Download - Edição 232

Transcript

‘ENCANTADA’ — Olívia Mumm mistura realidade com desenho animado ao fazerensaio sensual em um cenário digital de uma floresta animada

UM LUXO SÓ — Kurumá Macaé apresenta Novo Corolla com inovações tecnológicas,mais conforto e potência. Sedan é a grande aposta da montadora

Ano VI, número 232R$ 0,7028 de março a 3 de abril de 2010

EXPRESSOREGIONAL

SENADO VAI MODIFICAR EMENDAQUE REDISTRIBUI OS ROYALTIES

LEVANTAMENTO COMPROVA QUE MAIORIA DOS SENADORES É CONTRÁRIA À REDISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS 03

TRANSPORTE PRECÁRIO DEIXAPOPULAÇÃO DO SANA ISOLADA

15

Moradores reclamam do descaso das autoridades 14

TRIBUNA LIVRE

Comissão do Câmara dos Deputadosaumenta licença para mãe de gêmeos ouprematuros 07

BALTHAZAR

Benedita da Silva pode ser a “Laranja” dePicciane nestas eleições, evitando queLindberg Farias concorra 02

ANDRÉ CABRAL

FM 101 COMEMORA 30ANOS DE LIDERANÇA

Emissora, comandada por ZezéAbreu, completa este mês sua ter-ceira década nos rádios e coraçõesdos macaenses. Festa terá progra-mação de peso. 05 08

DIVULGAÇÃO

JOEL MARTIBS

Em Quissamã os cavalos tem ajudado os pacientes a superar as suas mais diversas dificuldades e limitações

Desde a antiguidade os animais tem sido grande parceiros da humanidade nas mais diversas tarefas. Desde as funçõesmais domésticas e afetivas até o trabalho duro no campo. Mas o que poucos sabiam, até pouco tempo, é que os animaistambém têm o poder de curar. Isso mesmo, a ciência revela que o contato com os animais é uma excelente terapia. E, aquina região, principalmente, em Quissamã pacientes e profissionais de saúde já estão vivenciando de perto as vantages desteconvívio. Por lá é desenvolvida a Equoterapia, com a utilização do cavalo, indicada para pacientes com patologias de altacomplexidade, síndromes diversas e paralisias. Os resultados deste método são impressionantes. 09

Animais que curam

RENATA ALVES

ROYALTIES: SENADOR PEDROSIMON ENTREGA EMENDAQUE COMPENSA RJ E ES

FERNANDO GABEIRA TERÁ OEMPRESÁRIO MÁRCIO FORTESCOMO CANDIDATO A VICE NACHAPA DE GOVERNADOR

07

07www.jornalexpressoregional.com.br

Relatórios estaduais divulga-dos na semana passada pelo co-mitê gestor do Programa de Ace-leração do Crescimento (PAC) re-velam que 54% das obras do PACnão saíram do papel. De acordocom a ONG Contas Abertas, quefez a análise dos números, issomostra que apenas 11,3% dasobras terminaram. A metodologiade divulgação dos números usa-da pela Casa Civil nas cerimôniasde balanço oficial tem excluído asáreas de saneamento e habitação.De acordo com a ONG, tiradas asduas áreas, cerca de 31% das obrasteriam sido concluídas. Assim,pelo levantamento feito, 46% dasações do programa estão em an-damento ou já foram entregues,desde que o PAC foi lançado em2007. Ou seja, pela quantidade dedinheiro que é gasto e pela velo-cidade das obras, até parece queo PAC está sendo coordenadopela equipe do prefeito RivertonMussi, de Macaé.

2BALTHAZAR

Expresso Regional Editora e Revista Ltda. CNPJ: 07.338.963/0001-49.Campos: Avenida Gilberto Cardoso, 299, Turfe Clube Macaé: Rua Dr. Télio Barreto, 204 – sala 201 – Centro — Macaé-RJ. Cep: 27.910-060Telefone: (22) 2772-2753. e-mails: [email protected]; [email protected]ção: Campos, Cambuci, Macaé, Carapebus, Rio das Ostras, Quissamã, Conceição de Macabu e Casimiro de Abreu

EXPRESSOREGIONAL

Representante comercial: Tráfego Publicidade & Marketing Ltda.Rio de Janeiro: Avenida Rio Branco, 185, sala 1813, Centro, Rio de Janeiro. Tel. (21) [email protected] São Paulo: Rua Frederico Abrantes, 389, CJ 112, 11ºandar - Santa Cecília. Tel. (11) 3362-2319. [email protected].

EXPRESSO REGIONAL28 de março a 3de abril de 2010

BALTHAZAR SCHNEIDER. Contato: [email protected] As ilustrações desta coluna são de autoria do chargista Rômulo Jacques.

RobertoShinyashikiRobertoShinyashiki

Diretor Administrativo: Joel Martins FilhoEditor: André Luiz do Amaral Cabral (Registro Profissional: MTB 28.656/RJ)Colaboradores: Roberto Shinyashiki, Balthazar SchneiderImpressão: Gráfica XYZ Tiragem: 10.000 exemplares

REPRODUÇÃ

Leia mais em: www.jornalexpressoregional.com.br

www.jornalexpressoregional.com.br

PRA QUE SERVE UMRELACIONAMENTO?

Mais do que nunca, as pes-soas estão morrendo de medo deser abandonadas. De dizer “eu teamo” e não ser correspondidas.E, por isso, continuam abando-nando, com medo de ser aban-donadas. Dizem não, com medode ouvi-lo.

O medo da rejeição nos impe-de de abrir nosso coração pro-fundamente para os outros, poisnão queremos nos sentir vulne-ráveis ou fragilizados. Para nãoter de enfrentar esse medo, aspessoas não estão se relacionan-do em profundidade. Pelo con-trário, buscam criar relacionamen-tos superficiais.

Nos relacionamentos atuais,principalmente entre os mais jo-vens, predomina a postura de “fi-car” com alguém. Às vezes, “fica-se” com mais de uma pessoa nomesmo dia.

Muitas pessoas abandona-ram a busca por uma relação maisamorosa, mais comprometida, sa-tisfazendo-se com uma compa-nhia de poucas horas. Um sim-ples passatempo. Assim, no diaseguinte, pode-se ficar com ou-tra pessoa, no outro dia com maisoutra e assim por diante. Sem quequalquer relação se solidifique.

Existe até a prática de conta-bilizar quem beijou mais em umafesta ou em um evento qualquer.Beijam-se pessoas desconheci-das pelo simples ato de beijar,como se bebe água quando seestá com sede. O beijo, nessascircunstâncias, deixou de ser aexpressão de um sentimento afe-tivo de aproximação entre duaspessoas, deixou de ser uma en-trega, deixou de ser um momentomágico, deixou de ser uma partí-cula de ligação e entrou no menuda rotina.

No amor, para muitas pesso-as, a quantidade se tornou maisimportante do que a qualidade...Na verdade, poucas pessoas per-ceberam que qualidade num rela-cionamento significa mergulharem profundidade.

Nesse tipo de relacionamen-to superficial, não há tempo paraconhecer o outro. E sem conhe-cimento, o amor não se desen-volve. Torna-se quase impossí-vel estabelecer uma base sólidapara a relação. (Trecho do meulivro “Amar Pode Dar Certo”).

As pessoas estão esquecen-do que um relacionamento querealmente nos completa, satisfaze amplia a nossa dimensão deseres humanos precisa ir muitoalém disso.

Um relacionamento precisaser construído sobre o amor, em-balado pela cooperação, alimen-tado pelo respeito, forjado comconfiança. Precisa ter aconche-go, cumplicidade e doação. Pre-cisamos saber dividir com o ou-tro o nosso cobertor, nas noitesfrias, mesmo que para cobrir aorelhe dele precisemos descobrirnossos pés – e ficar feliz por es-tar dando ao outro o melhor denós.

É preciso aprender a deixar dever um relacionamento como umaarmadilha, de onde não teremossaída, para descobrir nele a cha-ve da nossa liberdade e da liber-dade do outro. E isso só podeser conseguido quando aprende-mos a confiar mais.

Arnaquinópolis 2 - A sucessãoCapítulo XLVIII (48)

No último capítulo você talvez tenha lido (ou não) que nossobravo príncipe Filomeno, o Boneco de Olinda estava muito preocu-pado com a candidatura de seu obeso irmão, o príncipe Shrek deFanfarródia, ao Supremo Parlamento. Mas, graças á argúcia e acapinogência do fotógrafo Lambe-lambe, Vaselino Kodak, secretá-rio de má-digestão e assuntos aleatórios (o mais importante minis-tério sobre o nada), eis que surgiu uma idéia que pode salvar afamigerada candidatura do primeiro-irmão, peso pesado.

A idéia de Vaselino era simples: criar um programa de "esmolamínima" dando uma merreca para os pobres plebeus de Arnaquinó-polis. Com o dinheirinho no bolso, os miseráveis ficariam felizes e,por gratidão, acabariam votando no príncipe Shrek. Era um planoperfeito, mas havia uma variável inesperada: sumido há algum tem-po, eis que o maior inimigo de Filomeno, "Dr. Bonitinho" voltara àcena. E com o apoio do parlamentar "Fumeira", Bonitinho anun-ciou que também seria candidato ao Supremo Parlamento, amea-çando assim a candidatura do príncipe Shrek.

Era um problema grave, que necessitava de atenção especial. E,portanto, o príncipe convocou uma nova reunião com os seus prin-cipais conselheiros: Vaselino Kodak (que já estava ficando íntimoaté demais), a dupla sertaneja "Zé Praga" e "Tainha" e também adecana, pajé e conselheira "Tia Omo", que aconselhava a família hámais de 720 anos. Filomeno estava nervoso. Sua rouca voz já esta-va afinando de tanta tensão: era preciso agir.

E eis que Zé Praga teve uma idéia brilhante. - Filomeno, é sim-ples. É só mandar o nosso jornal chapa branca, antiético e bajula-dor, do "Zé Pires na Mão" falar que o Dr. Bonitinho tem uma aliançacom o seu velho Tio. E como o povo tem pelo velho a mesmaaversão que tem por ti, o boato vai acabar prejudicando a candida-tura de nosso adversário e fazendo com que conseguimos eleger oseu irmão - sugeriu.

Filomeno gostou da idéia, e o nefasto plano foi colocado emprática. Será que vai funcionar? Veja no próximo capítulo.

FLAGRA DO GABEIRA — Deputado flagrou placa que indica obras concluídas naFavela Nova Esperança em Macaé. “Onde este dinheiro foi aplicado?”, pergunta

PALAVRAS DE FÉ

“Pela manhã, ouvirás a minha voz, ó SENHOR;pela manhã, me apresentarei a ti, e vigiarei.”

Salmos 5: 3

Com o Obreiro Francisco Xavier da Conceição Filho

Frase da semana

“É a pior escória quemanda lá hoje”

Deputado Ciro Gomes (PSB/CE) sobre a Câmara Federal

Ilusão ou maldadePorque ainda existe jornalista que insiste na idéia de que

Silvio Lopes será candidato a vice-governador com Gabeira?Silvio é deputado federal e merece o nosso respeito. Mas elemesmo tem dido que não está disposto nem a concorrer à ree-leição na Câmara. Por que será que não deixam-no em paz?

E o PAC?Empacou.

Benedita: laranja do Picciane?Essa história de um candidato vir só para atrapalhar outro não

é nova na política. Inclusive, em "Arte da Guerra" o estrategistamilitar Sun Tzu nos ensinou, há 3.000 anos atrás, que a vitóriaconsiste em escolher bem nossos oponentes. E a suposta candi-datura de Benedita ao Senado, segue bem esta linha. A ninguéminteressa mais ter Benê (que está mais queimada do que cabeça defósforo) como candidata do que os seus oponentes, em particularo presidente da Alerj, Jorge Picciana (PMDB). Benedita está que-rendo ser candidata, mas não tem condição nenhuma de vencer.Sua pré-candidatura serve apenas para atrapalhar a de LindbergFarias. Esse sim Picciane odiaria enfrentar...

ROBERTO HEFLERHolocausto Fluminense

Pois é, há bem pouco tempo eu também não sabia direito o seu signifi-cado, mas graças ao Deputado Ibsen Pinheiro, o Torquemada do Planalto,estamos próximos de saber não só o significado, mas as conseqüências! Onobre, mas nem tanto, deputado gaúcho, autor da emenda parlamentar, atítulo de repartir o bolo entre todos os estados, quer decretar a falência denosso!

Ora nobre, mas nem tanto, deputado, dividir as riquezas seria ótimo, masseu projeto só vai multiplicar a miséria, tira o pão de alguns, distribui miga-lhas e todos morrem famintos. Esse seu milagre só multiplicará os paneto-nes! Se o nobre, mas nem tanto, deputado fosse menos oportunista e conhe-cesse um pouco mais das verdadeiras necessidades públicas, ou pra não exigirdemais de vossa nobre, mas nem tanto, altruísmo, só um pouquinho dematemática, chegaria à conclusão de que 36 reais por habitante não resolve-rá o problema de ninguém e vai deixar 15 milhões de novos miseráveis.

Seguindo o raciocínio de seu ato de "altruísmo político" proponho quedividamos os seus vencimentos como homem público, nobre, mas nemtanto deputado Ibsen, ou que tal partilharmos igualitariamente todos osimpostos arrecadados no país, seria muito mais eficiente e produtivo, afinalnão teríamos que remunerar congressistas que usam terrorismo como moedade troca. Que tal acabarmos com os legislativos venais, com as pizzas dasCPIs, com as cuecas e as meias, com os panetones? Ou se plagiássemos aCalígula e nomeássemos Incitatus à sua cadeira? Certamente, nobre, masnem tanto, deputado, as conseqüências seriam infinitamente menores eestaríamos livres do risco a que sua emenda nos expõe.

Mas é nos momentos de crise e sob ameaça, que renasce um povo.Espero que todo esse seu olho gordo, deputado, nobre, mas nem tanto ho-mem público, abra os olhos dos prefeitos dos municípios diretamente afeta-dos pela exploração do petróleo e mostre-lhes que é preciso mais seriedadena gestão desses recursos, afinal enquanto houver um louco vingativo, umaltruísmo oportunista, um demagogo de plantão ou adversários que prefirama derrota de todos à vitória de seus adversários estaremos expostos ao favo-recimento de políticos interessados apenas no tamanho da mordida quepodem dar na fatia do bolo.

A propósito, nobre, mas nem tanto deputado, vossa, mas nem tantaexcelência, conhece Torquemada ou Hitler? Sabe o significado a palavraHolocausto? Ambos, deputado, sob a alegação de pretensas boas intenções,torturaram e condenaram homens ao sofrimento, à miséria, à morte, aoHolocausto, assim como vossa nobre, mas nem tanta, atitude inconseqüentee oportunista.

Da série: Olha o “trabalho” aí...

Charge reproduzida do perfil do Orkut: “Macaé Now”

Falando nissoEm conversas mais reservadas, Silvio tem anunciado claramen-

te o desejo de se aposentar da carreira política, ou vir candidato adeputado estadual. A verdade é que ele está desiludido com astraições sofridas dentro de seu próprio grupo (e na família) e tam-bém com sua vexatória derrota nas eleições de 2008. Após trêsmandatos de prefeito, dois de deputado e uma longa história napolítica, Silvio teve apenas 17 mil votos para prefeito. Tadinho...

* AVISO *“Arnaquinópolis 2 — a sucessão é uma novela, portanto,

uma obra de ficção. Qualquer semelhança com fatos ou per-sonagens da “vida real” não passará de mera coincidência.

Lula entra em cenaLula assumiu de vez as aticulações sobre a emenda dos

royalties do petróleo. Bom para o Rio que não corre mais o riscode sofrer com as trapalhadas do Cabral.

Roberto Shinyashiki é psiquia-tra, palestrante e autor de 12 li-vros. www.shyniashiki.com.br

[email protected]

3Lula multado por propaganda antecipadaO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou na quinta-feira (25),

por 4 votos a 3, a aplicação de uma multa de R$ 10 mil ao presidente LuizInácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada. Lula teria feitocampanha em favor da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, pré-candi-data do PT, na inauguração do Sindicato dos Trabalhadores em Proces-samento de dados de São Paulo (Sindpd/SP), em 22 de janeiro deste ano.

Lula é contra a discussão sobre royalties O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu novamente que a

aprovação do marco regulatório do pré-sal não seja prejudicada por causada questão dos royalties. Em entrevista Lula lembrou que a proposta envi-ada pelo governo ao Congresso Nacional não tratava da divisão dos royal-ties. "Não queríamos que ela contaminasse o debate central", disse. "Derepente, começaram a brigar pelo pirão antes mesmo de pescar o peixe."

EXPRESSO REGIONAL28 de março a 3 de abril de 2010

SENADO VAI MUDAR ‘EMENDA IBSEN’Levantamento indica que maioria dos senadores quer uma “alternativa” à redistribuição dos royalties

DEPARTAMENTO DE ARTE

Mais um capítulo da novelasobre a redistribuição dos royal-ties. Após a Câmara Federal apro-var a emenda do deputado IbsenPinheiro (PMDB/RS) que muda asregras de distribuição dos recur-sos do petróleo - impondo umprejuízo anual de R$ 7 bilhões aoEstado e levando a região à falên-cia - chegou a hora do Senadocorrigir a "burrada" feita pelosdeputados. Levantamento feitopelo site Congresso em Foco in-dica que a tendência é que os se-nadores aprovem um "meio ter-mo" para a medida Ibsen. No le-vantamento, o site ouviu 51 se-nadores a respeito de sua posi-ção sobre a redistribuição. Des-tes, 9 são favoráveis à "EmendaIbsen", 7 são contrários e 5 aindanão tem posição sobre a matéria.No entanto a grande maioria, 30senadores, são favoráveis à uma"terceira via".

Mas, o que seria exatamenteesta "terceira via", defendidapelo Senado? O levantamentomostra que uma das alternativasmais consideradas pelos senado-res é adotar a emenda Ibsen ape-nas para a partilha dos royaltiesdo petróleo a ser extraído da ca-mada do pré-sal, ou seja, para asoperações de extração que ain-da não estão em andamento. Aestimativa é de que esse petró-leo leve mais de uma década paraser retirado das profundezas dooceano.

Assim, o direito adquiridodos estados produtores de rece-ber os recursos pelo petróleopelas regras atuais estaria pre-

servado, de forma a evitar umaperda repentina de receita des-sas unidades da federação, no-tadamente Rio de Janeiro e Espí-rito Santo. Os recursos do pré-sal - avaliados hoje em mais deR$ 10 trilhões - seriam distribuí-dos nacionalmente, para produ-tores e não produtores.

Essa alternativa à emenda édefendida por senadores com osmais variados perfis partidários.Dentre eles, Eduardo Azeredo(PSDB-MG), Patrícia Saboya(PDT-CE), Romeu Tuma (PTB-SP), Tião Viana (PT-AC) e ValterPereira (PMDB-MS). "Cada umtem seu contexto. O segredo é

harmonizar para convergir", pon-derou o líder do governo no Se-nado, Romero Jucá (PMDB-RR).

"É cedo, ainda está a come-çando [a tramitação da emenda noSenado]. Na Câmara, essa discus-são levou três meses", disse à re-portagem o próprio deputado Ib-sen Pinheiro, um dos responsá-

veis pela polêmica, acrescentan-do que já disse tudo a respeitodo assunto. "Eu não tenho maiso que falar. Agora é com os sena-dores".

A alternativa já está sendocosturada. Mas mesmo ela nãoserá a princípio recebida facil-mente pelos dois estados que

mais perdem com a emenda Ib-sen, Rio de Janeiro e Espírito San-to. Dois dos principais oposito-res da emenda garantiram: nemRio de Janeiro nem Espírito San-to vão aceitar as perdas de recei-ta estabelecidas na emenda.

"Pode escrever aí: aqui aemenda não passa de jeito ne-nhum sem o voto dos sete sena-dores", avisou Marcelo Crivella(PRB-RJ), referindo-se ao agrupa-mento formado pelo paulista Ro-meu Tuma e mais as bancadas flu-minense e capixaba. Além de Cri-vella, integram o grupo Francis-co Dornelles (PP-RJ), Paulo Du-que (PMDB-RJ), Renato Casa-grande (PSB-ES), Gerson Camata(PMDB-ES) e Magno Malta (PR-ES).

Crivella diz que a partilha éjusta ("quem vota contra estácometendo um crime de lesa-pá-tria"), mas deve haver uma alter-nativa que "contemple de manei-ra diferenciada os estados pro-dutores". "Se não for assim, ossete senadores vão fazer falta aogoverno inclusive para a votaçãodos outros projetos do pré-sal.Vai ser um 'melê'!"

"A partir de hoje, estamos fe-chando uma posição muito firme,mesmo sendo da base, de nãovotar nada com o governo se essaemenda não for derrubada",emendou Magno Malta. "Gosta-mos muito do presidente [Lula],mas gostamos muito mais dosnossos estados", finalizou o se-nador, indicando que a discussãosobre os royalties ainda está lon-ge do fim.

Imprensa nacional elogia aplicaçãodos royalties em Rio das Ostras

Por conta das discussões emtorno da emenda Ibsen, que re-divide os royalties do petróleoentre todos os municípios doBrasil, os grandes jornais nacio-nais estão divulgando o uso des-ses repasses pelas cidades pro-

Rio das Ostras é citada como exemplo da boa gestão dos recursos

Prefeitura deCarapebus anun-cia a nova equipe

de governoAinda sem listagem oficial,

foram divulgados os nomes dealguns servidores novos, queatuarão no município de Cara-pebus junto ao prefeito eleitoAmaro Fernandes. A nova ges-tão teve inicio neste dia 19 demarço, com a posse do prefei-to e vice-prefeito, na EscolaMunicipal Salim Selem Bicha-ra. Amaro foi eleito em 07 defevereiro deste ano, e deverágerir o governo municipal atéo ano de 2012.

Para ocupar a chefia de ga-binete foi indicado Marcelo deSouza; na Secretaria Municipalde Indústria e Comércio está overeador Ruiz Sergio Ribeiro;para a Secretaria de Saúde Le-nise Monteiro; na Procurado-ria Geral Salim Selem Neto;Waldeni Braga na Secretaria deEducação; para Serviços Pú-blicos Mariano Selem Gomes;

na Comunicação Dionício deSouza; Turismo e Meio Ambi-ente Roberto Rocha Pinto; naSecretaria de Transportes Gen.Antonio Amauri Torres; Mar-cos Paes Henrique fica na Se-cretaria de Controle Interno eAldecir Ribeiro na Administra-ção. O vereador Juninho foiconvidado para secretariar oPlanejamento do município,porém recusou o convite, ale-gando ter muito a contribuir naCâmara Municipal.

O vereador Sebastião Mes-sa, então prefeito interino nagestão Eduardo Cordeiro, retor-na as atividades na casa legis-lativa sob pressão. Vereadoresalegam que Tiãozinho deixa aprefeitura com 80% de rejeição,devido à 'falta de diálogo com aCâmara depois que assumiu ocargo de prefeito'.

A Câmara referendou recen-temente durante sessão umasérie de medidas na tentativade sanar alguns vícios existen-tes que poderiam futuramenteatingir negativamente a gestãoAmaro.

dutoras. No domingo, 21 de mar-ço, tanto o Jornal Estado de SãoPaulo, quanto o Globo, reconhe-ceram a aplicação correta desserecurso em Rio das Ostras, des-tacando os investimentos em sa-neamento – coleta e tratamento

de esgoto e tratamento e distri-buição de água de qualidade àpopulação.

Na reportagem “Renda do Pe-tróleo: modos de usar” do JornalEstado de São Paulo (Estadão)foram ouvidos moradores de di-

Reportagens de domingo do Estado de São Paulo destacam investimentos em saneamento

RENATA ALVES

Passada a festa da posse, a hora agora é de começar a trabalhar

REPRODUÇÃO

Prefeito Amaro colocaseu “time em campo”

ferentes cidades produtoras. Orepórter visitou as cidades querecebem royalties para averiguarse estavam utilizando bem ou malessa receita.

Segundo a matéria, Rio dasOstras aparece como bom exem-plo. O texto atesta que a prefeitu-ra usou os repasses para investirem saneamento, como a estaçãode tratamento de esgoto e o emis-sário submarino. O jornal desta-ca que o número de escolas tri-plicou e que os investimentos naeducação propiciaram o salto do24º para o 3º lugar no Índice deDesenvolvimento da EducaçãoBásica (Ideb), no Estado do Rio.A matéria traz ainda o depoimen-to de uma moradora que reconhe-ce os avanços do município des-de que chegou à cidade, há 14anos.

O texto inclui também uma falado prefeito Carlos Augusto, pon-derando sobre o crescimento po-pulacional. “O prefeito de Rio dasOstras, Carlos Augusto Baltha-zar (PMDB), gosta de ter a cida-de como bom exemplo do uso dosroyalties, mas admite que aindaprecisa de uma década para uni-versalizar os serviços básicos”,descreve o repórter.

O Globo — A edição de do-mingo, 21, do Globo, setor de Eco-nomia, também apresentou umareportagem destacando que Riodas Ostras investiu na Zona Es-pecial de Negócios e em sanea-mento básico. O texto mostra oque a cidade vem fazendo parareduzir a dependência dos repas-ses dos royalties e assim como oEstadão aponta o crescimentopopulacional como um grandedesafio a ser enfrentado pelo

28 de março a 3 de abril 2010 PÁGINA 4EXPRESSO REGIONAL

5Inscrições abertas para o Projovem UrbanoA Secretaria Municipal de Educação de Campos (SMEC) está com

inscrições abertas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens(Projovem Urbano). Poderão se inscrever jovens com idades entre 18 e29 anos, interessados em fazer um curso profissionalizante e, ao mesmotempo, concluir o Ensino Fundamental. Os interessados deverão procu-rar um dos pólos de inscrição e se inscrever nos cursos oferecidos.

Conferência de Esporte em MacaéCom a presença de mais de 150 pessoas na abertura, representan-

do diversas entidades esportivas de Macaé e região, aconteceu naterça-feira (23), na Cidade Universitária, a I Conferência Municipal doEsporte. O evento, realizado pela Prefeitura de Macaé, através da se-cretaria de Turismo, Esporte e Lazer e FESPORTE, objetivou elegerdelegados para a Conferência Estadual.

EXPRESSO REGIONAL28 de março a 3 de abril de 2010

Ele já foi garçom, gerentede supermercado e até DJ. Mas,foi na rádio mesmo que NelsonCaio se encontrou. Há 16 anosatuando atrás do microfone, olocutor está de volta à FM 101,rádio onde começou a sua car-reira em 1987. Após passar portodas as emissoras de rádio daregião e até por um programade TV, Caio volta à antiga casae se diz muito feliz com isso."Não tem jeito. Quando esta-va em outra estação as pesso-as me paravam na rua e diziam,Caio você tem a casa da FM101. E realmente aqui é o meulugar", diz.

Nelson Caio está feliz da

Locutor, que játrabalhou em

várias FMs, estáde volta à 101 FM

Nelson Caio de voltaà sua primeira rádio

vida com sua volta à 101 FM. Eo motivo para voltar, segundoele, além do prazer de trabalharcom os antigos amigos é o ca-ráter comunitário da emissora."A FM 101 é uma rádio comu-nitária, do povão. Somos espe-cializados em prestação de ser-viços à comunidade. E isso meencanta", diz.

Início por acaso - O inícioda carreira de Nelson Caiocomo comunicador foi meiopor acaso. "Vim para uma fes-ta de casamento em Macaé e,no meio da festa fui convida-do para fazer um teste na 101FM", conta ele, que é naturaldo bairro de Campo Grande,no Rio. Aprovado no teste,Caio veio morar em Macaéonde sua carreira como radia-lista deslanchou. Hoje, NelsonCaio comanda a faixa de horá-rio das 15 horas às 19 horas naemissora.

FM 101 comemora 30 anos naliderança do rádio macaense

Mais antiga estação de rádioem freqüência modulada de Ma-caé, a FM 101 comemora, nestemês de abril os seus 30 anos defundação. E, para comemorar aocasião a emissora vai realizaruma grande festa durante a Ex-posição Especializada do CavaloMangalarga Marchador de Ma-caé (ESMMAM), reunindo artis-tas como Victor e Léo, Luan San-tana, Latino e Calcinha Preta. Afesta vai do dia 08 aa 11 de abril epromete reunir milhares de pes-soas no Centro de Convençõesde Macaé.

Mas nem só de festa vive aFM 101. Quem o diga é o radialis-ta Zezé Abreu, que diariamentecomanda o programa de maioraudiência do rádio macaense. Ele,que também é dono da emissora,credita todo este sucesso à pres-tação de serviço à comunidade."Desde a sua fundação, em 1980,a FM 101 sempre se posicionouao lado da população macaense,como uma voz em defesa dos di-reitos da comunidade. Não abri-mos mão desta posição. Somosum rádio vivo na luta por umaMacaé melhor", disse Zezé.

Diariamente, a rádio recebecentenas de telefonemas, a maiorparte na faixa de horário das 8h

Radialismocomunitário é o

segredo do sucessoda emissora

às 11 horas, quando vai ao ar oprograma comandado por Zezé.De documentos perdidos a recla-mações sobre os serviços públi-cos, nenhum telefonema deixa deser atendido e devidamente res-pondido. "Acabamos servindo deponte entre a comunidade e o po-der público. Tanto para agradecerquando uma reivindicação é aten-dida, quanto para cobrar quandoalguma coisa está errada. E olhaque cobramos bastante", disse.

Um pouco de história - A tra-jetória da FM 101 se confundecom a própria história do rádiomacaense, em particular com ado seu fundador, o radialista Il-tamir Abreu. Ele chegou a militarna política, ocupando importan-tes cargos como prefeito e de-putado estadual. Mas sua pai-xão sempre foi o rádio. Portanto,ele que já era dono de emissorasAM na região, conseguiu, em1980 a primeira concessão para

Zezé Abreu com o cartaz da festa de 30 anos da rádio: dono também é a atração de maior sucesso da Casa

ANDRÉ CABRAL

Caio feliz da vida com o retorno à rádio onde começou sua carreira

ANDRÉ CABRAL

montar uma rádio FM. Nasciaassim a 101 FM que há 30 anosse mantém na liderança em Ma-caé e região.

Além da FM 101, Iltamir tam-bém abriu diversas outras emis-soras estado a fora, como a 820AM em Macaé (vendida mais tar-de para o grupo Folha da Manhã)e a 103 FM. Atualmente, o grupoempresarial que leva o seu nometambém mantém emissoras emCabo Frio e Angra dos Reis.

ROYALTIES: ONDE COMEÇOUTODA A CONFUSÃO

Não é de hoje que estão de olho na riqueza dosroyalties do petróleo. E nós, aqui no Expresso, semquerer parecer chatos, bem que avisamos: o Con-gresso sim poderia abocanhar a nossa fortuna. Emnossa edição 203, de 6 de setembro de 2009, publica-mos um especial sobre a aprovação do Marco Regu-latório do Pré-Sal. Na ocasião, ainda não existia a tal"Emenda Ibsen", mas um texto do deputado Henri-que Eduardo Alves (PMDB/RN) já abocanhava boaparte dos royalties do Estado do Rio. O presidenteLula prometeu intervir em favor do estado, mas nadafez. Preferiu "empurrar" a decisão para o Congresso.Deu no que deu: em ano eleitoral, veio o oportunistado deputado e ex-anão do orçamento Ibsen Pinheiro(PMDB/RS) e propôs esta medida esdrúxula que tiranada menos que R$ 7 bilhões do estado (R$ 5 bi-lhões do governo estadual e R$ 2 bilhões do municí-pio). Agora, resta ao Senado achar uma solução parao problema que pode decretar a falência da regiãoque produz 85% do petróleo de todo o país. Esta-mos de olho. E apreensivos!

A LUTA DE UM CIDADÃO MACAENSECONTRA A FARRA DOS CARGOS

Cidadão Macaense foi um site anônimo que fez história de-nunciando diversos casos de corrupção na cidade. Mas, em nos-sa edição 110, de 11 de novembro de 2007 não estávamos falandodeste e sim de outro cidadão macaense que se dispôs a denunciaro sistema iníquo. Rafael Ramos era o seu nome. E Tentando con-firmar denúncias que circundam os quatro cantos da cidade, elesolicitou através de requerimentos informações sobre algumasirregularidades que despertam o repúdio popular ao GovernoMunicipal. Como não foi atendido em suas solicitações ele foi atéa Justiça. Mas, até hoje o Judiciário (como sempre) não se mani-festou. E quanto a Rafael? Nunca mais se teve notícia dele.

O CALVÁRIO E A HUMILHAÇÃO IMPOSTOS PELOSBANCOS DE MACAÉ AOS CONSUMIDORES

E na edição 230, as intermináveis filas dos bancos da cidade foram assunto aquino Expresso. Nossa equipe de reportagem fez uma peregrinação por algumas agên-cias bancárias, e a que recebeu o maior número de reclamações sobre o tempo deespera para o atendimento foi o Banco do Brasil. As filas começam ao entrar naagência para solicitar a senha de atendimento. A próxima fila é do próprio atendi-mento. A agência visitada foi a do Centro de Macaé, onde concentra a maior partedos atendimentos bancários, de clientes e não clientes. Dona Ângela Santos, clien-te desde 1990, disse que de uns tempos para cá o atendimento tem piorado cada vezmais. "Antigamente quando não existia essa estória de senha tudo era mais simples.Havia mais caixas, e todos saiam muito mais satisfeitos que hoje. Eles não respeitamos clientes, fazem o que querem conosco. Eu venho ao banco três vezes no mês, emdias fixos, e a ladainha é a mesma. Fico horas na fila da senha, depois horas na fila doatendimento. É uma situação muito constrangedora. A gente que é dona de casa temmuita tarefa, não dá para ficar perdendo um dia inteiro na fila do banco", reclamouÂngela, informando que a última vez dela no banco, chegou às dez horas da manhãe saiu da agência às seis e meia da tarde.

28 de março a 3 de abril de 2010 PÁGINA 6EXPRESSO REGIONAL

Leia todas estas matérias na íntegra no site: www.jornalexpressoregional.com.br

PÁGINAS PARA A HISTÓRIA

PV ESCOLHE O VICE PARA ACHAPA DE GABEIRA

O empresário e primeiro vice-presidente estadu-al do PSDB do Rio, Márcio Fortes, de 65 anos, será onome indicado do partido para ser o vice na chapado deputado federal Fernando Gabeira (PV), pré-can-didato ao governo fluminense. Apesar de os tuca-nos ainda manterem a cautela diante do anúncio ofi-cial, que só deverá ocorrer nas próximas semanas,integrantes de coligação PV/DEM/PPS/PSDB já ad-mitem a dobradinha entre Fortes e Gabeira na dispu-ta pela sucessão do governador Sergio Cabral(PMDB), que tentará a reeleição. Recentemente, For-tes se reuniu com o governador de São Paulo, JoséSerra (PSDB), pré-candidato à Presidência. A inten-ção do PSDB é que Fortes tenha função estratégicanas eleições: coordenar e comandar a campanha deSerra no Rio, já que Gabeira, no primeiro turno, ficaráno palanque da senadora Marina Silva (PV-AC),outra pré-candidata a presidente.

PT DE QUISSAMÃ DECLARA APOIOÀ BENEDITA PARA O SENADO

“Por sua história de superação, de luta social e de dedicação aoPartido dos Trabalhadores, a companheira Benedita da Silva podecontar com o apoio majoritário dos petistas de Quissamã”. Comessas palavras, a Presidenta Municipal Fátima Pacheco sintetizouo compromisso do PT de Quissamã com a Secretária de Estado deAssistência Social Benedita da Silva na disputa pela candidaturado PT ao Senado Federal. A declaração foi firmada durante a plená-ria de apoio à Benedita da Silva, realizada em Macaé no últimodomingo (21), quando lideranças partidárias da região se compro-meteram com o apoio à candidata, que disputa a indicação do PTcom o Prefeito de Nova Iguaçu, Lindiberg Farias.

APROVADA PROPOSTA QUE DÁ INGRES-SOS EM TROCA DE DOAÇÕES DE SANGUE

Aumentar a oferta de sangue no Hemorio. Esta é a intenção dodeputado Dionísio Lins (PP), autor do projeto de lei 1.555/08, que aAssembleia Legislativa do Rio aprovou nesta terça-feira (23/03), emsegunda discussão. O texto, que será enviado ao governador SérgioCabral, institui, em caráter permanente, a campanha "Doe seu san-gue pelo seu time", na qual o Hemorio implantará um posto volantede coleta de sangue nos estádios em dias de venda dos ingressospara jogos. Os doadores voluntários de sangue receberão um in-gresso de cortesia para a arquibancada. “Esta campanha trará aostorcedores dos grandes clubes um incentivo e uma forma de maioraproximação com a doação em dias de vendas de ingressos”, argu-menta Lins. De acordo com a proposta, a distribuição dos ingressosdo tipo cortesia não poderá ultrapassar 10% dos ingressos disponí-veis para venda daquele jogo. O governador terá 15 dias úteis parasancionar ou vetar o texto.

CAMPOS PODE GANHAR SECRETARIAMUNICIPAL DO IDOSO

Aprovado na Câmara Municipal indicação legislativa do vereadorAbdu Neme que cria na estrutura básica do Poder Executivo a Secreta-ria Municipal do Idoso, subordinada diretamente a Prefeita Municipal,com a finalidade de regulamentar o que preceitua o Estatuto do Idoso -Lei nº. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso). Segundo o vereador, diante dainexistência de políticas direcionadas aos cidadãos com idade igual ousuperior a 60 (sessenta) anos, fez com que muitas injustiças sociais emorais fossem cometidas, ao longo do tempo, em todo o território.

A estrutura básica da Secretaria Municipal do Idoso, criada por esteanteprojeto de Lei, é composta pela Assessoria Especial, Departamentode Recursos Humanos, Departamento de Assistência e Proteção aoIdoso e Coordenação Cultural. “Visando o bem-estar desses cidadãosesse anteprojeto vem com intuito de assistir o idoso em todos os aspec-tos de sua vida, ou seja: na preservação de sua saúde física e mental eno seu aperfeiçoamento moral, inte-lectual, espiritual r social, dando-lhes sempre condições de cidadania, liberdade e dignidade.

28 de março a 3 de abril de 2010 PÁGINA 7EXPRESSO REGIONAL

COMISSÃO AUMENTA LICENÇA PARA MÃEDE GÊMEOS OU PREMATUROS

A Comissão de Seguridade Social da Câmara aprovou nesta quar-ta-feira (24) o Projeto de Lei 2932/08, que aumenta a licença-maternida-de de 120 para 180 dias para as mães de gêmeos e bebês prematuros.

A proposta também estende essa possibilidade às mães de bebêsportadores de doença ou malformação grave, e que necessitem demaior atenção. Segundo o projeto, as despesas com os dois mesesextras de salário-maternidade serão pagas com recursos da SeguridadeSocial. Atualmente, a licença-maternidade de 6 meses já ocorre noserviço público federal, em alguns serviços públicos estaduais. Nainiciativa privada, o benefício também é possível nos casos em que aempresa se cadastra no Programa Empresa Cidadã, em troca de bene-fícios fiscais.

CÂMARA DE CAMPOS APROVA MOÇÃO DEREPÚDIO À EMENDA DE IBSEN PINHEIRO

Aprovado na Câmara Municipal de Campos Moção de Repúdio aos deputadosfederais pela forma como conduziram a votação da Emenda referente à distribuição dosroyalties. O autor do requerimento, vereador Abdu Neme afirma que o Estado do Rio deJaneiro e municípios produtores de petróleo foram tratados de maneira grotesca. “Fo-mos tratados como estrangeiros, o que é inconcebível. Merecíamos respeito, palavraque eles desconhecem”. Vários vereadores usaram a tribuna para criticar a atitude dosdeputados alegando que eles querem ganhar vantagens em pleno ano eleitoral. Overeador Altamir Bárbara disse estar decepcionado com os deputados e acredita que oSenado vai refletir antes de votar a Emenda. O vereador Magal fez côro e disse que oSenado tem que pensar e repensar antes de votar tal absurdo.

CÂMARA DE MACAÉ APROVA O FIM DAAUTARQUIA DA GUARDA MUNICIPAL

Cumprindo orientação da justiça, os vereadores da Câmara Municipal deMacaé aprovaram, por unanimidade, a extinção da Autarquia da Guarda Muni-cipal. O pedido veio por meio de mensagem enviada pelo prefeito RivertonMussi (PMDB) na sessão desta terça-feira (23). “Gostaria de deixar claro que aGuarda Municipal não vai ser extinta. A Justiça considerou inconstitucional aAutarquia e por isso estamos votando pelo seu fim. A Guarda continuará seustrabalhos na cidade”, disse o presidente Paulo Antunes (PMDB). De acordocom o vereador Zezinho Crespo (PTN), desde que a Autarquia foi criada jáhavia indícios de inconstitucionalidade. Para o parlamentar, a comprovaçãoveio com o pedido do chefe do poder executivo para que a Câmara de Macaéaprovasse o fim da entidade.

ROYALTIES: SENADOR PEDRO SIMON ENTREGAEMENDA QUE COMPENSA RJ E ES

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) entregou quinta-feira (24) à Comissão de Cons-tituição e Justiça (CCJ) a emenda que obriga a União a compensar as perdas de receitados estados produtores de petróleo prejudicados com a mudança na distribuição dosroyalties proposta pela Câmara. A sugestão de Simon deixa para a União a responsabi-lidade de compensar a perda dos estados produtores com a redistribuição dos royalties.A mudança não agrada à base governista. O texto assinado pelo senador gaúcho foisugerido pelo deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), autor da emenda que altera o siste-ma de distribuição dos royalties e da participação especial dos contratos de exploraçãode petróleo já existentes, além daqueles a serem executados na camada do pré-sal. Aocontrário da regra atual, que concentra o pagamento dos royalties nas regiões produto-ras de petróleo, Ibsen propôs uma distribuição nacional igualitária. Com isso, estima-seque somente o Rio de Janeiro perderia R$ 7 bilhões da sua receita anual. O Espírio Santotambém seria prejudicado.

BOCA NO TROMBONE

JUSTIÇA NEGA PEDIDO DO PTPARA LIBERAR PROPAGANDA

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) negou nesta terça-feira (23), por unanimidade,recurso interposto pela Executiva Nacional do PTcontra decisão que suspendeu, no dia 15, aveiculação de propaganda do partido. Na inserçãotelevisiva, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elo-giava a pré-candidata petista à sucessão no Paláciodo Planalto, a ministra Dilma Rousseff. A decisãoconfirma pedido de liminar ingressado pelo PSDB epelo PMDB e concedido pelo desembargador AlceuPenteado Navarro. Cabe recurso à decisão no Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE). Na propaganda tiradado ar, tanto na TV como nas rádios, Dilma dizia quetinha "muito carinho e respeito" por São Paulo, eLula afirma que a ministra é uma "mineira com a carae a alma de São Paulo".

VEREADOR PEDE DISPENSA DECOMISSÕES PERMANENTESO vereador Netinho Sarzedas (DEM) pediu

dispensa das Comissões Permanentes de Le-gislação, Justiça e Redação e da Finanças e Or-çamento, por motivos particulares de cunhopessoal. O requerimento foi lido no plenário daCâmara Municipal de Casimiro de Abreu na ses-são ordinária realizada na última segunda-feira(22), no distrito sede. Em virtude desta decisãoalgumas comissões permanentes tiveram modi-ficações de parlamentares.

" São Paulo, Rio e Espírito Santo estão errados " Governador Jaques Wagner (BA), ao defender a nova divisão dos royalties do petróleo

“Tempo de paz, / Mentira como gás. / Tempo de guerra, / Mentira como terra. /Tempo de eleição, / Mentira de montão”.

Do humorista Millor Fernandes, via Twitter

DIVULGAÇÃO

LUIS ERNESTO FILHO

RAFAEL CORDEIRO

GABRIELA HINTZ

A E

JOSÉ EDUARDO SILVA

“O Serra vai viver de quê? Quem vai pagar seu salário?José Eduardo Dutra, presidente do PT, questionando o PSDB que não vai pagar salário para José Serra ser candidato.

Detalhe: o PT pagará a Dilma cerca de R$ 18 mil mensais enquanto ela for candidata

8Saúde monitora Bolsa FamíliaA Coordenação de Nutrição da secretaria de Saúde realizou mais

uma etapa do trabalho de acompanhamento de beneficiários do Progra-ma Bolsa Família. A equipe esteve na Casa de Prevenção do Farol de SãoThomé para conscientizar os beneficiados sobre a contrapartida quedevem apresentar. O benefício dado pelo Governo Federal exige acom-panhamento das secretarias de Saúde e Educação das cidades.

Mais investimentos em CamposO presidente da Duro Plásticos, Gil Ferreira, estará em Campos

em abril. Ele vai apresentar ao Conselho Gestor do Fundo de De-senvolvimento de Campos, o projeto e definir a área para instala-ção da nova unidade da empresa. O investimento é de R$ 11 mi-lhões, sendo R$ 5 milhões do Fundecam. A previsão é que sejamgerados 108 novos empregos.

EXPRESSO REGIONAL28 de março a 3 de abril de 2010

O projeto Carbono Zero, quecontribui para o desenvolvi-mento local sustentável, atravésda neutralização das emissõesde gases do efeito estufa (GEE)emitido pelo uso de veículosautomotores e equipamentos foisancionado quarta-feira (24),pelo prefeito de Macaé, River-ton Mussi, e será regulamenta-do até o mês de setembro.

Através da lei 3.357/2010,o município vai continuar acombater as mudanças climá-ticas, através da fixação de car-bono – processo de retirada deCO2 da atmosfera e sua reten-ção no solo ou vegetação parabeneficiar o clima.

Projeto CarbonoZero visa diminuir

a poluição daatmosfera

Macaé entra na lutacontra o aquecimento

Pelo projeto, todos os órgãosintegrantes da administraçãopública deverão planejar a aqui-sição de seus veículos ou equi-pamentos de forma que resultemem nenhuma ou menor emissãode carbono. Por outro lado, osplantios das espécies arbóreasendêmicas da Região Norte Flu-minense e Região dos Lagos,serão feitos nas Áreas de Pre-servação Permanente (APP) enas Unidades de Conservação(UC), sejam elas de proteção in-tegral ou de uso sustentável.

O órgão responsável pelagestão ambiental do município,no caso, a secretaria de MeioAmbiente (Semma), que já vemtrabalhando pela redução dapoluição atmosférica irá super-visionar o projeto e deverá con-tar com o auxílio das institui-ções técnicas públicas e priva-das, além da sociedade civilorganizada.

Kurumá apresenta Novo Corolla

Confirmando as expectativasdo mercado, a Toyota apresen-tou o Corolla 2011, equipado como inédito motor 2.0 Dual VVT-iFlex, desenvolvido exclusivamen-te para o mercado brasileiro. Opropulsor faz parte de uma novafamília de motores da marca, a ZR,e equipa as duas versões do sedã:a topo de linha Altis e a XEi.

Uma das grandes questões

Modelo apresentanovo conceito parao consumidor, cadavez mais exigente

sobre o Corolla 2.0 era quanto aoseu desempenho. Segundo o tes-te encomendado pela Toyota efeito pelo Instituto Mauá de Tec-nologia, o Corolla faz de 0 a 100km/h em 11,6 segundos com álco-ol e 11,8 segundos com gasolina.O consumo do modelo não sofreugrandes alterações, passando de1.8 para 2.0.

"É uma aposta nova da mon-tadora, seguindo as exigências domercado consumidor. Vem ai umnovo conceito em dirigibilidade.E o mais importante, a tecnologiae conforto que a Toyota oferecepermanecem em alto padrão", dis-

se o gerente da Kurumá Macaé,Cícero Bandeira de Mello.

A estética do Corolla 2011 nãosofreu mudanças, o único deta-lhe que identifica o novo motor éo logo Dual 2.0 VVT-i Flex. Quan-to aos equipamentos, não houvemudanças. O Corolla é equipadocom airbag duplo frontal, direlãoelétrica, ar-condicionado e ou-tros itens. A versão Altis conti-nua muito bem equipada, con-tando com itens como regulagemelétrica do banco do motorista,faróis de xenon e sistema de somcom capacidade para 6 CDs. Anovidade é o sistema de trans-

ANA CHAFFIN

Objetivo é compensar as emissões de carbono em prol do ambiente

missão Paddle Shift, que oferecemaior rapidez na troca de mar-chas, proporcionando mais es-portividade e prazer de irigir aomotorista.

As concessionárias KurumáMacaé e Campos convidam os cli-entes para o Test Drive a partir destasemana. "Estamos prontos paraatender a demanda. Inclusive jávendemos duas unidades esta se-mana. A procura está sendo boa,assim como nossas expectativas devenda. Isso com a garantia da mar-ca, padrão Toyota. Este é um lan-çamento que veio no momento cer-to", completou Cícero.

O gerente da Kurumá Macaé, Cícero Bandeira de Mello apresentando o novo modelo, aposta da Toyota no seguimento de sedans

JOEL MARTINS

EXPRESSO REGIONAL28 de março a 3 de abril de 2010

9Parceria forma 16 novas costureirasO prefeito Armando Carneiro e o secretário de Desenvolvimento

Econômico e Turismo, Haroldo Cunha Carneiro entregaram, na se-gunda-feira (22/03), os certificados de conclusão do curso de opera-doras de máquinas de costura às 16 novas costureiras que participamdo projeto Polo de Confecções. O evento aconteceu na fábrica devestimentas profissionais Distak Uniformes, no Sítio Quissamã.

A inauguração do campus avançado do IFF – Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia Fluminense – de Quissamã, marcadainicialmente para o próximo dia 18, foi adiada para a primeira quinzenade junho, durante as festividades comemorativas do 21º aniversáriode emancipação político-administrativa da cidade. O evento irá come-morar a entrega das obras do prédio construído pela Prefeitura.

Adiada inauguração do IFF em Quissamã

ANIMAIS QUE AJUDAM A CURAREM QUISSAMÃ, CAVALOS SÃO USADOS EM TERAPIAS PARA AUXILIAR PACIENTES COM DOENÇAS COMPLEXAS

Para muitos ela é considera-da um mito, um bicho de sete ca-beças. Para outros uma soluçãode problemas, uma saída para re-solver conflitos. Mas o que é te-rapia afinal? Quando é a horacerta de começar? Essas e outrasperguntas sobre o assunto sãocomuns na mente das pessoasque estão em busca do autoco-nhecimento ou de um tratamen-to diferenciado.

Terapia significa tratamento.Comportamental, breve, corpo-ral, analítica. Seja qual for a ver-tente, o ideal é buscar ajuda deum profissional que se encaixeas suas necessidades. A equipedo Expresso Regional foi atéQuissamã, onde é desenvolvidaa Equoterapia, com a utilizaçãodo cavalo, indicada para pacien-tes com patologias de alta com-plexidade, síndromes diversas eparalisias, para reabilitação dedeficiência física e/ou mental.Outra aplicação é para pessoascom necessidades educativasespeciais e a parte social, parapessoas com distúrbios evoluti-vos ou comportamentais.

Uma equipe de cinco profis-sionais se divide em três dias deatendimento aos 'praticantes',termo adotado pelo grupo paradefinir àqueles que lá estão embusca de auxílio. A Equoterapiase divide em dois grupos, umdeles atende os praticantes queprecisam de estímulo e um pro-

RENATA ALVES

fissional o conduzindo, chamadohipoterapia. Já o outro grupoatende por equoterapia terapêu-tica, onde apenas um equitadoracompanha o praticante.

Segundo a fisioterapeuta dogrupo, Cristiane Medeiros, o di-ferencial dessa modalidade é oambiente. "Por não estar numambiente institucional, o prati-

cante consegue, além do trata-mento, melhorar seu relaciona-mento com o meio em que vive.Aqui ele sente o cheiro da terra,os sons da natureza, o calor dosol, a chuva. Isso tudo é associ-ado ao equilíbrio emocional, àcoordenação motora e auto-es-tima", relatou Cristiane.

Dona Maria de Jesus Pero-

ba, mãe do praticante Cássio, de20 anos, falou sobre a evoluçãodo filho com o tratamento. "Cás-sio é altista e tem dificuldadesmotoras. Quando ele chegou aquinão subia no cavalo. Ele tinhamuita dificuldade com altura e derelacionamento também. Agorapassados dois anos ele está mui-to bem, ele pede para não sair do

cavalo. Sobe no animal, sentanormalmente, e superou tudo issocom a equoterapia", contou.

Um tanto diferente de Cássioestá Alexandre Ribeiro Filho, semum diagnóstico fechado da sín-drome. "Ele entrou aqui apresen-tando altismo. Não falava nada,nem aqui nem em casa. Com trêsmeses de tratamento ele soltou

aos poucos a fala. Hoje em diaele me chama e diz, pai vamosconversar", relatou AlexandreRibeiro.

A equipe de equoterapeutasdão suporte as famílias dos prati-cantes. "Os pais que aqui che-gam, trazendo seus filhos, trazemtambém suas dificuldades. Cadaum se afiniza com um profissio-nal, e orientamos também essespais, para juntos conseguirmosfazer um bom trabalho com o pra-ticante. Essa parceria é fundamen-tal", disse Cristiane.

O que é - Equoterapia é ummétodo terapêutico e educacio-nal que utiliza o cavalo dentro deuma abordagem interdisciplinar,nas áreas de saúde, educação eequitação, buscando o desenvol-vimento biopsicossocial de pes-soas com deficiência e/ou comnecessidades especiais. Ela em-prega o cavalo como agente pro-motor de ganhos físicos, psico-lógicos e educacionais. Esta ati-vidade exige a participação docorpo inteiro, contribuindo, as-sim, para o desenvolvimento daforça, tônus muscular, flexibilida-de, relaxamento, conscientizaçãodo próprio corpo e aperfeiçoa-mento da coordenação motora edo equilíbrio. A interação com ocavalo, incluindo os primeiroscontatos, o ato de montar e omanuseio final, desenvolve no-vas formas de socialização, auto-confiança e auto-estima.

Na equoterapia, o contato com o cavalo é utilizado como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais para o paciente

28 de março a 3 de abril 2010 PÁGINA 10EXPRESSO REGIONAL

11Canal Campos-Macaé restruturadoO fim do mau cheiro e a mudança do aspecto da margem pontua-

da por lixo, ratos e água negra, é uma reivindicação antiga de morado-res vizinhos do Canal Campos-Macé, na área central da cidade, quecomeça a tornar realidade na gestão do governo da Prefeita RosinhaGarotinho. O investimento de R$ 18,6 milhões e compreende outrasetapas, além da realização de obras de infra-estrutura.

ROYALTIES: É PRECISO FISCALIZAR“ROYALTIES NÃO É PRIVILÉGIO, É COMPENSAÇÃO’ PROPÕE MAIS TRANSPARÊNCIA NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS

Riverton quer a duplicação da RJ-106Avançou na quinta-feira (25) a discussão para a duplicação da Ro-

dovia Amaral Peixoto (RJ-106), no trecho entre o trevo Lagoa e o Parquede Tubos. A obra, prevista no Programa de Desenvolvimento de Macaée Região (Prodesmar), uma parceria entre a prefeitura, a Petrobras e oGoverno do Estado, teve que passar por ajustes em função da crisefinanceira internacional que atingiu a economia no ano passado.

RENATA ALVES

O movimento que propõe afiscalização dos royalties pegacarona na discussão da emendaIbsen. Uma proposta que já em2009 percebia o risco que os es-tados produtores corriam de per-derem os royalties do petróleo,hoje ganha o cenário nacional.Com esse trabalho de base, a co-missão segue em frente com omovimento, inserindo uma novadiscussão, a da transparência elegalidade na aplicação dessa in-denização.

Com o título 'Royalties não éprivilégio, é compensação', o gru-po, formado pela sociedade civilorganizada e vereadores, levantaduas bandeiras, a da defesa dosroyalties pós-sal permaneceremcomo estão, de direito para osmunicípios produtores, e a segun-da bandeira levantada pelo gru-po seria formar conselhos de fis-calização, a fim de garantir a ges-tão transparente com relação àaplicação da verba indenizatória.

O movimento já apresentaavanços quanto à formação des-ses conselhos. Segundo IgorSardinha, fundador do movimen-to, a presença de vereadores nogrupo auxilia a inserção dos con-selhos em discussões parlamen-tares. "Com essa abertura nascasas legislativas fica mais fácilchegar com as propostas. Cadavereador, com sua representati-vidade, seja em Quissamã com aFátima Pacheco, seja em Carape-bus com Juninho, seja em Macaé,tem apoiado o movimento e mais,deixam as portas abertas. Fica-

mos muito satisfeitos com os re-sultados obtidos através da lide-rança de Marlon Abreu, presiden-te da Câmara de Conceição deMacabu. Lá o conselho já foi apro-vado. Nas outras casa tramita in-ternamente. Mas o nosso grupo

tem consciência de que propos-tas novas demandam um tempode maturação da idéia. E cabe anós aguardar o tempo de cadauma delas. Com confiança de queo estado do Rio e principalmenteos municípios produtores sejam

Igor Sardinha, um dos fundadores do movimento, defende a criação de conselhos para fiscalizar a aplicação dos recursos

EXPRESSO REGIONAL28 de março a 3 de abril de 2010

Estudantes da serra visitamGuarda Municipal de Macaé

Os estudantes do ColégioMunicipal Pedro Adami, de Cór-rego do Ouro visitaram o quartelda Guarda Municipal de Macaé,nesta quinta-feira (25). Os alu-nos são da turma de correção defluxo, projeto piloto da Escola daserra. O objetivo é promover oavanço das crianças na educa-ção. O foco é para faixa etária de12 anos, que estejam em defasa-gem escolar e com vários com-

Crianças puderam conhecer de perto projetos da corporação

Em Campos,agentes trabalhamna campanha de

combate à doençaA Guarda Civil Municipal,

em parceria com a Polícia Ro-doviária Federal (PRF), realizoudurante a sexta-feira (26), noTrevo do Índio, na entrada dacidade, uma ação de prevençãoao câncer de pele. Na oportuni-dade foram entregues aos mo-toristas que trafegavam ao lo-cal, sacolas veiculares conten-do informativos e orientaçõesnecessárias sobre a doença,além de distribuição de bloque-adores solares. O objetivo prin-cipal da ação é passar para aspessoas os riscos com o sol,não somente no verão, mas du-rante todo o ano.

O câncer de pele é mais co-mum em indivíduos com maisde 40 anos, sendo relativamen-te raro em crianças e negros,com exceção daqueles queapresentam doenças cutâneas

prévias. Indivíduos de peleclara, sensível à ação dos rai-os solares, ou com doençascutâneas prévias, são as prin-cipais vitimas do câncer depele. Os negros normalmentetêm câncer de pele nas regiõespalmares e plantares. Emborao câncer de pele seja o tipo decâncer mais freqüente, corres-pondendo a cerca de 25% detodos os tumores malignos re-gistrados no Brasil, quandodetectado precocemente, adoença apresenta altos per-centuais de cura.

Algumas medidas ajudam aprevenir o câncer de pele. Deve-se evitar a exposição direta aosol das 10h às 16h e usar filtrosolar com fator de proteçãoigual ou superior a 15, fazendoreaplicações a cada duas horas.Além disso, é importante usarchapéu e se proteger em barra-ca. Se for inevitável a exposi-ção ao sol durante a jornada detrabalho, deve-se usar chapéude aba larga, camisa de mangalonga e calça comprida.

prometimentos, como baixa vi-são, problemas de déficit cogni-tivo, baixo auto-estima e déficitde atenção.

O secretário de Ordem Públi-ca e diretor-presidente da Guar-da de Macaé, Antônio Franco,incentivou os jovens a estudare a buscar seus objetivos. Fri-sou que 'pobreza não é descul-pa para não se atingir os objeti-vos'. "Contei minha história para

as crianças para incentivá-las air buscar seus objetivos. Falei dapobreza quando era jovem, dasdificuldades que enfrentei, doscursos que fiz, dos meus filhos,hoje, todos formados, um médi-co e três advogados e mais umaestudando. Estas crianças jápossuem um problema que nãoestão em turmas referentes à ida-de e precisam de apoio e orien-tação, como as que estão rece-

Os alunos encantaram-se com os jovens da Guarda Mirim, sonho de muito deles

DIVULGAÇÃO

A ação ocorreu na entrada da cidade, no Trevo do Índio

CLÁUDIA MASSAD

Guarda Civil contrao Câncer de pele

beneficiados com essa propos-ta", revelou Igor.

O movimento dos royaltiestem participado ativamente detodas as manifestações com rela-ção à emenda Ibsen. "Não pode-mos perder o momento dessa

grande discussão em cenário na-cional. Temos de agir antes deesfriar o assunto. A hora de inse-rir a idéia do conselho de fiscali-zação é agora. E só de não ter decomeçar do zero é um ponto po-sitivo. O Rio acordou muito tarde

para esse problema que já sinali-zava desde o ano passado. Nos-so movimento agora tem o papelde colher esses questionamentosda população e transformar tudoisso em avanços. Somando for-ças nesse momento propício con-seguiremos nos aproximar dessaslideranças nacionais e plantar asemente", explicou Sardinha.

Histórico - No dia 28 de janei-ro de 2009, em ação idealizada pelaORJURE (Organização da Juven-tude Responsável), um manifestoassinado por mais de 60 institui-ções sociais, sindicatos, movimen-tos religiosos e associações demoradores da cidade de Macaé,foi publicado nos principais veí-culos de comunicação da cidade,alertando a sociedade em relaçãoàs articulações, visando mudan-ça na distribuição dos royalties ecriando o movimento "Royaltynão é privilégio. É compensação!".Desde essa data, o movimentocomposto pela sociedade civil or-ganizada e vereadores de váriosmunicípios fluminenses passou atrabalhar incansavelmente nas ar-ticulações políticas e na mobiliza-ção da sociedade em relação aoproblema. Desde o seu início fez adefesa de um maior controle soci-al sobre o uso dos recursos dosroyalties. Propondo e articulandoa criação dos Conselhos Munici-pais de Fiscalização dos Royalti-es em todos os municípios, o mo-vimento também lutou por umamaior fiscalização, transparência eaperfeiçoamento da gestão des-ses recursos.

bendo da direção e da professo-ra da Escola municipal. Fiz ques-tão de eu mesmo acompanhá-losa cada setor da Guarda para sen-tirem que estamos apostandoneles, que precisam estudar eviver com garra e vontade parapoderem ser vencedoras, disseAntônio Franco.

Brincadeiras com a cadelaDoly

Os alunos, em companhia deAntônio Franco, da professoraMárcia Silva, do gerente Cláudio,do inspetor da Guarda, Albuquer-que, dos GMs Flávio Monteiro eChagas, que trabalham na serramacaense, percorreram todo oquartel da Guarda. Em cada salaas crianças interagiram e pediamexplicações, que era fornecidapelo diretor-presidente.

No Departamento Pessoalfizeram questão de procurar noquadro de fotografias os agen-tes da Guarda que trabalham emCórrego do Ouro. Brincaramcom a cadela Doly, no Grupa-mento Independente de Cães -CIG. Encantaram-se com os jo-vens da Guarda Mirim, sonhode muito deles. Conversaramcom Jéssica Lopes Pinto, hojecom 18 anos e auxiliar adminis-trativa na Guarda de Macaé eque foi a primeira guarda mirimdo Programa. Emocionaram-secom os guardas seniores, queestão prosseguindo o cursoanual de reciclagem. Surpreen-deram-se com a Corregedoria daGuarda. Encantaram-se com asala de musculação e participa-ram de palestra de Prevenção aAcidentes Domésticos, minis-trado pelos GMS Erika Pereira eLisandro da equipe da RondaPreventiva Escolar - Rope.

12Alunos na Semana do Circo em CamposA Biblioteca Infantil da Fundação Cultural, no Palácio da Cultura,

ficou lotada para o início da programação da Semana do Circo naquarta-feira (24). Na programação, houve show de mágica com orepresentante da arte mágica Vicente Bessa, apresentação do palha-ço Pirulito e dinâmicas com personagens circenses. O evento contoucom a participação de 55 crianças da Creche Escola São Matheus.

Paixão de Cristo será em CostazulA Paixão de Cristo, há 12 anos no calendário permanente da Fun-

dação Rio das Ostras de Cultura, apresenta em 2010 os últimos mo-mentos de vida e a ressurreição de Jesus sob o olhar de sua mãe. Como título “Paixão de Maria – o Cortejo”, o espetáculo será encenadodesta vez em duas localidades - Costazul na quinta-feira, dia 1º, eCentro na sexta-feira, dia 2 - e terá um formato diferente.

EXPRESSO REGIONAL28 de março a 3 de abril de 2010

Casimiro de Abreu ganhasubsecretaria de Educação

O prefeito de Casimiro deAbreu, Antonio Marcos, inaugu-rou na terça-feira (23), a Subse-cretaria de Educação no distritode Barra de São João. A sede, quefica em frente a pista de skate, noPraião, será um ponto de referên-cia para os diretores, professo-res, pais e alunos do distrito e delocalidades próximas. "Essa con-quista não é só da nossa equipe,mas de toda a comunidade deBarra de São João. Desde o inícioda gestão tínhamos essa idéia dedescentralizar o trabalho e criarum braço da educação aqui", dis-

Orgão funcionará em Barra de São João, descentralizando serviços

Em Campos, aulasde indiomas tem

o dobro de alunosmatriculados

A procura pelos cursos delínguas - inglês e espanhol -oferecidos pela prefeitura, teveum aumento este ano de maisde 100%. Segundo dados dacoordenadoria do Centro deLínguas da Secretaria Munici-pal de Educação, em função dacredibilidade dos cursos, a fre-qüência dos alunos está maisdiversificada do que nos anosanteriores.

Estão freqüentando as au-las pesquisadores da Universi-dade Estadual do Norte Flumi-nense (UENF), do Instituto Fe-deral Fluminense (IFF), psicó-logos, entre outros profissio-nais. A coordenadora do Cen-tro, Nilde Maria Vianna de Aqui-no, ressaltou que no pólo CiepArnaldo Rosa Viana, no ParqueAurora, o curso começou anopassado com 70 alunos, maseste ano tem mais tem quatroturmas com cerca de 40 alunos.Ela relatou, ainda, que pela pri-

meira vez a Escola Municipal 29de Maio abriu o curso para acomunidade, que aprovou aidéia.

O Curso de Línguas come-çou em 2006. A professora deinglês da Escola Municipal Vil-ma Tâmega, Marluce Maciel,que foi uma das primeiras pro-fessoras do projeto, relatou queestá feliz com a procura. “Co-meçamos ano passado com cer-ca de 40 alunos, este ano esta-mos com mais de 100 e com lis-ta de espera. A expectativa esteano está sendo uma das melho-res, porque recebemos alunoscom perfis diversificados”, dis-se Marluce.

A pesquisadora do Labora-tório de Ciências Ambientais daUENF, Amanda Passalini, é umadas alunas do curso de inglêsdo Vilma Tâmega. Ela disse queestá iniciou as aulas de inglêspara melhorar o seu currículo,dominar leitura de textos e sepreparar para prova do mestra-do no final do ano. “Trabalhocom pesquisas e recebo artigosem inglês e não consigo ler.Estou aqui para aprender ler eescrever neste idioma”, disse.

se Antonio Marcos. O prefeitofalou ainda sobre algumas con-quistas do governo na área deeducação, como a obra da crecheno distrito, que foi retomada naúltima semana.

De acordo com a secretária deEducação, Maria Inês Ávila, exis-tia a necessidade de ter uma sededa educação em Barra de SãoJoão, pois de Barra até o limite comRio das Ostras existem sete esco-las municipais. "Esse espaço vaimelhorar muito o atendimento dasescolas e era uma solicitação dasinstituições e dos professores.

Além do atendimento, a subsecre-taria servirá como depósito demerenda e material pedagógico",explicou Maria Inês. A sede co-meçou a funcionar na quarta-fei-ra, dia 24, no horário de 9h às 17h.

Além do prefeito AntonioMarcos e a secretária de Educa-ção Maria Inêz, estiveram pre-sentes a secretária de Assistên-cia Social, Rosana Lélia Macha-do; do chefe de gabinete, LuizFernando Shinkado; o secretáriode Fazenda, Indústria e Comér-cio, Rafael Copolillo e a subse-cretária de Educação, Alessandra

A secretaria de Educação aproveitou a oportunidade para lançar a campanha antibullying nas escolas municipais

DIVULGAÇÃO

O Centro de Línguas está espalhado em vários pólos

FLORIANO RODRIGUES

Curso de Línguas comaumento de 100%

Marques.CAMPANHA - A secretaria

de Educação aproveitou a opor-tunidade para lançar a campanhaantibullying (o termo bullying éusado para definir o uso do po-der ou da força para intimidar ouperseguir os outros na escola),que será desenvolvida pelo mu-nicípio. O trabalho contará com oapoio de p sicólogos e envolverádiretores, professores e pais. Ca-simiro de Abreu é a primeira cida-de a lançar oficialmente uma cam-panha municipal contra agres-sões na escola.

Casimiro com saldo positivoPREFEITO ANTÔNIO MARCOS PRESTA CONTAS E FALA DE SUAS REALIZAÇÕES

JORGE RONALDAno de 2010 com o pé direito.

Assim entrou o governo munici-pal em Casimiro de Abreu. Segun-do o prefeito Antonio Marcos, aeconomia garantiu um saldo po-sitivo em caixa de R$10 milhõesde reais. Mesmo com a queda naarrecadação dos royalties, devi-do a crise mundial do petróleo, ogoverno casimirense pagou con-tas, investiu em reformas e con-seguiu poupar para novos inves-timentos.

A principal fonte dessa eco-nomia, segundo Antonio Mar-cos, foi a redução de gastos comcombustíveis, tomando por baseo ano de 2008. Em 2009, o gover-no poupou quase 1000% em re-lação ao ano interior, valor sufi-ciente para abastecer a frota mu-nicipal durante oito anos. A Pre-feitura reduziu em R$ 19 milhõesos gastos com combustível, te-lefonia, limpeza urbana e materi-ais de consumo e gastou R$ 2,5milhões em pagamentos de mul-tas e taxas não recolhidas nagestão anterior.

"Eu fiz uma conta simples. Em2008 gastou-se R$6 milhões comcombustíveis da frota municipal.Nossa gestão cortou a torneirados gastos indevidos e exacer-bados. Em 2009 a conta chegou aR$600 mil reais. Com essa econo-mia se compra cerca de 200 car-ros populares. E não foi só emcombustível que verificamos in-correções. Nas contas de ener-gia elétrica e telefonia também.Passamos o pente fino na máqui-na", declarou Antonio Marcos.

Para este ano, a administra-ção pretende criar uma melhorforma de controle das contaspúblicas. "Já estamos desenvol-vendo um programa de controledessas contas. Precisamos deuma maneira mais segura e fiel

de controlar os gastos, temospropósitos com o povo. Um dosbraços desse programa será nafazenda. Em breve estará funci-onando um sistema de contas apagar e a receber, inclusive ocontribuinte poderá acessar seu

carne de IPTU via internet. Esta-mos estabelecendo controles",completou o prefeito.

Captação de recursos - "Te-mos em Brasília 74 milhões emprojetos já aprovados, sendo queR$ 23 milhões serão liberados este

O prefeito pontuou as principais realizações dos últimos 12 meses de governo

Passe eletrônicoem estudo emRio das Ostras

DEORK DANIEL

O prefeito de Rio das Ostras,Carlos Augusto, a equipe da Se-cretaria de Ordem Pública e Con-trole Urbano e o secretário deFazenda, João Batista, estão es-tudando algumas propostas paraa implantação do sistema de bi-lhete eletrônico para transportepúblico dentro do município.Nesta quarta-feira, dia 24, repre-sentantes da empresa Rio Cardfizeram uma apresentação dofuncionamento e benefícios dopasse, entre eles, a possibilida-de de seguro contra acidentes ea validade do uso em metrô, bar-cas, trem e van – em outros mu-nicípios do Estado.

Mesmo em fase de análisedas propostas apresentadas pordiversas empresas do segmen-to, o prefeito já sinalizou a von-tade de criar, junto com o passe,um seguro escolar, que possa darmais segurança aos estudantesda Rede Pública.

Carlos Augusto solicitou quea empresa apresente uma pro-posta adequada à realidade domunicípio e que garanta uma boaoferta para os proprietários devans. “Vamos optar pela empre-sa que oferecer o melhor custo/benefício e serviço para a popu-lação do município”, frisou.

ano", afirmou o prefeito. Vári-os projetos estão em andamen-to junto aos governos Federale Estadual, até 2009 estavampendentes por conta das certi-dões. Agora que o municípiofechou o ano na legalidade, osetor acredita que os recursossaiam mesmo para 2010. Sãoeles: destinados a secretaria deEsportes o valor de R$400 mil;secretaria de Saúde R$1 milhãoe 500 mil; secretaria de TurismoR$800 mil; programa de sanea-mento R$3 milhões 900 mil; pro-grama de urbanização R$3 mi-lhões.

Em 2009, o governo con-seguiu parte da verba destina-da ao setor de habitação, R$1milhão e 800 mil, de recurso fe-deral. E em parceria com a Pe-trobras, para construção de umginásio poliesportivo, o muni-cípio irá receber cerca de R$1milhão e 500 mil.

"Nosso governo vai sededicar também ao esporteesse ano. Vamos construir trêsquadras de tênis para incenti-vo do esporte a crianças ca-rentes. Na saúde, já consegui-mos equipar as unidades comaparelhos novos, e os inves-timentos com infra-estruturanão param. Daremos continui-dade às construções dasETEs (estação de tratamentode esgoto) das quatro baciasaqui no primeiro distrito. Es-tamos correndo atrás de re-cursos para isso", confirmouAntonio.

13Revitalização do Centro em CamposO projeto de revitalização do Centro Histórico de Campos, apre-

sentado nesta sexta-feira (26) pela Prefeita Rosinha Garotinho a re-presentantes de instituições ligadas ao comércio, foi amplamenteelogiado. Em reunião com membros da Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL), a prefeita apresentou imagens do que foi planejado para espa-ços como Praça Duque de Caxias, Largo da Imprensa e cruzamentos.

Procuradoria convoca aprovadosA Procuradoria Geral do Município publicou hoje (sexta-feira, 26),

no Diário Oficial, a lista com os nomes e a pontuação dos aprovados noVIII Exame de Seleção para Admissão ao Estágio Profissionalizante. De199 candidatos inscritos, 86 alcançaram mais de 50% de acertos na pro-va e foram selecionados. Os candidatos não aprovados podem compa-recer à Procuradoria ou entrar em contato pelo telefone 2733- 4438.

EXPRESSO REGIONAL28 de março a 3 de abril de 2010

Encontro Internacional reúnemotociclistas em Rio das Ostras

Muitos motociclistas passa-ram por Rio das Ostras para cur-tir a 15ª edição do Ostrascycle -Encontro Internacional de Mo-tociclistas de Rio das Ostras. Vá-rios estados brasileiros foram re-presentados. Passaram pelo mu-nicípio motoclubes de São Pau-lo, Minas Gerais e Espírito San-to, que curtiram a programaçãodo primeiro dia do Ostrascycle2010.

A Secretaria de Turismo, In-dústria e Comércio acredita quea expectativa de 25 mil partici-pantes foi superada. Com as mu-

A expectativa de 25 mil participantes foi superada este ano

Encontro da“Melhor Idade”

já é tradiçãoem Macaé

Depois de três meses de re-cesso a Tarde da Integração daTerceira Idade, programa deauditório diversificado, direci-onado ao público de todas asidades, volta as atividade , noFluminense Futebol Clube, apartir das 15 horas.

A mudança se deve à re-forma que o Teatro Municipalestá passando, sem prazo paraterminar. “Enquanto o Teatroestiver em obras, faremos nos-so evento mensal no Flumi-nense”, explica a presidentedos grupos Margarida MussiRamos.

Mas essa mudança provi-sória não vai tirar o brilho doevento e a programação retor-na recheada de novidades,como esquetes teatrais, muitamúsica, brincadeiras, sorteiosde brindes e a apresentação docantor Lian, (da dupla Tião

Lima e Lian), o preferido da ter-ceira idade, além do acompa-nhamento da Banda da MelhorIdade, sob o comando de Ne-guinho.

A Tarde da Integração daMelhor Idade é um projeto daPrefeitura, através da FundaçãoMacaé de Cultura, SecretariaMunicipal de Cultura e Coor-denadoria da Terceira Idade deMacaé.

Confira a programação:

- Performance musical comHugo Garcia e Lurdes

- Apresentação da cantoraElza do Grupo da Paz

- Esquetes Teatrais (Danilo,Brazil, Marcílio Sobral e Cia)

- Apresentação do cantorDjalma da Guarda Municipal

- Apresentação do GrupoNinho do Sabiá

- Apresentação do cantorPaulo Batista

- Brincadeiras diversas con-correndo a brindes

- Apresentação do cantorLian da dupla Tião Lima e Lian.

danças de estrutura e a amplia-ção do espaço para exposiçãodas motocicletas a tendênciaera que o evento recebessemais participantes. A programa-ção deste ano contou com 18bandas se revezando nos doispalcos do evento.

A abertura foi feita pela ban-da PDA, de rock evangélico.Depois Rei Midas, JefersonGonçalves e a Banda Fahre-nheit 300 agitaram a festa até àmadrugada.

O evento contou com doispalcos, um na Praia de Costazul

e outro na praça de alimentação,montado na área do antigo cam-ping com toda programação gra-tuita.

O espaço de estacionamen-to foi ampliado com novas áre-as, para receber com mais con-forto os 25 mil motociclistas es-perados para a 15ª edição doOstrascycle. Segundo os moto-clubes de Rio das Ostras, foramconfirmadas as presenças demotociclistas da Argentina e doUruguai.

Artesanato - O artesanato lo-cal foi exposto nas tendas de co-

O artesanato local foi exposto nas tendas de comercialização dos produtos para os visitantes

DIVULGAÇÃO

Programa de auditório diversificado, volta no dia 06 de abril

FLORIANO RODRIGUES

Tarde da Integraçãoretorna em abril

mercialização dos produtos paraos visitantes. A novidade ficoua cargo dos produtos temáticosproduzidos pelos participantesdos programas de geração derenda da Secretaria Municipal deBem-Estar Social e do programade Economia Solidária.

O XV Ostrascycle é uma rea-lização da Secretaria de Turismo,Indústria e Comércio, que contacom a organização dos motoclu-bes Jaguar do Asfalto e Ostra-deiros e apoio da Associação deMotociclistas do Rio de Janeiro(AMO-RJ).

A Páscoa e seus significadosPara várias tradições religiosas, data vai muito além do bacalhau e dos chocolates

ANDRÉ CABRAL

A Páscoa é hoje interpretadacomo uma festa cristã, que cele-bra a ressurreição de Jesus Cris-to. Depois de morrer na cruz, seucorpo foi colocado em um sepul-cro, onde ali permaneceu, até suaressurreição, quando seu espíri-to e seu corpo foram reunifica-dos. É o dia santo mais importan-te da religião cristã, quando aspessoas vão às igrejas e partici-pam de cerimônias religiosas.

Para o padre Mauro Nunes,da Paróquia São Paulo Apóstolo,a tradição não muda com o pas-sar das gerações. "Mas existe simuma nova abordagem, mais co-mercial para a data. A Igreja Cató-lica hoje procura justamente man-ter essa tradição com o passar dasgerações. Não é um trabalho deresgate, porque o sentido realnunca se perdeu", declarou.

No Instituto Nossa Senhorada Glória, em Macaé, a tradiçãocatólica é passada na prática. "Emdatas festivas do calendário ca-tólico, nós costumamos encenaras passagens de Jesus para queisso entre no coração dos alunos.Com a chegada da Páscoa sem-pre promovemos a encenação daSanta Ceia e a Via Sacra. Vivenci-ar é o diferencial", relatou a IrmãBeatriz Francisca Miguel, do Co-légio Castelo.

Porém muitos costumes liga-dos ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da pri-mavera. Outros vêm da celebra-ção do Pessach, ou Passover, aPáscoa judaica. É uma das maisimportantes festas do calendá-

rio judaico, que é celebrada poroito dias e comemora o êxododos israelitas do Egito duranteo reinado do faraó Ramsés II,da escravidão para a liberdade.Um ritual de passagem, assimcomo a "passagem" de Cristo,da morte para a vida. No portu-guês, como em muitas outras lín-guas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os es-panhóis chamam a festa de Pas-cua, os italianos de Pasqua e os

franceses de Pâques.De acordo com o pastor Ce-

sar Antônio das Neves, a come-moração da Páscoa para os evan-gélicos não difere muito dos ca-tólicos. "Nós cremos na ressur-reição do corpo e da alma", dis-se. A simbologia pascal da Igre-ja Evangélica também se utilizado coelho. "Vemos nele a fertili-dade, a vida, mas com o porémde que a Páscoa não é somenteuma festa comercial", justificou.

Além disso, os evangélicos acre-ditam que este seja um períodode muita introversão. Crêem nofato que Cristo tenha ressusci-tado.

Os espíritas, apesar de nãocomemorarem datas consagradaspor outras religiões, dogmas, res-peitam as manifestações de reli-giosidade de todas as Igrejas cris-tãs. Para eles a Páscoa ou Passa-gem denota a libertação dos he-breus, escravizados no Egito du-

O vinho e o pão, representando o sangue e o corpo de Cristo: símbolos universais da páscoa cristã

Luiz Carlos alertaentidades para

gratuidade

DEORK DANIEL

O Cartório de Ofício Único deQuissamã, tem sido alvo cons-tantes reclamações da popula-ção pela precariedade do atendi-mento, e o vereador Luiz Carlosjá comentou em diversas ocasi-ões sobre as queixas dos usuári-os do cartório.

Na última sessão Legislati-va (25), ele deu uma boa notíciapara as associações de morado-res e entidades sem fins lucrati-vos que ainda não tem sua situ-ação regularizada. Ele contouque a Associação de Morado-res da Praia de João Francisco,que tem como presidente, JoséBorba Pessanha,conseguiu jun-to a Defensoria Pública de Quis-samã a isenção das taxas de re-gistros de atos da associação,bem como a gratuidade das cus-tas para abertura e reconheci-mento de firma e autenticaçãodos documentos necessáriospara tal registro junto ao cartó-rio, que cobra pelos mesmoscerca de R$ 500,00.

O vereador explicou que a de-cisão da Defensoria Pública foi res-paldada por uma coletânea de arti-gos, entre eles, leis complementa-res, Constituição da República,Constituição Estadual e no aviso22/95 da Corregedoria de Justiçado Estado do Rio de Janeiro.

rante séculos. "Para nós, ain-da que sejamos uma doutrinacristã, Jesus apareceu a Mariade Magddala e aos discípuloscom o corpo espiritual (peris-pírito) sem derrogar as leis na-turais", disse o palestrante es-pírita Saulo Medeiros Real.

Símbolos pascais - Consi-derada, essencialmente, aFesta da Libertação, a Páscoaé uma das festas móveis donosso calendário, vinda logoapós a Quaresma e culminan-do na Vigília Pascal. Entre osseus símbolos encontram-seo ovo de páscoa, a existênciada vida está intimamente liga-da ao ovo, que simboliza onascimento. Já o coelho, porserem animais com capacida-de de gerar grandes ninhadas,sua imagem simboliza a capa-cidade da Igreja de produzirnovos discípulos constante-mente. A Cruz da Ressurrei-ção traduz, ao mesmo tempo,sofrimento e ressurreição. OCordeiro

simboliza Cristo, que é ocordeiro de Deus, e se sacrifi-cou em favor de todo o reba-nho. O Pão e o Vinho na ceiade Jesus representam o seucorpo e sangue, e são dadosaos seus discípulos, para ce-lebrar a vida eterna. O Círio éa grande vela que se acendena Aleluia. Quer dizer: "Cris-to, a luz dos povos". Alfa eÔmega nela gravadas queremdizer: "Deus é o princípio e ofim de tudo".

EXPRESSO REGIONAL28 de março a 3 de abril de 2010

14Macaé vai ter antecipação dos royaltiesEm caráter de urgência, o Projeto de Lei 013/2010, proveniente do

prefeito Riverton Mussi (PMDB), que visa antecipação de recursosdos royalties foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmarados Vereadores de Macaé nesta quarta-feira (24). Assim, o municípiopoderá atencipar o recebimento do saldo resultante de auditoria noCampo de Marlin.

SANA EM COMPLETO ISOLAMENTOMORADORES DO SANA RECLAMAM DO TRANSPORTE PÚBLICO DE MÁ QUALIDADE QUE DEIXA LOCALIDADE “ILHADA”

Mutirão vai reparar escolas em MacaéA Prefeitura de Macaé iniciou, na quinta-feira (25), O “Mutirão da Edu-

cação”. O Ciep Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto, foi o primeiro a rece-ber as obras que se estenderão em 22 unidades escolares com previsão deentrega de até 90 dias. O Mutirão acontecerá em sete unidades da regiãoserrana do município e em 15 da cidade. Destas, cinco envolverão peque-nos serviços como troca de telha e reparos em fiações e sala de informática.

ANDRÉ CABRAL

"É uma bagunça, uma faltade respeito com o morador. Elescolocam ônibus a hora que que-rem, quando querem. A genteque trabalha fora sofre com essasituação. Alem disso, ainda pa-gamos R$5,00 por um serviçoirregular. É uma vergonha". Estafoi a declaração enfática da mo-radora da Barra do Sana, distri-to de Macaé, Ana Cristina Maia,que atualmente trabalha comomerendeira de uma escola emCasimiro de Abreu.

Mas a reclamação é geral.Ana relatou que durante o perío-do do carnaval os ônibus para-ram de circular por uma determi-nação do DETRO. "Ficou umaloucura isso aqui. Para trabalharna sexta-feira de carnaval, eu fi-quei quase duas horas esperan-do uma condução. Eles tiraram osônibus e as kombis também. Ouseja, a gente fica a mercê das au-toridades", declarou.

O distrito que pertence a Ma-caé raramente recebe moradoresdo Sana para resolver questõesbancárias, por exemplo. "É muitomais cômodo para nós virmos aCasimiro. É mais perto e mais rá-pido. Lá no Sana não tem muitacoisa de prestação de serviço, aijá viu. Banco, compras de mês,móveis, roupas, tudo eu faço aquiem Casimiro", contou Ana.

Para o motorista de transpor-

te coletivo Edilmar Boy, que faz alinha Sana x Casimiro, os prejuí-zos também afetam o bolso. "Porconta da estrada ruim a gente, àsvezes, não se arrisca a trafegar.As costelas que se formam pelocaminho acabam com o carro dagente. Só essa semana foi mais

de R$300,00 em concerto na Kom-bi. Isso fica bem pior quando cho-ve. Vira lama pura", reclamou.

As solicitações não param poraqui. Alem de reclamar por melho-res estradas e conduções descen-tes, os moradores do Sana pedemsoluções para o setor de energia

elétrica e telefonia, que atualmen-te funcionam de modo precário."Os picos de energia são cons-tantes por lá. Ficamos apreensi-vos de perder aparelhos eletrô-nicos por conta disso. Ligamosna Ampla e ele sempre dizem quevão mandar uma equipe. Mas fica

Para se locomover do Sana a Casimiro população tem que recorrer às Kombis, sempre lotadas e com horários iregulares. Ônibus é raridade

só na conversa", acrescentouEdilmar, que declarou ser de res-ponsabilidade do povo cuidar doque existe, no caso dos telefonespúblicos. "No Sana a questão dotelefone é triste. A gente fica ilha-do, numa emergência estamosperdidos, sem comunicação com

o mundo lá fora. Poderia ser co-locado uma torre de celular, paraver se melhora essa situação.Mas é preciso que o povo seconscientize de uma coisa, se sóexiste um telefone público, é nos-so dever cuidas dele. É beneficiode todos. Mas tem gente que aiusar o orelhão, não consegue fa-zer a ligação e desconta no pobrecoitado. Ai nem ele, nem mais nin-guém", desabafou.

Ambiental - Reestruturaçãodo turismo no Sana. Essa é a ban-deira levantada pelo conselhogestor que cuida da SANAPA(Área de Proteção Ambiental doSana), 6º distrito de Macaé. Nopopular o que se houve é 'Sanaterra sem lei', mas a realidadehoje é outra, e essa é justamentea luta desse conselho que traba-lha para transformar o turismo dodistrito, que hoje encontra-sedecaído. O conselho luta pelaqualificação do distrito, pela suasustentabilidade, pela geração deemprego e economia baseada noturismo sustentável. É uma cau-sa que poucos abraçam, justa-mente por dar trabalho. Mas láno Sana eles tem estrutura, es-paço e projetos. O que falta é ali-ar governo municipal e conse-lho para dar seguimento aosprojetos, visando atender o pú-blico com aparato turístico dequalidade.

Os cursos têm duração quevaria de 1 a seis meses. Em2009, cerca de 1300 pessoas jápassaram pelas cadeiras doCervi. As matrículas de vemser feitas na Rua Alfredo Ba-cker 190, Centro de Macaé, das8h às 21h. Os interessados,que deverão ter idades a par-tir de 14 anos, devem apresen-tar CPF e identidade como do-cumentos.

Estudantes a partir dos 10anos até os da terceira idadepodem se inscrever. Mais infor-mações podem ser obtidas atra-vés do telefone 22-27725541 etambém na internet, no endere-ço www.cervimacae.org.br.

Cervi oferece centenas devagas em cursos gratuitos

O Centro de Recuperação daVida (Cervi), em Macaé, estácom centenas de vagas abertaspara cursos profissionalizantesgratuitos. As inscrições, para di-ferentes áreas, podem ser feitasna sede da entidade, que temcomo meta principal capacitarpessoas para o mercado de tra-balho. Há vagas para espanhol,auxiliar administrativo, recursoshumanos, departamento pesso-

As inscrições para oscursos de informáticaserão abertas no dia

19 de abril

Em 2009, cerca de 1300 pessoas já passaram pelas cadeiras do Cervi

al, secretariado e recepcionista,inglês I e II.

As vagas são limitadas e asinscrições serão encerradas as-sim que as turmas ficarem com-pletas. As aulas terão início nodia 29 de março, apenas as aulasde inglês serão iniciadas no dia13 de abril.

As inscrições para os cursosde informática serão abertas nodia 19 de abril. Dentre eles, Au-toCad 2D e 3D, montagem e ma-nutenção de computadores,photoshop, corel draw,. Todosos cursos são gratuitos e há au-las para quem não tem conheci-mentos e para quem já possuinoções básicas.

PEDRO MORAES

ÁRIES (21/03 A 20/04)

TOURO (21/04 a 20/05) Energia astrológica interes-sante para contatos, com a per-cepção da preciosidade nelescontida. Contatos que possu-am um tom emocional, umalinguagem do coração. A per-cepção taurina capta agora os

sinais de um tempo futuro

GÊMEOS (21/05 A 20/06) Favorecimento para negóciose para a percepção do que temreal valor. E que não se traduzexclusivamente no aspectomaterial, mas no valor emoci-onal de algo. Ótimo dia paracompreender o que alimenta a

alma geminiana. Este é, inclusive, o segredodo retorno financeiro e profissional.

CÂNCER (21/06 A 21/07)

A Lua continua em seu signo ehoje está em contato com Júpi-ter, sinalizando um sentimentode abundância, que é riqueza es-piritual. Os horizontes canceri-anos estão se ampliando. E sevocê der ouvidos à intuição, cer-

tamente saberá para onde as coisas estão sedirecionando. Amplie o seu mundo.

LEÃO (22/07 A 22/08) Os momentos de solidão po-dem ser também momentos decomunhão, onde você percebeque ninguém está sozinho, poisestamos espiritualmente inter-ligados. Esta visão da interrela-ção de energias, emoções e pes-

soas é uma realidade que se tornará mais evi-dente ao longo dos próximos anos.

VIRGEM (23/08 A 22/09)

LIBRA (23/09 A 22/10)

Trabalho não é apenas umaforma de sustentação material,mas emocional. O trabalho fei-to com amor e sensibilidade es-timula a evolução. É como umalimento à alma. O dia favore-ce esta sintonização com as

possibilidades de crescimento profissional e asatisfação emocional dele decorrente.

ESCORPIÃO (23/10 A 21/11) Dia que enfatiza as emoções,a sensibiidade, a criatividade eo sentimento de familiarida-de, mesmo com pessoas queestejam longe. Talvez seja jus-tamente por meio delas quevocê encontrará um amparo

emocional. Momento que também benefi-cia sintonizar-se com seus sonhos e ideais.

Júpiter, o planeta regentesagitariano, está em contatocom a Lua, indicando um diaque enfatiza o sentimento deabundância e de generosidade.Isso naturalmente atrai opor-tunidades, devido à qualidade

positiva desta energia. Percepção de que aprosperidade está relacionada à gratidão.

SAGITÁRIO (22/11 A 21/12)

CAPRICÓRNIO (22/12 A 20/01) Agradeça as pessoas que estãoem sua vida, pois com elas vocêcompartilha ensinamentos eexpande horizontes. Há muitosdesafios nos relacionamentos,mas é por meio deles que ocor-rerá a evolução. Foi-se o tempo

em que pensar em si era considerado vantajo-so. Agora temos de pensar no bem comum.

AQUÁRIO (21/01 A 19/02) Possibilidade de realização debons negócios, desde que vocêesteja atento à intuição e à sen-sibilidade. Os sentimentos e sen-sações são considerados subjeti-vos para informarem sobre ques-tões práticas, mas são eles que

neste momento sinalizam o que fazer e comoisso leva à prosperidade e ao progresso.

O planeta Júpiter, em movi-mento pelo seu signo, está hojeem contato com a Lua, sim-bolizando bençãos, oportuni-dades e crescimento, especial-mente em relação aos senti-mentos e ao trabalho. Aliás,

trabalhar com emoção, criatividade e sen-sibilidade é uma bela maneira de progredir.

PEIXES (20/02 A 20/03)

Compreenda a importânciados sentimentos, da familia, dafé e de tudo aquilo que impliquenuma visão subjetiva, emocio-nal, espiritual. Nisso reside ariqueza interior que auxilia aperceber que nada é por acaso

e que tudo estimula o crescimento, mesmoque não compreendamos racionalmente.

Interessante momento para daruma nova perspectiva ao temarelacionamento, algo que a As-trologia vem alertando aosvirginianos. Ampliar os hori-zontes emocionais e espirituaisdas relações, não ficando preso

a antigos conceitos. Favorecimento para asrelações de amizade e o recebimento de apoio.

28 de março a 3 de abril de 2010 PÁGINA 15EXPRESSO REGIONAL

DIVULGAÇÃO

DNA CONFIRMA MAIS UM IRMÃO PARA BEYONCÉBeyoncé ganhou um irmãozinho. Um teste de DNA confirmou que Mathew

Knowles teve um filho fora do casamento. Segundo o site TMZ, Nixon, o bebêrecém-nascido de Alexsandra Wright, é mesmo filho do pai da cantora. Em feve-reiro, um juiz determinou que Knowles pague US$ 8,2 mil por mês de pensão paraajudar na criação do então suposto filho. Alexsandra alega que teve um relacio-namento de 18 meses com o pai de Beyoncé, enquando ele ainda era casado. Emdezembro, Tina Knowles entrou com o pedido de divórcio do marido. Os pais dacantora foram casados por 29 anos.

MODELO NAOMI CAMPBELL ADMITE QUEFOI VICIADA EM COCAÍNA

A modelo Naomi Campbell, 39, deu uma entrevista bombástica à revista Livedo jornal Daily Mail. Ela falou sobre o uso de drogas nos backstages das semanasde moda, sobre as maravilhosas viagens que fez pelo mundo e também contousobre os escândalos da profissão -Naomi só não quis falar sobre os relacionamen-tos com famosos.

Na entrevista, Campbell revelou que faz parte do grupo dos Alcoólicos Anôni-mos, o AA, que frequenta para combater seus vícios em álcool e drogas. Ela disseque não vai ao centro todos os dias, mas quando acha que precisa.

A modelo contou que teve uma época de sua vida que era viciada em cocaínae que a droga a fazia se sentir invencível, como se pudesse conquistar o mundo.Ela disse que só conseguiu abandonar o vício por causa do apoio que recebeudos amigos. Naomi afirmou que agora está levando uma vida mais tranquila, já quequase com 40 anos suas prioridades são outras.

ATRIZ DE 'HOMEM DE FERRO 2' FAZ ENSAIOSEXY EM FLORESTA ANIMADA

A atriz Olivia Munn é capa da revista americana Complex novamente. Ela fez umensaio sexy em uma floresta de desenho animado para a edição de abril da revista. Oliviatambém já foi capa da Complex de fevereiro de 2008. No ensaio, a atriz aparece seduzindoanimais, cavalgando em um unicórnio e ainda é engolida por uma cobra. Olivia, que podeser vista este ano em alguns episódios do seriado Greek, estará este ano no filme Homemde Ferro 2. O filme, com previsão de estreia no Brasil para 30 de abril, contará ainda comas beldades Scarlett Johansson, Gwyneth Paltrow e Kate Mara.

XUXA SERÁ HOMENAGEADA NOS EUAUm coral de 300 crianças, filhas de imigrantes brasileiros nos Estados Uni-

dos, vai homenagear Xuxa Meneghel no dia 12 de abril. De acordo com a Folhade S. Paulo, a apresentadora também irá conferir o filme Xuxa em O Mistério deFeiurinha, em cartaz no Cinema Paradiso, em Fort Lauderdale, na Flórida, aolado dos baixinhos. Ela foi convidada para abrir a semana dos eventos FocusBrazil e Press Award 2010.GEISY ARRUDA LANÇA GRIFE DE VESTIDOS

Geisy Arruda quer mesmo fazer história na mídia. Após toda a polêmica envolven-do o seu vestido, no qual ela foi hostilizada por alunos da universidade onde estuda-va (Uniban), a moça decidiu lançar a própria linha de vestidos curtos e provar que ojeito que ela se veste não é inadequado para a sociedade. Em conversa com O Fuxico,Geisy conta que a ideia surgiu depois de ter sido muitas vezes ignorada quandopedia patrocínio em algumas grifes. "Sempre tive dificuldade para me vestir bem,porque roupas com estilo geralmente são caras. Depois que comecei a aparecer namídia fui a lojas de departamentos e até grandes grifes tentar patrocínio para nãoacabar repetindo roupas em programas diferentes”, disse.

Frango com curry e leite de coco

# Ingredientes# 2 peitos frango em cubos# 1 garrafinha leite de coco# 1 pouquinho de alecrim# Casca de 1/2 limão sem o branco# Pimenta vermelha# 1/2 cebola# 1 colher sobremesa curry# 3 colheres sopa de oleo# 1 colher sopa amido de milho# Clara de 1 ovo# Sal

* Modo de Preparo

1. Cortar o peito de frango em cubos e temperar com sal, curry e a clara edepois o amido e reservar

2. Cortar a cebola em quadradinhos 3. Em uma panela quente coloque o óleo e frite bem a cebola, quase quei-

mar, depois as pimentas a metade das cascas de limão e o frango, fritar bem 4. Colocar o leite de coco e deixar cozinhar por alguns minutos, corrigir o

sal e adicionar o restante das cascas 5. Acompanha bem um arroz branco

1. Informações Adicionais Muito cuidado com o curry, pois é muito fortenesse prato.

Envie também a sua receitas para a [email protected]

30 minutos Serve duas pessoas

28 de março a 3 de abril 2010 PÁGINA 16EXPRESSO REGIONAL


Top Related