Download - Edição 365

Transcript
Page 1: Edição 365

PUB

22 de março de 2012N.º 365 ano 10 | 0,50 euros | Semanário

DiretorHermano Martins

Atletas rumoao Europeu

Desporto pág. 17

LojaassaltadaLoja

assaltadaCultura pág. 6

TributoaZecaAfonsonaSemanadaPoesia

Polícia pág. 3

Page 2: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt 22 de março de 2012

Agenda

2Atualidade

Fundadora: Magda AraújoDiretor: Hermano Martins (T.E.774)Sub-diretora: Cátia Veloso (T.P. 1639)Editor: O Notícias da Trofa, PublicaçõesPeriódicas Lda.Publicidade : Maria dos Anjos AzevedoRedação: Patrícia Pereira (T.P. 1637),Cátia VelosoSetor desportivo: Diana Azevedo, MarcoMonteiro (C.O. 744), Miguel Mascarenhas(C.O. 741)Colaboradores: Afonso Paixão,Atanagildo Lobo, Jaime Toga, José

Moreira da Silva (C.O. 864), TiagoVasconcelos, Valdemar SilvaFotografia: A.Costa, Miguel Trofa Pereira(C.O. 865)Composição: Magda Araújo, CátiaVeloso, Ana Assunção (T.P.E 155)Impressão: Gráfica do Diário do Minho,Lda,Assinatura anual: Continente: 20 euros;Extra europa: 59,30 euros; Europa: 42,40euros; Assinatura em formato digitalPDF: 15 eurosNIB: 0007 0605 0039952000684

Os artigos publicados nesta edição dojornal “O Notícias da Trofa” são da inteiraresponsabilidade dos seus subscritores enão veiculam obrigatoriamente a opiniãoda direção. O Notícias da Trofa respeita aopinião dos seus leitores e não pretende demodo algum ferir suscetibilidades.

Todos os textos e anúncios publicadosneste jornal estão escritos ao abrigo donovo Acordo Ortográfico.

Nota de redaçãoFicha TécnicaAvulso: 0,50 EurosE-mail: [email protected] e Redação: Rua das Aldeias de Cima,280 r/c - 4785 - 699 TrofaTelf. e Fax: 252 414 714Propriedade: O Notícias da Trofa -Publicações Periódicas, Lda.NIF.: 506 529 002Registo ICS: 124105Nº Exemplares: 5000Depósito legal: 324719/11Detentores de 50 % do capital ou mais:Magda Araújo

Farmáciasde Serviço

Telefonesúteis

Bombeiros Voluntáriosda Trofa

252 400 700GNR da Trofa252 499 180

Polícia Municipal da Trofa 252 428 109/10

A Junta de Freguesia de Covelas – Concelho da Trofa, vai pro-ceder à venda de uma Capela – Jazigo, sito no Cemitério deCovelas, (com valor base de 6.000,00 €)

A Venda será feita mediante proposta em carta fechada.

Todas as propostas deverão ser entregues na Secretaria daJunta de Freguesia, até às 12h00 do dia 23 de Abril de 2012, emcarta fechada, dirigida ao Presidente da Junta, devendo identificaro nome do proponente (nome, morada e número fiscal).

O Presidente da JuntaFernando Oliveira Moreira

Junta de Freguesiade Covelas

ANÚNCIOVENDA DE CAPELA-JAZIGO

A vencedora do 2º Festival daCanção da Trofa, Wander Micae-la, animou a noite de sábado nobar da capela de Nossa Senho-ra das Dores. Em mais um espe-táculo preparado pela comissãode festas, a jovem cantora ani-

Patrícia [email protected]

O Lions Clube da Trofa vaidistinguir a importância dodador, através de uma home-nagem, no sábado, dia 31 demarço.

Distinguir publicamente a im-portância de um dador de san-gue é o objetivo do Lions Clubeda Trofa, ao promover uma ses-são solene, com a entrega dediplomas e/ou medalhas aosdadores que já atingiram dez, 20,40 e 60 dádivas e ainda não te-nham recebido galardões.

A iniciativa, que conta com acolaboração do Instituto Portugu-ês do Sangue e dos Serviços deImuno-Hemoterapia do Hospitalde S. João, tem início marcadopara as 14 horas, no Salão No-bre dos Bombeiros Voluntáriosda Trofa.

O Lions Clube da Trofa pre-tende ainda dar a conhecer oBanco Municipal Virtual de Me-dula Óssea, um protocolo queestá a ser elaborado com a co-laboração da Câmara Municipalda Trofa e do Centro de Histocom-patibilidade do Norte.

Com estas atividades, a asso-ciação pretende continuar “a cri-ar e a fomentar um espírito decompreensão entre a população,fornecendo serviços voluntários

Wander Micaelacanta no bar da capela

mou as dezenas de pessoas queencheram o espaço, cenário quese tem repetido todos os fins desemana desde que o bar reabriu.Também no sábado, dia 24, o barda capela receberá uma Noite deKaraoke, pelas 22 horas. C.V.

Dadores de sangueserão homenageados

por meio de envolvimento comu-nitário, bem como angariar futu-ros dadores, organizando e dina-mizando colheitas de sangue”.

Deste modo, a associaçãoconvida toda a comunidade tro-fense, em especial os dadoresde sangue, bem como as fregue-sias vizinhas e circunvizinhas, amarcarem presença nesta ceri-mónia solene.

Colheita de sangueem S. Romão do Coronado

Caso seja morador na fregue-sia de Covelas ou de S. Romãodo Coronado saiba que pode aju-dar os doentes do Hospital de S.João do Porto, participando nacolheita de sangue que se vairealizar, no dia 24 de março, sá-bado, no novo edifício da ASCOR,em S. Romão do Coronado.

A colheita realizar-se-á entreas 9 e as 12.30 horas. Dar san-gue não afeta o dador. E, alémde ajudar os doentes do S. João,ainda lhe traz algumas vanta-gens, pois ficará a conhecer pe-riodicamente o seu estado desaúde, dado que cada colheita ésempre precedida de um examemédico.

Podem dar sangue todas aspessoas saudáveis entre os 18e os 65 anos de idade. Casoseja a primeira vez, deve ter en-tre 18 e 60 anos.

Dia 23

Fim de Semana Gastronómico21.30 horas: Tributo a JoséAfonso, no auditótio da Junta deFreguesia de S. Martinho deBougado

Dia 24

Fim de Semana GastronómicoLimpar Portugal9 horas: Colheita de Sangue,nas ASCOR, em S. Romão doCoronado15 horas: Showcooking, naSanimaia

Dia 25

Fim de Semana Gastronómico14 horas: Museu Carros Anti-gos, na Estrada Nacional 104,aberto ao público, grátis15 horas: Bougadense x Ba-lasar, no Parque de Jogos daRibeira16 horas: Trofense x Santa Cla-ra, no Estádio Clube DesportivoTrofense17 horas: CAT x GC SantoTirso, no Pavilhão Gimnodes-portivo de S. Romão do Coro-nado

Dia 22Farmácia Nova

Dia 23Farmácia Moreira Padrão

Dia 24Farmácia Sanches

Dia 25Farmácia Trofense

Dia 26Farmácia Barreto

Dia 27Farmácia Nova

Dia 28Farmácia Moreira Padrão

Page 3: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt22 de março de 2012 Atualidade3

Patrícia [email protected]

Uma loja de compra deouro, situada no Centro Co-mercial da Vinha, foi assalta-da na sexta-feira. Assalto ren-deu cerca de 1500 euros.

Passavam 30 minutos das 12horas de sexta-feira, dia 16 demarço, quando a funcionária deuma loja de compra de ouro, si-tuada no primeiro piso do CentroComercial da Vinha, se prepara-va para sair para almoçar. Nomomento em que fechava a por-ta, foi confrontada por um casal,que a obrigou a entrar, amarran-do-a a uma cadeira.

Os assaltantes, que aparen-tavam ter cerca de 30 anos, rou-baram ouro, dinheiro e um tele-móvel, tudo avaliado em cerca de1500 euros, acabando por aban-donar o local, sem que ninguémdesse conta do sucedido.

Os assaltantes aproveitarama pausa de almoço de várias lo-jas vizinhas e do vigilante doCentro Comercial da Vinha, paracometerem o delito.

Os lojistas só se apercebe-ram quando ouviram gritos de pe-dido de socorro. “As primeiraspessoas que chegaram lá terão

Dois indivíduos terão ar-rombado, na madrugada dedomingo, a porta lateral deum café, tendo furtado umLCD no valor de cerca de 900euros.

O café Patuka’s, situado naRua do Castelo, no Edifício Con-corde, em S. Martinho de Bouga-do, foi assaltado na madrugadade domingo, entre a 1.45 e as 2horas.

Os assaltantes utilizaram oautomóvel, da marca Fiat Uno,para arrombarem a porta lateraldo estabelecimento. Enquanto ocondutor retirava o carro e o colo-cava virado para a Estrada Naci-onal 14, o outro indivíduo entrouno local e retirou da parede oLCD, no valor de cerca de 900euros, tendo destruído um apa-relho descodificador.

Um morador de um aparta-mento, situado na Rua Afonso Al-buquerque, encontrava-se à va-

Arrombaram portapara roubar LCD

randa quando tudo aconteceu,entrando de imediato em contac-to com a Guarda Nacional Repu-blicana (GNR) da Trofa. Esta co-mo se encontrava perto do local,procedeu de imediato a uma bus-ca nas imediações, mas sem re-sultados. “Quando cheguei aqui,já as autoridades se encontra-vam no espaço a recolher as pro-vas”, afirmou Céu Almeida, pro-prietária do estabelecimento.

Segundo Céu Almeida, o as-saltante deveria ser de baixa es-tatura, pois o alarme só deve terdado sinal quando este se colo-cou em cima de uma cadeira pararetirar o televisor. A marca do pédo assaltante, que ficou marcadana cadeira, foi outro dos motivosque levou a proprietária a tirar es-ta conclusão, pois o tamanho damarca era pequeno.

Além de ter ficado sem oLCD, a proprietária da pastelariateve ainda o prejuízo do apare-lho descodificador e da porta. P.P.

Casal assalta lojade compra de ouro

encontrado a senhora bastanteamarrada, com um fio castanho,e deitada”, afirmou uma lojista.

Já o vigilante, quando seapercebeu dos pedidos de aju-da, fechou de imediato as por-tas do estabelecimento. Depoisde a funcionária dar a descriçãodo casal, o vigilante procurou-os

por todo o centro comercial, massem sucesso, pois estes já teri-am escapado.

A Guarda Nacional Republica-na da Trofa comunicou a ocorrên-cia à Polícia Judiciária, que a re-meteu ao Ministério Público, quedecidirá quem será responsávelpela investigação.

Lojistas não deram conta do assalto

Café foi assaltado de madrugada

Patrícia [email protected]

Três irmãos de Covelas fo-ram constituídos arguidos, porfazerem compras com car-tões de crédito furtados.

Três irmãos de Covelas deci-diram fazer compras no hiper-mercado Jumbo, na Maia. Atéaqui nada de estranho. O proble-ma é que o material informático

Furtaram cartões de créditopara comprar material informático

adquirido foi pago através de car-tões de crédito que tinham sidofurtados.

Os indivíduos furtaram os car-tões, no dia 4 de março, de umaviatura, enquanto o seu proprie-tário assistia a uma corrida decarros em Guilhabreu, Vila doConde. De seguida, terão levan-tado 400 euros de um multiban-co, para depois comprarem ma-terial informático no hipermerca-do, no valor de cerca de mil eu-

ros.Quando o Núcleo de Investi-

gação Criminal da GNR de Mato-sinhos descobriu o esquema, fezbuscas à casa dos irmãos, emCovelas, tendo apreendido umtelevisor LCD, dois álbuns digi-tais, uma impressora e uma con-sola.

Os suspeitos foram constitu-ídos arguidos, pois já estavamreferenciados por furtos.

Page 4: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt 22 de março de 20124Atualidade

Patrícia [email protected]

Dia 24 de março ficará mar-cado por mais um Limpar Por-tugal. Na Trofa esta iniciativatem início pelas 8.30 horas,nas juntas de freguesia.

Tornar os espaços verdes doconcelho da Trofa mais limpos éo objetivo das equipas de coor-denação que já se encontram apreparar tudo para o grande dia.

No dia 24 de março, sábado,os voluntários devem encontrar-se com a equipa coordenadoralocal, pelas 8.30 horas, junto àsrespetivas juntas de freguesia.Depois de um pequeno briefing,os voluntários e os meios serãodistribuídos pelos espaços a lim-par. O término oficial é pelas 13horas. Caso os grupos decidam

A Delegação da Trofa da Cruz Vermelha, a AssociaçãoGota D´Água e a Junta de Freguesia de S. Romão doCoronado vão implementar, no período de interrupção letivada Páscoa, atividades lúdicas/culturais e desportivas.

Proporcionar umas grandes férias é o objetivo da Cruz Verme-lha da Trofa, Associação Gota D’Água e da Junta de Freguesia deS. Romão do Coronado ao promover, durante nove dias, diversasatividades.

A Quinta de S. Romão vai receber, entre os dias 26 de março e5 de abril das 14 às 18 horas, jovens, entre os 6 e 18 anos, quepoderão participar em atividades lúdicas/culturais e desportivas.

“Uma iniciativa que promete ser única e mágica para as crian-ças e jovens, numa quinta imbuída de magia e com uma naturezacalma, onde há várias opções de lazer, desde parque infantil paraos pequeninos, churrasqueira, futebol, basquetebol, voleibol, dan-ça, música, teatro e dinâmica de grupo”, afirmou fonte da organi-zação.

As associações convidam a comunidade a participar nesta ini-ciativa “cheia de surpresas”, que tem o intuito de “encher os cora-ções” dos jovens, ao mesmo tempo que promove um estilo de vidasaudável.

Para participar neste evento é necessário que as crianças pre-enchem uma ficha de inscrição, na Junta de Freguesia de SãoRomão, Livraria e Papelaria de S. Romão, Cruz Vermelha da Trofae Associação Gota D‘Água, a partir do dia 21 de março. Casoqueira alguma informação deve contactar através dos números 252107 478 e 91 772 82 58. P.P.

Cátia [email protected]

Conferência de S. Vicentede Paulo de Alvarelhos e Mu-ro abriu uma loja com produ-tos novos a preços simbólicos.Os fundos angariados servempara ajudar famílias carencia-das.

Lingerie, collants e roupa sãoalguns dos produtos que as Con-ferências S. Vicente de Paulo deAlvarelhos e Muro estão a ven-der numa loja, que abriram nasexta-feira, 16 de março. A loji-nha da Conferência, situada nu-

Vamos Limpar a Trofa!continuar os trabalhos de limpe-za, as equipas de coordenaçãoe os meios estarão disponíveis.

Hélder Magalhães, coordena-dor do Limpar Portugal na Trofa,garante que têm conseguido an-gariar meios, onde conta com oapoio de muitas empresas e en-tidades públicas, destacando aCâmara Municipal da Trofa e aTrofáguas.

Apesar de ainda não ter a no-ção do número de voluntários dis-poníveis, pois há pessoas que seinscrevem diretamente nas coor-denações locais ou que apare-cem sem se inscreverem, o co-ordenador espera que sejamcumpridos os objetivos propos-tos: limpar as lixeiras e manteros locais limpos.

A organização pede ainda aosvoluntários que, além do vestuá-rio adequado ao trabalho de lim-

peza, devem usar luvas, “paraminimizar qualquer risco ineren-te à atividade”.

“A segurança dos voluntáriosé um ponto crucial, e que nuncadeverá ser descurado. Vamoscontinuar a angariar mais volun-tários e meios, para que o Lim-par Portugal seja novamente umsucesso”, assegurou.

No final, Hélder Magalhãesfez um apelo à comunidade:“Que as pessoas participemnuma atividade deste calibre,para uma atividade cívica e, aci-ma de tudo, para que ajudem anão repetir os erros do passado,podendo corrigir estas situaçõesdefinitivamente.

Que as pessoas deixem deabandonar o lixo no meio da flo-resta. As pessoas têm de mu-dar as suas atitudes”.

�AnimaPáscoa�Iniciativa visa limpar as florestas nacionais

Loja da Conferênciaabre no Muro

ma sala da Junta de Freguesiado Muro, tem produtos a preçossimbólicos, desde 50 cêntimos,e está aberta à população em ge-ral, funcionando às quartas esextas-feiras, das 15 às 18 ho-ras. Os fundos angariados sãopara apoiar famílias carenciadasdas freguesias do Muro e Alvare-lhos

“Existem coisas novas quequalquer pessoa pode comprar.Tem lá alguma lingerie e collants,tudo produtos novos que nos fo-ram oferecidos. São peças boasque estão a preços simbólicos equem quiser pode vir comprar,

porque assim ajuda a Conferên-cia”, afirmou a presidente, Fáti-ma Silva.

A ideia já estava a ser traba-lhada “há algum tempo” e a lojaaté era “para estar aberta desdeo fim do ano passado”, mas sóagora os elementos da Conferên-cia puderam ver concretizadoeste projeto.

Na loja podem ainda encon-trar “calçado, malas”, entre ou-tros produtos. “Se há famílias queprecisam, podem ir lá dizer-nosas suas necessidades e tenta-mos colmatar as falhas existen-tes”, explicou.

Loja da Conferência vende produtos a preços simbólicos

Page 5: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt22 de março de 2012 Atualidade5

Cátia VelosoA. Costa

Cerca de 80 acólitos da Vi-gararia Trofa/Vila do Condemarcaram presença na cele-bração do “Compromisso doAcólito”. S. Martinho tem 13novos acólitos.

Juliana Monteiro é uma dos13 novos acólitos que receberamdas mãos do pároco Luciano La-goa as túnicas que vão usar nosatos litúrgicos, no domingo, 18 demarço, em S. Martinho de Bou-gado. Movida pela vontade de“servir Jesus”, a jovem tambémrecebeu conselhos de “primos”,que a encorajaram a assumir umcompromisso. Ao receber a túni-ca, Juliana sentiu que vai “conse-guir servir Jesus e ajudar a incen-tivar os outros a servirem também”.

A Igreja Nova da Trofa foi pal-co de uma das maiores concen-trações de acólitos. Quase todasas paróquias da Vigararia Trofa/Vila do Conde - S. Mamede do

A Igreja Matriz de S. Marti-nho encheu, no domingo àtarde, para ouvir o concertoprotagonizado pela organistatrofense Isabel Calado e pelocoro paroquial da freguesia.

A organista Isabel Calado étrofense e licenciada em Músi-ca. No domingo da Alegria, 18de março, juntamente com ocoro paroquial de S. Martinho deBougado, protagonizou umconcerto na Igreja Matriz. Muitasforam as peças interpretadas poresta solista, com destaque para“Uma fantasia” de J.P. Sweelinck”e “Do Abismo em que Vivo” (F.Santos), “Jesus Cristo, Ó Portado Reino” (F. Santos), este coma participação do coro paroquial.

Patrícia [email protected]

A Câmara Municipal da Trofa promove Concerto da Pás-coa 2012 com coros paroquiais trofenses.

Assinalar a época da Páscoa é o objetivo da autarquia trofenseao promover o tradicional concerto da Páscoa.

Desta forma, a Câmara Municipal da Trofa, através da Divisãode Cultura, vai organizar, no dia 31 de março, um concerto, queserá protagonizado pelos coros existentes no concelho.

Pela Igreja Nova de S. Martinho de Bougado passarão o Orfeãode Santyago, o Grupo Coral Masculino Nossa Senhora da Assun-ção de Alvarelhos, o Coro dos Meninos Cantores do Município daTrofa, o Coro Paroquial de S. Mamede do Coronado, o Coro Paro-quial e Grupo de Jovens de S. João Baptista de Guidões e o Coroe Orquestra Paroquiais de S. Martinho de Bougado.

“Este concerto é também uma forma de estes grupos coraisdarem a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do anonas suas freguesias”, afirmou fonte da Câmara.

Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, convida“toda a população a assistir a este concerto de coros paroquiais ea festejar esta quadra ao som dos temas musicais interpretadosneste espetáculo”.

O Grupo de Moradores da Abelheira vai promover uma via sa-cra, no dia 3 de abril. A representação do caminho sagrado deJesus tem início, pelas 21 horas, na Rua Nossa Senhora das Do-res (cruzamento com a Rua Martins Sarmento), seguindo pelaRua da Fonte Fria e terminando junto à imagem do Senhor dosPassos. C.V.

S. Martinho tem 13 novos acólitosCoronado, Alvarelhos, Santiagode Bougado, Árvore, Tougues,Azurara, Vila Chã e Mindelo – es-tiveram representadas por cercade 80 acólitos na celebração do“Compromisso de Acólito”.

Para além de oficializar a en-trada de novos acólitos, esta ceri-mónia também serve para que osmais velhos “renovem o compro-misso, reafirmando o serviço aoSenhor”, contou António Azeve-do, responsável dos acólitos deS. Martinho de Bougado, quesão cerca de 40. A data não foiescolhida por acaso. O “Domin-go da Alegria”, quarto domingoda quaresma, quer simbolizarque este compromisso “é umalento para a fé” dos acólitos e“um motivo de alegria neste mo-mento de reflexão”, sublinhou.

A frase “Nós queremos des-cobrir”, evocativa deste ato, pre-tende incentivar os novos acólitos“a descobrir o sentido e a rique-za de uma celebração”. “Quere-mos descobrir mais Cristo no altar

e tentar ir ao seu encontro”.Os novos acólitos tiveram for-

mação uma vez por semana des-de o início do ano, porque “hápormenores a ter em atenção”,desde “o andar, a sentar e comose leva os objetos”. “Esta peque-na formação não chega, mas

pelo menos deixa as pessoasmais à vontade e com mais con-fiança”, assegurou António Aze-vedo.

Luciano Lagoa afirmou quecom o acolhimento de novos acó-litos também se pretendia “criarmais ligação com os acólitos

da Vigararia”. Quanto aos acó-litos de S. Martinho de Bouga-do, o sacerdote afirmou que setrata de “um grupo que estavamuito enraizado” já antes dechegar à paróquia. “Tem vindoa desenvolver um trabalho mui-to sério”, concluiu.

A paróquia de S. Martinho de Bougado tem cerca de 40 acólitos

Coro paroquial e Isabel Caladoenchem Igreja Matriz

A ideia de promover estesconcertos “surgiu mais pelo em-penho da organista Isabel Cala-do, que queria fazer esta parce-ria com o coro para marcar estetempo da quaresma”, afirmou osacerdote Bruno Ferreira, res-ponsável por este grupo paroqui-al. “Queremos dinamizar a mú-sica na comunidade, aliás, játemos feito com outros concer-tos anteriores e isso é importan-te e sabemos que temos presen-te na nossa comunidade pesso-as que nos podem acompanhar”,acrescentou.

O sacerdote defende que aparóquia “deve aproveitar os ta-lentos da terra para pô-los aoserviço da comunidade”.

O coro paroquial vai agendar

um concerto pascal, novamentecom a participação de IsabelCalado.

Formado por três grupos (in-fantil, jovem e adulto), o coro pa-roquial de S. Martinho de Bouga-do tem mais de cem elementos(músicos, cantores e instrumen-tistas) e foi, oficialmente, cons-tituído no ano pastoral 2010/2011. O padre Bruno Ferreira di-rige os três coros, que se têmdesdobrado para assumir o mai-or número de missas. “Os corosinfantil e juvenil cantam e assu-mem a missa das 16.30 e das19 horas. O coro de adultos ten-ta assegurar o máximo que podee tem feito muito esforço paraassumir a missa das 8.30, das11 e das 19 horas.

Nestes últimos dois anos, ocoro tem feito o esforço paraapostar na qualidade, com maisvigor, com mais espírito comotemos assistido nas últimas ve-zes e é assim que queremoscontinuar”, sublinhou. Para o fu-turo, Bruno Ferreira quer “conti-nuar a apostar na qualidade damúsica litúrgica, com programasnovos, com concertos didáticos,participando com a Câmara Mu-nicipal, obviamente salvaguar-dando as diferenças e tambémprecisando da colaboração daBanda da Trofa, que tem cedidoinstrumentos”. C.V.Coro paroquial contou com a colaboração da solista Isabel Calado

Concertoda Páscoa 2012

ViaSacranaAbelheira

Page 6: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt 22 de março de 20126Atualidade

Cátia [email protected]

Muro de Abrigo organizouuma festa da primavera, quejuntou 150 seniores. Associa-ção já tem sete anos.

Flores pregadas ao peito,chapéus e faixas coloridas fize-ram parte da indumentária utili-zada por cerca de 150 senioresque deram as boas-vindas à pri-mavera, numa festa promovidapela associação Muro de Abrigo.

Patrícia [email protected]

A Câmara Municipal daTrofa promove atividades pa-ra comemorar o Dia Mundialda Poesia.

Promover e divulgar a poesiae a cultura portuguesa, foram osobjetivos da Câmara Municipalda Trofa ao associar-se à ÁreaMetropolitana do Porto para co-memorar o Dia Mundial da Poe-sia, dedicando-lhe uma semana.

A manhã de quarta-feira foimarcada por diversas atividadesque decorreram em vários pon-tos do concelho. A Casa da Cul-tura recebeu a iniciativa “Esten-dal Poético a Nível Metropolita-no”, onde foram colocados poe-mas num estendal montado naentrada principal. O Parque deNossa Senhora das Dores aco-lheu a atividade “Leitura simultâ-nea de poemas”, onde cerca de130 alunos, do JI de Feira Nova,Escola de Cedões, Giesta 1 edo Muro fizeram uma leitura depoemas em simultâneo com todaa Área Metropolitana onde foramlançados balões com poemasem todos os concelhos e em si-multâneo. Joana Lima, presiden-te da Câmara Municipal da Trofa,

Autarquia dedica semana à poesiaestava bastante satisfeita com arealização desta iniciativa, que“engrandece e enobrece o con-celho”, realçando que “os cus-tos foram praticamente nulos”.

“Todos os alunos da Área Me-tropolitana do Porto, em simultâ-neo, puderam sensibilizar a po-pulação com um tema interes-sante. Eu penso que é uma ativi-dade que vem enriquecer cadavez mais os nossos alunos e osseus pais, que ajudam os filhosna elaboração de poemas”, asse-verou. A presidente aproveitou pa-ra agradecer: “A todos os interve-nientes nesta ação pelo facto deestarem sempre disponíveis, po-dendo contribuir para que o con-celho fique cada vez mais fortena área da cultura”.

A Casa da Cultura da Trofa,em conjunto com as escolas, or-ganizaram várias iniciativas e napassada segunda-feira, quem vi-sitasse a Casa da Cultura en-contrava o chão coberto de livros,convidando a comunidade a “apa-nhar um livro e sentar-se a ler”.Houve ainda a exibição e comen-tário dos filmes, no dia 20, “OCarteiro de Pablo Neruda” e “OClube dos poetas mortos”.

Além destas atividades, nasescolas foram promovidas várias

atividades, desde a elaboraçãoe declamação de poemas, expo-sição de poesia, entrega de po-emas pelos alunos pelas lojascomerciais, uma desgarrada dequadras do poeta António Aleixoe jogos de rimas com os utentesde um lar de idosos.

Tributo a José Afonso

Também o dia 23 de marçoserá marcado por um Tributo a

José Afonso, através do Concer-to “Cantares do Andarilho”, pe-las 21.30 horas. O auditório daJunta de Freguesia de S. Marti-nho de Bougado será palco des-ta atividade que contará com apresença de Ivo Machado, nocanto, Carlos Carneiro, na gui-tarra clássica, Rui Mesquita, nopiano, e António Sousa, na de-clamação.

Este grupo de artistas jáatuou em Vila Nova de Famali-

cão, onde mais de 500 pessoasmarcaram presença ao tributo.Por essa razão, Ivo Machado es-pera que a recetividade na Trofaseja a mesma, para que o con-certo seja “muito participado ecom muita interatividade”.

“Passaram 25 anos sobre amorte daquele que foi o maiorcantor de intervenção em Portu-gal, sendo que os portuguesesdevem um bocado ao cantor, poisfoi ele que contribuiu para a ins-talação da democracia. Eu pen-so que todas aquelas pessoasque amam a liberdade, não dei-xarão de ter o José Afonso nasua cabeça e também no seu co-ração. Daí achar que todos ostrofenses que amam a liberdade,que gostam da democracia po-deriam aparecer para fazermostodos uma festa em conjunto e,em certa forma, homenagear eprestar tributo a José Afonso”,afirmou Ivo Machado.

O tributo será composto por“canções de grande valor e qua-lidade”, não sendo necessaria-mente as mais conhecidas oucantadas.

Para abrilhantar ainda maiseste tributo, a autarquia convidouos Gaiteiros da Ponte Velha e oCoro da Primavera.

Crianças lançaram balões que tinham poemas

150 seniores dão boas-vindas à primaveraNa terça-feira, 20 de março,

a coletividade murense cumpriua tradição de assinalar a chega-da desta estação e convidou seteassociações do concelho e umade Vila do Conde, para animaros mais velhos. As atuações dosdiferentes grupos animaram osalão paroquial do Muro, queacolheu a iniciativa, desde oscavaquinhos, a declamação depoemas, música e imitação.

Fernando Pessoa foi um dosautores a quem os senioresprestaram tributo na poesia, cujo

Dia Mundial se assinalou um diadepois. Mas os poemas quemais tocaram os participantesforam aqueles que faziam partedos seus livros de escola quan-do eram crianças. Algumas as-sociações convidaram os prota-gonistas da tarde a recordar tam-bém músicas alusivas à prima-vera e os alunos da APPACDM(Associação Portuguesa de Paise Amigos do Cidadão DeficienteMental) da Trofa deram um showao imitar o grupo “Da Vinci” como eternizado single “O Conquis-tador”.

“Já não é a primeira vez quefazemos uma festa cá e decidi-mos repetir, convidando as as-sociações do concelho e tam-bém ‘O Teto’, que é de Fajozes”,explicou Fátima Silva, presiden-te da Muro de Abrigo.

Muro de Abrigoassinala 7º aniversário

Esta festa segue-se a outranão menos importante, que as-sociação teve. No sábado, 17 demarço, a Muro de Abrigo feste-jou sete anos, numa festa quejuntou utentes, familiares e os

responsáveis da direção. FátimaSilva afirmou que “foi uma festalinda”, que contou “com cerca de150 pessoas”. “O nosso sétimoaniversário foi festejado commuita dignidade numa linda fes-ta com muitos sócios fundado-res. Foi uma grande alegria e éisso que nos dá força para conti-nuar. Sentimos o carinho dossócios e o incentivo para conti-nuar o nosso trabalho, que é bas-tante difícil e muito complicado

nesta altura em que não há gran-des apoios”, explicou.

Apesar da festa, continua afaltar o melhor presente que aassociação podia ter: o edifíciopara o lar de idosos. “Era a me-lhor coisa que nos podia aconte-cer, vermos subsidiado o nossolar, para começarmos a construira nossa coisa, que está comple-tamente aprovada. Só falta mes-mo conseguir esse objetivo”, su-blinhou.

Festa da Primavera contou com cerca de 150 seniores

Muro de Abrigo assinalou 7º aniversário

Page 7: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt22 de março de 2012 Atualidade7

A Câmara Municipal da Trofaestá a organizar, no dia 31 de mar-ço, sábado, um Percurso peloPatrimónio Molinológico do Avecom o intuito de conhecer as aze-nhas do rio Ave.

A Azenha da Barca, de Sam,de Bairros e da Vigenta serão oslocais de paragem obrigatória.

O ponto de encontro é na Ca-sa da Cultura da Trofa, pelas 9horas, terminando com uma visi-ta à exposição “Património à pro-

Patrícia [email protected]

Sensibilizar a comunidadepara a importância dos anfíbi-os na fauna trofense foi o obje-tivo da ADAPTA ao realizar umworkshop . A primeira ação foiem Covelas, no dia 16.

Lanternas, calçado confortávele máquinas fotográficas eram in-dispensáveis para a exploraçãoque decorreu numa margem do ri-beiro, em Covelas.

O workshop começou comuma sessão teórica onde o ora-dor, Vasco Cruz, InvestigadorCIBIO (Centro de Investigação daBiodiversidade), abordou “a evo-lução dos anfíbios, da diversida-de nacional e internacional e, nofinal, sobre a conservação”. “É umgrupo de animais bastante ame-açado, onde há bastantes riscosà sua conservação. Eu estive aexplicar porque é que estão emperigo, quais são essas ameaças,e, de certa maneira, o que é queas pessoas podem fazer paracontrariar o facto de os animaisestarem a desaparecer”, afirmouVasco Cruz.

Cátia [email protected]

Casa Saúde Animal pro-moveu uma sessão fotográfi-ca solidária, em que os donostiravam uma fotografia comos seus animais em troca deum donativo para ajudar umaassociação.

Os dotes fotogénicos dos“amigos de quatro patas” forampostos à prova numa sessão fo-tográfica promovida pela clínicaveterinária Casa Saúde Animal.Cães e gatos posaram sós oucom os respetivos donos parauma iniciativa solidária. Em tro-ca da fotografia, os participantestinham que contribuir com a do-ação de ração e um donativo mo-netário para colmatar a falta derecursos da Associação dosAmigos dos Animais de SantoTirso. Como boa colaboradora, aCasa Saúde Animal deu o exem-plo e lançou o desafio a quemtem animais: guardarem uma re-cordação fotográfica dos compa-nheiros animais.

Tirando a dificuldade de, às

À descoberta de anfíbios

No final, deslocaram-se atéa um ribeiro, percorrendo a suamargem, à procura das oito es-pécies de anfíbios existentes noconcelho da Trofa.

O primeiro a aparecer foi osapo comum, seguindo-se a sa-lamandra lusitânica, o tritão deventre laranja, o tritão marmora-do, a salamandra de pintas ama-relas, a rã ibérica, a rã verde e osapo parteiro. As crianças esta-vam maravilhadas com esta visi-ta “ao campo”, estando sempre

dispostas a pegarem neles.Segundo Vasco Cruz, foi pre-

ciso sorte para encontrar “todasas espécies em diferentes fasesda sua vida”. Destacou, ainda, arã ibérica e a salamandra lusi-tânica, por serem “espéciesameaçadas”, que só existem nonordeste da Península Ibérica,podendo ser encontradas em al-guns locais da Trofa. Sendo es-pécies ameaçadas, para o inves-tigador estas atividades são fun-damentais, pois “a maior parte

dos problemas de conservaçãodos anfíbios vem das pessoas”.

“As pessoas, normalmente,não gostam destes animais e, assuas atitudes, provocam estasameaças à sua conservação. Porisso, é importante conheceremos animais que cá existem, assuas características e necessi-dades ecológicas, para que pos-sam ter uma atitude favorável àsua preservação”, asseverou.

Pedro Daniel Costa, presiden-te desta associação, estava

agradado pela adesão que estaprimeira ação teve, esperandoconseguir cumprir o objetivo, queera “sensibilizar as pessoas”,que têm um certo repúdio por es-tes animais.

“Queríamos demonstrar queeles não fazem mal nenhum, pelocontrário, são bastante sociáveis.Somos uma terra privilegiada,pois ainda vão existindo estesanfíbios, alguns já estão em peri-go de extinção e também quería-mos alertar para isso”, declarou.

O presidente aproveitou paraagradecer às firmas Abel Pinhei-ro dos Santos, GMLUX, Norsidere Trifitrofa, pelo apoio prestadonestas iniciativas. No sábado, oworkshop realizou-se em S.Martinho. A freguesia de Alvare-lhos receberá o último workshopde anfíbios, no dia 23 de março,sábado. A concentração é naJunta de Freguesia local, pelas20 horas. O próximo workshopterá como tema os répteis, ten-do o presidente aproveitado paralançar o convite à comunidadetrofense para não deixar escapara oportunidade de conhecer es-tas espécies. A iniciativa aindanão tem data marcada.

ADAPTA realizou workshop e deu a conhecer os anfíbios presentes no concelho

Percurso pelo PatrimónioMolinológico do Ave

va de água”, pelas 12.30 horas,no mesmo local.

O percurso é de nove quiló-metros, a pé, sendo que a orga-nização recomenda o uso deroupa e calçado confortável, nãoesquecendo um chapéu e água.

Deve-se inscrever na Casada Cultura da Trofa, ou atravésdo número 252 400 090, ou atra-vés do email [email protected].

P.P.

Animais fotografadospara ajudar

vezes, sossegar os mais rebel-des, a verdade é que todos osmodelos de quatro patas se por-taram como verdadeiros profissi-onais. Foram fotografados 36animais, entre os quais um coe-lho. No entanto, a vertente soli-dária era a mais importante esegundo Daniela Barros, propri-etária da clínica veterinária, teve

um balanço “muito positivo”. Fo-ram doados 50 quilos de ração e50 euros em dinheiro, que vãoajudar os animais sem dono, quea associação acolhe. Com o su-cesso da sessão fotográfica,Daniela Barros já pensa em re-peti-la, mas ao ar livre. Pode vertodas as fotos no Facebook daCasa Saúde Animal.

Daniela Barros quer repetir iniciativa

Page 8: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt 22 de março de 20128Automóveis&Motores

Para fazer uma revisão do carro numaoficina independente, ainda dentro do pe-ríodo de garantia, deve escolher uma quesegue o plano de assistência da marca,certificando-se que são sempre usadasas peças originais. É importante que guar-de a documentação que identifique asreparações que foram efetuadas, constan-do a data das mesmas. Peça sempre afatura, pois esta é um dos meios de pro-va mais importantes em caso de litígio.

Quando se desloca à oficina, deveexplicar a razão que o levou aí.

Peça sempre um orçamento escrito,perguntando o tempo que demorará a re-paração. É aconselhável que se informe

Revisões numa oficinasobre o procedimento quanto às repara-ções ou substituições, que não estejammencionadas no orçamento, asseveran-do que quer ser previamente informadosobre as mesmas.

Quando for levantar a viatura, confir-me a descrição da fatura com o que foireparado. Caso esta seja muito sumária,ou não esteja correta, peça uma mais dis-criminada. Desta forma, se precisar derecorrer à garantia, mais tarde, a faturaprovará as datas e trabalhos realizados.

Quando são substituídas peças, o re-parador tem de mostrar ao cliente as ve-lhas. Se não fizer questão de ficar comelas, deixe-as na oficina.

Esta semana O Notícias da Trofa de-dica o especial com temas ligados aosautomóveis e motores.

Por isso, dedicamos alguns textos àtemática, mostrando-lhe as vantagens deutilizar como combustível o GPL, queneste momento, é o mais barato. E por-que estamos numa altura de contençãoeconómica, nada como prevenir grandesgastos em arranjos, por desleixo. Saibaquais os sinais de alerta para mudar ospneus e não prescinda de fazer uma visi-ta à oficina para ver em que estado está oseu automóvel. Anote as dicas de comofazer a sua manutenção.

Fique também a saber um pouco maisdas películas que escurecem os vidros,que estão em voga.

Especial Automóveis e Motores

Page 9: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt22 de março de 2012 Automóveis&Motores9

Amadeu de Castro Pinheiro, na qualidade de Presidente daMesa da Assembleia-geral da Associação Humanitária dos Bom-beiros Voluntários da Trofa, vem ao abrigo do Artº. 44º. e Artº. 47º,n.º 2 alínea c) dos Estatutos da Associação, convocar os senho-res associados para uma Assembleia Geral Ordinária, a realizarno dia 29 de Março de 2012, pelas 21,00 horas, no salão nobre daAssociação, sita á Rua D. Pedro V, freguesia de S. Martinho deBougado, concelho e cidade da Trofa, com a seguinte Ordem deTrabalhos:

Ponto Um: Leitura, discussão e Votação da Acta da AssembleiaGeral anterior:

Ponto Dois: Apresentação, discussão e votação do Relatório eContas 2011;

Ponto Três: Assuntos de interesse para a Associação.

Nota: A Assembleia Geral funcionará trinta minutos de-pois da hora inicial, com qualquer número de associadospresentes. Artº. 49º, ponto n.º 1.

Trofa, 19 de Março de 2012

O Presidente da Mesa da Assembleia-geralAmadeu de Castro Pinheiro, Cm

Associação Humanitáriados Bombeiros

do Voluntários da Trofa

ASSEMBLEIA GERAL ORDINARIA

CONVOCATÓRIA

Há mais de cinco milhõesde viaturas a GPL e mais de20 mil pontos de venda. Masafinal sabe quais são as van-tagens deste combustível al-ternativo?

O GPL é atualmente o maisimportante combustível alterna-tivo, pois além de ser o maiseconómico, é rentável e menospoluente. Se é amigo do ambi-ente, saiba que esta é uma boaaposta para reduzir a poluiçãoatmosférica.

Devido às vantagens existen-tes a aplicação de um sistemaGPL poderá revelar-se uma ex-celente opção, dependendo dovalor comercial do automóvel, osquilómetros percorridos anual-mente, a quilometragem e o es-tado atual do automóvel, entreoutros.

Ao adaptar este sistema de-verá de ter em consideração arelação custo/benefício, ou seja,o tempo que demorará a amorti-

Vantagens de ter GPLno automóvel

zar o investimento.Nos cilindros do motor são

libertados gases resultado daexplosão. Ao longo do tempo,estes gases dão origem a algu-mas “crostas” que se acumulame contribuem para razoáveis ta-xas de compressão.

Num automóvel com muitosquilómetros, este fenómenoacentua-se, pelo que a inserçãodo GPL, com o seu elevado po-der calorífico poderá limpar es-tas “crostas” reduzindo a capa-cidade de resposta do motor so-bretudo quando está em carga.

Os consumos com GPL so-frem um aumento considerável,acabando por compensar pelobaixo custo deste combustível.Além disso, a utilização destecombustível reduz os custos emcerca de 60 por cento.

Em termos de combustãoefetuada pelo motor, devido auma mistura de ar e combustívelperfeitamente homogénea, estaé mais completa e uniforme,

para além de que o seu podercalorífico também é mais eleva-do.

Este combustível facilita ain-da o funcionamento do motor afrio e proporciona um trabalhomais suave e silencioso. Estecomo tem um índice de octanomais elevado, reduz a possibili-dade da ocorrência do fenómenodetonação, melhorando o rendi-mento e prolongando a vida domotor.

Apesar disso, o GPL tambémapresenta desvantagens. Porexemplo, a impossibilidade deestacionar em parques de esta-cionamento subterrâneos. De-pendendo do automóvel, por ve-zes existe a necessidade deeliminar o pneu suplente. Tam-bém há algumas limitações narede de abastecimento, especi-almente no interior do país.

Apesar de libertar gases me-nos nocivos à Camada do Ozono,a combustão do GPL tambémemite vapores para a atmosfera.

DR

Page 10: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt 22 de março de 201210Automóveis&Motores

Verifique regularmente oestado geral dos pneus dasua viatura. Inspecione o pi-so e os flancos laterais visí-veis.

Por norma, quando não con-seguir evitar um buraco, deve di-rigir-se o mais rapidamente pos-sível a uma oficina para verificaro pneu e a jante afetados.

Nessas inspeções, poderádeparar-se com o diagnóstico dedesgaste irregular, muitas vezes,devido ao mau alinhamento dadireção. Aparentemente, o pneupode parecer estar dentro dos li-

Pneus: sinais de alertapara trocar

mites mas, na faixa exterior ouinterior, apresentar um desgastebastante mais acentuado. Nes-te caso, peça à oficina para equi-librar a direção.

Bolhas ou rasgos que atin-gem a tela lateral, por se rasparnos passeios, são motivo paratrocar de pneus. Esse defeitopode provocar o rebentamento,sobretudo com o aquecimentoem viagens em autoestrada, ecomprometer a segurança dosocupantes.

Mais difíceis de verificar, masde igual importância, são as bo-lhas e os rasgos no flanco interi-

or. Peça ajuda na oficina.Existem alguns defeitos que

podem ser remendados, sobre-tudo os furos no piso do pneu.Oiça o parecer de um mecânicoquando, na inspeção, detectaralguma anomalia e avaliar a via-bilidade da reparação.

Além destas situações, estána hora de trocar os pneus quan-do o relevo atingir 1,6 mm ou osindicadores de desgaste dentrodos relevos longitudinais princi-pais do pneu se encontrarem ni-velados com o piso.

Fonte: Deco Proteste

Os condutores vêm os aditi-vos como uma simples manuten-ção preventiva ou uma despesaque pode ser evitada. Mas, narealidade, estes são bastantesúteis.

Os aditivos mais conhecidossão os que trabalham junto comos lubrificantes do motor, com afunção de diminuir os atritos inter-nos. Estes aditivos têm duas ver-tentes: para os motores novos,

Usar ou não usar aditivosque ajuda a prolongar a vida útildo motor, e para os motores“cansados”, fazendo com queajam sobre as folgas de bron-zinas e anéis do motor, diminu-indo a queima do óleo. Tambémexiste uma ação detergente paraevitar a formação de borras nocárter e eliminar a carbonizaçãointerna do motor, isto é comumpara os dois tipos de aditivos.

Os aditivos para o combustí-

vel tem a função de detergente ede limpeza para evitar a manu-tenção dos sistemas de alimen-tação. Já os aditivos obrigatóri-os para os radiadores tem comofunção elevar o ponto de fervurada água, para cima de 100º C, etambém para evitar a formaçãode ferrugem interna no radiador,bloco do motor e demais com-ponentes do sistema de refrige-ração.

Page 11: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt22 de março de 2012 Automóveis&Motores11

Para que a sua viatura tenha umamaior durabilidade, há certos cuida-dos que deve ter. Fique a conheceralgumas dicas de manutenção!

A cada 40 mil quilómetros é necessá-rio limpar os bicos da injeção eletrónica,para que o lixo presente no combustívelnão entupa o sistema. Esta situação po-derá levar ao aumento do consumo e aum mau desempenho do motor.

Já as velas de cobre devem ser subs-tituídas a cada 15 mil quilómetros, sendoque as de prata ou elétrodos múltiplos,podem ser trocadas depois de 30 mil qui-lómetros de uso. Quando for fazer estamodificação, deverá ter em atenção aos

Dicas de Manutençãode Automóvel

seus cabos. Quando estas não são regu-ladas pode ocorrer problemas de perdade potência.

O filtro do combustível tem que ser tro-cado entre os 30 mil e 50 mil quilóme-tros. Aproveite para ver as correias denta-das, do alternador, da bomba d´água, dadireção hidráulica e do ar-condicionado acada 20 mil quilómetros.

Também é preciso estar atento à altu-ra dos faróis alto e baixo, mantendo-ossempre regulados. Confira sempre se to-das as luzes funcionam, pois, a falta de-las, diminui a sua segurança, podendoresultar numa multa. Quando um fusívelesteja queimado, deve de o substituir poroutro da mesma amperagem.

Ter vidros escurecidos nos carrosé um tema que tem levantando mui-tas contradições. Conheça as suas van-tagens.

Hoje em dia são muitos os automó-veis que têm os vidros escurecidos. Issoacontece devido a uma película protetoracontra o sol, também conhecida comoinsul film.

Com esta película é possível filtrar osraios solares, refletindo a luz. Por estarazão é que, quem olha de foram vejaespelhado, já quem olhe de dentro vejatransparente.

Além de proteger o sol, a película temvindo a ser usada para aumentar a segu-rança dos motoristas e dos passageiros,pois como o assaltante não consegue verpara dentro do carro, não sabe o que lheespera. Desta forma, os condutores e pas-sageiros têm uma vantagem visual sobreo assaltante.

Apesar da discussão à volta destetema, o código nacional de trânsito per-mite a sua instalação, desde que respei-te as especificações de transparência.

No vidro dianteiro a sua instalação é

Vantagens de tervidros escurecidos

proibida, até porque os automóveis já so-frem um processo de laminamento do vi-dro, sendo desnecessário a sua instala-ção. Mesmo assim é possível a instala-ção de uma faixa com o intuito de rebatero sol. Já nas janelas laterais dianteiras, ovidro tem que ter uma transparência míni-ma de 70 por cento. Já quem tenha vi-dros esverdeados de fábrica, tem que teruma maior cautela na instalação, paranão escurecer mais o vidro.

Na parte de trás do veículo pode con-ter uma transparência, mas esta já temque ser menor, ou seja, de 50 por cento.

Estas restrições devem-se à falta devisibilidade causada à noite, podendo cau-sar acidentes. Além disso poderá atrapa-lhar o trânsito, pois se um carro que vá àsua frente tiver insul film, não terá a visibi-lidade da estrada através do vidro dele.

A questão é bastante polémica entreos condutores, havendo quem goste equem desaprove. Por isso, na hora deoptar pela instalação desta película, devede ter em atenção estas especificidades,pois da mesma forma que ajuda naproteção do sol, também pode atrapalharmuito.

Page 12: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt 22 de março de 201212Atualidade

Patrícia [email protected]

Comemorar o Dia Mundialdos Direitos do Consumidorfoi o objetivo do Gabinete deApoio a Atendimento a jovensda Escola Secundária da Tro-fa ao promover uma tarde depalestras, no dia 15 de mar-ço, e o Concurso “Vamos àsCompras”.

O novo auditório da EscolaSecundária da Trofa estava reple-to de alunos, do ensino básico esecundário, que assistiram àspalestras “Direitos e Deveres doConsumidor” e “Cuidados a terquando vamos às compras”. Es-ta iniciativa, organizada pelo Ga-binete de Apoio a Atendimentoaos jovens (GAA), tinha comoobjetivo comemorar o Dia Mun-dial dos Direitos do Consumidor.

Lurdes Reis, coordenadorado GAA, afirmou que quando se-lecionaram as datas comemorati-vas mais relevantes, também ele-geram o Dia Mundial dos Direi-tos do Consumidor, para alertaros jovens a serem “consumido-res mais responsáveis”.

Na hora de convidar os ora-dores, optaram por André Reguei-ro, jurista da DECO, e Ana Silva,nutricionista da Câmara Munici-pal da Trofa, por constituir uma“mais-valia” para a palestra.

A coordenadora fez um balan-

Patrícia [email protected]

A Comissão de Festas doDivino Espírito Santo promo-veu, no domingo, uma festadedicada à feijoada, ondenão faltou música e dança.

Com o intuito de angariar ver-bas para a realização das festasem honra do Divino Espírito San-to, a Comissão de festas organi-zou no domingo, dia 18, uma fes-ta da feijoada.

Desta vez, a organização de-cidiu preparar um almoço paracerca de 315 pessoas, com di-reito a espetáculo musical e dan-ça. A festa começou pelas 12.30horas, sendo que às 15 horasiniciou-se um espetáculo comTino de Rans.

“Não tínhamos capacidadepara mais, porque, como há umespetáculo, é preciso uma áreade segurança. Além disso, teveque ser com reserva antecipada”,asseverou Miguel Teixeira, vice

Dr. Jaime Carlos Assunção Moreira, Presidente da Mesa daAssembleia Geral da ASCOR – Associação de Solidariedade So-cial do Coronado, vem nos termos do nº 2 do Art.º 30 dos estatu-tos, convocar todos os associados para uma ASSEMBLEIA GE-RAL ORDINÁRIA a realizar no próximo dia 29 de março (quinta-feira), pelas 21.00 horas, com a seguinte:

ORDEM DE TRABALHOS1-Apreciação e votação do Relatório de Atividades de 2011;2-Apreciação e votação da Conta de Gerência do ano 2011;3-Eleição dos Corpos Sociais para o triénio 2012/2014;4-Tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos;5-Assuntos de interesse para a Instituição;

NOTA: Se no dia e hora designados não se verificar a presença damaioria legal, a reunião terá lugar meia hora depois com qualquernúmero de associados.

São Romão do Coronado, 2012-03-13O Presidente da Assembleia GeralDr. Jaime Carlos Assunção Moreira

AscorAssociação de Solidariedade Social do Cornado

Assembleia Geral OrdináriaCONVOCATÓRIA

Escola Secundária recebeu palestrasço “muito positivo” da palestra,destacando que o auditório este-ve repleto de alunos “interessa-dos e atentos”. “São iniciativasdestas que fazem todo o senti-do que se realizem. Saímos da-qui consumidores mais respon-sáveis e certos de que sabemospor onde escolher os nossos ali-mentos”, salientou.

Além disso, foi organizadoum concurso, intitulado “Vamosàs Compras”, onde os alunos ti-nham que, durante uma sema-na, deslocar-se ao comércio tra-dicional e elaborar uma lista decompras, num determinado va-lor, “para alimentar uma famíliade três pessoas de forma equili-brada, saudável e gastando omenos possível”. No final do con-curso, pediram a ajuda da nutri-cionista da Câmara Municipal, naseleção das melhores listas.

“As Poupadinhas” e “As Nu-tricionistas” foram as vencedorasdo concurso, que tinha, também,como objetivo comemorar o DiaMundial dos Direitos do Consu-midor. Após contactos com algu-mas superfícies comercias lo-cais, que acederam a patrocinaros prémios, a organização estáa aguardar que estes sejam fa-cultados, para os entregar àsvencedoras.

Para André Regueiro, estasatividades não são novidade,pois, todos os anos, a DECO/Proteste está no maior número

de locais possível, para passara informação de que os consu-midores, têm “bastantes direitose que os devem de exercer”, tra-zendo “uma melhor sociedadede consumo”.

“Ficamos muito agradadosquando vemos recetividade porparte das escolas, porque o pú-blico-alvo são os consumidoresdo futuro”, asseverou. Salientouainda, que a sua participaçãotem como principal intuito “desen-volver uma boa sociedade deconsumo através da passagemdo maior número de informaçãopossível dos nossos direitos en-quanto consumidores”.

O jurista alerta que é neces-sário estar preparado para a so-ciedade de consumo, em que sedeve ser exigente. Desta formaestar-se-á a “defender o nosso

direito, enquanto consumidores”e, também, “a melhorar a capa-cidade de resposta dos comer-ciantes, que sentem necessida-de de progredir, de serem maiscapazes, prestarem melhoresserviços e de venderem melho-res produtos”. Para mostrar aosalunos que nem sempre as pu-blicidades dão informações so-bre os produtos, André Regueiromostrou três vídeos publicitários,enumerando os efeitos que cau-sam nos consumidores.

Também Ana Silva deu umapalestra, que incidiu sobre a ali-mentação saudável e os “cuida-dos que devemos ter quando va-mos às compras”.

Sendo Portugal um dos paí-ses com maior taxa de obesida-de nos jovens, a nutricionista fri-sou a importância da sua pales-

tra, pois, desta forma, consegue“chegar a quem realmente preci-sa deste tipo de conhecimentos”.“Muitas vezes o problema deles,que até querem fazer uma ali-mentação melhor e terem maiscuidados, é não saber o que fa-zer, pois são bombardeados cominformação constantemente, se-jam de revistas, da internet e, àsvezes, não fazem as melhoresopções”, explicou, declarandoque a melhor opção é procurar aajuda de um profissional de saú-de.

Ana Silva afirmou que deve-mos ter alguns cuidados quan-do vamos às compras, adquirin-do “alimentos mais saudáveis”.“Quando olhamos para um pro-duto, devemos de ter em aten-ção não só ao preço, mas ver orótulo, que tipo de componentestem, podendo, ter alguma coisamais estranha e é sempre impor-tante alertarmos que as coisasexistam, não extensivamente,mas pelo menos ter consciência”,declarou.

Para que toda a comunidadeescolar estivesse representadanesta palestra, decidiram convi-dar os delegados e subdelegadosdo ensino básico e secundário,os alunos que participaram noconcurso e ainda deixaram oconvite aos professores que es-tivessem interessados a partici-par com a turma.

Palestras alertaram para os perigos do consumo

S. Mamede recebeu Festa da Feijoada

presidente da comissão.Miguel Teixeira fez um balan-

ço positivo desta festa, onde opúblico correspondeu bem àssuas expectativas, fazendo-os“trabalhar forte”.

“Esperemos que as pessoascompareçam nos próximos even-

tos que vamos ter e que ajudema comissão de festas, pois sema colaboração da comunidadenão conseguimos fazer nada”,apelou. As próximas atividadesserão uma garraiada, no dia 14ou 15 de abril, e uma corrida degalgos, no dia 20 de maio.

Mais de 300 pessoas participaram na festa da feijoada

Page 13: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt22 de março de 2012 Atualidasde13

Para comemorar o DiaMundial da Árvore, a Junta deFreguesia de S. Martinho deBougado decidiu plantar umadúzia de árvores num terre-no público, na manhã de do-mingo.

De maneira a assinalar o DiaMundial da Árvore, de forma rele-vante, a Junta de Freguesia deS. Martinho de Bougado decidiupromover duas atividades. A pri-meira iniciativa aconteceu namanhã de domingo, dia 18. Ele-mentos do executivo, Agrupa-

S. Martinho comemora Dia da Árvoremento dos Escuteiros de S.Martinho de Bougado e membrosda associação Hansa Naturaplantaram liquidamas no terrenopúblico, que fica ao lado da Jun-ta de Freguesia.

José Sá, presidente da Jun-ta, afirmou ser este “o local maispróprio” para a atividade, pois,além de ficar perto do edifício daJunta, é um terreno “que estavaa precisar de uma intervenção”.

“Esta é a intervenção imedia-ta. Está a correr dentro do pre-visto, onde plantamos uma dú-zia de árvores. Aproveito para

agradecer a quem participou nes-ta atividade, especialmente aosescuteiros e elementos da asso-ciação Hansa Natura”, asseve-rou. O convite ao Agrupamentodos Escuteiros surgiu, porqueesta é uma coletividade que “estásempre de corpo e alma” a cola-borar em qualquer iniciativa liga-da ao ambiente. A segunda açãoserá realizada no dia 24, ondehaverá uma atividade de “grandedimensão”, que contará com apresença de cerca de 200 crian-ças das escolas da freguesia.

P.P.

Gabriel Dias Moreirafez 85 anos

Gabriel Dias Moreira, comerciante de prensas,cubas e raladores, comemorou o seu 85º aniver-sário com uma missa de Ação de Graças, na euca-ristia das 11 horas, no dia 18 de março, na IgrejaNova da Trofa, onde também se celebrou a Reno-vação do Compromisso dos Acólitos.

Page 14: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt 22 de março de 201214Região

“Energia Verde” foi o nomeescolhido para uma iniciativa daescola profissional Cior, organi-zada por alguns alunos do 12ºano, do curso de Energias Reno-váveis.

Esclarecer sobre a utilizaçãodas energias renováveis, em Por-tugal, e as suas preocupaçõesface à empregabilidade nestesetor era o objetivo desta ativi-dade. Todos os alunos deste cur-so formaram uma assembleia,também composta por uma tur-ma convidada de um curso afim,da Escola Secundária D. SanchoI, que ouviu Paula Ferreira, repre-sentante do Centro de Empregode Vila Nova de Famalicão, Fili-

Energia Verdepe Pereira, especializado na áreade energias renováveis, e autordo livro “Curso Técnico Instaladorde Energia Solar Fotovoltaica”, eManuel Vieira, responsável pelocurso de Energias Renováveis daCior.

“Para além da reflexão pro-porcionada pelas intervençõesdos oradores, todos os partici-pantes e convidados tiveram aoportunidade de observar algunsprotótipos executados pelos alu-nos, no âmbito das mini-Pap(iniciação à Prova de AptidãoProfissional), e que estavam ex-postos junto ao auditório”, afir-mou fonte da escola.

C.V.Cátia [email protected]

Foi em ambiente de festa,até com fogo de artifício, queNuno Crato, ministro da Edu-cação, apadrinhou a inaugu-ração dos centros escolaresde Ribeirão e Telhado, noconcelho de Vila Nova deFamalicão.

Nuno Crato elogiou o execu-tivo famalicense, liderado porArmindo Costa, enaltecendo “oenvolvimento direto da autarquiade Famalicão na educação, to-mando a seu cargo o investimen-to”. “É um abuso eu estar aqui ainaugurar estas escolas, poiseste papel pertence ao presiden-te da Câmara Municipal”, referiu

Ministro inaugura dois centrosescolares em Famalicão

o ministro. Os dois novos cen-tros escolares fazem parte de umplano de modernização do par-que escolar do concelho deFamalicão, que envolveu a cons-trução de seis novas escolas eum investimento total de cercade 15 milhões de euros.

A funcionar desde setembroestão as escolas de Ribeirão,Telhado, Joane e Luís de Ca-mões, no centro da cidade. Emfase de conclusão estão os cen-tros escolares de Louro e Antas.

Para Armindo Costa, com aconstrução das seis novas es-colas “a Câmara Municipal deVila Nova de Famalicão pode or-gulhar-se de ter sido o agenteativo de uma grande reforma doparque escolar do Ensino Bási-co, que é hoje um parque esco-

lar de excelência”.O autarca lembrou ainda “as

obras de ampliação e moderni-zação das escolas secundáriasCamilo Castelo Branco e D.Sancho I” que conta “com a açãodireta do Ministério da Educa-ção”.

O autarca salientou ainda que“Famalicão, um concelho com140 mil habitantes, é um exem-plo no investimento canalizadopara a construção de novas es-colas”, referindo-se aos “40 mi-lhões de euros” investidos nosetor da Educação.

Além das salas de aula equi-padas com materiais didáticos,as escolas têm biblioteca, ciber-teca, área de música, teatro, la-boratórios, entre outros espaçosmultifuncionais.

Nos termos do exposto no artigo 28º. do ponto 2. alenea b),dos estatutos desta associação, convoca-se todos os sócios paraa reunião de Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 31de Março de 2012, pelas 20H30, na sede da associação (Escolade Cidai), com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 . - Leitura e parovação da Acta da reunião anterior.Ponto 2 . - Discução e votação de contas de gerência do ano ante-rior.Ponto 3. - Outros assuntos.

Trofa, 21 de Março de 2012Alexandre Torres

Presidente Ass.Geral

ACRESCICONVOCATÓRIA

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

“Horário de Verão”começa este

fim de semanaNa madrugada de domin-

go começa o “Horário de Ve-rão”. Portugal acompanha ospaíses da União Europeia e,quando for uma hora da ma-drugada, deverá adiantar o re-lógio uma hora passando paraas duas horas, se estiver nocontinente ou na Madeira. NosAçores, a mudança deverá serfeita à meia-noite de domingo,adiantando o relógio para auma da madrugada.

O “Horário de Verão” éadotado como medida de pou-pança de energia.

Ao adiantar o horário nor-mal numa hora aproveita-semelhor a luz do Sol nos diasmais longos de Verão e o finalde cada dia de trabalho ocor-re antes do anoitecer. C.V.

Page 15: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt22 de março de 2012 Desporto 15

Cátia [email protected]

Trofense não evitou o de-saire diante da Naval 1º deMaio por 2-1. Reguila marcouo golo da formação da Trofa.

O Trofense não conseguiu darseguimento aos bons resultadose perdeu por 2-1 com a Naval 1ºde Maio, na 23ª jornada da LigaOrangina.

À entrada para o jogo, a equi-pa da Trofa não tinha um históri-co muito favorável frente ao ad-versário: nos últimos três encon-tros, o Trofense perdeu duas ve-zes (1-2 e 3-1) e empatou uma(2-2).

Na Naval, o treinador DanielRamos e o adjunto Renato Pon-tes, figuras muito bem conheci-das da Trofa, viram que a fórmu-la preparada para este jogo fezefeito logo aos sete minutos: Hu-go Santos nem rematou com pe-rigo, mas a bola sofreu um des-vio num defesa do Trofense etraiu Marco.

A primeira investida do Trofen-se foi tímida e inconsequente,

A equipa A de infantis 11 do Clube Desportivo Trofense disputaa 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto. À entrada para a29ª jornada, a formação da Trofa tem 15 vitórias, cinco empates esete derrotas, o que equivale a 50 pontos. Conta com um goalaverage equilibrado, com 64 golos marcados e 26 sofridos. Temum melhor registo em casa, com oito triunfos, três igualdades edois desaires. No fim de semana somaram mais uma vitória, destafeita diante do Paredes por 0-1, e na próxima ronda espera obterum bom resultado em casa com o Alpendorada. C.V.

Os juniores do Clube Desportivo Trofense golearam o Cachãopor 8-0, em mais uma jornada da fase de permanência da 2ªDivisão Nacional. A equipa da Trofa está no 3º lugar, com 18pontos.

Com uma goleada por 12-0, os juvenis A do Trofense segura-ram a liderança, com 70 pontos, no campeonato da 1ª Divisãodistrital. Já os juvenis B, a competir na fase dos terceiros da 2ªDivisão distrital, venceu o Nun’Alvares por 3-1, no primeiro jogo.

Menos sorte teve a equipa de iniciados A, que perdeu com oGondomar por 0-2.

Os iniciados B, a militar na fase dos primeiros da 2ª Divisãodistrital, somaram um nulo com o Hernâni Gonçalves, descendoao 8º posto, com cinco pontos.

No escalão de infantis 11, o Trofense A bateu o Paredes por 0-1, segurando o 4º posto, com 50 pontos. Ao ser goleado por 5-0pelo FC Porto, a formação B de infantis 11 do Trofense desceu ao8º lugar, com 29 pontos.

Em escolas, a equipa A goleou o Canelas por 6-1 e subiu ao10º posto, com 14 pontos. Já a formação B não evitou a derrotadiante do Rio Ave por 5-2 e caiu para a 10ª posição, com dezpontos. A equipa C empatou a uma bola com o Desportivo dasAves e manteve o 4º lugar, com 35 pontos. O grupo D venceu oCastêlo da Maia por 6-2 e ascendeu à 7ª posição, com 18 pon-tos. C.V.

O dérbi trofense acabou em empate. O Grupo DesportivoCovelas recebeu o Futebol Clube S. Romão e empatou a duasbolas, na 25ª jornada da 1ª Divisão de seniores femininos da As-sociação de Futebol do Porto (AFP). Enquanto a formaçãoromanense está no 6º posto, com 33 pontos, o Covelas subiu ao7º posto, com 26 pontos, a uma jornada do fim do campeonato.

Já os seniores masculinos da Associação Recreativa Juven-tude do Muro, a militar na série 1 da 1ª Divisão da AFP, perderamcom o Alfa Académico por 6-2, descendo ao 9º lugar, com 30pontos. Já os juniores murenses, na série 1 da 2ª Divisão distrital,não evitaram o desaire por 3-5 diante do JD Gaia, mantendo o 15ºposto, com 15 pontos. C.V.

A Associação Cultural e Re-creativa Vigorosa participou no17º Grande Prémio de AtletismoCidade de Penafiel, no sábado,17 de março. Tiago Sá foi o re-presentante em infantis mascu-linos e conquistou o 4º lugar. Ainfantil Alice Oliveira arrecadou oposto intermédio do pódio, segui-da de Ana Lopes (4ª classifica-da) e Patrícia Moreira (5ª).

Trofense perdeu com Navalcom Crivellaro a desperdiçar umaassistência de Edu.

O médio lá deu outra oportu-nidade a Crivellaro, mas o rema-te saiu à figura de Taborda.

Enquanto o Trofense mostra-va pouca clarividência no ataque,a Naval não perdia a oportunida-de sempre que chegava com pe-rigo à baliza. Aos 23 minutos,Paulinho Guará dilatou a vanta-gem de livre direto, num lance emque Marco não ficou bem na foto-grafia.

Na etapa complementar, oTrofense surgiu transfigurado e,aos 58 minutos, chegou ao golo.Feliz cruzou, Edu assistiu e Re-guila marcou. O tento deu âni-mo aos jogadores liderados porJoão Eusébio, que chegarammais vezes à baliza adversária,mas sem inverter o resultado quese manteve até ao apito final doárbitro.

Luiz Carlos entrou aos 90 mi-nutos para render Feliz e nos 50segundos que esteve em campoteve tempo para ser expulso,num lance dividido com Sandro.

No final do jogo, João Eusé-

bio afirmou que a equipa demo-rou “20 minutos a adaptar-se aojogo”. “Sofremos um golo de bolaparada, que era um dos pontosfortes da Naval, assim como osremates de meia distância. Aí,faltou concentração defensiva-mente. A partir daí, o Trofensepassou a ter o controlo do jogoe, na segunda parte, foi o Trofen-se que mais quis, que mais pro-curou o golo e um resultado quenão este”.

João Eusébio não deixou defelicitar os jogadores, que saíram“às sete da manhã para fazer umjogo às 11 horas numa liga profis-sional e ter a atitude, o caráctere a determinação”.

Sobre a exibição da equipade arbitragem, João Eusébio sóutilizou um adjetivo: “Incoerente”.

Já da parte da Naval, nem otreinador nem outro responsáveldo clube apareceram na sala deimprensa para prestar declara-ções. O Trofense manteve o 10ºlugar e no domingo, 25 de mar-ço, pelas 16 horas, recebe oSanta Clara, que tem os mes-mos pontos: 28.

Vigorosa em competiçãoEm iniciados masculinos,

André Barbosa terminou a provana 8ª posição, enquanto o séniorNelson Batista foi 27º classifica-do.

A veterana Conceição Ferreiraconseguiu arrecadar o 4º lugar,enquanto José Teixeira, AbílioMarques e António Neto termi-naram em 12º, 16º e 33º lugar,respetivamente. Coletivamente, a

Vigorosa foi 5ª classificada.A coletividade também mar-

cou presença na 1ª etapa daTaça de Portugal de Corrida deMontanha, alcançando o 2º pos-to em juniores femininos, comAna Martins, e em veteranos fe-mininos, com Deolinda Oliveira.O júnior Joaquim Figueiredo nãofoi além da 7ª posição.

C.V.

JuvenisAseguramliderança

Infantis 11AdoTrofense

Empateemdérbitrofense

Page 16: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt 22 de março de 201216 Desporto

No fim de semana, a equipa de minis de basquetebol da As-sociação Cultural Recreativa Vigorosa disputou dois jogos, per-dendo com o Fides (51-38) e com o Bolacesto (57-35).

Em sub-13, os atletas da Trofa bateram o Juventude Pacensepor 54-41, enquanto a equipa feminina sub-14 superiorizou-se aoCLIP B (78-19). Em sub-16 femininos, a Vigorosa perdeu com oVasco da Gama por 59-31 e os masculinos venceram o Juvemaiapor 67-37.

Os sub-18 masculinos conquistaram um triunfo “suado” dian-te do Felgueiras por 57-56. C.V.

Patrícia [email protected]

A Trofa recebeu, no sába-do, a segunda etapa da LigaZON kids. As equipas Trofintase Guidões FC representaramo concelho.

Promover o espírito desportivoe o fair play entre os mais novossão os objetivos da Liga Zon kidsao organizar este torneio infantiloficial da Liga de Portugal.

A Trofa recebeu a segundaetapa no sábado, dia 17, no Par-que de Jogos da Ribeira, do Atlé-tico Clube Bougadense, ondemais de 600 crianças, dos 5 aos12 anos, puderam passar umamanhã diferente.

A grande novidade foi a Clíni-ca ZON Kids, onde os jovens fo-ram avaliados a nível técnico,receberam conselhos do fisiote-rapeuta e ainda tiveram consul-tas gratuitas de nutrição.

A representar o concelho es-teve o Trofintas e o Guidões Fute-bol Clube. Bruno Mesquita,diretor das escolinhas, afirmouque o clube fez-se representar por“três equipas: duas do escalão2003/2004 e uma de 2005/2006”,com 29 crianças.

“Está a correr muito bem. Ga-nhamos os jogos todos e commuita qualidade. Está a ser um

Bougadense venceu Labruge por 1-2 e está mais tran-quilo na tabela classificativa.

O Atlético Clube Bougadense parece ter sacudido o período“negro” dos maus resultados. Depois do triunfo diante do Leõesda Citânia por 3-2, os jogadores de Pedro Pontes conseguiramsomar mais três pontos no confronto com o Labruge, vencendopor 1-2, na 27ª jornada da série 1 da 1ª Divisão da Associação deFutebol do Porto.

Frente a uma formação tranquila na tabela classificativa (oLabruge está no 6º lugar), o Bougadense teve de se adaptar a umcampo pelado e a condições atmosféricas desfavoráveis, face aoforte vento que se fazia sentir.

O Labruge ainda deu algumas dores de cabeça ao opositor,mas acabou por sofrer golo perto do intervalo. Nelson aproveitoua assistência de Tó, numa jogada de contra-ataque, para inaugu-rar o marcador.

Depois do descanso, a formação de Santiago de Bougadosofreu um revés com o tento do empate, seguindo-se um períodode asfixia de 15 minutos, no qual o Labruge ainda conseguiuenviar uma bola ao poste.

Sacudida a pressão, o Bougadense conseguiu assegurar avitória, aos 70 minutos, com o golo de Álvaro.

Pedro Pontes, técnico bougadense, afirmou que a equipa “estámais confiante” com os resultados positivos, pelo que “joga me-lhor”.

A formação de Santiago de Bougado está no 14º lugar, com27 pontos, mais afastada da linha de água, ocupada pelo Caídede Rei, que tem 22 pontos. Os últimos classificados são oLivração (22 pontos) e o Balasar (20), que é o próximo adversáriodo Bougadense, no domingo, pelas 15 horas. C.V.

Um triunfo por 1-2 frente ao Felgueiras permitiu aos junioresdo Bougadense subirem um degrau na tabela classificativa da 2ªDivisão distrital, para o 7º posto, com 40 pontos.

Os juvenis do emblema de Santiago de Bougado iniciaram afase dos sextos da 2ª Divisão distrital com um empate a trêsgolos com o Leões da Citânia.

Já no escalão de iniciados, a equipa A do Bougadense perdeucom o Coimbrões por 2-3 e desceu ao 6º posto, com seis pon-tos, na fase dos segundos da 2ª Divisão da Associação de Fute-bol do Porto.

Os infantis 7 B perderam com o Lagares por 2-5 e ainda nãopontuaram na segunda fase do campeonato. C.V.

Liga ZON Kids esteve na Trofa

dia divertido e eles gostam dis-to, pelo convívio, conhecer novasequipas e fazer amizades. Nósentramos sempre para ganhar”,asseverou.

Joaquim Ferreira, presidentedo Guidões FC, decidiu inscre-ver a equipa do escalão D paralhes proporcionar um dia diferen-te, onde as crianças pudessemdivertir-se e, ao mesmo tempo,pudessem jogar num piso dife-rente e com equipas diferentes.“Nós entramos para todos os jo-gos sempre para ganhar e é issoque eu incuto em todos os trei-nos, mas isso logo se vê”, afir-mou.

O Guidões FC, que sempreteve escalões de formação, sótem participado no CampeonatoConcelhio, pois não têm condi-ções para participar em outrascompetições. O ano passadoparticipou no Danone Cup, emGaia, também com o intuito deproporcionar um dia diferente.“Este fim de semana calhoubem, porque ficamos isentos dataça e aproveitamos o dia paraestar aqui”, declarou.

Joel Cruz, capitão da equipade formação do Guidões FC, hátrês anos que joga nesta equi-pa. A sua escolha recaíu em Gui-dões por ser a equipa do sua ter-ra. “Estou a gostar e está a cor-rer bem. Ganhamos agora o pri-meiro jogo, por 2-1. O ano pas-sado ficamos em 1º Lugar noCampeonato concelhio e, esteano, também vamos em primei-ro nas competições”, assegu-rou.

No escalão A, nascidos em2005/2006, Os Sandinenses 3 eAcademia Celeiros 2 consegui-ram alcançar o 3º e 2º lugar,respetivamente. Já no escalão B,nascidos em 2003/2004, oTrofintas 1 e o Trofintas 2 obtive-ram a 2ª e 3ª classificação. Noescalão C, nascidos em 2001/2002, União Custóias Futsal Clu-be e Academia Celeiros ficaramem 2º e 3º lugar, respetivamente.No escalão D, nascidos em1999/2000, o pódio ficou ocupa-do pela A. J. Joane 1, em 2º lu-gar, e Guidões FC, em 3º.

Os Sandinenses 2, escalãoA, Geração Benfica 1, de VilaNova de Famalicão, escalão B,AD Esmoriz, escalão C, e a As-sociação Juventude Joane 2,escalão D, foram as equipas ven-cedoras, garantindo assim lugarna final, no Estádio do Dragão.

BougadensevenceLabruge

Junioressobemao7º lugar

MinisdaVigorosaemcompetição

Atletas da Trofintas participaram no torneio

Equipa do Guidões também se divertiu na Liga Zon Kids

Page 17: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt22 de março de 2012 Desporto 17

Patrícia [email protected]

A modalidade Karatékyokushin tem cerca de 50atletas da Trofa, sendo quecinco participarão no Campe-onato Europeu.

A palavra kyokushin diz-lhealgo? Trata-se de uma vertentede karaté, onde o objetivo é oaperfeiçoamento do carácter dospraticantes, disciplinando o cor-po e a mente através de treinosárduos. O núcleo da Trofa é umdos seus seguidores, contandocom cerca de 50 atletas.

Este núcleo, sediado em Al-varelhos, já existe há 20 anos, ea modalidade kyokushin é prati-cada há 15. Inicialmente, o gru-po treinava a vertente shotokan.

“A diferença é que kyokushinacaba por ser mais realista a ní-vel de combate, onde os comba-tes de sénior é de contacto to-tal, até o adversário ficar KO. Aúnica proteção permitida, para oshomens, é a coquilha. Há algu-mas regras proibidas, mas pou-cas, o resto é aguentar. Enquan-to nos outros estilos de karatéjá não acontece, é estilo buco,onde o contacto é menor e ga-nha-se por pontos”, diferenciouJorge Ferreira, senpai (o equiva-lente a treinador).

Cinco atletas da Trofa têmtreinado regularmente, cerca deduas a três horas por dia, paraparticipar no Campeonato Euro-peu Karaté Kyokushin, que serealizará no dia 11 e 12 de maio,na cidade de Saragoça, em Es-panha.

“Uns vão participar a nível dekata, que para quem não sabesignifica uma sequência de movi-mentos, os restantes participa-rão a nível de competição. Esteano, na competição Europeia, va-mos ter classes de 11/12 e 14/15 anos. Depois irá representa-do, a nível de kata, pela senpaiMariana Oliveira e por mim”, as-severou.

Em 2000, quando o Campeo-nato Europeu foi realizado emPortugal, desta associação par-ticiparam cerca de dez atletas nocomité de combate. Já em 2010,esta foi representada apenas doiselementos, em que o de catego-ria de 18 anos conseguiu um dosprimeiros lugares.

Jorge Ferreira está com boasexpectativas, pois os atletas,

Infantis - Taça

Alvarelhos B 0-8 CR Bougado AAlvarelhos A 0-4 CR Bougado B

Apurados: CR Bougado A eCR Bougado B

Próxima jornadaCR Bougado A-CR Bougado BCR Bougado C-Alvarelhos A

Alvarelhos B-Guidões FC

Juvenis - 5ª Jornada

Coronado 6-1 MuroCR Bougado 2-1 Alvarelhos

Guidões FC 1964 0-12 BarcaFolgou: Guidões FC

Classificação01. AMU Barca – 1202. Coronado – 1203. Guidões FC – 9

Próxima jornadaMuro-Guidões FC - 1964Alvarelhos-Guidões FC

AMU Barca-CR BougadoFolga: Coronado

Seniores Femininos7ª jornada

CA Bairros 0-5 N. SportingVigorosa 18-0 AMU Barca

Folgaram: Coronado e Finzes

Classificação01. Vigorosa – 1302. Coronado – 1303. N. Sporting – 9

Próximo jogo - TaçaBairros-AMU BarcaVigorosa-Sporting

Veteranos masculinos7ª jornada

Guidões FC 1-3 ParanhoParadela 2-3 Bairros

Maganha 4-3 CoronadoVigorosa 7-1 Finzes

Classificação01. CA Bairros – 2102. Paranho – 1803. Vigorosa – 15

Próximo jogo - TaçaVigorosa - Bairros

Paranho - Maganha

Karaté Kyokushin

Atletas trofenses vão participarno Campeonato Europeu

além de estarem numa “boa for-ma física” e de treinarem regu-larmente, estão motivados, sen-do que uma boa participação sig-nificaria “chegar ao topo da pirâ-mide”.

“Temos a noção que não serámuito simples, que há atletas anível europeu que participam to-dos os anos nos campeonatose que também participam noutrotipo de campeonatos que aquinão temos possibilidade de fa-zer, mas vamos lutar para obtero melhor resultado possível”, de-clarou.

O senpai aproveitou paraagradecer os apoios que têm re-cebido, não esquecendo a vere-adora do desporto, da CâmaraMunicipal da Trofa, que ajudama “minimizar as despesas”, pois,sem estes, os atletas têm quesuportar os custos da participa-ção no Campeonato Europeu.

“Se houver alguma firma quequeira participar e dar apoio,estamos disponíveis a qualquerpatrocínio que possa ser dado.O Campeonato Europeu vai sertransmitido a nível mundial, po-dendo existir o interesse de al-gum patrocinador”, apelou.

Mariana Oliveira, 22 anos,senpai e aluna de Jorge Ferreira,vai competir em kata, na cate-goria de seniores, +18 anos, queconsiste no “encadeamento detécnicas que se faz a nível deforça, de trabalho e de equilíbrio”.A competir desde os 11 anos,para a atleta ser escolhida pararepresentar a associação é algo“gratificante”. Apesar de já terparticipado a nível nacional, seráa primeira vez que estará numCampeonato Europeu.

“O melhor possível seria ficar

nas medalhas. Vou tentar che-gar ao máximo possível, se nãofor possível o que interessa éparticipar”, garantiu.

Ana Cruz, praticante há trêsanos, descobriu este núcleo atra-vés do pai. Para a atleta, que vaicombater na categoria 11/12anos, esta modalidade tem mui-to a ver consigo.

“Sinto um orgulho muito gran-de. É uma grande responsabili-dade e vou tentar dar o meu me-lhor”, afiançou.

Também Francisco Freitaspratica kyokushin há três anos.Ganhou gosto quando veio expe-rimentou com os irmãos e, apartir daí, nunca mais parou. Vairepresentar o núcleo da Trofa nacategoria 14/15 anos, onde es-pera “ficar nos três primeiros lu-gares”. “Com trabalho tudo é pos-sível”, afirmou.

Rui Cardoso, praticante hácinco anos, também vai partici-par na mesma categoria queFrancisco Freitas. Já habituadoa participar em campeonatosnacionais, onde já conseguiu três

primeiros e dois segundos luga-res, o carateca espera conseguiralcançar o pódio.

Mas estes alunos não serãoos únicos a brilhar em Saragoça.Também Paulo Castro, pratican-te há 22 anos, e Marlene Dias,praticante há 16, vão participarno Campeonato Europeu, ondefarão uma formação em arbitra-gem, para depois poderem arbi-trar em campeonatos e compe-tições.

Uma decisão tomada pelosatletas que, desta forma, tam-bém participarão nesta competi-ção, havendo a possibilidade dejá arbitrarem alguns jogos.

Caso tenha vontade de expe-rimentar esta modalidade, pode-rá fazê-lo, gratuitamente, numdia de aula. Em Alvarelhos, ostreinos decorrem à quarta-feira,pelas 19.30 horas, e ao sábado,pelas 18.30 horas. Também opoderão fazer no Aquaplace àsterça e quinta-feira, pelas 20 ho-ras.

Estas têm a duração de umahora e meia.

A modalidade de karaté kyokushin tem cerca de 50 atletas na Trofa

Futebol Amadorda Trofa

Page 18: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt 22 de março de 201218Atualidade

Patrícia [email protected]

O fim de semana gastronómico de-corre nos dias 23, 24 e 25 de marçocom “Arroz Pica no Chão” e “MaçãAssada”.

Promover a oferta gastronómica e acultura e património locais, bem como di-namizar a vinicultura do concelho da Trofa,são os principais objetivos da Câmara Mu-nicipal da Trofa ao associar-se à organi-zação dos “Fins de Semana Gastronómi-cos”, da marca “portonorte.come”, da Enti-dade Regional de Turismo do Porto e Nortede Portugal.

“Os Braguinhas”, “Restaurante e Chur-rasqueira Félix”, “S. Cristóvão”, “Mo-toclube”, “Flor do Ave”, “Micas Casa Cam-pos” e “Tourigalo” são os restaurantes quedurante o fim de semana, entre os dias23 e 25 de março, terão à mesa o famoso“Arroz de Pica no Chão” e a “Maçã Assa-da”.

Esta edição alarga o seu âmbito para

S. Martinho de BougadoVasco Manuel Rodrigues da Silva DiasFaleceu no dia 11 de março, com 38 anos.Casado com Sandra Patrícia Fer-reira deCampos

António da Costa AzevedoFaleceu no dia 17 de março, com 85 anosCasado com Delfina Rodrigues Ferreira

S. Martinho de Bougado/FafeMaria Alice FernandesFaleceu no dia 15 de março, com 91 anosViúva de Joaquim Ferreira Leal

Santiago de BougadoAntónio do Couto AzevedoFaleceu no dia 19 de março, com 67 anosCasado com Elfe de Sousa Reis

Funerais realizados por AgênciaFunerária Trofense, Lda.

Gerência de João Silva

RibeirãoIlda Moreira MachadoFaleceu no dia 8 de março, com 94 anosViúva de José Miranda Paiva

António da Costa GonçalvesFaleceu no dia 16 de março, com 81 anosMarido de Lúcia de Oliveira e Silva

Rosa Silva e SáFaleceu no dia 18 de março, com 75 anosViúva de José Costa Caridade

BrufeAlcina Rodrigues da SilvaFaleceu no dia 9 de março, com 75 anosViúva de Artur Cardoso Ferreira

CabeçudosManuel Cardoso Vilas BoasFaleceu no dia 16 de março, com 73 anosMarido de Maria Flora da Costa Rodrigues

Funerais realizados por FuneráriaRibeirense, Paiva & Irmão, Lda.

Patrícia [email protected]

A curva da morte, em Lantemil, foipalco de mais um acidente no sába-do, dia 17, que envolveu um carro eum camião. Deste acidente resulta-ram dois feridos ligeiros que foramtransportados para Famalicão.

Um despiste pode estar na origem doacidente que ocorreu na curva da morte,na Estrada Nacional 14, em Lantemil, nosábado, pelas 10.35 horas, entre um au-tomóvel, de marca BMW, cor branca, eum veículo pesado.

Segundo testemunhas, “chuviscava”na altura em que se deu o acidente. Aviatura, que seguia no sentido Trofa-Por-to, ia a desviar-se das tampas de sanea-mento e quando se apercebeu do camião,que seguia no sentido Porto-Trofa, des-viou o carro, mas, terá perdido o controloe a traseira terá descaído e batido na frentedo camião.

Os dois ocupantes do carro, uma

Curva da morte registamais um acidente

mulher e uma criança foram deslocadospara a unidade de Vila Nova de Famalicãodo Centro Hospitalar do Médio Ave.

No local estiveram duas ambulânciasde socorro e uma viatura para lavagem depavimento, com seis elementos dos Bom-beiros Voluntários da Trofa, e quatro ele-mentos da Guarda Nacional Republicanada Trofa, que tomaram conta da ocorrên-cia.

Também na madrugada de domingo,dia 18, houve um acidente de viação, queocorreu na Estrada Nacional 104, emSantiago de Bougado.

A viatura despistou-se, quando seguiaTrofa/Vila do Conde, e caiu numa bouça.O acidente deu-se na Rua 16 de Maio,perto do restaurante Flor do Ave.

O alerta foi dado pelas 00.05 horas,tendo sido deslocado para o local doiselementos dos BVT com uma ambulân-cia de socorro e uma grua, que retirou oveículo do campo.

O ferido ligeiro foi transportado para oCentro Hospitalar de Medio Ave de VilaNova de Famalicão.

Fim de semanagastronómico na Trofa

todas as refeições servidas entre o jantarde sexta-feira e o jantar de domingo.

Será ainda produzido um “PassaporteFins de Semana Gastronómicos”, ondeconstarão os empreendimentos turísticosque efetuem, pelo menos, 20 por centode desconto, na segunda noite, aos cli-entes portadores deste passaporte e queefetuem reservas de duas ou mais noitesnas datas da realização deste “Fim deSemana Gastronómico”. Da mesma for-ma, os estabelecimentos de restauraçãoaderentes oferecem um desconto de dezpor cento aos seus clientes nas refeiçõesde sexta-feira quando a escolha for “Ar-roz Pica no Chão” e a sobremesa “MaçãAssada”.

Museu de Carros Antigosaberto no dia 25 de março

Inserido nesta iniciativa, o Museu deCarros Antigos estará aberto ao públicono domingo, dia 25, entre as 14 e as 17horas. Recorde-se que este Museu reú-ne a coleção privada da família BaptistaAndrade, e está localizado na Rua 16 deMaio, em Santiago de Bougado.

NecrologiaA condutora do BMW e uma criança foram transportados ao hospital

Page 19: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt22 de março de 2012 Atualidade19

Regressoà marmita

A atual crise económica e financeira, que tem originado uma descrença quanto aofuturo, tem promovido algumas mudanças nos hábitos dos portugueses, a começarpela troca do almoço no restaurante com o levar para o trabalho a comida preparadaem casa. É o regresso do velho hábito de levar a marmita com o almoço para otrabalho, que se tornou “moda” e até uma oportunidade para novos negócios.

Enquanto no passado, o modelo de marmita era quase único, com “um ou doisandares” e feitas em alumínio, agora os modelos são muito variados. Para além dotradicional alumínio, também já existem marmitas em plástico e até em vidro. Todasmuito “elegantes” a condizer com as receitas feitas por chefs profissionais, que tam-bém apostaram nesta oportunidade ao criarem comida preparada em casa para oalmoço no trabalho. Esta redescoberta da marmita, até pode ser uma opção saudávele económica.

O velho hábito de levar para o trabalho a comida confecionada em casa, começoua generalizar-se no decorrer da atual crise, embora muitos portugueses sempre tive-ram esta conduta, mesmo em tempo de «vacas gordas”, que poucos previram mudarpara tempo de “vacas anoréticas”. Esses portugueses não tiveram de se adaptar; jáeram utilizadores da marmita.

Não se sabe ao certo quando este hábito, de levar a marmita com o almoço parao trabalho, surgiu. Sabe-se que faz parte da nossa cultura e está arreigado no povoportuguês desde tempos remotos. Eram os camponeses, que levavam a sua refeiçãopara o campo e também os operários e outros empregados, que levavam o seu almo-ço para as fábricas.

No passado bem longínquo, eram, em muitos casos, as mulheres que iam levar oalmoço ao esposo, ou mesmo os filhos que iam levar o almoço ao pai. Eram refeiçõespreparadas com ingredientes simples e baratos, mas ao mesmo tempo frescos, sa-borosos e de fácil preparação. Agora, cada um leva o seu, já muito mais elaborado,com muitas novas tendências a favorecer a dieta. Depende muito do gosto e daimaginação de cada um, mas já existem muitas receitas para este tipo de refeição.

Este regresso à marmita, reintroduz o bom velho hábito de almoçar uma refeiçãogenuinamente caseira, sem riscos de surpresas desagradáveis, pois pode-se planearantecipadamente o que se vai comer no dia seguinte, principalmente se for preparadoapós o jantar e sem sinais de fome. É uma excelente maneira de acertar nas propor-ções e nas quantidades dos vários nutrientes que devem compor uma dieta maiscuidada.

Já são muitos os portugueses, que levam o almoço na marmita para o trabalho,mas são muitos mais aqueles que admitem vir a fazê-lo, deixando, assim, de almo-çar no restaurante. Esta alteração dos hábitos de muitos portugueses, já fez dispararo número de falências de restaurantes em Portugal.

Este ano, está a fechar, em média, um restaurante por dia. São muitos os fatoresque levaram a esta situação. Provavelmente, o aumento do IVA é um desses fatores.Mas, há uma certeza; as dificuldades económicas dos portugueses são,indubitávelmente, causadoras do agravamento da situação.

A marmita regressou e prevê-se que vai ficar ainda por muito mais [email protected]

www.moreiradasilva.pt

Para a vida eterna não ser só para alguns, a Jeová pertenceu assaídas da morte. Sal.102.20. 68.20. Is.53.1-12. Os 6.2-3.

Para isso Jeová rompeu e desfez o velho pacto concluído comtodos os povos, para entrar novo pacto. Is.55.3-4. C.5.7,24-26.Za.11.9-11. Mat.21.42-44. Lu.16.16. Assim os fiéis de Jeová são li-vres. Is.42.6-7. Mar.12.30-31. Jo.8.36. Ga.5.1,13. De seguir o eternoreino do Altíssimo no novo pacto. Dan.2.44. C.7.13-14,18. Lu.1.33.C.16.16. C.17.20-21. C.12.32. 2Pe.1.11 Col.1.13.

Para Jeová remir o povo da morte, e ser conhecido por todos naterra como as águas cobrem o mar. Os.13.14. Jer.31.33-34. Is.49.6.C.11.9. Is.55.3-4. Disse ao Pai eis-me aqui, envia-me, vai.Deu.18.15,18-19. Is.6.5,8. C.17.7. C.25.8-9. C.40.3-5,9-10. Za.2.10.Mal.1.5. C.3-1. Jo.1.19-23,29-30. C.8.23-24,51. C.10.7-18,27-30.Mat.3-3.C.11.2-6,28.C.27.46.Sal.22.C.2.12. No novo pacto Jeovárecebeu um nome que está acima de todos os nomes, nele está asalvação do mundo, sem ele nada se pode fazer. Jo.12.47. C.15.5.C.3.35-36. Deu.18.15,18-19. Re.6.16-17. Is.52.6. C.62.2. Za.14.9.Mat.1.21,23. Fi.2.6-11. Re.3.12. C.22.16. Is.55.3-4. At.4.12. Vivossempre pela fé no único nome dado por Deus para toda a humanida-de, felizes todos disse o Pai os que se refugiam nele, chamado oDeus de toda a Terra. Sal.2.6-9,12. Is.25.8-9. C.35.4. C.40.9.C.54.5,13. Jo.6.45. C.8.51. C.20.27-29. C.1.14. Re.19.11-13.Tito.2.13. Is.9.6. At.4.12.

Só Jesus dá vida eterna aos mortos, e os santifica pela fé no seunome. Da.7.18. Jo.20.31. At.4.12. C.16.30-31. C.26.18. 1Cor.1-2.Col.1.12-14. 1Pe.2.9. Re.20.6. Jo.5.21-24. C.8.51. C.11.26. C.17.17-19. C.14.6,23. Sal.101.6. Santos filhos de Deus e da luz pela fé emJesus. Ga.3.26. Jo.1.9-13. C.12.36. Todos herdeiros da nova terrada felicidade eterna, nela não há mar, morte, dor, tristeza, fome, sede,nem sol. Há rios e árvores da vida, a luz é Deus e o cordeiro e todosos seus fiéis são luz no reino eterno do Pai. Is.33.15,17. 2Cor.12.2-4.Re.7.9-10,16. C.21-27. C.22-2. Mat.17.2. C.13.43. Todos os mes-tres religiosos que não ensinam os seus fiéis a fé só em Jesus, blo-queiam com joio o caminho da verdade e da vida. Mat.13.37-42.Jo.14.6. 2Pe.2-2.AP.17.14. Para a fé e a luz da salvação de Deusnão chegue a todas as extremidades da Terra. Is.49.6. Lu.2.26-32.Jo.8.12,51 Mat.24.10-14. C.28.18-20. Disse Jesus examinais asescrituras que dão testemunho de mim, estais todos cegos. Is.42.6-7. Jo.9.39. C.5..21-44. Quem não é por mim, é meu inimigo.Sal.110.1,5. Lu.19.27,38. Espalha a fé noutros nomes, agradando aSatanás, tirando a fé dos povos em mim. Sal.2.12. Mat.12.30. Ef.4.4-5. Heb.10.26-31. 1Tim.4-2. 1Cor.1-3. At.26.18. C.16.30-31. C.4.12.Re.17.14.Mat.13.37-42.

É neste século que todos os inimigos do filho de Deus, rei do novopacto, ficam debaixo dos seus pés, ele é o juiz de todos os povoscara a cara. Sal.50.4-6.110.1,5. Ez.20.35. C.39.21. Mal.3.5. Mat.7.22-23. Jo.5.21-23. Re.6.15-17. Todos os da larga estrada, Mat.7.13.Serão lançados no fogo a ranger os dentes até ficarem em pó.Re.20.11-15. Mat.13.41-42. C.21.42-44. Is.33.12. O mesmo sucedeà velha e podre Terra. Sal.102.25-26. Is.51.6. Re.20.11. 2Pe.3.7,10-12. Sofonias 1.18. C.3.8. Mar.13.31. C.12.31. Tiago.5.19-20.

Luz que salvao mundo

PUB

ATV-3 (Europe’s Automated Transfer Vehicle) Edoardo Amaldi, do trofense NunoSilva, vai ser lançado de Kourou (França) para reabastecer a Estação EspacialInternacional, com uma quantidade recorde de carga. O lançamento será no dia 23,sexta-feira, sendo que a atracagem na Estação Espacial Internacional, acontecerána quarta-feira, dia 28 de março.

A missão Amaldi, o terceiro de seu tipo no programa da ESA, ATV, vai levar maisde 6 toneladas de propelentes e carga seca. A maior parte dessa carga foi carrega-da em novembro passado, mas 55 sacas, incluindo o importante equipamento NASA,foram carregados em fevereiro. Este procedimento de carga final aumenta a flexibi-lidade do cargueiro do espaço.

Para estar a par desta operação poderá ler o blogue http://blogs.esa.int/atv/ daAgência Espacial Europeia. P.P.

TrofenselançaATV-3paraoEspaço

Page 20: Edição 365

www.onoticiasdatrofa.pt 22 de março de 201220Atualidade

Cátia [email protected]

Crianças brincaram com ospais num novo espaço lúdico.

Tal como o pintor que tingeuma tela, o pai ajuda a colorir avida do filho. Ao apoio nos pri-meiros passos, segue-se o volun-tarismo para alinhar numa brin-cadeira e noutra e noutra...

Os pais são os fiéis compa-nheiros do dia-a-dia que tornacrianças em homens e mulheres.Enquanto o sonho comanda a vi-da e a infância lhes dá a visãomais bonita do mundo, o pai éaquele que os ajudam a viver comos pés bem assentes na terra.

Dia do Pai no Colégio da TrofaNo Colégio da Trofa, o Dia do

Pai foi assinalado com muita brin-cadeira entre pais e filhos. Fer-nando Silva comentava que só sesente feliz quando vê o descen-dente, o pequeno Nuno, usar to-da a energia que tem para brin-car. “Quando as crianças estãomuito quietas é porque algo nãoestá bem”, acrescentou. Apesarde defender que “todos os diassão do Pai”, Fernando reconhe-ceu que 19 de março “é especi-al”. “Infelizmente, muitas vezes,quase não temos tempo paraeles e neste dia paramos parapensar e dedicamo-nos”, susten-tou.

Já Fernando Duarte celebra- va o Dia do Pai com os dois fi-lhos, o Henrique, de quatro anos,e a Bruna, de dois, no Colégio.Com o rapaz no colo, Fernandoafirmava que, hoje em dia, um pai“tem que ter tempo de qualida-de, tem que ser o amigo, o com-panheiro e partilhar nas alturasboas e más”. Com um aceno decabeça, Henrique confirmou quegostava do pai. Porquê? “Porquefaz-me cócegas”, respondeucom timidez. Mais uma investidapara ter a sua confiança e o Hen-rique já dizia que com o pai brin-ca “aos bebés” e “aos super-he-

róis”. E por falar em super-herói,esta é a profissão que quer terquando for grande. “Vai ter em-prego garantido”, brincou o pai.

O Dia do Pai, assim como ou-tras datas comemorativas nun-ca passam despercebidas noColégio da Trofa. O diretor, Manu-el Pinheiro, afirmou que “o cres-cimento de uma criança deve seralicerçado em valores da socie-dade e datas como esta devemser assinaladas, devidamente”.

Desta vez, a direção aprovei-tou para inaugurar um novo es-paço de lazer para os mais pe-

quenos, que conta com “uma ho-ra pedagógica, um parque infan-til e um polidesportivo”. “É assim,que as nossas crianças tambémcrescem, para além do espaçoda sala de aula, onde aprendema matéria curricular, aqui tambémaprendem socializando e brincan-do”, frisou. Os pais inauguraramo espaço, fazendo questão deeternizar os nomes dos seus pe-quenos grandes tesouros numacomprida parede branca. Rapida-mente, o gesto contagiou famíli-as inteiras, que se juntaram paradar sorrisos às crianças.Crianças brincaram com os pais no novo polidesportivo

Pais pintaram o nome dos seus filhos


Top Related