garantir o mínimo de autonomia aos idosos.

Em Paris, por exemplo, a Prefeitura contrata e treina cuida-dores para visitar pessoas idosas diariamente em suas próprias residências, para lhes ajudar em tarefas básicas, como tomar banho e cuidar da medicação e da alimentação.

Além dos cuidadores, enfermeiros também acompanham os idosos, lhes oferecendo atendimento de saúde e evitando in-ternações em hospitais e outras instituições assistenciais.

A médica Maria Angélica Sanchez, que é também pesqui-sadora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), su-gere a adoção de políticas semelhantes no Brasil, para garantir melhor qualidade de vida aos idosos, especialmente os que não possuem familiares para auxiliá-los nos momentos de maiores difi culdades.

Ela propõe ajuda para que pessoas da terceira idade conti-nuem morando sozinhas, quando assim o desejarem e tiverem condições de sobrevivência, e criação de unidades com profi s-sionais de várias áreas, onde as famílias possam deixar os ido-sos durante o dia.

Seriam “creches” para idosos, enquanto os fi lhos e demais familiares trabalham, pois essa seria alternativa para que adul-tos não deixem o mercado de trabalho para cuidar de pais ou avós.

Seriam opções às superlotadas instituições públicas de longa permanência, onde faltam

recursos e estrutura para o atendimento dos internados.

Já as instituições fi lantrópicas, man-tidas por entidades privadas, igrejas, so-ciedade e familiares dos idosos, mesmo contando com equipes dedicadas e bem preparadas, jamais conseguem atender as fi las de candidatos às vagas disponíveis.

Em Toledo, felizmente, contamos com essas instituições, dois Centros de Re-

vitalização da Terceira Idade (Cer-tis) e dezenas de Academias da

Terceira Idade (Atis), que con-tribuem para uma velhice mais

digna aos nossos idosos.

*O autor é deputado federal pelo Pa-

ranáE - m a i l :

[email protected]

QUARTA-FEIRA, 19 de agosto de 20152Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNALOpiniãoEditorial

PARABÉNS, MORADA AMIGA!

TUDO OU NADA

O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO E O ATENDIMENTO DIGNO AOS IDOSOS

recursos e estrutura para o atendimento dos internados.

Já as instituições fi lantrópicas, man-tidas por entidades privadas, igrejas, so-ciedade e familiares dos idosos, mesmo contando com equipes dedicadas e bem preparadas, jamais conseguem atender as fi las de candidatos às vagas disponíveis.

Em Toledo, felizmente, contamos com essas instituições, dois Centros de Re-

vitalização da Terceira Idade (Cer-tis) e dezenas de Academias da

Terceira Idade (Atis), que con-tribuem para uma velhice mais

digna aos nossos idosos.

*O autor é deputado

Dito com sinceridade e sem malícia parece profundo, mas em termos de religião, é bom não confundir mediano, equilibrado e limitado com medíocre, incompetente ou pusilânime. São pala-vras que precisam ser explicadas uma por uma. Ninguém pode ser chamado de pusilânime ou medíocre apenas porque não deu tudo para Deus. Não se exija do balde que tenha a mesma quan-tidade de água que um barril. O máximo do balde é tão máximo quanto o máximo do barril, mesmo que sua quantidade seja me-nor.

Já tive que enviar jovens ao psicólogo por causa desse tudo ou nada, desse oito ou oitenta e desse máximo que alguém exi-giu deles, mas que eles não puderam dar. Evidentemente esse alguém propôs que lançassem a fl echa mais longe do que seus arcos conseguiriam. Foi erro de instrutor e não de arqueiro no-vato. Conversei com um deles que demonstrava exagerado senso de culpa por não dar a Deus o que dele o Senhor supostamente esperava. Fiz ver que o instrutor que exigisse que o aprendiz de motorista desse 180 km/h porque o carro suportaria seria um de-sequilibrado. Não se exige isso de quem não aprendeu o sufi cien-te. E ainda assim, é loucura dar 180 km/h numa estrada que não suporta semelhante velocidade. Se desse 80km/h estaria dentro da legalidade e da prudência, ainda que andasse em velocidade menor do que a permitida. Não vale a potência do carro. Vale a prudência do condutor. E a prudência muitas vezes recomenda velocidade moderada.

Ninguém é mau motorista porque não usou toda a potência da sua máquina. Mau é quem prioriza o acelerador e esquece o freio e a estrada. Parece, mas não é vida cristã nem santidade exigir de alguém mais do que esse alguém pode dar. Não é san-to condenar alguém porque não deu o máximo. Há que se ver o quando, o como e o porquê.

Jesus não disse que devemos ser tão perfeitos como o Pai. Esta-ria propondo o impossível. Na verdade estava era propondo pleni-tude humana. A sentença “posso ir só até aqui” nem sempre é sinal de fraqueza; pode ser prudência! Não é traição a Deus nem é pusilâ-nime reconhecer o nosso limite.

Foi esse o caso da menina que subia a montanha e parou para descansar, mesmo tendo forças de reserva para subir. Foi chamada de fraca e acomodada porque não deu tudo. Mas chegou antes das outras que, forçadas pelo instrutor, deram tudo e, mais adiante, pre-cisaram descansar três horas. A parada dela enquanto tinha forças foi bem mais proveitosa. Uma estratégica parada no pit-stop pode valer uma corrida!

Ensinar aos jovens que Deus quer tudo deles é esquecer a psi-copedagogia das idades. Nos evangelhos há, sim, esta radicali-dade, mas nunca ao ponto do desequilíbrio. Sugiro cuidado com esta proposta de tudo ou nada. Já jogou e vai jogar muitos num divã de psicanalista. Que ninguém se sinta medíocre porque ati-rou a fl echa e não acertou o alvo, ou porque chutou e não fez o gol. Não conseguir não é a mesma coisa que não querer… Igreja compassiva ensina que entre o oito e o oitenta, os outros núme-ros também contam…

NOSSA GENTEPor Gilmar Bosquette

ALCEU MESTRINER

Nosso entrevistado de hoje é o senhor Alceu Mes-triner, membro de uma das mais tradicionais famílias de Assis Chateaubriand. Ele é o caçula de 12 irmãos e chegou por aqui no ano de 1963 quando tinha apenas 10 anos de idade. Hoje vamos contar uma pequena parte da sua história de vida, pois morando aqui há mais de 50 anos imagine quantas histórias ele poderia nos con-tar. Alceu nasceu em Mandaguari, cidade do Norte do Paraná no dia 10 de janeiro de 1953, filho do senhor Isi-doro e senhora Ermínia Mestriner. A família trabalhava na cultura do café em um sítio como arrendatários na região de Maringá e uma certa vez o patrão deles pediu para o seu pai, senhor Isidoro, algumas sacas de café em-prestado. No ano de 1960, como o patrão não conseguia devolver o café e nem pagar em dinheiro, ele ofereceu ao senhor Isidoro uma propriedade de 15 alqueires aqui em Assis, que na época ainda se chamava ‘Tupãssi’ em troca da dívida. O sítio ficava próximo ao antigo aero-porto, hoje Jardim Progresso. Os irmãos mais velhos de Alceu vieram na frente para derrubar o mato e construir uma casa para a família e no ano de 1963 eles vieram em definitivo com a mudança. Mas como a casa no sítio ainda não estava pronta eles moraram por um tempo em uma residência aqui na sede do povoado nas proximi-dades onde hoje fica a comercial Haraki. “Aqui era tudo mato e só tinha a avenida e as ruas paralelas até a Rua do Bosque e Avenida dos Pioneiros, o resto era mata fe-chada. Tinha pequena estrada que passava ali onde hoje é a Agropar que ia até lá no campo de avião”, lembra ele. Alceu estudou o primário no grupo antigo que ficava em frente onde hoje está o hotel Verdes Campos e depois foi construído o ‘Grupo Escolar novo’ onde hoje é o comple-xo chateaubriandense, mas ele parou de estudar porque naquele tempo os pais preferiam que os filhos ajudas-sem na roça do que seguir os estudos. Com dez anos de idade Alceu já ajudava os pais na roça, mas nas horas vagas gostava de caçar de estilingue e brincar no meio do mato. Um pouco mais moço começou a jogar bola e jogou em vários times da região. Quando mudaram para o sítio na casa não tinha luxo, a luz era de lamparina e a água tirada de poço. Lá começaram a plantar lavou-ra branca e depois apostaram na cultura do café, mas a geada vinha e acabava com tudo. Depois veio a meca-nização e passaram a plantar soja e milho. No ano de 1978 Alceu casou-se com a senhora Dirce Baessa com quem tem 3 filhos, hoje todos formados e trabalhando. Depois disso ele foi morar em um sítio na comunidade do Barreiro onde ficou por dois anos e depois mudou-se para o patrimônio de Terra Nova onde morou até 2009. Quando morou em Terra Nova o senhor Alceu adquiriu uma mercearia e além de trabalhar na roça administra-va o pequeno comércio. Na comunidade de Terra Nova o pioneiro foi tesoureiro da escola e da capela local na década de 2000. Nessa época, como os filhos estavam morando aqui na cidade e a mãe deles tinha de vir cons-tantemente para arrumar a casa, o senhor Alceu resolveu vir morar aqui e continuar tocando a propriedade rural. A família Mestriner permaneceu unida e com muito suor e trabalho conseguiu formar um bom patrimônio e hoje a maioria dos irmãos ainda moram aqui e cada um tem seu pedacinho de terra. Segundo o senhor Alceu, valeu a pena vir para Assis Chateaubriand, pois aqui eles conse-guiram prosperar e manter suas famílias. O pioneiro tem orgulho de aqui morar e há 52 anos fazer parte da Nossa Gente chateaubriandense.

[email protected] o per� l da Folha Vale Verdewww.facebook.com/folhavaleverde

Diretora Geral: Helena Miura da CostaReportagem geral: Nilson Hort (MTB/PR: 10293)Editor chefe: Jean Victor Meira da SilvaEsporte: Benedito Leal da SilvaDiagramação: Bruno CavalherImpressão: Correio do Cidadão - Campo Mourão - PR

Folha Vale Verde Ltda CNPJ: 09.198.622/0001-40

Folha Vale Verde

Rua Goiânia, 92 | AltosAssis Chateaubriand -PR

Expediente

(44) 3528-2919Entre em contato com a redação:

QUAL É O CORRETO?( ) Agradeço ao locutor Valcir dos Santos pela boa mú-

sica sertaneja.( ) Agradeço ao locutor Valcir dos Santos a boa música

sertaneja. Na Língua Portuguesa o verbo agradecer é transitivo di-

reto para agradecer “alguma coisa” (boa música) e transi-tivo indireto para agradecer “alguém” (Valcir dos Santos). O objeto indireto introduz-se na frase com a preposição. No caso de usar “ pela boa música sertaneja”, do ponto de vista da gramática, são dois objetos indiretos: ao locutor Valcir dos Santos e pela boa música sertaneja. O correto é usar: Agradeço ao locutor Valcir dos Santos a boa música sertaneja.

É com orgulho que a Rá-dio Vale Verde FM divulga o progresso, desenvolvimento, valores e conquistas de Assis Chateaubriand através da 96,5 para todo o interior do Paraná. A Morada Amiga comemora com orgulho 49 anos de eman-cipação política consolidando-se como município destaque no Oeste do Estado pelo bom desempenho da administração e pelo trabalho árduo da popu-lação no comércio, indústria e agricultura. Um grande fator para o desenvolvimento na

área da educação foi a união das lideranças e famílias chate-aubriandenses para a concreti-zação da iniciativa de José Cos-ta à implantação do Câmpus do IFPR em Assis. Outro fator importante para o progresso do município é a vinda da Fri-mesa. Muito se deve também aos corajosos pioneiros do mu-nicípio que chegaram atraídos pelo sonho de prosperidade de um solo fértil e produtivo. Iniciaram o trabalho braçal de derrubar a mata, construíram suas casas e fi zeram a terra

produzir.E a Rádio Vale Verde que já

faz parte dessa história de As-sis Chateaubriand não apenas por ser ofi cializado através do Estúdio 2, mas por divulgar positivamente as conquistas e o nome da cidade diariamente para todo o Oeste do Paraná. A 96,5 também participa da construção deste município por meio da comunicação le-vada a sério, oferecendo aos chateaubriandenses uma pro-gramação feita com seriedade e respeito às famílias. É com

orgulho que agradecemos com carinho a grande audiência e o título do Prêmio Chateau 2015 de Rádio FM mais ouvida no município de Assis.

Parabéns ao excelente tra-balho que o prefeito Marcel Micheletto e 1ª dama Francia-ne com toda sua equipe vêm realizando em prol do muni-cípio e para o bem-estar social de toda a comunidade. Para-béns, Assis Chateaubriand! Terra abençoada pela padro-eira Nossa Senhora do Carmo. Um abraço a todos!

Page 3: Edição nº 255 19.08.2015

CotidianoFolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 19 de agosto de 2015 3Página

20 de agosto

Assis comemora 49 anos com programação especial

Da assessoria O município de Assis Cha-

teaubriand comemora amanhã (20), feriado municipal, 49 anos de emancipação político-admi-nistrativa. As comemorações neste ano serão concentradas no Centro de Eventos Ângelo Mi-cheletto.

A programação sofreu mu-danças este ano. Em virtude do novo calendário letivo das esco-las estaduais que após o fim da greve dos professores conside-rou o dia 20 de agosto como dia letivo normal e do transporte dos estudantes não haverá o tra-

dicional desfile cívico. A progra-mação será aberta no período da tarde neste feriado municipal, a partir das 15h com a abertura do Mati Baile e da II Feira do Micro-empreendedor Individual, além da I Festa Beneficente do Chopp com vendas de salgados e por-ções. Logo em seguida, às 18h, as escolas municipais, Casa da Cul-tura e Unidade Descentralizada do Cras realizarão apresenta-ções culturais. Às 19h será dada a largada para a I Prova Rústica Noturna Morada Amiga. Às 20h acontece a apresentação da Fan-farra Municipal. Às 21h30, show com a Banda Fruto Proibido e

Chateaubriandenses terão Feira do MEI, Festa do Chopp e Corrida Rústiva neste feriado municipal

Fanfarra vem ensaiando há algum tempo para apresentação inédita em Assis Chateaubriand

na sequência o sorteio do carro da campanha “Cidadão Bom de Nota”, programa esse que tem o intuito de conscientizar a po-pulação para o exercício da cida-dania fiscal. “Preparamos uma programação especial para este aniversário, para que todos pos-sam comemorar esta data tão es-pecial. Junte-se a nós e venham comemorar os 49 anos do nosso município”, convidou o prefeito, Marcel Micheletto.

Feira do MEI

A programação da II Feira do Microempreendedor Indi-vidual será aberta a partir das 15h. A Feira tem como objetivo fomentar os MEIs no município e ainda mostrar à população os serviços e produtos que estão à disposição dos chateaubrian-denses.

Para a população que visita-rá a Feira, haverá produtos de confecções, bijuterias, produtos infantis, brinquedos e ainda os prestadores de serviços, como eletricista e encanador.

Festa do ChoppOrganizada e encabeçada

pela Associação Hospitalar Be-neficente Moacir Micheletto, a Festa do Chopp é uma das atra-ções mais esperadas para a co-memoração do 49º aniversário de Assis Chateaubriand. Progra-mada para iniciar às 15h, a mes-ma deve terminar apenas no fim da festa. As canecas de Chopp

estão sendo comercializadas em vários pontos de venda e empre-sas parceiras da Associação ao custo de R$ 30, com direito a ca-neca e mais cinco vale Chopp de 400 ml cada. O Chopp que será servido será o Providência, da ci-dade de Cascavel.

Corrida RústicaProgramada para iniciar às

19h, a Corrida Rústica terá dois percursos, sendo que os parti-cipantes precisam escolher já no ato da inscrição. O percurso mais curto será de 4 km e o mais longo 8 km. “Nós vamos realizar a largada no portão lateral do Centro de Eventos, aquele que dá acesso à Avenida Cataratas. A prova terá largada às 19h e vai percorrer a Avenida Cataratas, descendo pela Rua do Bosque até a rotatória da Radial Pneus, retornando pelo mesmo lugar. Esse percurso tem 4 km. Para quem for disputar o percurso mais longo fará duas voltas nes-se mesmo trajeto”, afirmou o se-cretário de Esportes, Celso Pom-merening, que já informou que todas as medidas de segurança, fechamento de ruas e sinaliza-ção estão sendo tomadas, bem como postos de água que serão montados ao longo do trajeto. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas durante o dia de hoje (19) na Secretaria

de Esportes através do telefone (44) 3528-1345, lembrando que as mesmas são gratuitas.

Apresentações culturaisNo palco acontecem ainda

as apresentações culturais de dança, jazz, balé e ainda das ofi-cinas ofertadas pela Secretaria de Assistência Social, capoeira e circo. “Queremos valorizar os valores locais e mostrar o que Assis Chateaubriand tem de me-lhor e como os talentos vêm se destacando dia a dia”, afirmou a secretária de Assistência Social, Franciane Micheletto.

Ainda fazendo parte das atrações culturais, a Fanfarra Municipal, com todos seus in-tegrantes, promete “sacudir” o Centro de Eventos.

Fruto ProibidoOutra grande atração da fes-

ta é o show com a Banda Fruto Proibido, que deve iniciar por volta das 21h30. A Banda, que é paranaense e tem 25 anos de história, vem contagiando com a sua alegria e seus excelentes profissionais o público por onde se apresenta, especialmente pela simpatia de seus integrantes que interagirem com o público du-rante o show. Ainda haverá, jun-tamente com o show, o esperado sorteio do carro da campanha “Cidadão Bom de Nota”.

Banda Fruto Proibido se apresentará em noite de festa chateaubrian-dense

Hoje (19) é o último dia para os con-tribuintes trocarem as notas fiscais por cupons para concorrer a um carro 0 km, Gol Geração seis, pela campanha ‘Cidadão Bom de Nota’

Corrida Rústica terá dois percur-sos: quatro e oito quilômetros

Rogério Lima/Studio Web72

Page 4: Edição nº 255 19.08.2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 19 de agosto de 20154Página

Registro da história de Assis Chateaubriand pela lente dos pioneiros

Avenida Tupãssi em 1977 Construção da atual Matriz Nossa Senhora do Carmo em maio 1972

Escola Estadual Engenheiro Azaury, no local do atual Colégio Chateaubriandense, no ano de 1975

Solenidade em frente à Prefeitura em 1975

Desfile Cívico em 1971Construção da atual Matriz São Francisco de Assis em 1982

Construção do Ginásio de Esportes Tancredo de Al-meida Neves em 1983

Inauguração da antiga sede da Telepar em 1975

Fotos disponibilizadas por Adriana Gussi

Page 5: Edição nº 255 19.08.2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 19 de agosto de 20155Página

Prevenção

Dia “D” da campanha Agosto Azul será nesta sexta-feira em Brasilândia do SulDa assessoria

Está marcado para sexta-fei-ra (21), um esforço concentrado da Secretaria de Saúde de Brasi-lândia do Sul com a participa-ção do setor de Esportes volta-do ao público masculino. Será a partir das 9h na praça central, na Casa da Cultura. Objetivo é reunir no local o máximo de pessoas do sexo masculino, fazer uma caminhada no cen-tro para chamar a atenção da população para a importância da prática de atividades físicas e realizar palestra sobre ali-mentação saudável. Também haverá profissionais da Saú-de fazendo teste de glicemia, verificando pressão e fazendo agendamentos de consultas com o doutor Antonio Carnia-to. “Estamos empenhados e vamos fazer um grande movi-

mento para despertar o interes-se nos homens para que cuidem mais da saúde. Aproveitamos a oportunidade para convidar você para participar dessa cam-panha, principalmente nesta sexta-feira, na praça central”, lembrou a secretária de Saúde, Lucélia Gimenes Marcolino.

Sobre a campanhaNeste ano, a campanha é

focada no incentivo à manuten-ção de hábitos saudáveis, visan-do a melhoria da qualidade de vida e o aumento da longevidade do público masculino. A inten-ção é mostrar que é possível ter qualidade de vida fazendo alguns ajustes simples na rotina diária.

Atualmente, as mulheres vi-vem em média sete anos a mais que os homens no Paraná. En-tre os motivos para a diferença está a violência e o alto índice

Autoridades com alguns munícipes no Centro de Saúde

de mortes masculinas ligadas às doenças cardiovasculares, cujo risco de aparecimento é maior

em pessoas sedentárias ou que se alimentam de forma inade-quada.

VII GeonIna realIzada com

Grande sucessoAcadêmicos do 4º ano do Curso de Pedagogia do Ctesop reali-

zaram a VII Geonina, sob coordenação da professora Edna Verussa, no dia 6 de agosto na Assema, contando com a participação de todos os Cursos do Ctesop e comunidade.

Tradicionalmente acontece o Concurso de Quadrilha entre os cursos da IES e mais uma vez os concorrentes do concurso esban-jaram criatividade em suas apresentações, sendo a quadrilha ven-cedora da VII Geonina, a apresentação do Curso de Matemática, a segunda colocação ficou para o Curso de Enfermagem e em terceiro lugar a quadrilha do primeiro ano de Administração.

“Agradecemos à família Ctesop pelo apoio, aos jurados profes-sor Fabrício Begosso Diretor do Ctesop, Anne Marcante Diretora da Casa da Cultura e professor Ms. Ordilei Melo, de Geografia, ao locutor Daniel Del Moro da Rádio Amiga Fm, aos professores e às empresas que nos apoiaram. Nossos agradecimentos também aos acadêmicos, professores e coordenadores presentes que fizeram o sucesso dessa festa”, destacam os formandos de Pedagogia.

Trabalhadores das bases de Cafelândia e Cascavel aprovam proposta salarial das cooperativas

Foram concluídas na se-gunda-feira (17) as negociações salariais entre os sindicatos da categoria e as cooperativas rela-cionadas a questão salarial. As cooperativas apresentaram uma proposta e o Sindicato levou a mesma para apreciação dos tra-balhadores. Na oportunidade aconteceu votação itinerante nas bases de Cafelândia e Cascavel com urnas também nas sedes das cooperativas. A proposta previa no geral 10% de reajuste, sendo 9% agora retroativos a ju-nho e 1% em novembro.

“Foi mais uma aula de demo-cracia sindical. Os trabalhadores puderam expressar sua vontade através do voto secreto. Tivemos participação maciça de qua-se 40% dos trabalhadores com 4.101 votantes e do total, mais de 86%, aprovaram a negociação coletiva. Agradecimento especial pela recepção e acolhida de to-dos provando mais uma vez que venceu a sabedoria, inteligência e democracia. É assim que se faz sindicalismo moderno”, expli-cou Clair Spanhol, presidente do Sintrascoop.

Page 6: Edição nº 255 19.08.2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 19 de agosto de 20156Página

Serviço Militar realiza a entrega de CDI aos jovens iracemensesDA ASSESSORIA

Cerca de 29 jovens ira-cemences participaram na manhã de quinta-feira (6), da solenidade de entrega do Certifi cado de Dispensa de Incorporação (CDI), realiza-do pelo Serviço Militar, no auditório da prefeitura. Esse certifi cado de dispensa é um documento que comprova que um determinado jovem brasileiro, do sexo masculino, se alistou em alguma força armada, porém dispensado da incorporação. Na ocasião, várias autoridades estiveram presentes, sendo, o prefeito Donizete Lemos; o vice-pre-feito, Valdomiro M. França;

o capitão Hilário Teixeira; o secretário da junta Militar, Valdecir Tomiazi; secretá-rios municipais; o diretor de convênios, Jonatas J. de Oliveira; os vereadores Luiz Carlos Panini, Gilmar Jorge e Durvair Morais Pereira, e re-presentando a Policia Militar, o soldado Diego Toso.

De acordo com o jovem que participou da solenidade, Guilherme A. de Souza Ber-nardino, 18 anos, estudante de Letras, esse ato foi um mo-mento de muita importância, e de refl exão. “Mesmo sendo dispensado pelo serviço Mili-tar, nós fi zemos um compro-misso com a nação brasilei-ra”, afi rmou Guilherme.

APENDICITE AGUDAPOR TASSIARA DA SILVA -ACADÊMICA DE MEDICINA NA UEL

O apêndice vermiforme é uma estrutura tubular e alonga-da fi xada à primeira porção do intestino grosso, o ceco. Im-portante e frequente causa de dor abdominal, a apendicite aguda, por sua vez, consiste na infl amação do apêndice e é desencadeada geralmente por obstrução do lúmen do mes-mo, por fezes, parasitas ou outros corpos estranhos (ex.: se-mentes).

Estima-se que cerca de 7-8% da população ocidental apresentará apendicite em algum momento de suas vidas, com maior incidência entre os 10-30 anos, sendo ligeiramen-te mais prevalente em homens.

Com a evolução do processo infl amatório, desenvolve-se infecção local e o apêndice pode necrosar e perfurar, tornan-do a infecção generalizada. O quadro tem início geralmente com dor ao redor do umbigo, associada à diminuição do ape-tite, náuseas e vômitos e alteração do hábito intestinal (diar-reia ou constipação). A dor caracteristicamente migra para a fossa ilíaca direita (região inferior do abdome à direita) após cerca de 12 horas. É preciso ratifi car que o quadro álgico é tão intenso que o paciente procura se movimentar o mínimo possível, devagar e com cautela.

São muitas as condições que podem mimetizar a apen-dicite, como afecções urológicas, ginecológicas, diverticulite aguda e linfadenite mesentérica. Durante a avaliação de um paciente com história de dor abdominal deve-se ter em men-te que gestantes, idosos e obesos nem sempre apresentarão quadro clínico com sintomatologia exuberante tal qual a ci-tada anteriormente.

O diagnóstico de apendicite aguda é essencialmente clíni-co. Exames laboratoriais nos ajudam a detectar a intensidade do quadro infl amatório e infeccioso. A radiografi a não tem muita utilidade atualmente, enquanto a ultrassonografi a é um exame excelente e nos permite defi nir o diagnóstico por meio do encontro de determinadas alterações. Se necessário, pode-se lançar mão da tomografi a de abdome.

O tratamento consiste basicamente em abordagem cirúr-gica (aberta ou laparoscópica) e antibioticoterapia. Estima-se que um número elevado de pacientes podem ser adequada-mente tratados apenas com antibioticoterapia, contudo, a cirurgia estará sempre indicada pelo elevado risco de recor-rência. (Fonte: Medcurso Cirurgia Geral, 2014)

Copacol entrega materiais esportivos para projeto socialDA ASSESSORIA

Dentro de seu propósito estratégico 4x4, a Copacol visa o incentivo à cultura, esporte e educação a mais de 20 mil crianças e adolescentes de mu-nicípios da região.

Para isso, ela está envolvi-da em diversas ações realiza-das pelos municípios. Uma de-las é o projeto de Nova Aurora “Talentos em Ação Esporte + Educação = Cidadão”, que tem como objetivo levar o esporte até os bairros, fazendo com que as crianças tenham um momento de lazer e diversão.

“Sabemos que muitos não podem ir até o ginásio então trazemos o esporte diretamen-te no bairro onde vivem. A Co-pacol, nossa grande parceira, nos ajudou com uniformes, bolas, redes de vôlei e futebol, além de também nos auxiliar com lanches que daremos aos alunos nos intervalos das au-las, estaremos também reali-zando um acompanhamento do desempenho deles na es-cola”, explicou o coordenador do projeto, Maicon Eduardo Ambrósio.

Para o jovem Ademilson Júnior, o projeto possibilitará que as crianças e adolescentes não fi quem nas ruas. “Acho que é um incentivo oferecer opções de lazer e esportes às

crianças, pois dessa forma vão ter uma atividade, algo para fa-zer quando não estão na esco-la. Agora, é só começar a jogar, estamos muito animados”, co-menta.

Para o prefeito de Nova Aurora, José Aparecido de Paula e Souza, a parceria com a Cooperativa é de fundamen-tal importância. “Temos que agradecer a Copacol por essa parceria que oportunizará às crianças, a prática de esporte, dessa forma irão trilhar cada vez mais o caminho do bem. Sempre seremos parceiros da Cooperativa no que precisar, devido a tudo que ela fez e vem fazendo por nosso município”, disse o político.

JESUÍTASVACINA CONTRA POLIOMIELITE

A secretaria de Saúde de Jesuítas convoca pais e respon-sáveis para levarem as crianças de 6 meses a menores de 5 anos para serem vacinadas contra a Poliomielite. Vacinação no Posto de Saúde Central até dia 31 de agosto. Não esque-cer de levar o cartão de vacina para atualização de vacinas atrasadas.

MCDIA FELIZ E UOPECCAN

Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, dia 29 de agosto acontece o McDia Feliz - maior campanha do Brasil em benefício de crianças e adolescentes com câncer, na qual a UOPECCAN participa. Nesse dia, toda a venda dos sanduíches Big Mac (R$ 13,50) nos restaurantes Mc-Donald’s de Cascavel e Foz do Iguaçu é revertida para o tratamento do câncer infantojuvenil na UOPECCAN. In-formações: (45) 2101-7025.

Page 7: Edição nº 255 19.08.2015

QUARTA-FEIRA, 19 de agosto de 2015 7Página

PM apreende Amarok carregada com cigarros em Assis

Policiais militares de As-sis Chateaubriand apreen-deram na semana passada uma caminhoneta carrega-da de cigarros oriundos do Paraguai. A Amarok, placas FRM-9396 de São Paulo es-tava estacionada atrás de um posto de combustíveis na saí-da para Jesuítas.

A apreensão aconteceu quando os militares recebe-ram uma denúncia e aborda-ram um Voyage, placas AXC-6047 de Londrina e com base em algumas informações de que uma caminhoneta com as mesmas características estava circulando na região. O veículo foi apreendido e encaminhado para a Dele-gacia da Receita Federal de Cascavel. Os dois motoristas têm mandados de prisão em aberto por furto e estão à dis-posição da Justiça. Amarok carregada de cigarros contrabandeados

Homem oferece dinHeiro para

policiais e é preso em Jesuítas por

corrupção ativa

pm prende um e recupera moto

furtada em assis

policial reage a tentativa de assalto

e mata acusado em umuarama

Na noite da última segunda-feira (17), policiais do Copom da 3ª CIA informaram à equipe de plantão em Jesuítas de um veículo suspeito seguindo pela PR 239. Os policiais então abordaram o veículo Astra por volta das 20h30 na saída para Formosa do Oeste. O condutor dis-se que outro veículo estava vindo transportando ‘palito’, esclarecendo depois que seriam cigarros contrabandea-dos. O mesmo que estava acompanhado de outra pessoa mostrou a carteira e perguntou o que dava para fazer no momento e recebeu voz de prisão por corrupção ativa. Os policiais determinaram que ele entrasse em contato com o condutor do outro veículo, mas sem êxito. Na revista os policiais encontraram com o detido R$1.600,00 em notas de diversos valores inclusive alguns dólares e com o acompanhante R$ 500,00.

A Polícia Militar de Assis Chateaubriand foi acionada por volta da 1h30 da madrugada do domingo (16) para atender uma ocorrência no Encantado D´Oeste. Dois ele-mentos estariam com uma moto provavelmente furtada. Quanto foram questionados por alguns moradores eles pegaram sentido Assis deixando a moto na praça da igre-ja. A desconfiança dos moradores foi em razão de que anteriormente os mesmos estavam em atitude suspeita na comunidade culminando com a recuperação de uma moto CB-300. Um elemento foi abordado pelos policiais próximo a comunidade Alto Alegre e um deles confessou que a moto abandonada havia sido furtada, mas por ou-tro elemento. Então foi recuperado o produto de furto na Rua Vale do Piquiri no centro de Assis Chateaubriand. Um elemento foi detido, mas o segundo não foi localiza-do. A motocicleta e o detido foram entregues na 48ª DRP para providências cabíveis.

Nova aurora

Mulher vítima de intoxicação é transferida pelo helicóptero do Samu para Cascavel

Socorristas realizaram por volta das 16h30 da se-gunda-feira (17), uma trans-ferência do Hospital Dr. Aurélio de Nova Aurora ao Hospital Universitário (HU), de Cascavel. O caso foi de uma mulher identificada como Rosimeire Morete de 40 anos, vítima de uma into-xicação exógena e por conta da gravidade foi necessário acionar a aeronave para re-alizar a transferência, sendo que o mesmo decolou por volta das 16h45, rumo a Cas-cavel.

A intoxicação exóge-na pode ser definida como a consequência clínica ou bioquímicas da exposição a substâncias químicas encon-tradas no ambiente ou iso-ladas. Como exemplo, des-sas substâncias intoxicantes

Transferência de Nova Aurora para Cascavel

ambientais, podemos citar o ar, água, alimentos, plan-tas, animais peçonhentos ou venenosos. Por sua vez, os

principais representantes de substâncias isoladas são os pesticidas, os medicamentos, produtos químicos indus-

triais ou de uso domiciliar. A vítima se encontra internada sob cuidados da equipe médi-ca do HU.

Léo Silva

armas de fogo furtadas em assis

cHateaubriandA Policia Militar de Assis Chateaubriand foi acio-

nado por volta de 12h30 de domingo (16), para aten-der um caso de furto em uma propriedade rural, proximidades do Encantado D´Oeste em Assis Cha-teaubriand.

Tudo aconteceu quando a vítima de iniciais J. M. procurou a 3º CIA e relatou que saiu de sua residência localizada na Rodovia PR 364 km 7, próximo a ponte do Rio Encantado por volta de 09h30 e ao retornar às 12h15, percebeu que a casa havia sido furtada.

Foi constatado pelos militares que a porta dos fun-dos foi arrombada e furtado do interior da residência vários eletrodomésticos e também uma arma de fogo, marca Taurus Cal. 38 e cerca de 25 munições Cal. 38 intactas, uma espingarda Cal. 36, marca Rossi com a coronha envernizada e uma carabina de pressão cor preta não sabendo especificar o calibre.

rapaz fica ferido após cair de bicicleta em assis cHateaubriand

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), atendeu por volta das 19h da segunda-feira (17), uma queda de bicicleta na região do Jardim Tropical em Assis Cha-teaubriand, sendo que o condutor saiu com ferimentos.

O fato aconteceu na Rua São Miguel e segundo informa-ções no local por populares, o rapaz Valdeir de Moura de 30 anos se desequilibrou com sua bicicleta e veio a sofrer uma queda. O Samu foi acionado e socorreu a vítima no local, en-caminhando para o Hospital Beneficente Moacir Micheletto com ferimentos leves, sendo algumas escoriações no rosto e membros.

Vítima encaminhada para o Hospital Beneficente Moacir Micheletto

Léo Silva

Por volta das 23h45 de domingo (16), a equipe RPA deslocou até a Avenida Maringá para atender uma ocor-rência de tentativa de roubo contra um policial militar que estava a paisana e acompanhado de uma amiga, de-fronte um estabelecimento comercial.

Segundo a vítima, dois elementos chegaram em uma Honda Biz de cor preta, um desceu e deu voz de assalto com um revólver em punho. Nesse momento o policial que estava armado, reagiu e alvejou o assaltante.

De imediato houve o acionamento dos socorristas do Siate, mas o indivíduo não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local. O jovem foi identificado como Junior Cezar Dutra 29 anos. (Fonte: Umuarama 24 Horas)

O corpo de Junior foi encaminhado para o IML de Umuarama para perícia e posteriormente liberado para família

Page 8: Edição nº 255 19.08.2015

Social Entre em contato!Por

Gilmar Bosquette

Mande sua foto, recado, dica ou sugestão para [email protected]

8PáginaQUARTA-FEIRA, 19 de agosto de 2015

Orgulho desta terra abençoadaAmanhã comemoraremos o aniversário da nossa querida

Morada Amiga. Exponho aqui minha grande admiração por esta cidade que, como qualquer outra, enfrenta alguns proble-mas e difi culdades, porém a pujança da mesma me empolga cada dia mais. Tenho 30 anos, nasci aqui, ouvi as histórias de progresso que meu pai, que chegou na década de 60 em Assis contou, e não tenho pretensão de mudar para outro município pois acredito que estamos caminhando cada vez mais para o ideal. Parabéns aos mais de 33 mil habitantes que fazem desta terra abençoada, um lar digno e confortável.

Discriminação religiosaA discriminação religiosa consiste em tratar um indivíduo de

maneira diferente (em geral negativa ou pejorativa) por conta da escolha religiosa dele. Ou seja: se uma pessoa age de maneira diferente do usual com alguém apenas por ser de religião dife-rente (ou não ter uma, caso de ateu), trata-se de discriminação. Ainda há muitas perseguições religiosas pelo mundo, principal-mente em países como o Iraque, a China, o Paquistão e a Arábia Saudita. No Brasil, as coisas são diferentes, a Constituição Fe-deral de 1988, defi ne o Brasil como um país laico assegurando, também, o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção dos locais de culto. Além disso a Lei 7.716 de 1989, considera crime a prática de descriminação religiosa.

Federação Mariana O movimento Mariano da Diocese de Toledo convoca todos

os ex-presidentes da Federação, presidentes das Congregações e demais membros com direito a voto, para a eleição da nova dire-toria da Federação Mariana que ocorrerá no próximo domingo às 9h na sala de reuniões da Congregação Mariana da Matriz Nossa Senhora do Carmo de Assis Chateaubriand.

AbraçosAbraço para a Marinalva Barbosa, agente educacional da Es-

cola Guimarães Rosa de Assis, que esteve completando mais um ano de vida no último sábado e recebeu uma homenagem do corpo discente e docente por ser querida e atenciosa com todos.

Abraço a todos os membros da equipe de trilheiro “Moto no Mato” de Assis que no último domingo fi zeram manutenção de trilha, visando preservar cada vez mais a natureza.

Quem completa idade nova amanhã (20) é Isabela Bessegato. Recebe os parabéns de todos os familiares e amigos

Quem esteve de aniversário ontem (18) foi Alex Gonçalves. Recebe os parabéns de todos o colegas de traba-lho do Grupo Vale Verde de Comunicação, dos familiares e amigos

Edison Magagnin Caballero e Josiane Favaro dos Santos, casal sim-pático de Encantado D´Oeste. Eles se casam no dia 12 de setembro na matriz São Francisco em Assis Chateaubriand

Na última quinta feira (13) o empresário Dirceu da Silva Leite foi reeleito como presidente do Verde Vale Clube para mais um mandato de dois anos. Geraldo Hartman (popular Fritz) é o vice-presidente

Ensaio fotográfi co em família. Diuly, Adilson, Kauany e Nicoly (Digital Photo)

Enlace matrimonial de Keila e Hemerson no dia 15 agosto 2015 (Foto Studio)

Vanessa e Josimar disseram o Sim no último dia 15/08/2015 na matriz São Vicente Pallotti, em Paloti-na (Valdecir Alchapar)

Page 9: Edição nº 255 19.08.2015

QUARTA-FEIRA, 19 de agosto de 2015 9Página

Assis

Alunos da oficina do Circo se apresentam em Bragantina

A partir de setembro, distrito passará a contar com aulas de arte circense para criançasDa assessoria

O município de Assis C h a -t e a u b r i a n d , através da se-cretaria de Assistência Social, realizou no sábado (15) no dis-trito de Bragantina um espetá-

Autoridades prestigiaram o evento

Dupla Lucas e Henrique abriu as apresentações da tarde

“Xote das Meninas” e Dança Country embalaram a comunidade

Uma pequena amostra do que as crianças aprenderam nas aulas de circo foi apresentada durante o espetáculo de arte circense

Algodão doce, pipoca e parquinho fizeram a alegria da criançada duran-te a tarde de sábado

População de Bragantina participou em massa da tarde de entreteni-mento

culo de apresentações artísticas, tendo como local o salão comu-nitário. Na oportunidade esti-veram prestigiando o evento a secretária de Assistência Social e primeira dama do município, Franciane Micheletto; o secretá-rio Juan Carlos Alves, (Obras e Serviços Urbanos); o presidente da Câmara de Vereadores, Nata-nael Ferreira; vereador Cesinha Lulu e ainda a equipe da Assis-tência Social que animou a tarde com pipoca, algodão doce, suco, água e ainda parquinho inflável e cama elástica.

A tarde iniciou com a apre-sentação da dupla Lucas e Hen-rique, que cantaram duas can-ções belíssimas. Na sequência os alunos de dança da profes-sora da Mayara Mello, que par-ticipam da oficina de dança na Unidade Descentralizada do Cras (UDC) apresentaram o “Xote das Meninas” e uma dan-ça country. O espetáculo final ficou por conta do circo com a apresentação de Arte Circen-se, que mostrou à comunidade

todas as performances que os alunos assistidos pelas oficinas já vêm realizando. Na oportu-nidade ainda, a primeira dama e secretária de Assistência So-cial anunciou que em setembro ocorre a expansão da oferta do SCFV, com a estreia da oficina de Circo no Distrito de Bragan-tina, pois atualmente já é ofer-tado a oficina de capoeira. Jun-tamente com as oficinas ocorre a orientação social, onde são trabalhados diversos temas ge-radores com as crianças e ado-lescentes, visando o fortaleci-mento dos vínculos familiares, o não envolvimento com as dro-gas, o bom convívio social entre outros. “Estamos mostrando a comunidade de Bragantina as potencialidades e as qualidades dessa oficina a todas as crianças que participam. O que nós que-remos é levar a Bragantina essa oficina, para que assim as crian-ças no período que não estão na escola, possam estar realizando a arte circense. Já ofertamos ca-poeira no Distrito e agora então,

a partir de setembro, mais essa atividade”, afirmou a secretária Franciane Micheletto.

Para o presidente da Câmara, Natanael Ferreira, a secretaria tem se esforçando diurnamente para realizar ações que envol-vam a comunidade. “Estamos trabalhando em harmonia po-der executivo e legislativo com o objetivo de promover ações como essa de entretenimento e de envolvimento da comunida-de”, disse Natanael.

Page 10: Edição nº 255 19.08.2015

QUARTA-FEIRA, 19 de agosto de 201510Página

Conquistas: ‘preparando Assis para o futuro’

A Sanepar investiu R$ 5,5 milhões com a interligação que ocorreu entre os dois poços (CSB-03 e CSB-04), localizados na saída para Encantado D´Oeste. A produção de água agora é de 5 milhões de litros/dia, com uma vazão de 125 metros cúbicos por hora, o equivalente a 125 mil litros/hora. No sistema de abastecimento, a obra irá solucionar os problemas que ocorrem em períodos de muita chuva ou de estiagem, no Rio Alívio.

Dezenove pequenos agricultores receberam as chaves da tão sonhada casa própria neste ano, ao todo já são 46 casas entregues. A política de valorização do homem do campo, em especial do pequeno agricultor, esta sendo colocada em pratica.

Um grande sonho da população é a tão falada reforma da Avenida Tu-pãssi. Iniciada em maio deste ano a mesma deve se estender até o fim do ano. As obras de alargamento de pista, calçamento e melhorias pai-sagísticas se tornarão o novo cartão postal de Assis.

As escolas do município estão recebendo atenção especial da secre-taria. As escolas Luiz Osíris, Janice Galdino, Manoel Ribas e o CMEI Criança Esperança passaram por reformas. A Escola José Paschoal de Paula também passa por melhorias significativas na estrutura. Já o CMEI Criança Sorriso também passará em breve por reforma, o proces-so já está em licitação.

Na área da saúde, a prefeitura investiu na reforma e ampliação dos Pos-tos de Bragantina, Nice e Terra Nova, e ainda está em fase de constru-ção o posto de Saúde do Jardim Cristo Rei e do Panorama. Já no Jardim Araçá uma casa foi alugada e abrigará a nova UBS.

Assis se preocupa ainda com a qualidade de vida dos idosos. Hoje, cen-tenas de idosos podem participar gratuitamente de aulas de ginástica e de dança terapia, oferecidas através da Secretaria de Ação Social.

Criada em maio de 2014, a Unidade Descentralizada do CRAS, UDC, no Jardim Progresso, que atende crianças em vulnerabilidade social, oferta aulas de artesanato, capoeira, inclusive nos distritos, dança, mú-sica e arte circense, para que assim, no contraturno escolar as crianças possam estar realizando atividades educativas, saindo assim das ruas.

Este ano, de forma inédita e inovadora, o município, através da secre-taria de Educação, investiu R$ 450 mil na compra de uniformes aos alunos de escolas municipais e dos Centros Infantis. Assim, todas as crianças são atendidas de forma igualitária em Assis.

São mais de R$ 5 milhões e 800 mil investidos em reperfilamento asfál-tico nas Avenidas Brasil, Tupãssi e Dom Pedro II, Plano piloto, Av. Cívi-ca, Av. do Bosque, Centro, Jardim América, Jardim Paraná, Engenheiro Azaury e conjunto Bela Vista.

Resgatado em 2014, e sucesso total nos dois anos, o FESTIMMA foi novamente elogiado pelo grande número de participantes.

De forma inédita o governo municipal entregou 800 toneladas de calcá-rio a mais de 100 pequenos produtores rurais que auxiliaram na corre-ção do solo, aumentando assim a produtividade.

Além do reperfilamento asfáltico, o município vem investindo no recape de ruas. Só nos últimos dias um intenso trabalho de operação ‘tapa bu-raco’ foi realizado na Avenida dos Pioneiros, Rua Áustria (Jd. Europa), Rua Grimaldi (Jd. Carolina), Rua das Violetas (Jd. Panorama) e Avenida Irene Monarin (Jd. Paraná).

Um amplo trabalho de adequação de estradas rurais com cascalhamen-to, pedra brita, calçamento poliédrico e reperfilamento asfáltico vem sendo realizado.

A ação iniciada ainda em 2013, já substitui lâmpadas em praças, escolas e em ruas movimentadas por lâmpadas de vapor de sódio. As lâmpadas que emitem luz alaranjada estão sendo substituídas por lâmpadas a vapor metálico (brancas) que são mais modernas e proporcionam mais luminosidade. Muitos locais estão recebendo luminárias especiais, com braços de três metros e lâmpadas com fator de potência de 400 Watts.

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

Page 11: Edição nº 255 19.08.2015

FolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 19 de agosto de 2015 11Página

Esporte

Começou muito bem a VII Copa Amop de Futebol com 34 gols marcados em 10 jogos e média de 3,4 por partida. Grandes jogos, muitos gols, felizmente nenhum Wx0 e ab-soluta tranquilidade dentro e fora de campo. Destaque para o empate nos clássicos Cafelândia 3x3 Nova Aurora e Mare-chal 0x0 Vera Cruz. Percebo que a atual edição está tendo mais espírito de comprometimento com o real objetivo do certame que é promover o futebol e fortalecer a modalida-de. Que continue assim e que prevaleçam os interesses co-letivos.

Amanhã I Prova Rústica Noturna de Assis Chateau-briand novidade no calendário esportivo. Evento marca também os 49 anos da Morada Amiga que tem muito para comemorar também por meio do esporte.

Festa do vôlei feminino a partir de sexta-feira (21) em Juranda com disputa da quarta etapa da Copa Amizade. Entre os participantes estão Assis Chateaubriand, Cafelân-dia, Palotina e Iracema do Oeste.

De bem com a vida o Toledo venceu Paranavaí por 2x1,

segue invicto e líder absoluto do Paranaense Sub-23 com 14 pontos. Próximo compromisso em casa contra Maringá.

Ubiratã perdeu o primeiro jogo fi nal do Amador da Liga de Goioerê jogando fora de casa contra Tuneiras do Oeste por 2x1 e agora terá que reverter no Claudinão.

Quarta de grandes jogos pela Copa do Brasil. Às 19h30,

Coritiba x Grêmio e Atlético/MG x Figueirense. Às 22h, Santos x Corinthians, Flamengo x Vasco e Palmeiras x Cru-zeiro. Amanhã, às 19h, jogam Fluminense x Paysandu e In-ternacional x Ituano.

Começa hoje a Sul-Americana para os brasileiros. Às

22h, Bahia x Sport e Ponte Preta x Chapecoense. Amanhã, às 21h15, Joinville x Atlético/PR e às 21h30, São Paulo x Ceará.

Parabéns Assis pelos 49 anos. Participe das comemora-ções que acontecem amanhã (20) a partir das 15h no Centro de Eventos Ângelo Micheletto.

Copa Amop começa com grandes jogos e ótima média de gols

Começou no último fi -nal de semana a VII Copa Amop com 10 jogos, 34 gols marcados e média de 3,4. A competição foi aberta no sá-bado (15) com dois jogos e doze gols com destaque para o clássico entre Cafelândia e Nova Aurora disputado à noite no Djalma Pina da Silva . O jogo terminou empatado em 3x3 com gols de Rick, Rui e Giovani para Nova Aurora, Pivato, Monarca e Alan para Cafelândia. Ainda teve dois gols do Cafelândia anulados pela arbitragem que marcou impedimento. No domingo outras oito partidas movi-mentaram o certame com um show de gols e grandes jogos. A equipe Líder da Vale Verde FM transmitiu Cafe-lândia 3x3 Nova Aurora e o encontro dos campeões Co-rinthians de Marechal 0x0 Vera Cruz do Oeste.

Resultados da 1ª rodadaCafelândia 3x3 Nova Au-

rora M. C. Rondon 0x0 Vera

Cruz do Oeste

Lance do empate entre Marechal e Vera Cruz em 0x0

Guaíra perdeu para Matelândia por 1x0

Santa Tereza do Oeste 2x3 Medianeira

São Miguel do Iguaçu 0x2 Anahy

Matelândia 1x0 GuaíraSerranópolis 2x1 Santa

Lúcia Missal 2x4 Ubiratã Lindoeste 1x4 Santa Tere-

zinha de Itaipu Santa Helena 5x0 Rami-

lândia Iguatu 0x1 Corbélia

Alex Gonçalves

Diretoria

VALE VERDE FM NA CONFRATERNIZAÇÃO AMOP X DIRIGENTES

ASSIS

Na última sexta-feira (14) foi realizada uma confrater-nização entre prefeitos da Amop e dirigentes esportivos das equipes que estão disputando a VII Copa Amop de Futebol. Primeiro aconteceu uma partida de futebol suí-ço na Associação dos Jornalistas de Cascavel seguida de confraternização. O Grupo Vale Verde de Comunicação foi representado por Dito Silva e Gilmar Bosquette que estreitaram o excelente relacionamento com prefeitos, di-rigentes e principalmente com a Amop. A Vale Verde FM foi a primeira emissora a apostar na Copa Amop tanto que transmite o certame desde sua primeira edição em 2009. Agora com mais força com a Folha Vale Verde e o portal de notícias.

Partida foi descontraída e com muitos gols

Dito Silva e Gilmar Bosquette da equipe Líder da Vale Verde FM en-tregaram uma lembrança ao presidente da Amop, Amarildo Rigolin. Na foto com prefeitos Cal de Tupãssi e Ivanor de Corbélia, Luciano e Vinícius da Amop

Luiz Henrique

I CORRIDA RÚSTICA NOTURNA MORADA

AMIGA ACONTECE AMANHÃ

JURANDA RECEBE ETAPA DA COPA AMIZADE DE

VOLEIBOL FEMININO

A Secretaria de Esportes de Assis Chateaubriand realiza no dia 20 de agosto (Feriado Municipal) a I Corrida Rústica No-turna Morada Amiga. O evento tem como objetivo incentivar a prática da corrida no município e ainda festejar o aniversá-rio da “Morada Amiga”. A prova terá dois percursos: um de oito quilômetros e outro de quatro. Por ser uma prova aberta e noturna, nós convidamos toda a região, não só os chateau-briandenses, mas sim toda a população da região para estar prestigiando essa prova que é inédita em Assis Chateaubriand.

As inscrições estão abertas na Secretaria de Esportes, ou através do telefone (44) 3528-1345 ou no esporte.assis@hot-mail. As inscrições são gratuitas, porém no dia, pede-se a cola-boração de todos os atletas, que na retirada do kit atleta doem um quilo de alimento.

POR MARCO ANTONIO LEMES

Após dois meses de recesso por conta da realização dos Jogos Escolares do Paraná, uma das mais importantes competições de base do voleibol volta à atividade neste mês de agosto. Nos dias 21, 22 e 23, a cidade de Juranda recebe a 4ª etapa da Copa Ami-zade de Voleibol Feminino. A etapa de Juranda será disputada na categoria 99 e os jogos serão realizados no ginásio de esportes 16 de Dezembro movimentando oito municípios participantes.

No grupo A se enfrentam APE/Ceeduc/Palotina, Cafelândia, Ipígua Logística/São Cristóvão/Cascavel e Colégio Incomar/To-ledo. Na chave B, os duelos da primeira fase serão entre Iracema do Oeste, Juranda, Assis Chateaubriand e Corbélia.

Na opinião dos técnicos, os fatos de maior relevância até então no campeonato têm sido o equilíbrio e o alto nível técnico. Com três etapas a serem realizadas, três equipes dividem a liderança demonstrando o equilíbrio existente entre os participantes. Assis Chateaubriand, Cascavel e Palotina foram campeões das etapas já realizadas, provando assim o alto nível da copa.

“Será uma grande satisfação para nós de Juranda recber a to-dos para essa etapa. Queremos que todos se sintam à vontade em nossa cidade e esperamos uma grande competição como tem sido até aqui”, ressaltou Adriano Gallo, técnico da equipe anfi triã.

Após a 3ª etapa realizada em Iracema do Oeste, três equipes dividem a liderança na classifi cação geral da competição, a APE/Ceeduc/Palotina, Ipígua Logística/São Cristóvão/Cascavel e As-sis Chateaubriand com 27 pontos. Em 4º lugar aparecem Juran-da e Iracema do Oeste com 20 pontos, Cafelândia é o 6º colocado com 12 pontos, Corbélia está na 7ª colocação com 11 pontos e o Colégio Incomar/Toledo é o 8º colocado com 04 pontos.

Sexta-feira - 21/08/15

15h: Iracema do Oeste x Assis Chateaubriand16h: Cafelândia x Incomar/Toledo17h: APE/Ceeduc/Palotina x Ipígua Logística/São C./Casca-

vel18h: Juranda x Corbélia

Assis Chateaubriand/campeão da primeira etapa

TOLEDO VENCE E SE ISOLA NA LIDERANÇA DO PARANAENSE SUB-23

O Toledo foi a Paranavaí, na manhã de domingo (16) para enfrentar os donos da casa e pela sétima rodada do Paranaense Sub-23. O Tricolor venceu por 2 a 1 e se iso-lou ainda mais na liderança da competição, com 14 pontos conquistados em seis jogos. Foi a quarta vitória do time do Oeste que segue invicto. Os gols foram marcados pelo meia Luiz Grando e o atacante Michael já no fi nal do jogo, Lucão anotou o gol do ACP. O Toledo volta a campo pela oitava rodada no domingo (23) jogando contra o Maringá FC no Municipal 14 de Dezembro.

Vitória manteve invencibilidade e a liderança isolada

UBIRATÃ PERDE PRIMEIRO JOGO FINAL

PELO AMADOR DA LIGA DE GOIOERÊ

Foi realizado domingo (16) em Tuneiras do Oeste o pri-meiro jogo fi nal do Amador da Liga de Goioerê. O time da casa venceu Ubiratã por 2x1 e agora precisa de um empate para ser campeão. Ubiratã tem que vencer por diferença de dois gols para erguer a taça ou vencer por diferença de um gol no tempo normal para decidir nos pênaltis. A segunda partida será no próximo domingo (23) no Estádio Claudinão em Ubiratã.

Ubiratã agora joga em casa com total condição de ser cam-peão

Edilson Duarte

INTERNO DE FUTEBOL SUÍÇO

DA ASSEMAA Associação dos Servidores de Assis Chateaubriand

(Assema) informa que estão abertas as inscrições para o Campeonato Interno de Futebol Suíço até dia 1º de setembro para associados e dependentes. Informações na secretaria da entidade com a Carmen, na lanchonete com Claudemir, na Prefeitura com Piranha e no Depar-tamento de Serviços Urbanos com a Vanda. As equipes serão formadas pela diretoria e as disputas começam na primeira quinzena de setembro.

Page 12: Edição nº 255 19.08.2015

QUARTA-FEIRA, 19 de agosto de 201512Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL


Top Related